Scielo RSS <![CDATA[Revista Práxis Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-267920230001&lang=es vol. 19 num. 50 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[CURRICULARIZACIÓN DE LA EXTENSIÓN UNIVERSITARIA EN EL CONTEXTO DE LA FUNCIÓN SOCIAL DE LA UNIVERSIDAD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100100&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O presente artigo se propõe à discussão sobre o papel da Curricularização da extensão universitária enquanto processo voltado à busca de transformação das formas de compreender e projetar ações no âmbito do fazer acadêmico-científico, incrementando a reflexão sobre a construção e socialização do conhecimento científico e tecnológico, tendo em vista suas implicações no contexto das relações sociais. Para delineamento metodológico do estudo recorre-se a amplo levantamento bibliográfico e à análise documental sobre a temática, discutindo o conceito de curricularização e suas implicações para a consolidação da universidade para além de sua visão operacional. Isso exige o reconhecimento efetivo do princípio constitucional de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária, atividades mediadas pela gestão e, principalmente, para a transformação de paradigmas curriculares ainda fortemente marcados pela perspectiva de instrumentalização para o mercado de trabalho, não se desconsiderando o apelo social e político dessa tendência. Os resultados transitam pela compreensão de que uma instituição social como a universidade, além da construção e socialização de conhecimentos, interfere no sistema de relações sociais, contribuindo para a transformação das formas de ver, compreender e produzir visões de mundo, projetando novas formas de atuação política. No bojo desse constructo de natureza sociocultural, a universidade precisa desenvolver práticas voltadas ao reconhecimento público de sua legitimidade e atribuições, elementos de justificativa do processo de curricularização da extensão universitária.<hr/>ABSTRACT: This article proposes to discuss the role of the curricularization of University Extension as a process aimed at the search for transformation of the ways of understanding and designing actions in the scope of academic-scientific doing, increasing the reflection on the construction and socialization of scientific knowledge and technological, in view of its implications in the context of social relations. For the methodological design of the study, an extensive bibliographic survey and document analysis on the subject are used, discussing the concept of curricularization and its implications for the consolidation of the university beyond its operational vision. This requires the effective recognition of the constitutional principle of inseparability between teaching, research and university extension, activities mediated by management and, mainly, for the transformation of curricular paradigms still strongly marked by the perspective of instrumentalization for the labor market, not disregarding the appeal social and political aspect of this trend. The results reflect the understanding that a social institution such as the university, in addition to the construction and socialization of knowledge, interferes in the system of social relations, contributing to the transformation of ways of seeing, understanding and producing visions of the world, projecting new ways of acting policy. In the midst of this sociocultural construct, the university needs to develop practices aimed at public recognition of its legitimacy and attributions, elements that justify the process of curricularization of university extension.<hr/>RESUMEN: Este artículo se propone discutir el papel de la curricularización en la extensión universitaria como un proceso dirigido a la búsqueda de transformar las formas de comprender y diseñar acciones en el ámbito del trabajo académico-científico, aumentando la reflexión sobre la construcción y socialización del conocimiento científico y tecnológico. , en vista de sus implicaciones en el contexto de las relaciones sociales. Para el diseño metodológico del estudio se utiliza un extenso levantamiento bibliográfico y análisis documental sobre el tema, discutiendo el concepto de curricularización y sus implicaciones para la consolidación de la universidad más allá de su visión operativa. Esto exige el reconocimiento efectivo del principio constitucional de inseparabilidad entre la docencia, la investigación y la extensión universitaria, actividades mediadas por la gestión y, principalmente, para la transformación de paradigmas curriculares aún fuertemente marcados por la perspectiva de instrumentalización para el mercado de trabajo, sin desatender el llamado aspecto social y político de esta tendencia. Los resultados reflejan la comprensión de que una institución social como la universidad, además de la construcción y socialización del conocimiento, interfiere en el sistema de relaciones sociales, contribuyendo a la transformación de modos de ver, comprender y producir visiones del mundo, proyectando nuevas formas de actuar política. En medio de esta construcción sociocultural, la universidad necesita desarrollar prácticas dirigidas al reconocimiento público de su legitimidad y atribuciones, elementos de justificación del proceso de curricularización de la extensión universitaria. <![CDATA[EDUCACIÓN NON-FORMAL: CONTRIBUCIONES PARA LA EDUCACIÓN INCLUSIVA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100101&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: A intervenção aqui descrita resulta de um trabalho de investigação/intervenção com um grupo de 11 crianças/jovens com necessidades educativas em situação de acolhimento residencial, cuja finalidade se centrou no desenvolvimento de competências para a vida, com vista ao desenvolvimento integral. Recorrendo ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico, o projeto foi desenvolvido sob os princípios da investigação-ação participativa, utilizando as técnicas ativas e participativas da animação-sociocultural. A intervenção integrou a dinamização de oficinas favorecedoras do processo de educação/aprendizagem dos participantes. Os resultados revelam que a intervenção obteve resultados bastante positivos ao nível do aumento da motivação e interesse pela realização de atividades, da intensificação da interação social e habilidades comunicacionais e da capacidade de aprendizagem, salientando os benefícios da educação não formal na educação/desenvolvimento de crianças e jovens com necessidades educativas.<hr/>ABSTRACT: The intervention here described results from a research and intervention project developed with a 11 children and adolescents with educational needs living under institutional care with the aim of developing life competencies for their integral development. The project was developed using qualitative methodologies, namely participatory action-research, using sociocultural animation techniques. The intervention consisted in the active involvement of the participants in the formative workshops. The results reveal that the intervention had positive results as evidenced in the higher motivation and interest in the enactment of the activities and learning tasks, in the intensifying social interaction and communication skills, and the learning capacity/achieved, therefore underlying the benefits of non-formal education in the development of children and adolescents with educational needs.<hr/>RESUMEN: La intervención aquí descrita es el resultado de un trabajo de investigación/intervención con un grupo de 11 niños/jóvenes con necesidades educativas en situación de acogida residencial, cuya finalidad se centró en el desarrollo de competencias para la vida con vistas a su desarrollo integral. Recurriendo al paradigma cualitativo interpretativo-hermenéutico, el proyecto se desarrolló bajo los principios de la investigación-acción participativa, haciendo uso de técnicas activas y participativas de animación sociocultural. La intervención incluyó la promoción de talleres favorecedores del proceso de educación/aprendizaje de los participantes. Los resultados revelan que la intervención alcanzó resultados bastante positivos en lo referido al aumento de la motivación e interés por la realización de actividades, intensificación de la interacción social y las habilidades de comunicación y la capacidad de aprendizaje, destacando los beneficios de la educación non-formal en la educación/desarrollo de los niños y jóvenes con necesidades educativas. <![CDATA[DERECHOS HUMANOS Y LA DISCRIMINACIÓN: CONCEPCIONES DE LOS ESTUDIANTES FUTUROS PROFESIONALES DE LA EDUCACIÓN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100102&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: A Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (PORTUGAL, 2018) acompanha a Agenda 2030 (UNITED NATIONS, 2015), sob o lema “Transformar o nosso mundo, não deixar ninguém para trás”. Uma sociedade que procura soluções para as problemáticas sociais assume a Educação para o Desenvolvimento, pela sua prática comprometida com o respeito pelos direitos humanos, contra a discriminação, face a acontecimentos que põem em risco o direito à liberdade, à justiça e à paz, promovendo o desenvolvimento integral. Considerando a estratégia supracitada, foi realizado um estudo no qual se assumiu como objetivo geral conhecer as conceções de estudantes que frequentam cursos na fileira da formação de educadores/professores, sobre diferentes temáticas inscritas na educação para o desenvolvimento, com particular incidência nos direitos humanos e na discriminação. Construiu-se, para o efeito, um questionário com questões abertas e fechadas, sendo os dados objeto de análise quantitativa (Statistical Package for the Social Sciences) e qualitativa (análise de conteúdo). Verifica-se que a maioria dos participantes se identificou com as duas temáticas, destacando contextos formais e não formais, nos quais tomaram contato com as mesmas. Os resultados conduzem ao questionamento sobre o papel das instituições de ensino superior enquanto promotoras de uma reflexão critíca e participativa sobre aos direitos humanos e a não discriminação. A educação para os direitos humanos é crucial uma vez que todas as pessoas têm responsabilidade na defesa dos seus direitos e dos seus deveres enquanto seres humanos.<hr/>ABSTRACT: The National Strategy of Education for Development (PORTUGAL, 2018) follows the Schedule for 2030 (UNITED NATIONS, 2015), under the purpose “Transforming our world, leaving no one behind”. A society that searches for solutions to social problems assumes Development Education, for its practice committed to respect for human rights, against discrimination, in the face of events that threaten the right of freedom, justice and peace, promoting integral development. Considering the aforementioned strategy, a study was carried out in which the general objective is to know the students’ conceptions who are attending courses in the training of educators/teachers, on different themes included in development education, with a particular focus on human rights and discrimination. For this purpose, a questionnaire with open and closed questions was constructed, the data being the object of quantitative analysis (Statistical Package for the Social Sciences) and qualitative analysis (content analysis). Most participants identified with the two themes, highlighting formal and non-formal contexts, in which they came into contact with them. The results lead to questioning the role of higher education institutions, as promoters of a critical and participatory reflection on human rights and non-discrimination. Education for human rights is crucial as all people have a responsibility to defend their rights and duties as human beings.<hr/>RESUMEN: La Estrategia Nacional de Educación para el Desarrollo (PORTUGAL, 2018) sigue la Agenda 2030 (NACIONES UNIDAS, 2015) bajo el lema “Transformar nuestro mundo, sin dejar a nadie atrás”. Una sociedad que busca soluciones a los problemas sociales asume la Educación para el Desarrollo, por su práctica comprometida con el respeto a los derechos humanos, contra la discriminación, frente a los hechos que atentan contra el derecho a la libertad, la justicia y la paz, promoviendo el desarrollo integral. Se realizó un estudio en el que el objetivo general es conocer las concepciones de los estudiantes que se encuentran cursando cursos de formación de educadores/maestros, sobre diferentes temáticas incluidas en la educación para el desarrollo, con un enfoque particular en derechos humanos y discriminación. Para ello, se construyó un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas, siendo los datos objeto de análisis cuantitativo (Statistical Package for the Social Sciences) y cualitativo (análisis de contenido). Parece que la mayoría de los participantes se identificaron con los dos temas, destacando los contextos formales y no formales, en los que entraron en contacto con ellos. Los resultados llevan a cuestionar el papel de las instituciones de educación superior, como promotoras de una reflexión crítica y participativa sobre los derechos humanos y no discriminación. La educación para los derechos humanos es crucial ya que todas las personas tienen la responsabilidad de defender sus derechos y deberes como seres humanos. <![CDATA[EDUCACIÓN INCLUSIVA Y TECNOLOGÍAS EDUCATIVAS: MEDIACIÓN Y PROMOCIÓN DEL APRENDIZAJE EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100103&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: A realidade, atualmente vivenciada na educação, tem possibilitado inúmeras reflexões sobre o fazer pedagógico, intermediado pelas várias redes e vias de acesso à comunicação e informação. Acreditando nessa premissa, esse trabalho tem como principal objetivo refletir sobre as possibilidades de ressignificação do ensino de qualidade, mesmo no contexto das aulas remotas. Apresenta-se, portanto, a proposta do trabalho colaborativo e do uso das tecnologias educacionais, enquanto caminho profícuo na garantia da inclusão e desenvolvimento de aprendizagens significativas. As discussões aqui presentes levam em conta as exigências de uma nova postura docente que contemple a interação, a aprendizagem e o desenvolvimento de competências em uma sociedade do conhecimento e informação, acometida pela pandemia do Coronavírus. As ideias apresentadas no escopo desse trabalho resultam de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, referenciada pelos pensamentos de Mendes (2017), Masetto (2000), Rodrigues (2012), Galvão Filho (2009) e Silva (2001). Mediante este estudo foi possível conceber a relevância de um ensino colaborativo, pautado na reconfiguração dos papeis daqueles que atuam diretamente na orientação dos discentes, permitindo, ainda, situar o papel das tecnologias como grandes aliadas na proposta de uma educação inclusiva. Por sua vez, essas tecnologias precisam ser sustentadas por mediações pedagógicas que diversifiquem o ensino e ampliem habilidades interativas, a fim de colocar o aprendiz na posição de sujeito ativo em seu processo de conhecimento.