Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-247820120003&lang=pt vol. 17 num. 51 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda a pesquisa biográfica, seus pressupostos epistemológicos, suas práticas metodológicas e alternativas de análise. O texto inicia com uma discussão sobre o que constitui especificamente o projeto epistemológico da pesquisa biográfica, confrontando sua perspectiva teórica com a abordagem sociológica. Nesse sentido, assume a concepção de indivíduo como ser singular, biográfico, que possui sua própria experiência. A seguir, desenvolve os aspectos metodológicos da pesquisa biográfica, considerando o material biográfico propriamente dito, as formas típicas de coleta com a entrevista biográfica, sua condução e suas implicações no trabalho de campo. Finaliza com uma discussão sobre a análise das entrevistas biográficas, por meio das seguintes categorias: “formas do discurso”, “esquema de ação”, “motivos recorrentes” e “gestão biográfica”, presentes no material coletado.<hr/>This article discusses biographical research, its epistemological assumptions, methodological practices and alternatives of analysis. The text begins with a discussion of what specifically constitutes the epistemological project of biographical research, comparing its theoretical perspective to the sociological approach. In this sense, it takes the concept of the individual as a singular, biographical being who has his or her own experience. Next, it develops the methodological aspects of biographical research, considering the biographical material itself, the typical forms of collection with biographical interviews, their conduction and their implications for fieldwork. It ends with a discussion on the analysis of biographical interviews through the following categories: “forms of discourse”, “framework for action”, “recurring motifs” and “biographical management”, present in the material collected.<hr/>El artículo aborda la investigación biográfica, sus presupuestos epistemológicos, sus prácticas metodológicas y alternativas de análisis. El texto empieza con una discusión sobre qué constituye específicamente el proyecto epistemológico de la investigación biográfica, confrontando su perspectiva teórica con el abordaje sociológico. En ese sentido, asume la concepción de individuo como ser singular, biográfico, que posee su propia experiencia. Luego, desarrolla los aspectos metodológicos de la investigación biográfica, considerando el material biográfico propiamente dicho, las formas típicas de recopilación de datos con la entrevista biográfica, su conducción y sus implicaciones en el trabajo de campo. Termina con una discusión sobre el análisis de las entrevistas biográficas por medio de las siguientes categorías: “formas del discurso”; “esquema de acción”; “motivos recorrentes” y “gestión biográfica”, presentes en el material recopilado. <![CDATA[Experiências escolares e dispositivo de biografização: rumo à construção de competências biográficas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa apresenta um dispositivo cuja fonte se encontra em questões ligadas à minha prática profissional docente. Ele faz uso dos aportes da pesquisa biográfica numa instituição educativa que atualmente faz questionamentos a fim de descobrir se, para jovens considerados em situação de dificuldade, o relato de vivência escolar constitui uma mediação capaz de permitir que construam uma autoimagem de aluno que forme um compromisso aceitável e, portanto, o menos violento possível entre suas diferentes identificações. O dispositivo observa se o processo de biografização, ao reconhecer as singularidades dos membros de um grupo e também suas trajetórias comuns, favorece a constituição de uma comunidade de trabalho. Observa também se ele pode contribuir, graças à construção do sentido dos seus percursos, para modificar a relação com o saber e a postura perante as aprendizagens de certos jovens em sofrimento numa situação escolar que faz deles objetos.<hr/>This research presents a device whose source lies in issues related to my teaching practice. Such device uses biographical research contributions in an educational institution that currently questions itself to find out whether, for youths considered in distress, reporting school experience is a mediation capable of enabling them to build a student self-image that makes an acceptable commitment and therefore the least possible violent of their different identifications. The device observes whether the biographization process fosters the constitution of a working community by recognizing the singularities of group members and their trajectories. The device also observes whether it can contribute to modify the relation with knowledge and the attitude towards the learning of certain young people in distress in a school setting that makes them objects, thanks to the construction of the sense of their paths.