Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-247820130001&lang=pt vol. 18 num. 52 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Usos e limites da imagem da docência como profissão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo propõe-se a examinar os usos e limites do especialista para lidar com questões inerentes à formação humana, em especial, a escolar. Em virtude da profissionalização do magistério, a imagem do especialista ratificou a ideia de que a docência poderia apoiar-se em um saber seguro. Entretanto, a educação não se submete inteiramente à lógica das profissões, porque apresenta características irredutíveis àquelas tributadas às profissões liberais.<hr/>This article aims to examine the uses and limits of specialists to address issues inherent to human development, especially the school one. Due to the professionalization of teaching, the image of the specialist ratified the idea that teaching could rely on safe knowledge. However, education does not entirely submit to the logic of professions, because it has characteristics that cannot be reduced to those attributed to professions.<hr/>Este artículo tiene por objeto analizar los usos y límites del especialista para tratar las cuestiones relativas al desarrollo humano, principalmente la educación. Dada la profesionalización de la enseñanza, la imagen del especialista confirmó la idea de que la enseñanza podría basarse en un conocimiento indiscutible. Sin embargo, la educación no se rinde por completo a la lógica, ya que tiene características irreducibles consignadas a las profesiones liberales. <![CDATA[Las tecnologías para la innovación y la práctica docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Si hay algo que caracteriza hoy día a nuestra sociedad, seguramente sea el cambio. Vivimos en una sociedad en la que el cambio forma parte de nuestra vida cotidiana. Hemos cambiado nuestra manera de relacionarnos, de comunicarnos, de trabajar, de comprar, de informarnos, de aprender. Pero los cambios no han venido sólo por el uso de aparatos tecnológicos. Podemos afirmar que vamos avanzando hacia una sociedad en red que busca formas de organización más flexibles, horizontales y eficientes. Una sociedad en la que el acceso a la información y, en su caso, al conocimiento se realiza a través de circuitos más abiertos, accesibles y democráticos de lo que eran posibles hasta hace algunos años. Em este artículo analizamos la escuela como un espacio de innovación con tecnologías. Para ello, nos centramos en tres elementos de análisis: las personas que innovan, los contextos de la innovación y las propias innovaciones educativas.<hr/>If there is anything that characterizes our society today certainly is change. We live in a society where change is part of our daily lives. We have changed our way of relating, communicating, working, shopping, to inform, to learn. But the changes have not come just for the use of technological devices. We can say that we are moving towards a networked society seeking more flexible ways of organizing, horizontal and efficient. A society in which access to appropriate information and knowledge is through circuit more open, accessible and democratic than it was possible until recently. In this paper we analyze the school as a kind of technology innovation. To do this we focus on three elements of analysis: people who innovate, the contexts of innovation and educational innovations themselves.<hr/>Se há alguma coisa que caracteriza a nossa sociedade hoje, provavelmente, é a mudança. Vivemos em uma sociedade em que a mudança é parte da nossa vida diária. Nós mudamos a forma como podemos interagir, comunicar, trabalhar, comprar, informar, aprender. Mas as mudanças não vieram apenas pelo uso de dispositivos tecnológicos. Podemos dizer que caminhamos para uma sociedade em rede que está procurando formas de organização mais flexíveis, horizontais e eficientes. Uma sociedade na qual o acesso à informação e adequado conhecimento se dá através de circuitos mais abertos, acessíveis e democráticos do que era possível até poucos anos atrás. Neste artigo, analisamos a escola como uma inovação da tecnologia espacial. Para tanto, nos concentramos em três elementos de análise: pessoas que inovarem, contextos de inovação e inovações educacionais próprias. <![CDATA[Trajetórias escolares e prática profissional de docentes das camadas populares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo investigar a influência da formação em nível superior nas mudanças ocorridas nas práticas pessoais e profissionais de um grupo de professoras oriundas das classes populares. Busca também identificar e analisar os fatores que contribuíram para que essas docentes obtivessem longevidade escolar, contribuindo ainda para uma reflexão sobre as atuais políticas de formação inicial de professores em nível superior. Quanto à prática docente, os relatos feitos pelo grupo de professoras revelaram mudanças importantes no habitus profissional das participantes da pesquisa. No entanto, o estudo também revelou algumas permanências em suas práticas que parecem indicar que alguns dos problemas vivenciados pelo grupo de docentes, advindos de suas formações familiar e escolar, ainda não foram superados por elas.