Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720240001&lang=es vol. 29 num. lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Curricularización de la extensión universitaria: indicadores de evaluación de los cursos de administración y contabilidad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772024000100300&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Com a publicação da Resolução CNE/CES nº 7 de 2018, que trata da curricularização da extensão, houve mobilização das Instituições de Ensino Superior (IES) para o atendimento das diretrizes estabelecidas no referido documento. Diante deste cenário, este artigo tem como objetivo apresentar algumas possibilidades de indicadores que podem ser utilizados como referência por docentes dos cursos de Administração e Contabilidade nas IES em suas ações extensionistas. Além da implantação da curricularização da extensão, reflete-se também sobre a avaliação de tais ações. Em termos metodológicos, assumiu-se abordagem qualitativa, em pesquisa de caráter documental, com base nos seguintes documentos: Resolução CNE/CES nº 7 de 2018, Política Nacional de Extensão do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras e o edital da Universidade Federal do ABC (UFABC). Os resultados descritos dialogam com a literatura atual sobre o tema e avançam para maior compreensão sobre os processos de avaliação da extensão, em especial para professores e coordenadores de cursos de Administração e Contabilidade, no sentido de possibilitar a sistematização das ações de extensão, bem como permitir que o estudante seja protagonista nas atividades de extensão.<hr/>Resumen Con la publicación de la Resolución CNE/CES nº 7 de 2018, que trata de la curricularización de la extensión, hubo movilización de las Instituciones de Educación Superior (IES) para atender a las directrices establecidas en ese documento. Ante este escenario, este artículo tiene como objetivo presentar algunas posibilidades de indicadores que pueden ser utilizados como referencia por los profesores de los cursos de Administración y Contabilidad de las IES en sus acciones extensionistas. Además de la implementación de la curricularización de la extensión, también se reflexiona sobre la evaluación de tales acciones. En términos metodológicos, se asumió enfoque cualitativo, en investigación de carácter documental, con base en los siguientes documentos: Resolución CNE/CES nº 7 de 2018, Política Nacional de Extensión del Foro de Pro-Rectores de Extensión de las Instituciones Públicas Brasileñas de Educación Superior y las directrices de la Universidad Federal del ABC (UFABC). Los resultados descritos dialogan con la literatura actual sobre el tema y avanzan para una mayor comprensión sobre los procesos de evaluación de la extensión, especialmente para profesores y coordinadores de cursos de Administración y Contabilidad, de forma a posibilitar la sistematización de las acciones de extensión, así como permitir que el alumno sea protagonista en las actividades de extensión.<hr/>Abstract With the publication of Resolution CNE/CES nº 7 of 2018, which deals with the curricularization of extension, Higher Education Institutions (HEIs) were mobilized to comply with the guidelines established in that document. Given this scenario, this article aims to present some possibilities of indicators that can be used as a reference by professors of Administration and Accounting courses at HEIs in their extension actions. In addition to the implementation of the extension curricularization, it is also reflected on the evaluation of such actions. In methodological terms, a qualitative approach was taken, in a documentary research, based on the following documents: Resolution CNE/CES nº 7 of 2018, National Extension Policy of the Forum of Pro-Rectors for Extension of Public Institutions of Higher Education in Brasil and the announcement of the Federal University of ABC (UFABC). The results described dialogue with the current literature on the subject and advance towards a better understanding of the extension evaluation processes, especially for professors and coordinators of Administration and Accounting courses, in order to enable the systematization of extension actions, as well as allow the student to be the protagonist in the extension activities. <![CDATA[La autoevaluación como estrategia de planificación en un programa de posgrado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772024000100301&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A autoavaliação caracteriza-se por um processo de autoanálise realizada coletivamente pelos atores envolvidos no processo, destacando as potencialidades, as fragilidades e as oportunidades de melhorias. A autoavaliação representa um esforço coletivo para a implementação de um processo de reflexão crítica, democrática e participativa. Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de formação e atuação da Comissão de Autoavaliação (CAA) do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde-Mestrado Profissional da Universidade Federal de São Paulo no período de 2021 e 2022. Um Plano de Autoavaliação foi desenvolvido por um grupo de trabalho constituído no âmbito da CAA, com participação de membros da Comissão de Ensino de Pós-Graduação e de reunião ampliada com docente e discente. O plano abordou a importância da autoavaliação como estratégia potente para o planejamento e intervenções em busca de melhorias do programa. Para o alcance dos objetivos, a CAA fundamentou suas ações na proposta PDSA (plan-do-study-action). O processo resultou em envolvimento de diferentes atores para a construção do Plano de Autoavaliação e implementação de ações prioritárias a curto e médio prazo.<hr/>Resumen La autoevaluación se caracteriza por un proceso de autoanálisis realizado colectivamente por los actores involucrados en el proceso, destacando fortalezas, debilidades y oportunidades de mejora. La autoevaluación representa un esfuerzo colectivo para implementar un proceso de reflexión crítica, democrática y participativa. Este artículo tiene como objetivo presentar el proceso de formación y actuación del Comité de Autoevaluación (CAA) del Programa de Posgrado en Ciencias de la Salud-Maestría Profesional de la Universidade Federal de São Paulo en el período 2021 y 2022. Se desarrolló un Plan de Autoevaluación mediante un grupo de trabajo constituido en el ámbito del CAA, con la participación de miembros del Comité Docente de Posgrado y una reunión ampliada con profesores y estudiantes. El plan abordó la importancia de la autoevaluación como una poderosa estrategia de planificación e intervenciones en busca de mejoras al Programa. Para lograr sus objetivos, CAA basó sus acciones en la propuesta PDSA (plan-do-study-action). El proceso resultó en el involucramiento de diferentes actores para crear el Plan de Autoevaluación e implementar acciones prioritarias en el corto y mediano plazo.