Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20240003&lang=pt vol. 24 num. 82 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editoração de periódicos científicos em educação: tópicos contemporâneos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000300859&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Problematizações em torno da produção científica na pós-graduação em educação: da mercadorização do conhecimento ao produtivismo acadêmico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000300866&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo problematiza o crescente predomínio da produção do conhecimento no campo educacional, sobretudo ao se refletir sobre o processo contínuo de mercadorização do conhecimento, o que afeta os programas de pós-graduação num produtivismo acadêmico. O artigo se desenvolve por meio de duas premissas, que se complementam para aprofundar a abordagem. A primeira delas diz respeito à busca por temas que podem atrair a atenção dos leitores - o que nem sempre reflete a importância dos escritos como resultado do fazer ciência e, por serem lugares-comuns momentâneos, sem uma real contribuição para o avanço científico na área. Já a segunda premissa tenciona, positivamente, a real necessidade de uma avaliação crítica ao observar a relevância e o impacto das pesquisas desenvolvidas, que resultam em artigos delas decorrentes, a fim de promover uma abordagem abrangente das temáticas mais seletivas para o desenvolvimento do conhecimento científico de forma que sejam advindas das práticas sociais dos autores. Diante da segunda premissa, pode-se considerar que esta poderá contribuir significativamente para a editoração das revistas científicas, oportunizando o enfrentamento de questões inadequadas, considerando então o que produz sentido no contexto das comunidades científicas e sociais específicas, enriquecendo, contudo, o diálogo acadêmico com experiências concretas.<hr/>Abstract The article problematizes the growing predominance of knowledge production in the educational field, especially when reflecting on the continuous process of commodification of knowledge, which affects graduate programs in academic productivism. The article is developed through two premises, which complement each other to deepen the approach. The first of these concerns the search for themes that can attract the attention of readers - which does not always reflect the importance of writing as a result of doing science and, because they are momen-tâneos commonplaces, without a real contribution to scientific advancement in the area. The second premise intends, positively, the real need for a critical evaluation to observe the relevance and impact of the research developed, which re-consult in articles resulting from them, in order to promote a comprehensive approach of the most selective themes for the development of scientific knowledge in a way that comes from the social practices of the authors. Given the second premise, it can be considered that this can contribute significantly to the publishing of scientific journals, providing the opportunity to face then considering what makes sense in the context of specific scientific and social communities, but enriching the academic dialogue with concrete experiences.<hr/>Resumen El artículo problematiza el creciente predominio de la producción del conocimiento en el campo educativo, sobre todo al reflejarse sobre el proceso continuo de comercialización del conocimiento, lo que afecta los programas de posgrado en un productivismo académico. El artículo se desarrolla por medio de dos premisas, que se complementan para apro-fundar el abordaje. La primera de ellas se refiere a la búsqueda de temas que pueden atraer la atención de los lectores - lo que no siempre refleja la importancia de los escritos como resultado del hacer ciencia y, por ser lugares-comunes momen-táneos, sin una verdadera contribución para el avance científico en el área. Ya la segunda premisa pretende, positivamente, la real necesidad de una evaluación crítica al observar la relevancia y el impacto de las investigaciones desarrolladas, que re-sultan en artículos de ellas derivadas, a fin de promover un enfoque global de las temáticas más selectivas para el desarrollo del conocimiento científico de manera que se deriven de las prácticas sociales de los autores. Ante la segunda premisa, se puede considerar que ésta podrá contribuir significativamente a la edición de las revistas científicas, oportunizando el enfrentamiento de cuestiones inadecuadas, considerando entonces lo que produce sentido en el contexto de las comunidades científicas y sociales específicas, enriqueciendo, sin embargo, el diálogo académico con experiencias concretas. <![CDATA[Ética na editoração de periódicos científicos: reflexões sobre a formação de acadêmicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000300878&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto objetiva refletir acerca da ética no processo de editoração de periódicos científicos, especialmente de periódicos da Área da Educação, destacando possibilidades de formação de acadêmicos da pós-graduação envolvidos nesse processo. Norteia-se por duas questões: a) o entendimento de publicação científica como meio de desenvolvimento social, pois os artigos tornam-se públicos os resultados de pesquisas que, por sua vez, têm o papel social de contribuir para ampliar o conhecimento teórico e aplicado das diferentes áreas; b) a compreensão de que a formação do pós-graduando para atividades de editoração de periódicos científicos não se restringe a conhecimentos técnicos desse ofício. Essa formação pressupõe uma conduta ética, mediante a qual os jovens tenham consciência da função que a publicação científica exerce na disseminação do conhecimento e na promoção de melhores condições de vida para todos, bem como do significado da sua ação nesse âmbito. Essa reflexão é ampliada pela apresentação de um caso de participação dos doutorandos bolsistas no processo de editoração de um periódico da área de ensino. Essa participação, oportunizou aos doutorandos a compreensão da ética relativa à revisão por pares, aos aspectos formais de editoração, às dificuldades enfrentadas no recebimento pelos editores dos pareceres dos artigos, à importância da qualidade de artigos submetidos a periódicos. Nesse processo formativo, o editor, que também é professor e orientador, é referência aos futuros editores, ou seja, àqueles que darão continuidade ao trabalho das gerações anteriores. Portanto, a formação do jovem editor envolve o conhecimento técnico perpassado pela conduta ética daqueles que formam a nova geração de pesquisadores e de editores.<hr/>Abstract This text aims to reflect on ethics in the process of publishing scientific journals, especially journals in the Education Area, highlighting possibilities for training postgraduate academics involved in this process. It is guided by two issues: a) the understanding of scientific publishing as a means of social development, since articles make public the results of research that, in turn, have the social role of contributing to expanding theoretical and applied knowledge in different areas; b) the understanding that the training of postgraduate students for activities in publishing scientific journals is not restricted to technical knowledge of this profession. This training presupposes ethical conduct, through which young people become aware of the role that scientific publishing plays in the dissemination of knowledge and the promotion of better living conditions for all, as well as the significance of their actions in this area. Such reflection is expanded by the presentation of a case of participation of doctoral students with scholarships in the process of editing a journal in the area of education. This participation provided the doctoral students with the opportunity to understand the ethics related to peer review, the formal aspects of editing, the difficulties faced by editors in receiving opinions on articles, and the importance of the quality of articles submitted to journals. In this training process, the editor, who is also a teacher and advisor, is a reference for future editors, that is, those who will continue the work of previous generations. Therefore, the training of young editors involves technical knowledge permeated by the ethical conduct of those who form the new generation of researchers and editors.<hr/>Resumen Este texto tiene como objetivo reflexionar sobre la ética en el proceso de publicación de revistas científicas, especialmente revistas del Área de Educación, destacando posibilidades para la formación de estudiantes de posgrado involucrados en este proceso. Se guía por dos cuestiones: a) la comprensión de la publicación científica como medio de desarrollo social, en la medida que los artículos hacen públicos los resultados de investigaciones que, a su vez, tienen el rol social de contribuir a ampliar el conocimiento teórico y aplicado de diferentes áreas; b) el entendimiento de que la formación de posgrado para la actividad editorial de revistas científicas no se limita al conocimiento técnico de este oficio. Esta formación presupone una conducta ética, a través de la cual los jóvenes toman conciencia del papel que desempeña la publicación científica en la difusión del conocimiento y la promoción de mejores condiciones de vida para todos, así como el significado de su acción en este contexto. Esta reflexión se amplía con la presentación de un caso de participación de doctorandos becados en el proceso de edición de una revista del área docente. Esta participación brindó la oportunidad a los estudiantes de doctorado de comprender la ética relacionada con la revisión por pares, los aspectos formales de la publicación, las dificultades que enfrentan los editores para recibir opiniones de artículos y la importancia de la calidad de los artículos enviados a las revistas. En este proceso de formación, el editor, que también es docente y asesor, es un referente para los futuros editores, es decir, aquellos que continuarán el trabajo de las generaciones anteriores. Por tanto, la formación de jóvenes editores implica conocimientos técnicos permeados por la conducta ética de quienes forman la nueva generación de investigadores y editores. <![CDATA[Balanço das contribuições apresentadas nos Congressos Nacionais de Editores de Periódicos de Educação (CONEPEd) para a editoração científica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000300892&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo coloca em análise os Congressos Nacionais de Editores de Periódicos de Educação (CONEPEd) com o objetivo de explicitar a recente trajetória deste Congresso que, em 2024, realizou a sua quarta edição. Eles acontecem como eventos do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED) organizado em parceria com a Revista Brasileira de Educação (RBE). Para tanto, uma pesquisa exploratória foi realizada visibilizando o que temos feito nos congressos, suas discussões e contribuições para o presente da editoração de periódicos no Brasil. Foi historicizado nos Congressos Nacionais de Editores de Periódicos de Educação as programações com seus temas, minicursos, eixos temáticos e demais atividades realizadas. Bem como, suas contribuições, redes de apoio, as condições e possibilidades das práticas de publicação e editoração científica na área da educação. É possível afirmar que o CONEPEd vem se constituindo como uma possibilidade efetiva de produção de uma rede colaborativa entre editores de periódicos da educação vinculados ao FEPAE/ANPED, assim como espaço de discussão política sobre editoria científica.<hr/>Abstract This article analyses the National Congresses of Education Journal Editors (CONEPEd) with the aim of explaining the recent trajectory of this Congress, which is holding its fourth edition in 2024. They take place as part of the Forum of Education Journal Editors (FEPAE) of the National Association for Research and Postgraduate Studies in Education (ANPED), organised in partnership with the Brazilian Journal of Education (RBE). To this end, an exploratory study was carried out to visualise what has been done at the congresses, their discussions and contributions to the present of journal publishing in Brazil. The programmes of the National Congresses of Education Journal Editors were historicised, with their themes, short courses, thematic axes and other activities. As well as their contributions, support networks, conditions and possibilities for scientific publishing and editing practices in the field of education. It is possible to say that CONEPEd has become an effective way of producing a collaborative network between editors of education journals linked to FEPAE/ANPED, as well as a space for political discussion on scientific publishing.