Scielo RSS <![CDATA[Revista Educação em Questão]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0102-773520230004&lang=pt vol. 61 num. 70 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial - Revista Educação em Questão v. 61 n. 70 out. dez. 2023]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A gestão da crise da pandemia (2020-2021): o Sistema Único de Saúde e o Sistema Nacional de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000400200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo objetiva comparar as medidas tomadas na área de saúde e na área da educação no decorrer da crise pandêmica no Brasil no período de março de 2020 até dezembro de 2021, problematizando as dimensões dos conflitos interfederativos num sistema considerado estruturado, como é o caso do Sistema Único de Saúde (SUS), e num sistema considerado não estruturado, como é o caso do Sistema Nacional de Educação (SNE). Como arcabouço teórico-metodológico, foram mobilizadas a história do tempo presente, com base em François Dosse e outros autores, para subsidiar as análises de fontes oficiais do Ministério da Educação, do Ministério da Saúde e de fontes jornalísticas. As considerações finais apontam que a existência de um sistema consolidado, como o SUS, não foi capaz de atenuar a crise pandêmica em decorrência da gestão bolsonarista. Logo, a instituição de um SNE também não seria suficiente, dada a sujeição dos entes federados ao governo central.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo comparar medidas adoptadas en los ámbitos de salud y educación durante la crisis pandémica en Brasil de marzo de 2020 a diciembre de 2021, problematizando las dimensiones de los conflictos interfederativos en un sistema considerado estructurado, como el Sistema Único de Saúde (SUS), y en un sistema considerado no no estructurado, como el Sistema Nacional de Educação (SNE). Como marco teórico-metodológico, se movilizó la historia del tiempo presente, a partir de François Dosse y otros autores, para apoyar los análisis de fuentes oficiales del Ministerio de Educación, del Ministerio de Salud y de fuentes periodísticas. Las consideraciones finales apuntan que la existencia de un sistema consolidado, como el SUS, no ha sido capaz de mitigar la crisis pandémica como consecuencia de la administración Bolsonaro. Por lo tanto, la creación de un SNE tampoco sería suficiente, dada la sujeción de los entes federados al gobierno central.<hr/>Abstract This article aims to compare measures taken in the health and education sectors during the pandemic crisis in Brazil from March 2020 to December 2021, problematizing the dimensions of inter-federative conflicts in a system considered structured, such as the Sistema Único de Saúde (SUS) [Unified Health System], and in a system considered unstructured, such as the Sistema Nacional de Educação. As a theoretical-methodological framework, we mobilized the history of the present time, based on François Dosse and other authors, to support the analysis of official sources of the Ministry of Education, the Ministry of Health and journalistic sources. The final considerations point out that the existence of a consolidated system, such as the Unified Health System, was unable to mitigate the pandemic crisis caused by Bolsonarist management. Therefore, the establishment of an National Education System would not be enough either, given the subjection of the federated entities to the central government. <![CDATA[Em defesa do ensino: o comum e a abertura existencial em meio aos algoritmos digitais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000400201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem por intuito contrastar à subjetividade que emerge da lida cada vez mais prolongada com os algoritmos digitais características daquilo que Jan Masschelein e Maarten Simons atribuem à escola. Para tanto, opomos a possibilidade de sair de si – ou seja, a "suspensão" – e a de viver um mundo comum – a "profanação" – oferecida aos alunos pela skholé ao que a pesquisadora Fernanda Bruno enxerga como o "sequestro do futuro" e o "confisco do comum", efeitos quase inevitáveis do modelo de negócios das redes sociais. Além disso, ao fim do texto, recorremos à etimologia de "ensinar" a fim de inferir algumas possibilidades de ação docente em meio ao cenário contemporâneo. Ensinar, como queremos defender, é in-signare, é colocar signos, o que pressupõe, por um lado, o reconhecimento de que o mundo e a realidade (e, portanto, os conteúdos ensinados) não são autoevidentes e, por outro, uma disposição para a criação de algo comum, comunicável – essas duas dimensões, a nosso ver, são fundamentais para uma escola que faça frente à subjetividade algorítmica.