Scielo RSS <![CDATA[Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-403620250003&lang=es vol. 33 num. 128 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Directores de escuela en plena pandemia de Covid-19: evaluación de la brecha digital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362025000300200&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Objetivou-se compreender a avaliação, na perspectiva dos gestores de escolas públicas, acerca das principais querelas do ensino remoto emergencial sobre o processo ensino-aprendizagem com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória, que considerou as respostas ofertadas por 172 diretores de escolas municipais e estaduais de Fortaleza, Ceará, Brasil. A coleta de dados ocorreu mediante um formulário on-line construído no Google Forms. O software Iramuteq apoiou a análise de conteúdo. Formularam-se cinco categorias de análise: 1) professores ante o ensino remoto emergencial; 2) vínculo aluno, família e escola; 3) repercussões no processo ensino-aprendizagem; 4) atitudes desejadas dos alunos; e 5) medidas para a efetividade do ensino remoto. Para a efetividade do processo ensino-aprendizagem por meio remoto, várias contradições requisitam superação, dentre elas a exclusão digital e a ausência de formação para o trabalho mediado com as tecnologias digitais da informação e comunicação.<hr/>Abstract The objective was to understand the assessment, from the perspective of public school administrators, of the main problems of emergency remote teaching on the teaching-learning process with the suspension of face-to-face classes due to the Covid-19 pandemic. Qualitative and exploratory research was carried out, which considered the answers offered by 172 directors of municipal and state schools in Fortaleza, Ceará, Brazil. Data collection occurred through an online form built on a Google Forms. The Iramuteq software supported the content analysis. From the hierarchical classification, six classes emerged and five categories of analysis were formulated: 1) teachers facing emergency remote teaching; 2) student, family, and school bond; 3) repercussions on the teaching-learning process; 4) desired student attitudes; and 5) measures for the effectiveness of remote learning. For the effectiveness of the teaching-learning process by remote means, several contradictions require overcoming, among them digital exclusion and the lack of training for work mediated with technologies digital information and communication.<hr/>Resumen Se objetivó conocer la evaluación, desde la perspectiva de los directores de escuelas públicas, de los principales problemas de la enseñanza a distancia de emergencia sobre el proceso de Enseñanza-aprendizaje con la suspensión de las clases presenciales debido a la pandemia del Covid-19. Se realizó un estudio cualitativo y exploratorio, teniendo en cuenta las respuestas proporcionadas por 172 directores de escuelas municipales y estaduales de Fortaleza, Ceará, Brasil. Los datos se recogieron mediante un formulario en línea construido en Google Forms. El software Iramuteq apoyó el análisis de contenido. A partir de la clasificación jerárquica, surgieron seis clases y se formularon cinco categorías de análisis: 1) los profesores frente a la enseñanza a distancia de emergencia; 2) el vínculo alumno, familia y escuela; 3) repercusiones en el proceso de Enseñanza-aprendizaje; 4) actitudes deseadas de los alumnos; y 5) medidas para la eficacia de la enseñanza a distancia. Para que el proceso de Enseñanza-aprendizaje a distancia sea eficaz, es necesario superar varias contradicciones, entre ellas la exclusión digital y la falta de capacitación para trabajar con tecnologías digitales de información y comunicación. <![CDATA[¿A quién le interesa una escuela tan inepta?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362025000300300&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Utilizando dados relacionados ao aprendizado adequado em português e matemática de municípios baianos, o artigo explora a inépcia estrutural das instituições educacionais, especialmente as públicas, no contexto contemporâneo, marcado por políticas neoliberais. As análises têm como conceito central a “produtividade da escola improdutiva”, uma ideia introduzida por Frigotto para descrever como a falta de funcionalidade das escolas públicas pode, paradoxalmente, servir aos interesses do capitalismo neoliberal ao perpetuar uma população docilizada e despolitizada.<hr/>Abstract Using data related to adequate learning in Portuguese and mathematics from municipalities in Bahia, the article explores the structural ineptitude of educational institutions, especially public ones, in the contemporary context marked by neoliberal policies. The analyses revolve around the central concept of ‘the productivity of the unproductive school,’ an idea introduced by Frigotto to describe how the lack of functionality of public schools can, paradoxically, serve the interests of neoliberal capitalism by perpetuating a docile and depoliticized population.<hr/>Resumen Utilizando datos relacionados con el aprendizaje adecuado en portugués y matemática de municipios bahianos, el artículo explora la ineptitud estructural de las instituciones educativas, especialmente las públicas, en el contexto contemporáneo marcado por políticas neoliberales. Los análisis tienen como concepto central la “productividad de la escuela improductiva”, una idea introducida por Frigotto para describir cómo la falta de funcionalidad de las escuelas públicas puede, paradójicamente, servir a los intereses del capitalismo neoliberal al perpetuar una población dócil y despolitizada.