<hr/>ABSTRACT: The reality currently experienced in education has enabled numerous reflections on the pedagogical process, intermediated by various networks and access to communication and information. Believing in this premise, this work has as its main objective to reflect on the possibilities of giving new meaning to quality teaching, even in the context of remote classes. It presents, therefore, the proposal of collaborative work and the use of educational technologies as a fruitful way to guarantee the inclusion and development of significant learning. The discussions here present take into account the demands of a new teaching posture that contemplates interaction, learning, and the development of competencies in a society of knowledge and information, affected by the Coronavirus pandemic. The ideas presented in the scope of this work result from a qualitative bibliographic research, referenced by the thoughts of Mendes (2017), Masetto (2000), Rodrigues (2012), Galvão Filho (2009), and Silva (2001). Through this study, it was possible to conceive the relevance of a collaborative teaching, based on the reconfiguration of the roles of those who act directly in the guidance of students, allowing, also, to situate the role of technologies as great allies in the proposal of an inclusive education. In turn, these technologies need to be supported by pedagogical mediations that diversify teaching and expand interactive skills, in order to place the learner in the position of active subject in his knowledge process.<hr/>RESUMEN: La realidad que se vive actualmente en la educación ha permitido numerosas reflexiones sobre la labor pedagógica, intermediadas por diversas redes y vías de acceso a la comunicación y la información. Creyendo en esta premisa, este trabajo tiene como principal objetivo reflexionar sobre las posibilidades de dar un nuevo sentido a la calidad de la enseñanza, incluso en el contexto de las clases a distancia. Por lo tanto, presenta la propuesta del trabajo colaborativo y el uso de las tecnologías educativas, como una forma fructífera de asegurar la inclusión y el desarrollo del aprendizaje significativo. Las discusiones que aquí se presentan tienen en cuenta las exigencias de una nueva actitud docente que considera la interacción, el aprendizaje y el desarrollo de competencias en una sociedad del conocimiento y de la información, afectada por la pandemia del Coronavirus. Las ideas presentadas en el ámbito de este trabajo resultan de una investigación bibliográfica de carácter cualitativo, referenciada por los pensamientos de Mendes (2017), Masetto (2000), Rodrigues (2012), Galvão Filho (2009) y Silva (2001). A través de este estudio, fue posible concebir la relevancia de una enseñanza colaborativa, basada en la reconfiguración de los roles de quienes actúan directamente en la orientación de los alumnos, permitiendo, aún, situar el papel de las tecnologías como grandes aliadas en la propuesta de una educación inclusiva. A su vez, estas tecnologías deben apoyarse en mediaciones pedagógicas que diversifiquen la enseñanza y amplíen las capacidades interactivas, para situar al alumno en la posición de sujeto activo en su proceso de conocimiento. <![CDATA[PRÁCTICAS DE INVESTIGACIÓN EN EL CONTEXTO DE LOS CLUBES DE CIENCIAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100104&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Nesta pesquisa, objetivamos analisar e explicitar nas produções científicas publicadas em anais do ENPEC as práticas investigativas em Clubes de Ciências que expressam contribuições para a iniciação científica de estudantes da educação básica. A abordagem é qualitativa, narrativa, na qual realizamos uma busca nos anais do ENPEC no período de 1997 a 2021, utilizando o termo-chave “Clube de Ciências”, onde encontramos 30 produções científicas. Destas, selecionamos 13 artigos com enfoque nas práticas investigativas no contexto de Clubes de Ciências. Após a análise, concluímos que as práticas investigativas em Clubes de Ciências desenvolvidas por meio de atividades de iniciação científica, com momentos de planejar, realizar experimentos, discutir, aceitar críticas construtivas, ter responsabilidades com seus aprendizados e com o meio em que vivem, possibilitam o aprender cientificamente e culturalmente.<hr/>ABSTRACT: In this research, we aimed to analyze and explain in the scientific productions published in the annais of ENPEC the investigative practices in the context of Science Clubs that express contributions to the scientific initiation of students of basic education. The approach is qualitative, narrative, in which we carried out a search in the analysis of ENPEC in the period from 1997 to 2021, using the key term “Science Club”, where we found 30 scientific productions. From these, we selected 13 articles with a focus on investigative practices in the context of Science Clubs. After analysis, we conclude that the investigative practices in Science Clubs developed through scientific initiation activities, with moments of planning, conducting experiments, discussing, accepting constructive criticism, having responsibilities with their learning and the environment in which they live, make it possible to learn scientifically and culturally.<hr/>RESUMEN: En esta investigación, se buscó analizar y explicar en el producciones científicas publicadas en los annais de ENPEC el prácticas investigativas en el contexto de los Clubes de Ciencias que expresan aportes a la iniciación científica de estudiantes de educación básica. El enfoque es cualitativo, narrativo, en el que realizamos una búsqueda en los anales de la ENPEC desde 1997 hasta 2021, utilizando el término clave “Club de Ciencias”, donde encontramos 30 producciones científicas. De estos, seleccionamos 13 artículos centrados en las prácticas de investigación en el contexto de los Clubes de Ciencias. Luego del análisis, concluimos que las prácticas de investigación en los Clubes de Ciencias desarrolladas a través de actividades de iniciación científica, con momentos de planificación, realización de experimentos, discusión, aceptación de críticas constructivas, tener responsabilidades con su aprendizaje y el entorno en el que viven, hacen posible aprender científica y culturalmente. <![CDATA[Enseñanza híbrida práctica: aprendizaje con estudiantes más activos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100105&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O ensino híbrido tem sido descrito desde o início dos anos 2000 como a combinação de atividades educacionais presenciais e on-line. No entanto, o foco das atividades online, está centrado no uso de vídeos que o professor disponibiliza e/ou em materiais digitais que o aluno encontra na internet. A questão a ser discutida é: como o ensino híbrido pode criar oportunidades para a construção de conhecimento? Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a abordagem do ensino híbrido mão na massa, que incorpora aos modelos do ensino híbrido o desenvolvimento de um produto. Além do produto construído pelo aluno, a proposta enfatiza atividades como curadoria, reflexão sobre o produto construído e aprofundamento conceitual. A metodologia é baseada em pesquisa documental e bibliográfica, bem como em dados coletados na participação da live FuturED - LiveZAÇO Maker. A análise dos artigos e dos dados coletados permitem concluir que somente criar um produto não necessariamente indica que o aluno construiu conhecimento. Assim, as atividades de curadoria, reflexão e aprofundamento são fundamentais para auxiliar o aluno no processo de construção de conhecimento conceitual a partir do saber fazer.<hr/>ABSTRACT: Blended learning has been described since the early 2000s as a combination of face-to-face and online educational activities. However, the focus of online activities, is centered on the use of videos that the teacher makes available and/or digital materials that the student finds on the internet. The question to be discussed is: how blended learning can create opportunities for the construction of knowledge? This article aims to present and discuss the hands-on approach of hybrid teaching, which incorporates the development of a product into the blended learning models. In addition to the product built by the student, the proposal emphasizes activities such as curation, reflection on the product built and conceptual deep dives. The methodology is based on documentary and bibliographic research, as well as on data collected in the participation of the live FuturED - LiveZAÇO Maker. The analysis of the articles and the collected data allow to conclude that merely creating a product does not necessarily indicate that the student has built knowledge based on this construction. Thus, curatorship, reflection and deep dives are fundamental to assist the student in the process of building conceptual knowledge based on hands-on activities.<hr/>RESUMEN: La enseñanza híbrida se ha descrito desde principios de la década de 2000 como una combinación de actividades educativas presenciales y en línea. Sin embargo, el enfoque de las actividades en línea, se centra en el uso de videos que el docente pone a disposición y/o materiales digitales que el alumno encuentra en Internet. La cuestión por discutir es: ¿cómo la enseñanza híbrida puede crear oportunidades para la construcción del conocimiento? Este artículo tiene como objetivo presentar y discutir el enfoque práctico de la enseñanza híbrida, que incorpora el desarrollo de un producto en los modelos de enseñanza híbridos. Además del producto construido por el estudiante, la propuesta enfatiza actividades como curaduría, reflexión sobre el producto construido y profundización conceptual. La metodología se basa en la investigación documental y bibliográfica, así como en los datos recopilados en la participación del Live FuturED - LiveZAÇO Maker. El análisis de los artículos y de los datos recopilado permiten concluir que la sola creación de un producto no necesariamente indica que el estudiante haya construido conocimiento a partir de esta construcción. Así, las actividades de curaduría, reflexión y profundización son fundamentales para auxiliar al estudiante en el proceso de construcción del conocimiento conceptual a partir del saber hacer. <![CDATA[GESTIÓN DEMOCRÁTICA: ARTICULACIONES Y CONTRADICCIONES EN EL CONTEXTO ESCOLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100106&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender as concepções sobre gestão democrática e suas relações com os modelos de gestão gerencial e compartilhada. O embasamento teórico fundamentou-se, principalmente, nos estudos de Ball (2001), Libâneo (2007), Lück (2006) e Paro (2010a; 2010b). Pautando-se no materialismo histórico-dialético, a pesquisa foi desenvolvida na Rede Municipal de Educação de Itapetinga-BA, tendo como sujeitos da investigação coordenadores pedagógicos escolares, gestores e coordenadores técnicos da Secretaria Municipal de Educação. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e confrontados com a pesquisa bibliográfica e documental à luz do método escolhido. A pesquisa evidenciou que as concepções sobre gestão democrática têm se revelado como alvo das influências ideológicas da classe dominante, sob as bases neoliberais, em um discurso que convence, causa estranhamento e contradições no contexto educacional.<hr/>ABSTRCT: The article presents the results of a research that aimed to understand the conceptions of democratic management and its relations with the management and shared management models. The theoretical basis was based mainly on studies by Ball (2001), Libâneo (2007), Lück (2006) and Paro (2010a; 2010b). Based on historical-dialectical materialism, the research was developed in the Municipal Education Network of Itapetinga-BA, having as subjects of investigation school pedagogical coordinators, managers and technical coordinators of the Municipal Department of Education. Data were collected through semi-structured interviews and confronted with bibliographic and documentary research in the light of the chosen method. The research showed that the conceptions about democratic management have been revealed as the target of the ideological influences of the ruling class, under neoliberal bases, in a discourse that convinces, causes estrangement and contradictions in the educational context.<hr/>RESUMEM: El artículo presenta los resultados de una investigación que tuvo como objetivo comprender las concepciones de gestión democrática y sus relaciones con los modelos de gestión y gestión compartida. La base teórica se basó principalmente en los estudios de Ball (2001), Libâneo (2007), Lück (2006) y Paro (2010a; 2010b). Con base en el materialismo histórico-dialéctico, la investigación se desarrolló en la Red Municipal de Educación de Itapetinga-BA, teniendo como sujetos de investigación a los coordinadores pedagógicos escolares, gestores y coordinadores técnicos de la Secretaría Municipal de Educación. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas semiestructuradas y confrontados con investigaciones bibliográficas y documentales a la luz del método elegido. La investigación mostró que las concepciones sobre la gestión democrática se han revelado como blanco de las influencias ideológicas de la clase dominante, bajo bases neoliberales, en un discurso que convence, provoca distanciamiento y contradicciones en el contexto educativo. <![CDATA[REMODELACIÓN DE <em>FOREGROUND</em>: ORQUESTANDO EL FUTURO CON LOS PROFESORES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100107&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este artigo estuda o conceito de foreground presente na literatura e reflete sobre a reelaboração de foreground do docente, principalmente os aspectos que os mobilizam a ensinar e a aprender. A análise possui como base o entendimento de que ensinar necessita de aprendizagens constantes, em que o docente se permita interpretar as vivências, as realizações, os desejos, os sonhos, bem como as angústias, as barreiras e as frustrações. O suporte teórico é acompanhado por autores como Biotto Filho (2015); Nóvoa (2016, 2022); Skovsmose (1994, 2006, 2007, 2008, 2014, 2018); Tessaro e Bernardi (2019). Evidencia-se que reelaborar foreground, na observação de fatores internos (dimensão subjetiva) e externos (dimensão social), permite ao ser humano aprender ter desejo, dar sentido e significado à sua vida pessoal e profissional, enfim suas concepções, horizontes e visões de futuro. Perpassando as caracterizações de foreground e colocando-os no contexto vivido da docência, pode-se identificar situações importantes, as quais remetem a reflexões e questionamentos de lugares que possibilitam a esse docente reelaborar seus foregrounds de forma coletiva e, em especial, em um “lugar” chamado formação continuada. Por fim, infere-se que reelaborar foregrounds de docentes envolve refletir a maneira como uma pessoa interpreta as possibilidades e perspectivas presentes em seu contexto, compreendendo os desejos para o futuro, com objetividade, sendo fundamentais para suas ações e atitudes.