<hr/>Este artículo presenta un dispositivo de investigación basado en cuestiones relacionadas con mi práctica profesional como docente. Conjuga los aportes de una investigación de tipo biográfico realizada en una institución educativa con el objetivo de descubrir si el relato sobre lo vivido en la escuela constituye una mediación que les permite a los jóvenes -considerados en situación de dificultad- configurar una imagen de alumno que forme un compromiso aceptable, es decir lo menos violento posible, entre sus diferentes identificaciones. El dispositivo observa si el proceso de construcción biográfica, por medio del reconocimiento de las singularidades de sus miembros y de sus trayectorias comunes, facilita la constitución de un grupo en comunidad de trabajo y si puede contribuir, gracias a la construcción de sentido de sus recorridos, a modificar la relación con el saber y la postura frente a los aprendizajes de jóvenes que sufren en una situación escolar que los transforma en objetos. <![CDATA[Políticas de avaliação da alfabetização: discutindo a Provinha Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A fim de discutir a Provinha Brasil, exame que avalia conhecimentos das crianças brasileiras que estão alfabetizando-se, estudamos as relações entre ensino recebido e desempenho na Provinha. Acompanhamos, durante um ano letivo, 12 turmas de 2º ano de três redes públicas e analisamos o rendimento daqueles alunos na Provinha, no início e no final do ano escolar. Constatamos que o ensino de compreensão de leitura pouco ocorria em muitas das salas de aula observadas e que, quando tinha lugar, as habilidades praticadas não eram as avaliadas pela Provinha. Verificamos, também, uma variação muito grande nos desempenhos das turmas no interior das escolas de uma mesma rede e de diferentes redes de ensino, bem como uma oscilação no nível de complexidade dos itens usados pelo exame a cada edição. Constata-se, assim, a necessidade de discutirmos os currículos brasileiros de alfabetização, a matriz da Provinha e de envolvermos os professores na formulação e no uso daquele exame.<hr/>In order to discuss Provinha Brasil, an exam which evaluates the performance of Brazilian children who are learning how to read and write, we have studied the relationships between instruction and performance on Provinha. During a school year, we observed classes in twelve 2nd grade classrooms of public schools of three cities and we analyzed students' performance on Provinha at the beginning and at the end of the school year. We found out that reading comprehension instruction seldom took place in many of the classrooms we observed and that reading abilities taught were not those evaluated by Provinha. We also found a strong variation in class groups' performances inside the same school and between schools, as well as a variation in the complexity of the items used by the test in each of its editions. Thus, we concluded that it is necessary to discuss the Brazilian reading instruction curricula and the abilities measured by Provinha. It is also necessary to involve teachers in the development and use of that exam.<hr/>Para discutir la Provinha Brasil, un examen que evalúa los conocimientos de los niños brasileños durante la alfabetización, estudiamos las relaciones entre la enseñanza recibida y el desempeño en la Provinha. Durante un año lectivo acompañamos 12 grupos de 2º. año de escuelas de tres municipalidades y analizamos el desarrollo de aquellos alumnos en la ­Provinha, al inicio y al final del año escolar. Se constató que la enseñanza de comprensión lectora apenas ocurría en varias aulas observadas y que, cuando sucedía, las habilidades practicadas no eran aquellas evaluadas por la Provinha. También comprobamos una gran variación en los desempeños de alumnos en el interior de una misma escuela y entre las escuelas, además de una variación del nivel de complejidad de los ítems usados por el examen en cada una de sus ediciones. Se concluye, así, la necesidad de discutir los currículos brasileños de alfabetización y la matriz de la Provinha e incluir a los maestros en la formulación y en el uso de dicho examen. <![CDATA[Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata das políticas de avaliação da alfabetização com base na Provinha Brasil, para refletir sobre os sentidos que a avaliação vem adquirindo no contexto das políticas públicas e no cotidiano escolar. O trabalho desenvolve-se a partir de pesquisa com o cotidiano escolar articulada à pesquisa-ação participante. As relações estabelecidas entre os processos instaurados e resultados obtidos nas esferas macro e microestruturais tornam necessária a indagação das relações que se produzem entre as políticas instituídas e a construção de processos favoráveis às aprendizagens de todas as crianças. Com base na vertente crítica no campo da avaliação educacional e na teoria pós-colonial, problematiza a avaliação em larga escala, contrapõe exame a avaliação e discute processos que possam dar efetiva contribuição à alfabetização das crianças das classes populares.