Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação PUC-Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1519-399320160001&lang=es vol. 21 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Self-regulated learning: approaches and challenges for teaching practices in educational contexts]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo busca conceituar e explicar o construto da autorregulação da aprendizagem, entendida como o controle e a regulação do próprio estudante sobre seus pensamentos, cognição, afeto, motivação, comportamento e a imbricação deste construto na formação de professores. A pesquisa apresentada é resultado da análise de três investigações que mostram a atuação estratégica de professores como aprendentes e ensinantes. Analisa-se o enfoque teórico-metodológico das intervenções realizadas e, ao final, pontuam-se os resultados encontrados nas referidas pesquisas, explicitando as articulações feitas entre elas e os resultados emergidos desses estudos.<hr/>The aim of the article was to conceptualize and explain the construct of self-regulated learning, understood as the control and regulation of students concerning their thoughts, cognition, affections, motivation, behavior and the convergence of this construct for teacher education. The present research is the result of the analysis of three investigations that show the strategic actions of teachers as learners and instructors. We analyze the theoretical and methodological approach of the interventions and, finally, discuss the results found in the research, clarifying the connections among them and the results of these studies. <![CDATA[The school and the moral development of students: concepts, practices and challenges for education professionals]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000100019&lng=es&nrm=iso&tlng=es O desenvolvimento moral do aluno é resultante de um processo. A escola e os profissionais que nela atuam possuem papel relevante nesse processo, pois se acredita que, por meio da convivência nos diferentes espaços e das experiências vividas na escola, o aluno constrói conceitos relativos à sua moral. Este artigo objetiva analisar as concepções de profissionais que atuam na rede municipal de ensino de municípios localizados na região do Planalto Sul catarinense sobre como educar moralmente, bem como sobre as práticas e os desafios em relação a esse processo. A base empírica deste artigo é uma investigação de cunho exploratório e de natureza qualitativa. Como procedimento de coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. A partir dos dados coletados, observou-se que os profissionais pesquisados atribuem importância ao seu papel na construção moral dos alunos, preocupam-se com sua prática pedagógica e a organizam por meio de várias estratégias, considerando essa construção.<hr/>The moral development of students is the result of a process. Schools and professionals play an important role in this process because it is believed that students build concepts related to moral when encountering different environmental conditions and experiences at school. The aim of the article was to analyze the conceptions of professionals who work at the municipal school system of municipalities in South Plateau region of Santa Catarina on how to morally educate and their understanding of the practices and challenges related to this process. This is an exploratory and qualitative research. A questionnaire with open and closed questions was used for data collection. From the data collected we found that the professionals surveyed believe their role to be important for the moral development of students and their practice is focused on different strategies for this purpose. <![CDATA[Pedagogical Political Project: Transformation of the pedagogical practice in the discourse of school managers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000100031&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho busca compreender em que medida a reelaboração do Projeto Político-Pedagógico tem propiciado transformações da prática pedagógica no contexto da gestão escolar. Os dados foram coletados por meio de abordagem qualitativa e pesquisa-ação, com o propósito de discutir as temáticas com gestores cursistas, na Sala Ambiente Virtual, particularmente da disciplina Projeto Vivencial, que integra o conteúdo programático e formativo do curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão Escolar. Os resultados parecem ainda indicar que, apesar dos limites e muitos desafios encontrados nos fazeres pedagógicos, é possível que a interlocução entre teoria e prática em uma perspectiva de formação continuada voltada aos gestores escolares esteja sendo incorporada às práticas de gestão. Observou-se, em linhas gerais, que é por meio do Projeto Político-Pedagógico que a gestão escolar ganha sentido de sua existência e constitui o componente central nas práticas pedagógicas expressas nas concepções de gestores escolares que atuam na/sobre a escola.