Scielo RSS <![CDATA[Revista Diálogo Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-416X20180001&lang=pt vol. 18 num. 56 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Educação Online e Educação Aberta: práticas de educação sintonizadas com as dinâmicas da cibercultura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Educação Aberta, Cibercultura e DocênciaS no Ensino Superior: percursos e experiências no Brasil e em Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em meio ao cenário contemporâneo que exige que os processos formativos para/com as docências no Ensino Superior se dêem numa interface com a cultura digital, o presente artigo apresenta pesquisas que tensionam as formas com que as Instituições públicas de Ensino Superior, em Portugal e no Brasil, têm produzido ações convergentes com tais demandas. O texto apresenta ideias basilares para a discussão dos dados, como Educação Aberta, Cibercultura, docência no Ensino Superior, e traz recortes de pesquisas realizadas pelas autoras, respectivamente, em níveis de pós-doutorado (em Portugal) e de doutorado (no Brasil). Os dados produzidos nas pesquisas evidenciam avanços nos processos de formação continuada para a docência no Ensino Superior (ES), entretanto eles ainda são desenvolvidos de modo pouco conexo com a composição de uma cultura mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), e as ações formativas, com poucas exceções, se distanciam das potencialidades trazidas pela cibercultura como aquela que traz dispositivos, interfaces e relações fomentadoras de aprendizagens convergentes com os estudantes e os docentes do século XXI.<hr/>Abstract In the contemporary scenario that demands that teaching processes in Higher Education provide an interface with digital culture. This article presents research that shows how Public Institutions of Higher Education, in Portugal and Brazil, have developed steps to meet educational demands. The text presents fundamental ideas in the discussion of data, including Open Education, Cyberculture, teaching in Higher Education, and examples of research conducted by the authors, respectively at the Post-Doctoral level (Portugal) and the Doctoral level (Brazil). The data produced through this research show advances in Higher Education (HE) teaching processes, however, these processes are still developed with little connection to a culture mediated by digital information and communication technologies (DICT), and these methods, with few exceptions, limit the potential brought by Cyberculture, such as the tools and interfaces that stimulate relationships between learning and students in the XXI century.<hr/>Resumen En medio del escenario contemporáneo que exige que los procesos formativos para / con las enseñanza en la Educación Superior se dan en una interfaz con la cultura digital El presente artículo presenta investigaciones que tensionan las formas con que las Instituciones Educación Superior Pública en Portugal y Brasil, han producido acciones convergentes con tales exigencias. El artículo presenta las ideas básicas para la discusión de los datos, tales como la educación abierta, la cibercultura, la enseñanza en la educación superior, y trae recortes de investigación realizados por los autores, respectivamente, los niveles de postdoctorado (en Portugal) y doctorado (en Brasil). Los datos producidos en la investigación evidencian avances en los procesos de educación continua para la Enseñanza en la Educación Superior (ES), sin embargo, todavía están desarrollados un poco relacionados con la composición de una cultura mediada por Tecnologías de Información y Comunicación Digital (TDIC), y las acciones formativas, con pocas excepciones, se distancian de las potencialidades traídas por la cibercultura como aquella que trae dispositivos, interfaces y relaciones fomentadoras de aprendizajes convergentes con los estudiantes y los profesores del siglo XXI. <![CDATA[A educação on-line como dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000100036&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo se insere no contexto dos estudos do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura - GPDOC/UERJ, no qual optamos por fazer pesquisa inspiradas em epistemologias das práticas, atualizando o método da pesquisa-formação na cibercultura por meio de tessituras metodológicas que se atualizam em cada nova pesquisa. A bricolagem multirreferencial e com os cotidianos possibilita desenvolvermos pesquisas no encontro de narrativas do cotidiano com narrativas acadêmico-científicas que nos aproximam da inteligibilidade das práticas em um processo de autoformação e formação. Objetivamos neste artigo apresentar a criação de dispositivos autorais em ambientes on-line junto com professores formadores da Pós-graduação em Educação da UERJ. Nosso estudo teve como questão central: como pensar e fazer uma relação pedagógica docente/discente favorável à formação autoral na cibercultura? Como resultados percebemos que os dispositivos on-line possibilitaram maior imersão docente e discente nas práticas da cibercultura; ampliaram os processos de mediação, antes restrito às práticas de ensino presenciais, e ainda exercitaram possibilidades de enxergar uma proposta didática que se aproxime da formação do ciberautorcidadão, na qual docentes/discentes se autorizam nas interações sociais/comunicacionais tecidas nas redes da cidadeciberespaços.<hr/>Abstract This article is part of the studies promoted by the Teaching and Cyberculture Research Group (GPDOC/UERJ), in which we chose to do research inspired by epistemologies of practices, updating the method of education-research in cyberculture through methodological weavings that get renewed in each new research. The daily and multi-referential bricolage makes it possible to develop researches upon the merge between everyday narratives and academic-scientific narratives, which brings us closer to the intelligibility of practices in a process of self-formation and formation. The objective of this article is to present the creation of authorial devices in online environments along with teachers from the Postgraduate Education in UERJ. The main issue of our study is: how to think and build a pedagogic relation between teacher and student that favors the authorial formation on cyberculture? As for the results, we noticed that the online devices provided greater immersion of teachers and students in the cyberculture practices; besides, they amplified the mediation processes, which were previously restricted to face-to-face teaching practices; they also exercised the possibilities of seeing a didactic proposal that approximates the formation of the cyberauthorcitizen, wherein teachers and students can authorize themselves in the social/communicational interactions woven in the citycyberspaces networks.