Scielo RSS <![CDATA[Acta Scientiarum. Education]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-520120240001&lang=es vol. 46 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[The rise of populisms and the democratic crisis: Challenges for the teaching of human and social sciences today]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Populismos e identidad(es). Un contenido relevante en la enseñanza de las Ciencias Sociales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100100&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN. El auge de los populismos es un grave problema para la democracia. Estos movimientos apelan a ideas simplificadoras de la identidad basadas en tópicos culturales. Partimos de la hipótesis de que este tipo de discursos elementales y poco elaborados conectan mejor con la población que otros más democráticos y críticos, que requieren una mayor complejidad de razonamiento y que van unidos al desarrollo de una mayor conciencia crítica. Esta situación es especialmente grave en el caso de los docentes que, en definitiva, son los encargados de gran parte de la formación política de las futuras generaciones. La investigación que se presenta explora esta hipótesis en un grupo de 80 estudiantes del Grado de Educación Primaria de la Universidad de Sevilla mediante un cuestionario de preguntas abiertas y cerradas. Los resultados del estudio nos permiten afirmar que los estudiantes en formación inicial dan poca relevancia a la política para explicar la construcción de sus identidades. En gran medida justifican que elementos más cercanos a ellos (social, lingüístico, local o territorial) influyen más en la construcción de sus identidades. Esto, además, condiciona las perspectivas prácticas que tienen sobre cómo deben trabajarse las identidades en el aula de Educación Primaria, primando una visión sobre la enseñanza vinculada al territorio y cultura local. En conclusión, es necesario que los modelos formativos consideren el abordaje de la política como cuestión relevante tanto en las identidades de los jóvenes futuros maestros como en el trabajo de las identidades con niños y niñas de Educación Primaria.<hr/>RESUMO. A ascensão do populismo é um problema sério para a democracia. Estes movimentos apelam a ideias simplificadoras de identidade baseadas em clichés culturais. Partimos da hipótese de que este tipo de discurso elementar e pouco elaborado se relaciona melhor com a população do que outros discursos mais democráticos e críticos, que exigem uma maior complexidade de raciocínio e que são acompanhados pelo desenvolvimento de uma maior consciência crítica. Esta situação é particularmente grave no caso dos professores, que são, em última análise, responsáveis por grande parte da educação política das gerações futuras. A investigação aqui apresentada explora esta hipótese num grupo de 80 alunos da Licenciatura em Educação Básica da Universidade de Sevilha, através de um questionário de perguntas abertas e fechadas. Os resultados do estudo permitem-nos afirmar que os alunos em formação inicial dão pouca relevância à política para explicar a construção das suas identidades. Em grande medida, justificam que os elementos que lhes são mais próximos (sociais, linguísticos, locais ou territoriais) têm maior influência na construção das suas identidades. Este facto condiciona, aliás, as perspectivas práticas que têm sobre a forma como as identidades devem ser trabalhadas na sala de aula do ensino básico, privilegiando uma visão de ensino ligada ao território e à cultura locais. Em conclusão, é necessário que os modelos de formação considerem a abordagem da política como uma questão relevante tanto nas identidades dos jovens futuros professores como no trabalho sobre as identidades com as crianças no ensino básico.<hr/>ABSTRACT. The rise of populism is a serious problem for democracy. These movements appeal to simplifying ideas of identity based on cultural clichés. We start from the hypothesis that this type of elementary and poorly elaborated discourse connects better with the population than other more democratic and critical discourses, which require a greater complexity of reasoning, and which go hand in hand with the development of a greater critical conscience. This situation is particularly serious in the case of teachers who, in the final analysis, are responsible for a large part of the political education of future generations. The research presented here explores this hypothesis in a group of 80 students of the Primary Education Degree of the University of Seville by means of a questionnaire of open and closed questions. The results of the study allow us to affirm that students in initial training give little relevance to politics to explain the construction of their identities. They largely justify that element closer to them (social, linguistic, local, or territorial) have a greater influence on the construction of their identities. This, in addition, conditions the practical perspectives they have on how identities should be worked on in the primary education classroom, giving priority to a vision of teaching linked to the territory and local culture. In conclusion, it is necessary for training models to consider the approach to politics as a relevant issue both in the identities of young future teachers and in the work on identities with children in primary education. <![CDATA[Competencias de cultura democrática del consejo de Europa: cómo se interpreta desde la formación del profesorado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100101&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN. El interés de construir una cultura democrática que sea cada vez más amplia y profunda se entiende como una tarea urgente. En este sentido, las instituciones educativas, el profesorado y, como tal los programas de formación inicial que se imparten em las universidades tienen un papel central em esta construcción. En la tarea de construcción de una cultura democrática, instituciones supranacionales como la Comisión Europea y la Unión Europea hacen esfuerzos permanentes por construir marcos de referencia orientados a esta tarea, como por ejemplo las Competencias de Cultura Democrática. Por esta razón, estudiar la incorporación de estas competencias en los grados de formación del profesorado es pertinente y necesario. El artículo es el resultado de una investigación cualitativa que analizó de qué manera las Competencias de Cultura Democrática (CDC), propuestas por la Unión Europea y el Consejo de Europa, se encuentran reflejadas en el Grado en Educación Primaria de la Universitat Autònoma de Barcelona. El análisis se realizó siguiendo los lineamientos del análisis de contenido usando el software Nvivo. El análisis muestra la existencia de un marco general que favorece la incorporación de las CDC en el grado analizado, con una preponderancia del trabajo de las habilidades y los valores en comparación con otro tipo de competencias.<hr/>RESUMO. O interesse em construir uma cultura democrática que seja cada vez mais ampla e profunda é entendido como uma tarefa urgente. Nesse sentido, as instituições educacionais, os professores e, como tal, os programas de formação inicial oferecidos pelas universidades desempenham um papel central nessa construção. Na tarefa de construir uma cultura democrática, instituições supranacionais como a Comissão Europeia e a União Europeia fazem esforços contínuos para criar referenciais orientados para esse objetivo, como as Competências para a Cultura Democrática. Por esse motivo, estudar a incorporação dessas competências nos programas de formação de professores é pertinente e necessário. Este artigo é o resultado de uma pesquisa qualitativa que analisou como as Competências para a Cultura Democrática (CDC), propostas pela União Europeia e pelo Conselho da Europa, são refletidas no curso de Educação Primária da Universidade Autônoma de Barcelona. A análise foi conduzida seguindo as diretrizes da análise de conteúdo utilizando o software Nvivo. A análise mostra a existência de um quadro geral que promove a incorporação das CDC no curso analisado, com predominância do trabalho em habilidades e valores em comparação com outros tipos de competências.<hr/>ABSTRACT. The interest in building a democratic culture that is increasingly broad and deep is understood as an urgent task. In this regard, educational institutions, teachers, and, as such, the initial training programs offered at universities play a central role in this construction. In the task of building a democratic culture, supranational institutions such as the European Commission and the European Union make continuous efforts to create reference frameworks oriented toward this goal, such as the Competences for Democratic Culture. For this reason, studying the incorporation of these competences into teacher training programs is pertinent and necessary. This article is the result of qualitative research that analyzed how the Competences for Democratic Culture (CDC), proposed by the European Union and the Council of Europe, are reflected in the Primary Education degree program at the Autonomous University of Barcelona. The analysis was conducted following the guidelines of content analysis using the Nvivo software. The analysis shows the existence of a general framework that promotes the incorporation of CDC in the analyzed degree, with a predominance of work on skills and values compared to other types of competences. <![CDATA[Enseñar a olvidar - enseñanza de historia y extrema derecha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100102&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. O artigo visa a analisar como a extrema direita vem buscando transformar o ensino de história, deslocando-o da historiografia academicamente aceita para narrativas gloriosas no formato de um romance nacional (Citron, 2017). A investigação apoia-se em um quadro teórico construído com a contribuição de diversos autores, com destaque para Cesarino (2022), Nunes (2022), Pelbart (2019), Traverso (2021), Stanley (2020). Após apresentar um panorama da ascensão da extrema direita no Brasil e no mundo, analisa-se documentos da extrema direita francesa e estadunidense que propõem mudanças no ensino de história. A seguir, discutimos as produções da Brasil Paralelo na forma de história pública e tensionamos essa versão a partir de um estudo etnográfico da cultura escolar. O artigo mostra aproximações entre as formas historiográficas e métodos de divulgação das propostas pela extrema direita nos três países, mas também indica alguns afastamentos.<hr/>RESUMEN. El artículo tiene como objetivo analizar cómo la extrema derecha ha buscado transformar la enseñanza de la historia, desplazándola de la historiografía académicamente aceptada a narrativas gloriosas en formato de novela nacional (Citron, 2017). La investigación se basa en un marco teórico construido con la contribución de varios autores, con énfasis en Cesarino (2022), Nunes (2022), Pelbart (2019), Traverso (2021), Stanley (2020). Después de presentar un panorama del surgimiento de la extrema derecha en Brasil y en el mundo, analizamos documentos de la extrema derecha francesa y estadounidense que proponen cambios en la enseñanza de la historia. Luego, discutimos las producciones de Brasil Paralelo en forma de historia pública y tensionamos esta versión a partir de un estudio etnográfico de la cultura escolar. El artículo muestra aproximaciones entre las formas historiográficas y los métodos de difusión de las propuestas de la extrema derecha en los tres países, pero también indica algunas desviaciones.