Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20240004&lang=es vol. 24 num. 83 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[¿El futuro del maestro está em línea? implicaciones políticas, sociales y pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000401513&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar imagens da profissão de professor/a e os saberes que se renovam historicamente, buscando formas manifestas de (re)existência do ser professor no tempo presente, especialmente em tempos de crise do capitalismo. A pesquisa se propõe a analisar as mudanças históricas nas representações sociais do professor e identificar o papel das tecnologias educacionais, especialmente no período contemporâneo. Para isso, foram utilizadas fontes históricas, estudos literários e análises documentais de imagens de professor e as transformações na prática educacional ao longo do tempo. Os procedimentos metodológicos adotados compreenderam revisão bibliográfica, pesquisa documental e análise de tendências pedagógicas e tecnológicas nos diferentes experimentos vivenciados. A pergunta norteadora da proposta é: Quais imagens de professor repercutem nas pedagogias ao longo da história e da cultura, em especial no tempo presente? A abordagem é inspirada nas leituras de mundo e práticas de (re)conhecimento, buscando entender as demandas e analisar as perspectivas socioculturais depositadas na figura do profissional da educação. Os resultados revelaram que os condicionantes tecnológicos tiveram um papel significativo na construção das imagens do professor em cada época até a atualidade, produzindo estereótipos e moldando a imagem do professor - na pedagogia da mídia - como empreendedor, inovador tecnológico e competitivo. Em suma, o trabalho busca contribuir para a compreensão das imagens do professor ao longo da história e como as mudanças tecnológicas influenciaram sua representação, oferecendo insights para uma reflexão crítica sobre as demandas e desafios enfrentados pelo profissional da educação no contexto contemporâneo.<hr/>Abstract This work aims to analyze the images of the teaching profession and the stereotyped knowledge of these vestiges that are historically renewed, to manifest forms of (re)existence of being a teacher in the present time, expressing its transforming potential for the field of political and citizen formation. In times of capitalist crisis, the Brazilian teacher's journey is exhausting and undervalued, as well as training is disconnected from projects of struggle for the human and focused on joint work. The guiding question of the proposal is: What images of teachers resonate in pedagogies throughout history and culture? This research, with a hermeneutic attitude, is characterized by the permanent exercise of reviewing studies and proposes a dialogue with classical studies and contemporary research, having as its horizon the creation of a brief historical contextualization of the images of the profession in the face of the denial of the social conditions for training culturally meaningful. It is inspired by readings of the world and practices of (re)knowledge, to understand the political demands of education, seeking to analyze the sociocultural perspectives deposited in the figure of the education professional.<hr/>Resumen Este trabajo tiene como objetivo analizar las imágenes de la profesión docente y los saberes estereotipados de estos vestigios que históricamente se renuevan, para manifestar formas de (re)existencia del ser docente en la actualidad, expresando su potencial transformador para el campo de lo político y formación ciudadana. En tiempos de crisis capitalista, el camino del maestro brasileño es agotador y desvalorizado, así como la formación está desvinculada de proyectos de lucha por lo humano y centrada en el trabajo conjunto. La pregunta orientadora de la propuesta es: ¿Qué imágenes de docentes resuenan en las pedagogías a lo largo de la historia y la cultura? Esta investigación, con actitud hermenéutica, se caracteriza por el ejercicio permanente de revisión de estudios y propone un diálogo con los estudios clásicos y las investigaciones contemporáneas, teniendo como horizonte la creación de una breve contextualización histórica de las imágenes de la profesión frente a la negación de las condiciones sociales para una formación culturalmente significativa. Se inspira en lecturas del mundo y prácticas de (re)conocimiento, para comprender las demandas políticas de la educación, buscando analizar las perspectivas socioculturales depositadas en la figura del profesional de la educación. <![CDATA[Proyecto CONNECT y la contribución de las tecnologías digitales a la formación continua del profesorado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000401533&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Esta pesquisa traz reflexões em torno da implementação do Projeto CONNECT, financiado pela União Europeia, que visa promover a escolarização aberta e a alfabetização