Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Médica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-527120250002&lang=pt vol. 49 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Empatia, abertura à espiritualidade e bem-estar em médicos que atuam em hospitais universitários: um estudo multicêntrico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712025000200201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivo: Este estudo multicêntrico - do qual participaram médicos de hospitais universitários brasileiros - avaliou empatia, abertura à espiritualidade e bem-estar que são aspectos fundamentais na formação médica. Métodos: Trata-se de um estudo multicêntrico transversal que incluiu mil médicos de qualquer idade ou sexo, com pelo menos seis meses de atuação em hospitais universitários públicos ou privados afiliados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Utilizou-se a Escala de Empatia, Abertura à Espiritualidade e Bem-Estar na Medicina (ESWIM), validada no Brasil, com pontuações de 1 a 5. Nessa escala, pontuações mais altas indicam maior empatia, abertura à espiritualidade ou bem-estar. A análise estatística incluiu os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, com nível de significância de 0,05. Resultados: Dos mil médicos convidados, 445 completaram a pesquisa. As medianas (intervalo interquartil) foram 3,90 (0,60) para empatia, 4,00 (0,67) para abertura à espiritualidade e 3,00 (0,86) para bem-estar. Não houve diferenças significativas na empatia entre sexos (p = 0,047). Fatores como dinâmica familiar (p = 0,003), funções acadêmicas (p = 0,004) e status parental (p = 0,003) estiveram associados a maiores pontuações de empatia. Médicos mais jovens mostraram maior abertura à espiritualidade (p = 0,019), e houve variações regionais. As pontuações de bem-estar foram influenciadas por sexo, experiência, idade, especialidade, grau acadêmico e atuação na linha de frente da Covid-19, com clínicos da linha de frente apresentando menores pontuações de bem-estar (p &lt; 0,001). Conclusão: Empatia, abertura à espiritualidade e bem-estar em médicos de hospitais universitários brasileiros são influenciados por diversas características.<hr/>ABSTRACT Objective: This multicentric study aimed to evaluate empathy, openness to spirituality, and wellness among physicians in Brazilian university hospitals, fundamental in medical training. Methods: This multicentric cross-sectional study included 1,000 physicians of any age or gender, with at least six months of experience in public or private university hospitals affiliated with the Brazilian Unified Health System (SUS). The Empathy, Spirituality, and Wellness in Medicine Scale (ESWIM), validated in Brazil, was used, with scores ranging from 1 to 5, where higher scores indicate greater empathy, openness to spirituality, or wellness. The statistical analysis included Mann-Whitney and Kruskal-Wallis tests with a significance level of 0.05. Results: Of the 1,000 physicians invited, 445 completed the survey. The median scores (interquartile range) were 3.90 (0.60) for empathy, 4.00 (0.67) for openness to spirituality, and 3.00 (0.86) for wellness. No significant differences in empathy were found between genders (p=0.047). Factors such as family dynamics (p=0.003), academic roles (p=0.004), and parental status (p=0.003) were associated with higher empathy scores. Younger physicians demonstrated greater openness to spirituality (p=0.019), with regional variations observed. Wellness scores were influenced by gender, experience, age, specialty, academic degree, and frontline COVID-19 duties, with frontline clinicians exhibiting lower wellness scores (p&lt;0.001). Conclusions: Empathy, openness to spirituality, and wellness among physicians in Brazilian university hospitals are influenced by various characteristics. <![CDATA[Autoeficácia ou inteligência para predizer o sucesso acadêmico ou profissional?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712025000200202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: Os crescentes desafios do ensino médico têm motivado pesquisas com estudantes de Medicina e médicos em formação. As escalas de autoeficácia avaliam aspectos intrínsecos ao sujeito e a capacidade dele de alcançar metas, superar desafios e se manter motivado a fim de alcançar seus objetivos. A percepção de autoeficácia dos médicos em formação pode orientar estratégias de aprendizagem e ensino. Objetivo: O estudo teve como objetivo avaliar as propriedades psicométricas e, em particular, a estrutura fatorial da Escala de Autoeficácia na Formação Superior (EAEFS) em estudantes de Medicina e residentes de pediatria. Método: A amostra do estudo foi de 269 participantes, entre eles estudantes de Medicina do quinto período (terceiro ano) e do sexto ano da Universidade Federal de Minas Gerais e residentes de pediatria do primeiro e segundo anos de diversas instituições em Belo Horizonte. Todos avaliaram a autoeficácia usando a EAEFS. Resultado: Os dados foram submetidos à análise dos componentes principais com rotação Varimax, que revelou sete componentes. Esses novos domínios foram nomeados: autorregular, aprender, realizar, avaliar, integrar, ampliar e participar. O alfa de Cronbach variou de 0,70 a 0,86 nos fatores encontrados. A variância total explicada foi de 63,7%. Conclusão: A EAEFS mostrou-se adequada ao ensino médico, mas revelou sete domínios em vez dos cinco propostos, provavelmente devido às particularidades que envolvem o ensino médico.<hr/>ABSTRACT Introduction: The growing challenges of medical education have motivated research with medical students and doctors in training. The self-efficacy scale assesses the individual’s intrinsic aspects, ability to achieve goals, overcome challenges, and keep motivated to attain results. The perception of physicians’ self-efficacy in training can guide learning and teaching strategies. Objective: The study aimed to evaluate the psychometric properties and, particularly, a factorial structure of the Higher Education Self-Efficacy Scale in medical students and resident in Pediatrics. Method: The study sample included 269 participants, among them 5th-semester and 6th-year medical students from Universidade Federal de Minas Gerais and 1st and 2nd -year pediatric residents of various institutions in Belo Horizonte. All participants performed self-efficacy assessment using the Higher Education Self-Efficacy Scale. Result: the data were submitted to Principal Component Analysis with Varimax rotation that revealed seven components. These new domains were named: self-regulating, learning, accomplishing, evaluating, integrating, expanding and participating. Cronbach’s alpha coefficient ranged from 0,70 to 0,86 in every dimension. The explained total variance was 63,7%. Conclusion: The Higher Education Self-Efficacy Scale proved to be appropriate for Medical Education but revealed seven domains rather than the five proposed, probably due to the particularities related to Medical Education. <![CDATA[Avaliação do sono e da sonolência diurna em estudantes de Medicina de uma universidade pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712025000200203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: Um sono de qualidade é fundamental para a consolidação da cognição, da memória e do aprendizado. A privação de sono tende a gerar efeitos negativos no processo de aquisição de conhecimentos, bem como efeitos adversos à saúde. Os estudantes de Medicina tendem a apresentar diversos distúrbios do sono devido à alta demanda do curso e à carga horária elevada. Objetivo: Este estudo teve como objetivos avaliar a qualidade do sono e a presença de sonolência excessiva diurna em discentes de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e correlacioná-las com o semestre letivo em curso e a performance estudantil. Método: Trata-se de um estudo observacional, transversal, de caráter quantitativo, baseado na coleta de dados realizada por meio de um questionário. Participaram da pesquisa 517 alunos de Medicina regularmente matriculados na Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) da UFBA, do primeiro ao oitavo semestre. Utilizaram-se um questionário contendo perfil sociodemográfico e dois questionários autoaplicáveis, validados e adaptados para o português, com o propósito de avaliar a qualidade do sono e a sonolência diurna em amostra estratificada por semestres em oito grupos: primeiro (n = 61), segundo (n = 67), terceiro (n = 60), quarto (n = 64), quinto (n = 56), sexto (n = 70), sétimo (n = 67) e oitavo (n = 65). Para a análise estatística, adotou-se o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Resultado: Observou-se qualidade de sono ruim (IQSP &gt; 5) em 84,1% dos participantes da pesquisa que foi associada a um menor coeficiente de rendimento. A sonolência excessiva diurna esteve presente em 65,4% dos avaliados. Não houve diferença estatística significativa na comparação entre os escores das escalas IQSP e ESE com o semestre letivo cursado. Foi observada associação entre sonolência excessiva diurna e má qualidade do sono, gênero feminino e pior desempenho acadêmico. Conclusão: Existe alta prevalência de distúrbios do sono entre os estudantes de Medicina.