<hr/>Resumen El presente artículo se inserta en el contexto de los estudios del Grupo de Investigación Docencia y cibercultura - GPDOC / UERJ en el que optamos por hacer investigaciones inspiradas en epistemologías de las prácticas, actualizando el método de la investigación-formación en la cibercultura por medio de tesis metodológicas que se actualizan en cada nueva investigación. El bricolaje multirreferencial y con los cotidianos posibilita desarrollar investigaciones en el encuentro de narrativas de lo cotidiano con narrativas académico-científicas que nos acercan a la inteligibilidad de las prácticas en un proceso de autoformación y formación. En este artículo, presentamos la creación de dispositivos de autor en entornos online junto con profesores formadores del Postgrado en Educación de la UERJ. Nuestro estudio tuvo como cuestión central: cómo pensar y hacer una relación pedagógica docente / discente favorable a la formación autoral en la cibercultura? Como resultados percibimos que los dispositivos online posibilitaron mayor inmersión docente y discente en las prácticas de la cibercultura; han ampliado los procesos de mediación, antes restringido a las prácticas de enseñanza presenciales, y aún; se ejercitaron posibilidades de ver una propuesta didáctica que se aproxime a la formación del ciberautor ciudadano, en la cual docentes / discentes se autorizan en las interacciones sociales / comunicacionales tejidas en las redes de la ciudadciberespaços. <![CDATA[Ateliê Didático: diário online e pesquisa-formação com docentes universitários]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000100061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Ateliê Didático surge no bojo do Programa de Formação Pedagógica de docentes universitários (ForPed) na Universidade Federal da Bahia e constitui-se em dispositivo formativo presencial e online e de pesquisa-formação, pautado em três pilares fundamentais: epistemologia da prática, dimensão sensível e fazer criativo, possibilitando aos participantes a abordagem e vivência de conceitos didático-pedagógicos básicos relativos à educação superior (ES), o estudo do objeto e saberes da docência e da construção da identidade profissional do docente universitário, análise das relações entre currículo, e formação, debate sobre abordagens pedagógicas na ES, compreensão das relações estruturantes do processo didático, reflexões sobre as relações interpessoais e organização da prática pedagógica. Na sua dinâmica metodológica prevê-se os diários online, a partir dos quais revelam-se os dados da presente pesquisa-formação, na qual os docentes descrevem suas implicações com a docência, saberes didático-pedagógicos e com os estudantes. Participaram da pesquisa, de caráter qualitativo, por adesão voluntária, nove docentes universitários. Destarte, o Ateliê tem se revelado dispositivo aberto para alterar e ser alterado pela práxis dos sujeitos em formação conforme depreendido dos diários online produzidos e analisados.<hr/>Abstract The “Ateliê Didático” is part of the pedagogical training program for university teachers (Forped) at the Federal University of Bahia. It is an online and in-person training and research training device based on three fundamental pillars: epistemology of practice, creative production, and sensitive training. The participants address fundamental concepts in higher education (HE): study of the object and knowledge of teaching in UE and the construction of professional identity of university professor; analysis of the relationship between curriculum and training; debate on pedagogical approaches in UE; understanding of the structuring relationships of the didactic process; reflections on interpersonal relations and organization of pedagogical practice. In its methodological dynamics, online training journals are envisaged, from which the data of the present research training are revealed, in which teachers describe their involvement with teaching, didactic-pedagogical knowledge, and students. Nine university professors participated voluntarily in the qualitative research. Thus, the Ateliê has proved to be a device open to altering and being altered by the praxis of the subjects in training, as understood from the produced and analyzed training journals.<hr/>Resumen El “Ateliê Didático” surge en el seno del Programa de Formación Pedagógica de docentes universitarios (ForPed) en la Universidad Federal de Bahía y se constituye un dispositivo formativo presencial y online y de investigación-formación, pautado en tres pilares fundamentales: epistemología de la práctica, dimensión sensible y poiésis. Aborda conceptos fundamentales como la análisis de las relaciones entre el currículo y la formación, debate sobre enfoques pedagógicos en la educación superior (ES), el estudio del objeto y los saberes de la docencia y de la construcción de la identidad profesional del docente universitario, comprensión de las relaciones estructurantes del proceso didáctico, reflexiones sobre las relaciones interpersonales y organización de la práctica pedagógica en la ES. En su dinámica metodológica se prevén los diarios de formación online, a partir de los cuales se revelan los datos de la presente investigación-formación, en la cual los docentes describen sus implicaciones con la docencia, saber didáctico-pedagógico y con los estudiantes. Participaron de la investigación, de carácter cualitativo, por adhesión voluntaria, nueve