Scielo RSS <![CDATA[Série-Estudos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2318-198220250001&lang=es vol. 30 num. 68 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822025000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Por uma ética do cuidado na docência de 0-3 anos: das pedagogias de educação infantil às didáticas na creche]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822025000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[The space for learning in childhood from 0 to 3 years: the experience of educational services in Italy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822025000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O espaço é um dos fatores determinantes no processo de aprendizado na faixa etária de 0 a 3 anos. A tradição pedagógica italiana tem como referência pedagogos que investigaram 0 conceito de espaço e sua importância como fator educacional. Um espaço bem estruturado influencia positivamente o desenvolvimento físico, psíquico e relacional das crianças, promovendo um crescimento positivo. Um ambiente educacional acolhedor para crianças de 0 a 3 anos permite experiências sensoriais, motoras, aprendizado, criação, comunicação, pensamento e escuta (Buccolo, 2019). A pesquisa apresentada enfoca a evolução do conceito de espaço na pedagogia da infância de 0 a 3 anos, destacando a necessidade de construir um novo contexto que apoie o processo educacional. O debate atual sobre pedagogia considera fundamental a organização do espaço em ambientes educacionais para crianças, valorizando o contexto como complementar à didática. Emerge da experiência de formação de educadores um método de aprendizado contínuo baseado em observação, reflexão e prática. Essa abordagem busca uma construção colaborativa e inclusiva de espaços educacionais que valoriza a diversidade, garantindo um ambiente educacional colaborativo e acessível para todos. É necessário, continuar investindo na formação de educadores, visando a um planejamento mais consciente e crítico do espaço, para que a “experiência de formação-intervenção” se configure como uma oportunidade de crescimento humano e social.<hr/>Abstract Space is one of the determining factors in the learning process in the 0-3 age group. The Italian pedagogical tradition has as its reference pedagogues who investigated the concept of space and its importance as an educational factor. A well-structured space positively influences the physical, psychological and relational development of children, promoting positive growth. A welcoming educational environment for children aged 0-3 allows sensory and motor experiences, learning, creation, communication, thinking and listening (Buccolo, 2019). The research presented focuses on the evolution of the concept of space in the pedagogy of childhood from 0 to 3 years, highlighting the need to build a new context that supports the educational process. The current debate on pedagogy considers the organization of space in educational environments for children to be fundamental, valuing the context as complementary to didactics. A method of continuous learning based on observation, reflection and practice emerges from the experience of training educators. This approach seeks a collaborative and inclusive construction of educational spaces that values diversity, ensuring a collaborative and accessible educational environment for all. It is necessary to continue investing in the training of educators, aiming at a more conscious and critical planning of the space, so that the “training-formation experience” is configured as an opportunity for human and social growth. <![CDATA[Bebés en foco: repensando la participation en la education infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822025000100025&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A prática da docência com bebês em creche implica considerar suas especificidades, potencialidades, voz, poder de ação social/agência e capacidade de participação nos seus contextos de vida. Com base nesta perspetiva, os contextos institucionalizados de Educação Infantil têm vindo a sofrer reestruturações, especialmente no modo como os adultos agem com os bebês e na organização do espaço-tempo coletivo. Contudo, nem sempre estas mudanças asseguram verdadeiramente que os bebês tenham o seu direito de participação efetivado. Neste estudo, procuramos destacar como as relações intergeracionais tecidas em contexto de creche constrangem ou possibilitam a participação dos bebês. Este trabalho se baseia em uma etnografia visual com bebês desenvolvida em um contexto de educação coletiva em Portugal. Entendemos que a participação significa defender que os bebês podem “tomar parte” no que lhes diz respeito, e não apenas “fazer parte”. Os resultados deste estudo mostram que as possibilidades de participação foram visíveis nos momentos que envolvem atividades livres, nos quais as relações intergeracionais se estabelecem pela partilha de poder e processos de escuta e negociação. Por outro lado, nas atividades de cuidados básicos dos bebês, há mais constrangimentos à participação, sobrepondo-se a dimensão da provisão à salvaguarda da participação do bebê.<hr/>Abstract Working with babies in daycare centers involves considering their specificities, potential, voice, power of social action/agency, and ability to participate in their life contexts. Based on this perspective, Early Childhood Education settings have been undergoing restructuring, especially in the way adults act with babies and in the organization of collective space-time. However, these changes don’t always truly ensure that babies have their right to participate realized. However, these changes do not always fully realize babies’ right to participate. This study aims to explore how intergenerational relationships in a daycare setting either constrain or facilitate babies’ participation. It is based on a visual ethnography conducted with babies in a collective educational context in Portugal. We define participation as allowing babies to actively “take part” in matters concerning them, rather than merely “being part of” the environment. The study reveals that opportunities for participation are most evident during free activities, where intergenerational relationships are fostered through shared power and processes of listening and negotiation. Conversely, in basic caregiving activities, participation is more constrained, with the focus often on provision rather than on ensuring the baby’s active involvement.