Scielo RSS <![CDATA[Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-258220140001&lang=pt vol. 37 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Punição da juventude e violência distópica: um desafio para professores na era do neoliberalismo globalizado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com a ascensão do fundamentalismo de mercado e o consequente colapso econômico e financeiro, a juventude de minorias pobres não são mais vistos como um investimento social, mas cada vez mais interpretados como um problema e um ônus social. Apanhados num poderoso complexo de controle de crime, a juventude é vista cada vez mais como mercadoria ou se vê submetida aos ditames de um sistema de justiça criminal em constante expansão. Ao ver seus protestos e reivindicações de educação de qualidade e a democracia radical como uma ameaça à ordem social, os jovens estão enfrentando crescentes níveis de violência de estado. O ataque à educação pública é um dos ataques mais perigosos lançados pelas forças da globalização e precisa ser desafiado pelos educadores públicos e a juventude.<hr/>With the rise of market fundamentalism and the ensuing economic and financial meltdown, poor minority youth are no longer seen as a social investment but are increasingly interpreted as a social problem and burden. Caught in a powerful crime-control-complex, young people are either viewed increasingly as commodities or find themselves subject to the dictates of an ever-expanding criminal justice system. Viewing their protests and call for quality education and a radical democracy as a threat to the social order, young people are facing increasing levels of state violence. The assault on public education is one of the most dangerous attacks launched by the forces of globalization and needs to be challenged by all public educators and young people.<hr/>Con el alzar del fundamentalismo de mercado y el consiguiente crisis económico y financiero, la minoría de jóvenes pobres no son más vistos como siendo un factor de inversión social, pero si son cada vez más interpretados como un problema social y un peso para la sociedad. Capturados dentro un poderoso complejo para el control del crimen, los jóvenes son mirados crecientemente como mercadería, o entonces encuentran a sí mismos sujetos a los preceptos de un sistema de justicia criminal en flanco crecimiento. Observando sus protestos y llamadas por educación de calidad, y la democracia radical como amenaza a la orden social, los jóvenes están enfrente a niveles crecientes de violencia por parte del estado. El ultraje a la educación pública es uno de los ataques más peligrosos puestos en marcha por las fuerzas de la globalización y que necesita ser desafiado por todos los educadores públicos, bien como por la gente joven. <![CDATA[Globalização, aprendizagem e trabalho docente: análise das culturas de performatividade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos modelos de regulação transnacional e supranacional, as políticas de partilha de conhecimento definem não só processos de regulação cognitiva, em que a mudança se impõe pela via conceitual, mas também práticas de avaliação centradas nos testes, no quadro de uma avaliação externa das instituições, dos professores e dos alunos. Aceitando-se como válida a asserção de que as escolas, em geral, e a educação básica, em particular, são confrontadas com um modelo pós-burocrático de gestão, indutor de estandardização de resultados, o artigo contém uma análise, por um lado, de que modo as políticas educativas, moldadas pela globalização, reforçam uma abordagem centrada nos testes, e por outro, em que sentido essa mesma abordagem introduz alterações significativas na aprendizagem discente e no trabalho docente. Finalmente, conclui-se que a globalização interessa as políticas de educação na forma de políticas viajantes, definindo processos e práticas de avaliação que conduzem à performatividade das aprendizagens e à desqualificação docente.<hr/>Global policies on education reveal not only the regulation of cognitive processes, but also practical assessment focused on tests, not only to evaluate and adjust students’ learning, but also the proficiency of the teachers themselves. On accepting as valid the idea that schools and basic education are confronted with a model beyond the bureaucratic system, aiming the standardization of results, this article focuses on an analysis of educational policies shaped by the globalization, focusing on tests, and reflects in what sense this approach inserts significant changes in student learning and teaching. Finally, we concluded that globalization interferes with the education policy in terms of travelling policies, defining processes and assessment practices that lead to the learning’s standardization and teachers’ disqualification.<hr/>En los modelos de regulación transnacional y supranacional, las políticas para el intercambio de conocimiento no sólo definen los procesos de regulación cognitiva, cuando estos se imponen por la vía conceptual, sino también las prácticas de evaluación se centran en las pruebas, como parte de una evaluación externa de las instituciones, los profesores y los estudiantes. Aceptando como válida la afirmación de que las escuelas en general, y la educación básica, en particular, se enfrentan a un modelo de gestión post-burocrática, lo que induce la normalización de los resultados, este artículo ofrece un análisis, por una parte, de cómo las políticas educativas, son modeladas por la globalización, el fortalecimiento de un enfoque centrado en las pruebas, y por otra parte, en como este enfoque introduce cambios significativos en el aprendizaje de los alumnos y el trabajo docente. Por último, llegamos a la conclusión que la globalización interfiere en