Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820090003&lang=pt vol. 25 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Homenagem a Nilton Bueno Fischer]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A cultura da performatividade e a avaliação da pós-graduação em educação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo focaliza as condições em que se desenvolve a pesquisa no âmbito da pós-graduação stricto sensu no país, reportando-se particularmente às mudanças provocadas nos programas e nos docentes pela avaliação coordenada pela CAPES. Após uma breve apresentação do surgimento e dos recentes rumos da pós-graduação em educação no Brasil, associam-se princípios, procedimentos e efeitos da avaliação às características da cultura da performatividade, tal como concebida pelo pesquisador inglês Stephen Ball. Destaca-se a utilidade dessa categoria para a análise da avaliação em pauta. Nas considerações finais, compara-se o estudo de Ivor Goodson sobre reações de docentes a recentes reformas curriculares ao ambiente vivido hoje nos programas de pós-graduação, marcado pela cultura da performatividade. Cogita-se, ao final, da possibilidade de alternativas.<hr/>The article focuses on the conditions in which research in Higher Education is carried out in Brazil, at the level of Post Graduate Studies in our Universities. The main concern is the assessment process of the post graduate courses supervised by CAPES. After a brief presentation of the emergence and recent evolution of the country's Post Graduate Studies in Education, principles, procedures and effects of the evaluative process are related to a culture of performativity, as conceived by the British researcher Stephen Ball. It is argued that such category is helpful to the analysis of CAPES evaluation. In the final comments, the environment of Post Graduate courses, characterized by a culture of performativity, is compared to the way teachers have been reacting to and experiencing recent curricular reforms, according to Ivor Goodon’s recent research. Possible alternatives are then sought of. <![CDATA[Adolescências e identidades estéticas no cotidiano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata das transformações contemporâneas que vêm produzindo diferentes visões de importantes conceitos, entre os quais destaco os de cultura, consumo, estética, adolescência e arte. Faz-se a abordagem desses conceitos, relacionados entre si, tendo como centro da discussão o adolescente. O estudo procura trazer o cotidiano adolescente para o centro da cena, valorizando toda ação e fala como passíveis de investigação da adolescência, considerando a velocidade das mudanças que marcam o tempo e o espaço presentes. A investigação revelou um cotidiano no qual a adolescência é celebrada em nossa cultura, ao mesmo tempo em que é interpelada por uma sociedade fortemente voltada para o consumo, o que interfere na concepção de valores sociais e culturais, produzidos e reproduzidos constantemente.<hr/>This article deals with the contemporary transformations that have put forward different views of important concepts, of which we highlight those of culture, consumption, esthetics, adolescence and art. These concepts, related to one another, have been approached having the adolescent as the center of the discussion. The study attempts to bring the quotidian of the adolescent to the center of the scene, valuing every action and speech as a means to enable the investigation of adolescence, whereas considering the speed of the changes that mark the present time and space. The investigation has unveiled a quotidian in which adolescence is celebrated in our culture, at the same time influenced by a society strongly directed towards consumption, interfering in the conception of social and cultural values constantly produced and reproduced. <![CDATA[Navegar sem ler, ler sem navegar e outras combinações de habilidades do leitor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com base nos conceitos de letramento, sistema de mídia e mídias mosaiquicas e apoiado em uma concepção de hipertexto não exclusivamente digital, este trabalho mostra a relação de grupos de leitores com a leitura de jornais impressos e digitais. Este estudo de caso foi desenvolvido com alunos de uma instituição privada de ensino superior, em Belo Horizonte. Após a aplicação de questionários sobre hábitos e frequência de leitura de jornais, foram selecionados 23 alunos para fazer testes de navegação e leitura. Algumas habilidades de leitura foram medidas com base na matriz de Língua Portuguesa do Saeb. Com base nos resultados, faz-se a diferenciação entre habilidades de navegação e habilidades de leitura. Os resultados também sugerem certa assimetria entre navegação e leitura (compreensão), já que nem sempre os navegadores mais hábeis compreendem o que leem, assim como nem sempre aqueles que mostram dificuldades em navegar têm mau desempenho em leitura. Conclui-se que a leitura se constrói a partir de uma sobreposição complexa de habilidades. Embora seja importante que o leitor desenvolva letramentos vários, é possível apresentar habilidades assimétricas em relação a diferentes aspectos da leitura.