<hr/>Resumen La práctica de la docencia con bebés en guarderías implica considerar sus especificidades, potencialidades, voz, poder de acción social/agencia y capacidad de participación en sus contextos de vida. Con base en esta perspectiva, los contextos institucionalizados de Educación Infantil han venido sufriendo reestructuraciones, especialmente en la forma en que los adultos actúan con los bebés y en la organización del espacio-tiempo colectivo. Sin embargo, estos cambios no siempre garantizan realmente que se cumpla el derecho de participación de los bebés. En este estudio, buscamos destacar cómo las relaciones intergeneracionales tejidas en el contexto de la guardería limitan o posibilitan la participación de los bebés. Este trabajo se basa en una etnografia visual con bebés, desarrollada en un contexto de educación colectiva en Portugal. Entendemos que la participación significa defender que los bebés pueden “tomar parte” en lo que les concierne, y no solo “tener parte”. Los resultados de este estudio muestran que las posibilidades de participación fueron visibles en los momentos de actividades libres, en los cuales las relaciones intergeneracionales se establecen mediante el reparto de poder y los procesos de escucha y negociación. Por otro lado, en las actividades de cuidado básico de los bebés, hay más limitaciones a la participación, predominando la dimensión de provisión sobre la salvaguarda de la participación del bebé. <![CDATA[Riesgo no es sinónimo de peligro: la ética del cuidado del bebé en el contexto docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822025000100047&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente texto, de cunho ensaístico, tem como objetivo propor reflexões sobre as experiências de movimento do corpo dos bebês em situações que envolvem riscos e os desafios éticos que compartilham os docentes em tal situação. Para essa escrita, utilizamos, como referencial teórico, os estudos sobre brincadeiras arriscadas, de Sandseter (2007) e Kleppe (2018); estudos sobre a criança e suas infâncias, de Sarmento (2004); e a ética do cuidado, a qual foi construída a partir da discussão do ato responsável de Bakthin (2010; 2011), entrelaçada ao conceito de gestão de risco de Christensen e Mikkelsen (2008) e Sandseter (2007). Em nossas análises, identificamos e interpretamos a diferença entre risco controlado e perigo. Argumentamos como os bebês vivenciam experiências arriscadas, ao mostrar o que os diferencia de outros grupos geracionais. Assim, concluímos que, para uma ética do cuidado sobre o tema abordado, exige-se do adulto uma gestão dos riscos compartilhada com as crianças e, principalmente, um conjunto de ações conscientes e planejadas, por parte dos docentes, enquanto um ato responsável do cuidado com o outro.<hr/>Abstract The present text, of an essayistic nature, aims to propose reflections on the experiences of babies’ body movement in situations that involve risks and the ethical challenges that teachers share in such a situation. For this writing, we used, as theoretical references, studies on risky play, by Sandseter (2007) and Kleppe (2018); studies on children and their childhoods, by Sarmento (2004); and the ethics of care, which was constructed from the discussion of the responsible act by Bakthin (2010; 2011), intertwined with the concept of risk management by Christensen and Mikkelsen (2008) and Sandseter (2007). In our analyzes, we identify and interpret the difference between controlled risk and danger. We argue how babies experience risky experiences, by showing what differentiates them from other generational groups. Thus, we conclude that for an ethics of care, on the topic addressed, adults are required to manage risks shared with children and, mainly, a set of conscious and planned actions are required from teachers, as a responsible act in caring for others.<hr/>Resumen El presente texto, de carácter ensayístico, tiene como objetivo proponer reflexiones sobre las experiencias del movimiento corporal de los bebés en situaciones que involucran riesgos y los desafios éticos que los docentes comparten en tal situación. Para este escrito utilizamos, como referentes teóricos, estudios sobre juegos de riesgo, de Sandseter (2007) y Kleppe (2018); estudios sobre los niños y su infancia, de Sarmento (2004); y la ética del cuidado, que se construyó a partir de la discusión del acto responsable de Bakthin (2010; 2011) entrelazado con el concepto de gestión de riesgos de Christensen y Mikkelsen (2008) y Sandseter (2007). En nuestros análisis identificamos e interpretamos la diferencia entre riesgo controlado y peligro. Argumentamos cómo los bebés experimentan experiencias de riesgo, mostrando qué los diferencia de otros grupos generacionales. Así, concluímos que, para una ética del cuidado, en el tema abordado, se requiere que los adultos gestionen los riesgos compartidos con los niños y, principalmente, desde los docentes, se requiere un conjunto de acciones conscientes y planificadas como acto responsable en el cuidado de los demás. <![CDATA[Contextos investigativos y niños desde la infância como productores curriculares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822025000100069&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo é um recorte de uma pesquisa em nível de Mestrado em Educação, que tem como objetivo evidenciar os currículos que emergem nos contextos investigativos experienciados por bebês e crianças bem pequenas na creche. Participaram deste estudo um grupo de bebês e crianças bem pequenas, com idades entre 1 ano e 5 meses a 1 ano e 10 meses, de uma creche da rede pública de São Francisco do Conde, Bahia. A compreensão de contexto investigativo dialoga com os estudos de Barbieri (2021) e de Dubovick e Cippitelli (2018); já sobre os bebês e as crianças bem pequenas, com Barbosa (2010) e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 2009). A abordagem da pesquisa é qualitativa e os instrumentos metodológicos adotados foram o contexto investigativo, o diário de campo, a fotografia e a videogravação, mas, para este texto, recorreu-se aos contextos investigativos realizados e ao diário de campo. Os dados produzidos revelam que quanto maior é a diversidade de materiais, de materialidades e a maneira estética como eles são organizados, mais aumentam as possibilidades de os bebês e as crianças bem pequenas utilizarem as múltiplas linguagens na produção de currículos. Conclui-se que os bebês e as crianças bem pequenas, ao assumirem a centralidade do planejamento no contexto da creche, produzem currículos ricos e inspiradores para a atualização da proposta pedagógica e curricular da creche e das políticas de currículo para a Educação Infantil.<hr/>Abstract This paper is an excerpt from a Master’s degree in Education research that aims at highlighting the curricula that emerge in the investigative contexts experienced by babies and very young children in daycare. A group of babies and very young children aged between 1 year and 5 months to 1 year and 10 months from a public daycare center in São Francisco do Conde, Bahia, participated in this study. The understanding of the investigative context dialogues with the studies by Barbieri (2021) and Dubovick and Cippitelli (2018); on babies and very young children, with Barbosa (2010) and with the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (Brazil, 2009). The research approach is qualitative, and the methodological instruments adopted were the investigative context, field journal, photography and video recording, but, for this text, we used the investigative contexts carried out and the field journal. Data produced reveals that the greater the diversity of materials, materialities and aesthetic way in which they are organized, the greater the possibilities for babies and very young children to use multiple languages in production of curricula. It is concluded that babies and very young children, when assuming the centrality of planning in the context of daycare, produce rich and inspiring curricula for updating the pedagogical and curricular proposal of daycare and curriculum policies for Early Childhood Education.