<hr/>Abstract Self-assessment is characterized by a self-analysis process carried out collectively by the actors involved in the process, highlighting strengths, weaknesses and opportunities for improvement. Selfassessment represents a collective effort to implement a process of critical, democratic and participatory reflection. This article aims to present the process of formation and performance of the Self-Assessment Committee (SAC) of the Graduate Program in Health Sciences-Professional Master’s at the Universidade Federal de São Paulo in 2021 and 2022. A Self-Assessment Plan was developed by a working group constituted within the scope of SAC, with the participation of members of the Graduate Teaching Committee and an extended meeting with professors and students. The plan addressed the importance of self-assessment as a powerful strategy for planning and interventions in search of improvements to the program. To achieve its objectives, SAC based its actions on the PDSA proposal (plan-do-study-action). The process resulted in the involvement of different actors to create the Self-Assessment Plan and implement priority actions in the short and medium term. <![CDATA[Política de apoyo pedagógico en la educación superior: un estudio de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772024000100302&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As ações de apoio pedagógico no ensino superior são recentes na história das universidades brasileiras, sendo instituídas por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, nos anos 2010. O programa designa às universidades a responsabilidade da assistência estudantil pela promoção de dez áreas, entre elas o apoio pedagógico. Com essa incumbência, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) criou em 2013 o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE), que tem desenvolvido ações de apoio e orientação pedagógica aos graduandos nos cinco campi da instituição. Com quase dez anos de atividades desenvolvidas, observou-se a necessidade de avaliar as ações e resultados do programa, intencionando seu aprimoramento. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada uma avaliação formativa que orientou a coleta e análise dos dados do programa, possibilitando avaliá-lo. O contexto da pesquisa é o PIAPE e seus atores, logo o estudo foi realizado por meio dos documentos norteadores do programa; das avaliações discentes coletadas pelo PIAPE; e do grupo de foco com a equipe de gestores para identificar limitações e possibilidades do mesmo. A pesquisa demonstra que o PIAPE tem sido uma importante estratégia pedagógica de apoio aos estudantes e ao trabalho de ensino dos docentes, e colabora para a melhoria do desempenho acadêmico. O presente estudo possibilita compreender a função e as possibilidades do apoio pedagógico no ensino superior, assim como propicia uma metodologia de avaliação das ações de apoio pedagógico que pode ser replicada em outras instituições.<hr/>Resumen Las acciones de apoyo pedagógico en la educación superior son recientes en la historia de las universidades brasileñas, establecidas a través del Programa Nacional de Asistencia Estudiantil - PNAES, en la década de 2010. El programa asigna a las universidades la responsabilidad de la asistencia estudiantil en la promoción de diez áreas, incluido el apoyo pedagógico. Con esta responsabilidad, la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC) creó en 2013 el Programa Institucional de Apoyo Pedagógico a los Estudiantes (PIAPE), que ha desarrollado acciones de apoyo y orientación pedagógica para los estudiantes universitarios en sus cinco campus. Después de casi diez años de actividades desarrolladas, se ha reconocido la necesidad de evaluar las acciones y los resultados del programa, con el objetivo de mejorarlo. Para llevar a cabo la investigación, se realizó una evaluación formativa que guió la recolección y análisis de los datos del programa, permitiendo su evaluación. El contexto de la investigación es el PIAPE y sus actores, por lo tanto, el estudio se llevó a cabo mediante los documentos orientadores del programa; las evaluaciones realizadas por los estudiantes recopiladas por el PIAPE; y un grupo de enfoque con el equipo de gestores para identificar las limitaciones y posibilidades del mismo. La investigación demuestra que el PIAPE ha sido una estrategia pedagógica importante de apoyo a los estudiantes y al trabajo docente, y contribuye a mejorar el rendimiento académico. Este estudio permite comprender la función y las posibilidades del apoyo pedagógico en la educación superior, así como proporciona una metodología de evaluación de las acciones de apoyo pedagógico que puede ser replicada en otras instituciones.<hr/>Abstract Pedagogical support actions in higher education are recent in the history of Brazilian universities, being instituted through the National Student Assistance Program - PNAES, in the 2010s. The program designates to universities the responsibility for student assistance by promoting ten areas, including the pedagogical support. With this responsibility, the Federal University of Santa Catarina (UFSC) created in 2013 the Institutional Program for Pedagogical Support for Students (PIAPE), which has developed support and pedagogical guidance for undergraduate students on the five campuses of the institution. With almost ten years of activities carried out, it was observed the need to evaluate the program´s actions and results for its improvement. For the development of the research, a formative evaluation was conducted, guiding the collection and analysis of program data, enabling its evaluation. The research context is PIAPE and its actors, so the documentary research was carried out through the program’s guiding documents; the student evaluations collected by PIAPE were considered; and a focus group with the management team was responsible for identifying limitations and possibilities of the program. The research demonstrates that PIAPE has been an important pedagogical strategy to support students and the professors’ teaching work, and contributes to the improvement of academic performance. This study also enables understanding the function and possibilities of pedagogical support in higher education, as well as providing a methodology for evaluating pedagogical support actions that can be replicated in other institutions. <![CDATA[Cursos de Educación Física en Brasil: consolidación de datos de 1995 a 2020]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772024000100303&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo tem como objetivo consolidar dados referentes à formação em Educação Física (EF) no Brasil no período de 1995 a 2020. Para essa análise, foram utilizadas as principais fontes disponíveis sobre esses dados, tanto na literatura científica sobre Educação Física, quanto nas Sinopses Estatísticas da Educação Superior fornecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados, indicam discrepância significativa entre os dados das Sinopses Estatísticas com os dados encontrados na literatura disponível, evidenciando problemas metodológicos, em uma parcela considerável dos artigos que tratam dos cursos de EF. Estes artigos omitem fontes, procedimentos e não utilizam filtros adequados na obtenção de dados. Durante o período analisado, houve expansão da formação em Educação Física, especialmente no ano de 2020, quando o número de matrículas em cursos à distância se sobressaiu e a predominância dos cursos de bacharelado, que se tornou maioria a partir de 2019. A criação dos cursos à distância, demanda revisão dos indicadores de crescimento da formação em EF, os quais devem considerar o número de cursos, a modalidade, as matrículas e os concluintes. Apesar do crescimento constante nos indicadores desde o início da elaboração da Sinopse Estatística em 1995, houve uma diminuição no número de cursos e matrículas a partir de 2017, sugerindo um possível saturamento na procura por formação em Educação Física.