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es contrastar la subjetividad que emerge de la interacción cada vez más prolongada con algoritmos digitales características atribuidas a la educación por Jan Masschelein y Maarten Simons. Para ello, oponemos la posibilidad de salir de uno mismo – es decir, la “suspensión” – y de vivir un mundo común – la “profanación” –, que ofrece a los estudiantes la skholé a lo que la investigadora Fernanda Bruno percibe como el “secuestro del futuro” y la “confiscación de lo común”, efectos casi inevitables del modelo de negocios de las redes sociales. Además, al final del texto, recurrimos a la etimología de “enseñar” para inferir posibilidades de acción docente en medio del escenario contemporáneo. Enseñar, como queremos argumentar, es in-signare, es colocar signos, lo que presupone, por un lado, el reconocimiento de que el mundo y la realidad (y, por lo tanto, el contenido enseñado) no son autoevidentes y, por otro, una disposición para crear algo común, comunicable – estas dos dimensiones, en nuestra opinión, son fundamentales para una escuela que haga frente a la subjetividad algorítmica.<hr/>Abstract The aim of this article is to contrast the subjectivity that emerges from the increasingly prolonged interaction with digital algorithms characteristics attributed to school by Jan Masschelein and Maarten Simons. To do so, we oppose the possibility of stepping out of oneself – in other words, “suspension” – and living in a common world – “profanation” –, offered to students by skholé, to what researcher Fernanda Bruno sees as the “seizure of the future” and the “confiscation of the common”, almost inevitable effects of the business model of social networks. In addition, at the end of the text, we turn to the etymology of “teaching” in order to infer some possibilities of teaching action in the contemporary scenario. Teaching, as we want to argue, is in-signare, it is to place signs, which presupposes, on the one hand, the recognition that the world and reality (and therefore the content taught) are not self-evident and, on the other, a willingness to create something common, communicable – these two dimensions, in our view, are fundamental for a school that confronts algorithmic subjectivity. <![CDATA[Práticas escolares comunitarias: chave para la construção do currículo para la diversidade cultural em Colombia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000400202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El desarrollo de la etnoeducación y, con ello, el diseño de currículos pertinentes a la identidad cultural de las comunidades es una necesidad en el contexto colombiano. Este artículo muestra avances de una investigación cualitativa con diseño de investigación-acción etnográfica realista. Este estudio explora aspectos del currículo escrito y vivido que se alinean o chocan con las prácticas de la comunidad que atiende una institución etnoeducativa pública en Colombia. Se fundamenta en diversidad cultural, etnoeducación, educación intercultural y currículo intercultural. La investigación-acción de corte etnográfica realista comprende diversos momentos. Se reporta el momento de Exploración construido con la comunidad educativa, sabedores, líderes y lideresas. Los resultados destacan el potencial de las prácticas escolares comunitarias para alinear el currículo; que las experiencias pedagógicas y proyectos de aula etnoeducativos chocan con el modelo pedagógico general. Se resalta el papel de las practicas escolares comunitarias para la construcción de un currículo intercultural y plurilingüe<hr/>Resumo O desenvolvimento da etnoeducação e, com ela, a elaboração de currículos relevantes para a identidade cultural das comunidades é uma necessidade no contexto colombiano. Este artigo mostra o progresso de uma pesquisa qualitativa com um desenho de pesquisa-ação realista etnográfica. Este estudo explora aspectos do currículo escrito e vivido que se alinham ou se chocam com as práticas da comunidade atendida por uma instituição pública de etnoeducação na Colômbia. Baseia-se na diversidade cultural, etnoeducação, educação intercultural e currículo intercultural. A pesquisa-ação realista etnográfica compreende vários momentos. Relatamos o momento de Exploração construído com a comunidade educacional, especialistas e líderes. Os resultados destacam o potencial das práticas da escola comunitária para alinhar o currículo; que as experiências pedagógicas etnoeducacionais e os projetos de sala de aula entram em conflito com o modelo pedagógico geral. O papel das práticas das escolas comunitárias na construção de um currículo intercultural e multilíngue é destacado<hr/>Abstract The development of ethnic education and the design of curricula relevant to the cultural identity of communities is a necessity in the Colombian context. This article shows the advances of qualitative research with a realistic ethnographic action research design. This study explores aspects of the written and lived curriculum that align or clash with the practices of the community served by a public ethno-educational institution in Colombia. It is based on cultural diversity, ethnic education, intercultural education, and intercultural