científica por meio das tecnologias digitais. Este estudo objetiva de que forma o CONNECT promove a colaboração entre professores por meio de tecnologias digitais, usando MOOC, site e plataforma para a formação continuada. A iniciativa busca integrar a ciência no currículo escolar, incentivando a pesquisa e a inovação. No Paraná, a implementação incluiu um MOOC em sete módulos, abordando todas as etapas para a implementação do projeto. Tanto o site quanto a plataforma do CONNECT ampliaram o compromisso dos professores com a ciência e a escolarização aberta, oferecendo recursos educacionais diversificados e fomentando a cultura da colaboração. Os resultados indicam que a participação ativa dos professores em projetos de ciência-ação enriquece suas práticas pedagógicas e fortalece a integração eficaz de tecnologias digitais no ensino. A abordagem interdisciplinar do CONNECT demonstra que a tecnologia pode ser usada na formação continuada dos educadores, melhorar a colaboração entre os envolvidos e preparar os professores para os desafios educacionais contemporâneos.<hr/>Abstract This research brings reflections on the implementation of the CONNECT Project, funded by the European Union, which aims to promote open schooling and scientific literacy through digital technologies. This study aims to see how CONNECT promotes collaboration between teachers through digital technologies, using MOOC, website and platform for continued training. The initiative seeks to integrate science into the school curriculum, encouraging research and innovation. In Paraná, the implementation included a MOOC in seven modules, covering all stages of project implementation. Both the CONNECT website and platform expanded teachers' commitment to science and open schooling, offering diverse educational resources and fostering a culture of collaboration. The results indicate that teachers' active participation in science-action projects enriches their pedagogical practices and strengthens the effective integration of digital technologies in teaching. CONNECT's interdisciplinary approach demonstrates that technology can be used in the continued training of educators, improve collaboration between those involved and prepare teachers for contemporary educational challenges.<hr/>Resumen Esta investigación trae reflexiones sobre la implementación del Proyecto CONNECT, financiado por la Unión Europea, que tiene como objetivo promover la escolarización abierta y la alfabetización científica a través de tecnologías digitales. Este estudio pretende ver cómo CONNECT promueve la colaboración entre docentes a través de tecnologías digitales, utilizando MOOC, sitio web y plataforma de formación continua. La iniciativa busca integrar la ciencia en el currículo escolar, fomentando la investigación y la innovación. En Paraná, la implementación incluyó un MOOC en siete módulos, que abarca todas las etapas de implementación del proyecto. Tanto el sitio web como la plataforma CONNECT ampliaron el compromiso de los docentes con la ciencia y la escolarización abierta, ofreciendo diversos recursos educativos y fomentando una cultura de colaboración. Los resultados indican que la participación activa de los docentes en proyectos de ciencia-acción enriquece sus prácticas pedagógicas y fortalece la integración efectiva de las tecnologías digitales en la enseñanza. El enfoque interdisciplinario de CONNECT demuestra que la tecnología se puede utilizar en la formación continua de los educadores, mejorar la colaboración entre los involucrados y preparar a los docentes para los desafíos educativos contemporáneos. <![CDATA[“En suaves preceptos”: consejos para la formación católica femenina en el siglo XIX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000401549&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O trabalho se propõe a analisar os conselhos registrados no livro “A mulher como deveria sê-lo”, na visão do padre Victor Marchal, missionário francês, cuja obra é traduzida em Portugal, no ano de 1892, pelo padre Mesquita Pimentel. O objetivo central é evidenciar a formação feminina católica proposta e considerada ideal, no século XIX, além de discutir a religião como devoção e como modeladora de comportamentos/condutas; analisar os preceitos morais para construção da imagem da “esposa perfeita”; e apresentar o exemplo de Maria como o padrão de virtude a ser seguido e aspirado pelas mulheres. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, histórico-documental, que tem como fonte uma obra escrita há mais de cem anos, buscando verificar aspectos de sua materialidade, desde a aquisição, apresentação e a linha editorial a que pertencia. Conclui-se que o padre Victor Marchal expressa sua preocupação com a emergência da formação da mulher/mãe ideal, tratando-as como rainhas no "reino do lar" e o seu livro como veículo de expressão e de transmissão de valores, de normas e práticas referendadas pela Igreja Católica para assegurar a permanência de valores religiosos em sua formação.