<hr/>This article discusses the assessment policies of literacy, using Provinha Brazil, to reflect on the senses that the assessment has been gaining in the context of public policies and in daily school life. The work has been developed from research with the daily school life articulated with participatory action research. The relations established between the processes and results in macro and microstructural spheres make it necessary to question the relations produced between the established policies and the construction of processes favorable to the learning of all children. Based on the critical movement in the field of educational assessment and on the postcolonial theory, it problematizes large-scale assessment, contrasts examination and assessment and discusses processes that can effectively contribute to the literacy of the working class children.<hr/>El artículo trata de las políticas de evaluación de la aalfabetización, a partir de la Provinha Brasil, con el fin de reflexionar respecto a los sentidos que la evaluación ha adquirido en el contexto de las políticas públicas y en la vida escolar cotidiana. El trabajo se desarrolla a partir de investigación con el cotidiano escolar articulada con la investigación-acción participativa. Las relaciones que se establecen entre los procesos instaurados y los resultados obtenidos en las esferas macro e micro estructurales hacen necesario el cuestionamiento de las relaciones que se producen entre las políticas instituidas y la construcción de procesos favorables a los aprendizajes de todos los niños y niñas. Se fundamenta en la vertiente crítica en el campo de la evaluación educacional y en la teoría postcolonial para problematizar la evaluación a través de pruebas estandarizadas, contraponer examen a evaluación y discutir procesos que contribuyan con la alfabetización efectiva de los niños y niñas de las clases populares. <![CDATA[Uma proposta de avaliação alternativa e "autêntica" em educação pré-escolar: o Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, descreve-se o contexto oficial português da avaliação em educação pré-escolar e procede-se a uma revisão de estudos e testemunhos sobre a realidade das práticas de avaliação no terreno da educação de infância, em Portugal. Atendendo às práticas avaliativas alternativas desejáveis e/ou recomendadas pela literatura da especialidade, procura-se apresentar e enquadrar conceptualmente um instrumento de avaliação denominado Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC), baseado no trabalho de Laevers et al. (1997), que oferece possibilidades de avaliação alternativa e/ou "autêntica", respondendo plenamente às orientações oficiais e aos atuais consensos científicos sobre qualidade educativa. Finalmente, destacamos a dinâmica e alguns efeitos gerados pelo seu uso na intervenção educacional.<hr/>In this article, we describe the context of the Portuguese official evaluation in pre-school and review a number of studies and testimonies about the reality of assessment practices in the field of early childhood education in Portugal. Given the desirable alternative assessment practices recommended in literature from this field, we intend to present a conceptual framework and assessment tool called Children Follow-up Instrument, based on the work of Laevers et al. (1997), which offers possibilities for alternative assessment and/or "authentic" assessment, fully complying with the official guidelines and current scientific consensus on quality education. Finally, we highlight the dynamics and some of the effects generated by its use in educational intervention.<hr/>En este artículo, se describe el contexto oficial portugués de la evaluación en educación preescolar y se procede a una revisión de estudios y testimonios sobre la realidad de las prácticas de evaluación en el terreno de la educación de infancia, en Portugal. Atendiendo a las prácticas evaluativas alternativas recomendadas por la literatura de la especialidad, se busca presentar y encuadrar conceptualmente un instrumento de evaluación denominado Sistema de Acompañamiento de los Niños, basado en el trabajo de Laevers et al. (1997), que ofrece posibilidades de evaluación alternativa y/o "auténtica", respondiendo plenamente a las orientaciones oficiales y a los actuales consensos científicos sobre calidad educativa. Finalmente, destacamos la dinámica y algunos efectos generados por su uso en la intervención educacional. <![CDATA[O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo resulta de uma pesquisa empírica sobre o trabalho docente na rede pública de educação infantil do município de Belo Horizonte. O marco dessa investigação é a implantação do Programa Primeira Escola, com a promulgação da lei n. 8.679/2003, que criou as Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs). A partir dessa lei, Belo Horizonte deu início ao atendimento público às crianças com idade até 3 anos, ampliou as vagas para crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, e criou o cargo de educador infantil, por meio de concurso público, para o exercício da função docente nessa etapa da educação básica. Os resultados mostram, entre outros aspectos, que a expansão da educação infantil pública no município de Belo Horizonte foi viabilizada mediante a criação de um cargo específico e com um salário inferior ao dos professores que atuam nas outras etapas da educação básica.