curriculum. This realistic ethnographic action research comprises several moments. We report on the Exploration moment built with the educational community, sabedores, and leaders. The results highlight the potential of community school practices to align the curriculum, that ethno-educational pedagogical experiences and classroom projects clash with the general pedagogical model. Community school practices' role in constructing an intercultural and multilingual curriculum is emphasized. <![CDATA[A criança e o direito de participação: desafios para a Educação Infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000400203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto, um ensaio teórico, fundamenta-se na Sociologia da Infância e na pesquisa bibliográfica. Objetiva discutir o direito de participação da criança e seu lugar na sociedade contemporânea a partir do respeito à sua voz e ação como sujeito de direitos. Os resultados evidenciam um avanço nos estudos da criança e da infância nos últimos anos, configurando um campo multidisciplinar em torno da compreensão da infância vivida pelas crianças a partir delas mesmas. As transformações sociais em curso afetam as relações entre crianças e adultos nas suas dimensões políticas, culturais e educativas, tornando-se necessário desconstruir a produção normativa adultocêntrica que subalterniza a criança e dificulta e/ou impossibilita sua participação na sociedade. A criança sai do seu lugar de objeto para tornar-se sujeito ator. A partir da mudança de lugar da criança, é necessário tornar a escola um espaço democrático de socialização e um contexto mais amigo das crianças onde acontece um diálogo respeitoso entre crianças e adultos, com relações mais simétricas.<hr/>Resumen El texto, un ensayo teórico, se basa en la Sociología de la Infancia y en la investigación bibliográfica. Tiene como objetivo discutir el derecho de los niños a participar y su lugar en la sociedad contemporánea a partir del respeto a su voz y acción como sujetos de derechos. Los resultados muestran un avance en los estudios de lo niño y de la infancia en los últimos años, configurando un campo multidisciplinar en torno a la comprensión de la infancia vivida por los niños desde sí mismos. Las transformaciones sociales en curso afectan las relaciones entre niños y adultos en sus dimensiones políticas, culturales y educativas, haciendo necesaria la deconstrucción de la producción normativa centrada en el adulto que subordina al niño y dificulta y/o imposibilita su participación en la sociedad. El niño pasa de ser un objeto para convertirse en sujeto actor. A partir del cambio de lugar del niño, es necesario hacer de la escuela un espacio democrático de socialización y un contexto más acogedor a los niños, donde exista un diálogo respetuoso entre niños y adultos, con relaciones más simétricas.<hr/>Abstract The text, a theoretical essay, is based on the Sociology of Childhood and bibliographical research. It aims to discuss children's right to participate and their place in contemporary society based on respect for their voice and action as individuals of rights. The results show an advance in child and childhood studies in recent years, configuring a multidisciplinary field around the understanding the childhood experienced by children themselves. The underway social transformations affect the relationships between children and adults in their political, cultural, and educational dimensions, making it necessary to deconstruct the adult-centric normative production that subordinates children and hinders and/or makes their participation in society impossible. The child moves from being an object to become an actor. From the change of child's place, it is necessary to make the school a democratic space for socialization and a more child-friendly context where takes place a respectful dialogue between children and adults, with more symmetrical relationships. <![CDATA[Tecnologias em sala de aula e sua relação com a prática docente: representações de professoras de língua inglesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000400204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo objetiva analisar as representações de quatro professoras de inglês acerca dos usos de tecnologias para compreender a relação dessas representações com a prática das docentes participantes. Entendemos os usos de tecnologias permeados por experiências compartilhadas por membros de uma comunidade que, nesse caso, identificamos como professores de línguas adicionais, a partir da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 2010). Esta pesquisa de campo adota princípios de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário, observação de aulas e entrevista, e analisados segundo a perspectiva da Pesquisa-Docente (Freeman, 1998) e do processo de codificação de Auerbach e Silverstein (2003). A análise revelou duas representações oriundas de seis temas. Neste artigo, abordamos a representação tecnologias como recursos pedagógicos essenciais na aula de inglês, oriunda dos temas: tecnologias analógicas como um recurso pedagógico essencial na aula de inglês e tecnologias digitais como um recurso pedagógico essencial na aula de inglês.