Scielo RSS <![CDATA[Conjectura: Filosofia e Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-461220160001&lang=es vol. 21 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Presentation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[The art of the palate and the denaturalization of food: moments of an evolutionary history]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Sintesi: Obiettivo di questo saggio è riflettere sul significato della formula “arte del palato”, concentrandosi su quegli aspetti della nostra storia evoluzionistica - una storia biologica e culturale insieme - che hanno fatto di noi le uniche “scimmie” abili a cucinare il cibo, a produrlo in maniera sistematica, a sceglierlo tra una vasta gamma di alimenti sulla base di criteri diversi, ad attribuirgli un valore simbolico, a gustarlo convivialmente e a celebrarlo attraverso il linguaggio; ragioni per cui l’uomo può rivendicare a pieno titolo l’invenzione dei sapori. Frutto di un lungo processo di rielaborazione della natura, l’arte del palato è perciò l’esito di tutti quei processi attraverso cui abbiamo trasformato un gesto tra i più naturali, cioè il gesto di mangiare, in un’attività...<hr/>ABSTRACT The aim of this essay is to reflect on the meaning of the expression “art of the palate”, focusing on those aspects of our evolutionary history - a biological and cultural history together - that have made us the only monkeys able at cooking the food, to produce it in a systematic way, to choose it from a wide range of foods on the basis of different criteria, to give it a symbolic value, to taste it convivially and to celebrate it through language; reasons for which man can claim fully the invention of the flavors, a complex activity rich of aesthetic and artistic implications. Result of a long process of new elaboration of the nature, the art of taste is therefore the outcome of those processes through which we transformed a gesture of the most natural, that is the act of eating, in an artificial, cultural and intellectual activity, applying a knowledge, a practical knowledge, to conceive, to imagine and to develop new food items, new sensations for the palate (flavors), new opportunitiens of social interaction (conviviality).<hr/>RESUMO O objetivo deste ensaio é refletir sobre o significado da expressão “arte do paladar”, enfocando os aspectos da nossa história evolutiva - uma história contemporaneamente biológica e cultural - os quais fizeram de nós os únicos “macacos” capazes de cozinhar o alimento, de produzi-lo de modo sistemático, de escolhê-lo em meio a uma vasta gama de alimentos, com base em diferentes critérios, de atribuir-lhe um valor simbólico e de celebrálo através da linguagem; razões pelas quais o homem pode reivindicar plenamente a invenção dos sabores. Resultado de um longo processo de elaboração da natureza, a arte do paladar é, portanto, o resultado de todos os processos pelos quais transformamos um dos atos mais naturais, isto é, o ato de comer, em um artificial, cultural e intelectual, aplicando um conhecimento, um saber prático, para conceber, imaginar e elaborar novos objetos alimentares, novas sensações para o paladar (os sabores), novas possibilidades de interação social (convivialidade). <![CDATA[Significatividad y mundo en los escritos del joven Heidegger]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: Heidegger fue uno de los pensadores más influyentes de la pasada centuria. Muchas de sus contribuciones conceptuales han sido aplicadas tanto a las ciencias humanas como naturales. Dasein, ser-en-elmundo, facticidad, sentido, cuidado, etc. son familiares para cualquier filósofo. En este trabajo intento reconstruir dos de las nociones centrales del joven Heidegger. Analizo parte del camino que lleva al joven Heidegger a las nociones nucleares de la gran obra del 27’: significatividad y mundo. Mi interés es bifronte: en primer lugar aportar una clarificación progressiva de estos conceptos, y en segundo lugar, exhibir (históricamente) la génesis de Ser y tiempo. Me anima la idea (ya confirmada) que el modo de tratamiento de estos conceptos en estos años (1919-1925) iluminan gran parte del pensamiento Heidegger, y con él , del siglo XX.<hr/>Resumo: Heidegger foi um dos pensadores mais influentes do século passado. Muitas de suas contribuições conceituais têm sido aplicadas tanto às ciências humanas quanto às naturais. Dasein, ser-no-mundo, facticidade, sentido, cuidado, etc. são familiares a qualquer filósofo. Neste trabalho tento reconstruir duas das noções centrais do jovem Heidegger. Analiso parte do caminho que leva o jovem Heidegger às noções nucleares da grande obra de 1927: significatividade e mundo. Meu interesse é duplo: em primeiro lugar, buscar uma clarificação progressiva desses conceitos e, em segundo lugar, exibir (historicamente) a gênese de Ser e tempo. Animame a ideia (já confirmada) de que o modo de tratamento desses conceitos nesses anos (1919-1925) ilumina grande parte do pensamento heideggeriano e, com ele, do século XX.