Scielo RSS <![CDATA[Série-Estudos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2318-198220240002&lang=es vol. 29 num. 66 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial vol. 29 n.66]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Relaciones étnico-raciales en el currículo de Ciencias y Educación Física: apuntes teóricos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo apresenta um recorte teórico de conhecimentos produzidos no âmbito de duas pesquisas de doutorado, em andamento, que têm como campo de estudo as relações étnico-raciais em dois componentes curriculares da escolarização básica - Educação Física e Ciências. Nele, reforçamos a importância de saber qual uso é feito da história da África e das relações étnico-raciais no currículo, conforme a Lei 10.639/03, para organizar o trabalho das disciplinas de Educação Física e Ciências, inclusive da escola, nos anos finais do Ensino Fundamental, e, em contrapartida, contribuir com as práticas pedagógicas no processo de desconstrução de preconceitos raciais e relações étnico-raciais socialmente vigentes na escola e sociedade brasileira. Neste texto, procuramos mostrar possibilidades para a inserção da temática étnico-racial em sala de aula, tendo como parâmetro o reconhecimento e a valorização da educação intercultural crítica e suas potencialidades (Walsh, 2007, 2009) no currículo escolar, como um desafio para a escola e os professores. Enfim, defendemos o ponto de vista segundo o qual os conteúdos acerca das relações étnico-raciais, quando valorizados nas disciplinas Educação Física e Ciências, podem possibilitar aos professores a apropriação de saberes que lhes permitam trabalhar com uma educação antirracista e atuar como profissionais comprometidos a enfrentar os desafios colocados pelo racismo no cotidiano escolar.<hr/>Abstract This article presents a theoretical outline of knowledge produced within the scope of two ongoing doctoral research, whose field of study is ethnic-racial relations in two curricular components of basic schooling- Physical Education and Science. In it, we reinforce the importance of knowing what use is made of the history of Africa and ethnic-racial relations in the curriculum, in accordance with Law 10.639/03, to organize the work of Physical Education and Science subjects, including school, in the final years of Elementary Education and, in return, contribute to pedagogical practices in the process of deconstructing racial prejudices and ethnic-racial relations socially in force in schools and Brazilian society. In this text we seek to show possibilities for the inclusion of the ethnic-racial theme in the classroom, having as a parameter the recognition and appreciation of critical intercultural education and its potential (Walsh, 2007, 2009) in the school curriculum, as a challenge for the school and the teachers. Finally, we defend the point of view according to which content about ethnic-racial relations, when valued in the disciplines of Physical Education and Science, can enable teachers to acquire knowledge that allows them to work with anti-racist education and act as professionals committed to facing the challenges posed by racism in everyday school life.<hr/>Resumen Este artículo presenta un esquema teórico del conocimiento producido en el ámbito de dos investigaciones doctorales en curso, que tienen como campo de estudio las relaciones étnicoraciales en dos componentes curriculares de la enseñanza básica: Educación Física y Ciencias. En él, reforzamos la importancia de conocer qué uso se hace de la historia de África y de las relaciones étnico-raciales en el currículo, de acuerdo con la Ley 10.639/03, para organizar el trabajo de las asignaturas de Educación Física y Ciencias, incluso escolar, en los últimos anos de la Educación Primaria y, a cambio, contribuir a las prácticas pedagógicas en el proceso de deconstrucción de prejuicios raciales y relaciones étnico-raciales socialmente vigentes en las escuelas y en la sociedad brasileha. En este texto buscamos mostrar posibilidades para la inclusión de la temática étnico-racial en el aula, teniendo como parámetro el reconocimiento y valoración de la educación intercultural crítica y su potencial (Walsh, 2007, 2009) en el currículo escolar, como un desafio para la escuela y los profesores. Finalmente, defendemos el punto de vista según el cual los contenidos sobre las relaciones étnico-raciales, cuando se valoran en las disciplinas de Educación Física y Ciencias, pueden permitir a los docentes adquirir conocimientos que les permitan trabajar con la educación antirracista y actuar como profesionales comprometidos para enfrentar los desafios que plantea el racismo en la vida escolar cotidiana. <![CDATA[Njila ku kibuku: educación afrocéntrica y la construcción de nuevos modos de educar en la escuela pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000200025&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem como proposta refletir sobre a docencia e as experiências afrocêntricas na educação básica, particularmente na escola pública. Nosso objetivo incide em discutir a potencialidade do paradigma da afrocentricidade e dos princípios da educação afrocêntrica para a produção de outras políticas de conhecimento, outras perspectivas curriculares e outros modos de educar em relação às questões étnico-raciais na escola pública. O trabalho centra-se em uma metodologia qualitativa, tomando movimentos bibliográficos sobre o campo de estudo da Afrocentricidade e sobre as memórias pedagógicas afrocêntricas acerca de práticas vivenciadas na rede municipal de Salvador como dispositivo de investigação e espaço de produção de sentidos. Os alinhaves sugerem que as políticas de conhecimento produzidas desde a educação afrocêntrica contribuem para a vivência de modos de educar que rompem com a centralidade eurocêntrica e com a centralidade do racismo no currículo e promovem processos de aprendizagem centrados na própria cultura, história, produção intelectual e agência, fomentando o protagonismo discente e docente e estimulando aspirações educacionais, comunitárias, espirituais e engajamento cognitivo, que auxiliam sujeitos aprendentes e ensinantes a encontrarem o melhor de si.<hr/>Abstract This article aims to reflect on teaching and Afrocentric experiences in basic education, particularly in public schools. Our objective is to discuss the potential of the Afrocentric paradigm and the principles of Afrocentric education for the production of new knowledge policies, new curricula, and new ways of educating regarding ethnic-racial issues in public schools. The work focuses on a qualitative methodology, drawing on bibliographical movements on the field of Afrocentricity studies and on Afrocentric pedagogical memories about practices experienced in the municipal network of Salvador as a research device and a space for sense-making production. The findings suggest that the knowledge policies produced through Afrocentric education contribute to experiences of educating that break with Eurocentric centrality and with the centrality of racism in the curriculum. They promote learning processes centered on one’s own culture, history, intellectual production, and agency, fostering student and teacher protagonism, and stimulating educational, communal, spiritual aspirations, and cognitive engagement, which assist learners and educators in finding the best within themselves.