<hr/>ABSTRACT. The article aims to analyze how the extreme right wing has sought to transform the teaching of history, displacing it from academically accepted historiography to glorious narratives in the form of a national tale (Citron, 2017). The research is based on a theoretical framework built with the contribution of several authors, with emphasis on Cesarino (2022), Nunes (2022), Pelbart (2019), Traverso (2021), Stanley (2020). After presenting an overview of the rise of the extreme right in Brazil and the world, we analyze documents from the French and American extreme right that propose changes in history teaching. Then, we discuss the productions of Brasil Paralelo in the form of public history and we tension this version from an ethnographic study of school culture. The article shows approximations between the historiographical forms and the methods of dissemination of the proposals by the extreme right in the three countries, but also indicates some departures. <![CDATA[Memoria Democrática en tiempos de populismo. Pensamiento histórico y emociones en profesorado en formación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100103&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN. La memoria democrática y la negación de hechos violentos y traumáticos del pasado, han generado intensos debates públicos en torno a la Guerra de España y la dictadura franquista. En el sistema educativo, la temática ha sido abordada con equidistancia, para no reconocer la grave vulneración de Derechos Humanos en nuestro pasado. La investigación se focaliza en la percepción que el futuro profesorado tiene de la memoria histórica y democrática como práctica social y cultural, centrándose en las controversias que genera y que se manifiestan en forma de discursos de odio que ocultan u omiten los hechos del pasado. El objetivo es conocer cuáles son los resortes emocionales y los elementos cognitivos que utilizan para analizar la retórica populista e interpretar presentes y pasados en conflicto, cómo movilizan conocimiento histórico y emociones para avanzar en la deconstrucción del negacionismo histórico. La investigación es de corte sociocrítico y explora la dimensión ideológica de las narrativas que elabora el futuro profesorado a partir de una sesión formativa que aborda la temática. En ellas se exploran los significados que otorgan al pasado desde el debate político del presente, para avanzar en modelos formativos en educación en memoria histórica y democrática. Entre los resultados más relevantes encontramos que la presencia de pensamiento histórico en el futuro profesorado está íntimamente conectada con la manifestación de emociones y la ausencia de las mismas revela la inexistencia de competencia en pensamiento histórico. Las conclusiones indican que abordar la formación del profesorado en memoria democrática no puede estar exento de trabajar conocimiento y emoción para enfrentarnos a pasados en conflicto.<hr/>RESUMO. A memória democrática e a negação de eventos violentos e traumáticos do passado geraram intensos debates públicos sobre a Guerra da Espanha e a ditadura de Franco. No sistema educacional, o assunto tem sido abordado com equidistância, de modo a não reconhecer a grave violação dos direitos humanos em nosso passado. A pesquisa se concentra na percepção que os futuros professores têm da memória histórica e democrática como uma prática social e cultural, com foco nas controvérsias que ela gera e que se manifestam na forma de discursos de ódio que ocultam ou omitem os fatos do passado. O objetivo é descobrir quais recursos emocionais e elementos cognitivos são usados para analisar a retórica populista e interpretar o presente e o passado em conflito, como eles mobilizam o conhecimento histórico e as emoções para avançar na desconstrução do negacionismo histórico. A pesquisa é de natureza sociocrítica e explora a dimensão ideológica das narrativas que os futuros professores desenvolvem com base em uma sessão de treinamento que trata do assunto. Explora os significados que eles dão ao passado a partir do debate político do presente, a fim de avançar nos modelos de formação em educação na memória histórica e democrática. Entre os resultados mais relevantes, descobrimos que a presença do pensamento histórico nos futuros professores está intimamente ligada à manifestação de emoções, e a ausência dessas emoções revela uma falta de competência no pensamento histórico. As conclusões indicam que a abordagem da formação de professores em memória democrática não pode prescindir do trabalho com o conhecimento e a emoção para o enfrentamento de passados conflitantes.<hr/>ABSTRACT. Democratic memory and the denial of violent and traumatic events from the past have generated intense public debate about the Spanish War and the Franco dictatorship. In the education system, the issue has been approached with equidistance so as not to recognise the serious violation of human rights in our past. The research focuses on future teachers' perception of historical and democratic memory as a social and cultural practice, centring on the controversies it generates and manifests as hate speeches that conceal or omit past events. The aim is to find out what emotional resorts and cognitive elements they use to analyze populist rhetoric, interpret conflicting pasts and presents, and how they mobilize historical knowledge and emotions to advance in the deconstruction of historical denialism. The research is sociocritical and explores the ideological dimension of the narratives produced by future teachers during a training session on the subject. It studies the meanings they give to the past from the present political debate to advance training models in education in historical and democratic memory. Among the most relevant results, we found that the presence of historical thinking in future teachers is intimately connected to the manifestation of emotions, and the absence of the same reveals the lack of competence in historical thinking. The conclusions indicate that addressing the training of teachers in democratic memory cannot be exempt from working on knowledge and emotion to confront conflicting pasts. <![CDATA[Educación y lucha antinazifascista en Brasil: implicaciones para el campo de los estudios curriculares em la voz de los estudiantes de maestría y doctorado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100104&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. O objetivo principal desta pesquisa é compreender as principais implicações e consequências que a ascensão da extrema direita no Brasil provocou na educação, quiçá no campo dos estudos curriculares, a partir da percepção de estudantes de mestrado e doutorado que cursaram uma disciplina na área de currículo e formação docente, em um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade federal da região Centro Oeste do Brasil, no período de 2.2022 por meio da aplicação de um questionário de perguntas semi-estruturadas. Situamos as discussões sobre o conceito de fascismo na história a partir de uma revisão bibliográfica, para, em seguida, debatermos as consequências de suas manifestações no campo educacional, principalmente no que diz respeito ao currículo. Preliminarmente os dados mostraram que pode haver a existência de um ‘currículo fascistizado’, marcado pelo caráter autoritário e monocentrado em toda a sua arquitetura pedagógica, além de não tomar a ciência como centro, ou quando o faz, desconsidera formas ancestrais advindas de culturas intencionalmente desumanizadas. Ao mesmo tempo, é impreterível elaborar e praticar, com base em alguns pressupostos, um ‘currículo crítico e socialmente anticapitalista e antinazifascista’ que tem por características principais: considerar as diferentes formas de colaboração democrática como ponto inicial de feitura, planejamento, implantação e avaliação; considerar e respeitar as diferentes maneiras de ser, existir, estar e permanecer em cada local; repudiar quaisquer formas e maneiras de decisões autoritárias e truculentas em todo o processo pedagógico; e desenvolver, por meio da autonomia docente, inúmeras ações de combate intelectual a práticas discriminatórias de toda ordem: gênero, orientação sexual, raça/etnia, classe social, religiosa etc. Esses arquétipos nos levaram a confirmar a concepção ideológica de que o antifascismo e o anticapitalimo são faces de uma mesma moeda e que é possível vencê-los.<hr/>RESUMEN. El objetivo principal de esta investigación es compreender lãs principales implicaciones y consecuencias que el auge de la extrema derecha en Brasil provoco en La educación, tal vez en el campo de los estudios curriculares, a partir de La percepción de los estudiantes de maestría y doctorado que asistieron a una disciplina em el área de currículo y formación docente en un Programa de Posgrado en Educación de una universidad federal en La región Del medio oeste de Brasil en el período de 2.2022 através de La aplicación de un cuestionario de preguntas semi estructuradas. Situamos lãs discusiones sobre el concepto de fascismo en la historia a partir de una revisión bibliográfica, y luego debatimos lãs consecuencias de sus manifestaciones en el campo educativo, especialmente en lo que respecta al currículo. Preliminarmente, los datos mostraron que puede existir La existencia de un ‘currículo fascistizado’ marcado por el carácter autoritario y monocéntrico en toda su arquitectura pedagógica, además de no tomar la ciencia como centro, o cuando lo hace, desprecia formas ancestrales provenientes de culturas intencionalmente deshumanizadas. Al mismo tiempo, es imperativo elaborar y practicar, sobre la base de algunos supuestos, un ‘currículo crítico y socialmente anticapitalista y antinazi-fascista’ que tenga las siguientes características principales: considerar las diferentes formas de colaboración democrática como punto de partida de hacer, planificar, implementar y evaluar, considerar y respetarlas diferentes formas de ser, existir, ser y permanecer en cada lugar, Repudiar cualquier forma y forma de decisiones autoritarias y truculentas a lo largo Del proceso pedagógico y desarrollar, a través de la autonomía docente, numerosas acciones de combate intelectual a prácticas discriminatorias de todo tipo: género, orientación sexual, raza/etnia, clase social, religiosa, etc. Estos arquetipos nos han llevado a confirmar la concepción ideológica de que el antifascismo y el anticapital son caras de la misma moneda y que es posible superarlos.<hr/>ABSTRACT. The prime purpose of this research is to comprehend the main implications and consequences that the rise of the extreme right wing in Brazil has had on Education, possibly in the field of curriculum studies, from the perception of master's and doctoral students who attended a discipline on Curriculum and Teacher Education, in a postgraduate program on Education, at a federal university of a Midwestern region of Brazil, in the period of 2.2022, through the application of a questionnaire with semi-structured questions. We situated the discussions on the concept of fascism in History from a bibliographical review, to then discuss the consequences of its manifestations in the educational field, especially concerning the curriculum. Preliminarily, the data showed that there might be the existence of a ‘fascistised curriculum’, marked by an authoritarian and mono-centered feature throughout its pedagogical architecture, besides not taking Science as core, or when it does, it disregards ancestral forms that arose from intentionally dehumanized cultures. At the same time, it is imperative to elaborate and practice, based on some assumptions, a ‘critical and socially anti-capitalist and anti-Nazifascist curriculum’ that has as main characteristics: to consider the different forms of democratic collaboration as a starting point in its elaboration, planning, implementation, and evaluation; to consider and respect the different ways of being, existing, and staying in each place; to repudiate any forms and manners of authoritarian and truculent decisions throughout the pedagogical process; and to develop, through teaching autonomy, countless actions of intellectual combat against discriminatory practices of all kinds: gender, sexual orientation, race/ethnicity, social class, religion, etc. These archetypes led us to confirm the ideological conception that anti-fascism and anti-capitalism are sides of the same coin and that it is possible to defeat them. <![CDATA[Representaciones sociales del profesorado de ciencias sociales en formación sobre la libertad de expresión]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100105&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN. El presente estudio aborda las representaciones sociales del profesorado en formación de ciencias sociales, principalmente desde una perspectiva de la libertad de expresión. Es fundamental abordar esta temática, sobre todo cuando en la actualidad se ha evidenciado el resurgimiento de los populismos y una crisis democrática relacionada a la libertad de expresión. La investigación se posiciona desde una perspectiva cualitativa a través del estudio de caso. Se utiliza como técnica de producción de datos un dossier de actividades, grupos focales, narrativas biográficas y entrevistas. En relación con los principales resultados, se puede decir que, al igual que el profesorado en formación, Ramírez et al. (2017), han planteado que no se debe dejar de lado la protección a las personas que, si bien ha de existir una libre expresión, ésta no se puede validar si atenta en contra de las libertades fundamentales, en este caso de la dignidad de las personas expuestas en los medios de comunicación. Lara et al. (n.d.), también están de acuerdo con que, más allá del ámbito legal, el derecho a la privacidad es válido y que, como tal, se debe respetar y aplicar las sanciones que correspondan, ya que básicamente no respetar la privacidad de las personas es inmiscuirse en su vida privada.