Scielo RSS <![CDATA[Eccos Revista Científica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-927820220001&lang=es vol. num. 60 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EDITORIAL 60]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[DOSSIÊ: EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100020&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[SIEVES THAT CIRANDAM: PEDAGOGICAL OPINIONS AND CHILDHOOD PRODUCTION IN CHILDREN'S EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100100&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo busca mostrar, a partir da análise de pareceres pedagógicos produzidos em uma escola de Educação Infantil/creche no interior do estado do Rio Grande do Sul, os modos que são narradas as crianças através de saberes que movimentam a atuação dos professores para a produção da criança neste espaço que tem se consolidado em uma cultura escolarizada. Ao analisar estes pareceres pedagógicos temos por objetivo referenciar a importância da formação de professores e da sua participação na construção de uma - ou muitas - cultura própria da Educação Infantil no contexto da Educação Básica e para a produção da criança na contemporaneidade. A analogia metodológica que colocamos em funcionamento é a da peneira que pela movimentação faz processar pelo passar/cair os elementos descartáveis para fazer surgir o elemento valioso. Um cirandar em que se selecionam, pelos saberes que circulam no ambiente escolar, pelo movimento de peneiração, processos de enquadramento e de produção das crianças. Conclui-se o artigo apontando a necessidade de, nos contextos escolares da Educação Infantil, a produção de saberes que projetam uma cultura educacional para Educação Infantil.<hr/>Abstract This article seeks to show, based on the analysis of pedagogical opinions produced at a kindergarten / nursery school in the state of Rio Grande do Sul, the ways in which children are narrated through knowledge that moves the performance of teachers to produce the child in this space that has been consolidated in a school culture. In analyzing these pedagogical opinions we aim to refer to the importance of teacher education and her/his participation in the construction of a culture of Child Education in the context of Basic Education and for the production of the child in the contemporary world. The methodological analogy that we put into operation is the one of the sieve that by the movement causes to process by the pass / fall the disposable elements to make appear the valuable element. A ciranda in which you select, by the knowledge that circulates in the school environment, by the sifting movement, framework and production processes for children. The article concludes by pointing out the need to, in the contexts of Early Childhood Education, the production of knowledge that designs an educational culture for Early Childhood Education. <![CDATA[LITERARY EXPERIENCES AND THEIR POSSIBILITIES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100101&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Esta pesquisa tem como objetivo repensar a leitura literária e suas práticas pedagógicas a partir da Teoria Histórico-Cultural e de autores contemporâneos da leitura e da literatura na infância. Nesse sentido, questiona-se: quais práticas pedagógicas podem contribuir para a formação do leitor desde a mais tenra idade? Para isso, a partir de uma pesquisa qualitativa, realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil no estado do Paraná, buscou-se analisar práticas pedagógicas organizadas por meio de obras literárias clássicas. A abordagem e os instrumentos metodológicos utilizados foram aprovados por comitê de ética, conforme estabelecido para a pesquisa científica. Com base nos dados analisados, conclui-se que a ação docente, aliada à literatura infantil, constituiu-se como uma das possíveis travessias para criar necessidades na formação da identidade leitora desde a infância.<hr/>Abstract This research aims to rethink literary reading and its pedagogical practices from the Historical-Cultural Theory and contemporary reading and literature in childhood authors. In this sense, the question is: Which pedagogical practices can contribute to the formation of the reader from an early age? In order to do that, from qualitative research carried out in a Municipal Center of Early Childhood Education in the State of Paraná, it was sought to analyze pedagogical practices organized through classic literary works. The ethics committee approved the approach and methodological tools established for scientific research. From the analyzed data, it is concluded that the teaching action allied to Children's Literature as Art was constituted as one of the possible crossings to create needs in the formation of the reader identity since childhood. <![CDATA[IN RADIO WAVES: POSSIBILITIES OF A MINOR EDUCATION IN THE COMPULSORY SCHOOL CONTEXT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100102&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo apresenta uma análise de práticas pedagógicas produzidas a partir de um Projeto de Educomunicação com turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivo compreender como se dá a gestão de práticas que transcendem o espaço da sala de aula e que efeitos produzem na constituição dos sujeitos enquanto estudantes. A partir de uma análise qualitativa de narrativas produzidas por estudantes, apoiada nos conceitos de educação menor (GALLO 2002), experiência (LARROSA 2015), emancipação intelectual (RANCIÈRE 2007) e democracia (MASSCHELEIN e SIMONS, 2014), entre outros, foi possível verificar que o Projeto de Educomunicação, constituído via agenciamento coletivo entre estudantes e professores, viabilizou a invenção de um novo espaço/tempo no instituído, possibilitando que formas outras de ser e estar na escola fossem concebidas.<hr/>Abstract This paper presents an analysis of pedagogical practices produced from a Project of Educommunication with groups of Early Grades of Elementary School. We aimed at understanding how the management of practices that transcend the classroom is performed, and which effects they have on the constitution of the subjects as students. From a qualitative analysis of narratives produced by students, and grounded on the concepts of minor education (GALLO, 2002), experience (LARROSA, 2015), intellectual emancipation (RANCIÈRE, 2007) and democracy (MASSCHELEIN e SIMONS, 2014), among others, it was possible to notice that the Project of Educommunication, constructed through the collective action of students and teachers, enabled the invention of a new space/time in what has been instituted, thus allowing that other ways of being at school were conceived. <![CDATA[EDUCATION, THE JUSTICE SYSTEM AND THE PARTIES COMPOSING PUBLIC POLICIES FOR THE PROTECTION, DEFENSE AND GUARANTEE OF RIGHTS TO CHILDREN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100103&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este texto apresenta uma reflexão acerca da relação entre a Educação e o Sistema de Justiça na formulação de Políticas Públicas que versam sobre as infâncias e seus direitos. Traz o recorte de uma pesquisa de Doutorado apresentada em 2019 ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, à Linha de Pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência/ Ensino e Formação de Educadores que teve por objetivo compreender através do Protocolo APOIA Online e seu fluxo dentro do Programa de Enfrentamento à Evasão Escolar vinculado ao Ministério Público de Santa Catarina, como são construídas as aproximações entre Educação e Justiça. Caracterizou-se como uma pesquisa documental e de campo, integrada a uma abordagem etnográfica. As violências são aqui entendidas a partir da perspectiva de Arendt (2018). Os conceitos centrais da pesquisa-tese versaram sobre Educação, Justiça, Infâncias e as violências, com atenção aos maus-tratos na infância. Para este artigo, entretanto, optamos pelo recorte que evidencia a discussão entre a Educação o Sistema de Justiça e a relação estabelecida na elaboração das Políticas Públicas voltadas às infâncias. A pesquisa apontou, entre outros aspectos que, a invisibilidade de tantas crianças ou dos “ninguéns” junto aos equívocos nos dados oficiais compromete a criação de Políticas Públicas voltadas ao propósito de proteger e assegurar os direitos de crianças e adolescentes.