docentes universitarios. De este modo, el “Ateliê” se ha revelado dispositivo para alterar y ser alterado por la praxis de los sujetos en formación conforme inferido de los diarios de formación producidos y analizados. <![CDATA[Massive/Small Open Online Courses (MOOC/SOOC) e Recursos Educacionais Abertos (REA): inovação disruptiva na educação online e aberta]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000100084&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O foco é o potencial dos Massive/Small Open Online Courses (MOOC/SOOC) e Recursos Educacionais Abertos (REA) para inovação disruptiva na educação online e aberta. Os fundamentos teóricos são os princípios da inovação e a prática das cinco liberdades (reter, reutilizar, readaptar, remixar, redistribuir) no contexto da Web 2.0. Os procedimentos metodológicos do Design-Based Research (DBR) contemplaram análise exploratória e triangulação de dados em ciclos iterativos de planejamento, implementação, avaliação para o redesign no cenário de um SOOC. Os resultados mostram que o trabalho emergente de (co)autoria, como prática das cinco liberdades do conteúdo aberto, incentiva inovação educacional disruptiva quando: a) as situações de aprendizagem flexibilizam processos tradicionais nas universidades; b) recursos e atividades são disponibilizadas com licenças permissivas gerando reutilização, reformulação e recompartilhamento com foco na transformação das práticas cotidianas; c) pode-se encorajar o aprimoramento de Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP); d) expande-se compreensões e percepções dos participantes sobre si mesmos e sobre os demais atores acerca de como as decisões e práticas cotidianas, mediadas pelas tecnologias em rede no contexto da Web 2.0, podem impactar o mundo real e o curso das vidas.<hr/>Abstract The focus is the potential of the Massive / Small Open Online Courses (MOOC / SOOC) and Open Educational Resources (OER) for disruptive innovation in online and open education.The principles of innovation and practice of the five freedoms (retaining, reusing, re-adapting, remixing, redistributing) in the context of Web 2.0 base this analysis theoretically. The Design-Based Research (DBR) methodological procedures included exploratory analysis and triangulation of data sources in iterative cycles of planning, implementation, and evaluation for redesign in the SOOC scenario. The results show that the emergence of (co) authorship as a practice of the five freedoms of open content encourages disruptive educational innovation when: a) learning situations make learning processes more flexible in universities; b) resources and activities are made available with permissive licenses allowing reuse, reformulation and re-sharing with a focus on the transformation of daily practices; c) the improvement of Technological-Pedagogical Fluency (FTP) can be encouraged; d) participants’ understandings and perceptions ,about themselves and other stakeholders, about how the day-to-day decisions and practices, mediated through network technologies in the context of Web 2.0, can impact real worlds and the course of lives.<hr/>Resumen El enfoque es el potencial de los Massive/Small Open Online Courses (MOOC/SOOC) e Recursos Educativos Abiertos (REA) para la innovación en la educación en línea y abierta. Se fundamenta teóricamente en los principios de la innovación y la práctica de las cinco libertades (retener, reutilizar, readaptar, redimir, redistribuir) en el contexto de la Web 2.0. Los procedimientos metodológicos de diseño-basado en investigación (DBR) contemplaron análisis exploratorios y triangulación de fuentes de datos en ciclos iterativos de planificación, implementación, evaluación para el reajuste en el escenario de un SOOC. Los resultados muestran que el trabajo emergente de co-autoría, como práctica de las cinco libertades del contenido abierto, incentiva innovación educativa disruptiva cuando: a) las situaciones de aprendizaje flexibilizan procesos tradicionales en las universidades; b) recursos y actividades están disponibles con licencias permisivas permitiendo reutilización, reformulación y recompartición con foco en la transformación de las prácticas cotidianas; c) se puede alentar el perfeccionamiento de la Fluencia Tecnológica-Pedagógica (FTP); d) se expande la comprensión y percepción de los participantes acerca de sí mismos y sobre los demás actores involucrados acerca de cómo las decisiones y prácticas cotidianas mediadas por las tecnologías en red en el contexto de la Web 2.0 pueden impactar sobre los mundos reales y el curso de las vidas. <![CDATA[Utilização da Wikipédia por Estudantes e Professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000100108&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo É indiscutível o impacto que as novas tecnologias têm na forma como diariamente interagimos, partilhamos informações, trabalhamos e aprendemos. No campo da Educação, as tecnologias móveis e as plataformas digitais, entre outras, alteram o paradigma de interação e partilha, nomeadamente a Wikipédia, que se poderá assumir como um ambiente virtual de aprendizagem, no contexto da educação aberta e a distância. No entanto, para a integrar curricularmente, importa conhecer a priori que concessões e utilizações fazem estudantes e professores desta enciclopédia online, a qual continua a suscitar controvérsias. Assim, apresentamos e discutimos a utilização da Wikipédia na perspetiva de estudantes e professores do ensino superior online. Neste estudo, com base numa extensa e cuidada revisão da literatura, desenvolvemos e implementámos um inquérito por questionário junto dos referidos públicos-alvo. O questionário foi previamente validado e disponibilizado online. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva, sendo possível concluir que a maioria dos inquiridos acede à Wikipédia, porém são ainda poucos os que o fazem no âmbito do trabalho académico. Os resultados apresentam-se com potencial para uma possível abertura à implementação de atividades letivas neste âmbito. Em suma, embora as práticas dos estudantes e professores inquiridos sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente e possam prevalecer os cruzamentos e encontros entre recursos educacionais abertos.