Scielo RSS <![CDATA[Revista Teias]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-030520220002&lang=es vol. 23 num. 69 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EDITORIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[MIGRACIÓN Y REFUGIO: desafíos educativos entre desigualdades y diferencias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente texto apresenta seção temática que oferece às leitoras e aos leitores um conjunto de trabalhos que, num mosaico de abordagens temáticas, conceituais e metodológicas, tem a questão migratória como tema comum. A intensificação da crise do capital que aprofunda a precarização da força do trabalho e os conflitos políticos territoriais que provocam ações contrárias aos direitos de cidadania, aos direitos humanos e, em particular, ao direito à educação estão expressos nesta seção. Ao mesmo tempo em que se descrevem dificuldades materiais, xenofobia, descoberta do racismo, também se anunciam horizontes de possibilidades na produção de redes e movimentos de resistências organizadas na elaboração de políticas públicas para migrantes e refugiados que buscam produzir e reproduzir a vida nos espaços territoriais de destino. A escola, muito presente em cotidianos tanto de crianças e adolescentes quanto de jovens e adultos, seja pela educação básica ou no ensino superior, é a instituição que se faz mais constante nos estudos aqui apresentados. Também é pela escola/universidade que se problematiza a questão da língua, conceitualizações, ofertas e aprendizados do português bem como as múltiplas sociabilidades do contexto de migração e refúgio.<hr/>Abstract This text presents a thematic section that offers the reader a set of papers that have the migration as a common theme, in a mosaic of thematic, conceptual and methodological approaches. This section expresses the worsening of the capital crisis that deepens job insecurity and territorial political conflicts that cause actions contrary to the human rights and, in particular, the right to education. While material difficulties, xenophobia and racism are revealed, horizons of possibilities are also announced in the production of networks and organized resistance movements to ensure that there are public policies for migrants and refugees where they seek to produce and reproduce life after fleeing or moving. The school, very present in the daily life of children and adolescents as well as of young people and adults, whether through basic education or higher education, is the institution that becomes more constant in the studies gathered here. It is also through the school/university that the issue of language is problematized, as well as ways to offer possibilities for learning Portuguese and the multiple sociabilities in the context of migration and refuge.<hr/>Resumen Este texto presenta un apartado temático que ofrece al lector un conjunto de obras que tienen como tema común la cuestión migratoria, en un mosaico de abordajes temáticos, conceptuales y metodológicos. En este apartado se expresa el recrudecimiento de la crisis del capital que profundiza la precariedad laboral y los conflictos políticos territoriales que provocan acciones contrarias a los derechos de ciudadanía, los derechos humanos y, en particular, el derecho a la educación. A la vez que se describen las dificultades materiales, la xenofobia, el descubrimiento del racismo, también se anuncian horizontes de posibilidades en la producción de redes y movimientos de resistencia organizados para asegurar que existan políticas públicas para migrantes y refugiados que buscan producir y reproducir la vida en espacios territoriales de destino. La escuela, muy presente en la vida cotidiana tanto de niños y adolescentes como de jóvenes y adultos, ya sea a través de la educación básica o de la educación superior, es la institución más presente en los estudios aquí reunidos. Es también a través de la escuela/universidad que se problematiza la cuestión de la lengua, las ofertas y el aprendizaje del portugués, así como las sociabilidades en el contexto de la migración y el refugio. <![CDATA[“APRENDÍ LO QUE ES EL RACISMO EN BRASIL”: NIÑOS Niños africanos y brasileños en la escuela publica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida entre 2018 e 2020, sobre o processo de inclusão de crianças em situação de imigração e/ou de refúgio nas escolas públicas da Baixada Fluminense. A partir de um estudo de caso realizado em uma escola municipal de Duque de Caxias, tecemos reflexões sobre as distintas percepções das crianças sobre temas como diferenças culturais, desafios para a integração na sociedade brasileira e as relações étnico-raciais na rotina escolar a partir da realização de oficinas pedagógicas que envolveram crianças brasileiras, congolesas e angolana participantes do projeto.<hr/>Abstract This article presents the results of a research carried out between 2018 and 2020, on the process of including children in immigration and/or refugee situations in public schools in the Baixada Fluminense. From a case study carried out in a municipal school in Duque de Caxias, we reflect on the different perceptions of children on topics such as cultural differences, challenges for integration into Brazilian society and ethnicracial relations in the school routine from the holding of pedagogical workshops involving Brazilian, Congolese and Angolan children participating in the project.<hr/>Resumen Este artículo presenta los resultados de una investigación realizada entre 2018 y 2020, sobre el proceso de inclusión de niños en situación de inmigración y/o refugio en las escuelas públicas de la Baixada Fluminense. A partir de un estudio de caso realizado en una escuela municipal de Duque de Caxias, reflexionamos sobre las diferentes percepciones de los niños sobre temas como las diferencias culturales, los desafíos para la integración a la sociedad brasileña y las relaciones étnico-raciales en la rutina escolar a partir de la realización de talleres en los que participan niños brasileños, congoleños y angoleños que participan en el proyecto. <![CDATA[SORDOS MIGRANTES EN ESCUELA: cuestiones de inclusión y derechos humanos lingüísticos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200035&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo No presente artigo faz-se uma relação entre migração e surdez, focalizando principalmente o caso dos surdos migrantes venezuelanos no estado de Roraima. São apresentados um panorama da migração venezuelana em Boa Vista e alguns aspectos da educação para essa parcela da população. Apresenta-se ainda um caso de programa extensionista voltado para a assistência aos surdos migrantes e que valoriza a língua de sinais do migrante. Como objetivo do trabalho, demonstram-se as implicações possíveis para o campo dos estudos migratórios com a atenção voltada para a especificidade das comunidades surdas que migram. Os resultados indicam uma ainda total ausência de políticas linguísticas e educacionais voltadas para migrantes e refugiados surdos, o que demanda um repensar das práticas das escolas que buscam uma inclusão ainda alijada, pautada na ideologia do monolinguismo das línguas de acolhimento. Nesse ponto, invocam-se as premissas dos direitos humanos linguísticos e as frentes possíveis e passíveis de atuação para uma escola que realmente abra as portas para a população de surdos migrantes no Brasil.<hr/>Abstract In this article, a relationship between migration and deafness is made, focusing mainly on the case of deaf Venezuelan migrants in the state of Roraima. An overview of Venezuelan migration in Boa Vista and some aspects of education for this part of the population are presented. It also presents a case of an extension program aimed at assisting deaf migrants and which values the migrant's sign language. As an objective of the work, the possible implications for the field of migratory studies are demonstrated, with attention focused on the specificity of the deaf communities that migrate. The results indicate a total absence of linguistic and educational policies aimed at deaf migrants and refugees, which demands a rethinking of the practices of schools that seek an inclusion that is still unfulfilled, based on the ideology of monolingualism of the national languages. At this point, the premises of linguistic human rights are invoked and the possible and practical fronts of action for a school that really opens the doors to the deaf migrant population in Brazil.<hr/>Resumen En este artículo se realiza una relación entre migración y la sordera, centrándose principalmente en el caso de los migrantes venezolanos sordos en el estado de Roraima. Se presenta un panorama de la migración venezolana en la ciudad de Boa Vista y algunos aspectos de la educación para esta parte de la población. También se presenta un caso de un programa de la universidad dirigido a la atención de migrantes sordos y que valora la lengua de señas del migrante. Como objetivo del trabajo, se demuestran las posibles implicaciones para el campo de los estudios migratorios, con atención enfocada en la especificidad de las comunidades sordas que migran. Los resultados indican una ausencia total de políticas lingüísticas y educativas dirigidas a sordos migrantes y refugiados, lo que demanda un replanteamiento de las prácticas de las escuelas que buscan una inclusión aún excluida, a partir de la ideología del monolingüismo de las lenguas de acogida. En este punto, se invocan las premisas de los derechos humanos lingüísticos y los posibles y e imposibles frentes de acción para una escuela que de verdad abra las puertas a la población sorda migrante en Brasil. <![CDATA[EN LAS DIÁSPORAS Y ENCRUCIJADAS DE LA VIDA COTIDIANA ESCOLAR: Los cruces de los currículos practicados en una escuela municipal de Manaus]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200050&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo emerge da pesquisa de doutorado em Educação, ainda em andamento, interessada na compreensão das experiências educativas da EMEF Prof. Waldir Garcia, comunidade escolar constituída por sujeitos oriundos de diferentes movimentos diaspóricos na cidade de Manaus, e que, a despeito de não serem convidados a compor o clube da humanidade, nas palavras do líder indígena e pensador Ailton Krenak, ainda teimam em inventar e criar os seus saber[es]xistências. Diante da presença de filhos da comunidade haitiana, chegada à cidade de Manaus no fluxo migratório ocorrido nos anos de 2010 e, mais recentemente, da comunidade venezuelana, cuja presença se intensificou a partir do ano de 2018, o objetivo deste trabalho é discutir que o cerne das experiências curriculares produzidas nessa escola se adere a uma perspectiva fronteiriça, de encruzilhada, enredada em diálogo com as diásporas vividas pelos seus sujeitos e que rasuram e desorganizam os limites e controles impostos à escola. O referencial teórico-epistemológicometodológico dessa discussão se vincula ao campo dos estudos com os cotidianos escolares e seus currículos praticados, bem como à Pedagogia das Encruzilhadas. As reflexões sobre esta comunidade escolar permitem vislumbrar que os seus currículos praticados, podem estar a incorporar as gingas e as vozes dos sujeitos que a integram e o modo como atribuem significados, performatizam e narrativizam as práticas de educação, vida e arte no solo da escola, transcriando e (re)territorializando as suas múltiplas experiências existenciais e processos identitários.<hr/>Abstract This article emerges from the doctoral research in Education, still in progress, interested in understanding the educational experiences of EMEF Prof. Waldir Garcia, a school community made up of subjects from different diasporic movements in the city of Manaus, and who, despite not being invited to compose the humanity club, in the words of indigenous leader and thinker Ailton Krenak, still insist on inventing and creating their knowledge and existences. Faced with the presence of children from the Haitian community, who arrived in the city of Manaus in the migratory flow that took place in 2010 and, more recently, from the Venezuelan community, whose presence intensified from 2018 onwards, the objective of this work is to discuss that the The core of the curricular experiences produced in this school adheres to a border perspective, of crossroads, entangled in dialogue with the diasporas lived by its subjects and that erase and disorganize the limits and controls imposed on the school. The theoretical-epistemological-methodological framework of this discussion is linked to the field of studies with school routines and their practiced curricula, as well as to the Pedagogy of Crossroads. The reflections on this school community allow us to see that its practiced curricula may be incorporating the swings and voices of the subjects that integrate it and the way they attribute meanings, perform and narrativize the practices of education, life and art on the ground of the school, transcreating and (re)territorializing their multiple existential experiences and identity processes.