las políticas de educación como políticas cambiantes, procesos que conducen a prácticas de evaluación que llevan a la estandarización del aprendizaje y la inhabilitación de los docentes. <![CDATA[Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos últimos anos tem sido intensa entre nós a discussão sobre a construção da identidade profissional dos professores e os componentes do trabalho docente, assim como sobre as questões relativas à formação tanto inicial como continuada dos educadores e educadoras. Os professores estão em evidência e no centro das controvérsias sobre a problemática atual educação brasileira. Este artigo tem como foco analisar alguns desafios que os professores e o trabalho docente estão chamados a enfrentar na perspectiva da exigência de ressignificação da escola na contemporaneidade. Parte da crise atual da educação escolar para discutir as relações entre culturas, multiculturalismos e educação na sociedade atual. Assume a importância da interculturalidade e apresenta algumas implicações desta perspectiva para o cotidiano escolar e a formação de professores. Está produzido no contexto das pesquisas que vimos realizando através do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura/s (GECEC, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio), com o apoio do CNPq.<hr/>In recent years, there has been intense discussion about building the teachers’ professional identity and the components of the teaching work, as well as questions related to educators’ formation, both, initial and continued, placing teachers in the center of controversy about the current set of problems in Brazilian education. This article focuses the analysis of the challenges that teachers and the teaching work are called to face before the requirement of resignification of the contemporary school. It starts from the current crisis in the school education to discuss the relationship between cultures, multiculturalism and education in the present day society. It assumes the importance of the interculturality and introduces the implications of this perspective for the quotidian of the school and teachers’ formation. It was produced within the context of the researches of the Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura/s (GECEC), from Post-Graduation in Education of PUC-Rio, with the support of CNPq.<hr/>En los últimos años ha sido intensa entre nosotros la discusión sobre la construcción de la identidad profesional de los profesores/as y los componentes del trabajo docente, así como sobre las cuestiones relativas a la formación, tanto inicial como continuada de los educadores y educadoras. Los profesores y profesoras están en evidencia y en el centro de las controversias sobre la problemática actual de la educación brasileña. Este artículo tiene como foco analizar algunos desafíos que los profesores/as y el trabajo docente están llamados a enfrentar en la perspectiva de la exigencia de re-significación de la escuela en la contemporaneidad. Parte de la crisis actual de la educación escolar. Discute las relaciones entre culturas, multiculturalismos y educación en la sociedad actual. Asume la importancia de la interculturalidad y presenta algunas implicaciones de esta perspectiva para el cotidiano escolar y la formación de profesores/as. Está producido en el contexto de las investigaciones que venimos realizando a través del Grupo de Estudios sobre Cotidiano, Educación y Cultura/s (GECEC, vinculado al programa de posgrado en educación de la PUC-Rio, con el apoyo del CNPq. <![CDATA[Cinema e juventude: uma discussão sobre ética das imagens]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute dados de pesquisa recente com jovens estudantes de cursos de Pedagogia, a respeito da sua relação com narrativas da TV, da internet e especialmente do cinema. No tratamento dos dados, debatemos o conceito de imagem, com o objetivo de introduzir nessa discussão a relevante perspectiva do olhar do espectador, dos jogos de olhar que se dão no espaço da cultura, e também dos discursos que circulam, como uma espécie particular de mediação, numa determinada formação social. Com base em Foucault, Didi-Huberman, Badiou e Ismail Xavier, entre outros, e com o recurso a exemplos de narrativas cinematográficas, enfatizamos a “presença ausente” das imagens, uma vez que estas, diferente do que se diz no senso comum, não se apresentam a nós como transparência (pelo contrário, elas sempre carregam forte carga de opacidade). Entendemos que isso tem consequências importantes, dos pontos de vista ético e estético, para a formação docente.<hr/>This paper discusses recent research with young students in Pedagogy, about his relationship with narratives of TV, Internet and especially the cinema. We discuss the concept of image, emphasizing the viewer’s gaze perspective, looking at the games that take place in the space of culture, and also the discourses that circulate as a particular kind of mediation in a particular social formation. Based on Foucault, Didi-Huberman, Badiou and Ismail Xavier, among others, we emphasize the “absent presence” of images, because images are not presented to us as transparency (on the contrary, they always carry a lot of opacity). We understand that this discussion has important consequences, in terms of ethical and aesthetic education, for children, young people and especially teachers.