<hr/>Resumen Este artículo es un extracto de una investigación de Maestría en Educación que tiene como objetivo resaltar los currículos que emergen en los contextos investigativos vividos por bebés y niños muy pequeños en guarderías. Participaron de este estudio un grupo de bebés y niños muy pequeños, con edades comprendidas entre 1 año y 5 meses y 1 año y 10 meses, de una guardería pública de São Francisco do Conde-BA. La comprensión del contexto investigativo dialoga con los estudios de Barbieri (2021) y Dubovick y Cippitelli (2018); sobre bebés y niños muy pequeños, con Barbosa (2010) y con las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Infantil (Brasil, 2009). El enfoque de investigación es cualitativo y los instrumentos metodológicos adoptados fueron el contexto investigativo, el diario de campo, la fotografia y la videograbación, pero para este texto utilizamos los contextos investigativos realizados y el diario de campo. Los datos arrojados revelan que cuanto mayor es la diversidad de materiales, materialidades y la forma estética en la que se organizan, mayores son las posibilidades de que los bebés y los niños muy pequeños utilicen múltiples idiomas en la elaboración de los currículos. Se concluye que los bebés y los niños muy pequeños, al asumir la centralidad de la planificación en el contexto de la guardería, producen currículos ricos e inspiradores para actualización de la propuesta pedagógica y curricular de la guardería y de las políticas curriculares para la Educación Infantil. <![CDATA[Organizar contextos para experiências en Educación Infantil: una expresión del cuidado ético y estético en la enseñanza de bebés y niños]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822025000100091&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo é um recorte teórico de conhecimentos produzidos no âmbito de uma tese de doutorado defendida e duas dissertações de mestrado em andamento que estudam sobre a construção da identidade docente e práticas pedagógicas com crianças no entrelaçamento com as dimensões ética e estética. Nesta escrita, procuramos tecer reflexões sobre como as concepções e práticas de cuidar e educar demarcam um posicionamento político, ético e estético da etapa da Educação Infantil, tendo em vista a defesa pelos direitos de bebês e crianças a um atendimento educacional de boa qualidade. Ainda, destacamos a importância de que essa temática esteja permanentemente em diálogo entre as pessoas que pesquisam sobre Educação Infantil.<hr/>Abstract This article is a theoretical excerpt of knowledge produced in the context of a doctoral thesis that has been defended and two master’s dissertations in progress that study the construction of teacher identity and pedagogical practices with children in the intertwining with the ethical and aesthetic dimensions. In this writing, we try to reflect on how the conceptions and practices of caring and educating demarcate a political, ethical and aesthetic positioning of the Early Childhood Education stage, with a view to defending the rights of babies and children to good quality educational care. We also emphasize the importance of this theme being permanently in dialogue with people who research Early Childhood Education.<hr/>Resumen Este artículo es un extracto teórico de conocimiento producido en el contexto de una tesis doctoral defendida y dos tesis de maestría en curso que estudian la construcción de la identidad docente y las prácticas pedagógicas con niños en el entrecruzamiento de las dimensiones ética y estética. En este escrito, intentamos reflexionar sobre cómo las concepciones y prácticas de cuidar y educar demarcan un posicionamiento político, ético y estético de la etapa de Educación Infantil, con vistas a la defensa de los derechos de los bebés y niños a una atención educativa de calidad. Destacamos también la importancia de que este tema esté permanentemente en diálogo con las personas que investigan la Educación Infantil. <![CDATA[Movimiento libre y desarrollo de la autonomia de bebés en la guardería: contribuciones del Enfoque Pikler]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822025000100109&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A partir dos estudos sobre docência na Educação Infantil e das contribuições da Abordagem Pikler, o artigo é decorrente de uma pesquisa que teve como objetivo discutir o movimento livre como uma das condições fundamentais para o desenvolvimento da autonomia dos bebês na creche. A autonomia, em uma perspectiva pikleriana, é a possibilidade de o bebê, movido pelo desejo, realizar algo por iniciativa própria. Metodologicamente, foi desenvolvida uma pesquisa etnográfica, durante 6 meses, com um grupo de oito bebês com idades entre 4 meses e 1 ano e 5 meses em uma escola de Educação Infantil privada localizada em Porto Alegre, RS. O foco investigativo foram as ações sociais dos bebês em uma ambiência de cuidado e educação institucional pautada nos princípios piklerianos. As estratégias de geração dos dados da pesquisa foram a observação, o diário de campo, os registros fílmicos e fotográficos. Mediante a leitura do material gerado em campo, foram definidas duas unidades analíticas: a) os bebês e a exploração dos espaços, mobiliários e objetos; b) os bebês e as interações sociais com os pares. Por meio da pesquisa, foi possível inferir que o movimento livre dos bebês na creche possibilita o desenvolvimento de sua autonomia por meio de aprendizagens emergentes da interação deles com os pares, espaços e materiais.<hr/>Abstract Based on studies on teaching in Early Childhood Education and the contributions of the Pikler Approach, this paper is the result of a study that aimed to discuss free movement as one of the fundamental conditions for the development of autonomy In babies In daycare. From a P¡kler¡an perspective, autonomy is the possibility for babies, driven by desire, to do something on their own initiative. Methodologically, an ethnographic study was developed over a period of 6 months with a group of eight babies aged between 4 and 17 months in a private Early Childhood Education school located in Porto Alegre, Brazil. The investigative focus was the social actions of babies in an institutional care and education environment based on Piklerian principles. The strategies for generating research data were observation, field diary, and film and photographic records. By reading the material generated in the field, two analytical units were defined: a) babies and exploration of spaces, furniture, and objects; b) babies and social interactions with peers. Through the research, it was possible to infer that the free movement of babies in daycare enables the development of their autonomy through learning that emerges from their interaction with peers, spaces and materials.