<hr/>Resumen Este artículo surge de la investigación doctoral en Educación, aún en curso, interesada en comprender las experiencias educativas de la EMEF Prof. Waldir García, comunidad escolar conformada por sujetos de diferentes movimientos diaspóricos de la ciudad de Manaus, y que, todavía, no siendo invitados a componer el club de la humanidad, en palabras del líder y pensador indígena Ailton Krenak, aún insisten en inventar y crear sus conocimientos e existencias. Ante la presencia de niños y niñas de la comunidad haitiana, que llegó a la ciudad de Manaus en el flujo migratorio ocurrido en 2010 y, más recientemente, de la comunidad venezolana, cuya presencia se intensificó a partir de 2018, el objetivo de este trabajo es discutir que el núcleo de las experiencias curriculares producidas en esta escuela se adhiere a una perspectiva de frontera, de encrucijada, enredada en diálogo con las diásporas vividas por sus sujetos y que borran y desorganizan los límites y controles impuestos a la escuela. El marco teórico-epistemológico-metodológico de esta discusión está vinculado al campo de estudios con las rutinas escolares y sus currículos practicados, así como a la Pedagogía de las Encrucijadas. Las reflexiones sobre esta comunidad escolar permiten ver que sus currículos practicados pueden ir incorporando los vaivenes y voces de los sujetos que la integran y la forma en que atribuyen significados, realizan y narrativizan las prácticas de educación, vida y arte en el terreno de la escuela, transcreando y (re)territorializando sus múltiples experiencias existenciales y procesos identitarios. <![CDATA[LOS DESAFIOS PARA LA ESCOLARIZACIÓN DE TRABAJADORES MIGRANTES DE LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200060&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo aborda a problemática da migração a partir da perspectiva dos sujeitos migrantes que retomaram sua escolarização na Educação de Jovens e Adultos. Ele analisa a origem dos estudantes matriculados na EJA, sua situação de itinerância e as dificuldades enfrentadas no seu percurso escolar. Os dados e análises são fruto de pesquisa junto aos estudantes matriculados na EJA do município de Florianópolis/SC, com base na consulta às fichas de matrícula (dos anos 2018, 2019, 2020 e 2021) e na realização de grupos focais e entrevistas com estudantes migrantes dos núcleos da região Norte/Nordeste da ilha de Florianópolis, os quais concentram maior número de migrantes. A análise dos dados quantitativos de matrícula permite compreender as particularidades da composição social dos estudantes da EJA, demonstrando ser esta modalidade de ensino a principal alternativa para os estudantes migrantes que buscam retomar sua trajetória escolar. Quanto à análise qualitativa, observa-se que o tempo para o estudo concorre com o tempo do trabalho. A dedicação aos estudos implica deixar de lado elementos como o descanso, o tempo para a família, o autocuidado e o lazer. Além disso, exige rigorosa disciplina e organização da rotina, associada com os horários alternativos da EJA que viabilizam a permanência na escola.<hr/>Abstract The article addresses the issue of migration from the perspective of migrant subjects who have resumed their schooling in Youth and Adult Education. It analyzes the origin of students enrolled in EJA, their roaming situation and the difficulties faced in their school career. The data and analysis are the result of research with students enrolled in the EJA in the municipality of Florianópolis/SC, it was based on consulting of the registration forms (from the years 2018, 2019, 2020 and 2021) and conducted by focus groups and interviews with students migrants from the areas of the North/Northeast region of the island of Florianópolis, which concentrate the largest number of migrants. The analysis of quantitative enrollment data allows us to understand the particularities of the social composition of EJA students, demonstrating that this type of education is the main alternative for migrant students who seek to resume their school trajectory. As for the qualitative analysis, it is observed that time for study competes with time for work. Dedication to studies implies setting aside elements such as rest, family time, self-care and leisure. In addition, it requires strict discipline and routine organization, associated with the EJA's alternative schedules that make it possible to stay in school.<hr/>Resumen El artículo aborda el ámbito de la problemática de la migración a partir de la perspectiva de los sujetos migrantes que retomaron su escolarización en la educación de jóvenes y adultos. Se analiza el origen de los estudiantes matriculados en EJA, su situación de itinerante y las dificultades encontradas en su trayectoria escolar. Los datos y análisis son fruto de una investigación realizada con los estudiantes matriculados en EJA del municipio de Florianópolis/ SC, en base a la consulta de fichas de matrícula (de los años 2018, 2019, 2020 e 2021) y en la realización de grupos focales y entrevistas con estudiantes migrantes de los núcleos de la región Norte/Nordeste de la isla de Florianópolis, los cuales concentran mayor número de migrantes. El análisis de los datos cuantitativos permite comprender las particularidades de la composición social de los estudiantes de EJA, demostrando ser esta modalidad de enseñanza la principal alternativa para los estudiantes migrantes que buscan retomar su trayectoria escolar. Sobre el análisis cualitativo, se observa que el tiempo para estudiar compite con el tiempo para trabajar. La dedicación a los estudios implica dejar de lado elementos como descanso, el tiempo para la familia, el autocuidado y el ocio. Además, exige rigurosa disciplina e organización de la rutina asociada con los horarios alternativos de la EJA que permiten la permanencia en la escuela. <![CDATA[NIÑOS (IN)MIGRANTES Y EDUCACIÓN INFANTIL: ¿qué dicen las investigaciones académicas brasileñas?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200077&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem por temática o debate a respeito das crianças imigrantes e a Educação Infantil em pesquisas acadêmicas na área da educação. Seu objetivo é apresentar uma síntese e considerações analíticas acerca das pesquisas realizadas no campo educacional. Como metodologia foi realizada busca sistemática de teses, dissertações e artigos em plataformas on line específicas. Após o levantamento dos dados foram analisadas sete teses e dissertações com a referida temática, sendo seus autores: Siller (2011); Silva (2014); Santos (2018); Alexandre (2019); Maçaneiro; (2021); Machado (2020) e Lorzing (2021). As considerações e conclusões do trabalho apontam para o aumento substancial de pesquisas sobre crianças imigrantes e Educação Infantil no campo da educação, principalmente em artigos a partir do ano de 2020. As análises das teses e dissertações destacam os temas da diferença, da diversidade e algumas delas o racismo e o acolhimento das crianças imigrantes nas instituições educacionais. Também foi constatado pelas pesquisadoras, em geral, a não valorização da cultura imigrante nas instituições e, ao mesmo tempo, tentativas de acolhimento das crianças no espaço escolar. As pesquisas, por fim, salientam a necessidade de ampliação de discussões e realização de novos estudos sobre o tema.<hr/>Abstract This article has as its theme the debate about immigrant children and Early Childhood Education in academic research in the area of education. Its objective is to present a synthesis and analytical considerations about the research carried out in the educational field. As a methodology, a systematic search of theses, dissertations and articles was carried out on specific online platforms. After collecting the data, seven theses and dissertations with the referenced theme were analyzed, and their authors were: Siller (2011); Silva (2014); Santos (2018); Alexander (2019); Maçaneiro; (2021); Machado (2020) and Lorzing (2021). The considerations and conclusions of the work point to a substantial increase in research on immigrant children and Early Childhood Education in the field of education, especially in articles past the year 2020. The analyses of theses and dissertations highlight the themes of difference, diversity and some of them racism and the reception of immigrant children in educational institutions. It was also found by the researchers, in general, that the immigrant culture was not valued in the institutions and, at the same time, attempts to welcome children in the school space. Finally, the research emphasizes the need to expand discussions and carry out new studies on the subject.<hr/>Resumen Este artículo tiene como tema el debate sobre la niñez inmigrante y la Educación Infantil en la investigación académica en el área de la educación. Su objetivo es presentar una síntesis y consideraciones analíticas sobre las investigaciones realizadas en el campo educativo. Como metodología se realizó una búsqueda sistemática de tesis, disertaciones y artículos en plataformas en línea específicas. Después de recopilar los datos, se analizaron siete tesis y disertaciones con el tema mencionado, y sus autores fueron: Siller (2011); Silva (2014); Santos (2018); Alejandro (2019); Maçaneiro; (2021); Machado (2020) y Lorzing (2021). Las consideraciones y conclusiones del trabajo apuntan a un aumento sustancial de la investigación sobre la infancia inmigrante y la Educación Infantil en el campo de la educación, especialmente en artículos desde el año 2020. Los análisis de tesis y disertaciones destacan los temas de diferencia, diversidad y algunos de ellos el racismo y la acogida de los niños inmigrantes en las instituciones educativas. También se encontró por los investigadores, en general, que la cultura inmigrante no fue valorada en las instituciones y, al mismo tiempo, los intentos de acoger a los niños en el espacio escolar. Finalmente, la investigación enfatiza la necesidad de ampliar las discusiones y realizar nuevos estúdios sobre el tema. <![CDATA[RELACIÓN FAMILIA-ESCUELA DE NIÑOS INMIGRANTES EN EDUCACIÓN INFANTIL: ¿qué (no) tienen que decir las encuestas?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200091&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A era da imigração no mundo, marcadamente acentuada nas últimas décadas do século XX, parece ter se tornado, no início deste novo século, a era de uma crise migratória (GUIZARDI, 2019). Diante desse quadro, por certo, é preciso pensar, entre outras questões, na necessidade de assegurar o direito à educação às crianças de famílias imigrantes. Assim, partindo da perspectiva de reafirmação do direito à educação pública de qualidade socialmente referenciada, o presente texto tem como foco temático a imigração dentro da Educação Infantil, tendo como objetivo mapear a produção sobre as pesquisas desenvolvidas sobre Educação Infantil e imigração, a fim de tentar compreender o que os pesquisadores e pesquisadoras têm evidenciado em suas pesquisas. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura sobre o tema em repositórios de dissertações e teses consultadas no BTDT - Biblioteca Digital brasileira de Dissertações e Teses), na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, no Repositório Institucional da Universidade Estadual de Minas Gerais - RIUEMG e nas teses e dissertações disponíveis no site do programa de pósgraduação da UEMG, de pesquisas realizadas nos últimos dez anos (2010-2020), mantendo diálogo com as revisões de literatura na mesma temática de Braga (2019) e Silva e Braga (2019). Os resultados revelam a escassez de trabalhos que contextualizam as permanências e rupturas promovidas pela presença de estudantes imigrantes nas escolas, principalmente para a Educação Infantil.<hr/>Abstract The era of immigration in the world, markedly accentuated in the last decades of the 20th century, seems to have become, at the beginning of this new century, the era of a migratory crisis (GUIZARDI, 2019). In view of this situation, it is certainly necessary to think, among other issues, of the need to ensure the right to education for children from immigrant families. Thus, from the perspective of reaffirming the right to socially referenced quality public education, the present text has as its thematic focus on immigration within Early Childhood Education, aiming to map the production on the research developed on Early Childhood Education and immigration, the to try to understand what researchers have shown in their research. Therefore, a systematic review of the literature on the subject was carried out in repositories of dissertations and theses consulted in the BTDT - Brazilian Digital Library of Dissertations and Theses), at the Federal University of Minas Gerais - UFMG, at the Institutional Repository of the State University of Minas Gerais - RIUEMG and in the theses and dissertations available on the UEMG postgraduate program website, from research carried out in the last ten years (2010-2020), maintaining dialogue with literature reviews on the same theme by Braga (2019) and Silva and Braga (2019). The results reveal the scarcity of works that contextualize the permanence and ruptures promoted by the presence of immigrant students in schools, mainly for Early Childhood Education.<hr/>Resumen La era de la inmigración en el mundo, marcadamente acentuada en las últimas décadas del siglo XX, parece haberse convertido, al inicio de este nuevo siglo, en la era de una crisis migratoria (GUIZARDI, 2019). Ante esta situación, ciertamente es necesario pensar, entre otras cuestiones, en la necesidad de garantizar el derecho a la educación de los hijos de familias inmigrantes. Así, desde la perspectiva de reafirmar el derecho a una educación pública de calidad socialmente referenciada, el presente texto tiene como eje temático la inmigración en la Educación Infantil, con el objetivo de mapear la producción sobre las investigaciones desarrolladas sobre Educación Infantil e inmigración, la para tratar de entender lo que los investigadores han mostrado en sus investigaciones. Por lo tanto, se realizó una revisión sistemática de la literatura sobre el tema en repositorios de disertaciones y tesis consultadas en la BTDT - Biblioteca Digital Brasileña de Disertaciones y Tesis), en la Universidad Federal de Minas Gerais - UFMG, en el Repositorio Institucional de la Universidad Estatal de Minas Gerais - RIUEMG y en las tesis y disertaciones disponibles en el sitio web del programa de posgrado de la UEMG, a partir de investigaciones realizadas en los últimos diez años (2010-2020), manteniendo diálogo con revisiones bibliográficas sobre el mismo tema de Braga (2019) y Silva y Braga (2019). Los resultados revelan la escasez de trabajos que contextualicen la permanencia y las rupturas que promueve la presencia del alumnado inmigrante en los centros escolares, especialmente en Educación Infantil. <![CDATA[LA PRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTO EN MULTICULTURALIDAD Y CURRICULUM DE EDUCACIÓN BÁSICA: análisis de disertaciones y tesis de posgrados brasileños (2011-2020)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200115&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Percebe-se nos últimos anos o crescimento dos ataques aos grupos identitários, ampliando assim, o racismo, misoginia, xenofobia, homofobia e a misologia tanto na sociedade contemporânea, como no contexto escolar. Estudos que incentivem práticas voltadas ao respeito à diversidade, buscando a convivência de forma harmoniosa e igualitária, são de extrema relevância para os dias sombrios em que vivemos. Neste sentido, buscamos compreender de que forma se apresenta o debate quanto às temáticas da educação básica, currículo e multiculturalismo nas produções acadêmicas em teses e dissertações dos programas de pósgraduação brasileiros, no período de 2011 a 2020, no Catálogo de Tese e Dissertações do Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, do tipo Estado da Arte, de abordagem quantitativa e qualitativa, tratando os dados por meio da análise de conteúdo conforme Bardin (1977). Assim, foi possível o surgimento de algumas categorias: Concepções do multiculturalismo abordado nas teses e dissertações, Teorias de currículo abordados nas obras. Os resultados trouxeram alguns destaques como: o multiculturalismo crítico e revolucionário apresentou maior evidência em relação às demais concepções, as teorias críticas e pós-críticas de currículo predominaram entre as produções de teses e dissertações. Concluindo assim, que as produções acadêmicas denotam um claro direcionamento para o debate voltado à concepção de um multiculturalismo crítico e revolucionário, e o viés crítico e pós-crítico nas propostas curriculares. Demonstrando assim, o posicionamento do campo acadêmico brasileiro na defesa de um currículo multicultural, crítico e revolucionário que aceite as múltiplas identidades no campo educacional.