Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820110002&lang=pt vol. 27 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Sem perder a alegria]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Aprendizagem do naufrágio: Moby Dick, Ahab, um leitor e o muro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta uma experiência de aprendizagem com uma obra literária e com ideias filosóficas. Ele é narrado por um Leitor, personagem fascinada pelo encontro com Moby Dick de Melville, que conta uma experiência de perda de sentido com o universo educativo, com o universo do ensinar e aprender. Para enfrentar tal experiência, ele busca aliar-se a alguns conceitos, especialmente, de Deleuze e Guattari. Entende, então, que o pensamento filosófico não dá apenas referências, mas o impulsiona também em direções não pensadas, não previstas por ele. Com personagens literários e filosóficos, ele vive e busca expressar uma experiência de aprendizagem: uma "aprendizagem do naufrágio". Entende que uma aprendizagem não se encerra na conquista de um saber, mas tem uma íntima relação com um desprender-se de si próprio.<hr/>This paper presents a learning experience through a literary work and some philosophical ideas. It is narrated by a reader - a character fascinated by the encounter with Melville's Moby Dick - who tells the experience of loss of meaning with the educational universe and with the universe of teaching and learning. To face such an experience, he seeks to ally with some of Deleuze and Guattari's concepts. Thus he understands that philosophical thinking not only provides references, but also pushes him towards directions he himself had not even thought about. Along with literary and philosophical characters, he lives and seeks to express an experience of learning: 'learning from the wreck'. He realizes that learning does not end with the conquest of a piece of knowledge, but rather, it has an intimate relationship with the letting go of oneself. <![CDATA[Educação a distância: uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda a Educação a Distância a partir da influência dos ambientes virtuais. Suas exigências, suas relações técnico-pedagógicas necessárias e os pressupostos necessários aos processos ensino e aprendizagem a partir da utilização desses ambientes. A partir de uma análise do conceito de ambiente virtual e das implicações que sua influência impõe ao processo de ensino-aprendizagem, procura-se analisar algumas implicações metodológicas e didáticas aos projetos educacionais dessa natureza aplicados a essa modalidade de ensino a partir desses ambientes. Para isso, propõe-se uma reflexão sobre o conceito de Educação a Distância, a partir da compreensão dos domínios da educação, do professor e do aluno, tendo como fundamento os desafios que essa nova tecnologia apresenta a essa modalidade de ensino.<hr/>This article is about the influence of virtual environments in Long Distance Education: its demands, the techno-educational relations and the prior needs required in the process of education and learning that takes place in these environments. From an analysis of the virtual environment concept and the implications that its influence imposes to the teach-learning process, we analyze some methodology and didactic implications applied to this kind of educational project. So we propose a reflection on the concept of Long Distance Education, from the understanding of the domains of education, the teacher and the student, based upon the challenges that this new technology presents to this modality of education. <![CDATA[O complexo da educação em Lukács: uma análise à luz das categorias trabalho e reprodução social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute a educação em Lukács, a partir de sua Ontologia do Ser Social. Prioritariamente, destaca os elementos que assinalam o lugar da educação no processo de reprodução social, em cuja dinâmica esta manteria, com o trabalho, uma relação de dependência ontológica e autonomia relativa. Explicita que, se, em sentido lato, a educação é um complexo universal, empenhado em efetivar a apropriação, por parte dos indivíduos, das objetivações constituintes do gênero humano, esta não paira sobre a totalidade social, vinculando-se, em sentido estrito, às necessidades da sociedade de classe. Por esse prisma, a análise lukacsiana permite concluir que o complexo da educação, conquanto impelido a manter o sistema de acumulação privada e a exploração do homem pelo homem sob o capital, pode constituir-se em espaço para objetivação de posições teleológicas voltadas à emancipação humana.