<hr/>ABSTRACT Introduction: Quality sleep is essential for consolidating cognition, memory and learning. Its deprivation tends to generate negative effects on the knowledge acquisition process, as well as adverse effects on health. Medical students tend to experience various sleep disorders, due to the high demand of the course and the heavy workload. Objective: To evaluate the quality of sleep and the presence of excessive daytime sleepiness in medical students at Universidade Federal da Bahia and correlate sleep quality and excessive daytime sleepiness with the current academic semester and student performance. Method: This is an observational, cross-sectional, quantitative study, based on data collection through a questionnaire, of which research participants comprised 517 medical students regularly enrolled at the Faculty of Medicine of Bahia (FMB) of Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador - Bahia, attending from the 1st to the 8th semesters. A questionnaire containing a sociodemographic profile and two self-administered questionnaires, validated and adapted into Portuguese, were applied to assess sleep quality and daytime sleepiness in a sample stratified by semesters in 8 groups: 1st semester (n-61), 2nd semester (n-67), 3rd semester (n-60), 4th semester (n-64), 5th semester (n-56), 6th semester (n-70), 7th semester (n-67), and 8th semester (n-65). The software Statistical Package for Social Sciences (SPSS Inc., Chicago, IL, USA) was used for the statistical analysis. Results: Poor sleep quality (IQSP &gt; 5) was found in 84.1% of the research participants and was associated with a lower performance coefficient. Excessive daytime sleepiness was present in 65.4% of those evaluated. There was no statistically significant difference in the comparison between the scores on the IQSP® and ESSE scales with the academic semester attended. An association was observed between excessive daytime sleepiness and poor sleep quality, female gender and worse academic performance. Conclusion: There is a high prevalence of sleep disorders among medical students. <![CDATA[Treinamento sobre ginecologia pediátrica e adolescente na prática dos residentes em ginecologia e obstetrícia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712025000200204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: A presença de crianças e adolescentes tem sido uma situação cada vez mais frequente nos consultórios dos médicos ginecologistas, e destaca-se que o atendimento dessas faixas etárias é muito diferente do atendimento de mulheres adultas. Assim, os profissionais precisam estar preparados para esse tipo de situação não só com conhecimento técnico específico, como também devem conhecer as leis que regulamentam a assistência a menores e as particularidades éticas do atendimento a essa população. Contudo, muitas vezes essa capacitação não ocorre na faculdade de Medicina nem na residência médica. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar o treinamento em ginecologia pediátrica e adolescente (PAG) durante a residência médica em ginecologia e obstetrícia em um estado do Nordeste brasileiro. Método: Trata-se de um estudo observacional transversal, do qual participaram 51 residentes em ginecologia e obstetrícia de oito instituições do estado da Bahia, por meio de aplicação de questionário online que avaliou os seguintes aspectos: conhecimento técnico-teórico e ético sobre PAG, autopercepção sobre conforto, confiança e competência no cuidado de crianças e adolescentes e acesso a conteúdo teórico e prático relacionado à PAG na instituição da residência médica. Resultado: A maior parcela já atendeu crianças e adolescentes na residência (78,4%), mas não havia ambulatório específico (86,3%), nem exposição anual em PAG na maioria das instituições (86,3%). Para a maior parte, a PAG foi assunto na residência menos de cinco vezes (70,6%), seguido por nunca (23,5%). Sobre a PAG, majoritariamente, consideraram o tempo destinado insuficiente (90,2%), gostariam de mais treinamento (96,1%) e afirmaram que desejam incluir na prática como especialista (66,7%). Por fim, em relação ao preparo, ao conforto e à confiança autopercebidos, o nível referido, na maioria das questões sobre crianças, foi entre 2 e 3, já sobre adolescentes o nível foi 4, em escala de Likert. A maioria acertou as questões de conhecimento específico. Conclusão: Embora grande parte tenha demonstrado conhecimento teórico e ético em PAG, os residentes em sua maioria têm pouco treinamento teórico-prático em PAG, sentem-se muitas vezes despreparados, desconfortáveis e pouco confiantes para lidar especialmente com crianças, assim gostariam de mais treinamento em PAG em seus locais de especialização.<hr/>ABSTRACT Introduction: The presence of children and adolescents has been an increasingly frequent situation in gynecologists’ offices and it is noteworthy that the care for these age groups is very different from the care for adult women. Therefore, professionals need to be prepared for this type of situation, not only with specific technical knowledge, but they must also know the laws that regulate the assistance of minors and the ethical particularities of providing care to this population. However, this training often does not occur in medical school or medical residency. Objective: To analyze training in Pediatric and Adolescent Gynecology (PAG) during the Gynecology and Obstetrics medical residency in Bahia, Brazil. Method: Cross-sectional observational study, using a convenience sample consisting of 51 Gynecology and Obstetrics residents from eight institutions in the state of Bahia, using an online questionnaire that assessed the following aspects: technical-theoretical and ethical knowledge about Pediatric and Adolescent Gynecology, self-perception of comfort, confidence, and competence in caring for children and adolescents and access to theoretical and practical content related to PAG at the medical residency institution. Results: The majority has already treated children and adolescents at residency (78,4%), but there was no specific outpatient clinic (86,3%) or annual exposure to PAG (86,3%) in most institutions. Most importantly, PAG was discussed at residency less than 5 times (70,6%), followed by never (23,5%). Regarding PAG, most of them considered the allocated time insufficient (90,2%), would like more training (96,1%), and to be included in practice as a specialty (66,7%). Finally, concerning self-perceived preparedness, comfort, and confidence, in most questions about children, the level was between 2 and 3, while for adolescents the level was 4 in the Likert scale. Furthermore, the majority chose the right answers to specific knowledge questions. Conclusion: Although most of them have demonstrated theoretical and ethical knowledge in PAG, most of the residents have little theoretical-practical training in Pediatric and Adolescent Gynecology, and they often feel unprepared, uncomfortable, and not very confident in dealing especially with children. Therefore, most of them would like more training in PAG and should receive it. <![CDATA[Motivação intrínseca do estudante de Medicina no grupo tutorial remoto durante a pandemia pelo Sars-CoV2]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712025000200205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: Em se tratando de uma metodologia ativa que propõe desenvolvimento da autonomia do estudante, a motivação se torna crucial para a efetividade dos processos de aprendizagem. Em 2020, diante do contexto de pandemia pelo novo coronavírus, houve a necessidade de adaptação para o ambiente remoto de aprendizagem. Nesse novo cenário, colocou-se em pauta a motivação intrínseca dos estudantes. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a motivação intrínseca do estudante de Medicina em tutorias remotas na Aprendizagem Baseada em Problemas durante a pandemia pelo Sars-CoV2. Método: Trata-se de um estudo transversal realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde envolvendo estudantes de Medicina selecionados randomicamente entre julho de 2021 e agosto de 2022. Utilizou-se o Inventário de Motivação Intrínseca (IMI), traduzido, adaptado transculturalmente e validado. A análise do IMI foi feita por meio do cálculo da média aritmética dos 45 itens, compondo o escore médio geral (EMG), e definiu-se cada subescala/domínio por meio da média aritmética do conjunto de itens que a compõe, determinando o escore médio por subescala (EMS). Foram definidos os seguintes pontos de corte: ≤ 3,0 (não verdadeiro/não motivado), &gt; 3,0 e &lt; 6,0 (algo verdadeiro/motivado) e &gt; 6,0 (muito verdadeiro/muito motivado). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde: CAAE 50408021.7.0000.5569 e Parecer nº 4.934.317. Resultado: Foram envolvidos 115 estudantes de Medicina. Em relação à motivação avaliada pelo IMI: três estudantes estavam desmotivados (EMG &lt;= 3,0), correspondendo a 2,6%, 111 estudantes estavam motivados (EMG &gt; 3,0 e &lt; 6,0), correspondendo a 96,5% deles, e um estudante se mostrou muito motivado (EMG &gt;= 6,0), correspondendo a 0,86%. Os estudantes, em sua maioria, afirmaram que tinham local próprio para estudo, sem ruídos e que conseguiam ficar sozinhos nesse ambiente (respectivamente 69,6%, 62,6% e 88,7%). A maior parte relatou ter internet de boa qualidade (78,3%), o computador foi o equipamento mais utilizado (93,0%) e com bom funcionamento referido por 92,0% dos estudantes. Conclusão: Os estudantes se mostraram motivados para os grupos tutoriais a despeito do contexto da pandemia pelo Sars-CoV2. Fatores socioeconômicos favoráveis em relação à estrutura da residência do estudante, como acesso à internet e computador, podem ter contribuído para a motivação.