<hr/>Resumen Tiene como objetivo consolidar los datos sobre el entrenamiento en educación física en Brasil, en el intervalo de tiempo entre 1995 y 2020. Se analizaron las principales fuentes disponibles sobre estos datos, así como las utilizadas por la literatura científica en el campo de la Educación Física, y se construyeron indicadores para la extracción de datos estableciendo como base de datos las Sinopsis Estadísticas de la Educación Superior, del Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira. Los resultados indican discrepancia significativa entre los datos de las Sinopsis Estadísticas y los de la literatura, ya que una parte significativa de los artículos que presentan datos sobre los cursos contienen problemas metodológicos, al no indicar las fuentes, procedimientos y no utilizar filtros adecuados para determinar los datos encontrados. Hubo una expansión de la formación en Educación Física en el período, que en 2020 tuvo un mayor número de matrículas en cursos de educación a distancia y los cursos de licenciatura se convirtieron en la mayoría a partir de 2019. Con la creación de cursos a distancia, solo el indicador del número de cursos no es el más adecuado para analizar el crecimiento de la formación, que debe combinarse con otros como modalidad, matrícula y graduación. Desde el inicio de la elaboración de la Sinopsis Estadística, el número de cursos y sus indicadores fueron aumentando, pero en 2017 el número de graduados e inscripciones comenzó a disminuir, lo que puede indicar una saturación en la demanda de formación en Educación Física.<hr/>Abstract The article aims to consolidate data on physical education (PE) training in Brazil from 1995 to 2020. It analyzed the main sources available on these data as well as those used by the scientific literature in the field of PE and built indicators for data extraction establishing as a database the Statistical Synopses of Higher Education, of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira. The results indicate a significant discrepancy between the data from the Statistical Synopses and those from the literature, since a significant portion of the articles that present data on PE courses contain methodological problems, by not indicating the sources, procedures and not using adequate filters to determine the data found. There was an expansion of training in PE in the period, which in 2020 had a higher number of enrollments in distance learning (DL) courses and bachelor's degree programs courses become the majority from 2019. With the creation of distance courses, only the indicator of the number of courses is not the most appropriate to analyze the growth of training, which should be combined with others such as modality, enrollment, and graduation. Since the beginning of the elaboration of the Statistical Synopsis, in 1995, the number of courses and their indicators were increasing, but in 2017 the number of courses and enrollments began to decrease, which may indicate a saturation in the demand for training in PE. <![CDATA[Factores que determinan la eficiencia relativa de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología de Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772024000100304&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação, possui 38 Institutos Federais presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Criado em 2005, o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional teve como objetivo ampliar a presença destas instituições em todo o território nacional. Partindo da premissa da importância da educação pública federal, este artigo tem como objetivo analisar a eficiência relativa da gestão de recursos públicos financeiros dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros. A pesquisa possui abordagem quantitativa e contempla o quadriênio 2016-2019. Quanto ao tipo de amostragem, a pesquisa trabalhou com o universo de pesquisa, a partir de uma análise documental nos relatórios anuais de análise dos indicadores de gestão dessas instituições. A pesquisa utiliza a Análise por Envoltória de Dados (DEA) para mensurar a eficiência relativa desses institutos e o modelo de análise de regressão Tobit para verificar os fatores condicionantes desses níveis de eficiência. Com o conjunto de resultados identificou-se grande heterogeneidade entre as instituições analisadas no período, revelando que apenas 39,5% dos IFETs brasileiros operam acima do escore médio de eficiência relativa. As instituições que apresentaram os melhores escores de eficiência ampliaram gradativamente a oferta de cursos e o número de vagas ao longo dos anos para otimizar a força de trabalho já existente.<hr/>Resumen La Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica, vinculada al Ministerio de Educación, cuenta con 38 Institutos Federales presentes en todos los estados brasileños y en el Distrito Federal. Creado en 2005, el Plan de Expansión de la Red Federal de Educación Profesional tuvo como objetivo ampliar la presencia de estas instituciones en todo el territorio nacional. Partiendo de la premisa de la importancia de la educación pública federal, este artículo tiene como objetivo analizar la eficiencia relativa de la gestión de los recursos financieros públicos en los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología de Brasil. La investigación tiene un enfoque cuantitativo y abarca el cuatrienio 20162019. En cuanto al tipo de muestreo, la investigación trabajó con el universo de investigación, a partir de un análisis documental de los informes anuales analizando los indicadores de gestión de estas instituciones. La investigación utiliza el Análisis Envolvente de Datos (DEA) para medir la eficiencia relativa de estos institutos y el modelo de análisis de regresión Tobit para verificar los factores condicionantes de estos niveles de eficiencia. Como resultado, se identificó una gran heterogeneidad entre las instituciones analizadas en el período, revelando que sólo el 39,5% de los IFET brasileños operan por encima del puntaje promedio de eficiencia relativa. Las instituciones que presentaron los mejores puntajes de eficiencia ampliaron gradualmente la oferta de cursos y el número de vacantes a lo largo de los años para optimizar la fuerza laboral existente.<hr/>Abstract The Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, linked to the Ministry of Education, has 38 Federal Institutes present in all Brazilian states and the Federal District. Created in 2005, the Expansion Plan for the Federal Network of Vocational Education aimed to expand the presence of these institutions throughout the national territory. Starting from the premise of the importance of federal public education, this paper analyzes the relative efficiency of the management of public financial resources of the Brazilian Federal Institutes of Education, Science and Technology. The research has a quantitative approach and covers the four-year period 2016-2019. As for the type of sampling, the research worked with the research universe, based on a document analysis in the annual analysis reports of the management indicators of these institutions. The research uses Data Envelopment Analysis (DEA) to measure the relative efficiency of these institutes and the Tobit regression analysis model to verify the conditioning factors of these efficiency levels. The result set has shown a great heterogeneity between the institutions analyzed in the period, revealing that only 39.5% of Brazilian IFETs operate above the average relative efficiency score. The institutions that presented the best efficiency scores gradually expanded the course offerings and the number of vacancies over the years to optimize the existing workforce. <![CDATA[El acesso de estudiantes indígenas em la Universidad Federal de Maranhão: las implicaciones de la Comisión de Verificación de Autodeclaración Étnica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772024000100305&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem o propósito de refletir sobre o acesso de estudantes indígenas à Universidade Federal do Maranhão-UFMA, com foco nas implicações advindas da implantação da Comissão de Verificação da Autodeclaração Étnica nos processos de ingresso, de ocupação de vagas e de perfil de estudantes ingressantes nas vagas destinadas aos povos indígenas dos cursos presenciais desta universidade, no período de 2007 a 2021. A pesquisa é exploratório-descritiva e a análise apoiou-se, entre outros, na perspectiva da teoria social bourdieusiana e em análise documental de normativas institucionais e relatórios do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFMA. Observou-se que, após a Comissão, novos critérios de identidade indígena são exigidos, com intuito de minimizar as fraudes. Mesmo com uma diminuição da taxa de ocupação dessas vagas, os dados do perfil de ingressantes sinalizam uma ocupação mais efetiva de indígenas.