Scielo RSS <![CDATA[Educação em Revista]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-469820120003&lang=pt vol. 28 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O PNPG 2011-2020: os desafios do país e o sistema nacional de pós‑graduação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo tem por objetivo esclarecer a comunidade acadêmica ligada à pós-graduação sobre os fundamentos e as diretrizes do PNPG 2011-2020 que acaba de ser publicado pela CAPES. Para tanto, procura-se contextualizar o novo Plano no quadro histórico mais amplo dos Planos anteriores, bem como no tempo presente e na conjuntura atual do país, com seus megadesafios, os grandes legados históricos, os problemas seculares do sistema de ensino e os caminhos para superá-los. Junto com as informações e os esclarecimentos, o leitor encontrará um conjunto de questionamentos e análises teórico-conceituais sobre os rumos da ciência e tecnologia em nosso país e seus impactos sobre o sistema de pós‑graduação, considerando as demandas, os gaps e as maneiras de processá-las e vencê-los.<hr/>This article aims to illuminate the foundations and policies of the ‘NPGS’ 2011-20, which has just been published by CAPES, to the academic community linked to the Brazilian graduate system. To this end, the new Plan is contextualized in the broader historical scene that comprises the previous Plans, as well as in the present conjuncture of the Nation, with its mega-challenges, great historical legacies, and enduring problems of the educational system and the ways to overcome them. Along with the information and clarification, the reader will find a set of questions and a theoretical-conceptual analysis of the science and technology courses in our country and their impact on the graduate system, considering the demands, gaps and ways they can be processed and overcome. <![CDATA[O intelectual universitário e seu trabalho em tempos de “pesquisa administrada”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt T. Adorno, ao chegar aos EUA na década de 1940, surpreende-se com o novo ethos da pesquisa com o qual se defronta e estranha os mecanismos de controle que pesavam sobre a academia e os pesquisadores. Nos EUA, esses mecanismos convergiram para uma síntese contida na fórmula "publish or perish", processo que acabou instaurando-se no Brasil a partir de meados da década de 1990. É sobre esse processo, ao qual foram submetidos os intelectuais na universidade e as consequências para a produção e veiculação do conhecimento, que dedicamos nossa atenção neste texto. Por meio deste artigo, objetivamos investigar a forma como a produção intelectual vem desenvolvendo-se em tempos nos quais a pesquisa científica torna-se cada vez mais administrada pela lógica do fetiche da mercadoria cultural, com destaque para a análise do modo como a lógica do publique ou pereça delineia a forma da produção científica no Brasil.<hr/>Upon arriving in the United States in the 1940s, Theodor Adorno was surprised with the new research ethos he found and perplexed by the various control mechanisms that influenced the academy and its researchers. He began to realize their implications on the quality of research process and product and the education of future researchers. In the USA, these changes converged towards a synthesis expressed by the formula "publish or perish," a process that was instilled in Brazil as from the mid-1990s, with all of the consequences that had been identified in other spaces. This article analyzes the transformations university scholars were submitted to and their consequences on knowledge production and dissemination. The article investigates how intellectual production is undertaken at a time in which scientific research has become increasingly administered under the logic of the fetish of cultural merchandise. It also analyzes how the "publish or perish" logic influences the form of scientific production in Brazil. <![CDATA[Trabalho docente voluntário em uma Universidade Federal: nova modalidade de trabalho precarizado?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que tem como principal objetivo realizar um estudo reflexivo sobre o trabalho docente voluntário em uma Instituição de Ensino Superior e sua regulamentação interna. A pesquisa é qualitativa e foi desenvolvida de acordo com uma perspectiva crítica de análise. Foram aplicados questionários com professores voluntários e realizado um levantamento documental. A relevância do estudo reside no fato de desvelar a situação do trabalho docente voluntário em uma Universidade Pública, cujas conclusões não são consensuais, bem como, realizar uma avaliação da legislação vigente, confirmando-se a hipótese de que a Instituição Federal de Ensino Superior pesquisada não possui uma política interna nem programas específicos relacionados ao trabalho docente voluntário. As conclusões remetem também à questão da flexibilização e precarização do trabalho docente.