<hr/>The aim of this paper was to understand to what extent had the (re)elaboration of the Pedagogical Political Project has allowed the transformation of pedagogical practice in the school management context. Data were collected through qualitative approach and action research with the purpose of discussing the themes with course participants in a virtual environment classroom, particularly the discipline Experiential Project, which integrates the syllabus and training content of a graduate course (Specialization) in School Management. The results seem to indicate that despite the limits and many challenges found in the pedagogical practice, the interlocution between theory and practice, when incorporated into management practices, is possible in continuing training programs focused on school managers. It was found that, in general, through the Pedagogical Political Project, school management acquires a sense of existence and it is a central component for pedagogical practices according to the concepts of school managers that work in schools. <![CDATA[Teaching in the context of inclusion: Continuing teacher training with a collaborative approach]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000100045&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta pesquisa, fundamentada na perspectiva colaborativa, tem como objetivo criar espaço para discussão sobre práticas pedagógicas e buscar caminhos para superar as dificuldades vivenciadas por professores, no trabalho educacional, junto aos seus alunos com deficiência. Foram realizados encontros com 21 professores do ensino fundamental de uma escola pública. Identificou-se que os professores refletem sobre o processo de ensino e aprendizagem de seus alunos com deficiência, quando há espaço para isso. O estudo de questões teóricas relacionadas às práticas pedagógicas possibilitou, aos docentes, aprofundamento sobre o próprio trabalho. Entretanto, o modo como a escola está organizada e as suas variadas demandas constituem desafios à proposta de formação docente colaborativa. Aponta-se a contribuição da perspectiva Histórico-cultural para se compreender o aluno com deficiência em seu processo de desenvolvimento, considerando as dimensões cultural e semiótica do funcionamento humano.<hr/>The aim of the research, based on a collaborative perspective, was to create a space for debating pedagogical practices and seek to overcome the educational difficulties teachers experience with disabled students. Twenty-one elementary school teachers participated in this study. We found that teachers reflect on the teaching and learning process of their students with disabilities when there is space for reflection. The study of theoretical issues related to the teaching practices allowed the teachers to better understand their own work. However, the way the school is organized and the great demands on teachers are challenges for collaborative teacher training. We point out the contribution of the culturalhistorical perspective to understand the development process of students with disabilities, considering the cultural and semiotic dimensions of human functioning. <![CDATA[Continuing education for the physical education teacher aiming school inclusion]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000100059&lng=es&nrm=iso&tlng=es Fundamentada na pesquisa reflexiva e colaborativa para a formação de professores, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar, sob o ponto de vista dos professores de Educação Física que trabalhavam com alunos com deficiência e alunos com autismo matriculados no Ensino Regular, as aulas de uma formação teórica em relação aos conteúdos, dinâmica, material impresso e colaboração para a prática docente. Os participantes foram 16 professores de Educação Física, organizados em dois grupos: oito no período da manhã e oito à tarde. A formação teórica ocorreu por meio de cinco aulas teórico-expositivas e contemplou nove temas: definições, atitudes e concepções frente à inclusão, Tecnologia Assistiva, autismo, deficiência física, família, questões administrativo-escolares, deficiência visual e treinamento de colegas tutores. Os resultados indicaram: (1) que foi importante planejar a formação teórica a partir da demanda dos professores de Educação Física; (2) que disponibilizar aos formadores as necessidades dos formandos foi uma ação de sucesso, influenciando na realização e na avaliação das aulas; (3) que o número de aulas e a carga horária foram pertinentes às condições para o desenvolvimento da pesquisa. Conclui-se que os conteúdos mais bem avaliados foram aqueles que esclareceram dúvidas, desmistificaram o senso comum ou abrangeram teorias além do tema específico da aula; as dinâmicas mais bem avaliadas foram aquelas que utilizaram figuras, fotos e vídeos e que permitiram a reflexão e a exemplificação do quê e como fazer; os materiais impressos mais bem avaliados foram os que apresentaram sugestões de estratégia de ensino e recursos pedagógicos.