<hr/>El artículo analiza los datos de las investigaciones recientes con jóvenes estudiantes de los cursos de pedagogía, sobre su relación con las narrativas de la televisión, Internet y sobre todo el cine. En los datos, discutió el concepto de imagen, con el objetivo de introducir esta discusión relevante la perspectiva de la mirada del espectador, la mirada de los juegos que tienen lugar en el espacio cultural, así como los discursos que circulan como un tipo particular de la mediación en una formación social dada. Sobre la base de Foucault, Didi-Huberman, Badiou y Ismail Xavier, entre otros, y con el uso de ejemplos de narrativas cinematográficas destacar la “presencia ausente” de las imágenes, ya que éstas, a diferencia de lo que dice el sentido común, no presentarse a nosotros como la transparencia (por el contrario, siempre llevan la opacidad de carga pesada). Entendemos que esto tiene consecuencias importantes, los puntos éticos y estéticos de la vista, para la formación del profesorado. <![CDATA[Docência e práticas catalisadoras: possibilidades entre as influências das mídias digitais e valores humano-sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta-se neste artigo a pesquisa sobre um grupo representativo de seis professores de escolas públicas de Curitiba, definidos por Hagemeyer como professores catalisadores que compreendem e identificam os novos valores gerados pela cultura das mídias digitais em estudantes da escola atual, objetivando identificar novas lógicas e possibilidades presentes nas referidas práticas. Situa-se o lugar de onde falam os professores, no panorama pós-moderno de mudanças contemporâneas que interferem na docência e nos cursos de Pedagogia, com base em Costa, Hall e Giroux, para retomar os conceitos de sujeito, subjetividade e ética, com apoio teórico de Foucault e Guattari. Foram identificados, nas práticas pesquisadas, referenciais que resgatam os valores dos estudantes, articulando-os a valores humano-sociais. Tais reflexões apontam aos cursos de formação docente uma ampliação de estudos e pesquisas sobre o trato dos valores das culturas jovens que decorrem das mídias digitais.<hr/>In this article, it is introduced a research about a representative group of six teachers of public schools in Curitiba, defined by Hagemeyer, as catalyzing teachers, that understands the new interests and values generated by the culture of digital media in students of the present day school, seeking to identify the tendencies, new logics and possibilities that are present in their practice. It establishes the position from which teachers speak, in the panorama of contemporary changes that interfere in teaching and in Pedagogy courses, based in Costa, Hall and Giroux. In order, to reassume the concepts of subject, subjectivity and ethics. The qualitative research was based in Shulman and the analysis was supported by Foucault and Guattari, and has identified in the teaching practice, strategies referential that recover the values of the students, articulating them with the human social values. Such reflections demand from courses of teachers formation, analysis about the processes of digital media in the youth cultures.<hr/>Presentamos en este trabajo, la investigación sobre un grupo representativo de seis maestros de escuelas públicas de Curitiba, definidos por Hagemeyer, como profesores catalizadores, que comprenden y identifican los nuevos valores generados por la cultura de los medios digitales a los estudiantes en la escuela actual, para identificar nuevas lógicas y posibilidades presentes en estas prácticas. Se sitúa el lugar de donde los maestros hablan, en el panorama de los cambios contemporáneos que interfieren en la enseñanza y en los cursos de Pedagogía, utilizando como base utilizando como base, Costa, Hall y Giroux para reanudar en este escenario, los conceptos de sujeto, la subjetividad y la ética, con el apoyo teórico de Foucault e Guattari. Fueron identificados en las prácticas investigadas, puntos de referencia que redimen a los valores de los alumnos, creando vinculación a los valores humanos-sociales. Tales reflexiones requieren a los cursos de formación del profesorado, una extensión de los estudios y la investigación sobre el tratamiento de los valores de las culturas juveniles que se derivan de los medios de comunicación digitales. <![CDATA[Tecnologias digitais e formação continuada de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta-se a sistematização de resultados preliminares de pesquisa empreendida junto às escolas da Rede Municipal de Educação de Curitiba - RME, onde se investigaram os conhecimentos adquiridos pelos professores nos cursos de formação continuada e a integração dos recursos das tecnologias digitais na escola no período de 2011 a 2012. O quadro teórico utilizado foi: André (2013), Lüdke e André (1986), Castells (2003), Kenski (2007, 2010, 2013), Lemos e Lévy (2012), Marcelo (2009), Moran (2002, 2011), Sancho (2002), Santaella (2003, 2007), Recuero (2012). Os resultados apontaram para a necessidade de uma concepção de formação continuada que propicie elementos teóricos e metodológicos que fundamentem a integração crítica e propositiva dos recursos tecnológicos digitais à prática educativa. É preciso avançar no sentido de tecer um diálogo mais efetivo entre o conteúdo, o conhecimento, a episteme e os meios (e suas linguagens) veiculados pelas tecnologias digitais.<hr/>Presents the preliminary results of systematic research undertaken in the schools of the Municipal Education Network Curitiba - RME, where we investigated on the knowledge acquired by teachers in continuing education courses and resources integration of digital technologies in school in from 2011 to 2012. The theoretical framework used was: André (2013), Lüdke and André (1986), Castells (2003), Kenski (2007, 2010, 2013), Lemos and Lévy (2012), Marcelo (2009), Moran (2002, 2011) Sancho (2002),Santaella (2003, 2007), Recuero (2012). The results indicated the need for a concept of continuing education that fosters theoretical and methodological elements that support the critical and purposeful integration of digital technology resources for educational practice. We must move towards a more effective dialogue weave between content knowledge, episteme and the means (and their languages) conveyed by digital technologies.