<hr/>Resumen Este artículo analiza los Congresos Nacionales de Editores de Revistas de Educación (CONEPEd) con el fin de explicar la trayectoria reciente de este Congreso, que en 2024 celebrará su cuarta edición. Tienen lugar como eventos del Foro de Editores de Revistas del Área de Educación (FEPAE) de la Asociación Nacional de Investigación y Posgrado en Educación (ANPED), organizado en colaboración con la Revista Brasileña de Educación (RBE). Para ello, se realizó una investigación exploratoria para visibilizar lo que venimos haciendo en los congresos, sus discusiones y contribuciones al presente de la publicación de revistas en Brasil. En los Congresos Nacionales de Editores de Revistas de Educación se historizaron los programas con sus temáticas, minicursos, ejes temáticos y otras actividades realizadas. Así como sus aportes, las redes de apoyo, las condiciones y posibilidades de la publicación científica y las prácticas editoriales en el área de la educación. Es posible decir que el CONEPEd se ha constituido como una posibilidad efectiva para la producción de una red colaborativa entre editores de revistas educativas vinculadas a FEPAE/ANPED, así como un espacio de discusión política sobre la publicación científica. <![CDATA[Desafios no combate ao plágio na comunidade científica: perspectivas de experiências editoriais*]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000300906&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O plágio representa uma infração ética grave dentro do âmbito acadêmico, manifestando-se quando há apropriação de ideias, textos ou criações sem a devida atribuição ao autor original. Este estudo de revisão bibliográfica objetivou discutir estratégias editoriais empregadas na prevenção e detecção do plágio para publicação em periódicos científicos, levando em consideração as diversas definições de plágio, seus variados tipos e as motivações que levam à sua ocorrência. Para esta pesquisa considera-se sete tipos de plágios, os quais são: plágio integral ou direto, plágio parcial ou indireto, plágio conceitual, plágio de fontes, plágio consentido, plágio por erro técnico e o autoplágio. Através da análise comparativa referente aos aspectos fundamentais (caracterização, detecção, motivações e implicações) das sete modalidades de plágio, identificou-se que, apesar das estratégias editoriais serem fundamentais no combate a esta prática contra os direitos autorais, estas enfrentam desafios significativos devido à complexidade do plágio e à constante evolução das técnicas empregadas para cometê-lo. A pesquisa conclui que a eficácia das estratégias é parcial, sugerindo a necessidade de uma abordagem mais holística que combine métodos educacionais, tecnológicos e políticas claras de prevenção.<hr/>Abstract Plagiarism represents a serious ethical infraction within the academic sphere, manifesting itself when there is appropriation of ideas, texts or creations without due attribuiton to the original author. This bibliographic review study aimed to discuss editorial strategies employed in the prevention and detection of plagiarism for publication in scientific journals, taking into account the different definitions of plagiarism, its different types and the motivations that lead to its occurrennce. For this research, seven types of plagiarism are considered, which are: full or direct plagiarism, partial or indirect plagiarism, conceptual plagiarism, source plagiarism, consented plagiarism, plagiarism due to technical error and self-plagiarism. Through comparative analysis regarding the fundamental aspects (characterization, detection, motivations and implications) of the seven forms of plagiarism, it was identified that, although editorial strategies are fundamental in combating this practice against copyright , they face significant challenges due to the complexity of plagiarism and the evolution of the techniques used to commit it. The research concludes that te effectiveness of the strategies is partial, suggesting the nedd for a more holistic approach that combines educational, technological methods and clear prevention policies.<hr/>Resumen El plagio representa uma infracción ética grave dentro del ámbito académico, manifestándose cuando hay apropiación de ideas, textos o creaciones sin la debida atribuición al autor original. Este estudio de revisión bibliográfica tuvo como objetivo discutir las estrategias editoriales empleadas en la prevención y detección del plagio para su publicación en revistas científicas, sus diferentes tipos y las motivaciones que conducen a su ocurrencia. Para esta investigación se consideran siete tipos de plagio, los cuales son : plagio total o directo, plagio parcial e indirecto, plagio conceptual, plagio de fuente, plagio consentido, plagio por error técnico u autoplagio. A través de un análisis comparativo respecto de los apectos fundamentales (caracterización, detéccion, motivaciones e implicaciones) de las siete forma de plagio, si identificó que, si bien las estrategias editoriales son fundamentales para combatir esta práctica contra el derecho de autor, enfrentan importantes desafíos debido la complejidad del plagio y la constante evolución de las técnicas utilizadas para cometerlo. La investigación concluye que la efectividad de las estrategias es parcial, lo que sugiere la necessidad de un enfoque más holístico que combine métodos educativos, tecnológicos y políticas de prevención claras. <![CDATA[O campo editorial e os desafios contemporâneos: reflexões sobre a Ciência Aberta]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000300925&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo foi refletir sobre os pilares da Ciência Aberta (CA) e sua implementação no espaço Ibero-americano. Este movimento tem sido fundamental para o avanço científico moderno, promovendo colaboração e transparência na pesquisa. O movimento se insere em um contexto de transformações nas formas de produção e circulação de informação e conhecimento, facilitando a rápida divulgação dos resultados de pesquisas, aumentando sua eficiência e impacto. A implementação desta prática científica exige esforços conjuntos de financiadores, instituições e reguladores, transformando profundamente as bases da prática científica e promovendo uma ciência mais colaborativa e eficaz para enfrentar os desafios contemporâneos. No Brasil, o movimento enfrenta desafios na comunicação científica, mas o Brasil não está sozinho, faz parte de um movimento maior que ocorre por toda Iberoamérica. A implementação do acesso aberto, a internacionalização dos periódicos, o enfrentamento à mercantilização do conhecimento científico é central para a democratização do conhecimento. A hegemonia do inglês como língua científica impõe barreiras, mas a colaboração regional pode promover uma ciência mais inclusiva. Porém, Iniciativas como DIALNET, REDIB, LATINDEX, SciELO e Redalyc exemplificam os esforços para integrar a ciência ibero-americana às práticas de Ciência Aberta, visando o desenvolvimento sustentável e a justiça social.<hr/>Abstract The objective of this article was to reflect on the pillars of Open Science (OS) and its implementation in the Ibero-American space. This movement has been fundamental to modern scientific advancement, promoting collaboration and transparency in research. The movement is part of a context of transformations in the forms of production and circulation of information and knowledge, facilitating the rapid dissemination of research results, increasing their efficiency and impact. The implementation of this scientific practice requires joint efforts from funders, institutions and regulators, profoundly transforming the foundations of scientific practice and promoting more collaborative and effective science to face contemporary challenges. In Brazil, the movement faces challenges in scientific communication, but Brazil is not alone, OS is part of a movement that occurs throughout Ibero-America. The implementation of open access, the internationalization of journals, and combating the commodification of scientific knowledge are central to the democratization of knowledge. The hegemony of English as a scientific language imposes barriers, but regional collaboration can promote inclusive science. However, initiatives such as DIALNET, REDIB, LATINDEX, SciELO and Redalyc exemplify efforts to integrate Ibero-American science with Open Science practices, aiming for sustainable development and social justice.<hr/>Resumén El objetivo de este artículo fue reflexionar sobre los pilares de la Ciencia Abierta (CA) y su implementación en el espacio iberoamericano. Este movimiento ha sido fundamental para el avance científico moderno, promoviendo la colaboración y la transparencia en la investigación. El movimiento se enmarca en un contexto de transformaciones en las formas de producción y circulación de información y conocimiento, facilitando la rápida difusión de los resultados de las investigaciones, aumentando su eficiencia e impacto. La implementación de esta práctica científica requiere esfuerzos conjuntos de financiadores, instituciones y reguladores, transformando profundamente los fundamentos de la práctica científica y promoviendo una ciencia más colaborativa y efectiva para enfrentar los desafíos contemporáneos. En Brasil, el movimiento enfrenta desafíos en comunicación científica, pero Brasil no está solo, CAf es parte de un movimiento que ocurre en toda Iberoamérica. La implementación del acceso abierto, la internacionalización de las revistas y la lucha contra la mercantilización del conocimiento científico son fundamentales para la democratización del conocimiento. La hegemonía del inglés como lengua científica impone barreras, pero la colaboración regional puede promover la ciencia inclusiva. Sin embargo, iniciativas como DIALNET, REDIB, LATINDEX, SciELO y Redalyc ejemplifican los esfuerzos por integrar la ciencia iberoamericana con las prácticas de Ciencia Abierta, apuntando al desarrollo sostenible y la justicia social. <![CDATA[Os periódicos em Educação da região Centro-Oeste do Brasil: caracterização, avaliação e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000300963&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Trata-se de investigação que teve como objeto o conjunto de periódicos em Educação da região Centro-Oeste do Brasil que estão cadastrados na coordenação regional Centro-Oeste do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE), vinculado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Atualmente, somam 27 periódicos que estão localizados em Brasília/DF, em Goiás, no Triângulo Mineiro (MG), no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso. Partiu-se das ideias de Araújo; Brzezinski (2006) e de Weiss (2009), bem como de documentos oficiais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação Carlos Chagas (FCC). A análise contemplou a caracterização dos periódicos, em termos de localização, início da publicação, editoria, periocidade, temáticas, indexadores e avaliação no âmbito do Qualis Periódicos. Em seguida, abordou-se os desafios postos atualmente para os periódicos em Educação da região Centro-Oeste, destacadamente, a modernização e a profissionalização e o alcance de indexadores mais robustos. Concluiu-se que houve crescimento da quantidade e aperfeiçoamento da qualidade dos periódicos da região Centro-Oeste e pontuou-se sobre a necessidade de enfrentar e de superar os desafios atuais em busca da continuidade do incremento da qualidade dos periódicos.<hr/>Abstract The subject of this investigation was the group of journals in Education in the Centre-West region of Brazil that are registered with the Centre-West regional coordination of the Forum of Editors of Journals in the Area of Education (FEPAE), linked to the National Association for Postgraduate Studies and Research in Education (ANPEd). There are currently 27 journals located in Brasilia/DF, Goiás, Triângulo Mineiro (MG), Mato Grosso do Sul and Mato Grosso. We used the ideas of Araújo; Brzezinski (2006) and Weiss (2009), as well as official documents from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) and the Carlos Chagas Foundation (FCC). The analysis included a characterisation of the journals, in terms of localisation, start of publication, editors, periodicity, themes, indexers and evaluation within the Qualis Periódicos. Next, the challenges currently facing education journals in the Central-West region were discussed, in particular modernization and professionalization and reaching more robust indexers. It was concluded that there has been an increase in the quantity and improvement in the quality of journals in the Midwest region and it was pointed out that there is a need to face and overcome the current challenges in order to continue increasing the quality of journals.