<hr/>RESUMO. Este estudo trata das representações sociais de professores em formação em ciências sociais, principalmente do ponto de vista da liberdade de expressão. É fundamental abordar essa questão, principalmente quando se evidencia o ressurgimento do populismo e uma crise democrática relacionada à liberdade de expressão. A pesquisa posiciona-se numa perspectiva qualitativa através do estudo de caso. Um dossiê de atividades, grupos focais, narrativas biográficas e entrevistas são utilizadas como técnica de produção de dados. Em relação aos principais resultados, pode-se dizer que, assim como os professores em formação, Ramírez, González, e Gayo (2017), afirmaram que não se deve descuidar da proteção das pessoas que, embora deva haver liberdade de expressão, esta não pode ser validado se violar as liberdades fundamentais, neste caso a dignidade das pessoas expostas na mídia. Lara, Pincheira, e Vera (n.d.), também concordam que, para além da esfera legal, o direito à privacidade é válido e que, como tal, as sanções correspondentes devem ser respeitadas e aplicadas, pois basicamente não respeitar a privacidade das pessoas é intrometer-se na sua vida privada.<hr/>ABSTRACT. The present study addresses the social representations of teachers in training in the social sciences, mainly from the perspective of freedom of expression. It is essential to address this issue, especially when currently there is evidence of the resurgence of populism and a democratic crisis, related to freedom of expression. The research is positioned from a qualitative perspective through a case study. An activity dossier, focus groups, biographical narratives and interviews are used as data production techniques. In relation to the main results, it can be said that, like the teacher in training, Ramírez et al. (2017), have raised that the protection to people should not be left aside, although there has to be free expression, it cannot be validated if it attempts against fundamental freedoms, in this case the dignity of people exposed in the media. Lara et al. (n.d.), also agree that, beyond the legal sphere, the right to privacy is valid and it must be respected, and the corresponding sanctions must be applied, since basically not respecting the privacy of individuals is to interfere in their private life. <![CDATA[Sobrevivientes y náufragos: reflexiones sobre Filosofía y Sociología en la Educación Secundaria en el contexto de disputas sociopolíticas contemporáneas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100106&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. Esse trabalho objetiva problematizar os condicionantes de permanência da disciplina de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio, na educação brasileira, em contexto de crise democrática e avanço do autoritarismo na última década. O objetivo é, primeiro, identificar no processo de institucionalização da Filosofia e da Sociologia na Educação Básica a concomitância de temáticas e de tensões políticas que concorreram para a permanência dessas disciplinas na Educação Básica, e, em segundo lugar, refletir sobre a sobrevivência da Filosofia e da Sociologia no Ensino Médio Integrado da Rede Federal como um traço de distinção na comparação com a oferta da educação pública de nível médio. O caminho proposto para essa análise foi partir de um breve delineamento da ideologia Olavo-bolsonarista em torno da Educação, em que buscamos analisar os vínculos do campo político do progressismo com essas duas disciplinas na Educação Básica. No segundo momento, analisamos a relação entre a entrada dessas disciplinas no Ensino Médio (a partir de 2008) e a transformação recente nos campos das Ciências Sociais e da Filosofia, buscando identificar o questionamento dos cânones admitidos por essas disciplinas, dos objetivos políticos formulados e dos currículos ainda em processo de adaptação. No terceiro momento, sugerimos algumas observações sobre a sobrevivência da Filosofia e Sociologia na Rede Federal, ressaltando o contexto político adverso para essa permanência e a persistente situação de ameaça. Os resultados iniciais dessa pesquisa são a percepção da baixa institucionalização e a fragmentação da presença da Filosofia e da Sociologia na Educação Básica, que reforçam a deslegitimação do conhecimento científico e das Ciências Humanas.<hr/>RESUMEN. Esta investigación tiene como objetivo problematizar las condiciones de permanencia de la asignatura de Filosofía y Sociología en la Enseñanza Secundaria, en la educación brasileña, en un contexto de crisis democrática y avance del autoritarismo en la última década. El objetivo es, primero, identificar, en el proceso de institucionalización de la Filosofía y la Sociología en la Educación Básica, la contemporaneidad de temas y tensiones políticas que contribuyeron a la permanencia de estas disciplinas en la educación básica, y, segundo, reflexionar sobre la supervivencia de Filosofía y Sociología en la Educación Secundaria Integrada de la Red Federal como rasgo diferenciador frente a la oferta de educación secundaria pública. El camino propuesto para este análisis fue partir de un breve esbozo del ideario olavo-bolsonarista en torno a la educación, en el que buscamos analizar los vínculos del campo político del progresismo con estas dos asignaturas en la Educación Básica. En el segundo momento, la relación entre el ingreso de estas asignaturas en la Enseñanza Secundaria (a partir de 2008) y la transformación reciente en los campos de las Ciencias Sociales y la Filosofía, buscando identificar el cuestionamiento de los cánones admitidos por estas disciplinas, los objetivos políticos formulados y los currículos aún en proceso de adaptación. En el tercer momento, sugerimos algunas observaciones sobre la supervivencia de la Filosofía y la Sociología en la Red Federal, destacando el contexto político adverso para esta permanencia y la persistente situación de amenaza. Los resultados iniciales de esta investigación es la percepción de baja institucionalización y la fragmentación de la presencia de la Filosofía y la Sociología en la Educación Básica, que refuerzan la deslegitimación del saber científico y las Ciencias Humanas.<hr/>ABSTRACT. This work aims to problematize the conditions for the permanence of the disciplines of Philosophy and Sociology in High School, in Brazilian education, in a context of democratic crisis and the advance of authoritarianism in the last decade. Firstly, the objective is to identify in the process of institutionalization of Philosophy and Sociology in Basic Education the concomitant of themes and political tensions that contributed to the permanence of these disciplines in basic education, and, secondly, to reflect on the survival of Philosophy and Sociology in Integrated Secondary Education of the Federal Network as a distinguishing feature in comparison with the provision of public secondary education. The path proposed for this analysis was to start with a brief outline of the Olavo-Bolsonarist ideology around education, in which we seek to analyze the links between the political field of progressivism and these two disciplines in Basic Education. In the second moment, the relationship between the entry of these disciplines in High School (from 2008) and the recent transformation in the fields of Social Sciences and Philosophy, seeking to identify the questioning of the canons admitted by these disciplines, the formulated political objectives and the curricula still in the process of adaptation. In the third moment, we suggest some observations about the survival of Philosophy and Sociology in the Federal Network, highlighting the adverse political context for this permanence and the persistent situation of threat. The initial results of this research are the perception of low institutionalization and the fragmentation of the presence of Philosophy and Sociology in Basic Education, which reinforce the delegitimization of scientific knowledge and the Human Sciences. <![CDATA[Mecanismos para la formación de cultura empática de estudiantes de universidades pedagógicas y médicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100200&lng=es&nrm=iso&tlng=es ABSTRACT. The relevance of this study is caused by the insufficient methodological development of the mechanisms and methods for the empathy formation among students of pedagogical and medical universities, which is an important professional competence of future teachers and doctors. The empathic culture of teachers and doctors is an integral part of the personal culture, a component of profession skill that requires purposeful formation and development. The purpose of the study is to theoretically substantiate and experimentally test the mechanisms of formation of the empathic culture in students of pedagogical and medical universities. The main research method is based on the selected diagnostics: 1. The method of diagnosis of communicative control (M. Schneider); 2. Assessment program of non-verbal communication (A.M. Kuznetsova); 3. Methodology ‘Balanced Emotional Empathy Scale’ (A. Mehrabian, E. Epstein). Results. In the profession of a doctor and teacher, we have demonstrated that empathy is an important professional quality. The majority of students of pedagogical and medical universities showed average levels of empathic culture. Emotional and activity channels of empathy are more developed among teachers, and cognitive channels are more developed among physicians. Practical significance. The results of the study can be used in the professional training of students of pedagogical and medical universities.<hr/>RESUMO. A relevância deste estudo se deve ao insuficiente desenvolvimento metodológico dos mecanismos e métodos para a formação da empatia entre estudantes de faculdades pedagógicas e médicas, importante competência profissional de futuros professores e médicos. A cultura empática de professores e médicos é parte integrante da cultura pessoal, um componente da habilidade profissional que requer formação e desenvolvimento propositais. O objetivo do estudo é fundamentar teoricamente e testar experimentalmente os mecanismos de formação da cultura empática em alunos de universidades pedagógicas e médicas. O principal método de pesquisa baseia-se nos diagnósticos selecionados: 1. O método de diagnóstico do controle comunicativo (M. Schneider); 2. Programa de avaliação de comunicação não verbal (A.M. Kuznetsova); 3. Metodologia ‘Balanced Emotional Empathy Scale’ (A. Mehrabian, E. Epstein). Resultados. Na profissão de médico e professor, temos demonstrado que a empatia é uma importante qualidade profissional. A maioria dos alunos das universidades pedagógicas e médicas apresentou níveis médios de cultura empática. Os canais emocionais e de atividade da empatia são mais desenvolvidos entre os professores, e os canais cognitivos são mais desenvolvidos entre os médicos. Significado prático. Os resultados do estudo podem ser utilizados na formação profissional de alunos de universidades pedagógicas e médicas.