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio es analizar las representaciones de cuatro profesoras de inglés en cuanto a los usos de tecnologías, y como estas representaciones están relacionadas con su práctica docente. Se abordan los usos de tecnologías en el contexto de experiencias compartidas entre miembros de una comunidad de profesores de idiomas, fundamentado en la Teoría de las Representaciones Sociales (Moscovici, 2010). Se realizó una investigación de campo de carácter cualitativo, recolectando datos mediante cuestionario, observación de clases y entrevistas. Los datos se analizaron siguiendo la perspectiva del profesor investigador de Freeman (1998) y el proceso de codificación de Auerbach y Silverstein (2003). El análisis reveló dos representaciones en seis temas. Este artículo se enfoca en la representación de las tecnologías como recursos pedagógicos esenciales en las clases de inglés, a partir de los temas: tecnologías analógicas como recurso pedagógico esencial en las clases de inglés y tecnologías digitales como recurso pedagógico esencial en las clases de inglés.<hr/>Abstract This article aims at analyzing the representations of four English language teachers regarding uses of technologies in order to understand the relationship of these representations and the practice of the teachers. We understand uses of technologies intertwined with experiences shared by members of a community which, in this case, we identify as language teachers, based on Social Representation Theory (Moscovici, 2010). This field research is a qualitative study. Data were collected through questionnaires, class observation and interviews, and analyzed according to Teacher-Research by Freeman (1998) and the coding process by Auerbach and Silverstein (2003). The analysis revealed two representations originated from six themes. In this article, we address the representation of technologies as essential pedagogical resources in English classes, based on the themes: analog technologies as an essential pedagogical resource in English classes and digital technologies as an essential pedagogical resource in English classes. <![CDATA[Aprendizes de ficção: sobre o ler e o escrever histórias na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000400205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta um recorte de pesquisa qualitativa sobre a elaboração de narrativas de ficção por crianças, realizada numa turma do 5º ano do ensino fundamental, de uma escola pública do Rio Grande do Norte, Brasil. Tem por objetivo refletir sobre os efeitos da leitura de literatura e da interlocução entre os pares no processo de construção de histórias. A investigação fundamentou-se nos estudos sobre literatura (Candido, 2012), leitura de ficção (Amarilha, 2013 e 1997; Jauss, 1994; Eco, 1994), mediação pedagógica e produção textual (Vigotski, 2007; Graves e Graves, 1995; Calkins, 1989). O desenho da pesquisa compreendeu sessões de leitura da obra Fazendo Ana Paz, de Lygia Bojunga, e encontros para escrita, discussão e reescrita de histórias de ficção. A análise dos dados revelou que a leitura de literatura, sob a metodologia da andaimagem, favoreceu a liberdade de criação de histórias pelos aprendizes, que recorreram às referências literárias para escrever narrativas que apresentaram novas escolhas quanto ao tipo de narrador, uso do tempo, desfecho, dentre outros aspectos. A escolha da obra literária (Bojunga, 2007), de caráter metaficcional, repercutiu, de sobremaneira, nos novos sentidos atribuídos pelos aprendizes à atividade da escrita. Também foi constatado o efeito da interação entre os pares e a professora-pesquisadora nos processos de escrita e revisão textual, mediante as investidas das crianças na constituição de suas narrativas de ficção, desencadeadas pelas conferências de escrita.<hr/>Resumen El artículo presenta un extracto de una investigación cualitativa, realizada sobre el desarrollo de narrativas de ficción por niños del 5º grado de la enseñanza fundamental de una escuela pública de Rio Grande do Norte, Brasil. El objetivo es reflexionar sobre los efectos de la lectura literaria y la interlocución entre pares en el proceso de construcción de historias. La investigación se basó en estudios sobre literatura (Candido, 2012), lectura de ficción (Amarilha, 2013; Jauss, 1994; Eco, 1994), mediación pedagógica y producción textual (Vigotski, 2007; Graves e Graves, 1995; Calkins, 1989). El diseño de investigación comprendió sesiones de lectura/escucha de la obra Fazendo Ana Paz (Haciendo Ana Paz), de Lygia Bojunga, y encuentros para escribir, discutir y reescribir cuentos de ficción. El análisis de los datos reveló que la lectura de literatura, bajo la metodología andamiaje, favoreció la libertad de creación de historias por aprendices, quienes utilizaron referencias literarias para escribir narrativas que presentaban nuevas opciones en cuanto al tipo de narrador, uso del tiempo, desenlace, entre otros aspectos. La elección de la obra literaria (Bojunga, 2007), de carácter metaficcional, tuvo un gran impacto en los nuevos significados atribuidos por los aprendices a la actividad de escribir. También se observó el efecto de la interacción entre pares y la profesora-investigadora en los procesos de escritura y revisión textual, a través de los intentos de los niños en la constitución de sus narrativas ficcionales, desencadenadas por conferencias de escritura.