<hr/>Abstract The impact that new technologies have on how we interact, share information, work and learn is undeniable. In the field of Education, mobile technologies and digital platforms, among others, alter the paradigm of interaction and sharing, namely Wikipedia, which can be assumed as a virtual learning environment, in the context of open and distance education. However, to integrate it in the curriculum, it is important to know a priori what concepts and uses make students and teachers of this online encyclopaedia, which continues to arouse controversy. Thus, we present and discuss the use of Wikipedia from the perspective of online higher education students and teachers. In this study, based an extensive and thorough review of the literature, we developed and implemented a survey for these target audiences. The survey was previously validated and made available online. The data were analyzed using descriptive statistics, and it is possible to conclude that the majority of respondents accede to Wikipedia, although there are still a few that do so for academic work. The results present the potential for a possible opening to the implementation of educational activities in this scope. In short, although the practices of students and teachers are favorable to Wikipedia, more training will be needed to enable it to be consistently integrated and common ground between open educational resources can prevail. <![CDATA[The development of learning ecologies through online tools]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000100128&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El artículo que se presenta a continuación analiza una experiencia escolar en el nivel de enseñanza secundaria, instrumentada con diversos medios TIC en Red, entre los que destaca especialmente la herramienta de marcado social Diigo. Dicho análisis se articula bajo la óptica de la llamada teoría ecológica del aprendizaje que presta especial atención al juego de relaciones mutuas e interdependencias entre los diversos elementos y contextos que intervienen y enmarcan el aprendizaje, como son, por ejemplo, los recursos y actividades de aprendizaje, las relaciones sociales, los ambientes de aprendizaje (formal, informal y no formal) y otros aspectos de índole subjetiva, como la motivación o la autorregulación, poniéndose de relieve factores que pueden indicar la presencia o carencia de oportunidades de aprendizaje en el conjunto de contextos que forman cada ecología y, de esta forma, evaluar sus resultados o la pertinencia de su puesta en práctica real.<hr/>Abstract The article analyzes an experience at the level of secondary school, employing a range of ICT tools and the Internet, among which the Diigo social marking tool stands out. This analysis is made from the perspective of the theory of learning ecology, that pays special attention to the network of mutual relationships and interdependencies between the various elements and contexts that frame learning, such as, for example, resources and learning activities, social relations, learning environments (formal, informal and non-formal) and other aspects of a subjective nature, such as motivation or self-regulation. It also highlights factors that may indicate the presence or lack of learning opportunities in those contexts that form each ecology and, in this way, evaluate their results or the relevance of their real implementation. <![CDATA[Teachers’ and students’ perceptions on virtual training and the tools used in it]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000100149&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En el artículo se analizan las percepciones que docentes y estudiantes que la Universidad Tecnológica de Chile INACAP (Chile) tienen respecto a la formación virtual y a diferentes herramientas utilizadas en la misma. Se presentan algunas ideas sobre la significación de la política de los contenidos abiertos y las características de los denominados objetos de aprendizaje. Entre los resultados se pueden destacar los siguientes aspectos: la posesión de tecnologías móviles por parte de los docentes y discentes lo que facilita el desarrollo de la política de los contenidos abiertos, las altas actitudes que los profesores presentan sobre la utilidad del uso de las TIC en los procesos de enseñanza-aprendizaje, o la tendencia por parte de los estudiantes a acudir a sitios web en abierto para el acceso como fuente inicial de información. Se reclama la necesidad de establecer planes de formación para la adquisición de la competencia digital de los estudiantes para la evaluación de la información, y la capacitación de los docentes para incorporar estos recursos.<hr/>Abstract In the article we analyze the perceptions that teachers and students of the Technological University of Chile INACAP (Chile) have about virtual training and different tools used in it. Some ideas on the meaning of the policy of open contents and the characteristics of the objects called learning objects are presented. Among the results we can highlight the following aspects: the possession of mobile technologies by teachers and students, which facilitates the development of open content policy, the high attitudes that teachers present about the usefulness of using ICT in the teaching-learning processes, or the tendency on the part of the students to go to open websites for access as an initial source of information. The need to establish training plans for the acquisition of digital competence of students for the evaluation of information, and the training of teachers to incorporate these resources is claimed. <![CDATA[Educação online mediada pelo WhatsApp: mapeando rastros e controvérsias de alunos à luz da teoria ator-rede]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000100164&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo analisa a contribuição e os usos do aplicativo WhatsApp no processo de aprendizagem colaborativa. Para isso, a experiência descrita neste