Scielo RSS <![CDATA[Revista e-Curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-387620250001&lang=es vol. 23 num. lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[BNC-Formación y el diseño de políticas actuales de formación docente en Brasil: entre crisis y utopías]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762025000100200&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A partir de estudo bibliográfico e análise documental referentes às políticas de formação de professores no Brasil, problematizaram-se, neste artigo, as relações existentes entre a reforma do Estado, o empresariamento da educação e o estabelecimento de novas diretrizes curriculares de formação docente. Com base em um referencial teórico crítico, objetivou-se apresentar as crises provocadas por contradições e arranjos institucionais mobilizados no sentido de alinhar as políticas curriculares de formação ao modelo político de responsabilização e regulação da profissão docente. O exame minucioso da atual legislação educacional revelou a tentativa de padronização do currículo e da formação de professores sob uma nova lógica dos reformadores. Por meio de reflexões que descortinam horizontes possíveis, este estudo acena para a utopia de ruptura com a lógica empresarial na educação.<hr/>Abstract Based on a bibliographic study and documentary analysis of teacher training policies in Brazil, this article problematizes the relationships between State reform, education entrepreneurship, and the establishment of new curricular guidelines for teacher training. Grounded in a critical theoretical framework, the aim was to present the crises arising from contradictions and institutional arrangements mobilized to align curricular training policies with the political model of accountability and regulation of the teaching profession. A thorough examination of current educational legislation revealed an attempt to standardize the curriculum and teacher training under a new reformist logic. Through reflections that unveil possible horizons, this study signals the utopia of breaking away from the corporate logic in education.<hr/>Resumen A partir de un estudio bibliográfico y un análisis documental sobre las políticas de formación docente en Brasil, este artículo problematiza las relaciones existentes entre la reforma del Estado, el emprendimiento educativo y el establecimiento de nuevas directrices curriculares para la formación docente. Basado en un marco teórico crítico, el objetivo fue presentar las crisis provocadas por las contradicciones y los arreglos institucionales que se movilizan para alinear las políticas de formación curricular con el modelo político de rendición de cuentas y regulación de la profesión docente. Un examen minucioso de la legislación educativa actual reveló un intento de estandarización del currículo y de la formación docente bajo una nueva lógica reformista. A través de reflexiones que abren horizontes posibles, este estudio apunta a la utopía de romper con la lógica empresarial en la educación. <![CDATA[“¿Cuál es el destino de las carreras de magisterio?”: el carácter privatista, mercantil y neoliberal de la formación docente en Brasil (2009-2018)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762025000100201&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo teve como objetivo compreender a crise das licenciaturas, tendo em vista suas múltiplas expressões no Brasil nas duas últimas décadas. A pesquisa tematizou quatro eixos: discursos sobre a formação e a profissão docente no Brasil; baixa na procura pelos cursos de licenciatura; política de financiamento estudantil; e, por fim, expansão da Educação a Distância. A pesquisa foi realizada a partir de documentos coletados no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), especialmente os dados do Censo do Ensino Superior (2009-2018). No que se refere ao problema de pesquisa, utilizaram-se autores como Frigotto (2015) e Harvey (2008). Em face disso, concluiu-se que a crise nas licenciaturas se consubstancia em várias frentes, a saber: pela desvalorização ascendente que vêm sofrendo nas últimas décadas, pelas políticas e nova gestão pública, pelo desprestígio social, pela falta de atratividade, pela precarização do ambiente escolar público e pelo abandono da profissão.