<hr/>RESUMEM. La relevancia de este estudio se debe al insuficiente desarrollo metodológico de los mecanismos y métodos para la formación de la empatía entre estudiantes de universidades pedagógicas y médicas, la cual es una importante competencia profesional de los futuros docentes y médicos. La cultura empática de profesores y médicos es una parte integral de la cultura personal, un componente de la habilidad profesional que requiere formación y desarrollo con propósito. El propósito del estudio es fundamentar teóricamente y probar experimentalmente los mecanismos de formación de la cultura empática en estudiantes de universidades pedagógicas y médicas. El principal método de investigación se basa en los diagnósticos seleccionados: 1. El método de diagnóstico del control comunicativo (M. Schneider); 2. Programa de evaluación de la comunicación no verbal (A.M. Kuznetsova); 3. Metodología ‘Escala de Empatía Emocional Equilibrada’ (A. Mehrabian, E. Epstein). Resultados. En la profesión de médico y docente hemos demostrado que la empatía es una cualidad profesional importante. La mayoría de estudiantes de universidades pedagógicas y médicas mostraron niveles medios de cultura empática. Los canales emocionales y de actividad de la empatía están más desarrollados entre los docentes, y los canales cognitivos están más desarrollados entre los médicos. Significado práctico. Los resultados del estudio pueden ser utilizados en la formación profesional de estudiantes de universidades pedagógicas y médicas. <![CDATA[El proceso de intercambio de conocimientos en los cursos de pregrado a distancia: un análisis de la relación intrasectorial y entre sectores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100201&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. Cada vez mais, detecta-se a importância de comunicação e compartilhamento adequado das informações entre os diferentes agentes que constroem conteúdos de aprendizagem. Caso contrário, o conhecimento pode chegar de forma fragilizada e/ou segmentada aos discentes, por meio dos diferentes canais, como aulas, material didático, ambiente virtual de aprendizagem, dentre outros. Este estudo tem o objetivo geral de analisar o processo de comunicação intra e entre setores de cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD) de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada no estado do Paraná. A pesquisa é de natureza aplicada com abordagem quantitativa e, para atender aos objetivos propostos, foi aplicado um questionário on-line junto aos colaboradores dos diferentes setores da IES do estudo de caso, com uma posterior análise estatística dos dados coletados e com apoio da ferramenta Google Forms. O resultado da análise é um panorama sobre os processos de comunicação e compartilhamento do conhecimento dessa IES, identificando que os profissionais da tutoria off-line e os outros profissionais (coordenador, tutor pedagógico, tutor on-line e professor formador) devem procurar estar em sinergia durante o fechamento de cada uma das disciplinas, bem como com a efetividade das atividades disponibilizadas para os discentes, a fim de que se possa promover o refinamento contínuo desses materiais.<hr/>RESUMEN. Cada vez se detecta más la importancia de una adecuada comunicación e intercambio de información entre los diferentes agentes que construyen los contenidos de aprendizaje. De lo contrario, el conocimiento puede llegar de forma debilitada y/o segmentada a los alumnos, a través de los diferentes canales, como las clases, los materiales didácticos, el entorno virtual de aprendizaje, entre otros. Este estudio tiene como objetivo general analizar el proceso de comunicación dentro y entre sectores de los cursos de pregrado en Educación a Distancia (ED) de una Institución de Educación Superior (IES) privada del estado de Paraná. La investigación es de carácter aplicado con enfoque cuantitativo y, para cumplir con los objetivos propuestos, se aplicó un cuestionario online con los empleados de los diferentes sectores de la IES del caso de estudio, con un posterior análisis estadístico de los datos recogidos y con apoyo de la herramienta Google Forms. El resultado del análisis es una visión general sobre los procesos de comunicación e intercambio de conocimientos de esta IES, identificando que los profesionales de la tutoría offline y los demás profesionales (coordinador, tutor pedagógico, tutor online y formador de profesores) deben buscar estar en sinergia durante el cierre de cada una de las disciplinas, así como con la eficacia de las actividades puestas a disposición de los alumnos, de manera que se pueda promover el perfeccionamiento continuo de estos materiales.<hr/>ABSTRACT. Increasingly, the importance of communication and adequate sharing of information between the different agents that build learning content is being detected. Otherwise, knowledge may reach students in a fragile and/or segmented way, through different channels, such as classes, teaching material, and virtual learning environments, among others. This study has the general objective of analyzing the communication process within and between sectors of undergraduate courses in the Distance Education (DE) modality of a private Higher Education Institution (HEI) in the state of Paraná. The research is of an applied nature with a quantitative approach and, to meet the proposed objectives, an online questionnaire was applied to employees from different sectors of the HEI in the case study, with a subsequent statistical analysis of the data collected and with the support of the Google Forms tool. The result of the analysis is an overview of the communication and knowledge-sharing processes of this HEI, identifying that offline tutoring professionals and other professionals (coordinator, pedagogical tutor, online tutor, and teacher trainer) should seek to be in synergy during the closing of each of the disciplines, as well as with the effectiveness of the activities made available to students so that the continuous refinement of these materials can be promoted. <![CDATA[La “lucha contra la ‘ideología de género’” y su impacto en la enseñanza de las ciencias humanas y sociales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100207&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. O presente trabalho volta-se para o debate contemporâneo sobre a chamada ‘ideologia de gênero’, analisando, por meio de uma revisão bibliográfica, o processo de incorporação desse debate pelas chamadas ‘novas direitas’ no contexto brasileiro a partir de 2013. No bojo das transformações políticas ocorridas nesse período, destacam-se o impeachment contra Dilma Rousseff, em 2016, e a posterior eleição de Jair Bolsonaro, em 2018. O chamado ‘combate à ideologia de gênero’ ganha ainda mais visibilidade no campo educacional, com destaque para a atuação do movimento Escola sem Partido, fundado em 2004. Popularizam-se no Brasil projetos de leis inspirados nesse movimento que objetivam limitar a autonomia docente, estimulando também o contínuo processo de vigilância desses profissionais, especialmente no que diz respeito às discussões sobre gênero e sexualidade. Constatamos que, nesse contexto, os professores de ciências humanas e sociais são especialmente impactados por essas ações, na medida em que os estudos de gênero são constitutivos de seus campos disciplinares. Observamos, ainda, que o principal mecanismo desses movimentos é negar o caráter científico dos estudos de gênero, indicando que eles abarcam algo que deve ser do âmbito privado, e, portanto, ensinado pela família e não pela escola. Argumentamos, no entanto, que esse debate deve ser trazido para o centro da prática pedagógica, considerando sua relevância social e científica.<hr/>RESUMEN. Este estudio se centra en el debate contemporáneo sobre la llamada ‘ideología de género’, analizando, a través de una revisión bibliográfica, el proceso de incorporación de este debate por parte de las llamadas ‘nuevas derechas’ en el contexto brasileño a partir de 2013. En medio de las transformaciones políticas que ocurrieron durante este período, destacan el juicio político contra Dilma Rousseff en 2016 y la posterior elección de Jair Bolsonaro en 2018. El denominado ‘combate a la ideología de género’ adquiere aún más visibilidad en el ámbito educativo, con un papel destacado desempeñado por el movimiento ‘Escola sem Partido’ (Escuela sin Partido), fundado en 2004. En Brasil, se popularizan proyectos de ley inspirados en este movimiento que tienen como objetivo limitar la autonomía de los docentes, fomentando así un continuo proceso de vigilancia sobre estos profesionales, especialmente en lo que respecta a las discusiones sobre género y sexualidad. En este contexto, observamos que los profesores de ciencias humanas y sociales son especialmente afectados por estas acciones, ya que los estudios de género son parte integral de sus campos disciplinarios. Además, notamos que el principal mecanismo empleado por estos movimientos es negar el carácter científico de los estudios de género, sugiriendo que abarcan temas que deben permanecer en el ámbito privado y, por lo tanto, ser enseñados por las familias y no por las escuelas. Sin embargo, sostenemos que este debate debe ser llevado al centro de la práctica pedagógica, considerando su relevancia social y científica.<hr/>ABSTRACT. This study focuses on the contemporary debate surrounding the so-called ‘gender ideology’, analyzing, through a literature review, the process of incorporation of this debate by the so-called ‘new right’ in the Brazilian context starting from 2013. In the midst of the political transformations that occurred during this period, the impeachment against Dilma Rousseff in 2016 and the subsequent election of Jair Bolsonaro in 2018 stand out. The so-called ‘fight against gender ideology’ gained even more visibility in the field of education, with a notable role played by the ‘Escola sem Partido’ (School without Party) movement, founded in 2004. Projects inspired by this movement, aimed at limiting teachers' autonomy, gained popularity in Brazil, leading to a continuous process of surveillance of these professionals, particularly regarding discussions about gender and sexuality. In this context, we find that teachers in the humanities and social sciences are especially affected by these actions, as gender studies are integral to their disciplinary fields. Furthermore, we observe that the main mechanism employed by these movements is to deny the scientific character of gender studies, suggesting that they encompass topics that should remain within the private sphere and, therefore, taught by families and not by schools. However, we argue that this debate should be brought to the center of pedagogical practice, considering its social and scientific relevance. <![CDATA[Poblada de líneas, una investigación baila en la educación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100300&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. As linhas de escrita que aqui se desenrolam e se tramam são desdobramentos e reverberações das invenções produzidas ao longo de uma pesquisa de mestrado em educação. Trabalha-se com a noção de criação estabelecida por Gilles Deleuze, sozinho e também em sua parceria com Félix Guattari, para construir possibilidades de trabalho no domínio específico da educação. Para isso, articula-se a proposição sobre linhas destes dois autores com a breve história das linhas traçada por Tim Ingold. Tanto Deleuze e Guattari como Ingold retomam, em seus escritos, a noção de Paul Klee de que, na criação, falta um povo. Eis, portanto, um pensamento que povoa, um povoamento. Entre os movimentos de pesquisa, vemos sensações de uma dança criando corpo, vemos uma pesquisa dançar. Este é o método que encontramos para desenvolvermos um modo singular de fazer pesquisa em educação, um modo que emerge pelas estruturas da grande pesquisa e ao longo dela, pelo meio, produzindo rachaduras, brechas, fissuras. Trata-se, portanto, de uma exceção à grande linguagem, à moral generalizada. Variamos Barthes para pensarmos singularidades de uma pesquisa que dança, e variamos Kuniichi Uno para pensarmos uma esfera anterior à da separação de sujeito e objeto, de forma e conteúdo, de corpo e pensamento. Sem hierarquias entre as diferentes matérias com as quais trabalhamos, produzimos no entrecruzamento das artes, filosofias e ciências lógicas. Uma pesquisa que se faz no encontro entre corpos. Aliás, uma pesquisa com mais encontros e menos explicações, ao modo do filme Bom Trabalho, de Claire Denis, uma das matérias que dançam com as linhas desta pesquisa. Um método cartográfico? Talvez mais coreográfico… eis uma pesquisa-dança.