<hr/>Abstract In recent years, there has been an increase in attacks on identity groups, thus expanding racism, misogyny, xenophobia, homophobia, and misology both in contemporary society and the school context. Studies that encourage practices aimed at respecting diversity, seeking coexistence in a harmonious and egalitarian way, are extremely relevant for the dark days in which we live. In this sense, seeking to understand how the debate on the themes of basic education, curriculum, and multiculturalism is presented in academic productions in theses and dissertations of Brazilian graduate programs, from 2011 to 2020, in the Thesis and Dissertations Catalog from the CAPES Periodicals Portal. The methodology is based on bibliographic research, of the State of the Art type, with a quantitative and qualitative approach, treating the data through content analysis according to Bardin (1977). Thus, the emergence of some categories was possible: Conceptions of multiculturalism addressed in theses and dissertations; Curriculum theories addressed in the works. The results brought some highlights such as: critical and revolutionary multiculturalism presented greater evidence in relation to other conceptions, critical and post-critical curriculum theories predominated among the productions of theses and dissertations. In conclusion, that the academic productions denote a clear direction for the debate aimed at the conception of a critical and revolutionary multiculturalism, and the critical and post-critical bias in the curricular proposals. Thus, demonstrating the position of the Brazilian academic field in the defense of a multicultural, critical and revolutionary curriculum that accepts multiple identities in the educational field.<hr/>Resumen En los últimos años se ha producido un aumento de ataques a grupos identitarios, expandiéndose así el racismo, la misoginia, la xenofobia, la homofobia y la misología tanto en la sociedad contemporánea como en el contexto escolar. Los estudios que fomentan prácticas encaminadas al respeto de la diversidad, buscando la convivencia de manera armónica e igualitaria, son de suma relevancia para los días oscuros que vivimos. En ese sentido, se busca comprender cómo se presenta el debate sobre los temas de educación básica, currículo y multiculturalidad en las producciones académicas en tesis y disertaciones de los programas de posgrado brasileños, de 2011 a 2020, en el Catálogo de Tesis y Disertaciones del Portal de Periódicos de la CAPES. La metodología se basa en la investigación bibliográfica, del tipo Estado del Arte, con enfoque cuantitativo y cualitativo, tratando los datos a través del análisis de contenido según Bardin (1977). Siendo posible el surgimiento de algunas categorías: Concepciones de multiculturalidad abordadas en tesis y disertaciones, Teorías curriculares abordadas en los trabajos. Los resultados trajeron algunos destaques como: el multiculturalismo crítico y revolucionario presentó mayor evidencia en relación a otras concepciones, las teorías curriculares críticas y poscríticas predominaron entre las producciones de tesis y disertaciones. En conclusión, que las producciones académicas denotan un rumbo claro para el debate encaminado a la concepción de una multiculturalidad crítica y revolucionaria, y el sesgo crítico y poscrítico en las propuestas curriculares. Demostrando así la posición del campo académico brasileño en la defensa de un currículo multicultural, crítico y revolucionario que acepta múltiples identidades en el campo educativo. <![CDATA[EDUCACIÓN MÁS ALLÁ DE LA MATRÍCULA: niñez migrante, refugiada y Resolución nº 1/2020]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200134&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo, discute-se o direito à educação da criança migrante e refugiada na escola pública brasileira. Para isso, é realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter documental, da Resolução nº 1, de 13 de novembro de 2020, emitida pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Trata-se do primeiro documento federal que aborda especificamente a educação básica para a população proveniente de fluxos migratórios internacionais. A análise do documento tem por objetivo compreender como a resolução apresenta o direito à educação da criança migrante e refugiada, observando o contexto da escola pública. O resultado da análise aponta que o documento trata esse direito em dois eixos: matrícula e ensino, de forma que um é indissociável do outro. Entretanto, apesar de considerar o direito à educação para além da matrícula, a resolução imputa uma responsabilização à escola local, que muitas vezes recebe as crianças sem que os profissionais da instituição tenham apoio e orientação. O documento também não menciona outros atores necessários na concretização desse direito, como estados e municípios, além das universidades, que atuam na formação de professores.<hr/>Abstract In this article, the right to education of migrant and refugee children in Brazilian public schools is discussed. For this, qualitative research of a documentary nature is carried out, of Resolution nº 1 of November 13, 2020, issued by the Basic Education Chamber of the National Council of Education. It is the first federal document that specifically addresses basic education for the population coming from international migratory flows. The analysis of the document aims to understand how the resolution presents the right to education of migrant and refugee children, observing the context of public schools. The result of the analysis shows that the document deals with this right in two axes: enrollment and education, so that one is inseparable from the other. However, despite considering the right to education beyond enrollment, the resolution places responsibility on the local school, which often receives children without the institution's professionals having support and guidance. The document also does not include other actors necessary for the realization of this right, such as states and cities, in addition to universities, which work in teacher training.<hr/>Resumen Este artículo discute u orienta la educación de los niños migrantes y refugiados en las escuelas públicas brasileñas. Para ello, se realizó una investigación cualitativa, de carácter documental, de la Resolución nº 1 del 13 de noviembre de 2020, emitida por la Sala de Educación Básica del Consejo Nacional de Educación. Es el primer documento federal que aborda específicamente la educación básica para la población proveniente de flujos migratorios internacionales. El objetivo del análisis documental es comprender cómo la resolución presenta u orienta la educación de los niños migrantes y refugiados, observando el contexto de la escuela pública. El resultado del análisis indica que el documento trata de esta ley en dos casos: matrícula y educación, por lo que uno es inseparable del otro. Sin embargo, a pesar de considerar u orientar la educación más allá de la matrícula, la resolución asigna una responsabilidad a la escuela local, que muchas veces recibe a los niños sin que los profesionales de la institución cuenten con el apoyo y la orientación. El documento tampoco incluye otros actores necesarios para la implementación de esta ley, como los estados y municipios, además de las universidades, que trabajan en la formación docente. <![CDATA[INMIGRANTES VIENE A LAS ESCUELAS… ¿y las políticas públicas?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200147&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo sistematiza o resultado de uma pesquisa realizada no período de 2019 a 2021. Discute a existência de políticas públicas estaduais de inclusão e inserção qualitativa da população haitiana nas escolas de Educação Básica do Estado de Santa Catarina. Para isso, percorre um caminho investigativo por três instâncias, a Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, o Conselho Estadual de Educação e a Assembleia Legislativa, por meio do qual é possível identificar as dinâmicas e permeabilidades do Estado às novas demandas e inventariar os documentos oriundos dessas instâncias voltados às populações imigrantes. Do conjunto de fontes, sobressai a lei que institui a política estadual para a população imigrante. Os documentos são analisados à luz das políticas educacionais e da Análise de Conteúdo. Conclui-se que ainda há invisibilidade por parte das políticas públicas, especialmente as específicas do campo educacional. Entretanto, reconhecem-se os avanços com a instituição de uma política estadual para essa população, o que possibilitará a emergência de políticas públicas em educação.<hr/>Abstract This article systematizes the result of a survey carried out from 2019 to 2021. It discusses the existence of state public policies for the inclusion and qualitative insertion of the Haitian population in Basic Education schools in the State of Santa Catarina. For this, it follows an investigative path through three instances, the State Department of Education of Santa Catarina, the State Council of Education and the Legislative Assembly, through which it is possible to identify the dynamics and permeabilities of the State to the new demands, and to inventory the documents from these instances aimed at immigrant populations. From the set of sources, the Law establishing the state policy for the immigrant population stands out. The Documents are analyzed in the light of educational policies and Content Analysis. It is concluded that there is still an invisibility on the part of public policies, especially those specific to the educational field. However, advances are recognized with the establishment of a state policy for this population, which will enable the emergence of public policies in education.<hr/>Resumen Este artículo sistematiza el resultado de una investigación científica realizada entre 2019 y 2021. Discute la existencia de políticas públicas estatales para la inclusión e inserción cualitativa de la población haitiana en las escuelas de Educación Básica en el Estado de Santa Catarina. Para ello, sigue un camino investigativo a través de tres instancias, la Secretaría de Educación del Estado de Santa Catarina, el Consejo Estatal de Educación y la Asamblea Legislativa, a través de las cuales es posible identificar las dinámicas y permeabilidades del Estado a las nuevas demandas, e inventariar los documentos de estas instancias dirigidos a la población inmigrante. Del conjunto de fuentes destaca la Ley por la que se establece la política de Estado para la población inmigrante. Los Documentos son analizados a la luz de las políticas educativas y el Análisis de Contenido. Se concluye que aún existe invisibilidad por parte de las políticas públicas, en especial las específicas del ámbito educativo. Sin embargo, se reconocen avances con el establecimiento de una política de Estado para esta población, que permitirá el surgimiento de políticas públicas en educación. <![CDATA[MIGRACIONES Y EDUCACIÓN DE ADULTOS DESPLAZADOS: una reflexión sobre los derechos educativos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200164&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Diante do grande volume de migrações internacionais - mesmo com uma pandemia que restringiu a mobilidade global -, faz-se necessário refletir sobre as garantias dos direitos de migrantes e refugiados, tais como os direitos educativos. As normativas do Direito Internacional dos Direitos Humanos consolidaram o direito à educação para todas as pessoas, incluindo migrantes e refugiados nos territórios de acolhimento. O presente artigo - resultado de pesquisa teórica e análise de conteúdo - tem como objetivo apresentar e discutir alguns dos temas essenciais do debate acadêmico sobre a garantia de direitos educativos de migrantes e refugiados adultos. O texto está subdividido em duas partes: a primeira introduz a relação da migração com a educação, com especial atenção aos jovens e adultos; e a segunda se aprofunda sobre três temas decisivos para o campo de pesquisa: 1) Assimilação versus integração e multiculturalismo versus interculturalismo; 2) Gestão escolar, currículo, formação de professores e língua local como política de acolhimento; e 3) Reconhecimento de diplomas, habilidades e conhecimentos prévios. Esperamos, com isso, contribuir com o urgente debate sobre a efetivação dos direitos educativos dessa população, reduzindo as possibilidades de serem expostos a novos mecanismos de exclusão. Nas conclusões realçamos a necessidade de um Estado que aja e não apenas reaja; que formule políticas públicas adequadas para que migrantes e refugiados adultos consigam não apenas se matricular, mas ter uma educação que considere a diversidade e os reconheça como protagonistas de seu aprendizado.