<hr/>Based upon the concepts of literacy, media systems and mosaic media, supported by an off-line concept of hypertext, this work discusses the relationship established by readers groups with the reading of newspapers. This case study was carried out with undergraduates at a private school in Belo Horizonte. From questionnaire-generated reading profiles, a group of 23 students was selected to make tests on navigation and on reading. The sudents had to answer questions, which were proposed in accordance with Saeb exam reading abilities matrix. The results show that good navigators may be low proficient readers and good readers may be poor navigators. So, it was possible to conclude that reading depends upon the development of many other abilities, independently of the reading platform; that reading is built up from a complex superposition of abilities. <![CDATA[Mapas de um percurso construído por crianças de 8 anos: interações e aprendizagens lógico-espaciais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estudamos aprendizagens lógico-espaciais em atividades de construção de mapas realizadas por sete crianças de 8 anos, da segunda série de uma escola pública. Entre os teóricos que nortearam nossa investigação destacamos os da escola de Genebra (PIAGET; INHELDER,1947) e da escola russa (VYGOTSKY, 1989). Atividades lúdicas preparatórias envolveram representação de formas, montagem de quebra-cabeças, exploração de mapas, de plantas de imóveis, etc. A representação do caminho até a escola foi desenvolvida em três sessões. Crianças caminharam, discutindo e construindo individualmente um mapa. As ações foram filmadas. Após construção coletiva no quadro-negro, mediadas por educadores, os mapas individuais foram refeitos. As crianças desenvolveram capacidade notável de ler e representar mapas. A construção de conceitos espaciais e interações foram analisadas.<hr/>This paper studied logical-space learning through activities of map drawing by 7 eight-year-old children of a public school. Amongst the theoreticians who guided our inquiry we point out those of the Geneva school (PIAGET; INHELDER, 1947) and of the Russian school (VYGOTSKY, 1989). Preparatory playful activities involved the representation of forms, puzzle fitting, maps exploration and etc. The representation of the path to the school was developed in three sessions. The children walked, discussing and drawing their individual maps. All their actions were shot. After a collective construction on the blackboard, mediated by educators, the individual maps were remade. The children developed great ability to read and represent maps. Their awareness of spatial concepts and interactions were analyzed. <![CDATA[Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo toma as relações entre a política, o poder e a democracia na escola pública como objeto da investigação bibliográfica. Destacando os elementos que caracterizam a gestão escolar como fenômeno político e como lócus para os processos de disputas e de dominação, este trabalho coteja as características da democracia e aponta para um conceito de gestão escolar democrática como um processo que não se resume às tomadas de decisão e que é sustentado no diálogo e na alteridade, na participação ativa dos sujeitos do universo escolar, na construção coletiva de regras e procedimentos e na constituição de canais de comunicação, de sorte a ampliar o domínio das informações a todas as pessoas que atuam na/sobre a escola.<hr/>This bibliographical research studies the relations between politics, power and democracy in public schools. It highlights the elements which characterize school management as a political phenomenon and as the locus of dispute and dominating processes. The study also evaluates the characteristics of democracy, developing a concept of democratic school management, considering it as a dialogue-oriented process, through the active participation of those with school connections, through a collective construction of rules and procedures, and through the establishment of channels of communication with a view to broaden the information domain to those in the school universe. <![CDATA[Tendências da pesquisa em educação ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo toma as relações entre a política, o poder e a democracia na escola pública como objeto da investigação bibliográfica. Destacando os elementos que caracterizam a gestão escolar como fenômeno político e como lócus para os processos de disputas e de dominação, este trabalho coteja as características da democracia e aponta para um conceito de gestão escolar democrática como um processo que não se resume às tomadas de decisão e que é sustentado no diálogo e na alteridade, na participação ativa dos sujeitos do universo escolar, na construção coletiva de regras e procedimentos e na constituição de canais de comunicação, de sorte a ampliar o domínio das informações a todas as pessoas que atuam na/sobre a escola.