Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320120001&lang=es vol. 17 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Ensino fundamental de nove anos: os desdobramentos de uma política educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto apresenta uma reflexão sobre a ampliação do Ensino Fundamental, mediante a análise de como está ocorrendo sua materialização. Para tanto, parte do resgate do processo da expansão da escolaridade obrigatória no Brasil e da reflexão das razões para tantos embates na efetivação da Lei nº 11.274/ 2006, destacando alguns desafios advindos da ampliação do Ensino Fundamental, com vistas a analisar as implicações pedagógicas da atual legislação. O trabalho propõe reflexões que perpassam o campo da didática e da motivação para aprender. Como conclusão, destaca a necessidade de valorização da infância e os aspectos pedagógicos próprios dessa fase, cujo sucesso se dará mediante a garantia de políticas públicas comprometidas com a realidade social e a escolarização de qualidade para as crianças.<hr/>The text presents a reflection on the expansion of elementary school, by analyzing how its materialization is happening. To this end, it starts rescuing the expansion process of compulsory schooling in Brazil and the reflection on the reasons why there are so many discussions on the effectiveness of the law nº 11.274/2006, highlighting some challenges posed by the expansion of elementary school, in order to analyze the pedagogical implications of current legislation. The paper proposes ideas that pervade the field of teaching and motivation to learn. In conclusion, it highlights the need to value childhood and pedagogical aspects specific to this phase, whose success will be made upon the guarantee of public politics committed to social reality and quality schooling for children. <![CDATA[O lugar das crianças de seis anos no ensino fundamental de nove anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste texto é discutir como o Ensino Fundamental de nove anos está inserido em práticas de governamento da infância e, ainda, como essas práticas possibilitam outro lugar escolar para as crianças de seis anos, a partir da noção de governamentalidade desenvolvida por Michel Foucault. Para tal, foram utilizados alguns documentos que tratam da política de Ensino Fundamental de nove anos elaborados pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e matérias jornalísticas que foram publicadas sobre o assunto no período mais intenso da implementação dessa política (2005-2008). Neste texto, tematiza-se o lugar das crianças de seis anos no Ensino Fundamental, procurando mostrar que, com o deslocamento das crianças de seis anos para o Ensino Fundamental, ocorre um esmaecimento de fronteiras entre os dois níveis educacionais e que tal deslocamento pode estar provocando a produção de um sujeito aluno de seis anos.<hr/>This text aims at discussing how nine-year Elementary School is inserted into childhood government practices and how these practices make another school place possible for six-year-old children, regarding Michel Foucault’s notion of governmentality. In order to do so, some documents were used dealing with the nine-year Elementary School policy written by both the Ministry of Education and the Department of Education of the State of Rio Grande do Sul, as well as newspaper reports about this subject published along the period in which the implementation of this policy was more intense (2005-2008). This text focuses on the six-year-old children’s place in Elementary School, in an attempt to show that, by displacing six-year-old to Elementary School, the borders between the two levels of education have become blurred, and such displacement may cause the production of a six-year-old student subject. <![CDATA[Ensino fundamental de nove anos: articulações necessárias com a educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo leva a refletir sobre as análises de contextos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental referentes ao lugar da brincadeira na rotina educacional com turmas de crianças de cinco a seis anos. Refletiu- -se acerca de documentos oficiais sobre a ampliação do Ensino Fundamental e os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Foram realizadas ações relativas à consulta bibliográfica; aplicação de questionário; ao registro fotográfico e escrito de observações de práticas lúdicas; aos encontros coletivos com professoras e à construção de uma brinquedoteca. Especificamente sobre o aspecto estudado, a brincadeira de faz de conta é a atividade principal da criança e pode ser considerada como mediadora dos aprendizados e possibilidades de humanização até aproximadamente seis anos. Com este entendimento, este assunto merece atenção do governo (expressa nas políticas públicas), dos professores e da equipe escolar, para oferecer melhores condições de êxito para a formação plena na infância.