Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220210003&lang=es vol. 44 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Educational management and the inclusion of environmental themes in PPPs of municipal public schools]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822021000300100&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A presente pesquisa tem como objetivos: (a) compreender como foram elaborados os projetos político-pedagógicos (PPPs) de quatro escolas de ensino fundamental, públicas, localizadas em um município do sudoeste da Bahia, e (b) conhecer como é abordada a temática educação ambiental (EA) nas matrizes curriculares desses projetos. Foram analisados quatro PPPs, de quatro escolas municipais que atendem aos anos iniciais do ensino fundamental. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 27 professores. O estudo é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Foi realizada análise documental dos PPPs e, ainda, a categorização dos textos desses documentos, utilizando-se o software IRAMUTEQ. A triangulação dos dados foi realizada segundo Minayo (2010). Dos quatro PPPs analisados, três apresentam matrizes curriculares que contemplam a temática EA sob uma perspectiva conservacionista, e um aborda a inserção da EA em uma perspectiva socioambiental.<hr/>Abstract: The present research aims: (a) to understand how the political-pedagogical projects (PPPs) of four public elementary schools, located in a city in southwest of Bahia, were developed; and (b) to learn how environmental Education (EE) is approached by the curricular matrices of these projects. Four PPPs were analyzed from four municipal schools that attend the initial years of elementary school. In addition, semi-structured interviews were conducted with 27 teachers. The study is qualitative, descriptive and exploratory. A documentary analysis of the PPPs was carried out, as well as the categorization of the texts of these documents, using the IRAMUTEQ software. The triangulation of the data was done according to Minayo (2010). Of the four PPPs analyzed, three present curricular matrices that consider the theme EA from a conservationist perspective, and one approaches the insertion of EE in a socioenvironmental perspective. <![CDATA[Autoridad, obediencia y disciplina en la educación: reflexiones sobre el discurso del Movimiento Escuela Sin Partido y de los apoyadores de la militarización escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822021000300101&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo procura refletir sobre o discurso empreendido pelo Movimento Escola Sem Partido (MESP) e pelos apoiadores do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (PECIM) sobre autoridade, obediência e disciplina e a noção de Arendt de "autoridade na educação". Por meio de pesquisa bibliográfica define o conceito de "autoridade na educação" e, a partir de manifestações publicadas por apoiadores do MESP e do PECIM, as suas concepções de autoridade, obediência e disciplina. Após contrastá-las, conclui que a concepção de autoridade, obediência e disciplina do MESP e do PECIM expõe a democracia ao perigo porque limitam a educação à autoridade inquestionável e à obediência cega. Por fim, a partir da noção de "autoridade na educação", reflete e propõe uma provocação sobre o que pode ser, então, a obediência e a disciplina na educação em uma sociedade que se pretende democrática.<hr/>Abstract: This article seeks to reflect on the discourse undertaken by the School Without Party Movement (MESP) and by the supporters of school militarization (PECIM) on authority, obedience and discipline and the Arendt's notion of "authority in education". Through bibliographic research it defines the concept of "authority in education" and, based on manifestations published by supporters of MESP and PECIM, their conceptions of authority, obedience and discipline. After contrasting them, it concludes that the concept of authority, obedience and discipline of MESP and PECIM exposes the brazilian democracy to a radical danger because they limit Education to unquestionable authority and to blind obedience. Finally, based on the notion of "authority in education", it reflects and proposes a provocation about what can be the obedience and the discipline in education in a society that want to be democratic.<hr/>Resumen: Este artículo busca reflexionar sobre el discurso emprendido por el Movimiento Escuela Sin Partido (MESP) y por los partidarios de la militarización escolar (PECIM) sobre la autoridad, la obediencia y la disciplina y la noción de Arendt de "autoridad en educación". A través de la investigación bibliográfica, define el concepto de "autoridad en la educación" y, basándose en las manifestaciones publicadas por los partidarios de MESP y PECIM, sus concepciones de autoridad, obediencia y disciplina. Después de contrastarlos, concluye que el concepto de autoridad, obediencia y disciplina del MESP y el PECIM expone a la democracia brasileña a un peligro radical porque limitan la educación a una autoridad incuestionable y a una obediencia ciega. Finalmente, basado en la noción de "autoridad en educación", refleja y propone una provocación sobre lo que puede ser la obediencia y la disciplina en educación en una sociedad que pretende ser democrática. <![CDATA[Selfie: espectacularización del yo y pedagogías em Instagram Stories]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822021000300102&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo apresenta resultados de uma pesquisa e tem como objetivo analisar publicações de selfies de um grupo de jovens no Instagram Stories. O principal argumento é de que esses jovens se valem de performances apropriadas através de pedagogias circulantes para espetacularizar a si nesta rede social. A fundamentação teórica considerou estudos nos campos das pedagogias culturais e da cibercultura aplicada à educação, notoriamente, os conceitos de visibilidade, performance e espetacularização do eu, atrelados às redes sociais digitais e em torno da denominada era da mobilidade, na qual as tecnologias móveis possibilitam a circulação de autorretratos digitais. O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa, descritiva e analítica de cunho netnográfico. O artigo conclui que os jovens estudados espetacularizam suas vidas por meio de selfies para manutenção de visibilidade no Instagram Stories e, por conseguinte, evidenciam pedagogias e modos de ser que circulam nesta funcionalidade.