<hr/>Abstract This text presents a reflection on the relationship between Education and the Justice System in the formulation of Public Policies that deal with children and their rights. It brings the cut of a doctoral research presented in 2019 to the Graduate Program in Education of the Federal University of Santa Catarina - UFSC, to the Research Line Subjects, Educational Processes and Teaching / Teaching and Training of Educators, whose objective was to understand through of the APOIA Online Protocol and its flow within the Program for Confronting School Evasion linked to the Public Ministry of Santa Catarina, how the approaches between Education and Justice are built. It was characterized as a documentary and field research, integrated to an ethnographic approach. Violence is understood here from the perspective of Arendt (2018). The central concepts of the research-thesis focused on Education, Justice, Childhood and Violence, with attention to child abuse. For this article, however, we opted for the clipping that evidences the discussion between Education and the Justice System and the relation that is established in the elaboration of the Public Policies directed to the childhoods. The research pointed out, among other things, that the invisibility of so many children or of the ones close to the mistakes in the official data compromises the creation of Public Policies focused on the purpose of protecting and guaranteeing the rights of children and adolescents. <![CDATA[CULTURAL INDUSTRY AND REIFICATION THE CHILD SUBJECTIVITY ON FOCUS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100104&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo apresenta um recorte de uma investigação que se dedicou a pesquisar a construção da subjetividade infantil no seio do modelo social capitalista vigente. As considerações aqui tratadas têm como objetivo discutir as relações existentes entre a Indústria Cultural e o processo de reificação infantil. A contemporaneidade tem produzido uma infância que expressa uma criança cada vez mais fragmentada: ora segura de si, ora dependente; ora autônoma; ora tutelada; ora um indivíduo que existe aqui e agora; ora um ser a ser preparado para o futuro. A pesquisa em questão, de caráter qualitativa, tomou como fontes de análise matérias jornalísticas veiculadas pela mídia impressa e digital que apresentam a maneira como os pequenos têm sido inseridos, de forma frenética, na lógica do consumo. Do ponto de vista teóricometodológico tomamos como referência a teoria crítica frankfurtiana, em especial, as reflexões dos pesquisadores da primeira geração da escola de Frankfurt. A análise do material possibilitou identificar como a presença de mecanismos criados pela Indústria Cultural tem operado a favor da universalização dos sujeitos contribuindo, do ponto de vista da infância, para a anulação das singularidades e para a reificação das crianças. Foi possível, também, trazer à tona as formas com que os pequenos olham para a realidade para além dos destroços que acumula, indicando-nos caminhos possíveis de resistências.<hr/>Abstract The current article presents a section of an investigation dedicated to researching the construction of children's subjectivity within the prevailing capitalist social model. The considerations here are aimed at discussing the existing relations between the Cultural Industry and the process of child reification. The contemporaneity has produced a childhood that expresses a more and more fragmented child: sometimes self-assured, sometimes dependent; sometimes autonomous; sometimes tutored; sometimes an individual who exists here and now; sometimes a being to be prepared for the future. The research in question, of a qualitative nature, took as sources of analysis journalistic articles published by the print and digital media that present how the little ones have been inserted, in a frenetic way, in the logic of consumption. From the theoretical-methodological standpoint we take as reference the Frankfurt critical theory, in particular, the reflections of the first generation researchers of the Frankfurt school. The analysis of the material made it possible to identify how the presence of mechanisms created by the Cultural Industry has operated in favor of the universalization of subjects, contributing, from the point of view of childhood, to the annulment of singularities and to the reification of children. It was also possible to bring to light the ways in which the little ones look at reality beyond the debris it accumulates, indicating to us possible paths of resistance. <![CDATA[THE CONFLICT BETWEEN THE BRAZILIAN NEOCONSERVATISM AND PAULO FREIRE: THE DISPUTE BETWEEN THE OPPRESSION AND THE AUTONOMY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100105&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Recentemente, principalmente a partir da última década, uma onda neoconservadora emergiu no Brasil, representada por movimentos reacionários que elegeram Bolsonaro, influenciados pelo ideólogo Olavo de Carvalho. Este artigo explorou e sintetizou o pensamento pedagógico de Freire e o pensamento dos pensadores clássicos do conservadorismo, por conseguinte, fez-se uma análise do conteúdo de um artigo de opinião e uma entrevista de Carvalho que trataram sobre Freire e uma análise sobre os conflitos característicos entre a síntese da pedagogia de Freire e do pensamento neoconservador. Assim, inferiu-se que o movimento neoconservador brasileiro menospreza, não reconhece e rejeita o legado e o pensamento educacional de Paulo Freire devido a natureza ideológica e valorativa divergente e incompatível entre o ambos. Portanto, concluiu-se que o movimento neoconservador brasileiro procura manter status quo, ou seja, a existência e manutenção da relação entre opressores e oprimidos; por isso, não aceita a proposta de Freire sobre a libertação dos oprimidos por meio da educação que dialoga com a realidade do estudante, que o faz pensar, formar senso crítico e, assim, libertar-se do estado de opressão.