Scielo RSS <![CDATA[ETD Educação Temática Digital]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1676-259220120001&lang=pt vol. 14 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Procedimentos no jogo virtual Colheita Feliz: entre a virtude e a regra]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo realizado, apoiado em pesquisas sobre cultura moral na perspectiva teórica piagetiana, teve como objetivo investigar a relação entre virtude e regra nos procedimentos de participantes do jogo virtual Colheita Feliz, do aplicativo do Orkut. A pesquisa qualitativa, na modalidade de um estudo descritivo, analisou as condutas lúdicas de 60 jogadores, os quais foram observados durante dois meses. O ranking revelador do desempenho dos jogadores foi analisado em correspondência às observações dos procedimentos empregados. Os resultados apontam o predomínio do procedimento de roubo em relação ao de cultivo de produtos e permitem considerar que a ação de roubar, dominante nas suas condutas, não foi regida pela virtude - honestidade ou ausência dela (domínio moral) -, mas pela convenção das regras do jogo (domínio social), que favorecem tal procedimento, combinadas com o domínio pessoal (escolhas) e o mútuo consentimento entre os sujeitos participantes do jogo. Os dados não indicam relação entre as ações dos jogadores no campo virtual e no plano real, no que concerne ao roubo, e reforçam a ideia de que a regra é convencionada nos domínios de um grupo e é dependente das interações sociais nele estabelecidas, nas quais deve prevalecer o respeito mútuo entre pares. Os dados revelam, ainda, que a moral não é o elemento regulador das ações no jogo. Infere-se a importância do estudo de procedimentos de jogadores em jogos virtuais como reveladores de aspectos cognitivos, afetivo-sociais e morais aplicados em situações de interação lúdica.<hr/>This study based on moral culture research and the theoretical Piagetian perspective aims to investigate the relation between virtue and rules in the procedures of participants in the Internet game Colheita Feliz (Happy Harvest) - an Orkut application. By means of descriptive qualitative analysis, the behavior of 60 participants in the game was observed during two months. The participants’ performance ranking was analyzed according to the procedures they used. The results showed predominance of the crop stealing procedure in comparison with the crop cultivation procedure and allowed to consider that the action of stealing of the participants was not guided by the universal principles of virtue, honesty or lack of it (moral domain) but by the playing convention for the game (social domain) favoring the stealing procedure, and also by personal domain (choices) and mutual agreement among the subjects participating in the game. The data did not indicate connections between the participants’ actions inside and outside virtual and real fields with regard to stealing, and reinforced the idea that rules are conventionalized in the domain of a group and depend on social interactions by which mutual respect among peers must prevail. The data also shows that morality is not the regulatory actions in the game. The results also showed the importance of carrying out research on procedures used by computer game players since such procedures can demonstrate cognitive, moral, affective and social aspects perceived during playful interaction situations. <![CDATA[O conceito de escrita segundo a teoria histórico-cultural e a alfabetização de crianças no primeiro ano do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo estuda o conceito de escrita que pode ser inferido das teorias de Vygotsky e Leontyev. Os autores não elaboraram um conceito acabado de escrita. No entanto, os experimentos realizados por Vygotsky para o estudo do desenvolvimento da escrita, suas concepções acerca das funções psicológicas superiores e dos sistemas de signos e instrumentos, bem como a teoria da atividade de Leontyev, contribuem para a formulação de uma concepção de escrita e alfabetização. O texto apresenta as observações etnográficas em uma classe de alfabetização, com o objetivo de investigar sobre as relações entre a criança de 5 anos e a escrita. O problema da pesquisa é o significado da alfabetização desde a terna infância, defendido por Vygotsky, e o modo como isso vem ocorrendo, no caso específico de uma sala de aula.<hr/>Study the concept of writing which can be inferred by Vygotsky’s and Leontyev’s theories. The authors did not elaborate a finished concept of writing. However, Vygotsky’s experiments for the study of writing development, his conceptions about the higher psychological functions and signs systems and tools, as well as Leontyev’s Activity Theory, contribute to formulate a writing and literacy conception. Introduce the etnographics observations in a literacy class, in order to investigate the relationship between the five-year-old child and the writing. The research problem is the meaning of literacy from the earliest childhood, supported by Vygotsky (2000), and how it is working in a classroom. <![CDATA[Experiências com blog na pesquisa e na formação inicial de professoras de educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda o uso de novas tecnologias na pesquisa e na formação inicial de professoras de Educação Infantil no Curso de Pedagogia. Apresenta o percurso para a escolha e utilização do blog como instrumento de registro e documentação dos dados durante o período de estágio supervisionado na Educação Infantil. Seu objetivo é apresentar a análise de dados armazenados em um blog, sobretudo os registros de três alunas que participaram do programa de residência pedagógica. A análise dos dados evidencia as principais categorias de interesse e preocupação das alunas durante o estágio supervisionado na creche: crianças, rotina, planejamento, espaço. O blog favoreceu a aprendizagem de aspectos essenciais da Educação Infantil e mostrou-se como ferramenta importante tanto para a formação inicial de professoras na Educação Infantil, quanto para a pesquisa.