<hr/>ABSTRACT: This article studies the concept of foreground present in the literature and reflects on the re-elaboration of the teacher's foreground, especially the aspects that mobilize them to teach and learn. The analysis is based on the understanding that teaching requires constant learning, in which the teacher allows himself to interpret experiences, achievements, desires, dreams, as well as anxieties, barriers and frustrations. The theoretical support is accompanied by authors such as Biotto Filho (2015); Nóvoa (2016, 2022); Skovsmose (1994, 2006, 2007, 2008, 2014, 2018); Tessaro e Bernardi (2019). It is evident that re-elaborating the foreground, in the observation of internal (subjective dimension) and external factors (social dimension), allows human beings to learn to have desire, to give meaning to their personal and professional lives, their conceptions, horizons and visions of future. Looking at the characterizations of the foreground and placing them in the lived context of teaching, it is possible to identify important situations, which refer to reflections and questioning of places that allow this teacher to re-elaborate their foregrounds in a collective way and especially in a “place ” called continuing education. Finally, it is inferred that re-elaborating professors' foregrounds involves reflecting on the way in which a person interprets the possibilities and perspectives present in their context, understanding their desires for the future, objectively, being fundamental to their actions and attitudes.<hr/>RESUMEN: Este artículo estudia el concepto de “foreground” presente en la literatura y reflexiona sobre la reelaboración “foreground” del del profesor, especialmente los aspectos que lo movilizan para enseñar y aprender. El análisis se basa en la comprensión de que la enseñanza requiere un aprendizaje constante, en el que el maestro se permite interpretar las experiencias, realizaciones, deseos, sueños, así como angustias, barreras y frustraciones. El soporte teórico se acompaña de autores como Biotto Filho (2015); Nóvoa (2016, 2022); Skovsmose (1994, 2006, 2007, 2008, 2014, 2018); Tessaro e Bernardi (2019). Es evidente que reelaborar, “foreground” en la observación de factores internos (dimensión subjetiva) y externos (dimensión social), permite al ser humano aprender a tener deseo, dar sentido y significado a su vida personal y profesional, finalmente sus concepciones, horizontes y visiones del futuro. Al pasar por las caracterizaciones del “foreground” y colocarlas en el contexto vivido de la enseñanza, se pueden identificar situaciones importantes, que se refieren a reflexiones y preguntas de lugares que permiten a este profesor reelaborar “foreground” colectivamente y, en particular, en un "lugar" llamado educación continua. Finalmente, se infiere que reelaborar los “foreground” de los docentes implica reflejar la forma en que una persona interpreta las posibilidades y perspectivas presentes en su contexto, entendiendo los deseos para el futuro, con objetividad, siendo fundamentales para sus acciones y actitudes. <![CDATA[LA RELACIÓN ENTRE LAS EMOCIONES DEL PROFESOR Y LA AUTOEFICACIA DOCENTE: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100108&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O objetivo deste estudo é compreender a relação entre as emoções discretas do professor vivenciados no contexto escolar e a autoeficácia docente. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática de literatura. As buscas dos estudos foram realizadas nas bases de dados ERIC EBSCOhost, Scopus e Web of Science desde o ano 1980 até fevereiro de 2022. Foram incluídos artigos revisados por pares, publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, que investigaram a relação entre as emoções discretas de professores, do ensino fundamental e médio, com a autoeficácia docente. A qualidade dos estudos foi mensurada pela ferramenta Appraisal Tool for Cross-Sectional Studies (DOWNES; BRENNAN; WILLIAMS; DEAN, 2016). No geral, sete artigos foram incluídos com um total de participantes variando de 68 a 3010 professores. Os estudos incluídos revelaram uma qualidade de moderada a alta. Os resultados suportam, de uma forma moderada, a relação entre algumas emoções discretas dos professores e as crenças de autoeficácia docente. A presente revisão sugere a necessidade de mais estudos investigarem as emoções do professor em sua abordagem discreta e em diferentes culturas com a finalidade de aprofundar o conhecimento sobre como diferentes emoções se relacionam com a autoeficácia docente.<hr/>ABSTRACT: The goal of the current study was to examine the relationship between teachers’ discrete emotions within the school context and teachers’ self-efficacy. For this, a systematic literature review was conducted. Search was carried out on ERIC EBSCOhost, Scopus and Web of Science databases, within the period between 1980 to February 2022. Peer-reviewed articles published in Portuguese, English and Spanish, which investigated the relationship between the elementary and high school teachers’ discrete emotions and teachers’ self-efficacy were selected for the review. Studies revealed a moderate to high quality as measured by the Appraisal Tool for Cross-Sectional Studies (DOWNES; BRENNAN; WILLIAMS; DEAN, 2016). Overall, seven articles were included with a total of participants ranging from 68 to 3010 teachers. Results moderately support the relationship between some discrete emotions and teachers’ self-efficacy. The review suggests the need for further investigate teachers’ emotions according to a discrete approach, in different cultures.<hr/>RESUMEN: El objetivo de este estudio es comprender la relación entre las emociones discretas del profesor experimentadas en el contexto escolar y la autoeficacia del profesor. Se realizaron búsquedas en las bases de datos ERIC EBSCOhost, Scopus y Web of Science desde 1980 hasta febrero de 2022. Artículos revisados por pares publicados en portugués, inglés y español, que investigaron la relación entre las emociones discretas de los maestros, de la primaria y secundaria, con la autoeficacia docente, fueren incluidos en la revisión. La calidad de los estudios fue medida por la Appraisal Tool for Cross-Sectional Studies (DOWNES; BRENNAN; WILLIAMS; DEAN, 2016). Se incluyeron siete artículos con un total de participantes que variaron de 68 a 3010 profesores. Los estudios incluidos revelaron una calidad moderada a alta. Los resultados apoyan, de manera moderada, la relación entre algunas emociones discretas de los profesores y las creencias de autoeficacia docente. Esta revisión sugiere la necesidad de estudios adicionales para investigar las emociones del profesor en su enfoque discreto y en diferentes culturas para profundizar el conocimiento sobre cómo las diferentes emociones se relacionan con la autoeficacia del profesor. <![CDATA[EDUCACIÓN UCRANIANA DURANTE LA GUERRA: UNA REVISIÓN DE ALCANCE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100109&lng=es&nrm=iso&tlng=es ABSTRACT: On February 24, 2022, the Russian Federation launched an open-ended military invasion of Ukraine. Military actions have a catastrophically negative impact on the education sector: deaths, injuries, and psychological trauma to educators, schoolchildren, and students, damage to educational facilities. Indirect factors, such as diminished access to education and the subsequent exodus of qualified professionals from the country, are other contributors. These indirect factors are exacerbated by increasing violence directed toward pro-Ukrainian educators; reduction or complete cessation of education; and infrastructure degradation in the occupied territories. The purpose of this scoping review is to describe the scope of barriers and to sketch the scale and nature of challenges for the educational sector during war. We aim to record the most important decisions and targeted interventions to maintain education. For monitoring, we use published normative documents, secondary data, information messages from foreign and Ukrainian media, as well as representatives of Ukrainian state and local authorities.<hr/>RESUMO: Em 24 de fevereiro de 2022, a Federação Russa lançou uma invasão militar indefinida da Ucrânia. As ações militares têm um impacto catastroficamente negativo no setor educacional: mortes, ferimentos e traumas psicológicos para educadores, escolares e estudantes, danos às instalações educacionais. Fatores indiretos, como a diminuição do acesso à educação e o consequente êxodo de profissionais qualificados do país, também contribuem. Esses fatores indiretos são exacerbados pelo aumento da violência dirigida a educadores pró-ucranianos; redução ou cessação completa da educação; e degradação da infra-estrutura nos territórios ocupados. O objetivo desta revisão de escopo é descrever o escopo das barreiras e esboçar a escala e a natureza dos desafios para o setor educacional durante a guerra. Nosso objetivo é registrar as decisões mais importantes e intervenções direcionadas para manter a educação. Para monitoramento, usamos documentos normativos publicados, dados secundários, mensagens informativas da mídia estrangeira e ucraniana, bem como representantes do estado ucraniano e autoridades locais.<hr/>RESUMEN: El 24 de febrero de 2022, la Federación Rusa lanzó una invasión militar indefinida de Ucrania. Las acciones militares tienen un impacto catastróficamente negativo en el sector educativo: muertes, lesiones y traumas psicológicos para educadores, escolares y estudiantes, daños a las instalaciones educativas. Factores indirectos, como la disminución del acceso a la educación y el posterior éxodo de profesionales calificados del país, son otros contribuyentes. Estos factores indirectos se ven exacerbados por la creciente violencia dirigida hacia los educadores pro-ucranianos; reducción o cese total de la educación; y la degradación de la infraestructura en los territorios ocupados. El propósito de esta revisión de alcance es describir el alcance de las barreras y esbozar la escala y la naturaleza de los desafíos para el sector educativo durante la guerra. Nuestro objetivo es registrar las decisiones más importantes y las intervenciones específicas para mantener la educación. Para el monitoreo, utilizamos documentos normativos publicados, datos secundarios, mensajes de información de medios extranjeros y ucranianos, así como representantes de las autoridades estatales y locales de Ucrania. <![CDATA[PRÁCTICA PROFESIONAL Y LA INVENCIÓN DEL ESPACIO ESCOLAR EN LA ESCUELA NORMAL DE BAHÍA (1881-1930)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100110&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: A proposta do artigo consiste em discutir a formação inicial docente assumida pela Escola Normal da Bahia durante a Primeira República, na qual a prática do conhecimento foi considerada uma qualidade determinante para a especialidade do magistério, sua condição profissional. Para efetivar essa concepção formativa, tanto a legislação quanto a organização pedagógica do curso criaram espaços para a atuação prática dos(as) normalistas. A base documental da investigação foi composta por relatórios de diretores e inspetores, artigos de revistas pedagógicas e jornais escritos por professores, pareceres e legislação educacional. A investigação apontou que o processo de modernização do currículo formativo do magistério na Bahia foi resultado de conflitos por uma “feição profissional”, que assumiu a ideia de “prática” como marcador da profissionalização docente. Esta concepção formativa provocou mudanças no espaço escolar com a criação de ambientes e procedimentos cotidianos para a prática e experimentação profissional.<hr/>ABSTRACT: The purpose of the article is to discuss the initial teacher training undertaken by the Escola Normal da Bahia during the First Republic, in which the practice of knowledge was considered a determining quality for the teaching specialty, its professional condition. In order to implement this formative concept, both legislation and the pedagogical organization of the course created spaces for the practical performance of normal students. The documental basis of the investigation consisted of reports from directors and inspectors, articles from educational magazines and newspapers written by teachers, opinions and educational legislation. The investigation pointed out that the process of modernization of the teaching curriculum in Bahia was the result of conflicts over a “professional feature”, which assumed the idea of “practice” as a teacher professionalization marker. This formative conception provoked changes in the school space with the creation of daily environments and procedures for professional practice and experimentation.<hr/>RESUMEN: El artículo tiene como objetivo discutir la formación inicial docente realizada por la Escuela Normal de Bahía durante la Primera República, en donde las actividades prácticas para la aplicación del conocimiento pedagógico eran consideradas una cualidad determinante para la especialidad docente, su condición profesional. Para hacer efectivo este concepto formativo, tanto la legislación como la organización pedagógica de la institución crearon espacios para el ejercicio práctico de los estudiantes normales. Las fuentes para la investigación se constituyen de informes de directores e inspectores, artículos de revistas pedagógicas y periódicos escritos por docentes, dictámenes y legislación educativa del período investigado. La investigación señaló que el proceso de modernización del currículo de enseñanza en Bahia fue el resultado de conflictos sobre una “característica profesional”, que asumía la idea de “práctica” como un marcador de profesionalización docente. Esta concepción formativa provocó cambios en el espacio escolar con la creación de ambientes y procedimientos cotidianos para la práctica y experimentación profesional. <![CDATA[ASPECTOS CONSIDERADOS POR LOS DOCENTES EN LA ELABORACIÓN DE LA PLANIFICACIÓN EDUCATIVA DE LA PRIMERA INFANCIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100111&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Neste artigo, temos como objetivo identificar aspectos apontados por professores de Educação Infantil que são considerados na elaboração do planejamento da sua ação pedagógica. Para tal, realizamos um estudo de cunho qualitativo, examinando respostas de 45 professoras de Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de uma cidade de Santa Catarina a um questionário e a entrevistas semiestruturadas com seis das participantes que se propuseram a participar. Como metodologia, optamos pela Análise de Conteúdo, buscando elementos significativos nas respostas das participantes. Os resultados apontam a formação em serviço e o trabalho em equipe no espaço educacional como aspectos considerados na elaboração do planejamento pedagógico no contexto da Educação Infantil. Também os documentos norteadores e os registros foram mencionados pelas professoras. Nesse sentido, foi possível depreender dos dados o reconhecimento quanto à importância de um planejamento que considere o contexto e, principalmente, a criança como protagonista de todo o fazer docente.<hr/>ABSTRACT: In this paper, we aim to identify aspects pointed out by kindergarten teachers which are considered in the elaboration of the planning of their pedagogical action. To this end, we carried out a qualitative study, examining responses from 45 teachers from Early Childhood Education Centers of the Municipal Education Network of a city in Santa Catarina to a questionnaire and semi-structured interviews with six of the participants who agreed to participate. For the methodology, we opted for content analysis, seeking significant elements in the participants' responses. The results point to in-service training and teamwork in the educational space as aspects considered in the elaboration of pedagogical planning in the context of Early Childhood Education. The guiding documents and the registration were also mentioned by the teachers. In this sense, it was possible to infer from the data the recognition of the importance of planning that considers the context and, mainly, the child as the protagonist of all teaching activities.