<hr/>This article results from an empirical study on teachers’ work in public early childhood education in Belo Horizonte city. The landmark of this research is the implementation of the First School Program with the promulgation of law n. 8.679/2003, which created the Municipal Units of Early Childhood Education. With this law, Belo Horizonte began the service for children aged up to three years, expanded places for children aged four to five years and created the position of early childhood educator through public tender for the exercise of the teaching function at this stage of basic education. Among other aspects, results show that the expansion of public early childhood education in Belo Horizonte city was made possible by creating a specific position and paying a lower salary than that of the teachers who work in other levels of basic education.<hr/>Este artículo tiene origen en una investigación empírica sobre el trabajo docente en la red pública de educación infantil del municipio de Belo Horizonte. La investigación tiene lugar en el marco de la implementación del Programa “Primera Escuela” que, con la promulgación de la ley 8.679/2003, permitió crear las Unidades Municipales de Educación Infantil. A partir de ello se inicia, en Belo Horizonte, la atención pública de niños de hasta tres años de edad, se amplían las plazas para niños entre cuatro y cinco años, y se crea además, el oficio de educador infantil, por medio de concurso público, para el ejercicio de funciones docentes en esta etapa de la educación básica. Los resultados demuestran, entre otros aspectos, que la extensión de la educación infantil pública en el municipio de Belo Horizonte se hizo viable mediante la creación de un oficio específico, que se paga con un sueldo inferior al de los profesores que trabajan en otras etapas o niveles de la educación básica. <![CDATA[A menina e o menino que brincavam de ser...: representações de gênero e sexualidade em pesquisa com crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo tem por objetivo descrever resultados de pesquisa-ação realizada com crianças em uma escola pública na cidade de Campo Grande/MS. As ações fazem parte de pesquisa mais ampla, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que apresenta duas abordagens teórico-metodológicas: a bibliográfica e a pesquisa-ação. A pesquisa tem o intuito de propiciar momentos de reflexão e problematização sobre as temáticas da sexualidade, gênero e diversidades, mediadas por livros infantis, e produzir coletivamente materiais educativos para/com crianças. O referencial teórico são os dos estudos culturais, dos estudos feministas e de pressupostos foucaultianos. Os dados foram coletados mediante textos escritos e ilustrados, coleta da oralidade das crianças e produção coletiva de materiais educativos. As representações de gênero das crianças evidenciaram atitudes de conformidade às normas sociais e também de resistências e possibilidades de mudanças na construção de ser menino e ser menina.<hr/>This article aims to describe the results of action research conducted with children in a public school in Campo Grande city in Mato do Grosso do Sul State. The actions are part of a wider investigation supported by the National Council for Scientific and Technological Development. Such investigation presents two theoretical and methodological approaches: the literature one and the action research one. The research intends to promote moments of reflection and problematization on the issues of sexuality, gender and diversity, mediated by children's books, and collectively produce educational materials for/with children. The theoretical frameworks are those of cultural studies, geminist studies and foucauldian assumptions. Data were collected through written and illustrated texts, children's oral communication and collective production of educational materials. Gender representations of the children showed attitudes of conformity and resistance to social norms as well as possibilities of changes in the construction of being a boy and being a girl.<hr/>El artículo tiene por objetivo describir los resultados de la investigación-acción realizada con niños en una escuela pública de la ciudad de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Las acciones son parte de una investigación más amplia, con el apoyo del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico, que presenta dos abordajes teórico-metodológicos: el bibliográfico y la investigación-acción. La investigación tiene la intención de propiciar momentos de reflexión y problematización sobre las temáticas de la sexualidad, género y diversidad, mediadas por libros infantiles, y producir colectivamente materiales educativos para/con los niños. El marco teórico son los de los estudios culturales, de los estudios feministas y de presupuestos foulcautianos. Los datos se han recolectado mediante textos escritos e ilustrados, colecta de la oralidad de los niños y producción colectiva de materiales educativos. Las representaciones de género de los niños evidenciaron actitudes de conformidad a las normas sociales y también de resistencias y posibilidades de cambios en la construcción de ser