Scielo RSS <![CDATA[Educação: Teoria e Prática]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1981-810620180002&lang=pt vol. 28 num. 58 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial - Eduteo v28n58]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000200200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A RELAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO SUPERIOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000200204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta reflexões sobre a relação entre ensino e pesquisa na percepção de professores atuantes em língua inglesa no ensino superior. Discute a necessidade de se compreender como se da essa relação e qual o nível de participação dos estudantes nesse processo, a partir da percepção dos professores. Foram entrevistados três professores que atuam em disciplinas de língua inglesa no curso de Letras - Inglês, em uma universidade comunitária catarinense. Para a interpretação dos dados foi utilizado os princípios da Análise de Conteúdo. O estudo demonstrou que os professores utilizam diferentes formas de atividades para promover a relação entre pesquisa e ensino em suas aulas. Todavia, essa relação ainda é incipiente, na percepção dos entrevistados, devido à resistência por parte dos estudantes e pela dificuldade por parte dos professores. Conclui-se, a partir da análise das entrevistas, que ainda é mais comum ver os estudantes como espectadores na pesquisa realizada pelos professores do que participando ativamente dela.<hr/>Abstract This article presents reflections on the relationship between teaching and research in the perception of English professors in higher education. It discusses the need to understand how this relationship occurs and the level of students’ participation in this process, based on the teachers' perception. We interviewed three professors who teach English disciplines in the course of Letters - English, at a community university in Santa Catarina. For the interpretation of the data, we used the principles of Content Analysis. This study demonstrated that teachers use different activities to promote the relationship between research and teaching in their classes. However, this relationship is still incipient, in the perception of the interviewees, due to the resistance of the students and the difficulty of the teachers. From the analysis of the interviews, we concluded that seeing students as spectators in the research carried out by teachers is still more common than actively participating in it.<hr/>Resumen El artículo presenta reflexiones sobre la relación entre la enseñanza y la investigación en la percepción de los profesores que trabajan con inglés en la educación superior. Se discute la necesidad de entender cómo es esta relación y cuál es el nivel de participación de los estudiantes en el proceso, desde la percepción de los profesores. Se entrevistaron tres profesores que actúan en disciplinas de lengua inglesa en el curso de Letras-inglés, en una universidad comunitaria de Santa Catarina. Para la interpretación de los datos se utilizaron los principios del Análisis de Contenido. El estudio mostró que los profesores utilizan diferentes formas de actividades para promover la relación entre la investigación y la enseñanza en sus clases. Sin embargo, esta relación todavía es incipiente, en la percepción de los entrevistados, debido a la resistencia de los estudiantes y a la dificultad por parte de los profesores. De ello, se desprende del análisis de las entrevistas que es todavía más común ver a los estudiantes como espectadores en la investigación realizada por los profesores que participando activamente de ella. <![CDATA[DIÁRIOS DE AULA DE UMA <em>QUASE</em> PROFESSORA: MEMÓRIAS DE ESTÁGIO DO CURSO MAGISTÉRIO (1987)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000200220&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo tematiza uma experiência de estágio do Curso de Magistério, por meio da análise dos diários de aula de uma quase professora, estudante do Colégio São Paulo, no município de Canoas, localizado na região metropolitana de Porto Alegre. A pesquisa tem como objetivo identificar quais narrativas do estágio foram privilegiadas nesses manuscritos, ou seja, busca-se analisar o que os cadernos guardados pela autora são capazes de fazer dizer acerca desta experiência, desenvolvida em uma terceira série do primeiro grau de ensino, em uma instituição de ensino municipal, também em Canoas. Assim, se discute o significado desses diários de aula para os campos da História da Educação e da História da Cultura Escrita, considerando-os testemunhos da cultura escolar, documentos que representam práticas cotidianas do fazer escolar, materializados nestes suportes de escrita. Nesta perspectiva, a análise documental permitiu identificar prioridades curriculares naquela série, evidenciadas pelas práticas pedagógicas desenvolvidas, muitas vezes pautadas na repetição e memorização. Pelo exame dos documentos, observa-se que o tom que permanece é do cumprimento à formalidade, do respeito à oficialidade dos cadernos, que pouco dizem acerca das subjetividades daquela quase professora. Capricho, meticulosidade, obediência à normatização do estágio, em relação às prescrições curriculares, todas essas são fortes características dos materiais examinados neste estudo.