<hr/>Abstract Recently, a neoconservative wave emerged in Brazil, represented by reactionary movements that elected Bolsonaro, and influenced by Olavo de Carvalho ideologist. This paper explored and synthesized both pedagogical lines of Freire and neoconservatism thinking, therefore, we analyzed the content of an opinion article and an interview by Carvalho that dealt with Freire and, then, we analyzed the characteristic conflicts between the synthesis of Freire's pedagogy and neoconservative thinking. Thus, we argue that the Brazilian neoconservative movement underestimates, does not recognize and rejects the legacy and Freire’s educational thinking due to the divergent and incompatible ideological and value nature of both. The conclusion is that the Brazilian neoconservative movement seeks to maintain the status quo, that is, the existence and maintenance of the relationship between oppressors and oppressed; Therefore, the Brazilian neoconservative movement does not accept Freire's proposal on the liberation of the oppressed through education that dialogues with the reality of the students, which makes them think, form a critical sense and thus free themselves from the state of oppression. <![CDATA[“NEOLIBERALISM AND NEOCONSERVATISM IN CONTEMPORARY BRAZILIAN EDUCATION: A FREIREAN STUDY OF BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR AND THE ESCOLA SEM PARTIDO MOVEMENT”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100106&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Propomos neste artigo uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular e do movimento Escola sem Partido, dois projetos que, ao nosso ver, estão em consonância com uma tendência neoliberal e neoconservadora das políticas educacionais brasileiras contemporâneas. A partir de uma retomada de conceitos idealizados por Paulo Freire, não por acaso o educador que está no cerne da crítica do movimento Escola sem Partido à educação nacional, nós buscamos uma compreensão mais crítica desses dois documentos, procurando entender os valores e os interesses que os movem, à luz da obra freireana. Este trabalho traz à tona quão desafiadora é a leitura de textos que se apropriam de uma linguagem democrática para fazer propostas que são neoliberais e neoconservadoras na prática. Esse desafio, no entanto, evidencia a importância de ler criticamente e essas e outras políticas educacionais atuais, para que possamos construir uma resistência que esteja à altura das ameaças que a educação democrática enfrenta hoje.<hr/>Abstract This article proposes a critical reading of Base Nacional Comum Curricular, the Brazilian national curriculum, and the Escola sem Partido movement, two projects that, in our perspective, are in line with the current neoliberal and neoconservative trends in contemporary Brazilian educational policies. Returning to concepts developed by Paulo Freire, the educator who is at the heart of Escola sem Partido’s criticism of Brazilian education, we seek a more critical understanding of these documents, attempting to apprehend the values and interests that are at the core of these policies, in the light of Freire’s work. This study raises questions about the difficulty of critically reading texts which seize democratic language to make proposals that are neoliberal and neoconservative in practice. This challenge, however, underlines the importance of reading these and other current educational policies critically, so that we can establish a resistance movement that can live up to the threats democratic education faces today. <![CDATA[THE SCHOOL WITHOUT PARTY MOVEMENT IN QUESTION: TEACHING NARRATIVES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100107&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O Movimento Escola sem Partido é um tema que se tornou objeto de nossa pesquisa nos anos de 2018, quando ganhou grande repercussão na área da educação, seja por aqueles que defendiam a proposta ou por aqueles que a rejeitavam. Neste texto, apresentamos reflexões a partir de uma pesquisa realizada naquele ano, cujo objetivo era de conhecer a trajetória de professores da educação básica e o modo como lidavam com as questões trazidas por este Movimento. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas com cinco professores. Nestas, os professores falaram sobre sua trajetória profissional, bem como analisaram o Movimento Escola sem Partido. O estudo objetivava ainda compreender a trajetória deste Movimento e seus argumentos. A determinação do Movimento Escola sem Partido de que “o professor respeitará o direito dos pais a que seus filhos recebam a educação moral que esteja de acordo com suas próprias convicções”, levanta indagações sobre como lidar com a diversidade de convicções e concepções que podem coexistir em uma sala de aula. Na medida em que a pesquisa ouviu os professores, personagens diretamente implicados nessa proposta, reunimos dados que contribuíram para ampliar os modos de compreensão deste movimento, do ponto de vista dos professores. A partir dos estudos de Paulo Freire, problematizamos os sentidos de neutralidade e o sentido de educação moral implícitos na proposta, bem como analisamos os riscos do fanatismo e do sectarismo que este movimento pode comportar.<hr/>Abstract The School without Party Movement is a topic that became the object of our research in 2018, when it gained great repercussion in the field of education, by both: those who defended the proposal and those who rejected it. In this paper, we present reflections based on the study carried out that year that aimed to know the trajectory of basic education teachers and the way they dealt with the issues raised by this Movement. To this end, narrative interviews were carried out with five teachers. In these interviews, teachers talked about their professional trajectory, as well as analyzed the School without Party Movement. The study also aimed to understand the trajectory of this Movement and its arguments. The determination of the Movement that “the teacher will respect the right of parents to have their children receive a moral education that is in accordance with their own convictions” raises questions about how to deal with the diversity of convictions and conceptions that may coexist in a classroom. As the research listened to the teachers, characters directly involved in this proposal, we gathered data that contributed to broaden the ways of understanding this movement, from the teachers’ point of view. Based on Paulo Freire’s studies, we discuss the meanings of neutrality and the meaning of moral education implicit in the proposal, as well as analyze the risks of fanaticism and sectarianism that this Movement can entail. <![CDATA[LANGUAGE DEVELOPMENT IN CHILDREN WITH INTELLECTUAL DEFICIENCY IN CHILD EDUCATION: CONTRIBUTIONS OF ALTERNATIVE COMMUNICATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100108&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As crianças com deficiência intelectual apresentam prejuízo no desenvolvimento da capacidade expressiva. Como consequência, fazem uso por mais tempo da linguagem gestual. Existem recursos de Comunicação Alternativa, categoria de Tecnologia Assistiva, que contribuem para a acessibilidade cognitiva dessas crianças, facilitando o desenvolvimento e a aprendizagem. Esta pesquisa buscou analisar como o uso da Comunicação Alternativa (CA) em sessões de intervenção pode contribuir para a linguagem-comunicação de crianças com deficiência intelectual na etapa da Educação Infantil. Como participantes, a pesquisa contou com duas crianças com deficiência intelectual com impedimentos comunicativos, estudantes de escolas públicas da cidade de Igarassu-PE. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas sessões de intervenção com o uso de recursos da CA. O estudo demonstrou que o uso dos recursos de comunicação alternativa contribuiu significativamente para a comunicação das crianças. Permitiu que criança e pesquisadora compartilhassem atenção nas atividades desenvolvidas; auxiliou a compreensão, estimulando as crianças a participarem ativamente das interações; também possibilitou às crianças planejar e produzir linguagem mais significativa e funcional.