<hr/>Abstract This article aimed to understand the crisis in teaching degrees, considering their multiple expressions in Brazil over the past two decades. The research focused on four axes: discourses on teacher education and the teaching profession in Brazil; the decline in enrollment in teaching degree programs; student financial aid policies; and, finally, the expansion of Distance Education. The research was conducted based on documents collected from the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), particularly data from the Higher Education Census (2009-2018). Regarding the research problem, authors such as Frigotto (2015) and Harvey (2008) were used as references. In light of this, it was concluded that the crisis in teaching degrees manifests in several ways, namely: through the increasing devaluation suffered over the past decades, policies and new public management approaches, social discredit, lack of attractiveness, the precariousness of the public school environment, and the abandonment of the profession.<hr/>Resumen El presente artículo tuvo como objetivo comprender la crisis de las carreras de magisterio, dadas sus múltiples expresiones en Brasil durante las últimas dos décadas. La investigación se centró en cuatro ejes: discursos sobre la formación y la profesión docente en Brasil; baja demanda de carreras universitarias; política de financiación de estudiantes; y, finalmente, ampliación de la Educación a Distancia. La investigación se realizó con base en documentos recopilados del Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (Inep), especialmente datos del Censo de Educación Superior (2009-2018). En cuanto al problema de investigación se utiliza a autores como Frigotto (2015) y Harvey (2008). Ante esto, se concluye que la crisis de las carreras de magisterio se refleja en varios frentes, a saber, la devaluación alcista que han sufrido en las últimas décadas, las políticas y nueva gestión pública, el descrédito social, la falta de atractivo, la precariedad de la escuela pública. ambiente y abandono de la profesión. <![CDATA[Gestión democrática y garantía del derecho a la educación en la Región del Sur de Brasil: repercusiones de la pandemia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762025000100202&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta as principais determinações dos Sistemas Estaduais de Ensino da região Sul do Brasil, implementadas em 2020, desvelando em que medida atendem aos preceitos legais de gestão democrática da escola pública e quais são suas implicações na governança do sistema de ensino. Como procedimento metodológico, adotou-se: revisão de literatura e leis pertinentes ao assunto; levantamento de normativas adotadas pelas Secretarias de Educação da região Sul brasileira; e pesquisa documental. Identificou-se que as resoluções foram provisórias e indicaram uma tendência predominante de utilização de ferramentas de educação a distância e ensino remoto; contudo, não se evidenciaram nos documentos legais indícios de participação da comunidade no delineamento das ações desenvolvidas ou mesmo indicadores de que esses atores se fizeram presentes como sociedade organizada.<hr/>Abstract This article presents the main determinations of the State Education Systems in Southern Brazil, implemented in 2020, revealing to what extent they comply with the legal precepts of democratic management in public schools and what their implications are for the governance of the education system. As a methodological procedure, the study adopted: a literature review and analysis of laws relevant to the subject; a survey of regulations adopted by the Departments of Education in Southern Brazil; and documentary research. It was identified that the resolutions were temporary and indicated a predominant trend of using distance education tools and remote teaching. However, no evidence was found in legal documents of community participation in shaping the actions developed, nor any indicators that these actors were present as an organized society.<hr/>Resumen Este artículo presenta las principales determinaciones de los Sistemas Estatales de Educación en la región Sur de Brasil, implementadas en 2020, revelando en qué medida cumplen con los preceptos legales de gestión democrática de la escuela pública y cuáles son sus implicaciones en la gobernanza del sistema educativo. Como procedimiento metodológico, se adoptaron: una revisión de la literatura y análisis de leyes pertinentes al tema; un levantamiento de normativas adoptadas por las Secretarías de Educación en la región Sur de Brasil; y una investigación documental. Se identificó que las resoluciones eran provisionales y apuntaban al uso de herramientas de educación a distância y aprendizaje remoto. Sin embargo, los documentos legales no evidenciaron la participación de la comunidad en la configuración de las acciones adoptadas ni indicios de que estos actores estuvieran presentes como una sociedad organizada. <![CDATA[La asignatura de Historia de la Educación en el curso de Pedagogía de la UEL (2005-2018)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762025000100203&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste artigo foi analisar a