Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320090002&lang=pt vol. 34 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Por que governamentalidade e educação?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[La gubernamentalidad en los cursos del profesor Foucault]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabajo se propone mostrar: 1) Que la gubernamentalidad es una noción metodológica elaborada por Foucault como parte de las necesidades de su actividad de enseñanza e investigación. 2) Que investigación y enseñanza aparecen como dos elementos indisociables en el intento de pensar de otro modo, tarea que el profesor Foucault se propuso en sus cursos. 3) Que tal noción metodológica llevó a Foucault a realizar un triple desplazamiento en su trabajo de investigación y, por tanto, en su pensamiento; triple desplazamiento que marcará el paso de la problematización de las relaciones saber/poder hacia la problematización de las relaciones gobierno/verdad; triple desplazamiento que, finalmente, constituye un ejercicio filosófico al modo antiguo, es decir, al modo de un ejercicio espiritual.<hr/>This work proposes to show that: 1) the governmentality is a methodological notion prepared by Foucault by the needs of his activity of teaching and research. 2) Research and teaching appear as two elements inseparables in the attempt to produce other way of thinking, task that the teacher Foucault proposed to himself in his courses. 3) Such a methodological notion led Foucault to realizing a triple displacement in his work research and, therefore, in his thought; triple displacement that will mark the movement from the problematisation of the relations knownledge / power to the problematisation of the relations government / truth; triple displacement that, finally, constitutes a philosophical exercise to the ancient way, that is to say, like a spiritual exercise. <![CDATA[Governamentalidade como ferramenta conceitual na pesquisa de políticas educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata da governamentalidade, como ferramenta conceitual, na pesquisa em Ciências Humanas; particularmente, em estudos sobre políticas educacionais. Examinam-se as principais definições de governamentalidade apresentada por Foucault (1991). Argumento que a governamentalidade não constitui um enquadramento teórico fechado, mas é operacionalizada como ferramenta analítica genérica. A percepção desigual de governamentalidade nos estudos educacionais é discutida na segunda parte do ensaio. Há uma clara lacuna no estudo das políticas educacionais em contextos não-liberais na perspectiva da governamentalidade. Usando a pesquisa de Tikly (2003), aplico o conceito de “governamentalidade emergente” para uma compreensão da elaboração de políticas, como tecnologias de governo na Ucrânia pós-comunista. As possibilidades e as limitações desta tentativa teórica são discutidas na parte final do ensaio.<hr/>This paper analyses governmentality as a conceptual tool in social science research; in particular, in education policy studies. I examine the main definitions of governmentality put by Foucault (1991). I argue that governmentality does not constitute a closed theoretical framework, but rather is operationalised as a generic analytical tool. The uneven perception of governmentality in education studies is discussed in the second part of the paper. There is a clear gap in the studies of education policy in illiberal contexts through the perspective of governmentality. Taking Tikly’s (2003) research as a point of reference for my study in progress, I attempt to apply the concept of “emerging governmentality” to an understanding of policy-making, as technologies of government, in post-communist Ukraine. The possibilities and limitations of this theoretical Endeavour are discussed in the final part of the paper. <![CDATA[Processos de governamentalização e a atualidade educacional: a liberdade como eixo problematizador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo propõe uma atenção analítica, no domínio da pesquisa educacional, aos processos de governamentalização em curso na atualidade escolar, apontando para as relações simultâneas e indissociáveis entre poder e liberdade, na acepção foucaultiana. Por meio de quatro pesquisas levadas a cabo junto à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, analisa-se a articulação entre as tecnologias de si e determinados acontecimentos escolares cotidianos. O foco teórico-metodológico volta-se, portanto, à problematização das estratégias de governo da alma tanto discente quanto docente, as quais atuariam, sobretudo, por meio da convocação psicologizante ao exercício de uma liberdade intimizada e autorregulatória por parte dos sujeitos escolares.