Scielo RSS <![CDATA[Revista e-Curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1809-387620190003&lang=pt vol. 17 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[REVISTA E-CURRICULUM: ESPAÇO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO SABER E DE AFIRMAÇÃO DA ÁREA DE CONHECIMENTO EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000300788&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[EM BUSCA DA JUSTIÇA CURRICULAR: AS POSSIBILIDADES DO CURRICULO ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000300794&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[PRIVILÉGIOS COMPRADOS, SEGREGAÇÃO EDUCACIONAL, STATUS E PRIVILÉGIO: PAPEL E FUNÇÕES DAS ESCOLAS DE ELITE E CURRÍCULO ACADÊMICO EM RELAÇÃO À IGUALDADE E JUSTIÇA EDUCACIONAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000300804&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT The education of the poor is usually the target of global education politics for a more socially just and equal, and effective and productive society. But according to the present article the real problems in these respects are not about the education of the poor, so much as they are those of the rich upper-class and global elites, whose inheritance of social, cultural and economic power are secured in part through the reproduction in academic education of the values of bourgeois culture and the assumed superiority of its educational code: first in schools and their curricula and then in higher education and theirs. Schools and their curricula are in focus in the article. Using ethnographic and meta-ethnographic analyses an insight into a two-way relationship between the logic of action of elite schooling and the dangerous polarizations of value that can develop through social and academic segregation are presented and a critique of elite educational differentiation, segregation and socialization is given in terms of how elite schools provide skewed access to elite knowledge and future social positions for the children of the dominant socio-cultural and economic class fractions, in ways that counteract meritocracy and educational efficiency, and that also produce alarming concepts of the value of the self and other amongst their students with significant knock on effects for future democratic polity.<hr/>RESUMO A educação dos pobres, usualmente, é objeto de políticas de educação global para uma sociedade mais justa, igualitária, efetiva e produtiva. Contudo, de acordo com o presente artigo, os reais problemas nesses aspectos não são sobre a educação dos pobres, tanto quanto são os das classes sociais elevadas e elites globais, cuja herança do poder social, cultural e econômico está garantida, em parte, de maneira direta, e de outra parte, através da reprodução de valores da cultura burguesa na educação escolar da elite, assumida sua suposta superioridade e seu código educacional: primeiro na educação básica e em seus currículos, e depois na educação superior. Escolas e seus currículos são o foco deste artigo. Utilizando análises etnográficas e meta-etnográficas, é apresentada a compreensão de uma relação bidirecional entre a lógica de escolarização da elite e as perigosas polarizações de valor que podem se desenvolver por meio da segregação social e acadêmica. Também, é feita uma crítica da diferenciação, segregação e socialização educacional que têm sido realizadas pelas escolas de elite, em termos de como essas escolas fornecem acesso distorcido ao conhecimento e a posições sociais futuras para crianças das classes dominantes, de forma a contrabalançar a meritocracia e a eficiência educacional, produzindo conceitos preocupantes sobre o valor do “eu” e do “Outro” entre os estudantes, com efeitos significativos sobre o futuro da democracia.<hr/>RESUMEN La educación de los pobres suele ser el tema de las políticas educativas globales para una sociedad más justa, igualitaria, efectiva y productiva. Sin embargo, según este artículo, los problemas reales en estos aspectos no se relacionan con la educación de los pobres, como lo son los de las clases sociales superiores y las élites globales cuya herencia de poder social, cultural y económico está garantizada en parte por De manera directa, y por otro lado, a través de la reproducción de los valores de la cultura burguesa en la educación escolar de élite, asumiendo su supuesta superioridad y su código educativo: primero en educación básica y en sus currículos, y luego en educación superior. Las escuelas y sus currículos son el enfoque de este artículo. Usando análisis etnográficos y meta-etnográficos, se presenta la comprensión de una relación bidireccional entre la lógica escolar de la elite y las polarizaciones de valores peligrosos que pueden desarrollarse a través de la segregación social y académica. Además, se hace una crítica de la diferenciación, segregación y socialización educativa realizada por las escuelas de élite en términos de cómo estas escuelas proporcionan un acceso distorsionado al conocimiento y las posiciones sociales futuras para los niños de las clases dominantes para contrarrestar la meritocracia y la eficiencia educativa, produciendo conceptos preocupantes sobre el valor de "yo" y "Otro" entre los estudiantes, con efectos significativos en el futuro de la democracia. <![CDATA[UM CURRÍCULO INCLUSIVO EM UMA ESCOLA QUE ASSEGURAO SUCESSO PARA TODOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000300827&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Entendemos un currículum inclusivo en el marco de una educación equitativa para todos. Garantizar el éxito educativo para todos requiere repensar y diseñar los saberes indispensables que configuren la educación deseable para toda la ciudadanía. En este contexto las competencias clave (key competences) para la vida, debidamente contextualizadas, suponen un nuevo marco de referencia para la selección de lo que considera relevante, como se ha visto desde la propuesta francesa del “socle común” (BOLÍVAR, 2015a; DUBET, 2005). Una teoría de la justicia como equidad puede servir de fundamento a dicha propuesta. En tercer lugar, un currículum inclusivo no puede limitarse al nivel de aula, tiene que ser una respuesta conjunta de la escuela. Finalmente, una escuela para la inclusión debe movilizar el capital social al servicio de la mejora, en una perspectiva comunitaria.<hr/>RESUMO Entendendo o currículo inclusivo no quadro de uma educação equitativa para todos, assumimos que garantir o sucesso educacional para todos implica repensar e desenhar os saberes indispensáveis que configuram a educação desejável para todos os cidadãos. Nesse contexto, as competências-chave para a vida (key competences for lifelong learning), adequadamente contextualizadas, supõem um novo quadro de referência para a seleção do que é considerado relevante, a partir da proposta francesa do “socle commun” (BOLÍVAR, 2015a; DUBET, 2005). Uma teoria da justiça como equidade pode servir de base para tal proposta. Em terceiro lugar, consideramos que um currículo inclusivo não pode ficar limitado ao nível da sala de aula, tem que corresponder a uma resposta conjunta da escola. Finalmente, uma escola para a inclusão deve mobilizar o capital social ao serviço da melhoria, numa perspectiva comunitária.<hr/>ABSTRACT We understand an inclusive curriculum in the framework of equity in education for all. Ensuring educational success for all requires designing the indispensable knowledge that makes education desirable for all citizens. In this context, the Key Competences for Lifelong Learning, properly contextualized, suppose a new frame of reference for the selection of what is considered relevant, as seen from the French proposal of the "socle commun" (BOLÍVAR, 2015a; DUBET, 2005). A theory of justice as equity can serve as a basis for such a proposal. Third, an inclusive curriculum can not be limited to the classroom level, it has to be a joint response of the school. Finally, a school for inclusion must mobilize social capital at the service of improvement, from a community perspective. <![CDATA[APONTAMENTOS DO TALIS 2018 AO CONHECIMENTO DAS PRÁTICAS DOCENTES SOCIALMENTE JUSTAS EM ALGUNS PAÍSES IBEROAMERICANOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000300852&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN El estudio de TALIS 2018 aporta una gran cantidad de información sobre las creencias y las prácticas docentes de 48 países de todo el mundo, 7 de ellos de Iberoamérica. El objetivo de este estudio es conocer las prácticas docentes socialmente justas del profesorado Iberoamericano usando esta base de datos. A partir del concepto de Justicia Social de Redistribución, Reconocimiento y Participación se seleccionan las cuestiones que pueden aportar información. La muestra está conformada por 22.816 docentes de Brasil, Chile, Colombia, México, Portugal, España y la Cuidad Autónoma de Buenos Aires. Los resultados indican, en primer término, que el concepto de prácticas de enseñanza que TALIS tiene está muy alejado de prácticas socialmente justas. De los datos que aporta, se ve una gran variabilidad entre países, siendo Colombia el país que más posibilidades tiene de desarrollar estas prácticas y España el que menos. Urge un cambio de enfoque en TALIS y unas políticas enfocadas a posibilitar el desarrollo de una enseñanza más justa.<hr/>RESUMO O estudo TALIS 2018 contém uma grande quantidade de informação sobre as capacidades e as práticas docentes de 48 países de todo o mundo, 7 deles da Iberoamerica. O objetivo do estudo a que se reporta este artigo foi conhecer as práticas de ensino socialmente justas de profesores Iberoamericanos usando esta base de dados. A partir do conceito de Justiça Social de Redistribuição, Reconhecimento e Participação foram selecionadas as questões que podem fornecer informação. A amostra é conformada por 22.816 docentes de Brasil, Chile, Colômbia, México, Portugal, Espanha e a Cidade Autónoma de Buenos Aires. Os resultados indicam, em primeiro lugar, que o conceito de práticas de ensino que o TALIS segue está muito distante de práticas socialmente justas. Nos dados que fornece constata-se uma grande diferença entre países, com a Colombia a ser o país que mais possibilidades tem de desenvolver estas práticas e Espanha o que menos tem. Há necessidade de uma mudança de foco no TALIS e nas políticas destinadas a promover um ensino social ente mais justo.<hr/>ABSTRACT TALIS 2018 study provides a large amount of information on the beliefs and teaching practices of 48 countries around the world, 7 of them from Iberoamerica. The purpose of this study is to know the socially just teaching practices of Iberoamerican teachers using this database. From the concept of Social Justice of Redistribution, Recognition and Participation are selected the questions that can contribute information. The sample is made up of 22.816 teachers from Brazil, Chile, Colombia, Mexico, Portugal, Spain and the Autonomous City of Buenos Aires. The results indicate, first, that the concept of teaching practices that TALIS has is far removed from socially just practices. From the data provided, there is a great variability between countries, with Colombia being the country that has the most possibilities to develop these practices and Spain the less. There is a need for a change of focus in TALIS and policies aimed at enabling the development of a fairer education. <![CDATA[QUE CONHECIMENTO PARA QUEM? ITINERÁRIOS ESCOLARES, DISTRIBUIÇÃO DE CONHECIMENTOS E JUSTIÇA ESCOLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000300880&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN La distribución del conocimiento escolar es una dimensión clave de la justicia social. Una de las principales líneas divisorias entre diferentes tipos de conocimiento se basa en su carácter más o menos teórico o aplicado. En este sentido, la división que establecen diversos sistemas educativos entre itinerarios académicos y profesionales es fundamental para entender la distribución y adquisición de diferentes tipos de conocimiento y su impacto en términos de desigualdad social. En Cataluña dicha división se establece por primera vez en la educación secundaria postobligatoria, cuando el sistema educativo se separa en dos itinerarios diferenciados. En este contexto, el objetivo del artículo es analizar el tipo de conocimiento que se atribuye al Bachillerato y a la Formación Profesional, a partir de la aproximación del realismo crítico. El artículo se basa en un análisis del discurso de actores políticos y educativos centrales en este campo. En concreto, consta de 28 entrevistas a policy makers y 37 entrevistas a miembros de equipos directivos de 8 centros educativos de Barcelona. Los resultados muestran, por una parte, una elevada dicotomía entre un tipo de conocimiento teórico designado al Bachillerato y un tipo de conocimiento práctico esperado para la Formación Profesional que, a su vez se apoya en falsos atributos sobre el significado de ambos tipos de conocimientos; por otra, una justificación de dichas dicotomías en base a una concepción altamente jerárquica de las funciones de ambos itinerarios y a una naturalización de las habilidades y necesidades de sus estudiantes.