<hr/>Resumen Este artículo tiene el propósito de reflexionar sobre el acceso de estudiantes indígenas en la Universidad Federal de Maranhão-UFMA, con enfoque en las implicaciones surgidas de la implementación de la Comisión de Verificación de la Autodeclaración Étnica en los procesos de ingreso, ocupación de plazas y perfil de estudiantes que ingresan en las plazas destinadas a los pueblos indígenas de los cursos presenciales de esta universidad, en el período de 2007 a 2021. La investigación es de carácter exploratorio-descriptivo y el análisis se apoyó, entre otros, en la perspectiva de la teoria social bourdieusiana y en el análisis documental de normativas institucionales e informes del Sistema Integrado de Gestión de Actividades Académicas de la UFMA. Se observó que después de la Comisión, se exigen nuevos criterios de identidad indígena, con el objetivo de minimizar los fraudes. A pesar de una disminución en la tasa de ocupación de estas plazas, los datos del perfil de los estudiantes ingresantes indican una ocupación más efectiva de población indígena.<hr/>Abstract This article aims to reflect on the access of indigenous students to the Federal University of Maranhão-UFMA, focusing on the implications that come from the implementation of the Commission for Verification of Ethnic Self-Declaration in the admission process, allocation of seats, and profile of indigenous students enrolled in on-campus courses at this university from 2007 to 2021. The research is exploratory-descriptive, and the analysis relied, among others, on the perspective of Bourdieusian social theory and on documentary analysis of institutional regulations and reports from the Integrated System of Management of Academic Activities of UFMA. It was observed that, following the Commission's establishment, new criteria for indigenous identity are required to minimize fraud. Despite a decrease in the occupancy rate of these seats, the data on the profile of incoming students indicate a more effective representation of indigenous individuals. <![CDATA[La formación de maestros en el posgrado específico en terapia ocupacional: un panorama de la producción investigativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772024000100306&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O mapeamento da produção de pesquisa de um programa de pós-graduação é fundamental para identificar resultados exitosos e implementar mudanças que aprimorem sua qualidade. Este artigo analisa características das dissertações defendidas no programa inaugural de pós-graduação strictosensu específico em Terapia Ocupacional. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo exploratório, com abordagem quantitativa, por meio da consulta a 107 dissertações no período de 2012 a 2019. Constatou-se que 67,3% das pesquisas obtiveram financiamento; os temas mais estudados foram avaliação, contexto e fundamentos (67,2%); predominou o método qualitativo (57,9%), e 65,4% resultaram em artigos. A aplicação do conhecimento produzido na pós-graduação em cenários da formação acadêmica e da prática profissional é um desafio.<hr/>Resumen Mapear la producción investigativa de un programa de posgrado es fundamental para identificar resultados exitosos e implementar cambios que mejoren su calidad. Este artículo analiza las características de las disertaciones defendidas en el primer programa de posgrado específico stricto sensu en Terapia Ocupacional. Tratase de un estudio exploratorio descriptivo con enfoque cuantitativo a través de la consulta de 107 disertaciones de maestría del 2012 al 2019. Se encontró que el 67,3% de las investigaciones obtuvo financiamiento; los temas más estudiados fuerón evaluación, contexto y fundamentos (67,2%); predominó el método cualitativo (57,9%) y el 65,4% resultó en artículos. La aplicación del conocimiento producido en los estudios de posgrado en escenarios de formación académica y práctica profesional es un desafío.<hr/>Abstract Mapping the research production of a postgraduate program is essential to identify successful results and implement changes that improve its quality. This article analyzes characteristics of the dissertations defended in the inaugural specific stricto-sensu graduate program in Occupational Therapy. This is a descriptive exploratory study with a quantitative approach through the consultation of 107 dissertations from 2012 to 2019. It was found that 67.3% of the research obtained funding; the most studied topics were assessment, context and foundations (67.2%); the qualitative method predominated (57.9%) and 65.4% resulted in articles. The application of the knowledge produced in postgraduate studies in scenarios of academic training and professional practice is a challenge. <![CDATA[Las influencias del Grupo Banco Mundial en el campo de la Educación Superior: pautas contemporáneas en torno a la evaluación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772024000100307&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As discussões levantas nesse texto são fruto de pesquisa acerca da atuação do Grupo Banco Mundial (BM) no campo da educação superior. O autor tem o pressuposto de que as concepções em torno da avaliação da educação superior dos Estados-membros do BM são, parcial ou totalmente, delineadas pelos tensionamentos causados por esse organismo através de documentos orientadores por ele publicados. Para confirmação dessa hipótese, é apresentada a análise do What matters most for tertiary education systems: a framework paper, que se configurou como um documento orientador para a criação e o fortalecimento de ferramentas de avaliação dos sistemas educacionais. A análise semântico-categorial do referido documento, apontou a existência da criação de mecanismos avaliativos por parte do BM, assentados na neoliberalização da educação, em torno dos seguintes tópicos: diversificação institucional, economia do conhecimento, participação do setor privado, financiamento das atividades e acesso e permanência na educação superior. Ressalta-se que este documento bancomundialesco é pouco explorado na literatura científica brasileira. Por isso, considera-se o tempo presente como um momento oportuno para serem erguidas novas trincheiras pela defesa da ideia de ensino superior público, gratuito, laico e de qualidade socialmente referenciada. É a isso que o presente artigo se propõe.