<hr/>This study aims to investigate the influence of higher education on the changes in the personal and professional practices of a group of teachers coming from the lower classes. It also seeks to identify and analyze the factors that contributed to make these schoolteachers obtain school longevity. In addition it contributes to a reflection on the current policies of initial teacher education in higher education. As for teaching practice, the accounts by the group of teachers revealed important changes in their professional “habitus”. However, the study also revealed some constants in their practices that seem to indicate that some of the problems experienced by the group of teachers, arising from their family and school background, have not yet been overcome by them.<hr/>Este trabajo objetiva investigar la influencia de la formación en nivel superior em los cambios ocurridos en las prácticas personales y profesionales de un grupo de professoras originarias de estratos populares. Busca asimismo identificar y analizar los aspectos que contribuyeran para que esas docentes obtuviesen longevidad escolar viabilizando aún la reflexión acerca de las actuales políticas de formación inicial de profesores en nivel superior. Cuanto a la práctica docente, los relatos hechos por el grupo apuntan cambios importante en el habitus profesional de las participantes de la investigación. Sin embargo, el estúdio también reveló algunas permanencias en sus prácticas que parecen indicar que algunos de los problemas vividos por ese grupo de docentes, advenidos de su formación familiar y escolar, todavía no fueron superados por ellas. <![CDATA[Efeito pai professor: o impacto da profissão docente na vida escolar dos filhos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende divulgar os resultados de uma pesquisa de doutorado recentemente finalizada que investigou as práticas educativas de famílias em que pelo menos um dos progenitores exercia a profissão de professor. A pesquisa buscou identificar, analisar e discutir as múltiplas práticas educativas e estratégias de escolarização que pais professores desenvolvem no quadro da vida escolar de seus filhos. Os resultados obtidos mostram que, de um modo geral, os pais professores se mobilizam intensamente para favorecer a escolarização dos filhos, mas que essa mobilização não se dá de modo homogêneo para as diferentes famílias. A origem social, as condições objetivas de existência, a rede de ensino de atuação profissional, as experiências docentes e os modos de configuração das dinâmicas familiares modulam as práticas educativas dos pais professores e impactam a relação que eles estabelecem com a vida escolar dos filhos.<hr/>This paper aims to disseminate the results of a recently completed doctoral research that investigated the educational practices of families in which at least one parent is a teacher. The research sought to identify, analyze and discuss the multiple educational practices and strategies that teacher parents develop as part of the school life of their children. The results obtained show that, in general, parents who are teachers work more intensely on promoting their children’s education, but that such work varies from family to family. Social origins, objective living standards, school systems, teaching experience and the different configurations of family dynamics shape the educational practices of such parents and impact on the relationship they establish with their children’s school life.<hr/>Este trabajo pretende divulgar los resultados de una investigación doctoral recientemente concluida, fundamentada en las prácticas educativas de las familias em las que, al menos, uno de los padres ejercía la profesión docente. La investigación buscó identificar, analizar y discutir las muchas prácticas y estrategias educativas que los padres que ejercen la docencia desarrollan dentro de la vida escolar de sus hijos. Los resultados obtenidos en esta investigación muestran que, de manera general, los padres que ejercen la docencia están más intensamente movilizados para apoyar la enseñanza de sus hijos, pero que esa movilización no se produce homogéneamente entre las distintas familias. El origen social, las condiciones objetivas de existencia, el sistema escolar de desempeño profesional, las experiencias de enseñanza y las diferentes configuraciones de la dinámica familiar afectan a las prácticas educativas de los padres profesores e influyen en las relaciones que establecen con la vida escolar de sus hijos. <![CDATA[Aporias da performance