<hr/>RESUMO A distribuição do conhecimento escolar é uma dimensão chave da justiça social. Uma das principais linhas divisórias entre os diferentes tipos de conhecimento é baseada em seu caráter mais ou menos teórico ou aplicado. Neste sentido, a divisão estabelecida por diferentes sistemas educacionais entre itinerários acadêmicos e profissionais é fundamental para compreender a distribuição e aquisição de diferentes tipos de conhecimento e seu impacto em termos de desigualdade social. Na Catalunha, esta divisão é estabelecida pela primeira vez na educação secundária pós-compulsória, quando o sistema de ensino é separado em dois itinerários diferenciados. Neste contexto, o objetivo do artigo é analisar o tipo de conhecimento atribuído ao Bacharelado e à Formação Profissional, com base na abordagem do realismo crítico. O artigo baseia-se numa análise do discurso dos actores políticos e educativos centrais neste campo. Especificamente, consiste em 28 entrevistas com decisores políticos e 37 entrevistas com membros das equipas de gestão de 8 escolas em Barcelona. Os resultados evidenciam, por um lado, uma elevada dicotomia entre um tipo de conhecimento teórico designado para o Bacharelato e um tipo de conhecimento prático esperado para a Formação Profissional que, por sua vez, se baseia em falsos atributos sobre o significado de ambos os tipos de conhecimento; por outro lado, uma justificação destas dicotomias com base numa concepção altamente hierárquica das funções de ambos os itinerários e numa naturalização das competências e necessidades dos seus alunos.<hr/>ABSTRACT The distribution of school knowledge is a key dimension of social justice. One of the main dividing lines between different types of knowledge is based on its more or less theoretical or applied character. In this sense, the division between academic and vocational tracks established in worldwide education systems is crucial to understand the distribution and acquisition of different types of knowledge and their impact in terms of social inequality. In Catalonia, this division is firstly introduced in post-compulsory secondary education, when the educational system is divided in two different tracks. In this context, the objective of the article is to analyse the type of knowledge attributed to Baccalaureate and Vocational Training, from a critical realist approach. Methodologically, the article is based on a discourse analysis of political and school actors relevant in this field. Specifically, it consists of 28 interviews with policy makers and 37 interviews with principals and coordination teams of 8 secondary schools in Barcelona. The results show, on the one hand, a high dichotomy between a type of theoretical knowledge ascribed to Baccalaureate and a type of practical knowledge assigned to Vocational Training, which in turn is based on false attributes about the meaning of both types of knowledge. On the other hand, a rationale for these dichotomies based on a highly hierarchical conception of the functions of both tracks and a naturalization of the abilities and needs of their students. <![CDATA[PERTINÊNCIA E URGÊNCIA DA LÍNGUA DE SINAIS (L1) E DO PORTUGUÊS (L2/LE) NO CURRÍCULO DOS ALUNOS SURDOS EM MOÇAMBIQUE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000300909&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo constitui parte de uma investigação doutoral, focada num estudo realizado numa escola regular inclusiva de Maputo, incidindo sobre a língua de ensino e de comunicação professor/aluno surdo. Apesar da Lei Constitucional (2004) reconhecer que o ensino de surdos deve realizar-se através da Língua de Sinais Moçambicana (LSM), essa premissa não vigora, pois o currículo dos alunos surdos, não contempla a LSM como língua de instrução, nem como língua primeira (L1), não prevendo também o ensino do português como segunda língua (L2) e/ou Língua Estrangeira (LE). Numa abordagem qualitativa, de análise documental de normativos legais e de análise de conteúdo de entrevistas realizadas com professores, analisámos o currículo proposto e os modos como é aplicado, constatando que a língua que medeia o espaço educacional é o Português, como língua hegemónica, de ensino e de comunicação. Os resultados evidenciam também que a LSM é uma língua de uso restrito e esporádico dos alunos surdos na sala de aula, o que coloca em causa o cumprimento e o respeito dos seus direitos linguísticos e conduz a práticas pedagógicas segregadoras, discriminação e exclusão nos ambientes educativos. Os professores destacam não terem formação adequada para trabalhar com alunos surdos e referem recorrer a gestos não estandardizados e à escrita no quadro como forma de tentar contornar algumas dificuldades. Numa lógica de articulação de Currículo e Justiça Curricular, concluímos, alertando para a pertinência e a urgência da regulamentação da LSM (L1) e do português (L2/LE) no currículo escolar dos alunos surdos em Moçambique.<hr/>Summary This article is part of a doctoral research, focused on a study carried out in an inclusive regular school in Maputo, focusing on the teaching and communication language of the teacher / deaf student. Although the Constitutional Law (2004) recognizes that the teaching of the deaf should be carried out through the Mozambican Sign Language (LSM), this premise does not apply, since the curriculum of deaf students does not consider LSM as a language of instruction, nor as first language (L1), and also does not provide for the teaching of Portuguese as a second language (L2) and / or Foreign Language (LE). In a qualitative approach, of documentary analysis of legal norms and analysis of content of interviews with teachers, we analyzed the proposed curriculum and the ways in which it is applied, noting that the language that mediates the educational space is Portuguese, as hegemonic language, of teaching and communication skills. The results also show that LSM is a language of restricted and sporadic use of deaf students in the classroom, which jeopardizes the fulfillment and respect of their linguistic rights and leads to segregating pedagogical practices, discrimination and exclusion in educational environments. Teachers emphasize that they do not have adequate training to work with deaf students and refer to using non-standardized gestures and writing on the board as a way of trying to get around some difficulties. In a curricular and curricular justice curriculum, we conclude by highlighting the pertinence and urgency of LSM (L1) and Portuguese (L2 / LE) regulation in the school curriculum of deaf students in Mozambique.<hr/>Resumen Este artículo hace parte de una investigación doctoral, centrada en un estudio realizado en una escuela regular inclusiva en Maputo, que se centra en el lenguaje de la enseñanza y la comunicación del profesor / estudiante sordo. Aunque la Ley Constitucional (2004) reconoce que la enseñanza de sordos debe realizarse a través del Lenguaje de Signos Mozambiqueña (LSM), esta premisa no se aplica, ya que el currículo de los estudiantes sordos no considera el LSM como un idioma de instrucción, ni como un primer idioma (L1), y tampoco contempla la enseñanza del portugués como segundo idioma (L2) y / o idioma extranjero (LE). En un enfoque cualitativo, del análisis documental de las normas legales y del análisis del contenido de las entrevistas con los docentes, analizamos el currículo propuesto y las formas en que se aplica, observando que el idioma que media el espacio educativo es el portugués, como lengua hegemónica, del enseñanza y comunicación. Los resultados también muestran que el LSM es una lenguaje de uso restringido y esporádico de estudiantes sordos en el aula, que pone en peligro el cumplimiento y el respeto de sus derechos lingüísticos y conduce a la segregación de las prácticas pedagógicas, la discriminación y la exclusión en entornos educativos. Los maestros enfatizan que no tienen una capacitación adecuada para trabajar con estudiantes sordos y se refieren al uso de gestos no estandarizados y la escritura en el tablero como una forma de intentar sortear algunas dificultades. En una logica de articulacion del con currículo y justicia curricular, concluimos destacando la pertinencia y urgencia de la regulación de LSM (L1) y portuguesa (L2 / LE) en el currículo escolar de estudiantes sordos en Mozambique. <![CDATA[TEIP NO ESPELHO: UMA POLÍTICA PORTUGUESA PARA PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR FUNDADA NA JUSTIÇA SOCIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000300933&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo analisa efeitos da Política Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), em curso em Portugal, como medida de promoção da aprendizagem e do sucesso escolar, a partir da caracterização do quadro político em que ocorre e de percepções de professores dos ensinos básico e superior, envolvidos nesta política. Metodologicamente, o estudo segue uma orientação qualitativa que utilizou documentos legais e entrevistas reflexivas com três professoras gestoras de Agrupamentos de Escolas da Região Metropolitana do Porto e três professoras do ensino superior da área da educação e com intervenção ativa nas políticas de gestão curricular e no programa TEIP. Os resultados indicam que os TEIP são uma política de discriminação positiva que se alinha, em seus princípios e propósitos, com os conceitos de justiça social e curricular e tem promovido, no contexto de escolas/agrupamentos de escolas, movimentos de mudança e mais-valias nos modos de pensar e atuar de professores e diretores. As melhorias no sucesso escolar têm acontecido gradativamente e convivem com limites que extrapolam o âmbito escolar. Nestas, identificam-se, no entanto, tensões entre a dimensão do cuidar, proteger, promover o desenvolvimento pessoal e social e promover o sucesso escolar.<hr/>ABSTRACT The article analyzes the effects of the Territorial Educational Priority Intervention Policy (TEIP) in Portugal, as a measure intending to promote learning and school success, based on the characterization of the political framework and perceptions of teachers of basic and higher education, involved in this policy. Methodologically, the study follows a qualitative orientation that used legal documents and reflective interviews with three management teachers of the Metropolitan Region of Oporto school clusters and three higher education teachers in the education area with active intervention in curriculum management policies and in the TEIP program. It is possible to conclude that the TEIP is a policy of positive discrimination aligning, in its principles and purposes, with the concepts of social and curricular justice. In the context of schools / school clusters, it is promoting changes and capital gains in the ways teachers and principals think and act. The improvements in school success have been happening gradually and coexist with limits that go beyond school. In these, however, tensions are identified between the dimension of caring, protecting, promoting personal and social development and promoting school success.