<hr/>This article presents the results of a survey which main objective was to conduct a reflective study on teachers’ voluntary work at a High Education Institution and its internal regulations. It is a qualitative research developed according to critical analysis. Questionnaires were applied to volunteer teachers and a documentary survey was carried out. The relevance of the study lies on the fact of revealing the status of volunteer teaching in a public university, whose conclusions are not consensual, as well as performing an evaluation of the current legislation, confirming the hypothesis that the Federal Institution of Higher Education surveyed lacks an internal policy or specific programs regarding volunteer teaching. The conclusions also refer to the issue of flexibility and precariousness of teaching. <![CDATA[Inovação educacional em pequeno município: o caso Fundação Casa Grande (Nova Olinda, CE, Brasil)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso de inovação educacional na atuação da Organização Não Governamental Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri junto a crianças e jovens do município de Nova Olinda, CE, Brasil. O principal problema da pesquisa que este artigo visa apresentar é: que fatores se conjugam na geração de ações de inovação educacional? A hipótese examinada pela pesquisa foi a de que fatores salientes que se conjugam na geração de ações de inovação são o tempo de experiência profissional de educadores(as), a estabilidade de sua equipe, o nível de qualificação e a atuação mobilizadora de líderes da Organização. São descritos os objetivos e características da atuação da Organização e são apontadas as características de líderes, agentes e equipes. Conclui que a hipótese levantada foi confirmada.<hr/>This article presents the results of an educational innovation case study on the ‘Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri’ Non-governmental Organization’s operation with children and youngsters in Nova Olinda, State of Ceara, Brazil. The main matter of this research is: What factors are conjugated at the genesis of educacional innovation actions? The study examines the hypothesis that the proeminent factors conjugated in educational innovation generation are: length of educator’s professional experience, team's stability, NGO leaders’ qualification level, and mobilizing action. The NGO's objectives and operation characteristics are described. Characteristics of leaders, education agents and teams are presented. It was possible to conclude that the proposed hypothesis was confirmed. <![CDATA[Educação profissional e PROEJA: processos de adesão e resistência à implantação de uma experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute os processos de adesão e resistência docentes na implantação de um curso do PROEJA - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de EJA - em uma escola agrícola federal. Foi um estudo qualitativo, com análise de documentos e de entrevistas com docentes e coordenadores que acompanharam o processo de criação do curso. Os docentes manifestam diferentes formas de adesão e resistência ao programa, manifestações que se expressam em distintos posicionamentos com relação ao Curso e sua organização pedagógica, à prática pedagógica, ao projeto político-pedagógico e ao dia a dia das aulas. As resistências ao programa deixam lacunas na formação dos alunos, como indicado nos depoimentos dos professores. Todavia, percebe-se que a resistência ao Programa, por parte de alguns, foi diminuindo à medida que se envolveram com o curso, mas trata-se de um processo lento, contínuo e vulnerável a ações externas.<hr/>This article discusses teachers' adherence and/or resistance to the implementation of a vocational education program named 'PROEJA', addressed to young and adult students, in a Federal Agricultural School. Qualitative methodology research was used with documental analysis and interviews with teachers and staff engaged in the program. Teachers manifest several ways of adherence and resistance to the program, expressing their different positions regarding the course and its pedagogic organization and practices, political-pedagogic project, and daily class experience. According to the interviewees, resistance to the program may promote a gap in the students' education. However, resistance has decreased in some cases, as teachers get involved in the course; but it is a slow process, vulnerable to external influences. <![CDATA[Escuela y diversidad sexual: que realidad?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La propuesta del articulo es analizar la diversidad sexual y la homofobia en el medio educativo portugués, a través del estudio comparado resultante del proyecto "Sexualidades Juventudes e Gravidez Adolescente a Noroeste de Portugal" con los datos del informe sobre homofobia y transfobia del Observatorio de Educación LGBT. La metodología utilizada fue estudio cualitativo en el primero y cuantitativo en el segundo. De ambos trabajos se llega a la conclusión que la mayoría de los jóvenes muestra una actitud desfavorable hacia las personas LGBT, desinformación acerca de la diversidad sexual, acompañada por una alta difusión de mitos y estereotipos, los cuales resultan en actitudes homofóbicas y sexistas. La escuela sigue siendo uno de los lugares privilegiados en la construcción de la identidad, pero que no está preparada para enfrentarse a la problemática de la diversidad sexual educar en el respeto a la diversidad afectivo-sexual es tarea de todas y todos.