<hr/>Resumen Este artículo tiene como propuesta reflexionar sobre la docencia y las experiencias afrocéntricas en la educación básica, particularmente en la escuela pública. Nuestro objetivo es discutir la potencialidad del paradigma de la afrocentricidad y los princípios de la educación afrocéntrica en la generación de nuevas políticas de conocimiento, nuevos currículos y nuevas formas de educar en relación con las cuestiones étnico-raciales en la escuela pública. El trabajo se centra en una metodologia cualitativa, tomando movimientos bibliográficos sobre el campo de estudios de la Afrocentricidad y memorias pedagógicas afrocéntricas sobre prácticas vivenciadas en la red municipal de Salvador como dispositivo de investigación y espacio de producción de significados. Las puntadas sugieren que las políticas de conocimiento producidas desde la educación afrocéntrica contribuyen a la vivencia de modos de educar que rompen con la centralidad eurocéntrica y con la centralidad del racismo en el currículo, y promueven procesos de aprendizaje centrados en la propia cultura, historia, producción intelectual y agencia, fomentando el protagonismo estudiantil y docente, y estimulando aspiraciones educativas, comunitarias, espirituales y compromiso cognitivo, que ayudan a los sujetos aprendices y enseñantes a encontrar lo mejor de sí mismos. <![CDATA[“Espanhol para Todos”: una autoetnografía de entenderse a uno mismo como docente decolonial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000200049&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Desde 2017, com a revogação da Lei n. 11.161/2005, a Língua Espanhola não compõe mais o currículo da Educação Básica brasileira. Professoras e professores de Espanhol têm encontrado, porém, de forma autônoma, maneiras de ocupar esse espaço. Com base nos estudos de Hall (2006) sobre o conceito de identidades fluidas e em contínuo deslocamento, o presente artigo apresenta uma narrativa autoetnográfica, cujo objetivo é relatar o processo de entender-me uma professora de Espanhol nesse cenário de resistência. A narrativa se refere às experiências da primeira coautora do artigo sob a orientação da segunda coautora. Engajada na luta antirracista e anticolonial, dialogo com as minhas interseccionalidades de raça e de gênero, que tanto influenciam na minha perspectiva sobre o ensino e sobre a professora que eu busco me tornar. Para isso, apresento neste texto a minha experiência de construção de um cursinho popular e gratuito chamado “Espanhol para Todos”, que se tornou um projeto de extensão vinculado ao Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, em 2021, e que teve como aporte teórico estudiosos da decolonialidade. Ainda na graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, encontrei nas abordagens decoloniais um caminho para enfrentar a hegemonia do ensino do Espanhol europeu, ampliando o olhar para a América Latina e promovendo narrativas outras para uma Educação crítica e antirracista por meio da valorização das identidades do Sul.<hr/>Abstract Since 2017, with the repeal of Law No. 11,161/2005, the Spanish language no longer forms part of the Brazilian Basic Education curriculum. Spanish teachers have found, in a more autonomous way, practices to occupy this space. Based on Hall (2006)forthe understanding of fluid identities and in continuous displacement, this work is an autoethnographic narrative, whose aim is to report my process of understanding myself as a Spanish teacher in this scenario of resistance. The narrative refers to the experiences of the first co-author of the article under the guidance of the second co-author. Engaged in the anti-racist and anti-colonial struggle, I dialogue with my intersectionalities of race and gender, which influence my perspective on teaching and the teacher I seek to become. To this end, in this text I present my experience of building a popular and free course called “Espanhol para Todos”, which became an Extension project linked to the Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, in 2021, and which had as theoretical support scholars of decoloniality. While still graduating in Languages with qualifications in Portuguese and Spanish Language, I found in decolonial approaches a way to confront the hegemony of European Spanish teaching, expanding the perspective to Latin America and promoting other narratives for a critical and anti-racist Education through appreciation of Southern identities.<hr/>Resumen Desde 2017, con la revocación de la Ley n. 11.161/2005, la Lengua Española ya no hace parte del currículo de la Educación Básica brasileña, las profesoras y los profesores de Español han encontrado, de manera más autónoma, formas de ocupar este espacio. Basando en Hall (2006) para la comprensión de identidades fluidas y en continuo desplazamiento, este trabajo es una narrativa autoetnográfica cuyo objetivo es relatar mi proceso de comprensión de mí misma como profesora de Español en este escenario de resistencia. La narrativa se refiere a las experiencias de la primera coautora del artículo bajo la guía de la segunda coautora. Comprometida en la lucha antirracista y anticolonial, dialogo con mis interseccionalidades de raza y gênero, que tanto influyen en mi perspectiva sobre la enseñanza y la profesora que busco ser. Para ello, en este texto presento mi experiencia de construcción de un curso popular y gratuito Ilamado “Español para Todos”, que se convirtió en un proyecto de extensión vinculado al Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, en 2021, y que tuvo como aporte teórico estudiosos de la decolonialidad. Mientras aún era licencianda en Letras con títulos en Lengua Portuguesa y Lengua Española, encontré en los enfoques decoloniales una manera de enfrentar la hegemonia de la ensehanza del Español europeo, ampliando la perspectiva para América Latina y promoviendo narrativas otras para una Educación crítica y antirracista a través de la valorización de las identidades del Sur. <![CDATA[De “negrita” a profesora: trayectorias de vida y formación de docentes negras en la educación primaria en Primavera do Leste, MT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000200065&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo examina as vivências de vida-formação de professoras negras no ensino fundamental I em Primavera do Leste, MT, focalizando os efeitos do racismo e sexismo desde a educação básica até a formação docente. Utilizando questionários e entrevistas com cinco participantes, a pesquisa analisa como essas trajetórias foram influenciadas pelas categorizações sociais. Os relatos evidenciam a intricada interseção de raça, gênero e classe. Obstáculos estruturais, juntamente da falta de consciência racial e de gênero, assim como sobre políticas públicas, impuseram inúmeras dificuldades às jornadas formativas das professoras negras. O estudo enfatiza a importância da conscientização racial e de gênero, e do entendimento ativo das políticas, para transformar as trajetórias dessas professoras, promovendo debates e ações rumo a uma educação mais plural, diversa, inclusiva e equitativa.