<hr/>Abstract: Heidegger was one of the most influential thinkers of the twentieth century. Many of his conceptual contributions were applied to human sciences and natural sciences. Dasein, being in the world, facticity, meaning, care, etc. are familiar to any philosopher. In this paper I try to rebuild two of the central notions of the young Heidegger. I want to analyze part of the way that leads to Heidegger’s nuclear notions of the great work of ‘27: significance and world. My interest is twofold; first progressively clarify these concepts, and second is to develope (historically) the gestation of Being and Time. I was encouraged by the idea (already confirmed) that the mode of treatment of these concepts in this years (1919-1925) inspires most of Heidegger’s thoughts. His work illuminates most of the thinking of the young Heidegger and, with him, the twentieth century. <![CDATA[Dialogue: fusion of horizons: for reasons of pedagogical anthropology gadameriana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000100046&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A pergunta pelo ser do homem é a origem da antropologia tanto filosófica quanto pedagógica. Neste horizonte, pode-se resumir a resposta à pergunta dizendo: o ser humano não só é efeito do diálogo, mas humaniza e se humaniza por meio do diálogo. Quando se planeja ambientes orientados a desenvolver as potências anímicas do diálogo em todos, e em cada um dos participantes da cena pedagógica, igualmente se está tanto em meio a uma antropologia pedagógica quanto a uma didática antropológica. Esta foi a tradição que Christoph Wulf (2008), na segunda metade do século XX e no começo do século XXI, sistematizou. Dentro desta corrente de pensamento se enquadra a investigação intitulada Diálogo: condição de formação. Assim, pode-se afirmar que este projeto se baseia na tradição alemã que põe a Bildung no centro, como uma categoria que, ao mesmo tempo, tem uma fundamentação filosófica e alguns efeitos tanto na concepção quanto na ação pedagógica.<hr/>Abstract: The question of the being of man is the source of much philosophical as pedagogical anthropology. In this beckground, one can summarize the answer to the question by saying: the human being is not only effect the dialogue, but humanizes and humanizes through dialogue. When planning environments for developing dialogue’s psychic powers in all and each of the participants in the educational scene, also if you are both in the midst of a pedagogical anthropology as an anthropological teaching. This was the tradition that Christoph Wulf (2008), in the second half for the twentieth century and early twenty-first century, systematized. Within this current of thought fits research entitled Dialogue: formation condition. Thus, it can be said that this project is based on the German tradition that puts Bildung in the center as a category at the same time has a philosophical foundation and some effects both in design and in the pedagogical action. <![CDATA[Philosophy, education and emancipation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000100063&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O texto apresenta elementos textuais dos escritos do jovem Marx, onde se encontra um núcleo conceitual que trata da problemática relação entre filosofia e mundo. Aspectos teóricos presentes já nos primeiros escritos do filósofo onde fica clara a exigência de promover a interação entre pensamento e realidade, ou seja, tratar da tradição filosófica sem descuidar do trato de temas e dilemas do contexto. Assim, o texto apresenta referências da posição filosófica pela qual Marx faz frente ao caráter especulativo da filosofia alemã, para propor, já na revisão da filosofia política de Hegel, que a crítica do céu se transforme em crítica da Terra. O que singulariza um pensamento dessa natureza é a capacidade emancipatória da filosofia. No lugar da mera contemplação, Marx propõe a possibilidade de realizar a filosofia no mundo.<hr/>Abstract: The text presents textual elements from young Marx’s writings, where it is found a conceptual core which addresses the problematic relation between philosophy and world. Theoretical aspects present in the philosopher’s first writings in which the exigency of promoting the interaction between thought and reality is clear, in other words, treating the philosophical tradition without neglecting to treat themes and dilemmas of the context. Thus, the text presents references of the philosophical position by which Marx faces the speculative character of German philosophy, to propose, on the review of Hegel’s political philosophy, that the criticism of heaven turns into the criticism of earth. What singularizes a thought of this nature is the philosophy’s emancipatory capability. Instead of mere contemplation, Marx proposes the possibility of performing philosophy in the world. <![CDATA[Cyberbullying: preocupation of teachers and school’s involvement]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000100078&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Inicialmente restrita aos muros escolares, a violência entre alunos passou a se manifestar também de forma online, por meio de redes sociais, estabelecendo a palavrao cyberbullying. Sob esta perspectiva, há um consenso, na literatura da área, de que cabe à escola se posicionar e assumir o compromisso de inibir tais práticas e estimular o convívio pacífico entre os alunos, dentro e fora da escola. Apesar da