<hr/>Presenta los resultados preliminares de la investigación sistemática realizadas en las escuelas de la Red de Educación Municipal de Curitiba - RME, donde se investigó en los conocimientos adquiridos por los profesores en cursos de educación continua y la integración de los recursos de las tecnologías digitales en la escuela en 2011-2012. El marco teórico utilizado fue: André (2013), Lüdke y André (1986), Castells (2003), Kenski (2007, 2010, 2013), Lemos y Lévy (2012), Marcelo (2009), Moran (2002, 2011), Sancho (2002), Santaella (2003, 2007), Recuero (2012). Los resultados indicaron la necesidad de un concepto de educación continua que fomenta elementos teóricos y metodológicos que apoyan la integración crítica y propositiva de los recursos de tecnología digital para la práctica educativa. Debemos avanzar hacia un tejido diálogo más eficaz entre el conocimiento del contenido, episteme y los medios (y sus lenguas) ser entregados por las tecnologías digitales. <![CDATA[A produção da desigualdade na escolarização: aspectos da vida contemporânea e o trabalho pedagógico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo são examinados alguns dados de pesquisa pela perspectiva da meta-análise. Focaliza-se o início do ensino fundamental quer pelo trabalho pedagógico realizado em diferentes âmbitos da escola quer por problemas na formação de professores para atuar nessas séries. Estabelece-se relação com um dos temas contemporâneos mais candentes da vida e educação brasileiras: o domínio da leitura e da escrita. São realçados aspectos das ações desses âmbitos que colaboram com a produção/reprodução de desigualdades sociais, este um tema social histórico. Aponta-se, ao final, a relevância da crítica e a necessidade da divulgação para os formadores de professores e formandos em cursos iniciais ou de educação continuada.<hr/>This article put questions about some data from researches by means of a meta-analyzes. The focus is the elementary school in its first series so much by means of the pedagogical work realized into many classrooms as much by means of problems of teacher’s education which will work at these schools. Are reached relations with one of the most important contemporary themes of Brazilian social life and education: to dominate the reading matter and writing. Some aspects are emphasized about these fields of action which cooperate with production/reproduction of historical social inequalities. At end are pointed the importance of the critics and the need to become known these data to teachers that are educating new future teachers, students in courses to be new teachers or those teachers which are working and receive continuing education.<hr/>Este artículo examina algunos dados de investigación por la perspectiva de la meta-análisis. El foco está en los primeros años de la escuela primaria tanto por el trabajo pedagógico realizado en diversos lugares de la escuela cuánto por problemas de la formación de los estudiantes que cursaban la enseñanza superior para seren maestros de los años de la escuela primaria. Busca establecer relaciones con uno de los más importantes temas contemporáneos de la vida social e educativa del Brasil: el dominio de la lectura e de la escritura. Algunos aspectos son realzados sobre eses sectores de acción que cooperan con la producción e reproducción de las desigualdads sociales históricas. En conclusión es necesario señalar la importancia de las críticas e la necesidad de la divulgación para los que forman maestros, para los que estudian para ser maestros e también los maestros que están en educación continuada. <![CDATA[Mudança organizacional em sistemas educacionais: uma compreensão à luz da análise de redes sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo insere-se no campo de conhecimento das políticas públicas, considerando a implementação de políticas de cunho descentralizador orientadas para a melhoria da qualidade da educação, como um processo de mudança organizacional em sistemas educacionais. O objetivo geral é analisar as interferências das redes sociais de comunicação entre líderes das Diretorias Regionais de Educação, com sedes em Caetité e Brumado, Bahia, e dirigentes das escolas públicas estaduais, localizadas nessas cidades, nos processos de mudança organizacional observados nessas escolas. A metodologia utilizada para o alcance desse objetivo incluiu a aplicação de um instrumento para coleta de dados primários, envolvendo redes sociais compostas por 41 atores, além do tratamento e análise dos dados por meio dos softwares UCINET e NetDraw. A análise das estruturas das redes de comunicação investigadas sinaliza que existe uma tendência de facilitação do processo de mudança organizacional nas escolas públicas estaduais de Caetité, pela existência de redes sociais mais densas, centralizadas, conectadas e caracterizadas por relações mais intensas. Os dados revelam uma tendência de desenvolvimento de relações sociais para comunicação, em Caetité, que permitem o compartilhamento de experiências, além da discussão de possíveis estratégias para enfrentamento de diversos problemas que afetam a gestão escolar, o ensino e a aprendizagem.