<hr/>Abstract This study examines the life-formation experiences of black female teachers in primary education level I in Primavera do Leste, MT, focusing on the effects of racism and sexism from basic education to teacher training. Using questionnaires and interviews with five participants, the research analyzes how these trajectories were influenced by social categorizations. The narratives highlight the intricate intersection of race, gender, and class. Structural obstacles, coupled with a lack of racial and gender awareness, as well as awareness of public policies, imposed numerous difficulties on the formative journeys of black female teachers. The study emphasizes the importance of racial and gender awareness, as well as active understanding of policies, to transform the trajectories of these teachers, promoting debates and actions towards a more plural, diverse, inclusive, and equitable education.<hr/>Resumen Este estudio examina las experiencias de formación de vida de profesoras negras que trabajan en el nivel de educación primaria I en Primavera do Leste, MT, destacando los impactos del racismo y sexismo desde la educación básica hasta la formación docente. A través de cuestionarios y entrevistas con cinco participantes, la investigación analiza cómo estas trayectorias fueron moldeadas por las clasificaciones sociales. Los relatos evidencian la intrincada intersección de raza, género y clase. Obstáculos estructurales, junto con la falta de conciencia racial y de género, así como sobre políticas públicas, impusieron numerosas dificultades en los recorridos formativos de las profesoras negras. El estudio destaca la importancia de la conciencia racial y de género, así como del conocimiento activo de las políticas, para transformar las trayectorias de estas profesoras, fomentando debates y acciones hacia una educación más plural, diversa, inclusiva y equitativa. <![CDATA[Representatión africana y afrobrasileña en los currículos de education básica en el estado de Santa Catarina, Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000200089&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A escrita deste artigo surge da necessidade de buscar compreender o porquê da invisibilidade e da pouca representatividade das africanidades nos currículos e materiais didáticos da educação básica do Estado de Santa Catarina. O ocultamento da história e da memória da população negra no estado de Santa Catarina contribui para o apagamento social, cultural e político dos povos que lutaram e resistiram aos processos de escravização e colonização sofridos no Brasil. Com uma pesquisa bibliográfica e documental, buscamos observar os desafios e as possibilidades existentes na abordagem da história da cultura afro-brasileira e africana em sala de aula, numa perspectiva plural e antirracista por meio da Lei 10.639/03, dando maior ênfase à aplicação da lei no estado de Santa Catarina. Com este estudo, esperamos fomentar um despertar de consciência social na comunidade escolar pautado no respeito às diferenças e às diversidades, caminhando, assim, para uma educação afrocentrada e antirracista no Estado de Santa Catarina.<hr/>Abstract The writing of this article arises from the need to seek to understand the reason for the invisibility and low representation of Africanities in the curricula and teaching materials of basic education in the State of Santa Catarina. The concealment of the history and memory of the black population in the state of Santa Catarina contributes to the social, cultural, and political erasure of the people who fought and resisted the processes of enslavement and colonization suffered in Brazil. With bibliographical and documentary research, we sought to observe the challenges and possibilities that exist in approaching the history of Afro-Brazilian and African culture in the classroom, from a plural and anti-racist perspective through law 10.639/03, placing greater emphasis on the application of the law in Santa Catarina state. With this study, we hope to foster an awakening of social awareness in the school community based on respect for differences and diversities, thus moving towards an Afro-centered and anti-racist education in the State of Santa Catarina.<hr/>Resumen La redacción de este artículo surge de la necesidad de buscar comprender el porqué de la invisibilidad y baja representación de las africanidades en los currículos y materiales didácticos de la educación básica en el Estado de Santa Catarina. El ocultamiento de la historia y la memoria de la población negra en el estado de Santa Catarina contribuye al borrado social, cultural y político de quienes lucharon y resistieron los procesos de esclavización y colonización sufridos en Brasil. Con una investigación bibliográfica y documental, buscamos observar los desafios y las posibilidades que existen en el abordaje de la historia de la cultura afrobrasileña y africana en el aula, desde una perspectiva plural y antirracista a través de la ley 10.639/03, poniendo mayor énfasis en la aplicación de la ley en el estado de Santa Catarina. Con este estudio esperamos fomentar un despertar de la conciencia social en la comunidad escolar basada en el respeto a las diferencias y diversidades, avanzando así hacia una educación afrocéntrica y antirracista en el Estado de Santa Catarina. <![CDATA[“Miren al <em>mariquita”-</em> la metamorfosis en “bicho”: estudio psicosocial sobre un hombre negrogay situado y “sitiado”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000200109&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: El presente artículo trata sobre la identidad negrogay, desarrollado por la investigación (auto)biográfica y la entrevista narrativa, que se conecta con la historia de vida del personaje Rubião Bovary (nombre fictício), objeto de análisis debido a la complejidad del relato memorialistico de innumerables imbricaciones; sistematizadas por la técnica de los Núcleos de Significación y analizadas a la luz del Psicoanálisis Existencial. El objetivo fue identificar en R. Bovary los eventos más importantes en el proceso de la construcción “de sí” negrogay con el objetivo de sacar a la luz lo que tales eventos han hecho y lo que se hizo de las repercusiones. Los resultados señalan que R. Bovary ha sido un nino violentado por la mirada del “otro”, convirtiéndolo en objeto, dejándolo con miedo y vergüenza de asumirse negrogay; alcanzado por una estructura discriminatoria que lo sitúa en la elaboración de las significaciones singularizadas a partir de las cosas del mundo.