<hr/>This bibliographical research studies the relations between politics, power and democracy in public schools. It highlights the elements which characterize school management as a political phenomenon and as the locus of dispute and dominating processes. The study also evaluates the characteristics of democracy, developing a concept of democratic school management, considering it as a dialogue-oriented process, through the active participation of those with school connections, through a collective construction of rules and procedures, and through the establishment of channels of communication with a view to broaden the information domain to those in the school universe. <![CDATA[Em resposta a “Isto não é bom o suficiente”: reflexões sobre a pesquisa em educação ambiental no Canadá em contextos de expansão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem o propósito de oferecer um panorama da pesquisa em Educação Ambiental, da perspectiva canadense, no contexto da América do Norte. Desse ponto de vista, procuro, embora de forma perigosa, representar alguns pesquisadores e educadores canadenses que trabalham com Educação Ambiental2 e que escrevem sobre suas atividades, especialmente aqueles que responderam ao meu pedido de ajuda para a articulação de ideias a respeito do que está acontecendo e do que podemos falar sobre direções e possibilidades para o futuro em relação às nossas investigações atuais. Reconheço minha posição relativamente privilegiada nesse processo e também as limitações desse tipo de representação. Aceitei então a responsabilidade de explorar territórios de investigação que, a meu ver, parecem capturar, embora com várias lacunas, algumas reflexões e ideias que têm sido produzidas recentemente entre pesquisadores canadenses. Reconhecendo o caráter oscilante dos discursos no legado histórico de questões conceitualmente controversas e direções variadas, tento simplesmente localizar trajetórias que sugerem lampejos e aberturas para pensar e debater o global e o local na pesquisa em Educação Ambiental, com base em minha perspectiva como pesquisador que vive e trabalha no contexto da educação e da Educação Ambiental canadenses.<hr/>The purpose of this paper is to provide an overview that traces a range of work on environmental education research from a Canadian perspective within a North American context. This viewpoint attempts dangerously to represent a number of explorations of Canadian environmental education researchers and practitioners , who write about their activities and, in particular, those who responded to my request for help in coming to articulate ideas about what is going on and what we may say about directions and possibilities for the future in respect of our current inquiries. I recognize my relatively privileged position within this process as well as the limitations of this form of representation. So, I have accepted the responsibility of exploring landscapes of inquiry that seem to me to capture, albeit with many gaps and missing intentions, some thoughts and ideas that have been produced recently amongst Canadian researchers. Recognizing the changing nature of the discourses amongst the legacy of history across conceptually contested points and varied directions, I attempt simply to locate trajectories that suggest possible insights and openings for thinking and debate on the global and local in environmental education research, from my perspective as a researcher living and working within Canadian education and environmental education. <![CDATA[Investigação em educação ambiental na América Latina: mapeando tendências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa a situação da pesquisa em Educação Ambiental na América Latina. Com destaque ao México e ao Brasil, também se mencionam descrições gerais da Colômbia, de Cuba, do Equador e da Venezuela. Apresentam-se os limitados avanços da pesquisa nessa área, marcada por um processo lento, com gradual posicionamento institucional acerca da Educação Ambiental regional. O surgimento da educação para o desenvolvimento sustentável, à exceção da Colômbia, não chegou a alterar esse processo, nem tampouco a criar novas e mais favoráveis condições de impulso à pesquisa numa perspectiva sociopolítica. Apesar disso, o artigo reporta avanços positivos em direção à pesquisa na Educação Ambiental, embora não se possam esperar resultados espetaculares a curto e médio prazos, a menos que se apresente uma mudança radical da atual situação, o que não se vislumbra neste momento.<hr/>This article aims at analyzing the current state of research in Environmental Education in Latin America. With emphasis on Mexico and Brazil, it also provides general descriptions of Colombia, Cuba, Ecuador and Venezuela. We present the limited research advances in this area, characterized by a slow process, with gradual institutional positioning on regional Environmental Education. The emergence of education for sustainable development, except the Colombian case, did not change this process, nor created new and more favorable conditions to boost researches into a socio-political perspective. Nevertheless, this article reports positive progress towards researches in Environmental Education. Yet, spectacular results for a short to medium term are not to be expected, unless a radical change can be brought about in the current situation, which is not currently expected. <![CDATA[Mapeamento de tendências na produção acadêmica sobre educação ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho procurou configurar o cenário das pesquisas apresentadas na área de Educação Ambiental - EA nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Anped, no período de 2003 a 2007, a partir da solicitação do grupo de EA da Anped (GT-22). Buscou-se, com isso, elucidar as tendências temáticas, teóricas e metodológicas na produção acadêmica sobre EA e compreender a diversidade que constitui esse campo de investigação e de ação pedagógica. Foram considerados 66 trabalhos apresentados nas cinco reuniões analisadas. Os resultados foram articulados considerando-se: evolução da temática; linha temporal associada à diversificação temática, teórica e metodológica; localização espacial; e articulação entre as áreas ambiental, de educação e de EA. Observa-se concentração da produção no eixo sul-sudeste do Brasil, predominância da abordagem socioambiental e de uma visão crítica da EA ao longo dos anos e ênfase na educação formal e no método qualitativo.