niño y ser niña. <![CDATA[Educação de mulheres-mães pobres para uma “infância melhor”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa a veiculação e produção de alguns ensinamentos direcionados a famílias pobres e como eles posicionavam as mulheres, fundamentalmente, como mães amorosas, educadoras e nutrizes “naturais” e culturais das crianças, responsabilizando-as, quase integralmente, pela prevenção e cuidado da saúde da família e pela geração da “infância melhor”. Os dados etnográficos foram obtidos no contexto de uma política pública de educação e(m) saúde - Primeira Infância Melhor (PIM/RS) - tal como foi implementada em um lócus específico - a cidade de Canoas -, a fim de apreender como o gênero funciona para organizar relações sociais de poder com base em um conjunto de significados e símbolos construídos. Assim, enquanto as crianças público-alvo do PIM são tomadas como vulneráveis, as famílias pobres, representadas pelas mulheres-mães, precisam assimilar ensinamentos apoiados em esquemas teóricos e científicos capazes de produzir uma determinada posição de sujeito - o da mãe-professora.<hr/>This paper analyzes both the production and spread of some teachings directed to poor families and how they fundamentally positioned women as “naturally” and culturally loving, educating and nurturing mothers, by making them almost completely responsible for the family’s health prevention and care, as well as for the generation of a “better childhood”. Ethnographic data were obtained in the context of a health education public policy - Better Early Childhood Development Program - as it was implemented in a specific locus - the city of Canoas - in order to understand how gender works to organize social power relations from a set of constructed meanings and symbols. Thus, while the target children of Better Early Childhood Development Program are taken as vulnerable, poor families, represented by mothers, have to assimilate teachings that are grounded on theoretical and scientific schema capable of producing a determined subject position - that of the teacher-mother.<hr/>Este artículo analiza la transmisión y producción de algunas enseñanzas direccionadas a familias pobres y cómo se posicionaba las mujeres, fundamentalmente, como madres amorosas, educadoras y nutrices “naturales” y culturales de los niños, responsabilizándolas, casi integralmente, por la prevención y cuidado de la salud de la familia y por la generación de la “infancia mejor”. Los datos etnográficos se obtuvieron en el contexto de una política pública de educación e(n) salud - Primera Infancia Mejor - tal como la implementaron en un locus específico - la ciudad de Canoas -, con el objetivo de aprehender cómo funciona el género para organizar relaciones sociales de poder desde un conjunto de significados y símbolos construidos. Así, mientras que los niños del público destinatario del Primera Infancia Mejor son considerados vulnerables, las familias pobres, representadas por las mujeres-madres, tienen que asimilar enseñanzas apoyadas en esquemas teóricos y científicos que puedan producir una determinada posición de sujeto - de la madre-profesora. <![CDATA[Formação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres nesse processo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta parte de pesquisa de doutorado, que teve como principal objetivo compreender os modos pelos quais professoras da primeira infância se apropriaram de conhecimentos adquiridos em cursos de formação continuada que tinham por objetivo estimular a inclusão de práticas pedagógicas que tratassem da diversidade étnico-racial. Foram analisadas duas experiências, uma desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, e outra pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas/SP. O trabalho se ancora em concepções da teoria crítica da educação, para a qual as práticas pedagógicas estão relacionadas com as práticas sociais, sendo também tarefa do professor a construção de estratégias educacionais que fomentem o respeito da diversidade étnico-racial.<hr/>This article is part of a PhD thesis that examines the ways early childhood teachers make use of the knowledge acquired during continuing education courses designed to stimulate pedagogical practices that addressed ethnic and racial diversity. We analyzed two experiences conducted by Mato Grosso do Sul State Department of Education and Campinas City Department of Education. The work is based on the concepts from the critical theory of education, according to which pedagogical practices are related to social practices and it is the teacher's task to build educational strategies that promote the respect for ethnic and racial diversity.