<hr/>Abstract The aim of this work is to analyze the advice recorded in the book “The woman as it should be”, in the view of Father Victor Marchal, a French missionary, whose work was translated in Portugal, in 1892, by Father Mesquita Pimentel. The central objective is to highlight the Catholic female formation considered ideal in the 19th century, in addition to discussing religion as devotion and as a model of behavior/conduct; analyze the moral precepts for building the image of the “perfect wife”; and present the example of Mary as the standard of virtue to be followed and aspired by women. This is a qualitative, historical-documental research, which has as its source a work written over a hundred years ago, seeking to verify aspects of its materiality, from acquisition, presentation, and the editorial line to which it belonged. It is concluded that Father Victor Marchal expresses his concern with the emergence of the formation of the ideal woman/mother, treating them as queens in the "kingdom of the home", and as book a vehicle for the expression and transmission of values, norms and practices referenced by the Catholic Church and thus to ensure permanence of religious values in their formation.<hr/>Resumen El objetivo de este trabajo es analizar los consejos recogidos en el libro “La mujer como debe ser”, según la visión del padre Víctor Marchal, misionero francés, cuya obra fue traducida en Portugal, en 1892, por el padre Mesquita Pimentel. El objetivo central es resaltar la formación católica femenina considerada ideal en el siglo XIX, además de discutir la religión como devoción y como modelo de conducta; analizar los preceptos morales para construir la imagen de la “esposa perfecta”; y presentar el ejemplo de María como norma de virtud a seguir y aspirar por las mujeres. Se trata de una investigación cualitativa, histórico-documental, que tiene como fuente una obra escrita hace más de cien años, buscando verificar aspectos de su materialidad, desde la adquisición, presentación y la línea editorial a la que pertenecía. Se concluye que el Padre Víctor Marchal expresa su preocupación por el surgimiento de la formación de la ideal mujer/madre, tratándolas como reinas en el “reino del hogar” y su libro como vehículo para la expresión y transmisión de valores, normas y prácticas referenciadas por la Iglesia Católica para asegurar la permanencia de los valores religiosos en su formación. <![CDATA[Libro de texto en Educación Infantil: Perspectivas y expectativas de los docentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000401567&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo do trabalho é discutir os posicionamentos das professoras em relação ao uso de livro didático na Educação Infantil, captando as implicações do uso de material estruturado no trabalho pedagógico. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 2010) estabelecem que as interações e a brincadeira devem ser os eixos estruturantes do currículo. O estudo configura-se como uma abordagem metodológica de natureza qualitativa. Os loci escolhidos foram os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei’s) de Montes Claros/MG. As participantes são professoras que atuam com crianças nesta etapa de escolarização e uma analista educacional. Os instrumentos utilizados para a produção de dados foram questionário e entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se uma contradição das professoras, ao fazerem adesão aos livros didáticos, mesmo quando tomam as crianças e suas experiências como centro do processo educativo.<hr/>Abstract The objective of this study is to discuss teachers' positions regarding the use of textbooks in Early Childhood Education, capturing the implications of structured material in pedagogical work. The National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (Brazil, 2010) establish that interactions and play should be the structuring axes of the curriculum. The study is configured as a qualitative methodological approach. The chosen loci were the Municipal Centers for Early Childhood Education (Cemei’s) in Montes Claros/MG. The participants are teachers who work with children at this stage of schooling and an educational analyst. The instruments used for data production were questionnaires and semi-structured interviews. As a result, a contradiction was observed among teachers, as they adhere to textbooks even when they place children and their experiences at the center of the educational process.