Scielo RSS <![CDATA[Educação e Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1517-970220250001&lang=pt vol. 51 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Acessibilidade de estudantes com deficiência ao ensino remoto em universidades do sistema estadual da Bahia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000100500&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A crise sanitária decorrente da pandemia de Covid-19 gerou medidas de distanciamento social para minimizar os riscos de contágio pelo coronavírus, impelindo as instituições de educação básica e superior a ofertarem o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Dentre os desafios do ERE, as instituições precisaram construir alternativas para: formação dos docentes, disponibilização de ferramentas digitais, ampliação das redes de dados e garantia de acessibilidade para estudantes com deficiência. Nesse sentido, esta investigação teve como objetivo analisar as orientações das universidades que compõem o sistema estadual de educação da Bahia quanto à abordagem de questões relativas à acessibilidade de estudantes com deficiência ao ensino remoto em cursos de graduação. As orientações foram buscadas nos sítios eletrônicos de cada instituição. Trata-se, portanto, de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, que permitiu uma perspectiva analítica-interpretacionista sobre o teor das orientações institucionais. Os resultados revelam que as quatro universidades estaduais da Bahia abordam a acessibilidade nos documentos relativos ao ensino remoto, sendo a maior ênfase na dimensão digital e metodológica. Apenas a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia disponibilizou um documento com orientações específicas que contemplam também as dimensões: comunicacional, instrumental, atitudinal e digital. Conclui-se que as instituições de Educação Superior precisam construir políticas que assegurem o direito de acessibilidade dos estudantes com deficiência ao ensino, presencial ou remoto, bem como aos espaços, conteúdos e instrumentos de aprendizagem.<hr/>Abstract Healthy crisis, resulting from the Covid-19 pandemic, generated social distancing actions to minimize the risks of virus infection, impelling basic and higher educational institutions to offer emergency remote teaching (ERT). Among the challenges of ERE, institutions needed to elaborate alternatives for teacher education, availability of digital tools, data network expansion, and accessibility for students with disabilities. In this regard, this investigation aimed to analyze the guidelines from the universities that make up the state educational system in Bahia, concerning the approach of issues related to accessibility of students with disability to remote teaching, in graduation courses. The guidelines were collected on the websites of each institution. It is, therefore, about documentary research, with a qualitative approach, which allows an analytical-interpretive perspective on the content of institutional guidelines. The results reveal that the four state universities from Bahia address accessibility in the documents concerning remote teaching, with the greatest emphasis on the methodological and digital dimensions. Only the Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia made a document with specific guidelines available, which also contemplates the dimensions: communicational, instrumental, attitudinal, and digital. It can be concluded that higher education institutions can elaborate educational policies that ensure the accessibility right of students with disability to face-to-face or remote teaching and to places, contents, and learning tools. <![CDATA[A monitoria acadêmica como instrumento de promoção da inclusão no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000100501&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Oeste do Pará tem implementado estratégias que visam favorecer a permanência de alunos com deficiência no Ensino Superior. Este órgão desempenha um papel crucial na formação, disponibilização de serviços, gestão de projetos inclusivos, elaboração de documentos institucionais, entre outras atividades. Dentre as ações desenvolvidas, destaca-se o Programa de Monitoria Acadêmica, que consiste na alocação de bolsistas-monitores de acessibilidade. Esses monitores atuam no apoio e mediação das práticas pedagógicas, tecnologia assistiva, orientação e mobilidade junto aos alunos com deficiência. Nessa perspectiva, considerando a ação como uma prática que permeia discussões sobre uma educação inclusiva e equitativa no Ensino Superior, este trabalho teve como objetivo analisar tais ações e como elas têm contribuído para os objetivos institucionais de inclusão desse público. Para tanto, as discussões têm como base os relatórios de atividades elaborados em 2022 pelos monitores. De abordagem qualitativa, o estudo adotou como método a análise de conteúdo para a categorização dos dados. Três eixos principais de análise foram identificados: a produção de uma Cultura Inclusiva, os desafios para a permanência e o sucesso acadêmico dos alunos, e os aspectos positivos das práticas exercidas. Como resultado, percebem-se as frequentes narrativas centradas em desafios e dificuldades, tanto na prática da monitoria como no processo de aprendizagem dos alunos acompanhados, evidenciando discursos capacitistas e a necessária orientação especializada aos monitores. Por outro lado, os relatos demonstram o quão fundamental tem sido a atuação do monitor para o sucesso acadêmico dos alunos.<hr/>Abstract The Accessibility Center at the Federal University of Western Pará has been implementing strategies aimed at promoting the retention of students with disabilities in higher education. This department plays a crucial role in training, service provision, management of inclusive projects, drafting of institutional documents, and other activities. The Academic Monitoring Program, which involves the allocation of accessibility scholarship monitors, stands out among the actions developed. This program’s monitors support and mediate pedagogical practices, assistive technology, guidance, and mobility for students with disabilities. From this perspective, considering the action as a practice that permeates discussions about inclusive and equitable education in Higher Education, this study aimed to analyze such actions and how they have contributed to the institutional objectives of including this group. To this end, the discussions are based on activity reports prepared in 2022 by the monitors. Employing a qualitative approach, the study adopted content analysis as a method for data categorization. Three main axes of analysis were identified: the production of an Inclusive Culture, the challenges for the retention and academic success of the students, and the positive aspects of the practices implemented. As a result, frequent narratives centered on challenges and difficulties are perceived, both in the practice of monitoring and in the learning process of the accompanied students, highlighting ableist discourses and the necessary specialized guidance for the monitors. On the other hand, the reports demonstrate how fundamental the monitor’s role has been for the academic success of the students. <![CDATA[Acessibilidade como um campo transdisciplinar de estágio: práticas disruptivas e inventivas na formação universitária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000100502&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Ao longo de uma jornada profissional voltada à participação com pertencimento de estudantes com deficiência no acesso e permanência à educação superior, foi possível mapear algumas linhas que direcionam para agenciamentos pedagógicos que contribuem para tensionar com a cultura capacitista presente na estrutura dessas instituições. Com esse mote, proponho, por meio dessa narrativa teórico-prática, uma reflexão sobre a atuação de estudantes que realizam estágios na área da acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior. Com o intuito de problematizar questões em torno dessa atividade prático-formativa, considero que, para além de um procedimento de acessibilidade, tal atividade pode se configurar como um dispositivo anticapacitista devido ao seu impacto na promoção de acessibilidade institucional e na formação acadêmica e profissional de estudantes. Entendendo a acessibilidade como um campo transversal de formação e atuação, e tendo como arcabouço teórico os referenciais epistemológicos pós-estruturalistas agenciados às contribuições conceituais de intelectuais, pesquisadoras(es) e artistas com deficiência, apresento uma análise acerca das atividades prático-formativas que constituem o estágio em acessibilidade. Por meio dos registros das atividades que compõem as orientações e supervisões de estágio, foram cartografadas algumas das reverberações desse trabalho realizado com estudantes com e sem deficiência, oriundos de diferentes áreas do conhecimento. Para tanto, compartilho algumas experiências e reflexões, destacando esse dispositivo tanto para a eliminação de barreiras institucionais quanto para a construção de uma práxis ética, crítica e acessível.