<hr/>Resumen Las discusiones planteadas en este texto son el resultado de una investigación sobre el trabajo del Grupo Banco Mundial (BM) en el campo de la educación superior. El autor parte de la premisa de que las concepciones en torno a la evaluación de la educación superior en los Estados miembros del BM están parcial o totalmente delineadas por las tensiones provocadas por este organismo a través de documentos orientadores publicados por él. Para confirmar esta hipótesis, se presenta el análisis de What matters most for tertiary education systems: a framework paper, que se configuró como un documento orientador para la creación y fortalecimiento de herramientas de evaluación de los sistemas educativos. El análisis semántico-categórico del citado documento señaló la existencia de la creación de mecanismos evaluativos por parte del BM, basados en la neoliberalización de la educación, en torno a los siguientes temas: diversificación institucional, economía del conocimiento, participación del sector privado, financiamiento de actividades, acceso y permanencia en la educación superior. Es de destacar que este documento bancario global está poco explorado en la literatura científica brasileña. Por tal razón, el momento actual se considera oportuno para construir nuevas trincheras para defender la idea de una educación superior pública, gratuita, laica y de calidad socialmente referenciada. Esto es lo que propone este artículo.<hr/>Abstract The deliberations raised in this paper result of a research on the work of the World Bank Group (WB) in the field of tertiary education, carried out, in part, during a Doctorate course in Education. The author starts from the assumption that the conceptions around the evaluation of tertiary education in WB Member States are, partially or totally, outlined by the tensions caused by this organism, through guiding documents published by it. To confirm this hypothesis, an analysis of “What matters most for tertiary education systems: a framework paper” is presented, set as a guiding document for the creation and strengthening of evaluation tools for educational systems. The semantic-categorical analysis of that document pointed to the creation of evaluation mechanisms by the WB, based on the neo liberalization of education, around the following topics: institutional diversification, knowledge economy, participation of the private sector, financing of activities and access and permanence in higher education. It should be noted that this World Bank document is little explored in Brazilian scientific literature. Therefore, the present time is considered an opportune moment to build new trenches in defence of the idea of public higher education, free of charge, secular and of socially referenced quality. This is what this article proposes. <![CDATA[Campesinos en la universidad: entre la realidad de la educación básica en el campo y la lucha por la permanencia en la educación superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772024000100308&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As Licenciaturas em Educação do Campo são oriundas das reivindicações históricas dos movimentos sociais camponeses por uma educação que contemple as realidades socioculturais campesinas. O estudo tem como objetivo analisar a realidade socioeducacional dos discentes da LEdoC da UFPI/CPCE, ingressos no interstício de 2014 a 2018, situando assim a trajetória dos camponeses no ensino básico do campo, a fim de compreender os desafios da permanência no ensino superior. Com relação ao método da pesquisa e análise dos dados, foi empregada uma abordagem quantiqualitativa, com ênfase na pesquisa tipo participante, pois o campo de investigação é no mesmo lócus profissional de atuação dos pesquisadores. Para coleta de dados, utilizamos técnicas: de grupo focal, realizado com estudantes, e o questionário semiestruturado que foi aplicado com os discentes matriculados no LEdoC. O método dialético orientou a análise dos dados em uma combinação entre a realidade dos sujeitos, o processo histórico e suas contradições. Concluímos, afirmando, que o processo de negação do direto à educação aos camponeses pelo Estado evidencia a necessidade de democratização da universidade, por meio de uma cultura acadêmica. Nessa perspectiva, urge-se considerar as especificidades socioculturais campesinas e realidade do ensino básico do campo: nas dinâmicas de superação das desigualdades educacionais; na redução do analfabetismo no campo; e, por fim, na ampliação da oferta, do acesso e da permanência no ensino superior.<hr/>Abstract Degrees in Rural Education originate from the historical demands of peasant social movements for an education that takes into account peasant sociocultural realities. The study aims to analyze the socio-educational reality of UFPI/CPCE LEdoC students admitted between 2014 and 2018, situating the trajectory of peasants in rural basic education, in order to understand the challenges of remaining in higher education. Regarding the research method and data analysis, a quantitativequalitative approach was used, with an emphasis on participant-type research, since the field of investigation is the same professional locus of activity as the researchers. To collect data, we used focus group techniques carried out with students, a semi-structured questionnaire that was applied to students enrolled in LEdoC. The dialectical method guided the data analysis in a combination between the reality of the subjects, the historical process and its contradictions. It was concluded by stating that the process of denying the right to education to peasants by the State highlights the need for democratization of the university through an academic culture that considers the socio-cultural specificities of peasants and the reality of basic education in the countryside in the dynamics of overcoming educational inequalities, reducing illiteracy in the countryside and expanding the supply, access and retention in higher education.<hr/>Resumen Las Licenciaturas en Educación Rural se originan en las demandas históricas de los movimientos sociales campesinos por una educación que tenga en cuenta las realidades socioculturales campesinas. El estudio tiene como objetivo analizar la realidad socioeducativa de los estudiantes LEdoC de la UFPI/CPCE admitidos entre 2014 y 2018, situando la trayectoria de los campesinos en la educación básica rural, para comprender los desafíos de permanencia en la educación superior. En cuanto al método de investigación y análisis de los datos, se utilizó un enfoque cuantitativo-cualitativo, con énfasis en la investigación de tipo participante, ya que el campo de investigación es el mismo locus de actividad profesional de los investigadores. Para la recolección de datos se utilizaron técnicas de focus group realizadas con estudiantes, un cuestionario semiestructurado que se aplicó a los estudiantes matriculados en LEdoC. El método dialéctico guió el análisis de los datos en una combinación entre la realidad de los sujetos, el proceso histórico y sus contradicciones. Se concluyó afirmando que el proceso de negación del derecho a la educación a los campesinos por parte del Estado pone de relieve la necesidad de democratización de la universidad a través de una cultura académica que considere las especificidades socioculturales de los campesinos y la realidad de la educación básica en el campo en la dinámica de superar las desigualdades educativas, reducir el analfabetismo en el campo y ampliar la oferta, el acceso y la retención en la educación superior. <![CDATA[Reflexiones sobre la inserción de la Política de Autoevaluación en los estudios de posgrado brasilehos: la visión de expertos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772024000100309&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As recentes transformações no modelo de avaliação empregado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) presumem, entre outros sentidos, a ponderação sobre a necessidade de novas formas avaliativas que contemplem um envolvimento mais ativo da comunidade acadêmica. Desse modo, a partir de 2018, a autoavaliação passou a compor a estrutura fundamental dentro desse modelo. Nessa seara, este artigo objetiva compreender a inserção da Política de Autoavaliação no Sistema de Avaliação da CAPES, refletindo acerca das possíveis interlocuções e significados que emergem nesse cenário. Trata-se de um artigo teórico-empírico, de abordagem qualitativa, que recorre à pesquisa documental e entrevistas com especialistas que atuaram no Grupo de Trabalho (GT) de Autoavaliação da CAPES. Os resultados possibilitam apreender sobre antecedentes, aspectos conceituais e motivacionais da implantação dessa prática, bem como depreender outras possíveis articulações, como aprendizagem e inovação e elementos que configuram um contexto emergente. A pesquisa promove contribuições, ainda que introdutórias, para as discussões sobre essa prática no contexto da pós-graduação brasileira, constatando um campo fértil para estimular outras pesquisas.