<hr/>Abstract Children with intellectual disabilities suffer from the development of expressive capacity; consequently make use of sign language for longer. There are Alternative Communication features, Assistive Technology category, which contributes to the cognitive accessibility of these children, facilitating development and learning. This research sought to analyze how the use of Alternative Communication (AC) in intervention sessions can contribute to the communication-language of children with intellectual disabilities in the stage of Early Childhood Education. As participants, the research had two children with intellectual disabilities with communicative disabilities, students from public schools in the city of Igarassu-PE. As data collection instruments, intervention sessions were conducted with the use of AC resources. The study demonstrated that the use of alternative communication resources contributed significantly to children's communication. It allowed the child and researcher to share attention in the activities developed; aided understanding by encouraging children to actively participate in interactions; and also enabled children to plan and produce more meaningful and functional language. <![CDATA[LITERACY, COLONIZATION AND POLITICS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100109&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este ensaio tem como tema central o processo de iniciação da alfabetização enquanto elemento político fundante de percepção e libertação político-cultural da língua e cultura dominantes. Relativizado com o conceito de letramento procura posicionar-se como marco político de consciência e liberdade frente a um processo de letramento que se inscreve ao inscrever o sujeito como produto pacífico e passivo, bem como, sujeito à cultura dominante.<hr/>Abstract This essay has as its central theme the process of initiation of literacy as a founding political element of perception and political-cultural liberation of the dominant language and culture. Relativized with the concept of literacy, it seeks to position itself as a political milestone of conscience and freedom in the face of a literacy process that inscribes itself by inscribing the subject as a peaceful and passive product, as well as subject to the dominant culture. <![CDATA[A DIALOGUE WITH THE SOCIOLOGY OF CHILDHOOD FROM THE INTERPRETIVE REPRODUCTION AND CULTURES OF PEERS IN CHILDREN'S PLAY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100110&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente estudo busca analisar as relações entre a Reprodução Interpretativa e a Cultura de Pares presentes nas interações entre crianças que brincam no cotidiano da Educação Infantil sem a interferência do adulto. A pesquisa apoia-se no campo da Sociologia da infância, introduzindo a concepção de criança como ser social pleno, dotado de capacidade de ação e a infância como um grupo social culturalmente ativo e criativo (SIROTA, 2001; CORSARO, 2009, 2011; SARMENTO, 2003) e toma a brincadeira como prática social e cultural construída nas e pelas interações entre as crianças em articulação com o contexto sociocultural em que estão inseridas (BORBA, 2005). A opção metodológica adotada é de cunho qualitativo, configurada na perspectiva etnográfica com crianças. Os dados foram produzidos com o uso de videogravações e descritos em episódios de brincadeira de um grupo de 25 crianças com idade de três anos, de ambos os sexos, em uma instituição de educação infantil da cidade de Aracaju/SE. Os dados revelam o modo como as crianças produzem coletivamente uma rotina na qual compartilham a acumulação de tensão, a excitação da ameaça, o alívio e a alegria da fuga, enfrentando o perigo e o medo, inserindo emoções e sentimentos em suas rotinas de pares, as quais elas produzem e controlam, evidenciando que as rotinas de brincadeiras são elementos constituintes das culturas de pares e que estas são produzidas pelas crianças e compartilhadas na interação com companheiros de idade por meio da reelaboração ativa e inventiva do contexto sociocultural das quais participam ativamente.<hr/>Abstract The purpose of this study is to analyze the relationships between the Interpretive Reproduction and the Culture of Peers in the interactions among children who play in the daily life of Early Childhood Education, without adult interference. This research is based on the Sociology of Childhood, introducing the children as full social beings, capable for action, and childhood as a culturally active and creative social group (SIROTA, 2001; CORSARO, 2009, 2011; SARMENTO, 2003). It considers children's play as a social and cultural practice built in and through the interactions among children in articulation with the sociocultural context in which they are inserted (BORBA, 2005). This is a qualitative research based on an ethnographic perspective with children. The data were collected with video recordings and described in playful episodes of a group of 25 three year-olds’ children of both genders in a kindergarten school in the city of Aracaju, SE, Brazil. Our results reveal how children collectively produce a routine in which they share moments of tension, excitement of threat, relief and joy of escape, facing danger and fear, inserting emotions and feelings into their routines of peers, which they produce and control, evidencing that the play routines are elements that constitute the Cultures of Peers. Those routines are produced by the children and shared though their interaction with same-aged partners by the active and inventive (re)elaboration of the sociocultural environments of which they actively participate. <![CDATA[GORDOFOBIA, ACOSO Y VIOLENCIA EN LA ESCUELA: UN ESTUDIO EN REPRESENTACIONES SOCIALES CON PRE-ADOLESCENTES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100111&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado referente as representações sociais e as experiências vividas por pré-adolescentes a respeito da gordofobia, relacionando-a com o bullying, a violência e as dificuldades escolares. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, o qual teve como eixo norteador a Teoria das Representações Sociais, a partir de Serge Moscovici. Foi desenvolvida em 3 (três) escolas públicas de Sidrolândia/MS, com 16 (dezesseis) alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio de grupos focais, sendo um em cada escola. Os dados foram transcritos e analisados a partir da perspectiva de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam que o corpo pode ser visto como dispositivo de diferenças e intimidações por conta de sua estrutura. Para os alunos, a gordofobia é retratada como bullying. Praticas sistemáticas que provoca desconforto e desânimo para frequentar a escola devido aos maus tratos e a violência, o que afeta diretamente o seu desenvolvimento acadêmico. Ficou clara a demonstração de sentimento, dor e sofrimento por aqueles que estão fora do padrão exigido socialmente. Com isso, os alunos internalizam as representações negativas sobre seus próprios corpos e exteriorizam seu sofrimento de forma agressiva, fazendo com que a violência ocorra diariamente na escola. O que faz dessa instituição um local inseguro e totalmente despreparado.