<hr/>This article leads to reflect on the analysis of contexts of early Childhood Education and Elementary School concerning the space for playtime in the educational routine with groups of children between five and six years old. There was a reflection on official documents about the extension of Elementary School and the presuppositions from the Cultural- -Historical Theory. Actions related to bibliographical research, questionnaire application, photographic and written documentation of playful practices observation, collective meetings with teachers and construction of a toy library have been taken. Specifically on the studied aspect, the make-believe play is the main child activity and may be considered as a mediator from the learning and from the humanization possibilities until about six years old. With this understanding, this issue deserves attention from the government (expressed in public policies), from the teachers and from the school staff in order to offer better conditions of success on the full formation during childhood. <![CDATA[A criança de seis anos no ensino fundamental na perspectiva de mães e professoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A presente pesquisa investigou como as mães representam a entrada da criança de seis anos no Ensino Fundamental e a imagem que têm da alfabetização nas turmas de seis anos, buscando verificar a existência de influência de sua parte sobre o trabalho das professoras neste quesito. O estudo desenvolveu-se por meio da abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação, o questionário, a entrevista semiestruturada e o diário de campo. Os sujeitos pesquisados foram seis mães e cinco professoras regentes do primeiro ano de escolaridade de duas escolas da rede pública municipal de educação da cidade de Muriaé, estado de Minas Gerais. Os resultados indicaram uma tendência por parte das mães em associar o atual primeiro ano de escolaridade à antiga primeira série, o que as leva, em muitos momentos, a depositar sobre a criança de seis anos e sobre o trabalho da escola as mesmas expectativas de aprendizagem e desenvolvimento antes depositadas nas crianças de sete anos.<hr/>This study investigated how mothers represent the six-year-old child entry in Elementary School, as well as how they represent the literacy in classes of six-year-old children, looking for the existence of a possible influence from them in teacher’s work in this matter. The study was developed through a qualitative approach, using observation, questionnaire, semi-structured interviews and field diary as instruments for data collection. The study was made with six mothers and five regent teachers of the 1st school year in two public schools in the city of Muriaé, in the state of Minas Gerais. The results indicated a tendency from the mothers to associate the current first school year to the old first grade, what leads, in many moments, to putting over the six-year-old child and the school work the same learning and development expectations deposited before in seven-year-old children. <![CDATA[Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta os resultados da pesquisa “As crianças de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos: atividades, diálogos, brincadeiras, imaginação e interações sociais no contexto de ensinar e aprender”, que tem como objetivo compreender como as crianças de seis anos estão vivendo e experimentando a infância no contexto de ensinar e aprender. A pesquisa é de cunho qualitativo e se dá sob a orientação da abordagem sócio-histórica. A investigação foi realizada em oito turmas de primeiro ano de uma escola municipal da cidade do Rio Grande no estado do Rio Grande do Sul, por meio de observações em sala de aula e no contexto escolar, registradas em diários de campo, e de entrevistas semiestruturadas com 41 crianças de quatro turmas. As análises dos dados evidenciam que as crianças gostam de brincar na sala de aula, que o lúdico e as diferentes linguagens estão sempre presentes nas práticas pedagógicas e que a formação continuada das professoras é fundamental para compreender essa nova modalidade de ensino.<hr/>This article presents the results of the study “Six-year-old children in the nine-year Elementary School: activities, dialogues, playtimes, imagination, and social interaction in the context of teaching and learning”, which has as main objective the understanding of how six-year-old children enrolled in nine-year Elementary School are living and experiencing childhood in the context of teaching and learning. This is a qualitative research and takes place under the light of social-historical approach. The study was conducted in eight classes of the first year on a public school in Rio Grande, in the state of Rio Grande do Sul, through participant observation in the classroom and school context. The data has been recorded in field diaries, and semi-structured interviews were used with 41 children of four different classrooms. The analysis of collected and produced data makes evident that children like to play in the classroom context, the importance and constant presence of playful activities and different languages in the everyday teaching practices, and that continuing education for teachers is essential to comprehend this new teaching modality. <![CDATA[O ensino da linguagem escrita das crianças de cinco anos inseridas na reorganização do ensino fundamental.