Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820110003&lang=pt vol. 27 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A inserção das mídias audiovisuais no contexto escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi avaliar como as mídias audiovisuais estão sendo utilizadas em salas de aula pelos professores de escolas públicas. Os participantes foram professores de três escolas municipais do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de questionários, observações e entrevistas semi-estruturadas, e submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. Os temas surgidos foram analisados a partir da literatura sobre mediações, mídia-educação e mídias. Os resultados apontam que a maioria dos professores considera importante o uso de mídias em sala de aula, mas que as usam apenas como recurso ilustrativo ou apoio em suas atividades.<hr/>The objective of this research is to appraise how audiovisual media is being used in classrooms by public schools teachers. Subjects are teachers of three municipal schools in Rio de Janeiro. Data were collected through questionnaires, observations and semi structured interviews, and were analysed through content analysis, thematic mode. Based upon literature concerning to mediations, media and education, and media, themes which came out during our research were analysed. Results indicates that most teachers consider as important the act to use media during classes, but they use it only as support to their activities or as an illustration of classes' subject. <![CDATA[Convivência e aprendizagem em ambientes virtuais: uma reflexão a partir da biologia do conhecer]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pensar a dimensão complexa e sistêmica do processo educativo é um dos desafios da contemporaneidade. Para tanto, partimos do pressuposto de que ambientes virtuais de aprendizagem podem se constituir em domínios de ações que levem à autorregulação e a transformações estruturais. Para verificar essa pressuposição, este artigo apresenta resultados de um estudo empírico que busca compreender, a partir da Biologia do Conhecer, como um ambiente virtual pode se constituir num domínio de convivência capaz de propiciar a aprendizagem. Os resultados indicam possibilidades de gestão e de intervenção pedagógica nos ambientes de aprendizagem, que possibilitem a emergência de fluxos de interações que contribuam para que se estabeleça a convivência, nos moldes estudados.<hr/>Thinking the complex and systemic dimension of the educative process is one of the nowadays' challenges. To this end, we start from the assumption that virtual learning environments can be constituded in action domains that lead to selfregulation and structural transformations. To verify this assumption, this paper presents results of an empirical study that seeks to understand, from the Biology of cognition, how a virtual environment can constitute a coexistence domain, able to propitiate learning. The results suggest possibilities of management and pedagogical intervention in the learning environments that make possible the emergence of interaction flows and contribute to establishing the coexistence, along the lines studied. <![CDATA[Metodologia problematizadora e suas implicações para a atuação docente: relato de experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo é relatar a experiência de ensino vivida nas disciplinas voltadas para o campo da educação básica e profissional, em um curso de licenciatura em Enfermagem, refletindo, especificamente, sobre as implicações da utilização da metodologia problematizadora para a nossa atuação como professores. O trabalho com metodologia problematizadora exige constantes reflexões e diálogo entre os professores envolvidos, com o cuidado de permanentemente recriar o fazer cotidiano em sala de aula, evitando que as cinco etapas propostas no ciclo pedagógico (imersão, síntese provisória, busca, nova síntese, avaliação) transformem-se em meros momentos a serem cumpridos, do ponto de vista técnico. É fundamental criar espaços para os processos reflexivos e para a construção da autonomia responsável pelo estudante. Além disso, emergem demandas de ordem institucional, relacionadas à organização e à valorização do trabalho docente na universidade, envolvendo também a continuidade de esforços para a formação pedagógica dos professores.<hr/>This study aims to report the experience of teaching in courses directed to basic and professional education in a Nursing Teaching Diploma Program, reflecting specifically on the implications of the problemsolving methodology for the faculty work. Working with this methodology demands constant reflection and dialogue among the faculty involved, and continuous attention in recreating the daily routine in the clas sroom, preventing that stages proposed in the pedagogical cycle become mere moments to be accomplished from the technical point of view. It is essential to create spaces for the reflective processes and for the construction of responsible autonomy by students. There are, in addition, demand from the institution related to the organization and valorization of the faculty work in the university, also involving continuing effort on pedagogical education of professors. <![CDATA[Perícia contábil: análise das condições de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Perícia