<hr/>Este artículo presenta parte de una investigación de doctorado cuyo principal objetivo es comprender los modos por los cuales profesoras de educación preescolar incorporaron conocimientos adquiridos en cursos de formación continuada que tenían por objetivo estimular la inclusión de prácticas pedagógicas relativas a la diversidad étnico-racial. Se analizaron dos experiencias, una desarrollada por la Secretaría de Estado de Educación de Mato Grosso do Sul, en Campo Grande-MS, y otra, por la Secretaría Municipal de Educación de Campinas-SP. El trabajo se basa en las concepciones de la teoría crítica de la educación, según las cuales las prácticas pedagógicas están relacionadas con las prácticas sociales, y es deber del profesor la construcción de estrategias educativas que fomenten el respeto a la diversidad étnico-racial. <![CDATA[Uma abordagem histórica da psicologia nos cursos de formação de professores: em foco os programas da disciplina em uma escola catarinense na década de 1930]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em Santa Catarina, na década de 1930, as escolas normais sofreram uma reorganização em sua estrutura com a preocupação de atribuir um caráter científico à educação. A psicologia, a biologia e a sociologia são as ciências que exercem influência na constituição do pensamento educacional. Este artigo analisa os programas de ensino das disciplinas psicologia educacional (1937/1939) e pedagogia (1937) de um curso de formação de professores. Esses programas evidenciam a preocupação com as fases do desenvolvimento infantil e suas características, cabendo à escola reconhecer as diferenças e adequar o ensino ao desenvolvimento da criança. Aos professores caberia aprender com os conhecimentos científicos e aplicá-los de maneira que tornassem a ação docente o mais pragmática possível.<hr/>In Santa Catarina state, in the 1930s, normal schools underwent reorganization with the intention of giving a scientific character to education. Psychology, biology and sociology are the sciences that influence the educational thought. This article examines the teaching programs of educational psychology (1937/1939) and pedagogy (1937) of a teacher education course. These programs evidence that there was a concern with the stages of child development and their characteristics, and that the school was expected to recognize differences and tailor teaching to each child's development. Teachers were expected to acquire scientific knowledge and apply it to make teaching as pragmatic as possible.<hr/>En Santa Catarina, en la década de 1930, las Escuelas de Formación de Profesorado sufrieron una reorganización en su estructura con el afán de asignar un carácter científico a la educación. La psicología, la biología y la sociología son las ciencias que influyen en la formación del pensamiento educativo. Este artículo revisa los planes de estudio de las asignaturas de psicología de la educación (1937/1939) y pedagogía (1937) para un curso de formación de profesores. Dichos planes evidencian la preocupación por las etapas del desarrollo del niño y sus características. Le toca a la reconocer las diferencias y adaptar la enseñanza al desarrollo del niño. A los profesores les tocaría aprender con los conocimientos científicos y emplearlos en su labor, con el fin de hacer la acción docente lo más pragmática posible. <![CDATA[Artes liberais e ofícios mecânicos nos colégios jesuíticos do Brasil colonial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com base em fontes documentais, examinamos neste artigo a prática pedagógica da Companhia de Jesus no Brasil colonial buscando elementos que configuram a relação entre o ensino de humanidades, principal função dos colégios jesuíticos, e a instrução de ofícios manuais. Os resultados obtidos na pesquisa permitem afirmar que houve imbricação entre artes liberais e artes mecânicas, sendo estas complementares em relação àquelas. Tal fato se explica porque os colégios, no contexto da escravidão, necessitaram construir oficinas anexas nas quais eram produzidas as manufaturas necessárias ao seu próprio consumo. Nessas oficinas, os padres instruíam alunos por meio do método semelhante ao das corporações de ofício medievais. Com base nos dados encontrados, é possível afirmar também que a prática pedagógica da Companhia de Jesus no Brasil colonial extrapolou as determinações do Ratio studiorum e das Constituições..., documentos que preceituavam a educação jesuítica em todo o mundo.<hr/>Using documentary sources, in this article, we examine the pedagogical practices of the Society of Jesus in colonial Brazil, seeking elements that shaped the relation between the teaching of humanities, the primary function of Jesuit schools, and instruction in manual crafts. The results of the research reveal that there was an imbrication between liberal arts and instruction in mechanical crafts, the latter being complementary to the former. This explains why, in the context of slavery, schools needed to build attached workshops, in which manufactured products necessary for their own consumption were produced. In the workshops, the priests instructed students using a method similar to that of the medieval craft guilds. Based on the data obtained, it is also possible to affirm that the pedagogical practices of the Society of Jesus in colonial Brazil went beyond the stipulations of the Ratio studiorum and the Constitutions, documents which defined the precepts of Jesuit education worldwide.