trabalho foi articulada por meio da associação de um desenho didático, conectado a práticas pedagógicas e educativas, que favorecem a aprendizagem ubíqua por meio de experiências de app-learning, que se materializa espaço-temporalmente no uso do WhatsApp. Deste modo, parte-se da perspectiva epistemológica da Teoria Ator-Rede na análise de controvérsias articulada à rede educativa formada. Com isso, defende-se aqui o argumento de que a associação dos sujeitos aos objetos em suas mediações, traduções e agenciamentos favorecem o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais articulada entre os envolvidos - seja entidade humana ou não-humana e integrada às práticas culturais da Cibercultura. Como método, utiliza-se o estudo de caso qualitativo e de cunho descritivo. Os resultados obtidos possibilitam concluir que o engajamento dos sujeitos quanto ao uso do WhatsApp, articulado ao desenho didático e à proposta pedagógica, configura uma experiência de app-learning, principalmente pelo estabelecimento dos processos de mediação do ensino e da aprendizagem.<hr/>Abstract This article analyses the contribution and uses of the Whatsapp application in the process of collaborative learning. For this, the app-learning experience described in this article was articulated through the association of a didactic drawing connected to pedagogical and educative practices that favors ubiquitous learning combined to app-learning experiences that materializes space-time in the use of WhatsApp. That way, coming from the epistemological perspective of the Actor-Web theory on the analysis of controversies, the argument here defended is that the subject’s association to the objects of its mediations, translations and scheduling favors the teaching-learning process and the development of a pedagogical practice, one that is more articulated between the involved - human or not and integrated to the cultural practices of the Cyberculture. As method, the study of the qualitative case and of descriptive matter are used. The obtained results make it possible to conclude that the subjects’ engagement regarding the use of Whatsapp, articulated to the didactic drawing and the pedagogical proposal, configures an app-learning experience, mainly by the establishment of mediation processes of teaching and learning.<hr/>Resumen Este artículo analiza la contribución y los usos del aplicativo WhatsApp en el proceso de aprendizaje colaborativa. Para eso, la experiencia descrita en este trabajo ha sido articulada por medio de la asociación de un diseño didáctico especifico y conectado prácticas pedagógicas y educativas que favorecen el aprendizaje ubicua combina a las experiencias de app-learning, que se materializa espacio-temporalmente, en el uso del Whatsapp. De este modo, partiendo de la perspectiva epistemológica de la Teoría Actor-Red en el análisis de controversias, se defiende aquí el argumento de que la asociación de los sujetos a los objetos en sus mediaciones, traducciones y gestión; favorecen el proceso de enseñanza-aprendizaje y el desarrollo de una práctica pedagógica más articulada entre nos envueltos - sea entidad humana o no-humana e integrada a las prácticas culturales de la Cibercultura. Como método, se utiliza el estudio de caso cualitativo y de carácter descriptivo. Los resultados obtenidos posibilitan concluir que el comprometimiento de los sujetos cuanto al uso del WhatsApp, articulado al diseño didáctico y a la propuesta pedagógica, configura una experiencia de app-learning, principalmente, por el establecimiento de los procesos de medicación de enseñanza y del aprendizaje. <![CDATA[Formação pedagógica na docência universitária: o que pensam professores pesquisadores portugueses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000100186&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O atual contexto universitário requer um novo perfil profissional nos docentes do ensino superior, demandando, além do conhecimento científico da área em que atuam, um repensar sobre a forma de organização do processo de ensino e aprendizagem, numa perspectiva pedagógica. Com este desafio posto, buscou-se investigar o problema: Quais as concepções dos professores portugueses para embasar uma formação pedagógica? Esta problemática gerou o objetivo desta pesquisa: Investigar e apresentar a visão de professores portugueses sobre a formação pedagógica para a docência no ensino superior. Ligadas a uma fase exploratória de pesquisa do doutorado, as 14 entrevistas apresentadas ocorreram durante um período de estágio. doutoral, com bolsa Capes, em Portugal, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Os professores entrevistados foram escolhidos porque são autores portugueses presentes na literatura, os quais apresentam em suas pesquisas o tema formação de professores, disponíveis no Brasil. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada com apoio de um guião focado nos temas a serem investigados. A categorização dos dados das entrevistas revela que as instituições de ensino superior precisam tornar-se o lócus dessa formação, a partir de processos formativos focados numa pedagogia universitária. Por outro lado, é importante que o docente universitário esteja convencido da importância da formação pedagógica e de seu desenvolvimento profissional e, para tanto, se disponham a melhorar sua prática para transformar a educação, a instituição, seus alunos e a si mesmo como profissional.