<hr/>Resumen Las recientes transformaciones en el modelo de evaluación utilizado por la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES) suponen, entre otras cosas, considerar la necesidad de nuevas formas de evaluación que incluyan una participación más activa de la comunidad académica. Por ello, a partir de 2018 la Autoevaluación comenzó a constituir la estructura fundamental dentro de este modelo. En este ámbito, este artículo tiene como objetivo comprender la inserción de la Política de Autoevaluación en el Sistema de Evaluación CAPES, reflexionando sobre los posibles diálogos y significados que emergen en ese escenario. Se trata de un artículo teórico-empírico, con enfoque cualitativo, que utiliza investigación documental y entrevistas con expertos que trabajaron en el Grupo de Trabajo de Autoevaluación (GT) de la CAPES. Los resultados permiten conocer los antecedentes, aspectos conceptuales y motivacionales de la implementación de esta práctica, así como comprender otras posibles articulaciones, como el aprendizaje y la innovación y elementos que configuran un contexto emergente. La investigación promueve contribuciones, aunque sean introductorias, a las discusiones sobre esta práctica en el contexto de los estudios de posgrado brasilehos, estableciendo un campo fértil para estimular otras investigaciones.<hr/>Abstract Recent changes in the assessment model used by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) assume, among other things, the consideration of the need for new assessment methods that include a more active involvement of the academic community. As of 2018, Self-Assessment has become the fundamental structure within this model. This article aims to understand the integration of the Self-Assessment Policy in the CAPES Assessment System, reflecting on the possible interactions and implications that arise in this context. It is a theoretical-empirical article with a qualitative approach, using documental research and interviews with experts who were part of the CAPES Self-Assessment Working Group (WG). The results shed light on the antecedents, conceptual and motivational aspects of implementing this practice, as well as suggest other potential connections, such as learning, innovation, and elements shaping an emerging context. The research provides preliminary insights for discussions on this practice within the Brazilian graduate studies landscape, offering a fertile ground to inspire further research endeavors. <![CDATA[Evaluación de la calidad de vida de los estudiantes universitários durante la pandemia de COVID-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772024000100310&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Diversos estudos têm demonstrado que a pandemia do COVID-19 tem prejudicado a saúde mental e a qualidade de vida dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida dos estudantes em duas universidades públicas brasileiras em 2020, utilizando um estudo transversal. O perfil dos participantes foi delineado a partir de um questionário sociodemográfico e a qualidade de vida foi avaliada pelo WHOQOL-bref. Um total de 144 estudantes participaram, sendo a maioria com idade inferior a 23 anos (57%), do sexo feminino (78%), autodeclarada pardos (46%) e sem companheiro(a) (87%). A maioria declarou dormir menos de 8 horas/dia, considerou sua qualidade de vida como sendo boa e estavam satisfeitos com a sua saúde. O domínio relações sociais teve maior média, seguido pelos domínios meio ambiente, físico e psicológico. A percepção sobre a qualidade de vida dos estudantes foi considerada boa e os principais fatores associados foram sexo, renda familiar e número de horas dormidas.<hr/>Resumen La salud mental y la calidad de vida de los estudiantes se vieron perjudicadas por los efectos de la pandemia de COVID-19. El objetivo de este estudio es evaluar la calidad de vida de los estudiantes universitarios durante la pandemia. Se trata de un estudio transversal realizado en das universidades públicas brasilehas en 2020. La información se recolectó, mediante la utilización de dos cuestionarios: cuestionario sociodemográfico y WHOQOL-bref. Participaron un total de 144 estudiantes, la mayoría menores de 23 ahos (57%), mujeres (78%), autodeclaradas morenas (46%) y sin pareja (87%). La mayoría declaró dormir menos de 8 horas diarias, consideró buena su calidad de vida y se mostró satisfecha con su salud. El dominio de las relaciones sociales tuvo el mayor promedio, seguido por los dominios medio ambiente, físico y psicológico. La percepción de la calidad de vida de los estudiantes fue considerada buena y los factores asociados a esta percepción fueron el género, la renta familiar y el número de horas dormidas.<hr/>Abstract Several studies have shown COVID-19 has affected the mental health and quality of life of students. This study aimed to assess the quality of life of students in two Brazilian public universities in 2020, using a cross-sectional study. The profile of the participants was delineated from a sociodemographic questionnaire, and the quality of life was assessed by the WHOQOL-bref. A total of 144 students were assessed, in which most of them were under 23 (57%), female (78%), self-declared brown (46%) and without a partner (87%). Most of them declared to sleep less than 8 hours a day, considered their quality of life to be good, and were satisfied with their health. The social relationships domain had the highest average, followed by the environment, physical and psychological domains. The perception of the student's quality of life was considered good, and the factors associated were sex, family income, and number of sleeping hours. <![CDATA[Formación para la innovación en Ciencias Biológicas: análisis de asignaturas y percepción de egresados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772024000100311&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo buscou identificar se a formação de mestres e doutores da grande área Ciências Biológicas os prepara para atuar com inovação. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem metodológica qualiquantitativa. Foram analisadas as disciplinas oferecidas nos programas de pós-graduação desta grande área, assim como as respostas de 5.186 egressos a um questionário sobre a formação profissional nas pós-graduações brasileiras. Os resultados apontam a existência de iniciativas e exemplos de sucesso relacionados a inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico, mas estes parecem ser exceções. Em geral, os programas ofertaram poucas disciplinas, atividades e iniciativas para preparar os estudantes a atuar com processos e ambientes de inovação.