<hr/>RESUMEN: En este artículo, pretendemos identificar aspectos señalados por docentes de Educación Infantil que son considerados en la planificación de su acción pedagógica. Para ello, realizamos un estudio cualitativo, examinando las respuestas de 45 profesores de Centros de Primera Infancia de la Red Municipal de una ciudad de Santa Catarina a un cuestionario y entrevistas semiestructuradas con seis de los participantes que propusieron participar. Como metodología se optó por el Análisis de Contenido, buscando elementos significativos en las respuestas de los participantes. Los resultados apuntan a la formación en servicio y al trabajo en equipo en el espacio educativo como aspectos considerados en la elaboración de la planificación pedagógica en el contexto de la Primera Infancia. Los documentos de orientación y los registros también fueron mencionados por los profesores. En ese sentido, fue posible inferir de los datos el reconocimiento de la importancia de una planificación que considere el contexto y, principalmente, al niño como protagonista de todas las actividades docentes. <![CDATA[LA SERENIDAD COMO RASGO DETERMINATE DE LA FORMACIÓN EN LA ERA DE LA TÉCNICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100112&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O diagnóstico filosófico da modernidade apresentado por Heidegger, enquanto época do domínio técnico, apresenta a ameaça de um engessamento das possibilidades humanas à lógica do pensamento calculador, que encontra por todo lado objetos a serem explorados, transformados e organizados. No limite, o ser humano já não conseguiria tomar a si mesmo senão desde essa base de pensamento, convertendo-se, por fim, também em um recurso do mundo técnico. Diante disso, este artigo busca explorar, com base em uma pesquisa bibliográfica, a possibilidade de autoformação que ainda se vislumbra, tendo como base a noção de serenidade. Este conceito foi introduzido pelo próprio Heidegger para nomear a disposição capaz de romper com a lógica do pensamento calculador e viabilizar outro pensar, o meditativo, que pode manter o ser humano aberto para diferentes modos de compreensão de si, de suas possibilidades e do mundo como um todo. O artigo sustenta o argumento de que a serenidade alcançada por meio do pensamento meditativo torna-se, na era da técnica, um requisito para a formação humana entendida como autoformação.<hr/>ABSTRACT: The philosophical diagnosis of modernity presented by Heidegger, as a time of technical mastery, reveals the threat of a plastering of human possibilities to the logic of the calculative thinking, which finds objects to be explored, transformed and organized everywhere. Ultimately, the human being would no longer be able to consider himself except from this base of thinking, also becoming a resource of the technical world. Therefore, this article seeks to explore, based on bibliographical research, the possibility of self-training that may still be envisioned, based on the notion of releasement. This concept was introduced by Heidegger himself to name the disposition capable of breaking with the logic of the calculative thinking and enabling another way of thinking, the meditative one, which could keep human beings open to different ways of understanding themselves, their possibilities and the world as a whole. The article sustains the argument that the releasement reached through meditative thinking becomes, in the technical era, a fundamental requirement for human training understood as self-training.<hr/>RESUMEN: El diagnóstico filosófico de la modernidad presentado por Heidegger, en cuanto época del dominio técnico, revela una amenaza de un enyesado de posibilidades humanas a la lógica del pensamiento calculador, que encuentra por todos lados objetos que puedan ser explorados, transformados y organizados. En el límite, el ser humano ya no lograría tomarse a sí mismo sino desde esta base de pensamiento, convirtiéndose también en un recurso del mundo técnico. Frente a eso, este artículo busca explotar, en base a una investigación bibliográfica, la posibilidad de autoformación que todavía pueda ser vislumbrada, basado en la noción de serenidad. Este concepto fue introducido por el propio Heidegger para nombrar la disposición capaz de romper con la lógica del pensamiento calculador y viabilizar otro pensar, el meditativo, que pudiera mantener el ser humano abierto a diferentes maneras de comprensión de uno mismo, de sus posibilidades y del mundo como un todo. El artículo sostiene el argumento de que la serenidad alcanzada a través del pensamiento meditativo se convierte, en la era técnica, en un requisito fundamental para la formación humana entendida como autoformación. <![CDATA[PROFESIÓN DOCENTE EN CUESTIÓN: HABITAR PRÁCTICAS DOCENTES UNIVERSITARIAS EN LA FORMACIÓN DOCENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100113&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O artigo discute a relação entre professores e estudantes na universidade, focalizando as percepções de ensino de professores universitários que atuam em cursos de licenciatura. Neste sentido, o texto objetiva compreender o que dizem os professores sobre suas ações pedagógicas para desenvolver um ensino ancorado em dimensões de afetividade, do acolhimento às necessidades dos estudantes, da dialogicidade e da autonomia reflexiva. A pesquisa é de natureza qualitativa e revela os resultados de um ateliê reflexivo desenvolvido com quatro professores de diferentes áreas do conhecimento que atuam em cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. O estudo ancora-se nas contribuições de Cunha (2009), Ribeiro (2010) e Silva; Trindade (2021) que abordam questões sobre a docência universitária, com destaque para a produção de saberes, experiências e práticas educativas desenvolvidas na ambiência universitária, considerando elementos do cotidiano que interferem nas práticas educativas do docente universitário. O estudo revela que há uma preocupação dos docentes no que tange às situações cotidianas vivenciadas pelos estudantes na universidade, que interferem no modo como estes habitam a condição de estudante. O trabalho revela, ainda, que os docentes evidenciam uma preocupação com a permanência dos estudantes na universidade, valorizando o diálogo e a dimensão reflexiva como elementos centrais de suas práticas educativas. Há também a percepção de que a formação permanente de professores universitários se faz necessária para que o ensino se efetive levando em consideração a formação de futuros professores.<hr/>ABSTRACT: The article discusses the relationship between professors and students at the university, focusing on the teaching perceptions of university professors who work in undergraduate courses. In this sense, the text aims to understand what teachers say about their pedagogical actions to develop a teaching anchored in dimensions of affectivity, welcoming the students' needs, dialogicity and reflective autonomy. The research is qualitative in nature and reveals the results of a reflective workshop developed with four professors from different areas of knowledge who work in undergraduate courses at the State University of Feira de Santana - UEFS. In this sense, the study is based on the contributions of Cunha (2009), Ribeiro (2010) e Silva; Trindade (2021) that address questions about university teaching, with emphasis on the production of knowledge, experiences and educational practices developed in the university environment, considering everyday elements that interfere in the educational practices of university professors. The study reveals that there is a concern on the part of professors regarding the everyday situations experienced by students at the university, which interfere in the way they inhabit the condition of student. The work also reveals that the professors show a concern with the students' permanence at the university, valuing dialogue and the reflective dimension as central elements of their educational practices. There is also the perception that the permanent training of university professors is necessary for teaching to be effective, considering the training of future teachers.<hr/>RESUMEN: El artículo discute la relación entre profesores y estudiantes en la universidad, centrándose en las percepciones docentes de los profesores universitarios que actúan en cursos de graduación. En ese sentido, el texto tiene como objetivo comprender lo que los profesores dicen sobre sus acciones pedagógicas para desarrollar una enseñanza anclada en las dimensiones de la afectividad, la acogida de las necesidades de los estudiantes, la dialogicidad y la autonomía reflexiva. La investigación es de naturaleza cualitativa y revela los resultados de un taller reflexivo desarrollado con cuatro profesores de diferentes áreas del conocimiento que actúan en cursos de pregrado en la Universidad Estadual de Feira de Santana - UEFS. En ese sentido, el estudio se basa en los aportes de Cunha (2009), Ribeiro (2010) e Silva; Trindade (2021) que abordan cuestiones sobre la docencia universitaria, con énfasis en la producción de conocimientos, experiencias y prácticas educativas desarrolladas en el ámbito universitario, considerando elementos cotidianos que interfieren en las prácticas educativas de los profesores universitarios. El estudio revela que existe una preocupación por parte de los profesores con respecto a las situaciones cotidianas vividas por los estudiantes en la universidad, que interfieren en la forma en que habitan la condición de estudiante. El trabajo también revela que los profesores muestran una preocupación por la permanencia de los estudiantes en la universidad, valorando el diálogo y la dimensión reflexiva como elementos centrales de sus prácticas educativas. También existe la percepción de que la formación permanente de los profesores universitarios es necesaria para que la docencia sea eficaz, teniendo en cuenta la formación de los futuros docentes. <![CDATA[LICENCIATURA EN CIENCIAS BIOLÓGICAS Y LA LEGISLACIÓN DE FORMACIÓN DOCENTE: ANÁLISIS DE SIMILITUDES Y DIFERENCIAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100114&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este trabalho analisou comparativamente os Projetos Pedagógicos de três cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição, no sentido de examinar os processos de adequação as seguintes regulamentações oficiais sobre formação docente: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas (DCN-CB), as DCN 01/2002, as DCN 02/2015, a Resolução n. 70/2019 e o Projeto Pedagógico Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação da UESB (PPI-FP/ UESB). Ao analisar os resultados, constatamos que, no geral, os três cusros apresentam mais similitudes que divergências. Em consonância com as DCN-CB e as DCN 01/2002 nos PPC atuais dos três cursos as principais similitudes foram: os objetivos apresentam a mesma perspectiva formativa, a carga horária na dimensão Fundamentos Filosóficos e Sociais é pequena; a Prática como componente curricular (PCC) está com sua carga horária mínima distribuída ao longo do curso, sem estar integrada às atividades relacionadas ao Estágio Supervisionado, não sendo contemplada nas disciplinas de conteúdo específicos e com a dinâmica de funcionamento sem atender a perspectiva interdisciplinar. E como divergência principal podemos explicitar, por exemplo, o fato de dois dos cursos apresentarem o enfoque do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado exclusivamente para a área de educação. No que diz respeito às DCN 02/2015, nos três cursos se faz necessário alguns ajustes nos novos PPC, principalmente na dinâmica de funcionamento e distribuição da PCC, para que venham fomentar ainda mais a identidade dos cursos de licenciatura como espaços privilegiados para a formação inicial de professores.<hr/>ABSTRACT: This work comparatively analyzed the Pedagogical Projects of three teacher education courses in Biological Sciences of an institution to examine the processes of adjustment to the following official regulations on teacher training: the National Curriculum Guidelines for Biological Sciences Courses (DCN-CB), DCN 01/2002, DCN 02/2015, Resolution n. 70/2019 and the Institutional Pedagogical Project for Initial and Continuing Training of Education Professionals at UESB (PPI-FP / UESB). When analyzing the results, we found that, in general, the three courses have more similarities than differences. In line with the DCN-CB and DCN 01/2002 in the current PPC of the three courses, the main similarities were: the objectives have the same formative perspective, the workload in the Philosophical and Social Foundations dimension is small; Practice as a Curriculum Component (PCC) has its minimum workload distributed throughout the course, without being integrated with activities related to the Supervised Practice, not being contemplated in the disciplines with specific content and with the dynamics of operation without meeting the interdisciplinary perspective. In addition, as a main divergence, we can explain, for example, the fact that two of the courses present the focus of the Course Final Paper (TCC) focused exclusively on the area of education. With regard to DCN 02/2015, in the three courses it is necessary to make some adjustments in the new PPC, mainly in the dynamics of operation and distribution of the PCC, so that they will further promote the identity of the teacher education courses as privileged spaces for initial teacher education.