<hr/>Resumen A partir de los estudios sobre la enseñanza en la Educación Infantil y de las contribuciones del Enfoque Pikler, el artículo es resultado de una investigación que tuvo como objetivo discutir el movimiento libre como una de las condiciones fundamentales para el desarrollo de la autonomia de los bebés en la guarderia. La autonomia, en una perspectiva pikleriana, es la posibilidad de que el bebé, movido por el deseo, realice algo por iniciativa propia. Metodologicamente, se desarrolló una investigación etnográfica durante 6 meses, con un grupo de ocho bebés con edades entre 4 meses y 1 año y 5 meses en una escuela de Educación Infantil privada ubicada en Porto Alegre, Brasil. El enfoque de investigación han sido las acciones sociales de los bebés en un ambiente de cuidado y educación institucional regida por los principios piklerianos. Las estrategias de generación de los datos de la investigación han sido la observación, el diario de campo, los registros fílmicos y fotográficos. Mediante la lectura del material generado en campo, se definieron dos unidades analíticas: a) los bebés y la exploración de los espacios, mobiliarios y objetos; b) los bebés y las interacciones sociales con los pares. A través de la investigación se pudo inferir que el movimiento libre de los bebés en la guarderia posibilita el desarrollo de su autonomia por medio de aprendizajes emergentes de su interacción con los pares, espacios y materiales. <![CDATA[La ética del cuidado infantil en guarderías: perspectivas interseccionales sobre el currículo y las prácticas institucionales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822025000100131&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo objetivou debater sobre a ética do cuidado a partir do olhar interseccional para o currículo e as práticas pedagógicas com bebês, com base em três pesquisas acadêmicas em nível de mestrado e doutorado realizadas recentemente a partir dos contextos de Florianópolis, SC, Curitiba, PR, e Ponta Grossa, PR. As pesquisas convergem no sentido de que colocam o foco na educação dos bebês na creche e problematizam as práticas pedagógicas a partir dos documentos curriculares e das relações cotidianas balizadas pelas dimensões da educação e do cuidado. Os achados das pesquisas revelaram que os princípios éticos no que se refere ao cuidado nos documentos curriculares e no cotidiano da creche necessitam de reflexões aprofundadas, uma vez que apontam a limitação de referências, nos contextos pesquisados, que possam potencializar 0 debate acerca da educação dos bebês. Os dados das pesquisas reiteram que as manifestações positivas em relação à dimensão da ética e do cuidado exigem uma maior presença das especificidades dos bebês nos currículos de modo que possam reverberar no trabalho pedagógico nas instituições em que estão inseridos.<hr/>Abstract This article aims to discuss the ethics of care from the perspective intersectional of the curriculum and pedagogical practices with babies, based on three recent academic research studies at the master’s and doctoral levels conducted in the contexts of Florianópolis, SC, Curitiba, PR, and Ponta Grossa, PR. The research converges in focusing on the education of babies in daycare centers and problematizes pedagogical practices based on curricular documents and daily relationships guided by the dimensions of education and care. The findings of the research revealed that the ethical principles regarding care in curricular documents and the daily life of daycare centers require in-depth reflections, as they point to the limitation of references in the researched contexts that could enhance the debate about the education of babies. The research data reiterate that positive manifestations regarding the dimension of ethics and care require a greater presence of the specificities of babies in the curricula so that they can reverberate in the pedagogical work in the institutions where they are inserted.<hr/>Resumen Este artículo busca debatir sobre la ética del cuidado a partir de la mirada interseccional hacia el currículo y las prácticas pedagógicas con bebés, basado en tres investigaciones académicas a nivel de maestría y doctorado realizadas recientemente en los contextos de Florianópolis, SC, Curitiba, PR, y Ponta Grossa, PR. Las investigaciones convergen en el sentido de que ponen el foco en la educación de los bebés en la guardería y problematizan las prácticas pedagógicas a partir de los documentos curriculares y de las relaciones cotidianas guiadas por las dimensiones de la educación y el cuidado. Los hallazgos de las investigaciones revelaron que los princípios éticos en lo que se refiere al cuidado en los documentos curriculares y en la vida cotidiana de la guardería necesitan reflexiones profundas, ya que señalan la limitación de referencias en los contextos investigados que puedan potenciar el debate sobre la educación de los bebés. Los datos de las investigaciones reiteran que las manifestaciones positivas en relación con la dimensión de la ética y el cuidado exigen una mayor presencia de las especificidades de los bebés en los currículos para que puedan repercutir en el trabajo pedagógico en las instituciones en las que están insertos. <![CDATA[“Y hay que cuidar del brote”: el cuidado como ética y práctica profesional en la Educación Infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822025000100151&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este ensaio teórico explora o conceito de cuidado no contexto da educação infantil, destacando sua natureza ética. Concebendo o cuidado como base para o aprendizado e o bemestar, sintetizam-se contribuições da filosofia, de modo a sustentar que um cuidado de alta qualidade não é direcionado apenas para as necessidades físicas básicas, mas também envolve presença emocional, reconhecimento e respeito pela criança. O artigo focaliza as diferenças entre o cuidado profissional e o cuidado privado, abordando a necessária distinção entre amor e cuidado. Exploram-se, ainda, as dimensões responsiva e proativa do cuidar. As autoras enfatizam que o cuidar bem exige colaboração com as famílias e o conhecimento sobre a situação social de desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos, garantindo a elas a posição de sujeitos nas interações. Ao tematizar o cuidado profissional, espera-se contribuir para tornar o trabalho de cuidar mais visível e valorizado, ressaltando a urgência de se avançar em direção a uma conceituação propriamente teórico-científica do cuidar, superando práticas pautadas em noções do senso comum nas instituições de educação infantil.<hr/>Abstract This theoretical essay explores the concept of care in the context of Early Childhood Education, highlighting its ethical nature. Conceiving care as the foundation for learning and well-being, philosophical contributions are synthesized to argue that high-quality care is not directed solely at meeting basic physical needs, but also involves emotional presence, recognition, and respect for the child. The article focuses on the differences between professional care and private care, addressing the necessary distinction between love and care. The dimensions of responsive and proactive care are also explored. The authors emphasize that caring well requires collaboration with families and knowledge about the social development situation of children aged 0 to 3, ensuring they are treated as subjects in interactions. By addressing professional care, the aim is to contribute to making care work more visible and valued, highlighting the urgency of advancing toward a properly theoretical-scientific conceptualization of care, overcoming practices based on common-sense notions in early childhood education institutions.