<hr/>Abstract The current university context requires a new professional profile of higher education teachers, demanding, in addition to the scientific knowledge of the area in which they operate, a rethinking of the way of organizing the process of teaching and learning, in a pedagogical perspective. With this challenge in mind, we sought to investigate the issue: What are the concepts of Portuguese teachers to support a teacher training? This problem generated the research objective: To investigate and present the vision of Portuguese teachers about pedagogical training for teaching in higher education. Linked to an exploratory phase of doctoral research, the fourteen interviews presented occurred during a doctoral training period, with Capes scholarship, in Portugal, at the Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Institute of Education, University of Lisbon). The teachers who were interviewed were chosen because they are Portuguese authors who write about teacher training and their theories are available in Brazil. The data collection instrument used was a semi-structured interview with the support of a guide focused on the issues to be investigated. The categorization of the interview data reveals that higher education institutions need to become the locus of such training, from training processes focused on university pedagogy. On the other hand, it is important that university teachers are convinced of the importance of teacher training and professional development and, therefore, are willing to improve their practice to transform education, the institution, the students and themselves as professionals.<hr/>Resumen El contexto universitario actual requiere un nuevo perfil profesional de los profesores de enseñanza superior, exigiendo, además del conocimiento científico de la zona en la que operan, un replanteamiento de la forma de organizar el proceso de enseñanza y aprendizaje, una perspectiva pedagógica. Con este reto que plantea trató de investigar la cuestión: ¿Cuáles son los conceptos de profesores portugueses para apoyar una formación pedagógica? Este problema ha generado el objetivo de esta investigación: investigar y presentar la visión de los profesores portugueses sobre la formación pedagógica para la enseñanza en la educación superior. En una fase exploratoria de doctorado, las 14 entrevistas presentadas tuvieron lugar durante un período de formación doctoral, con la Capes, el Instituto de Educación de la Universidad de Lisboa. Los maestros entrevistados fueron elegidos porque están presentes en la literatura brasileña que tienen que ver con la formación del profesorado. Dado que la recopilación de datos instrumento utilizado fue una entrevista semiestructurada con el apoyo de una guía centrada en las cuestiones que deben investigarse. La categorización de los datos de las entrevistas revela que las instituciones de educación superior necesitan para convertirse en el lugar de dicha formación, a partir de los procesos de formación centrados en la pedagogía universitaria. Por otro lado, es importante que los profesores universitarios están convencidos de la importancia de la formación del profesorado y el desarrollo profesional y, por lo tanto, están dispuestos a mejorar su práctica para transformar la educación, la institución, los estudiantes y como un profesional. <![CDATA[A formação e a prática didático-pedagógica do docente bacharel no curso de Administração]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo objetivou avaliar a formação e as práticas didático-pedagógicas dos docentes bacharéis no curso de graduação em administração de uma Instituição de Ensino Superior do Sertão Central do Ceará. Metodologicamente, esta pesquisa constitui-se como qualitativa e descritiva, realizada por meio de estudo de caso. Em sua realização, fez-se uso de questionário estruturado e roteiros de entrevistas semiestruturado e não estruturado. Para a análise dos dados, adotou-se como método a análise de conteúdo de Bardin (2011), que se utiliza de categorias. Os resultados mostram que, em relação ao perfil profissional docente, dos 17 professores entrevistados na pesquisa, a maioria são especialistas e buscam por valorização profissional. No que diz respeito às práticas didático-pedagógicas docentes, identificou-se que os professores procuram alinhar a teoria e a prática por meio de dinâmicas educativas, as quais têm por base o Projeto Pedagógico do Curso de Administração. Verificou-se ainda que estas metodologias consistem em modelos tradicionais de ensino-aprendizagem. No que se relaciona ao processo de recrutamento e seleção docente, constatou-se que o gestor de recursos humanos, o coordenador do curso de administração e o assistente pedagógico valorizam a formação acadêmica, profissional e pedagógica do candidato, e, como incentivos institucionais, tem-se a ajuda de custos para formação lato sensu e stricto sensu e jornadas pedagógicas. Além disso, chega-se à conclusão de que existe uma preocupação da instituição com a forma de se estimular a busca por conhecimento e o desenvolvimento deste em sala de aula, pois ela possui uma política educacional voltada para a formação continuada de seu quadro docente.<hr/>Abstract The present study aimed to evaluate the training and didactic-pedagogical practices of the bachelor teachers of the graduation course in administration of a Higher Education Institution of the Central Hinterland of Ceará. Methodologically, this research is considered qualitative and descriptive, carried out through a case study. In its making, a structured questionnaire and semi-structured and unstructured interview scripts were used. For the data analysis, the content analysis of Bardin (2011), which uses categories, was adopted as method. The results show that in relation to the professional profile of the teachers, the majority are specialists and seek professional appreciation. In regarding teaching didactic-pedagogical practices, it was identified that teachers seek to align theory and practice through educational dynamics, which are based on the Pedagogical Project of the Administration Course. It was also verified that these methodologies consist of traditional teaching-learning models. In relation to the recruitment and selection process, it was verified that the human resources manager, the course coordinator and the pedagogical assistant, value the academic, professional and pedagogical formation of the candidate, and as institutional incentives they have the help of costs for lato sensu and stricto sensu formations and pedagogical meetings. Besides, it is concluded that the institution has as an educational policy for the continuing formation of its teaching staff.