Contábil é uma opção de atuação profissional para os futuros contadores. A legislação sobre o ensino superior da Contabilidade no Brasil, promulgada a partir dos anos 1990, voltou a determinar a oferta de Perícia Contábil, o que permitiu que os futuros bacharéis em Ciências Contábeis que optarem por atuar como peritos contábeis sejam preparados para atender as demandas profissionais que lhes forem impostas. O objetivo geral do trabalho é identificar e analisar as condições de ensino da disciplina Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na Região Metropolitana de São Paulo. É uma pesquisa descritiva e de caráter qualitativo, que requereu um levantamento de campo de natureza documental. Foram obtidos e analisados os planos de ensino da disciplina Perícia Contábil em dois grupos de cursos: o primeiro com sete classificados pelo Enade de 2006; o segundo com dez, escolhidos por acessibilidade. A análise documental revelou a evolução histórica no ensino de Perícia Contábil na legislação sobre o ensino da Contabilidade no Brasil. Constatou-se que a oferta de conteúdos para disciplinas correlatas na América do Norte é estimulada pela sociedade e pelo mercado de trabalho, ao contrário do Brasil, cujo comando é a lei. A análise documental dos planos de ensino, realizada por meio da análise de conteúdo, apontou que os cursos classificados pelo Enade possuem melhores condições de ensino, revelando maiores preocupações e cuidados com: estratificação dos grupos de conteúdos oferecidos, completude dos planos de ensino, variação nas estratégias de ensino, ênfase em determinados grupos de conteúdos e variedade nos critérios de avaliação.<hr/>Forensic Accounting is an option of professional career for future accountants. The Brazilian legislation concerning the teaching of Accountancy in Brazil, promulgated in the 1990s, is considering Forensic Accounting again, so as to allow future accountants who choose to work as Forensic Accountants to prepare themselves for their future demands. In this context, the aim of this work is to identify and analyze the teaching conditions of Forensic Accounting in Accountancy Bachelor courses in Sao Paulo city. This is a descriptive research, with qualitative features, and it was necessary a field research with documental background. The course syllabus for the teaching of Forensic Accounting were obtained and analyzed in two course groups: in the first one, there were seven courses classified in Enade 2006; and in the second, ten, chosen due to availability. The documental analysis revealed the historical evolution in the teaching of Forensic Accounting in the Brazilian legislation, concerning the teaching of Accountancy in this country. It was verified that the content offer for similar subjects in North America is stimulated by the society and the job market. In contrast, in Brazil this is made through the law. The documental analysis of the course syllabus was carried out through the content analysis. In such a process, it was verified that the courses classified in Enade have the best teaching conditions, and this shows more concern and care about: group stratification of the offered content, more detailed course syllabus, variety in the strategies of teaching, focus on certain content groups and variety of criteria of evaluation. <![CDATA[O lugar da prática na globalização da educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O propósito deste trabalho é oferecer um lastro compreensivo sobre a gênese da hegemonia da prática no espectro da globalização da educação superior, contribuindo para a compreensão de alguns elementos implicados no estado atual desse cenário no Brasil e no mundo. Recupera o contexto da sociedade do conhecimento e analisa os movimentos de constituição do espaço europeu de educação superior a partir das conferências da Unesco e do Pacto de Bolonha, chegando a sugerir efeitos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação, no Brasil. De maneira bastante ampla, o contexto da prática é explorado no âmbito da transição da sociedade da informação para a sociedade do conhecimento, associada às ideias do ensino por competências e aprendizagem ao longo da vida. Pretendese que este ensaio, longe de ser exaustivo, opere como um subsídio de análise do atual panorama da educação superior. O presente estudo inscreve-se no âmbito de pesquisa financiada pelo CNPq com Bolsa de Produtividade.<hr/>The purpose of this paper is to offer a comprehensive ballast about the genesis of practice hegemony in the spectrum of higher education globalization, contributing to the understanding of some elements involved in the current state of this scenario in Brazil and worldwide. Retrieves the context of the knowledge society and analyzes the movements of constitution of the European Space for Higher Education from UNESCO and the Pact of Bologna, getting to indicate effects on the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Courses in Brazil. Quite broadly, the context of practice is explored in the entourage of transition from information society to knowledge society, linked to ideas of teaching for skills and lifelong learning. It is intended that this text is far from exhaustive, it operates as a grant of review of the current landscape of higher education. This study falls within the scope of