<hr/>The study discusses the education complex in the context of Lukács' Ontology of the Social Being. First and foremost, it indicates the place of education in the social reproduction process, in whose dynamics, such complex maintains with labor, an ontological dependency and a relative autonomy kind of rapport. It points out that, if, in a lato sense, education represents a universal complex, committed to guarantee that the objectivities which constitute the human gender are appropriated by each individual, it does not hover above social totality, indeed, connecting itself, in a strict sense, to the needs of a class society. From this perspective, Lukacsian analysis allows for the conclusion that, although pushed towards the reproduction of private accumulation and man by man exploitation under the capital system, education may also represent a field for the activation of teleological positions aiming the human emancipation. <![CDATA[Concepções de educação ambiental e perspectivas pedagógicas de professoras do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo da constatação de que existe uma pluralidade de concepções e práticas em educação ambiental, o objetivo deste trabalho foi identificar a relação entre as diferentes tendências da concepção de educação ambiental (EA) e a perspectiva pedagógica de professoras do ensino fundamental do município de São Carlos/SP. Para a análise, consideramos três tendências de perspectivas pedagógicas e três tendências de concepção de educação ambiental. Percebemos a coexistência de várias tendências no mesmo discurso e os resultados mostram que a escola é reflexo e reflete a transição de paradigmas pela qual passa a sociedade e, consequentemente, a produção de conhecimento no campo de EA. A partir dessa constatação, nossa aposta é de que a institucionalização da educação ambiental entre diferentes públicos e setores sociais pode tornar o desafio da ambientalização uma tarefa menos árdua para a escola.<hr/>Noting that there are a number of concepts and practices in environmental education, the goal of our research was to identify the relationship between different trends in the concept of environmental education (EE) and educational perspective of primary school teachers in São Carlos-SP. For the analysis, we considered three perspectives and three educational concepts of environmental education. We identified the coexistence of several trends in the same discourse and the results show that the school is reflective and reflects the transition of paradigms through which the society is living and hence the production of knowledge in the field of EE. From this observation, our belief is that the institutionalization of environmental education among different people and social sectors can make the challenge of greening a less arduous task for the school. <![CDATA[A educação corporal no Paraná através do movimento escoteiro em Guarapuava (1927-1936)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é analisar as representações e as práticas escoteiras em Guarapuava-PR no final da década de 1920, pontuando a ênfase dada pelos seus atores na questão da educação corporal. Como fontes primárias foram utilizados, predominantemente, jornais publicados na cidade durante o período. A partir das ferramentas metodológicas elaboradas por Chartier (2002) e Certeau (2007), analisamos a educação corporal executada pelo escotismo, dividindo o texto em três momentos: no primeiro, enfatizamos a forte presença da educação corporal no escotismo no Brasil; no segundo, realizamos a mesma tarefa focalizando o estado do Paraná; por fim, detemo-nos na primazia da educação corporal nas ideias e práticas escoteiras que tiveram lugar em Guarapuava. Como conclusão, pudemos observar que o escotismo Guarapuava no absorveu em suas práticas educacionais os preceitos dos modernos debates pedagógicos que valorizavam a atenção à educação do corpo, divulgando-os na cidade e criando algumas das condições para que ela fosse escolarizada.<hr/>The goal of this paper is to analyze the representations and practices done by boys-scouts groups in Guarapuava, betwee 1928 and 1936. As primaries sources were utilized, predominantly, newspapers published in the city during the period. Having the methodological tools made up by Chartier (2002) and Certeau (2007), we studied the corporeal education carried out by the boy-scout movement, dividing the text in three different parts: first, we put emphasis in the massive presence of corporeal education in the Brazilian boys-scout movement. Secondly, we did the same task focusing on the Paraná State. In the end, we scrutinized the value put in the corporeal education put by the boys-scouts practices which took place in Guarapuava. As conclusion, we could see that the boys-scout movement that existed in Guarapuava absorbed, in its educational practices, the modern pedagogical precepts which gave great attention to the body education, creating some conditions to make it schooled. <![CDATA[Discursos que produzem sentidos sobre o ensino de ciências nos anos iniciais de escolaridade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo analiso o discurso hegemônico articulado pela comunidade disciplinar que pesquisa o ensino das ciências, com o objetivo de identificar que sentidos estão sendo produzidos sobre esse ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. Tomo como referência as produções dos dois primeiros e dos dois últimos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em ciências (ENPEC), que apresentaram reflexões voltadas para esse nível de escolaridade, em um esforço para compreender o processo de constituição de um discurso que pretende hegemonicamente estabelecer o que é e o que deveria ser o ensino de ciências nos níveis elementares de escolaridade, e também estabelecer quais são as necessidades formativas para que a docência possa ser exercida nessa direção. Lanço mão da teoria do discurso de Laclau e Mouffe (2004), que me possibilita perceber esse discurso como um híbrido que circula nos diferentes contextos de produção curricular.