<hr/>This paper was aimed at setting the stage research in Environmental Education - EE in the annual meetings of the National Association of Graduate Studies and Research in Education between 2003 and 2007, following requests from the area working group (WG-22). Our goal was to elucidate thematic, theoretical and methodological trends in academic research in EE, and to understand the diversity of this research field and pedagogical action. For the analysis we considered 66 papers presented in the five meetings. The results were articulated considering: thematic evolution; timeline regarding theme, theory and methodology diversification; spatial location; and the connections between environmental, educational and EE. It was evident a concentration of production in the southern and southeastern areas of Brazil, the prevalence of a socioenvironmental approach and a critical view of EE over the years, as well as the emphasis on formal education and qualitative methodology. <![CDATA[Tendências dos artigos apresentados nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Descreve e analisa as características e tendências dos 303 artigos apresentados nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) realizados nos anos de 2001, 2003, 2005 e 2007. A partir da leitura integral dos trabalhos, os artigos foram classificados segundo: autoria; instituição de origem; nível educacional; área de conhecimento; foco temático. Os resultados revelam: a) forte desequilíbrio inter-regional da produção, concentrada no eixo Sudeste-Sul (83%); b) predomínio de trabalhos vinculados às instituições promotoras dos Encontros - UNESP, USP e UFSCar; c) predomínio de estudos voltados para o ensino escolar - 77%; d) predomínio de investigações que mapeiam ou abordam as Características e Concepções de Indivíduos - 33%, os Fundamentos Teóricos e Curriculares - 29% ou Conteúdos e Métodos - 10%. O trabalho aponta elementos para reflexão sobre a pesquisa em Educação Ambiental no Brasil e sobre a potencialidade dos EPEAs para o desenvolvimento desse campo de pesquisa no país.<hr/>This paper aims at describing and analyzing the scientific production put forward in four Research Meetings about Environmental Education (EPEA) ran from 2001 to 2007. The 303 comprehensive works were studied on the following criteria: author; involved institution; educational level; knowledge area; thematic focus. The results show: a) strong inter-regional production imbalance, having the highest concentration in the Southeast-South region (83%); b) the authorship predominance from institutions promoting the Meetings - UNESP, USP and UFSCar; c) strong interest within formal school issues - 77%; d) predominance of researches which map and approach Citizens Characteristics and Conceptions - 33%, Theoretical and Curricular Foundation - 29%, Contents and Methods - 10%. The paper also presents important elements to reflect upon the research on Environmental Education and the potential of EPEAs for the development of this research field in the country. <![CDATA[Individuação, percepção, ambiente: Merleau-Ponty e Gilbert Simondon]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho trata da individuação e da percepção a partir de duas filosofias contemporâneas: os fundamentos fenomenológicos da percepção (Merleau-Ponty) e as relações entre percepção e individuação (Gilbert Simondon). Essas duas composições teóricas podem criar outros espaços de reflexão para as pesquisas em percepção ambiental. A percepção primordial, a importância da corporeidade como redescoberta do mundo vivido e a experiência estética que instaura os espaços de criação nas artes são categorias merleau-pontianas que permitem redimensionar os significados da relação humano-ambiente. O “diálogo” entre essas experiências de criação (discutidas por Merleau-Ponty) e os processos de individuação da/com a percepção (Simondon) pode suscitar novas abordagens de partida para estudos em percepção ambiental, inspirando novas possibilidades no domínio da Educação Ambiental.