<hr/>Resumen Este ensayo teórico explora el concepto de cuidado en el contexto de la educación infantil, destacando su naturaleza ética. Concebido el cuidado como la base para el aprendizaje y el bienestar, se sintetizan contribuciones de la filosofia para sostener que un cuidado de alta calidad no está dirigido unicamente a satisfacer las necesidades físicas básicas, sino que también implica presencia emocional, reconocimiento y respeto hacia el niño. El artículo se centra en las diferencias entre el cuidado profesional y el cuidado privado, abordando la necesaria distinción entre amor y cuidado. También se exploran las dimensiones responsiva y proactiva del cuidado. Las autoras enfatizan que el cuidar bien requiere la colaboración con las familias y el conocimiento sobre la situación social de desarrollo de los niños de 0 a 3 años, garantizándoles la posición de sujetos en las interacciones. Al abordar el cuidado profesional, se espera contribuir a hacer más visible y valorado el trabajo de cuidado, resaltando la urgencia de avanzar hacia una conceptualización propiamente teórico-científica del cuidado, superando prácticas basadas en nociones del sentido común en las instituciones de educación infantil. <![CDATA[Investigatión con bebés: trayectorias metodológicas de un estudio sobre la enseñanza de la educatión física en la primera infancia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822025000100173&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente estudo tem o objetivo principal de analisar os desafios e as possibilidades da docência da educação física voltada para os bebês na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de base etnográfica, que focaliza as mediações pedagógicas da educação física em uma turma do Grupo I/II (turma mista), composta por 22 crianças, de seis meses a dois anos de idade, de um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado em Vitória, ES. A pesquisa foi realizada em um período de quatro meses, distribuídos em 15 semanas, contabilizando 18 inserções no campo. Na produção dos dados, foi mobilizada a observação participante, com registros em diário de campo, registros fotográficos e entrevista semiestruturada com o professor de educação física, que atuou com a referida turma. A intenção expressa com a realização desta pesquisa foi identificar os pressupostos de natureza didático-pedagógica, provenientes da prática, para refletir sobre as mediações que buscam um cuidar presente nos detalhes, superando a perspectiva maturacional, que incide sobre os bebês, e os enxergar como sujeitos ativos em seus próprios processos de desenvolvimento.<hr/>Abstract The main goal of this study is to analyze the challenges and possibilities of teaching physical education to babies in early childhood education. This is a qualitative, ethnographic study that focuses on the pedagogical mediations of physical education in a Group I/II class (mixed class), made up of 22 children, aged between six months and two years, from a Municipal Center for Early Childhood Education, located in Vitória, ES. The research was carried out over a period of four months, spread over 15 weeks, totaling 18 field placements. In order to produce the data, participant observation was used, with field diary entries, photographic records and a semi-structured interview with the physical education teacher who worked with this class. The intention behind this research was to identify the didactic-pedagogical assumptions that come from practice, in order to reflect on the mediations that seek to take care of the details, overcoming the maturational perspective that affects babies and seeing them as active subjects in their own development processes.<hr/>Resumen El objetivo principal de este estudio es analizar los desafios y posibilidades de la enseñanza de la educación física a bebés en la educación infantil. Se trata de un estudio cualitativo, etnográfico, centrado en las mediaciones pedagógicas de la educación física en una clase del Grupo I/II (clase mixta), compuesta por 22 niños con edades comprendidas entre los seis meses y los dos años, de un Centro Municipal de Educación Infantil situado en Vitória, ES. La investigación se desarrolló a lo largo de cuatro meses, repartidos en 15 semanas, totalizando 18 prácticas de campo. Para producir los datos, se movilizó la observación participante, con anotaciones en un diario de campo, registros fotográficos y una entrevista semiestructurada con el profesor de educación física que trabajaba con esta clase. La intención de esto investigación fué identificar los supuestos didáctico-pedagógicos que provienen de la práctica, para reflexionar sobre las mediaciones que buscan cuidar de los detalles, superando la perspectiva madurativa que afecta a los bebés y viéndolos como sujetos activos en sus propios procesos de desarrollo. <![CDATA[El niño que pregunta y la profesora que responde: la construcción de prácticas pedagógicas no medicalizantes en la guardería]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822025000100191&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A medicalização na Educação Infantil refere-se ao processo de interpretar comportamentos e singularidades infantis como sinais de possíveis transtornos, frequentemente resultando na antecipação de diagnósticos e na busca por intervenções que nem sempre consideram a complexidade do desenvolvimento infantil. Na creche, etapa que atende crianças entre 0 e 3 anos, a inquietação docente diante das diferenças nos tempos e modos de aprendizagem pode ser atravessada por discursos medicalizantes, influenciando a prática pedagógica. Este artigo apresenta parte de uma pesquisa maior de uma das autoras e analisa os impactos desse fenômeno na docência, problematizando como os modos de olhar e narrar as crianças afetam as práticas educativas. Com base em referenciais teóricos e narrativas docente, discute-se a importância do olhar coletivo, da escuta qualificada e do cuidado na construção de práticas pedagógicas que se afastam de reduções normativas e patologizantes. Conclui-se que a docência na creche pode ser fortalecida a partir da reflexão sobre as próprias práticas e do compromisso com uma educação que respeite as singularidades da infância. Ao reconhecer a infância como um tempo singular, em que cada criança se desenvolve em ritmos próprios, a docência se constitui como um espaço de acolhimento, experimentação e construção de sentidos.<hr/>Abstract Medicalization in Early Childhood Education refers to the process of interpreting children’s behaviors and singularities as signs of possible disorders, often leading to the anticipation of diagnoses and the search for interventions that do not always consider the complexity of child development. In daycare centers, which serve children between 0 and 3 years old, teachers’ concerns about differences in learning rhythms and styles may be influenced by medicalizing discourses, shaping pedagogical practices. This article presents part of a larger research study conducted by one of the authors and analyzes the impacts of this phenomenon on teaching, problematizing how ways of looking at and narrating children affect educational practices. Based on theoretical references and teacher narratives, the discussion highlights the importance of collective perspectives, attentive listening, and care in building pedagogical practices that move away from normative and pathologizing reductions. It is concluded that teaching in daycare centers can be strengthened through reflection on pedagogical practices and a commitment to education that respects the singularities of childhood. By recognizing childhood as a unique period in which each child develops at their own pace, teaching becomes a space for acceptance, experimentation, and the construction of meaning.