relevância da questão, a temática cyberbullying ainda é pouco estudada de forma empírica. Observa-se uma lacuna de informações no que se refere aos atores que podem atuar como agentes de prevenção e controle desse tipo de violência: os professores. Este estudo tem como objetivo analisar a influência da preocupação dos professores no envolvimento da escola ante às práticas de cyberbullying. Para isso, foi realizada uma pesquisa com 112 professores de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas do Município de Blumenau - SC. Os dados foram analisados por meio de análise fatorial exploratória e equações estruturais. Os resultados indicaram que os professores demonstram maior preocupação quando percebem que o problema cyberbullying é real e afeta os alunos. Quanto ao envolvimento da escola, verificou-se a necessidade de se estabelecerem parcerias entre instituições de ensino e comunidade, promover assembleias alusivas ao tema nas escolas e dar aconselhamento aos jovens no próprio ambiente escolar. Por fim, se observou que a preocupação dos professores com práticas de cyberbullying influencia na sua crença de que o envolvimento da escola é importante, despertando a necessidade de posturas mais proativas para o combate a esse malefício.<hr/>Abstract: Initially restricted to school walls, violence between students went on to also show online and through social networks, establishing the cyberbullying expression. From this perspective, there is a consensus in the literature, that it is up to the school to stand and commit to inhibit these practices and encourage peaceful coexistence among students, in and out of school. Despite the relevance of the issue, the issue of cyberbullying is still little studied empirically. It is observed a lack of information regarding the actors that can act as agents for the prevention and control of this kind of violence, teachers. This study aims to analyze the influence of concern of teachers and a school involvement in cyberbullying practices. For this, a survey was conducted among 112 elementary and high school teachers from public and private schools in the city of Blumenau - SC. Data were analyzed using exploratory factor analysis and structural equation. The results indicated that teachers demonstrate greater concern when they realize that the cyberbullying problem is real and affects students. As for the involvement of school, there was the need to establish partnerships between educational institutions and the community promote meetings alluding to the subject in schools and provide advice to young people within the school environment. Finally, it was observed that the concern of teachers with cyberbullying practices influences their belief that school involvement is important, raising the need for more proactive stances to fight this curse. <![CDATA[The ethical substantiality of hegelian State-Constitution]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000100092&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo visa abordar o meio fundamental de como o Estado deve-ser para ser a substancialidade ética, conforme o pensamento do filósofo alemão G. W. F. Hegel (1770-1831). A partir da análise de algumas passagens das obras hegelianas Princípios da filosofia do Direito e Lições sobre a filosofia da história universal, juntamente com o auxílio de alguns comentadores, tentar-se-á, primeiramente, identificar a vinculação do conceito de Estado ao conceito de história, acompanhando alguns dos movimentos fundamentais e analisando, em seguida, o que é, qual sua origem e o que representa o momento da Constituição apresentado na abordagem ético-política hegeliana. Devidamente compreendida, a Constituição em Hegel possui uma fundamentação ética e não abstrata. Hegel não trata da Constituição escrita, mas da Constituição que é a própria organização do Estado. A base ética que sustenta a Constituição é o “espírito do povo”, que é constituído pelo ethos, origem, história, costumes e hábitos de um povo. A constituição é a melhor expressão daquilo que é o povo, quando esse se reconhece nela. Tratar da Constituição hegeliana é tratar, portanto, do Estado, é tratar da conciliação da liberdade e da necessidade, da organização do todo diante da desorganização do Estado político-histórico.<hr/>Abstract: The article aims to address the fundamental means of how the State should be to be the ethical substantiality, according to the thought of the German philosopher G.W.F. Hegel (1770-1831). From the analysis of some passages of the Hegelian works called Principles of philosophy of Law and Lessons about the universal philosophy of history, along with the help of some commentators, will be tried first identify the linking of the concept of State with the concept of History, accompanying some of the fundamental movements and analyzing, then, what is, what its origin and what represents the moment of the Constitution submitted in Hegel’s ethical-political approach. Properly understood, the Constitution in Hegel has an ethical and not abstract reasoning. Hegel does not address the written Constitution, but the Constitution which is the State organization. The ethical basis that sustains the Constitution is the “spirit of the people”, which is composed