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata do processo de consolidação do Ensino Fundamental de nove anos na Rede Pública de Ensino de Foz do Iguaçu, estado do Paraná, e põe em questão as peculiaridades da inserção das crianças com cinco anos de idade. A pesquisa teve como foco verificar os encaminhamentos pedagógicos acerca do ensino da linguagem escrita nas classes de primeiro ano das escolas públicas entre 2009 e 2010. Como resultado aponta- -se para a prevalência dos métodos tradicionais nas atividades de ensino, embora os documentos orientadores oficiais tragam no seu bojo a necessidade de uma metodologia que supere a mera readequação da antiga divisão à nova. Os episódios analisados neste trabalho fizeram parte dos procedimentos metodológicos organizados em duas etapas inter-relacionadas: pesquisa de campo e revisão bibliográfica/documental ancorada nos pressupostos da Teoria histórico-cultural.<hr/>This article discusses the process of consolidating the nine-year Elementary School in the public school system in Foz do Iguaçu, Paraná, Brazil, and it specifically focuses on the integration of five-year-old children. The focus of the research was to check the pedagogical referral regarding the teaching of written language for children in the first year in public schools in 2009 and 2010. As a result, there was the prevalence of traditional teaching methods, although the official guiding documents bring in it the need of a methodology that overcomes the simple adjustment of the old to the new division. The episodes analyzed in this study were part of the methodological procedures organized into two interrelated stages: field research and literature/documents review based on the assumptions of the historical-cultural theory. <![CDATA[Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos à docência nas séries iniciais.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho resulta de uma pesquisa de Mestrado em Educação que investigou as transformações conceituais e metodológicas dos processos de alfabetização e letramento ocorridas em decorrência da implementação do Ensino Fundamental de nove anos na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia no estado de Minas Gerais. O estudo permitiu reflexões sobre a caracterização da criança de seis anos, bem como o trabalho pedagógico desenvolvido com esta, no qual os sujeitos revelaram suas práticas e concepções sobre os processos de alfabetização e letramento, refletidos nos discursos e nas ações cotidianas. Tendo em vista o entendimento dos profissionais responsáveis pela implementação da política em foco, considera-se que a materialização desse processo de mudança pode se configurar nas práticas pedagógicas como limites ou possibilidades de desenvolvimento de um trabalho qualitativo com a alfabetização e o letramento.<hr/>This work is the result of a Masters research in Education that investigated the conceptual and methodological transformations on the processes of literacy and “lettering” resulting from the implementation of nine-year Elementary School in the public education system of Uberlândia, in the state of Minas Gerais. The study allowed reflections on the characterization of six-year-old children, as well as the pedagogical work developed with them, in which the subjects revealed their practices and concepts on literacy and “lettering” processes reflected on the speeches and the daily actions. Having in mind the agreement between the professionals responsible for implementing the policy in focus, it is considered that the materialization of this process of change can be configured in the pedagogical practice as development limits or possibilities of a qualitative work with literacy and “lettering”. <![CDATA[Narrativas de alfabetizadoras: a ampliação do ensino fundamental e os discursos docentes.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Essa pesquisa mostra que a política de ampliação do Ensino Fundamental para nove anos trouxe muitas discussões, acarretando mudanças nas instituições e nas práticas docentes. Para tanto, foram estabelecidas orientações legais pelo Ministério da Educação e resoluções pelo Conselho Nacional da Educação que apontam transformações necessárias aos professores, gestores e a todos os envolvidos no Ensino Fundamental. Além de mostrar as questões legais e alguns estudos em torno da ampliação do Ensino Fundamental, da alfabetização e das práticas lúdicas na infância, adentra-se nas concepções e práticas dos professores, realizando um estudo de caso com três professoras do primeiro ano que atuam em escolas públicas. Foram utilizados como instrumento de investigação entrevistas orais e relatos escritos das colaboradoras, fazendo uma posterior análise destes, a fim de perceber como as professoras refletem a ampliação do Ensino Fundamental e quais práticas que prevalecem em suas aulas. Foi possível verificar que, mesmo diante dos desafios, as preocupações com a infância, o brincar e a alfabetização, são projetadas para as práticas com o primeiro ano.