na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ensaio analisa a questão da performance na educação pela perspectiva filosófica da ação comunicativa, que acrescenta importantes elementos para o entendimento da performance como dimensão pragmática, estética e expressiva do agir humano. Pelo caminho de inspiração hermenêutica, repensamos os horizontes da performance sob a lógica moderna da produção (por coerção, tecnicamente além do agente) e sob uma racionalidade comunicativa que responde às necessidades de realização humana. A performatividade da linguagem exibe um potencial de inovação radical e uma indefinição que rompe com a convencionalidade e as restrições formais das práticas educativas, colocando em jogo as instâncias do inteligível e do sensível. Considerando que nas obras de Habermas não fica explícita uma teoria da performance, o tema é desenvolvido no diálogo com outros pensadores, como momento que requer um avanço na crítica ao performativo da linguagem para aprender a realizar performances próprias.<hr/>This study examines the issue of performance in education from the philosophical perspective of communicative action, which adds important elements for understanding performance as a pragmatic, aesthetic and expressive dimension of human action. With hermeneutic inspiration, we have rethought the horizons of performance under the modern logic of production (through coercion, technically beyond the agent) and under a communicative rationality that meets the needs of human fulfillment. Language performativity shows a potential for radical innovation and a lack of definition that breaks the conventionality and the formal constraints of educational practices, bringing into play the dimensions of intelligibility and sensitiveness. Considering that a performance theory is not explicit in Habermas’ works, the theme is developed in dialogue with other thinkers, as a moment that requires an advance in the criticism of the performative dimension of language to learn to make one’s own performances.<hr/>El ensayo analiza la cuestión del desempeño en la educación, según la perspectiva filosófica de la acción comunicativa, que añade importantes elementos para la comprensión del desempeño tal como la dimensión pragmática, estética y expresiva de la acción humana. Desde la inspiración hermenéutica, repensamos los horizontes del desempeño en la lógica moderna de la producción (mediante coacción, técnicamente más allá del agente) y de una racionalidade comunicativa que responde a las necesidades de realización humana. La performatividad del lenguaje exhibe un potencial para la innovación radical y una incertidumbre que rompe con los convencionalismos y las limitaciones formales de la práctica educativa, la puesta em juego entre las instancias de lo inteligible y de lo sensible. Teniéndose en cuenta que en las obras de Habermas no queda explícita una teoría del desempeño, el tema se desarrolla em el diálogo con otros pensadores, como un momento que requiere un avance fundamental em la crítica del lenguaje performativo para aprender a llevar a cabo sus propias actuaciones. <![CDATA[Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente texto é contribuir com as reflexões acerca da formação docente no âmbito das políticas de educação especial, tomando como referência o período 2001-2010. Para tanto, julgou-se necessário analisar as mudanças que envolveram a modalidade na década referida, sua dinâmica e características. A discussão desenvolvida baseou-se em quatro teses acerca da formação docente desenvolvidas em estudos recentes, bem como estudos sobre formação de professores da educação especial e o movimento da política nos últimos dez anos. Os trabalhos aqui apresentados indicam a perpetuação do conhecimento hegemônico na educação especial, associada à carência de debate pedagógico e de discussões acerca do trabalho do professor, o que repõe a necessidade de reflexão sobre qual a educação especial necessária à educação nacional e qual o professor para atuar nessa modalidade.<hr/>The aim of this text is to contribute to reflections on teacher education within the scope of special education policies, with reference to the period 2001-2010. Therefore, it was deemed necessary to examine the changes involving the modality in that decade, its dynamics and characteristics. The discussion developed is based on four theses on teacher education developed in recent studies, as well as studies on special education teacher training and the policy movement over the last ten years. The studies presented here indicate the perpetuation of hegemonic knowledge in special education associated with the lack of pedagogical debate and discussions about teacher’s work, which reminds of the need for reflection on what special education is needed by national education and which teachers can work in that modality.