research funded by CNPq Productivity with Exchange. <![CDATA[Investigación en aula en educación de adultos: el proyecto Nuestra Escuela Pregunta Su Opinión-NEPSO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El artículo reflexiona sobre aprendizajes de la aplicación de una metodología de investigación participativa en aula, basada en encuestas de opinión (Nuestra Escuela Pregunta Su Opinión-NEPSO). Uno de los niveles educativos en que se desarrolla es el de la Educación de Adultos. Desde el año 2005 el Centro Integrado de Educación de Adultos Lefxarv de la Región de La Araucanía en Chile lo impulsa con un proyecto educativo intercultural. Esta innovación pedagógica ha ido abarcando el conjunto de los diversos niveles en que este CEIA estructura su organización curricular: metodología de investigación en aula a través de encuestas de opinión. El artículo presenta su proceso pedagógico y resultados referidos a logros de aprendizajes, integración curricular, diversidad y trabajo docente, reflexiona sobre ellos y discute una evaluación a partir de un estudio de impactos de la metodología en los aprendizajes y de otra información analítica complementaria recogida desde los procesos de autoformación docente y de sistematización.<hr/>The article reflects on learning outcomes arising from the application of a participative, investigative methodology in the classroom, based on the questionnaire (Our School Asks Your Opinion - NEPSO). One of the educational levels in which it has been evolving, is that of Adult Education. Since 2005, the Integrated Adult Education Centre, Lefxarv of the Araucania Region, Chile, has helped to develop it with their InterCultural Education Project. This pedagogical innovation has managed to include the diverse set of levels that the CEIA uses to structures its curriculum: a classroom investigation methodology dependant on the use of public opinion surveys. This article presents the pedagogical process and the results, referring to the learning achievements, curricular integration, diversity and educational work, reflecting on these and discussing an evaluation which commences from an impact study of the methodology and the learning achievements and of other complementary analytical information, identified from the outset of the self developmental educational processes and their systematisation. <![CDATA[Escuela media y abandono escolar en Argentina: aproximaciones a un debate pendiente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto tiene como objetivo exponer panorámicamente un recuento del surgimiento histórico de la educación media en Argentina, para avanzar luego en la evolución de la expansión matricular hasta la actualidad, contemplando los rasgos fundamentales de la misma. A partir de allí, se expondrán factores incidentes en la problemática del abandono escolar, prestando énfasis a las características de la modalidad técnica. Se retomarán puntos centrales de un debate escasamente explorado que es aquel que aborda la intersección específica entre abandono escolar y los estudiantes de modalidad técnica. Se subraya que las condiciones del mercado laboral actual, como la amplitud de la precarización, el avance del sector servicios y la estrechez en materia de industrialización tornan aún más acuciante el contorno de discusiones sobre esta problemática. Este panorama marcha en paralelo a cambios de envergadura en el sistema educativo nacional, enmarcados en sucesivas modificaciones a las normativas jurídicas que lo orientan.<hr/>This text aims to expose panoramically a recount of the historical emergence of secondary education in Argentina, to advance later in the evolution of the expansion currently watching enrolling until the fundamental features of it. From there, it will expose the factors which affect the dropout problem giving particular emphasis to the characteristics of the technical arrangement. Focal points will resume in a little explored that debate is one that addresses the specific intersection between ESL students and technical arrangement. It emphasizes that current labor market conditions, as the amplitude of the precarious, the advance of the service sector and the narrowness in industrialization becomes even more pressing the outline of discussions on this issue. Panorama marching in parallel with major changes in the national education system, surrounded by successive amendments to legal regulations that guide the system. <![CDATA[A instituição formal e a não-formal na construção do currículo de uma escola de tempo integral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho analisa a construção do currículo de uma Escola de Tempo Integral, em um contexto educacional formado pela parceria entre duas instituições (formal e não-formal), com o intuito de identificar os desafios e as possibilidades de tal construção que apontem para uma concepção integral de educação. A investigação desenvolveu-se em uma perspectiva qualitativa, compreendendo observação, análise documental e entrevistas com os educadores das duas instituições. Da análise realizada, a partir da organização e do funcionamento da estrutura curricular e do desenvolvimento coletivo da profissionalidade, constatou-se que os desafios e as possibilidades para a construção de tal currículo só se tornam possíveis quando as instituições: superarem a distinção existente entre elas; assumirem a construção de um único currículo; realizarem um trabalho coletivo; se encorajarem a olhar criticamente para o seu cotidiano, sendo capazes de propor ações que sejam fruto de uma interação com a comunidade e a cultura onde atuam.