organização da disciplina de História da Educação no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no período de 2005 a 2018. Teve como aporte a pesquisa em história (Luca, 2021) e em história das disciplinas escolares (Chervel, 1990; Viñao Frago, 2008; Warde, 1998). Como fonte empírica, assumiram-se os projetos pedagógicos e os programas de ensino do curso de Pedagogia da UEL aprovados entre 2005 e 2018, os quais justificam a periodização histórica por ainda não terem sido analisados pela historiografia da educação. Por um lado, foi possível evidenciar a redução da carga horária da disciplina na organização curricular; por outro, houve o aumento da quantidade de saberes a serem ministrados. A disciplina tem avançado na proposição de seus conteúdos programáticos e de abordagens historiográficas que desafiam docentes e discentes a pensarem em um ensino com historicidade.<hr/>Abstract The objective of this article is to analyze the organization of the History of Education discipline in the Pedagogy course at the State University of Londrina (UEL) from 2005 to 2018. The study is based on research in history (Luca, 2021) and the history of school subjects (Chervel, 1990; Viñao Frago, 2008; Warde, 1998). As empirical sources, the pedagogical projects and teaching programs of the Pedagogy course at UEL, approved between 2005 and 2018, were examined, justifying the historical periodization as they had not yet been analyzed by the historiography of education. On the one hand, it was possible to observe a reduction in the discipline’s workload within the curricular organization; on the other hand, there was an increase in the amount of content to be taught. The discipline has advanced in the development of its syllabus and historiographical approaches, challenging both faculty and students to reflect on teaching with historicity.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo fue analizar la organización de la asignatura de Historia de la Educación en el curso de Pedagogía de la Universidad Estatal de Londrina (UEL) en el período de 2005 a 2018. Se basó en la investigación en historia (Luca, 2021) y en la historia de las disciplinas escolares (Chervel, 1990; Viñao Frago, 2008; Warde, 1998). Como fuente empírica, se examinaron los proyectos pedagógicos y los programas de enseñanza del curso de Pedagogía de la UEL aprobados entre 2005 y 2018, los cuales justifican la periodización histórica, ya que aún no habían sido analizados por la historiografía de la educación. Por un lado, fue posible observar la reducción de la carga horaria de la asignatura en la organización curricular; por otro, hubo un aumento en la cantidad de saberes a ser impartidos. La asignatura ha avanzado en la propuesta de sus contenidos programáticos y enfoques historiográficos, desafiando a docentes y estudiantes a reflexionar sobre la enseñanza con historicidad. <![CDATA[Internacionalización en la Educación Básica en Brasil: marcos conceptuales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762025000100204&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O mundo contemporâneo tem na globalização um dos principais motes desafiadores. Na Educação Superior, esses movimentos ocorrem mais rapidamente e, na Educação Básica, nem tanto. Este estudo, de caráter qualitativo e documental, realiza uma análise reflexiva de modo a estabelecer marcos conceituais da Internacionalização na Educação Básica no Brasil. Os resultados mostram que a Internacionalização na Educação Básica brasileira está presente, de forma normatizada ou não, e acontece, também, de forma silenciosa, imbricada na dinâmica do território escolar. Os marcos conceituais foram construídos a partir da inter-relação entre a Internacionalização na Educação Básica e a Educação para a Cidadania Global, de reflexões sobre a preservação da identidade nacional e a interculturalidade e de manifestações da Internacionalização na Educação Básica brasileira.<hr/>Resumen El mundo contemporáneo tiene la globalización como uno de sus principales lemas desafiantes. En la Educación Superior estos movimientos se dan con mayor rapidez y, en la Educación Básica, no tanto. Este estudio de tipo cualitativo y documental realiza un análisis reflexivo con el fin de establecer marcos conceptuales para la Internacionalización en la Educación Básica en Brasil. Los resultados apuntan que la Internacionalización en la Educación Básica Brasileña está presente, de forma estandarizada o no y también ocurre de forma silenciosa entrelazada en la dinámica del territorio escolar. Los marcos conceptuales fueron construidos a partir de la interrelación entre la Internacionalización en la Educación Básica y la Educación para la Ciudadanía Global, a partir de reflexiones sobre la preservación de la identidad nacional y la interculturalidad ya partir de manifestaciones de la Internacionalización en la Educación Básica brasileña.