of the ethos, origin, history, customs and habits of a people. The Constitution is the best expression of what is the people, when the people recognize themselves in the Constitution. To treat the Hegelian Constitution is to treat, therefore, the State, is dealing with the reconciliation of freedom and necessity, the organization of all in front of the disorder on the historical political State. <![CDATA[Pedagogical political project: possible joints with cultural and local aspects and education of the field]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000100114&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo é fruto de pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação e de uma demanda da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, em que temos atuado em projetos de extensão desde 2014. A referida escola tem se preocupado em ressignificar seu Projeto Político-Pedagógico (PPP), tentando articular aspectos culturais locais ao currículo, sobretudo, em suas práticas. Dessa forma, a pesquisa centrou seus estudos e ações educativas/investigativas nas seguintes indagações: Como realizar ações a partir das questões culturais locais? Em que sentido essas questões contribuem para um ensino e aprendizado significativos? Como construir um PPP, que articule essas questões e que tenha realmente a participação de todos os segmentos - gestão, professores, alunos, comunidade e pesquisador? Portanto, o objetivo da pesquisa é ressignificar e implementar o PPP na Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, em Joinville - SC, juntamente com seus protagonistas (gestores, professores, funcionários, estudantes e representantes da comunidade), a fim de analisar as contribuições de um projeto que articula experiências culturais e questões técnicas e conceituais. Para ajudar no desenvolvimento da pesquisa, alguns autores foram fundamentais, a exemplo de: Saviani (1983); Veiga (2013); Gadotti (2000); Freire (2002); Arroyo (2008); Caldart (2004). Ferreira (1995), entre outros. Pensando em uma pesquisa com abordagem qualitativa, que levasse em conta a participação de todos e que fosse interativa, a metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação fundamentada em Thiollent (2011) e o instrumento Grupo Focal baseado nos preceitos de Dias (2015) e Gatti (2005). Foram desenvolvidos dois grupos focais para preservar as características e similaridades dos participantes: o primeiro grupo com professores e gestores, e o segundo com pais, Associação de Pais e Professores (APP) e estudantes. Os dados coletados foram transcritos, organizados e analisados utilizando a Análise de Conteúdo, à luz de Bardin (2011). Os resultados demonstram que as demandas da comunidade acadêmica, tais como: interdisciplinaridade, eventos culturais locais, uniforme dos estudantes, transporte dos alunos e características diferenciadas da escola devem estar presentes no PPP, pois, assim, tais peculiaridades serão oficializadas e valorizadas no documento e perpetuadas na memória e na identidade de toda a região.<hr/>Abstract: This article is the result of a survey conducted at the Graduate Program - Master of Education and a demand of Municipal Agricultural School Carlos Heins Funke, who have acted in extension projects since 2014. That school has been keen to reframe your Pedagogical Political Project (PPP), trying to articulate local cultural aspects of the curriculum, especially in its practices. Thus, research focused his studies and educational / investigative actions on the following questions: how to perform actions from the local cultural issues? In what way these issues contribute to meaningful teaching and learning? How to build a PPP, which articulate these issues and that you downloaded the participation of all segments - management, teachers, students, the community and researcher? Therefore, the objective was to give new meaning and implement the PPP Agricultural School Carlos Heins Funke in Joinville - SC, along with its protagonists (administrators, faculty, staff, students and community representatives) in order to analyze the contributions of a project that articulates cultural experiences technical issues and conceptual. To help us in the development of research, some authors were fundamental, example: Saviani (1983); Veiga (2013); Gadotti (2000); Freire (2002); Arroyo (2008); Caldart (2004). Ferreira (1995), among others Thinking of a survey with a qualitative approach that takes into account the participation of all and that was interactively, the methodology used was the Search action based on Thiollent (2011) and the instrument’ focus group ‘based on the precepts of Dias (2015) and Gatti (2005). Two focus groups were developed to preserve the characteristics and similarities of the participants, the first group of teachers and administrators and the second with parents, parents and teachers association (PPA) and students. The data collected were transcribed, organized and analyzed using content analysis in light of Bardin (2011). The results show that the demands of the academic community, such as interdisciplinarity, local cultural events, even the students, student transportation and the different characteristics of the school must be present in the Pedagogical