<hr/>Resumen El objeto de esta investigación fue el conjunto de revistas de Educación de la región Centro-Oeste de Brasil registradas en la coordinación regional Centro-Oeste del Foro de Editores de Revistas del Área de Educación (FEPAE), vinculado a la Asociación Nacional de Posgrado e Investigación en Educación (ANPEd). Actualmente hay 27 revistas localizadas en Brasilia/DF, Goiás, Triângulo Mineiro (MG), Mato Grosso do Sul y Mato Grosso. Se utilizaron las ideas de Araújo; Brzezinski (2006) y Weiss (2009), así como documentos oficiales de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Enseñanza Superior (Capes) y de la Fundación Carlos Chagas (FCC). El análisis incluyó una caracterización de las revistas, en términos de localización, inicio de la publicación, editorial, periodicidad, temática, indizadores y evaluación en el ámbito de Qualis Periódicos. A seguir, se debatieron los retos a los que se enfrentan actualmente las revistas de educación en la región Centro-Oeste, en particular la modernización y profesionalización y la consecución de indexadores más sólidos. La conclusión fue que se ha producido un aumento de la cantidad y una mejora de la calidad de las revistas en la región Centro-Oeste, y se destacó la necesidad de afrontar y superar los retos actuales para seguir aumentando la calidad de las revistas. <![CDATA[Aportes empíricos, científicos e tecnológicos à editoração de uma revista científica de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000300976&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Tendo em vista o dossiê apresentado por um grupo de pesquisadores intitulado Editoração de periódicos científicos em Educação: tópicos contemporâneos, propusemo-nos refletir acerca da produção da gestão editorial de um periódico de educação específico para reconstituir pelo crivo do corpus da pesquisa, que combina as matérias dos editoriais da Revista com pesquisas quantitativas, as interdependências notórias e subjacentes e as variações das mudanças dessa produção no período de 2007 a 2023. Metodologicamente, o trabalho de cunho histórico assenta-se no entendimento da dimensão temporal de Elias (1994), especialmente por sua concepção da capacidade humana de relacionar sequências diferentes de mudanças, uma delas servindo de escala de referência para as outras. Em termos de conclusão, o corpus da pesquisa revela que a produção da gestão editorial é logicamente correlata às sequências das variações das mudanças qualitativas e quantitativas, que constituem alicerces para as suas interpendências.<hr/>Abstract In view of the dossier presented by a group of researchers entitled Editing of scientific journals in Education: contemporary topics, we set out to reflect on the production of the editorial management of a specific education journal in order to reconstruct through the sieve of the research corpus, which combines the articles of the Journal's editorials with quantitative research, the notorious and underlying interdependencies and the variations in the changes of this production in the period from 2007 to 2023. Methodologically, the historical work is based on Elias' (1994) understanding of the temporal dimension, especially his conception of the human capacity to relate different sequences of changes, one of which serves as a reference scale for the others. In conclusion, the corpus of the research reveals that the production of editorial management is logically correlated to the sequences of variations in qualitative and quantitative changes, which constitute the foundations for their interdependence.<hr/>Resumen A la vista del dossier presentado por un grupo de investigadores titulado Edición de revistas científicas en Educación: temas contemporáneos, nos propusimos reflexionar sobre la producción de la dirección editorial de una revista específica de educación para reconstituir a través del tamiz del corpus de investigación, que combina los artículos de las editoriales de la Revista con las investigaciones cuantitativas, las interdependencias notorias y subyacentes y las variaciones en los cambios de esta producción en el período de 2007 a 2023. Metodológicamente, el trabajo histórico se basa en la comprensión de Elias (1994) de la dimensión temporal, especialmente en su concepción de la capacidad humana de relacionar diferentes secuencias de cambios, una de las cuales sirve de escala de referencia para las demás. En conclusión, el corpus de la investigación revela que la producción de la gestión editorial está lógicamente correlacionada con las secuencias de variaciones de los cambios cualitativos y cuantitativos, que constituyen los fundamentos de su interdependencia. <![CDATA[A pesquisa atrelada à prática: o caso da Revista Veredas da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000300991&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A pesquisa desempenha um papel fundamental quando possibilita reflexões e inovações em soluções, desde que esteja alinhada com as demandas da vida social. Essa conexão é especialmente relevante na intersecção entre o ambiente acadêmico e profissional, onde as habilidades desenvolvidas na pesquisa científica podem ser aplicadas. Este estudo investiga a produção de natureza formativa do periódico Revista Veredas, publicação da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, com foco na integração entre teoria e prática no contexto educacional que envolve tanto a Rede Municipal de Educação quanto outros interessados. Para isso, a exploração do material e o tratamento dos resultados obtidos juntamente com a interpretação tem como parâmetros de avaliação de revistas os indicadores de Costa e Guimarães (2010); Ferreira (2005); Ferreira e Kryzanowski (2003); Kryzanowsky et al (1991) e Oliveira (2017), sendo que o estudo se fundamenta nas teorias de Kuhn (2011) e Latour (2000) sobre o avanço científico, além de destacar a importância do vínculo entre pesquisa e prática profissional conforme as diretrizes da UNESCO (2010). O artigo enfatiza a relevância da interação entre pesquisa e prática no contexto da Revista Veredas da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba investigando as publicações, formatação, organização, projetos e iniciativas que originam publicações além do fluxo contínuo e outras questões voltadas para este fim.<hr/>Abstract Research plays a fundamental role when it enables reflections and innovations in solutions, as long as it is aligned with the demands of social life. This connection is especially relevant at the intersection between the academic and professional environments, where the skills developed in scientific research can be applied. This study investigates the formative production of the journal Revista Veredas, a publication of the Municipal Department of Education of Curitiba, focusing on the integration between theory and practice in the educational context that involves both the Municipal Education Network and other interested parties. To this end, the exploration of the material and treatment of the results obtained, together with the interpretation, have as parameters for evaluating journals the indicators of Costa and Guimarães (2010); Ferreira (2005); Ferreira and Kryzanowski (2003); Kryzanowsky et al (1991) and Oliveira (2017), and the study is based on the theories of Kuhn (2011) and Latour (2000) on scientific advancement, in addition to highlighting the importance of the link between research and professional practice according to UNESCO guidelines (2010). The article emphasizes the relevance of the interaction between research and practice in the context of the Veredas Journal of the Municipal Department of Education of Curitiba, investigating the publications, formatting, organization, projects and initiatives that give rise to publications in addition to the continuous flow and other issues aimed at this purpose.<hr/>Resumen La investigación juega un papel fundamental cuando posibilita reflexiones e innovaciones en soluciones, siempre y cuando esté alineada con las demandas de la vida social. Esta conexión es especialmente relevante en la intersección entre los entornos académico y profesional, donde se pueden aplicar las habilidades desarrolladas en la investigación científica. Este estudio investiga la producción formativa de la Revista Veredas, publicación del Departamento Municipal de Educación de Curitiba, centrándose en la integración entre teoría y práctica en el contexto educativo que involucra tanto a la Red Municipal de Educación como a otros actores interesados. Para ello, la exploración del material y tratamiento de los resultados obtenidos junto con la interpretación utiliza los indicadores de Costa y Guimarães (2010) como parámetros de evaluación de revistas; Ferreira (2005); Ferreira y Kryzanowski (2003); Kryzanowsky et al (1991) y Oliveira (2017), y el estudio se basa en las teorías de Kuhn (2011) y Latour (2000) sobre el avance científico, además de resaltar la importancia del vínculo entre la investigación y la práctica profesional según las directrices de la UNESCO (2010). El artículo destaca la relevancia de la interacción entre investigación y práctica en el contexto de la Revista Veredas de la Secretaría Municipal de Educación de Curitiba, investigando las publicaciones, formatos, organización, proyectos e iniciativas que originan publicaciones además del flujo continuo y otras cuestiones dirigido a este propósito. <![CDATA[Da teoria às boas práticas editoriais: a experiência da Revista Internacional de Educação Superior da UNICAMP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000301013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O movimento de periódicos acadêmicos para a Internet levou à proliferação de novas abordagens para a publicação, onde o modelo de assinatura não é mais predominante. O jogo de interesses praticado para publicar em editoras e associações científicas, na contemporaneidade abre espaço para a publicação gratuita pelas universidades, trazendo economia e aumentando a divulgação da produção científica no ambiente acadêmico, procurando o compartilhamento das boas práticas entre as instituições. Assim, é primordial que os periódicos científicos sigam as inovações e as boas práticas da editoração científica. Objetivo: Apresentar as boas práticas editoriais utilizadas na Revista Internacional de Educação Superior (RIESup). Metodologia: A pesquisa é caracterizada como um estudo de caso complementado pela análise descritiva das boas práticas implantadas no fluxo editorial de um periódico científico, criado em julho de 2015. Resultados: Como resultado, a revista vem incorporando as melhores práticas editoriais ao longo de seus quase 10 anos de existência, aprimorando-se cada vez mais e acompanhando as inovações no campo da editoria científica. Conclusão: Com a adoção dessas boas práticas e seu aprimoramento constante na editoração científica, a RIESup almeja alcançar cada vez mais a qualidade editorial adotada pelos melhores indexadores mundiais. Por ser um periódico relativamente novo, a RIESup tem interesse em aprender de periódicos brasileiros mais experientes e de compartilhar suas boas práticas editoriais com os periódicos interessados.<hr/>Abstract The movement of academic journals to Internet has resulted in the proliferation of new approaches to publication, where the subscription model is no longer predominant. The game of interests practiced for publishing in scientific publishing houses and associations is now making room for free publication by universities, reducing costs and increasing the dissemination of scientific production in the academic environment, seeking to share good practices among institutions. It is therefore essential that scientific periodicals follow the innovations and good practices of scientific editing. Objective: To present the good editorial practices used by the International Journal of Higher Education (IJHE). Methodology: The research is characterized as a case study complemented by a descriptive analysis of the good practices implemented in the editorial flow of a scientific journal, created in July 2015. Results: As result, the periodical is incorporating the good editorial practices along its almost 10 years of existence, increasingly improving and keeping pace with innovations in the field of scientific publishing. Conclusion: With the adoption of these good practices and its continuous improvement in scientific publishing, IJHE aims to achieve the editorial quality required by the world's best indexers. For being a relatively “young” journal, IJHE is opened to learn from more experienced Brazilian periodicals and to share its good editorial practices with interested periodicals.