<hr/>RESUMEN El artículo analiza los efectos de la Política de Intervención de Prioridad Educativa Territorial (TEIP) en Portugal, como una medida para promover el aprendizaje y el éxito escolar, basado en la caracterización del marco político y las percepciones de los docentes de educación básica y superior involucrados en esta política. Metodológicamente, el estudio sigue una orientación cualitativa que utilizó documentos legales y entrevistas reflexivas con tres maestros directivos de centros escolares de la Región Metropolitana de Porto e docentes de educación superior con intervención activa en estudios curriculares y en el programa TEIP. Como resultado, se concluye que el TEIP es una política de discriminación positiva que, en sus principios y propósitos, se alinea con los conceptos de justicia social y curricular y, en el contexto de las escuelas/ agrupaciones de escuelas, promovió el movimiento de cambio y en las formas de pensar de profesores y directores. Las mejoras en el éxito escolar han estado ocurriendo gradualmente y coexisten con límites que van más allá de la escuela. En estos, sin embargo, se identifican tensiones entre la dimensión de cuidar, proteger, promover el desarrollo personal y social y promover el éxito escolar. <![CDATA[A DESCOLONIZAÇÃO CURRICULAR EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA - UMA POSSIBILIDADE DE MAIS JUSTIÇA CURRICULAR E SOCIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000300963&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo destaca a construção e o desenvolvimento de uma descolonização curricular assente em fundos de conhecimentos culturais e processos de recontextualização curricular aportados na diversidade de conhecimentos de uma comunidade quilombola. Teve por base uma pesquisa interventiva-colaborativa que assumiu como objetivo geral a construção e o desenvolvimento de currículos contra-hegemônicos, no sentido de possibilitar mais justiça curricular e social, em contextos caracterizados por vigorosas exclusões de várias ordens. O estudo envolveu alunos e professoras do Ensino Fundamental, estudantes e professores/pesquisadores do Ensino Superior. A vivência desse currículo permitiu extrapolar o currículo hegemônico engessado a legados epistemológicos do colonialismo, em que os alunos teceram suas práticas, a partir de redes de conhecimentos já existentes, ampliando saberes sobre a cultura da comunidade em que vivem. Permitiu o reconhecimento, a reconstrução e o fortalecimento de uma identidade cultural e promoveu uma motivação e uma participação mais ativa na construção das aprendizagens dos alunos, constituindo-se em uma possibilidade de mais justiça curricular e social.<hr/>ABSTRACT This article highlights the construction and development of a curricular decolonization based on cultural knowledge funds and curricular recontextualization processes based on the diversity of knowledge of a Quilombola community. It was based on an intervention-collaborative research that assumed as general objective the construction and development of counterhegemonic curricula, in the sense of allowing more curricular and social justice, in contexts characterized by strong exclusions of several orders. The study involved students and teachers of Elementary Education, students and professors/researchers of Higher Education. The experience of this curriculum allowed to extrapolate hegemonic curriculum embedded in epistemological legacies of colonialism, in which students weave their practices from existing knowledge networks, increasing knowledge about culture of community in which they live. It allowed the recognition, reconstruction and strengthening of a cultural identity and promoted more motivation and active participation in the construction of students’ learning, constituting a possibility of greater curricular and social justice.<hr/>RESUMEN Este artículo destaca la construcción y el desarrollo de una descolonización curricular basada en fondos de conocimiento cultural y procesos de recontextualización curricular basados ​​en la diversidad de conocimiento de una comunidad de quilombola. Se basó en una investigación de intervención-colaboración que asumió como objetivo general la construcción y el desarrollo de currículo escolar contrahegemónicos, en el sentido de posibilitar más justicia curricular y social, en contextos caracterizados por exclusiones vigorosas de varias órdenes. El estudio involucró a estudiantes y profesores de educación primaria, estudiantes y professores/ investigadores de educación superior. La experiencia de este currículo nos permitió extrapolar el currículo hegemónico integrado en los legados epistemológicos del colonialismo, en el que los estudiantes tejen sus prácticas a partir de las redes de conocimiento existentes, aumentando el conocimiento sobre la cultura de la comunidad en la que viven. Permitió el reconocimiento, reconstrucción y fortalecimiento de una identidad cultural y promovió la motivación y una participación más activa en la construcción del aprendizaje de los estudiantes, lo que constituye una posibilidad de más justicia curricular y social. <![CDATA[LICENCIATURA EM ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS EM DIREÇÃO À CONSTRUÇÃO DA JUSTIÇA CURRICULAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000300990&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO No Brasil, a Lei nº 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Entretanto, são muitos os desafios para que a temática seja abordada com a seriedade, a rigorosidade e a complexidade necessárias, particularmente, na formação de professores/as nas Instituições de Ensino Superior, o que requer mudanças estruturais nos currículos dos cursos de Pedagogia e das demais licenciaturas. Nesse contexto, este artigo apresenta resultados do subprojeto de pesquisa “Formação de professores/as para o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em uma perspectiva intercultural emancipatória”, que integra a pesquisa “A justiça curricular no século XXI, as políticas e os sujeitos do currículo”. Buscou-se analisar como as ações realizadas em trabalho de campo em Cabo Verde pelo curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão contribuem com a apreensão da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em direção à construção da justiça curricular.<hr/>ABSTRACT In Brazil, Law 10.639 / 2003 made the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture compulsory. However, there are many challenges for the subject to be approached with the seriousness, rigor and complexity necessary, particularly in the training of teachers in Higher Education Institutions, which requires structural changes in the curricula of pedagogy courses and degrees. In thiscontext, thisarticle presents results of there search subproject "Teacher Training for Teaching African and Afro-Brazilian History and Culture in an Emancipatory Intercultural Perspective", which integrates there search "Curricular Justice in the 21st Century, Policies and the subjects of the curriculum. " The aim was to analyze how the actionscarried out in Fieldwork in Cape Verde by the Degree in African and Afro-Brazilian Studies of the Federal University of Maranhão contribute with the apprehension of African and Afro-Brazilian History and Culture towards the construction of justice curricular.<hr/>RESUMEN En Brasil, la Ley 10.639 / 2003 hizo obligatoria la enseñanza de la historia y cultura africana y afrobrasileña. Sin embargo, existen muchos desafíos para abordar el tema con la seriedad, el rigor y la complejidad necesarios, particularmente en la capacitación de docentes en instituciones de educación superior, lo que requiere cambios estructurales en los currículos de los cursos de pedagogía y grados En este contexto, este artículo presenta los resultados del subproyecto de investigación "Formación de docentes para la enseñanza de historia y cultura africana y afrobrasileña en una perspectiva intercultural emancipadora", que integra la investigación "Justicia curricular en el siglo XXI, políticas y las asignaturas del currículum ". El objetivo fue analizar cómo las acciones llevadas a cabo en Field work en Cabo Verde por el Grado en Estudios Africanos y Afrobrasileños de la Universidad Federal de Maranhão contribuyen a la aprehensión de la Historia y Cultura Africana y Afrobrasileña hacia la construcción de la justicia. Curricular. <![CDATA[RAÇA E EDUCAÇÃO INFANTIL: À PROCURA DE JUSTIÇA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000301015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo analisa o lugar ocupado pela temática raça, infância e Educação Infantil na produção teórica educacional, com ênfase nos estudos do campo da Educação Infantil e do currículo. Argumenta-se que o conceito e a abordagem do currículo, na perspectiva da justiça curricular, podem se constituir um caminho possível na busca de um lugar teórico de legitimidade dos estudos que abordam essa temática, principalmente aqueles produzidos por mulheres negras e pesquisadoras. Alerta-se para o fato de que as análises sobre raça, infância e Educação Infantil indagam e denunciam não somente as relações de poder e as desigualdades, mas também a existência e os impactos do racismo que afetam de forma contundente a vida e a dignidade das crianças pequenas negras e suas famílias. Essa imbricação de fenômenos perversos está presente no cotidiano, nos currículos e nas práticas da Educação Infantil. Para mais compreensão dessa situação complexa, o artigo propõe que seja realizada a articulação teórica entre o conceito de justiça curricular e justiça cognitiva.<hr/>ABSTRACT The article analyzes the place occupied by the theme race, childhood and Early Childhood Education in the theoretical educational production, with emphasis on studies of the field of Early Childhood Education and curriculum. It argues that the concept and approach of curriculum, from the perspective of curricular justice, may constitute a possible path in the search for a theoretical place of legitimacy of studies that address this theme, especially those produced by black women and researchers. It is pointed out the fact that analyzes of race, childhood and Early Childhood Education question and denounce not only power relations and inequalities, but also the existence and impacts of racism that strongly affect black children’s lives and dignity and their families. This imbrication of perverse phenomena is present in the daily life, curricula and practices of Early Childhood Education. For a better understanding of this complex situation, the article proposes that the theoretical articulation be made between the concept of curricular justice and cognitive justice.<hr/>RESUMEN El artículo analiza el lugar que ocupa el tema raza, infancia y educación infantil en la producción educativa teórica, con énfasis en los estudios del campo de la educación infantil temprana y el currículo. Argumenta que el concepto y el enfoque del currículo, desde la perspectiva de la justicia curricular, pueden constituir un camino posible en la búsqueda de un lugar teórico de legitimidad de los estudios que abordan este tema, especialmente los producidos por mujeres negras e investigadoras. Advierte que los análisis de raza, infancia y educación infantil cuestionan y denuncian no solo las relaciones de poder y las desigualdades, sino también la existencia y los impactos del racismo que afectan fuertemente la vida y la dignidad de los niños negros y sus familias. Esta imbricación de fenómenos perversos está presente en la vida diaria, los planes de estudio y las prácticas de la educación infantil. Para una mejor comprensión de esta compleja situación, el artículo propone que la articulación teórica se realice entre el concepto de justicia curricular y la justicia cognitiva. <![CDATA[A JUSTIÇA CURRICULAR EM TEMPOS DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E DE DESPREZO PELO PNE (2014-2024)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000301045&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo é um dos frutos da pesquisa denominada A justiça curricular no século XXI, as políticas e os sujeitos do currículo, que pautou a Educação Básica no Brasil em diferentes regiões e redes escolares. É resultado da ampliação dos estudos que relacionam currículo e justiça social realizados no Grupo de Educação e Pesquisa em Justiça Curricular (GEPEJUC) e de análises do contexto brasileiro, que a passos largos tem aprofundado na vida escolar uma racionalidade neoliberal. A ela somaram-se drásticos cortes nos investimentos públicos, a partir de 2016, que têm impedido a realização de metas propostas pelo Plano Nacional de Educação (2014-2024), além da obrigação jurídica imputada pelo Estado brasileiro aos entes federados de implementar a Base Nacional Comum Curricular, homologada em 2017. Analisa-se o currículo escolar como território de disputa (ARROYO, 2013) e apresenta-se o conceito de justiça curricular em suas três dimensões - a do conhecimento, a do cuidado e a da convivência - utilizando-o nas análises dos recentes acontecimentos educacionais brasileiros e propondo-o como um dos instrumentos de resistência às tendências dominantes na medida em que, no currículo, se cultivem espaços de formação de subjetividades democráticas. Ressalta-se a urgência de ensinar na e para a democracia compreendida como um valor. A fundamentação teórica: em relação às proposições epistemológicas e políticas, contou com Santos (2007, 2011, 2018) e Freire (2001, 2011, 2014) e, em relação ao conceito de justiça curricular, contou com Santomé (2013), Connel (2009), Estevão (2001, 2004), Ponce e Neri (2015, 2019) e Ponce (2016, 2018).