Scielo RSS <![CDATA[Educação & Formação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2448-358320240001&lang=es vol. 9 num. lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Prácticas pedagógicas para la enseñanza de las ciencias en la educación rural: una revisión de la literatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100200&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo aborda a concepção de práticas educativas para o Ensino de Ciências na Educação do Campo. O objetivo central foi realizar uma revisão de literatura em periódicos nacionais sobre a concepção de práticas pedagógicas voltadas para o ensino de Ciências na Educação do Campo. Fundamentado em autores como: Arroyo (2006), Caldart (2012), Freire (1997, 2011), Souza (2012), Augusto e Mendes (2022), a pesquisa qualitativa exploratória baseou-se na análise de seis artigos (2 na Scielo e 4 na Revista Brasileira de Educação do Campo) publicados entre 2018 e 2023. A Educação do Campo, com suas especificidades e desafios, destaca-se pela necessidade de contextualização e interdisciplinaridade no ensino de Ciências. A conclusão aponta para existência de desafios a serem superados e a importância incontestável da continuidade de pesquisas na área, ressaltando a complexidade da modalidade educacional e a necessidade de abordagens específicas para promover uma educação de qualidade no campo.<hr/>Resumen Este estudio aborda el diseño de prácticas educativas para la Enseñanza de las Ciencias en la Educación Rural. El objetivo central fue realizar una revisión bibliográfica en revistas nacionales sobre el diseño de prácticas pedagógicas orientadas a la enseñanza de las Ciencias en la Educación Rural. Con base en autores como: Arroyo (2006), Caldart (2012), Freire (1997, 2011), Souza (2012), Augusto y Mendes (2022), la investigación cualitativa exploratoria se basó en el análisis de seis artículos (2 en Scielo y 4 en la Revista Brasileira de Educação do Campo) publicados entre 2018 y 2023. La Educación Rural, con sus especificidades y desafíos, se destaca por la necesidad de contextualización e interdisciplinariedad en la enseñanza de las Ciencias. La conclusión apunta a la existencia de desafíos por superar y la innegable importancia de continuar la investigación en el área, destacando la complejidad de la modalidad educativa y la necesidad de enfoques específicos para promover una educación de calidad en el campo.<hr/>Abstract This study addresses the design of educational practices for Science Teaching in Rural Education. The central objective was to carry out a literature review in national journals on the design of pedagogical practices aimed at teaching Science in Rural Education. Based on authors such as: Arroyo (2006), Caldart (2012), Freire (1997, 2011), Souza (2012), Augusto and Mendes (2022), the exploratory qualitative research was based on the analysis of six articles (2 in Scielo and 4 in the Revista Brasileira de Educação do Campo) published between 2018 and 2023. Rural Education, with its specificities and challenges, stands out for the need for contextualization and interdisciplinarity in Science teaching. The conclusion points to the existence of challenges to be overcome and the undeniable importance of continuing research in the area, highlighting the complexity of the educational modality and the need for specific approaches to promote quality education in the field.