<hr/>Resumen El presente estudio objetivó evaluar la formación y las prácticas didáctico-pedagógicas de los docentes bachilleres en el curso de graduación en administración de una Institución de Enseñanza Superior del Sertão Central de Ceará. Metodológicamente, esta investigación se constituye como cualitativa y descriptiva, realizada por medio de un estudio de caso. En su aplicación, se hizo uso de cuestionario estructurado y guiones de entrevistas semiestructuradas y no estructuradas. Para el análisis de los datos, se adoptó como método el análisis de contenido de Bardin (2011), que se utiliza de categorías. Los resultados muestran que en relación al perfil profesional docente, de los 17 profesores entrevistados en la investigación, la mayoría de los profesores son especialistas y buscan por valorización profesional. En lo que se refiere a las prácticas didácticas-pedagógicas docentes, se identificó que los profesores buscan alinear a la teoría y la práctica por medio de dinámicas educativas, las cuales se basan en el Proyecto Pedagógico del Curso de Administración. Se verificó que estas metodologías consisten en modelos tradicionales de enseñanza-aprendizaje. En lo que se relaciona al proceso de reclutamiento y selección docente, se constató que el gestor de recursos humanos, el coordinador del curso de administración y el asistente pedagógico valoran la formación académica, profesional y pedagógica del candidato, y como incentivos institucionales, si la ayuda de costos para formación lato sensu y stricto sensu y jornadas pedagógicas. Sin embargo, se llega a la conclusión de que existe una preocupación de la institución con la forma de estimular la búsqueda por conocimiento y el desarrollo de éste en el aula, poseyendo una política educativa orientada a la formación continuada de su cuadro docente. <![CDATA[Paulo Freire dialogando com a matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000100231&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Após algumas reflexões acerca das obras do educador Paulo Freire, observamos o quanto seus ensinamentos e conjecturas, aliados a teorias de outros autores como Carrarer, Lorenzato e Fiorentini, se inserem perfeitamente no quadro de baixa qualidade do desempenho por que passa o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. O autor mostra com propriedade o quanto é possível fazer a diferença em uma sala de aula, transformando esse cenário de mecanicismo, autoritarismo e descontentamento em um ambiente onde prevalece a dinamicidade, a cumplicidade, a tolerância e o estímulo à busca pelo conhecimento, onde deve haver a cooperação e a participação efetiva de todos os envolvidos na aquisição do conhecimento. Observamos a necessidade de os professores (re)significarem seus saberes e práticas e não dependerem exclusivamente de sua formação, mas estarem se aperfeiçoando continuamente e implantando propostas inovadoras, buscando sair de sua zona de conforto, fazendo o aluno compreender e construir suas próprias habilidades matemáticas, além de desenvolver uma consciência crítica, auxiliando-os a compreenderem e transformarem o mundo a sua volta. Dessa forma, apresentamos um diálogo entre a Matemática que está sendo exposta hoje aos nossos educandos e as reflexões apresentadas por Paulo Freire e outros autores, visando transformar a condição de ensino bancário em que se encontra esta disciplina em que muitos educadores insistem em laborar em uma prática pedagógica dinâmica, criativa, que estimule aos educandos a construírem seu próprio conhecimento.<hr/>Abstract After some reflections on the works of the educator Paulo Freire, we observe how much his teachings and conjectures allied to the theories of other authors like Carrarer, Lorenzato and Fiorentini fit perfectly in the frame of low performance quality that passes the process of teaching and learning of the Mathematics. The author shows with propriety how much it is possible to make the difference in a classroom transforming this scenario of mechanicism, authoritarianism and discontent in an environment where dynamicity, complicity, tolerance and the stimulus to the search for knowledge prevail, where there should be cooperation and effective participation of all those involved in the acquisition of knowledge. We note the need for teachers to (re)signify their knowledge and practices and not rely solely on their training, but to continuously improve and implement innovative proposals, seeking to step out of their comfort zone, making the students understand and build their own mathematical skills, as well as develop critical awareness, by helping them to understand and transform the world around them. Thus, we present a dialogue between the Mathematics that is presented today to our students and the reflections presented by Paulo Freire and other authors, aiming at transforming the condition of banking education in which this discipline is found and which many educators insist on working in a dynamic, creative pedagogical practice that encourages learners to build their own knowledge.<hr/>Resumen Después de algunas reflexiones acerca de las obras del educador Paulo Freire, observamos cuánto sus enseñanzas y conjeturas aliados a teorías de otros autores como Carrarer, Lorenzato y Fiorentini se inserta perfectamente en el cuadro de baja calidad del desempeño por el que pasa el proceso de enseñanza y aprendizaje de la enseñanza las matemáticas. El autor muestra con propiedad cuánto es posible hacer la diferencia en un aula transformando ese escenario de mecanicismo, autoritarismo y descontento en un ambiente dinámico donde prevalece la dinamicidad, la complicidad, la tolerancia y el estímulo a la búsqueda del conocimiento, donde debe la cooperación y la participación efectiva de todos los involucrados en la adquisición del conocimiento. Se observa la necesidad de que los profesores (re) signifiquen sus saberes y prácticas y no dependen exclusivamente de su formación, sino que se estén perfeccionando continuamente e implantando propuestas innovadoras, buscando salir de su zona de confort, haciendo al alumno comprender y construir sus propias habilidades matemáticas, además de desarrollar una conciencia crítica ayudándoles a comprender y transformar el