<hr/>ABSTRACT This paper is one of the products of research called Curriculum Justice in the 21st Century, policies and subjects of the curriculum, which guided Basic Education in Brazil in different regions and school networks. It is the result of the expansion of studies that relate curriculum and social justice conducted in the Study and Research Group in Curriculum Justice (called GEPEJUC) and analyzes of the Brazilian context, which has made impressive strides in deepening a neoliberal rationality in school life. Drastic cuts in public investments from 2016 was added to it, which have prevented the achievement of goals proposed by the National Education Plan (PNE - 2014-2024), in addition to the legal obligation imputed by the Brazilian State to the federated entities to implement the National Common Curricular Base (known as BNCC), approved in 2017. The school curriculum is analyzed as a territory of dispute (ARROYO, 2013) and the concept of curricular justice is presented in its three dimensions - knowledge, care and coexistence - using it in the analysis of recent Brazilian educational events and proposing it as one of the instruments of resistance to the dominant trends as far as spaces for democratic subjectivities are formed in the curriculum. The urgency of teaching in and for democracy understood as a value is emphasized. The theoretical foundation: in relation to epistemological and political propositions counted on Santos (2007, 2011, 2018) and Freire (2001, 2011, 2014) and, in relation to the concept of curricular justice counted on Santomé (2013), Connel (2009), Estevão (2001, 2004), Ponce and Neri (2015, 2019) and Ponce (2016, 2018).<hr/>RESUMEN Este artículo es uno de los frutos de la investigación denominada La justicia curricular en el siglo XXI, las políticas y los sujetos del currículum, que guió la Educación Básica en Brasil en diferentes regiones y redes escolares. Y es el resultado de la ampliación de los estudios que relacionan currículum y justicia social realizados por el Grupo de Educación e Investigación en Justicia Curricular (GEPEJUC) y de análisis del contexto brasileño, en el que se observa que rápidamente se ha profundizado en la vida escolar una racionalidad neoliberal. A ella se suman drásticos recortes en las inversiones públicas desde 2016, que impiden la realización de los objetivos propuestos por el Plan Nacional de Educación (2014-2014), además de la obligatoriedad jurídica imputada por el Estado brasileño a las entidades federadas para implementar la Base Nacional Común Curricular que se homologó en 2017. El currículum escolar se analiza como territorio de disputa (ARROYO, 2013) y se presenta el concepto de justicia curricular en sus tres dimensiones - la del conocimiento, la del cuidado y la de la convivencia - utilizándolo en el análisis de los recientes acontecimientos educacionales brasileños y proponiéndolo como uno de los instrumentos de resistencia a las tendencias dominantes a medida que, en el currículum, se cultiven espacios de formación de subjetividades democráticas. Se enfatiza la urgencia de enseñar en y para la democracia comprendida como un valor. La fundamentación teórica se estriba en Santos (2007, 2011, 2018) y Freire (2001, 2011, 2014) en lo que concierne a las proposiciones epistemológicas y políticas; y en Santomé (2013), Connel (2009), Estevão (2001, 2004), Ponce y Neri (2015, 2019) y Ponce (2016, 2018) en lo que atañe al concepto de justicia curricular. <![CDATA[DIREITO À EDUCAÇÃO COMO PRINCÍPIO DE JUSTIÇA SOCIAL: UM OLHAR PARA AS POLÍTICAS AVALIATIVAS E SUAS REVERBERAÇÕES NO CENÁRIO CURRICULAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000301075&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO As políticas curriculares e avaliativas voltadas à Educação Básica têm se apresentado sob a égide de garantias sociais, de diminuição das desigualdades e de inclusão - princípios que se constituem como essenciais à efetivação da justiça social. Assim, ao destacar nas políticas avaliativas-curriculares enunciados voltados a princípios de inclusão escolar em disputas históricas com sentidos de classificação e exclusão, objetiva-se, neste texto, analisar os sentidos mobilizados nas políticas avaliativas e suas reverberações no cenário curricular contemporâneo por vias do direito à educação como elemento essencial à justiça social. A análise de políticas avaliativas, orientada por uma perspectiva da Análise do Discurso, evidenciou sentidos de avaliação como instrumento de responsabilização e de medida do conhecimento que, apesar de no contexto macro político emergirem em consonância com discursos em prol da qualidade, da inclusão e da superação das desigualdades socioeducacionais, ainda sustentam-se em uma memória discursiva constituída por significantes que se afastam dos princípios de justiça e equidade, posto que recorrem a mecanismos de classificação. Contudo, frente ao curso da história da negação-afirmação dos direitos humanos e do direito à educação via políticas avaliativas e suas reverberações nas políticas curriculares, vislumbra-se o poder de (re)invenção dos discursos-políticas-práticas educacionais em efervescência na escola. Isso, porque, nesse espaço, os profissionais e discentes de contextos sócio-econômico-culturais diversos - enquanto sujeitos e objetos da ação política (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016) - se apresentam como capazes de viabilizarem ou não projetos educacionais guiados por concepções que se pretendem transformadoras da sociedade e promotoras de justiça social.<hr/>ABSTRACT Curricular and evaluative policies aimed at Basic Education have been presented under the guise of social guarantees, reducing inequalities and inclusion - principles that are essential to the realization of social justice. Thus, in highlighting in the evaluative-curricular policies addressed to principles of school inclusion in historical disputes with meanings of classification and exclusion, we aim, in this text, to analyze the senses mobilized in the evaluation policies and their reverberations in the contemporary curricular scenario by means of the right to education as an essential element of social justice. The analysis of evaluative policies, guided by a discursive perspective, evidenced senses of evaluation as an instrument of accountability and knowledge measurement that, although in the macro-political context, emerge in consonance with discourses in favor of quality, inclusion and overcoming socio-educational inequalities, still support themselves in a discursive memory constituted by signifiers that deviate from the principles of justice and equity. However, in the face of the history of denial-affirmation of human rights and the right to education through evaluative policies and their reverberations in curriculum policies, we see the power of (re)invention of educational discourses-policies-effervescence in school. This is because, in this space, professionals and students from diverse socio-economic-cultural contexts - as subjects and objects of political action (BALL; MAGUIRE, BRAUN, 2016) - present themselves as capable of making educational projects guided by concepts that are intended to transform society and promote social justice.<hr/>RESUMEN Las políticas curriculares y evaluativas dirigidas a la educación básica se han presentado bajo la forma de garantías sociales, reduciendo las desigualdades y la inclusión, principios que son esenciales para la realización de la justicia social. De este modo, al resaltar en las políticas evaluativas-curriculares dirigidas a los principios de inclusión escolar en disputas históricas con significados de clasificación y exclusión, nuestro objetivo es analizar en este texto los sentidos movilizados en las políticas de evaluación y sus repercusiones en el escenario curricular contemporáneo mediante el derecho a La educación como elemento esencial de la justicia social. El análisis de las políticas evaluativas, guiado por una perspectiva discursiva, evidenció los sentidos de la evaluación como un instrumento de rendición de cuentas y medición del conocimiento que, aunque en el contexto macro-político, emerge en consonancia con los discursos a favor de la calidad, la inclusión y la superación de las desigualdades. Socioeducativos, aún se apoyan en una memoria discursiva constituida por significantes que se desvían de los principios de justicia y equidad. Sin embargo, frente a la historia de la negación-afirmación de los derechos humanos y el derecho a la educación a través de políticas evaluativas y sus repercusiones en las políticas curriculares, vemos el poder de (re) invención de discursos educativos-políticas-efervescencia en la escuela. Esto se debe a que, en este espacio, profesionales y estudiantes de diversos contextos socioeconómicos y culturales, como sujetos y objetos de acción política (BALL; MAGUIRE, BRAUN, 2016), se presentan como capaces de realizar proyectos educativos guiados por conceptos que se pretenden transformando la sociedad y promoviendo la justicia social. <![CDATA[A EDUCAÇÃO E A URGÊNCIA DE “DESBARBARIZAR” O MUNDO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000301101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste texto, foco as recentes políticas curriculares no Brasil, inserindo-as em um cenário de hegemonia da racionalidade neoliberal. Assumo que tais políticas produziram um discurso de inclusão e justiça social, em diálogo com movimentos internacionais que, no pós-guerra, defenderam uma retórica contra a barbárie. A partir de análises formuladas por Chantal Mouffe, Wendy Brown, Judith Butler, Pierre Dardot e Christian Laval, tento entender o esgotamento ou a emergência de uma nova forma da racionalidade neoliberal. Por um lado, assumo que tal racionalidade não criou as condições materiais para que as promessas do pós-guerra se materializassem; ao contrário, ampliou a desigualdade e a oligarquização. Por outro, argumento que, ao desprezar o político, ela apostou na desdemocratização. Combinados, tais movimentos desembocaram na ascensão de governos de direita em diferentes países, inclusive no Brasil. Após essa análise, defendo que uma educação para justiça social - ou para desbarbarizar o mundo - precisa corroer a equação neoliberal, não apenas na resistência às políticas públicas, mas na própria forma como teorizamos o currículo.<hr/>ABSTRACT In this text, I focus on the recent curricular policies in Brazil, inserting them within a scenario of hegemony of neoliberal rationality. I assume that such policies produced a discourse of inclusion and social justice, in dialogue with international movements that, in the postwar period, advocated rhetoric against barbarism. From analyzes formulated by Chantal Mouffe, Wendy Brown, Judith Butler, Pierre Dardot, and Christian Laval, I try to understand the exhaustion or the emergence of a new form of neoliberal rationality. On the one hand, I assume that such rationality did not create the material conditions for postwar promises to materialize, but rather widened inequality and oligarchization. On the other hand, I argue that, in disregarding the political, it bet on de-democratization. Combined, such movements led to the rise of right-wing governments in different countries, including Brazil. Following this analysis, I argue that an education for social justice - or an education to de-barbarize the world - must erode the neoliberal equation, not only in resisting public policies, but also in the very way we theorize the curriculum.