<hr/>ABSTRACT Introduction: As it is an active methodology that proposes the development of student autonomy, motivation becomes crucial for the effectiveness of learning processes. In 2020, given the context of the new coronavirus pandemic, there was a need to adapt to the remote learning environment. In this new scenario, the intrinsic motivation of students was put on the agenda. Objective: to evaluate the intrinsic motivation of medical students in remote tutorials in Problem-Based Learning during the SARS-CoV2 pandemic Method: This was a cross-sectional study carried out at Faculdade Pernambucana de Saúde involving medical students randomly selected between July 2021 and August 2022. The translated, cross-culturally adapted and validated Intrinsic Motivation Inventory (IMI) was used. The IMI analysis was carried out by calculating the arithmetic mean of the 45 items, composing the overall mean score (OMS) and each subscale/domain was defined using the arithmetic mean of the set of items that constitute it, defining the mean score by subscale (MSS). The following cutoff points were defined: ≤3.0 (not true/not motivated), &gt;3.0 and &lt;6.0 (somewhat true/motivated) and ≥6.0 (very true/very motivated). The project was approved by the Research Ethics Committee of Faculdade Pernambucana de Saúde, CAAE number: 50408021.7.0000.5569 and Opinion Number: 4.934.317. Results: 115 medical students were involved in the study. Regarding motivation assessed by the Intrinsic Motivation Inventory: three students were unmotivated (OMS ≤3.0), corresponding to 2.6%, 111 students were motivated (OMS &gt;3.0 and &lt;6.0), corresponding to 96.5% of them and one student was very motivated (OMS ≥6.0), corresponding to 0.86%. The majority of students stated they had their own place to study, without noise and were able to be alone there (69.6%, 62.6% and 88.7%, respectively). Most reported having good quality internet (78.3%), the computer was the most used equipment (93.0%) and reported to be in good working order by 92.0% of students. Conclusions: the students were motivated to take part in the tutorial groups despite the context of the SARS-CoV2 pandemic. Favorable socioeconomic factors in relation to the structure of the student’s residence, such as internet and computer access, may have contributed to motivation. <![CDATA[Perfil epidemiológico e desfecho clínico de óbito de pacientes em cuidados paliativos num hospital universitário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712025000200206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: Os cuidados paliativos visam a uma abordagem em prol da promoção da qualidade de vida de pacientes e de seus familiares perante doenças que ameaçam a continuidade da vida. É de responsabilidade da equipe multidisciplinar, em caso de doenças incuráveis e/ou terminais, oferecer todos os cuidados paliativos disponíveis sem empreender ações diagnósticas ou terapêuticas desnecessárias. Assim, compreender o perfil epidemiológico desses pacientes e o correto manejo terapêutico se torna urgente. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar o perfil epidemiológico, o desfecho clínico e o perfil dos médicos residentes responsáveis pelos cuidados destinados aos pacientes em cuidados paliativos internados no Hospital Universitário de Aracaju (HU-Aju), em Sergipe. Método: Trata-se de um estudo longitudinal com duração de um ano, em que se realizaram a análise de prontuários e a aplicação de questionários para a avaliação de pacientes e dos médicos residentes que estiveram responsáveis pelos seus cuidados. Resultado: Foram estudados 40 pacientes e 17 médicos residentes. Houve significância para a presença de neoplasia com metástase (p = 0,02), o uso de antieméticos (p = 0,0003) e a indicação de cuidados paliativos plenos (p = 0,08). A maioria dos pacientes obteve Índice de Comorbidades de Charlson &gt; 5, Performance Status do Eastern Cooperative Oncology Group ≥ 3, Karnofsky Performance Status &lt; 70% e Palliative Performance Scale ≤ 50%, e todos apresentaram certa tendência à associação, o que poderia possivelmente ser resolvido com um “n” amostral maior. Cerca de 17,64% dos médicos residentes referiram ensino insuficiente de cuidado paliativo durante a graduação, enquanto 29,41% referiram a mesma insuficiência durante a residência médica. Apesar disso, 85,71% das respostas à pergunta-surpresa foram compatíveis com a realidade. A maioria dos pacientes (75%) evoluiu a óbito durante um ano de pesquisa. Conclusão: O grande percentual de óbitos de pacientes e de acertos à pergunta-surpresa pode sinalizar uma indicação tardia dos cuidados paliativos no HU-Aju, provavelmente pelo entendimento equivocado de estes serem uma abordagem terapêutica necessária apenas no processo de terminalidade e fim de vida.<hr/>ABSTRACT Introduction: Palliative Care aims to promote the quality of life of patients and their families in the face of illnesses that threaten the continuity of life. It is the responsibility of the multidisciplinary team, in the case of incurable and/or terminal illnesses, to offer all available palliative care without undertaking unnecessary diagnostic or therapeutic actions. Therefore, understanding the epidemiological profile of these patients and the correct therapeutic management becomes urgent. Objective: To analyze the epidemiological profile, clinical outcome and the profile of resident doctors responsible for the care of patients in palliative care admitted to the University Hospital of Aracaju/SE. Method: Longitudinal study lasting one year, in which medical records were analyzed and questionnaires were applied to evaluate patients and the resident doctors who were responsible for their care. Result: 40 patients and 17 resident doctors were studied. Significance was observed for the presence of neoplasia with metastasis (p=0.02), use of antiemetics (p=0.0003) and the indication of full palliative care (0.08). Most patients had a Charlson Comorbidity Index &gt; 5, Eastern Cooperative Oncology Group Performance Status ≥ 3, Karnofsky Performance Status &lt; 70% and Palliative Performance Scale ≤ 50%; both showed a certain tendency towards association, which could possibly be resolved with a larger sample “n”. Around 17.64% of resident doctors reported insufficient teaching on palliative care during their undergraduate studies, while 29.41% reported the same insufficiency during medical residency. Despite this, 85.71% of the answers to the surprise question were compatible with reality. The majority of the patients (75%) died during the one-year research. Conclusion: The large percentage of patient deaths and correct answers to the surprise question may signal a late indication for palliative care in HU-Aju, probably due to the mistaken understanding that palliative care is a therapeutic approach necessary only in the terminality and end-of-life process. <![CDATA[Lei do Mais Médicos: avaliando o cumprimento dos critérios municipais para funcionamento de escolas médicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712025000200207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: A Lei do Mais Médicos (LMM) conferia que as autorizações para o funcionamento do curso de Medicina deveriam ser precedidas de chamamento público para os municípios e para as instituições de ensino, com requisitos obrigatórios para a seleção. Objetivo: Este artigo objetivou investigar o cumprimento dos critérios estabelecidos no primeiro chamamento público pelos municípios selecionados e com escolas médicas implantadas por meio da LMM. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem analítica de procedimentos de pesquisa documental, em que se utilizaram os documentos de legislação e os dados públicos do Ministério da Saúde como fonte de dados. Resultado: Pôde-se apreender que todos os municípios selecionados no primeiro chamamento continuaram cumprindo os critérios mínimos estabelecidos para os indicadores “número de equipes de atenção básica”, “existência de Caps” e “hospital de ensino”. Já para o indicador “número de leitos disponíveis do SUS por aluno igual ou superior a cinco”, constata-se que há uma fragilidade para essa análise com possíveis impactos negativos nos cenários práticos de ensino. Conclusão: Reitera-se a necessidade de se instituir um observatório para o monitoramento das condições mínimas dos equipamentos públicos de saúde, dos municípios que sediam escolas médicas oriundas dessa lei, para se assegurar a qualidade da formação médica no que tange à oferta adequada de cenários de prática e equipes de saúde.<hr/>ABSTRACT Introduction: “Mais Médicos” (More Physicians) law (LMM) stated that authorizations for the operation of the medicine course should be preceded by a public call for municipalities and educational institutions, with mandatory requirements for selection. Objective: This article aimed to investigate compliance with the criteria established in the first public call by the selected municipalities and with medical schools implemented through LMM. Methods: This is a descriptive, exploratory study, with an analytical approach to documentary research procedures, using legislation documents and public data from the Ministry of Health as a data source. Results: It was observed that all municipalities selected in the first call continued to meet the minimum criteria established for the indicators “number of primary care teams”, “existence of CAPS” and “teaching hospital”. As for the indicator “number of available SUS beds per student greater than or equal to 5”, it seems that there is a weakness in this analysis with possible negative impacts on practical teaching scenarios. Conclusion: It is necessary to establish an observatory to monitor the minimum conditions of public health equipment in municipalities that host medical schools arising from this law is reiterated, to ensure the quality of medical training regarding the adequate supply of practice scenarios and health teams. <![CDATA[Estudante silencioso: tímido ou negligente?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712025000200208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: Nas últimas décadas, o método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) vem se consolidando no cenário educacional mundial e brasileiro. O conhecimento do estudante e sua participação passam a ser peças centrais no processo de aprendizado, tornando a fala e a escuta relevantes na aprendizagem. Alguns indivíduos demonstram dificuldades no processo de fala e participação, sendo, genericamente, definidos como “estudantes silenciosos”. Na literatura, entretanto, ainda não existe uma definição clara da expressão. O estudante silencioso passa então a ser definido como negligente e pouco dedicado aos estudos, sendo visto como objeto de disfuncionalidade do grupo tutorial. Contudo, o estudo do silêncio e das ferramentas de comunicação tem apontado outros caminhos. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a média do desempenho global do estudante silencioso em comparação com a média de desempenho de seus pares. Método: Trata-se de um estudo de corte transversal com componente analítico, realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde. Participaram do estudo tutores com um ano ou mais de experiência na metodologia ABP e discentes com um semestre ou mais de estudo na metodologia. Excluíram-se os alunos transferidos durante o período de estudo, em licença médica/licença-maternidade e os afastados por interrupção do curso. Elaboraram-se um checklist e um vídeo tutorial que foram enviados, por meio de e-mail institucional, a todos os tutores do primeiro ao quarto ano de Medicina para a identificação dos estudantes silenciosos de seus respectivos grupos. Após recebimento das respostas dos tutores, solicitaram-se os dados sociodemográficos e as notas das avaliações do grupo tutorial (presencial e fórum), da avaliação cognitiva e do Teste de Habilidades e Competências de todos os estudantes do período definido. Os dados obtidos foram analisados com enfoque comparativo no desempenho global do estudante silencioso em relação a seus pares. O estudo seguiu a Resolução nº 510/2016 e foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da instituição e devidamente aprovado sob CAAE nº 47885021.0.0000.5569. Resultado: Quando comparamos o estudante silencioso com seus pares, identificarmos que a média das notas foram similares, não havendo significância estatística relacionada à diferença entre os dois grupos. Conclusão: Do ponto de vista teórico, o estudante silencioso acompanha as tendências de seus pares, aparentemente se capacitando e se qualificando ao longo da faculdade.<hr/>ABSTRACT Background: The Problem-Based Learning (PBL) method has been established worldwide over the last decades. The student´s knowledge and their participation have become central parts of the whole process of learning, with active participation being expected of them. Some individuals might feel uncomfortable and present with difficulties to speak and participate when confronted with this situation, therefore being defined as “silent students”. In the literature, there are no specific definitions of the term “silent student”. The silent student may be seen as negligent and dysfunctional. Nevertheless, the studies about silence and communication tools are showing different conclusions. Objectives: To evaluate the global achievement of the silent student compared to their peers. Methods: Observational, cross-sectional study with an analytic component, developed at Faculdade Pernambucana de Saúde. Tutors with more than one year of experience in the PBL method and students studying for more than one semester using the PBL method participated in the study. Students transferred to other institutions, or on medical/maternal leave, or the ones that had their course interrupted did not take part of the study. We developed a checklist and a tutorial video, sent via institutional e-mail, to all tutors of the first to the fourth years of the medical course at the institution; through this checklist and video they were able to identify all the silent students in their groups. After receiving the tutors’ answers, sociodemographic data and the scores of all the students were requested, separating them into silent and non-silent students. This information was analyzed and compared aiming to evaluate the global achievement of the silent student and their peers. This study followed Resolution n. 510/2016 and was submitted to the Research Ethics Committee and approved under CAAE number 47885021.0.0000.5569. Results: When comparing silent students with their peers, it was observed that the mean scores were similar, with no statistical significance. Conclusion: It seems that silent students are as qualified as their peers, learning and being qualified throughout medical formation. <![CDATA[Aprendizagem e saúde mental na pandemia de Covid-19: vivência de ingressantes em Medicina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712025000200209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: A pandemia do novo coronavírus resultou em medidas de contenção de sua disseminação, como a implementação de ensino remoto, e afetou o bem-estar dos indivíduos; assim, surge a necessidade de investigar as consequências sociais e emocionais para os alunos ingressantes em 2020 em uma escola de Medicina do interior paulista. Objetivo: Este estudo teve como objetivo compreender as repercussões da pandemia sobre a formação da turma ingressante de uma instituição de ensino superior paulista em 2020, analisando implicações acadêmicas e na saúde mental desses estudantes. Método: Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo realizado por meio de questionário do tipo websurvey, na plataforma Google Forms, em que se solicitou aos estudantes de Medicina, ingressantes no ano de 2020, que avaliassem a aprendizagem durante o primeiro ano do curso, os pontos positivos e negativos do ensino remoto e as repercussões nos relacionamentos interpessoais, na aprendizagem e na saúde mental. Excluíram-se da amostra as duas primeiras autoras do trabalho científico (também ingressantes em 2020) e os discentes que se desligaram do curso entre a matrícula e a data da coleta de dados. Na sistematização dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo na modalidade temática. Resultados: Participaram 33 estudantes, sendo 18 do gênero feminino e 15 do masculino, com idades entre 20 e 30 anos. A análise de conteúdo identificou 21 núcleos de sentido, e, a partir deles, elaboraram-se quatro temas que versavam sobre os prejuízos ao processo institucional e ao desempenho acadêmico, as mudanças e restrições nas relações interpessoais, os benefícios e malefícios do uso de tecnologias digitais, e as repercussões do ensino remoto na saúde mental dos estudantes. Conclusão: Este estudo pode fornecer insights importantes para compreender o verdadeiro impacto da pandemia na qualidade da formação dos estudantes, nas relações interpessoais e na saúde mental. Com base nesses resultados, propõe-se que a faculdade desenvolva um melhor preparo para situações em que o ensino remoto precise ser implementado, oferecendo apoio psicossocial aos estudantes nesses momentos atípicos e outras medidas institucionais que visem atender às necessidades psicológicas e educacionais dos discentes.<hr/>ABSTRACT Introduction: The new coronavirus pandemic resulted in measures to contain its spread, such as the implementation of remote teaching, and affected the well-being of individuals; Thus, it becomes necessary to investigate the social and emotional consequences for students entering in 2020 at a medical school in the interior of São Paulo. Objective: To understand the effects of the pandemic on the formation of the incoming class of an HEI in São Paulo in 2020, analyzing the academic and mental health implications of these students. Methods: Exploratory and qualitative study using an online questionnaire, asking medical students to evaluate learning during the first year of the course, positive and negative points of remote teaching, effects on interpersonal relationships, learning and mental health. The first two authors and students who left the course between enrollment and the date of the research were excluded from the sample. The study was carried out through data analysis using Content Analysis, thematic modality. Results: 33 students participated, 18 females and 15 males, aged between 20 and 30 years old. Content analysis identified 21 meaning cores; From them, four themes were created, dealing with the damage to the institutional process and academic performance, changes and restrictions in interpersonal relationships, the benefits and harms of using digital technologies, and the consequences of remote teaching on students’ mental health. Final considerations: This study can provide important insights to understand the true impact of the pandemic on the quality of student training, interpersonal relationships and mental health. Based on these results, measures can be implemented to meet these students’ needs. <![CDATA[Perfil de silêncio na Aprendizagem Baseada em Problemas: percepção do estudante de Medicina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712025000200210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: O silêncio pode ser considerado uma forma de participação no grupo tutorial (GT) e não uma falha no desenvolvimento da habilidade de comunicação. Um estudante com fala ativa não está necessariamente colaborando com o grupo, pois a participação verbal não é sinônimo de colaboração. Em paralelo, o silêncio pode estar associado ao próprio aprendizado, refletindo uma escuta ativa. Objetivo: Este estudo teve como objetivo compreender os significados atribuídos pelos estudantes ao comportamento silencioso no GT, na perspectiva da aprendizagem colaborativa. Método: Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou o grupo focal como estratégia para coleta das informações, realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde entre setembro de 2022 e agosto de 2023, envolvendo estudantes de graduação em Medicina selecionados de forma intencional. Verificou-se o critério de saturação, e, por isso, realizou-se apenas um grupo focal. Utilizou-se a técnica da análise de conteúdo de Bardin, na modalidade temática apresentada por Minayo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com o CAAE nº 38005320.5.0000.5569 e Parecer nº 4.382.850. Resultado: Participaram do grupo focal nove estudantes de Medicina com representação do primeiro ao oitavo período. A partir da análise das falas, foram identificadas as seguintes categorias analíticas: perfis de silêncio e a interferência na dinâmica no GT. Os aspectos contemplados se referem aos de maior demanda nas falas, as quais foram analisadas de acordo com as interpretações e reflexões das pesquisadoras e a sua articulação com os pressupostos teóricos da aprendizagem colaborativa. Conclusão: Os estudantes trouxeram vários perfis de silêncio: por personalidade/timidez; o silêncio pela dinâmica disfuncional do grupo; silêncio por opção; por falta de motivação estabelecendo-se um ciclo; silêncio por falta de estudo. De acordo com os discentes, há mais prejuízo para o próprio estudante silencioso, porém de maneira indireta, o que pode afetar a harmonia do grupo.