<hr/>The paper explores the use of new technologies in research and in early childhood education teacher’s training at School of Education. It shows the trajectory to the blog choice and the implications of its use during early childhood education teacher’s training. Its aim is presenting the analysis of data collected in a private blog, specially from three students records, related to the teachers` training program. The data analysis shows as main categories of concerns and interest of the students: children, routine, planning, space. The blog made easy the learning about the main aspects of early childhood education and showed itself as an important tool for research and teacher’s training. <![CDATA[Discursos sobre homossexualidade e gênero em um curso de formação em psicologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende discutir algumas concepções sobre homossexualidade e gênero produzidas no discurso da Psicologia. Com esse objetivo, questionários com questões sobre estes temas foram aplicados a estudantes do curso de Psicologia de uma universidade brasileira. Os resultados revelam uma rejeição de posições preconceituosas acerca das minorias sexuais e de gênero. Por outro lado, as respostas também apontam para uma assimilação do discurso politicamente correto, mas sem uma mudança significativa na concepção binária acerca da produção das identidades sexuais e de gênero ou sobre a formação de novos modelos de família no mundo contemporâneo. Por fim, destaca a necessidade de mais espaço no currículo de formação em Psicologia para a discussão de temas como a diversidade sexual e de gênero.<hr/>This article intends to discuss some conceptions about homosexuality and gender produced in the discourses of Psychology. With this purpose, questionnaires with questions about these themes were applied to undergraduate students of a psychology course in a Brazilian university. The results point to the rejection of prejudiced positions about the sexual and gender minorities. On the other hand, the answers also point to an assimilation of politically correct discourse, but without a meaningful change in the binary conception about the production of sexual and gender identities or about the formation of new models of family in the contemporary world. Finally it remarks the necessity of more space in the curriculum of psychology training to discuss themes such as gender and sexual diversity. <![CDATA[Educação profissional técnica e suas interfaces com a educação propedêutica de nível médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho versa sobre a conformação da educação profissional técnica no Brasil e sua interface com a educação propedêutica de nível médio, preparatória para o ensino superior (secundário/segundo grau/ensino médio). Examina seu espaço no quadro da educação brasileira, traçando, em linhas gerais, sua relação com a educação propedêutica, da década de 1930, quando da instituição do sistema educacional, aos dias atuais. Para tanto, procedeu-se a levantamento da legislação educacional, em geral, e relativa à educação profissional, bem como às análises dos estudiosos sobre elas. O exame evidencia que a educação profissional técnica assume diferentes formas e funções no quadro da educação nacional, nos diferentes períodos políticos, configurando-se ora como independente e distinta da educação propedêutica de nível médio, ora partilhando a função de preparação para continuidade dos estudos, ora assumindo uma e outra possibilidade. No contexto atual, a educação profissional técnica possui oferta diversificada, podendo assumir a forma integrada com a educação propedêutica de nível médio, contemplando funções de habilitação profissional e preparação para continuidade dos estudos, ou realizar-se em curso distinto, concomitante ou sequencialmente, com foco sobre a formação profissional técnica. Verifica-se a ausência de consenso acerca do delineamento da educação profissional técnica na legislação educacional brasileira, até dentro de um mesmo governo, havendo formatos que se repetem numa e noutra forma de gestão, o que dificulta a delimitação do espaço da educação profissional média no sistema educacional brasileiro.<hr/>This paper deals with the professional technical education in Brazil and its interface with the high school level preliminary education, which prepares students for higher education (in Brazil called secondary, second degree or middle education). The study also analyzes its space in the Brazilian scenery, generally showing its relation with preliminary education since 1930, when the educational system was instated, to the current days. For that purpose, a survey was done both on the legislation concerning general education and the professional one, as well as the analysis rated by experts from that field. The survey shows that the professional technical education takes upon different forms and functions in the national scenery, according to the political phases, configuring itself as independent and distinctive from the preliminary education of high school level, sometimes sharing the function of preparation for the continuity of the studies and sometimes even taking over both possibilities. At the current context, the professional technical education has varied roles, i.e., it can take over the integrated model with the preliminary education of secondary level, regarding professional qualification functions and formation for the continuity of the studies. On the other hand, it can also accomplish itself at a distinct course, concomitant or sequentially, focusing on professional technical formation. It was verified the absence of the consensus about the outline of the professional technical education in the Brazilian educational legislation, even during a same government, developing models that are repeated independently of the management, which makes difficult the delimitation of the professional secondary education in the Brazilian educational system. <![CDATA[A obra do Padre Antonio Vieira na agenda das pesquisas acadêmicas no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Embora já se tenham passado 400 anos do nascimento do Padre Antonio Vieira, estudiosos reunidos em inúmeros fóruns ainda discutem a relevância de sua palavra, em busca de respostas que iluminem o significado da vida e da obra do jesuíta, enquanto inspiração para o desenvolvimento de pesquisas. Este artigo analisa como a obra de Antonio Vieira foi apropriada nos estudos acadêmicos desenvolvidos no Brasil, por meio do reconhecimento da produção científica consolidada em teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação do País, no que diz respeito às temáticas abordadas em seus mais variados aspectos. A metodologia adotada constou de leitura dos resumos e dos textos integrais dos estudos e categorização de autores e temas abordados, analisados à luz dos estudos bibliométricos e da pesquisa histórica analítico-descritiva.