<hr/>RESUMEN En este texto, me centro en las políticas curriculares recientes en Brasil, insertándolas en un escenario de hegemonía de racionalidad neoliberal. Supongo que tales políticas produjeron un discurso de inclusión y justicia social, en diálogo con movimientos internacionales que, en la posguerra, abogaron por la retórica contra la barbarie. A partir de los análisis formulados por Chantal Mouffe, Wendy Brown, Judith Butler, Pierre Dardot y Christian Laval, trato de comprender el agotamiento o el surgimiento de una nueva forma de racionalidad neoliberal. Por un lado, supongo que tal racionalidad no creó las condiciones materiales para que se materializaran las promesas de la posguerra, sino que amplió la desigualdad y la oligarquización. Por otro lado, sostengo que, al ignorar al político, ella apostó por la desdemocratización. Combinados, tales movimientos llevaron al surgimiento de gobiernos de derecha en diferentes países, incluido Brasil. Después de este análisis, sostengo que una educación para la justicia social, o para excluir al mundo, debe erosionar la ecuación neoliberal, no solo para resistir las políticas públicas, sino en la forma en que teorizamos el currículum. <![CDATA[EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ORDEM PÓS-DEMOCRÁTICA: DESAPARECIMENTO DA MODALIDADE E INVISIBILIDADE INSTITUCIONAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000301123&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O texto discute as condições de existência das políticas curriculares para Educação de Jovens e Adultos no contexto identificado como ordem pós-democrática no Brasil. A análise de enfoque arqueogenealógico percorre dois processos: o desaparecimento institucional do setor específico para EJA na reforma administrativa do Ministério da Educação, e o silenciamento da noção de modalidade educacional no texto publicado da Base Nacional Curricular Comum. Considerados como expressões do abandono institucional e curricular, conclui-se que tais processos articulam a produção de modos de desaparecimento da EJA.<hr/>ABSTRACT The text discusses the conditions for the existence of curricular policies for Youth and Adult Education (EJA in Portuguese) in the context identified as post-democratic order in Brazil. The analysis of an archaeogenealogical approach runs through two processes: the institutional extinction of the specific sector for EJA within the administrative reform of the Ministry of Education, and the silencing of the notion of educational modality in the published text of the Common National Curricular Base. Considered as expressions of institutional and curricular abandonment, it is concluded that such processes articulate the production of modes of political disappearance of EJA.<hr/>RESUMEN El texto discute las condiciones de existencia de políticas curriculares para la educación de jóvenes y adultos en el contexto identificado como orden postdemocrático en Brasil. El análisis del enfoque arqueogenealógico pasa por dos procesos: la desaparición institucional del sector específico para EJA en la reforma administrativa del Ministerio de Educación, y el silencio de la noción de modalidad educativa en el texto publicado de la Base Curricular Nacional Común. Consideradas como expresiones de abandono institucional y curricular, se concluye que tales procesos articulan la producción de formas de desaparición de la EJA. <![CDATA[POTENCIALIDADES DA TEORIA DO DISCURSO PARA ANÁLISE DA POLÍTICA CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (1996-2006): DEMANDAS, ANTAGONISMOS E HEGEMONIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000301144&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo, discute-se a potencialidade da teoria do discurso para análise do debate da política curricular de formação de professores (1996-2006), considerando demandas, antagonismos e hegemonia. Trata-se dos resultados de uma pesquisa cujo objeto de estudo foi o debate da política curricular de formação de professores e os sentidos do Estágio Supervisionado (1996-2006). Em consonância com a teoria do discurso, defende-se a tese de que o referido debate é um campo de articulação discursiva e de disputas hegemônicas de significação em torno de projetos de sociedade, educação e currículo para a formação de professores. Especificamente identificam-se as demandas, os antagonismos e as disputas hegemônicas de significação nos documentos da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e analisam-se os processos hegemônicos a partir da lógica da equivalência e da diferença nos documentos curriculares do Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. Construiu-se um método de análise com base no arcabouço teórico da teoria do discurso de Laclau e Mouffe (1987), na perspectiva da problematização/desconstrução dos discursos, de modo a demonstrar como se opera a sua hegemonização.<hr/>ABSTRACT In this paper, the potentiality of the discourse theory to analyze the curricular policy debate of teacher training (1996-2006) is discussed, considering demands, antagonisms and hegemony. It is about the results of a research whose object of study was the debate of the curricular policy of teacher training and the senses of the supervised internship (1996-2006). In line with the theory of discourse, the thesis that this debate is a field of discursive articulation and hegemonic disputes of significance around projects of society, education and curriculum for teacher training is advocated. Specifically, it is identified the demands, antagonisms and hegemonic disputes of significance in the documents of the ‘Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação’ (ANFOPE) - National Association for the Formation of Education Professionals -, and the hegemonic processes based on the logic of equivalence and difference in the curriculum documents of the Ministry of Education / National Council of Education is analyzed. A method of analysis based on Laclau and Mouffe’s (1987) theoretical framework of discourse theory was analyzed, from the perspective of the problematization/deconstruction of discourses, demonstrating how their hegemonization operates.<hr/>RESUMEN En este artículo discutimos el potencial de la teoria del discurso para analizar el debate sobre la política curricular de la formación docente, considerando las demandas, los antagonismos y la hegemenía. Es el resultado de una investigacón cuyo objeto de estúdio es el debate sobre la política curricular de la formación docente y los sentidos de la etapa supervisionada (1996-2006). De acuerdo con la teoría del discurso, defendemos la tesis de que este debate es un campo de articulación discursiva y de disputas hegemônicas de significación en torno a proyectos de sociedad, educación y currículum para la formación de docentes. Específicamente identificamos las demandas, los antagonismos y disputas hegemónicas de significación en los documentos de la Asociación Nacional para la Formación de Profesionales de la Educación (ANFOPE), y analizamos los procesos hegemónicos basados ​​en la lógica de equivalencia y diferencia en los documentos curriculares del Ministerio de Educación / Consejo. Educación Nacional - MEC / CNE. Construimos un método de análisis basado en el marco teórico de la teoría del discurso de Laclau y Mouffe (1987), desde la perspectiva de la problematización / deconstrucción de los discursos, demostrando cómo opera su hegemonización. <![CDATA[CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA, SEGUNDO AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (2002) PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000301170&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este texto se situa no âmbito de uma pesquisa mais ampla sobre o currículo de cursos de Licenciatura em Geografia de instituições públicas federais e/ou estaduais, em diferentes contextos geográficos do país, tendo em vista o princípio de flexibilização curricular proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (DCN). Trata-se de uma pesquisa documental, cujas fontes principais foram a Resolução CNE/CP nº 1/2002 (BRASIL, 2002c) e legislações/normas complementares, bem como os Projetos Pedagógicos de dez cursos de Licenciatura em Geografia desenvolvidos em universidades públicas (estaduais e/ou federais) localizadas em diferentes regiões do país. Na análise realizada, verificou-se que todos os Projetos Pedagógicos possuem uma estrutura organizacional muito semelhante, no que diz respeito ao atendimento às Resoluções CNE/CP nº 1/2002 (BRASIL, 2002c), nº 2/2002 (BRASIL, 2002d) e nº 14/2002 (BRASIL, 2002e). No entanto, puderam ser observadas, em alguns Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), algumas inadequações ou incoerências quanto aos espaços-tempos destinados à dimensão pedagógica, à Prática como Componente Curricular (PCC) e ao Estágio Supervisionado, o que pode evidenciar a dificuldade de interpretação dos construtores de currículo ou alguma transgressão sobre a legislação que orienta a formação de professores.<hr/>ABSTRACT This text is part of a broader research on the curriculum of undergraduate courses in Geography of federal and /or state public institutions in different geographic contexts of the country, considering the principle of curricular flexibilization proposed by the Curricular Guidelines National Training for Basic Education Teachers (DCN). It is a documentary research, whose main sources were Resolution CNE / CP nº 1/2002 (BRASIL, 2002c) and complementary legislation / norms, as well as the Pedagogical Projects of ten undergraduate courses in Geography developed in public universities and / or federal) located in different regions of the country. In the analysis carried out, it was verified that all Pedagogical Projects have a very similar organizational structure, with respect to compliance with Resolutions CNE / CP nº 1/2002 (BRASIL, 2002c), nº 2/2002 (BRASIL, 2002d) and nº 14/2002 (BRAZIL, 2002e). However, in some PPC, some inadequacies or inconsistencies could be observed regarding the time-space allocated to the pedagogical dimension, the Practice as a Curricular Component (PCC) and Supervised Internship, which may show the difficulty of interpretation of the curriculum constructors or some transgression on the legislation that guides the training of teachers.<hr/>RESUMEN Este texto se sitúa en el marco de una investigación más amplia sobre el currículo de cursos de Licenciatura en Geografía de instituciones públicas federales y/o estatales, en diferentes contextos geográficos del país, teniendo en vista el principio de flexibilización curricular propuesto por las Directrices Curriculares Nacionales para la Formación de Profesores de la Educación Básica (DCN). Se trata de una investigación documental, cuyas fuentes principales fueron la Resolución CNE/CP nº 1/2002 (BRASIL, 2002c) y legislaciones/normas complementarias, así como los Proyectos Pedagógicos de diez cursos de Licenciatura en Geografía desarrollados en universidades públicas (estatales y/o federales) ubicadas en diferentes regiones del país. En el análisis realizado, se verificó que todos los Proyectos Pedagógicos poseen una estructura organizacional muy semejante, en lo que se refiere a la atención a las Resoluciones CNE/CP nº 1/2002 (BRASIL, 2002c), nº 2/2002 (BRASIL, 2002d) y nº 14/2002 (BRASIL, 2002e). Sin embargo, en algunos Proyectos Pedagógicos de cursos (PPC), algunas deficiencias o incoherencias en cuanto a los espacios-tiempos destinados a la dimensión pedagógica, a la práctica como componente curricular (PCC) ya la Etapa Supervisada, lo que puede evidenciar la dificultad de interpretación de los constructores de currículo o alguna transgresión sobre la legislación que orienta la formación de profesores. <![CDATA[POLÍTICAS CURRICULARES: A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000301200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tem por objetivo analisar a política curricular no que se refere à modalidade Educação Especial no âmbito da formação nos cursos de Licenciatura em Pedagogia de duas universidades públicas do Rio de Janeiro: UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Câmpus Seropédica e Campus Nova Iguaçu - IM/Instituto Multidisciplinar) e UFF - Universidade Federal Fluminense (Campus Gragoatá/Niterói, Campus Santo Antônio de Pádua e Campus Angra dos Reis). O aporte teórico-metodológico se fundamentou na Teoria Crítica da Sociedade, com base em Theodor Adorno, além de outros teóricos no campo do currículo como Silva (1999) e Apple (2001), entre outros, que nos apoiaram no processo analítico/reflexivo/crítico sobre o currículo da modalidade Educação Especial nos cursos de licenciatura em Pedagogia nas universidades públicas investigadas. A coleta de dados baseou-se na análise documental das ementas/programas analíticos, no que tange à modalidade Educação Especial nas respectivas matrizes curriculares dos cursos que compõem o recorte da investigação. Os resultados indicam que as lutas ideológicas/políticas que perpassam as formas de seleção de certos conhecimentos no Ensino Superior visam a uma legitimação de saberes válidos/não-válidos correspondendo a um padrão uniforme e homogeneizador de currículo, no qual prevalecem mecanismos de regulação/dominação/fragmentação dos conhecimentos a serem difundidos como estratégia do capital refletindo interesses de grupos dominantes.