<hr/>Resumen La medicalización en la Educación Infantil se refiere al proceso de interpretar los comportamientos y singularidades infantiles como signos de posibles trastornos, lo que a menudo conduce a la anticipación de diagnósticos y a la búsqueda de intervenciones que no siempre consideran la complejidad del desarrollo infantil. En la guardería, etapa que atiende a niños y niñas de 0 a 3 años, la inquietud docente ante las diferencias en los tiempos y modos de aprendizaje puede estar atravesada por discursos medicalizantes, influyendo en la práctica pedagógica. Este artículo presenta parte de una investigación más amplia realizada por una de las autoras y analiza los impactos de este fenómeno en la docencia, problematizando cómo las formas de mirar y narrar a la infancia afectan las prácticas educativas. Basándose en referencias teóricas y narrativas docentes, se discute la importancia de la mirada colectiva, la escucha atenta y el cuidado en la construcción de prácticas pedagógicas que se alejen de reducciones normativas y patologizantes. Se concluye que la enseñanza en la guardería puede fortalecerse a partir de la reflexión sobre las propias prácticas y del compromiso con una educación que respete las singularidades de la infancia. Al reconocer la infancia como un tiempo singular, en el que cada niño y niña se desarrolla a su propio ritmo, la docencia se constituye como un espacio de acogida, experimentación y construcción de sentidos. <![CDATA[El cuidado de bebés con discapacidad en guarderías: narrativas de docentes sobre situaciones de atención personal y mediación en descubrimientos y investigaciones]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822025000100213&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo emergiu em continuidade a uma pesquisa de doutorado com a temática da construção de contextos mais inclusivos na educação infantil, com o recorte da educação de crianças com deficiências. Parte-se de estudos que sustentam as pedagogias participativas, bem como da perspectiva inclusiva, na composição do quadro teórico, para tecer uma articulação à ética do cuidado no exercício da docência. Mediante as narrativas de educadoras, este é um breve estudo exploratório de inspiração praxeológica, com o intuito de engendrar reflexões sobre o cuidado e a participação de bebês com deficiências em creches. Como fontes para a produção de dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e a apreciação de diários de bordo. As categorias de análise foram organizadas em dois eixos que constituem a ação pedagógica: as situações de atenção pessoal; e a mediação em descobertas e investigações dos bebês. A análise reitera discussões inerentes ao cotidiano da creche, mas também impele a ética que vigora na sensibilidade do laço social e nas políticas de cuidado.<hr/>Abstract This article emerged as a continuation of doctoral research on the theme of building more inclusive contexts in early childhood education, focusing on the education of children with disabilities. It is based on studies that support participatory pedagogies, as well as an inclusive perspective, in the composition of its theoretical framework, to weave an articulation with the ethics of care in teaching. Based on the narratives of educators, this is a brief exploratory study of praxeological inspiration, with the aim of generating reflections on the care and participation of babies with disabilities in daycare centers. As sources for data production, semi-structured interviews and appreciation of records were carried out. The categories of analysis were defined based on two axes that organize the pedagogical action: situations of personal attention; and mediation in situations of investigation and discovery of babies. The analysis reiterates discussions inherent to the day-to-day life of the daycare center, but also drives the ethics that prevail in the sensitivity of the social bond and in care policies.<hr/>Resumen Este artículo surgió como continuación de una investigación doctoral sobre el tema de la construcción de contextos más inclusivos, con foco en la educación de niños con discapacidad. Se fundamenta en estudios que sustentan pedagogias participativas, así como una perspectiva inclusiva, en la composición de su marco teórico, para tejer una articulación con la ética del cuidado. A partir de narrativas de educadores, se trata de un breve estudio exploratorio de inspiración praxeológica, con el objetivo de generar reflexiones sobre el cuidado y la participación de los bebés con discapacidad en las guarderías. Como fuentes para la producción de datos se realizaron entrevistas semiestructuradas y apreciación de los registros. Las categorías de análisis se definieron con base en dos ejes que organizan la acción pedagógica: situaciones de atención personal; y mediación en situaciones de investigación y descubrimiento de bebés. El análisis reitera discusiones inherentes al día a día de la guardería, pero también impulsa la ética que prevalece en la sensibilidad del vínculo social y en las políticas de cuidado. <![CDATA[Saberes, infâncias y educación indígena: contribuciones para una práctica pedagógica viva con niñas y niños pequeños en la primera infancia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822025000100235&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo pretende refletir sobre as contribuições dos saberes e educação indígenas para a educação de crianças bem pequenas em contextos de creche. Os fundamentos das considerações apresentadas se ancoram na tecitura oriunda de estudos teóricos e da experiência de uma professora durante o desenvolvimento de um projeto pedagógico com ênfase nas culturas indígenas, em uma creche pública soteropolitana. Ao longo desse percurso, a professora identificou elementos recorrentes nos processos educacionais de crianças indígenas. Com base nessa constatação e no aprofundamento de suas pesquisas, sistematizou quatro princípios que orientaram sua prática pedagógica junto às crianças: liberdade e confiança; in-corporar a vida; espiral de saberes; e ser natureza. Esses princípios, fundamentados nos saberes e educação indígenas, mostraram-se alinhados às necessidades educativas de crianças bem pequenas, inspirando práticas significativas de cuidado e educação. Além disso, este trabalho evidenciou que a ação pedagógica permeada pelos saberes indígenas tem o potencial de enriquecer os processos educacionais em contextos de creche ao propiciar também o alargamento dos padrões de referências estéticas e culturais das crianças. Dessa forma, tende a contribuir com o rompimento de esteriótipos acerca dos povos indígenas e valorização da diversidade.