<hr/>Abstract In the face of a large volume of international migrations - even with a pandemic that has restricted global mobility -, it is necessary to reflect about guarantees of the rights of migrants and refugees such as educational rights. The norms of International Human Rights Law have consolidated the right to education for all people, including migrants and refugees in the host territories. This article - the result of theoretical research and content analysis - aims to present and discuss some of the essential themes of the academic debate on guaranteeing the educational rights of adult’s migrants and refugees. The text is divided into two parts: the first introduces the relationship between migration and education, with special attention to young people and adults; and the second delves into three decisive themes for the field of research: 1) Assimilation versus integration and multiculturalism versus interculturalism; 2) School management, curriculum, teacher training and language as policy as reception; and 3) Recognition of previous qualifications, skills and knowledge. We hope, with this, to contribute to the urgent debate on the effectiveness of the educational rights of this population, reducing the possibilities of being exposed to new mechanisms of exclusion. In the conclusions we emphasize the need for a State to act and not just react; that formulates adequate public policies so that adult migrants and refugees can not only enroll but have an education that considers diversity and recognizes them as protagonists of their learning.<hr/>Resumen Ante el gran volumen de migraciones internacionales -incluso con una pandemia que ha restringido la movilidad global-, es necesario reflexionar sobre las garantías de derechos de las personas migrantes y refugiadas, como el derecho a la educación. Las normas del Derecho Internacional de los Derechos Humanos han consolidado el derecho a la educación para todas las personas, incluidas las personas migrantes y refugiadas en los territorios de acogida. Este este artículo -resultado de una investigación teórica y un análisis de contenido- tiene como objetivo presentar y discutir algunos de los temas esenciales del debate académico sobre la garantía de los derechos educativos de las personas migrantes y refugiadas adultas. El texto se divide en dos partes: la primera presenta la relación entre migración y educación, con especial atención a jóvenes y adultos; y el segundo ahonda en tres temas decisivos para el campo de investigación: 1) Asimilación versus integración y multiculturalidad versus interculturalidad; 2) Gestión escolar, currículo, formación docente y lengua local como política de acogida; y 3) Reconocimiento de títulos, habilidades y conocimientos previos. Esperamos, con ello, contribuir al urgente debate -en el campo educativo- sobre la realización de los derechos educativos de esta población, reduciendo las posibilidades de verse expuestas a nuevos mecanismos de exclusión. En las conclusiones enfatizamos la necesidad de que un Estado actúe y no solo reaccione; que formule políticas públicas adecuadas para que las personas adultas migrantes y refugiadas no solo puedan matricularse, sino tener una educación cuyo paradigma considere la diversidad, los reconozca como protagonistas de sus aprendizajes. <![CDATA[ENTRE PEDAGOGÍAS Y SABERES “OTROS”: aportes de la interculturalidad al derecho a la educación de migrantes en Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200178&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Os fluxos migratórios para o Brasil das últimas décadas, especialmente provenientes do Sul Global, têm revelado múltiplas fronteiras e desafios na promoção dos direitos humanos. No caso do direito à educação, a presença de migrantes e pessoas em situação de refúgio nas redes de ensino tem revelado outras formas de exclusão da diferença e que ampliam as desigualdades em sociedades de profundas raízes coloniais como o Brasil. Diante desse contexto, o objetivo da pesquisa é identificar as principais contribuições teóricas e práticas da interculturalidade crítica para (re)pensar e (re)fazer o direito à educação de migrantes e pessoas em situação de refúgio na realidade brasileira. O marco teórico-metodológico está situado nas teorias da modernidade/colonialidade e que configura um caminho alternativo de pesquisa e prática diante dos desafios de direitos dos(as) migrantes não-ocidentais. Diante da experiência de migrantes nos sistemas educacionais brasileiros, a interculturalidade representa outra possibilidade de acolhimento do outro e da diferença desde uma ética da alteridade.<hr/>Abstract The migration flows to Brazil in recent decades, especially from the Global South, have revealed multiple challenges in promoting human rights. In the case of the right to education, the presence of migrants and refugees in the educational networks has revealed other forms of exclusion from the difference that amplify inequalities in societies with deep colonial roots like Brazil. In this context, this research aims to identify the main theoretical and practical contributions of critical interculturalism to change the right to education of migrants and refugees in the Brazilian reality. The theoretical-methodological framework is situated in the theories of modernity/coloniality and configures an alternative path of research and practice facing the challenges of non-Western migrants' rights. Facing the experience of migrants in Brazilian educational systems, interculturality represents another possibility of welcoming the other and the difference from an ethic of alterity.<hr/>Resumen Los flujos migratorios hacia Brasil en las últimas décadas, especialmente desde el Sur Global, han revelado múltiples fronteras y desafíos en la promoción de los derechos humanos. En el caso del derecho a la educación, la presencia de migrantes y refugiados(as) en las redes educativas ha revelado otras formas de exclusión de la diferencia y que amplían las desigualdades en sociedades con profundas raíces coloniales como Brasil. En este contexto, el objetivo de esta investigación es identificar las principales contribuciones teóricas y prácticas del interculturalismo crítico para cambiar el derecho a la educación de los migrantes y refugiados en la realidad brasileña. El marco teórico-metodológico se sitúa en las teorías de la modernidad/colonialidad y configura una vía alternativa de investigación y práctica ante los retos de los derechos de los migrantes no occidentales. Frente a la experiencia de los migrantes en los sistemas educativos brasileños, la interculturalidad representa otra posibilidad de acoger al otro y a la diferencia desde una ética de la alteridad. <![CDATA[ACOGIDA DE ESTUDIANTES REFUGIADOS EN EDUCACIÓN SUPERIOR A TRAVÉS DEL ACOMPAÑAMIENTO TERAPÉUTICO: aprendiendo sobre “co-mociones”.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200194&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Apresentamos resultados de uma pesquisa que foi realizada a partir do acolhimento educacional de estudantes em situação de refúgio no ensino superior em uma Instituição Federal de Ensino durante o período pandêmico. Para tanto, foi realizada uma aproximação entre os temas de saúde mental e educação, tendo em vista que saúde e aprendizagem se tornaram indissociáveis nos processos de acolhimento. A metodologia se caracterizou como pesquisa-intervenção e teve como dispositivo o do Acompanhamento Terapêutico (AT), por meio do qual foi constituída uma prática clínica porosa, composta pela polifonia de vozes que emergiu no encontro com os estudantes. Centramos nosso debate no conceito de “co-moções” como pista ética por meio da qual se buscou transversalizar saúde mental e educação na direção de um bemestar pensado como responsabilização pela vida comum. Na discussão de resultados destacamos a percepção contra-etnográfica do encontro com estudantes refugiados e a noção polifonia que emergiu dessa experiência.<hr/>Abstract We present the results of a research that aimed the educational reception of students in a situation of refuge at undergraduate level in a Federal Institution of Education during the pandemic period. Therefore, we made bridges between mental health and education, bearing in mind that health and learning have become inseparable in the reception processes. The methodology was characterized as research-intervention and had as a tool the Therapeutic Accompaniment (TA), through which a porous clinical practice was constituted, composed by the polyphony of voices that emerged in the encounter with the students. We focus our debate on the concept of "co-motions" as an ethical principle in order to transversalize mental health and education in the direction of a well-being thought of as responsibility for common life. In the discussion of results we highlight the counter-ethnographic perception of the encounter with refugee students and the polyphonic notion that emerged from that experience.<hr/>Resumen Presentamos los resultados de una investigación que se realizó a partir de la acogida educativa de estudiantes en situación de refugio en la educación superior en una Institución Federal de Enseñanza durante el período de pandemia. Por lo tanto, se hizo una aproximación entre los temas de salud mental y educación, considerando que la salud y el aprendizaje se han vuelto inseparables en los procesos de recepción. La metodología se caracterizó como investigación-intervención y contó con el dispositivo de Acompañamiento Terapéutico (AT), a través del cual se constituyó una práctica clínica porosa, compuesta por la polifonía de voces que emergieron en el encuentro con los estudiantes. Enfocamos nuestro debate en el concepto de “co-mociones” como un camino ético a través del cual buscamos transversalizar la salud mental y la educación hacia un bienestar pensado como responsabilidad por la vida común. En la discusión de los resultados, destacamos la percepción contraetnográfica del encuentro con los estudiantes refugiados y la noción de polifonía que surgió de esta experiencia. <![CDATA[CONSTRUYENDO UNA UNIVERSIDAD INTERNACIONALIZADA: un estudio sobre la permanencia de los estudiantes en la Universidad para la Integración Internacional de la Lusofonía Afro-Brasileña (UNILAB)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200204&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) foi criada em 2010 com a proposta de integrar Brasil e África. Além de ser uma universidade com presença maciça da população negra dos interiores da Bahia e do Ceará, onde se localizam os campi, possui cerca de 25% do corpo discente vindo de Países de Língua Oficial Portuguesa (Palop), principalmente do continente africano, o que traz desafios pelas características deste corpo discente: predominante negra e africana. Este artigo tem como objetivo analisar as questões relativas à permanência dos estudantes da Unilab. O campo da pesquisa foi realizado entre os meses de janeiro e abril de 2021, durante o período de pandemia com aplicação de questionários e a utilização de diários para estudantes ingressantes do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades. Os registros trazem questões sobre as dificuldades financeiras, aspectos sobre o desenvolvimento da escrita e, não menos importante, as saudades de familiares. Observou-se que, mesmo estudantes atendidos pelo Programa de Assistência ao Estudante (PAES), estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Garantir a permanência dessa juventude é algo desafiador especialmente pela especificidade do projeto Unilab, o que exige um olhar sobre as trajetórias desses(as) estudantes.<hr/>Abstract The University of International Integration of Lusophony Afro-Brazilian (Unilab) was created in 2010 with the proposal to integrate Brazil and Africa. Besides being a university with a massive presence of the black population of the interior of Bahia and Ceará, where the campuses are located, the university has about 25% of the students coming from Portuguese-Speaking Countries (PALOP), mainly from the African continent. This article aims to analyze the issues related to the student retention of Unilab. The research was carried out between the months of january and april 2021, during the pandemic time, with questionnaires and diaries. The diaries bring up questions about financial difficulties, aspects about the development of writing, and, not least, missing family members. It was observed that even students assisted by the Student Assistance Program (PAES) are in a situation of socioeconomic vulnerability. Ensuring the retention of these young people is something challenging, especially due to the specificity of the Unilab project, which demands a look at the trajectories of these students.