<hr/>The purpose of this article was to analyze sexual diversity and homophobia in the Portuguese educational environment, through a comparative study between the results of the 'Sexuality, Youth, and Adolescent Pregnancy in Northwestern Portugal' study and the existing data of the report on homophobia and transphobia from the 'GLBT Education Observatory'. Qualitative methodology was used in the first study, while quantitative methodology was used in the second. Both studies concluded that most young people present a negative attitude towards GLBT people, misinformation about sexual diversity, accompanied by a high diffusion of myths and stereotypes, which result in homophobic and sexist attitudes. School remains a privileged environment to the construction of identity, but it is unprepared to deal with the issue of sexual diversity; education concerning sexual-affective diversity is a task for everyone. <![CDATA[Dever de casa, espelho de desigualdades educacionais e sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo busca analisar, a partir de resultados de uma pesquisa microssociológica, diferenças e desigualdades de diversas ordens que são espelhadas na prática social de prescrição e realização dos deveres de casa, tanto no âmbito das famílias quanto no das escolas. Em alguns casos, trata-se de desigualdades mais explícitas, como as de condições de realização dos deveres e de acompanhamento pelas famílias. Em outros, trata-se de diferenças - por exemplo, entre as práticas socializadoras familiares, ou entre práticas curriculares das escolas - que se transformam em desigualdades à medida que configuram condições desiguais para estudantes colocados, no sistema escolar e na sociedade, em situação de competição. Em todos os casos, para além dos deveres em si, o que se coloca em questão são as condições de equidade/iniquidade do sistema educacional.<hr/>The aim of this article is to analyze, through the results of a micro-sociologic research, the various kinds of differences and inequalities that are reflected in the social practice of homework assignment and completion, within families as well as in schools. In some cases, inequalities are more explicit, as in the conditions for homework completion and family assistance. In other cases, there are differences - between family socializing practices or school curricular practices - that are transformed into inequalities when they establish unequal conditions to students that are in a competitive situation in school and society. In all cases, beyond homework, the equality/inequality conditions of the educational system are questioned. <![CDATA[Fonoaudiologia e pedagogia especial em um sistema escolar inclusivo na Alemanha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pedagogia tradicional e a terapia tradicional para os distúrbios da fala e linguagem (Sprachheilpädagogik) na Alemanha, áreas de ensino especializado das ciências da educação, têm sido requisitadas a definir recursos educacionais justificáveis para um sistema escolar inclusivo e reestruturado. Este trabalho pretende refletir sobre as vantagens da pedagogia inclusiva na Alemanha, fornecendo dados comparativos entre a pedagogia tradicional, separatista e a inclusiva. Recursos institucionais e didáticos bem desenvolvidos têm mostrado, entretanto, perspectivas úteis em um sistema inclusivo, quando o princípio de subsidiaridade é seguido. A história e a evolução da área desta pedagogia especial poderiam fornecer informações acerca dos limites e possibilidades da educação inclusiva, principalmente para alunos com distúrbios da linguagem. Os resultados apontam para o fato de que em diferentes níveis e pontos de transição, pode-se trabalhar diretamente com o suporte à criança ou indiretamente com consultoria ou formação contínua da equipe pedagógica docente para a criança.<hr/>The traditional Sprachheilpädagogik, the speech and language pedagogy and therapy in educational contexts in Germany, is currently being challenged to define as a specialized educational domain of education and educational science their resources with a justifiable educational theory for the inclusive restructuring of the school system. However, well-developed educational and institutional resources show useful perspectives in an inclusive system if the principle of subsidiarity is followed. A network-based organization would be one way. The restructuring of the special schools for pupils with speech and language disabilities would be another way. <![CDATA[O educador e sua relação com o passado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto discute a contribuição dos estudos em História da Educação para a formação dos educadores. Uma situação paradoxal configura-se nessa área de estudos no Brasil, com a expansão vertiginosa da pesquisa e a restrição de seu espaço disciplinar nos cursos de pedagogia. Diante desse quadro, propõe-se uma discussão que tome como perspectiva a relação que o educador, em sua prática profissional, estabelece com o passado, considerando-se que essa questão encontra-se no cerne dos estudos históricos. Para isso, enfocam-se três aspectos dessa relação: 1º.) as sobrevivências do passado no presente; 2º.) as diversas temporalidades que habitam um mesmo tempo; 3º.) as múltiplas formas de subjetivação do tempo.<hr/>This paper discusses the contribution of History and Education studies to the formation of educators. A paradoxical situation exists in this field of study, with a great increase in research in the one hand and on the other hand the restriction of this subject matter in the pedagogy courses in Brazil. Within this context, this paper proposes a debate based on the relation with the past established by educators, in their professional practice, considering this the central issue of historical studies. Three aspects of this relationship are examined: 1st the survival of the past in the current times; 2nd several temporalities coexisting at the same time; 3rd multiple forms of time subjectiveness. <![CDATA[A lei brasileira de ensino Rivadávia Corrêa (1911): paradoxo de um certo liberalismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A lei Rivadávia é uma lei educacional emblemática. A historiografia educacional brasileira costuma tratá-la ou como excrescência de curta duração, pois somente prevaleceu até 