<hr/>Abstract Throughout a professional journey focused on fostering the inclusion and belonging of students with disabilities in higher education, it was possible to map out certain guidelines that lead to pedagogical strategies aimed at challenging the ableist culture embedded in these institutions. With this focus, I propose, through this theoretical-practical narrative, a reflection on the work of students undertaking internships in the field of accessibility at Higher Education Institutions. Aiming to problematize issues surrounding this practical-formative activity, I consider that, beyond a mere accessibility procedure, such activity can function as an anti-ableist mechanism due to its impact on promoting institutional accessibility and on the academic and professional development of students. Viewing accessibility as a cross-cutting field of training and practice, and drawing on post-structuralist epistemological frameworks coupled with the conceptual contributions of intellectuals, researchers, and artists with disabilities, I present an analysis of the practical-formative activities that constitute internships in accessibility. Through the records of activities that include internship guidance and supervision, I mapped out some of the reverberations of this work carried out with students both with and without disabilities, from various fields of knowledge. To this end, I share some experiences and reflections, highlighting this mechanism as both a means of eliminating institutional barriers and constructing an ethical, critical, and accessible praxis. <![CDATA[Currículos nortistas reestruturados pela Base Nacional Comum Curricular: a (não) subversão do eurocentrismo e do sudestecentrismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000100600&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo pretende analisar a possível subversão do eurocentrismo e do sudestecentrismo encaminhados pela Base Nacional Comum Curricular nos currículos amazônicos, quais sejam: as diretrizes curriculares dos estados da região Norte. A análise se debruça sobre os documentos curriculares que estruturam a educação dos estados nortistas, principalmente no ensino de História, conformado por tais documentos e sua relação com a educação para as relações étnico-raciais, o que inclui a análise da natureza da agência dos povos indígenas, africanos e amazônicos, suas histórias e identidades. Para tanto, acionam-se os conceitos de “poder simbólico, currículo e análise de conteúdo”. Constata-se, a partir da análise dos sete documentos curriculares, que os currículos nortistas, em diversas medidas, seguem a Base Nacional Comum Curricular no encaminhamento da temática étnico-racial, com a subordinação da diversidade amazônica ao eurocentrismo e ao sudestecentrismo, que se tornam pilares da padronização neoliberal e neoconservadora da Base. Os currículos nortistas analisados corroboram um colonialismo interno promovido pela Região Sudeste com base em uma tradição seletiva, o que instaura uma violência simbólica contra a cultura, a diversidade e a história da região amazônica. Assim, essas diretrizes curriculares estaduais não cumprem sua função, isto é, garantir que 40% do currículo seja composto por uma parte diversificada. Ao invés disso, essa parte, que também abarca a temática étnico-racial, é composta por um espaço diminuto e que se resume a uma abordagem superficial e burocrática da diversidade amazônica.<hr/>Abstract This article aims to explore a potential subversion against Eurocentrism and Southeastcentrism, guided by the Brazil’s National Common Curricular Base (BNCC) in Amazonian curricula. Specifically, aims the curriculum guidelines of the states of the Brazilian Northern region. The focus is on the curricular documents that structure the education of the northern states, particularly the teaching of History, shaped by these documents and how they engage with education for ethnic-racial relations, including the representation and agency of Indigenous, African and Amazonian peoples, their histories and identities. The analisys employs the concepts of “symbolic power, curriculum and content analysis” to analyse the documents. The seven curricular documents show that Northern curricula, to varying degrees, align with the BNCC in adressing ethnic-racial issues. However, that alignment subordinates Amazonian diversity to Eurocentric and Southeastcentric patterns, which underpin the BNCC’s neoliberal and neoconservative standardization. The Northern curricula analyzed highlight an internal colonialism driven by the Southeast, based on a selective tradition, which enacts symbolic violence against the culture, diversity and history of the Amazon region. Thus, the state curriculum guidelines fail to fulfill their intended purpose, which is to ensure of allocating 40% of the curriculum to a diversified component. Instead, this component, which is meant also to cover ethnic-racial issues, is relegated to a minimal and overly bureaucratic treatment of Amazonian diversity. <![CDATA[Reconstruindo laços na comunidade escolar como forma de combater a violência e o racismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000100601&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta recortes de uma pesquisa de campo envolvendo a atuação transdisciplinar e afro-referenciada, articulada com a Teoria Crítica, de estudantes de pós-graduação, profissionais e arte-educadores em uma escola pública situada em uma região periférica de São Paulo, ao longo de três anos, como parte de uma pesquisa mais ampla em outras unidades escolares de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraíba. A proposta de apresentar os diversos âmbitos da pesquisa visa demonstrar a articulação entre diferentes intervenções em três esferas: docências compartilhadas, formação docente e o aprofundamento do debate étnico-racial no grupo operativo. Procurou-se refletir, de um lado, sobre as violências cometidas no cotidiano escolar e formas de combatê-la por meio de uma educação dialogada e emancipatória. De outro, foram destacados os principais obstáculos encontrados na formação docente, considerando a ambiguidade das práticas e discursos na comunidade escolar diante da violência e do racismo fundantes da sociedade brasileira. Optou-se por uma abordagem teórico-metodológica, alinhada a uma perspectiva comunitarista e afro-diaspórica, combinada com um olhar etnográfico decolonial e emancipatório da instituição escolar. Com base nessa abordagem multifacetada, observou-se um campo fértil para refazer os laços rompidos na comunidade escolar e contribuir para o aprofundamento de uma educação antirracista. Essa atuação transdisciplinar permitiu, concomitantemente, a visibilização de saberes afrodiaspóricos, em conformidade com a Lei nº 10.639/2003, que altera a LDB de modo dinâmico e atento à realidade sociocultural dos alunos.<hr/>Abstract This article presents excerpts from a field study involving the transdisciplinary and African-referenced work, linked with Critical Theory, of grad students, professionals and art educators in a public school located in a low-income, peripheral neighborhood of Sao Paulo, over a period of three years, as part of a broader study conducted in other schools in Sao Paulo, Rio de Janeiro and Paraiba. The proposition of presenting the several scopes of the research aims at showing the link between different types of intervention in three spheres: shared teaching, teacher training and in-depth ethnic-racial debate in the operative group. On the one hand, we aimed at reflecting on the violent acts committed in the daily school life and ways to fight it by means of dialogical and emancipatory education. On the other hand, the main obstacles found to the training of teachers were highlighted, considering the ambiguity of practices and discourses in the school community in the face of the violence and racism that underly Brazilian society. We chose a theoretical methodological approach lined up with a communitarian and African diasporic perspective combined with a decolonial and emancipatory ethnographic view of the educational institution. Based on that multifaceted approach, we observed a fertile field to reforge the ties that were broken in the school community and contribute to dive deep into antiracist education. That transdisciplinary performance concomitantly allowed the visibility of African diasporic knowledge, according to Law nº 10.639/2003, which emends LDB (Law of Guidelines and Bases) in a dynamic way that is attentive to the students’ social