<hr/>In this article I analyze the hegemonic discourse articulated by the disciplinary communities that research the science teaching, with the goal of identifying the meanings that are being produced in the initial years of elementary school. I take as reference the productions of the two first and the two last “Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências” (ENPEC), that presented reflections directed towards this school level, in an effort to understand the constitution of the process of a speech that intends to establish what is and what should be science teaching in the elementary levels of school, and also to establish which the formative needs are so that teaching can be exerted in that direction. Using Laclau and Mouffe’s (2004) theory of discourse, which enables me to perceive it as a hybrid discourse that pervades the different curricular contexts of production. <![CDATA[Análise crítica do discurso do Programa Nacional de Formação de Educadoras(es) Ambientais - ProFEA: pela não desescolarização da educação ambiental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Sob os referenciais da Análise Crítica do Discurso e da Educação Ambiental Crítica, são analisados o Programa Nacional de Formação de Educadores Ambientais (ProFEA) e textos com conceituações-chave para as políticas públicas em Educação Ambiental (EA). Com a análise discursiva feita verifica-se que as relações entre a EA e a escola são apresentadas em duas direções coincidentes: busca-se afastar ou secundarizar tais práticas do contexto escolar, transferindo-as para outros espaços vistos como mais compatíveis à prática educativa ambiental; e, quando estas ações estão voltadas para a inserção nas escolas, nem sempre são concebidas e realizadas em diálogo com a comunidade e os conhecimentos escolares, entrando, portanto, de modo periférico no "mundo da educação", não tocando em questões centrais de sua materialidade. Assim, o ProFEA propõe uma ação formativa sem centralidade na escola e nos agentes da educação. Defende-se aqui a entrada da EA nas escolas públicas pela "porta da frente".<hr/>Considering Critical Discourse Analysis and Critical Environmental Education as the theoretical basis of this work, we analyse the Programa Nacional de Formação de Educadores(as) Ambientais (National Program for the formation of environmental educators) and also some texts with key concepts for public politics in Environmental Education (EE). In this work, discourse analysis shows that the relation between EE and school is presented in two coincident directions: on the one hand, it is intended to take those practices out of the school context, transferring them for other spaces considered more compatible with EE practices; on the other hand, when those actions are aimed at school integration, they are not always conceived and done as a dialogue between community and school knowledge. Therefore, they are not included or referred to as central questions for the educational context. Thus, ProFEA suggests that formation actions are not centered at school and the educational agents. This work advocates the entry of EE in public schools by the "front door". <![CDATA[A inclusão escolar vista sob a ótica de professores da escola básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa interinstitucional que se ocupou dos discursos de professores da escola básica, do Vale do Sinos, Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Os informantes são acadêmicos de uma universidade da região que, por meio de entrevistas e/ou respondendo a um questionário, manifestaram suas representações sobre a inclusão social, em especial, a de sujeitos marcados por diferenças. O texto, mais do que produzir interpretações conclusivas, pretende descrever os discursos docentes relativamente às diferenças e à inclusão, tratando-os como fenômenos sociais visíveis na escola. A análise compartilha a ideia de que há desconforto, por parte dos docentes, no que se refere à diferença e à diversidade e, talvez por isso, a prática de professores seja um espaço de múltiplas resistências e reivindicações. Algumas aproximações com o currículo do curso de Pedagogia da universidade servem meramente para fins de exemplificação.