Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220100002&lang=pt vol. 33 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Ano santuário do ferreiro calvo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[As interfaces educação popular e EJA: exigências de formação para a prática com esses grupos sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Educação popular e educação de jovens e adultos são temas que, para leigos e/ou desatentos, podem parecer idênticos. Grosso modo, a argumentação é a de que o público-alvo é o mesmo e a responsabilidade de quem se dedica a essas modalidades educativas seria, sobretudo, a de reduzir o “drama” das populações desfavorecidas que não puderam frequentar a escola no tempo certo. Essa quase imediata identificação entre a educação popular, a EJA e os processos sociais de exclusão não ocorre por acaso. No entanto, para educadores que se ocupam dessas modalidades, em que pese o fato de elas se assemelharem, inclusive em suas trajetórias históricas, não se trata do mesmo tipo de prática educativa e nem, necessariamente do “mesmo” público. O que as une é sua origem e o fato de serem, ambas, tema secundário em relação aos interesses políticoeducativos efetivamente abraçados pelos sucessivos governos do país. A identificação de problemas concretos, de origem epistemológica, política e social das propostas e práticas pedagógicas ainda não produziu novas políticas ou um reconhecimento ampliado das mudanças necessárias. Precisamos descobrir e inventar modos de agir mais próximos e compatíveis com os discursos que somos capazes de produzir, modos de fazer política e educação - popular, de jovens e adultos ou qualquer outra modalidade - que contribuam para a democracia, para a horizontalização das relações entre os diferentes grupos sociais, para a emancipação social.<hr/>Popular and youth and adults education are subjects that may look like identical for the casual audience. In a general way, the arguments are that the target is the same and the responsibility of those who dedicate themselves to these activities only reduces the drama of unprivileged population that were not able to attend school at the right age. This almost immediate identification between one and another and the social exclusion processes does not happen accidentaly. However, for educators who dedicate themselves to these modalities, despite their similarities, including their own paths, these are not the same kind of practices, neither the same people. What binds them is their origins and the fact that they are both secondary themes of political-educational interests in all of the last brazilian governments. The identification of concrete problems, epistemological, political and social in the pedagogical propositions and practices, still has not produced new government policies neither the recognition of the necessary changes. We still have to discover and create new acting ways closer and more compatible to our discourses and new ways to make policies and education that will contribute for democracy, horizontalization of relationships between different social groups and social emancipation. <![CDATA[Paulo Freire e a revivificação da educação popular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto busca (re) descobrir categorias freirianas para destacar a distinção que adquire a Educação Popular, refletindo-as ante as denominadas instabilidades epistemológicas e políticas do nosso tempo. Para tanto, proponho partir de um princípio: Freire é uma boa referência para revivificar a Educação Popular. Premissa aceita, a tarefa é destacar categorias com as quais Freire reforça e amplia a natureza da Educação Popular. Os desafios do nosso tempo, apresentados à educação, aparecem como balizas, tanto para pautar a seleção das categorias, como para refleti-las à luz do que está posto à educação em geral e, particularmente, à escola como situação-limite, ante os exigentes desdobramentos que decorrem, particularmente, em relação à transformação social. Das estratégias de abordagem aqui eleitas, brotam achados. Freire foi um homem que acreditou profundamente no ser humano. Inconclusos, homens e mulheres podem ser sujeitos da história. Para dar conta de tal tarefa, Freire tornou-se pensador que viveu marcado pela coerência política postada a favor dos oprimidos, coerência esta pautada pela capacidade de sonhar e ter esperança, a partir do que é possível entender como atitudes de resistência que ajudou a construir no Brasil e no exterior. Freire depositou crença profunda (não exclusiva ou messiânica) na capacidade do povo de educar-se (preparar-se) e transformar a realidade, e aplicou os conhecimentos de que dispunha para alfabetizar gente, particularmente para ajudar pessoas a lerem e a escreverem o mundo. A tarefa, então, é ensaiar respostas à seguinte questão: por que Freire para revivificar Educação Popular?