<hr/>Resumen Este estudio buscó evidencias relacionadas con la formación de maestros y doctores en el amplio campo de las Ciencias Biológicas para trabajar con innovación. Se trata de un estudio descriptivo y exploratorio con un enfoque metodológico cuali-cuantitativo. Se analizaron las asignaturas ofrecidas en los programas de posgrado de este amplio campo, así como las respuestas de 5.186 graduados que respondieron un cuestionario sobre su formación profesional en programas de posgrado brasileños. Los resultados indican la existencia de iniciativas y ejemplos exitosos relacionados con la innovación y el emprendimiento en el entorno académico, pero estos parecen ser excepciones.En general, los programas ofrecieron pocas asignaturas, actividades e iniciativas para preparar a los estudiantes para trabajar con procesos y entornos de innovación.<hr/>Abstract This study sought evidence that the training of masters and doctors in the field of Biological Sciences prepares them to work with innovation. It is a descriptive and exploratory study with a qualitative-quantitative methodological approach. The subjects offered in the graduate programs of this broad field were analyzed, along with the responses of 5,186 graduates to a questionnaire about their professional training in Brazilian graduate programs. The results suggest that while there are initiatives and successful examples of innovation and entrepreneurship in the academic environment, these cases appear to be exceptions. Overall, the programs offered few subjects, activities, and initiatives to prepare students for working with innovation processes and environments. <![CDATA[Veinte años del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior – SINAES en Brasil: trayectoria, princípios, dilemas y tendencias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772024000100312&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo principal deste trabalho é promover uma reflexão a respeito dos vinte anos de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, tendo em vista realizar o resgate histórico de seu contexto de formulação e de sua implementação, além de discutir os princípios avaliativos, as características, as tensões, os dilemas e as perspectivas para o sistema. Verificou-se que o SINAES incorporou em sua estrutura, ao longo de duas décadas, visões e princípios avaliativos divergentes, que aproximam mais a avaliação aos seus aspectos objetivos e regulatórios. Como tendências, verificamos o enfraquecimento da avaliação institucional, da avaliação externa in loco, e do próprio sistema, como base para a regulação da oferta de educação superior no país.<hr/>Resumen El principal objetivo de este trabajo es promover una reflexión sobre los veinte años de implementación del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior - SINAES, con miras a realizar el rescate histórico de su contexto de formulación e implementación, además de discutir los principios de evaluación. las características, tensiones, dilemas y perspectivas del sistema. Se encontró que el SINAES incorporó a su estructura, a lo largo de dos décadas, visiones y princípios de evaluación divergentes, que acercan la evaluación a sus aspectos objetivos y normativos. Como tendencias vemos el debilitamiento de la evaluación institucional, la evaluación externa in situ y del propio sistema, como base para regular la oferta de educación superior en el país.<hr/>Abstract The main objective of this work is to promote a reflection on the twenty years of implementation of the National Higher Education Assessment System - SINAES, with a view to carrying out the historical rescue of its formulation and implementation context, in addition to discussing the evaluation principles, the characteristics, tensions, dilemmas and perspectives for the system. It was found that SINAES incorporated into its structure, over two decades, divergent evaluation visions and principles, which bring the evaluation closer to its objective and regulatory aspects. As trends, we see the weakening of institutional evaluation, in loco external evaluation, and of the system itself, as a basis for regulating the provision of higher education in the country. <![CDATA[Salud mental y pandemia covid-19: estudio con estudiantes de educación superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772024000100313&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem como objetivo analisar a percepção acerca do estado de ansiedade e da incidência de transtornos mentais comuns em discentes de ensino superior de instituições pública e particular, na situação de pandemia pelo coronavírus Covid-19 (infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2). Para isso, utilizou-se como método a aplicação de um formulário online com levantamento de perfil dos respondentes, questões referentes às percepções dos estudantes acerca do estado de ansiedade e a aplicação do instrumento Self Reporting Questionnaire (SRQ-20). Os resultados apresentam quadros acentuados e críticos quanto à saúde mental da amostra. A percepção acerca do estado de ansiedade foi identificada em 86% dos discentes da instituição pública e 81% dos discentes da instituição particular. Do mesmo modo, a incidência de transtornos mentais comuns foi identificada em 67% dos discentes da instituição pública e 63% dos discentes da instituição particular.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar la percepción acerca del estado de ansiedad y de la incidencia de transtornos mentales comunes en los discentes de enseñanza superior de las instituciones públicas y particulares, en la situación de pandemia de pelo coronavírus Covid-19 (infección respiratoria aguda causada por el coronavírus SARS). -CoV-2). Para utilizarlo como método de aplicación de un formulario en línea con levantamiento del perfil de los encuestados, se realizan preguntas sobre las percepciones de los estudiantes sobre el estado de ansiedad y la aplicación del instrumento Self Reporting Questionnaire (SRQ-20). Los resultados presentan cuadros acentuados y críticos en cuanto a salud mental da muestra. La percepción acerca del estado de ansiedad se identificó en el 86% de los discentes de la institución pública y en el 81% de los discentes de la institución particular. Del mismo modo, una incidencia de transtornos mentales comunes se identificó en el 67% de los discentes de la institución pública y el 63% de los discentes de la institución particular.<hr/>Abstract This article aims to analyze the perception of the state of anxiety and the incidence of common mental disorders in higher education students of public and private institutions, in the situation of the coronavirus pandemic Covid-19 (acute respiratory infection caused by the coronavirus SARS -CoV-2). For this purpose, the method used is the application of an online form with profile survey of the respondents, questões referring to the perceptions of the students regarding the state of anxiety and the application of the instrument Self Reporting Questionnaire (SRQ-20). The results show accentuated and critical tables as to how much mental health it shows. The perception of the state of anxiety was identified in 86% of students of public institutions and 81% of students of private institutions. Likewise, the incidence of common mental disorders was identified in 67% of students from public institutions and 63% of students from private institutions. <![CDATA[La relación entre estructura, composición y procesos de los consejos superiores y el desempeño de las instituciones públicas federales de educación superior