<hr/>Sobre la base de fuentes documentales, en este artículo se reflexiona sobre la práctica pedagógica de la Compañía de Jesús en el Brasil colonial buscando elementos que dan forma a la relación entre la enseñanza de las humanidades, principal función de los colegios jesuitas, y la instrucción en oficios manuales. Los resultados obtenidos en la investigación permiten afirmar que hubo una imbricación entre las artes liberales y artes mecánicas, siendo estas últimas complementarias a las primeras. Este hecho explica porqué los colegios en el contexto de la esclavitud necesitaban construir talleres auxiliares en los que se producían las manufacturas necesarias para su propio consumo. En esos talleres, los sacerdotes instruyeron a los estudiantes por medio de un método similar al de los gremios medievales de oficios. Sobre la base de los datos encontrados, se puede decir también que la práctica pedagógica de la Compañía de Jesús en el Brasil colonial fue más allá de lo establecido en el Ratio studiorum y en las Constituciones, documentos de preceptos de la educación de la Compañía en todo el mundo. <![CDATA[A produção bibliográfica em coautoria na área de educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo discutimos a importância de conhecer como a produção em coautoria vem desenvolvendo-se na área de educação e propomos a valorização dessa forma de expressão dos resultados da colaboração científica, principalmente em sua possibilidade de contribuir para a melhor formação de novos pesquisadores. Para isso, realizamos levantamentos sobre a produtividade de 126 pesquisadores, seniores e categoria 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no período de 2001 a 2010. Com base na análise dos dados, argumentamos sobre a tendência ao aumento da produção em coautoria entre pesquisadores, mas chamamos a atenção para a pouca expressividade das produções entre orientador e orientando. Defendemos esse processo de produção bibliográfica, compreendendo-o como parte de uma articulação discursiva que contribui para a formação dos mestrandos e doutorandos, bem como insere os pesquisadores em formação na produção de conhecimento da área e em seus meandros político-acadêmicos.<hr/>This paper discusses the importance of knowing how co-authored production has been developed in the field of education and proposes the appreciation of such form of expression of the results of scientific collaboration, especially because it may contribute to improve the training of new researchers. We conducted surveys on the productivity of 126 senior and CNPq category 1 researchers from 2001 to 2010. Based on data analysis, we discuss the trend to increased production in co-authorship between researchers, but draw attention to the lack of expressiveness of the productions of adviser and advised. We defend this process of bibliographic production, understanding it as part of a discursive articulation that not only contributes to the training of masters and doctoral students, but also enters training researchers in the knowledge production of the area and its political-academic intricacies.<hr/>En este artículo discutimos la importancia de conocer cómo la producción en coautoría se ha desarrollado en el área de educación y proponemos la valoración de esta forma de expresar los resultados de colaboración científica, principalmente en su posibilidad de contribuir para la mejor formación de nuevos investigadores. Para eso, realizamos un estudio sobre la productividad de los 126 investigadores, seniores y nível 1 del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico, en el periodo de 2001 a 2010. A partir del análisis de los datos, argumentamos sobre la tendencia al aumento de la producción en coautoría entre investigadores, sin embargo llamamos la atención para la poca expresividad de las producciones entre alumnos de posgrado y orientadores de tesis. Defendemos ese proceso de producción bibliográfica, comprendiéndolo como parte de una articulación discursiva que contribuye para la formación de másters y doctores, así como incluye a los investigadores en formación en la producción de conocimiento del área y en sus meandros político-académicos. <![CDATA[Jovens e cotidiano: trânsitos pelas culturas juvenis e pela escola da vida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo discutimos a importância de conhecer como a produção em coautoria vem desenvolvendo-se na área de educação e propomos a valorização dessa forma de expressão dos resultados da colaboração científica, principalmente em sua possibilidade de contribuir para a melhor formação de novos pesquisadores. Para isso, realizamos levantamentos sobre a produtividade de 126 pesquisadores, seniores e categoria 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no período de 2001 a 2010. Com base na análise dos dados, argumentamos sobre a tendência ao aumento da produção em coautoria entre pesquisadores, mas chamamos a atenção para a pouca expressividade das produções entre orientador e orientando. Defendemos esse processo de produção bibliográfica, compreendendo-o como parte de uma articulação discursiva que contribui para a formação dos mestrandos e doutorandos, bem como insere os pesquisadores em formação na produção de conhecimento da área e em seus meandros político-acadêmicos.