<hr/>Abstrat: This article presents part of the results of a master's research regarding social representations and feelings of pre-adolescents about fatphobia, relating it to bullying, violence and school difficulties. It is a qualitative research that had Serge Moscovici's Theory of Social Representations was guiding axis and was developed in 3 (three) public schools in Sidrolândia - MS with 16 (sixteen) students from the 5th year of Elementary School, for through focus groups, one in each school. The data were transcribed and analyzed from the perspective of Bardin's content analysis. The results reveal that the body can be seen as a device of differences and intimidation due to its structure. For students, fatphobia is portrayed as bullying, which causes discomfort and discouragement from attending school due to abuse and violence, directly affecting their academic development. It was clear the feeling of pain and suffering for those who are outside the socially required standard. With this, the students internalize the negative representations about their own bodies and externalize their suffering in an aggressive way, causing violence to occur daily at school, which makes it an unsafe and totally unprepared place.<hr/>Resumen Este artículo presenta parte de los resultados de una investigación de maestría sobre las representaciones sociales y los sentimientos de los preadolescentes sobre la gordofobia, relacionándola con el bullying, la violencia y las dificultades escolares. Se trata de una investigación cualitativa que tuvo como eje rector la Teoría de las Representaciones Sociales de Serge Moscovici y se desarrolló en 3 (tres) escuelas públicas de Sidrolândia - MS con 16 (dieciséis) alumnos de 5º año de Primaria, por a través de grupos focales, uno en cada escuela. Los datos fueron transcritos y analizados desde la perspectiva del análisis de contenido de Bardin. Los resultados revelan que el cuerpo puede verse como un dispositivo de diferencias e intimidación debido a su estructura. Para los estudiantes, la gordofobia se retrata como bullying, que provoca malestar y desánimo para asistir a la escuela debido al abuso y la violencia, afectando directamente su desarrollo académico. Fue evidente la sensación de dolor y sufrimiento de quienes están fuera del estándar socialmente requerido. Con esto, los alumnos internalizan las representaciones negativas sobre su propio cuerpo y exteriorizan su sufrimiento de manera agresiva, provocando que la violencia se presente diariamente en la escuela, lo que la convierte en un lugar inseguro y totalmente desprevenido. <![CDATA[OF ASSISTANCE AND THE EDUCATION: A STUDY ABOUT THE HISTORICITY OF MUNICIPAL SCHOOLS OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN A GAÚCHO CITY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100112&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Objetivou-se analisar a transição que aconteceu das creches do setor assistencial para o setor educacional transformando-se em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). O presente estudo teve como base o discurso de vinte monitoras, oitenta professoras e três gestoras de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS). Os dados e as exposições são resultantes de questionários, entrevistas semiestruturadas e grupo de interlocução. Aplicou-se análise dialética nas categorias que sustentam os discursos das trabalhadoras de forma a compreender a relevância de suas falas e de seus escritos na elucidação da transição da creche assistencialista para escola, levando em conta a historicidade e a totalidade na qual estão inseridas essas instituições. Constatou-se que a EMEI e as políticas educacionais destinadas a esse nível educacional não estão garantindo a estrutura, a organização e os recursos financeiros que possam subsidiar uma educação pensada para e a partir da criança. O que tem sido recorrente é apenas o direito das famílias em ter onde deixar seus(suas) filhos(as) enquanto trabalham, sem ter asseguradas, necessariamente, as condições para a produção de um trabalho pedagógico voltado para a infância. Esse processo acaba por reforçar o caráter assistencial dessa instituição em detrimento do educacional.<hr/>Abstract The objective of this study was to analyze the transition of daycare centers from assistance sector to the educational sector becoming Municipal Schools of Early Childhood Education (EMEIs). The present study was based on the discourse of twenty monitors, eighty teachers and three managers from a municipality in the interior of the state of Rio Grande do Sul (RS). Data and speeches are the result of questionnaires, semi-structured interviews and a dialogue group. Dialectical analysis was applied in the categories that support the discourses of the workers in order to understand the relevance of their speeches and writings in elucidating of the transition of this institution, taking into account its historicity and the totality in which they are inserted. It was verified that the EMEI and the educational policies intended for this educational level are not guaranteeing the structure, the organization and the financial resources that can subsidize an education designed for and from the child. What has been recurrent is just the right of families to have a place to leave their children while they work, without necessarily ensuring the conditions for the production of pedagogical work aimed at childhood. This process ends up reinforcing the care character of this institution to the detriment of the educational one. <![CDATA[PAULO FREIRE’S IDEAS IN THE 21ST CENTURY - QUESTIONS AND CONTEMPORARY VALIDITY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100113&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O sentido deste texto é fazer uma reflexão em torno da pertinência do pensamento de Paulo Freire, considerando questionamentos que lhe são feitos hoje. O texto tem o desafio de buscar, criar ou refazer aportes de seu pensamento à construção de um mundo mais justo e solidário por meio do ato educativo. Isto é, de sua validade e pertinência à educação hoje. O percurso da reflexão se estrutura em dois movimentos. O primeiro interroga as propostas do Movimento da Escola sem Partido, apresentando as intencionalidades inerentes ao projeto, seus limites e como o pensamento freireano responderia a suas preocupações. O segundo movimento questiona a legitimidade dos argumentos presentes no livro, “Desconstruindo Paulo Freire”, organizado por Santos (2017). Não se explora a obra na integralidade, pois ela mesma nos parece uma compilação de coisas, que não estão necessariamente relacionadas, mas todas compartilham um objetivo comum: desconstruir o pensamento de Freire. Analisa-se, então, fragmentos que exemplificam seu objetivo e permitem avançar nas reflexões acerca da pertinência do pensamento pedagógico de Freire. O ensaio conclui, retomando os pressupostos sócio-políticos e pedagógicos humanistas de Freire, entendendo-os como promissores na construção de um mundo comum mais democrático, livre, justo e solidário. Antecipa-se que as teses sustentadas pelos dois movimentos se enquadram em um cenário de culpabilização e de criminalização dos movimentos sociais, como sendo responsáveis pelo fracasso da escola pública.