<hr/>Resumen La Universidad de Integración Internacional de la Lusofonía Afrobrasileña (Unilab) fue creada en 2010 con la propuesta de integrar Brasil y África. Además de ser una universidad con una presencia masiva de la población negra del interior de Bahía y Ceará, donde se encuentran los campus, cuenta con cerca de un 25% del alumnado procedente de los Países de Lengua Portuguesa (PALOP), principalmente del continente africano. Este artículo pretende analizar las cuestiones relacionadas con la permanencia estudantil de la Unilab. El campo de investigación se llevó a cabo entre los meses de enero y abril de 2021, durante el periodo de pandemia con la aplicación de cuestionarios y el uso de diarios para los estudiantes que ingresan al Bachillerato Interdisciplinario en Humanidades. Los registros plantean cuestiones sobre las dificultades financieras, aspectos sobre el desarrollo de la escritura y, no menos importante, los familiares desaparecidos. Se observó que incluso los estudiantes asistidos por el Programa de Asistencia al Estudiante (PAES) se encuentran en una situación de vulnerabilidad socioeconómica. Asegurar la permanencia de estos jóvenes es algo desafiante, sobre todo por la especificidad del proyecto de la Unilab, que exige una mirada a las trayectorias de estos estudiantes. <![CDATA[CONSIDERACIONES SOBRE LA ENSEÑANZA DEL PORTUGUÉS EN LA CONDICIÓN DE LENGUA DE ACOGIDA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200218&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo, de caráter ensaístico, propõe uma reflexão sobre o papel das políticas linguísticas no estabelecimento do acesso ao ensino-aprendizagem do Português omo Língua de Acolhimento (PLAc). As questões aqui sistematizadas partem de experiências docentes na área de PLAc e diagnósticos de pesquisas que apontam a falta de políticas linguísticas (de envergadura), conforme Cortez (2018), para o acolhimento, sistematizadas aos migrantes que chegam. Tais reflexões amparam-se em Bakthin (2006), Freire (2019), Grosso (2010), hooks (2017), Ruíz (1984), por meio de pesquisa bibliográfica, com o propósito de refletir sobre a promoção e ensino da língua portuguesa no contexto de acolhimento, com vistas a uma prática de ensino de língua que não perpetue colonialismos e opressões. O debate organiza-se na contextualização do cenário, nas discussões a fim de compreender e tomar consciência das implicações para as práticas pedagógicas de PLAc e da relevância de um planejamento linguístico estabelecido de acordo com as necessidades daqueles migrantes que chegam a um aprendizado “formal”. Ampliam-se as discussões sobre as migrações contemporâneas, seus impactos locais e globais, bem como entendem as diversas frentes de atuação da condição de acolhimento, inclusive a linguística, fortalecendo a área de atuação, pesquisa e formação de PLAc. São temas para os quais este artigo tem vistas a colaborar.<hr/>Abstract This essay-like article proposes a reflection on the role of language policies in establishing access to teaching and learning Portuguese as a Language of Reception (PLR). The questions systematized here are based on teaching experiences in the PLR area and research diagnoses that point to the lack of (widespread) language policies, according to Cortez (2018), for the reception, systematized for arriving migrants. Such reflections are supported by Bakthin (2006), Freire (2019), Grosso (2010), hooks (2017), Ruíz (1984), through bibliographic research, with the purpose of reflecting on the promotion and teaching of the Portuguese language in the reception context, with a view to a language teaching practice that does not perpetuate colonialism and oppression. The debate is organized in the context of the scenario, in the discussions to understand and become aware of the implications for the pedagogical practices of PLR and the relevance of a linguistic planning established according to the needs of those migrants who arrive at a "formal" learning process. Discussions about contemporary migrations and their local and global impacts are expanded, as well as understanding the different fronts of action of the reception condition, including linguistics, strengthening the area of action, research, and formation of PLR. These are themes to which this essay aims to collaborate.<hr/>Resumen Este artículo ensayístico propone una reflexión sobre el papel de las políticas lingüísticas en el establecimiento del acceso a la enseñanza y el aprendizaje del Portugués como Lengua de Acogida (PLAc). Las preguntas aquí sistematizadas se basan en experiencias docentes en el área del PLAc y diagnósticos de investigación que apuntan a la falta de políticas lingüísticas (establecido), según Cortez (2018), para la recepción, sistematizadas de migrantes llegados. Tales reflexiones son sustentadas por Bakthin (2006), Freire (2019), Grosso (2010), ganchos (2017), Ruíz (1984), a través de investigación bibliográfica, con el objetivo de reflexionar sobre la promoción y enseñanza de la lengua portuguesa en el contexto de acogida, con miras a una práctica de enseñanza del idioma que no perpetúe el colonialismo y la opresión. El debate se organiza en el contextualización del escenario, en las discusiones con el fin de comprender y tomar conciencia de las implicaciones para las prácticas pedagógicas del PLAc y la pertinencia de una planificación lingüística establecida de acuerdo con las necesidades de aquellos migrantes que llegan a un proceso de aprendizaje "formal". Se amplían las discusiones sobre las migraciones contemporáneas, sus impactos locales y globales, así como la comprensión de los diferentes frentes de acción de la condición de recepción, incluyendo la lingüística, fortaleciendo el área de acción, investigación y formación del PLAc. Estos son temas a los que este ensayo pretende colaborar. <![CDATA[INTERCULTURALIDAD Y PLAc: reflexiones sobre educación y ciudadanía de migrantes y refugiados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200230&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A inversão do cenário brasileiro de maior emigração para o de maior recepção de imigrantes devido ao crescimento econômico desde 1980 descortinou a ausência de uma tradição de acolhimento das diferenças (PATARRA, 2012). Embora atualmente a legislação brasileira reconheça direitos fundamentais de imigrantes e refugiados, o país ainda carece de políticas públicas no sentido da efetivação da cidadania plena. Tendo em vista o direito à educação democrática como elemento fundamental à cidadania e à constituição do Estado Democrático de Direito (FERNANDES, 1989), este estudo busca, por meio da revisão de literatura, refletir sobre a possibilidade de uma educação intercultural pela proposta do Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Para tanto, buscamos revisitar conceitos necessários à compreensão da interculturalidade e refletir acerca dos processos hegemônicos oriundos da condição colonial e da expansão educacional como projeto nacionalista. Aponta-se que a ausência de políticas públicas voltadas à formação de professores de PLAc e à inclusão de imigrantes e refugiados se acomoda em uma perspectiva assistencialista, responsabilizando os sujeitos do processo educativo, precarizando a qualidade educacional e a profissão docente. Conclui-se que a percepção crítica de PLAc com vistas ao exercício da cidadania alinha-se à interculturalidade por promover o papel ativo dos sujeitos imigrantes e refugiados e considerar suas filiações culturais, sociais e linguísticas, constituindo-se como alternativa emancipatória às concepções hegemônicas da educação tradicional.<hr/>Abstract The inversion of the Brazilian scenario of greater emigration to that of greater reception of immigrants due to economic growth since 1980 revealed the absence of a tradition of welcoming differences (PATARRA, 2012). Although currently Brazilian legislation recognizes fundamental rights of immigrants and refugees, the country still lacks public policies towards the realization of full citizenship. Considering the right to democratic education as a fundamental element to citizenship and the constitution of the Democratic State of Law (FERNANDES, 1989), this study seeks, through a literature review, to reflect on the possibility of an intercultural education through the proposal of Portuguese as the Host Language (PLAc). Therefore, we seek to revisit concepts necessary to understand interculturality and reflect on the hegemonic processes arising from the colonial condition and educational expansion as a nationalist project. It is pointed out that the absence of public policies aimed at training PLAc teachers and the inclusion of immigrants and refugees is accommodated in an assistentialist perspective, blaming the subjects of the educational process, making educational quality and the teaching profession precarious. It is concluded that the critical perception of PLAc towards the exercise of citizenship is aligned with interculturality by promoting the active role of immigrants and refugees and considering their cultural, social and linguistic affiliations, constituting an emancipatory alternative to hegemonic conceptions of the traditional Education.<hr/>Resumen La inversión del censo brasileño de mayor emigración a la mayor recepción de inmigrantes debido a la crisis económica de la década de 1980 reveló la ausencia de una tradición de acogida de las diferencias (PATARRA, 2012). Aunque la legislación brasileña actualmente reconoce los derechos fundamentales de los inmigrantes y refugiados, el país aún carece de políticas públicas para la realización de una ciudadanía plena. Mirando el derecho a la educación democrática como elemento fundamental en la ciudadanía y en la constitución del Estado Democrático de Justicia (FERNANDES, 1989), este estudio busca, a través de la revisión de la literatura, reflexionar sobre la posibilidad de educación intercultural en el Lengua de Acolhimento (PLAc). Para ello, buscamos revisitar conceptos necesarios para comprender la interculturalidad y reflexionar sobre los procesos hegemónicos derivados de la condición colonial y la expansión educativa como proyecto nacionalista. Se señala que la ausencia de políticas públicas dirigidas a la formación de docentes del PLAc y la inclusión de inmigrantes y refugiados se acomoda en una perspectiva asistencialista, culpabilizando a los sujetos, precarizando la calidad educativa y la profesión docente. Se concluye que la percepción crítica del PLAc con vistas al ejercicio de la ciudadanía se alinea con la interculturalidad al promover el papel activo de los sujetos inmigrantes y refugiados y considerar sus filiaciones culturales, sociales y lingüísticas, constituyendo una alternativa emancipadora a concepciones hegemónicas de la educación tradicional. <![CDATA[PROCESOS EDUCATIVOS DE NIÑOS(AS) EN PERIFERIAS URBANAS: ¿qué cambia cuando la casa va quedando muy lejos de la escuela?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200243&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo é resultado de pesquisas que vem sendo realizadas no âmbito de um projeto mais amplo, que objetiva investigar componentes territoriais de processos educativos de crianças no leste fluminense. Na presente pesquisa, interrogamos se a presença ou ausência de determinados componentes territoriais produz impactos nos processos educativos de crianças das classes populares. A pesquisa vem complexificando relações que envolvem infâncias e o direito à cidade, pensando-os à luz de debates que vêm se intensificando nas ciências sociais, bem como no campo educacional, sobretudo nos estudos da sociologia da educação e estudos sociais da infância, direcionando-se, de modo mais substantivo, à problemática das infâncias na cidade. Assim, ao investigarmos trajetórias urbanas e circuitos de educabilidade de crianças em periferias urbanas, percebemos a existência de uma zona de indeterminação que atravessa o emaranhado da vida social, repercutindo nas práticas e nos circuitos de seus processos de educabilidade. O artigo procura problematizar a ideia-força de crianças das classes populares urbanas serem “migrantes na própria cidade”, como nos convoca a pensar Santos (1996). Do ponto de vista do horizonte político e epistemológico, pensamos ser necessário aprofundar a questão do direito à cidade (LEFEBVRE, 1991), bem como os impactos dos deslocamentos territoriais de crianças e suas famílias na relação com a escola e a produção de processos de escolaridade em periferias urbanas.<hr/>Abstract This article is the result of research that has been carried out in the scope of a broader project, which aims to investigate territorial components of educational processes of children in Eastern of Rio de Janeiro. In the present study, we question whether the presence or absence of certain territorial components have an impact on the educational processes of children from the popular classes. The research has been complicating relationships involving childhoods and the right to the city, thinking them in the light of debates that have been intensifying in the Social Sciences, as well as in the educational field, especially in the studies of the Sociology of Education and Social Studies of Childhood, addressing, in a more substantive way, the problem of childhoods. Thus, when we investigate urban trajectories and educability circuits of children in urban peripheries, we perceive the existence of an area of indeterminacy that crosses the tangle of social life, having repercussions on the practices and circuits of their educability processes. The article seeks to problematize the idea-force of children from the urban popular classes being “migrants in their own city”, as Santos (1996) invites us to think. From the point of view of the political and epistemological horizon, we think it is necessary to deepen the question of the right to the city (LEFEBVRE, 1991), as well as the impacts of the territorial displacements of children and their families in the relationship with the school and the production of educational processes in urban peripheries.