<hr/>El objetivo del presente texto es contribuir con reflexiones sobre la formación docente en el marco de las políticas de Educación Especial, con referencia al período 2001-2010. Para ello, se consideró necesario analizar los cambios relacionados a la modalidad en esa década, su dinámica y características. La discusión desarrollada se ha basado en cuatro tesis acerca de la formación docente desarrolladas en estudios recientes, tomándose como referencia investigaciones sobre la formación de profesores de la Educación Especial y las desarrolles de la política en los últimos diez años. Los estudios aquí presentados señalan la perpetuación del conocimiento hegemónico en la Educación Especial, asociada a la carencia de debate pedagógico y de discusiones acerca del trabajo del profesor, lo que replantea la necesidad de reflexión acerca de cuál es la Educación Especial necesaria en la educación nacional y qué profesor debe actuar en la modalidad. <![CDATA[Filosofia da educação e imagens de docência: o professor viajante ou alquimista?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo visa relacionar o problema da formação com as imagens de professor fomentadas nos últimos trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho Filosofia da Educação (GT-17) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), para entender melhor os modelos de docência propostos. Entre as imagens que emergem dessas produções, duas configurações distintas de docência destacam-se: o “professor alquimista” e o “professor viajante”. A primeira está intimamente ligada às narrativas que dão sustento ao projeto de formação da modernidade, quais sejam, da transformação, da emancipação, da consciência, entre outras; a segunda relaciona-se a uma imagem de professor em que os processos formativos vão se ampliando na própria relação pedagógica. Essas duas perspectivas, de alguma forma, ancoram as discussões sobre a formação docente, fomentando, em consequência, a construção de imagens-modelo de professor. Suas características fundamentais delineiam diferentes caminhos para a constituição e o exercício da docência.<hr/>This article seeks to relate the problem of training to the images of teacher fostered in recent studies presented at the Philosophy of Education WG of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEd), to understand better the teaching models proposed. Among the images that emerge from theses productions, two different configurations of teaching stand out: the “alchemist teacher” and the “traveler teacher”. The first one is closely linked to the narratives that ground the education project of modernity, namely, transformation, empowerment, and awareness, among others. The second configuration relates to a teacher image in which educational processes expand in the pedagogical relationship itself. These two perspectives somehow anchor the discussion on teacher education, and therefore encourage the construction of model images of teachers. Their fundamental characteristics delineate different paths to the constitution and practice of teaching.<hr/>El artículo desea relacionar el problema de la formación con las imágenes del maestro fomentadas en las últimas ponencias del Grupo de Trabajo Filosofía de la Educación de la Asociación Nacional de Posgrado y Pesquisa en Educación (ANPEd), para entender mejor los modelos de docencia propuestos. Entre las imágenes que emergen de esas producciones, dos configuraciones distintas de docencia se destacan: el “maestro alquimista” y el “maestro viajero”. La primera está profundamente apoyada en las narrativas que dan soporte al proyecto de formación de la modernidad, es decir, de la transformación, de la emancipación, de la conciencia, entre otras; la segunda se relaciona a una imagen del maestro en que los procesos formativos se van ampliando en la propia relación pedagógica. Estas dos configuraciones, de alguna manera, han apoyado las discusiones sobre la formación del profesorado y promueven, con efecto, la construcción de imágenes-modelos del profesor. Sus características fundamentales delinean diferentes caminos para la constitución y el ejercicio de la docencia. <![CDATA[A construção da didática no GT didática: análise de seus referenciais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao considerarmos as condições difíceis em que se coloca a escola hoje, a didática tem sido desafiada a encontrar novos espaços de significação. Como agir/pensar didaticamente quando não há condições mínimas para a organização de um espaço/tempo educacional que valorize o ensinar e o aprender? Neste artigo, propusemo--nos a analisar a produção teórica e as pesquisas produzidas nos últimos 20 anos (1988-2008) no Grupo de Trabalho Didática (GT-04) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Partimos do pressuposto de que, quer como campo teórico, quer como prática social, ela funciona como caixa de ressonância e de reverberação dos desafios que o contexto socioeconômico e político propõe à tarefa educativa. Observamos no conjunto dos trabalhos analisados uma certa dispersão epistemológica e de paradigmas nas pesquisas da área. As pesquisas realizadas reafirmam quatro focos de análise: as práticas docentes; os contextos da prática; as mediações entre ensino e aprendizagem e as pesquisas de cunho epistemológico.