<hr/>Abstract The aim of this text is to propose a reflection on the relevance of Paulo Freire’s ideas, considering questions oriented to it nowadays. It faces the challenge of searching, creating, or reinterpreting his ideas towards the construction of a fairer and more sympathetic world through the educational act. That is, it approaches its validity and pertinence to education today. The proposed reflection is structured in two movements. The first one questions the Nonpartisan School Movement, presenting its intentions, its limits and how the Freirean ideas could address its concerns. The second movement questions the legitimacy of the arguments presented in the book “Desconstruindo Paulo Freire”, organized by Santos (2017). This work is not explored in its entirety, once it seems a compilation of matters not necessarily related, although they share a common point: to deconstruct Paulo Freire’s thought. Then, some fragments that exemplify its goal are analyzed in this paper, allowing the development of reflections on the pertinence of Paulo Freire’s pedagogical ideas. In conclusion, the essay reviews Freire’s socio-political and pedagogical humanist conceptions, considering them as promising when it comes to the construction of a more democratic, free, fair and sympathetic world. It is anticipated that the theses stated by the two movements fit into a scenario of blaming and criminalizing the social movements, holding them responsible for the failure of public education. <![CDATA[RACISMO CULTURAL LA ENSEÑANZA DE LAS RELIGIOSIDADES AFROBRASILEÑAS POR MAESTROS PENTECOSTALES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100200&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo, resultante de pesquisa empírica em escolas da Educação Básica, tem como objetivo apresentar as tensões vividas pelos professores pentecostais de História no ensino da cultura afro-brasileira determinado pela da Lei n.º 10.639/2003, em função de suas convicções religiosas. A metodologia teve como fundamentos as categorias desenvolvidas por Lucien Goldmann e Paulo Freire a respeito da cultura e da aprendizagem. A metodologia de pesquisa foi quanti-qualitativa e os procedimentos incluíram, além da pesquisa de fontes bibliográficas primárias e secundárias, a aplicação de um inquérito, com pesquisa de tendência de opinião, e de entrevistas em profundidade semiestruturadas. O trabalho identificou prejuízos no processo de ensino-aprendizagem da História da África e Culturas Africanas, especialmente quando se trata dos componentes curriculares relativos à religiosidade afro-brasileira.<hr/>Abstract This article, derived from an empirical research within Basic Education schools in Brazil, aims to reveal the tensions lived by Pentecostal teachers in teaching African History and Culture, determined by Law n.º 10.639/2002), because of their religion convictions. The quantitative-qualitative methodology included Lucien Goldmann’s and Paulo Freire’s theorical categories, and the procedures developed, beyond bibliographical research (primary and secondary), included survey and semistructured interviews about culture and learning possible tensions in the teaching of Afro-Brazilian religiosity. The research identified prejudices in the teaching-learning process of Afro-Brazilian Culture, specially about the aspects of African-Brazilian religiosity, because the impositions of Pentecostal morality.<hr/>Resumen Este artículo, resultante de investigación empírica en escuelas de Educación Básica de Brasil, tiene como objetivo presentar las tensiones vividas por los maestros y las maestras pentecostales en la enseñanza de la Historia y de la Cultura de África, especialmente de los componentes curriculares relativos à la religiosidad afro-brasileña, obligatorios por determinación de la Ley n.º 10.639/2003, en función de sus convicciones religiosas. La metodología cuanti-cualitativa utilizada comportó la aplicación de survey y la utilización de entrevistas semiestructuradas. La investigación identificó perjuicios en el proceso de enseñanza-aprendizaje de Historia da África y de las Culturas Africanas, especialmente respecto à los componentes curriculares de la religiosidad afro-brasileña. <![CDATA[SEMANA KANHGÁG KURTURA TY VĒNHKANHRÃN, TARMÃ, VÃSÃNSÃN KANHGÃG KURTURA TO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100201&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A escrita deste artigo apresenta a importância e necessidade da organização e realização da semana cultural indígena enquanto espaço de conhecimento, fortalecimento e resistência das comunidades indígenas do Sul do Brasil. O objetivo desta pesquisa de caráter teórico bibliográfico e autoetnográfico, contextualiza a necessidade de darmos visibilidade aos mais de 40 mil Kaingangs que habitam o Sul, buscando através das semanas culturais mostrar o quanto é importante o respeito e a diversidade existente nestas terras. Um dos acontecimentos mais marcantes da semana cultural é o reconhecimento e identificação das metades ou marcas clânicas Kamé e Kanhru, as mesmas são presença e movimento, tanto nos rituais, danças, na coleta dos alimentos como na organização familiar. Nesta dinâmica de escrita, queremos alargar o alcance da divulgação e mostrar a potencialidade que os movimentos culturais possuem em defesa dos direitos e valores dos povos indígenas.<hr/>Abstract The writing of this article presents the importance and necessity of organizing and carrying out the indigenous cultural week as a space for knowledge, strengthening and resistance of indigenous communities in southern Brazil. The objective of this theoretical bibliographic and autoethnographic research, contextualizes the need to give voice and visibility to the more than 40 thousand Kaingang people of the South, seeking through the cultural weeks to show how important it is to respect the existing diversity in these lands. One of the most remarkable events of the cultural week is the recognition and identification of the Kamé and Kanhru clan moieties or marks, they are presence and movement, both in rituals, dances, food collection and family organization. In this writing dynamic, we want to expand the reach of dissemination and show the potential that cultural movements have in defense of the rights and values of indigenous peoples.<hr/>Nén ū to vēnhrá: Venhrá tag tỹ semana cultural to ke tῖ, kỹ tã há tῖ kanhgág tỹ to kanhrãn mũ, kỹ kanhgág kar mũ há tῖ Brasil Sul ki. Artigo tag tỹ ẽg vẽnhrá kar vẽnhrá pẽ to ke vẽ, kỹ ser kanhgág tỹ 40 mil kanhgang ag to vῖgvẽg tῖ sul ki, kỹ ser semana cultural to kanhgág nén ũ é to vẽg mũ kỹ kanhgág mỹ há tῖ ag ga ki. Nén ũ ũ tỹ ẽg jykre kó mẽg tῖ tỹ ẽg vẽnhrá tỹ Kamẽ kar Kanhru vẽ kanhgág tũ vẽ, vẽngrén ẽg vẽjẽn jãvãnh kar famῖja ki. Kumũnῖnane ke gé. Vẽnhrán tag to, ẽg kurtura to, ẽg tỹ tarmã nỹtῖg jé, kanhgág tỹ direito ki nỹ tῖ. <![CDATA[WHAT IS THE PLACE OF ETHNIC-RACIAL ISSUES IN THE NATIONAL COMMON CURRICULAR BASE?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100202&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O currículo ganha centralidade com as políticas neoliberais implementadas no Brasil a partir da década de 1990, alinhado às avaliações em larga escala e mensurado enquanto representação da qualidade da educação. Em 2017, é concluída a última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, constituindo-se como currículo nacional, implicado em narrativas de igualdade educacional, representações conservadoras e interesses privados, que ganham espaço com o golpe político-jurídico e midiático de 2016 e a ascensão do bolsonarismo. Contudo, a imposição de uma Base torna a diversidade étnica e racial problemática neste modelo de currículo homogêneo, mesmo com a Lei Nº 10.639/2003 e o Parecer nº 03/2004. Nesse sentido, o trabalho propõe realizar uma reflexão teórica a partir de estudos sobre a BNCC, apontando alguns elementos problematizadores sobre o lugar que as Relações Étnico-raciais ocupam neste currículo nacional.