<hr/>Resumen El presente artículo es resultado de investigaciones que vienen siendo realizadas en el ámbito de un proyecto más amplio, que busca investigar componentes territoriales de procesos educativos de niños(os) en el Este Fluminense. En la presente investigación interrogamos si la presencia o ausencia de determinados componentes territoriales producen impactos en los procesos educativos de niños(as) de las clases populares. La investigación viene complejizando relaciones que involucran infancias y el derecho a la ciudad, pensándolos a la luz de debates que vienen intensificándose en las Ciencias Sociales, así como en el campo educacional, sobre todo en los estudios de Sociología de la Educación y de Estudios Sociales de la Infancia, direccionándose, de modo más sustantivo, a la problemática de las infancias en la ciudad. Así, al investigar trayectorias urbanas y circuitos de educabilidad de los/las niños(as) en las periferias urbanas percibimos la existencia de una zona de indeterminación que atraviesa el enmarañado de la vida social, repercutiendo en las prácticas y en los circuitos de sus procesos de educabilidad. El artículo busca problematizar la idea-fuerza de que los/las niños(as) de las clases populares urbanas son “migrantes en la propia ciudad”, como nos convoca a pensar Santos (1996). Desde el punto de vista del horizonte político y epistemológico, pensamos que es necesario profundizar la cuestión del derecho a la ciudad (LEFEBVRE, 1991), así como los impactos de los desplazamientos territoriales de los/las niños(as) y sus familias en relación con la escuela y la producción de procesos de escolaridad en periferias urbanas. <![CDATA[JÓVENES EN CONTEXTO DE REFUGIO: narrativas que revelan modos de vida y el lugar de la escuela]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200257&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo aborda relações de jovens em contexto de refúgio com suas escolas e outros lugares da cidade. Migrantes, refugiados, solicitantes de refúgio e filhos de africanos, esses são estudantes e moradores do bairro de Gramacho, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Os jovens e as jovens participantes da pesquisa compartilham representações sobre cotidianos, hábitos, costumes, entretenimentos e a socialização familiar. As experiências reveladas ocorrem no espaço-tempo antropológico que denominamos contexto de refúgio. As narrativas desses jovens revelam sonhos, expectativas, frustrações e alegrias atravessados pelos vínculos estabelecidos com a instituição escolar. A metodologia da pesquisa propôs que os jovens elaborassem suas narrativas através da produção de fotografias. Para isso, uma máquina fotográfica foi cedida para que estes produzissem imagens de seus cotidianos. Após recebidas e categorizadas, as fotografias proporcionaram momentos dialógicos que fortaleceram vínculos entre os jovens e a pesquisa. Narrar o fotografado estimulou a reflexividade dos jovens sobre aquilo que decidiram selecionar para contar suas próprias histórias. Os encontros, as fotografias e as narrativas revelaram representações elaboradas a partir da ideia de oportunidade de integração que a escola enuncia para os jovens. Observamos, ainda, que para os jovens africanos e seus familiares a possibilidade de completar o ciclo de formação educacional é um fator relevante no ato de migrar.<hr/>Abstract The article addresses the relationships of young people in a refugee context with their schools and other places in the city. Migrants, refugees, asylum seekers and children of Africans, these are students and residents of the Gramacho neighborhood, in Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Young people participating in the research share representations about daily life, habits, customs, entertainment and family socialization. The revealed experiences occur in the anthropological space-time that we call “refuge context”. The narratives of these young people reveal dreams, expectations, frustrations and joys crossed by the bonds established with the school institution. The research methodology proposed that young people elaborate their narratives through the production of photographs. For this, a camera was provided for them to produce images of their daily lives. After being received and categorized, the photographs provided dialogic moments that strengthened bonds between the young people and the research. Narrating what was photographed stimulated the young people's reflection on what they decided to select to tell their own stories. The meetings, photographs and narratives revealed representations created from the idea of an opportunity for integration that the school enunciates for young people. We also observed that for young Africans and their families, the possibility of completing the educational training cycle is a relevant factor in the act of migrating.<hr/>Resumen El artículo aborda las relaciones de los jóvenes en contexto de refugio con sus escuelas y otros lugares de la ciudad. Migrantes, refugiados, solicitantes de asilo e hijos de africanos, son estudiantes y vecinos del barrio Gramacho, en Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Los jóvenes participantes de la investigación comparten representaciones sobre la vida cotidiana, hábitos, costumbres, entretenimiento y socialización familiar. Las experiencias reveladas ocurren en el espacio-tiempo antropológico que llamamos “el contexto del refugio”. Las narrativas de estos jóvenes revelan sueños, expectativas, frustraciones y alegrías atravesadas por los vínculos establecidos con la institución escolar. La metodología de investigación propuso que los jóvenes elaboren sus narrativas a través de la producción de fotografías. Para ello, se les proporcionó una cámara para producir imágenes de su vida cotidiana. Después de ser recibidas y categorizadas, las fotografías proporcionaron momentos dialógicos que estrecharon vínculos entre los jóvenes y la investigación. Narrar lo fotografiado estimuló la reflexión de los jóvenes sobre lo que decidieron seleccionar para contar sus propias historias. Los encuentros, fotografías y relatos revelaron representaciones creadas a partir de la idea de oportunidad de integración que la escuela enuncia para los jóvenes. También observamos que para los jóvenes africanos y sus familias, la posibilidad de completar el ciclo formativo educativo es un factor relevante en el acto de migrar. <![CDATA[JAPONÉS, ABRE LOS OJOS: racismo, xenophobia y misoginia contra lãs mujeres amarillas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200273&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tematiza as diversas manifestações de ódio que acometem as mulheres amarelas. Assim, o objetivo desta pesquisa é problematizar as violências xenofóbicas, racistas e misóginas que, na contemporaneidade, atingem as identidades femininas nipônicas. Para isso, recorre-se aos Estudos da Cultura Visual como aporte teórico e metodológico, uma vez que considera que as imagens, em suas diversas manifestações, apresentam formas de se ver e estar no mundo. A partir da pesquisa bibliográfica, foi realizada a contextualização histórica, cultural e social da chegada das/os imigrantes japonesas/es no Brasil. Em seguida, foi feita uma análise de discursos, obras de arte e outras visualidades que permeiam os significados estereotipados construídos acerca das identidades de mulheres amarelas, em especial no contexto da pandemia do COVID-19. Por fim, conclui-se que a educação possui potencial para construir novas narrativas que rompam preconceitos e respeitem as diferenças, uma vez que a sociedade contemporânea é composta por múltiplas identidades que interagem entre si.<hr/>Abstract This article shows many hating manifestations to yellow women. Thus,its objective is to discuss the xenophobic, racist and misogynist violences, where it reachs japanese female identities in the contemporanity. For that, it is necessary to make use of the VISUAL CULTURE STUDIES as a teóric and methodological contribution, once it considers that the images present new ways of seeing the world and being at it, in its various manifestations. From the bibliographic search, it was realized the historical, cultural and social contextualization of the Japanese immigrants arrival in Brazil. Then, an analysis of discourses, works of art and other visualities was done to permeate the stereotyped meanings built about the yellow women identities, in particular, in the context of COVID-19 pandemic. Finally, it is concludible that there is a potential to build new narratives to rupture prejudices and to respect the differences, once the contemporary society is composed of multiple identities interacting with each other.<hr/>Resumen Este artículo aborda las diversas manifestaciones de odio que afectan a las mujeres amarillas. Así, el objetivo de esta investigación es problematizar las violencias xenófobas, racistas y misóginas que, en la contemporaneidad, afectan las identidades femeninas japonesas. Para ello, se utiliza como aporte teórico y metodológico los Estudios de Cultura Visual, ya que considera que las imágenes, en sus diversas manifestaciones, presentan formas de ver y estar en el mundo. A partir de la investigación bibliográfica, se realizó la contextualización histórica, cultural y social de la llegada de inmigrantes japoneses a Brasil. Luego, se hizo un análisis de discursos, obras de arte y otras visualidades que permean los significados estereotipados construidos sobre las identidades de las mujeres amarillas, especialmente en el contexto de la pandemia del COVID-19. Finalmente, se concluye que la educación tiene el potencial de construir nuevas narrativas que rompan prejuicios y respeten las diferencias, ya que la sociedad contemporánea está compuesta por múltiples identidades que interactúan entre sí. <![CDATA[MIGRACIÓN CHINA EN GOVERNADOR VALADARES-MG: “primera ola” y los desafíos de dejar el país de origen en situaciones de conflicto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200294&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Governador Valadares, no leste de Minas Gerais, é conhecida como uma cidade de cultura emigratória, em especial para os Estados Unidos. Este artigo, no entanto, apresenta uma vertente que evidencia o outro lado desse fenômeno, que é o da presença de estrangeiros na cidade mineira. A pesquisa aqui apresentada é um recorte da tese de doutoramento em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que analisa a migração de chineses para o território de Governador Valadares, a partir das narrativas dos próprios imigrantes com base em suas experiências e trajetórias. A etnografia foi o método de pesquisa escolhido e a técnica de coleta de dados adotada foi a de entrevista de história oral. Neste artigo são apresentadas as duas grandes ondas migratórias de chineses para o Brasil e para Governador Valadares - a primeira, entre as décadas de 1950 e 1970; e a segunda, a partir da década de 1990. Para atender a proposta temática desta edição, optou-se por voltar as atenções para os chineses que migraram para a cidade mineira durante a chamada primeira grande onda, devido às suas particularidades. Nesse sentido, a pesquisa revela que entre os primeiros chineses que chegaram em Governador Valadares, os fatores que os levaram a deixar o país de origem estavam geralmente relacionados a contextos de guerra e conflitos políticos. Assim, para alguns, deixar a terra natal não era uma opção ou parte de um projeto previamente elaborado, mas uma alternativa de sobrevivência.<hr/>Abstract Governador Valadares, in the east of Minas Gerais, is known as a city of emigration culture, especially to the United States. This article, however, presents an aspect that highlights the other side of this phenomenon, which is the presence of foreigners in this city of Minas Gerais. The research presented here is an excerpt from the doctoral thesis in Human Sciences by the Federal University of Santa Catarina (UFSC), which analyzes the migration of Chinese people to the territory of Governador Valadares, from the narratives of the own immigrants based on their experiences and trajectories. Ethnography was the chosen research method and the data collection technique adopted was the oral history interview. This article presents the two great migratory waves of Chinese people to Brazil and to Governador Valadares - the first, between the 1950s and 1970s; and the second, from the 1990s. To meet the thematic proposal of this edition, it was decided to turn attention to the Chinese who migrated to the city of Minas during the call known as the first great wave, due to their particularities. In this sense, the research reveals that among the first Chinese who arrived in Governador Valadares, the factors that led them to leave their country of origin were generally related to contexts of war and political conflicts. Thus, for some leaving their homeland was not an option or part of a previously designed project, but an alternative for survival.<hr/>Resumen Governador Valadares, en el este de Minas Gerais, es conocida como una ciudad de cultura emigratoria, especialmente para los Estados Unidos (EE.UU.). Este artículo, sin embargo, presenta una vertiente que destaca el otro lado de este fenómeno, que es el de la presencia de extranjeros en la ciudad de Minas Gerais. La investigación aquí presentada es un recorte de la tesis de doctorado en Ciencias Humanas de la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC), que analiza la migración de chinos al territorio de Governador Valadares, a partir de las narrativas de los propios inmigrantes basadas en sus experiencias y trayectorias. La etnografía fue el método de investigación elegido y la técnica de recolección de datos adoptada fue la entrevista de historia oral. Este artículo presenta las dos grandes olas migratorias de chinos a Brasil y a Governador Valadares - la primera, entre las décadas de 1950 y 1970; y la segunda, a partir de la década de 1990. Para atender la propuesta temática de esta edición, se decidió volver la atención hacia los chinos que emigraron (migraron) a la ciudad de Minas Gerais durante la denominada primera gran ola, debido a sus particularidades. En este sentido, la investigación revela que entre los primeros chinos que llegaron a Governador Valadares, los factores que los llevaron a dejar su país de origen estaban generalmente relacionados con contextos de guerra y conflictos políticos. Así, para algunos, salir de su tierra natal no era una opción ni parte de un proyecto previamente elaborado, sino una alternativa de supervivencia. <![CDATA[CARRERA PSICOSOCIAL DE REFUGIADAS CON EDUCACIÓN SUPERIOR: reconstrucción de identidad y trabajo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200306&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Considerando a agenda de pesquisa contemporânea que congrega os temas trabalho, carreira e migração, buscou-se compreender a carreira psicossocial associada ao processo de migração forçada, mediante experiências de vida e trabalho de profissionais com ensino superior, que se encontram na situação de refugiadas acolhidas no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, realizada por meio do estudo em profundidade dos casos de duas refugiadas latino-americanas, que participaram de entrevistas narrativas. Observou-se, como resultados, que as experiências das participantes certamente são únicas, contudo, refletem a forma como refugiados reconstroem as suas carreiras psicossociais, com base no passado, no presente e em suas aspirações e visões de futuro. Após a chegada na cidade de São Paulo, destacaram-se obstáculos e desafios relacionados à transição involuntária de carreira, às práticas cotidianas de trabalho fora da área de formação profissional e às reconstruções identitárias de trabalho. O processo de mudança de vida das migrantes ainda se apresenta atravessado por barreiras estruturais após a reinstalação, que envolvem a garantia do status legal e questões linguísticas. Conclui-se, por intermédio da análise de suas narrativas com base no modelo teórico da carreira psicossocial, que mesmo tratando-se de refugiadas com formação profissional já estabelecida, ambas as entrevistadas apresentam diferentes facetas de suas identidades de trabalho. Tais facetas se remetem, simultaneamente, a discursos de carreira mais tradicionais, fechados, estáveis e seguros, por um lado, e mais contemporâneos, abertos, flexíveis e arriscados/precários, por outro. Exprimem, assim, contradições significativas que se encontram presentes nas trajetórias de trabalho de refugiados.