<hr/>In the face of the difficult conditions under which schools work today, Didactics has been challenged to find new spaces of meaning. How can one act / think didactically when there are no minimal conditions for the organization of an educational space/time which values teaching and learning? In this article we propose to analyze the theoretical production and research conducted over the past twenty years by the Didactics WG of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEd). We assume that both as a theoretical field and as a social practice, it works as a sounding and reverberation box of the challenges that the socioeconomic and political context poses to the educational task. In all the studies analyzed we observed some epistemological and paradigm dispersion. The studies carried out reiterate four foci of analysis: teaching practices; contexts of practice; mediations between teaching and learning; and epistemological research.<hr/>Al considerar las difíciles condiciones en la que se encuentra la escuela hoy, la Didáctica ha sido desafiada a encontrar nuevos espacios de significación. ¿Cómo actuar/pensar didácticamente cuando no hay condiciones mínimas para la organización de um espacio/tiempo educacional que valore la enseñanza y el aprendizaje? En este artículo, nos propusimos analizar la producción teórica y las investigaciones producidas en los últimos veinte años en el Grupo de Trabajo Didáctica de la Asociación Nacional de Posgrado y Pesquisa en Educación (ANPEd). Partimos del presupuesto que, sea como campo teórico, sea como práctica social, funciona como caja de resonancia y de reverberación de los desafios que el contexto socio-económico-político propone a la tarea educativa. Observamos en el conjunto de los trabajos analizados, una cierta dispersión epistemológica y de paradigmas en las investigaciones del área. Las investigaciones realizadas reafirman cuatro focos de análisis: las prácticas docentes; los contextos de las prácticas; las mediaciones entre enseñanza y aprendizaje y las investigaciones con objetivo epistemológico. <![CDATA[Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É hoje amplamente defendida uma educação em ciências e em matemática, numa perspectiva de literacia, que habilite cada um a contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos e um ambiente sustentável para as gerações atuais e futuras. Nessa linha, em conjugação com o facto de o pensamento crítico emergir como proeminente e estreitamente ligado à literacia científica e matemática, o presente artigo centra-se em estudos desenvolvidos pelos autores com a finalidade de conferir clareza e inteligibilidade a esse campo, estabelecendo um referencial que possa ser usado para orientar a formação de professores e a educação em ciências e em matemática das crianças e jovens. O referencial aqui apresentado configura-se como um suporte à construção de ideias claras acerca de literacia científica, literacia matemática e pensamento crítico, passíveis de serem congruentemente plasmadas no desenvolvimento de materiais didáticos e de práticas pedagógico-didáticas intencional e fundamentadamente orientadas para o promover da literacia crítica dos alunos.<hr/>It is now widely advocated an education in science and mathematics with a perspective of literacy which enables every one to contribute to the improvement of the quality of life for all and to a sustainable environment for current and future generations. In this line, together with the fact that critical thinking emerges as prominent and closely linked to scientific literacy and numeracy, this article focuses on studies developed by its authors in order to bring clarity and intelligibility to this field, establishing a framework which can be used to guide teacher education and education in science and mathematics for children and young people. The framework presented here is configured as a support for teachers to construct clear ideas about scientific literacy / numeracy / critical thinking, which can be molded congruently in developing teaching materials and practices essentially oriented to promote students’ critical literacy.