Scielo RSS <![CDATA[Reflexão e Ação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1982-994920220003&lang=pt vol. 30 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação: experiências educacionais e pedagógicas latino-americanas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação: alternativas pedagógicas e prospectiva educativa na América Latina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Educação e neocapitalismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN El presente artículo se propone reflexionar sobre aspectos de la sociedad actual atravesada por el tecnocapitalismo y su incidencia en la educación. Los sistemas educativos, nacidos al calor de la modernidad, a partir del ingreso de las plataformas digitales y la reconversión del mundo bajo la hegemonía neoliberal, comenzaron a sufrir fuertes resquebrajamientos en su interior y hoy dan muestras de su inevitable transformación. El artículo explora esas aristas del mundo contemporáneo y trata de ofrecer una propuesta general de cambio de la educación, exploración que de ninguna manera tiene la pretensión de ser completa ni acabada sino simples trazos de un bosquejo cuyas líneas definitivas deberán ser proyectadas por quienes quieran apropiarse de ellas para darle su particular toque final.<hr/>RESUMO Este artigo tem como objetivo refletir sobre aspectos da sociedade atual atravessados pelo tecnocapitalismo e seu impacto na educação. Os sistemas educacionais, nascidos no calor da modernidade, a partir da entrada de plataformas digitais e da reconversão do mundo sob hegemonia neoliberal, começaram a sofrer fortes rachaduras dentro deles e hoje mostram sinais de sua inevitável transformação. O artigo explora essas bordas do mundo contemporâneo e tenta oferecer uma proposta geral de mudança na educação, uma exploração que de forma alguma tem a pretensão de ser completa ou terminada, mas simples traços de um esboço cujas linhas definitivas devem ser projetadas por aqueles que querem se apropriar deles para dar-lhe seu toque final particular.<hr/>ABSTRACT This article aims to reflect on aspects of today's society crossed by technocapitalism and its impact on education. The educational systems, born in the heat of modernity, from the entry of digital platforms and the reconversion of the world under neoliberal hegemony, began to suffer strong cracks within them and today show signs of their inevitable transformation. The article explores these edges of the contemporary world and tries to offer a general proposal for change in education, an exploration that in no way has the pretension of being complete or finished but simple strokes of a sketch whose definitive lines must be projected by those who want to appropriate them to give it their particular final touch. <![CDATA[O BID e a educação secundária na América Latina: fomento da desigualdade, consenso para a dualidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar as recomendações do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a Educação Secundária nos países da América Latina. Para tanto, realizou-se análise documental de uma produção do Banco, sendo o trabalho de cunho qualitativo e orientado pelo referencial teórico e metodológico do materialismo histórico-dialético. A partir da investigação realizada foi possível compreender que as orientações e concepções presentes no documento produzido pelo BID estão alinhadas à lógica do capital, contribuindo para perpetuação de desigualdades e da dualidade histórica presente na educação brasileira, desconsiderando a realidade material vivenciada pelos países da região.<hr/>ABSTRACT This article aims to analyze the recommendations of the Inter-American Development Bank for Secondary Education in Latin American countries. For that, a documental analysis of a production of the Bank was carried out, being the work of a qualitative nature and guided by the theoretical and methodological referential of the historical-dialectical materialism. From the investigation carried out, it was possible to understand that the guidelines and conceptions present in the document produced by the IDB are aligned with the logic of capital, contributing to the perpetuation of inequalities and the historical duality present in Brazilian education, disregarding the material reality experienced by countries in the region.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo analizar las recomendaciones del Banco Interamericano de Desarrollo para la Educación Secundaria en los países de América Latina. Para ello, se realizó un análisis documental de una producción del Banco, siendo el trabajo de carácter cualitativo y pautado por el referencial teórico y metodológico del materialismo históricodialéctico. A partir de la investigación realizada, fue posible comprender que las directrices y concepciones presentes en el documento producido por el BID están alineadas con la lógica del capital, contribuyendo para la perpetuación de las desigualdades y la dualidad histórica presente en la educación brasileña, desconsiderando el material realidad que viven los países de la región. <![CDATA[Sistematização de alternativas pedagógicas: campo de problemas, eixos de análise e experiências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN El sistema escolar latinoamericano estuvo siempre acompañado por experiencias educativas y planteamientos pedagógicos cuestionadores y alternativos, en este artículo se presenta una aproximación inicial al campo de la sistematización de experiencias pedagógicas. Se revisa la propuesta teórico-metodológica que APPeAL ha construido para recuperar la memoria, los saberes, las prácticas y el proyecto de futuro de las comunidades para la formación de las nuevas generaciones. Se presentan los ejes de análisis para caracterizar las tendencias de la educación en América Latina y para ejemplificar, se aborda un ejercicio de sistematización a partir de la propuesta del magisterio oaxaqueño.<hr/>RESUMO O sistema escolar latino-americano foi acompanhado sempre por questionamentos e experiências educativas alternativas e abordagens pedagógicas, neste artigo apresenta-se uma abordagem inicial ao campo da sistematização de experiências pedagógicas. Revisita-se a proposta teórico-metodológica que a APPeAL construiu para resgatar a memória, os saberes, as práticas e o projeto de futuro das comunidades para a formação das novas gerações. Apresentam-se os eixos de análise para caracterizar as tendências da educação na América Latina e para exemplificar, um exercício de sistematização é abordado a partir da proposta dos professores de Oaxaca.