<hr/>Resumen El movimiento de revistas académicas a Internet ha resultado en la proliferación de nuevos enfoques de publicación, donde el modelo de suscripción ya no es predominante. El juego de intereses practicado para publicar en casas editoriales y asociaciones científicas está ahora dando cabida a la publicación gratuita por parte de las universidades, reduciendo costos y aumentando la difusión de la producción científica en el ámbito académico, buscando compartir buenas prácticas entre las instituciones. Por tanto, es fundamental que las publicaciones científicas sigan las innovaciones y buenas prácticas de la edición científica. Objetivo: Presentar las buenas prácticas editoriales utilizadas por la Revista Internacional de Educación Superior (IJHE). Metodología: La investigación se caracteriza por ser un estudio de caso complementado con un análisis descriptivo de las buenas prácticas implementadas en el flujo editorial de una revista científica, creada en julio de 2015. Resultados: Como resultado, el periódico está incorporando las buenas prácticas editoriales a lo largo de su casi 10 años de existencia, mejorando cada vez más y a la par de las innovaciones en el campo de la publicación científica. Conclusión: Con la adopción de estas buenas prácticas y su mejora continua en la publicación científica, RIESup pretende alcanzar la calidad editorial requerida por los mejores indexadores del mundo. Por ser una revista relativamente “joven”, el RIESup está abierto a aprender de publicaciones periódicas brasileñas más experimentadas y a compartir sus buenas prácticas editoriales con publicaciones periódicas interesadas.. <![CDATA[A formação inicial na Licenciatura em Educação do Campo dirigida para formação humana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000301033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que teve como objetivo analisar, em contexto de pesquisa-formação onto-crítica, o processo de constituição da formação inicial docente na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) dirigido para a formação humana, em uma perspectiva histórico-crítica. Participaram da pesquisa quatro estudantes da Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza. A pesquisa foi desenvolvida nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético, da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa-formação onto-crítica, por meio de dispositivos para formação e produção de dados: relatórios e projetos, encontros formativos, diários formativos. Os dados foram analisados a partir dos núcleos de significação. Os resultados da pesquisa revelam que a formação inicial na LEdoC se dirige para a formação humana em uma perspectiva histórico-crítica, quando é mediada por uma teoria pedagógica crítico-radical, que possibilita o desenvolvimento de significações da atividade de ensino, como condição para promover a compreensão da prática social para além da aparência fenomênica. É necessário, então, criar condições para que, no processo de formação inicial, desenvolvam-se significações da importância da mediação do conhecimento historicamente acumulado presente nos conceitos científicos como condição para o desenvolvimento das máximas capacidades humanas que engendrem a compreensão crítica da realidade e sua transformação qualitativa. As signficações das participantes vão ao encontro dessa compreensão, ao revelarem que o motivo da atividade do professor passa a ser o desenvolvimento do aluno, por meio do estudo e da aprendizagem teórica das legalidades naturais e sociais.<hr/>Abstract This article presents partial results of a research that aimed to analyze in the context of research-training the process of constitution of initial teacher training in the degree in field education directed to human formation in a critical historical perspective. Four students of the Degree in Field Education with qualification in Natural Sciences participated in the research. The research was developed in the theoretical-methodological assumptions of historical-dialectical materialism, historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy. The methodology used was the research-training into-critical through devices for training and production of data: reports and projects, training meetings, training diaries. The data were analyzed from the meaning nuclei. The results of the research reveal that the initial training in LEdoC is directed to human formation in a critical historical perspective, when it is mediated by a radical critical pedagogical theory, which allows the development of meanings of the teaching activity, as a condition to promote the understanding of social practice beyond phenomenal appearance. It is necessary, then, to create conditions for the initial formation process to develop meanings of the importance of mediation of knowledge historically accumulated present in scientific concepts as a condition for the development of maximum human capabilities that generate critical understanding of reality and its qualitative transformation. The participants' meanings meet this understanding by revealing that the reason for the teacher’s activity is the student’s development through the study and theoretical learning of natural and social legalities.<hr/>Resumen El presente artículo presenta resultados parciales de una investigación que tuvo como objetivo analizar en contexto de investigación-formación onto-crítica, el proceso de constitución de la formación inicial docente en la licenciatura en educación del campo dirigido a la formación humana, en una perspectiva histórica crítica. Participaron en la investigación cuatro estudiantes de la Licenciatura en Educación del Campo con habilitación en Ciencias de la Naturaleza. La investigación fue desarrollada en los presupuestos teórico-metodológicos del materialismo histórico-dialéctico, de la psicología histórico-cultural y de la pedagogía histórico-crítica. Como metodología se utilizó la investigación-formación onto-crítica por medio de dispositivos para formación y producción de datos: informes y proyectos, encuentros formativos, diarios formativos. Los datos fueron analizados a partir de los núcleos de significación. Los resultados de la investigación revelan que la formación inicial en la LEdoC se dirige hacia la formación humana en una perspectiva histórica crítica, cuando está mediada por una teoría pedagógica crítica radical, que posibilita el desarrollo de significaciones de la actividad docente, como condición para promover la comprensión de la práctica social más allá de la apariencia fenoménica. Es necesario entonces, crear condiciones para que en el proceso de formación inicial se desarrolle significaciones de la importancia de la mediación del conocimiento históricamente acumulado presente en los conceptos científicos como condición del desarrollo de las máximas capacidades humanas que engendran la comprensión crítica de la realidad y su transformación cualitativa. Las signficaciones de las participantes van al encuentro de esa comprensión al revelar que el motivo de la actividad del profesor pasa a ser el desarrollo del alumno por medio del estudio y del aprendizaje teórico de las legalidades naturales y sociales. <![CDATA[Aprendizagem docente em contextos emergentes: professores iniciantes na área da saúde]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000301051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com professores iniciantes no Centro de Ciências da Saúde. O estudo teve como foco compreender a temática da aprendizagem da docência iniciante na área da saúde em contextos emergentes. Configurou-se como uma pesquisa qualitativa, com a abordagem narrativa sociocultural, e a produção dos dados se deu por meio de entrevistas narrativas a partir de tópicos guia. Nos achados ficou evidente a necessidade de implementação de ações de acolhimento aos docentes iniciantes, nesta fase que é de muitas dúvidas e incertezas. E como desdobramento da pesquisa, construiu-se um protótipo de página de acolhimento aos docentes.<hr/>Abstract This article is an excerpt from a research developed at the Federal University of Santa Maria (UFSM), with beginning professors at the Health Sciences Center. The study focused on understanding the theme of learning from beginning teachers in the area of health in emerging contexts. It was configured as a qualitative research, with a sociocultural narrative approach, and the production of data took place through narrative interviews based on guiding topics. In the findings, it was evident the need to implement welcoming actions for beginning teachers, in this phase of many doubts and uncertainties. And as a result of the research, a prototype of a page was built to welcome teachers.<hr/>Resumen Este artículo es un extracto de una investigación desarrollada en la Universidad Federal de Santa María (UFSM), con profesores principiantes del Centro de Ciencias de la Salud. El estudio se centró en la comprensión del tema del aprendizaje de los docentes principiantes en el área de la salud en contextos emergentes. Se configuró como una investigación cualitativa, con un enfoque narrativo sociocultural, y la producción de datos se realizó a través de entrevistas narrativas basadas en temas guía. En los hallazgos, se evidenció la necesidad de implementar acciones de acogida para docentes principiantes, en esta fase de muchas dudas e incertidumbres. Y como resultado de la investigación, se construyó un prototipo de página para dar la bienvenida a los docentes. <![CDATA[A educação contemporânea sob a perspectiva do neotecnicismo: desafios, ideologias e políticas educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000301067&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo interdisciplinar explora a fundamentação teórica do neotecnicismo pedagógico, em conformidade aos pressupostos de Luiz Carlos de Freitas. Com uma abordagem teórica, bibliográfica e documental, o trabalho adota uma perspectiva qualitativa citada por Fazenda (2013), ao utilizar as contribuições de Freitas (1992, 1994, 2002, 2007, 2011, 2012, 2013, 2014, 2016, 2020) e Freitas et al. (2009). No âmbito das reformas educacionais contemporâneas, especialmente aquelas apoiadas em princípios empresariais, faltam o debate e a definição clara sobre uma educação de qualidade. A ideia de que tal condição seja meramente refletida na obtenção de notas elevadas em testes não se respalda no campo das Ciências da Educação e, tampouco, pode ser considerada a finalidade do ensino sob a perspectiva educativa. Além disso, a ênfase excessiva em avaliações ocasiona competições entre vencedores e perdedores, algo incompatível com os objetivos educacionais almejados.<hr/>Abstract This interdisciplinary study explores the theoretical foundation of pedagogical neotechnicism, in accordance with the assumptions of Luiz Carlos de Freitas. With a theoretical, bibliographic, and documentary approach, the work adopts a qualitative perspective cited by Fazenda (2013), using the contributions of Freitas (1992, 1994, 2002, 2007, 2011, 2012, 2013, 2014, 2016, 2020) and Freitas et al. (2009). Within the scope of contemporary educational reforms, especially those based on business principles, there is a lack of debate and a clear definition of quality education. The idea in which a condition is merely reflected in obtaining high grades in tests is not supported in the field of Educational Sciences, nor can it be considered the purpose of teaching from an educational perspective. Furthermore, excessive emphasis on assessments leads to competitions between winners and losers, something incompatible with the desired educational objectives.