<hr/>This work deals with individuation and perception from two contemporary philosophies. Phenomenological foundations of perception (Merleau-Ponty) and the connections between perception and individuation (Gilbert Simondon). These two theoretical compositions may encourage reflections on researches into environmental perception. The primordial perception, the importance of corporeity as the rediscovery of a living world and the aesthetic experience that may restore spaces of creation in the arts are Merleau-Ponty’s categories which allow a re-evaluation of the human-environment relationship. The “dialog” between these creation experiences (Merleau-Ponty) and the processes of individuation of/with perception (Simondon) may suggest new approaches to studies in environmental perception, inspire new possibilities in environmental education. <![CDATA[Horizontes de diálogo em educação ambiental: contribuições de Milton Santos, Jean-Jacques Rousseau e Paulo Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Dialogando interdisciplinarmente com referenciais teóricos da Geografia, da Educação e da Filosofia, buscamos contribuir com os debates em torno da “Educação Ambiental”, propondo novas perspectivas de análise ancoradas no pensamento político e pedagógico de Milton Santos, Jean-Jacques Rousseau e Paulo Freire. Entendemos que, se o fator determinante para o esgotamento dos elementos vitais do meio geográfico e das condições de sustentabilidade da vida na terra é o resultado das relações estabelecidas entre os homens, em sistemas sociais culturalmente heterogêneos, precisamos modificar nossa perspectiva de análise diante dos problemas ambientais na educação. O foco passa a ser não mais a dinâmica ser humano x natureza ou, ainda, sociedade x natureza, e sim sociedade x meio geográfico, o que sugere uma educação “socioambiental”.<hr/>Through interdisciplinary dialogue with theoretical references of Geography, Education and Philosophy, we aim at contributing to debates about “environmental education”, proposing new perspectives of analysis supported by the political thoughts and teachings of Milton Santos, Jean-Jacques Rousseau and Paulo Freire. We believe that, if the determinant factor for the extinction of the vital elements of the geographic means and the sustainable conditions of life on planet Earth is the result of relations established between human beings, in culturally heterogeneous social systems, a change of point of view is necessary in the face of environmental problems in the field of education. This way, the focus goes from the dynamic of human being x nature, or, still, society x nature, to society x geographic means, what suggests a “socioenvironmental” education. <![CDATA[A crise ambiental e o papel da educação: um estudo fundado na ontologia marxiana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo está associado a uma pesquisa em andamento que examina, de forma mais ampla, os paradigmas e políticas educacionais emanados do Projeto de Educação para Todos, tendo como referência a perspectiva da ontologia marxiana. Sob esse prisma, intenta oferecer elementos críticos introdutórios quanto ao tratamento conferido de forma dominante à questão da crise ambiental e seus desdobramentos na educação para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, apresenta, em linhas gerais, o que de mais recorrente encontra-se sobre a problemática ecológica, revisitando acontecimentos expressivos da agenda ambientalista e pontuando, nesse contexto, o papel atribuído à educação. Com base nas contribuições de estudiosos atentos às relações entre ecologia, educação e o complexo da reprodução social, aponta para a superação da ordem vigente como condição imperativa de resolutividade dos problemas atinentes à sobrevivência da espécie humana, assim como da emancipação plena da humanidade.<hr/>The paper relates to a research study currently in progress, which analyses, in a broader way, the educational paradigms connected to a Project entitled Education for All, from the Marxian ontology point of view. In this sense, it attempts to offer some introductory critical elements to the dominant approach applied to the issue of environmental crisis and its implications to the education for sustainable development. To accomplish this task, it portrays, in general lines, the most current discourses on ecology, going over some significant events that compose the environmental agenda, placing in this context, the role of education. Based upon the contributions of some authors who establish the necessary relationships between ecology, education, and the complexity of social reproduction, it points out the need to overcome the present social order, as an imperative condition for the solution of problems concerning human survival, as well as, that of full emancipation of mankind. <![CDATA[Educação, meio ambiente e cultura: alquimias do conhecimento na sociedade de controle]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Por meio da noção de regime pedagógico, investiga-se a articulação entre epistemologia e política em dois eixos de funcionamento: um em torno da disciplina corporal ligado às exigências do processo de industrialização, outro em torno da autonomia do sujeito ligado à formação dos Estados nacionais. Os historiadores da educação situaram no coração das práticas escolares a inscrição pedagógica do cidadão como sujeito político dotado de direitos e obrigações; essa inscrição respondeu às exigências inerentes ao quadro conceitual próprio das sociedades democráticas. A noção de alquimia, proposta por Popkewitz, foi retomada para compreender como as práticas pedagógicas traduzem saberes disciplinares em conteúdos psicológicos que são inseparáveis de contextos políticos mais amplos; esse aspecto confere à pedagogia uma dimensão estratégica que deve ser levada em conta na análise dos investimentos pedagógicos no presente. Considerando as características que atravessam as práticas sociais de nossos dias, a intervenção de tipo ambiental (Foucault) e a lógica do controle (Deleuze), são abordados Educação, Meio Ambiente e Cultura como domínios de objetos sobre os quais atua o investimento pedagógico hoje.