Political Project, as well, such peculiarities will be made official and valued the document and perpetuated the memory and identity of the whole region. <![CDATA[Políticas Educativas Integradoras: propuestas de planes de estudio de Brasil y Argentina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000100132&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O objeto desta reflexão, neste artigo, são as propostas curriculares veiculadas a partir da segunda metade do século XIX, no Brasil e na Argentina, no período de construção de sua nacionalidade e, posteriormente, a partir de 1995, com a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no Brasil, e dos Contenidos Básicos Comunes, na Argentina. A intenção é perceber quais são os conteúdos que estão incluídos e os que têm permanecido sobre a América Latina, nessas propostas curriculares; se há semelhanças e diferenças entre esses documentos; e se os conteúdos refletem mudanças que estão sendo propostas pelo Mercosul - Setor Educacional - para o ensino de História. O texto foi dividido em dois subtemas, tendo, no primeiro, os dados referentes à América Latina quanto ao Ensino Médio, as propostas curriculares veiculadas desde o século XIX até a década de 1980 do século XX. No segundo subtema, são trazidos os conteúdos da América Latina que estão propostos para o 7º e o 8º anos, nos PCNs, do Brasil e para o 8º e 9º anos, nos CBCs, da Argentina. É possível concluir que o lugar da América Latina ficou bastante restrito no contexto em que ascenderam suas preocupações com o nacionalismo. No Brasil, os conteúdos da América Latina permaneceram, em boa parte dos currículos, diluídos em temas que a colocavam como aporte de uma história maior, ou seja, retratando a história universal. Essa lógica foi igualmente percebida na Argentina, que tinha a sua história como apêndice de uma história universal, privilegiando o olhar sobre o Estado, excluindo os conteúdos sobre a América Latina. Já as propostas curriculares veiculadas a partir de 1995, no Brasil e na Argentina, além da permanência de conteúdos expostos em propostas anteriores, foi possível perceber que houve essa escassa inclusão de conteúdos sobre a América Latina e sinais do predomínio de uma história latinoamericana que inicia com a intervenção dos europeus sobre ela.<hr/>Resumen: El objeto de reflexión en el presente artículo son las propuestas de planes de estudio vigentes a partir de la segunda mitad del siglo XIX en Brasil y Argentina, en el período de construcción de sus nacionalidades, y las propuestas que entraron en vigor a partir de 1995, con la implantación de los Parámetros Curriculares Nacionales, en Brasil, y Contenidos Comunes Básicos en Argentina. La intención es advertir qué contenidos sobre América latina comprenden y cuáles han permanecido en estas propuestas de planes de estudio, también si hay semejanzas y diferencias entre estos documentos, así como si los contenidos reflejan los cambios en la enseñanza de Historia sugeridos por el Mercosur Educativo. El texto ha sido dividido en dos subtemas, conteniendo el primero, los datos referentes a América Latina en la enseñanza secundaria en los planes de estudio vigentes desde el siglo XIX hasta la década de los 80 del siglo XX. En el segundo, son aportados los contenidos de América Latina que están planteados para el séptimo y octavo años en los Parâmetros Curriculares Nacionais de Brasil, y para el octavo y noveno años en los Contenidos Básicos Comunes de Argentina. Ha sido posible concluir que la presencia de América Latina ha sido bastante escasa, incluso en el contexto en el que fueron en aumento sus preocupaciones con el nacionalismo. En Brasil, el contenido latinoamericano se mantuvo, en la mayoría de los planes de estudio, diluido en temas que lo consideraban como una aportación de una historia más amplia, es decir, que complementaba la historia universal. Esta lógica ha sido igualmente advertida en Argentina, que planteaba su historia como apéndice de una historia universal, dando prioridad a la mirada sobre el Estado, excluyendo los contenidos sobre América Latina. En cambio, en las propuestas de planes de estudio que entraron en vigor a partir de 1995 en Brasil y Argentina, además de que permanecen los contenidos expuestos en las propuestas anteriores, ha sido posible advertir que hubo una escasa inclusión de contenidos sobre Latinoamérica y señales del predominio de una historia latinoamericana que empieza con la intervención de los europeos en ella. <![CDATA[Mediación educativa y alteridad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000100170&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este ensaio é constituído por reflexões a respeito de alteridade na educação, defendendo a necessidade de olhar o outro como fonte de aprendizagem, visando so desenvolvimento de relações dialógicas e alteritárias. De início, analisa-se a construção da subjetividade moderna cuja centralidade é o sujeito autônomo e racional que pensa e define as relações a partir de princípios pretensamente universais, os quais, muitas vezes, procuram assimilar o outro em si mesmo. A sustentação teórica do texto é o pensamento de Emmanuel Levinas, e daí emerge a proposta de pensar o outro em sua diferença não para objetivá-lo, mas acolhendo-o em sua realidade concreta. Assim, a presente proposição defende processos de mediação educativa, nos quais os sujeitos, pela presença do rosto do outro, deixam-se despertar à responsabilidade e abertura à exterioridade.