<hr/>The present study was based on reflective and collaborative research for teacher training. From the point of view of physical education teachers who work with disabled students and students with autism enrolled at regular schools, the aim was to evaluate the theoretical training classes regarding the syllabus, dynamics, printed materials and collaboration in teaching practice. The 16 physical education teachers who participated in the study were divided into two groups: eight in the morning and eight in the afternoon shift. The theoretical training classes included five theoretical lectures and covered nine themes, as follows: definitions, attitudes and conceptions in face of inclusion, assistive technology, autism, disabilities, family, administrative and school issues, visual impairment and tutor training. The results indicated that: (1) it is important to plan the theoretical training classes taking into account the needs of physical education teachers; (2) the classes of trainers who were aware of the needs of the trainees were successful, influencing achievement and selfassessment of the classes; (3) the number of classes and the work load met the relevant conditions for the development of research. It may be concluded that the best evaluated syllabuses were those in which doubts were clarified, common sense was demystified and theories beyond the specific subject of the lesson were covered. The best evaluated dynamics were those that motivated the class, used pictures, photos and videos that allowed reflection and examples of what and how to do; the best reviewed printed materials were those that presented suggestions for teaching strategies and learning resources. <![CDATA[Teacher training at schools according to the concept of collaborative knowledge]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000100075&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho origina-se de um estudo teórico-prático acerca da concepção formativa de um grupo de docentes em um colégio da cidade de Curitiba (PR). O núcleo reflexivo incide sobre as concepções que alicerçaram o modelo formativo docente no Brasil, bem como a análise da opção epistemológico-formativa da área de Filosofia e Sociologia no colégio lócus da pesquisa. Utilizando o Método Dialético como referencial, foram analisadas as produções dos docentes sobre a concepção teórico-prática, no que tange à questão formativa que prevê uma dialogia permanente entre reflexão/colaboração/produção coletiva. A finalidade, com isso, foi compreender e verificar como a proposta de formar e reformar a prática, por meio do conhecimento sistematizado pelo grupo, de modo colaborativo, tendo a escola como espaço privilegiado de formação de professores, reflete nas ações pedagógicas do grupo docente. O estudo fundamenta-se no posicionamento teórico de Edgar Faure, António Nóvoa, Francisco Imbernón, Ilma Veiga, Carlos Marcelo, Edgar Morin e Pura Lúcia Martins, que indicam um tipo de formação continuada que considera os saberes práticos gestados na escola. A trajetória percorrida aponta para uma ressignificação dos conteúdos tradicionais e ortodoxos da área estudada.<hr/>This article was the result of a theoretical and practical study on the concepts of teacher training of a group of teachers in a school in the city of Curitiba (PR). The core of reflection considered the concepts that are the foundation of the teacher training model in Brazil and analyzed the epistemological-educational option in the areas of Philosophy and Sociology at the school where the research was conducted. Using the dialectic method as reference, the productions of teachers were analyzed using a theoretical and practical method with regard to the training issue that provides a permanent dialog between reflection/collaboration/collective productions. Through knowledge collaboratively systematized by the group, since the school environment is ideal for teacher training, the purpose was to understand and verify how training and retraining reflected on the educational activities of the group of teachers. The study was based on the theoretical framework of Edgar Faure, António Nóvoa, Francisco Imbernón, Ilma Veiga, Carlos Marcelo, Edgar Morin and Pura Lúcia Martins, who suggest that continuing teacher training should take into account the practical knowledge developed at school. The trajectory points to a reinterpretation of the traditional and orthodox contents of the area studied. <![CDATA[Researcher training and Graduate Education in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000100089&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nesta investigação objetivou-se implementar uma discussão teórico-crítica sobre a formação do pesquisador em Educação e a Pós-Graduação no Brasil. Tomaram-se como base os eixos: Formação do pesquisador em Educação, fazendo uma abordagem histórico-crítica do surgimento da Pós-Graduação no Brasil, suas bases legais e influências; Problemas e dilemas da formação, apresentando situações contraditórias e conflituosas da realidade da formação do pesquisador em Educação no Brasil, e estabelecendo relações com o contexto político, econômico e social. Realizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, considerando-se