<hr/>Abstract The article presents an excerpt from a qualitative research about the development of fictional narratives by children, carried out with in a 5th grade of elementary school at a public school in Rio Grande do Norte, Brazil. It aims to reflect on the effects of reading literature and interlocution between peers on the process of creating stories. The research was based on studies on literature (Candido, 2012), fiction reading (Amarilha, 2013 e 1997; Jauss, 1994; Eco, 1994), pedagogical mediation and textual production (Vigotski, 2007; Graves e Graves, 1995; Calkins, 1989). The research design included reading sessions of the work Fazendo Ana Paz (Making Ana Paz), by Lygia Bojunga, and meetings for writing, discussing and rewriting fiction stories. Data analysis revealed that reading literature, under the scaffolding methodology, favored the freedom of creating stories by apprentices, who used literary references to write narratives that presented new choices regarding the type of narrator, use of time, outcome, among other aspects. The choice of the literary work (Bojunga, 2007), which is metafictional in nature, had a major impact on the new meanings attributed by the apprentices to the writing activity. It was also noticing the effect of interaction among peers and the research teacher in the writing and textual review processes, through the children’s attempts to create their fictional narratives, triggered by writing conferences. <![CDATA[Festas escolares em Brasília: o olhar da jornalista Yvonne Jean (1962-1968)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000400206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo adentra o universo de temas escolares abordados pela jornalista Yvonne Jean no jornal Correio Braziliense. O objetivo é analisar algumas festas escolares em Brasília, conforme foram descritas e comentadas em colunas da jornalista entre os anos de 1962 e 1968. Foram identificados dois tipos de festas escolares: 1) as que celebravam personagens da escola e da família - professoras, crianças e mães; e 2) as que comemoravam tradições da cultura brasileira (festas juninas). O valor histórico-educacional dos textos de Yvonne Jean se evidencia à medida que se faz deles uma leitura histórica, fundada na contextualização das fontes e em sua leitura analítico-interpretativa. É dessa leitura que tende a advir a compreensão da educação segundo a lógica das normas e práticas (Julia, 2001), das estratégias e táticas (Certeau, 1999), dos comportamentos e das apropriações (Chartier, 2002), seja de professores, seja de alunos e demais indivíduos que atuam no processo educacional intraescolar.<hr/>Resumen El artículo profundiza en el universo de temas escolares tratados por la periodista Yvonne Jean en el periódico Correio Braziliense. El objetivo es analizar algunas fiestas escolares en Brasilia tal como fueron descritas y comentadas en las columnas de la periodista entre 1962 y 1968. Se identificaron dos tipos de fiestas escolares: 1) las que celebraban personajes escolares y familiares: maestros, niños y madres; y 2) las que celebraban tradiciones de la cultura brasileña (fiestas de junio). El valor histórico-educativo de los textos de Yvonne Jean se hace evidente en la medida en que son leídos históricamente, basada en la contextualización de las fuentes y su lectura analítica-interpretativa. Es a partir de esta lectura que tiende a emerger la comprensión de la educación según la lógica de las normas y prácticas (Julia, 2001), las estrategias y tácticas (Certeau, 1999), los comportamientos y las apropiaciones (Chartier, 2002), ya sean de profesores o estudiantes o de otros individuos que actúan en el proceso educativo intraescolar.