<hr/>Abstract Since the 1990s the curriculum gains centrality in Brazil due the neoliberal policies implemented in line with large-scale exams, and when it was used as the representation of the quality of one’s education. In 2017, the latest version of the National Common Curricular Base (BNCC) for early childhood education and elementary education was published, constituting itself as a national curriculum. This new curriculum was dealing with narratives of educational equality and conservative representations and private interests, which gained voice in 2016 with the political-legal coup, supported by the media, and the rise of Bolsonarism. However, the imposition of a common curriculum conflicts with ethnic and racial diversity, even with the Law No. 10,639 / 2003 and Legal Opinion No. 03/200. In this sense, this paper intends to carry out a theoretical reflection from studies on the BNCC, pointing out some problematical elements about the place that ethnic-racial issues occupy in this national curriculum. <![CDATA[THE TEACHING OF AFRO-BRAZILIAN HISTORY AND CULTURE IN DARK TIMES: THEORETICAL AND TEMPESTUOUS REFLECTIONS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100203&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Esse estudo intenta aproveitar de roteiros e aprendizagens auferidos em cursos de formação de professores, ao ministrar a Disciplina História e Cultura-Afro Brasileira. Ao mesmo tempo procura apontar a necessidade de agregar a essa disciplina as recentes inovações historiográficas que contribuíram para redimensionar a percepção da formação social brasileira, face ao desenvolvimento capitalista e à inserção em um mundo globalizado, sobretudo entre os séculos XVI e XIX. É a partir desse referencial histórico que julgamos possível articular o discurso antirracista, enquanto condição necessária à re-educação das relações étnico-raciais no caso brasileiro. Defendemos que o constructo teórico a ser formulado deve contar com o conhecimento dos tempos pretéritos nas condições acima expostas, afinando a esse, as discussões que transitam pelas ondas teóricas do pensamento racial brasileiro.<hr/>Abstract This study intends to take advantage of scripts and learning gained in teacher training courses, when teaching the History and Culture-Afro-Brazilian Discipline. At the same time, it seeks to point out the need to add to this discipline the recent historiographic innovations that contributed to resize the perception of Brazilian social formation, in the face of capitalist development and insertion in a globalized world, especially between the 16th and 19th centuries. It is from this historical framework that we believe it is possible to articulate the anti-racist discourse, as a necessary condition for the re-education of ethnic-racial relations in the Brazilian case. We argue that the theoretical construct to be formulated must rely on the knowledge of past times in the conditions exposed above, tuning to this, the discussions that pass through the theoretical waves of Brazilian racial thought. <![CDATA[“NO PUEDO RESPIRAR”: ENSEÑANZA DE LA RESPIRACIÓN CELULAR EN UNA PERSPECTIVA ANTIRRACISTA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100204&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen El trabajo tuvo por objetivo construir posibilidades de abordar la lucha antirracista en la enseñanza de las ciencias naturales y la biología, por medio de la caracterización cualitativa de los aprendizajes construidos por dos estudiantes de grado séptimo en un colegio de Bogotá D.C., durante la aplicación de una propuesta didáctica sobre el concepto de respiración celular asociada a la resistencia ancestral de los pueblos indígenas de Colombia con una bebida fermentada como lo es la chicha. Los aprendizajes, caracterizados de manera cualitativa al comienzo, durante y final de la secuencia didáctica evidencian que las estudiantes construyeron explicaciones integrando niveles macro y micro sobre la fermentación, a la vez que reconocen la resistencia de los pueblos indígenas con la chicha como posibilidad antirracista.<hr/>Resumo O objetivo do trabalho foi construir possibilidades para promover a luta antirracista no ensino de ciências naturais e biologia, por meio da caracterização dos aprendizados construídos por duas alunas da sétima série de uma escola de Bogotá, DC, durante a aplicação de uma sequência didática sobre o conceito de respiração celular associada à resistência ancestral dos povos indígenas da Colômbia com a chicha, uma bebida fermentada andina. Os aprendizados, caracterizados qualitativamente no início, durante e no final da sequência didática, mostram que as alunas construíram explicações integrando macro e micro níveis sobre a fermentação, reconhecendo a resistência dos povos indígenas com a chicha como uma possibilidade antirracista.<hr/>Abstract The objective of the work was to build possibilities of tackling the anti-racist fight in the teaching of natural sciences and biology, by means of the qualitative characterization of the learning constructed by two seventh grade students in a school in Bogotá DC, during the application of a didactic sequence on the concept of cellular respiration associated with the ancestral resistance of the indigenous peoples of Colombia with a fermented drink such as chicha. The learnings, qualitatively characterized at the beginning, during and end of the didactic sequence, show that the students constructed explanations integrating macro and micro levels of fermentation, while recognizing the resistance of indigenous peoples to chicha as an anti-racist possibility. <![CDATA[THE DEATH OF GEORGE FLOYD AND THE STRENGTHENING OF THE ANTI-RACIST FIGHT: "NO JUSTICE, NO PEACE”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100205&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo De repente, nos encontramos em pandemia, ano 2020 do século XXI. Hábitos, costumes, culturas tomam novos rumos e significados frente à ameaça mundial de morte por Covid-19. As desigualdades se acentuam. Novamente é um corpo negro que chama atenção pelo cruel desvelo racista. Seria muito imaginar que o mundo necessitaria mais uma vez do sacrifício de um corpo negro para alertar-se? Os processos históricos racistas de Minneapolis desafiaram a efetividade das denúncias após a morte de George Floyd e colocaram de volta cenário da permanente luta antirracista. O caminho metodológico deste relato de experiência refletirá sobre os territórios de exclusão e o pulsar educativo das manifestações de rua no Condado de Hennepin, onde aconteceu o assassinato de George Floyd. Negros e não negros foram às ruas em denúncia, mas também deixaram esperanças sobre possibilidades efetivas que uma educação antirracista poderá proporcionar. Concluímos que, nesses novos tempos de desigualdades sob a pandemia da Covid-19, há denúncia sobre racismo estrutural, embora também haja aposta efetiva em uma educação antirracista.<hr/>Abstract Suddenly we find ourselves in a pandemic, year 2020 of the 21st century. Habits, customs, cultures take new directions and meanings in the face of the global threat of death from Covid-19. Inequalities are accentuated. Again it is a black body that draws attention for its cruel racist care. Would it be too much to imagine that the world would once again need the sacrifice of a black body to alert itself? However, the racist historical processes of Minneapolis challenged the effectiveness of the complaints after the death of George Floyd and put back the scene of the permanent anti-racist struggle. The methodological path of this experience report will reflect on the territories of exclusion and the educational pulse of street demonstrations in Hennepin County, where the murder of George Floyd took place. Blacks and non-blacks took to the streets to denounce but also left hope about the effective possibilities that an anti-racist education could provide. We conclude that in these new times of inequalities under the Covid-19 pandemic, there is a complaint about structural racism, although there is also an effective bet on an anti-racist education. <![CDATA[MIR COSTA, VICTORIA; GÓMEZ MASDEVALL, Maria Teresa; CARRERAS I SUREDA, LLORENç; NADAL I FARRERAS, Montserrat. <em>Evaluación y postevaluación en educación infantil:</em> Cómo evaluar y qué hacer después. Madrid: Narcea; São Paulo: Cortez, 2016.