<hr/>This article proposes an analytical attention, in the domain of educational research, to the processes of governamentalization that take place in school practices nowadays, pointing out to the simultaneous and inseparable relationship between power and freedom in the foucaultian approach. Presenting four studies carried out at the School of Education of University of São Paulo, it examines the articulation between the technologies of the self and certain everyday school events. The theoretical and methodological approach focuses, therefore, the problematization of the strategies of students and teachers government of the soul, which work mainly by the psychologizating convocation towards a practice of an intimate and selfregulatory freedom by school subjects. <![CDATA[Sociedade da aprendizagem, cosmopolitismo, saúde pública e prevenção à criminalidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A sociedade da aprendizagem é um conceito que expressa princípios de uma Humanidade universal e de uma promessa de progresso que parece transcender à idéia de Nação. Este artigo indica como essa sociedade é governada em nome de um sujeito cosmopolita ideal que, a despeito de suas pretensões universalistas, incorpora modos particulares de inclusão e de exclusão. Isso se deve à inscrição de distinções e de diferenciações entre as características daqueles que incorporam uma razão cosmopolita e aqueles que não incorporam os princípios de civilidade e de normalidade desse cosmopolitismo. Ao mapear a circulação da noção de sociedade da aprendizagem, no âmbito do sistema de saúde e da justiça criminal suecas e nas reformas escolares suecas e americanas, examina-se o modo de vida do cidadão dessa sociedade: o aprendente, representante de um cosmopolitismo inacabado.<hr/>The learning society expresses principles of a universal humanity and a promise of progress that seem to transcend the nation. The paper indicates how this society is governed in the name of a cosmopolitan ideal that despite its universal pretensions embodies particular inclusions and exclusions. These occur through inscribing distinctions and differentiations between the characteristics of those who embody a cosmopolitan reason that brings social progress and personal fulfilment and those who do not embody the cosmopolitan principles of civility and normalcy. Mapping the circulation of the notion of the learning society in arenas of Swedish health and criminal justice, and Swedish and US school reforms is to examine the mode of life of the citizen of this society: the learner, as a representative of the unfinished cosmopolitanism. <![CDATA[A governamentalidade e a história da escola moderna: outras conexões investigativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do conceito foucaultiano de governamentalidade, faz-se a defesa de um quadro analítico e de uma heurística que nos permitam devolver a ocultada evidência de que o projecto de uma escola para todos corresponde ao aprofundamento histórico do esforço do Estado-nação para a expansão ilimitada dos instrumentos e dos mecanismos de controle social. Nesses termos, tanto o figurino institucional quanto as categorias identitárias que a instituição escolar pôs a circular, desde finais do século XIX, são produtos e instrumentos de um estilo liberal de governo das populações que não tem cessado de fundir a dimensão política com a ética. Uma analítica desses regimes de governamentalidades múltiplas levar-nos-á a formular novas perguntas e a ousar outras narrativas historiográficas em torno da instituição escolar e dos seus habitantes.<hr/>From the foucaultian concept of governmentality, this paper make the defense of an analytical frame and of a heuristic that show the immanence between the project of schooling for all and the social system, as an effort of the Modern State to expand the mechanisms of control. Foucault allows the association of the politic domain, the authority and the behaviour of the citizens. The schooling institutional model and identity categories, since the eighteenth century, are products and instruments of a liberal style of government, in which the politic and ethic dimensions are tied. An analytics of these multiple governmentalities opens new questions and others historic narratives about the school and its inhabitants. <![CDATA[Governo dos corpos e escola contemporânea: pedagogia do fitness]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo investiga o novo papel da instituição escolar à luz dos conceitos foucaultianos de biopolítica e de governamentalidade e da noção deleuziana de sociedade de controle. Analisamos a escola moderna como instituição disciplinar privilegiada e discutimos sua crise contemporânea, recorrendo à noção de pedagogia do controle, com a qual avaliamos as recentes reformas educacionais que começaram a redefinir o papel da escola no presente. Finalmente, abordamos o fenômeno recentíssimo da pedagogia do fitness, noção com a qual procuramos pensar a importância da escola na aplicação das políticas públicas, as quais visam a produzir um corpo magro e saudável no contexto do combate à obesidade infantil.