<hr/>Resumen El objetivo del trabajo es discutir las posturas de las profesoras respecto al uso del libro de texto en la Educación Infantil, captando las implicaciones del uso de material estructurado en el trabajo pedagógico. Las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Infantil (Brasil, 2010) establecen que las interacciones y el juego deben ser los ejes estructurantes del currículo. El estudio se configura como un enfoque metodológico de naturaleza cualitativa. Los lugares elegidos fueron los Centros Municipales de Educación Infantil (Cemei's) de Montes Claros/MG. Las participantes son profesoras que trabajan con niños en esta etapa de escolarización y una analista educativa. Los instrumentos utilizados para la producción de datos fueron cuestionarios y entrevistas semiestructuradas. Como resultado, se constató una contradicción de las profesoras al adherirse a los libros de texto, incluso cuando consideran a los niños y sus experiencias como el centro del proceso educativo. <![CDATA[Estudio comparativo del financiamiento de políticas de extensión de la jornada escolar en Brasil y Uruguay]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000401586&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar, comparativamente, as estratégias de financiamento de políticas de ampliação da jornada escolar no Brasil, através do Programa Mais Educação (PME), e no Uruguai, por meio das Escuelas de Tiempo Completo (ETCs). Tendo como referência o estudo comparado em educação, empregou-se a pesquisa documental, a partir de documentos normativos da referidas políticas, bem como a pesquisa bibliográfica, por meio de estudos realizados no campo. Entre os resultados, constatou-se o alinhamento das estratégias de financiamento do Programa Mais Educação e das Escuelas de Tiempo Completo às orientações que sustentaram as reformas educacionais da década de 1990, seja pela busca da ampliação da jornada escolar sem o aumento dos recursos financeiros para a área; ou pelo financiamento a partir de empréstimos junto a organizações financeiras internacionais.<hr/>Abstract This work aims to analyze, comparatively, the financing strategies for policies to extend the school day in Brazil, through the Programa Mais Educação (PME), and in Uruguay, through the Escuelas de Tiempo Completos (ETCs). Taking the comparative study in education as a reference, documentary research was used, based on normative documents of the aforementioned policies, as well as bibliographical research, through studies carried out in the field. Among the results, it was noted the alignment of the financing strategies of the PME and the ETCs with the guidelines that supported the educational reforms of the 1990s, whether through the search for expanding the school day without increasing financial resources for the area; or through financing from loans from international financial organizations.<hr/>Resumen El objetivo de este trabajo es analizar, comparativamente, las estrategias de financiamiento de las políticas de extensión de la jornada escolar en Brasil, a través del Programa Mais Educação (PME), y en Uruguay, a través de las Escuelas de Tiempo Completo (ETCs). Teniendo como referencia el estudio comparado en educación, se utilizó la investigación documental, basada en documentos normativos de las políticas mencionadas, así como la investigación bibliográfica, a través de estudios realizados en el campo. Entre los resultados, se destacó el alineamiento de las estrategias de financiamiento del PME y de las ETCs con los lineamientos que sustentaron las reformas educativas de la década de 1990, ya sea a través de la búsqueda de ampliar la jornada escolar sin aumentar los recursos financieros para estas politicas; o mediante financiación procedente de préstamos de organismos financieros internacionales. <![CDATA[La Doctrina Social de la Iglesia: un nuevo paradigma de gestión para las Instituciones de Educación Superior en Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000401605&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Observando o cenário atual acerca das questões sociais, econômicas e políticas, em que se acirram posicionamentos à sombra de um mundo fechado ao diálogo, investigamos a problemática da Doutrina Social da Igreja (DSI) como impulsionadora de um novo paradigma de gestão humanizadora para as Instituições de Educação Superior (IES) no Brasil. Objetivamos demonstrar que a DSI, um corpo doutrinário da Igreja Católica, impregnado de um humanismo solidário, pode servir de inspiração e paradigma à gestão às IES no Brasil. A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa com revisão bibliográfica e documental, cujo referencial teórico está baseado em Paro (2016), Síveres (2007), Vieira (1997), Lück (2006), Libâneo (2002), entre outros. Além disso, fomos inspirados pelo patrimônio do Magistério da Igreja, o projeto educativo de Francisco (Sayago, 2019). As considerações finais impulsionam repensarmos uma nova agenda para o gerenciamento na educação, unindo as forças de toda a sociedade em renovar a paixão pelo ensino. À guisa de conclusão, a DSI pode colaborar no processo de humanização da gestão das IES no Brasil, rompendo todas as fronteiras em favor de uma grande aliança educacional que reconstrua o tecido das relações educacionais, impregnando nas IES um humanismo solidário pautado no bem comum.