<hr/>Abstract This study discusses the experience of internship in the Teaching course, through the analysis of the class diary of an almost teacher, student of the Colégio São Paulo, in the municipality of Canoas, located at the metropolitan region of Porto Alegre. The research aims to identify what were the narratives on the internship privileged in these manuscripts, namely, analyzing what the notebooks kept by the author are able to say about this experience, developed in a third grade of the first level of education, in a municipal education school, also in Canoas. Thus, the meaning of these diaries for the fields of the history of education and the history of written culture is discussed, considering them testimonies of the school culture, documents that represent daily practices of school, materialized in these written media. In this perspective, the documentary analysis allowed identifying curricular priorities in that grade, highlighted by the pedagogical practices developed, often based on repetition and memorization. By examining the documents, the tone that remains is apparently of formality compliance, of respect to the formality of notebooks, which say little about the subjectivities of that almost teacher. Diligence, meticulousness, obedience to the internship standards, in relation to curricular requirements, all these are strong characteristics of the materials examined in this study.<hr/>Resumen El estudio tematiza una experiencia de pasantía del Curso de Magisterio, a través del análisis de los diarios de clase de una casi profesora, estudiante del Colegio São Paulo, en el municipio de Canoas, ubicado en el área metropolitana de Porto Alegre. La investigación tiene como objetivo identificar cuáles narrativas de la pasantía fueron privilegiadas en esos manuscritos; o sea, se busca analizar lo que los cuadernos guardados por la autora son capaces de hacer decir acerca de esta experiencia, desarrollada en el tercer año de la educación básica en una institución de enseñanza municipal, también en Canoas. Así, se discute el significado de esos diarios de clase para los campos de la Historia de la Educación y de la Historia de la Cultura Escrita, considerándolos testimonios de la cultura escolar, documentos que representan prácticas cotidianas del hacer escolar, materializados en estos soportes de escritura. En esta perspectiva, el análisis documental permitió identificar prioridades curriculares en aquella serie, evidenciadas por las prácticas pedagógicas desarrolladas, muchas veces pautadas en la repetición y memorización. Por el examen de los documentos, se observa que el tono que permanece es del cumplimiento a la formalidad, del respeto a la oficialidad de los cuadernos, que poco dicen acerca de las subjetividades de la casi profesora. Capricho, meticulosidad, obediencia a la normatización de la pasantía, en relación a las prescripciones curriculares, todas estas son fuertes características de los materiales examinados en este estudio. <![CDATA[EVOLUÇÃO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL: UM META-ESTUDO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000200241&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo apresentamos um meta-estudo sobre a pesquisa em educação não-formal e divulgação científica no Brasil. Essas são áreas cuja importância tem crescido nas últimas décadas mas que, por outro lado, não estão ainda consolidadas. Os próprios conceitos envolvidos são ambíguos e a pesquisa está dispersapor várias áreas e veículos de difusão. Por meio da análise de revisões da literatura publicadas na área, nos propomos a integrar os resultados encontrados e contribuir com o delineamento de um retrato das pesquisas nessas temáticas, analisando suas tendências e evolução. Nossa análise confirma que as pesquisas sobre educação não-formal e divulgação científica cresceram nas últimas décadas no Brasil, mas no entanto os números ainda são baixos. O principal veículo de publicação ainda são os congressos e os estudos em museus são a área mais abrangida por esses trabalhos.<hr/>Abstract In this article we explore the research on non-formal education and scientific dissemination in Brazil. These are areas whose importance has grown in recent decades but that, on the other hand, are not yet consolidated. The concepts themselves are ambiguous and existing research is scattered over several areas and vehicles of dissemination. Analyzing published literature reviews in the area, we propose to integrate results and to contribute to the delineation of a portrait of the research on these themes, identifying trends and developments. Our analysis confirm that the research on non-formal educationand scientific dissemination has grown in recent decades in Brazil, although the actual number of publications is still low. Meanwhile, the main vehicle of publication are conferences, and studies in museums are the most covered by these research works.