<hr/>RESUMEN. Las líneas de escritura que se despliegan y entrelazan aquí son desdoblamientos y reverberaciones de invenciones producidas durante una investigación de maestría en educación. Trabaja con la noción de creación establecida por Gilles Deleuze, solo y también en alianza con Félix Guattari, para construir posibilidades de trabajo en el dominio específico de la educación. Para eso, la proposición sobre las líneas de estos dos autores se articula con la breve historia de las líneas trazada por Tim Ingold. Tanto Deleuze y Guattari como Ingold vuelven, en sus escritos, a la noción de Paul Klee de que, en la creación, falta un pueblo. He aquí, pues, un pensamiento que puebla, un poblamiento. Entre los movimientos de investigación, vemos sensaciones de una danza creando cuerpo, vemos una investigación bailar. Este es el método que encontramos para desarrollar una forma singular de hacer investigación en educación, una forma que emerge a través de las estructuras de la gran investigación ya lo largo de ella, por el medio, produciendo grietas, lagunas, fisuras. Es, por tanto, una excepción al gran lenguaje, a la moralidad generalizada. Variamos a Barthes para pensar las singularidades de una investigación que danza, y variamos a Kuniichi Uno para pensar una esfera previa a de la separación de sujeto y objeto, de forma y contenido, de cuerpo y pensamiento. Sin jerarquías entre las diferentes materias con las que trabajamos, producimos en la intersección de las artes, las filosofías y las ciencias lógicas. Una investigación que se desarrolla en el encuentro entre cuerpos. De hecho, una investigación con más encuentros y menos explicaciones, similar a la película Buen Trabajo, de Claire Denis, una de las materias que bailan con las líneas de esta investigación. ¿Un método cartográfico? Quizá más coreográfico… aquí hay una investigación-baile.<hr/>ABSTRACT. The lines of writing that unroll and mesh here are unfoldings and reverberations of inventions produced along a masters research in education. It runs with the notion of creation established by Gilles Deleuze, alone and also in his partnership with Félix Guattari, to build possibilities of work in the specific domain of education. For this, the proposition about lines of these two authors is articulated with the brief history of the lines traced by Tim Ingold. Either Deleuze and Guattari as Ingold return, in their writings, to Paul Klee‘s notion that, in creation, people are missing. So, there is a thought that populates, a settlement. between the research movements, we see sensations of a dance creating body, we see a research dance. This is the method we found to develop a singular way of doing research in education, a way that emerges through the structures of the great research and along it, through the middle, producing cracks, gaps, fissures. It is, therefore, an exception to the great language, to generalized morality. We vary Barthes to think about singularities of a research that dances, and we vary Kuniichi Uno to think about a sphere prior to the separation of subject and object, of form and content, of body and thought. Without hierarchies between the different matters we work with, we produce at the intersection of the arts, philosophies and logical sciences. A research that takes place in the encounter between bodies. In fact, a research with more encounters and less explanations, similar to the film Good Work, by Claire Denis, one of the matters that dance with the lines of this research. A cartographic method? Perhaps more choreographic… here is a dance-research. <![CDATA[Representaciones sociales y educación: estudio de tesis y disertaciones en el período 2016 a 2018 en Paraná-Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100302&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. Essa pesquisa tem como objetivo mapear as teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEs), com o aporte da TRS, em universidades paranaenses, no período de 2016 a 2018, bem como compreender se elas contemplam possibilidades teóricas e metodológicas da TRS. Por meio de uma pesquisa do tipo ‘estado do conhecimento’, utilizamos as ferramentas de buscas disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o descritor/expressão ‘Representações Sociais’. Os resumos foram submetidos ao processamento de análise textual pelo Iramuteq: nuvem de palavras, análise de similitude e classificação hierárquica descendente. Os resultados foram analisados com base na hermenêutica filosófica (Gadamer, 1998), que permitiu realizar interpretações e inferências com o aporte teórico da TRS (Moscovici, 1978; 2003). Da análise lexical, destacam-se professor, estudo e escola, cujo foco incide sobre o professor, o estudante e a escola, seja por ser o lócus das pesquisas, seja por ser o local no qual os estudos podem impactar compreensões/transformações da realidade da escola, uma vez que inferimos que os estudos ancoram representações sociais a partir do contexto escolar. O corpus apresenta aspectos teórico-metodológicos da TRS, territórios de pertencimento e foco no professor. Porém, há fragilidades, como: ausência de articulação teórica com outras áreas do campo educacional, entre elas, as políticas educacionais e a formação do professor, pouca diversificação dos instrumentos de coleta de dados e poucas inferências que revelam ancoragens. No entanto, depreendemos os esforços dos pesquisadores em avançarem qualitativamente.<hr/>RESUMEN. Esta investigación tiene como objetivo mapear las tesis y disertaciones producidas en los Programas de Posgrado en Educación (PPGEs), con el marco teórico de la TRS, en las universidades de Paraná, en el período de 2016 a 2018, así como comprender si contemplan posibilidades teóricas y metodológicas de la TRS. A través de una investigación tipo ‘estado de conocimiento’, se utilizaron las herramientas de búsqueda disponibles en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación para la Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (Capes), con el descriptor / expresión ‘Representaciones sociales’. Los resúmenes fueron sometidos a procesamiento de análisis textual por Iramuteq: nube de palabras, análisis de similitud y clasificación jerárquica descendente. Los resultados fueron analizados con base en la hermenéutica filosófica (Gadamer, 1998), lo que permitió interpretaciones e inferencias con el apoyo teórico de la TRS (Moscovici, 1978; 2003). Del análisis léxico se destacaron el docente, el estudio y la escuela, cuyo foco está en el docente, el alumno y la escuela, ya sea porque es el locus de la investigación, bien porque es el lugar donde los estudios pueden incidir en entendimientos / transformaciones de la realidad escolar, pues inferimos que los estudios anclan representaciones sociales desde el contexto escolar. El corpus presenta aspectos teóricos y metodológicos de la TRS, territorios de pertenencia y foco en el docente. Aunque existan debilidades como: falta de articulación teórica con otras áreas del campo educativo, incluidas las políticas educativas y la formación del profesorado, poca diversificación de los instrumentos de recolección de datos y pocas inferencias que revelen anclas. Sin embargo, inferimos los esfuerzos de los investigadores por avanzar cualitativamente.<hr/>ABSTRACT. This research has the aim to map the theses and dissertations produced in Graduate Programs in Education (PPGEs), with the SRT theoretical framework, in Paraná universities, in the period from 2016 to 2018, as well as to understand if they contemplate theoretical and methodological possibilities of the SRT. Through a ‘state of knowledge’ type research, we used the search tools available in the Theses and Dissertations Catalog of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), with the descriptor/expression ‘Social Representations’. The abstracts were submitted to textual analysis processing by Iramuteq: word cloud, similarity analysis and descending hierarchical classification. The results were analyzed based on philosophical hermeneutics (Gadamer, 1998), which allowed for interpretations and inferences with the theoretical support of SRT (Moscovici, 1978; 2003). From the lexical analysis, teacher, study and school were highlighted, whose focus is on the teacher, the student and the school, either because it is the locus of research, or because it is the place where studies can impact understandings/transformations of the school reality, since we infer that studies anchor social representations from the school context. The corpus presents theoretical and methodological aspects of SRT, territories of belonging and focus on the teacher. However, there are weaknesses, such as: lack of theoretical articulation with other areas of the educational field, including educational policies and teachers’ education, little diversification of data collection instruments and few inferences which reveal anchors. However, we infer the researchers' efforts to advance qualitatively. <![CDATA[Procesos formativos de profesores de educación física: reflexiones basadas en historias de vida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100303&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. Com base na temática das histórias de vida, este artigo, recorte de uma pesquisa de Doutorado, objetiva analisar trajetórias formativas de professores de Educação Física aposentados. A pesquisa, desenvolvida no período de 2014 a 2017, utilizou-se de entrevistas em profundidade e abertas e análise documental. O processo de construção dos temas de análise considerou os próprios dados - referentes aos saberes da docência que emergiram das trajetórias extraescolares, escolares, formativas e profissionais dos professores - e tornou real a possibilidade de apreensão de várias histórias em uma mesma história de vida. Para fazer o recorte, apresentamos reflexões subsidiadas pelos elementos da vida extraescolar, escolar e da formação profissional dos participantes. Os resultados retratam as situações vivenciadas pelos participantes e como essas situações foram por eles definidas, bem como contribuem para a compreensão da realidade docente por meio da análise de suas histórias de vida. Dentre alguns resultados, afirmamos que os elementos identificados permitem uma reflexão a respeito dos saberes que emergiram das diferentes trajetórias dos professores aposentados. Esses saberes devem ser considerados nos cursos de formação inicial em Educação Física com foco na atuação profissional, também, nos anos iniciais. Igualmente, favorecem as políticas públicas de formação docente, uma vez que foram elucidados com base nas contribuições das histórias de vida e da Educação Física.