and cultural reality. <![CDATA[Tia, eu quero entrar! Docências compartilhadas e escutas interseccionadas desde as infâncias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000100602&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo nasce da articulação entre pensamentos e práticas que se constituem a partir da compreensão da multiplicidade como elemento dinâmico na formação de sensibilidades e políticas da abertura ao diferente e ao diverso. A abertura é o principal gesto ético e estético de desmonte do dispositivo da racialidade como aparato de fabricação do ser do branco e o não ser dos outros. A possibilidade de uma escuta intersecionada desde a infância é o que nos sustenta na pesquisa como uma metodologia do entrelace entre artes, experiências e saberes que nos permitissem compartilhar a docência e viver a experiência estética. O modo de fazer pesquisa se inspirou nas metodologias cartográficas no tocante à produção de registros diários, acervo fotográficos, trabalhos das crianças e dos adultos, para tornar visível a escuta interessada nas vozes e possibilidades coletiva de enunciação. Para constituir o artigo, elencamos duas docências, cujos percursos permitiram uma maior proximidade das crianças e elementos para uma reflexão mais acerca da extensão do dispositivo da racialidade e dos caminhos para seu desmonte. Como conclusões parciais, elaboramos algumas pistas à disposição da atenção, ao envolvimento e à produção de afetos como indicadores do acontecimento referente às abordagens narrativas de pesquisas com crianças no espaço escolar.<hr/>Abstract This article arises from the link between thoughts and practices that are formed from comprehending multiplicity as dynamic element in shaping sensibilities and policies of openness to what is different and diverse. Openness is the main ethical and aesthetic gesture for dismantling the raciality device as the instrument that creates the being of white people and the not being of everyone else. The possibility of having intersecting listening since childhood is what supports our research as a methodology that interweavers arts, experiences and knowledge, thus allowing us to share teaching practices and to live the aesthetic experience. The way the research was conducted was inspired by cartographic methodologies when it comes to producing daily records, photographic collections, work by children and adults, so that the listening interested in voices and collective enunciation possibilities is made possible. In order to develop the article, we listed two teaching courses, whose paths allowed children and elements to become closer, for a deeper reflection on the extension of the raciality device and the paths to how to dismantle it. As partial conclusions, we prepared some clues to disposition of attention, to involvement and to production of affection as indicators of the event referring to the narrative approaches to research with children within the school environment. <![CDATA[Literatura indígena na educação de jovens e adultos: reflexões sobre prática docente para uma educação antirracista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000100603&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho versa sobre uma prática docente sistematizada no projeto pedagógico Literatura Indígena: poetizando e protagonizando múltiplos saberes na EJA que, por um lado, buscou promover o ensino do gênero textual poema, e, por outro, fomentou a educação antirracista, de forma interdisciplinar, por meio de círculos de leitura de poemas de autoria indígena. A prática foi vivenciada na EJA, em duas turmas do Ciclo VI (3º ano do ensino médio) de uma escola pública estadual em João Pessoa, PB. Nesse sentido, este escrito busca refletir sobre essa experiência, discutindo a função humanizadora da literatura em sala de aula e sua potencialidade como forma de valorizar e visibilizar a história e a cultura dos povos indígenas brasileiros, conforme preconiza a Lei nº 11.645/2008. Para tanto, recorreu-se à revisão bibliográfica, considerando os estudos da literatura em diálogo com a educação antirracista. O aporte teórico-metodológico se embasa nos estudos de diversos autores. Ademais, revisitaram-se documentos educacionais norteadores, como o Guia de orientações gerais da EJA, a Base Nacional Comum Curricular e a lei federal supracitada. Como resultados, aponta-se que, apesar dos entraves específicos do contexto da EJA e das particularidades de seu público-alvo, a prática foi realizada de forma exitosa. Destaca-se, sobretudo, uma adequada formação docente ao trabalhar a literatura indígena, contribuindo tanto para o processo de ensino-aprendizagem dos (as) educandos (as) quanto para tecer uma educação antirracista.<hr/>Abstract This study analyses a systematized teaching practice in the pedagogical project Indigenous literature: poetizing and emphasizing multiple types of knowledge in EJA (Youth and Adult Education), which, on the one hand, aimed at promoting the teaching of the textual genre poem and, on the other hand, fomented antiracist education in an interdisciplinary way by means of reading circles of poems written by indigenous authors. The practice was applied in EJA to two Cycle VI (3rd year of high school) classes of a state public school in João Pessoa, PB. Accordingly, this paper seeks to reflect on that experience by discussing in class the humanizing function and potential of literature as a way of adding value and visibility to the history and culture of indigenous peoples, as established by Law nº 11.645/2008. To that end, we resorted to bibliographic review, considering literature studies in dialogue with antiracist education. The theoretical-methodological contribution is based on studies by several authors. Furthermore, guiding educational documents were revisited, such as the EJA’s Guia de orientações gerais (General Guidelines Guide), Base Nacional Comum Curricular (Common National Curriculum Base) and the aforementioned federal law. The results pointed out that, despite the specific obstacles of the EJA context and the particularities of its target audience, the practice was carried out successfully. Foremost, the adequate teacher training when working with indigenous literature stands out, thus contributing to the teaching-learning process of students as well as to weaving antiracist education. <![CDATA[Prevenção do comportamento suicida na escola: ensino baseado em simulação (EBS)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000100800&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O suicídio na adolescência tem aumentado nos últimos anos, o que representa uma preocupação mundial. A escola é um ambiente favorável para a identificação do sofrimento emocional e desenvolvimento de ações de promoção da saúde mental e prevenção do comportamento suicida. Com isso, esse estudo tem como objetivo construir e validar um roteiro para o ensino baseado em simulação para profissionais da comunidade escolar sobre a prevenção do suicídio. O método consiste na construção e validação de um roteiro para o ensino baseado em simulação, que se refere a uma abordagem pedagógica para o desenvolvimento de habilidades específicas para profissionais da educação. Para construção do roteiro, foi realizado levantamento da literatura científica nacional e internacional sobre prevenção do suicídio na escola, e para validação foram convidados experts em simulação e/ou prevenção do suicídio, por meio da busca na Plataforma Lattes e da técnica de Snowball. A coleta foi realizada por meio do envio de convite via e-mail com o hiperlink do formulário de coleta do Research Electronic Data Capture. Os dados foram processados e analisados pelo software estatístico STATA®. Utilizou-se a análise estatística descritiva, o índice de validade de conteúdo (IVC) e o coeficiente de concordância de Gwet First-order Agreement Coefficient (AC1). O roteiro alcançou o critério de aceitabilidade, concordância e confiabilidade na validação por experts. Este estudo disponibiliza, de forma gratuita, um roteiro que pode ser utilizado para o ensino, baseado em simulação, para contribuir com a educação continuada de profissionais da comunidade escolar sobre a promoção da saúde mental e prevenção do comportamento suicida. Recomenda-se que estudos avaliem os efeitos do roteiro sobre a autoconfiança dos profissionais.