<hr/>Abstract Observing the current scenario regarding social, economic and political issues, in which positions are intensified in the shadow of a world closed to dialogue, we investigate the issue of the Social Doctrine of the Church (SDC) as a driver of a new paradigm of humanizing management for Higher Education Institutions in Brazil (HEIs). We aim to demonstrate that the SDC, a doctrinal body of the Catholic Church, imbued with a spirit of solidarity , can serve as an inspiration and paradigm for the management of HEIs in Brazil. The methodology used is a qualitative approach with a bibliographic and documentary review, whose theoretical framework is based on Paro (2016), Síveres (2007), Vieira (1997), Lück (2006), Libâneo (2002), among others. Additionally, we were inspired by patrimony of the Church’s Magisterium and the educational project of Francis (Sayago, 2019). The final considerations encourage us to rethink a new agenda for educational management, joining the forces of the entire society in renewing the passion for teaching. By way of conclusion, the SDC can collaborate in the process of humanizing the management of HEIs in Brazil, breaking all kinds of boundaries in favor of a great educational alliance that rebuilds the fabric of educational relationships, impregnating in HEIs with a solidarity-based humanism, guided by the common good.<hr/>Resumen Observando el escenario actual de las cuestiones sociales, económicas y políticas, en el que se agudizan las posiciones a la sombra de un mundo cerrado al diálogo, investigamos el problema de la Doctrina Social de la Iglesia - DSI, como impulsadora de un nuevo paradigma de gestión humanizadora para las instituciones de enseñanza superior en Brasil - IES. Nuestro objetivo es demostrar que la DSI, cuerpo doctrinal de la Iglesia Católica, impregnada de un humanista solidario, puede servir de inspiración y paradigma para la gestión de las IES en Brasil. La metodología utilizada es un abordaje cualitativo con revisión bibliográfica y documental, cuyo marco teórico se basa en Paro (2016), Síveres (2007), Vieira (1997), Lück (2006), Libâneo (2002), entre otros. Además, inspirándonos en el patrimonio del Magisterio de la Iglesia, el proyecto educativo de Francisco (Sayago, 2019). Las consideraciones finales impulsan repensarnos una nueva agenda para la gestión educativa, uniendo esfuerzos de la sociedad en su conjunto en renovar su pasión por la educación. En conclusión, la DSI puede colaborar en el proceso de humanización de la gestión de las IES en Brasil, rompiendo todo tipo de fronteras a favor de una gran alianza educativa que reconstruya el tejido de relaciones educativas, impregnando a las IES de un humanismo solidario, basado en el bien común. <![CDATA[Gestión municipal de la escuela rural de Londrina/PR (1949-1992)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000401622&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo consiste em compreender as ações de gestão do município de Londrina, Paraná, voltadas à escolarização rural e empreendidas por órgãos do poder executivo (1949-1992). A pesquisa foi documental, tendo como fonte histórica registros (atas, fotografias, relatórios, termos de visita) das atividades da gestão da educação municipal. Para a análise contou com a categoria historiográfica municipio pedagógico proposta por Justino Pereira de Magalhães, Wenceslau Gonçalves Neto e interlocutores. Como resultado, a escola rural em Londrina, ao longo do processo histórico, foi gerida por três órgãos do poder executivo local: Departamento de Educação Pública e Assistência Social (Depas), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e Secretaria Municipal de Educação (SME) e as ações estiveram voltadas ao pedagógico, ao comportamento docente, à formação do sujeito do campo e às políticas educacionais em escalas local, regional e nacional.<hr/>Abstract The objective is to understand the management actions of the municipality of Londrina, Paraná, aimed at rural schooling and undertaken by executive power bodies (1949-1992). The research was documentary, using historical records as a source (minutes, photographs, reports, terms of visit) of municipal education management activities. For the analysis, the historiographic category pedagogical municipality proposed by Justino Pereira de Magalhães, Wenceslau Gonçalves Neto and interlocutors was used. As a result, the rural school in Londrina, throughout the historical process, was managed by three bodies of local executive power: Department of Public Education and Social Assistance (Depas), Municipal Secretariat of Education and Culture (SMEC) and Municipal Secretariat of Education (SME) and the actions were focused on pedagogy, teaching behavior, training of rural subjects and educational policies on local, regional and national scales.