a análise de dados bibliográficos e documentais, com a utilização de técnicas e análises de conteúdos. Foi constatado que a discussão metodológica é um tanto nebulosa na formação do pesquisador em Educação, pois as metodologias que se legitimaram nesse campo, muitas vezes, são vistas como um universo incontestável. Durante o percurso formativo, não é comum fóruns que se disponham a debater essas metodologias, muito menos o que as fundamenta. Tal realidade contribui para o empobrecimento das práticas investigativas. Coloca-se a necessidade de uma discussão mais aprofundada sobre a relação saber, conhecimento e verdade, dado que, em Educação, "saber" é restrito ao conhecimento decorrente de práticas sociais e cotidianas. Constatou-se, ainda, que a fragilidade dessa formação está intimamente relacionada com aspectos políticos, sociais e econômicos. É preciso repensar as bases da formação, convocando todas as partes envolvidas para uma discussão, bem como colocar em pauta a sua atual condição e discutir se os pesquisadores ali formados tiveram oportunidades reais de construir uma base epistemológica que colabore com a construção de suas pesquisas e os faça pensar em sua verdadeira função social.<hr/>The aim of this research was to implement a theoretical and critical discussion about researcher training in Education and Graduate programs in Brazil. It was based on the following considerations: researcher training in Education and a historical and critical analysis of the development of Graduate studies in Brazil, its legal aspects and influences; and training problems and dilemmas, contradictory and conflicting situations of research training in education in Brazil by establishing relations with the political, economic and social context. We conducted a qualitative study considering the analysis of bibliographic data and documents using content analysis. We found that the methodological discussion regarding researcher training in Brazil is somewhat vague because the methodologies that sanction this field are often considered an indisputable universe. During the training course, forums willing to discuss these methodologies or their framework are not common. This reality contributes to the impoverishment of investigative practices. Further discussion on the relationship between knowing, knowledge and truth in education is required since "knowing" is restricted to knowledge arising from social and everyday practices. We also found that the weakness of research training is closely related to political, social and economic aspects. We need to rethink the foundations of education by calling on all parties involved to discuss the current situation, ponder if trained researchers have had real opportunities to build an epistemological framework to deal with the development of their research and reflect on their true social function. <![CDATA[Education and language: Elements for a critical introduction to linguistic prejudice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000100103&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo tem como objetivo analisar alguns conceitos e concepções referentes à interação moderna entre dois fenômenos - educação e linguagem - cuja indissociabilidade aparente, tanto epistemológica quanto funcional, apresenta elementos que contribuem para o desenvolvimento de uma introdução crítica ao preconceito linguístico. Este é entendido como uma forma peculiar de preconceito social, que se efetiva no interior das relações sociais, por meio do sistema educacional - no qual a escola moderna é considerada o local privilegiado e legítimo de transmissão e imposição da língua caracterizada como padrão, oficial ou "culta" - e através da dominação cultural e da imposição linguística daí proveniente. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de caráter qualitativo e de natureza analítico-descritiva que utilizará como metodologia um referencial bibliográfico a respeito da temática e dos objetos de estudos propostos.<hr/>The aim of the paper was to analyze some ideas and conceptions about modern interaction between two phenomena - education and language - whose apparent epistemological and functional inseparability presents elements that contribute to the development of a critical introduction to linguistic prejudice. Linguistic prejudice is understood as a particular form of social prejudice that is effective within social relationships throughout the educational system - in which the modern school is considered a privileged and legitimate place for the transmission and imposition of language considered standard, official or "cult" - and through cultural domination and linguistic imposition. It is, therefore, a qualitative research with an analytical-descriptive methodology that uses bibliographic references related to the theme and objects of proposed studies. <![CDATA[The curriculum and the Adult and Youth Education: From a critical perspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000100117&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa as contribuições do educador