<hr/>Abstract Adolescent suicide has increased in recent years, representing a global concern. Schools provide a conducive environment for identifying emotional distress and implementing actions aimed at promoting mental health and preventing suicidal behavior. Thus, this study aims to develop and validate a simulation-based teaching script for school community professionals on suicide prevention. The method involved developing and validating a simulation-based teaching script, a pedagogical approach designed to build specific skills among education professionals. To develop the script, a review of both national and international scientific literature on suicide prevention in schools was carried out. Experts in simulation and suicide prevention were invited to validate the script, selected through the Lattes Platform and the snowball sampling technique. Data collection was conducted by sending invitations via email with a hyperlink to the Research Electronic Data Capture form. Data were processed and analyzed using the STATA® Statistical Software. Descriptive statistical analysis, the content validity index (CVI), and Gwet’s First-order Agreement Coefficient (AC1) were used. The script achieved acceptability, agreement, and reliability criteria in the expert validation. This study provides a freely available script that can be used for simulation-based teaching, contributing to the ongoing education of school community professionals on mental health promotion and suicide prevention. It is recommended that future studies assess the script’s effects on professionals’ self-confidence. <![CDATA[Rural and urban university students and their vulnerability with respect to technology: a systematic review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000100801&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La pandemia por Covid-19 obligó a las universidades a desarrollar el aprendizaje en línea y a prescindir de la educación presencial, evidenciándose la desigualdad de oportunidades y menores oportunidades de algunos sectores poblacionales en la educación. Los estudiantes pertenecientes a zonas rurales fueron los que tuvieron mayores dificultades por la posible falta de acceso a medios tecnológicos y la calidad en las conexiones. En este artículo se realiza una revisión sistemática de la literatura sobre ruralidad y uso de la tecnología en el ámbito universitario durante el Covid-19 analizando 105 artículos extraídos de la Web of Science y Scopus, y filtrados siguiendo el método PRISMA, resultando 17 válidos. Los resultados muestran las políticas universitarias desarrolladas, las tecnologías empleadas, las dificultades y buenas prácticas desarrolladas. Es posible concluir que los desafíos de los estudiantes rurales fueron mayores que los de los estudiantes urbanos y, conscientes de ello, las políticas universitarias a nivel mundial optaron por asegurar recursos financieros que sirvieran de apoyo a estos sectores estudiantiles más vulnerables para que pudieran seguir la docencia virtual. Aún queda camino por recorrer y es preciso ajustar la educación superior a las especificidades del territorio rural y de la enseñanza en línea para lograr una mayor igualdad de oportunidades.<hr/>Abstract The Covid-19 pandemic forced universities to shift to an online learning modality and to dispense with face-to-face education, highlighting the inequality of opportunities and fewer education options in some sectors of the population. Students from rural areas had the greatest difficulties due to the possible lack of access to technological means and the quality of their internet connections. The present article is a systematic review of the literature about rurality and the use of technology in the university setting during Covid-19, through the analysis of 105 articles extracted from the Web of Science and Scopus, which were screened following the PRISMA guidelines, for a total of 17 valid articles. The results describe the university policies developed, the technologies utilized, the difficulties, and the good practices conceived. It is possible to conclude that the challenges experienced by rural students were greater than urban students, and being aware of this, the university policies worldwide opted for ensuring financial resources that could serve as support to these more vulnerable student sectors, so that they could follow the online classes. There is still much to be done, and it is necessary to adapt higher education to the specificities of rural areas and online education, to achieve a greater equality of opportunities. <![CDATA[Mapping critical thinking: key contributions for rethinking education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000100802&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El pensamiento crítico es una herramienta esencial para la evaluación racional y ética de la información y las acciones. Por lo tanto, es un elemento clave para tomar decisiones informadas y participar en el diálogo y el debate democráticos. Aunque su importancia es ampliamente reconocida, existe una falta de consenso en cuanto a su definición y enfoque. Al mismo tiempo, la investigación sobre su historia y desarrollo filosófico es limitada. El objetivo del presente estudio es examinar la evolución histórico-filosófica del pensamiento crítico, rescatando sus principales aportaciones desde Sócrates hasta el Informe Delphi de Peter Facione. Con el fin de facilitar su estudio y comprensión, dicha evolución se ha dividido en las siguientes etapas: Edad Antigua, Edad Media, Renacimiento y Edad Moderna, y Edad Contemporánea. Tal división se basa en los hitos importantes y los cambios históricos que tuvieron lugar en cada una de las épocas. Los resultados muestran que el pensamiento crítico es un concepto que ha evolucionado a lo largo del tiempo y que ha sido influenciado por diferentes factores históricos, culturales y sociales. En particular, lo que en la actualidad entendemos por pensamiento crítico está altamente influenciado por el racionalismo, empirismo, positivismo y pragmatismo de la tradición occidental. Esta contribución es relevante a la hora de repensar la investigación y la praxis educativa, ya que permite una comprensión más profunda del pensamiento crítico y de su aplicación.<hr/>Abstract Critical thinking is an essential tool for the rational and ethical evaluation of information and actions, making it a necessary element in making informed decisions and meaningfully participating in democratic discourse. Despite its acknowledged value, there remains a lack of consensus regarding its definition and approach, and research on its historical and philosophical development is limited. This study traces the historical-philosophical evolution of critical thinking, highlighting key contributions from Socrates to Peter Facione’s Delphi Report. To facilitate its exploration and comprehension, this evolution is organised into four stages: Antiquity, Middle Ages, Renaissance and Modern Age, and Contemporary Age, each marked by significant milestones and historical shifts. Findings suggest that critical thinking is a dynamic concept influenced by diverse historical, cultural, and social factors. In particular, the contemporary understanding of critical thinking is deeply shaped by Western traditions, including rationalism, empiricism, positivism, and pragmatism. This study provides an enriched perspective on critical thinking, offering valuable insights into how its conception and applications can be refined and enhanced to better support current and future educational contexts. <![CDATA[Fragilidades em TIC na formação inicial de professores de infância em Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000100803&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo aborda a temática da integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na formação inicial de professores, nomeadamente a formação inicial dos educadores de infância portugueses, para tal, apresenta os resultados de um estudo nacional que analisou os documentos estruturantes dos mestrados em ensino que formam os futuros educadores de infância em Portugal. O objetivo da investigação foi identificar até que ponto os cursos de mestrado em ensino na educação pré-escolar, que formam os futuros educadores de infância portugueses, estão a integrar as tecnologias de informação e comunicação nos seus currículos de formação inicial. O estudo foi desenvolvido com base num corpus documental de 158 fichas de unidades curriculares. A informação recolhida a partir dos documentos foi analisada, através de uma metodologia qualitativa de âmbito descritivo-analítico, apoiada pelas premissas investigativas dos procedimentos de análise de conteúdo. A fim de enriquecer o estudo e enquadrá-lo no contexto europeu, os resultados foram também colocados em análise, considerando o quadro europeu para a competência digital dos educadores (DigcompEdu), e procurou identificar as àreas e as competências do referencial que se encontravam presentes nos programas currriculares dos cursos. Os resultados alcançados foram convertidos em definições operacionais que sintetizaram os conteúdos relacionados com as TIC presentes nos programas curriculares analisados. O estudo concluiu haver uma presença tímida de conteúdos relacionados com as TIC bem como com as dimensões estruturantes do DigcompEdu.