<hr/>Resumen En este artículo se presenta un meta-estudio sobre la investigación en la educación no formal y la divulgación científica en Brasil. Estas son áreas cuya importancia ha crecido en las últimas décadas, pero, por otro lado, no se consolidaron. Los conceptos involucrados son ambiguos y la investigación se extiende sobre diferentes áreas y vehículos de difusión. A través del análisis de revisiones de la literatura publicadas enel área, se propone integrar los resultados obtenidos y contribuir al diseño de una imagen de las investigaciones en estos temas, analizando sus tendencias y evolución. Nuestro análisis confirma que las investigaciones sobre la educación no formal y la divulgación científica crecieron en las últimas décadas en Brasil, sin embargo, los números todavía siguen bajos. El principal vehículo para publicación son las conferencias. Los estudios en los museos son la área más cubierta por estas obras. <![CDATA[O ENSINO DE MATEMÁTICA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000200262&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As habilidades matemáticas são importantes para proporcionar uma vida autônoma para as pessoas. Porém, seu ensino tem sido um desafio para crianças em geral, incluindo crianças com deficiência. A presente pesquisa investigou a concepção de professores sobre o ensino de matemática aos alunos com deficiência intelectual, tendo sua coleta de dados realizada por meio da aplicação de um questionário a 32 professores de matemática, via rede social e e-mail. A análise dos dados foi feita de forma qualitativa com categorização das respostas em cinco eixos. Os resultados mostraram a necessidade dos professores de terem mais informações para trabalhar com esse público por meio de formação inicial ou continuada. Os impactos dessa ausência foram explicitados no receio à inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino regular, acesso e preparação de materiais para esses alunos para o ensino de matemática.<hr/>Abstract Mathematical skills are important to provide an autonomous life to people. However, learning mathematics has been a challenge for children in general, including children with deficiency. This research investigated the perception of teachers when teaching math to students with intellectual disabilities. The data collection was made through a questionnaire to 32 math teachers via social network and e-mail. The analysis of data was carried out qualitatively by categorizing responses in five classes. The results showed the need for teachers to have more information on how to deal with this public through initial or continuing education. The impacts of this lack of information is evidenced through the teachers’ fear of including students with intellectual disabilities in the mainstream education and difficult in accessing and preparing mathematics teaching materials for these students.<hr/>Resumen Las habilidades matemáticas son importantes para proporcionar una vida autónoma a las personas. Sin embargo, el aprendizaje de las matemáticas se ha mostrado un reto para los niños en general, incluidos aquellos con discapacidad intelectual. Esta investigación evaluó la concepción de profesores sobre la enseñanza de las matemáticas a alumnos con discapacidad intelectual. Se recolectaron datos por medio de la aplicación de un cuestionario a 32 profesores de matemáticas, a través de las redes sociales y correos electrónicos. Se analizaron los datos de forma cualitativa, categorizando las respuestas en cinco ejes. Los resultados mostraron que los profesores necesitan ser capacitados para trabajar con ese público por medio de formación inicial o continua. Los impactos de esa ausencia de información se han visto reflejados por el recelo de la inclusión del alumno con discapacidad intelectual en la enseñanza regular, el acceso y la preparación de materiales para esos alumnos con vistas a la enseñanza de las matemáticas. <![CDATA[TRABALHO COLABORATIVO ENTRE LICENCIANDOS E PROFESSORES: INCENTIVO ÀS PRÁTICAS “AUTORAIS” CONSIDERANDO O CURRÍCULO PAULISTA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000200280&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A literatura educacional se refere a a propostas de formas de ensino e pesquisa colaborativas que apoiem uma formação, inicial e continuada, pautada na reflexão, capaz de sustentar a elaboração da própria prática pelos professores. Por outro lado, formar professores requer refletir sobre políticas educacionais cada vez mais amparadas por mudanças curriculares planejadas por especialistas, que relegam o professor a executor dessas propostas. Com essas preocupações, este artigo tem como objetivo analisar o trabalho colaborativo entre professoras e licenciandos quanto à reflexão sobre o currículo paulista, proposto à rede estadual de ensino em 2008, e a elaboração da prática pedagógica nesse contexto. Formou-se um grupo de estudo com professoras de uma escola para análise do material didático do currículo e suporte aos licenciandos em seus estágios. O grupo tornou-se um elo para trocas de experiências incentivadas pelas reflexões teoricamente fundamentadas sobre o material. A colaboração viabilizou, ainda, trabalhos interdisciplinares “autorais”, pois elaborados pelos envolvidos, ainda que orientados pelo currículo. Esta colaboração foi primordial ao aprimoramento dos licenciandos e professoras, com vistas não só a prática cotidiana, mas à reflexão sobre o componente político da docência.