<hr/>RESUMEN: Este trabajo analizó comparativamente los Proyectos Pedagógicos de tres carreras de Licenciatura en Ciencias Biológicas de una institución, con el fin de examinar los procesos de adecuación a las siguientes reglamentaciones oficiales sobre formación docente: las Directrices Curriculares Nacionales de las Carreras de Ciencias Biológicas (DCN-CB), DCN 01/2002, DCN 02/2015, Resolución n. 70/2019 y el Proyecto Pedagógico Institucional de Formación Inicial y Continua de Profesionales de la Educación en la UESB (PPI-FP/UESB). Al analizar los resultados, encontramos que, en general, los tres cursos tienen más similitudes que diferencias. En línea con las DCN-CB y DCN 01/2002 en el PPC actual de los tres cursos, las principales similitudes fueron: los objetivos tienen la misma perspectiva formativa, la carga horaria en la dimensión Fundamentos Filosóficos y Sociales es pequeña; La práctica como componente curricular (PCC) tiene su carga horaria mínima distribuida a lo largo del curso, sin integrarse con actividades relacionadas con las Prácticas Supervisadas, no siendo contempladas en las disciplinas con contenido específico y con la dinámica de funcionamiento sin atender la perspectiva interdisciplinaria. Y como principal divergencia podemos explicar, por ejemplo, el hecho de que dos de los cursos presenten el enfoque del Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) enfocado exclusivamente en el área de educación. Con respecto a las DCN 02/2015, en los tres cursos es necesario hacer algunos ajustes en los nuevos PPC, principalmente en la dinámica de funcionamiento y distribución de las PCC, de modo que se siga potenciando la identidad de las carreras de licenciatura como privilegiados espacios para la formación inicial docente. <![CDATA[MEDIACIÓN PEDAGÓGICA EN EL APRENDIZAJE INVERTIDO: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA DE UN CONTEXTO PRE PANDEMIA DEL COVID-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100115&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: A Aprendizagem Invertida (AInv), ou sala de aula invertida, se fez presente em distintas experiências pedagógicas no contexto de ensino remoto emergencial (ERE) em decorrência da pandemia de Covid-19. No entanto, anteriormente a AInv era mais observada em realidades de educação presencial ou híbrida, percebendo-se a existência de distintas fases da proposta, marcadas por características de momentos e contextos específicos. Partindo do questionamento de como foram explorados na literatura científica os processos de mediação pedagógica na AInv no contexto das Humanidades na educação superior em um período pré-pandêmico, teve-se o intuito de analisar tais processos a partir de uma revisão sistemática de literatura. Foram analisadas 13 publicações que subsidiaram discussões acerca da mediação pedagógica nos distintos momentos da proposta (antes, durante e após a aula ou encontro). Apontam-se alguns silêncios observados, carecendo de discussões quanto: ao detalhamento do processo de mediação em dados momentos; ao preparo dos estudantes para a AInv; à desigualdade de oportunidades; às experiências completamente a distância, como veio a ocorrer durante o ERE. Desse modo, são discutidos elementos que podem auxiliar a fundamentar futuras propostas e pesquisas relacionadas à AInv.<hr/>ABSTRACT: Flipped Learning (FL), or flipped classroom, was present in different pedagogical experiences in the context of emergency remote teaching (ERT) as a result of the Covid-19 pandemic. However, previously the AInv was more observed in face-to-face or hybrid education realities, perceiving the existence of different phases of the proposal, marked by characteristics of specific moments and contexts. Starting from the question of how the processes of pedagogical mediation in the FL were explored in the scientific literature in the context of the Humanities in higher education in a pre-pandemic period, the aim was to analyze such processes from a systematic literature review. 13 publications were analyzed that supported discussions about pedagogical mediation in the different moments of the proposal (before, during and after the class or meeting). Some observed silences are pointed out, requiring discussions regarding: the detailing of the mediation process at given moments; preparing students for FL; inequality of opportunities; distance learning experiences, as happened during the ERE. In this way, elements are discussed that can help to support future proposals and researches related to FL.<hr/>RESUMEN: El Aprendizaje Invertido (AInv), o aula invertida, estuvo presente en diferentes experiencias pedagógicas en el contexto de la enseñanza remota de emergencia (ERE) a raíz de la pandemia del Covid-19. Sin embargo, anteriormente el AInv se observaba más en realidades educativas presenciales o híbridas, percibiendo la existencia de diferentes fases de la propuesta, marcadas por características de momentos y contextos específicos. Partiendo de la pregunta de cómo los procesos de mediación pedagógica en el AInv fueron explorados en la literatura científica en el contexto de las Humanidades en la educación superior en un período pre-pandemia, se buscó analizar tales procesos a partir de una revisión sistemática de la literatura. Se analizaron trece publicaciones que apoyaron discusiones sobre la mediación pedagógica en los diferentes momentos de la propuesta (antes, durante y después de la clase o encuentro). Se señalan algunos silencios observados, que requieren discusiones sobre: ​​el detalle del proceso de mediación en determinados momentos; preparar a los estudiantes para el AInv; desigualdad de oportunidades; a experiencias completamente a distancia, como sucedió durante lo ERE. De esta forma, se discuten elementos que pueden ayudar a sustentar futuras propuestas e investigaciones relacionadas con AInv. <![CDATA[DESPLAZAMIENTOS DE TIEMPO/ESPACIO EN LA EDUCACIÓN: LA CONSTRUCCIÓN DE SUBJETIVIDADES INTEGRALES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100116&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O mote central deste artigo é problematizar os embates para a construção de subjetividades integrais a partir dos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação. A partir de discussões acerca das condições de possibilidade da ampliação do tempo escolar é evidenciada a centralidade de uma racionalidade política que abrange a noção de formação integral como um investimento econômico e um modo fecundo de governamento dos indivíduos. Tendo sido feita a contextualização de diferentes períodos políticos de nosso país, a análise se moveu em torno de notícias que, enquanto materialidade discursiva, evidenciam os deslocamentos de tempo e espaço na educação contemporânea brasileira, colocando em cena articulações com a inclusão, a segurança social, os sentidos de escolarização e de sociedade que estão em disputa.<hr/>ABSTRACT: The central theme of this article is to examine the opposing views for the construction of comprehensive subjectivities from the Mais Educação (“More Education”) and Novo Mais Educação (“New More Education”) Programs. From discussions about the conditions that might make possible the expanding of school time, the centrality of a political rationality that encompasses the notion of comprehensive education as an economic investment and a fruitful way of governing individuals is evidenced. With the contextualization of different political periods in our country, the analysis moved around news that, as discursive material, make evident the displacements of time and space in contemporary Brazilian education, bringing into play articulations with inclusion, social security, the meanings of schooling and society that are in dispute.<hr/>RESUMEN: El objeto central de este artículo es problematizar los embates para la construcción de subjetividades integrales a partir de los Programas Más Educación y Nuevo Más Educación. A partir de discusiones sobre las condiciones de posibilidad de ampliación del tiempo escolar, se evidencia la centralidad de una racionalidad política que abarca la noción de formación integral como una inversión económica y un modelo fecundo de gobernabilidad de los individuos. Habiendo realizado la contextualización de diferentes períodos políticos de nuestro país, el análisis se movió alrededor de noticias que, como materialidad discursiva, evidencian los desplazamientos de tiempo y espacio en la educación contemporánea brasileña, colocando en escena articulaciones con la inclusión, la seguridad social, los sentidos de escolarización y de la sociedad que están en disputa. <![CDATA[POR UNA EDUCACION (IN)SOSTENIBLE: REFLEXIONES DESDE NUESTRA CONSTITUCION CIUDADANA HASTA LA ACTUALIDAD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100117&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este artigo pretende analisar como algumas ações (a)políticas, implementadas na/pela educação, ensejam a crise na educação comprometendo, assim, a sua sustentabilidade. Para alcançar esse objetivo, optou-se por uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, mediante a análise documental do pensamento arendtiano materializado nos textos “A Crise na Educação” e “Reflexões sobre Little Rock” e, também, de alguns artigos das seguintes normas: Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB/88), Lei n. 13.415/2017 que institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Resolução n. 04/2018 que institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC/EM) e Resolução n. 02/2019 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC/Formação). Importante demarcar que se problematiza como determinadas alterações legislativas, para além de ensejar a crise na educação, demonstram o seu viés mercadológico. Como principais resultados constata-se que tendo em vista a ideologia neoliberal, impera-se, na educação, uma racionalidade política que impõe a lógica do capital, sendo a escola um veículo para esse alargamento. Por isso, considerando esse cenário, sugerem-se que as políticas públicas educacionais, mediante a lente principiológica da constituição, devem estar alicerçadas em três fenômenos que essencializam aquilo que se propõe como a Educação Restaurativa, a saber, dificuldades, potencialidades e ações necessárias.<hr/>ABSTRACT: This article proposes to analyze how some political actions implemented on/for education provide an educational crisis, thus compromising its maintenance. To reach this goal, qualitative research of a descriptive nature was chosen through analysis of the Arendtian philosophy outlined in the books “The crisis in education” and “Reflections on little rock" and, also, of some articles of the following norms: Constitution of the Federative Republic of Brazil (CRFB/88), Law n. 13.415/2017 establishing the Common National Curricular Base (BNCC), Resolution n. 04/2018 establishing the Common National Curricular Base in the High School Stage (BNCC/EM) and Resolution n. 02/2019 establishing the National Curriculum Guidelines for the Initial Training of Teachers for Basic Education and establishing the Common National Base for the Initial Training of Basic Education Teachers (BNC/Training). It is significant to mention that specific legislative alterations create an educational and also show market bias. Based on the neoliberal ideology, this political rationality imposes the “logics of capital”. As a result, the school becomes a resource for its expansion. Considering this scenario, public educational policies - based on constitutional principles - should be built on the three fundaments of what is known as “Restorative Education”: its difficulties, potential and necessary actions.<hr/>RESUMEN: Este artículo pretende analizar cómo algunas acciones (a)políticas, implementadas en/por la educación, generan la crisis en la educación, comprometiendo así su sostenibilidad. Para alcanzar ese objetivo se optó por una investigación cualitativa de cuño descriptivo, mediante del análisis documental del pensamiento arendtiano materializado en los textos “La Crisis en la Educación” y “Reflexiones sobre Little Rock” y, también, de algunos artículos de las siguientes normas: Constitución de la República Federativa de Brasil (CRFB/88), la Ley n. 13.415/2017 que establece la Base Curricular Nacional Común (BNCC), la Resolución n. 04/2018 que establece la Base Curricular Nacional Común en la Etapa de Enseñanza Media (BNCC/EM) y la Resolución n. 02/2019 por el que se establecen los Lineamientos Curriculares Nacionales para la Formación Inicial del Profesorado de Educación Básica y se establece la Base Nacional Común para la Formación Inicial del Profesorado de Educación Básica (BNC/Formación). Importante señalar que se problematiza cómo ciertos cambios legislativos, además de dar lugar a la crisis en la educación, demuestran su sesgo de marketing. Como principales resultados, surge que frente a la ideología neoliberal, prevalece en la educación una racionalidad política que impone la lógica del capital, siendo la escuela un vehículo de esta expansión. Por lo tanto, frente a este escenario, se sugiere que las políticas públicas educativas, a través de la lente principista de la constitución, deben basarse en tres fenómenos que esencializan lo que se propone como Educación Restaurativa, a saber, las dificultades, las potencialidades y las acciones necesaria. <![CDATA[TECNOLOGÍAS ASISTITIVAS: RECURSOS PARA PERSONAS CON DISCAPACIDAD VISUAL Y AUDITIVA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100118&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: No Brasil, ainda são verificadas barreiras que impedem a acessibilidade de pessoas com deficiência na educação, e as Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) podem ser utilizadas como meio de ampliar novas possibilidades na organização do processo de ensino e aprendizagem. Grande parte dessas barreiras advém da carência de recursos tecnológicos, da inobservância à legislação vigente, e na forma como a sociedade se organiza, ignorando as diversas demandas de sua população. Nesse contexto, este artigo objetiva identificar quais tecnologias assistivas têm sido utilizadas por pessoas com deficiência. Para tanto, o estudo se alicerça em uma metodologia de natureza exploratória e abordagem qualitativa, conduzida a partir de uma pesquisa bibliométrica. Os resultados evidenciam a existência de tecnologias assistivas que visam contribuir com acessibilidade de alunos com deficiência visual e auditiva na educação e que podem auxiliar os docentes nas práticas pedagógicas.<hr/>ABSTRACT: In Brazil, there are still barriers that prevent the accessibility of people with disabilities in education, and Information and Communication Technologies (ICT) can be used as a means of expanding new possibilities for organizing the teaching and learning process. Most of these barriers stem from the lack of technological resources, non-compliance with current legislation, and the way society organizes itself, ignoring the diverse demands of its population. In this context, this article aims to identify the assistive technologies that have been used by people with disabilities. Therefore, the study is based on a methodology of an exploratory nature and a qualitative approach, conducted from a bibliometric research. The results show the existence of assistive technologies that aim to contribute to the accessibility of students with visual and hearing impairments in education, and that can help teachers in pedagogical practices.<hr/>RESUMEN: En Brasil, existen barreras que impiden la accesibilidad de las personas con discapacidad en la educación, y las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) pueden utilizarse como un medio para ampliar nuevas posibilidades para organizar el proceso de enseñanza y aprendizaje. La mayoría de estas barreras provienen de la falta de recursos tecnológicos, incumplimiento de la legislación vigente, y en la forma en que la sociedad se organiza, ignorando las diversas demandas de su población. En este contexto, este artículo tiene como objetivo identificar qué tecnologías de asistencia han sido utilizadas por personas con discapacidad. Por lo tanto, el estudio se basa en una metodología de carácter exploratorio y de enfoque cualitativo, realizado a partir de una investigación bibliométrica. Los resultados muestran la existencia de tecnologías asistivas que han contribuido a la accesibilidad de los estudiantes con discapacidad visual y auditiva en la educación, y que pueden ayudar a los docentes en las prácticas pedagógicas. <![CDATA[JUVENTUD Y EDUCACIÓN DEL CAMPO: UN ANÁLISIS DE LA INVESTIGACIÓN REALIZADA EN BRASIL DE 2002 A 2022]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100119&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O presente artigo tem como objetivo discutir as relações entre a Educação do Campo e a juventude em sua pluralidade. Para isso, foi realizado um levantamento do que dizem as teses e dissertações produzidas no Brasil de 2002 a 2022, a partir de duas categorias de análise: juventude rural e do campo; educação no/do campo. Ao todo, foram 124 trabalhos selecionados. O mapeamento tornou possível uma análise do rigor científico adotado nessas pesquisas, a partir de Charlot (2006), das escolhas teórico-metodológicas dos pesquisadores e dos principais resultados alcançados. O estudo revela carência de investigação em escolas localizadas em assentamentos, escolas itinerantes, comunidades rurais e até mesmo a inexistência de estudos em acampamentos de movimentos sociais. Aponta-se, ainda, a importância de pesquisas que discutem limites e possibilidades de propostas e experiências em educação do campo, a partir de suas concepções epistemológicas, a fim de exercitar a perspectiva metodológica de compreender o movimento real da Educação do Campo.