<hr/>Through the notion of pedagogic regime, we investigate the articulation between epistemology and politics in two operational axes: one concerning the body discipline related to the needs of the industrialization process, the other concerning the subject's autonomy related to the formation of the national States. Educational historians set, on the core of school practices, the citizen's pedagogic inscription as a political citizen endowed with rights and obligations; this inscription responded to the inherent demands of the democratic societies' own conceptual perspectives. The alchemy notion, proposed by Popkewitz, was used to comprehend how pedagogic practices translate discipline knowledge into psychological subjects inseparable from wider political contexts; such aspect offers the pedagogy a strategic dimension that must be considered when analyzing pedagogical investments in present-days. Considering the characteristics that go through current social practices, the sort of environmental intervention (Foucault) and the logic of control (Deleuze), Education, Environment and Culture, are approached as domains of objects upon which pedagogical investments are carried out nowadays. <![CDATA[Educação ambiental: tecendo trilhas, escriturando territórios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho indaga sobre as estratégias educativas articuladas nas chamadas trilhas interpretativas de Educação Ambiental. Pergunta-se: que territórios são esses que recebem guias e estudantes em atividades de Educação Ambiental? Que perguntas são instituídas no decorrer do ato de caminhar? Quais são deixadas de ser enunciadas? Quais são as marcas que fazem de determinado percurso uma trilha? Quais territórios e quais trilhas conformam os caminhos percorridos pela Educação Ambiental? Para discorrer em torno dessas indagações o artigo foca duas experimentações diferentes. Primeiramente, abordam-se alguns aspectos referentes à construção de uma trilha interpretativa na comunidade do Pântano do Sul, em Florianópolis/SC. Sobre essa trilha, planejada para ser executada com alunos do ensino fundamental, indaga-se, sobretudo, sobre o processo que culminou na elaboração de seu traçado. Na segunda parte do trabalho, focam-se as trilhas interpretativas desencadeadas em um Parque Estadual de Proteção Ambiental localizado nas proximidades de Porto Alegre/RS. Para tanto, mostram-se os processos de disciplinamento dos sujeitos que estão em jogo nessas iniciativas, bem como a produção discursiva de uma natureza intangível operada nessas ações. As análises empreendidas no ensaio estão situadas no campo multifacetado e contestado dos estudos culturais. A partir desse campo, o trabalho discorre sobre as leituras da natureza que estariam sendo construídas nas atividades de Educação Ambiental focadas neste ensaio: as chamadas trilhas interpretativas. E mais, a partir dos estudos culturais indaga-se a instituição dos entendimentos sobre a natureza (e dos modos de agir em relação a ela) a partir das práticas e dos discursos envolvidos desde o planejamento e a implantação de uma trilha interpretativa, até o momento em que é desenvolvido um trabalho educativo em tais espaços.<hr/>This paper inquiries into the educational strategies used in the so-called interpretative tracks for environmental education. We ask, 'Which territories are those receiving guides and students in environmental educational activities? Which questions are made when walking? Which are not made? Which features turn a route into a track? Which territories and tracks shape the ways for environmental education? To approach these questions the paper will focus on two different trials. First we have approached some aspects of the construction of an interpretative track in the community of Pântano do Sul in Florianópolis, SC. About this track, meant to be performed with students from primary schools, above all, we inquire into the process culminating in designing its lines. In the second part, we have focused on the interpretative tracks in a state reserve near Porto Alegre, RS. To do so, processes of disciplining subjects, and discursive production of an untouched nature, are necessary. Analyses conducted in the essay are in the challenged multi-faceted cultural studies field. In this field, work is carried out into readings on nature in the environmental education activities focused in this essay: the so-called interpretative tracks. Furthermore, from the cultural studies we can inquire into the understandings on nature (and the way we act regarding it), from practices and discourses involved from planning and using an interpretative track to the moment when an educational work is developed in such spaces. <![CDATA[A arte do encontro: a educação estética ambiental atuando com o Teatro do Oprimido]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A educação ambiental tem a tarefa de buscar novas formas de relacionamento entre ser humano e natureza, pautadas em um posicionamento ético, mas carrega as dificuldades impostas por um modelo de educação engessado, pautado na lógica da racionalidade técnico-científica que permeia toda a sociedade. Na tentativa de superar essa condição, propomos a educação estética ambiental como forma de o ser humano relacionar-se com o mundo que habita, tendo o desafio de provocar o reencontro do humano com as dimensões sensível, afetiva e poética que o compõem. Tendo este campo como fundamento, buscamos, teoricamente, refletir sobre a inserção de uma proposta artística como meio de se chegar aos objetivos necessários à educação ambiental. No campo da arte, voltamo-nos ao teatro do oprimido, que tem como principal objetivo a democratização do teatro, considerada atividade orgânica do ser humano. Identificamos nele aproximações com os princípios e objetivos buscados pela educação estética ambiental.