<hr/>This paper aims at (re)discovering Freirian categories to point out the emphasis that Popular Education has got by contrasting them with the so-called epistemological and political instabilities in our times. Therefore, I propose this initial principle: Freire is a good reference to revive Popular Education. Thus, the task is to highlight the categories Freire uses to reinforce and broaden the nature of Popular Education. The challenges which our times pose to education come up as landmarks both in the selection of categories and in the reflection upon education in general, and, specifically, upon school as a limit-situation which has to face severe consequences resulting from social transformation. The strategies used to approach this topic render several findings. Freire was a man who deeply believed in the human being. Although they are incomplete, men and women can be the subjects of History. In order to carry this task out, Freire became a thinker whose life was embedded in political coherence in favor of the oppressed. His coherence was known by his capacity to dream and have hope; it makes us understand the resistance attitudes that he helped to construct in Brazil and abroad. Freire strongly believed in the people’s capacity (neither exclusive nor messianic) to educate itself (to prepare itself) and transform reality and applied his knowledge to teach people how to read mainly to help people read and write the world. Therefore, the task is to try to find answers for the following question: why Freire is chosen to revive Popular Education? <![CDATA[Educação popular e novas tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda as mudanças da educação popular no que se refere à sua contribuição para a formação da cidadania, com atenção especial aos meios de comunicação digital. A base conceitual é fornecida pelas reflexões sobre Educação Popular e sobre as novas tecnologias no campo da educação. Argumenta-se que cabe à Educação Popular o papel de vigilância crítica no uso das novas tecnologias que, sob o manto da neutralidade, se colocam como promotoras das novas utopias sociais. São identificados algumas tendências e desafios em relação à interação da Educação Popular com as tecnologias digitais e os impactos destas últimas na educação em geral.<hr/>The article analyzes the changes in popular education in terms of its contribution for citizen education, with special emphasis on the digital means of communication. The conceptual framework is taken from the reflections on popular education and on the new technologies in the field of education. It is argued that popular education has the role of critical vigilance in the use of new technologies which, in the name of neutrality, present themselves as new social utopias. There are identified some tendencies and challenges regarding the interaction between popular education and the digital technologies, and their impact on education in general. <![CDATA[Educação popular e formação de professores: uma experiência em construção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo, ao apresentar a construção de um Curso de Formação de Professores em Ciências Naturais e Matemática do Campus Universitário de Sinop da Universidade Federal Mato Grosso/UFMT, busca compreender algumas inovações e limitações no tocante ao acesso à formação acadêmica de jovens trabalhadores à Educação Superior. O objetivo é estabelecer uma relação entre a perspectiva de Educação Popular e a formação inicial de professores para as Ciências Naturais e a Matemática. No desenho curricular, destacam-se aspectos capazes de se identificar com a “racionalidade cosmopolita”, que, ajustando-se à transição, poderá expandir o presente e contrair o futuro. O currículo em seu desenho se distingue da organização dos currículos convencionais no trato que atribui à teoria e à prática, mediado pela significação de trabalhadores que protagonizam uma situação singular, como educandos que problematizam temas surgidos das circunstâncias do seu mundo de vida, de trabalho e de escolarização.<hr/>The present article, when presenting the construction of a Teachers Formation Course in Natural Sciences and Mathematics of the University Campus of Sinop - UFMT, searches to understand some innovations and limitations referring to the access to the academic formation of young workers to the superior education. The aim is to establish a relation between the perspective of popular education and the initial teachers formation to the natural sciences and the mathematics. In the curricular drawing highlights aspects able to identifying with the “cosmopolitan rationality” that adjusting with the transition it will be able to expand the present and to contract the future. The resume in its drawing distinguishes from the organization of the conventional resumes in the treatment that it attributes to the theory and the practical, mediated for the signification of workers who carry out a singular situation as students or current issues arising from the circumstances of their world living, working and schooling. <![CDATA[Formação com educadores/as e os desafios da práxis da educação popular na universidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo retoma e contribui para a atualidade do tema da refundamentação da Educação Popular (EP). Analisa o potencial transformador da EP como base da formação inicial de educadores/as e propõe a expressão formação com educadores/as para enfatizar a reciprocidade das aprendizagens que se realizam diante das peculiaridades de um Projeto Pedagógico de Curso fundamentado nesta perspectiva. Põe em diálogo as referências de Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos para enfatizar a validade epistemológica do saber da experiência e propor a ecologia de saberes como uma alternativa à monocultura do saber e do rigor. Aprender a partir da escuta dos educandos é um caminho que se anuncia para a refundamentação da EP e para a sua práxis no contexto da Universidade.