<hr/>En la actualidad se aboga por una educación en ciencias y matemáticas com una perspectiva de alfabetización, que permita contribuir a mejorar la calidad de vida de cada uno de nosotros y de un medio ambiente sostenible para las generaciones actuales y futuras. En esta línea, junto con el hecho de que el Pensamiento Crítico (PC) emerge como un proceso preeminente y apuradamente vinculado a la literacía científica y matemática, el presente artículo se centra en los estudios realizados por los autores con el fin de aportar claridad e inteligibilidad a este campo, estableciendo un marco referencial que se pueda usar para guiar la formación del profesorado y la educación en ciencias y matemáticas para los niños y los jóvenes. El marco que se presenta aqui se configura como un apoyo para la construcción de ideas claras acerca de Literacía Cien tífica (LC)/ Literacía Matemática (LM)/ Pensamiento Crítico (PM), capaces de ser coherentemente plasmadas en el desarrollo de materiales didácticos y de prácticas pedagógico-didácticas intencional y fundamentalmente orientadas a promover la literacía crítica de los estudiantes. <![CDATA[Educação, (in)justiça social e direitos humanos: combatendo desigualdades na globalização turbocapitalista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Iniciando com considerações sobre justiça e seus vínculos com o contexto social e as políticas de distribuição de recursos e oportunidades, em seguida, o artigo analisa o atual contexto do capitalismo e do neoliberalismo, destacando a crise global, o dinamismo da economia brasileira e seus resultados ambíguos para o país, em particular, no que se refere ao combate às desigualdades sociais. Trata principalmente do lugar da educação no contexto econômico, argumentando em favor do discurso de direitos ao pensar possibilidades de mudança.<hr/>This article starts with considerations on justice and its links with the social context and policies of distribution of resources and opportunities. Then it analyzes the current context of capitalism and neoliberalism, highlighting the global crisis, the dynamism of the Brazilian economy and its ambiguous results for the country, particularly with regard to tackling social inequalities. It discusses in particular the place of education in the economic context, arguing for the rights discourse by thinking about possibilities of change.<hr/>Empezando con consideraciones sobre justicia y sus vínculos con el contexto social y las políticas de distribución de recursos y oportunidades, el texto analiza el actual contexto del capitalismo y del neoliberalismo, destacando la crisis global, el dinamismo de la economia brasileña y sus resultados ambiguos para el país, particularmente en lo que se refiere al combate a las desigualdades sociales. Trata, particularmente, del lugar de la educación en el contexto económico, argumentando en favor del discurso de derechos al pensar posibilidades de cambio. <![CDATA[A construção da trajetória profissional de um sociólogo num contexto de precarização do trabalho: entrevista com Didier Demazière]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Iniciando com considerações sobre justiça e seus vínculos com o contexto social e as políticas de distribuição de recursos e oportunidades, em seguida, o artigo analisa o atual contexto do capitalismo e do neoliberalismo, destacando a crise global, o dinamismo da economia brasileira e seus resultados ambíguos para o país, em particular, no que se refere ao combate às desigualdades sociais. Trata principalmente do lugar da educação no contexto econômico, argumentando em favor do discurso de direitos ao pensar possibilidades de mudança.<hr/>This article starts with considerations on justice and its links with the social context and policies of distribution of resources and opportunities. Then it analyzes the current context of capitalism and neoliberalism, highlighting the global crisis, the dynamism of the Brazilian economy and its ambiguous results for the country, particularly with regard to tackling social inequalities. It discusses in particular the place of education in the economic context, arguing for the rights discourse by thinking about possibilities of change.<hr/>Empezando con consideraciones sobre justicia y sus vínculos con el contexto social y las políticas de distribución de recursos y oportunidades, el texto analiza el actual contexto del capitalismo y del neoliberalismo, destacando la crisis global, el dinamismo de la economia brasileña y sus resultados ambiguos para el país, particularmente en lo que se refiere al combate a las desigualdades sociales. Trata, particularmente, del lugar de la educación en el contexto económico, argumentando en favor del discurso de derechos al pensar posibilidades de cambio. <![CDATA[A escrita acadêmica: do excessivo ao razoável]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo propõe uma reflexão pontual sobre a natureza da escrita, colocando em análise procedimentos argumentativos, enunciativos e dispositivos de produção de regimes de verdade no interior de textos acadêmicos. Discute a tensão entre escritor e leitor, constituindo a escrita como um campo turbulento de disputa e negociação de sentidos e significados de modo que a mútua interpelação produza deslocamentos na direção da constituição do sujeito escritor e do sujeito leitor. Apresenta uma revisão de estilos de escrita acadêmica, apontando potencialidades e fragilidades, destacando-se os riscos que o exagero e o excesso podem produzir nos efeitos de apreensão e compreensão do conteúdo. Propõe, a modo conclusivo, a ponderação e a plausibilidade como estratégias de estabelecimento de uma medida do que seja o razoável no interior da cultura acadêmica.