<hr/>Although having passed 400 years of birth of Father Antonio Vieira, scholars still debate the relevance of the his words, searching for answers that will illuminate the meaning of life and work of the Jesuit as inspiration for further researches. This article examines how the work of Antonio Vieira was appropriate in academic studies developed in Brazil, through recognition of scientific production consolidated in theses and dissertations in graduate programs in the country, with regard to the themes addressed in his most aspects. The methodology consisted of reading the abstracts and full texts for authors and categorizing of themes, which were analyzed by bibliometric approaches and historical research analytic and descriptive. <![CDATA[Foucault e a potência normativa do saber no campo da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do pensamento de Foucault, o artigo tem por objetivo analisar as condições pelas quais o saber se constitui normativo para o campo da educação. Para tanto, serão desenvolvidas duas perspectivas. Na primeira, analisa-se a relação dupla do saber em sua potência de normação e de normalização. A seguir, apresenta-se a relação entre saber e homogeneidade, demonstrando algumas razões pelas quais é tão difícil mudar os regimes teóricos e empíricos no campo da educação. Com isto, pretende-se considerar, como hipótese de trabalho, que qualquer mudança ou transformação almejada para o campo da educação tem de passar pelo questionamento das (re)produções normativas.<hr/>Based on Foucault’s line of thought, this article aims at analyzing the conditions through which the knowledge is constituted normative for the field of Education. To achieve this goal, two approaches will be developed. At first, it is going to be necessary to analyze the double relationship of knowledge in its normation and normalization. Then, it will be presented the relationship between knowledge and homogeneity, demonstrating some reasons why it is so difficult to change the theoretical and empirical practices in the field of Education. With this line of argument, I intend to consider, as a working hypothesis, that any change or transformation claimed to the field of Education must consider the questioning of normative (re)productions. <![CDATA[A ecologia na televisão: o que se espera da TV pública?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho pretende colaborar na discussão sobre a responsabilidade da televisão pública na educação ambiental. Para tanto, examina o programa Repórter Eco, com a finalidade de investigar as regularidades e as convenções presentes na abordagem da temática ecológica. Com base nos críticos da mídia e em autores preocupados com os aspectos políticos do discurso ambientalista, como Leff e Latour, busca-se repensar a função educativa da televisão pública no País em relação ao meio ambiente.<hr/>This paper intends to present a contribution to the discussion on the responsibility of public television in environmental education. Therefore it examines the Echo Reporter show, investigating the regularities and conventions present in the approach to the ecological theme. Based on media critics and authors concerned with the political aspects of environmental discourse, as Leff and Latour, we seek to rethink the educational function of public television in the country in relation to the environment. <![CDATA[Imagens do outro na filosofia: o desafio da diferença]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo problematizar a tematização do outro pela Filosofia. Dialogando com imagens do cinema e da televisão, procura identificar quais as imagens ou os conceitos do outro, produzidos na história da Filosofia. De forma esquemática, apresenta as imagens do outro como bárbaro (Aristóteles); exótico (Montaigne); civilizado (Voltaire); inferno (Sartre), para, ao final, ensaiar uma “não-imagem” do outro como diferença radical, proposta pela filosofia da diferença de Deleuze.<hr/>This article aims to discuss the theme of the other at Philosophy. Dialoguing with images of cinema and television, it seeks to identify the images or concepts of other produced in the history of Philosophy. In a schematic form, it presents the images of the other as barbarian (Aristotle), exotic (Montaigne), civilized (Voltaire) hell (Sartre), for at the end to rehearse a “no-image” of the other as radical difference, proposed by the philosophy of the difference of Deleuze. <![CDATA[Filosofia da diferença: apontamentos em torno da aprendizagem do pensamento em filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Aventurar-se no pensamento em filosofia não depende, a princípio, do uso necessário dos arsenais da razão. Antes, seria necessário lançar-se em seus domínios e ficar à espreita dos seus acontecimentos. Somente quando esses ocorrerem teremos como distinguir os que coincidem enormemente com o que já fazemos e pensamos, e os que trazem o novo. Talvez aí, de fato, algum empenho tenha sentido. Assim, ao me deparar com os escritos da filosofia da diferença, de maneira especial com os de Deleuze, Guattari e Foucault, foi possível deslocar a minha prática docente em filosofia dos moldes da filosofia maior e vislumbrar a filosofia em sua menoridade. Aliás, pelo inusitado dos acontecimentos que atravessam nossas salas de aula, penso que seja possível sugerir aos alunos que inventem suas próprias regras de fazer filosofia, segundo uma nova maneira de confecção, um novo estilo que lhes seja próprio, ou seja, que tomem os autores da história do pensamento como matéria de entretimento, por meio de novas composições que não aquelas que os textos filosóficos já oferecem; que selecionem autores que endossam aquilo em que pensam, fazendo uso intensivo deles; que traiam os autores, respeitando-os o máximo, sem reproduzi-los.