<hr/>Abstract The contemporary world has globalization as one of its main challenging mottos. In Higher Education, these movements occur more rapidly and, in Basic Education, not so much. This qualitative and documentary study performs a reflective analysis to establish conceptual frameworks for Internationalization in Basic Education in Brazil. The results indicate that Internationalization in Brazilian Basic Education is present, whether in a standardized way or not, and it also occurs silently, embedded in the dynamics of the school territory. The conceptual frameworks were constructed from the interrelationship between Internationalization in Basic Education and Education for Global Citizenship, reflections on the preservation of national identity and interculturality, and manifestations of Internationalization in Brazilian Basic Education. <![CDATA[Práctica Supervisada, currículo y formación crítico-reflexiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762025000100205&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo é resultado de uma pesquisa concebida a partir da necessidade de conhecimento e aprimoramento teórico e metodológico que alimentam e ressignificam a prática docente. O objetivo foi analisar o papel e a relevância do currículo na formação plural e crítico-reflexiva dos egressos das turmas de Geografia, a partir da análise dos relatórios oriundos das experiências do Estágio Supervisionado. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e os instrumentos utilizados na coleta de dados centraram-se na análise de documentos oficiais concernentes à educação, no Projeto Pedagógico do Curso e nos relatórios dos discentes entregues ao final da disciplina. O currículo permeia todo o processo da educação e o que ocorre no interior da escola, assim como a importância de sua discussão. Pensar e ressignificar a contribuição formativa pode subsidiar ainda mais esse processo formativo docente de maneira geral. Destaca-se que a instituição deve dedicar maior atenção aos estágios que se desenvolvem no campus Oiapoque, no extremo norte do Brasil, oferecendo, como assinalado em algum momento deste estudo, a oportunidade de desenvolvimento do estágio em outras escolas além das que costumeiramente são efetivadas tais atividades.<hr/>Abstract This article is the result of research conceived from the need for knowledge and theoretical-methodological improvement that nourish and reframe teaching practice. The objective was to analyze the role and relevance of the curriculum in the plural and critical-reflective education of graduates from Geography courses, based on an analysis of reports arising from Supervised Internship experiences. The research adopts a qualitative approach, and the data collection instruments focused on the analysis of official documents related to education, the Course Pedagogical Project, and reports submitted by students at the end of the discipline. The curriculum permeates the entire educational process and what happens within the school environment, as well as the importance of discussing it. Reflecting on and rethinking formative contributions can further support this teacher education process in a broader sense. It is highlighted that the institution should pay greater attention to internships developed at the Oiapoque campus, in the far north of Brazil, offering, as noted at some point in this study, the opportunity for internships to be conducted in schools beyond those where such activities are usually carried out.<hr/>Resumen Este artículo es el resultado de una investigación concebida a partir de la necesidad de conocimiento y mejora teórico-metodológica que nutren y resignifican la práctica docente. El objetivo fue analizar el papel y la relevancia del currículo en la formación plural y crítico-reflexiva de los egresados de las clases de Geografía, a partir del análisis de los informes provenientes de las experiencias de la Práctica Supervisada. La investigación adopta un enfoque cualitativo, y los instrumentos utilizados en la recopilación de datos se centraron en el análisis de documentos oficiales relacionados con la educación, el Proyecto Pedagógico del Curso y los informes presentados por los estudiantes al finalizar la asignatura. El currículo permea todo el proceso educativo y lo que ocurre dentro del entorno escolar, así como la importancia de su discusión. Pensar y resignificar la contribución formativa puede apoyar aún más este proceso formativo docente en un sentido más amplio. Se destaca que la institución debe prestar mayor atención a las prácticas desarrolladas en el campus de Oiapoque, en el