<hr/>This article presents the results of an inter institutional research that dealt with the discourse of primary school’ teachers at Escola Básica, a school in the Sinos River Valley, in the suburbs of Porto Alegre, Brazil. Informants are academics of a University in the region, who, through interviews and/or questionnaires, expressed their representations on social inclusion, in particular, the subjects marked by differences. Instead of producing conclusive interpretations, the study aims to describe the teachers' discourses regarding differences and inclusion, treated as social phenomena visible in school. The analysis shares the idea that there is discomfort, on the part of teachers, regarding difference and diversity. This may account for the fact that the practice of teachers is target of multiple confrontations and claims. Some approaches to the curriculum of the University’s Pedagogy Program are merely presented as examples. <![CDATA[Implicações das políticas educacionais no contexto do ensino fundamental de nove anos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tendo em vista o contexto da implantação do Ensino Fundamental de nove anos nas escolas públicas do país, este texto busca refletir sobre algumas implicações de três ações de uma política educacional desenvolvida nos últimos anos, com o objetivo de melhorar os índices de alfabetização e letramento. Os objetivos principais da reflexão aqui apresentada são, então: 1. analisar alguns impactos das avaliações sistêmicas nas práticas de alfabetização; 2. discutir as mudanças nos livros didáticos das séries iniciais; 3. discutir as possibilidades e os limites no processo de formação de professores que atuam nos anos iniciais da escola básica. Essa reflexão pode contribuir para a compreensão do adensamento dessas políticas e de seus efeitos na qualidade do ensino público no país, além de agregar ao debate conceitual (em momento de efervescência teórica) questões vividas pelos professores por meio do processo da institucionalização dessas ações.<hr/>This text discusses the range of educational programs developed by the Brazilian Ministry of Education to implement nine years of elementary schooling as obligatory. The objectives of the ideas presented are: 1. examine some impacts of systemic early literacy acquisition evaluation, 2. reflect on the changes in the textbooks of the initial series, 3. discuss the educational policies concerned to teacher development. This discussion also aims to contribute to the ongoing conceptual debate that takes place while these policies are implemented across different levels of the educational system. <![CDATA[Epistemofagia transformadora: saberes locais e inclusão no ensino superior brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta o conceito de "epistemofagia" em referência ao movimento cultural brasileiro modernista dos anos 1920. Em seguida, descreve um programa universitário analisado como "epistemofágico", já que desenvolvido com o propósito explícito de (1) desafiar pressupostos sobre a natureza do conhecimento acadêmico, como ele é construído, valorizado e distribuído, bem como de (2) apresentar alternativas às posições de sujeito ocupadas por professores e alunos universitários. Na tentativa de incluir conhecimentos locais na cena acadêmica, esse programa universitário, portanto, é concebido, aqui, como demandando, por um lado, uma epistemologia do conhecer como uma atividade colaborativa e contextualmente construída, e, por outro, possibilitando uma ontologia informada por identidades locais e globais em sua relação com o conhecimento institucionalizado.<hr/>This text starts from contextualizing higher education in Brazil in terms of identity and culture, and presenting the idea of "epistemophagy" in reference to a modernist Brazilian cultural movement of the 1920's. It then moves on to a description and analysis of a specific "epistemophagic" university program designed to challenge assumptions of what constitutes academic knowledge, how it is formed, valued and distributed, as well as to develop alternatives to subject positions occupied by university professors and students. In an attempt to include local knowledge in the academic scene, this higher education program therefore is conceived as claiming, on the one hand, for an epistemology that views knowledge as collaboratively and contextually built and, on the other hand, an ontology that seeks to reexamine local and global identities in their relation to institutionalized knowledge. <![CDATA[De volta à teoria da curvatura da vara: a deficiência intelectual na escola inclusiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo propõe uma reflexão filosófica sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual por meio de um exercício crítico-dialético, objetivando detectar as contradições do fenômeno estudado. Constatam-se concepções e práticas pedagógicas aparentemente inclusivas e democráticas, cuja essência, entretanto, leva à exclusão reiterada desses alunos, em razão de não atendê-los em suas necessidades cognitivas, nem admitirem nenhuma metodologia ou currículo diferenciados, necessários à sua aprendizagem. Conclui-se, assim, que a escola inclusiva, tal como se apresenta hoje, acaba tornando-se reacionária e pouco democrática, diferentemente da escola especial, que se revelava comprometida com o ensino dos alunos com deficiência intelectual. A mudança desse cenário requer uma escola inclusiva que reafirme um compromisso político, ao resgatar o saber-fazer dos métodos especiais, sem abrir mão de seu legítimo combate contra a segregação educacional e social antes praticada.