<hr/>This study falls within the field of knowledge of public policies, considering the implementation of policies of decentralized nature, aimed at improving the quality of education as a process of organizational change in educational systems. This paper aims to analyze the interferences of the social networks of communication among the leaders of the Regional Directorate of Education located in Caetité and Brumado, Bahia, and directors of public state schools located in those cities in processes of organizational change observed in those schools. The methodology used in this investigation included the application of an instrument for primary data collection, involving social networks composed by 41 actors, as well as the processing and analysis of data through the software UCINET and NetDraw. The analyses of the structures of communication social networks investigated indicates that there is a tendency to facilitate the process of organizational change inherent to the implementation of policies aimed at strengthening school autonomy in the public state schools of Caetité, for the existence of denser, more centralized, connected and characterized by more intense relations. The data shows a tendency to development of communication relations in Caetitéthat allow the sharing of experiences and discussion of possible strategies for coping with various problems affecting the school management, teaching and learning.<hr/>Este estudio se comprende dentro del campo del conocimiento de las políticas públicas, considera la implementación de políticas de tipo descentralizado y está dirigido a mejorar la calidad de la educación como proceso de cambio organizacional en los sistemas educativos. El trabajo pretende analizar las interferencias de las redes sociales de comunicación entre los dirigentes del Directorado Regional de Educación localizado en Caetité y Brumado, Bahia, y los directores de las escuelas estatales situadas en estas ciudades y que se encuentran en procesos de cambio organizacional. La metodología usada en esta investigación incluye la aplicación de un instrumento para la recolección de datos primariosde redes sociales compuestas por 41 actores, además del procesamiento y análisis de los datos a través del software UCINET and NetDraw. Los análisis de las estructuras de redes sociales de comunicación investigados indican que existe una tendencia a facilitar el proceso de cambio organizacional inherente a la implementación de políticas dirigidas a fortalecer la autonomía de los centros en las escuelas públicas estatales de Caetité, debido a la existencia de una red social más densa, centralizada, conectada y caracterizada por unas relaciones más intensas. Los datos muestran una tendencia a un desarrollo de las relaciones de comunicación de Caetité que permiten proponer experiencias y discusiones de posibles estrategias que hagan frente a los diversos problemas que afectan a la gestión de las escuelas, la docencia y el aprendizaje. <![CDATA[Processos avaliativos e/na educação matemática: um estudo sobre o Programa Escola Ativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo examina o Programa Escola Ativa (PEA), endereçado às escolas multisseriadas do campo do país, enfocando os processos avaliativos ali presentes, no que diz respeito à educação matemática. Os aportes teóricos que dão sustentação ao estudo encontram-se nas formulações de Michel Foucault, em especial as que dizem respeito às práticas disciplinares e às tecnologias do eu. O material de pesquisa está circunscrito aos documentos do PEA direcionados aos professores. O exercício analítico sobre esse material(realizado na perspectiva da análise do discurso foucaultiano),possibilitou concluir que, no PEA, a avaliação: a) é concebida como um mecanismo de disciplinamento dos corpos e dos saberes que opera em um continuum e está presente em todas as etapas da aprendizagem da matemática; b) atua sobre os sujeitos escolares mediante diferentes práticas avaliativas; c) na área da matemática, tem como um de seus eixos principais a análise do erro do aluno.<hr/>The paper discusses the Escola Ativa Program (in Portuguese, Programa Escola Ativa - PEA), addressed to Brazilian multigrade peasant schools. It is focused in the evaluation processes concerning mathematics education. The study theoretical framework is built through Michel Foucault’s theorizations, specifically those related to disciplinary practices and technologies of the self. Data are composed by PEA teachers’ documents. The analytical exercise (done from the perspective of the Foucault’s discourse analysis) made possible to conclude that in PEA, the evaluation: a) is conceived as a disciplinary bodies and know ledges mechanism that operates in a continuum and exists in every learn ingma the matics phase; acts over the school subjects through different evaluation practices; c) in the area of mathematics, it has as one of its main axis the analysis of the student’s error.<hr/>El artículo analiza el Programa Escola Ativa (PEA) destinado a las escuelas rurales multigrado de Brazil, poniendo atención a los procesos evaluativos allí presentes, en lo que se refiere a la educación matemática. Los aportes teóricos que embazan el estudio están situados en las formulaciones de Michel Foucault, en especial las que se conectan a las prácticas disciplinares y a las tecnologías del yo. El material de pesquisa se circunscribe a documentos del PEA direccionados a los maestros. El ejercicio analítico sobre el material (realizado en la perspectiva del análisis del discurso foucaultiano) posibilitó concluir que, en el PEA, la evaluación: a) es concebida como un mecanismo de disciplinamiento de los cuerpos y de los saberes que opera en un continuum y está presente en todas las etapas del aprendizaje de las matemáticas; b) actúa sobre los sujetos escolares a través de diferentes prácticas evaluativas; c) en el área de las matemáticas, tiene como uno de sus ejes principales el análisis del error del alumno. <![CDATA[Relações sociais na educação infantil: olhar sobre o corpo e os sentimentos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa em que as análises das relações sociais entre crianças pequenas num contexto de educação infantil evidenciam a