<hr/>Abstract In light of the contemporary research agenda that congregates the themes of work, career, and migration, we sought to understand the psychosocial career associated with the process of forced migration through the life and work experiences of professionals with higher education who find themselves in the situation of being refugees welcomed in Brazil. This is a qualitative and descriptive research, conducted through an in-depth study of the cases of two Latin American refugees, who participated in narrative interviews. It was observed, as results, that the participants' experiences are certainly unique; however, they reflect the way refugees reconstruct their psychosocial careers, based on the past, the present and their aspirations and visions for the future. Following arrival in the city of São Paulo, obstacles and challenges related to involuntary career transition, everyday work practices outside the area of professional training, and work identity reconstructions were highlighted. The migrants' life change process is still crossed by structural barriers after resettlement, which involve the assurance of legal status and language issues. We conclude, through the analysis of their narratives based on the theoretical model of psychosocial career, that even though they are refugees with established professional training, both interviewees present different facets of their work identities. These facets simultaneously refer to more traditional, closed, stable, and secure career discourses, on the one hand, and more contemporary, open, flexible, and risky/precarious ones, on the other. They thus express significant contradictions that are present in the work trajectories of refugees.<hr/>Resumen Considerando la agenda de investigación contemporánea que reúne temas de trabajo, profesión y migración, nos propusimos comprender la carrera psicosocial asociada al proceso de migración forzada. Mediante el análisis de la experiencia de vida y trabajo, de profesionales con educación superior que se encuentran en situación de refugiados albergados en Brasil. Se trata de una investigación cualitativa y descriptiva, realizada por medio del estudio de caso de dos refugiados latinoamericanos que participaron de entrevistas orales. Como resultado, observamos que las experiencias de los participantes, a pesar de ser únicas, reflejan cómo los refugiados, de manera semejante, reconstruyen sus carreras psicosociales a partir del pasado, el presente y sus expectativas. Después de llegar a la ciudad de São Paulo, se destacaron los obstáculos y desafíos, relacionados a la transición de profesión forzada, las prácticas cotidianas de trabajo fuera del área de formación y las reconstrucciones de la identidad laboral. El proceso de cambio de vida de los migrantes continúa afectado por barreras estructurales posteriores al reasentamiento, que involucran la garantía del estatus legal y cuestiones lingüísticas. Concluimos, por medio del análisis de las narrativas, a partir del modelo teórico de carrera psicosocial que, aunque se trata de refugiados con formación profesional establecida, ambos presentan facetas diferentes en sus identidades laborales. Tales facetas se remiten, simultáneamente, a discursos de carrera más tradicionales, estables y seguras, por un lado, y más contemporáneas, flexibles y arriesgadas o precarias, por otro. Resaltando contradicciones significativas que están presentes en las trayectorias de trabajo de los refugiados. <![CDATA[PATRIMONIOS AFRICANOS EN IPOJUCA/PE: de configuraciones raciales a desafíos sociales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200324&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo é fruto de pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da UPE. Como foco temático, apresentou-se aspectos sócio-históricos e idiossincrasias que evidenciam as relações da cidade de Ipojuca, e das microrregiões de Suape e Litoral Sul pernambucano com as culturas africanas, refletindo sobre ancestralidades e pertencimento racial a partir dos elementos locais apresentados. O estudo revela materialidade para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com a Lei 10.639/03 de acordo com as heranças africanas que a cidade possui em variadas perspectivas. Quanto à metodologia, utilizou-se a pesquisa etnográfica, buscando fazer uma análise historiográfica da trajetória da população negra local que como resultado prático da pesquisa, encontra justificativas para uma política pública de cunho sócio racial.<hr/>Abstract The article is the result of research developed within the scope of the Graduate Program in Education at UPE. As a thematic focus, socio-historical aspects and idiosyncrasies were presented that show the relations of the city of Ipojuca, and the micro-regions of Suape and the South Coast of Pernambuco with African cultures, reflecting on ancestry and racial belonging from the local elements presented. The study reveals materiality for the development of pedagogical work with Law 10.639/03 according to the African heritage that the city has in different perspectives. As for the methodology, ethnographic research was used, seeking to make a historiographical analysis of the trajectory of the local black population that, as a practical result of the research, finds justifications for a public policy of a socio-racial nature.<hr/>Resumen El artículo es el resultado de una investigación desarrollada en el ámbito del Programa de Posgrado en Educación de la UPE. Como eje temático, se presentaron aspectos sociohistóricos e idiosincrasias que muestran las relaciones de la ciudad de Ipojuca y las microrregiones de Suape y el Litoral Sur de Pernambuco con las culturas africanas, reflexionando sobre la ascendencia y la pertenencia racial a partir de los elementos locales. presentado. El estudio revela materialidad para el desarrollo del trabajo pedagógico con la Ley 10.639/03 según la herencia africana que tiene la ciudad en diferentes perspectivas. En cuanto a la metodología, se utilizó la investigación etnográfica, buscando hacer un análisis historiográfico de la trayectoria de la población negra local que, como resultado práctico de la investigación, encuentre justificaciones para una política pública de carácter socio-racial. <![CDATA[RENÉ DESCARTES: su contribución a la ciencia moderna y el impacto de sus ideas en la educación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200341&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A história humana mistura-se a busca pela verdade. Nos mais diversos tempos e por inúmeros meios se defendeu possuí-la. Essa busca também foi a de Descartes (1596-1650), através da constituição de um método. Diante disto, objetiva-se, para este artigo, por meio de um estudo de natureza exegéticohermenêutica (Gadamer, 1999; Heidegger, 2007; Habermas, 2013) com abordagem qualitativa (Bogdan &amp; Biklen, 1994), discutir sobre a contribuição de Descartes na fundamentação do sistema científico moderno e o impacto de suas ideias na educação. Os principais resultados apontam que a criação do método fiável e verificável foi fator decisivo para o desenvolvimento do sistema científico moderno. Descartes não se dedicou a tecer reflexões diretas para o sistema escolar, contudo, apregoam ao seu método a base para do fragmentação do conhecimento e do ensino, mas foi verificado que em sua teoria e método não há fundamento para a separação das partes sem que haja também a junção dessas partes ao todo, concluindose, portanto, que a fragmentação da ciência e do ensino não tem fundamento direto no método cartesiano.<hr/>Abstract The human history is mixed with the search for truth. In the most diverse times and by innumerable ways it was defended to possess it. This search also went to Descartes (1596-1650), through the constitution of a method. Given this, the objective is, for this article, through a exegetical-hermeneutics (Gadamer, 1999; Heidegger, 2007; Habermas, 2013) with a qualitative approach (Bogdan &amp; Biklen, 1994), to discuss Descartes' contribution in the foundation of the modern scientific system and the impact of his ideas on education. The main results show that the creation of a reliable and verifiable method was a decisive factor for the development of the modern scientific system. Descartes did not dedicate himself to weaving direct reflections on the school system, however, they claim their method as the basis for the fragmentation of knowledge and teaching, but it was found that in their theory and method there is no basis for the separation of the parts without there being also the joining of these parts to the whole, concluding, therefore, that the fragmentation of science and teaching is not based on the Cartesian method.<hr/>Resumen La historia humana se mezcla con la búsqueda por la verdad. En las más diversas épocas y por innumerables medios se defendió poseerlo. Esta búsqueda también fue la de Descartes (1596-1650), a través de la constitución de un método. Ante esto, el objetivo para este artículo es, a través de un estudio exegéticohermenéutico (Gadamer, 1999; Heidegger, 2007; Habermas, 2013) con un enfoque cualitativo (Bogdan &amp; Biklen, 1994), discutir la contribución de Descartes en la fundación del sistema científico moderno y el impacto de sus ideas en la educación. Los principales resultados muestran que la creación de un método confiable y verificable fue un factor decisivo para el desarrollo del sistema científico moderno. Descartes no se dedicó a tejer reflexiones directas sobre el sistema escolar, sin embargo, reclaman su método como base para la fragmentación del conocimiento y la enseñanza, pero se encontró que en su teoría y método no hay base para la separación de los conocimientos y la enseñanza in partes sin que exista también la unión de estas partes al todo, concluyendo, por tanto, que la fragmentación de la ciencia y la enseñanza no se basa de modo directo en el método cartesiano. <![CDATA[VIDAS NARRADAS: las mujeres y la naturaleza en la pampa gaucha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200354&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo é fruto de um estudo realizado no interior de um grupo de pesquisa com a finalidade principal de problematizar como as mulheres ambientalistas do pampa gaúcho narram a sua relação com a natureza e com a educação ambiental. Trata-se de uma investigação que toma assento especialmente nas filosofias da diferença, tensionando o pensamento e os modos como nos relacionamos com a natureza. Como caminho metodológico realizamos uma investigação narrativa através de uma conversa com três mulheres ambientalistas do pampa do Rio Grande do Sul. Ao final desta investigação consideramos que as mulheres narram suas relações com a natureza, onde o cuidado e o amor pelo lugar tornam-se fundamentais para o sentimento de pertencimento, um sentimento que intitulamos como sentimento pampeano.<hr/>Abstract This article is the result of a study conducted within a research group with the main purpose of problematizing how women environmentalists of the gaucho pampa narrate their relationship with nature and environmental education. It is an investigation that uses as a guide the philosophies of difference, making reflections, and how we relate to nature. As a methodological path we carried out a narrative investigation through a conversation with three women environmentalists from the pampa of Rio Grande do Sul. At the end of this investigation, we consider that women narrate their relationships with nature, in which care and love for the place become fundamental to the feeling of belonging, a feeling that we call a Pampean feeling.