<hr/>This article proposes a philosophical reflection about the educational inclusion of students with Intellectual Disabilities by a critical-dialectical exercise, intending to detect the contradictions of the studied phenomenon. Pedagogical concepts and practices are verified although apparently inclusive and democratic, in essence, they lead to repeatedly exclusion of these students, due to not consider their real cognitive needs, nor admit, as a necessary condition for their learning, any form of methodological or curriculum distinction. Thus, the inclusive school as it looks today is reactionary and not very democratic, while the especial school was more committed to the education of students with Intellectual Disabilities. The reversal of this scenario requires an inclusive school that reaffirms a political commitment, rescuing the know-how of the special methods, without giving up its legitimate fight against social and educational segregation practiced before. <![CDATA[As especificidades na formação do educador de jovens e adultos: um estudo sobre propostas de EJA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo traz resultados de uma pesquisa que vem sendo realizada sobre as especificidades da formação do educador de jovens e adultos em que buscamos selecionar propostas que nos auxiliassem a identificar suas singularidades. De acordo com o tempo de existência, histórico, tradição, impacto na área e a relevância para a comunidade envolvida, elegemos as quatro propostas a serem visitadas: o Projeto Escola Zé Peão, o Projeto Paranoá, o PROEF e o CMET Paulo Freire. Ao analisarmos como acontece a EJA e o que ressaltou quanto às suas especificidades, nas propostas pesquisadas, oito pontos se destacaram: a origem de cada um; a diversidade dos sujeitos; a preocupação com o espaço físico; as formas de conceber as propostas curriculares; a disponibilidade de recursos didáticos; as políticas complementares de alimentação e transporte; a formulação de uma política pública para a EJA; e as iniciativas de formação inicial e continuada.<hr/>This article brings out the results of a research that has been realized about the specificities of the Young and Adults educators´ formation, in which we sought to select proposals to help us indentifying the singularities of those educators. We elected the four proposals to be visited according to their time of existence, their historic, their tradition, their impact on the area and their relevance for the community involved. They are: the Project “Escola Zé Peão”, the Project “Paranoá”, the “PROEF” and the “CMET Paulo Freire”. By analyzing how EJA takes place in each proposal studied and what came out about their specificity, we can stress eight points: the origin of each project, the diversity of the subjects, the caution with the physical space, the way of conceiving the circular proposals; the availability of didactical resources; the complementary politics of food and transportation; the public policy formulation for EJA and the initiatives of initial and continued formation. <![CDATA[Educação hoje: “novas” tecnologias, pressões e oportunidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo traz resultados de uma pesquisa que vem sendo realizada sobre as especificidades da formação do educador de jovens e adultos em que buscamos selecionar propostas que nos auxiliassem a identificar suas singularidades. De acordo com o tempo de existência, histórico, tradição, impacto na área e a relevância para a comunidade envolvida, elegemos as quatro propostas a serem visitadas: o Projeto Escola Zé Peão, o Projeto Paranoá, o PROEF e o CMET Paulo Freire. Ao analisarmos como acontece a EJA e o que ressaltou quanto às suas especificidades, nas propostas pesquisadas, oito pontos se destacaram: a origem de cada um; a diversidade dos sujeitos; a preocupação com o espaço físico; as formas de conceber as propostas curriculares; a disponibilidade de recursos didáticos; as políticas complementares de alimentação e transporte; a formulação de uma política pública para a EJA; e as iniciativas de formação inicial e continuada.<hr/>This article brings out the results of a research that has been realized about the specificities of the Young and Adults educators´ formation, in which we sought to select proposals to help us indentifying the singularities of those educators. We elected the four proposals to be visited according to their time of existence, their historic, their tradition, their impact on the area and their relevance for the community involved. They are: the Project “Escola Zé Peão”, the Project “Paranoá”, the “PROEF” and the “CMET Paulo Freire”. By analyzing how EJA takes place in each proposal studied and what came out about their specificity, we can stress eight points: the origin of each project, the diversity of the subjects, the caution with the physical space, the way of conceiving the circular proposals; the availability of didactical resources; the complementary politics of food and transportation; the public policy formulation for EJA and the initiatives of initial and continued formation.