extremo norte de Brasil, ofreciendo, como se señaló en algún momento de este estudio, la oportunidad de desarrollar la práctica en otras escuelas además de aquellas donde usualmente se llevan a cabo estas actividades. <![CDATA[Desigualdades socioraciales en São Paulo - la inclusión de estudiantes negros y residentes de áreas periféricas en la universidad: expectativas y conflictos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762025000100206&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Reconhecendo o racismo na sociedade brasileira, procurou-se identificar as expectativas de vida e os conflitos vivenciados por jovens negros estudantes de instituições privadas de ensino superior e moradores dos bairros periféricos da cidade de São Paulo. Buscou-se analisar como problema sociológico a desigualdade socioespacial e racial, objetivando desvendar as conexões com a educação superior e políticas afirmativas. O referencial teórico aborda desigualdade, segregação urbana e políticas inclusivas na educação. Com metodologia quali-quantitativa, a análise dos dados permitiu comparar o perfil amostral dos estudantes nas instituições, populares e elitizadas, e que reconhecem sofrer racismo, mas percebem que a inclusão desenvolveu a consciência da intersecção entre raça e classe, sentem orgulho de suas origens e reconhecem a luta cotidiana por direitos.<hr/>Abstract Recognizing racism in Brazilian society, we sought to identify the life expectations and conflicts experienced by young black students in private higher education institutions and residents of peripheral neighborhoods in the city of São Paulo. We sought to analyze socio-spatial and racial inequality as a sociological problem, aiming to uncover the connections with higher education and affirmative action policies. The theoretical framework addresses inequality, urban segregation, and inclusive policies in education. Using a qualitative and quantitative methodology, data analysis allowed us to compare the sample profile of students in popular and elite institutions who acknowledge suffering racism but realize that inclusion has developed awareness of the intersection between race and class, are proud of their origins, and recognize the daily struggle for rights.<hr/>Resumen Reconociendo el racismo en la sociedad brasileña, buscamos identificar las expectativas de vida y los conflictos vividos por jóvenes estudiantes negros de instituciones privadas de educación superior y residentes de barrios periféricos de la ciudad de São Paulo. Buscamos analizar la desigualdad socioespacial y racial como un problema sociológico, con el objetivo de descubrir conexiones con la educación superior y las políticas afirmativas. El marco teórico aborda la desigualdad, la segregación urbana y las políticas inclusivas en educación. Con metodología cualitativa y cuantitativa, el análisis de datos permitió comparar el perfil muestral de estudiantes de instituciones, populares y de élite, y que reconocen que padecen racismo, pero se dan cuenta de que la inclusión les ha desarrollado conciencia de la intersección entre raza y clase, se sienten orgullosos de su orígenes y reconocer la lucha diaria por los derechos. <![CDATA[Palabra hendida: realidad, ideología y palabra en Paulo Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762025000100207&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Por meio de uma interpretação performativa das obras Pedagogia do oprimido e Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire, o presente estudo teórico visou problematizar a relação entre palavra, realidade e ideologia, tendo em vista a apresentação desta última ao mesmo tempo como falsa consciência da realidade e como visão de mundo de um povo. Para tanto, foram retomados pensadores que influíram na construção do pensamento freireano, como Martin Heidegger, Karl Jaspers e Álvaro Vieira Pinto, sobretudo no que concerne a noções como representação, situação-limite e ato-limite, fundamentais para a relação em questão. A partir das aporias nela presentes, foi possível uma atualização da problemática pela aproximação com pensadores como Roland Barthes, Alain Badiou e Ernesto Laclau, especialmente no que se refere à compreensão da verdade na palavra como ruptura dos limites de representação de nossa realidade.