<hr/>RESUMEN. Partiendo del tema de las historias de vida, este artículo, que forma parte de una investigación de doctorado, tiene como objetivo analizar las trayectorias formativas de los profesores de Educación Física jubilados. La investigación, realizada entre 2014 y 2017, utilizó entrevistas abiertas y en profundidad y análisis documental. El proceso de construcción de los temas de análisis consideró los datos en sí mismos - referidos a los conocimientos docentes surgidos de las trayectorias extraescolares, escolares, formativas y profesionales de los docentes - e hizo real la posibilidad de aprehender varias historias en una misma historia de vida. Para hacer el corte, presentamos reflexiones subvencionadas por los elementos de la formación extraescolar, escolar y profesional de los participantes. Los resultados retratan las situaciones vividas por los participantes y cómo estas situaciones fueron definidas por ellos, además de contribuir a la comprensión de la realidad docente a través del análisis de sus historias de vida. Entre algunos resultados, afirmamos que los elementos identificados permiten una reflexión sobre los saberes surgidos de las diferentes trayectorias de los docentes jubilados. Estos conocimientos deben ser considerados en los cursos de formación inicial en Educación Física con enfoque en el desempeño profesional, también en los primeros años. Del mismo modo, se favorecen las políticas públicas de formación docente, una vez que se formen elucidados con base en las contribuciones de las historias de la vida y la Educación Física.<hr/>ABSTRACT. Based on the theme of life stories, this article, an excerpt from a doctoral research, aims to analyze the formative trajectories of retired Physical Education teachers. The research, developed from 2014 to 2017, used in-depth and open interviews and document analysis. The process of construction of the themes of analysis considered the data themselves - referring to the teaching knowledge that emerged from the extra-school, school, training and professional trajectories of the teachers - and made real the possibility of apprehending several stories in the same life story. To make the cut, we present reflections subsidized by elements of extra-school, school life and professional training of the participants. The results portray the situations experienced by the participants and how these situations were defined by them, as well as contribute to the understanding of the teaching reality through the analysis of their life stories. Among some results, we affirm that the elements identified allow a reflection on the knowledge that emerged from the different trajectories of retired teachers. This knowledge should be considered in the initial training courses in Physical Education with a focus on professional performance, also in the early years. Likewise, they favor public policies for teacher training, since they were elucidated based on the contributions of life stories and Physical Education. <![CDATA[La enseñanza del lenguaje en la Corte Imperial: estudio de la ‘<em>Grammatica analytica e explicativa da lingua portuguesa</em>’, por Ortiz y Pardal (1871)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100304&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. Com os objetivos de contribuir para a produção de uma história do ensino de língua portuguesa no Brasil e de compreender os diferentes aspectos envolvidos na adoção e circulação de dispositivos didáticos para esse ensino no século XIX, focaliza-se neste artigo a análise do livro ‘Grammatica analytica e explicativa da língua portugueza’, de José Ortiz e Candido Pardal, adotado oficialmente para uso nas escolas primárias do Rio de Janeiro entre as décadas de 1870 e 1880. Mediante as contribuições da Nova História Cultural e da História da Ideias Linguísticas, analisou-se a configuração textual dessa gramática, a qual se apresenta estruturada sob a ideia de gramática como arte de escrever e falar bem, tal como pressupunha o modelo greco-latino de base filosófica e geral. Verificou-se que a adoção dessa gramática se deu em meio à ausência total de debate pedagógico ou justificativas metodológicas que explicassem a necessidade de renovação dos materiais até então em uso, o que possibilita presumir que sua aprovação e consequente distribuição esteve ligada a interesses de natureza política e ao espaço de privilégio e poder de decisão que ocupava um de seus autores.<hr/>RESUMEN. Con el fin de contribuir a la historia de la enseñanza de la lengua portuguesa en Brasil y comprender los diferentes aspectos relacionados con la adopción y circulación de dispositivos didácticos para esta enseñanza en el siglo XIX, este artículo se centra en el análisis de ‘Grammatica analytica e explicativa da lingua portugueza’, por José Ortiz y Candido Pardal, adoptada oficialmente para su uso en las escuelas primarias de Río de Janeiro entre las décadas de 1870 y 1880. A partir de los aportes de la Nueva Historia Cultural y la Historia de las Ideas Lingüísticas, se analizó la configuración textual de esta gramática, estructurada en la idea de la gramática como arte de escribir y hablar bien, según el modelo grecolatino. Se constató que la adopción de esta gramática se produjo en medio de la ausencia total de debate pedagógico o justificaciones metodológicas que expliquen la necesidad de renovar los materiales hasta ahora en uso, lo que permite asumir que su aprobación y consecuente distribución estuvo ligada a intereses de naturaleza política y el espacio de privilegio y poder de decisión que ocupa uno de sus autores.<hr/>ABSTRACT. In order to contribute to the production of a history of Portuguese language teaching in Brazil and to understand the different aspects involved in the adoption and circulation of didactic devices for this teaching in the nineteenth century, this article focuses on the analysis of the book 'Grammatica analytica e explicativa da lingua Portuguesa', by José Ortiz and Candido Pardal. This book was officially adopted for use in primary schools in Rio de Janeiro between the 1870s and 1880s. Based on the contributions of the New Cultural History and the History of Linguistic Ideas, it was analyzed the textual configuration of this grammar, which is structured under the idea of grammar as the art of writing and speaking well, as the Greco-Latin model of philosophical and general basis. It was verified that the adoption of this grammar occurred with the total absence of pedagogical debate or methodological justifications that would explain the need to renew the materials that were in use. This makes it possible to interpret that its approval and consequent distribution was linked to political interests and the space of privilege and decision-making power occupied by one of its authors. <![CDATA[Análisis preliminar en el estudio de las cónicas: el caso de la parábola en el contexto de los cursos de pregrado en matemáticas en Ceará]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100305&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. Este trabalho tem como objetivo analisar diferentes documentos que forneçam informações sobre o currículo da disciplina de Geometria Analítica em cursos de licenciatura em Matemática, ofertados por Instituições de Ensino Superior públicas no estado do Ceará, observando se a noção de parábola é contemplada no estudo desta disciplina e de que forma ocorre sua abordagem com os graduandos. Para tal, a metodologia adotada ao estruturar este trabalho consiste na primeira fase da Engenharia Didática, que é a análise preliminar. Esta primeira análise foi documental, realizada a partir de ementários da disciplina e de programas curriculares dos cursos de licenciatura em Matemática. Os documentos analisados foram disponibilizados por sete instituições públicas, sendo seis Universidades e um Instituto Federal. Neste estudo foram observados aspectos como objetivos da disciplina, forma de avaliação, procedimentos de ensino, bibliografia utilizada, entre outras informações consideradas relevantes, quando disponíveis, almejando compreender as lacunas durante a formação inicial dos professores de matemática no referido tema. Os resultados apontam para a demanda de materiais de apoio direcionados a uma abordagem da parábola que vincule sua aplicação tanto no contexto da Geometria Analítica quanto das funções, bem como para a necessidade de manter a conexão destes tópicos de estudo no percurso entre a educação básica e o ensino superior.<hr/>RESUMEN. Este trabajo tiene como objetivo analizar diferentes documentos que aportan información sobre el currículo de la disciplina Geometría Analítica en los cursos de licenciatura en Matemáticas ofrecidos por las Instituciones de Enseñanza Superior públicas en el estado de Ceará, observando si la noción de la parábola está contemplado en el estudio de esta disciplina y cómo se produce su acercamiento a los estudiantes universitarios. Para ello, la metodología adoptada al estructurar este trabajo consta de la primera fase de Ingeniería Didáctica, que es el análisis preliminar. Este primer análisis fue documental, realizada a partir de los planes de estudios de la disciplina y programas curriculares de las carreras de grado en Matemáticas. Los documentos analizados fueron puestos a disposición por siete instituciones públicas, seis de las cuales son Universidades y un Instituto Federal. En este estudio, se observaron aspectos como los objetivos de la asignatura, el método de evaluación, los procedimientos de enseñanza, la bibliografía utilizada, entre otras informaciones consideradas relevantes, cuando esté disponible, con el objetivo de comprender los vacíos durante la formación inicial de los profesores de matemáticas en esa asignatura. Los resultados apuntan a la demanda de materiales de apoyo dirigidos a un acercamiento a la parábola que vincule su aplicación tanto en el contexto de la Geometría Analítica y funciones, así como la necesidad de mantener la conexión de estos temas de estudio en el trayecto entre la educación básica y educación superior.<hr/>ABSTRACT. This work aims to analyze different documents that provide information about the curriculum of the discipline of Analytical Geometry in Mathematics Licentiate courses, offered by public Higher Education Institutions in the state of Ceara, observing whether the notion of parabola is contemplated in the study of this discipline and how it is approached with undergraduates. To this end, the methodology adopted when structuring this work consists of the first phase of Didactic Engineering, which is the preliminary analysis. This first analysis was documentary, carried out from the syllabus of the discipline and curricular programs of the degree courses in Mathematics. The documents analyzed were made available by seven public institutions, six of which are Universities and one Federal Institute. In this study, aspects such as objectives of the discipline, form of evaluation, teaching procedures, bibliography used, among other information considered relevant, when available, were observed aiming to understand the gaps during the initial training of mathematics teachers in that subject. The results point to the demand for support materials aimed at an approach to the parabola that links its application both in the context of Analytical Geometry and the functions, as well as for the need to maintain the connection between these topics of study in the path between basic education and higher education. <![CDATA[La Cámara de Educación Básica del Consejo Nacional de Educación (1996-2002): formación, producción académica y cultura política]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100306&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. Este artigo adota como fontes os Currículos Lattes dos conselheiros da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação do período de 1996 a 2002, a busca geral no Google e suas produções acadêmicas. Tem por objetivo analisar a influência das trajetórias formativas e seus desdobramentos na produção acadêmica dos conselheiros da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de educação (1996-2002) para a constituição de uma cultura político-educacional brasileira no contexto de projetos educacionais em disputa. Como fundamentação teórico-metodológica, assume a análise crítico-documental e o paradigma indiciário. Os resultados evidenciam que os conselheiros que tinham consistente produção acadêmica educacional configuravam-se como relevantes na instituição (1996-2002) e na continuidade (a partir de 2003) da cultura político-educacional e aqueles que não tinham produção expressiva a influenciavam a partir das suas trajetórias e das suas redes de sociabilidade. Concluímos que existe uma influência das trajetórias formativas no estabelecimento da cultura político-educacional daquele período e seus desdobramentos na produção acadêmica, que se constituía como elemento escriturístico capaz de influenciar a cultura político-educacional no momento presente e sua continuidade. Além disso, essa produção indicia as características políticas do país e as políticas educacionais que estavam em evidência, as tensões, disputas e negociações para a constituição de diferentes projetos educacionais, como também, instrumento de amadurecimento da cultura político-educacional, assim como agente disseminador desta nos projetos educacionais em disputa.