<hr/>ABSTRACT The purpose of this article is to analyze the curricular policy with regard to the special education modality within the scope of the Pedagogy Degree Course of two Public Universities of Rio de Janeiro: UFRRJ - Federal Rural University of Rio de Janeiro (Campus Seropédica and Campus Nova Iguaçu - IM / Multidisciplinary Institute) and UFF - Fluminense Federal University (Campus Gragoatá / Niterói, Campus Santo Antônio de Pádua and Angra dos Reis). Theoretical-methodological contribution was based on Theodor Adorno's Critical Theory of Society, as well as other curriculum theorists such as Silva (1999), Apple (2001), among others, who supported us in the analytical / reflexive / critical process about the curriculum of the Special Education modality in the undergraduate courses in Pedagogy in the public universities of Rio de Janeiro. The data collections were: documentary analysis of the menus / analytical programs, in what refers to the Special Education modality with the respective curricular matrices of the undergraduate courses in Pedagogy of the public and federal public universities of Rio de Janeiro. The ideological / political struggles that permeate the forms of selections of certain knowledge in Higher Education aim at a legitimation of valid / non-valid knowledge corresponding to a uniform and homogenizing standard of curriculum, in which mechanisms of regulation / domination / fragmentation of knowledge prevail to be diffused as capital strategy reflecting the interests of dominant groups.<hr/>RESUMEN El propósito de este artículo es analizar la política curricular con respecto a la modalidad de educación especial dentro del alcance del Curso de Pedagogía de dos Universidades Públicas de Río de Janeiro: UFR - Universidad Federal Rural de Río de Janeiro (Campus Seropédica y Campus Nova Iguaçu - IM / Instituto Multidisciplinario) y UFF - Universidad Federal Fluminense (Campus Gragoatá / Niterói, Campus Santo Antônio de Pádua y Angra dos Reis). La contribución teórico-metodológica se basó en la Teoría Crítica de la Sociedad de Theodor Adorno, así como en otros teóricos del plan de estudios como Silva (1999), Apple (2001), entre otros, quienes nos apoyaron en el proceso analítico / reflexivo / crítico sobre El currículum de la modalidad de Educación Especial en los cursos de pregrado en Pedagogía en las universidades públicas de Río de Janeiro. Las colecciones de datos fueron: análisis documental de los menús / programas analíticos, en lo que se refiere a la modalidad de Educación Especial con las matrices curriculares respectivas de los cursos de pregrado en Pedagogía de las universidades públicas y federales públicas de Río de Janeiro. Las luchas ideológicas / políticas que impregnan las formas de selección de ciertos conocimientos en la Educación Superior apuntan a una legitimación de los conocimientos válidos / no válidos correspondientes a un plan de estudios uniforme y homogéneo, en el que prevalecen los mecanismos de regulación / dominación / fragmentación del conocimiento. Difundirse como estrategia de capital reflejando los intereses de los grupos dominantes. <![CDATA[EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE AGRONOMIA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS RURAIS DO BRASIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000301219&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste trabalho foram analisadas as concepções de Educação Ambiental (EA) presentes nos projetos pedagógicos (PPC) dos cursos de Agronomia das Universidades Federais Rurais da Amazônia (UFRA), do Semiárido (UFERSA), de Pernambuco (UFRPE) e do Rio de Janeiro (UFRRJ). A pesquisa evidenciou três situações distintas entre as instituições estudadas: uma delas com indícios de uma Educação Ambiental conservadora, desvinculada da natureza social, cultural e política; outra privilegiando um viés mais regionalista, com ênfase no desenvolvimento econômico e presença de alguns matizes de sustentabilidade, associados à busca da cidadania e justiça social; e nas outras duas, uma abordagem de Educação Ambiental integral, contextualizada do ponto de vista da complexidade que envolve as questões da sustentabilidade, inclusive da sua natureza social, cultural e política, uma delas apontando ainda a necessidade de contínua avaliação e reformulação da formação acadêmica do agrônomo, a qual demanda completa revisão dos currículos, favorecendo a atuação profissional crítica que considere os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística.<hr/>ABSTRACT In this work, the concepts of Environmental Education (EA) present in the pedagogical projects (PPC) of the Agricultural Course of Federal Universities of Amazon (UFRA), of Semiarid (UFERSA), of Pernambuco (UFRPE) and Rio de Janeiro (UFRRJ). The research evidenced three distinct situations among the studied institutions: one with indications of a conservative Environmental Education, disconnected from the social, cultural and political nature; another focusing on a more regionalist bias, with an emphasis on economic development and the presence of some sustainability shadings associated with the pursuit of citizenship and justice; and in the other two, a comprehensive Environmental Education approach, contextualized from the point of view of complexity that involves sustainability issues, including their social, cultural and political nature, one of them also pointing to the need for continuous evaluation and reformulation of academic training of the agronomist, who demands a complete revision of the curricula, favoring critical professional work that considers the political, economic, social, environmental and cultural aspects, with an ethical and humanistic vision.<hr/>RESUMEN En este trabajo se analizaron las concepciones de Educación Ambiental (EA) presentes en los proyectos pedagógicos (PPC) de los Cursos de Agronomía de las Universidades Federales Rurales de la Amazonia (UFRA), del Semiárido (UFERSA), de Pernambuco (UFRPE) y de Río de Janeiro (UFRRJ). La investigación evidenció tres situaciones distintas entre las instituciones estudiadas: una de ellas con indicios de una Educación Ambiental conservadora, desvinculada de la naturaleza social, cultural y política; otra privilegiando un sesgo más regionalista, con énfasis en el desarrollo económico y presencia de algunos matices de sostenibilidad, asociados a la búsqueda de la ciudadanía y la justicia; y en las otras dos, un enfoque de Educación Ambiental integral, contextualizada desde el punto de vista de la complejidad que involucra las cuestiones de la sostenibilidad, incluso de su naturaleza social, cultural y política, una de ellas apuntando a la necesidad de una continua evaluación y reformulación de la formación académica del agrónomo, la cual demanda completa revisión de los currículos, favoreciendo la actuación profesional crítica que considere los aspectos políticos, económicos, sociales, ambientales y culturales, con visión ética y humanística. <![CDATA[A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO REFLEXIVO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000301239&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O paradigma do professor reflexivo visa superar a compreensão dicotômica da educação que separa o saber do fazer e a teoria da prática. Essa tendência busca romper com a prática prescritiva e instrumental ao potencializar as finalidades da reflexão na formação inicial e continuada como estratégia que aproxime a universidade da escola. O texto discute, analisa e detalha um estudo realizado sob essa óptica em uma formação de professores em um curso de licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O artigo relata uma pesquisa sobre o desenvolvimento do sujeito reflexivo, interpretado pela perspectiva construtivista da formação de “possíveis”. A análise foi realizada considerando categorias e descritores de níveis evolutivos de criação de novas possibilidades cognitivas. Os resultados indicam que a formação reflexiva pode ser evidenciada por reorganizações e reconstruções durante o processo reflexivo realizado ao longo do curso, em que os sujeitos problematizam e articulam conhecimentos teóricos e práticas pedagógicas.<hr/>ABSTRACT The reflexive teacher paradigm aims to overcome the dichotomous understanding of education that separates knowledge from doing and theory of practice. This tendency seeks to break with prescriptive and instrumental practice by potentializing the purposes of reflection in initial and continuing education as a strategy that brings the university closer to the school. The text discusses, analyses and details a study carried out under this perspective in a pre-service teacher training of an undergraduate course in Pedagogy, in the distance learning modality, in the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The article reports a research on the development of the reflexive subject, interpreted by the constructivist perspective of the formation of “possible”. The analysis was performed considering categories and descriptors of evolutionary levels of creation of new cognitive possibilities. The results indicate that reflective formation can be evidenced by reorganizations and reconstructions during the reflexive process carried out along the course, in which the subjects problematize and articulate theoretical knowledge and pedagogical practices.<hr/>RESUMEN El paradigma del profesor reflexivo pretende suplantar la comprensión dicotómica de la educación que separa el saber del hacer y la teoría de la práctica. Esta tendencia busca romper con la práctica prescriptiva y instrumental con el fin de promover la reflexión en la formación inicial y continuada como estrategia que acerque la universidad de la escuela. El trabajo discute, analiza y detalla un estudio realizado bajo esa óptica en una formación de profesores en un curso de licenciatura en Pedagogía, en la modalidad a distancia, en la Universidad Federal de Rio Grande do Sul. El artículo relata una investigación sobre el desarrollo del sujeto reflexivo, interpretado por la perspectiva constructivista de la formación de "posibles". El análisis fue realizado considerando categorías y descriptores de niveles evolutivos de creación de nuevas posibilidades cognitivas. Los resultados indican que la formación reflexiva puede ser evidenciada por reorganizaciones y reconstrucciones durante el proceso reflexivo realizado durante el curso, en que los sujetos problematizan y articulan conocimientos teóricos y prácticas pedagógicas. <![CDATA[ENSINO MÉDIO EM DISPUTA: TENSÕES ENGENDRADAS EM TORNO DO CURRÍCULO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000301263&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este texto tem por objetivo problematizar algumas das tensões entre as políticas curriculares para o Ensino Médio na atualidade, a saber: a reforma do Ensino Médio e o lançamento da terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Busca-se caracterizar quais disputas e interesses estão em jogo nessa virada educacional pós-golpe, bem como os seus impactos na escola, em uma perspectiva curricular. Metodologicamente, faz-se uma discussão teórica e sistematizada de caráter bibliográfico em torno de alguns conceitos do campo curricular, como disputa curricular e política curricular, em interface com o processo de formação humana que fica a cargo da escola de Ensino Médio. A discussão é acompanhada de uma análise documental, tomando como fontes duas políticas curriculares brasileiras que impactam no Ensino Médio, no período de 2016-2018: a Lei No 13.415/2017 - Reforma do ensino médio e a BNCC do Ensino Médio - 3ª versão. Para complementar a análise, valeu-se da leitura de outros documentos oficiais em vigência como a LDB No 9.394/1996, a Lei No 13.005/2014 e as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica (2013). Entre os resultados, questiona-se a quem interessa a implantação dessa BNCC sem qualquer construção democrática em que pese a participação dos teóricos do campo curricular, professores e alunos, bem como apresentam-se algumas das tensões engendradas em torno do currículo e quais os possíveis impactos para a formação no Ensino Médio.