<hr/>Resumo: O presente artigo é sobre a identidade negrogay, desenvolvido pela pesquisa (auto) biográfica e a entrevista narrativa, acessando a história de vida do personagem Rubião Bovary (nome fictício), objeto de análise devido à complexidade do relato memorialistico de inúmeras imbricações; sistematizadas pela técnica dos Núcleos de Significação e analisadas à luz da Psicanalise Existencial. O objetivo foi identificar em R. Bovary os eventos marcantes no processo da construção “de sí” negrogay, a fim de trazer à tona o que tais eventos fizeram e o que foi feito das repercussões. Os resultados apontam que R. Bovary foi uma criança violentada pelo olhar do “outro”, transformando-o em objeto, deixando-o com medo e vergonha de assumir-se negrogay, sendo alcançado por uma estrutura discriminatória que o situa na elaboração das significações singularizadas a partir das coisas do mundo.<hr/>Abstract: The present article is about the blackgayman identity, developed by the (self)biographical research and the narrative interview, accessing the life story of the character Rubião Bovary (fictitious name), the object of analysis due to the complexity of the memorialistic account of innumerable imbrications; systematized using the Meaning Nucleus technique and analyzed in the light of Existential Psychoanalysis. The aim was to identify in R. Bovary the remarkable events in the process of construction of the blackgayman “self” in order to bring to light what such events did and what was done with the repercussions. The results point out that R. Bovary was a child violated by the look of the “other”, transforming him into an object, leaving him afraid and ashamed of coming out as a blackgayman; being achieved by a discriminatory structure that situates it in the elaboration of singularized meanings from the things of the world. <![CDATA[Prácticas culturales de narración y literatura en el contexto escolar: por una educación antirracista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000200127&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo mostra fragmentos do processo de formação de uma professora negra. A articulação desse processo se deu, por um lado, pela materialização de uma pesquisa de mestrado acadêmico em Educação, que teve como objetivo geral compreender a potencialidade das abordagens interseccionais em práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental I (2º e 3º anos), no contexto de um projeto do Núcleo de Ensino, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Na época, a primeira autora deste artigo, que foi bolsista do referido projeto, acompanhou o trabalho pedagógico de duas professoras no chão da escola, desenvolvendo parcerias pedagógicas. E, por outro lado, a materialização de práticas pedagógicas desenvolvidas no início da carreira docente. O presente estudo tem como objetivo problematizar as pautas antirracistas e o seu enfrentamento pelas práticas culturais de contações de histórias e literaturas. Destacamos a relevância de valorizar práticas pedagógicas atentas não apenas a olhar para o racismo estrutural, mas também para conscientização de reparações históricas, valorização de identidades e resgate de memórias afetuosas da beleza das vozes-crianças e negritude.<hr/>Abstract This article show fragments of the training process of a black teacher. The articulation of tails process occurred, on the one hand, through the materialization of an academic master’s degree in education, which had the general objective, to understand the potentialities of intersectional approaches in pedagogical practices in the initial years of Elementary School 1 (2nd and 3rd years), in the context of a project by the Teaching Center, linked to the dean of graduation at the Universidade Estadual Paulista (UNESP). At the time, the first author of this work, who was a scholarship holder for the aforementioned project, followed the pedagogical work of two teachers on the school floor, developing pedagogical partnerships. And, on the other hand, the materialization of pedagogical practices developed at the beginning of the teaching career. The present work aims to problematize anti-racist agendas and their confrontation through cultural practices of storytelling and literature. Web highlight the relevance of valuing pedagogical practices attentive not only to looking at structural racism, but also to raising awareness of historical reparations, valuing identities and recovering affectionate memories of the beauty of children’s voices and blackness.<hr/>Resumen Este artículo maestra fragmentos del proceso de formación de una docente negra. La articulación de este proceso se sucediera, por un lado, a través de la materialización de una maestria académica en investigación educativa, que tuvo como objetivo general comprender el potencial de los enfoques interseccionales en las prácticas pedagógicas en los años iniciales de la Escuela Primaria I (2º y 3º año), en el contexto de un proyecto del nucelu de Enseñanza, vinculado al prorrector de graduacion de la Universidad Estadual Paulista (UNESP). En su momento, la primera autora de este trabajo, quien era becaria del mencionado proyecto, siguió el trabajo pedagógico de dos docentes en el plantel escolar, desarrollando alianzas pedagógicas. Y, por otro lado, la materialización de prácticas pedagógicas desarrolladas al inicio de la carrera docente. El presente trabajo tiene como objetivo problematizar las agendas antirracistas y su confrontación a través de prácticas culturales de narración y literatura. Destacamos la relevancia de valorar prácticas pedagógicas atentas no sólo a mirar el racismo estructural, sino también a sensibilizar sobre las reparaciones históricas, valorar las identidades y recuperar recuerdos afectuosos de la belleza de las voces infantiles y de la negritud. <![CDATA[Artevivências: (re)inventar el currículo escolar basado en las mujeres negras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000200161&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo propõe a artevivência como um processo no qual mulheres negras usariam suas capacidades artísticas para contar, transmitir, refletir, revelar suas próprias percepções da realidade, a partir de sua condição de múltiplas exclusões como mulheres-negras, entendendo que o processo histórico escravista e patriarcal ainda se encontra reproduzido pelas dinâmicas sociais brasileiras. Partindo do conceito de escrevivência e das possibilidades visuais e estéticas de experiências vividas por um núcleo de Arte e Cultura, gestado em uma instituição federal de ensino da cidade do Rio de Janeiro, este artigo registra algumas das subversões curriculares propostas e das possibilidades de falar e produzir arte pelo descolonizar dos conceitos de raça e gênero no ensino de arte. Com isso, o objetivo deste artigo está em apresentar artevivências a partir de uma experiência escolar pautada pela decolonialidade e pela produção artística de mulheres negras, seus resultados e significados na visão de uma estudante negra do Ensino Médio.