<hr/>Abstract: This test consists of reflections on alterity in education, defending the need to look the other as a source of learning for the development of dialogical and alteritárias relations. At first, we analyze the construction of modern subjectivity whose centrality is the autonomous and rational thinking subject and defines the relationships from presumably universal principles, which often seek to assimilate the Other itself. The theoretical framework of the text is the thought of Emmanuel Levinas, and there emerges the proposal to think the Other in its difference not to objectify it, but accepting it in its concrete reality. Thus, the present proposition defends educational mediation, where the subject, the Other’s face presence, are allowed to wake up to the responsibility and openness to exteriority.<hr/>Resumen: Esta prueba consiste en reflexiones sobre la alteridad en educación, abogando por la necesidad de mirar al otro como una fuente de aprendizaje para el desarrollo de relaciones dialógicas y alteritárias. En un primer momento, se analiza la construcción de la subjetividad moderna cuya centralidad es el pensamiento autónomo y racional tema y define las relaciones de principios supuestamente universales, que a menudo tratan de asimilar el Otro en sí. El marco teórico del texto es el pensamiento de Emmanuel Levinas, y allí surge la propuesta de que el otro en su diferencia no objetivar, pero aceptarlo en su realidad concreta. Así, la presente propuesta defiende la mediación educativa, donde el sujeto, del Otro presencia cara, se les permite despertar a la responsabilidad y la apertura al exterior. <![CDATA[The knowledge question and Heidegger’s hermeneutics]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000100188&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O pensamento de Heidegger, através da analítica existencial e da proposta de destruição da metafísica, elabora um novo horizonte a partir do qual o conhecimento pode ser compreendido, não mais da objetificação, dos dualismos sujeito e objeto, mente e mundo, mas a partir do lugar originário, do ser-aí [Dasein] em sua facticidade, do seu ser-no-mundo. O texto pretende mostrar e caracterizar, com a ajuda das análises de Ernildo Stein em relação à obra de Heidegger, esse horizonte originário e prévio. Daremos ênfase à questão do horizonte compreensivo prévio, que acompanha cada conhecimento e cada conhecer, mas que tende a se manter oculto e esquecido em função da primazia do ente na metafísica tradicional. Inicial e normalmente vivemos e pensamos a partir da disponibilidade e da presença dos entes, do que se chama de realidade. Há que retomar a historicidade e a temporalidade do ser humano como condições básicas que acompanham o fenômeno do conhecimento e, por isso, da noção de possibilidade e de abertura. Uma volta às condições pré-teóricas e prélógicas do conhecimento, cujo fundamento se apresenta segundo o modo de ser do ser-aí, como facticidade, abismo, ser-no-mundo, a partir donde se constituem as relações cognoscitivas e práticas. O conhecimento humano é finito, assim como o é o próprio ser humano e, por isso, não possui lugar fora do tempo onde possa ser ancorado e fixado. Há uma circularidade interpretativa e uma diferença ontológica já sempre em operação e que não podem ser superadas por teorias do conhecimento, mas devem ser autenticamente assumidas para que o conhecimento seja compreendido no seu ser.<hr/>Abstract: The thought of Heidegger, through the existential analytic and the destruction of metaphysics proposal, draw up a new horizon from which knowledge can be understood. No more from objectification, from dualisms subject and object, mind and world, but from the primary setting, the Dasein in its facticity, of its being-in-the-world. The text aims to show and characterize, with the help of the analysis of Ernildo Stein regarding the work of Heidegger, this originary and previous horizon. We will emphasize the issue of understanding this previous horizon that meets every knowledge, but that tends to remain hidden and forgotten due to the primacy of being in traditional metaphysics. Initial and usually we live and think from the availability and presence of things, the so-called reality. It is necessary to retake the historicity and temporality of human being as a basic condition attached to the phenomenon of knowledge and, therefore, the notion of possibility and openness. A return to the pre-theoretical and pre-logical conditions of knowledge, where the foundation is according to the mode of being of Dasein, the facticity, an abyss, the being-in-theworld from where they constitute the cognitive relations and practices. Human knowledge is finite, as the human being and therefore has no place outside of time, where it can be anchored and secured. There is an interpretative circularity and an ontological difference which is always in operation and that cannot be overcomed by theories of knowledge, but must be authentically