<hr/>Abstract This article aims to reflect on the contributions of indigenous knowledge and education to the education of very young children in daycare contexts. The foundations of the considerations presented are anchored in the fabric derived from theoretical studies and the experience of a teacher during the development of a pedagogical project focused on indigenous cultures in a public daycare in Salvador. Throughout this process, the teacher identified recurring elements in the educational processes of indigenous children. Based on this observation and the deepening of her research, she systematized four principles that guided her pedagogical practice with the children: freedom and trust; incorporating life; spiral of knowledge; and being nature. These principles, grounded in indigenous knowledge and education, aligned with the educational needs of very young children, inspiring meaningful practices of care and education. Furthermore, this work highlighted that pedagogical actions informed by indigenous knowledge have the potential to enrich educational processes in daycare settings by also expanding the aesthetic and cultural reference patterns of children. In this way, it tends to contribute to breaking stereotypes about indigenous peoples and valuing diversity.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre las contribuciones de los saberes y la educación indígenas a la educación de niños pequeños en contextos de guardería. Los fundamentos de las consideraciones presentadas se basan en el tejido derivado de estudios teóricos y de la experiencia de una profesora durante el desarrollo de un proyecto pedagógico centrado en las culturas indígenas, en una guardería pública en Salvador. A lo largo de este proceso, la profesora identificó elementos recurrentes en los procesos educativos de niños indígenas. Con base en esta observación y el profundización de sus investigaciones, sistematizó cuatro princípios que orientaron su práctica pedagógica con los niños: libertad y confianza; incorporar la vida; espiral de saberes; y ser naturaleza. Estos principios, fundamentados en los saberes y la educación indígenas, se alinearon con las necesidades educativas de los niños pequeños, inspirando prácticas significativas de cuidado y educación. Además, este trabajo destacó que la acción pedagógica impregnada de saberes indígenas tiene el potencial de enriquecer los procesos educativos en contextos de guardería, al mismo tiempo que amplía los patrones de referencia estéticos y culturales de los niños. De esta manera, contribuye a romper los estereotipos sobre los pueblos indígenas y a valorar la diversidad. <![CDATA[Educación Infantil, enseñanza y bebés: conceptos y prácticas en debate en la formación de la Educación Superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822025000100261&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo, apresentamos reflexões acerca da constituição de uma disciplina optativa do curso de Pedagogia, oferecida também na modalidade de extensão voltada à docência para e com bebês, no contexto de uma universidade pública federal. Tomando as categorias relações, gesto pedagógico e educação da atenção, o trabalho partilha princípios assumidos na construção de percurso formativo de professoras(es) de bebês e graduandas(os) do Ensino Superior. Reunir formação inicial e continuada no mesmo espaço e tempo tem sido uma aposta relevante da disciplina-curso. Por meio das propostas e temáticas desenvolvidas, professoras(es) e demais profissionais que trabalham em creche tecem um espaço de compartilhamento entre si que, por sua vez, afeta e mobiliza graduandas(os) em formação inicial, em um encontro que produz tanto diálogos sensíveis quanto tensões. A relevância desse processo tem consistido em fazer do diálogo uma proposta crítico-reflexiva da prática docente, bem como tornar viva e humanizada a teoria discutida, fazendo deste um percurso que vem se configurando como pesquisa-formação na Educação Superior, por meio da construção de sentidos partilhados, traduzindo-se como resposta responsável para si mesmo e o trabalho com os bebês.<hr/>Abstract In this article we present reflections on the creation of an optional subject in the Pedagogy course, also offered as an extension course focused on teaching for and with babies, in the context of a federal public university. Taking the categories of relationships, pedagogical gesture and attention education, the work shares principles adopted in the construction of the training path for baby teachers and higher education graduates. Bringing together initial and continuing training in the same space and time has been a relevant focus of the course discipline. Through the proposals and themes developed, teachers and other professionals who work in daycare create a space for sharing among themselves which, in turn, affects and mobilizes undergraduates in initial training, in a meeting that produces both sensitive dialogues and tensions. The relevance of this process has consisted in making dialogue a critical-reflexive proposal for teaching practice, as well as making the theory discussed alive and humanized, making this a path that has been configured as research-training in Higher Education, through the construction of shared meanings, translating into a responsible response to oneself and work with babies.<hr/>Resumen En este artículo presentamos reflexiones sobre la creación de una asignatura optativa en la carrera de Pedagogia, ofrecida también como extensión enfocada a la enseñanza para y con bebés, en el contexto de una universidad pública federal. Tomando las categorías de relaciones, gesto pedagógico y educación de la atención, el trabajo comparte principios adoptados en la construcción del camino de formación de baby docentes y graduados de educación superior. Reunir la formación inicial y continua en un mismo espacio y tiempo ha sido un foco relevante de la disciplina del curso. A través de las propuestas y temáticas desarrolladas, profesores y otros profesionales que actúan en la guardería crean un espacio de intercambio entre ellos que, a su vez, afecta y moviliza a los estudiantes en formación inicial, en un encuentro que produce diálogos sensibles y tensiones. La relevancia de este proceso ha consistido en hacer del diálogo una propuesta crítico-reflexiva para la práctica docente, así como hacer viva y humanizada la teoría discutida, haciendo de este un camino que se ha configurado como investigación-formación en la Educación Superior, a través de la construcción de significados compartidos, traduciéndose en una respuesta responsable hacia uno mismo y el trabajo con los bebés. <![CDATA[Trayectorias y memorias: narrativa de una mujer negra chimarrona transmitida por um canon rítmico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822025000100275&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo é um recorte baseado em reflexões feitas no Programa de doutorado em Processos e Manifestações Culturais – Universidade Feevale, e trata da narrativa de uma mulher negra: Trajetórias e memórias de Xixica, moradora do Quilombo Paredão Baixo, em Taquara, RS. A História Oral e a etnografia constituem o percurso metodológico, o que possibilitou compreender como a construção da narrativa foi sendo tecida por diferentes aspectos da vida desta mulher, trazendo à memória uma cantiga de roda, cantada por sua mãe, ao lembrar a perda de um filho. Nessa perspectiva, o texto aborda, também, algumas discussões sobre cantiga de roda a partir de seus elementos, que vão desde sua estruturação (roda, instrumentação, palavras, canto, o lúdico) até questões que dizem respeito ao contexto sócio-histórico e cultural. A cantiga de roda que surgiu em meio à narrativa de Xixica perpassou a memória, o que lhe permitiu fazer um percurso que traz a sua trajetória, a de sua família e a da comunidade quilombola. Possibilitou, ainda, ver como realidades do ontem se encontram imbricadas nessa narrativa, que, entre várias formas de como Xixica falou de si e de seu entorno sociocultural, abrem espaço para reflexões/transformações que podem auxiliar não apenas a cantar, tocar um instrumento musical e expressar o corpo através da dança, mas também que as memórias desses gestos musicais sejam igualmente convergidas para ações que proporcionem a busca por condições de vida mais dignas.