<hr/>Abstract The educational literature proposes ways of collaborative teaching and research to support initial and continuing teacher training based on reflection, able to support teachers to develop their own practices. In contrast, training teachers requires reflection on educational polices increasingly supported by curriculum changes planed by experts, who relegate the teacher as executor of these proposals. With these concerns, this article aims to analyze the collaborative work between professors and licentiate students concerning the reflection on the São Paulo state curriculum, proposed for the state educational system network in 2008, and the elaboration of educational practices in this context. A study group with teachers was formed to analyze the didactic materials of the curriculum and to support undergraduates in their internships. The group became a link for sharing experiences encouraged by reflections theoretically based on the material. The collaboration also enabled interdisciplinary "copyrighted" studies , since they were developed by those involved, although guided by the curriculum. This collaboration was essential to the improvement of licentiate students and professors, regarding not only everyday practice, but also the reflection on the political component of teaching.<hr/>Resumen La literatura educacional se refiere a propuestas de formas de enseñanza e investigación colaborativas para apoyar la formación, inicial y continua, basada en la reflexión, capaz de sostener el desarrollo de la propia práctica por los profesores. Por otro lado, la formación de maestros requiere reflexionar sobre políticas educacionales cada vez más amparadas en los cambios curriculares planificados por expertos que relegan el maestro a la función de emplear estas propuestas. Con estas preocupaciones, este artículo tiene como objetivo analizar el trabajo colaborativo entre profesores y estudiantes de licenciatura con respecto a la reflexión sobre el programa escolar del estado de São Paulo, propuesto a la red de enseñanza del estado en 2008, y la elaboración de la práctica docente no contexto. Se formó un grupo de estudio con maestras de una escuela para evaluación del material didáctico de lo currículo y apoyo a los estudiantes de licenciatura en sus pasantías curriculares supervisadas de docencia. El grupo se ha convertido en un enlace para el intercambio de experiencias alentadas por la reflexión fundamentada teóricamente sobre el material. La colaboración hace posible, también, los trabajos interdisciplinares “de autoría”, porque son desarrolladas por los implicados, aunque orientadas por el currículo. Esta colaboración fue esencial para el desarrollo de los estudiantes de Licenciatura y maestras, con miras no solo a la práctica cotidiana, sino también para reflexionar sobre el componente político de la docencia. <![CDATA[HABILIDADES SOCIAIS E PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000200298&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Considerando a importância de um repertório de habilidades sociais adequado e usado de forma competente para ampliar as possibilidades de um desenvolvimento saudável e promissor, este estudo objetivou analisar a produção científica que aborda assuntos relacionados às habilidades sociais e ao público-alvo da educação especial. Utilizou-se, como fonte de dados, teses e dissertações indexadas no banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, publicadas entre os anos de 1999 a 2016. Foram encontrados 29 estudos, sendo nove teses e 20 dissertações. Os resultados evidenciaram que a maioria das pesquisas é de caráter descritivo, comparativo e correlacional, havendo escassez de estudos quase-experimentais. Tais dados remetem para a necessidade de investimentos na realização de estudos relacionados a essa temática específica, dada a importância do movimento inclusivo em nosso país.<hr/>Abstract Considering the importance of a suitable repertoire of social skills efficiently used to expand the possibilities of a healthy, promising development, this study aimed to analyze the scientific production that addresses topics concerning social skills and target audience of special education. As data source, we used theses and dissertations indexed in the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel and Digital Library of Theses and Dissertations database, published between 1999 and 2016. A total of 29 studies was found, being 09 theses and 20 dissertations. The results indicated that most of the research is descriptive, comparative and correlational, with a lack of quasi-experimental studies. These data refer to the need for investments in studies related to this specific issue, given the importance of the inclusive movement in our country.