1915, ou ainda como legítima expressão de um Estado republicano liberal tout court, sem necessidade de novas indagações, já que a natureza do Estado está dada. No entanto, ela é culminância de um processo histórico que tem o seu início de formulação na penúltima década do Império. Ali começa a se cogitar do "livre ensino" que, entre nós, assumiu o caráter de livre oferta de ensino. Pode-se dizer que a lei Rivadávia é a última expressão de uma "visão de mundo" que veio se estruturando naquelas duas décadas finais do Império. Ora, a prevalência de tal entendimento na República é justamente o registro de um entrave na constituição do moderno direito à educação, pois este requer um Estado propositor e garantidor. Assim, a lei Rivadávia é a expressão, entre as regulamentações de ensino, de um paradoxo: ela exacerba um liberalismo do "livre ensino" que justamente dificulta o surgimento histórico do direito social à educação em sentido moderno.<hr/>'Rivadavia' educational law is emblematic. Brazilian educational historiography often refers to it as a short-term excrescence, since it prevailed until 1915, or yet, as a legitimate expression of a merely liberal republican State, with no need for further quest once the nature of the State has been given. However, it is the apogee of a historical process that has its conceptual beginnings in the second last decade of the Empire. "Liberal teaching" is then first conceived, which gained status among us as liberal educational offer. It is assertive to say that 'Rivadavia' law is the last expression of a "world view" which was developing in those two last decades of the Empire. The prevalence of such understanding in the Republic is precisely the indicator of a constitutional restraint to the modern right to education, for it requires a propositional and covenantor State. Thus, 'Rivadavia' law is a paradoxical expression among teaching regulations: it exacerbates a liberalism of "lenient teaching" that hinders the historical appearance of the social right to education in a modern sense. <![CDATA[As reformas necessárias ao ensino secundário brasileiro nos anos 1950, segundo a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, propõe-se uma análise dos artigos sobre o ensino secundário, publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) ao longo dos anos de 1950. Investigam-se as críticas feitas por seus colaboradores à organização dada pela Lei Orgânica do Ensino Secundário (1942) a ramo do ensino médio, assim como as principais propostas de reforma, visando a torná-lo mais ativo, mais prático e mais popular. O objetivo principal é investigar que novo padrão de ensino secundário se projetava da combinação dos argumentos, como ideal para o ensino secundário brasileiro nos anos 1950. Tais necessidades se justificavam pela ideia de que o mundo vinha sendo regido por "novos imperativos" culturais, que a escola brasileira deveria adotar a fim de fomentar o desenvolvimento do país.<hr/>This article proposes an analysis of the articles on secondary school published in the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP, Brazilian Journal of Pedagogical Studies) over the 1950s. The study investigates the criticism made by its collaborators to the organization provided by the Lei Orgânica do Ensino Secundário (Organic Law of Secondary School; 1942) to middle school, as well as the main proposals of reform, in an attempt to make it more active, practical and popular. The main objective is to investigate which was the new standard of secondary education being projected from the combination of arguments as the ideal in Brazil in the 1950s. Such needs were justified by the idea that the world was being ruled by "new cultural imperatives" that should be adopted by the Brazilian school in order to encourage the development of the country. <![CDATA[Brasil Arcaico Escola Nova: ciência, técnica e utopia nos anos 1920-1930]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, propõe-se uma análise dos artigos sobre o ensino secundário, publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) ao longo dos anos de 1950. Investigam-se as críticas feitas por seus colaboradores à organização dada pela Lei Orgânica do Ensino Secundário (1942) a ramo do ensino médio, assim como as principais propostas de reforma, visando a torná-lo mais ativo, mais prático e mais popular. O objetivo principal é investigar que novo padrão de ensino secundário se projetava da combinação dos argumentos, como ideal para o ensino secundário brasileiro nos anos 1950. Tais necessidades se justificavam pela ideia de que o mundo vinha sendo regido por "novos imperativos" culturais, que a escola brasileira deveria adotar a fim de fomentar o desenvolvimento do país.<hr/>This article proposes an analysis of the articles on secondary school published in the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP, Brazilian Journal of Pedagogical Studies) over the 1950s. The study investigates the criticism made by its collaborators to the organization provided by the Lei Orgânica do Ensino Secundário (Organic Law of Secondary School; 1942) to middle school, as well as the main proposals of reform, in an attempt to make it more active, practical and popular. The main objective is to investigate which was the new standard of secondary education being projected from the combination of arguments as the ideal in Brazil in the 1950s. Such needs were justified by the idea that the world was being ruled by "new cultural imperatives" that should be adopted by the Brazilian school in order to encourage the development of the country.