<hr/>Abstract Through a performative interpretation of Paulo Freire’s works ‘Pedagogy of the Oppressed’ and ‘Pedagogy of Autonomy’, this theoretical study aimed to problematize the relationship between word, reality, and ideology, considering the presentation of the latter as both a false consciousness of reality and a people’s worldview. For this purpose, thinkers who influenced the construction of Freirean thought are revisited, such as Martin Heidegger, Karl Jaspers, and Álvaro Vieira Pinto, particularly regarding notions such as representation, limit-situation, and limit-act, which are fundamental to the relationship in question. Based on the aporias present in this relationship, it was possible to update the issue by approaching thinkers such as Roland Barthes, Alain Badiou, and Ernesto Laclau, especially concerning the understanding of truth in the word as a rupture of the limits of representation of our reality.<hr/>Resumen A través de una interpretación performativa de las obras Pedagogia do oprimido y Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, este estudio teórico tiene como objetivo problematizar la relación entre la palabra, la realidad y la ideología, teniendo en cuenta la presentación de esta última al mismo tiempo como una falsa conciencia de la realidad y como una cosmovisión de un pueblo. Para ello, se retoma a pensadores que influyeron en la construcción del pensamiento de Freire, como Martín Heidegger, Karl Jaspers y Álvaro Vieira Pinto, especialmente en lo que se refiere a nociones como representación, situación límite y acto límite, fundamentales para la relación en cuestión. A partir de las aporías presentes en él, fue posible actualizar el problema acercándose a pensadores como Roland Barthes, Alain Badiou y Ernesto Laclau, especialmente en lo que se refiere a la comprensión de la verdad en las palabras como ruptura de los límites de representación de nuestra realidad. <![CDATA[La Base Nacional Común Curricular y el Diseño Universal para el Aprendizaje]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762025000100208&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) é uma proposta educativa que valoriza a diversidade como elemento essencial na educação. No Brasil, o DUA ainda é pouco explorado, mas já aparece em alguns documentos, como na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principal documento normativo da educação brasileira, menciona pouco a educação inclusiva. A pesquisa apresentada neste artigo, de caráter qualitativo e exploratório, investigou como o DUA pode complementar a BNCC, promovendo a inclusão e inspirando educadores. Concluiu-se que DUA e BNCC podem ser aplicados conjuntamente para favorecer a inclusão escolar.<hr/>Abstract Universal Design for Learning (UDL) is an educational approach that values diversity as an essential element in education. In Brazil, UDL is still little explored but has already appeared in some documents, such as Law no. 13,146, of July 6, 2015. The National Common Core Curriculum (BNCC), the main normative document of Brazilian education, makes little mention of inclusive education. The research presented in this article, which is qualitative and exploratory in nature, investigated how UDL can complement the BNCC, promoting inclusion and inspiring educators. It was concluded that UDL and BNCC can be applied jointly to foster school inclusion.<hr/>Resumen El Diseño Universal para el Aprendizaje (DUA) es una propuesta educativa que valora la diversidad como un elemento esencial en la educación. En Brasil, el DUA aún está poco explorado, aunque ya aparece en algunos documentos, como en la Ley nº 13.146, del 6 de julio de 2015. La Base Nacional Común Curricular (BNCC), el principal documento normativo de la educación brasileña, menciona poco la educación inclusiva. La investigación presentada en este artículo, de carácter cualitativo y exploratorio, analiza cómo el DUA puede complementar la BNCC, promoviendo la inclusión e inspirando a los educadores. Se concluye que el DUA y la BNCC pueden aplicarse conjuntamente para favorecer la inclusión escolar. <![CDATA[El coordinador pedagógico como agente de letramentos plurales: gamificando la formación docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762025000100209&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo buscou responder à pergunta: como o coordenador pedagógico pode se constituir como agente de letramentos plurais em sua ação formativa com os professores? Trata-se de um estudo qualitativo de revisão bibliográfica que aborda os letramentos plurais, mobilizados na escola a partir da gamificação, como um potencial na formação docente. O objetivo foi discutir como o coordenador pedagógico pode se constituir como agente de letramentos plurais nos processos formativos por meio de práticas gamificadas. Para tanto, buscou-se referência em Bazerman (2007, 2021), Domingues (2013), Huizinga (2000), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Kapp (2012), Kleiman (2006), Silva e Araújo (2012), Street (2014), entre outros. Concluiu-se que os letramentos plurais, agenciados pelos coordenadores pedagógicos por meio da gamificação, podem potencializar os processos formativos docentes na escola.