<hr/>Venturing into the thinking not only depend on efforts, it is necessary to throw in their fields and to pay attention to their events. Only when these events occur will be possible to distinguish between what has been done and what is new. Maybe, then, some effort has meaning. Thus, reading the writings of philosophy of difference, in particular of Deleuze, Guattari and Foucault, it was possible to move my practice from major philosophy to the philosophy in its minority. Encouraged by this movement, I believe it is possible to suggest that students invent their own rules of doing philosophy, according to a new way of production, a new style, that they choose; take the authors of the history of thought like entertainment matter, through new compositions other than those already offered; select authors who endorse what they believe and make intensive use of them; betray the authors, respect them, but do not duplicate them. <![CDATA[Criar saídas e um ensino de filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo pretende propor um determinado ensino de filosofia para jovens, hoje, na escola, que seja uma forma de ação política transformadora do mundo. Partimos da contextualização de nossos tempos como tendo a vida tomada pela política em sociedades de controle para defendermos a ação de criação de mundos possíveis a partir do mundo dado e imposto pelos mecanismos de poder que nos capturam. A possibilidade de criação não é mérito de poucos, está ao alcance de qualquer um, do homem comum. Uma ação educativa da filosofia na escola poderia ser a de fazer os alunos passarem por uma experiência filosófica em seu pensamento como uma disciplina de criar conceitos, dentro dessa perspectiva de incentivar a criação de outros tantos mundos possíveis e diferentes.<hr/>This article intends to propose a particular teaching of philosophy to young people in school today that could be a form of political action to transform the world. From the context of our times as having life taken by the political in societies of control we defend the action of creation of possible worlds from this world imposed by the mechanisms of power that captures us. The possibility of creation is not merit of a few, it is available to anyone, to the common man. An educational philosophy action in school might be to make students go through an philosophical experience in their thinking as a discipline of creating concepts within this perspective to encourage the creation of so many different possible worlds. <![CDATA[O pensamento marginal da além-formação como traçado da diferença]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo objetiva pensar a ideia de formação a partir da perspectiva da filosofia da diferença: o texto mobiliza uma crítica à ideia de formação compreendida ao longo da tradição clássica e toma, por meio das inferências de Nietzsche e Deleuze, uma ideia de além-formação. Esta é compreendida para além dos pressupostos identitários e festeja a transversalidade, a singularidade, o fluxo e a intensidade. Essa perspectiva exercita uma espécie de movimento turbilhonar que não aceita a representação do mero instalado, mas marca o corpo na imanência do acontecimento diferencial que se caracteriza pela aventura da sua existência. Como um corpo que sente e que luta e labuta no eterno jogo de criação. Assim, o grande acontecimento se configura pelo movimento, e o aprendizado se faz na sua própria instalação de si, exercendo a multiplicidade, a inocência da criação. Sem determinações ou enclausuramentos. Essa formação pensa a transformação em toda sua potência de vida.<hr/>This article tries to think on the idea of formation from the perspective of philosophy of difference. It criticizes the idea of classical formation, it suggests an idea of beyond-formation from the inferences of Nietzsche and Deleuze - which can be understood for beyond identitary assumptions - and it celebrates the transversality, the singularity, the flow and the intensity. This formation perspective leads to a kind of swirling movement that does not accept the representation of the mere rule installed, but it marks the body in the immanence of the differential event, leading him to feel, to fight and to toil in the eternal creation game which characterizes the adventure by existence. Thus, this formation perspective sees the transformation in all its life potency. <![CDATA[Deleuze: por uma ontologia da aula de filosofia repetição cria diferença]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente ensaio corresponde à tentativa de constituição de uma ontologia da Aula de Filosofia, a partir da definição elaborada por Deleuze sobre a filosofia, entendida como “a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos”, dentro da especificidade do tema da diferença e repetição. Perspectiva traçada no âmbito do ensino médio quanto ao desenvolvimento de um mesmo plano de aula para várias turmas de uma mesma série. O desafio situa-se no problema da criação da diferença, quanto à prática da docência - a aula -, mesmo tendo a repetição de um plano de aula, para atender à obrigatoriedade de uma proposta curricular. Trata-se de criar um plano cartográfico para Aula de filosofia, mapeando a atividade de pensamento como ato de invenção, de diferenças, de devires e de acontecimentos.<hr/>This essay is an attempt to set up an ontology of the Philosophy class, according to the deleuzian definition of philosophy, understood as "the art of making, inventing, creating concepts", within the specificity of the theme of difference and repetition. This perspective is outlined for high school, from the development of the same lesson plan for various groups of the same grade level. The challenge lies in the problem of creating difference, as teaching practice - the class - even when there is repetition of a lesson plan in a given mandatory curriculum. This is about creating a cartographic plan for the Philosophy class, mapping the activity of thinking as an act of invention, of differences, of becomings and of events. <![CDATA[Educação e alteridade: deslocamentos de Arlequim a Pierrô]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A proposta deste artigo é refletir sobre educação e alteridade a partir da filosofia de Michel Serres, que, por ser um filósofo das relações, fornece elementos instigadores e desafiantes. Consideramos que a educação só se efetiva em circunstâncias em que há uma acolhida real ao diferente; isto é, a diferença, nesta perspectiva, é condição fundamental de todo ato educativo. Para pensar a educação, assim compreendida, o principal referencial deste artigo é a obra Filosofia mestiça, de Michel Serres, mais precisamente, o prólogo da obra, no qual o filósofo apresenta a história de Arlequim, aquele que no final se transforma em Pierrô. Com Arlequim, Serres leva a pensar a acolhida ao diferente, através da multiplicidade, do multicor e da mestiçagem, elementos constituintes desse personagem multifacetado. Porém, o processo educativo não termina aí. Ao final, a resultante das tantas marcas impressas pelos diferentes encontros é a soma branca, isto é, Arlequim se transforma em Pierrô. É na passagem de Arlequim a Pierrô que a educação, enquanto relação com a alteridade, se evidencia em Filosofia mestiça. Este trabalho se propõe, pois, a pensar as condições de uma acolhida hospitaleira à diferença.