brasileñas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772024000100314&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo desta pesquisa é identificar a relação entre a estrutura, composição e os processos dos conselhos superiores das instituições públicas federais de ensino superior brasileiras e o desempenho dessas instituições. As variáveis utilizadas nesta pesquisa são: para a estrutura, o tamanho e o número de comitês vinculados aos Conselhos; para a composição, a proporção de membros externos; para os processos, o número de reuniões; e para o desempenho, o Índice Geral de Cursos (IGC). Para a realização das inferências, inicialmente realiza-se um levantamento junto a agentes públicos das instituições públicas federais de ensino superior com o intuito de identificar as covariáveis-chave na relação entre governança e desempenho. Em seguida, os dados são coletados em fontes documentais diversas. O painel resultante traz dados do período de 2010 a 2019, por instituição, por ano, e as inferências são realizadas a partir da técnica do GMM sistêmico. Os resultados demonstram que existe uma relação estatisticamente significativa entre a estrutura, a composição e os processos dos conselhos superiores das instituições públicas federais de ensino superior brasileiras e o seu desempenho. Analisados conjuntamente, os resultados apontam que conselhos menores, mais comitês vinculados aos conselhos, menores proporções de membros externos e mais reuniões estão associados a melhores desempenhos para as instituições públicas federais de ensino superior. A relação entre o tamanho do conselho superior e o desempenho, e a relação entre o número de reuniões do conselho superior e o desempenho das instituições também apresentaram uma relação não linear estatisticamente significativa.<hr/>Resumen El objetivo de esta investigación es identificar la relación entre la estructura, composición y procesos de los consejos superiores de las instituciones públicas federales de educación superior brasileñas y el desempeño de estas instituciones. Las variables utilizadas en esta investigación son: para la estructura, tamaño y número de comités vinculados a los Consejos; para la composición, la proporción de miembros externos; para procesos, el número de reuniones; y por desempeño, el Índice General de Cursos - IGC. Para realizar las inferencias, inicialmente se realizó una encuesta a agentes públicos de instituciones públicas federales de educación superior con el fin de identificar las covariables claves en la relación entre gobernabilidad y desempeño. Luego, los datos son recolectados de diferentes fuentes documentales. El panel resultante trae datos del período 2010 a 2019 por institución por año, y las inferencias se realizan utilizando la técnica sistémica GMM. Los resultados muestran que existe una relación estadísticamente significativa entre la estructura, composición y procesos de los consejos superiores de las instituciones públicas federales de educación superior en Brasil y su desempeño. Analizados en conjunto, los resultados indican que consejos más pequeños, más comités vinculados a los consejos, menor proporción de miembros externos y más reuniones se asocian con mejores desempeños para las instituciones públicas federales de educación superior. La relación entre el tamaño del consejo y el desempeño y la relación entre el número de reuniones del consejo y el desempeño de las instituciones también mostró una relación no lineal estadísticamente significativa.<hr/>Abstract The objective of this research is to identify the relationship between the structure, composition and processes of governing boards of the Brazilian federal public higher education institutions and the performance of these institutions. The variables used in this research are: for the structure, size and number of committees linked to the Boards; for composition, the proportion of external members; for processes, the number of meetings; and for performance, the General Index of Courses (IGC). To carry out the inferences, initially a survey was implemented with public agents of federal public higher education institutions to identify the key covariates in the relationship between governance and performance. Then, the data was collected from diverse documentary sources. The resulting panel brings data from the period 2010 to 2019 per institution per year, and the inferences are made using the systemic GMM technique. The results demonstrate that there is a statistically significant relationship between the structure, composition and processes of governing boards of the Brazilian federal public higher education institutions and their performance. Analyzed together, the results indicate that smaller boards, more committees linked to the boards, lower proportions of external members and more meetings are associated with better performances. The relationship between the size of the board of directors and performance and the relationship between the number of board meetings and the performance of institutions also showed a statistically significant non-linear relationship. <![CDATA[Motivación académica y competencia profesional de estudiantes de educación física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772024000100315&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Estudo transversal que teve o objetivo de analisar a percepção 117 de estudantes de educação física acerca da motivação acadêmica e competência profissional. Foram utilizadas a Escala de Motivação Acadêmica e a Escala de Autopercepção de Competência Profissional em Educação Física e Desporto. A análise dos dados foi conduzida por meio da estatística descritiva e inferencial. Os estudantes dos dois primeiros anos são mais identificados com os estudos e se percebem com mais competências profissionais. Os estudantes que já trabalham na área apresentaram maior motivação intrínseca e percepção de qualidade profissional. O tempo de curso e o trabalho na área parecem ser fatores intervenientes na identificação com os estudos e na percepção de competência profissional, respectivamente.<hr/>Resumen Un estudio transversal que tuvo como objetivo analizar la percepción de 117 estudiantes de educación física sobre la motivación académica y la competencia profesional. Se utilizaron la Escala de Motivación Académica y la Escala de Competencia Profesional Percibida en Educación Física. El análisis de datos se realizó mediante estadísticas descriptivas e inferenciales. Los estudiantes de los dos primeros años se identifican más con sus estudios y se perciben a sí mismos como poseedores de más competencias profesionales. Los estudiantes que ya trabajan en el campo mostraron una mayor motivación intrínseca y percepción de calidad profesional. La duración del curso y el trabajo en el campo parecen ser factores intervinientes en la identificación con los estudios y la percepción de competencia profesional, respectivamente.<hr/>Abstract A cross-sectional study aimed to analyze 117 physical education students' perceptions of academic motivation and professional competence. The Academic Motivation Scale and the Perceived Professional Competence Scale in Physical Education were used. Data analysis was conducted using descriptive and inferential statistics. Students in the first two years are more identified with their studies and perceive themselves as having more professional competence. Students already working in the field showed higher intrinsic motivation and perception of professional quality. Course duration and work in the field appear to be intervening factors in identification with studies and perception of professional competence, respectively.