<hr/>Abstract The article focus on the integration of Information and Communication Technologies (ICT) in initial teacher education, particularly for early childhood teachers. To this end, it presents the results of a national study that analyzed the structuring documents of curricula of the the master’s degrees in Early childhood teaching in Portugal. The objective of this research was to identify the extent to which master’s degrees Early childhood teaching, are integrating information and communication technologies into their curricula. The study was developed based on a documentary corpus of 158 curricular unit syllabus. The information collected from the documents was analyzed using a qualitative methodology with a descriptive-analytical scope, supported by the investigative premises of content analyses procedures. In order to enrich the study and frame it in the European context, the results were also analyzed considering the European Framework for the Digital Competence of Educators (DigCompEdu) specifically by identifying the areas and competences of framework present in the programmes curriculum. The results achieved were converted into operational definitions that summarized the content related to information and communication technologies present in the programmes curriculum. The study concluded that there is a timid presence of content related to information and communication technologies, as well as the domains of the DigCompEdu. <![CDATA[Narrativas acadêmicas sobre educação das relações étnico-raciais em universidades públicas latino-americanas (Brasil e Peru)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000100804&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo analisa discursos acadêmicos sobre a produção de conhecimento sobre raça, racismo e antirracismo em universidades públicas latino-americanas com foco nas populações negras (afro-brasileiras e afro-peruanas). Quais são os avanços, aproximações e desafios enfrentados por essas universidades em prol da construção de uma agenda antirracista, especialmente no campo das Ciências Sociais e Humanas no Brasil e Peru? A abordagem teórico-metodológica dialoga com os estudos das relações étnico-raciais (raça, racismo e antirracismo) de autores como Aníbal Quijano, José Luciano, Victória Santa Cruz, Nilma Lino Gomes, Jurema Werneck, Stokely Carmichael e Charles Hamilton. Em perspectiva está a análise crítica de discurso de Teun van Dijk. Além da revisão da literatura, foram trabalhadas entrevistas realizadas entre 2018 e 2022 com 18 participantes de diferentes perfis étnico-raciais: 11 entrevistados de universidade pública brasileira (seis estudantes e cinco professores); sete participantes de universidade pública peruana (quatro professores e três estudantes) de cursos de graduação de Ciências Sociais e Humanas. Os estudos indicam que a resistência de populações racializadas universitárias latino-americanas (negros, afro-peruanos e indígenas) e suas lutas antirracistas representam uma busca por equidade no campo educacional. São levados em consideração o acesso, a permanência e a titulação, a partir de um referencial teórico-metodológico e epistêmico de formação a partir de um debate afrocentrado, onde as expectativas e limitações para a formação universitária são, muitas vezes, atravessadas pelo racismo institucional.<hr/>Abstract This article analyses academic discourses on the production of knowledge about race, racism and anti-racism in public Latin American universities, focusing on Black populations (Afro-Brazilian and Afro-Peruvian). What are the advances, approaches and challenges faced by these universities in building an anti-racist agenda, especially in the field of Social Sciences and Humanities in Brazil and Peru? The theoretical-methodological perspective dialogues with studies of ethnic-racial relations (race, racism and anti-racism) by authors such as Aníbal Quijano, José Luciano, Victória Santa Cruz, Nilma Lino Gomes, Jurema Werneck, Stokely Carmichael, and Charles Hamilton. Furthermore, Teun van Dijk’s critical discourse analysis is here adopted. Besides conducting a literature review, I have also worked with interviews held between 2018 and 2022, comprising 18 participants of different ethnic-racial profiles: 11 interviewees from a Brazilian public university (six students and five professors); seven participants from a Peruvian public university (four professors and three students) from undergraduate Social Sciences and Humanities courses. The studies show that the resistance of racialised populations in Latin American universities (Black, Afro-Peruvian and Indigenous people) and their anti-racist struggles represent a search for equity in the educational field. Issues such as access, retention and qualification are taken into consideration, based on a theoretical-methodological and epistemic framework for education through an Afro-centric debate, where expectations and limitations regarding university education are often crossed with institutional racism. <![CDATA[Política Nacional de Educação Digital: letramento e cidadania para educação integral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000100805&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O mundo foi assolado pela pandemia da Covid-19, causando: isolamento social, fechamento das escolas, aumento da desigualdade educacional, socioeconômica e manutenção da dualidade estrutural. Nesse período, para diminuir os impactos da crise humanitária na educação brasileira, optou-se pelo ensino não presencial. Fato que manteve regressão educacional, visto que grande parte dos atores do processo de ensino aprendizagem não estavam familiarizados com técnicas, ferramentas e recursos digitais que medeiam o ensino à distância. Em 2023, foi aprovada a Política Nacional de Educação Digital (PNED); portanto, busca-se identificar como a PNED poderá beneficiar o letramento digital e a formação integral dos estudantes do Ensino Médio. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura integrativa qualitativa em estado da arte, partindo das concepções de Karl Marx, István Mészáros, Pierre Lévy, Ricardo Antunes, Ana Coscarelli, pesquisas científicas, PNED e outros. As principais conclusões da pesquisa são as de que a política em questão não é a panaceia para a educação na sociedade da informação, tampouco a solução para o irreformável, incontrolável e incorrigível sistema capital vigente; embora a aplicação dele possa assegurar direitos contemporâneos necessários para o exercício da cidadania digital, não conduz por si só a uma formação humana integral do aluno se não houver a atuação do professor progressista imbuído da função ética-política transformadora.<hr/>Abstract The world was ravaged by the Covid-19 pandemic, causing: social isolation, school closures, increased educational and socioeconomic inequality and maintenance of structural duality. During this period, to reduce the impacts of the humanitarian crisis on Brasil education, non-face-to-face teaching was chosen. A fact that maintained educational regression, since most of the actors in the teaching-learning process were not familiar with techniques, tools and digital resources that mediate distance learning. In 2023, the National Digital Education Policy (PNED) was approved; therefore, we seek to identify how PNED can benefit digital literacy and the comprehensive training of high school students. To this end, a state-of-the-art qualitative integrative literature review was carried out, based on the concepts of Karl Marx, István Mészáros, Pierre Lévy, Ricardo Antunes, Ana Coscarelli, scientific research, PNED and others. The main conclusions of the research are that the policy in question is not the panacea for education in the information society, nor the solution to the unreformable, uncontrollable and incorrigible capital system in force; although its application can ensure contemporary rights necessary for the exercise of digital citizenship, it does not in itself lead to an integral human formation of the student if there is no action by a progressive teacher imbued with the transformative ethical-political function. <![CDATA[Estudo da produção acadêmica em Educação em Ciências no Brasil em programas de Pós-Graduação da Área 46 da Capes (2001-2018)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000100806&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A pesquisa no campo da Educação em Ciências no Brasil esteve majoritariamente vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação até o final da década de 1990. Em 2000, com a criação da área Ensino de Ciências e Matemática (Área 46) na CAPES, atual Área de Ensino, a produção acadêmica passa a ocorrer nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Este trabalho tem por objetivo analisar a pesquisa acadêmica em Educação em Ciências no Brasil, produzida em programas de Pós-Graduação da Área 46 da CAPES. Metodologicamente, o estudo consistiu em uma pesquisa do tipo “estado da arte”, nosso corpus documental foi obtido junto ao Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC) da Faculdade de Educação da UNICAMP. Foram identificadas 4.078 dissertações e teses em Educação em Ciências defendidas de 2001 até 2018 e exclusivamente vinculadas a programas da Área 46. Os resultados indicam que 53,7% da produção ocorreu em Instituições de Ensino Superior públicas, em Mestrados Acadêmicos (56,3%), seguidos dos Mestrados Profissionais (31,1%) e Doutorados acadêmicos (12,6%); os anos de 2014, 2016, 2017 e 2018 são aqueles com maior produção no período considerado; as pesquisas concentraram-se principalmente em temas do campo da Física (20,2%), Biologia (12,7%), Química (10,8%) e abordagens gerais (24,5%). A produção está mais direcionada ao Ensino Médio (50,7%) e à proposição/aplicação/avaliação de métodos e estratégias de ensino e recursos didáticos de apoio, focos temáticos que abrangem 56,5% do total de trabalhos.