<hr/>Abstract: This article presents the results of a survey and has as purpose to analyze selfie postings from a group of young people on Instagram Stories. The main argument is that these young people use of appropriate performances through current pedagogies to make themselves spectacular on this social network. The theoretical fundaments considered studies in the fields of cultural pedagogies and cyberculture applied to education, especially, the concepts of visibility, performance and spectacularization of the self, related to digital social networks and around the age of mobility, in which, mobile technologies made possible the circulation of digital self-portraits. The method used was a qualitative, descriptive and analytical research with a netnographic approach. The article concludes that the surveyed young people make their lifes spectacular through selfie postings to keep visibility on Instagram Stories and, therefore, demonstrate pedagogies and ways of being that move around this feature.<hr/>Resumen: Este artículo presenta los resultados de un estudio que analiza publicaciones de Selfies de un grupo de jóvenes en Instagram Stories. El principal argumento es que estos jóvenes utilizan actuaciones apropriadas a través de pedagogías actuales para espectacularizar a sí mismo en esta red. La base teórica consideró estudios en el ámbito de las pedagogías culturales y de la cibercultura aplicada a la educacíon, especialmente, los conceptos de visibilidad, performance y espectacularización del yo, relacionados con las redes sociales digitales y en torno a la era de la movilidad, en la que la tecnología posibilita la circulación de autorretratos digitales. El método utilizado fue la investigación cualitativa, descriptiva y analítica con enfoque netnográfico. El artículo concluye que los jóvenes estudiados espectacularizan sus vidas a través de Selfies para mantener la visibilidad en Instagram Stories y, por consiguiente, evidencian pedagogías y modos de ser que circulan en esta función. <![CDATA[Enseñanza de Literatura: una propuesta histórico-cultural de resignificación de las prácticas docentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822021000300103&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Explicitar o conceito de arte literária e contribuir com os profissionais da educação na construção de seus saberes científicos sobre o ensino de literatura são os objetivos deste artigo, em razão da continuidade de uma prática de leitura do texto literário, ainda destituída do enfoque histórico-cultural bakhtiniano, que valoriza o ato de ler como um ato dialógico e ambivalente, de natureza estética (filosófica) e ideológica (social) da linguagem. Este texto propõe reflexões sobre a importância da teoria bakhtiniana para ressignificação das práticas docentes, no ensino da literatura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa – um estudo de caso, que envolveu entrevistas semiestruturadas com doze professoras de uma escola pública paulista e observação de duas aulas (filmadas) de literatura. Da análise semiótica (bakhtiniana) dos dados resultaram discussões com as participantes sobre a relevância de uma epistemologia da prática docente, alicerçada na Filosofia Materialista da Linguagem.<hr/>Abstract: Clarify the concept of Literary Art and to contribute with the education professionals in the construction of their scientific knowledge on the teaching literature are the purposes of this article, due to the continuity of a practice of reading the literary text, still devoid of the historical-cultural bakhtinian approach, that values the act of reading as a dialogical and ambivalent act, of aesthetic (philosophical) and ideological (social) nature of language. This text proposes reflections about the importance of the bakhtinian theory for the resignification of teaching practices in the teaching literature. This is a qualitative research - a case study, involving semi-structured interviews with twelve teachers from a public school in São Paulo state and the observation of two (filmed) classes of literature. From the semiotics (bakhtinian) analysis of the data, resulted discussions with the participants about the relevance of an epistemology of teaching practice, based on the Materialist Philosophy of Language<hr/>Resumen: Explicar el concepto de Arte Literario y contribuir con los profesionales de la educación en la construcción de sus saberes científicos sobre la enseñanza de la literatura, son los objetivos de este artículo, debido a la continuidad de una práctica de lectura del texto literario, aún destituida del enfoque histórico-cultural bakhtiniano, que valora el acto de leer como un acto dialógico y ambivalente, de naturaleza estética (filosófica) e ideológica (social) del lenguaje. Este texto propone reflexiones sobre la importancia de la teoría bakhtiniana para la resignificación de las prácticas docentes, en la enseñanza de la literatura. Se trata de una investigación cualitativa - un estudio de caso, que involucró entrevistas semiestructuradas con doce profesoras de una escuela pública paulista y observación de dos clases (filmadas) de literatura. En el análisis semiótico (bakhtiniano) de los datos, resultaron discusiones con las participantes sobre la relevancia de una epistemología de la práctica docente, basada en la Filosofía Materialista del Lenguaje. <![CDATA[Educar por la sombra: contemporáneo y educación a partir de una pintura de Jan Lievens]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822021000300104&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este ensaio analisa uma pintura de Jans Lievens (1607-1674), que retrata um menino em um ateliê, com o objetivo de discutir a "contemporaneidade" – desde a perspectiva de Giorgio Agamben – de uma educação a partir do uso da "sombra" como potência educativa. O ateliê é entendido aqui como um espaço dinâmico e formador marcado por (a) um "uso das coisas", opondo-se ao consumo das coisas e (b) por uma margem de "sombra" capaz de tencionar a luz como seu contrário. A pintura, concentrando estas características distintivas que são postas em relevo pelos autores, permite conceber um jogo em que "sombra" e "luz" compõem uma relação cooperativa e que, em termos educacionais, conduz à positivação da "marginalidade" – de forma não estigmatizante –, o inacabado e a abertura – à criação – como componentes da formação humana.