<hr/>The article investigates the school’s contemporary new role under the light of Foucaultian concepts such as biopolitcs and governamentality, and the Deleuzian notion of control society. We analyze modern school as a privileged disciplinary institution and its contemporary crisis is focalized by the notion of control pedagogy, with which we evaluate recent educational reforms that have started shaping the school’s new role in the present. Finally, we approach a very recent phenomenon that we title as ‘fitness pedagogy’, in order to enlighten the school’s new role in the application of public policies which aim at producing a thin and healthy body in the context of fighting infantile obesity. <![CDATA[O numerável, o mensurável e o auditável: estatística como tecnologia para governar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem por objetivo analisar a relação entre o saber estatístico e a governamentalidade. Na primeira seção, destacamos aspectos históricos das práticas sociais na constituição da estatística como saber do Estado. Na segunda seção, mostramos como, na governamentalidade neoliberal contemporânea, a estatística torna-se uma tecnologia de governo para gerenciar áreas de risco social. Para isso, analisamos um programa de redução do analfabetismo no Brasil, mostrando, por um lado, os usos que o programa faz do saber estatístico para a gestão do risco social; por outro, como os números operam para tornar o programa auditável, ou seja, para manter sua credibilidade na aferição do investimento financeiro na diminuição do analfabetismo.<hr/>This article aims at analyzing the relationship between statistical knowledge and governmentality. In the first section, we have highlighted historical aspects of social practices in the constitution of statistics as a State knowledge. In the second section, we have shown how statistics has become a governing technology in the contemporary neo-liberal governmentality to manage areas of social risk. We have analyzed a program intended to reduce illiteracy in Brazil, showing, on the one hand, the uses of statistics knowledge in the program for managing the social risk, and, on the other hand, how numbers have operated to make the program auditable, that is, to keep its credibility when assessing the financial investment by means of the reduction in illiteracy. <![CDATA[Políticas de inclusão e governamentalidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da análise de políticas de assistência e de educação, o artigo problematiza a exclusão via políticas de inclusão social. Para tanto, desenvolve conceitos como os de inclusão, de exclusão, de norma, de normalização e de governamentalidade. Articuladas a tais conceitos, são trazidas tecnologias de governamento e de dominação em operação na educação dos indivíduos, a fim de sustentar o argumento de que a inclusão e a exclusão são invenções constituídas também no jogo econômico de um Estado neoliberal. Afirma-se que a promessa da mudança de status dentro de uma rede de consumo que chega àquele que vive em condições de pobreza absoluta, articulada ao desejo de mudança de condição de vida, são fontes que mantêm o Estado na parceria com o mercado e que mantêm a inclusão como um imperativo do próprio neoliberalismo.<hr/>From the analysis of the assistance and educational policies, this paper discusses exclusion by the way of the social inclusion policies. Some concepts such inclusion, exclusion, norm, normalization and governmentality are considered. Bonded to these concepts, the technologies of government and domination present in education contribute to our understanding about inclusion and exclusion as inventions in support of the economic games in the neoliberal States. The promise of changes to those who live in absolute poverty, in articulation with the will for a new life, maintains the Modern States in close relationship with the market. The inclusion policies are an imperative to the maintenance of neoliberalism. <![CDATA[Governamentalidade neoliberal, teoria do capital humano e empreendedorismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Trabalhando no horizonte do estabelecimento de virtuais conexões entre governamentalidade neoliberal e educação, o presente artigo busca problematizar a propagação, os desdobramentos e os efeitos da teoria do capital Humano (Escola de Chicago) no campo educacional, através do que chamamos de cultura do empreendedorismo. Por outro lado, procura salientar como essa cultura do empreendedorismo está diretamente relacionada a uma redução e a um empobrecimento de nossas relações de sociabilidade e dos processos de ensino e aprendizagem.