<hr/>Resumen Teniendo en cuenta la importancia de un repertorio de habilidades sociales apropiadas y usado de manera competente para expandir las posibilidades de un desarrollo sano y prometedor, este estudio tuvo como objetivo analizar la producción científica que se ocupa de cuestiones relacionadas con las habilidades sociales y el público-objetivo de la educación especial. Se utilizó como fuente de datos, tesis y disertaciones indexadas en la base de datos de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior y de la Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, publicados entre los años 1999 y 2016, encontraron 29 estudios, siendo 09 tesis y 20 disertaciones. Los resultados mostraron que la mayor parte de las investigaciones son descriptivas, comparativas y correlacionales, con escasez de estudios cuasiexperimentales. Estos datos indican la necesidad de inversiones en estudios relacionados con este tema en particular, dada la importancia del movimiento inclusivo en nuestro país. <![CDATA[EVALUATION OF THE EFFICIENCY OF THE STUDENT SCHOLARSHIP PROGRAM OF A CAMPUS OF A BRAZILIAN FEDERAL UNIVERSITY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000200320&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The Brazilian Federal Constitution predicates equal conditions for access and permanence in school. The Higher Education History in Brazil is marked by social inequality. The program evaluation culture has been institutionalized in Brazil. This study evaluates the efficiency of the Student Aid Program of a Brazilian Federal University, through comparative studies of the academic coefficient and the permanence among students who are benefited by the program and those who are not. The social issue examined is the permanence of students in situations of socioeconomic vulnerability in higher education. In order to confront these issues, norms were edited, and actions were developed, including the Student Aid Program of this University. This is a case study in which data were collected from the Institution’s academic system and from the aid program. A system of indicators was built, completed by the effectiveness of the Student Aid Program. Results demonstrate higher academic grades from scholarship students compared to other students, as well as lower evasion rates for scholarship students regarding other students.<hr/>Resumo A Constituição Federal prevê a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. A história da educação superior brasileira é marcada pela desigualdade social. A cultura de avaliação de programas vem se institucionalizando no Brasil. A presente pesquisa apresenta uma avaliação da eficácia do programa de auxílio estudantil em um câmpus de universidade federal brasileira, por meio de estudos comparativos do coeficiente acadêmico e da permanência entre os estudantes beneficiados pelo programa e os não-beneficiados. A questão social apresentada é a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no ensino superior. E para o seu enfrentamento, normas foram editadas e ações desenvolvidas, inclusive o programa de auxílio estudantil desta universidade. Trata-se de um estudo de caso, no qual foram coletados dados do sistema acadêmico da instituição e do programa de auxílio. Construiu-se um sistema de indicadores, concluído pela eficácia do programa de auxílio estudantil. Traz, como resultado, a superioridade dos coeficientes acadêmicos dos estudantes bolsistas em relação aos não bolsistas, bem como uma taxa de evasão inferior dos bolsistas em relação aos demais estudantes do câmpus.<hr/> La Constitución Federal establece la igualdad de condiciones de acceso y permanencia en la escuela. La historia de la educación superior brasileña está marcada por la desigualdad social. La cultura de evaluación de programas viene se institucionalizando en Brasil. Esta investigación presenta una evaluación de la eficacia del programa de asistencia estudiantil en un campus de una universidad federal de Brasil, a través de estudios comparativos del coeficiente académico y de la permanencia de los estudiantes beneficiado del programa y de los no beneficiarios. El problema social que se presenta es la permanencia de los estudiantes en la vulnerabilidad socioeconómica en la educación superior. Y para su afrontamiento, normas fueran publicadas y medidas adoptadas, incluyendo el programa de asistencia estudiantil de esta universidad. Este es un estudio de caso, en el que se recoge datos del sistema académico y del programa de asistencia de la institución. Se construyó un sistema de indicadores, concluyendo por la efectividad del programa de asistencia estudiantil. Los resultados son la superioridad de los coeficientes académicos de los estudiantes beneficiados en relación a los no beneficiados, así como una tasa de abandono inferior en relación con otros estudiantes del campus. <![CDATA[VOCAÇÃO, RESSONÂNCIA DO <em>SER-AÍ</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000200339&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Como entender a vocação? Faz ainda algum sentido pensar em talento, vocação, dom? A partir do pensamento de Heidegger, investiga-se a vocação como possibilidade existencial, como ressonância do ser-aí. Retomamos também o pensamento grego antigo no que tange a virtude, relacionando-a com a vocação. Consideramos o entendimento da vocação como fundamental no atual sistema de trabalho que tanto valoriza qualificações e aptidões. Todavia, a questão da vocação parece não ter mais sentido na sociedade moderna, especialmente nos países desenvolvidos, onde se conjuga uma diversidade de atividades humanas como nunca vista na história da humanidade, uma ampla gama de possibilidades de formação educacional e um prestígio salarial muito insidioso para algumas profissões. Talvez esse seja mais um sintoma do “esquecimento do ser” e até de seu abandono a partir da Modernidade. Não havendo reconhecimento e valorização do “aí-ser”, em que somos, em que se é, não há a escuta necessária ao chamado, à vocação por ser o que se é, não só como si-mesmo, mas também, em decorrência, como mim-mesmo.