assumed so that knowledge can be understood in its own being. <![CDATA[Alex Guilherme e o diálogo de e com Martin Buber]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000100216&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O pensamento de Heidegger, através da analítica existencial e da proposta de destruição da metafísica, elabora um novo horizonte a partir do qual o conhecimento pode ser compreendido, não mais da objetificação, dos dualismos sujeito e objeto, mente e mundo, mas a partir do lugar originário, do ser-aí [Dasein] em sua facticidade, do seu ser-no-mundo. O texto pretende mostrar e caracterizar, com a ajuda das análises de Ernildo Stein em relação à obra de Heidegger, esse horizonte originário e prévio. Daremos ênfase à questão do horizonte compreensivo prévio, que acompanha cada conhecimento e cada conhecer, mas que tende a se manter oculto e esquecido em função da primazia do ente na metafísica tradicional. Inicial e normalmente vivemos e pensamos a partir da disponibilidade e da presença dos entes, do que se chama de realidade. Há que retomar a historicidade e a temporalidade do ser humano como condições básicas que acompanham o fenômeno do conhecimento e, por isso, da noção de possibilidade e de abertura. Uma volta às condições pré-teóricas e prélógicas do conhecimento, cujo fundamento se apresenta segundo o modo de ser do ser-aí, como facticidade, abismo, ser-no-mundo, a partir donde se constituem as relações cognoscitivas e práticas. O conhecimento humano é finito, assim como o é o próprio ser humano e, por isso, não possui lugar fora do tempo onde possa ser ancorado e fixado. Há uma circularidade interpretativa e uma diferença ontológica já sempre em operação e que não podem ser superadas por teorias do conhecimento, mas devem ser autenticamente assumidas para que o conhecimento seja compreendido no seu ser.<hr/>Abstract: The thought of Heidegger, through the existential analytic and the destruction of metaphysics proposal, draw up a new horizon from which knowledge can be understood. No more from objectification, from dualisms subject and object, mind and world, but from the primary setting, the Dasein in its facticity, of its being-in-the-world. The text aims to show and characterize, with the help of the analysis of Ernildo Stein regarding the work of Heidegger, this originary and previous horizon. We will emphasize the issue of understanding this previous horizon that meets every knowledge, but that tends to remain hidden and forgotten due to the primacy of being in traditional metaphysics. Initial and usually we live and think from the availability and presence of things, the so-called reality. It is necessary to retake the historicity and temporality of human being as a basic condition attached to the phenomenon of knowledge and, therefore, the notion of possibility and openness. A return to the pre-theoretical and pre-logical conditions of knowledge, where the foundation is according to the mode of being of Dasein, the facticity, an abyss, the being-in-theworld from where they constitute the cognitive relations and practices. Human knowledge is finite, as the human being and therefore has no place outside of time, where it can be anchored and secured. There is an interpretative circularity and an ontological difference which is always in operation and that cannot be overcomed by theories of knowledge, but must be authentically assumed so that knowledge can be understood in its own being. <![CDATA[GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Heidegger urgente: introdução a um novo pensar. São Paulo: Três Estrelas, 2013. 143 pp.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000100232&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O pensamento de Heidegger, através da analítica existencial e da proposta de destruição da metafísica, elabora um novo horizonte a partir do qual o conhecimento pode ser compreendido, não mais da objetificação, dos dualismos sujeito e objeto, mente e mundo, mas a partir do lugar originário, do ser-aí [Dasein] em sua facticidade, do seu ser-no-mundo. O texto pretende mostrar e caracterizar, com a ajuda das análises de Ernildo Stein em relação à obra de Heidegger, esse horizonte originário e prévio. Daremos ênfase à questão do horizonte compreensivo prévio, que acompanha cada conhecimento e cada conhecer, mas que tende a se manter oculto e esquecido em função da primazia do ente na metafísica tradicional. Inicial e normalmente vivemos e pensamos a partir da disponibilidade e da presença dos entes, do que se chama de realidade. Há que retomar a historicidade e a temporalidade do ser humano como condições básicas que acompanham o fenômeno do conhecimento e, por isso, da noção de possibilidade e de abertura. Uma volta às condições pré-teóricas e prélógicas do conhecimento, cujo fundamento se apresenta segundo o modo de ser do ser-aí, como facticidade, abismo, ser-no-mundo, a partir donde se constituem as relações cognoscitivas e práticas. O conhecimento humano é finito, assim como o é o próprio ser humano e, por isso, não possui lugar fora do tempo onde possa ser ancorado e fixado. Há uma circularidade interpretativa e uma diferença ontológica já sempre em operação e que não podem ser superadas por teorias do conhecimento, mas devem ser autenticamente assumidas para que o conhecimento seja compreendido no seu ser.