<hr/>Abstract This paper is based on reflections made in the Doctorate Program in Cultural Processes and Manifestations – Feevale University/RS and addresses the narrative of a black woman: Trajectories and memories of Xixica, a resident of the Paredão Baixo Quilombo, in Taquara, RS. Oral history and ethnography constitute the methodological approach, which enabled the understanding of how the construction of a narrative was woven through different aspects of this woman’s life, remembering a circle dance song sung by her mother when remembering the loss of a son. From this perspective, the text also discusses some of the elements of a circle dance song, ranging from its structure (circle dance, instrumentation, words, singing, playfulness) to issues relating to the socio-historical and cultural context. The circle dance song that emerged amid Xixica’s narrative transcended memory, allowing her to bring to light her trajectory, that of her family, and that of the quilombola community. It also made it possible to see how yesterday’s realities are interwoven in this narrative, which, among the various ways in which Xixica spoke about herself and her socio-cultural surroundings, opens up space for reflections/transformations that can enable not only singing, playing a musical instrument and expressing the body through dance, but also the memories of these musical gestures to also converge into actions that offer a search for more dignified living conditions.<hr/>Resumen El artículo parte de las reflexiones construídas en el Programa de master – doctorado en proceso y manifestaciones culturales– Universidade Feevale/RS y trata de la narrativa de una mujer negra: Trayectorias y memorias de Xixica, residente de Quilombo Paredão Baixo, Taquara, RS. La Historia Oral y la etnografia constituye el trayecto metodológico, que posibilitó entender como la construcción de la narrativa fue siendo tejida por diferentes aspectos de la vida de esta mujer, trayendo a memoria un canon rítmico, cantado por su madre, al recordar la perdida de un hijo. En esa perspectiva, el texto aborda, también, algunas discusiones sobre el canon rítmico a partir de sus elementos que van desde su estructuración (rueda, instrumentación, palabras, canto, o lúdico) hasta cuestiones que dicen respecto al contexto socio-histórico y cultural. El Canon rítmico que surgió en medio de la narrativa de Xixica pasó la memoria, el que le permitió hacer un trayecto que trae a su trayectoria, de su familia y de la comunidad chimarrona. Posibilitó, aún, ver como las realidades de ayer se encuentran imbricadas en esa narrativa, que, de entre varias formas de como Xixica habló de si y de su entorno sociocultural, abren espacio para reflexiones/transformaciones que pueden posibilitar no sólo cantar, tocar un instrumento musical y expresar el cuerpo a través de la danza, pero también que las memorias de esas expresiones musicales, puedan igualmente juntarse para las acciones que proporcionen la busca por condiciones de vida más dignas. <![CDATA[Capoeira y enseñanza del arte: narrativas y experiências para la Educación de las Relaciones Étnico-raciales en la escuela]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822025000100295&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este relato de experiência mobiliza a capoeira em atravessamento às linguagens artísticas que compõem o currículo de arte, sendo elas: a música, a dança, o teatro, as artes visuais e artes integradas. Trata-se de um recorte da pesquisa de doutorado, em andamento, realizada numa escola pública da Rede Municipal de Ensino, no interior paulista, com estudantes do ensino fundamental II, anos finais da educação básica, apoiando-se nos estudos descoloniais inclusivos e na pesquisaformação narrativa (auto)biográfica. Conclui-se, provisoriamente, que o currículo como um relevante território formativo de disputa, ainda fortemente colonial e eurocentrado, pode ser tensionado a partir das práticas culturais afrobrasileiras e suas epistemes, contribuindo com o fortalecimento da Lei 10.639/2003. Nesse estudo, a capoeira, aliada à experiência docente, permite problematizar o racismo e outros aspectos subalternizantes da colonialidade, relevantes para uma educação descolonizadora e inclusiva, de modo a garantir os direitos constitucionais de todes.<hr/>Abstract This experience report mobilizes capoeira across the art curriculum, dialoguing with the respective artistic languages: music, dance, theater, visual arts and integrated arts. This is an excerpt from ongoing doctoral research, carried out in a public school in the Municipal Education Network, in the interior of São Paulo, with students from elementary school II, the final years of basic education, based on inclusive decolonial studies and research (auto)biographical narrative formation. It provisionally concludes that the curriculum as a relevant formative territory of dispute, still strongly colonial and Eurocentric, can be tensioned based on Afro-Brazilian cultural practices and their epistemes, contributing to the strengthening of Law 10.639/2003. In this study, capoeira combined with teaching experience allows us to problematize racism and other subordinate aspects of coloniality, relevant to a decolonizing and inclusive education, in order to guarantee the constitutional rights of all.<hr/>Resumen Este relato de experiencia moviliza la capoeira en el curriculum artístico, dialogando con los respectivos lenguajes artísticos: música, danza, teatro, artes visuales y artes integradas. Este es un extracto de una investigación de doctorado en curso, realizada en una escuela pública de la Red Municipal de Educación, en el interior de São Paulo, con estudiantes de la escuela primaria II, los últimos años de la educación básica, a partir de estudios descoloniales inclusivos e investigación-formación narrativa (auto)biográfica. Se concluye provisionalmente que el currículum como territorio formativo relevante en disputa, todavía fuertemente colonial y eurocéntrico, puede ser tensionado a partir de las prácticas culturales afrobrasileñas y sus epistemes, contribuyendo al fortalecimiento de la Ley 10.639/2003. En este estudio, la capoeira combinada con la experiencia docente nos permite problematizar el racismo y otros aspectos subordinados de la colonialidad, relevantes para una educación descolonizadora e inclusiva, con el fin de garantizar los derechos constitucionales de todos.