<hr/>ABSTRACT Introduction: Silence can be considered a form of participation in the tutorial group and, not necessarily, a failure in the development of communication skills. A student with active speech is not necessarily collaborating with the group, as verbal participation is not synonymous with collaboration. In parallel, silence can be associated with learning itself, reflecting an active listening. Objective: to understand the meanings attributed by students to silent behavior in the tutorial group from the perspective of collaborative learning. Methods: A qualitative study was carried out that used the focus group as a strategy for collecting information, carried out at Faculdade Pernambucana de Saúde between September 2022 and August 2023, involving intentionally selected undergraduate medical students. The saturation criterion was verified, with only one focus group being carried out. Bardin’s content analysis technique was used in the thematic modality presented by Minayo. The project was approved by the Ethics Committee under CAAE n.: 38005320.5.0000.5569 and Opinion Number: 4.382.850. Results: Nine medical students participated in the focus group, representing the first to eighth periods. From the analysis of the statements, the following analytical categories were identified: profiles of silence and the interference in the dynamics of the tutorial group. The aspects covered refer to those with the greatest demand in the speeches, which will be presented together with their interpretations and the articulation with the theoretical assumptions of collaborative learning, as well as the researchers’ reflections based on the content brought. It was decided to present the results and discussion within each corresponding category. Conclusion: the students brought various profiles of silence: due to personality/shyness; silence due to the dysfunctional dynamics of the group; silence by choice; due to lack of motivation, establishing a cycle; silence due to lack of study. The students thought that there is more harm to the silent student themselves; however, in an indirect way, which could affect the harmony of the group. The context of the online tutoring environment was considered an important factor, capable of affecting the dynamics of the tutorial groups. <![CDATA[Avaliação do conhecimento sobre espiritualidade e sua aplicabilidade por médicos docentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712025000200211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: O papel da espiritualidade para os profissionais de saúde é imprescindível para garantir a abrangência biopsicossocial e melhorar a assistência integral ao paciente. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento sobre espiritualidade e sua aplicabilidade entre médicos docentes. Método: O presente estudo caracterizou-se por uma abordagem de caráter exploratório de campo virtual, descritivo e transversal, de base populacional. Adotou-se uma amostra por conveniência composta por médicos docentes do curso de Medicina de uma universidade privada. Para a análise do conhecimento sobre espiritualidade, adotou-se um instrumento composto por oito questões fechadas, e a aplicação na prática profissional foi avaliada por meio de cinco questões fechadas, enviadas por meio de um formulário eletrônico. Resultado: Participaram 41 médicos docentes, com idade média 46 + 11,59 anos. Sobre o conceito de espiritualidade, 24 (55,8%) indicaram as alternativas “A busca por significado e importância para a vida humana” e “Crença em algo que transcende a matéria”. Constatou-se que, embora a maior parte dos participantes reconhecesse a importância da abordagem espiritual no processo do adoecimento (83,7%), a minoria (23,3%) se sentia preparada para abordar essa questão em seus atendimentos diários. Conclusão: Observou-se que ainda há divergência na definição de espiritualidade e religiosidade. Sobre a prática, a barreira mais comum que desencoraja a discussão sobre religião/espiritualidade com os pacientes é a falta de tempo nas consultas.<hr/>ABSTRACT Introduction: The role of spirituality for health professionals is essential to guarantee biopsychosocial coverage and improve comprehensive patient care. Objective: To evaluate knowledge about spirituality and its applicability among teaching doctors. Methods: The present study was characterized by an exploratory, descriptive, and cross-sectional, population-based, virtual field approach. The convenience sample and the population comprised doctors teaching medicine at a private university. The instrument used to analyze knowledge about spirituality consisted of 8 closed questions and its application in professional practice was evaluated through 5 closed questions, sent via an electronic form. Results: 41 teaching doctors participated, with an average age of 46 + 11.59 years. Regarding the concept of spirituality, 24 (55.8%) answered that the alternative is “the search for meaning and importance for human life” and 24 (55.8%) also answered with the alternative “Belief in something that transcends matter”. It was found that, although most participants recognized the importance of a spiritual approach in the illness process (83.7%), the minority (23.3%) felt prepared to address this issue in their daily care. Conclusion: It was observed that there is still divergence in the definition of spirituality and religiosity. Regarding practice, the most common barriers that discourage discussing religion/spirituality with patients is the lack of time during consultations. <![CDATA[Simulação realística no curso de medicina: o ensino da farmacologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712025000200212&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: A graduação em medicina possui o grande desafio de tornar as aulas, sobretudo do ciclo básico, como a farmacologia, mais dinâmicas. Esse novo cenário pedagógico deve incentivar a resolução de problemas e a integração prática-teórica, essencial para a formação médica. Nesse contexto, as metodologias ativas têm emergido como ferramentas eficazes para catalisar essa transformação. Entre essas metodologias, a simulação realística tem se destacado por sua capacidade de tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, aumentando a participação dos alunos e facilitando a aplicação prática dos conceitos teóricos. A utilização da simulação realística nas ciências básicas, como a farmacologia, é particularmente relevante, especialmente considerando as limitações impostas pela proibição do uso de animais em práticas educacionais, que antes desempenhavam um papel central na formação médica. Objetivo: Validar e promover a utilização da simulação realística no ensino da farmacologia, com o intuito de explorar seu impacto na aprendizagem e na memorização dos alunos. Métodos: Foram convidados a participar do estudo alunos do quinto período do curso de medicina que estavam cursando a disciplina de farmacologia (n=131). Para avaliar a eficácia do uso da simulação realística em comparação com a leitura de casos clínicos, foram utilizadas as aulas práticas das duas turmas da disciplina para o ensino das metodologias em complemento à aula teórica a que ambos os grupos foram submetidos e, assim, comparar entre eles a aprendizagem e memorização através de questionários de avaliação aplicados imediatamente após o término das aulas práticas e 15 dias depois. Os temas abordados foram a asma e a diabetes mellitus. Resultados: A simulação de diabetes mellitus melhorou a aprendizagem logo após a aula (U=1075, p&lt; 0.001) e não melhorou a memória de longo prazo dos alunos (U=1022, p=0.1490). A simulação de asma não melhorou a aprendizagem (U=1574, p=0.4505) e a memória a longo prazo (U=1222, p=0.3222). Uma análise global da experiência mostrou que a simulação realista melhorou a aprendizagem dos temas propostos (U=5282, p&lt;0.01), entretanto quando se compara a proporção de acertos por questão de acordo com a metodologia de ensino, nenhuma diferença estatisticamente significativa foi encontrada (p=0.09). Conclusão: Verificou-se que a simulação realística tem um efeito positivo nas aulas práticas de farmacologia, contribuindo para uma aprendizagem mais eficaz e dinâmica. Esses resultados sugerem que a simulação realística pode ser uma ferramenta valiosa para o ensino das ciências básicas na graduação em medicina.<hr/>ABSTRACT Introduction: Medical education faces the significant challenge of making classes, especially in the basic cycle such as pharmacology, more dynamic. This new pedagogical scenario should promote problem-solving and practical-theoretical integration, essential for medical training. In this context, active methodologies have emerged as effective tools to catalyze this transformation. Among these methodologies, realistic simulation has stood out for its ability to make classes more dynamic and interactive, increasing student participation and facilitating the practical application of theoretical concepts. The use of realistic simulation in basic sciences, such as pharmacology, is particularly relevant, especially considering the limitations imposed by the ban on the use of animals in educational practices, which previously played a central role in medical training. Objective: To validate and promote the use of realistic simulation in pharmacology education, aiming to explore its impact on students’ learning and memorization. Methods: Students from the fifth semester of the medical course who were enrolled in the pharmacology class (n=131) were invited to participate in the study. To evaluate the effectiveness of using realistic simulation compared to reading clinical cases, practical classes from both groups of the subject were utilized to teach methodologies in addition to the theoretical class to which both groups were submitted. Learning and memorization were then compared using evaluation questionnaires administered immediately after the practical classes and 15 days later. The topics addressed were asthma and diabetes mellitus. Results: The diabetes mellitus simulation improved learning immediately after the class (U=1075, p&lt;0.001) but did not enhance the students’ long-term memory (U=1022, p=0.1490). The asthma simulation did not improve learning (U=1574, p=0.4505) or long-term memory (U=1222, p=0.3222). A global analysis of the experience showed that realistic simulation improved learning of the proposed topics (U=5282, p&lt;0.01); however, when comparing the proportion of correct answers per question according to the teaching methodology, no statistically significant difference was found (p=0.09). Conclusion: It was found that realistic simulation has a positive effect on practical pharmacology classes, contributing to more effective and dynamic learning. These results suggest that realistic simulation can be a valuable tool for teaching basic sciences in medical education. <![CDATA[O ensino do exame de fundo de olho na graduação médica: tendências na literatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712025000200301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: O exame de fundo de olho (EFO) é um recurso semiológico importante e deve ser uma competência exercida pelo profissional médico, especialmente em contextos clínicos associados a hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus (DM) e quadros neurológicos. O ensino do EFO na graduação médica é um tema recorrente e desafiador na literatura com experiências que consideram não somente o ensino da oftalmoscopia direta (OD), mas também técnicas de exame que se baseiam na obtenção e análise de imagens do fundo de olho. Objetivo: Este estudo teve como objetivos identificar e analisar na literatura experiências e tendências sobre o ensino do EFO na graduação médica. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva literária que coletou publicações compreendidas no período de 2013 a 2023. Resultado: Foram selecionados 44 estudos publicados no período. O uso de simuladores e de imagens obtidas com dispositivos acoplados a câmeras de telefones celulares apresentou-se em 52,3% dos estudos com conclusões positivas sobre a utilização desses elementos para a aprendizagem do EFO. A OD continua sendo uma técnica recomendada e ensinada, muito embora a maioria dos estudos identifique dificuldades em seu aprendizado e exercício. A maioria das pesquisas utilizou ambientes controlados, teve pouco tempo de seguimento no sentido de averiguar a eficiência dos processos de ensino testados e não definiu com clareza os objetivos educacionais e as metodologias de aprendizagem que devem ser empregados no ensino do EFO. Somente dois estudos foram conduzidos em ambientes autênticos de atendimento. Conclusão: Existem várias experiências relatadas sobre o ensino do EFO amparadas por diversos recursos que se mostraram pedagogicamente adequados. Estudos longitudinais e metodologicamente uniformes devem ser conduzidos para a obtenção de resultados reprodutíveis e comparáveis que possam garantir eficiência ao ensino do EFO na graduação médica.<hr/>ABSTRACT Introduction: Funduscopy is a skill that should be utilized by medical professionals, especially in clinical contexts associated with systemic arterial hypertension (SAH), diabetes mellitus (DM) and neurological conditions. The teaching of this topic in medical undergraduate courses is a recurring subject in the literature, including approaches that consider not only the teaching of direct ophthalmoscopy (DO) but also techniques based on obtaining and analyzing images of the fundus. Objective: To identify and analyze experiences and trends in the literature on the teaching of funduscopy in medical undergraduate courses. Method: Bibliographic research comprising articles published in the period from 2013 to 2023. Results: A total of 44 articles were selected through the review. The use of simulators and fundus images captured with devices coupled to cell phone cameras were teaching resources used in a large number of studies (52.3% of articles) with positive conclusions about the use of these elements for learning funduscopy. Direct ophthalmoscopy continues to be a recommended technique, although most studies identify difficulties in its learning and performance. Most research used controlled environments, had little follow-up time to ascertain the efficiency of the teaching processes and lacked uniform and clear educational objectives and learning methodologies that should be used in teaching funduscopy. Only two studies were carried out in authentic care environments. Conclusion: There are several experiences reported on the teaching of funduscopy supported by various resources that proved to be pedagogically appropriate. Longitudinal and methodologically uniform studies must be conducted to obtain reproducible and comparable results that can warrant better efficiency in the teaching of funduscopy in medical education. <![CDATA[Currículo essencial de ultrassonografia na graduação médica: uma revisão da literatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712025000200302&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: Tradicionalmente, inspeção, palpação, percussão e ausculta constituem os quatro pilares da medicina à beira do leito. A Ultrassonografia no Local do Atendimento (POCUS) tem se destacado em melhorar a acurácia do diagnóstico clínico. Objetivo: Este estudo teve como objetivo realizar revisão de literatura sobre currículos de ultrassonografia em cursos médicos. Método: Realizou-se uma revisão narrativa nas bases de dados PubMed, LILACS e SciELO, em que se utilizaram os descritores: “ultrassom”, “ultrassonografia”, “currículo”, “medicina” e “escola médica”. Resultado: Foram analisados 36 artigos com enfoque na integração da ultrassonografia ao currículo de Medicina. Identificaram-se 12 artigos que detalham currículos específicos, a partir dos quais foram elaborados quadros comparativos, agrupados por região anatômica ou área de conhecimento. Conclusão: A ultrassonografia está sendo integrada aos currículos médicos, contribuindo para o ensino de várias disciplinas, além de ser utilizada como apoio diagnóstico à beira do leito. Para sua incorporação curricular, é necessário considerar as competências a serem adquiridas dentro da perspectiva da formação do médico generalista. Sua adoção requer investimento em equipamentos e treinamento docente para que se alcancem os objetivos de aprendizagem.<hr/>ABSTRACT Introduction: Traditionally, inspection, palpation, percussion, and auscultation constitute the four pillars of bedside medicine. Point-of-care ultrasound (POCUS) has shown to be promising in improving the accuracy of clinical diagnosis. Objective: To carry out a literature review on ultrasound curricula in medical courses. Methods: A systematic review was carried out in PubMed, LILACS and SciELO databases, including the descriptors: “ultrasonography”, “curriculum”, “medicine” and “medical school”. Results: 36 studies were analyzed, focusing on the integration of ultrasound into the medical curriculum. Twelve articles that describe specific ultrasonography curricula in detail were identified. Comparative tables were created, grouped by region of the body or area of knowledge. Conclusions: Ultrasonography is being integrated into medical curricula, contributing to the teaching of various medical course subjects, as well as supporting bedside diagnosis. For its implementation in medical curricula, one must consider the skills to be acquired from the general practitioner’s training perspective. Investment in quality equipment and teacher training is necessary to achieve learning objectives. <![CDATA[Abordagens e percepções das iniquidades em saúde na formação médica: uma revisão de escopo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712025000200303&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: Pesquisas apontam a existência de um abismo entre a formação médica e as necessidades das populações e dos sistemas de saúde, ao não considerarem as iniquidades em saúde no processo formativo dos estudantes, cujo resultado é uma força de trabalho mal preparada para os desafios do século XXI. Assim, são imprescindíveis estudos de monitoramento e avaliação de ações e estratégias formativas que possam subsidiar formuladores de políticas, gestores e controle social em uma reorientação do modelo formativo médico que contribua para uma atenção à saúde equitativa epidemiologicamente eficiente e socialmente justa. Objetivo: Este estudo teve como objetivo mapear a produção científica internacional sobre a abordagem das iniquidades em saúde na formação médica, considerando temas, estratégias e percepções acerca da sua importância para o cuidado no processo saúde-doença. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo revisão de escopo, realizada nas bases de dados ou bibliotecas virtuais PubMed, Lilacs, SciELO, Web of Science, além de consulta a especialistas. Foram considerados artigos em inglês, espanhol e português, os quais, após os critérios de inclusão e exclusão, conformaram um corpus de 27 artigos. Resultado: Os artigos incluídos representam 12 países de três continentes que abordam iniquidades em saúde segundo diversos marcadores, como raça, etnia, gênero e sexo. As estratégias de abordagem das iniquidades durante a formação médica são distribuídas em disciplinas obrigatórias, eletivas, por meio de simulações clínicas, de maneira transversal ao curso, em palestras, workshops, tutorias ou ações extracurriculares. Todavia, a maioria dos estudos demonstram a pouca contextualização sócio-histórica dessas abordagens, reafirmando estereótipos, percepções negativas dos estudantes em relação aos marcadores sociais ou pouca compreensão de sua relação com o processo saúde-doença. Contudo, quando as iniquidades em saúde são abordadas de uma forma efetiva e crítica, parece haver ganhos importantes na aquisição de habilidades clínicas, responsabilização social, empatia e sensibilidade à história social dos pacientes. Conclusão: Há uma urgência em se avançar na reorientação de cursos médicos para um cuidado capaz de reconhecer as necessidades gerais e específicas dos indivíduos e grupos sociais nas suas diferentes trajetórias de vida, amparados nos suportes teóricos e políticos das iniquidades em saúde.