<hr/>RESUMEN. Este artículo adopta como fuentes el Currículo Lattes de los consejeros de la Cámara de Educación Básica del Consejo Nacional de Educación de 1996 a 2002, la búsqueda general en Google y sus producciones académicas. Tiene como objetivo analizar la influencia de las trayectorias formativas y sus consecuencias en la producción académica de los consejeros de la Cámara de Educación Básica del Consejo Nacional de Educación (1996-2002) para la constitución de una cultura político-educativa brasileña en el contexto de los proyectos educativos en disputa. Como fundamento teórico-metodológico, asume el análisis crítico-documental y el paradigma evidencial. Los resultados muestran que los orientadores que tuvieron una producción académica educativa consistente fueron relevantes en la institución (1996-2002) y en la continuidad (a partir de 2003) de la cultura político-educativa y quienes no tuvieron producción expresiva la influenciaron desde sus trayectorias y sus redes de sociabilidad. Concluimos que existe una influencia de las trayectorias formativas en el establecimiento de la cultura político-educativa de ese período y sus consecuencias en la producción académica, la cual se constituyó como un elemento escritural capaz de incidir en la cultura político-educativa del momento actual. y su continuidad. Además, esta producción señala las características políticas del país y las políticas educativas que se evidenciaron, las tensiones, disputas y negociaciones para la constitución de diferentes proyectos educativos, así como un instrumento para la maduración de la cultura político-educativa, así como un agente divulgador de ésta en los proyectos educativos en disputa.<hr/>ABSTRACT. This article adopts as sources the Lattes Curriculum of the board members of the Basic Education Chamber of the National Education Council from 1996 to 2002, the general search on Google and their academic productions. It aims to analyze the influence of formative trajectories and their consequences in the academic production of the board members of the Basic Education Chamber of the National Education Council (1996-2002) for the constitution of a Brazilian political-educational culture in the context of educational projects in dispute. As a theoretical-methodological foundation, it assumes the critical-documentary analysis and the evidential paradigm. The results show that the board members who had consistent educational academic production were relevant in the institution (1996-2002) and in the continuity (from 2003) of the political-educational culture and those who did not have expressive production influenced it from their trajectories and their sociability networks. We conclude that there is an influence of the formative trajectories in the establishment of the political-educational culture of that period and its consequences in the academic production, which was constituted as a writing element capable of influencing the political-educational culture at the present moment and its continuity. In addition, this production indicates the political characteristics of the country and the educational policies that were in evidence, the tensions, disputes and negotiations for the constitution of different educational projects, as well as an instrument for the maturation of the political-educational culture, as well as a disseminating agent of this in the educational projects in dispute. <![CDATA[Reflejos de la matemática moderna durante la década de 1970 en Mato Grosso: huellas de una profesionalización de enseñanza]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100307&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. O artigo analisa vestígios de disseminação de informações sobre o Movimento da Matemática Moderna veiculados em jornal e revista do estado do Mato Grosso durante os anos 1970, que, por serem canais de informação, colaboraram para a profissionalidade e profissionalização do professor mato-grossense. As notícias foram encontradas na Hemeroteca Digital Brasileira. Seguindo os pressupostos teórico-metodológico da História Cultural, adotamos Dominique Julia, para interpretação da cultura escolar, Burke para análise de ordens de conhecimento e, para abordar o tema referente à profissionalização e profissionalidade, adotamos, como referencial, Oliveira. Como resultado, encontramos algumas iniciativas da Secretaria de Educação e Cultura do estado de Mato Grosso, assim como a produção de materiais para capacitar professores para as demandas do período, como a produção de livros e revistas especializadas em Educação elaborados pelo próprio departamento de Educação e Cultura. Além disso, identificamos a existência de cursos de especialização ministrados na Universidade Federal de Mato Grosso, pelo professor Osvaldo Sangiorgi, que contribuíram para a profissionalidade docente no estado de Mato Grosso em conformidade com a legislação vigente do período. Podemos notar que, assim como em outros estados o Movimento da Matemática Moderna também esteve presente em Mato Grosso.<hr/>RESUMEN. En nuestro artículo, buscamos analizar los rastros de la difusión de información sobre el Movimiento Matemático Moderno en periódicos y revistas del estado de Mato Grosso durante la década de 1970. Considerando los periódicos y revistas como canales de información que colaboraron a la profesionalidad y profesionalización del maestro de Mato Grosso, adoptamos los supuestos teórico-metodológicos de la Historia Cultural, como Dominique Julia, para la interpretación de la cultura escolar, Burke para el análisis de los órdenes de conocimiento y, para abordar el tema relativo a la profesionalización y el profesionalismo, adoptamos, como referencial de Oliveira. Las noticias utilizadas en el artículo se encontraron en la Hemeroteca Digital de Brasil. Como resultado, encontramos algunas iniciativas del Departamento de Educación y Cultura del estado de Mato Grosso, así como la producción de materiales para capacitar a los profesores para las demandas de la época, como la producción de libros y revistas especializadas en Educación preparadas por el propio Departamento de Educación y Cultura, demarcando la presencia del Movimiento Matemático Moderno en el estado de Mato Grosso. Identificamos la existencia de cursos de especialización impartidos en la Universidad Federal de Mato Grosso por el profesor Osvaldo Sangiorgi, que contribuyeron a la profesionalización de la enseñanza en el estado de Mato Grosso en cumplimiento de la legislación vigente en la época.<hr/>ABSTRACT. The present article analyzes traces of the dissemination of information about the Modern Mathematics Movement, published in newspapers and magazines from the state of Mato Grosso, Brazil, during the 1970s, which, as channels of information, contributed to the professionalism and professionalization of teachers in Mato Grosso. The news was found in the Brazilian Digital Newspaper Library. Following the theoretical-methodological assumptions of cultural history, we adopted Dominique Julia for the interpretation of school culture, Burke for the analysis of knowledge orders, and Oliveira to address the issue of professionalization and professionalism. As a result, we found some initiatives of the Department of Education and Culture of the State of Mato Grosso, as well as the production of materials to train teachers for the demands of the time, such as the production of books and specialized journals in education developed by the Department of Education and Culture itself. In addition, we noted the existence of specialization courses taught at the Federal University of Mato Grosso by Professor Osvaldo Sangiorgi, which contributed to the professionalization of teachers in the State of Mato Grosso, in accordance with the legislation at that time. We can observe that, as in other states, the modern mathematics movement was also present in Mato Grosso. <![CDATA[El proceso de elaboración del libro didáctico de Historia en la escuela pública: un análisis en la ciudad de Itaipulândia (PR) (2010-2020)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100308&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. Sabe-se que o Livro Didático (LD) é uma ferramenta amplamente utilizada no Brasil nas várias disciplinas que compõem a grade curricular da Educação Básica. Em vista disso, o LD de História destinado aos anos iniciais do Ensino Fundamental é o objeto desta investigação, que parte da seguinte problemática: Qual é a especificidade do LD para o ensino de História utilizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede pública de ensino do município de Itaipulândia (PR)? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica e de análise documental. O escopo central foi analisar o processo histórico de elaboração e de uso do LD para o ensino de História no referido município, nos anos de 2010 a 2020. As reflexões teóricas mobilizadas, que compreendem o processo histórico de produção e circulação do LD, as dimensões sociais, econômicas e políticas da constituição da História como disciplina escolar no Brasil e a elaboração e uso do LD de História para nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Itaipulândia (PR), estão pautadas nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Como resultados, é possível constatar que o ato de produzir o LD advém do esforço coletivo dos educadores da rede pública de ensino no processo de implantação e implementação da PHC. Com relação ao ensino de História, o LD de apoio pedagógico é elaborado considerando a importância social e humana que tem esse campo do conhecimento. Assim, o material produzido no município de Itaipulândia (PR) constitui-se uma possibilidade para desenvolver um trabalho pedagógico na perspectiva da PHC, que é a proposta pedagógica institucionalizada nessa rede de ensino.<hr/>RESUMEN. El libro didáctico (LD) es una herramienta muy utilizada en Brasil en las diversas disciplinas que componen el currículo de la Educación Básica. Así, el LD de Historia destinado a los Años Iniciales de la Educación Primaria es el objeto de esta investigación, que parte de la siguiente problemática: ¿cuál es la especificidad del LD para la enseñanza de la Historia utilizado en los años iniciales de la Educación Primaria en la red pública de enseñanza del municipio de Itaipulândia (PR)? Metodológicamente, se trata de una investigación de enfoque cualitativo, basada en una revisión bibliográfica y un análisis documental. El objetivo principal era analizar el proceso histórico de elaboración y uso de la LD para la enseñanza de la historia en el municipio en cuestión, entre 2010 y 2020. Las reflexiones teóricas movilizadas, que comprenden el proceso histórico de producción y circulación de la LD, las dimensiones sociales, económicas y políticas de la constitución de la Historia como asignatura escolar en Brasil y la elaboración y uso de la LD de Historia para los Años Iniciales de la Escuela Primaria en Itaipulândia (PR), se basan en los supuestos de la Pedagogía Crítico-Histórica (PHC). Como resultados, es posible verificar que el acto de producir el LD proviene del esfuerzo colectivo de los educadores de la red pública de enseñanza en el proceso de implantación y puesta en práctica del APS. En relación con la enseñanza de la Historia, el LD para el apoyo pedagógico se elabora teniendo en cuenta su importancia social y humana. Así, el material producido en la ciudad de Itaipulândia (PR) constituye una posibilidad de desarrollar un trabajo pedagógico en la perspectiva del APS, que es la propuesta pedagógica institucionalizada en esta red de enseñanza.