<hr/>Abstract This article aimed to answer the question: How can the pedagogical coordinator become an agent of plural literacies in their formative action with teachers? This is a qualitative literature review study that addresses plural literacies, mobilized in schools through gamification, as a potential tool for teacher training. The objective was to discuss how the pedagogical coordinator can become an agent of plural literacies in formative processes through gamified practices. To this end, references were drawn from Bazerman (2007, 2021), Domingues (2013), Huizinga (2000), Kalantzis, Cope, and Pinheiro (2020), Kapp (2012), Kleiman (2006), Silva and Araújo (2012), Street (2014), among others. It was concluded that plural literacies, fostered by pedagogical coordinators through gamification, can enhance teacher training processes in schools.<hr/>Resumen Este artículo buscó responder a la pregunta: ¿cómo puede el coordinador pedagógico convertirse en un agente de letramentos plurales en su acción formativa con el profesorado? Se trata de un estudio cualitativo basado en una revisión bibliográfica que aborda los letramentos plurales, movilizadas en las escuelas a través de la gamificación, como un elemento potencial en la formación del profesorado. El objetivo fue discutir cómo el coordinador pedagógico puede convertirse en un agente de letramentos plurales en los procesos de formación a través de prácticas gamificadas. Para ello, se tomaron como referencia Bazerman (2007, 2021), Domingues (2013), Huizinga (2000), Kalantzis, Cope y Pinheiro (2020), Kapp (2012), Kleiman (2006), Silva y Araújo (2012), Street (2014), entre otros. Este estudio concluyó que las alfabetizaciones plurales implementadas por los coordinadores pedagógicos, a través de gamificación, pueden mejorar los procesos de formación docente en la escuela. <![CDATA[Red de políticas curriculares y séptimo arte: acerca de las funciones discursivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762025000100210&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Intenta-se, nestes escritos, tramar discussões acerca da sétima arte (cinema), (Fresquet, 2013, 2015), no que se refere às discursividades e potencialidades epistêmicas e educativas na produção de uma rede de política curricular. Objetiva-se compreender as implicações curriculares ao reconhecer o cinema como dispositivo (Agamben, 2009), discursivo-educativo (Ferrari; Castro, 2012). A pesquisa se [re]faz numa metodologia pós-crítica (Paraíso, 2012), em meio a retalhos discursivos, tencionados em movimentos que se estendem para além de uma ordem gramatical (Orlandi, 2015), analisando-os a partir da materialidade fílmica dos curtas-metragens (Vida Maria, 2007), (Nada, 2017) e (Fazenda Rosa, 2017). Compreende-se, assim, que o reconhecimento do cinema como dispositivo educativo suscita produção de identidades e diferenças, [re]significação do currículo escolar e tensionamento de saberes.<hr/>Abstract The aim of these writings is to discuss the seventh art (cinema), (Fresquet, 2007, 2013, 2015), with regard to its discursivities and epistemic and educational potential in the production of a curricular policy network. The goal is to understand the curricular implications of recognizing cinema as an educational-discursive (Ferrari; Castro, 2012) device (Agamben, 2005, 2009). The research is [re]done in a post-critical methodology (Paraíso, 2012), amidst discursive fragments, intended as movements that extend beyond a grammatical order (Orlandi, 2015), analyzing them from the filmic materiality of the short films Vida Maria (2007), Nada (2017) and Fazenda Rosa (2017). It is therefore understood that recognizing cinema as an educational device leads to the production of identities and differences, the [re]signification of the school curriculum and the tensioning of knowledge.<hr/>Resumen El objetivo de estos escritos es discutir el séptimo arte (Fresquet, 2013, 2015) en términos de su discursividad y su potencial epistémico y educativo en la producción de una red de políticas curriculares. Se busca comprender las implicancias curriculares del reconocimiento del cine como dispositivo (Agamben, 2009) discursivo-educativo (Ferrari; Castro, 2012). La investigación se realiza a través de una metodología postcrítica (Paraíso, 2012), en medio de fragmentos discursivos que se articulan en movimientos que se extienden más allá de un orden gramatical (Orlandi, 2015), analizándolos a partir de la materialidad fílmica de los cortometrajes Vida Maria (2007), Nada (2017) and Fazenda Rosa (2017). Se entiende, por tanto, que reconocer el cine como dispositivo educativo implica la producción de identidades y diferencias, la [re]significación del currículo escolar y tensión de los saberes.