<hr/>Abstract The article delves into the universe of school themes covered by journalist Yvonne Jean in the Correio Braziliense newspaper. The aim is to analyze some school parties in Brasília, as described and commented on in the journalist’s columns between 1962 and 1968. Two types of school parties were identified: 1) those that celebrated school and family characters - teachers, children, and mothers; and 2) those that celebrated traditions of Brazilian culture (June festivals). The historical-educational value of Yvonne Jean’s texts becomes evident as they are read historically, based on the contextualization of the sources and their analytical-interpretive reading. It is from this reading that tends to emerge the understanding of education according to the logic of norms and practices (Julia, 2001), strategies and tactics (Certeau, 1999), behaviors and appropriations (Chartier, 2002) whether of teachers or students or other individuals who work in the intra-school educational process. <![CDATA[Diálogo intercultural a partir de um Projeto Erasmus Plus: aprendizagem centrada no estudante]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000400207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo objetiva discutir as possibilidades de internacionalização das ações universitárias com práticas de interculturalidade inferidas desde a implementação de um projeto de extensão de uma universidade pública paulista no contexto de um Projeto Erasmus Plus. Fundamenta-se, teoricamente, na interculturalidade como diálogo e comunicação entre diferentes culturas, reconhecendo a diversidade como um valor em si mesmo, segundo Dussel (2016), Quiroz (2007), Santos (2006), entre outros. O estudo de caso foi a metodologia adotada e as unidades de análise são as formações pedagógicas implementadas com a fundamentação teórico-prática do Projeto Erasmus Plus na ação de extensão Cursinho Pré-Universitário Ferradura, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Os resultados permitiram sistematizar evidências de colaboração entre distintas culturas. Conclui-se que projetos como o Erasmus, mesmo propostos de modo unilateral, possibilitam estabelecer diálogos internos na universidade e, externamente, com outras instituições universitárias, desde a perspectiva de que o “diferente” pode promover sinergias e o diálogo intercultural.<hr/>Resumen El artículo tiene el objetivo de discutir las posibilidades de internacionalización de las prácticas interculturales inferidas desde la implementación de un proyecto de extensión en una universidad pública de São Paulo en el contexto de un Proyecto Erasmus Plus. Se fundamenta, teóricamente, en la interculturalidad como diálogo y comunicación entre diferentes culturas, reconociendo la diversidad como un valor en sí mismo, según Dussel (2016), Quiroz (2007), Santos (2006), entre otros. El estudio de caso fue la metodología adoptada y las unidades de análisis son los cursos de formación pedagógica implementados con la fundamentación teórico-práctica del Proyecto Erasmus Plus en la acción de extensión Cursinho Pré-Universitário Ferradura (Curso Preuniversitario Herradura), en la Universidad del Estado de São Paulo (UNESP). Los resultados permitieron sistematizar pruebas de colaboración entre diferentes culturas. La conclusión es que proyectos como Erasmus, aunque se propongan unilateralmente, permiten establecer diálogos internos en la universidad y, externamente, con otras instituciones universitarias, desde la perspectiva de que lo “diferente” puede promover sinergias y diálogo intercultural.<hr/>Abstract The article aims to discuss the possibilities of internationalization university actions with intercultural practices inferred from the implementation of an extension project at a public university in the state of São Paulo in the context of an Erasmus Plus Project. It is theoretically based on interculturality as dialogue and communication among different cultures, recognizing diversity as a value in itself, according to Dussel (2016), Quiroz (2007), Santos (2006), among others. The case study was the methodology adopted and the units of analysis are the pedagogical formation courses implemented with the theoretical-practical foundation of the Erasmus Plus Project in the extension action Cursinho Pré-Universitário Ferradura (College Prep Course Horseshoe), at São Paulo State University (UNESP). The results made it possible to systematize evidence of collaboration between different cultures. The conclusion is that projects such as Erasmus, even if proposed unilaterally, make it possible to establish internal dialogues within the university and, externally, with other university institutions, from the perspective that the “different” can promote synergies and intercultural dialogue. <![CDATA[Pesquisas com os cotidianos da Educação: problematizações e invenções de mundos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000400208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo objetiva problematizar o modelo de pesquisa em Educação que, ao supor uma realidade preexistente, com seus dados aguardando para serem coletados, enfatiza a necessidade de práticas descritivas, explicativas e/ou analíticas, nas quais a escrita, assumida como atestado de veracidade do acontecido, institui-se por meio de um autor-autoria dotado de uma consciência plena e fundadora, capaz de criar formas de representação da realidade. De modo diferente, apostamos em uma dimensão de pesquisa como devir, com destaque para as cartografias de conversas, que nos lança em meio às experimentações com os cotidianos e nos incentiva a seguir fluxos, a acompanhar processos e a nos enredar em movimentos de diluição dos sujeitos-rostidades, interessados que estamos muito mais nas poéticas das forças do habitável e nas reverberações dos acontecimentos, do que na defesa do protagonismo das identidades conscientes. Desse modo, o artigo defende uma aposta ético-estético-política para as pesquisas com os cotidianos como possibilidade de invenção de mundos mais plurais e inclusivos na Educação.