<hr/>This study analyzes the construction of a curriculum for a Fulltime School, in an educational context formed by the partnership between two institutions (formal and non-formal), in order to identify the challenges and possibilities of such a construction that indicate an integral conception of education. The investigation was developed in a qualitative perspective, taking in observation, documental investigation and interviews with educators from the two institutions. The analysis established that, from the organization and the functioning of the curricular structure and the development of collective professionalism, the challenges and possibilities for the construction of such a curriculum only becomes possible when the institutions: overcome the distinction existent between them; take on the construction of one single curriculum; work collectively; encourage each other to look critically at their everyday routines, being capable of proposing actions that are fruit of the interaction with the community and the local culture. <![CDATA[Escolha da carreira e processo de construção da identidade profissional docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho teve como objetivo analisar os fatores intervenientes na escolha da profissão, assim como a influência desses elementos na construção da identidade profissional docente. O método foi descritivo, com abordagem quantitativa, baseado em um questionário fechado. A amostra foi de 964 sujeitos e a análise de dados dos questionários foi feita com auxílio do software Sphinx®. Nos resultados, observou-se forte influência de ideários sociais nas concepções elaboradas pelos sujeitos sobre a profissão docente e nos fatores declarados para a escolha profissional (concepções de educação ligadas a redenção social; visão idealizada do exercício da docência). Destacam-se, também, os conflitos e a complexidade vivenciada pelos graduandos diante da necessidade de sentirem-se prontos a responder às demandas e exigências da escola, do contexto social e do mercado de trabalho.<hr/>The objective of the study was to analyse the factors bearing down most strongly upon somebody choosing the teaching profession, as well as the influence of these elements in the formation of a teacher’s professional identity. A descriptive method was used with a quantitative approach based on a closed-ended questionnaire. The sample was composed of 964 subjects and the questionnaire data analysis was performed by the Sphinx® software. The results showed a strong influence of social ideals in the concepts elaborated by the subjects when describing the teaching profession and these social ideals also influenced their choice of the profession (concepts of education linked to social redemption; an idealized vision of the practice of teaching). Also, it points out the conflicts and complexity experienced by the students, given the need to feel ready to meet the demands and requirements of the school, in the social context, and in the context of the labour market. <![CDATA[A construção da identidade de diretores: discurso oficial e prática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo abordará a construção da identidade de diretores de escola sob dois enfoques: à luz do discurso oficial, por meio do estudo de documentos e legislações que definem seu "perfil", e por meio do discurso dos diretores, ao caracterizar sua atuação na prática cotidiana da escola. O pressuposto do estudo é o de que a identidade de diretores é o conjunto das representações colocadas em circulação tanto pelos discursos oficiais quanto pelos modos de ser e agir dos gestores de escola no exercício de suas funções. Um dos pontos de análise relaciona-se à contribuição da estrutura burocrática e centralizadora que permeia as instituições sociais no Brasil, na construção da identidade oficial estabelecida para os diretores de escola. A discussão da construção da identidade de diretores de escola tem importância na medida em que se insere nas expectativas sobre a atuação deles em diferentes momentos históricos.<hr/>This study discusses the identity construction of school’s principals in two approaches: the public discourse present in the documents and laws that define their “profile” and the discourse of directors to characterize their performance in the every day schools practices. The assumption of the study is that the identity of principals is the set of representations put into circulation by both the official discourse about the ways of being and acting school managers in performing their duties. One aspect of analysis relates to the contribution of bureaucratic and centralized structure, which permeates the social institutions in Brazil in the construction of official identity established for school principals. The discussion of identity construction of school principals has its importance in that it falls in expectations about the performance of the same in different historical moments. <![CDATA[A educação infantil via programa bolsa creche: o caso do município paulista de Hortolândia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta e analisa a expansão da oferta de vagas na educação infantil via programa Bolsa Creche. O programa citado é um mecanismo de financiamento pelo qual a prefeitura de Hortolândia transfere recursos públicos à escola privada em função do número de alunos matriculados e frequentes e, embora receba o nome de Bolsa Creche, financia toda a educação infantil, que compreende creche e préescola. Para subsidiar esta análise levantamos, no período de 2004 a 2006, informações educacionais, financeiras e legais relacionadas diretamente à implantação do Bolsa Creche, por meio de entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e consultas aos sites governamentais e ao banco de dados desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional. O estudo deste programa permite afirmar que ele incide negativamente na oferta da educação infantil pública, ao transferi-la para o setor privado lucrativo, inserindo-a em uma lógica mercantil e privatizante.<hr/>This article presents and analyses the expansion in the availability of places in early-years education due to the "Bolsa Creche" program. The cited program is a financial mechanism whereby the local government of Hortolândia transfers public resources to private schools based on the number of students enrolled and frequenting the school. Despite receiving the name of "Bolsa Creche", this package finances all early-years education, both kindergarten and preschool. In order to assist this analysis of the period 2004 to 2006, we put together educational, financial and legal information directly related to the implementation of the "Bolsa Creche" program, by way of semistructured interviews, documentary research and government websites checks. Database checks developed by the Group for Studies and Research in Educational Politics, were also used. This study confirms that the "Bolsa Creche" program has a negative effect on early-years, state education, by transferring it to the profit-making, private sector, locating it in mindset that is both mercantile and privatizing. <![CDATA[A educação da infância das classes populares: uma releitura das obras de Paulo Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Paulo Freire foi um dos educadores brasileiros mais reconhecidos mundialmente. Todavia, é possível perceber que seus pressupostos são, na grande maioria, difundidos nos estudos e práticas sobre educação de pessoas jovens e adultas. Assim, o objetivo deste estudo foi o de apresentar outra leitura relativa aos pressupostos freirianos, ou seja, associálos à educação da Infância. Pois, historicamente, o legado freiriano foi pouco mencionado nas práticas pedagógicas e discussões referentes a esse âmbito. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa qualitativa, de caráter teórico. A partir da análise de oito das obras de Paulo Freire, considerou-se que: Freire fazia menção, em muitas passagens dessas obras, sobre diferentes infâncias, crianças e sua educação. Sob essa perspectiva, evidenciou-se que o pensamento freiriano pode se configurar como um forte aliado à compreensão da infância e da educação das crianças das classes populares.<hr/>Paulo Freire was one of the most wellknown Brazilian Educators with world wide recognition. However, it is possible to perceive that his assumptions are, for the most part, spread within studies and practices concerning the education of teenagers and young adults. Therefore, the aim of this study was to present an article relating to these “Freirian” presuppositions or, another words, finding an association between them and early years education. After all, historically, the “Freirian” legacy has been little mentioned in the pedagogical practices and discussions referring to this field. The methodology used was of a theo retical nature and based on a piece of qualitative research . Starting from an analysis of eight of Paulo Friere’s works, it was considered how he made mention, in many passages, different experiences of early childhood, of children and their education. From this perspective, it became evident that “Freirian” thinking can become a strong ally in the understanding of early childhood and of the education of children from the poorer classes. <![CDATA[Dificuldades enfrentadas pelo cuidador na inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A inclusão de crianças com deficiência na rede comum de ensino é um grande desafio. Associado à insegurança dos pais, muitas escolas não se sentem preparadas para receber o aluno com deficiência. De modo geral, os cuidadores, principais responsáveis por garantir o bem-estar, a assistência e a prestação de cuidados à criança, reconhecem a importância da escola em seu desenvolvimento. Porém, demonstram temores ao perceber o despreparo da instituição para receber a criança com deficiência. Sendo o cuidador um dos importantes pilares para viabilizar a inclusão escolar, este estudo teve por objetivo identificar os fatores dificultadores percebidos pelo cuidador da criança com paralisia cerebral em relação à sua entrada e permanência na escola comum. Trata-se de um estudo quantitativo, de natureza descritiva, cujos resultados revelam que a falta de formação dos professores, o despreparo físico das escolas e a falta de um estagiário são fatores percebidos pelos cuidadores como grandes dificultadores da inclusão da criança em escola comum.