<hr/>Inspired by Michel Foucault’s thoughts and working in the perspective of the establishment of virtual connections between neoliberal governmentality and education, this article seeks to question the propagation, the enfoldments, and the effects of the theory of the Human Capital (Chicago School) in the educational field, through what is called “culture of entrepreneurship”. On the other hand, it intends to emphasize how this “culture of entrepreneurship” is directly related to a reduction and an impoverishment of our relations of sociability as well as the processes of teaching and learning. <![CDATA[Modernidade líquida, capitalismo cognitivo e educação contemporânea]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é mostrar algumas transformações recentes do neoliberalismo e da racionalidade governamental, para pensar possíveis articulações de tais mudanças com o campo da Educação. A partir dos conceitos de Modernidade sólida e Modernidade líquida, são apresentados alguns deslocamentos da racionalidade governamental liberal em direção à constituição de uma governamentalidade neoliberal. Incorporam-se contribuições de autores que podem acrescentar novas ferramentas para o campo dos Estudos Foucaultianos, a fim de descrever e de problematizar as mudanças de ênfases em algumas das atuais práticas sociais. Na moldura desse quadro teórico, são feitos três comentários que sinalizam a potencialidade de tais ferramentas para a pesquisa educacional.<hr/>This paper discusses some recent transformations in neoliberalism and governmental rationality, to consider possible articulations of these changes with Education. From the concepts of solid modernity and liquid modernity are presented some displacements of liberal governmental rationality towards the constitution of a neoliberal governmentality. Several authors bring new tools to the Foucaultian Studies, with wich are described and discussed the changes of emphasis on some of the social practices. Into this theoretical frame, three comments indicate the potentiality of such tools for educational research. <![CDATA[Cinema e imaginário infantil: a mediação entre o visível e o invisível]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto analisa a relação entre cinema e criança a partir de alguns entendimentos teórico-conceituais sobre o cinema como arte, indústria, dispositivo e linguagem. Da relação entre cinema e imaginação, busca-se entender como os diferentes modos de ver filmes atuam na construção do imaginário infantil para compreender as representações que as crianças têm da experiência com o cinema. Considerando que a pesquisa com crianças pode ser uma forma de compreender criticamente a produção cultural de nossa época, o texto apresenta aspectos de uma pesquisa empírica realizada com crianças em diferentes contextos socioculturais e sugere algumas possibilidades de mediação para pensar o cinema no contexto da educação.<hr/>This paper analyzes the relationship between cinema and children, from some theoretical-conceptual views of the cinema as an art, industry, mechanism and language. As for the relationship between cinema and imagination, the understanding of how the different ways of seeing movies act in the construction of the children’s imaginary is saught, as a way to comprehend the representations that children make of their experience with the cinema. Considering that researching with children can be a way of critically understanding the current cultural production, this text presents aspects of an empirical research carried out with children from different socio-cultural contexts, and proposes some possibilities of mediation between cinema and education. <![CDATA[Memórias escolares: sem ressentimentos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho convida a pensar - de um outro modo - as memórias escolares que uma parte considerável da literatura ajudou a cristalizar no ideário pedagógico moderno e contemporâneo. Não são incomuns imagens que reeditam, para os autores artistas que a compõem, uma experiência escolar dolorosa, descrita sob o signo da mágoa, sombra permanente sobre as instituições de ensino situadas num passado que não se quer repetir. Mas, seriam tais imagens, de fato, tão unânimes quando se trata, em linguagem literária, de escrever sobre a escola e, o ressentimento, a categoria central para lembrar esse tempo? Não é o que a obra Balão Cativo, do memorialista brasileiro Nava (1903-1984), evoca: negando-se ao cultivo do ressentimento, o autor nos dá a conhecer o seu tempo de escola pela via do humor, do perdão e de um delicado sentimento de gratidão.<hr/>The present paper invites you to think - in another manner - about the schooling memories which part of the literature has helped to crystallize in the modern and contemporary pedagogical ideary. It is not an uncommon practice to reedit images to the authors, the artists that compose it, a painful scholar experience described by the signs of sorrow. A permanent shadow related to the educational institution situated in a past that is not willing to be repeated. But, would such images actually be so unanimous when it comes to literary language in writing about the school, and would the resentment be the main category to remind this period? This is not what the masterpiece called Balão Cativo written by the Brazilian memorialist Pedro Nava (1903-1984) evokes: it denies the cultivation of resentment; the author presents us his schooling period with humor, forgiveness and a delicate feeling of gratitude. <![CDATA[O corpo-bagulho: ser velho na perspectiva das crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As crianças muito têm a dizer sobre a cultura societal na qual estão inseridas. Por meio de seus saberes, elas nos permitem conhecer não apenas seus hábitos, cotidianos e brincadeiras, mas, também, um amplo conjunto de conhecimentos sobre a sociedade em que vivem. Nesta pesquisa, um grupo de dezesseis meninos e meninas da periferia de Porto Alegre é chamado a colocar em relevo seus conhecimentos sobre a velhice, trazendo à tona, por meio de discussões realizadas em encontros de grupo focal, como o velho é concebido e representado na contemporaneidade. Os saberes das crianças fazem referência a um amplo currículo cultural que produz e legitima enunciados discursivos sobre o corpo que envelhece. Enunciados que, ao relacionarem o corpo-velho a determinados atributos, acabam por controlar seus modos de ser, de fazer e de viver.