<hr/>ABSTRACT: The present article aims to discuss the relations between rural education and youth in its plurality. To this end, a survey was conducted of what the theses and dissertations carried out in Brazil from 2002 to 2022 say, based on two categories of analysis: rural and countryside youth; education in/of the countryside. In all, 124 works were selected, the mapping made possible an analysis of the scientific rigor based on Charlot (2006); the theoretical and methodological choices of the researchers, and their main results. The study reveals a lack of research in schools located in settlements, itinerant schools, rural communities, and even the inexistence of studies in social movement camps. It is also pointed out the importance of researches that discuss limits and possibilities of proposals and experiences in rural education from its epistemological conceptions in order to exercise the methodological perspective of understanding the real movement of rural education.<hr/>RESUMEN: El artículo tiene como objetivo discutir la relación entre la Educación Rural y la juventud en su pluralidad. Para eso, se realizó un levantamiento de lo que dicen las tesis y disertaciones producidas en Brasil de 2002 a 2022, a partir de dos categorías de análisis: juventud rural y del campo; educación en/desde el campo. En total fueron seleccionados 124 obras, la cartografia posibilitó un análisis de rigor científico basado en Charlot (2006); las elecciones teóricas y metodológicas de los investigadores, y sus principales resultados alcanzados. El estudio revela la falta de investigación en escuelas ubicadas en asentamientos, escuelas itinerantes, comunidades rurales e incluso la falta de estudios en campamentos de movimientos sociales. También se señala la importância de investigaciones que discutan límites y posibilidades de propuestas y experiencias en educación rural desde sus concepciones epistemológicas al fin de ejercitar la perspectiva metodológica de comprender el movimiento real de la Educación del campo. <![CDATA[BALANCE DE CONOCIMIENTOS SOBRE EDUCACIÓN INTEGRAL EN EL OESTE DE PARÁ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100120&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este texto tem por objetivo fazer um balanço dos conhecimentos sobre educação integral elaborados no PPGE/UFOPA como resultado do projeto PROCAD As experiências pedagógicas das políticas de educação integral na Amazônia: rede de pesquisa e formação. Procedemos à constituição do balanço das produções considerando dois aspectos básicos: 1. Quais os instrumentos, técnicas e pressupostos metodológicos foram empregados nas dissertações; 2. Quais as conclusões e pressupostos teóricos sobre educação integral foram presentes nas investigações. Os resultados apontam que as dissertações utilizam fontes documentais, legais e entrevistas, como instrumentos metodológicos; as políticas contemporâneas apontam para ampliação da jornada sob responsabilidade da escola e não garantem as condições necessárias para o funcionamento das ações de ampliação da jornada e de formação integral; além disso, as políticas frequentemente são descontinuadas e dificultam que os projetos institucionais se consolidem e organizem o trabalho pedagógico de maneira articulada aos projetos.<hr/>ABSTRACT: This text aims to take stock of the knowledge on comprehensive education that has been elaborated in the PPGE/UFOPA as a result of the PROCAD project The pedagogical experiences of comprehensive education policies in the Amazon: research and training network. We proceeded to constitute the balance of productions considering two basic aspects: 1. What instruments, techniques and methodological assumptions were used in the dissertations; 2. What conclusions and theoretical assumptions about integral education were present in the investigations. The results indicate that the dissertations use documental and legal sources and interviews as methodological instruments; contemporary policies point to the expansion of the working day under the responsibility of the school and do not guarantee the necessary conditions for the functioning of actions to extend the working day and comprehensive training; in addition, policies are frequently discontinued and make it difficult for institutional projects to consolidate and organize pedagogical work in an articulated way with projects.<hr/>RESUMEN: Este texto tiene como objetivo hacer un balance del conocimiento sobre educación integral que se ha elaborado en el PPGE/UFOPA como resultado del proyecto PROCAD Las experiencias pedagógicas de las políticas de educación integral en la Amazonía: red de investigación y formación. Se procedió a constituir el balance de producción considerando dos aspectos básicos: 1. Qué instrumentos, técnicas y supuestos metodológicos se utilizaron en las disertaciones; 2. Qué conclusiones y supuestos teóricos sobre la educación integral estuvieron presentes en las investigaciones. Los resultados indican que las disertaciones utilizan fuentes documentales, legales y entrevistas como instrumentos metodológicos; las políticas contemporáneas apuntan a la ampliación de la jornada laboral a cargo de la escuela y no garantizan las condiciones necesarias para el funcionamiento de las acciones de ampliación de la jornada laboral y de formación integral; además, con frecuencia las políticas se descontinúan y dificultan que los proyectos institucionales consoliden y organicen el trabajo pedagógico de manera articulada con los proyectos. <![CDATA[UN ANÁLISIS DE LOS PROYECTOS DE PESQUISA PREMIADOS EN LA FECIBA UTILIZANDO LOS ASPECTOS CONSENSUALES DE LA NATURALEZA DE LA CIENCIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100121&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O objetivo do estudo é analisar os projetos de pesquisa premiados na Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA) utilizando os aspectos consensuais sobre a natureza do conhecimento científico. A pesquisa realizada foi qualitativa e documental. Os dados foram retirados das duas edições da FECIBA em Revista e do livro Práticas Para Compartilhar (Volume II). A pesquisa documental foi analisada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. O resultado da pesquisa evidencia que a maioria dos projetos elaborados pelos estudantes, para as feiras de ciências nas escolas, não apresenta o problema como propulsor da atividade investigativa.<hr/>ABSTRACT: The objective of the study is to analyze the research projects awarded at Science Fair Entrepreneurship and Innovation in Bahia (FECIBA) using the consensual aspects of the nature of scientific knowledge. The research carried out was qualitative and document. The data were taken from the two editions of FECIBA magazine and the book Practices to Share (Volume II). The documentary research was analyzed using Bardin's Content Analysis. The result of the research shows that most of the projects developed by students, for science fairs in schools, do not present the problem as a driver of investigative activity.<hr/>RESUMEN: El objetivo del estudio es analizar los proyectos de pesquisa premiados en la Feria de Ciencias, Espíritu Emprendedor e Innovación de Bahia (Feira de Ciência, Empreendedorismo e Inovação da Bahia - FECIBA), utilizando los aspectos consensuales sobre la naturaleza del conocimiento científico. La pesquisa realizada fue cualitativa y documental. Los datos fueron obtenidos de las dos ediciones de la FECIBA en Revista y del libro Prácticas Para Compartir - (Volumen II). La investigación documental fue analizada mediante el Análisis de Contenido de Bardin. El resultado de la pesquisa evidencia que la mayoría de los proyectos desarrollados por los estudiantes, para las ferias de ciencias en las escuelas, no presenta el problema como propulsor de la actividad investigativa. <![CDATA[SEXUALIDAD, BIOPODER Y GOBIERNO: ACCIONES EN EL PROYECTO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UN CURSO DE MEDICINA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100122&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Há mais de uma década o Brasil se mantém como o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgênero, Transexuais e Travestis, Queer, Intersexo, Assexuais +) e a violência se estende aos espaços de saúde, ocupado por profissionais que ainda fazem uma abordagem heterocisnormativa, demosntrando despreparo e preconceito. Partindo deste reconhecimento do presente, gostaria de voltar ao passado para investigar a cruzada moral promovida pelo saber médico na criação das normas da sexualidade humana e a presença de heranças desta invenção na formação médica na atualidade. Meu foco será a análise documental que governa as condutas acadêmicas, inspirada nas teorizações de Michel Foucault. Mostrarei o contexto e modos como a sexualidade foi inventada, definida e situada entre o normal e o patológico pelos discursos médicos e, a partir disto, proponho identificar os corpos e sexualidades acionados neste PPC, que atua como manifestação do biopoder na formação médica.<hr/>ABSTRACT: For more than a decade, Brazil has been the country that kills the most LGBTQIA+ people (Lesbians, Gays, Bisexuals, Transgenders, Transsexuals and Transvestites, Queer, Intersex, Asexuals +) and violence extends to health spaces, occupied by professionals who still take a heterocisnormative approach, demonstrating unpreparedness and prejudice. Based on this recognition of the present, I would like to go back to the past to investigate the cross morality that medical knowledge could have in the creation of norms of human sexuality and the presence of legacies of this invention in medical training today. My focus will be on document analysis that governs academic conduct, inspired by the theories of Michel Foucault. I will show the context and ways in which sexuality was invented, defined and placed between the normal and the pathological by medical discourses and, based on this, I propose to identify the bodies and sexualities triggered in this PPC, which act as a manifestation of biopower in medical training.<hr/>RESUMEN: Desde hace más de una década, Brasil es el país que más mata a personas LGBTQIA+ (Lesbianas, Gays, Bisexuales, Transgénero, Transexuales y Travestis, Queer, Intersex, Asexuales +) y la violencia se extiende a los espacios de salud, ocupados por profesionales que aún toman un enfoque heterocisnormativo, que demuestra falta de preparación y prejuicios. A partir de este reconocimiento del presente, me gustaría volver al pasado para indagar en la moral cruzada que el saber médico pudo tener en la creación de normas de la sexualidad humana y la presencia de legados de este invento en la formación médica actual. Mi enfoque estará en el análisis de documentos que rigen la conducta académica, inspirado en las teorías de Michel Foucault. Mostraré el contexto y las formas en que la sexualidad fue inventada, definida y situada entre lo normal y lo patológico por parte de los discursos médicos y, a partir de ello, propongo identificar los cuerpos y las sexualidades desencadenadas en este PPC, que actúan como manifestación del biopoder en formación médica. <![CDATA[TRAYECTORIAS DE LA INSTITUCIONALIZACIÓN DE LAS POLÍTICAS ASISTENCIALES: IDENTIFICANDO LA GUBERNAMENTALIDAD NEOLIBERAL COMO DISCURSO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100123&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O presente texto aborda trajetórias das políticas de assistência em educação e os discursos enunciados pelas técnicas de uma Universidade Pública, sobre: A Residência Universitária e o Programa de Auxílio ao Ensino de Graduação do Centro de Formação de Professores/UFCG. Tem como objetivo: Compreender os discursos das técnicas sobre os programas em tela. A fundamentação teórica tem foco nos conceitos de governamentalidade neoliberal, biopolítica e biopoder numa articulação no contexto das políticas sociais de assistência estudantil. A entrevista foi utilizada para a coleta de dados, na perspectiva de pesquisa qualitativa, e a análise do discurso de Foucault foi desenvolvida para tratar os dados. Sobre os mecanismos de acesso e permanência dos estudantes aos programas, podemos inferir que existe uma legislação que a Instituição executa através da PRAC, nas políticas de assistência podemos observar o predomínio da governamentalidade neoliberal brasileira que a cada dia se refaz, se reestrutura por meio de discursos e ações, assim se faz a retórica do controle que constrói a realidade social brasileira.<hr/>RESUMEN: El presente texto aborda las trayectorias de las políticas asistenciales en educación y los discursos pronunciados por las técnicas de una Universidad Pública, sobre: La Residencia Universitaria y el Programa de Asistencia a la Enseñanza de Graduación del Centro de Formación de Profesores/UFCG. Tiene como objetivo: Comprender los discursos de las técnicas sobre los programas en pantalla. La fundamentación teórica se centra en los conceptos de gubernamentalidad neoliberal, biopolítica y biopoder en una articulación en el contexto de las políticas sociales de atención estudiantil. Para la recolección de datos se utilizó la entrevista, desde la perspectiva de la investigación cualitativa, y para el tratamiento de los datos se desarrolló el análisis del discurso de Foucault. En cuanto a los mecanismos de acceso y permanencia de los estudiantes a los programas, podemos inferir que existe legislación que la Institución ejecuta a través del PRAC, en las políticas asistenciales podemos observar el predominio de la gubernamentalidad neoliberal brasileña que se rehace todos los días, reestructurada a través de discursos y acciones, así es como la retórica del control construye la realidad social brasileña.