<hr/>Abstract In Brazil, research in the field of Science Education was mostly linked to Education Postgraduate Programs until the end of the 1990s. In 2000, with the creation of the Science and Mathematics Teaching area at CAPES, the current Teaching Area (Area 46), much of this production was transferred to the programs in this new area. The aim of this paper is to analyze academic research in Science Education in Brazil, produced in CAPES Area 46 postgraduate programs. Under methodological aspects, this is a “state of the art” research. Our documentary corpus was obtained from the Science Teaching Documentation Center (CEDOC) of the Education’ Faculty at UNICAMP. The research found 4,078 dissertations and theses in Science Education defended from 2001 to 2018, and exclusively linked to programs in Area 46. The following results were obtained: 53.7% of production took place in public higher education institutions, in academic master’s degrees (56.3%), followed by professional master’s degrees (31.1%) and academic doctorates (12.6%); there was greater production in the years 2014, 2016, 2017 and 2018, relative to the period considered; research focused mainly on topics in the fields of Physics (20.2%), Biology (12.7%), Chemistry (10.8%) and general approaches (24.5%). Production is more concentrated on secondary education (50.7%) and on proposing/applying/evaluating teaching methods and strategies and resources to support teaching, thematic focuses that represent 56.5% of the total number of papers. <![CDATA[O estado da arte contemporânea acerca dos estudos do corpo e seus paradigmas nas primeiras décadas do século XXI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000100807&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O corpo é um tema recorrente em diversos campos de conhecimento, entre eles a filosofia, a história e a educação. As concepções de corpo tendem a ser analisadas na produção bibliográfica, pois expressam o modo como os autores podem refletir sobre a relação do ser humano consigo, com outros e com a natureza. Desse modo, o problema desta pesquisa é identificar quais são as suas abordagens epistemológicas predominantes entre 2001 a 2018. Como metodologia, realizou-se um estudo com características bibliométricas, de caráter quanti-qualitativo, em periódicos da área da Educação de 2001 a 2018, considerados como presentes no estrato A-1 do Qualis CAPES (2013-2016). Como objetivo geral do estudo, procurou-se examinar as concepções de corpo em periódicos brasileiros do campo da Educação, aproximando-se dos paradigmas de teorias científicas principais. Os objetivos específicos incluem, a) verificar o movimento da produção de conhecimento sobre o tema no período de tempo estudado; b) identificar os autores que mais publicaram temas relacionados ao corpo em revistas da Educação; c) analisar como o debate epistemológico sobre o corpo se desenvolveu quantitativamente e; d) apresentar como as concepções de corpo se manifestam nos diferentes textos analisados. Os resultados demonstram que entre as revistas estudadas há uma predominância de concepções fenomenológicas, seguidas do movimento pós-moderno, do positivismo e do materialismo dialético, respectivamente. Como conclusão, é possível dizer que a tradição fenomenológica se destaca nos textos pesquisados, demonstrando certa preocupação de se olhar para o ser humano como uma totalidade.<hr/>Abstract The body is a recurring subject in several fields of knowledge, including philosophy, history, and education. Conceptions of the body tend to be analyzed in academic literature because they express how authors reflect on the relationship of the human being with themselves, others, and nature. Thus, the problem of this study is to identify the predominant epistemological approaches to the subject from 2001 to 2018. Regarding methodology, a quantitative-qualitative bibliometric study was conducted with education journals from 2001 to 2018, specifically those ranked A-1 by the Qualis CAPES system (2013-2016). The general objective of the study was to examine conceptions of the body in Brazilian education journals, approaching the paradigms of major scientific theories. Its specific objectives include: a) Examining the movement of knowledge production on the subject during the studied period; b) identifying the authors who published the most on body-related topics in education journals; c) analyzing how the epistemological debate on the body developed quantitatively; and d) showing how body conceptions manifest themselves in the different texts analyzed. The results show that among the studied journals, there is a predominance of phenomenological conceptions, followed by the postmodern movement, positivism, and dialectical materialism, respectively. In conclusion, the phenomenological tradition was found to stand out in the studied texts, demonstrating a concern with looking at the human being as a totality. <![CDATA[Roda de conversa e assembleia estudantil: por uma cultura da paz em uma comunidade escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000100808&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Parte de uma pesquisa de doutorado5, este artigo busca compreender o processo dos conflitos escolares vetorizado por forças territoriais e a tentativa de implementar a convivência democrática por uma cultura de paz através das assembleias, enquanto dispositivos, em uma escola reconhecida por promover Educação Democrática. A cartografia social bem como as pistas e o ethos cartográfico é o método que orienta o trabalho. O território habitado para investigação faz parte de uma comunidade periférica localizada no limite perimetral entre uma capital brasileira e uma favela de outro município, conurbadas. A escola é pública e faz parte da rede municipal de ensino da capital. A professora regente acompanha a turma há dois anos e foi observado que ela atua de forma a territorializar as crianças em uma cultura de escuta e respeito a todos os tipos de vida na maioria do tempo. Identificamos que longe do cerceamento, seja da presença da professora ou dos outros olhos da escola (coordenadoras/es e diretoras), alguns conflitos eram recorrentes, culminando, inclusive, em agressões físicas. Esta comunidade escolar utiliza as assembleias enquanto dispositivo institucionalizado no cotidiano, estimulada pelas rodas de conversa com frequência mensal. Analisou-se cartograficamente um desses episódios e refletiu-se de que maneira a convivência democrática tem sido pautada no viverCOM dessa comunidade escolar. A participação de duas estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental I em um trabalho de campo externo à escola, no Instituto Inhotim, foi pauta da assembleia e discutida mediante a literatura sobre violência escolar e convivência democrática, inseridas na cultura da paz.