<hr/>Abstract What is vocation? Is there any sense in thinking about talent, vocation, gift? From Heidegger’s thought, vocation is investigated as an existential possibility, as a resonance of Dasein (German for “being there”). We also resume ancient Greek thought regarding virtue, relating it with vocation. We consider the vocation understanding as fundamental in the current working system, which values qualifications and skills so much. However, the issue of vocation seems to have no meaning in modern society, especially in developed countries, where there is a diversity of human activities unprecedented in human history, a wide range of educational possibilities and a very insidious salary prestige for some professions. Perhaps this another symptom of the “forgetting of being” and even of its abandonment since the beginning of Modernity. Without recognizing and valuing the Dasein in which we are, where one is, there is no necessary listening to the call, to the vocation to be what one is, not only as oneself, but also, as a result, myself.<hr/>Resumen ¿Cómo entender la vocación? ¿Sigue siendo cierto pensar en el talento, vocación, don? Desde el pensamiento de Heidegger, se investiga la vocación como una posibilidad existencial, como la resonancia del Dasein. Se retoma también el pensamiento griego antiguo con respecto a la virtud, relacionándola con la vocación. Consideramos la comprensión de la vocación como fundamental en el sistema de trabajo actual que valora las cualificaciones y habilidades. Todavía la cuestión de la vocación parece no tener más sentido en la sociedad moderna, sobre todo en los países desarrollados, que combinan una variedad de actividades humanas como nunca vista en la historia de la humanidad, una amplia gama de oportunidades de educación y de un prestigio salarial muy insidioso para algunas profesiones. Tal vez esto sea más un síntoma del “olvido del ser” y hasta su abandono en la Modernidad. Si no hay reconocimiento y valoración de la “Dasein”, en lo que somos, en lo que lo es, no hay la escucha necesaria a la llamada, a la vocación de ser lo que es, no solo como uno mismo, sino también como resultado, como yo mismo. <![CDATA[JOGOS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE ESPACIAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA INTERNACIONAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000200357&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A contextualização das tecnologias educacionais é importante para entender as implicações desses recursos nos processos de aprendizagem e desenvolvimento humano. Dentre essas tecnologias, os jogos podem ser recursos importantes para o desenvolvimento cognitivo, oferecendo oportunidades para o meio educacional. Assim, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre a utilização dos jogos digitais no desenvolvimento de habilidades cognitivas, especificamente nas habilidades espaciais. A pesquisa foi realizada utilizando a ferramenta de busca da Thomson Reuters, que buscou artigos em revistas internacionais indexadas, publicados entre os anos de 2010 e 2015. Os resultados apresentam um cenário da relação jogos digitais e desenvolvimento de habilidades espaciais. Além disso, a revisão aborda elementos que poderão conduzir novos estudos e trazer novas propostas de tecnologia educacional.<hr/>Abstract Contextualizing educational technologies is important to understand the implications of these resources in human learning and development processes. Among these technologies, digital games can be significant resources for cognitive development, providing educational opportunities. Thus, this study aims to conduct a literature review on the use of digital games to develop cognitive abilities, in particular spatial skills. The research was performed using the Thomson Reuters search tool, searching for articles from indexed international journals, published from 2010 to 2015. The results show a relation between digital games and the development of spatial skills. In addition, the review discusses elements that could lead to new studies and bring new proposals for educational technology.<hr/>Resumen La contextualización de las tecnologías educativas es importante comprender las implicaciones de estos recursos en los procesos de aprendizaje y el desarrollo humano. Entre estas tecnologías, los juegos pueden ser recursos importantes para el desarrollo cognitivo, proporcionando oportunidades para medios educativos. Este trabajo tiene como objetivo realizar una revisión de la literatura sobre el uso de los juegos digitales en el desarrollo de habilidades cognitivas, específicamente en las habilidades espaciales. La encuesta se llevó a cabo utilizando la herramienta de búsqueda de Thomson Reuters buscó artículos en revistas internacionales indexadas publicados entre los años 2010 a 2015. Los resultados muestran un escenario de relación de juegos digitales y el desarrollo de las habilidades espaciales. Además, la revisión se discuten los factores que podrían conducir nuevos estudios y aportar nuevas propuestas de la tecnología educativa. <![CDATA[INDÚSTRIA CULTURAL E CINEMA: PROJEÇÕES DA COMUNICABILIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000200374&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O trabalho discute sobre as ideologias transmitidas