<hr/>Resumen Este estudio interdisciplinario explora los fundamentos teóricos del neotécnico pedagógico, en concordancia con los postulados de Luiz Carlos de Freitas. Con un enfoque teórico, bibliográfico y documental, el trabajo adopta una perspectiva cualitativa citada por Fazenda (2013), utilizando las contribuciones de Freitas (1992, 1994, 2002, 2007, 2011, 2012, 2013, 2014, 2016, 2020) y Freitas et al. (2009). En el contexto de las reformas educativas contemporáneas, especialmente aquellas respaldadas en principios empresariales, falta el debate y la definición clara sobre una educación de calidad. La idea de que tal condición se refleje meramente en la obtención de altas calificaciones en pruebas no tiene fundamento en el campo de las Ciencias de la Educación y tampoco puede considerarse como el propósito de la enseñanza desde una perspectiva educativa. Además, el énfasis excesivo en las evaluaciones genera competencias entre ganadores y perdedores, algo incompatible con los objetivos educativos deseados. <![CDATA[Gamificação e conceitos matemáticos na Educação de Jovens e Adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000301082&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Educação de Jovens e Adultos (EJA) atualmente têm o desafio de atender jovens e adultos em suas trajetórias humanas. Portanto, a finalidade dessa modalidade, não pode ser somente de suplência das carências de escolarização, devendo também garantir direitos específicos. No conjunto desses sujeitos, encontram-se jovens e adultos que buscam, no acesso à educação, meios para dar continuidade ao seu desenvolvimento humano e social. Sendo assim, podemos destacar que esta modalidade de ensino se insere no cenário educacional brasileiro com questões específicas no que se refere às práticas pedagógicas. Considerando a necessidade de práticas pedagógicas que abarquem a compreensão das relações e das condições sociais dos jovens e adultos, no presente artigo, traz-se para o debate a gamificação e a aprendizagem dos conceitos matemáticos nesta modalidade de ensino. Em termos metodológicos, empregaram-se os referenciais da pesquisa qualitativa, utilizando a observação para coleta de dados. A pesquisa teve como sujeitos uma professora e seus respectivos alunos da turma de Nivelamento 1º Segmento, de um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), localizado em um município do estado de Santa Catarina. Constatou-se que a aprendizagem baseada na gamificação favorece o desenvolvimento de competências cada vez mais importantes e necessárias para o século XXI, como a resolução de problemas, a literacia digital e o pensamento crítico e a colaboração entre pares.<hr/>Abstract Youth and Adult Education (EJA) currently faces the challenge of assisting young people and adults in their human trajectories. Therefore, the purpose of this modality cannot only be to replace schooling needs, but must also guarantee specific rights. Not together with these subjects, we find young people and adults who seek, not access to education, means to give continuity to their human and social development. Thus, we can highlight that this modality of teaching is inserted in the Brazilian educational context with specific quests that refer to pedagogical practices. Considering the need for pedagogical practices that encompass the understanding of the relationships and social conditions of young people and adults, do not present articles, draw up or debate gamification and learning of two mathematical concepts in this teaching modality. In methodological terms, we employ qualitative research references, using observation to collect data. The investigation involves a professor and her respective students of the 1st Segment Level class, of a Youth and Adult Education Center (CEJA), located in a municipality in the state of Santa Catarina. It is confirmed that gamification-based learning favors the development of increasingly important and necessary competencies for the 21st century, such as problem solving, digital literacy, critical thinking, and peer collaboration.<hr/>Resumen La Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) tiene hoy el desafío de atender a jóvenes y adultos en sus trayectorias humanas. Por tanto, el objetivo de esta modalidad no puede ser sólo cubrir las necesidades de escolarización, sino que también debe garantizar derechos específicos. No conjunto desses sujeitos, encontram-se jóvenes y adultos que buscan, no acesso à educação, meios para dar continuidade ao su desenvolvimento humano e social. Así mismo, podemos destacar que esta modalidad de enseñanza se inserta en el escenario educativo brasileño con preguntas específicas no que se refieren a prácticas pedagógicas. Considerando la necesidad de prácticas pedagógicas que abarquem a comprender las relaciones y las condiciones sociales de jóvenes y adultos, no presente artigo, traz-se para o debate a gamificação e a aprendizagem dos conceitos matemáticos nesta modalidade de ensino. Em termos metodológicos, empregaram-se os referenciais da pesquisa qualitativa, utilizando una observación para coleta de dados. A pesquisa teve como sujetos uma profesora y sus respectivos alunos da turma de Nivelamento 1º Segmento, de un Centro de Educação de Jóvenes e Adultos (CEJA), localizado en un municipio del estado de Santa Catarina. Constatou-se que un aprendizagem basado en gamificação favorece el desarrollo de competencias cada vez más importantes y necesarias para el siglo XXI, como la resolución de problemas, la alfabetización digital, el pensamiento crítico y la colaboración entre pares. <![CDATA[Resolução de problemas no ensino de Química: uma revisão integrativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000301104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esse estudo propõe uma revisão de literatura integrativa acerca da Resolução de Problemas (RP) no ensino da química ao nível fundamental e médio. Para tanto, empregou-se a metodologia Revisão Sistemática Integrativa, dividindo-se em 6 passos, utilizando como campo de busca o Banco de Teses e Dissertações da CAPES e o Banco Digital de Teses e Dissertações. Os resultados evidenciaram, além da pequena quantidade de trabalhos, que os referenciais teóricos adotados estão pautados em uma vertente construtivista, e a tipologia de problemas está referenciada em Lopes, Laudan e Pozo. Há uma predominância de produções nas regiões nordeste e sul acerca da metodologia RP, e uma variedade de estratégias didáticas utilizadas para abordar os problemas. A partir da Análise de Conteúdo, as categorias C1 e C2 evidenciam a necessidade de refletir sobre as habilidades requeridas e intencionadas para resolver os problemas, enquanto metodologia ativa. Defende-se nesse estudo problemas que possibilitem a aquisição de tomada de decisão, sendo evidente que a RP desenvolva habilidades, protagonismo e criatividade dos alunos, com grande potencial a ser explorado no ensino e aprendizado da química.<hr/>Abstract This study proposes an integrative literature review on Troubleshooting (RP) in chemistry teaching at the elementary and high school levels. The Integrative Systematic Review methodology was employed, consisting of 6 steps, using the CAPES Thesis and Dissertation Database and the Digital Thesis and Dissertation Bank as search fields. The results highlighted, in addition to the limited number of works, that the adopted theoretical frameworks are based on a constructivist approach, and the typology of problems is referenced in Lopes, Laudan, and Pozo. There is a predominance of productions in the northeast and south regions regarding the RP methodology, and a variety of didactic strategies used to address the problems. Through Content Analysis, Categories C1 and C2 highlight the need to reflect on the skills required and intended to solve problems as an active methodology. This study advocates for problems that allow the acquisition of decision-making skills, making it clear that RP develops students' skills, protagonism, and creativity, with great potential to be explored in the teaching and learning of chemistry.<hr/>Resumen Este estudio propone una revisión integradora de la literatura sobre Resolución de Problemas (RP) en la enseñanza de la química en los niveles elemental y secundario. Para ello, se utilizó la metodología de Revisión Sistemática Integrativa, dividida en 6 pasos, utilizando como campo de búsqueda el Banco de Tesis y Tesis CAPES y el Banco de Tesis y Tesis Digital. Los resultados mostraron, además del pequeño número de trabajos, que los referentes teóricos adoptados se basan en un aspecto constructivista, y la tipología de problemas está referenciada en Lopes, Laudan y Pozo. Existe predominio de producciones en las regiones noreste y sur respecto a la metodología de PR, y variedad de estrategias didácticas utilizadas para abordar los problemas. Desde Análisis de Contenidos, las categorías C1 y C2 destacan la necesidad de reflexionar sobre las habilidades requeridas y destinadas a la resolución de problemas, como metodología activa. Este estudio defiende problemas que posibilitan la adquisición de la toma de decisiones, y se evidencia que la PR desarrolla habilidades, protagonismo y creatividad en los estudiantes, con gran potencial para ser explorado en la enseñanza y el aprendizaje de la química. <![CDATA[Formação docente e o desafio da indução: contribuições de uma pesquisa-formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000301121&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo decorre de investigação delineada teórico-metodologicamente em torno de uma pesquisa-formação. Nele se objetiva analisar ações de indução profissional docente mobilizadas no seio do processo investigativo com vistas à construção de políticas de formação de professores/as. A indução profissional é assumida como apoio formativo sistemático ao docente que se encontra nos primeiros anos da carreira. A pesquisa-formação se inscreve no campo da narrativa enquanto atividade (auto)biográfica, conduzida pela aposta na troca entre pares como uma estratégia de partilha e enfrentamento das dificuldades que interpelam professores/as iniciantes no processo de socialização profissional. Participaram do estudo professores/as com até 5 anos de exercício profissional, vinculados a distintas redes públicas de ensino. A análise considerou a observação, registros de campo e narrativas produzidas pelos participantes. As constatações indicam que a pesquisa-formação se confirmou como um dispositivo profícuo de indução profissional docente e de (trans)formação no processo de vivê-la coletivamente, posto que a formação por ela engendrada se traduziu em um percurso de reflexão intensa acerca dos aspectos facilitadores e dificultadores desse primeiro ciclo profissional.<hr/>Abstract The article arises from an investigation theoretically-methodologically designed around research-education. It aims to analyze teacher induction actions mobilized within the investigative process with a view to building teacher education policies. Teacher induction is seen as systematic education support for teachers who are in the first years of their career. Education research is part of the field of narrative as an (auto)biographical activity, driven by a focus on exchange between peers as a strategy for sharing and facing the difficulties that challenge beginner teachers in the process of professional socialization. Teachers with up to 5 years of professional experience, linked to different public education networks, participated in the study. The analysis considered observation, field records and narratives produced by participants. The findings indicate that research-education was confirmed as a fruitful device for teaching induction and (trans)formation in the process of living it collectively, given that the education it engendered translated into a path of intense reflection on the facilitating aspects and obstacles to this first professional cycle.