<hr/>ABSTRACT Introduction: Research points to the existence of a gap between medical training and the needs of populations and health systems, by not considering health inequalities in the training process of students, which results in a workforce that is ill-prepared for the challenges of the XXI century. Thus, studies are needed to monitor and evaluate training actions and strategies that can support policy makers, managers and social control in a reorientation of the medical training model that contributes to equitable, epidemiologically efficient and socially fair health care. Objective: To map the international scientific production on addressing health inequalities in medical training, considering themes, strategies and perceptions about their importance for care in the health-disease process. Method: This is qualitative research of the scope review type, carried out in the databases or virtual libraries PubMed, Lilacs, SciELO, Web of Science, in addition to consultation with specialists. Articles in English, Spanish and Portuguese were considered, in which, after the inclusion and exclusion criteria, a corpus of 27 articles was formed. Results: The articles included represent twelve countries from three continents, which address health inequities according to different markers such as race, ethnicity, gender and sex. Strategies for approaching inequalities during medical training are distributed in mandatory and elective disciplines, through clinical simulations, transversally to the course, in lectures, workshops, tutorials or extracurricular activities. However, most studies show little socio-historical contextualization of these approaches, reaffirming stereotypes, negative perceptions of students in relation to social markers or little understanding of their relationship with the health-disease process. On the other hand, when health inequalities are addressed in an effective and critical way, there seem to be important gains in the acquisition of clinical skills, social responsibility, empathy and sensitivity to the social history of patients. Final considerations: There is an urgent need to move forward in reorienting medical courses towards care capable of recognizing the general and specific needs of individuals and social groups in their different life trajectories, supported by theoretical and political supports of health inequities. <![CDATA[World Café: estratégia didática que oportuniza a comunicação e a construção coletiva do conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712025000200401&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: Formar profissionais competentes que reflitam sobre as próprias ações e interfiram no contexto em que atuam implica preparar docentes que entendam seu papel como facilitadores e propiciem ao estudante protagonizar o processo ensino-aprendizagem. Relato de experiência: Considerando a relevância dos programas de desenvolvimento docente, a Associação Brasileira de Educação Médica - Regional Minas Gerais - criou em 2020 o projeto “De Minas para Minas: um dedo de prosa sobre educação médica”, com o propósito de valorizar todos os discentes e docentes das 47 escolas médicas mineiras, públicas e privadas, por meio de levantamento de temas de interesse comum em todos os espaços de formação. Realizou-se em 2023 um evento com foco central na avaliação do estudante, em que se utilizou uma estratégia pedagógica que propiciasse de forma coletiva e colaborativa o compartilhamento de conhecimentos por meio do diálogo: o World Café (ou Café Mundial). A proposta das rodas no World Café visa desencadear uma conversa em que os partícipes se sintam à vontade para partilhar e escutar, de modo a possibilitar a espontânea polinização de ideias e significados. Este relato teve como objetivos descrever a estratégia World Café e refletir sobre ela, na qual estiveram presentes 30 docentes, três estudantes e um residente, provenientes de seis escolas médicas da Regional Minas. Discussão: Foram utilizados os sete passos da estratégia: esclarecimento do contexto, criação de um espaço acolhedor, colocação em pauta das questões importantes, contribuição e engajamento de todos os participantes, conexão das diversas perspectivas, escuta ativa e qualificada, e partilhamento das descobertas coletivas. Ao final, 100% dos participantes sentiram-se engajados no diálogo interpares, e 95% afirmaram que a oficina foi agradável porque lhes permitiu levantar conhecimentos prévios e novas perspectivas sobre a avaliação do estudante. Conclusão: O Word Café teve grande aceitação por ser uma metodologia ativa, centrada no aprendiz, que proporciona o uso criativo de tecnologias sociais e comunicacionais, eficaz para se pensar e atuar em conjunto na educação e na saúde. Desenhada para grandes grupos, a estratégia pode ser aplicada na graduação, na pós-graduação, nos programas de desenvolvimento docente, na educação permanente e na educação continuada, e permite lidar de maneira propositiva com assuntos e perguntas críticos que envolvem, simultaneamente, diversas partes interessadas, como docentes, gestores, estudantes, trabalhadores do serviço e as comunidades.<hr/>ABSTRACT Introduction: Training competent professionals who reflect on their actions and engage with their context also implies training teachers who understand their role as facilitators and enable students to take the lead in the teaching-learning process. Experience report: Considering the importance of faculty development programs, the Brazilian Association of Medical Education, through its Minas Gerais Regional Branch, created in 2020 the project “From Minas to Minas: a chat about medical education,” aiming to value all students and faculty members of the 47 medical schools in Minas Gerais, both public and private, by raising common areas of interest across all training spaces. In 2023, an event was held with a central focus on student assessment, utilizing a pedagogical strategy that facilitated knowledge sharing through collective and collaborative dialogue, known as the ‘World Café’. The goal of the World Café discussions is to spark conversations where participants feel comfortable sharing and listening, allowing the spontaneous pollination of ideas and meanings. This report aims to describe and reflect on the World Café strategy, which included 30 (thirty) faculty members, 3 (three) students, and 1 (one) resident from six medical schools in the Minas Regional Branch. Discussion: The seven steps of the strategy were used: clarifying the context, creating a welcoming space, addressing important issues, encouraging contributions and engagement from all participants, connecting diverse perspectives, active and qualified listening, and sharing collective discoveries. In the end, 100% of the participants felt engaged in the activity and peer dialogue, and 95% stated that the workshop was enjoyable, allowing them to bring up prior knowledge and new perspectives on student assessment. Conclusion: The World Café was widely accepted as an active, learner-centered methodology that fosters the creative use of social and communication technologies, for effectively thinking and acting together in education and health. Designed for large groups, the strategy can be applied in undergraduate and graduate programs, faculty development programs, continuing and permanent education, and allows the proactive handling of critical issues and questions, simultaneously involving various participants, including faculty, managers, students, service workers, and communities. <![CDATA[Desenvolvimento de profissionalismo em estudantes do internato médico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712025000200801&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: A formação profissional do médico moderno requer conhecimentos, habilidades e condutas ancorados na ética, além de autocuidado e autoconsciência. Desenvolvimento: os preceitos éticos implicam valores como integridade, honestidade, altruísmo, humildade, respeito à diversidade e transparência em relação a potenciais conflitos de interesse, que fazem parte da identidade profissional do médico. Os estudantes de medicina, no Brasil, ingressam na faculdade muito jovens, por volta de 18 a 22 anos, momento em que sua identidade pessoal ainda está em formação. Ao ingressar na vida acadêmica, o estudante entra em contato com valores da futura vida profissional, que exigirá dele conhecimentos, habilidades e atitudes específicos, além da postura profissional do médico, esperada pela sociedade. Nesse momento, a identidade profissional está em formação simultaneamente à identidade pessoal. Esse processo de formação é gradual e deve fazer parte do currículo de forma ativa, não apenas do currículo oculto, e os professores devem ser capacitados para essa formação. O desenvolvimento do profissionalismo ocorre desde o primeiro período com discussões em sala de aula, porém é no internato que o estudante irá experimentar essas situações de forma real. Não existe, na literatura, um modelo único validado para o desenvolvimento do profissionalismo, mas várias experiências vêm demonstrando ser promissoras, como vinhetas e apresentação de casos, simulação, portfólio, mapa conceitual e narrativas, entre outras. Esses métodos permitem feedback sobre a prática e as emoções do estudante. No internato a vivência em serviço proporciona o amadurecimento profissional simultaneamente ao pessoal, levando à necessidade de promover momentos em que os estudantes possam compartilhar suas experiências e refletir sobre elas com os professores que orientem essa discussão e reflexão, mostrando as melhores práticas éticas a serem aplicadas a cada situação. Conclusão: não existe uma fórmula única de sucesso para o desenvolvimento do profissionalismo. Os docentes envolvidos com esse ensino devem ter receptividade e acolhimento, além de vivência profissional e empatia para guiar o estudante em seu próprio processo de construção da personalidade pessoal e profissional.