<hr/>This paper discusses the importance of knowing how co-authored production has been developed in the field of education and proposes the appreciation of such form of expression of the results of scientific collaboration, especially because it may contribute to improve the training of new researchers. We conducted surveys on the productivity of 126 senior and CNPq category 1 researchers from 2001 to 2010. Based on data analysis, we discuss the trend to increased production in co-authorship between researchers, but draw attention to the lack of expressiveness of the productions of adviser and advised. We defend this process of bibliographic production, understanding it as part of a discursive articulation that not only contributes to the training of masters and doctoral students, but also enters training researchers in the knowledge production of the area and its political-academic intricacies.<hr/>En este artículo discutimos la importancia de conocer cómo la producción en coautoría se ha desarrollado en el área de educación y proponemos la valoración de esta forma de expresar los resultados de colaboración científica, principalmente en su posibilidad de contribuir para la mejor formación de nuevos investigadores. Para eso, realizamos un estudio sobre la productividad de los 126 investigadores, seniores y nível 1 del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico, en el periodo de 2001 a 2010. A partir del análisis de los datos, argumentamos sobre la tendencia al aumento de la producción en coautoría entre investigadores, sin embargo llamamos la atención para la poca expresividad de las producciones entre alumnos de posgrado y orientadores de tesis. Defendemos ese proceso de producción bibliográfica, comprendiéndolo como parte de una articulación discursiva que contribuye para la formación de másters y doctores, así como incluye a los investigadores en formación en la producción de conocimiento del área y en sus meandros político-académicos. <![CDATA[Teoria da história e história da educação: por uma história cultural não culturalista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo discutimos a importância de conhecer como a produção em coautoria vem desenvolvendo-se na área de educação e propomos a valorização dessa forma de expressão dos resultados da colaboração científica, principalmente em sua possibilidade de contribuir para a melhor formação de novos pesquisadores. Para isso, realizamos levantamentos sobre a produtividade de 126 pesquisadores, seniores e categoria 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no período de 2001 a 2010. Com base na análise dos dados, argumentamos sobre a tendência ao aumento da produção em coautoria entre pesquisadores, mas chamamos a atenção para a pouca expressividade das produções entre orientador e orientando. Defendemos esse processo de produção bibliográfica, compreendendo-o como parte de uma articulação discursiva que contribui para a formação dos mestrandos e doutorandos, bem como insere os pesquisadores em formação na produção de conhecimento da área e em seus meandros político-acadêmicos.<hr/>This paper discusses the importance of knowing how co-authored production has been developed in the field of education and proposes the appreciation of such form of expression of the results of scientific collaboration, especially because it may contribute to improve the training of new researchers. We conducted surveys on the productivity of 126 senior and CNPq category 1 researchers from 2001 to 2010. Based on data analysis, we discuss the trend to increased production in co-authorship between researchers, but draw attention to the lack of expressiveness of the productions of adviser and advised. We defend this process of bibliographic production, understanding it as part of a discursive articulation that not only contributes to the training of masters and doctoral students, but also enters training researchers in the knowledge production of the area and its political-academic intricacies.<hr/>En este artículo discutimos la importancia de conocer cómo la producción en coautoría se ha desarrollado en el área de educación y proponemos la valoración de esta forma de expresar los resultados de colaboración científica, principalmente en su posibilidad de contribuir para la mejor formación de nuevos investigadores. Para eso, realizamos un estudio sobre la productividad de los 126 investigadores, seniores y nível 1 del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico, en el periodo de 2001 a 2010. A partir del análisis de los datos, argumentamos sobre la tendencia al aumento de la producción en coautoría entre investigadores, sin embargo llamamos la atención para la poca expresividad de las producciones entre alumnos de posgrado y orientadores de tesis. Defendemos ese proceso de producción bibliográfica, comprendiéndolo como parte de una articulación discursiva que contribuye para la formación de másters y doctores, así como incluye a los investigadores en formación en la producción de conocimiento del área y en sus meandros político-académicos.