<hr/>The proposal of this article is to reflect upon education and otherness taking Michel Serres’s philosophy as background. Considering he is a philosopher of relations, Serres offers challenging and thought-provoking ideas for this article. Here, we consider that education is accomplished only in circumstances in which difference is truly welcomed, that is, difference, from this perspective, is a fundamental condition for every education act. In order to reflect upon education, so understood, the main reference of this article is Michel Serres’s Le tiers-instruit (translated into English as Troubadour of Knowledge), more precisely the prologue to that book, in which the author presents Harlequin’s story, who eventually becomes Pierrot. With Harlequin, Serres stimulates us to reflect upon the welcome to difference through multiplicity, cross-breeding, through that which is multicolour; features of a multifaceted character. However, the education process does not finish there. In the end, the results of many a mark, branded by several encounters, is the white sum, that is, Harlequin becomes Pierrot. It is in the change from Harlequin into Pierrot that education, as a relation with the otherness, becomes evident in Le tiers-instruit. This paper, thus, intends to reflect upon the conditions for a hospitable welcome to difference. <![CDATA[A educação apesar da diferença]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo abordará as concepções presentes na obra de Freud a respeito da educação, sob o enfoque da relação desta com a diferença. A educação foi tratada por ele, tanto a partir de uma proposta de profilaxia das neuroses quanto numa proposta de renúncia pulsional, e pretendemos pensar sobre as consequências que podem ser extraídas dessas posições, tendo como centro da reflexão o conceito de pulsão de morte. Nessa perspectiva, lançaremos mão de conceitos da psicanálise lacaniana para debater a questão da diferença, numa referência à problemática das relações entre linguagem e real. Retomaremos brevemente o percurso de Lacan, desde a primazia do simbólico até a formulação do conceito de objeto, para, então, problematizarmos a diferença a partir dos diversos laços sociais propostos por ele.<hr/>This article will deal with current concepts in the work of Freud regarding education, under the focus of its relation with differences. Education was dealt by Freud through the perspective of neurosis prophylaxis and pulsional renounce. The aim here is to reflect on the consequences which can arise from these perspectives, having the pulse of death at the core of the reflection. In this sense, we are going to analyze the concepts of Lacanian psychoanalysis to debate the question of difference, regarding the problematic relations between language and reality. We will briefly retake Lacan’s journey, since the primacy of the symbolic until the formulation of the concept of object. We will then problematize the differences through the various social bonds proposed by him. <![CDATA[Diálogos extemporâneos no cotidiano escolar: a pesquisa com as crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa Injustiças Cognitivas: ressignificando os conceitos de cognição, aprendizagem e saberes no cotidiano da escola, que vimos desenvolvendo desde janeiro de 2008, na Escola Municipal Ana Nery - SME-D, de Caxias/RJ, busca investigar a produção de conhecimentos sobre a leitura e a escrita por crianças das classes populares consideradas pela escola como portadoras de “dificuldades de aprendizagem”. As crianças com as quais pesquisamos vivem na periferia da periferia: o Bairro de Jardim Gramacho - aterro sanitário situado no município de Duque de Caxias e rodeado por favelas. A maioria das famílias tem no lixão sua fonte de renda. Procuramos estudar as lógicas operatórias das crianças em suas relações cotidianas, tomando como pressuposto o postulado de Boaventura de Sousa Santos de que a injustiça social está diretamente relacionada às “injustiças cognitivas”. O uso deste conceito nos levou a pensar nas configurações da escola: até que ponto o conceito de cognição com que a escola trabalha está impregnado da dinâmica instrumental da cognição, limitando o campo de ação das práticas pedagógicas, pois desconsidera as possibilidades de invenção e de problematização? O que surge, quando procuramos fraturar o discurso das “dificuldades de aprendizagem” e como estas podem ser “lidas” na perspectiva das injustiças cognitivas? Instigadas por estas questões, buscamos investigar a formulação de novas possibilidades para a ação educativa da escola a partir da revisão-ampliação do conceito de cognição, articulando-o a uma perspectiva político-epistemológica fundada na concepção de “injustiças cognitivas”.<hr/>Injustices Cognitive Research: giving new meaning to the concepts of cognition, learning and knowledge in the school routine, which we have been developing since January 2008, at the Municipal School Ana Nery - SME-D, de Caxias / RJ, seeks to investigate the production of knowledge about reading and writing by children of the working classes considered by the school as having "learning difficulties". The children with whom we surveyed live on the periphery of the periphery: the neighborhood of Jardim Gramacho -landfill located in the municipality of Duque de Caxias and surrounded by slums. Most families have at the dump their source of income. We discuss the operative logic of children in their daily relationships, taking for granted the assumption of Boaventura de Sousa Santos that social injustice is directly related to "cognitive injustice." The use of this concept led us to think in school settings: to what extent the concept of cognition with the school work is imbued with the dynamic tools of cognition, limiting the field of action of teaching practices, it disregards the possibilities of invention and problematization? What emerges when we look for fracturing the discourse of "learning difficulties" and how these can be "read" from the perspective of cognitive injustice? Instigated by these issues, we investigate the formulation of new possibilities for educational activities from reviewing