<hr/>ABSTRACT Introduction: the modern doctor must have professional training based on knowledge, skills and conduct anchored in ethics, in addition to self-care and self-awareness. Development: ethical precepts imply values such as integrity, honesty, altruism, humility, respect for diversity and transparency in relation to potential conflicts of interest, which are part of the physician’s professional identity. Medical students in Brazil enter college at a very young age, around 18 to 22 years old, when their personal identity is still being formed. In academic life, students come into contact with the values of their future professional life, which will require specific knowledge, skills and attitudes, in addition to the physician’s professional attitude, expected by society. At this moment, the professional identity is being formed simultaneously with the personal identity. This training process is gradual and must be an active part of the curriculum, not just the hidden curriculum, and teachers must be trained to provide this training. The development of professionalism occurs since the first semester with discussions in the classroom, but it is in the internship that the student will experience these situations in a real-life scenario. There is no single validated model in the literature for the development of professionalism, but several experiences have shown to be promising, such as vignettes and case presentations, simulation, portfolio, conceptual map and narratives, among others. These methods allow for feedback on student practice and emotions. During the internship, the in-service experience provides professional maturation simultaneously to the personal one, leading to the need to promote moments in which students can share their experiences, and reflect on them with teachers who guide this discussion and reflection, showing the best ethical practices to be applied to each situation. Conclusion: there is no single successful formula for professionalism development. The teachers involved with this teaching must be receptive and welcoming, in addition to having professional experience and empathy to guide the student in their own process of building their personal and professional personality. <![CDATA[Educação experiencial de Carl Rogers como perspectiva para a educação médica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712025000200802&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: As demandas contemporâneas para a educação médica propõem uma formação ampliada que alie conhecimentos e habilidades humanísticos à necessária formação técnica e científica. Desde as Diretrizes Curriculares para a graduação em Medicina promulgadas em 2001, os cursos de Medicina do país atravessam movimentos de reestruturação curricular, buscando, entre outros aspectos, a construção do perfil do profissional empático e sensível a demandas sociais. O ensaio analisa contribuições que a teoria da educação experiencial, proposta pelo psicólogo Carl Rogers, pode fornecer à discussão sobre educação médica. Desenvolvimento: Carl Rogers (1902-1987) é um representante da psicologia humanista, e sua proposta, inicialmente direcionada à psicoterapia, ampliou-se para outros campos e constituiu a Abordagem Centrada na Pessoa. A valorização da experiência vivenciada na relação é uma das premissas de sua teoria, tanto para a psicoterapia quanto para a educação. A aprendizagem acontece quando experienciada e apropriada pelo sujeito, e esse processo é vivenciado pela pessoa toda, cognitiva e sensivelmente. A promoção dessa proposta está ligada a condições facilitadoras, três delas diretamente ligadas à atuação dos professores: compreensão empática, consideração positiva incondicional e genuinidade, que compõem um jeito de ser docente. Essa postura docente seria justificada pela noção de tendência atualizante, que levaria a uma crença nos estudantes como capazes de se direcionar para a aprendizagem. Outras duas condições facilitadoras da educação experiencial estão relacionadas à centralidade do problema e à forma de utilização dos recursos didáticos. A importância da postura docente e das relações professor-estudante é reconhecida por estudos no campo da educação médica, de maneira coerente com a proposta de Carl Rogers. Conclusão: A teoria da educação experiencial pode contribuir para a compreensão das possibilidades da educação médica, no sentido da formação dos estudantes no campo das aprendizagens necessárias para a formação humanística e reflexiva.<hr/>ABSTRACT Introduction: Contemporary demands for medical education propose a broader education that combines knowledge and humanistic skills with the necessary technical and scientific training. Since the Curricular Guidelines for undergraduate medical courses enforced in 2001, the country’s medical courses have been undergoing curricular restructuring, as it seeks, among other things, to build the profile of a professional who is empathetic and sensitive to social demands. This essay analyzes the contributions that the theory of Experiential Education, proposed by psychologist Carl Rogers, can provide to the discussion on medical education. Developmen: Carl Rogers (1902 - 1987) is a representative of humanistic psychology and his proposal, initially aimed at psychotherapy, spread to other fields and formed the Person-Centered Approach. Valuing the experience lived in the relationship is one of the premises of his theory, both for psychotherapy and education. Learning happens when it is experienced and appropriated by the subject, and this process is experienced by the whole person, both cognitively and sensitively. The promotion of this proposal is linked to facilitating conditions, three of which are directly linked to teacher performance: empathetic understanding, unconditional positive regard and genuineness, which shape a way of being a teacher. This teaching attitude would be justified by the notion of an updating tendency, which would lead to a belief in students as capable of directing themselves towards learning. Two other conditions that facilitate experiential education are related to the centrality of the problem and the way in which teaching resources are used. The recognition of the importance of the teaching attitude and teacher-student relationships are acknowledged in the field of medical education, which makes it possible to identify coherence between these studies and Carl Rogers’ proposal. Final considerations: The theory of experiential education has elements of reflection that can contribute to understanding the possibilities of medical education considering the demands related to the training of students in the field of learning necessary for a humanistic and reflective training. <![CDATA[Desenvolvimento docente para a educação das profissões da saúde: obrigatório e imprescindível]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712025000200803&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Introdução: Programas de desenvolvimento docente (DD) são atividades voltadas ao aprimoramento das competências requeridas de educadores. Envolvem temas ligados ao desenho de currículos, ao ensino-aprendizagem, à avaliação do estudante e de programas, à produção de conhecimento (pesquisa) e à gestão e liderança de processos educacionais. No Brasil, após a regulamentação das diretrizes curriculares para a graduação em Medicina em 2014, existe uma obrigatoriedade para que as instituições de ensino criem e mantenham programas de DD nos cursos de graduação em Medicina. Desenvolvimento: As instituições brasileiras de ensino superior começaram a estruturar seus centros de DD para atender à legislação e, obviamente, para apoiar professores e preceptores responsáveis pela formação de médicos no Brasil e dar suporte a eles. A forma como essas iniciativas vêm evoluindo ainda é muito diversa, aleatória e nem sempre com avaliação da qualidade e efetividade das ações. Este ensaio aborda o tema DD a partir do contexto mundial e avança com uma análise sobre como a questão tem sido trabalhada no Brasil, a partir da percepção e experiência dos autores. A produção científica sobre o tema em nível nacional é incipiente, e acreditamos que a produção de conhecimento na área seja uma prioridade para os próximos anos, visto que o Brasil figura entre os países com maior número de escolas médicas no mundo. O olhar para a experiência internacional é fundamental, mas insuficiente, visto que o contexto brasileiro das escolas médicas e do próprio sistema de saúde é único e precisa ser compreendido e levado em conta nas ações de DD. Conclusão: A avaliação da qualidade e efetividade dos programas de DD em instituições de ensino da saúde é fundamental para a melhoria do ensino e do cuidado em saúde que, em última instância, deve garantir segurança ao paciente e sustentabilidade do próprio sistema de saúde.<hr/>ABSTRACT Introduction: Faculty development programs (FD) are activities aimed at improving the competencies required of educators. They involve topics related to curriculum design, teaching-learning, student and program evaluation, research, management and leadership of educational processes. In Brazil, after the publication of the curricular guidelines for medical education in 2014, it is mandatory for educational institutions to create and maintain FD programs in undergraduate medical programs. Development: Brazilian institutions of higher education have begun to structure their FD centers to meet the legislation and, obviously, to support teachers and preceptors responsible for the training of doctors in Brazil. The way in which these initiatives have been evolving is still very diverse, random, and not always with evaluation of the quality and effectiveness of these actions. This essay approaches the FD topic from the global context, and advances with an analysis of how the issue has been developed in Brazil, from the perception and experience of the authors. The scientific production on the subject at the national level is incipient and we believe that the production of knowledge in the area is a priority for the coming years, since Brazil is among the countries with the largest number of medical schools worldwide. Looking at the international experience is fundamental, but insufficient since the Brazilian context of medical schools and the health system itself is unique and needs to be understood and considered regarding FD actions. Final considerations: The evaluation of the quality and effectiveness of FD programs in health professions education is fundamental for the improvement of teaching and health care, which ultimately must ensure patient safety and sustainability of the health system itself.