<hr/>Resumen Este artículo es el resultado de un estudio realizado dentro de un grupo de investigación con el objetivo principal de problematizar cómo las mujeres ambientalistas de la pampa gaucha narran su relación con la naturaleza y la educación ambiental. Es una investigación que tiene lugar especialmente en las filosofías de la diferencia, tensando el pensamiento y las formas con las que nos relacionamos con la naturaleza. Como camino metodológico, llevamos a cabo una investigación narrativa a través de una conversación con tres ambientalistas de la pampa de Río Grande del Sur. Al final de esta investigación consideramos que las mujeres narran sus relaciones con la naturaleza, donde el cuidado y el amor por el lugar se vuelven fundamentales para el sentimiento de pertenencia, un sentimiento que llamamos sentimiento pampeano. <![CDATA[CONVERSACIONES PROFESIONALES SINCRÓNICAS Y ASÍNCRONAS CON RECURSOS TECNOLÓGICOS EN MENTORÍA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200368&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho refere-se a uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo que investigou como se dão conversas profissionais entre uma mentora e uma professora iniciante (PI) em diferentes espaços/recursos (síncronos e assíncronos), no contexto do Programa Híbrido de Mentoria (PHM). Os dados analisados são provenientes de uma entrevista com a mentora e de narrativas escritas da díade mentor-PI (M-PI) no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Os resultados indicam que a combinação de interações síncronas com assíncronas apresentaram diferentes potencialidades e limites no estabelecimento de conversas profissionais. Com relação às potencialidades, destacam-se: o estabelecimento de vínculo de confiança; troca de experiências profissionais; construção de aprendizagens sobre a docência; favorecimento de processos reflexivos; viabilização da identificação das demandas da PI; planejamento das ações de mentoria. Quanto aos limites, observou-se: a baixa assiduidade em atividades assíncronas; narrativas escritas com pouco detalhamento sobre as práticas; a necessidade de apresentar uma escrita clara nas comandas das atividades; desconforto na interação em vídeo-chamadas. Constata-se que a integração de recursos síncronos e assíncronos permite o estabelecimento de conversas profissionais, favorecendo o desenvolvimento das ações de mentoria.<hr/>Abstract This paper refers to a qualitative exploratory research that investigated how professional conversations take place between a mentor and a beginning teacher (PI) in different spaces/resources (synchronous and asynchronous), in the context of the Hybrid Mentoring Program (PHM). The data analyzed come from an interview with the mentor and from written narratives of the dyad mentor-PI (M-PI), collected in the virtual learning environment (AVA). The results indicate that the combination of synchronous and asynchronous interactions presented different potentialities and limits in the establishment of professional conversations. Regarding to the potentialities, it's possible to mention the following: the establishment of a bond of trust; exchange of professional experiences; construction of learning about teaching; favoring reflective processes; enabling the identification of PI demands; planning of mentoring actions. As for the limits, it was observed the following: the low attendance in asynchronous activities; narratives written with little detail about the practices; the need to present a clear writing of the instructions of the activities; discomfort when interacting on video calls. It was found that the integration of synchronous and asynchronous resources allows the establishment of professional conversations, favoring the development of mentoring actions.<hr/>Resumen Este trabajo se refiere a una investigación exploratoria cualitativa que investigó cómo se dan las conversaciones profesionales entre un mentor y un docente principiante (PI) en diferentes espacios/recursos (sincrónicos y asincrónicos), en el contexto del Programa de Mentoría Híbrido (PHM). Los datos analizados provienen de una entrevista con el mentor y de las narrativas escritas de la díada mentor-PI (M-PI) en el entorno de aprendizaje virtual (AVA). Los resultados indican que la combinación de interacciones sincrónicas y asincrónicas presentó diferentes potenciales y límites en el establecimiento de conversaciones profesionales. En cuanto al potencial, se destacan: el establecimiento de un vínculo de confianza; intercambio de experiencias profesionales; construcción de aprendizajes sobre la enseñanza; el favorecer de los procesos reflexivos; la posibilidad de la identificación de demandas de propiedad intelectual; planificación de acciones de mentoría. Respecto a los límites, se observó: la baja frecuencia a actividades asincrónicas; narrativas escritas con poco detalle sobre las prácticas; la necesidad de presentar una escritura clara en las instrucciones de las actividades; incomodidad al interactuar con videollamadas. Se encuentra que la integración de recursos sincrónicos y asincrónicos permite el establecimiento de conversaciones profesionales, favoreciendo el desarrollo de acciones de mentoría. <![CDATA[LAICIDAD Y PANDEMIA EN TIEMPOS CONSERVADORAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200384&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O crescimento do extremismo religioso no Brasil e no mundo e sua relação com a pandemia expôs a importância de se lutar por um estado laico. Sendo assim, o objetivo desse texto é discutir e demonstrar a importância da laicidade como forma de enfrentamento a movimentos conservadores no campo educacional, como por exemplo o Escola sem Partido. A proposta de valorizar a laicidade como forma de enfrentamento ao negacionismo científico é uma forma de defender a sociedade de argumentos religiosos extremistas que ferem princípios básicos de direitos humanos, como por exemplo a violência contra as mulheres e a misoginia de um modo geral.<hr/>Abstract The growth of religious extremism in Brazil and in the world and its relationship with the pandemic exposed the importance of fighting for a secular state. Thus, the aim of this text is to discuss and demonstrate the importance of laicity as a way of coping with conservative movements in the educational field, such as Escola sem Partido. The proposal to value secularism as a way of confronting scientific denialism is a way of defending society from extremist religious arguments that violate basic human rights principles, such as violence against women and misogyny in general.<hr/>Resumen El crecimiento del extremismo religioso en Brasil y en el mundo y su relación con la pandemia expuso la importancia de luchar por un estado laico. Por tanto, el propósito de este texto es discutir y demostrar la importancia del laicismo como forma de confrontar a los movimientos conservadores en el campo educativo, como la Escola sem Partido. La propuesta de valorar el laicismo como forma de afrontar el negacionismo científico es una forma de defender a la sociedad de argumentos religiosos extremistas que violan principios básicos de derechos humanos, como la violencia contra las mujeres y la misoginia en general. <![CDATA[PNAIC Y EVALUACIONES A GRAN ESCALA: estudio de las repercusiones en el trabajo docente.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200411&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo No Brasil a legitimação das avaliações em larga escala pode ser identificada por suas articulações com as políticas curriculares, de formação continuada de professoras/es e de gestão educacional. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) desencadeou ações nestes três âmbitos ao operacionalizar a formação continuada de professoras alfabetizadoras visando alfabetizar as crianças brasileiras até os oito anos de idade. Considerando isto, o presente artigo objetiva analisar as articulações entre o PNAIC e as Avaliações em Larga Escala, e, especificamente, discutir seus efeitos sobre o trabalho docente das professoras alfabetizadoras no contexto de Santa Maria - RS, entre os anos de 2012 e 2016. Para isso, a pesquisa de cunho qualitativo teve como instrumentos de produção de dados a análise documental dos documentos oficiais e legislativos que orientaram o PNAIC, e entrevista semiestruturada com 13 professoras alfabetizadoras, 1 Orientador de Estudos, 1 Formadora e a Coordenadora Geral do Programa na UFSM. Na análise dos dados empregamos a análise de conteúdo. No contexto pesquisado, os resultados sinalizam que a articulação entre o PNAIC e as Avaliações em Larga Escala aconteceu hibridamente, pois as ações produzidas no âmbito do Programa valorizavam as práticas pedagógicas lúdicas e a experiência profissional, mas estabeleciam sua vinculação ao (in)sucesso estudantil em tais avaliações. Concluímos que os efeitos sobre o trabalho docente foram a responsabilização e a formação da identidade profissional das alfabetizadoras, mas também a produção de resistências, como recusas em aplicar simulados alinhados a tais avaliações.<hr/>Abstract In Brazil, the legitimacy of large-scale assessments can be identified through its links with curriculum policies, continuing education for teachers and educational management. The National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) triggered actions in these three areas by operationalizing the continuing education of literacy teachers aiming to literate Brazilian children up to the age of eight. Considering this, the present article aims to analyze the articulations between PNAIC and the Large Scale Assessments, and specifically, to discuss their effects on the teaching work of literacy teachers in the context of Santa Maria - RS, between the years 2012 and 2016. For this, the qualitative research had as instruments of data production the documentary analysis of the official and legislative documents that guided the PNAIC, and semi-structured interview with 13 literacy teachers, 1 Study Advisor, 1 Trainer and the General Program Coordinator at UFSM. For data analysis, we use content analysis. In the context researched, the results indicate that the articulation between the PNAIC and the Large Scale Assessments happened hybridly, since the actions produced within the scope of the Program valued playful pedagogical practices and professional experience, but established their link to (in) student success in such assessments. We concluded that the effects on the teaching work were the accountability and the training of the literacy teachers’ professional identity but also, the production of resistance as the refusals not to apply simulations based on such evaluations.<hr/>Resumen En Brasil, la legitimidad de las evaluaciones a gran escala se puede identificar a través de sus vínculos con las políticas curriculares, la formación continua para docentes y la gestión educativa. El Pacto Nacional por la Alfabetización en Edad Adecuada (PNAIC) desencadenó acciones en estas tres áreas al poner en práctica la formación continua de alfabetizadores con el objetivo de alfabetizar a niños brasileños hasta los ocho años. Teniendo esto en cuenta, el presente artículo tiene como objetivo analizar las articulaciones entre el PNAIC y las Evaluaciones de Gran Escala, y específicamente, discutir sus efectos en la labor docente de los alfabetizadores en el contexto de Santa María - RS, entre los años 2012 y 2016. Para ello, la investigación cualitativa tuvo como instrumentos de producción de datos el análisis documental de los documentos oficiales y legislativos que orientaron el PNAIC, y entrevista semiestructurada con 13 alfabetizadores, 1 Asesor de Estudios, 1 Formador y el Coordinador General del Programa en UFSM. Para el análisis de datos utilizamos análisis de contenido. En el contexto investigado, los resultados indican que la articulación entre el PNAIC y las Evaluaciones de Gran Escala ocurrió de manera híbrida, ya que las acciones producidas en el ámbito del Programa valoraron las prácticas pedagógicas lúdicas y la experiencia profesional, pero establecieron su vínculo con el (in) éxito estudiantil. en tales evaluaciones. Concluimos que los efectos en la labor docente fueron la rendición de cuentas y la reforma de la identidad profesional de los alfabetizadores, pero también la producción de resistencias, como negativas a aplicar simuladas en consonancia con dichas evaluaciones. <![CDATA[REPRESENTACIÓN DISCENTE EN EL POSGRADO: tejiendo hilos y perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052022000200427&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente fazer escritural ensaístico (LARROSA, 2003) aborda o campo da representação discente (RD) na pós-graduação no Brasil. Para tanto, direciona sua atenção para a área da RD no contexto brasileiro, por meio da mobilização de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo (ANDRÉ, 2013), que se entrelaça com relatos de experiência potentes no que tange às marcas que decorrem dessa prática na pós-graduação. Os dados observados evidenciam a criação de múltiplas conexões que se constituem na medida em que se experimenta a RD no universo da pós-graduação, a exemplo da ampliação do repertório profissional na atuação em representações, órgãos e comissões colegiadas e do cultivo de uma noção de saúde pela via dos encontros potentes e vivos nos cursos e ambientes formativos, bem como a necessidade de novas investigações envolvendo a temática.<hr/>Abstract This essay writing essay (LARROSA, 2003) addresses the field of student representation (SR) in graduate studies in Brazil. Therefore, it directs its attention to the area of SR in the Brazilian context, through the mobilization of a qualitative bibliographic review (ANDRÉ, 2013), which is intertwined with powerful experience reports regarding the brands that result from this practice in the postgraduate studies. The observed data show the creation of multiple connections that are constituted as SR is experienced in the universe of postgraduate studies, such as the expansion of the professional repertoire in acting in representations, bodies and collegiate commissions and the cultivation of a notion of health through powerful and lively encounters in courses and training environments, as well as the need for further investigations involving the theme.<hr/>Resumen La presente escrita ensayo (LARROSA, 2003) tiene el enfoque al campo de la representación estudiantil (RD) en el universo de los estudios de Posgrado en Brasil. Por lo tanto, dirige la atención al campo de la RD en el contexto brasileño, por medio de la movilización de una revisión bibliográfica cualitativa (ANDRÉ, 2013), que se cose con potentes relatos de experiencia en cuanto a las marcas resultantes de esta práctica en Posgrado. Los datos observados muestran la creación de múltiples conexiones que se constituyen a medida en que se vive la experiencia en el universo de los posgrados, a saber: la ampliación del repertorio profesional en la actuación en representaciones, órganos y comisiones colegiadas; encuentro con el cultivo de una noción de salud a través de encuentros potentes de vida en cursos y también entornos de formación; así como la necesidad de más investigaciones que involucren el tema.