centralidade da dimensão corporal em suas ações e relações. Nas análises, o modo como as crianças se colocam espacialmente em relação às outras torna evidente a centralidade do corpo, do toque, do tato, do afeto e da proximidade nas relações que elas estabelecem entre si e com os adultos. As crianças apontam uma forma particular de se relacionar corporal e fisicamente com seus pares e com o mundo, tocando e se aproximando de seus pares e também dos adultos, indicando que a dimensão corporal, enquanto mediadora das relações, envolve também elementos sensoriais e emocionais. As crianças, nas suas ações, enunciam ainda uma relação com o corpo como experiência que se encontra vinculado ao mundo social e material. Isso permite supor que, para as crianças, a partir de suas perspectivas, seus mundos e elas mesmas não são separados e elas não se veem por partes nem separadas de suas experiências, de seus processos, acontecimentos e espaços, com os quais estão envolvidas.<hr/>This article presents results of a survey in which the analysis of social relations among young children in the context of early childhood education highlight the centrality of body dimension in their actions and relationships. In the analysis, the way children are placed spatially in relation to others, makes clear the centrality of the body, touch, feel, affection and proximity in the relations hips they establish with each other and with adults. Children show a particular way of relating body and physically with their peers and with the world, playing and approaching their peers and also adults, indicating that corporal dimension, as a mediator of the relationship also involves sensory and emotion al elements. Children, in their actions, set out a parallel with the body as experience that is bound to the social and material world. This suggests that, for children, from their perspectives, their worlds and themselves are not separate, they are not seen by the parties and not separated from their experiences, processes, events and spaces, which are involved.<hr/>Este trabajo presenta los resultados de una investigación en que el análisis de las relaciones sociales entre los niños pequeños en el contexto de la educación de la primera infancia demuestra la importancia del tamaño del cuerpo en sus acciones y relaciones. En el análisis, la forma en que los niños se colocan en el espacio en relación a otros se hace evidente la centralidad del cuerpo, del toque, del tacto, del afecto y la cercanía en las relaciones que establecen entre ellos y con los adultos. Los niños apuntan a una forma particular de relación corporal y física con sus pares y con el mundo, tocando y acercándose a sus compañeros y también a los adultos, lo que indica que el tamaño del cuerpo como mediador de la relación también implica elementos sensoriales y emocionales. Los niños, en sus acciones, sin embargo, indican una relación con el cuerpo como experiencia que se en laza con el mundo social y material. Esto permite suponer que, para los niños, desde sus perspectivas, sus mundos y ellos mismos no están separados y ellos no ven a sí mismos por partes o separadas de sus experiencias, sus procesos, sus eventos y espacios, con los que están involucrados. <![CDATA[Formação escolar e perfil sociológico do corpo docente do Colégio Estadual Dias Velho (1950-1964)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigos e propõe a compreender a constituição do corpo docente dos cursos clássico e científico - segundo ciclo do ensino secundário - do Colégio Estadual Dias Velho, entre 1950 e 1964, e as suas implicações na tessitura da cultura escolar praticada. À luz das reflexões sociológicas bourdieusianas e do conceito de apropriação de Roger Chartier são analisadas as formações escolares e as preferências culturais, políticas e religiosas desses professores. Para tanto, essa reflexão sócio-histórica usa documentos escolares escritos, matérias de jornais e, especialmente, depoimentos de ex-professores. O estudo do corpo docente do Colégio Estadual Dias Velho é contextualizado em nível regional e nacional.<hr/>This article proposes to understand the constitution of the faculty school from the classic and cientific courses - second cicle of secondary education - from Colégio Estadual Dias Velho, between the years 1950 and 1964, and its implications on the texture of the school culture practiced. Aware of bourdesian sociological reflections and the concept of appropriation from Roger Chartier are analyzed the school background, and the cultural, political and religious preferences of these teachers. For that, this sociohistorical reflection uses written school documents, newspaper articles, and specially testimonial from former teachers. The study of the faculty school from Colégio Estadual Dias Velho is contextualized in regional and national level.<hr/>Este artículo busca entender la formación del cuerpo docente de los cursos clásico y científico - según ciclo de la enseñanza secundaria - del Colégio Estadual Dias Velho, entre 1950 y 1964, y sus implicaciones en la producción de la cultura escolar practicada. A partir de las reflexiones sociológicas de Pierre Bourdieu y del concepto de apropiación de Roger Chartier son analizadas las trayectorias escolares y las preferencias culturales, políticas y religiosas de estos profesores. Este análisis socio histórico usa documentos escolares, artículos de periódicos y, especialmente, testimonios de antiguos profesores. El estudio del cuerpo docente del Colégio Estadual Dias Velho es contextualizado a nivel regional y nacional. <![CDATA[Outros rumos na formação docente em artes visuais. Para onde caminhamos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é resultado das análises realizadas no projeto “O que os alunos aprendem nas