<hr/>Abstract: The thought of Heidegger, through the existential analytic and the destruction of metaphysics proposal, draw up a new horizon from which knowledge can be understood. No more from objectification, from dualisms subject and object, mind and world, but from the primary setting, the Dasein in its facticity, of its being-in-the-world. The text aims to show and characterize, with the help of the analysis of Ernildo Stein regarding the work of Heidegger, this originary and previous horizon. We will emphasize the issue of understanding this previous horizon that meets every knowledge, but that tends to remain hidden and forgotten due to the primacy of being in traditional metaphysics. Initial and usually we live and think from the availability and presence of things, the so-called reality. It is necessary to retake the historicity and temporality of human being as a basic condition attached to the phenomenon of knowledge and, therefore, the notion of possibility and openness. A return to the pre-theoretical and pre-logical conditions of knowledge, where the foundation is according to the mode of being of Dasein, the facticity, an abyss, the being-in-theworld from where they constitute the cognitive relations and practices. Human knowledge is finite, as the human being and therefore has no place outside of time, where it can be anchored and secured. There is an interpretative circularity and an ontological difference which is always in operation and that cannot be overcomed by theories of knowledge, but must be authentically assumed so that knowledge can be understood in its own being. <![CDATA[RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Mergulhos de leitura: a compreensão leitora da literatura infantil. Caxias do Sul: Educs, 2015.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122016000100238&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O pensamento de Heidegger, através da analítica existencial e da proposta de destruição da metafísica, elabora um novo horizonte a partir do qual o conhecimento pode ser compreendido, não mais da objetificação, dos dualismos sujeito e objeto, mente e mundo, mas a partir do lugar originário, do ser-aí [Dasein] em sua facticidade, do seu ser-no-mundo. O texto pretende mostrar e caracterizar, com a ajuda das análises de Ernildo Stein em relação à obra de Heidegger, esse horizonte originário e prévio. Daremos ênfase à questão do horizonte compreensivo prévio, que acompanha cada conhecimento e cada conhecer, mas que tende a se manter oculto e esquecido em função da primazia do ente na metafísica tradicional. Inicial e normalmente vivemos e pensamos a partir da disponibilidade e da presença dos entes, do que se chama de realidade. Há que retomar a historicidade e a temporalidade do ser humano como condições básicas que acompanham o fenômeno do conhecimento e, por isso, da noção de possibilidade e de abertura. Uma volta às condições pré-teóricas e prélógicas do conhecimento, cujo fundamento se apresenta segundo o modo de ser do ser-aí, como facticidade, abismo, ser-no-mundo, a partir donde se constituem as relações cognoscitivas e práticas. O conhecimento humano é finito, assim como o é o próprio ser humano e, por isso, não possui lugar fora do tempo onde possa ser ancorado e fixado. Há uma circularidade interpretativa e uma diferença ontológica já sempre em operação e que não podem ser superadas por teorias do conhecimento, mas devem ser autenticamente assumidas para que o conhecimento seja compreendido no seu ser.<hr/>Abstract: The thought of Heidegger, through the existential analytic and the destruction of metaphysics proposal, draw up a new horizon from which knowledge can be understood. No more from objectification, from dualisms subject and object, mind and world, but from the primary setting, the Dasein in its facticity, of its being-in-the-world. The text aims to show and characterize, with the help of the analysis of Ernildo Stein regarding the work of Heidegger, this originary and previous horizon. We will emphasize the issue of understanding this previous horizon that meets every knowledge, but that tends to remain hidden and forgotten due to the primacy of being in traditional metaphysics. Initial and usually we live and think from the availability and presence of things, the so-called reality. It is necessary to retake the historicity and temporality of human being as a basic condition attached to the phenomenon of knowledge and, therefore, the notion of possibility and openness. A return to the pre-theoretical and pre-logical conditions of knowledge, where the foundation is according to the mode of being of Dasein, the facticity, an abyss, the being-in-theworld from where they constitute the cognitive relations and practices. Human knowledge is finite, as the human being and therefore has no place outside of time, where it can be anchored and secured. There is an interpretative circularity and an ontological difference which is always in operation and that cannot be overcomed by theories of knowledge, but must be authentically assumed so that knowledge can be understood in its own being.