<hr/>Abstract This article proposes artevivência as a process in which black women would use their artistic abilities to tell, transmit, reflect, reveal their own perceptions of reality, based on their condition of multiple exclusions as black women, understanding that the historical process of slavery and patriarchy is still reproduced by Brazilian social dynamics. Starting from the concept of escrevivência and the visual and aesthetic possibilities of experiences lived by an Art and Culture nucleus created in a federal educational institution in the city of Rio de Janeiro, this article records some of the proposed curricular subversions and the possibilities of speaking and produce art by decolonizing the concepts of race and gender in art teaching. Therefore, the objective of this article is to present art-experiences based on a school experience guided by decoloniality and the artistic production of black women, their results and meanings from the perspective of a black high school student.<hr/>Resumen Este artículo propone la artevivência como un proceso en el que las mujeres negras utilizarían sus habilidades artísticas para contar, transmitir, reflexionar, revelar sus propias percepciones de la realidad, a partir de su condición de multiples exclusiones como mujeres negras, entendiendo que el proceso histórico de esclavitud y patriarcado todavía se reproduce en la dinámica social brasileña. A partir del concepto de escrevivência y de las posibilidades visuales y estéticas de las experiencias vividas por un núcleo de Arte y Cultura creado en una institución educativa federal de la ciudad de Río de Janeiro, este artículo registra algunas de las subversiones curriculares propuestas y las posibilidades de hablar y producir arte descolonizando los conceptos de raza y género en la enseñanza del arte. Por lo tanto, el objetivo de este artículo es presentar arte-experiencias basadas en una experiencia escolar guiada por la decolonidad y la producción artística de mujeres negras, sus resultados y significados desde la perspectiva de una estudiante negra de secundaria. <![CDATA[“Contrato Racial” y representación negra: estructuras desafiantes para una educación antirracista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000200189&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo é fruto de uma pesquisa stricto sensu que discutiu sobre as percepções de um Contrato Racial na trajetória educacional dos negros no Brasil. Guiado pelos aspectos metodológicos que fundamentaram a pesquisa, o artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios para a vivência de uma educação antirracista, bem como debater sobre a importância dessa educação para o desenvolvimento de uma sociedade mais humanizada. Ao longo de três seções temáticas, o artigo apresenta e problematiza as concepções de Contrato Racial e representatividade negra, destacando-as como estruturas desafiadoras à educação antirracista. Além disso, traz presente relatos de vida de um filho de pessoas escravizadas, com a intenção de exemplificar por que uma educação antirracista precisa provocar um despertar consciente acerca da trajetória das populações negras e “pavimentar” um presente e um futuro com condições para a superação do racismo estrutural existente em nossa sociedade. A contraposição ao racismo sugere uma educação antirracista, mas essa educação não pode desconsiderar as estruturas que resguardam dispositivos com potencialidade para a continuidade de pensamentos e comportamentos racistas que envolvem e conduzem relações humanas.<hr/>Abstract This article is the result of a stricto sensu research that discussed the perceptions of a Racial Contract in the educational trajectory of black people in Brazil. Guided by the methodological aspects that underpinned the research, the article aims to reflect on the challenges found in the experience of an anti-racist education, as well as debating the importance of this education for the development of a more humanized society. Throughout three thematic sections, the article presents and problematizes the conceptions of Racial Contract and black representativeness, highlighting them as challenging structures for an anti-racist education. In addition, it presents life stories of a child of enslaved people, with the intention of exemplifying the reason why an anti-racist education needs to provoke a conscious awakening about the trajectory of black populations and “paving” a present and a future with conditions for overcoming the structural racism that exists in our society. The opposition to racism suggests an anti-racist education, but this education cannot disregard the structures that safeguard devices with the potential for the continuity of racist thoughts and behaviors that involve and lead human relations.<hr/>Resumen Este artículo es el resultado de un proyecto de investigación stricto sensu que debatió las percepciones de un Contrato Racial en la trayectoria educativa de las personas negras en Brasil. Guiado por los aspectos metodológicos que sustentaron la investigación, el artículo pretende reflexionar sobre los desafios de vivir una educación antirracista, así como debatir la importancia de esta educación para el desarrollo de una sociedad más humanizada. En tres secciones temáticas, el artículo presenta y problematiza los conceptos de Contrato Racial y representatividad negra, destacándolos como estructuras desafiantes para educación antirracista. Además, presenta historias de vida de un hijo de esclavizados, con la intención de ejemplificar por qué una educación antirracista necesita concienciar sobre la trayectoria de las poblaciones negras y “pavimentar” un presente y un futuro con condiciones para superar el racismo estructural que existe en nuestra sociedad. La oposición al racismo sugiere una educación antirracista, pero esta educación no puede prescindir de las estructuras que salvaguardan dispositivos con potencial para la continuidad de pensamientos y comportamientos racistas que envuelven e impulsan las relaciones humanas. <![CDATA[Experiências educativas de las personas sordas negras desde una perspectiva afrocéntrica: un camino de posibilidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000200209&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo tem como objetivo compreender a centralidade/marginalidade das experiências educativas narradas por estudantes do curso de Letras-Libras e como isso se relaciona com o processo de construção de identidade negra surda. Para tanto, tivemos como principal fundamentação a teoria da Afrocentricidade, sistematizada enquanto paradigma pelo pesquisador Molefi Kete Asante (1980, 2009), que nos proporcionou a esquematização analítica necessária para 0 embasamento do texto. Como caminho metodológico, utilizamos uma abordagem qualitativa que se relaciona com a metodologia de história oral sinalizada, compreendendo-a como principal produtora das narrativas de vida coletadas e analisadas. Foi possível identificar como resultado que as experiências que contextualizam as questões raciais ocupam, em grande parte, o local de marginalidade no processo educativo dos estudantes, o que acaba por não proporcionar uma continuidade. Por outro lado, as experiências que são narradas a partir do ser surdo conseguem aparecer com mais frequência e serem desenvolvidas pelos entrevistados. Notamos, com isso, que a construção da identidade negra surda se dá de maneira ainda desigual, em que a surdez ganha destaque e possibilita um desenvolvimento mais aprofundado e consciente.