<hr/>The article proposes a reflection on the nature of writing, analyzing argumentative and enunciative procedures, as well as devices of production of regimes of truth within academic texts. It discusses the tension between the writer and the reader, making writing a turbulent field of dispute and negotiation of meanings and senses so that mutual interpellation produces displacements toward the constitution of the writer and reader subjects. It presents a review of academic writing styles, pointing out potentialities and fragilities, highlighting the risks that exaggeration and excess can bring to content apprehension and understanding. To conclude, it proposes weighing and plausibility as strategies to establish a measure of what is reasonable within the academic culture.<hr/>Este artículo propone escritura ponderación plausibilidad subjetivación cultura académica writing propone una reflexión sobre la naturaleza de la escritura, poniendo em análisis los procedimientos argumentativos, enunciativos y dispositivos de producción de los regímenes de verdad en textos académicos. Debate la tensión entre escritor y lector, compreende la escritura como campo turbulento de disputa y negociación de significados y sentidos de forma que la interpelación mutua produzca desplazamientos hacia la constitución del escritor y el lector. Presenta una revisión de estilos de la escritura académica, destacando puntos fuertes y débiles, poniendo de relieve los riesgos que el exceso y el exagero pueden producir en la aprehensión y comprensión del contenido. Propone, de una manera concluyente, la ponderación y la plausibilidad, como las estrategias para el establecimiento de una medida de lo que constituye razonable en la cultura académica. <![CDATA[Marcos históricos na reforma da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo propõe uma reflexão pontual sobre a natureza da escrita, colocando em análise procedimentos argumentativos, enunciativos e dispositivos de produção de regimes de verdade no interior de textos acadêmicos. Discute a tensão entre escritor e leitor, constituindo a escrita como um campo turbulento de disputa e negociação de sentidos e significados de modo que a mútua interpelação produza deslocamentos na direção da constituição do sujeito escritor e do sujeito leitor. Apresenta uma revisão de estilos de escrita acadêmica, apontando potencialidades e fragilidades, destacando-se os riscos que o exagero e o excesso podem produzir nos efeitos de apreensão e compreensão do conteúdo. Propõe, a modo conclusivo, a ponderação e a plausibilidade como estratégias de estabelecimento de uma medida do que seja o razoável no interior da cultura acadêmica.<hr/>The article proposes a reflection on the nature of writing, analyzing argumentative and enunciative procedures, as well as devices of production of regimes of truth within academic texts. It discusses the tension between the writer and the reader, making writing a turbulent field of dispute and negotiation of meanings and senses so that mutual interpellation produces displacements toward the constitution of the writer and reader subjects. It presents a review of academic writing styles, pointing out potentialities and fragilities, highlighting the risks that exaggeration and excess can bring to content apprehension and understanding. To conclude, it proposes weighing and plausibility as strategies to establish a measure of what is reasonable within the academic culture.<hr/>Este artículo propone escritura ponderación plausibilidad subjetivación cultura académica writing propone una reflexión sobre la naturaleza de la escritura, poniendo em análisis los procedimientos argumentativos, enunciativos y dispositivos de producción de los regímenes de verdad en textos académicos. Debate la tensión entre escritor y lector, compreende la escritura como campo turbulento de disputa y negociación de significados y sentidos de forma que la interpelación mutua produzca desplazamientos hacia la constitución del escritor y el lector. Presenta una revisión de estilos de la escritura académica, destacando puntos fuertes y débiles, poniendo de relieve los riesgos que el exceso y el exagero pueden producir en la aprehensión y comprensión del contenido. Propone, de una manera concluyente, la ponderación y la plausibilidad, como las estrategias para el establecimiento de una medida de lo que constituye razonable en la cultura académica.