<hr/>ABSTRACT This text aims to problematize some of the contradictions between curricular policies for High School in the present time, namely: the reform of High School and the launching of the third version of the National Common Curricular Base. It is sought to characterize which disputes and interests are at stake in this post-coup educational turnaround, as well as its impacts on the school, in a curricular perspective. Methodologically, a theoretical and systematized discussion of a bibliographical character around some concepts of the curricular field is made, such as curricular dispute and curricular policy, in interface with the process of human formation that is in charge of the High School. This discussion is accompanied by a documentary analysis, taking as sources two Brazilian curricular policies that impacted on High School in the period 2016-2018: Law no. 13,415/2017 - Reform of High School and the National Common Curricular Base of High School - 3rd version. In order to complement the analysis, the reading of other official documents in force such as Law no. 9,394/1996, Law no. 13,005/2014 and the Curricular Guidelines for Basic Education (2013) was conducted. Among the results, it is asked who is interested in the implementation of this Curricular Base without any democratic construction in spite of the participation of curriculum theorists, teachers and students, as well as some of the tensions engendered around the curriculum are presented and what the possible impacts on High School education are.<hr/>RESUMEN Este texto tiene como objetivo problematizar algunas de las tensiones entre las políticas curriculares para la escuela secundaria actual, a saber: la reforma de la escuela secundaria y el lanzamiento de la tercera versión de la Base Nacional Curricular Común (BNCC). Busca caracterizar qué disputas e intereses están en juego en este giro educativo posterior al golpe, así como sus impactos en la escuela, desde una perspectiva curricular. Metodológicamente, hay una discusión teórica y sistematizada del carácter bibliográfico en torno a algunos conceptos del campo curricular, como la disputa curricular y la política curricular, en relación con el proceso de formación humana que está a cargo de la escuela secundaria. La discusión se acompaña de un análisis documental, tomando como fuentes dos políticas curriculares brasileñas que impactan en la escuela secundaria, en el período 2016-2018: Ley N ° 13.415 / 2017 - Reforma de la escuela secundaria y la escuela secundaria BNCC - 3ra versión. Para complementar el análisis, utilizó la lectura de otros documentos oficiales vigentes como LDB No. 9.394 / 1996, Ley No. 13.005 / 2014 y las Directrices Curriculares para Educación Básica (2013). Entre los resultados, se cuestiona quién está interesado en la implementación de este BNCC sin ninguna construcción democrática a pesar de la participación de teóricos del campo curricular, maestros y estudiantes, así como algunas de las tensiones generadas en torno al plan de estudios y cuáles son las posibles. impactos en la capacitación en la escuela secundaria. <![CDATA[PROSELITISMO PEDAGÓGICO E CONVERSÃO IDEOLÓGICA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000301288&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Em meio a um contexto político de declínio democrático no país, a imposição de um modelo educacional por meio da Reforma do Ensino Médio acirrou disputas políticas e produziu um debate marcadamente ideológico sobre a educação. Com o uso de filmes publicitários, o governo federal procurou responder críticas e “instruir” a população brasileira sobre aspectos da proposta reformista, entre esses, a divisão do ensino médio por áreas e a liberdade de escolha curricular. Por meio da análise de discurso com base em Mikhail Bakhtin (2003, 2009) e Michel Foucault (2000, 2009) e com as ferramentas de abordagem metodológica dos discursos a partir de uma perspectiva pós-colonial, conforme a acepção de Homi Bhabha (1998), este artigo busca destacar as marcas neoliberais e neocoloniais presentes na propaganda da reforma. Compreendendo a mídia como um dispositivo pedagógico (FISCHER, 2002), enuncia-se o proselitismo pedagógico, a conversão ideológica e a produção de hegemonia como objetivos das produções publicitárias sobre a Reforma. A ideologia é, aqui, concebida como potência discursiva geradora de modos de subjetivação e operadora de relações de saber/poder no âmbito das políticas culturais e educacionais.<hr/>ABSTRACT Amidst a political context of democratic decline in Brazil, the imposition of an educational model through the High School Reform enticed political disputes and produced a markedly ideological debate on education. With the use of video commercials, the government sought to answer critics by “instructing” the Brazilian people on the aspects of the reformist proposal, which included the creation of school districts and broader curricular choice. Using discourse analysis theories by Mikhail Bakhtin (2003; 2009) and Michel Foucault (2000, 2009), and a methodological approach of discourse based on a post-colonial perspective, in the sense proposed by Homi Bhabha (1998), this article aims to call attention to the neoliberal and neocolonial marks present in the Reform propaganda. Understanding media as a pedagogical device (FISCHER, 2002), we can observe that pedagogical proselytism, ideological conversion and production of hegemony were the main objectives of the Reform advertising pieces; being that ideology is here conceived as a discursive power that generates forms of subjectivation, as well as an operator of power/knowledge relations within cultural and educational policy making.<hr/>RESUMEN En medio de un contexto político de declive democrático en el país, la imposición de un modelo educativo por medio de la Reforma de la Enseñanza Media agravó disputas políticas y produjo un debate marcadamente ideológico sobre la educación. Con el uso de películas publicitarias, el gobierno buscó responder críticas e "instruir" a la población brasileña sobre aspectos de la propuesta reformista, entre ellos, la división de la enseñanza media por áreas y la libertad de elección curricular. A través del análisis de discurso basado en Mikhail Bakhtin (2003; 2009)y Michel Foucault (2000, 2009),con las herramientas de enfoque metodológico de los discursos desde una perspectiva poscolonial, según la acepción de Homi Bhabha (1998), este artículo busca destacar las marcas neoliberales y neocoloniales presentes en la propaganda de la reforma. Comprendiendo los medios como un dispositivo pedagógico (FISCHER, 2002), se enuncia el proselitismo pedagógico, la conversión ideológica y la producción de hegemonía como objetivos de las producciones publicitarias sobre la Reforma.Siendo que la ideología es concebida aquí comopotencia discursiva generadora de modos de subjetivacióny operadora de relaciones de saber / poder en el ámbito de las políticas culturales y educativas. <![CDATA[AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000301312&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo trata de parte dos resultados de pesquisa que teve como problema saber qual o impacto das políticas de avaliação educacional para a melhoria da qualidade da educação, segundo as concepções dos sujeitos envolvidos no processo educacional, no contexto da Rede Estadual de Pernambuco. Neste artigo, buscamos evidenciar o que gestores, docentes e técnicos educacionais da Rede Estadual pensam sobre essas políticas de avaliação. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a análise documental e a análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que o tempo integral e a opção pelo reforço escolar em torno das disciplinas que norteiam as avaliações em larga escala geram estreitamento curricular e se aliam a medidas de correção de fluxo escolar para garantir a melhoria dos resultados do estado de Pernambuco no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e no cenário nacional, como referência de qualidade de ensino médio público.<hr/>ABSTRACT This article deals with part of the research results that had as problem to know the impact of educational evaluation policies to improve the quality of education for the improvement of the quality of the education, according to the conceptions of the subjects involved in the educational process, in the context of the Pernambuco State Network. In this article we seek to highlight what managers, teachers and educational technicians of the State Network think about these evaluation policies. As methodological procedures, we used document analysis and content analysis of semi-structured interviews. The results indicate that full-time and the option for school reinforcement around the disciplines that guide the large-scale evaluations generate curricular narrowing and are aligned with school flow correction measures to guarantee the improvement of the results of the State of Pernambuco in the ranking of the IDEB and in the national scenario, as reference of public high school quality.<hr/>RESUMEN Este artículo parte de los resultados de investigación que tuvieron como problema conocer el impacto de las políticas de evaluación educativa para el mejoramiento de la calidad de la educación, según las concepciones de los sujetos involucrados en el proceso educativo, en el contexto de la Red Estadual de Pernambuco. En este artículo buscamos resaltar lo que los gerentes, maestros y técnicos educativos y escolares de la Rede del Estado piensan acerca de estas políticas de evaluación. Como procedimientos metodológicos, utilizamos análisis de documentos y análisis de contenido de entrevistas semiestructuradas. Los resultados indican que el tiempo completo y la opción de refuerzo escolar en torno a las disciplinas que guían las evaluaciones a gran escala generan un estrechamiento curricular y están alineadas con las medidas de corrección del flujo escolar para garantizar la mejora de los resultados del estado de Pernambuco en el ranking de IDEB y en el escenario nacional como referente de calidad de la escuela secundaria pública. <![CDATA[CAPITAL CULTURAL, LETRAMENTO E FÁBRICAS DE CULTURA EM SÃO PAULO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000301332&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tem o objetivo de registrar os resultados obtidos na pesquisa de Dissertação de Mestrado do Programa de Educação: História, Política, Sociedade, intitulada Capital cultural e letramento: participantes do Programa Fábricas de Cultura em São Paulo, de Heloisa Marcassa Monteiro. A pesquisa foi construída a partir de um referencial teórico pautado nas ideias de Pierre Bourdieu, Bernard Lahire e na Teoria do Letramento. A proposta foi compreender o Projeto Espetáculo da Fábrica de Cultura do Jardim São Luís, por um lado, como atividade de contraturno escolar e, por outro, como um espaço promotor de capital cultural. Ao desenvolver o conceito de capital cultural e sua incorporação pelas atividades do Projeto, analisou-se, também, a contribuição do aumento do volume desse capital para o letramento dos participantes. A pesquisa estabeleceu categorias de análise para compreender a incorporação do capital cultural como forma de desenvolver habilidades e competências definidas como importantes ao letramento. Pretende-se, assim, expandir as conclusões que possibilitaram afirmar a hipótese levantada durante a referida dissertação: o Projeto Espetáculo, do Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, pode contribuir à superação dos déficits originários do capital cultural de jovens estudantes e, como consequência, promover melhoras no grau de letramento dos participantes.<hr/>ABSTRACT This paper aims to record the results obtained in the Master’s Dissertation research of the Education Program: History, Policy, Society, entitled Cultural Capital and Literacy: participants of the Cultural Factories program in São Paulo, conducted by Heloisa Marcassa Monteiro. The research was built from a theoretical framework based on the ideas of Pierre Bourdieu, Bernard Lahire and the Theory of Literacy. The proposal was to understand the Theatrical Project of the ‘Jardim São Luís’ Cultural Factory (Projeto Espetáculo da Fábrica de Cultura do Jardim São Luís), on the one hand, as an extra-hour school work activity and, on the other hand, as a cultural capital promoter space. In developing the concept of cultural capital and its incorporation into the activities of the Project, the contribution of increased cultural capital towards literacy of the participants was also analyzed. The research established analysis categories to understand the incorporation of cultural capital as a way to develop skills and competences defined as important to literacy. This article intends to expand the conclusions that made to affirm the hypothesis raised during the dissertation mentioned possible: the Theatrical Project of the Cultural Factory Program, of the Cultural Secretariat of the Government of the State of São Paulo, Brazil, can contribute to overcoming deficits arising from the cultural capital of young students and, as a consequence, to promote improvements in the degree of literacy of the participants.