<hr/>Abstract The aim of this article is to understand the centrality/marginality of the educational experiences narrated by students on the Letras-Libras course and how this relates to the process of constructing a black deaf identity. To this end, our main foundation was the theory of Afrocentricity, systematized as a paradigm by the researcher Molefi Kete Asante (1980, 2009), which provided us with the analytical schematization necessary to support the text. As a methodological approach, we used a qualitative approach that relates to the methodology of oral history, understanding it as the main producer of the life narratives collected and analyzed. As a result, it was possible to identify that the experiences that contextualize racial issues are largely marginalized in the students’ educational process, which ends up not providing continuity. On the other hand, experiences that are narrated from the point of view of being deaf manage to appear more frequently and are developed by the interviewees. As a result, we can see that the construction of black deaf identity is still unequal, where deafness comes to the fore and enables a more in-depth and conscious development.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es comprender la centralidad/marginalidad de las experiencias educativas narradas por los alumnos del curso Letras-Libras y cómo esto se relaciona con el proceso de construcción de una identidad negra sorda. Para ello, nuestro principal fundamento fue la teoria de la Afrocentricidad, sistematizada como paradigma por el investigador Molefi Kete Asante (1980, 2009), que nos proporciono la esquematización analítica necesaria para fundamentar el texto. Como abordaje metodológico, utilizamos un abordaje cualitativo que se relaciona con la metodologia de la historia oral, entendiéndola como la principal productora de las narrativas de vida recolectadas y analizadas. Como resultado, fue posible identificar que las experiencias que contextualizan las cuestiones raciales son en gran medida marginadas en el proceso educativo de los estudiantes, lo que termina por no dar continuidad. Por otro lado, las experiencias que se narran desde el punto de vista de ser sordo logran aparecer con mayor frecuencia y son desarrolladas por los entrevistados. Como resultado, podemos ver que la construcción de la identidad negra sorda sigue siendo desigual, donde la sordera es enfatizada y permite un desarrollo más profundo y consciente. <![CDATA[Cartas político-afectivas contra el racismo en los postgrados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000200231&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As Leis n. 10.639/2003 e 12.711/2012 impactaram profundamente as universidades brasileiras, seja pelo aumento expressivo de estudantes negras/os nas universidades, seja pela demanda de um currículo afrocentrado e de docentes negras/os, seja pela inclusão da disciplina de Educação para as Relações Étnico-Raciais nos cursos de licenciatura, para atender às demandas de uma educação básica antirracista. No entanto, a pós-graduação brasileira segue sendo um espaço predominantemente branco, tanto na corporalidade de docentes e discentes quanto nos saberes eurocentrados que marcam o epistemicídio dos conhecimentos produzidos pelas intelectualidades negras. Por isso, este ensaio busca contemplar diferentes experiências-narrativas pessoais na pós-graduação, utilizando da carta como recurso político-metodológico narrativo. Desse modo, assumo minha narrativa autobiográfica enquanto discente, pesquisador e docente para discutir o racismo universitário na pós-graduação a partir da escrita de cartas para a minha orientadora, para as instituições de pesquisa e para as/os discentes da disciplina que ofertei, contextos nos quais a carta adquire finalidades terapêutica-imaginativa, manifesto-interpelativa e/ou pedagógica-afetiva. Por fim, considero que uma educação antirracista passa necessariamente por um currículo afrocentrado ético-político-estético-poético que acolha as experiências-narrativas negras e promova o desenvolvimento humano, intelectual e afetivo em cada sujeito.<hr/>Abstract The Laws n. 10.639/2003 and 12.711/2012 had a profound impact on Brazilian universities, whether by the significant increase in black students at universities, by the demand for an afro-centered curriculum and black teachers, or by the inclusion of the subject of Education for Ethnic-Racial Relations in undergraduate courses, to meet the demands of anti-racist basic education. However, Brazilian postgraduate studies continue to be a predominantly white space, both in the corporeality of teachers and students, and in the Eurocentric knowledge that marks the epistemicide of knowledge produced by black intellectualities. Therefore, this essay seeks to contemplate different personal experiences-narratives in postgraduate studies using the letter as a political-methodological narrative resource. In this way, I assume my autobiographical narrative as a student, researcher and teacher to discuss university racism in postgraduate studies by writing letters to my advisor, to research institutions and to the students of the discipline I offered, contexts in which the letter acquires therapeutic-imaginative, manifesto-interpellative and/or pedagogical-affective purposes. Finally, I consider that anti-racist education necessarily involves an afro-centered ethical-political-aesthetic-poetic curriculum that embraces black experiences-narratives and promotes human, intellectual and affective development in each person.<hr/>Resumen Las leyes n. 10.639/2003 y 12.711/2012 tuvieron un profundo impacto en las universidades brasileñas, ya sea con el aumento significativo de estudiantes negros en las universidades, ya sea por la demanda de un currículo afrocentrado y docentes negros, o por la inclusion de la asignatura de Educación. de Relaciones Étnico-Raciales en cursos de pregrado, para atender las demandas de la educación básica antirracista. Sin embargo, los estudios de posgrado brasileños siguen siendo un espacio predominantemente blanco, tanto en la corporalidad de profesores y estudiantes como en el conocimiento eurocéntrico que marca el epistemicidio del conocimiento producido por la intelectualidad negra. Por ello, este ensayo busca contemplar diferentes experiencias-narrativas personales en los estudios de posgrado utilizando la carta como recurso narrativo político-metodológico. De esta manera, asumo mi narrativa autobiográfica como estudiante, investigador y docente para discutir el racismo universitario en los estudios de posgrado escribiendo cartas a mi asesor, a instituciones de investigación y a los estudiantes de la disciplina que ofrecí, contextos en los que la carta adquiere finalidades terapéutico-imaginativa, manifiesto-interpelativa y/o pedagógico-afectiva. Finalmente, considero que la educación antirracista pasa necesariamente por un currículum ético-político-estético-poético afrocentrado que abarque las experiencias-narrativas negras y promueva el desarrollo humano, intelectual y afectivo de cada persona. <![CDATA[Carta a