culturalmente pelos artefatos tecnológicos, que imprimem nossos desejos e sensações, fragmentando e causando a perda de sentido e o enrijecimento intelectual em tempos de mudança. Trata-se de analisar as questões de gênero evidenciadas na escola, problematizando os processos formativos por meio do cinema, para fazer emergir uma experiência crítica, criativa, do aprender dialógico e de abertura às diferenças, uma vez que o cinema pode servir para reeducar as bases homogeneizadoras da cultura. Ao problematizar o cinema geramos novos entendimentos hermenêuticos para romper com os (co)modismos na escola e fazer desse recurso um pretexto à interlocução educacional, questionando as narrativas de gênero desiguais, petrificadas e dominadoras, perpetuadas culturalmente. Como resultados, indicamos que as raízes dos problemas partilhados comunicativamente precisam do olhar crítico-reflexivo frente às produções humanas, para resistir ao imobilismo, à disseminação ingênua de estereótipos e às exclusões no meio social.<hr/>Abstract This study discusses ideologies culturally transmitted by technological artifacts that imprint our desires and sensations, fragmenting and causing the loss of meaning and intellectual stiffening in times of change. It is a question of analyzing gender issues evidenced in school, problematizing the formative processes through cinema, so that a critical, creative experience of dialogical learning and openness to differences can emerge, since the cinema can reeducate the homogenizing bases of the culture. By problematizing the cinema, we generate new hermeneutic understandings to break with trends and convenience in school and make this resource a pretext for educational interlocution, questioning the unequal, petrified and dominating gender narratives, perpetuated culturally. As a result, we indicated that the root cause of communicatively shared problems need a critical-reflexive look at human production, to resist immobility, the naive dissemination of stereotypes and exclusions in social environment.<hr/>Resumen El trabajo analiza las ideologías transmitidas culturalmente por los artefactos tecnológicos, imprimiendo nuestros deseos y sentimientos, fragmentando y causando la pérdida del sentido y la rigidez intelectual en tiempos de cambio. Se trata de analizar las cuestiones de género evidenciadas en la escuela, problematizando los procesos de formación a través del cine, para llevar a cabo una experiencia del aprendizaje dialógico crítica, creativa y de apertura a las diferencias, ya que la película se la puede utilizar para reeducar las bases que homogenizan la cultura. Para hablar sobre el cine, generamos una nueva comprensión hermenéutica de romper con las modas en la escuela y hacer de esta característica un pretexto para el diálogo educacional, cuestionando las narrativas de género desiguales, petrificadas y dominadoras, culturalmente perpetuado. Los resultados indicaron que las raíces de los problemas compartidos de forma comunicativa necesitan mirada crítica y reflexiva con interés a las producciones humanas para resistir a la inercia, a la propagación de los estereotipos ingenuos, y a las exclusiones en el entorno social. <![CDATA[PROFESSORES EFICIENTES: COMO GARANTIR MELHORES RESULTADOS COM A POLÍTICA DO BANCO MUNDIAL DE CONTROLE DOCENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000200391&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo reflete sobre a visão do Banco Mundial (BM) acerca da valorização do magistério, mediante a análise do discurso, na perspectiva de Fairclough (2001), do documento Visão Geral do livro Professores excelentes: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe. O BM visa estimular, na região, políticas para o aumento da eficiência docente e a melhoria dos resultados em exames nacionais e internacionais, sugerindo sistema de controle do comportamento docente, com reformas como a eliminação da estabilidade no emprego e remuneração baseada em resultados.<hr/>Abstract This article discusses the World Bank’s point of view on the teacher appreciation. The study uses discourse analysis, in Fairclough’s (2001) perspective, to analyze the document Overview from the book Great teachers: how to raise student learning in Latin America and the Caribbean. The World Bank aims to promote policies to increase teachers’ efficiency and to improve students’ results in national and international tests, suggesting a system of control over teachers’ behavior, with reforms such as elimination of job security and performance-based remuneration.