aulas de artes visuais no ensino médio”. O foco da investigação foram as aulas ministradas pelos professores em formação inicial (estagiários do Curso de Licenciatura em Artes Visuais) a partir da tipologia de conteúdos proposta por Zabala (1998). Este projeto teve início em 2006 após uma longa pesquisa de campo (2006/2007 e 2008), buscando averiguar o contexto da educação das artes visuais nas escolas públicas de Santa Maria, onde foram entrevistados 56 professores com formação e atuação na área de artes visuais e 112 alunos de nível médio. Como continuação (2008 e 2009), foram propostas ações de formação continuada pelo Laboratório de Artes Visuais, CE/UFSM. Posteriormente (2009 e 2010), iniciamos um acompanhamento com os professores em formação inicial, escopo deste artigo, no qual foi possível perceber a importância dos diálogos construídos a partir da perspectiva da cultura visual no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFSM. Os estudos da cultura visual têm contribuído para novos posicionamentos dos professores no contexto escolar e formativo, possibilitando situações de vivências e colaboração entre professores e educandos.<hr/>This paper is the result of analyses done at the project “What students learn in high school’s visual arts classes”. The focus of this investigation were classes given by initial formation teachers (on training at Visual Arts Bachelor of Education) using a typology of contents which was proposed by Zabala (1998). This project was initiated after a long field research (2006/2007 and 2008) seeking to check the context of visual arts education at public schools of Santa Maria/RS, through interviews with 56 teachers with formation and experience on visual arts area, and with 112 high school students. We followed (2008 and 2009) with the proposition of continued formation actions by Visual Arts Laboratory, CE/UFSM. After that (2009 and 2010) we initiated an accompaniment with initial formation teachers, motif of this paper, and on which it was possible to perceive the importance of the dialogs which were constructed starting from the perspective of visual culture at UFSM’s Visual Arts B.Ed. Visual culture studies have been contributing to new positions of the teachers at school and formative contexts, enabling situations of experience and collaboration between teachers and students.<hr/>Este artículo es el resultado de los análisis realizados en el proyecto “Lo que los estudiantes aprenden en las clases de artes visuales en la escuela secundaria “El foco de la investigación fueron las clases impartidas por los profesores en formación inicial (pasantes Licenciatura en Artes Visuales), por el tipo de contenido propuesto por Zabala (1998). Este proyecto comenzó en 2006 después de una investigación de campo largo (2006/2007 y 2008), con objeto de averiguar el contexto de la educación de las artes visuales en las escuelas públicas de Santa María, donde se entrevistó a 56 profesores con formación y experiencia en el campo de las artes visuales y 112 estudiantes de la escuela. Como futuro (2008 y 2009), se propusieron acciones de educación continua por el Laboratorio de las Artes Visuales, CE/UFSM. Más tarde (2009 y 2010) , se inició un seguimiento con los maestros en la formación inicial, el alcance de este artículo, en el que era posible darse cuenta de la importancia de los diálogos construidos desde la perspectiva de la cultura visual en la Licenciatura en Artes Visuales UFSM. Los estudios de la cultura visual han contribuido a los nuevos maestros en asignaciones a la escuela y el contexto de formación, lo que permite situaciones de experiencias y la colaboración entre profesores y estudiantes. <![CDATA[Entrevista com Fernando Henrique Cardoso: reflexões sobre a educação superior nacional e mundial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é resultado das análises realizadas no projeto “O que os alunos aprendem nas aulas de artes visuais no ensino médio”. O foco da investigação foram as aulas ministradas pelos professores em formação inicial (estagiários do Curso de Licenciatura em Artes Visuais) a partir da tipologia de conteúdos proposta por Zabala (1998). Este projeto teve início em 2006 após uma longa pesquisa de campo (2006/2007 e 2008), buscando averiguar o contexto da educação das artes visuais nas escolas públicas de Santa Maria, onde foram entrevistados 56 professores com formação e atuação na área de artes visuais e 112 alunos de nível médio. Como continuação (2008 e 2009), foram propostas ações de formação continuada pelo Laboratório de Artes Visuais, CE/UFSM. Posteriormente (2009 e 2010), iniciamos um acompanhamento com os professores em formação inicial, escopo deste artigo, no qual foi possível perceber a importância dos diálogos construídos a partir da perspectiva da cultura visual no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFSM. Os estudos da cultura visual têm contribuído para novos posicionamentos dos professores no contexto escolar e formativo, possibilitando situações de vivências e colaboração entre professores e educandos.<hr/>This paper is the result of analyses done at the project “What students learn in high school’s visual arts classes”. The focus of this investigation were classes given by initial formation teachers (on training at Visual Arts Bachelor of Education) using a typology of contents which was proposed by Zabala (1998). This project was initiated after a long field research (2006/2007 and 2008) seeking to check the context of visual arts education at public schools of Santa Maria/RS, through interviews with 56 teachers with formation and experience on visual arts area, and with 112 high school students. We followed (2008 and 2009) with the proposition of continued formation actions by Visual Arts Laboratory, CE/UFSM. After that (2009 and 2010) we initiated an accompaniment with initial formation teachers, motif of this paper, and on which it was possible to perceive the importance of the dialogs which were constructed starting from the perspective of visual culture at UFSM’s Visual Arts B.Ed. Visual culture studies have been contributing to new positions of the teachers at school and formative contexts, enabling situations of experience and collaboration between teachers and students.