varias manos por una educación antirracista: a ti, compañero de pregrado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000200249&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Esta carta apresenta reflexões sobre educação antirracista no ensino superior, a partir da narrativa do encontro de três pesquisadoras, duas autodeclaradas negras e uma branca, com trajetórias no campo da saúde e das ciências humanas. A narrativa é conduzida na primeira pessoa do plural, expressando a síntese das discussões empreendidas sobre esta temática vivenciada nas diferentes trajetórias de vida, dialogando com o feminismo negro interseccional, o transfeminismo e os estudos descoloniais. Problematiza-se o racismo vivenciado no âmbito universitário, a invisibilização das intelectualidades negras, assim como as opressões associadas à população negra além da violência racial, mas condicionadas a esta. Em consonância com o debate racial, aborda-se brevemente a transfobia, o capacitismo e o ouvintismo que cerceiam as pluralidades na expressão da negritude. Conclui-se a importância da educação antirracista como propulsora de novos projetos de sociedade e como recurso de (re)existência nas universidades brasileiras.<hr/>Abstract This letter presents thougths on anti-racist education in higher education based on the narrative of the meeting of three researchers, two self-declared black and one white, with careers in the field of health and human sciences. The narrative is conducted in the first-person plural, expressing the synthesis of discussions undertaken on this theme experienced in different life trajectories, dialoguing with intersectional black feminism, transfeminism and decolonial studies. It problematizes the racism experienced in the university context, the invisibility of black thought, as well as the oppressions associated with the black population in addition to racial violence, but conditioned by it. In line with the racial debate, transphobia, ableism and listeningism that restrict pluralities in the expression of blackness are briefly addressed. The importance of anti-racist education as a driver of new social projects and as a resource for (re)existence in Brazilian universities is concluded.<hr/>Resumen Esta carta presenta consideraciones sobre la educación antirracista en la educación superior a partir de la narrativa del encuentro de tres investigadores, dos autodeclarados negros y uno blanco, con carreras en el campo de la salud y las ciencias humanas. La narración se realiza en primera persona del plural, expresando la síntesis de discusiones emprendidas sobre este tema vividas en diferentes trayectorias de vida, dialogando con el feminismo negro interseccional, el transfeminismo y los estudios decoloniales. Problematiza el racismo vivido en el contexto universitario, la invisibilización de la intelectualidad negra, así como las opresiones asociadas a la población negra además de la violencia racial, pero condicionadas por ella. En línea con el debate racial, se abordan brevemente la transfobia, el discapacitismo y el prejuicio contra las personas sordas que restringen las pluralidades en la expresión de la negritud. Se concluye la importancia de la educación antirracista como motor de nuevos proyectos de sociedad y como recurso para la (re)existencia en las universidades brasileñas. <![CDATA[Conocimiento tecnológico de estudiantes de education a distancia: análisis de los resultados de la Encuesta TPACK aplicada a universitarios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000200267&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Os saberes para que os professores ensinem no século XXI envolvem os conhecimentos pedagógico, tecnológico e de conteúdos – Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK). Para identificação dos níveis de competência em cada um dos domínios do TPACK, foi desenvolvido um survey que, para esta pesquisa, foi traduzido, adaptado e aplicado a estudantes de quatro cursos de licenciatura (Física, Química, Biologia e Matemática) de uma universidade pública a distância. Neste sentido, o presente trabalho objetiva analisar e divulgar a parte dos resultados da aplicação do survey traduzida para o português brasileiro, realizada no contexto desta pesquisa, referente ao conhecimento tecnológico. No questionário, há perguntas do estilo múltipla escolha e dissertativa. Como resultados das questões fechadas, percebe-se que os licenciandos que responderam ao questionário se percebem com padrões satisfatórios de domínio do uso das tecnologias; já na pergunta aberta, ficou registrado que, para os respondentes, o fato de estudar a distância é decisivo na melhora do domínio do conteúdo tecnológico.<hr/>Abstract The desirable knowledge for teachers to teach in the 21st century involves pedagogical knowledge, content knowledge and technology knowledge – summarized in recent studies as Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK). In order to identify the competence levels in each of the domains of the TPACK, a survey was developed and, for this research, it was translated, adapted and applied to students from four undergraduate courses (Physics, Chemistry, Biology and Mathematics) from a public distance university – elements of the methodology of this research. In this sense, the present paper aims to disseminate the first part of the survey translated into Brazilian Portuguese, carried out in the context of this research, as well as the analysis of the data collected on technological knowledge. As a result of the questions, it is clear that the students who answered the questionnaire perceive themselves with satisfactory standards of mastery of the use of technologies, as well as it was registered that, for them, the fact of studying in a distance course is decisive in order to improve the mastery of technological content.<hr/>Resumen El saber para que los docentes enseñen en el siglo XXI implica saberes pedagógicos, de contenidos y tecnológicos – Conocimiento Tecnológico, Pedagógico y de Contenidos (TPACK). Para identificar los niveles de competencia en cada uno de los dominios TPACK, se elaboro una encuesta que, para esta investigación, se tradujo, adaptó y aplicó a estudiantes de cuatro carreras de grado (Física, Química, Biologia y Matemáticas) de una universidad pública virtual. En ese sentido, el presente trabajo tiene como objetivo analizar y difundir parte de los resultados de la aplicación de la encuesta traducida al português brasileño, realizada en el contexto de esta investigación, referente al conocimiento tecnológico. En el cuestionario, hay preguntas de opción multiple y estilo ensayo. Como resultado de las preguntas cerradas, se puede apreciar que los estudiantes de grado que contestaron el cuestionario se perciben con estándares satisfactorios de dominio del uso de las tecnologias; en la pregunta abierta se registró que los encuestados demostraron que el hecho de estudiar a distancia es determinante para mejorar el dominio de los contenidos tecnológicos. <![CDATA[Migraciones Internacionales, derechos humanos y