<hr/>ABSTRACT: The present text approaches trajectories of educational assistance politics and the discourses of technicians of a Public University, about the University Residence and the Program of Assistance to Undergraduate Teaching of the Centro de Formação de Professores/UFCG. It aims to understand the discourses of those professionals about the programs in focus. The theoretical foundation focuses on the concepts of neoliberal governmentality, biopolitics and biopower in an articulation in the context of social policies for student assistance. The interview was used for data collection, from the perspective of qualitative research, and Foucault's discourse analysis was developed to analyze the data. Regarding the mechanisms of access and permanence of students to the programs, we might infer that there is legislation which the Institution executes through the PRAC, in the assistance policies we might observe the predominance of the Brazilian neoliberal governmentality which is remade every day and restructured through discourses and actions, which contribute to the rhetoric of control which builds the Brazilian social reality. <![CDATA[MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉCTICO: REFLEXIONES SOBRE EL MÉTODO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100124&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este texto apresenta reflexões que fundamentam o debate sobre o método materialismo histórico-dialético. O objetivo do trabalho é compreender a produção do conhecimento em Marx e suas contribuições para o campo epistemológico. Para isso, adota-se a pesquisa bibliográfica como metodologia buscando identificar, a partir das obras de Marx (Marx, 2013; 2011; 2008; 2004) e de outros autores (Tonet, 2013; Chasin, 2009; Netto, 2009; Duarte 2008; Marx; Engels, 2007; Kosik, 2002), as dificuldades de abordar a resolução metodológica na produção marxiana e apresentar os pressupostos basilares que permitem compreender que há um tipo de produção teórico-epistemológica nas obras marxianas e marxistas. Discorre-se sobre a questão ontológica do Ser, sobre o método e sobre a produção do conhecimento em Marx. Conclui-se que não há um caminho explicativo sobre o método, mas indicações teórico-metodológicas que expõem um quadro consistente e articulado em torno do entendimento da realidade e do Ser. Esse quadro analítico esclarece não só a ontologia do Ser e sua relação com a realidade, como, também, transforma a forma de pensar e fazer ciência na modernidade. Assim, entende-se que a teoria marxiana representa um grande salto qualitativo para a produção do conhecimento científico, visto que avança em pontos importantes para o progresso da crítica à especulação, bem como para o entendimento de categorias centrais que explicam a problemática do conhecimento e sua relação com a prática social.<hr/>ABSTRACT: This text presents reflections that underpin the debate on the historical-dialectical materialism method. The objective of the work is to understand the production of knowledge in Marx and his contributions to the epistemological field. For this, bibliographical research is adopted as a methodology seeking to identify, from the works of Marx (Marx, 2013; 2011; 2008; 2004) and other authors (Tonet, 2013; Chasin, 2009; Netto, 2009; Duarte 2008; Marx; Engels, 2007; Kosik, 2002), the difficulties of addressing the methodological resolution in Marxian production and present the basic assumptions that allow us to understand that there is a type of theoretical-epistemological production in Marxian and Marxist works. It discusses the ontological question of Being, the method and the production of knowledge in Marx. It is concluded that there is no explanatory path on the method, but theoretical-methodological indications that expose a consistent and articulated framework around the understanding of reality and Being. This analytical framework clarifies not only the ontology of Being and its relationship with reality, but also transforms the way of thinking and doing science in modernity. Thus, it is understood that Marxian theory represents a great qualitative leap for the production of scientific knowledge, since it advances in important points for the progress of criticism of speculation, as well as for the understanding of central categories that explain the problematic of knowledge and its relationship with social practice.<hr/>RESUMEN: Este texto presenta reflexiones que fundamentan el debate sobre el método del materialismo histórico-dialéctico. El objetivo del trabajo es comprender la producción de conocimiento en Marx y sus contribuciones al campo epistemológico. Para ello, se adopta la investigación bibliográfica como metodología buscando identificar, a partir de las obras de Marx (Marx, 2013; 2011; 2008; 2004) y de otros autores (Tonet, 2013; Chasin, 2009; Netto, 2009; Duarte 2008; Marx; Engels, 2007; Kosik, 2002), las dificultades para abordar la resolución metodológica en la producción marxiana y presentar los supuestos básicos que permiten entender que existe un tipo de producción teórico-epistemológica en las obras marxianas y marxistas. Se discute la cuestión ontológica del Ser, el método y la producción de conocimiento en Marx. Se concluye que no existe una vía explicativa sobre el método, sino indicaciones teórico-metodológicas que exponen un marco consistente y articulado en torno a la comprensión de la realidad y del Ser. Este marco analítico aclara no sólo la ontología del Ser y su relación con la realidad, sino que también transforma la forma de pensar y hacer ciencia en la modernidad. Así, se entiende que la teoría marxiana representa un gran salto cualitativo para la producción de conocimiento científico, ya que avanza en puntos importantes para el progreso de la crítica de la especulación, así como para la comprensión de categorías centrales que explican la problemática del conocimiento y su relación con la práctica social. <![CDATA[TRAYECTORIA PROFESIONAL DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS CON EXPERIENCIA EN LA BÚSQUEDA DE LA PROFESIONALIZACIÓN DOCENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100125&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O objetivo deste artigo é discutir ações da trajetória profissional de professores de matemática experientes que marcaram a sua Identidade Profissional (IP) na busca pela profissionalização docente. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo. Os quatro professores investigados atuam/atuaram por mais de dez anos na Educação Básica ou na formação inicial e continuada de professores. As ações da trajetória profissional dos professores investigados que marcaram a sua IP na busca pela profissionalização docente estão associadas à: compreensão de conteúdos matemáticos e de como ensiná-los; defesa e fundamentação de suas crenças/concepções a respeito da prática do professor; organização do trabalho docente para desenvolver uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório. Conclui-se que estudar ações da trajetória de professores experientes em contextos de formação pode representar uma alternativa para que (futuros) professores sejam provocados a (re)pensar seus processos de aprendizagem profissional na busca de sua profissionalização.<hr/>ABSTRACT: The objective of this article is to discuss actions in the professional trajectory of experienced mathematics teachers that marked their Professional Identity (IP) in the search for teaching professionalization. This research is characterized as qualitative and interpretative. The four investigated teachers work/have worked for more than ten years in basic education or in pre-service and in-service teacher education. The actions of the professional trajectory of the investigated teachers that marked their IP in the search for teaching professionalization are associated with: understanding of mathematical contents and how to teach them; defense and foundation of their beliefs/conceptions regarding the teacher's practice; organization of teaching work to develop a class from the perspective of Exploratory Teaching. Studying actions of the trajectory of experienced teachers in educational contexts can represent an alternative for (future) teachers to be provoked to (re)think their professional learning processes in the search for their professionalization.<hr/>RESUMEN: El objetivo de este artículo es discutir acciones en la trayectoria profesional de professores de matemáticas viviendo experiencias que marcaron su Identidad Profesional (PI) en la búsqueda de la profesionalización docente. Esta investigación se caracteriza por ser cualitativa e interpretativa. Los cuatro docentes investigados trabajan/han trabajado por más de diez años en Educación Básica o en formación inicial y continua de docentes. Las acciones de la trayectoria profesional de los docentes investigados que marcaron su IP en la búsqueda de la profesionalización docente están asociadas a: comprensión de los contenidos matemáticos y cómo enseñarlos; defensa y fundamentación de sus creencias/concepciones respecto a la práctica docente; organización del trabajo docente para desarrollar una clase desde la perspectiva de la Enseñanza Exploratoria. Estudiar acciones de la trayectoria de docentes experimentados en contextos de formación puede representar una alternativa para que (futuros) docentes se inciten a (re)pensar sus procesos de aprendizaje profesional en la búsqueda de su profesionalización. <![CDATA[APRENDIZAJE CRÍTICO SIGNIFICATIVO EN ACTIVIDADES DE MODELACIÓN MATEMÁTICA: POSIBILIDADES Y DESAFÍOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100126&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Disciplinas matemáticas do Ensino Superior podem ser desafiadoras, por isso é importante primar por uma aprendizagem que seja significativa e crítica. Acreditando que a utilização da modelagem matemática é um caminho nessa direção, nossa pesquisa tem como objetivo investigar a aprendizagem significativa crítica em atividades de modelagem matemática produzidas por alunos de engenharias. Investigamos as possibilidades e os desafios para a aprendizagem significativa crítica nesse contexto e notamos que a modelagem favorece diversos princípios da aprendizagem significativa crítica, como descentralização do livro-texto e do quadro. Concluímos esse estudo com algumas considerações sobre modelagens, seus desafios e a aprendizagem significativa crítica.<hr/>ABSTRACT: Higher education math courses can be challenging for some students. Therefore, it is important to strive for learning that is both meaningful and critical. One possibility is the use of mathematical modeling. Our research aims to investigate critical meaningful learning in mathematical modeling activities. Engineering students produced models involving differential equations. We investigate possibilities and challenges for critically meaningful learning in this modeling context. We note that modeling contributes to several principles of critical meaningful learning, such as detaching from the textbook and the board. We conclude with some thoughts on modeling and critical meaningful learning.<hr/>RESUMEN: Las disciplinas matemáticas en la educación superior pueden ser desafiantes, por lo que es importante esforzarse por lograr un aprendizaje significativo y crítico. Creyendo que el uso de modelos matemáticos es un camino en esta dirección, nuestra investigación tiene como objetivo investigar el aprendizaje crítico significativo en actividades de modelos matemáticos producidos por estudiantes de ingeniería. Investigamos las posibilidades y los desafíos para el aprendizaje crítico significativo en este contexto y notamos que el modelado favorece varios principios del aprendizaje crítico significativo, como la descentralización del libro de texto y la pizarra. Concluimos este estudio con algunas consideraciones sobre el modelado, sus desafíos y el aprendizaje significativo crítico. <![CDATA[DEL SUJETO MODERNO AL EMPRESARIO DE SÍ MISMO: PRODUCCIÓN, CONOCIMIENTO Y EROSIONES EN UNA BREVE ONTOLOGÍA DE NOSOTROS MISMOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100127&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Esse artigo pretende fazer uma crítica histórica e teórica partindo de uma reflexão localizada entre a formação do sujeito moderno e do sujeito empreendedor de si mesmo. Através desta breve ontologia de nós mesmos, iremos percorrer o caminho que nos trouxe até este tempo histórico do neoliberalismo. Para tal, discutiremos as relações saber/poder e os mecanismos de transformação e de produção do sujeito moderno numa sociedade disciplinar - em um capitalismo industrial de modelo fordista; sua condição pós-moderna numa sociedade de controle, em um regime de produção pós-fordista; até a sua atualidade dentro do paradigma empreendedor. O objetivo, portanto, é fazer um diagnóstico de nosso tempo elaborando uma crítica negativa à razão neoliberal diante daquilo que acreditamos ser: um período histórico onde mais está em jogo os processos de destruição e de corrosão do sujeito e dos campos de subjetividade em sua lógica empreendedora, do que a sua produtividade.<hr/>ABSTRACT This article aims to undertake a historical and theoretical critique, stemming from a contemplation situated amidst the genesis of the modern subject and the entrepreneurial subject of himself. Through this succinct ontology of our existence, we shall traverse the trajectory that has led us to the current epoch of neoliberalism. In pursuit of this objective, we shall expound upon the intricate interplay between knowledge and power, as well as the mechanisms through which the modern subject undergoes transformation and engenders production within a disciplinary society, encapsulated by an industrial capitalism adhering to the Fordist model. Furthermore, we shall analyze its postmodern disposition within a society of control, amidst a post-fordism regime, up until its contemporary manifestation within the entrepreneurial paradigm. Thus, the ultimate objective is to diagnose our era, constructing a critical examination of the reasoning underpinning neoliberalism vis-à-vis what we perceive as a period wherein the deleterious and corrosive processes affecting the individual and the realms of subjectivity are more prominently at stake than mere productivity.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene la intención de realizar una crítica histórica y teórica a partir de una reflexión situada entre la formación del sujeto moderno y el sujeto emprendedor de sí mismo. Mediante esta breve ontología de nosotros mismos, recorreremos el camino que nos ha llevado a este tiempo histórico del neoliberalismo. Con este fin, discutiremos las relaciones de saber/poder y los mecanismos de transformación y producción del sujeto moderno en una sociedad disciplinaria, en un contexto de capitalismo industrial basado en el modelo fordista. Además, analizaremos su condición posmoderna en una sociedad de control, dentro de un régimen de producción posterior al fordismo, hasta su presente en el paradigma emprendedor. El objetivo, por tanto, es realizar un diagnóstico de nuestro tiempo, elaborando una crítica negativa a la razón neoliberal frente a lo que consideramos: un período en el que están en juego los procesos destructivos y corrosivos del sujeto y los ámbitos de subjetividad en su lógica emprendedora, más que su productividad. <![CDATA[CONCEPTO DE FUNCIÓN Y FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA DE LA LITERATURA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100128&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este artigo é uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de identificar aspectos teóricos e metodológicos de pesquisas sobre o conceito de função na formação inicial. Seguindo os princípios do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA), 14 artigos foram incluídos como corpus desta revisão sistemática de literatura com base nas suas abordagens teóricas e metodológicas de pesquisa. Para fins comparativos, foram realizadas uma análise vertical e uma análise horizontal que apontam para a transição entre as múltiplas representações do conceito de função e as abordagens e recursos utilizados pelos futuros professores com maior predominância nas pesquisas. As considerações finais revelam como o conceito de função é caracterizado pelos professores na formação inicial, de modo que há dificuldades na construção de seu conhecimento conceitual, além de uma lacuna na existência de pesquisas com essa temática em território nacional.