school-expansion of the concept of cognition, linking it to a political-epistemological perspective founded on the concept of "cognitive injustice." <![CDATA[O conflito da diferença na escola: uma visão psicanalítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Vivemos em tempos de hegemonia do discurso sobre a inclusão, sobre o direito às diferenças, que, embora fundamental, tem gerado muito desconforto no interior das escolas. Este artigo procura demonstrar que o dilema entre a busca pela igualdade e a busca pela diferença não é falso para os moldes do discurso de uma agenda estritamente política; mas o é, de uma perspectiva social, desde que se leve em consideração que esta última não se dissocia de uma perspectiva psíquica. À luz do referencial psicanalítico kleiniano e bioniano, a diferença é concebida como o ponto de inflexão que inaugura o conflito e com ele coincide. A partir disso, o artigo discute que as instituições escolares revelam diferentes maneiras de acolher (ou não) o que cada um traz para a escola - suas particularidades, ansiedades, formas de sentir, de aprender, de desenvolver as diferenças -, acabando por oferecer, às reais necessidades dos sujeitos que ali estão, diariamente, distintas possibilidades de elaboração. São características de alguns perfis de instituição, os quais se descrevem como: a escola negligente; a escola homogeneizadora; a escola ingênua e a escola acolhedora.<hr/>We live in times of hegemony of the discourse about inclusion, the right of differences, which, although fundamental, has brought great discomfort within schools. This article seeks to demonstrate that the dilemma between the search for equality and of difference is not false for the models of addressing a strictly political agenda; but is one of a social perspective, if one takes into consideration that the latter is not disassociated from a psychic perspective. From a Kleinian and Bionian psychoanalytic view, the difference is conceived as the point of inflection, which initiates the conflict and coincides with it. Based on this, the article discusses that the school systems reveal different ways to receive (or not) that which each one brings to school - one’s particularities, anxieties, ways of feeling, learning, of developing the differences -; end up offering to the real necessities of those who are there daily, distinct possibilities of elaboration. These are characteristics of some institution profiles, which are described as: a negligent school, school homogenizers, a naïve school and a receptive school. <![CDATA[Infância, cinema e formação: contornos de modulações, subjetividades e singularidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir de uma reflexão sobre as noções de formação - mais especificamente, de “formação do professor” - e tendo como eixo central (1) suas práticas concretas e materiais no universo da escola e (2) trabalhos que temos desenvolvido acerca da “formação docente e cinema”, o texto apresenta reflexões acerca da noção de Educação e de Educação como de construção de identidades. No contexto destas reflexões, procuro problematizar a ideia de identidade como algo fechado, pronto e determinado, que em nossa cultura tem se constituído a partir de processos de modulações, sobretudo a partir da imagem e do cinema. Sendo assim, o texto procura apresentar uma discussão que acene para pensar uma discussão da diferença e toma como autores centrais para esta reflexão Foucault, Agamben e Benjamin.<hr/>Desde una reflexión sobre los conceptos de formación y más específicamente de la "formación del profesorado" y que tenga como eje central (1) sus prácticas concretas y materiales en el mundo de la escuela, (2) Las obras que se han desarrollado sobre la «formación del profesorado y el Cine ", este articulo presenta algunas reflexiones sobre la noción de Educación y Educación en la construcción de identidades. En el contexto de esta reflexiones la intenciones es cuestionar la idea de la identidad como algo cerrado, listo y determinó que en nuestra cultura se ha formado a partir de los procesos de modulación, en particular de la imagen y el cine, por lo que el texto trata de presentar una discusión ola a pensar que una discusión de la diferencia. El texto tiene como centro a los autores de la reflexión de Foucault, Agamben y Benjamín. <![CDATA[Objeções à igualdade e à democracia: a diferença como base da educação aristocrática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A igualdade, presente na educação de rebanho e que justifica a democracia, nivela o desenvolvimento humano por baixo, para o pior, de modo que se tem uma sociedade cada vez mais fraca. A educação aristocrática, ao contrário, privilegia o desenvolvimento da autonomia do indivíduo; nesse caso, a diferença constitui a meta a ser alcançada pelo filósofo. Não se trata de pensar a diferença como oposta à igualdade, de forma estanque, mas a diferença existe na igualdade. Neste artigo, apresentaremos a crítica de Nietzsche à democracia, da mesma forma que sua crítica à igualdade. Além disto, analisaremos o sentido da educação aristocrática no contexto da hegemonia prussiana, além de aspectos fundamentais da filosofia de Nietzsche, com destaque para a vontade de potência. Com esses elementos, pretendemos argumentar que, paradoxalmente, a educação de rebanho se revela importante como estímulo à educação aristocrática, da mesma forma que a igualdade também indica a necessidade da diferença como possibilidade de plenitude do filósofo do futuro, muito livre; então, é na diferença que a educação aristocrática se estrutura.