Paulo Freire ao pensamento de propostas curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, dentro da teoria crítica do currículo, destacando historicamente no Brasil as perspectivas curriculares para a Educação de Jovens e Adultos em seus primórdios e as tendências atuais. A temática é problematizada com a análise das pautas curriculares, a partir dos desdobramentos da concepção humanista de educação à luz da visão freiriana, fazendo a defesa da escola que humaniza o ser humano e o liberta do processo ideológico a que está submetido o homem contemporâneo. Tudo isso, tendo como objetivo principal buscar e ampliar os resultados das reflexões sobre a importância da construção de currículos que garantam a escolarização e a emancipação dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, colocando essa evolução curricular como necessária no processo de construção e consolidação de Projetos Políticos Pedagógicos de todas as escolas brasileiras que ofertam essa modalidade de ensino.<hr/>The aim of the article was to analyze the contributions of the educator Paulo Freire to curriculum proposals for Adult and Youth Education within the critical curriculum theory, emphasizing the curricular perspectives of adult and youth education in Brazil from its infancy to the current trends. The issue becomes problematic with the analysis of the curriculum guidelines according to the subdivisions of the humanistic conception of education in the light of Freire's vision that argues that schools should humanize human beings and set them free from the ideological process to which we are all subjected. Therefore, the main objective was to seek and expand the results of reflections on the importance of building curriculum content to ensure the education and emancipation of adults and the youth, placing this curriculum evolution as necessary step for the construction and consolidation of political pedagogical projects in all Brazilian schools that offer this type of education. <![CDATA[Religion as education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-39932016000100127&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa a relação entre educação e religião a partir de uma perspectiva antropológica e epistemológica. Parte do pressuposto de que a religião pode ser entendida como um processo educativo, por meio do qual um conjunto de saberes circula e é apreendido pelos sujeitos, contribuindo para a formação de identidades. A partir das contribuições oriundas dos estudos sobre a educação em sua interface com a antropologia e com a história cultural, o artigo objetiva analisar a conexão entre educação e cultura, considerando alguns trabalhos de pesquisa que apontam para o horizonte da religião como educação, bem como refletir sobre alguns desafios epistemológicos para repensar a educação e a pesquisa no campo de confluências entre educação, cultura e religião. Metodologicamente, o texto resulta de pesquisa teórico-bibliográfica tomando por base algumas experiências de pesquisas que abordam a educação ocorrida em ambientes religiosos, para, a partir disso, instaurar uma reflexão sobre o estatuto epistêmico dessas proposições. Conclui-se que a educação vivenciada em espaços religiosos configura-se como uma prática ligada à produção da vida e reprodução social, na qual indivíduos constroem sua subjetividade e dão continuidade a sua existência. Partindo da realidade das múltiplas formas de vivência da experiência religiosa, trata-se de considerar, também, que tais vivências apelam para a necessidade de ampliação da análise investigativa para além dos padrões exclusivamente racionais ou técnico-científicos predominantes em tais análises.<hr/>The aim of the article was to analyze the relations between education and religion from an anthropological and epistemological perspective. It starts from the premise that religion can be assimilated as an educational process through a set of knowledge that is propagated and learned by individuals, forming their identities. Through the contributions arising from studies on education combined with anthropology and cultural history, we analyze the connection between education and culture. We consider some research studies that view education within the horizon of religion and point out the epistemological challenges to rethink education and research within the convergence of education, culture and religion. Methodologically, this is the result of a theoretical and bibliographic research based on experiences that discuss education in religious spaces with the purpose of reconsidering the epistemic status of the propositions. It may be concluded that education experienced in religious spaces is a practice linked to life promotion and social reproduction in which individuals construct their subjectivities and give continuity to their existence. By means of the multiple forms of religious experiences, the article also considers that such experiences demand further investigative analysis to overcome the exclusively rational or technical-scientific patterns that predominate in such analyses.