<hr/>The environmental education is aimed at seeking new forms of relationship between human beings and nature. Although based on an ethical position, it carries the difficulties imposed by a plaster model of education, based on the logic of technical-scientific rationality that permeates society. In an attempt to overcome such condition we propose the aesthetic environmental education as a way of human beings to relate with the world they inhabit while posing the challenge to lead the reunion with their sensitive, emotional and poetic dimensions. Having this field as a basis, we, theoretically, reflect on the inclusion of an artistic proposal as a means of achieving the necessary goals for the environmental education. In the field of art, we turn to the theater of the oppressed, which has the goal of theater democratization, as an organic activity of human beings. We have identified in it approximations to the principles and objectives sought by the aesthetic environmental education. <![CDATA[Educação Ambiental no ensino formal: narrativas de professores sobre suas experiências e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho apresenta dados da dissertação de mestrado O Papel da Escola na Educação Ambiental: experiências e perspectivas de professores, na qual investigamos o que os professores consideram relevante para a abordagem de temas de Educação Ambiental (EA) na escola. Para tanto, levantamos e classificamos experiências e perspectivas de professores com relação à EA no ensino formal. No presente artigo, enfatizamos: (i) a estratégia metodológica que utilizamos nesse levantamento e (ii) a maneira como os saberes docentes permeiam as experiências e as perspectivas desses professores. Esta pesquisa, através da composição de um repertório de conhecimentos sobre educação ambiental em espaços formais de ensino, sinaliza a importância dos saberes docentes para a formação desses profissionais e para a pesquisa em educação ambiental.<hr/>This paper is based on the monographic work “O Papel da Escola na Educação Ambiental: experiências e perspectivas de professors” (“The role of school on Environmental Education: teachers’ experiences and perspectives”) in which we investigate how teachers have been contributing to the implementation of environmental education practices in basic schools, conducted through the analysis of the teachers' experiences and perspectives on formal environmental education. In this article, we have emphasized: (i) the methodological design used and (ii) the way the teachers' knowledge interweave with their experiences and perspectives in this area. As consequence, we would like to point out the importance of this knowledge for teachers and for researches in environmental education - through the composition of a repertory of knowledge on environmental education within formal schooling. <![CDATA[Discurso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982009000300020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho apresenta dados da dissertação de mestrado O Papel da Escola na Educação Ambiental: experiências e perspectivas de professores, na qual investigamos o que os professores consideram relevante para a abordagem de temas de Educação Ambiental (EA) na escola. Para tanto, levantamos e classificamos experiências e perspectivas de professores com relação à EA no ensino formal. No presente artigo, enfatizamos: (i) a estratégia metodológica que utilizamos nesse levantamento e (ii) a maneira como os saberes docentes permeiam as experiências e as perspectivas desses professores. Esta pesquisa, através da composição de um repertório de conhecimentos sobre educação ambiental em espaços formais de ensino, sinaliza a importância dos saberes docentes para a formação desses profissionais e para a pesquisa em educação ambiental.<hr/>This paper is based on the monographic work “O Papel da Escola na Educação Ambiental: experiências e perspectivas de professors” (“The role of school on Environmental Education: teachers’ experiences and perspectives”) in which we investigate how teachers have been contributing to the implementation of environmental education practices in basic schools, conducted through the analysis of the teachers' experiences and perspectives on formal environmental education. In this article, we have emphasized: (i) the methodological design used and (ii) the way the teachers' knowledge interweave with their experiences and perspectives in this area. As consequence, we would like to point out the importance of this knowledge for teachers and for researches in environmental education - through the composition of a repertory of knowledge on environmental education within formal schooling.