<hr/>Equality, a constant in mass education and a reason to justify democracy, levels human development on a low standard, weakening society. Aristocratic education, on the other hand, focus on developing the individual’s autonomy; in this case, difference becomes an aim to be achieved by the philosopher. It is not about thinking on difference as opposed to equality, apart from anything else; nevertheless, difference exists precisely within equality. In this article there will be presented Nietzsche’s critique to democracy, as well as his critique to equality. Furthermore, there will be analyzed the meaning of aristocratic education in the context of Prussian hegemony, beside some fundamental aspects of Nietzsche’s philosophy, specially the will to power. With these elements, it is intended to assert that, paradoxically, mass education reveals itself as an important teaser to aristocratic education, in the same way that equality indicates the need for difference as a possibility of fulfillment for the future philosopher, very free, so that it is in difference that aristocratic education is based on. <![CDATA[A diferença no currículo ou intervenções para uma pedagogia Queer]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo problematiza os sistemas normativos que aprisionam o corpo, o gênero e a sexualidade. Quatro personagens são chamados a intervir na discussão: Thomas Beatie, Brendan Teena, Bree Osbourn e Agrado, pois compõem narrativas que fazem transbordar o sistema corpo-sexo-gênero. Interrogam-se aqui os processos de captura, tais como patologização, medicalização, exclusão e violência, tendo em vista o dispositivo da sexualidade discutido por Foucault e os processos de naturalização do corpo, do sexo e do gênero. Tendo em vista que a narrativa curricular há tempos flerta com os temas da sexualidade e do gênero, na tentativa de produzir novos processos de captura, pensamos que o cruzamento entre a discussão do currículo e das quatro narrativas contribui para instaurar a diferença, no sentido dado por Deleuze. Novas perguntas, oriundas das teorizações Queer ou pedagogia queer, produzem a diferença nas práticas escolares, ao demonstrar os limites do nosso sistema de inteligibilidade quanto aos corpos, ao sexo e às relações de gênero. As quatro personagens/intervenções contêm um potencial reflexivo capaz de afetar a escola pelo (des)conhecimento, fazendo-a experimentar o não saber por meio de novas perguntas, capazes de colocar em xeque os sistemas normativos prevalecentes.<hr/>The article questions normative systems that emprision body, gender and sexuality. Four characters are called up to intervene in the discussion: Thomas Beatie, Brendan Teena, Bree Osbourn and Agrado, all of them understood as narratives that overcome the body-sex-gender system. By considering Foucault’s dispositive of sexuality and the historical process of naturalizing bodies, sex and gender, we aim at questioning capture processesses such as pathologization, medicalization, exclusion and violence. Having in mind that curricular narratives for a long time have been dealing with issues such as sexuality and gender, we believe that crossing those four narratives with the discussion of the curriculum may contribute to provoke difference in a Deleuzian sense. New questions arising from queer theory or queer pedagogy produce difference at school practices by demonstrating the limits of our inteligibility system concerning our bodies, sex and gender relations. The four characters/interventions embody strong reflexive potential, one that affects the school by challenging its knowledge and experiences through new quesitions that overcome normative systems still prevailing. <![CDATA[Análise comparativa das representações de alunos e professores sobre as relações entre ensino e aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa teve como objetivo identificar e comparar as representações de professores e de seus respectivos alunos (com e sem dificuldade de aprendizagem) sobre o processo de ensino e aprendizagem. Buscamos verificar em quais aspectos as representações de alunos e professores se correspondem e se elas se diferenciam entre alunos com e sem dificuldades de aprendizagem. A coleta de dados foi organizada por meio de uma entrevista semiestruturada, contendo 15 questões abertas para professores e alunos. Participaram deste estudo 20 professores e 40 alunos (sendo 20 com dificuldade e 20 sem dificuldade de aprendizagem) do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de uma cidade da região Metropolitana de Campinas. As respostas das entrevistas foram categorizadas e analisadas através do teste exato de Fisher, Qui-Quadrado e de Proporções. O nível de confiança foi de 95%. Os resultados demonstraram que professores e alunos apresentam uma visão parcial dos fatores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. O aprender, tanto para professores quanto para alunos, é sinônimo de ausência de erros, sendo um processo individual e não social. Professores e alunos sem dificuldades representam positivamente o ambiente da sala de aula, diferentemente dos alunos com dificuldades.<hr/>This research aimed to identify and compare the representations of teachers and their students (with and without learning disabilities) on the process of teaching and learning. We seek to determine which aspects of the representations of students and teachers to meet and if they differ between students with and without learning difficulties. Data collection was organized through a semi-structured interviews with 15 open questions for teachers and students. The study included 20 teachers and 40 students (20 with and 20 without difficulty learning disability) in the 5th year of elementary school in the municipal city of a metropolitan region of Campinas. The responses from the interviews were categorized and analyzed using the Fisher exact test, Chi-square and Proportions. The confidence level was 95%. The results showed that teachers and students present a partial view of the factores involved in teaching and learning. The learning, for both teachers and students, is synonymous with the absence of errors, being an individual process and not social. Teachers and students without difficulties represent a positive environment of the classroom, unlike the students with difficulties. <![CDATA[A constituição do sujeito pedagógico surdo: investimento comunitário na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o desenvolvimento deste artigo, pretende-se discutir a constituição do sujeito pedagógico surdo, a partir da convergência entre comunidade e escola de surdos. Trata-se de lançar um olhar para o sujeito objeto da pedagogia, que tem sua construção definida também pelas formas pelas quais a comunidade surda se insere no espaço da escola de surdos. O estudo que segue foi realizado utilizando, como sujeitos de pesquisa, surdos, alunos e professores de escolas específicas para surdos das cidades de Caxias do Sul/RS, Porto Alegre/RS e Santa Maria/RS. Para o desenvolvimento deste texto, foram utilizadas ferramentas analíticas advindas dos estudos de vertente pós-estruturalista, em função da conveniência que tal perspectiva apresenta, quando se põe como objetivo entender os processos de produção de verdades e de constituição de sujeitos. Foi possível traçar quatro estratégias centrais que ilustram o investimento por parte da comunidade na formação do sujeito político através da escola: a necessidade de manter o contato entre os pares surdos; a necessidade de atribuição de uma espacialidade geográfica e temporal às articulações comunitárias; a intervenção em idade precoce; e a presença de surdos com histórias pessoais e profissionais exitosas atuando na escola. Através do desenvolvimento deste artigo, foi possível perceber que a comunidade entende a escola como possibilidade de manutenção do seu funcionamento e de seus preceitos, em função de que o sujeito pedagogizado na escola aprende lá a ser político e a dar conta do que quer a comunidade.