<hr/>Resumen El artículo surge de una investigación teórica-metodológicamente diseñada en torno a la investigación sobre formación. Tiene como objetivo analizar las acciones de inducción docente movilizadas en el proceso investigativo con miras a la construcción de políticas de formación docente. La inducción docente se considera un apoyo sistemático a la formación de docentes que se encuentran en los primeros años de su carrera. La investigación en formación se inscribe en el campo de la narrativa como actividad (auto)biográfica, impulsada por un enfoque en el intercambio entre pares como estrategia para compartir y enfrentar las dificultades que desafían a los docentes principiantes en el proceso de socialización profesional. En el estudio participaron docentes con hasta 5 años de experiencia profesional, vinculados a diferentes redes de educación pública. El análisis consideró la observación, registros de campo y narrativas producidas por los participantes. Los hallazgos indican que la investigación-formación se confirmó como un dispositivo fructífero para la inducción y (trans)formación docente en el proceso de vivirla colectivamente, dado que la formación que generó se tradujo en un camino de intensa reflexión sobre los aspectos facilitadores y obstáculos de esta. primer ciclo profesional. <![CDATA[Acolhida e inclusão: língua familiar e língua de acolhimento a partir de uma narrativa escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000301135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A presença das crianças em processos migratórios não é uma realidade nova, reconhecendo-se os fenômenos psicológicos da infância em vivência da diversidade migrante. Já os modos de acolhida na escola envolvem o debate sobre a língua de acolhimento e processos inclusivos. O acesso à escola e à aprendizagem dizem respeito ao desenvolvimento psíquico e cognitivo na infância. Nos estudos da linguagem e escola não ousamos mais falar de língua materna, mas língua familiar, já à escola - no Brasil - cabe não apenas oferecer o português como língua de acolhimento, mas proporcionar processos inclusivos à infância em diversidade migrante. A pesquisa reportada no presente artigo põe em evidência categorias compreensivas que exploram os modos como se opera na escola a língua de acolhimento e processos inclusivos de crianças migrantes. O artigo tematiza os conceitos de língua familiar (L1) e português como língua de acolhimento (PLAc). Compreendeu-se que a barreira que envolve a interação linguística pode se mostrar como um desafio importante a ser enfrentado pelas crianças migrantes ao chegarem à escola, em alguns casos sob a interseccionalidade de raça e classe. Usando da estratégia de cena escolar como pesquisa-ação foram apresentados 3 episódios que ensejaram ações acolhedoras e processos inclusivos. A língua portuguesa foi a língua de acolhimento e o crioulo haitiano a língua familiar. Foram reconhecidas: atitudes intuitivas da professora, interações afetivas entre escola e família, uso de eventos escolares como ponte ao acolhimento intercultural e a aprendizagem da língua de acolhimento como educação inclusiva.<hr/>Abstract The presence of children in migratory processes is not a new reality, recognizing the psychological phenomena of childhood experiencing migrant diversity. On the other hand, the welcoming ways at school involve the debate about the welcoming language and inclusive processes. Access to school and learning are related to psychic and cognitive development in childhood. In studies of language and school, we no longer speak of the mother tongue, but a family language, whereas the school - in Brazil - is responsible not only for offering Portuguese as a welcoming language, but also for providing inclusive processes for childhood in migrant diversity. The research reported in this article highlights comprehensive categories that explore the ways in which the welcoming language and inclusive processes of migrant children operate at school. The article discusses the concepts of family language and Portuguese as a welcoming language. It was understood that the barrier involving linguistic interaction can prove to be an important challenge to be faced by migrant children when they arrive at school, in some cases under the intersectionality of race and class. Using the school scene strategy as an action research, 3 episodes were presented that gave rise to welcoming actions and inclusive processes. Portuguese was the welcoming language and Haitian Creole the family language. The following were recognized: intuitive attitudes of the teacher, affective interactions between school and family, use of school events as a bridge to intercultural welcoming and teaching the welcoming language as inclusive education.<hr/>Resumen La presencia de niños en procesos migratorios no es realidad nueva, reconociéndose los fenómenos psicológicos de la infancia bajo la diversidad migrante. Por otro lado, las formas de acogida en la escuela implican el debate sobre la lengua de acogida y los procesos inclusivos. El acceso a la escuela y el aprendizaje están relacionados con el desarrollo psíquico y cognitivo. En los estudios de lengua y escuela, ya no hablamos lengua materna, sino lengua familiar, mientras que la escuela - en Brasil - es responsable no sólo de ofrecer el portugués como lengua de acogida, sino propiciar procesos inclusivos para la infancia en diversidad inmigrante. La investigación reportada en este artículo destaca categorías comprensivas que exploran las formas en que la lengua familiar y los procesos inclusivos de los niños migrantes operan en la escuela. El artículo discute los conceptos de lengua familiar y portugués como lengua de acogida. Fue entendido que la barrera que implica la interacción lingüística puede resultar un desafío importante a ser enfrentado por los niños migrantes al llegar a la escuela, en algunos casos bajo la interseccionalidad de raza y clase. Utilizando la estrategia de escena escolar como investigación-acción, se presentaron 3 episodios que dieron lugar a acciones de acogida y procesos inclusivos. El portugués fue la lengua de acogida y el criollo haitiano la lengua familiar. Se reconocieron: actitudes intuitivas del docente, interacciones afectivas entre escuela y familia, uso de los eventos escolares como puente para acogida intercultural y enseñanza de la lengua de acogida como educación inclusive. <![CDATA[Educação a distância e identidade profissional docente: tendências e possibilidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000301152&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No Brasil, a Educação a Distância, ao longo do tempo, atravessou a era dos Correios, passando pelo rádio e pela televisão, vivendo, hoje, o tempo da internet e provocando, com isso, transformações no campo social, cultural e educacional que afetam diretamente a identidade profissional em todas as áreas. Nesse contexto o presente estudo infere acerca da relação existente entre a Educação a Distância (EaD) e a Identidade Profissional Docente, elencando como problemática de pesquisa o seguinte questionamento: quais as implicações educacionais e pedagógicas incididas sobre a identidade profissional docente, oriundas dos incrementos pedagógicos e docentes da Educação a Distância? O objetivo é, portanto, analisar a relação existente entre o surgimento e a consolidação da EaD no Brasil, seus avanços pedagógicos e a influência da virtualidade na formação de professores. A pesquisa se configura como sendo exploratória, de abordagem qualitativa. Os resultados revelam que a EaD se configura como uma modalidade de ensino que demanda práticas educativas, pedagógicas e docentes alinhadas às necessidades provenientes da virtualidade. Evidenciam, ainda, que ela oferece novas oportunidades de desenvolvimento profissional, por fomentar a exploração de novas abordagens tecnológicas e pedagógicas, impactando na reelaboração da identidade docente.<hr/>Abstract In Brazil, Distance Education, over time, went through the era of the Post Office, passing through the radio and television, living, today, the time of the internet and provoking, with this, transformations in the social, cultural and educational field that affect professional identity directly in all areas. In this context, the present study infers about the relationship between Distance Education (EaD) and the Teaching Professional Identity, listing the following question as a research problem: what are the educational and pedagogical implications focused on the teaching professional identity, arising from the pedagogical increments and teachers of Distance Education? The objective is, therefore, to analyze the relationship between the emergence and consolidation of DE in Brazil, its pedagogical advances and the influence of virtuality in teacher training. The research is configured as being exploratory, with a qualitative approach. The results reveal that EaD is configured as a teaching modality that demands educational, pedagogical and teaching practices aligned with the needs arising from virtuality. They also show that it offers new opportunities for professional development, by encouraging the exploration of new technological and pedagogical approaches, impacting on the re-elaboration of the teaching identity.<hr/>Resumen En Brasil, la Educación a Distancia, con el tiempo, pasó por la era del Correo, pasando por la radio y la televisión, viviendo, hoy, la época de internet y provocando, con eso, transformaciones en el campo social, cultural y educativo que afectan directamente a la identidad profesional en todos los ámbitos. En este contexto, el presente estudio infiere sobre la relación entre la Educación a Distancia (EaD) y la Identidad Profesional Docente, apuntando como problema de investigación la siguiente interrogante: ¿cuáles son las implicaciones educativas y pedagógicas enfocadas a la identidad profesional docente, derivadas de la incrementos y profesores de Educación a Distancia? El objetivo es, por lo tanto, analizar la relación existente entre el surgimiento y la consolidación de la ED en Brasil, sus avances pedagógicos y la influencia de la virtualidad en la formación de profesores. La investigación se configura como exploratoria, con enfoque cualitativo. Los resultados revelan que la EaD se configura como una modalidad de enseñanza que demanda prácticas educativas, pedagógicas y didácticas alineadas con las necesidades derivadas de la virtualidad. También muestran que ofrece nuevas oportunidades de desarrollo profesional, al incentivar la exploración de nuevos enfoques tecnológicos y pedagógicos, incidiendo en la reelaboración de la identidad docente. <![CDATA[Perspectivas teóricas da formação continuada no Atendimento Educacional Especializado: um estudo em teses e dissertações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000301172&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em tempos de educação inclusiva, a formação continuada para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), importante serviço da Educação Especial no Brasil, tornou-se objetivo fulcral para a concretização desse recente e desafiador paradigma de ensino. As teorias e referenciais teóricos mobilizados nessa formação também merecem atenção, pois de algum modo, foram redirecionados em consonância com os pressupostos da inclusão escolar. Com esteio na Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski, este escrito objetiva conhecer as perspectivas teóricas presentes em propostas de formação continuada para professores do AEE. Assumindo natureza qualitativa, o estudo se caracteriza como Estado da Arte. O mapeamento recorreu à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), resultando em sete dissertações que foram analisadas mediante a Análise de Conteúdo. O estudo expressou que, embora existam reconhecidos avanços provenientes da perspectiva da educação inclusiva, a confluência entre diferentes abordagens teóricas é premente na formação continuada para o AEE. O ecletismo de teorias torna os professores do AEE profissionais genéricos, formatados para responder a determinado fim, sem embasamentos teóricos claros e consistentes. Urge pensar numa formação coletiva e transformadora, em que os sentidos produzidos pelos professores os ajudem a superar, criticamente, as contradições que envolvem a sua atuação e formação docentes.<hr/>Abstract In times of inclusive education, continuing training for Atendimento Educacional Especializado (AEE) teachers, an important Special Needs Education service in Brazil, has become a key goal for the implementation of this recent and challenging teaching paradigm. Theories and theoretical references surrounding the subject also deserve attention as they were somehow redirected in line with the assumptions of school inclusion. Based on Vigotski's cultural-historical psychology, the article aims at approaching the theoretical perspectives adopted in proposals of continuing education for teachers working with AEE. Due to the qualitative nature of the research, the paper is a State of the Art and took the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) as database. The data survey resulted in seven theses, which were analyzed based on Content Analysis. Although there are recognized advances from the perspective of inclusive education, the study showed that the confluence between different theoretical approaches is urgent in continuing training for AEE. The eclecticism of theories makes the AEE teachers generic professionals who are adapted and formatted to respond to a certain purpose, without clear theoretical foundations about their teaching performance. It is imperative to think of a collective and transformative training, in which the meanings produced by the teachers help them to overcome, in a critical way, the contradictions that involve their performance and training.