<hr/>Este artículo es el resultado de los análisis realizados en el proyecto “Lo que los estudiantes aprenden en las clases de artes visuales en la escuela secundaria “El foco de la investigación fueron las clases impartidas por los profesores en formación inicial (pasantes Licenciatura en Artes Visuales), por el tipo de contenido propuesto por Zabala (1998). Este proyecto comenzó en 2006 después de una investigación de campo largo (2006/2007 y 2008), con objeto de averiguar el contexto de la educación de las artes visuales en las escuelas públicas de Santa María, donde se entrevistó a 56 profesores con formación y experiencia en el campo de las artes visuales y 112 estudiantes de la escuela. Como futuro (2008 y 2009), se propusieron acciones de educación continua por el Laboratorio de las Artes Visuales, CE/UFSM. Más tarde (2009 y 2010) , se inició un seguimiento con los maestros en la formación inicial, el alcance de este artículo, en el que era posible darse cuenta de la importancia de los diálogos construidos desde la perspectiva de la cultura visual en la Licenciatura en Artes Visuales UFSM. Los estudios de la cultura visual han contribuido a los nuevos maestros en asignaciones a la escuela y el contexto de formación, lo que permite situaciones de experiencias y la colaboración entre profesores y estudiantes. <![CDATA[Associativismo docente e construção democrática: Brasil-Portugal (1950-1980)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822014000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é resultado das análises realizadas no projeto “O que os alunos aprendem nas aulas de artes visuais no ensino médio”. O foco da investigação foram as aulas ministradas pelos professores em formação inicial (estagiários do Curso de Licenciatura em Artes Visuais) a partir da tipologia de conteúdos proposta por Zabala (1998). Este projeto teve início em 2006 após uma longa pesquisa de campo (2006/2007 e 2008), buscando averiguar o contexto da educação das artes visuais nas escolas públicas de Santa Maria, onde foram entrevistados 56 professores com formação e atuação na área de artes visuais e 112 alunos de nível médio. Como continuação (2008 e 2009), foram propostas ações de formação continuada pelo Laboratório de Artes Visuais, CE/UFSM. Posteriormente (2009 e 2010), iniciamos um acompanhamento com os professores em formação inicial, escopo deste artigo, no qual foi possível perceber a importância dos diálogos construídos a partir da perspectiva da cultura visual no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFSM. Os estudos da cultura visual têm contribuído para novos posicionamentos dos professores no contexto escolar e formativo, possibilitando situações de vivências e colaboração entre professores e educandos.<hr/>This paper is the result of analyses done at the project “What students learn in high school’s visual arts classes”. The focus of this investigation were classes given by initial formation teachers (on training at Visual Arts Bachelor of Education) using a typology of contents which was proposed by Zabala (1998). This project was initiated after a long field research (2006/2007 and 2008) seeking to check the context of visual arts education at public schools of Santa Maria/RS, through interviews with 56 teachers with formation and experience on visual arts area, and with 112 high school students. We followed (2008 and 2009) with the proposition of continued formation actions by Visual Arts Laboratory, CE/UFSM. After that (2009 and 2010) we initiated an accompaniment with initial formation teachers, motif of this paper, and on which it was possible to perceive the importance of the dialogs which were constructed starting from the perspective of visual culture at UFSM’s Visual Arts B.Ed. Visual culture studies have been contributing to new positions of the teachers at school and formative contexts, enabling situations of experience and collaboration between teachers and students.<hr/>Este artículo es el resultado de los análisis realizados en el proyecto “Lo que los estudiantes aprenden en las clases de artes visuales en la escuela secundaria “El foco de la investigación fueron las clases impartidas por los profesores en formación inicial (pasantes Licenciatura en Artes Visuales), por el tipo de contenido propuesto por Zabala (1998). Este proyecto comenzó en 2006 después de una investigación de campo largo (2006/2007 y 2008), con objeto de averiguar el contexto de la educación de las artes visuales en las escuelas públicas de Santa María, donde se entrevistó a 56 profesores con formación y experiencia en el campo de las artes visuales y 112 estudiantes de la escuela. Como futuro (2008 y 2009), se propusieron acciones de educación continua por el Laboratorio de las Artes Visuales, CE/UFSM. Más tarde (2009 y 2010) , se inició un seguimiento con los maestros en la formación inicial, el alcance de este artículo, en el que era posible darse cuenta de la importancia de los diálogos construidos desde la perspectiva de la cultura visual en la Licenciatura en Artes Visuales UFSM. Los estudios de la cultura visual han contribuido a los nuevos maestros en asignaciones a la escuela y el contexto de formación, lo que permite situaciones de experiencias y la colaboración entre profesores y estudiantes.