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene el objetivo de registrar los resultados obtenidos en la investigación de Disertación de Maestría del Programa de Educación: Historia, Política, Sociedad, titulada "Capital cultural y letramento - participantes del Programa Fábricas de Cultura en São Paulo", de Heloisa Marcassa Monteiro. La referida investigación fue construida a partir de un referencial teórico pautado en las ideas de Pierre Bourdieu, Bernard Lahire y en la Teoría del Letramento, y tuvo como propuesta comprender el Proyecto Espectáculo de la Fábrica de Cultura del Jardín São Luís, por un lado, como actividad de contratación escolar y, por otro, como un espacio promotor de capital cultural. Al desarrollar el concepto de capital cultural y su incorporación por las actividades del Proyecto se analizó, también, la contribución del aumento del volumen de ese capital al literal de los participantes. La investigación estableció categorías de análisis para comprender la incorporación del capital cultural como forma de desarrollar habilidades y competencias definidas como importantes al letramento. Se pretende expandir las conclusiones que posibilitaron afirmar la hipótesis planteada durante la referida disertación: el Proyecto Espectáculo, del Programa Fábricas de Cultura, de la Secretaría de Cultura del Gobierno del Estado de São Paulo, puede contribuir a la superación de los déficit originarios del país, capital cultural de jóvenes estudiantes y, como consecuencia, promover mejoras en el grado de letra de los participantes. <![CDATA[DOIS MODOS DE TRATAMENTO DA HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NO BRASIL EM DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA CURRICULAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000301349&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Observam-se, em documentos oficiais de referência curricular para o ensino de língua portuguesa na escola básica brasileira, proposições para o tratamento pedagógico da heterogeneidade linguística em contexto de ensino. Os documentos que compõem o corpus foram produzidos e publicados em momentos distintos da história recente do país, nas décadas de 1980 e 1990, e são representativos de formações discursivas concorrentes em suas bases sociais, econômicas, políticas e ideológicas. A produção e análise dos dados se fundamentaram em conceitos desenvolvidos pelos estudos discursivos de linha francesa e caracterizaram os processos de tradução, de um dos discursos em concorrência para o outro, de conceitos e concepções de língua, de sujeito e de ensino. Os resultados evidenciam que a desigualdade na distribuição de bens linguísticos, e de suas implicações para as práticas de ensino que se orientem por princípios de justiça social, é afirmada ou denegada em decorrência do valor que se atribui à historicidade em um e em outro dos discursos analisados.<hr/>ABSTRACT Pedagogical proposals for the treatment of linguistic heterogeneity are observed in official curriculum guides for the teaching of Portuguese in Brazilian schools. The documents of the corpus were produced and published in different moments of the country's recent history - the 1980s and 1990s - and are representative of discursive formations competing in their social, economic, political and ideological basis. The production and analysis of the data were based on concepts developed by discourse studies and characterized the traduction processes, from one of the competing discourses to the other, of concepts and conceptions of language, subject and teaching. The results show that inequality in the distribution of linguistic goods, and their implications for teaching practices guided by principles of social justice, is affirmed or denegated as a result of the value attributed to historicity in one or the other of the discourses analyzed.<hr/>RESUMEN Proposiciones para el tratamiento de la heterogeneidad lingüística se observaron en documentos curriculares oficiales para la enseñanza de portugués en la escuela básica brasileña. Los documentos que componen el corpus fueron producidos y publicados en diferentes momentos de la historia reciente del país - los años 1980 y 1990 -, y son representativos de discursos concurrentes en sus bases sociales, económicas, políticas e ideológicas. La producción y análisis de los datos se basaron en conceptos desarrollados por la escuela francesa de estudios del discurso y caracterizaron los procesos de traducción, de uno a otro de los dos discursos concurrentes, de conceptos y conceptos de lenguaje, sujeto y enseñanza. Los resultados muestran que la desigualdad en la distribución de bienes lingüísticos y sus implicaciones para prácticas de enseñanza orientadas por principios de justicia social es afirmada o denegada como consecuencia del valor atribuido a la historicidad en ambos discursos analizados. <![CDATA[JOGOS DIGITAIS E AS FUNÇÕES EXECUTIVAS NA INFÂNCIA: ALTERNATIVAS À DIVERSIFICAÇÃO DO CURRÍCULO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000301373&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Os jogos digitais, por apresentarem características como desafios progressivos, regras e feedback, criam experiências que podem contribuir com o aprimoramento das funções executivas. Essas funções integram um conjunto de habilidades cognitivas importantes à aprendizagem, bem como são fundamentais para o sucesso escolar e a inserção social e profissional dos sujeitos. Assim, este trabalho tem o objetivo de sistematizar evidências científicas relacionadas às contribuições do uso dos jogos digitais para o exercício das funções executivas, visando discutir as possibilidades e a importância de sua integração ao currículo escolar. Nesse sentido, apresenta-se os resultados de uma pesquisa bibliográfica realizada por meio de levantamento da literatura e de revisão sistemática em bases de dados. Desse modo, pretende-se ampliar a discussão e a reflexão sobre as inúmeras possibilidades de diversificação curricular para um desenvolvimento mais integral e holístico dos alunos, o qual contemple, de maneira intencional, o aprimoramento das funções executivas pelo uso dos jogos digitais.<hr/>ABSTRACT Digital games, which present characteristics such as progressive challenges, rules and feedback, create experiences that can contribute to the improvement of the executive functions. These functions integrate a set of important cognitive abilities to learning and are fundamental for the school success and the social and professional insertion of the subjects. Thus, this paper aims to systematize scientific evidence related to the contributions of the use of digital games to the exercise of executive functions, aiming to discuss the possibilities and importance of their integration in the school curriculum. In this sense, a bibliographical research is carried out through a literature survey and a systematic review in databases. In this way, it aims to broaden the discussion and reflection on the innumerable possibilities of curricular diversification for a more holistic and integral development of the students, which intentionally contemplates the improvement of executive functions by the use of digital games.<hr/>RESUMEN Los juegos digitales, por presentar características como desafíos progresivos, reglas y feedback, crean experiencias que pueden contribuir con el perfeccionamiento de las funciones ejecutivas. Estas funciones integran un conjunto de habilidades cognitivas importantes al aprendizaje, así como son fundamentales para el éxito escolar y la inserción social y profesional de los sujetos. Así, este trabajo tiene el objetivo de sistematizar evidencias científicas relacionadas a las contribuciones del uso de los juegos digitales para el ejercicio de las funciones ejecutivas, buscando discutir las posibilidades y la importancia de su integración en el currículo escolar. En ese sentido, se realiza una investigación bibliográfica por medio de levantamiento de la literatura y de revisión sistemática en base de datos. De este modo, se pretende ampliar la discusión y la reflexión sobre las innumerables posibilidades de diversificación curricular para un desarrollo más integral y holístico de los alumnos, el cual contempla, de manera intencional, el perfeccionamiento de las funciones ejecutivas por el uso de los juegos digitales. <![CDATA[PRIVACIDADE E REDES DIGITAIS: A COMERCIALIZAÇÃO DE DADOS NO CIBERESPAÇO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762019000301393&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Os jogos digitais, por apresentarem características como desafios progressivos, regras e feedback, criam experiências que podem contribuir com o aprimoramento das funções executivas. Essas funções integram um conjunto de habilidades cognitivas importantes à aprendizagem, bem como são fundamentais para o sucesso escolar e a inserção social e profissional dos sujeitos. Assim, este trabalho tem o objetivo de sistematizar evidências científicas relacionadas às contribuições do uso dos jogos digitais para o exercício das funções executivas, visando discutir as possibilidades e a importância de sua integração ao currículo escolar. Nesse sentido, apresenta-se os resultados de uma pesquisa bibliográfica realizada por meio de levantamento da literatura e de revisão sistemática em bases de dados. Desse modo, pretende-se ampliar a discussão e a reflexão sobre as inúmeras possibilidades de diversificação curricular para um desenvolvimento mais integral e holístico dos alunos, o qual contemple, de maneira intencional, o aprimoramento das funções executivas pelo uso dos jogos digitais.<hr/>ABSTRACT Digital games, which present characteristics such as progressive challenges, rules and feedback, create experiences that can contribute to the improvement of the executive functions. These functions integrate a set of important cognitive abilities to learning and are fundamental for the school success and the social and professional insertion of the subjects. Thus, this paper aims to systematize scientific evidence related to the contributions of the use of digital games to the exercise of executive functions, aiming to discuss the possibilities and importance of their integration in the school curriculum. In this sense, a bibliographical research is carried out through a literature survey and a systematic review in databases. In this way, it aims to broaden the discussion and reflection on the innumerable possibilities of curricular diversification for a more holistic and integral development of the students, which intentionally contemplates the improvement of executive functions by the use of digital games.<hr/>RESUMEN Los juegos digitales, por presentar características como desafíos progresivos, reglas y feedback, crean experiencias que pueden contribuir con el perfeccionamiento de las funciones ejecutivas. Estas funciones integran un conjunto de habilidades cognitivas importantes al aprendizaje, así como son fundamentales para el éxito escolar y la inserción social y profesional de los sujetos. Así, este trabajo tiene el objetivo de sistematizar evidencias científicas relacionadas a las contribuciones del uso de los juegos digitales para el ejercicio de las funciones ejecutivas, buscando discutir las posibilidades y la importancia de su integración en el currículo escolar. En ese sentido, se realiza una investigación bibliográfica por medio de levantamiento de la literatura y de revisión sistemática en base de datos. De este modo, se pretende ampliar la discusión y la reflexión sobre las innumerables posibilidades de diversificación curricular para un desarrollo más integral y holístico de los alumnos, el cual contempla, de manera intencional, el perfeccionamiento de las funciones ejecutivas por el uso de los juegos digitales.