<hr/>Resumen En tiempos de educación inclusiva, la formación continua de los docentes del Atendimento Educacional Especializado (AEE), un importante servicio de Educación Especial en Brasil, se ha convertido en un objetivo clave para la implementación de este reciente y desafiante paradigma de enseñanza. Las teorías y las referencias teóricas que movilizan el tema también merecen atención, ya que de alguna manera fueron reorientados en línea con los supuestos de la inclusión escolar. Basado en la psicología histórico-cultural de Vigotski, el artículo tiene como objetivo acercarse a las perspectivas teóricas adoptadas en las propuestas de formación permanente para maestros que actúan en el AEE. Dada la naturaleza cualitativa de esta investigación, el estudio es un estado del arte y tomó como base de datos la Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). El levantamiento de datos resultó en siete disertaciones, que fueron analizadas a partir del Análisis de Contenido. Aunque existen avances reconocidos desde la perspectiva de la educación inclusiva, el estudio demostró que la confluencia entre diferentes enfoques teóricos es urgente en la formación continua del AEE. El eclecticismo de las teorías convierte los docentes del AEE en profesionales genéricos que se adaptan y formatean para responder a un determinado propósito, sin fundamentos teóricos claros sobre su desempeño docente. Es imperativo pensar en una formación colectiva y transformadora, en la que los significados producidos por los maestros los ayuden a superar, de manera crítica, las contradicciones que envuelven su desempeño y formación <![CDATA[Formação de professores em perspectiva colaborativa: uma investigação sobre grupos de pesquisa brasileiros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000301192&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta informações provenientes de uma pesquisa de doutorado em fase de conclusão, realizada em um Programa de Pós-Graduação em Educação no Sudeste do Brasil. A pesquisa, baseada em dados do Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), identifica grupos brasileiros que atuam na formação de professores e se apresentam como colaborativos. Para a discussão, são mobilizados os conceitos de formação de professores, colaboração e relações entre universidade e escola básica. O percurso metodológico permitiu mapear a crescente presença desses grupos nas cinco regiões brasileiras e identificar o seu perfil colaborativo. Além disso, possibilitou analisar alguns sentidos de colaboração que esses grupos expressam: colaboração como metodologia de pesquisa; colaboração como dinâmica de trabalho do grupo; colaboração como relação de parceria com a escola básica; colaboração como metodologia de formação de professores. Sem a pretensão de esgotar a temática, buscou-se contribuir para a expansão e o aprofundamento do debate sobre grupos colaborativos no Brasil, bem como incitar a realização de novas investigações que favoreçam a consolidação desses grupos e a formulação de propostas de formação de professores que rompam com modelos baseados no individualismo, no isolamento, na descontextualização e na fragmentação dos saberes docentes.<hr/>Abstract The article presents information from a doctoral research study nearing completion, conducted in a Graduate Program in Education in Southeast Brazil. The research, based on data from the Directory of Research Groups of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), identifies Brazilian groups working in teacher education that present themselves as collaborative. For the discussion, the concepts of teacher education, collaboration, and the relationship between universities and basic education schools are employed. The methodological approach allowed mapping the growing presence of these groups in the five Brazilian regions and identifying their collaborative profile. Additionally, it enabled the analysis of some meanings of collaboration that these groups express: collaboration as a research methodology, collaboration as the group's work dynamic, collaboration as a partnership with basic education schools, and collaboration as a teacher education methodology. Without intending to exhaust the topic, the aim was to contribute to the expansion and deepening of the debate on collaborative groups in Brazil and to encourage new investigations that promote the consolidation of these groups and the formulation of teacher education proposals that break away from models based on individualism, isolation, decontextualization, and fragmentation of teaching knowledge.<hr/>Resumen El artículo presenta información proveniente de una investigación doctoral en fase de conclusión, realizada en un Programa de Posgrado en Educación en el Sudeste de Brasil. La investigación, basada en datos del Directorio de Grupos de Investigación del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq), identifica grupos brasileños que actúan en la formación de profesores y se presentan como colaborativos. Para la discusión, se movilizan los conceptos de formación de profesores, colaboración y relaciones entre universidad y escuela básica. El enfoque metodológico permitió mapear la creciente presencia de estos grupos en las cinco regiones brasileñas e identificar su perfil colaborativo. Además, permitió analizar algunos sentidos de colaboración que estos grupos expresan: colaboración como metodología de investigación; colaboración como dinámica de trabajo del grupo; colaboración como relación de asociación con la escuela básica; colaboración como metodología de formación de profesores. Sin la pretensión de agotar el tema, se buscó contribuir a la expansión y profundización del debate sobre los grupos colaborativos en Brasil, así como incitar la realización de nuevas investigaciones que favorezcan la consolidación de estos grupos y la formulación de propuestas de formación de profesores que rompan con modelos basados en el individualismo, el aislamiento, la descontextualización y la fragmentación de los saberes docentes. <![CDATA[A conquista da autonomia universitária plena: desafios para a consolidação da educação superior pública, gratuita e de qualidade nas IEES do Paraná (1990-2021)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000301216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo consiste em investigar se a conquista da autonomia universitária plena (AUP) pelas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná é a política capaz de consolidar a educação superior pública, gratuita e de qualidade. A presente pesquisa caracteriza-se como explicativa. No que tange à abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os Dirigentes (Reitores, Pró-Reitores Acadêmicos e Pró-Reitores Administrativos) de quatro universidades estaduais do Paraná: UEM, UEL, UENP e UNESPAR. Os dados coletados foram classificados por meio de categorias de análise de conteúdo. Constatou-se que no Estado do Paraná, desde o ano de 1990, várias ações foram realizadas pelas IEES na tentativa de se conquistar a AUP, porém todas não obtiveram sucesso. Observa-se, por meio das entrevistas, que os gestores são favoráveis à conquista da AUP, sendo, para eles, a condição necessária para a consolidação da educação superior pública, gratuita e de qualidade.<hr/>Abstract The aim of this article is to investigate whether the achievement of full university autonomy (FUA) by the State Institutions of Higher Education (SIHE) in Paraná is a policy capable of consolidating public, free and quality higher education. This research is characterized as explanatory. The approach to the problem is qualitative. To collect the data, semi-structured interviews were conducted with the Directors (Rectors, Academic Pro-Rectors and Administrative Pro-Rectors) of four state universities in Paraná: UEM, UEL, UENP and UNESPAR. The data collected was classified using content analysis categories. It was found that in the state of Paraná, since 1990, various actions have been taken by the institutions to achieve the FUA, but all of them have been unsuccessful. The interviews showed that managers are in favor of obtaining the FUA, as they see it as a necessary condition for consolidating public, free and quality higher education.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es investigar si la conquista de la plena autonomía universitaria (PAU) por las Instituciones Estatales de Enseñanza Superior (IEES) de Paraná es una política capaz de consolidar una enseñanza superior pública, gratuita y de calidad. Esta investigación se caracteriza por ser explicativa. El abordaje del problema es cualitativo. Para la recolección de los datos se realizaron entrevistas semiestructuradas con los Directores (Rectores, Prorrectores Académicos y Prorrectores Administrativos) de cuatro universidades estatales de Paraná: UEM, UEL, UENP y UNESPAR. Los datos recogidos se clasificaron mediante categorías de análisis de contenido. Se constató que, en el estado de Paraná, desde 1990, las IES han emprendido diversas acciones para intentar alcanzar la AUP, pero todas han sido infructuosas. Las entrevistas muestran que los gestores están a favor de la consecución de la AUP, ya que la consideran una condición necesaria para consolidar una enseñanza superior pública, gratuita y de calidad. <![CDATA[Desigualdades de oportunidades educacionais: uma análise do Ioeb nos municípios do Espírito Santo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000301237&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) é um indicador que quantifica a contribuição de cada município ou Estado para o sucesso educacional de seus residentes. Esse índice é derivado de uma combinação ponderada de medidas de insumos e resultados, controlados pelo contexto familiar. Este artigo tem como objetivo analisar o algoritmo subjacente ao Ioeb, assim como os resultados obtidos pelos municípios do Espírito Santo, assumidos como unidades de análise. A pesquisa emprega uma abordagem metodológica mista, começando com uma fase qualitativa, por meio de pesquisa documental sobre o indicador, seguida por uma fase quantitativa, que inclui análises estatísticas descritivas e inferenciais. Os resultados revelam a complexa estrutura do algoritmo do Ioeb, alinhando-se com as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação para o decênio. As análises dos resultados educacionais no Espírito Santo demonstram uma significativa correlação com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Além disso, evidenciam disparidades marcantes na distribuição dos índices entre os municípios, apesar de avanços recentes. A microrregião Sudoeste Serrana destaca-se pelos melhores resultados educacionais, enquanto municípios nas extremidades norte e sul necessitam de melhorias substanciais para garantir o direito à aprendizagem, conforme preceitos constitucionais. Também se sinaliza para a elevada proporção de matrículas em municípios com limitadas oportunidades educacionais, incapazes de progredir no índice. Em face desses resultados, recomenda-se uma atenção especial por parte dos gestores e formuladores de políticas educacionais estaduais sobretudo a esses municípios, visando contribuir para o aprimoramento do sistema educacional no âmbito do estado.<hr/>Abstract The Brazilian Educational Opportunities Index (IOEB) is an indicator that quantifies the contribution of each municipality or state to the educational success of its residents. This index is derived from a weighted combination of input and outcome measures, controlled by the familial context. This article aims to analyze the algorithm underlying the IOEB, as well as the results obtained by the municipalities in Espírito Santo, assumed as units of analysis. The research employs a mixed-methods approach, commencing with a qualitative phase through documentary research on the indicator, followed by a quantitative phase involving descriptive and inferential statistical analyses. The results reveal the intricate structure of the IOEB algorithm, aligning with the goals set by the National Education Plan for the decade. Analyses of educational outcomes in Espírito Santo demonstrate a significant correlation with the results of the Basic Education Development Index. Furthermore, they highlight marked disparities in the distribution of indices among municipalities, despite recent advances. The Southwest Serrana microregion stands out for its superior educational results, while municipalities at the northern and southern extremities require substantial improvements to ensure the right to learning, in accordance with constitutional principles. Attention is also drawn to the high proportion of enrollments in municipalities with limited educational opportunities, unable to progress in the index. In light of these results, special attention is recommended for state-level educational managers and policymakers, particularly for these municipalities, aiming to contribute to the enhancement of the educational system within the state;.