<hr/>This article approaches and contributes to the relevance of re-founding Popular Education (PE). It analyzes the PE’s transformative potential as the basis for initial teachers’ education and proposes the term education with teachers to emphasize the reciprocal relationship that takes place in learning given the peculiarities of an educational project based on such perspective. It opens a dialogue about Paulo Freire’s and Boaventura de Sousa Santos’ works to emphasize the epistemological validity of knowledge from experience and propose the ecology of knowledge as an alternative to the monoculture of knowledge and severity. Learning from students’ voices is a way to re-found PE and its praxis within the context of universities. <![CDATA[A história do ensino superior francês: por uma abordagem global]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A história do Ensino Superior francês contemporâneo foi objeto, desde os anos 1970, de importantes trabalhos franceses e estrangeiros, mas está ainda longe de suscitar tanto interesse quanto outros segmentos do ensino. Este artigo apresenta um panorama crítico da pesquisa nesta área e propõe uma periodização dos contextos de produção e das temáticas dominantes, ao mesmo tempo em que reflete acerca das causas deste pequeno interesse. A apresentação dos estudos em curso permite sugerir as orientações para os próximos anos e conduz ao desenvolvimento de uma abordagem global da questão.<hr/>Since the 1970s, the contemporary period of the history of French higher education has been the subject of major French and foreign studies but has yet to benefit from anywhere near as much research as the other levels of education. This article presents a critical panorama of research in this field and proposes a typology by period for the contexts of production and the dominant thematics as well as considering the causes of this lesser interest. The presentation of current trends in research enables the author to suggest orientations in the areas which should be pursued in the coming years and lead her to advocate a global approach to the issue.<hr/>L’histoire de l’enseignement supérieur français à l’époque contemporaine a été l’objet, depuis les années 1970, d’importants travaux français et étrangers, mais elle est encore loin de susciter autant l’intérêt que les autres ordres d’enseignement. Cet article présente un panorama critique de la recherche en ce domaine et propose une périodisation des contextes de production et des thématiques dominantes, tout en réfléchissant aux causes de ce moindre intérêt. La présentation des chantiers en cours permet de suggérer des orientations pour les années qui viennent et conduit à prôner une approche globale de la question. <![CDATA[La influencia de la formación del profesor en el diseño de un curso en línea]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se determina cómo la orientación pedagógica, los conocimientos pedagógicos y las habilidades tecnológicas de un profesor influyen sobre el diseño de su curso en línea. Se aplicaron cuestionarios y entrevistas para determinar la orientación pedagógica, su conocimiento pedagógico y habilidades tecnológicas. El diseño del curso fue evaluado posterior a su impartición, analizando su estructura y coherencia. Se evaluó el curso desde la perspectiva de un ambiente de aprendizaje constructivista. Se encontró un grado satisfactorio de coherencia entre sus componentes y corresponde a un ambiente de aprendizaje constructivista, lo anterior resalta por la falta de conocimientos pedagógicos y habilidades tecnológicas del profesor.<hr/>Influence of pedagogical orientation, pedagogical knowledge and technological skills of a teacher over a on-line course design where analyzed. Surveys and interviews to identify pedagogical orientation, pedagogical knowledge and technological skills was used. After its conclusion the structure and coherence of online course design were evaluated, including from a constructivist learning environment perspective. It was found that the course design has a satisfactory degree of coherence between its components and corresponds to a constructivist learning environment, this results contrast with the teacher’s lack of pedagogical knowledge and technological skills. <![CDATA[Dicionário Paulo Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822010000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se determina cómo la orientación pedagógica, los conocimientos pedagógicos y las habilidades tecnológicas de un profesor influyen sobre el diseño de su curso en línea. Se aplicaron cuestionarios y entrevistas para determinar la orientación pedagógica, su conocimiento pedagógico y habilidades tecnológicas. El diseño del curso fue evaluado posterior a su impartición, analizando su estructura y coherencia. Se evaluó el curso desde la perspectiva de un ambiente de aprendizaje constructivista. Se encontró un grado satisfactorio de coherencia entre sus componentes y corresponde a un ambiente de aprendizaje constructivista, lo anterior resalta por la falta de conocimientos pedagógicos y habilidades tecnológicas del profesor.<hr/>Influence of pedagogical orientation, pedagogical knowledge and technological skills of a teacher over a on-line course design where analyzed. Surveys and interviews to identify pedagogical orientation, pedagogical knowledge and technological skills was used. After its conclusion the structure and coherence of online course design were evaluated, including from a constructivist learning environment perspective. It was found that the course design has a satisfactory degree of coherence between its components and corresponds to a constructivist learning environment, this results contrast with the teacher’s lack of pedagogical knowledge and technological skills.