<hr/>Resumen En este artículo, se reflexiona sobre la opinión del Banco Mundial (BM) sobre la valorización del magisterio. El estudio utiliza análisis del discurso, desde la perspectiva de Fairclough (2001), del documento “Visão Geral” del libro “Profesores excelentes: cómo mejorar el aprendizaje en América Latina y el Caribe”. El Banco Mundial tiene como objetivo estimular, en la región, las políticas para aumentar la eficiencia de la docencia y mejorar los resultados en las pruebas nacionales e internacionales, lo que sugiere un sistema de control del comportamiento de los profesores con reformas tales como la eliminación de la seguridad en el empleo y remuneración basada en resultados. <![CDATA[ESCOLAS MULTISSERIADAS E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: INÍCIO DE UMA REFLEXÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000200408&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas existentes nas escolas multisseriadas do município de Tocantinópolis/TO, tendo como referência a contribuição da pedagogia histórico-crítica. Deste modo, as articulações do trabalho pedagógico com as questões sociais se tornam prioritárias para serem analisadas nesta investigação no que tange as escolas multisseriadas por, justamente, serem estas escolas oferecidas para os filhos da classe trabalhadora que vive e mora no campo. Assim, surge a problematização, tendo como fio condutor o seguinte questionamento: de que forma as práticas pedagógicas nas escolas multisseriadas no município de Tocantinópolis vem se materializando? À vista da resolução do problema proposto, recorreu-se a proposição da pedagogia histórico-crítica para melhor compreensão do objeto em estudo. Para organização metodológica do trabalho, optou-se pela realização da pesquisa teórica e de campo. O resultado, provisório, proporcionou ter uma visão sobre a prática dos professores das escolas multisseriadas em Tocantinópolis, o que demonstrou a carência de uma pedagogia revolucionária.<hr/>Abstract This study aims to analyze existing teaching practices in multigrade schools in the municipality of Tocantinópolis/TO, having the contribution of historical-critical pedagogy as reference. Thus, the articulations of pedagogical work with social issues become a priority to be analyzed in this research, regarding multigrade schools, precisely because these classes are offered to children of the working class living in the countryside. Therefore, the problem appears, based on the following question: how are pedagogical practices in multigrade schools in Tocantinópolis municipality have been materializing? To solve the proposed problem, we appealed to the historical-critical pedagogy proposition to better understand the object studied. For methodological organization of the article, a theoretical, field research was conducted. The result, temporary, provided a view on teachers’ practice in multigrade schools in Tocantinópolis, which demonstrated the lack of a revolutionary pedagogy.<hr/>Resumen Este estudio tiene como objetivo analizar las prácticas de enseñanza existentes en las escuelas multigrado en el municipio de Tocantinópolis/TO, teniendo como referencia la contribución de la pedagogía histórico-crítica. Por lo tanto, las articulaciones del trabajo pedagógico con los problemas sociales se convierten en una prioridad para ser analizados en esta investigación, en relación con las escuelas multigrado, precisamente porque se ofrecen estas escuelas a los niños de la clase trabajadora que trabaja y vive en el campo. De este modo, se pone la cuestión: ¿cómo las prácticas pedagógicas en las escuelas multigrado en el municipio de Tocantinópolis se materializan? Teniendo en cuenta la resolución del problema se propuso la pedagogía histórico-crítica para comprender mejor el objeto de estudio. Para la organización metodológica del trabajo, se decidió llevar a cabo la investigación teórica y de campo. El resultado, temporal, proporcionó una visión sobre la práctica de los profesores de las escuelas multigrado en Tocantinópolis, lo que demuestra la falta de una pedagogía revolucionaria. <![CDATA[ENSINO DE HISTÓRIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81062018000200426&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo busca refletir sobre as possibilidades didáticas de relacionar o ensino de História à luz da Teoria Histórico-cultural. Valendo-se de revisão bibliográfica de autores como Vigotsky, Leontiev e Galperin, buscou-se evidenciar a necessidade de pensar em metodologias que promovam a aprendizagem e a assimilação de conceitos objetivando o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. O estudo salienta a importância do planejamento das atividades de estudo e o uso de teorias psicológicas e pedagógicas que incitem a criatividade e a criticidade, elementos indispensáveis para o aprendizado de História.<hr/>Abstract This article aims to discuss the didactic possibilities of relating History teaching in light of the Historical-Cultural Theory. Using a bibliographical review of authors such as Vigotsky, Leontiev and Galperin, we sought to highlight the need to develop methodologies that promote learning and assimilation of concepts, aiming to develop students' cognition. The study stresses the importance of planning study activities and the use of psychological and pedagogical theories that encourage creativity and criticality, indispensable elements for learning History.<hr/>Resumen Este artículo busca reflexionar sobre las posibilidades didácticas de relacionar la enseñanza de Historia a la luz de la Teoría Histórico-cultural. Se valió de la revisión bibliográfica de autores como Vigotsky, Leontiev y Galperin, y se buscó evidenciar la necesidad de pensar en metodologías que promuevan el aprendizaje y la asimilación de conceptos teniendo en cuenta el desarrollo cognitivo de los estudiantes. El estudio subraya la importancia de la planificación de las actividades de estudio y el uso de las teorías psicológicas y pedagógicas que inciten la creatividad y la criticidad, elementos indispensables para el aprendizaje de Historia.