<hr/>Abstract Part of a doctoral study5, this article examines the process of school conflicts driven by territorial forces, as well as the effort to implement democratic coexistence for a culture of peace by means of assemblies as devices in a sthat is recognized for promoting democratic education. Social cartography, including cartographic ethos and hints, is the method guiding the work. The inhabited research territory is part of a peripheral community situated at the boundary of a Brazilian state capital, within an area that forms a conurbation with a favela in another municipality. The school is public and part of the municipal education system of this capital. The teacher responsible for the class has been with it for two years and was observed engaging in territorializing practices that foster a culture of listening and respect for all forms of life among the children most of the time. We found that while the children were unrestrained—whether by the presence of the teacher or other school staff, such as coordinators and principals—some conflicts were recurrent, culminating in physical aggression. This school community uses assemblies as an institutionalized device in daily life, stimulated by the talking circles that are monthly held. One of these occasions was analyzed cartographically, which involved reflecting on how the democratic coexistence has been guided by the way this school community members coexist and interact with each other. The participation of two students from the fifth grade of basic education in a field work out of the school, at the Inhotim Institute, was in the assembly agenda and was discussed considering the literature on school violence and democratic coexistence, within a culture of peace. <![CDATA[A bibliometric approach to storytelling as a tool for learning in higher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000100809&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Cada vez es más común integrar en los procesos formativos nuevas formas de trabajar que permitan conocer los fenómenos didácticos desde diferentes perspectivas y enfoques. El Storytelling es una de estas opciones, que permite aproximarse, mediante narrativas, a las vivencias del alumnado, así como a interpretaciones sobre estos fenómenos tamizadas por su subjetividad. Esta herramienta optimiza su potencial con la integración de la tecnología, creando espacios y oportunidades para la generación de narrativas. Bajo esta consideración, este trabajo plantea, desde una perspectiva bibliométrica, el análisis de la producción científica sobre el uso del Storytelling como herramienta para el aprendizaje en la base de datos Scopus. La muestra está conformada por 198 artículos publicados entre 2014 y 2023, a los que se aplican diferentes técnicas bibliométricas (acoplamiento bibliográfico, co-citación y co-ocurrencia). Los resultados muestran una producción científica creciente sobre este fenómeno, con una mayor indexación en las áreas de Ciencias Sociales y Artes y Humanidades. La mayor parte de las publicaciones se realizan en revistas anglófonas, siendo Estados Unidos y Australia los países donde se contextualizan la mayor parte de los estudios, y con un impacto notable de las publicaciones si se considera el número de citas. Por último, en relación con la co-ocurrencia, destaca la educación superior como etapa educativa, así como la población adulta como participante. Se concluye, por tanto, que el Storytelling puede tener una relevancia notable en el aprendizaje del alumnado, postulándose como necesaria su integración en los fenómenos educativos.<hr/>Abstract It is becoming increasingly common to integrate new ways of working into training processes that allow us to learn about didactic phenomena from different perspectives and approaches. Storytelling is one of these options, which allows us to approach, through narratives, the experiences of students as well as interpretations of these phenomena filtered by their subjectivity. This tool optimises its potential by integrating technology to create spaces and opportunities which will generate narratives. Under this consideration, this paper proposes, from a bibliometric perspective, to analyse the scientific production on the use of Storytelling as a tool for learning in the Scopus database. The sample consists of 198 articles published between 2014 and 2023, to which different bibliometric techniques (bibliographic linking, co-citation and co-occurrence) are applied. The results show a growing scientific production on this phenomenon, with higher indexation in the areas of Social Sciences and Arts and Humanities. Most of the publications are in English-language journals, the United States and Australia being the countries where most of the studies are contextualised, and with a notable impact of the publications, considering the number of citations. Finally, in relation to co-occurrence, higher education stands out as an educational stage, and also the adult population as a participant. It is concluded, therefore, that Storytelling can have a notable relevance in student learning, and its integration in educational phenomena is postulated as necessary. <![CDATA[Profissional de apoio escolar ou cuidador? uma reflexão sobre essas nomenclaturas no estado de Rondônia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000100810&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A nomenclatura profissional de apoio escolar é destinada pela lei brasileira de inclusão à pessoa que exerce apoio na alimentação, higiene e locomoção do estudante público-alvo da educação especial. Antes da lei, esse profissional já havia recebido outras denominações, como cuidador e acompanhante especializado. Portanto, indagamos: quais as intenções que permeiam a escolha dos critérios de seleção, de nomenclatura e atuação adotados no processo de implementação do serviço prestado pelo profissional de apoio ao estudante público-alvo da educação especial nos municípios do estado de Rondônia? A fim de buscar respostas a essa questão, objetiva-se analisar o que permeia a variabilidade de critérios adotados pelos municípios do referido estado nos processos de contratação do profissional de apoio. Dessa forma, optou-se pela realização de uma pesquisa de revisão de literatura e documental de cunho descritivo-exploratório nos editais de contratação disponibilizados nos sites das prefeituras dos municípios do estado de Rondônia e nos estudos acadêmicos constantes na plataforma Capes. Os resultados demonstraram que 61% dos 32 municípios pesquisados apresentam editais de contratação de profissionais de apoio, com critérios de seleção variados tanto nos editais quanto nos estudos analisados. Conclui-se que o profissional tem sido alvo da adoção de critérios que podem desvalorizá-lo, como o grau de escolarização exigido e a nomenclatura de cuidador que subentende apenas um trabalho prático, precarizando o trabalho do profissional e impactando de forma significativa o estudante atendido.<hr/>Abstract The term educational support professional is designated by Brazilian inclusion law for individuals who provide assistance with feeding, hygiene, and mobility for students who are the target audience of special education. Prior to this law, these professionals had already been referred to by other names, such as caretaker and specialized escort. This raises the following question: what are the intentions behind the selection criteria, terminology, and professional roles adopted in the implementation of the support services provided to students in special education across the municipalities of Rondônia? To address this issue, this study aims to analyze the variability of criteria adopted by municipalities in the state when hiring educational support professionals. The research is based on a descriptive-exploratory literature and document review, analyzing job postings available on municipal websites and academic studies from the Capes platform. Results indicate that 61% of the 32 municipalities surveyed have calls for hiring support professionals, with widely varying selection criteria in both job postings and academic studies. The study concludes that these professionals have been subject to criteria that may devalue their role, such as the level of education required and the use of the term caretaker, which implies a purely practical function. This terminology risks undermining the professional’s status and significantly impacts the students they support. <![CDATA[Saberes da prática educativa revelados por um mestre carpinteiro naval durante atuação como professor-formador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000100811&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em São Luís – MA, foi inaugurado, em 2006, o Centro Vocacional Tecnológico Estaleiro Escola que tem o propósito de tornar os mestres carpinteiros navais, portadores de saberes provenientes da experiência, doutores que ensinam as etapas e as técnicas construtivas de uma embarcação artesanal no âmbito de uma escola vocacional. Diante disso, este artigo buscou responder à seguinte questão norteadora: como podemos reconhecer um mestre carpinteiro naval como professor-formador do curso técnico de construção de embarcações artesanais maranhenses no âmbito do Estaleiro Escola? Para isso, objetivou identificar saberes da prática educativa revelados durante atuação docente de um mestre carpinteiro naval e que possibilitam reconhecê-lo como professor-formador. Este estudo seguiu os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa narrativa, ancorados em Dorothy Jean Clandinin e Michael Connelly. A composição dos textos de campo ocorreu por meio de registros realizados durante a oferta do curso de construção de embarcações artesanais maranhenses, ministrado por um mestre carpinteiro naval, e de entrevista narrativa com ele realizada. Com os dados da pesquisa, foi possível identificar que o mestre carpinteiro naval tem um vasto saber sobre o universo da carpintaria naval; desenvolveu um saber prático baseado em suas vivências e experiências cotidianas com seus antigos mestres, alunos e demais professores; e tem uma concepção sobre a maneira de ensinar e uma ordem metodológica para transmitir os seus saberes. Esses saberes foram, portanto, categorizados em saberes do ofício, saberes da experiência e saberes de tradição pedagógica.