mundo a su alrededor. De esta forma, presentamos un diálogo entre las Matemáticas que se está presentando hoy a nuestros educandos y las reflexiones presentadas por Paulo Freire y otros autores, con el objetivo de transformar la condición de enseñanza bancaria en que se encuentra esta disciplina y que muchos educadores insisten en trabajar en una escuela práctica pedagógica dinámica, creativa que estimule a los educandos a construir su propio conocimiento. <![CDATA[Atribuições, concepções e trabalho do diretor escolar após 2007]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000100253&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A partir do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE - 2007, este ensaio problematiza os princípios e a coexistência da prática da new public gestion com as práticas de gestão democrática nos Centros de Ensino Médio Regular do Distrito Federal. Também analisa as novas atribuições no trabalho do diretor escolar em relação às dimensões administrativa, financeira, tecnológica e pedagógica, e aponta que, além das funções tradicionais, o trabalho do diretor mudou com a utilização das tecnologias, mídias, redes sociais, desconcentração dos programas federais e distrital, a prestação de contas online, cotação de orçamentos e a busca de competitividade entre as escolas pelos indicadores de qualidade de ensino. Exige-se, ainda, conhecimento técnico qualificado, respeito ao pluralismo de ideias e à diversidade de culturas, capacidade de garantir o contato humano com o outro, de aprender a conviver com os diferentes e primar pelos princípios éticos e de justiça, de defender a liberdade de expressão, de pensamento e de ideias, que são indícios de que há um aumento de quantidade e qualidade no trabalho do diretor escolar.<hr/>Resumen Desde el Plan de Desarrollo de la Educación - PDE - 2007, este ensayo problematiza los principios y la coexistencia de práctica de la new public gestion con las prácticas de gestión democrática en los Centros de Enseñanza Secundaria Regular del Distrito Federal. Analiza las nuevas atribuciones en el trabajo del director escolar en relación con las dimensiones administrativa, financiera, tecnológica y pedagógica. Apunta que allá más de las funciones tradicionales, el trabajo del director se ha cambiado con la utilización de las tecnologías, medias, redes sociales, desconcentración de los programas federales y del Distrito Federal, la rendición de cuentas en línea, cotización de presupuestos y la búsqueda de competitividad entre las escuelas por los indicadores de calidad de enseñanza. Aún se exige conocimiento técnico cualificado, respeto al pluralismo de ideas y a la diversidad de culturas, capacidad de garantizar el contacto humano con el otro; aprender a vivir con los diferentes y hacer prevalecer los principios éticos y de justicia; defender la libertad de expresión, de pensamiento y de ideas, que son indicios de que hay incremento de cuantidad y cualidad en el trabajo del director escolar.<hr/>Abstract From the Education Development Plan - PDE in Portuguese acronym - 2007, this essay discusses the fundamentals and the coexistence of the new public gestion practice with democratic management in Regular High School Centers in Distrito Federal. It analyses the work attributions of school principals regarding the management, financial, technological and pedagogical dimensions. It points out that besides the traditional functions, the principal’s work has changed with the use of technologies, medias, social networking, deconcentration of programs in federal and Distrito Federal scope, online accounting, budget quotation and the search for competitiveness among schools by teaching quality indicators. Qualified technical knowledge is also required, as is abiding to the plurality of ideas and to the cultural diversity. It’s also necessary: an hability to ensure the human contact with another; learning how to live with differences and ensure the prevalence of ethical and justice fundamentals; defending the freedom of expression, thoughts and ideas, which amount to an indication that there is an increase in quantity and quality in the school principal’s work. <![CDATA[Infância e experiência: fragmentos autonarrativos no estudo das culturas infantis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2018000100279&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta como foco de discussão a relação entre infância e experiência por meio de uma aproximação teórica da sociologia da infância (SARMENTO, 2002; 2003; 2007; CORSARO, 2011; QVORTRUP, 2011), com o conceito de experiência e outras obras de Walter Benjamin, tais como “Infância em Berlim por volta de 1900” (1987). Como proposta para esse diálogo, problematizam-se fragmentos autonarrativos de infância vinculados à pesquisa de Werle (2015), através dos quais se evidencia a figura do Narrador e a possibilidade de intercambiar as experiências (BENJAMIN, 1994c), bem como, caracteriza-se a natureza da experiência na infância (BENJAMIN, 1987). Neste contexto, apontam-se para os fragmentos autonarrativos como possibilidade de interlocução de experiências e potência para o estudo e a realização de pesquisas sobre as culturas da infância.<hr/>Abstract This article focuses its discussion on the relation between childhood and experience through a theoretical approach concerning the sociology of childhood (SARMENTO, 2002; 2003; 2007; CORSARO, 2011; QVORTRUP, 2011) and the concept of experience developed by Walter Benjamin together with other of his works, such as “Infância em Berlim por volta de 1900” (1987). As a suggestion to such discussion, it is problematized some childhood self-narrative fragments linked to the research developed by Werle (2015) through which it is highlighted the picture of the narrator and the possibility of exchanging experiences (BENJAMIN, 1994c) as well as the characterization of the human experience in the childhood (BENJAMIN, 1987). In this context, the self-narrative fragments can work as a possibility for an interlocution of experiences and a potential for studies and research about the cultures of childhood.