<hr/>The insertion of disabled children in regular schools has been a challenge. The parents do not feel secure to have their children in regular schools and many schools do not feel prepared to work with the student who have special needs. Caregivers, in general, recognize the importance of school education in their child's development, but show unconfident as they become aware of the unpreparedness of the regular school to receive their child. As we consider this background and recognize the caregivers as important support for school insertion, we propose this study to investigate factors perceived by the caregivers, which hinder the inclusion of disabled children in the regular school. This is a quantitative descriptive study. Results reveal that the most difficult factors for the insertion of exceptional children in regular schools are lack of teachers' qualification, school unpreparedness and lack of a support assistant. <![CDATA[A pesquisa contemporânea em didática: contribuições para a prática pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se é fato que já há décadas a crítica à Didática prescritiva se consolidou na reflexão educacional, por outro lado, a potencialidade propositiva das teorizações que esse campo produz ainda se coloca como alvo de debate. Neste texto, analisamos o conjunto de trabalhos apresentados no GT Didática nas reuniões anuais da ANPEd, no período de 2004 a 2008, visando a contribuir para a necessária problematização da dimensão propositiva dessa produção. Com base nas conclusões de revisões anteriores do campo, que questionavam a dispersão de focos de pesquisa e a concentração na temática da formação de professores, definem-se três eixos de sistematização da análise desenvolvida - temática privilegiada; metodologia utilizada na pesquisa em questão; análises e conclusões apresentadas - a partir dos quais se busca responder a tais questionamentos.<hr/>If may be a fact that, already for decades, a solid criticism of prescriptive didactics has been consolidated in educational discourse, but it is nonetheless the case that the field still carries the potential for propositioning and theorising and continues to be the target for debate. In this article, we analyse all the papers presented at the Didactics Working Group at ANPED’s annual meetings from 2004 to 2008, in order to contribute to and reflect on the propositions included in the working group's papers. By taking into consideration the conclusions of previous reviews of this field, which questioned the bias of the didactic research, focusing excessively on the subject of teacher education and criticising the recurrence of vague conclusions, we have decided to define three axes to enable us to systematise our analysis. These are: subjects chosen, research methodologies employed, analysis and conclusions presented. <![CDATA[Habitus professoral e Habitus estudantil: uma proposição acerca da formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A proposição é a seguinte: há que se ter dois espaços distintos de formação docente, um é a sala de aula da universidade e o outro, a sala de aula da escola para a qual o formando está se preparando. Trata-se de mostrar por que os saberes, teoria e prática, pertencentes a essas duas instâncias de formação são inexoravelmente distintos e, por essa razão, exigem lugares e formas diferentes para serem ensinados e aprendidos. Contudo, a natureza diferente de um e de outro não interfere na genética indissociável de ambos. Ao se apresentar um lugar específico para se aprender a teoria e outro, para se aprender a prática, mostra-se à constituição do habitus professoral e a do habitus estudantil, que constituem as categorias operacionais da proposição. É exatamente nesse quesito que reside a particularidade deste estudo. A base empírica foi constituída com reflexões realizadas no Brasil, a partir dos anos de 1990, sobre o tema: Como se aprende para ensinar na sala de aula. A fundamentação utilizada nesta formulação são noções extraídas das ideias de Bourdieu (1983a; 1983b; 1983c; 1989; 1992; 1996).<hr/>The proposition is as follows: it is necessary to have two distinct spaces for teacher training, one being the university classroom and the other, the school classroom, this being the workplace for which the undergraduate is preparing. The goal is to show why these two bodies of knowledge, one of theory and the other of practice, belong to two separate training fields; these are inexorably distinct; for this reason, they require different places and methods in order to be taught and learned. However, their different natures do not interfere with the unified blueprint (“inseparable genetics”) that underpins both. When introducing a specific place for learning the theory and another for learning the practice, it is possible to show the constitution of teacher’s habitus and student's habitus, that constitute the operational categories of the proposition. It is exactly in this sense that the particularity of this study resides. The empirical base was constituted with reflections realised in Brazil, starting from 1990, on the theme: How does one learn to teach in the classroom. The theoretical basis chosen for this formulation was based on some notions arising from the ideas of Bourdieu (1983a; 1983b; 1983c; 1989; 1992; 1996).