<hr/>Children have a lot to say about the social culture surrounding them. Through their background, children enable us discovering their habits, their day-to-day life, their games, as well as their wide knowledge on the society they live in. In this research, a group of sixteen boys and girls from the outskirts of Porto Alegre are called to show their knowledge regarding elderly. Throughout the discussions, which were carried out in focal group meetings, it is possible to realize how the elderly is conceived and represented in contemporaneous time. Therefore, children’s knowledge shows a wide cultural curriculum which produces and legitimates discursive statements on the aging body. Such statements relates the old-body to certain attributes and ultimately influence their way of being, acting and living. <![CDATA[Sobre a relação entre saberes e práticas corporais: notas para a investigação empírica do fracasso em aulas de educação física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abordamos a problemática da relação entre saber e práticas corporais, procurando localizá-la no trânsito entre aqueles que ensinam e aprendem nas aulas de Educação Física. Consideramos um conjunto de crenças e mal-estares das aulas de Educação Física, nas quais o fracasso aparece como protagonista. Isso nos conduz a perguntar o que limita o aprendizado dos alunos, desde questões técnicas até a busca de elementos objetivamente subjetivos. Circunscrevemos três registros da relação ensino-aprendizagem: saber/fazer, saber-sobre-o-saber/fazer (secundarização), contextualização histórica e cultural da prática corporal. Salientamos a importância do estudo de situações concretas que evidenciem as diferentes relações que os alunos estabelecem com a escola e os saberes.<hr/>We approached the issue of the relation between knowledge and body practices, trying to place it in the dynamic of teachers and school students of Physical Education. We considered faiths and indispositions, in which insuccess appears as protagonist. It indicates a question about the limits of learning, from technical issues to the search of objective subjective elements. We bounded three levels of relation between teaching and learning: knowing/doing, know-about-knowing/doing (secundarisation), historical and cultural context and body practices. We pointed out the importance of studying concrete situations that focus different relations established by students with the school and knowledge. <![CDATA[Currículo, desejo e experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432009000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Mesmo sendo um espaço disciplinar e classificador, por excelência, muitas coisas podem acontecer em um currículo, porque se trata de um artefato com muitas possibilidades de diálogos com a vida. Este artigo explora o conceito de desejo deleuze-guattariano para pensar o currículo-desejo. Opera com exemplos de vivências de práticas de reagrupamentos da escola e com cenas de um filme para explorar possibilidades e dificuldades do desejar no currículo. O argumento desenvolvido é o de que não há um método para fazer desejar em um currículo, mas é possível construir nos currículos encontros convenientes para fazer crescer a potência da vida. Para isso é necessário saber da potência e da dificuldade do desejo no currículo e divulgar nesse território uma multiplicidade de textos que talvez alguém consiga estabelecer um encontro e, então, fazer agenciamentos, expandir território, desejar e produzir experiência.<hr/>Even being a discipline and classifier space, par excellence, many things can happen in a curriculum because it is about a device with many possibilities of life dialogues. This article explores the concept of deleuze-guattariano desire to think the curriculum-desire. It operates with examples of regroupings experiences at school and with film scenes to explore possibilities and difficulties of desiring in the curriculum. The developed argument is that it doesn’t have a method to make to desire in a curriculum, but is possible to construct in the curriculums convenient meetings that make the life’s potency increase. For that it is necessary to know the potency and the difficulty of the desire in the curriculum and divulge in this territory a multiplicity of texts that somebody perhaps establish a meeting and, then, make agencies, expand territory, desire and produce experience.