<hr/>Resumen El Índice de Oportunidades de la Educación Brasileña (IOEB) es un indicador que cuantifica la contribución de cada municipio o estado al éxito educativo de sus residentes. Este índice se deriva de una combinación ponderada de medidas de insumos y resultados, controlados por el contexto familiar. Este artículo tiene como objetivo analizar el algoritmo subyacente al IOEB, así como los resultados obtenidos por los municipios de Espírito Santo, asumidos como unidades de análisis. La investigación emplea un enfoque metodológico mixto, comenzando con una fase cualitativa a través de la investigación documental sobre el indicador, seguida por una fase cuantitativa que incluye análisis estadísticos descriptivos e inferenciales. Los resultados revelan la compleja estructura del algoritmo del IOEB, alineándose con los objetivos establecidos por el Plan Nacional de Educación para la década. Los análisis de los resultados educativos en Espírito Santo demuestran una correlación significativa con los resultados del Índice de Desarrollo de la Educación Básica. Además, destacan disparidades marcadas en la distribución de los índices entre los municipios, a pesar de los avances recientes. La microrregión Sudoeste Serrana se destaca por sus mejores resultados educativos, mientras que los municipios en las extremidades norte y sur requieren mejoras sustanciales para garantizar el derecho a aprender, de acuerdo con los principios constitucionales. También se señala la alta proporción de matrículas en municipios con oportunidades educativas limitadas, incapaces de progresar en el índice. A la luz de estos resultados, se recomienda prestar atención especial por parte de los gestores y formuladores de políticas educativas estatales, especialmente a estos municipios, con el objetivo de contribuir al perfeccionamiento del sistema educativo dentro del estado. <![CDATA[Rankings acadêmicos na educação superior brasileira: a trajetória do Guia do Estudante (1986-2018)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000301254&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Estudos demonstram que os rankings acadêmicos vêm se constituindo, no Brasil, como emergente campo de estudo, de caráter multidisciplinar, por meio de uma embrionária literatura científica em expansão, produzida por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento preocupados pela compreensão da dinâmica de funcionamento desses instrumentos de avaliação externa. Este artigo se dedica ao estudo dos chamados rankings acadêmicos nacionais, tendo como objetivo compreender a trajetória do Guia do Estudante, umas das pioneiras tabelas classificatórias, na forma de rating de cursos e rankings de instituições de educação superior (IES), que existiu no Brasil durante trinta e dois anos (1986 - 2018). Partindo de uma perspectiva empírico racional, realizou-se análise bibliográfico-documental, tendo como referência quatro dimensões analíticas: (i) tipologia. (ii) funcionamento, (iii) metodologia e (iv) tendências predominantes. A pesquisa evidenciou uma trajetória marcada por cinco períodos: primeiros passos na classificação de cursos (1986 - 1990), classificação de cursos e de IES (1991-2001), diversificação e instabilidade dos múltiplos ratings (2002-2008), aprimoramento metodológico e redução de tipos de ratings (2009-2015), e ênfase na transparência da metodologia e abrupto encerramento (2016-2018).<hr/>Resumen Los estudios demuestran que los rankings académicos se están constituyendo en Brasil como un campo de estudio emergente, de carácter multidisciplinario, a través de una literatura científica incipiente en expansión, producida por investigadores de diversas áreas del conocimiento preocupados por comprender la dinámica de funcionamiento de estos instrumentos de evaluación externa. Este artículo se dedica al estudio de los llamados rankings académicos nacionales, con el objetivo de comprender la trayectoria del Guia do Estudante, una de las pioneras tablas clasificatorias en forma de rating de cursos y rankings de instituciones de educación superior (IES) que existió en Brasil durante treinta y dos años (1986-2018). Desde una perspectiva empírica-racional, se llevó a cabo un análisis bibliográfico-documental, utilizando cuatro dimensiones analíticas como referencia: (i) tipología, (ii) funcionamiento, (iii) metodología y (iv) tendencias predominantes. La investigación evidenció una trayectoria marcada por cinco períodos: primeros pasos en la clasificación de cursos (1986-1990), clasificación de cursos y de IES (1991-2001), diversificación e inestabilidad de los múltiples ratings (2002-2008), mejora metodológica y reducción de tipos de ratings (2009-2015), y énfasis en la transparencia de la metodología y cierre abrupto (2016-2018).<hr/>Abstract Studies show that academic rankings in Brazil have emerged as a multidisciplinary field of study, through an embryonic and expanding scientific literature produced by researchers from different areas of knowledge concerned with understanding how these instruments of external evaluation operate. This article focuses on the study of the so-called national academic rankings, aiming to understand the trajectory of the Guia do Estudante, one of the pioneer league tables, in the form of rating of courses and rankings of higher education institutions (HEI), which existed in Brazil for thirty-two years (1986-2018). From an empirical-rational perspective, a bibliographic-documentary analysis was carried out using three analytical dimensions: (i) typology, (ii) operation, (iii) methodology and (iv) predominant trends. The research evidenced a trajectory marked by five periods: first steps in the classification of courses (1986-1990), classification of courses and HEIs (1991-2001), diversification and instability of multiple ratings (2002-2008), methodological improvement and reduction of types of ratings (2009-2015), and emphasis on the transparency of the methodology and abrupt closure (2016-2018). <![CDATA[Expectativas e vivências acadêmicas posteriores de estudantes ingressantes no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2024000301275&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo trata de um estudo longitudinal em que foram acompanhados 106 estudantes ingressantes no ensino superior por um período de seis meses. O objetivo foi verificar uma relação entre as expectativas com que estudantes ingressam e seu posterior bem-estar acadêmico, uma vez já cientes de seu desempenho acadêmico no primeiro período de curso. Para avaliar as expectativas dos estudantes, usou-se a Escala Brasileira de Expectativas Acadêmicas para Ingressantes no Ensino Superior e, para avaliar o bem-estar, foi utilizado o Questionário de Vivências Acadêmicas na versão reduzida. Os resultados apontam para uma vivência de curso e carreira mais positiva entre aqueles estudantes com maiores expectativas de qualidade do desenvolvimento acadêmico. Além disso, as vivências pessoais foram mais positivas entre estudantes que tinham altas expectativas para estudar fora do país por algum tempo. Outro resultado que se destacou foi a diferença entre estudantes que pretendiam continuar no curso e aqueles que não pretendiam ao final do primeiro período de curso: os que desejavam permanecer tiveram vivências mais positivas nos quesitos institucional, curso e carreira e interpessoal. Concluímos que as expectativas iniciais dos estudantes no momento do ingresso impactam nas suas vivências acadêmicas e adaptação ao ensino superior, cabendo às instituições de ensino superior investir no apoio institucional, incluindo orientação de curso e carreira, e na promoção de redes de apoio aos ingressantes. Estudantes com menos recursos pessoais e com mais frágil formação prévia se beneficiam destes apoios, aumentando-se as suas possibilidades de permanecerem nos cursos e concluírem a sua formação, fazendo jus ao investimento familiar e da sociedade na formação superior dos mais jovens. Faz-se necessário, para consolidar esses achados, repetir esse estudo com uma amostra mais ampla e representativa.<hr/>Abstract The article deals with a longitudinal study in which 106 students entering higher education were monitored for a period of six months. The objective was to verify the relationship between the expectations with which students enter, and their subsequent academic well-being, once they are aware of their academic performance for the first semester of coursework. To assess students’ expectations, the Brazilian Scale of Academic Expectations for First-year Students in Higher Education was used and, to assess well-being, the Academic Experiences Questionnaire was used in its reduced version. The results point to a more positive course and career experience among those students with higher expectations for the quality of their academic development. Furthermore, personal experiences were more positive among students who had high expectations to study abroad for some time. Another result that stood out was the difference between students who declared that they intended to continue with the course and those who did not (at the end of their first semester): those who wanted to remain had a more positive experience in terms of the institution, their course and career and on interpersonal aspects. We conclude that the initial expectations of students at the time of entry impact their academic experiences and adaptation to higher education, and it is important that higher education institutions invest in institutional support (including course and career guidance), and in the promotion of support networks for incoming students. Students with fewer personal resources and weaker previous training benefit from this institutional support, increasing their chances of persisting in courses and completing their coursework, doing justice to family and society's investment in the higher education of their young ones. To consolidate these findings, it is necessary to repeat this study with a broader and more representative sample.<hr/>Resumen El artículo aborda un estudio longitudinal en el que se realizó un seguimiento de 106 estudiantes que ingresaran a la educación superior durante un período de seis meses. El objetivo fue verificar una relación entre las expectativas con las que ingresan los estudiantes y su posterior bienestar académico, una vez que son conscientes de su desempeño académico en el primer periodo del curso. Para evaluar las expectativas de los estudiantes se utilizó la Escala Brasileña de Expectativas Académicas para Ingresantes a la Educación Superior y, para evaluar el bienestar, se utilizó el Cuestionario de Experiencias Académicas en su versión reducida. Los resultados apuntan a una experiencia de curso y carrera más positiva entre aquellos estudiantes con mayores expectativas de calidad del desarrollo académico. Además, las experiencias personales fueron más positivas entre los estudiantes que tenían altas expectativas de estudiar en el extranjero durante algún período de tiempo. Otro resultado que destacó fue la diferencia entre los estudiantes que declararon que tenían intención de continuar en el curso y los que no (al final del primer período del curso): los que querían permanecer tuvieron una experiencia más positiva en términos de los aspectos institucionales, de carrera y de carrera e interpersonales. Concluimos que las expectativas iniciales de los estudiantes al momento de su ingreso impactan sus experiencias académicas y su adaptación a la educación superior, y las instituciones de educación superior deberían invertir en apoyo institucional (incluida la orientación académica y profesional) y en la promoción de redes de apoyo para los estudiantes entrantes. Los estudiantes con menos recursos personales y menor formación previa se benefician de este apoyo institucional, aumentando sus posibilidades de permanecer en los estudios y completar su formación, a la altura de la inversión realizada por la familia y la sociedad en la educación superior de sus jóvenes. Para consolidar estos hallazgos es necesario repetir este estudio con una muestra más amplia y representativa.