<hr/>With the development of this article, we intend to discuss the constitution of the deaf pedagogic subject from the convergence between community and school for the deaf. It's take a look at the subject object of pedagogy that has its construction also defined by the ways in which the deaf community falls within the school for the deaf. The following study was conducted using as research subjects deaf students and teachers of specific schools for the deaf in the cities of the Caxias do Sul/ RS, Porto Alegre/RS and Santa Maria/RS. To develop this text, was used analytical tools resulting from studies of post-structuralist strand depending on the convenience of this perspective when it sets the objective to understand the processes of production of truth and the constitution of subjects. It was possible to outline four key strategies that illustrate the investment by the community in shaping the political subject through the school: the need to maintain contact with deaf peers; the need for allocation of a geographic and temporal spatiality to the joint community; the intervention at an early age; and the presence of deaf people with successful personal and professional stories working in the school. Through the development of this article, it was possible to realize that the community understands the school as a possibility of maintenance of its operation and principles according to which the subject who is pedagogized in the school learns there to be political and to account for what the community wants. <![CDATA[Formação, função e formas de provimento do cargo do gestor escolar: as diretrizes da política educacional e o desenvolvimento teórico da administração escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é, mediante o tensionamento entre as diretrizes da política educacional e o movimento teórico da área, analisar questões históricas e atuais referentes à formação, à função e às formas de provimento do cargo do gestor escolar, entre os anos 1970 e 2000. Para isso, utilizamos entrevistas semiestruturadas realizadas em escolas públicas municipais e estaduais, assim como em uma universidade pública do interior do estado de São Paulo, com integrantes do curso de Pedagogia. Da análise realizada, finalizamos com alguns apontamentos; entre eles, a possibilidade de reacender a discussão, iniciada nos idos dos anos 1960, sobre a necessidade de formação inicial sólida do gestor escolar, para que ele possa exercer a competência pedagógica adquirida e o compromisso político conquistado ao longo desses anos; e interagir de forma crítica e consciente com as diretrizes da política educacional.<hr/>This work is by tension between the guidelines of educational policy and theoretical movement of the area, analyze historical and current issues relating to the formation, function and ways of filling the office of the school manager, mainly between the years 1970 and 2000. For this, we used semi-structured interviews conducted in public schools and state, as well as with members of the Faculty of Education at a public university in the State of São Paulo. The analysis, ending up with some pointers, including the possibility of rekindling the discussion, begun in the late 1960s, the need for robust training school manager so he can carry on teacher competence and gained political commitment won over those years and to interact critically and consciously with the guidelines of educational policy. <![CDATA[Disposições aos sacrifícios da escolarização: trajetórias de jovens das classes populares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000100026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda as trajetórias de sete jovens pertencentes aos grupos populares, ex-alunos do curso pré-vestibular Herbert de Souza, situado na cidade de Campinas, SP, que ingressaram em universidades prestigiosas. Com a pesquisa, procuramos identificar: (i) como esses jovens interpretam e avaliam suas experiências educacionais e escolares; (ii) pontos nestas trajetórias que (não) contribuíram para a longevidade escolar; e (iii) efeitos da frequência ao cursinho sobre os estudantes. Para atingir estes objetivos, realizamos entrevistas semiestruturadas com os jovens e pesquisa documental sobre o cursinho. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, os entrevistados não foram escolhidos segundo critérios estatísticos, mas de forma intencional; priorizamos o critério de rede, pelo qual os próprios depoentes indicam outros para serem entrevistados, criando uma comunidade de argumentos. Destacamos, neste artigo, como resultado da pesquisa, a importância de experiências escolares no processo de construção e de reconstrução da identidade dos que delas participam.<hr/>This article discusses the trajectories of seven young people belonging to popular groups, former students of pre-university Herbert de Souza, located in Campinas (SP), which entered into prestigious universities. With the research sought to identify: (i) as these young people interpret and evaluate their educational experiences and school, (ii) points on these trajectories (not) contributed to longevity school, and (iii) the effects of frequency on the short course students. To achieve these goals, we conducted semistructured interviews with young people and documentary research on the short course. Because it is a qualitative research, respondents were not chosen according to statistical criteria, but intentionally, prioritize the criteria of the network, by which themselves indicate other respondents to be interviewed, creating a community of arguments. We highlight in this article, as a result of the research, the importance of school experiences in the process of construction and re-construction of identity of those who participate in them.