<hr/>ABSTRACT: This article is a systematic literature review aimed at identifying theoretical and methodological aspects of research on the concept of function in initial training education. Following the principles of the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA), fourteen articles were included as corpus of this systematic literature review based on the theoretical and methodological approaches of research present in the articles. For comparative purposes, a vertical analysis and a horizontal analysis were performed that point to the transition between the multiple representations of the concept of function and the approaches and resources used by future teachers with greater predominance in research. In this regard, the final considerations reveal how the concept of function is characterized by teachers in initial training education, so that there are weaknesses in the construction of their conceptual knowledge, in addition to a gap in the existence of research on this subject in the national territory.<hr/>RESUMEN: Este artículo se trata de una revisión sistemática de la literatura con el objetivo identificar aspectos teóricos y metodológicos de investigaciones sobre el concepto de función en la formación inicial. Siguiendo los principios del Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), 14 artículos fueron incluidos como corpus de esta revisión sistemática de la literatura con base en los abordajes teóricos y metodológicos de investigación presentes en los artículos. Para fines comparativos, se realizó un análisis vertical y un análisis horizontal que apuntan a la transición entre las múltiples representaciones del concepto de función y los enfoques y recursos utilizados por los futuros profesores con mayor predominio en las investigaciones. En este aspecto, las consideraciones finales revelan cómo el concepto de función es caracterizado por los profesores en la formación inicial, de modo que hay dificultades en la construcción de su conocimiento conceptual, además de una laguna en la existencia de investigaciones con esta temática en territorio nacional. <![CDATA[REFLEXIONES SOBRE EL MÉTODO INDICIARIO Y SU UTILIZACIÓN EN PROGRAMAS DE POSGRADO EN HISTORIA Y EDUCACIÓN EN BRASIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100129&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Desde tempos imemoriais, o homem busca compreender e agir sobre o mundo que o cerca. Para tanto, utiliza diversas formas de explorar o meio em que vive, buscando explicação para os fenômenos, sejam eles naturais ou não. Uma dessas maneiras tem por base a atenção a elementos que podem parecer insignificantes, irrelevantes, mas que carregam informações essenciais. Esses elementos são chamados de indícios, isto é, rastros que podem ser fiados para construção da história. Este artigo tem por objetivo analisar a conceituação e a historicização do chamado método indiciário tendo como suporte reflexivo o texto: “Sinais: raízes de um paradigma indiciário”, de Ginzburg (1989), ao mesmo tempo em que inventaria a produção acadêmica que utiliza o método indiciário em história da educação nos programas de pós-graduação em História e em Educação, buscando compreender se esse é um paradigma teórico-metodológico viável ao historiador da educação. A busca pela produção aconteceu no Portal Oasisbr com o uso do descritor “método indiciário”. Trata-se, assim, de um estudo de revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados indicam que a maioria das pesquisas realizadas com procedimentos do método indiciário são oriundas de programas de pós-graduação em Educação. Outro aspecto importante diz respeito às possibilidades de diversificação das temáticas das pesquisas, as quais problematizam o corpo, a mulher, as práticas pedagógicas e as políticas educacionais com uso de fontes oficiais.<hr/>ABSTRACT: Since immemorial times, man has sought to understand and act upon the world around him. To this end, he uses several ways to explore his surroundings, seeking an explanation for the phenomena, be they natural or not. One of these ways is based on the attention to elements that may seem insignificant, or irrelevant, but that carry essential information. These elements are called clues, that is, traces that can be spun for the construction of history. This article aims to analyze the conceptualization and historicization of the so-called indicia method using as reflexive support the text: "Signs: roots of an indicia paradigm”, by Ginzburg (1989), at the same time as it inventories the academic production that uses the indicia method in the history of education in graduate programs in History and Education, seeking to understand if this is a theoretical-methodological paradigm viable to the historian of education. The search for the production took place on the Oasisbr Portal using the descriptor "indicial method". This is, therefore, a literature review and document analysis study. The results indicate that most of the research carried out with procedures of the indicative method comes from post-graduation programs in Education. Another important aspect concerns the possibilities of diversification of the research themes, which problematize the body, the woman, pedagogical practices, and educational policies using official sources.<hr/>RESUMEN: Desde tiempos inmemoriales, el hombre busca comprender y actuar sobre el mundo que lo rodea. Para ello, utiliza diversas formas de explorar su entorno, buscando explicaciones para los fenómenos, sean naturales o no. Una de estas formas se basa en la atención a elementos que pueden parecer insignificantes, irrelevantes, pero que portan información esencial. Estos elementos se denominan indicios, es decir, rastros que pueden ser hilados para construir la historia. Este artículo tiene como objetivo analizar la conceptualización e historización del llamado método indiciario teniendo como soporte reflexivo el texto: "Indicios. Raíces de un paradigma de inferencias indiciales", de Ginzburg (1989), al mismo tiempo que inventa la producción académica que utiliza el método indicativo en historia de la educación en programas de postgrado en Historia y Educación, buscando comprender si este es un paradigma teórico-metodológico viable al historiador de la educación. La búsqueda de la producción se realizó en el Portal Oasisbr utilizando el descriptor "método indiciario". Se trata, por lo tanto, de un estudio de revisión bibliográfica y análisis documental. Los resultados indican que la mayoría de las investigaciones realizadas con procedimientos del método indicativo provienen de programas de postgrado en Educación. Otro aspecto importante se refiere a las posibilidades de diversificación de los temas de investigación, que problematizan el cuerpo, la mujer, las prácticas pedagógicas y las políticas educativas con el uso de fuentes oficiales. <![CDATA[NARRATIVAS DE LOS ESTUDIANTES DE PEDAGOGÍA: DESVELANDO EXPERIENCIAS FORMATIVAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100130&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O estudo focaliza a formação docente para lidar com a diversidade de alunos na sala de aula comum. Apresenta-se uma pesquisa desenvolvida em um grupo de estudos com graduandas de Pedagogia que realizaram estágio extracurricular em uma rede de ensino municipal e, dentre as funções, apoiavam alunos com deficiência. A investigação assume o método biográfico e, no presente texto, busca-se compreender os reflexos da experiência das estudantes nesse estágio, em especial, na formação para lidar com o processo educativo desses alunos. Os encontros do grupo foram audiogravados e posteriormente transcritos. O procedimento analítico buscou interpretar os sentidos que a experiência produziu nas alunas. Os resultados, organizados em três eixos temáticos, indicam que o grupo de estudos se configurou como um espaço institucional de formação para as graduandas e possibilitou, por meio das narrativas, reflexão e transformação de saberes tácitos em conhecimento. Conclui-se que a narrativa biográfica contribui para criar uma proximidade entre a formação, a profissão de professor e as condições concretas da escola e do trabalho docente.<hr/>ABSTRACT: The study focuses on teacher training to address the diversity of students within the common classroom. We present research developed in a study group with graduates of Pedagogy that carried out an extracurricular internship in the municipal education network and, among their functions, supported students with special educational needs. The research makes use of the biographical method and the present paper assesses the reflexes of the students’ experience in this stage, especially in their training to deal with the educational process of such students. The group meetings were audiotaped and later transcribed. The analytical procedure sought to interpret how the experience affected the students. The results, organized into three thematic axes, indicate that the study group was configured as an institutional training space for the undergraduates and made it possible, through the narratives, to reflect on and transform tacit knowledge into knowledge. The conclusion is that the biographical narrative contributes to creating a proximity between training, the teaching profession and the concrete conditions of the school and teaching work.<hr/>RESUMEN: El estudio se centra en la capacitación de maestros para hacer frente a la diversidad de alumnos en el aula común. Se presenta una investigación desarrollada en un grupo de estudios con graduandas de Pedagogía que realizaron una etapa extracurricular en una red de enseñanza municipal y, entre las funciones, apoyaban a alumnos con necesidades educativas especiales. La investigación asume el método biográfico y, en el presente texto, se analizan los reflejos de la experiencia de las estudiantes en esa etapa, en especial en la formación para hacer frente al proceso educativo de esos alumnos. Los encuentros del grupo fueron grabados en audio y posteriormente transcritos. El procedimiento analítico buscó interpretar los sentidos que la experiencia produjo en las alumnas. Los resultados, organizados en tres ejes temáticos, indican que el grupo de estudio se configuró como un espacio de formación institucional para los estudiantes de licenciatura y posibilitó, a través de las narrativas, la reflexión y transformación del conocimiento tácito en conocimiento. Se concluye que la narrativa biográfica contribuye a crear una proximidad entre la formación, la profesión docente y las condiciones concretas de la escuela y del trabajo docente. <![CDATA[EL SURGIMIENTO Y LA ESTANDARIZACIÓN DE LAS METODOLOGÍAS DE ALFABETIZACIÓN EM BRASIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100156&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O artigo tem o objetivo de analisar as ênfases discursivas materializadas nos programas de formação continuada de professores alfabetizadores, ao longo das duas últimas décadas. A pesquisa está ancorada em uma perspectiva teórica Foucaultiana, usando o discurso como ferramenta metodológica para análise dos materiais. A análise permitiu perceber que as políticas de formação continuada de professores, no Brasil, têm um foco predominante sobre os processos de alfabetização, pois o analfabetismo é considerado como um importante gargalo na educação de nosso país - o que indica que as políticas emergem, principalmente, da necessidade de melhorar os índices de desempenho na alfabetização. Por conta desta demanda, em duas décadas emergiram quatro programas de formação continuada de professores alfabetizadores que propagaram o enunciado da melhoria dos índices de desempenho na aprendizagem da leitura e da escrita e apontaram para a padronização das metodologias de alfabetização. As discussões desse estudo apontam para a necessidade de ações que abrangem os múltiplos aspectos envolvidos na construção de uma educação de qualidade, que não estejam restritas somente às políticas de formação continuada de alfabetizadores, com o viés da culpabilização dos professores pelos baixos índices de alfabetização.<hr/>ABSTRACT: The article aims to analyze the discursive emphases materialized in continuing education programs for literacy teachers over the last two decades. The research is anchored in a foucauldian theoretical perspective, using discourse as a methodological tool for analysis of the materials. The analysis allowed us to realize that continuing education policies have a predominant focus on the training of literacy teachers, because illiteracy is considered as an important bottleneck in Brazilian education - which indicates that the policies emerge, mainly, from the need to improve performance rates in literacy. Because of this demand, in two decades four programs of continued training of literacy teachers emerged that propagated the statement of improvement of performance indexes in the learning of reading and writing and pointed to the standardization of literacy methodologies. The discussions of this study point to the need for actions that cover the multiple aspects involved in the construction of quality education, which are not restricted only to policies of continuing education of literacy, with the bias of blaming teachers for low literacy rates.<hr/>RESUMEN: El artículo tiene como objetivo analizar los énfasis discursivos materializados en los programas de formación permanente para alfabetizadores en las últimas dos décadas. La pesquisa está basada en una perspectiva teórica foucaultiana utilizando el discurso como herramienta metodológica para el análisis de los materiales. El análisis permitió percibir que las políticas de formación tienen un enfoque predominante en la formación de alfabetizadores, ya que el analfabetismo es considerado un obstáculo en la educación brasileña - lo que indica que las políticas surgen, principalmente, de la necesidad de mejorar los índices de desempeño en la alfabetización. Debido a esta demanda, en dos décadas surgieron cuatro programas de formación de alfabetizadores que propagaron el enunciado de la mejora de los índices de desempeño en el aprendizaje de la lectura y de la escritura y apuntaron a la estandarización de las metodologías de alfabetización. Las discusiones de este estudio apuntan para la necesidad de acciones que abarquen los múltiples aspectos involucrados en la construcción de una educación de calidad, que no se limiten sólo a las políticas de formación continua de los alfabetizadores, con el sesgo de culpabilizar a los docentes por las bajas tasas de alfabetización. <![CDATA[LOS APORTES DEL ENFOQUE ONTOLÓGICO DEL MÉTODO CIENTÍFICO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792023000100600&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Esta é uma resenha sobre o livro “Método Científico: uma abordagem ontológica”.<hr/>ABSTRCT: This is a review of the book “Método Científico: uma abordagem ontológica”.<hr/>RESUMEM: Esta es una reseña del libro “Método Científico: uma abordagem ontológica”.