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo problematizar el modelo de investigación en Educación que, al asumir una realidad preexistente, con datos a la espera de ser recolectados, enfatiza la necesidad de prácticas descriptivas, explicativas y/o analíticas, en las que la escritura, asumida como atestación de la veracidad de lo sucedido, se instituye a través de un autor-autoría dotado de una conciencia plena y fundante, capaz de crear formas de representación de la realidad. De otra manera, apostamos por una dimensión investigativa como devenir, con énfasis en las cartografías de conversaciones, que nos lanza en medio a experimentaciones con la cotidianidad y nos incentivan a seguir flujos, a acompañar procesos y a enredarnos en movimientos de dilución de sujetos-facialidades, interesados como estamos mucho más en la poética de las fuerzas de lo habitable y en las reverberaciones de los acontecimientos, que en la defensa del protagonismo de las identidades conscientes. De esta manera, el artículo defiende un compromiso ético-estético-político con la investigación de la vida cotidiana como posibilidad de inventar mundos más plurales e inclusivos em la Educación.<hr/>Abstract The article aims to problematize the research model in Education, which, by assuming a pre-existing reality with its data waiting to be collected, emphasizes the need for descriptive, explanatory, and/or analytical practices. Writing, assumed as a certificate of the veracity of past events, is instituted through an author-authorship endowed with a full and founding consciousness, capable of creating forms of representation of reality. Differently, we believe in a dimension of research as becomingness, with emphasis on the mapping of conversations, which launches us into the midst of experiments with everyday life, and encourages us to follow flows and processes and to become entangled in dilution movements of subject-facialities. We are, however, much more interested in the poetics of the forces of the livable and in the reverberations of events than in the defense of the protagonism of conscious identities. In this way, the article defends an ethical-aesthetic-political commitment to research into everyday life as a possibility of inventing more plural and inclusive worlds in Education. <![CDATA[O pesadelo que nunca acaba. Neoliberalismo contra a democracia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000400700&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo objetiva problematizar o modelo de pesquisa em Educação que, ao supor uma realidade preexistente, com seus dados aguardando para serem coletados, enfatiza a necessidade de práticas descritivas, explicativas e/ou analíticas, nas quais a escrita, assumida como atestado de veracidade do acontecido, institui-se por meio de um autor-autoria dotado de uma consciência plena e fundadora, capaz de criar formas de representação da realidade. De modo diferente, apostamos em uma dimensão de pesquisa como devir, com destaque para as cartografias de conversas, que nos lança em meio às experimentações com os cotidianos e nos incentiva a seguir fluxos, a acompanhar processos e a nos enredar em movimentos de diluição dos sujeitos-rostidades, interessados que estamos muito mais nas poéticas das forças do habitável e nas reverberações dos acontecimentos, do que na defesa do protagonismo das identidades conscientes. Desse modo, o artigo defende uma aposta ético-estético-política para as pesquisas com os cotidianos como possibilidade de invenção de mundos mais plurais e inclusivos na Educação.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo problematizar el modelo de investigación en Educación que, al asumir una realidad preexistente, con datos a la espera de ser recolectados, enfatiza la necesidad de prácticas descriptivas, explicativas y/o analíticas, en las que la escritura, asumida como atestación de la veracidad de lo sucedido, se instituye a través de un autor-autoría dotado de una conciencia plena y fundante, capaz de crear formas de representación de la realidad. De otra manera, apostamos por una dimensión investigativa como devenir, con énfasis en las cartografías de conversaciones, que nos lanza en medio a experimentaciones con la cotidianidad y nos incentivan a seguir flujos, a acompañar procesos y a enredarnos en movimientos de dilución de sujetos-facialidades, interesados como estamos mucho más en la poética de las fuerzas de lo habitable y en las reverberaciones de los acontecimientos, que en la defensa del protagonismo de las identidades conscientes. De esta manera, el artículo defiende un compromiso ético-estético-político con la investigación de la vida cotidiana como posibilidad de inventar mundos más plurales e inclusivos em la Educación.