<hr/>This research shows that the policy of the Elementary School enlargement to nine years brought many discussions, which caused changes in the institutions and in the teaching practices. For such, legal guidelines by the Ministry of Education and resolutions by the National Council of the Education have been established presenting necessary transformations to the teachers, managers and all those involved with Elementary School. Besides showing the legal questions and some studies around the Elementary School enlargement, of the literacy and of the playful practices in the childhood, the conceptions and practices of the teachers are mentioned, carrying out a case study with three teachers of the first year in public schools. As investigation instruments, interviews and written reports of the collaborators were used, with a subsequent analysis of them, in order to realize how the teachers reflect the Elementary School enlargement and which practices prevail in their classes. It was possible to notice that, even facing the challenges, the concerns with the childhood, playtime and literacy are projected on the practices in the first year. <![CDATA[Produção textual no ensino fundamental: refletindo sobre a prática pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada sobre a prática de produção textual nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os gêneros discursivos têm sido apresentados aos professores como objeto de ensino da língua, no entanto, não têm sido acompanhado de reflexões suficientes que possam garantir a formação de escritores competentes. Diante deste contexto, propôs-se um trabalho junto às professoras de uma escola da Rede Municipal de Educação da cidade de São Carlos, estado de São Paulo, no qual se enfatizou o estudo, a reflexão sobre a prática e o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de um gênero discursivo de texto, tal como proposto pelos pesquisadores do Grupo de Genebra. A metodologia utilizada para a coleta e análise dos dados foi colaborativa dialógica, e os resultados indicaram uma alteração significativa nas práticas pedagógicas e também uma melhora na produção textual dos educandos.<hr/>This article presents a research on the practice of textual production in the early years of Elementary School. The discursive genres have been presented to teachers as a language teaching objective, however, they have not been followed by sufficient reflections that can ensure the formation of competent writers. In this context, it is proposed a work with the teachers of a public school in the city of São Carlos, state of São Paulo, in which it is emphasized the study, the reflection on the practice and the development of a didactic sequence for teaching a discursive genre of text, as proposed by researchers at the Geneva Group. The methodology used for data collection and analysis was collaborative dialogue and the results indicated a significant change in the pedagogical practices and also an improvement in students’ textual production. <![CDATA[Relação família-escola transmutada: da aderência aos papéis e à experiência social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este ensaio tem como objetivo principal refletir sobre a construção do indivíduo e dos processos de socialização, no contexto da relação entre famílias e escolas, tendo como pano de fundo as mutações sofridas pelas duas instâncias educativas na contemporaneidade. Primeiramente, busca-se discutir, a partir de uma revisão de literatura sobre o tema, as mudanças conceituais da noção de socialização, confrontando a abordagem clássica de Durkheim e a “sociologia da experiência” de François Dubet. Em seguida, discute a constituição dos indivíduos contemporâneos, no interior das duas instâncias de socialização - família e escola -, analisando a tensão vivida pelos indivíduos, entre a necessidade de integração social e a construção das experiências individuais.<hr/>Abstract This essay’s main objective is to reflect on the construction of the individual and the processes of socialization in the context of the relationship between families and schools, with the mutations suffered by the two educational instances in the contemporary period as background. First, the essay discusses, from a literature review on the subject, the conceptual changes on the notion of socialization, confronting the classical approach of Durkheim and the “sociology of experience” of Francois Dubet. Then, it discusses the constitution of contemporary individuals within the two instances of socialization - family and school - by analyzing the strain experienced by individuals, between the need for social integration and the construction of individual experiences. <![CDATA[Aspectos históricos do ensino da física na região de Campinas no início da década de 1940.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932012000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo pretende contribuir para a compreensão do desenvolvimento do ensino de Física no Brasil, a partir da história de seu ensino na região de Campinas, estado de São Paulo, no início da década de 1940. A pesquisa desenvolvida destaca aspectos históricos da criação das primeiras universidades brasileiras e, particularmente, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, cujos primeiros cursos completaram 70 anos em 2011. É o caso do curso de Matemática, cujo currículo, com destaque para as disciplinas de Física - laboratórios, equipamentos, bibliografias e primeiro corpo docente, é apresentado.<hr/>Abstract This article intends to contribute to the understanding of Physics teaching development in Brazil, from the history of its teaching in the region of Campinas, in the state of São Paulo, in the early 1940’s. The developed research highlights historical aspects of the creation of the first universities in Brazil and, particularly, the Pontifícia Universidade Católica de Campinas, whose first undergraduate courses exist for 70 years, such as the Mathematics course, whose curriculum - which includes Physics - laboratories, equipment, bibliographies and first professors are presented.