<hr/>Resumen El objetivo es comprender las acciones de gestión del municipio de Londrina, Paraná, orientadas a la escolarización rural y realizadas por órganos del poder ejecutivo (1949-1992). La investigación fue documental, utilizando como fuente registros históricos (actas, fotografías, informes, términos de visita) de las actividades de gestión educativa municipal. Para el análisis se utilizó la categoría historiográfica municipio pedagógico propuesta por Justino Pereira de Magalhães, Wenceslau Gonçalves Neto e interlocutores. Como resultado, la escuela rural de Londrina, a lo largo de todo el proceso histórico, fue gestionada por tres órganos del poder ejecutivo local: Departamento de Educación Pública y Asistencia Social (Depas), Secretaría Municipal de Educación y Cultura (SMEC) y Secretaría Municipal de Educación. (PYME) y las acciones se centraron en la pedagogía, el comportamiento docente, la formación de sujetos rurales y las políticas educativas a escala local, regional y nacional. <![CDATA[Educación, democracia y modernidad en el movimiento de los pioneros de la Nueva Educación (Brasil, 1932/1959)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000401640&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo explicita o ideal de democracia e modernidade nos Manifestos dos Pioneiros da Educação Nova (1932 e 1959). Os dois Manifestos são concebidos como lugares de memória onde estão cristalizados dois momentos históricos de lutas pela educação pública e defesa da democracia liberal no Brasil, no período de 1930 a 1960. Nos Manifestos, os “educadores progressistas” apresentam um diagnóstico de crise da situação da educação tradicional e propõem uma reforma que poderia direcionar e qualificar o desenvolvimento econômico e social do Brasil para o mundo da “civilização moderna”. O estudo percorreu os caminhos da História da Educação e manejou procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental, na perspectiva decolonial. No conjunto de texto, aborda-se a modernidade como o canto das sereias que seduziu os educadores engajados no projeto de um Brasil democrático; explicita-se o cenário do contexto histórico e o horizonte da modernidade no pensamento e nos manifestos dos pioneiros da Educação Nova. Em termos conclusivos, ressalta-se a importância do movimento dos pioneiros em defesa da democracia e da escola pública e laica para toda a população brasileira. Entretanto, demonstra-se também o quanto os “educadores progressistas” foram seduzidos pelo canto universalista da modernidade ocidental.<hr/>Abstract The article explains the ideal of democracy and modernity in the Manifestos of the Pioneers of New Education (1932 and 1959). The two manifestos are conceived as places of memory where two historical moments of the struggle for public education and the defense of liberal democracy in Brazil, in the period from 1930 to 1960, are crystallized. In the Manifestos, the "progressive educators" present a crisis diagnosis of the situation of traditional education and propose a reform that could direct and qualify Brazil's economic and social development towards the world of "modern civilization". The study follows the paths of the history of education, using the methodological procedures of the bibliographical and documentary research, from a decolonial perspective. The text as a whole discusses modernity as the siren song that seduced educators engaged in the project of a democratic Brazil; it explains the historical context and the horizon of modernity in the thinking and manifestos of the pioneers of Educação Nova. Finally, it highlights the importance of the pioneer movement in defending democracy and public and secular schools for the entire Brazilian population. But it also shows the extent to which the "progressive educators" were seduced by the universalist song of Western modernity.<hr/>Resumen El artículo explica el ideal de democracia y modernidad en los Manifiestos de los Pioneros de la Nueva Educación (1932 y 1959). Los dos Manifiestos son concebidos como lugares de memoria donde se cristalizan dos momentos históricos de lucha por la educación pública y la defensa de la democracia liberal en Brasil, de 1930 a 1960. En los Manifiestos, los "educadores progresistas" presentan un diagnóstico de crisis de la situación de la enseñanza tradicional y proponen una reforma que podría orientar y cualificar el desarrollo económico y social de Brasil hacia el mundo de la "civilización moderna". El estudio siguió los caminos de la Historia de la Educación y utilizó los procedimientos metodológicos de investigación bibliográfica y documental, desde una perspectiva decolonial. El texto en su conjunto aborda la modernidad como canto de sirena que sedujo a los educadores comprometidos con el proyecto de un Brasil democrático; explica el contexto histórico y el horizonte de la modernidad en el pensamiento y los manifiestos de los pioneros de la Educação Nova. En conclusión, se destaca la importancia del movimiento de los pioneros en defensa de la democracia y de la escuela pública y laica para toda la población brasileña. Sin embargo, también muestra hasta qué punto los "educadores progresistas" se dejaron seducir por la cantinela universalista de la modernidad occidental.