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100600&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo De repente, nos encontramos em pandemia, ano 2020 do século XXI. Hábitos, costumes, culturas tomam novos rumos e significados frente à ameaça mundial de morte por Covid-19. As desigualdades se acentuam. Novamente é um corpo negro que chama atenção pelo cruel desvelo racista. Seria muito imaginar que o mundo necessitaria mais uma vez do sacrifício de um corpo negro para alertar-se? Os processos históricos racistas de Minneapolis desafiaram a efetividade das denúncias após a morte de George Floyd e colocaram de volta cenário da permanente luta antirracista. O caminho metodológico deste relato de experiência refletirá sobre os territórios de exclusão e o pulsar educativo das manifestações de rua no Condado de Hennepin, onde aconteceu o assassinato de George Floyd. Negros e não negros foram às ruas em denúncia, mas também deixaram esperanças sobre possibilidades efetivas que uma educação antirracista poderá proporcionar. Concluímos que, nesses novos tempos de desigualdades sob a pandemia da Covid-19, há denúncia sobre racismo estrutural, embora também haja aposta efetiva em uma educação antirracista.<hr/>Abstract Suddenly we find ourselves in a pandemic, year 2020 of the 21st century. Habits, customs, cultures take new directions and meanings in the face of the global threat of death from Covid-19. Inequalities are accentuated. Again it is a black body that draws attention for its cruel racist care. Would it be too much to imagine that the world would once again need the sacrifice of a black body to alert itself? However, the racist historical processes of Minneapolis challenged the effectiveness of the complaints after the death of George Floyd and put back the scene of the permanent anti-racist struggle. The methodological path of this experience report will reflect on the territories of exclusion and the educational pulse of street demonstrations in Hennepin County, where the murder of George Floyd took place. Blacks and non-blacks took to the streets to denounce but also left hope about the effective possibilities that an anti-racist education could provide. We conclude that in these new times of inequalities under the Covid-19 pandemic, there is a complaint about structural racism, although there is also an effective bet on an anti-racist education. <![CDATA[VIEIRA, Natália Francisquetti; SILVA, Marta Regina Paulo da. <em>Como nó e nós</em>: perspectivas para a avaliação documentada e participativa na creche. São Paulo: Amélie Editorial, 2021.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100601&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo De repente, nos encontramos em pandemia, ano 2020 do século XXI. Hábitos, costumes, culturas tomam novos rumos e significados frente à ameaça mundial de morte por Covid-19. As desigualdades se acentuam. Novamente é um corpo negro que chama atenção pelo cruel desvelo racista. Seria muito imaginar que o mundo necessitaria mais uma vez do sacrifício de um corpo negro para alertar-se? Os processos históricos racistas de Minneapolis desafiaram a efetividade das denúncias após a morte de George Floyd e colocaram de volta cenário da permanente luta antirracista. O caminho metodológico deste relato de experiência refletirá sobre os territórios de exclusão e o pulsar educativo das manifestações de rua no Condado de Hennepin, onde aconteceu o assassinato de George Floyd. Negros e não negros foram às ruas em denúncia, mas também deixaram esperanças sobre possibilidades efetivas que uma educação antirracista poderá proporcionar. Concluímos que, nesses novos tempos de desigualdades sob a pandemia da Covid-19, há denúncia sobre racismo estrutural, embora também haja aposta efetiva em uma educação antirracista.<hr/>Abstract Suddenly we find ourselves in a pandemic, year 2020 of the 21st century. Habits, customs, cultures take new directions and meanings in the face of the global threat of death from Covid-19. Inequalities are accentuated. Again it is a black body that draws attention for its cruel racist care. Would it be too much to imagine that the world would once again need the sacrifice of a black body to alert itself? However, the racist historical processes of Minneapolis challenged the effectiveness of the complaints after the death of George Floyd and put back the scene of the permanent anti-racist struggle. The methodological path of this experience report will reflect on the territories of exclusion and the educational pulse of street demonstrations in Hennepin County, where the murder of George Floyd took place. Blacks and non-blacks took to the streets to denounce but also left hope about the effective possibilities that an anti-racist education could provide. We conclude that in these new times of inequalities under the Covid-19 pandemic, there is a complaint about structural racism, although there is also an effective bet on an anti-racist education. <![CDATA[ESTUDOS SOBRE DESAFIOS ATUAIS E PERSPECTIVAS PARA AS JUVENTUDES BRASILEIRAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000100602&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo De repente, nos encontramos em pandemia, ano 2020 do século XXI. Hábitos, costumes, culturas tomam novos rumos e significados frente à ameaça mundial de morte por Covid-19. As desigualdades se acentuam. Novamente é um corpo negro que chama atenção pelo cruel desvelo racista. Seria muito imaginar que o mundo necessitaria mais uma vez do sacrifício de um corpo negro para alertar-se? Os processos históricos racistas de Minneapolis desafiaram a efetividade das denúncias após a morte de George Floyd e colocaram de volta cenário da permanente luta antirracista. O caminho metodológico deste relato de experiência refletirá sobre os territórios de exclusão e o pulsar educativo das manifestações de rua no Condado de Hennepin, onde aconteceu o assassinato de George Floyd. Negros e não negros foram às ruas em denúncia, mas também deixaram esperanças sobre possibilidades efetivas que uma educação antirracista poderá proporcionar. Concluímos que, nesses novos tempos de desigualdades sob a pandemia da Covid-19, há denúncia sobre racismo estrutural, embora também haja aposta efetiva em uma educação antirracista.<hr/>Abstract Suddenly we find ourselves in a pandemic, year 2020 of the 21st century. Habits, customs, cultures take new directions and meanings in the face of the global threat of death from Covid-19. Inequalities are accentuated. Again it is a black body that draws attention for its cruel racist care. Would it be too much to imagine that the world would once again need the sacrifice of a black body to alert itself? However, the racist historical processes of Minneapolis challenged the effectiveness of the complaints after the death of George Floyd and put back the scene of the permanent anti-racist struggle. The methodological path of this experience report will reflect on the territories of exclusion and the educational pulse of street demonstrations in Hennepin County, where the murder of George Floyd took place. Blacks and non-blacks took to the streets to denounce but also left hope about the effective possibilities that an anti-racist education could provide. We conclude that in these new times of inequalities under the Covid-19 pandemic, there is a complaint about structural racism, although there is also an effective bet on an anti-racist education.