<hr/>Abstract The article aims to problematize the research model in Education, which, by assuming a pre-existing reality with its data waiting to be collected, emphasizes the need for descriptive, explanatory, and/or analytical practices. Writing, assumed as a certificate of the veracity of past events, is instituted through an author-authorship endowed with a full and founding consciousness, capable of creating forms of representation of reality. Differently, we believe in a dimension of research as becomingness, with emphasis on the mapping of conversations, which launches us into the midst of experiments with everyday life, and encourages us to follow flows and processes and to become entangled in dilution movements of subject-facialities. We are, however, much more interested in the poetics of the forces of the livable and in the reverberations of events than in the defense of the protagonism of conscious identities. In this way, the article defends an ethical-aesthetic-political commitment to research into everyday life as a possibility of inventing more plural and inclusive worlds in Education. <![CDATA[Pareceristas Ad-Hoc 2023]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-77352023000400800&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo objetiva problematizar o modelo de pesquisa em Educação que, ao supor uma realidade preexistente, com seus dados aguardando para serem coletados, enfatiza a necessidade de práticas descritivas, explicativas e/ou analíticas, nas quais a escrita, assumida como atestado de veracidade do acontecido, institui-se por meio de um autor-autoria dotado de uma consciência plena e fundadora, capaz de criar formas de representação da realidade. De modo diferente, apostamos em uma dimensão de pesquisa como devir, com destaque para as cartografias de conversas, que nos lança em meio às experimentações com os cotidianos e nos incentiva a seguir fluxos, a acompanhar processos e a nos enredar em movimentos de diluição dos sujeitos-rostidades, interessados que estamos muito mais nas poéticas das forças do habitável e nas reverberações dos acontecimentos, do que na defesa do protagonismo das identidades conscientes. Desse modo, o artigo defende uma aposta ético-estético-política para as pesquisas com os cotidianos como possibilidade de invenção de mundos mais plurais e inclusivos na Educação.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo problematizar el modelo de investigación en Educación que, al asumir una realidad preexistente, con datos a la espera de ser recolectados, enfatiza la necesidad de prácticas descriptivas, explicativas y/o analíticas, en las que la escritura, asumida como atestación de la veracidad de lo sucedido, se instituye a través de un autor-autoría dotado de una conciencia plena y fundante, capaz de crear formas de representación de la realidad. De otra manera, apostamos por una dimensión investigativa como devenir, con énfasis en las cartografías de conversaciones, que nos lanza en medio a experimentaciones con la cotidianidad y nos incentivan a seguir flujos, a acompañar procesos y a enredarnos en movimientos de dilución de sujetos-facialidades, interesados como estamos mucho más en la poética de las fuerzas de lo habitable y en las reverberaciones de los acontecimientos, que en la defensa del protagonismo de las identidades conscientes. De esta manera, el artículo defiende un compromiso ético-estético-político con la investigación de la vida cotidiana como posibilidad de inventar mundos más plurales e inclusivos em la Educación.<hr/>Abstract The article aims to problematize the research model in Education, which, by assuming a pre-existing reality with its data waiting to be collected, emphasizes the need for descriptive, explanatory, and/or analytical practices. Writing, assumed as a certificate of the veracity of past events, is instituted through an author-authorship endowed with a full and founding consciousness, capable of creating forms of representation of reality. Differently, we believe in a dimension of research as becomingness, with emphasis on the mapping of conversations, which launches us into the midst of experiments with everyday life, and encourages us to follow flows and processes and to become entangled in dilution movements of subject-facialities. We are, however, much more interested in the poetics of the forces of the livable and in the reverberations of events than in the defense of the protagonism of conscious identities. In this way, the article defends an ethical-aesthetic-political commitment to research into everyday life as a possibility of inventing more plural and inclusive worlds in Education.