<hr/>Abstract In the city of São Luís, the capital of the State of Maranhão, Brazil. The Technological Vocational Center Shipyard School was opened in 2006. Its purpose is to train master shipwrights, who possess knowledge derived from experience, to become doctors who teach the stages and construction techniques of a craft vessel within a vocational school. This article sought to answer the following guiding question: how can we recognize a master shipwright as a teacher-trainer of the technical course for the construction of craft vessels from Maranhão within the Shipyard School? To this end, it aimed to identify knowledge from educational practice revealed during the teaching activities of a master shipwright and which allow us to recognize him as a teacher-trainer. This study followed the theoretical-methodological assumptions of narrative research, anchored in Dorothy Jean Clandinin and Michael Connelly. The field texts were composed using records made during the course on the construction of handcraft made boats in Maranhão, taught by a master shipwright, and a narrative interview with him. With the research data, it was possible to identify that the master shipwright has extensive knowledge about the world of shipwrighting; he has developed practical knowledge based on his daily experiences with his former masters, students and other teachers; and he has a conception of how to teach and a methodological order to transmit his knowledge. This knowledge was therefore categorized into knowledge of the craft, knowledge from experience and knowledge from pedagogical tradition. <![CDATA[ERRATUM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000101100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em São Luís – MA, foi inaugurado, em 2006, o Centro Vocacional Tecnológico Estaleiro Escola que tem o propósito de tornar os mestres carpinteiros navais, portadores de saberes provenientes da experiência, doutores que ensinam as etapas e as técnicas construtivas de uma embarcação artesanal no âmbito de uma escola vocacional. Diante disso, este artigo buscou responder à seguinte questão norteadora: como podemos reconhecer um mestre carpinteiro naval como professor-formador do curso técnico de construção de embarcações artesanais maranhenses no âmbito do Estaleiro Escola? Para isso, objetivou identificar saberes da prática educativa revelados durante atuação docente de um mestre carpinteiro naval e que possibilitam reconhecê-lo como professor-formador. Este estudo seguiu os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa narrativa, ancorados em Dorothy Jean Clandinin e Michael Connelly. A composição dos textos de campo ocorreu por meio de registros realizados durante a oferta do curso de construção de embarcações artesanais maranhenses, ministrado por um mestre carpinteiro naval, e de entrevista narrativa com ele realizada. Com os dados da pesquisa, foi possível identificar que o mestre carpinteiro naval tem um vasto saber sobre o universo da carpintaria naval; desenvolveu um saber prático baseado em suas vivências e experiências cotidianas com seus antigos mestres, alunos e demais professores; e tem uma concepção sobre a maneira de ensinar e uma ordem metodológica para transmitir os seus saberes. Esses saberes foram, portanto, categorizados em saberes do ofício, saberes da experiência e saberes de tradição pedagógica.<hr/>Abstract In the city of São Luís, the capital of the State of Maranhão, Brazil. The Technological Vocational Center Shipyard School was opened in 2006. Its purpose is to train master shipwrights, who possess knowledge derived from experience, to become doctors who teach the stages and construction techniques of a craft vessel within a vocational school. This article sought to answer the following guiding question: how can we recognize a master shipwright as a teacher-trainer of the technical course for the construction of craft vessels from Maranhão within the Shipyard School? To this end, it aimed to identify knowledge from educational practice revealed during the teaching activities of a master shipwright and which allow us to recognize him as a teacher-trainer. This study followed the theoretical-methodological assumptions of narrative research, anchored in Dorothy Jean Clandinin and Michael Connelly. The field texts were composed using records made during the course on the construction of handcraft made boats in Maranhão, taught by a master shipwright, and a narrative interview with him. With the research data, it was possible to identify that the master shipwright has extensive knowledge about the world of shipwrighting; he has developed practical knowledge based on his daily experiences with his former masters, students and other teachers; and he has a conception of how to teach and a methodological order to transmit his knowledge. This knowledge was therefore categorized into knowledge of the craft, knowledge from experience and knowledge from pedagogical tradition. <![CDATA[ERRATA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022025000101101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em São Luís – MA, foi inaugurado, em 2006, o Centro Vocacional Tecnológico Estaleiro Escola que tem o propósito de tornar os mestres carpinteiros navais, portadores de saberes provenientes da experiência, doutores que ensinam as etapas e as técnicas construtivas de uma embarcação artesanal no âmbito de uma escola vocacional. Diante disso, este artigo buscou responder à seguinte questão norteadora: como podemos reconhecer um mestre carpinteiro naval como professor-formador do curso técnico de construção de embarcações artesanais maranhenses no âmbito do Estaleiro Escola? Para isso, objetivou identificar saberes da prática educativa revelados durante atuação docente de um mestre carpinteiro naval e que possibilitam reconhecê-lo como professor-formador. Este estudo seguiu os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa narrativa, ancorados em Dorothy Jean Clandinin e Michael Connelly. A composição dos textos de campo ocorreu por meio de registros realizados durante a oferta do curso de construção de embarcações artesanais maranhenses, ministrado por um mestre carpinteiro naval, e de entrevista narrativa com ele realizada. Com os dados da pesquisa, foi possível identificar que o mestre carpinteiro naval tem um vasto saber sobre o universo da carpintaria naval; desenvolveu um saber prático baseado em suas vivências e experiências cotidianas com seus antigos mestres, alunos e demais professores; e tem uma concepção sobre a maneira de ensinar e uma ordem metodológica para transmitir os seus saberes. Esses saberes foram, portanto, categorizados em saberes do ofício, saberes da experiência e saberes de tradição pedagógica.<hr/>Abstract In the city of São Luís, the capital of the State of Maranhão, Brazil. The Technological Vocational Center Shipyard School was opened in 2006. Its purpose is to train master shipwrights, who possess knowledge derived from experience, to become doctors who teach the stages and construction techniques of a craft vessel within a vocational school. This article sought to answer the following guiding question: how can we recognize a master shipwright as a teacher-trainer of the technical course for the construction of craft vessels from Maranhão within the Shipyard School? To this end, it aimed to identify knowledge from educational practice revealed during the teaching activities of a master shipwright and which allow us to recognize him as a teacher-trainer. This study followed the theoretical-methodological assumptions of narrative research, anchored in Dorothy Jean Clandinin and Michael Connelly. The field texts were composed using records made during the course on the construction of handcraft made boats in Maranhão, taught by a master shipwright, and a narrative interview with him. With the research data, it was possible to identify that the master shipwright has extensive knowledge about the world of shipwrighting; he has developed practical knowledge based on his daily experiences with his former masters, students and other teachers; and he has a conception of how to teach and a methodological order to transmit his knowledge. This knowledge was therefore categorized into knowledge of the craft, knowledge from experience and knowledge from pedagogical tradition.