<hr/>Abstract: This essay analyzes a Jan Lievens’ (1607-1674) painting, which portrays a boy in an atelier, with the purpose of discussing the "contemporaneity" – in the perspective of Giorgio Agamben – of an education that makes use of the "shadow" as an educational power. The atelier is understood here as a dynamic and formative space marked by (a) the "use of things", opposing the "consumption of things" and (b) by a margin of "shadow" capable of make tension to light as its opposite. The painting, concentrating these distinctive features, allows us to conceive a game in which "shadow" and "light" make up a cooperative relationship that in educational terms leads to the positivation of a (non-stigmatizing) "marginality", "unfinished" and the "opening" – to creation – as components of human formation.<hr/>Resumen: Este ensayo analiza una pintura de Jans Lievens (1607-1674), que retrata a un niño en un taller, con el objetivo de discutir la "contemporaneidad" – desde la perspectiva de Giorgio Agamben – de una educación a partir del uso de la "sombra" como potencia educativa. El taller se entiende aquí como un espacio dinámico y formador marcado por (a) un "uso de las cosas", oponiéndose al consumo de las cosas y (b) por un margen de "sombra" capaz de producir tensión a la luz como su contrario. La pintura, concentrando estas características distintivas que son puestas en relieve por los autores, permite concebir un juego en el que "sombra" y "luz" componen una relación cooperativa y que, en términos educativos, conduce a la positivación de la "marginalidad" – de manera no estigmatizante –, el "inacabado" y la "apertura" – a la creación – como componentes de la formación humana. <![CDATA[La construcción de indicadores de calidad social en la educación superior: el caso de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822021000300105&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O objetivo desta investigação está na proposição de indicadores da qualidade social da educação superior no arranjo do contexto emergente dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Como estratégia metodológica, utilizamos da abordagem qualitativa apoiada pela pesquisa documental na investigação dos documentos institucionais e bibliográfica no reconhecimento do acúmulo teórico do campo das avaliações institucionais pelo viés dos estudos críticos. Os resultados da investigação indicam a forma complexa como o fenômeno da qualidade social da educação se apresenta no contexto emergente dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A construção dos indicadores levou em consideração níveis internos e externos de dimensões estruturais próprias da instituição, a saber: Dimensão Política, Dimensão Social, Dimensão Institucional e Dimensão Pedagógica. A proposição colocada nesta investigação se mostra como uma possibilidade de entendimento da realidade institucional a partir de um olhar dos seus processos para além das métricas e dos índices estandardizados, considerando ainda a qualidade social da educação como um elemento imbricado a própria política educativa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.<hr/>Abstract: The objective of this investigation is to propose indicators of the social quality of Higher Education in the arrangement of the emerging context of the Federal Institutes of Education, Science and Technology. As methodological strategies we use the qualitative approach supported by documentary research in the investigation of institutional and bibliographic documents in the recognition of the theoretical accumulation of the field of institutional evaluations through the bias of critical studies. The results of the investigation indicate the complex way in which the phenomenon of the social quality of education presents itself in the emerging context of the Federal Institutes of Education, Science and Technology. The construction of the indicators took into account internal and external levels of structural dimensions specific to the institution, namely: Political Dimension, Social Dimension, Institutional Dimension and Pedagogical Dimension. The proposition placed in this investigation shows itself as a possibility of understanding the institutional reality from a look of its processes beyond the standardized metrics and indices, considering also the social quality of education as an element imbricated in the educational policy of the Federal Institutes of Education. Education, Science and Technology.<hr/>Resumen: El objetivo de esta investigación es proponer indicadores de la calidad social de la Educación Superior en el ordenamiento del contexto emergente de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología. Como estrategias metodológicas utilizamos el enfoque cualitativo sustentado en la investigación documental en la investigación de documentos institucionales y bibliográficos en reconocimiento a la acumulación teórica del campo de las evaluaciones institucionales a través del sesgo de los estudios críticos. Los resultados de la investigación señalan la compleja forma en que se presenta el fenómeno de la calidad social de la educación en el contexto emergente de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología. La construcción de los indicadores tomó en cuenta niveles internos y externos de dimensiones estructurales propias de la institución, a saber: Dimensión Política, Dimensión Social, Dimensión Institucional y Dimensión Pedagógica. La propuesta colocada en esta instigación se muestra como una posibilidad de comprender la realidad institucional desde una mirada de sus procesos más allá de las métricas e índices estandarizados, considerando también la calidad social de la educación como un elemento imbricado a la política educativa de los Institutos Federales Educación, Ciencia. y Tecnología.