<hr/>ABSTRACT. The textbook is a widely used tool in Brazil in the various disciplines that make up the curriculum of Basic Education. Thus, the History textbook for the early years of Elementary Education is the object of this investigation, which is based on the following problem: what is the specificity of the textbook for the teaching of History used in the early years of elementary education in the public school system of the city of Itaipulândia (PR)? Methodologically, this is qualitative approach research, based on a bibliographic review and document analysis. The central scope was to analyze the historical process of elaboration and use of the textbook for History teaching in that city, from 2010 to 2020. The theoretical reflections mobilized, which comprise the historical process of production and circulation of the LD, the social, economic , and political dimensions of the constitution of history as a school subject in Brazil, and the elaboration and use of the textbook of History of the Elementary Education in Itaipulândia (PR), are based on the assumptions of Critical-Historical Pedagogy. As a result, it is possible to verify that the act of producing the textbook comes from the collective effort of the public school educators in the process of implementation and implementation of Critical-Historical Pedagogy. About the teaching of history, the textbook for pedagogical support is elaborated considering it social and human importance. Thus, the material produced in the city of Itaipulândia (PR) constitutes a possibility to develop a pedagogical work from the perspective of Critical-Historical Pedagogy, which is the pedagogical proposal institutionalized in this teaching network. <![CDATA[Desafíos de la educación a distancia en las universidades da Georgia durante la pandemia de covid-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100309&lng=es&nrm=iso&tlng=es ABSTRACT. Besides many health problems and challenges, the covid-19 pandemic had a major impact on social, economic, political, and educational processes. The study aims to assess the consequences of distance learning as a result of the pandemic from the perspective of students and teachers. Quantitative research was conducted. Respondents evaluated the process of distance learning positively since they had a satisfactory opportunity to attend lectures from any location, thus it saved costs, they learned new skills, gained valuable experience, and had more free time left than ever before. Using the Likert scale, the distance learning process was positively assessed by students (3.2 points) and teachers (3 points). The majority of students (n = 288, 69%) prefer the hybrid model, which combines online learning and face-to-face methods, as it considered students’ own choices in a superior way. Respondents pointed out some deficiencies such as limited communication, technical access difficulties, low quality and malfunction of internet access, inconvenient environment, student’s involvement process, and complicated social relationships. Despite some challenges, students and teachers could adapt to the new learning methods of full distance learning. The majority of students and lecturers agreed with hybrid learning which combines online learning and face-to-face methods. The covid-19 pandemic changes not only the utilization of technology in education but the pedagogy strategies in the future.<hr/>RESUMO. A adaptação ao ensino à distância, que é uma das formas mais eficazes de combate à pandemia de covid-19, provocou inúmeros desafios à sociedade e à economia. O estudo tem como objetivo avaliar as consequências do ensino a distância, em decorrência da pandemia, na perspectiva de alunos e professores. Nosso estudo foi pautado em uma pesquisa quantitativa. Os entrevistados avaliaram o processo de ensino a distância de forma positiva, pois tiveram uma oportunidade de assistir às palestras de qualquer local, economizando custos, aprendendo novas habilidades, ganhando uma experiência valiosa e tendo mais tempo livre. Utilizando a escala Likert, o processo de ensino a distância foi avaliado positivamente por alunos (3,2 pontos) e professores (3 pontos). A maioria dos alunos (n = 288, 69%) prefere o modelo híbrido, que combina aprendizagem online e métodos presenciais. Os entrevistados apontaram algumas deficiências como comunicação limitada, dificuldades de acesso técnico, baixa qualidade e mau funcionamento do acesso à internet, ambiente inconveniente, processo negativo de envolvimento do aluno, e relações sociais complicadas. Apesar de alguns desafios, alunos e professores puderam se adaptar aos novos métodos de aprendizagem do ensino integral a distância. A maioria dos alunos e professores concordaram com a aprendizagem híbrida que combina aprendizagem online e métodos presenciais. A pandemia do covid-19 muda não apenas a utilização da tecnologia na educação, mas as estratégias pedagógicas no futuro.<hr/>RESUMEN. Además de muchos problemas y desafíos de salud, la pandemia de covid-19 tuvo un gran impacto en los procesos sociales, económicos, políticos y educativos. El estudio tiene como objetivo evaluar las consecuencias de la educación a distancia, como resultado de la pandemia, desde la perspectiva de estudiantes y docentes. Nuestro estudio se basó en una investigación cuantitativa. Los encuestados califican positivamente el proceso de aprendizaje a distancia, ya que tienen una oportunidad increíble de asistir a conferencias desde cualquier lugar, ahorrando costos, aprendiendo nuevas habilidades, adquiriendo una experiencia valiosa y teniendo más tiempo libre que nunca. Utilizando la escala de Likert, el proceso de aprendizaje a distancia fue evaluado positivamente por estudiantes (3,2 puntos) y docentes (3 puntos). La mayoría de los estudiantes (n = 288, 69%) prefieren el modelo híbrido, que combina el aprendizaje en línea y los métodos presenciales, ya que considera las elecciones de los estudiantes de una manera superior. Los encuestados señalaron algunas deficiencias, como comunicación limitada, dificultades de acceso técnico, baja calidad y mal funcionamiento del acceso a Internet, entorno inconveniente, proceso de participación de los estudiantes y relaciones sociales complicadas. Apesar de algunos desafíos, alumnos y profesores pude adaptar a los nuevos métodos de aprendizaje de enseñanza integral a distancia. A maioria dos alumnos y profesores concordaram com aprendizagem híbrido que combina aprendizagem online y métodos presenciales. A pandemia do covid-19 muda não apenas a utilização da tecnologia na educação, mas as estratégias pedagógicas no futuro. <![CDATA[Norte y Sur: las estrategias educativas de la Enseñanza Media en los estados de Amazonas y de Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012024000100310&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO. O presente estudo apresenta análises dos Planos Educacionais do Estado (PEE) do Amazonas e do Paraná, a fim de conhecermos a realidade das estratégias recomendadas para a Educação Básica nesses dois estados brasileiros. A análise desses documentos promoveu o conhecimento acerca das demandas do processo educacional nesses estados, bem como a compreensão das metas e estratégias contidas nos planos estaduais que regem a educação. Embora os PEE apresentem vários pontos em comum, no que tange às estratégias para o fortalecimento do Ensino Médio, esses planos possuem também diferenças que refletem as particularidades do sistema educacional, territorial, econômico e regional de cada estado. Apesar dos esforços dispensados para o planejamento e elaboração de estratégias para alcançar as metas, tanto a nível nacional quanto estadual, o Relatório do 3º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE) evidencia um retrocesso significativo na educação brasileira, visto que não somente a meta proposta para o Ensino Médio não foi alcançada, como também a maioria das metas estimadas para outros níveis e modalidade de ensino. Por fim, percebemos que este estudo ressalta diversos fatores que podem influenciar no processo educacional e que para atingir as metas indicadas nos PEEs é importante que as estratégias estejam de acordo com a realidade regional e local, assim como com o contexto em que os estudantes estão inseridos.<hr/>RESUMEN. El presente estudio presenta análisis de los Planes Estatales de Educación (PEE) de Amazonas y Paraná, con el fin de conocer la realidad de las estrategias recomendadas para la Educación Básica en estos dos estados brasileños. El análisis de estos documentos promovió el conocimiento sobre las demandas del proceso educativo en estos estados, así como la comprensión de las metas y estrategias contenidas en los planes estatales que rigen la educación. Si bien los PEE tienen varios puntos en común, en cuanto a las estrategias para el fortalecimiento de la educación secundaria, estos planes también tienen diferencias que reflejan las particularidades del sistema educativo, territorial, económico y regional de cada estado. A pesar de los esfuerzos realizados para planificar y desarrollar estrategias para alcanzar las metas, tanto a nivel nacional como estatal, el Informe del 3er Ciclo de Seguimiento de las Metas del Plan Nacional de Educación (PNE) muestra un retroceso significativo en la educación brasileña, ya que no solo no se alcanzó la meta propuesta para Bachillerato, pero tampoco la mayoría de las metas estimadas para otros niveles y modalidad de enseñanza. Finalmente, nos dimos cuenta de que este estudio destacó varios factores que pueden influir en el proceso educativo y que para lograr las metas señaladas en los PEE es importante que las estrategias estén de acuerdo con la realidad regional y local, así como el contexto en el que se insertan los estudiantes.<hr/>ABSTRACT. The present study presents analyzes of the State Educational Plans (PEEs) of Brazilian states of Amazonas and Paraná, in order to know the reality of the strategies recommended for Basic Education in these two states. The analysis of these documents promoted knowledge about the demands of the educational process in these states, as well as the understanding of the goals and strategies contained in the state plans that govern Education. Although the PEEs have several points in common, with regard to strategies for strengthening secondary education, these plans also have differences that reflect the particularities of the educational, territorial, economic and regional systems of each state. Despite the efforts made for planning and elaborating strategies to achieve the goals, both at the national and state levels, the Report of the 3rd Monitoring Cycle of the Goals of the National Education Plan (PNE) shows a significant setback in Brazilian education, since not only the proposed target for High School was not reached as well as most of the estimated targets for other levels and teaching modality. Finally, we realized that this study highlighted several factors that can influence the educational process and that to achieve the goals indicated in the PEEs it is important that the strategies are in accordance with the regional and local reality, as well as with the context in which students are inserted.