ciudadanía]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000200287&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar o acesso à cidadania a partir da visão dos fluxos migratórios internacionais em um mundo globalizado. É uma pesquisa bibliográfica e documental. São discutidas as migrações internacionais a partir da concepção de um tema global de direitos humanos, de interesse e responsabilidade dos Estados. Adota-se o conceito de cidadania cosmopolita (mundial) como aquela que é estendida até os considerados não cidadãos (estrangeiros), dissociada da nacionalidade. Os direitos humanos dos imigrantes já são reconhecidos no âmbito do direito internacional dos direitos humanos e almeja-se a realização da cidadania cosmopolita, em que todos os indivíduos sejam recebidos como sujeitos de direitos, independentemente de seu Estado de origem, destino e de seu status migratório. Conclui-se que, diante da universalidade dos direitos humanos e do princípio da não discriminação, cabe aos Estados adotarem políticas migratórias de integração e acolhimento, para que a cidadania cosmopolita seja assumida como um compromisso para a plena efetivação dos direitos humanos universais.<hr/>Abstract This present study has as its objective to analyze the access to citizenship from the perspective of migratory flows in a globalized world. It is a bibliographic and documental research. International migrations are discussed based on the conception of a global theme of human rights, of interest and responsibility of States. The concept of cosmopolitan (worldwide) citizenship is adopted as that which it is extended to those considered non-citizens (foreigners) dissociated from nationality. The human rights of immigrants are already recognized within the scope of international human rights law and the aim is to achieve cosmopolitan citizenship, in which all individuals are received as subjects of rights, regardless of their state of origin, destination and their migratory status. We conclude that, given the universality of human rights and the principle of non-discrimination, it is up to the States to adopt migratory integration and reception policies, so that cosmopolitan citizenship is assumed as a commitment to the full realization of universal human rights.<hr/>Resumen Este trabajo pretende analizar el acceso a la ciudadanía desde la perspectiva de los flujos migratorios internacionales en un mundo globalizado. Es una investigación bibliográfica y documental. Las migraciones internacionales se discuten desde la perspectiva de una cuestión global de derechos humanos, de interés y responsabilidad de los Estados. Se adopta el concepto de ciudadanía cosmopolita (mundial) como la que que se extiende a aquellos no considerados como ciudadanos (extranjeros), disociado de la nacionalidad. Los derechos humanos de los inmigrantes ya están reconocidos en el ámbito del derecho internacional de los derechos humanos y el objetivo es lograr una ciudadanía cosmopolita, en la que todos los indivíduos sean recibidos como sujetos de derechos, independientemente de su Estado de origen, destino y condición migratoria. Se concluye que, dada la universalidad de derechos humanos y el principio de no discriminación, corresponde a los Estados adoptar políticas migratorias de integración y acogida, de modo que la ciudadanía cosmopolita se asuma como un compromiso con la plena realización de los derechos humanos universales. <![CDATA[Dispositivo familiar: problematizando el discurso de familia-afecto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000200305&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Nosso objetivo consiste em analisar o discurso de família-afeto em sujeitos de famílias homoparentais, como parte da produção do dispositivo da família. Para tanto, nós nos valemos dos estudos foucaultianos, a partir dos conceitos de discurso e dispositivo como ferramentas teóricas e analíticas. Na construção da pesquisa, foram realizadas entrevistas com membros de famílias homoparentais e, a partir dos dados produzidos, observamos uma determinada forma de enunciar a família pelas/os sujeitos que corresponde à formação de um discurso de família-afeto. Problematizamos o afeto como argumento para legitimar, justificar e autorizar as relações homoeróticas, a partir de uma higienização dessas relações, promovendo uma aceitação da homossexualidade sem questionar os padrões heteronormativos que se ligam a essas noções. Observarmos como o conceito de família, enquanto diferentes configurações familiares unidas por afeto, respeito e responsabilidade mútuos, é capaz de produzir subjetividades. Destacamos o discurso de família-afeto encontrado em destaque na atualidade enquanto possibilidade de afirmação desses sujeitos e de suas formas de significação de família.<hr/>Abstract Our objective is to analyze the discourse of family-affection among individuals from homoparental families as part of the broader production of the family dispositif. To achieve this, we draw on Foucauldian studies, utilizing the concepts of discourse and dispositif as both theoretical and analytical tools. In conducting our research, we conducted interviews with members of homoparental families. The data revealed a distinctive way these individuals articulate the concept of family, corresponding to the formation of a family-affection discourse. We critically examine how affection is employed as a rationale to legitimize, justify, and authorize homoerotic relationships by sanitizing them, thus promoting the acceptance of homosexuality without challenging the heteronormative standards tied to these notions. We explore how the concept of family, understood as various configurations united by affection, respect, and mutual responsibility, contributes to the production of subjectivities. We emphasize the current prominence of the family-affection discourse as a means of affirming these individuals and their interpretations of what constitutes family.<hr/>Resumen Nuestro objetivo es analizar el discurso de familia-afecto en sujetos de familias homoparentales como parte de la producción del dispositivo familiar. Para eso, utilizamos los estudios foucaultianos, con los conceptos de discurso y dispositivo como herramientas teóricas y analíticas. En la construcción de la investigación, se llevaron a cabo entrevistas con miembros de familias homoparentales y, a través de los datos proporcionados, observamos una forma específica de enunciar la familia por medio de los sujetos, lo que corresponde a la formación de un discurso de familia-afecto. Problematicamos el afecto como argumento para legitimar, justificar y autorizar las relaciones homoeróticas, frente a una higienización de estas relaciones, promoviendo una aceptabilidad de la homosexualidad sin cuestionar los estándares heteronormativos vinculados a dichas nociones. Observamos cómo el concepto de familia, desde diferentes configuraciones familiares unidas por afecto, respeto y responsabilidad mutua, puede producir subjetividades. Subrayamos el discurso de familia-afecto que se encuentra en la actualidad como una posibilidad de afirmación de estos sujetos y de sus formas de significación de familia.