<hr/>ABSTRACT The Latin American school system was always accompanied by questioning and alternative educational experiences and pedagogical approaches, in this article an initial approach to the field of the systematization of pedagogical experiences is presented. The theoretical-methodological proposal that APPeAL has built to recover the memory, the knowledge, the practices and the future project of the communities for the formation of the new generations is reviewed. The axes of analysis are presented to characterize the trends of education in Latin America and to exemplify, a systematization exercise is approached from the proposal of the Oaxacan teachers. <![CDATA[Comunidades educativas como lugar metodológico da experiência na construção social do conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300053&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo corrobora com a crítica do pensamento decolonial ao monoepistemologismo do sistema escolar-acadêmico, entendido aqui no sentido de sua densa adesão à matriz civilizacional ocidental, e desenvolve argumentos sobre a necessidade de ancorar nossos processos educacionais em outros paradigmas civilizatórios, a partir das comunidades educativas, como articuladoras das experiências e do "lugar metodológico" na construção de alternativas pedagógicas de educação integral e na validação social dos conhecimentos e saberes socialmente produzidos.<hr/>ABSTRACT This article corroborates with the decolonial thought criticism regarding the monoepistemologism hegemonic scholasticacademic system, understood here in the sense of its dense adhering to the occidental civilizational matrix, and develops arguments on the necessity of anchoring our educational processes toward others civilizational paradigms, since educative communities, like articulator of experiences and the “pedagogical place” in the construction of pedagogical alternatives to integral education and in the social validation of socially produced knowledge.<hr/>RESUMEN Este artículo corrobora la crítica del pensamiento decolonial al monoepistemologismo del sistema escolar-académico, entendido aquí en el sentido de su densa adhesión a la matriz civilizatoria occidental, y desarrolla argumentos sobre la necesidad de anclar nuestros procesos educativos en otros paradigmas civilizatorios, a partir de las comunidades educativas, como articuladoras de experiencias y del "lugar metodológico" en la construcción de alternativas pedagógicas de educación integral y en la validación social de los conocimientos y saberes socialmente producidos. <![CDATA[Ecologias e democracias: redes educativas e alternativas políticas cotidianas dos Narradores da Maré]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Esse artigo apresenta algumas práticas políticas, pedagógicas e ambientais realizadas pelo projeto de extensão “Narradores da Maré”, envolvendo redes educativas entre universidade e comunidades, com professoras/es e estudantes de cursos de graduação em licenciaturas de uma universidade federal. Destacamos o caráter radicalmente democrático, tendo como principal escopo teórico e metodológico as propostas de Paulo Freire, ao redor das pedagogias dialógicas e insubmissas, e de Marcos Reigota, acerca das influências do pensamento freireano nas perspectivas ecologistas em educação, além dos estudos com os cotidianos.<hr/>ABSTRACT This article presents some political, pedagogical and environmental practices carried out by the extension project "Narrators of the Tide", involving educational networks between university and communities, with teachers and undergraduate students in undergraduate degrees of a federal university. We highlight the radically democratic character, having as main theoretical and methodological scope the proposals of Paulo Freire, around dialogical and insubmissive pedagogies, and Marcos Reigota, about the influences of Freirean thought in the ecologist perspectives in education, in addition to studies with daily life.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta algunas prácticas políticas, pedagógicas y ambientales llevadas a cabo por el proyecto de extensión "Narradores de la Marea", que involucra redes educativas entre universidad y comunidades, con docentes y estudiantes de pregrado en licenciaturas de una universidad federal. Destacamos el carácter radicalmente democrático, teniendo como principal alcance teórico y metodológico las propuestas de Paulo Freire, en torno a pedagogías dialógicas e insumisivas, y Marcos Reigota, sobre las influencias del pensamiento freiriano en las perspectivas ecologistas en la educación, además de los estudios con la vida cotidiana. <![CDATA[Extensão universitária e formação em educação: articulações teórico-metodológicas a partir do campo das alternativas pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300092&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN El siguiente artículo indagará en la propuesta pedagógica del Espacio de Formación Integral (EFI) Pedagogía, Política y Territorio, una experiencia que llevan adelante hace cinco años, docentes del Programa Integral Metropolitano (PIM) y del Instituto de Educación de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, ambos pertenecientes a la Universidad de la República. El mismo tiene como objetivo generar un espacio de formación e intervención para estudiantes de diferentes disciplinas, desde una perspectiva integral. Así, los y las estudiantes, junto con docentes y actores sociales e institucionales, generan prácticas socialmente pertinentes en los territorios de abordaje, donde se ponen a discusión y se problematizan las relaciones y articulaciones que se establecen entre los territorios, los procesos pedagógicos que allí se despliegan y los actores sociales que los producen.<hr/>RESUMO O artigo a seguir investigará a proposta pedagógica do Espaço de Formação Integral (EFI) Pedagogia, Política e Território, experiência realizada durante cinco anos por professores do Programa Integral Metropolitano (PIM) e do Instituto de Educação da Faculdade de Humanas e Ciências da Educação, ambas pertencentes à Universidad de la República. Tem como objetivo criar um espaço de formação e intervenção para alunos de diferentes disciplinas, numa perspetiva abrangente. Assim, os alunos, juntamente com professores e atores sociais e institucionais, geram práticas socialmente relevantes nos territórios de abordagem, onde se estabelecem as relações e articulações que se estabelecem entre os territórios, os processos pedagógicos que ali se desenrolam e os atores sociais que os produzem.<hr/>ABSTRACT The following article will investigate the pedagogical proposal of the Comprehensive Training Space (EFI) Pedagogy, Politics and Territory, an experience carried out for five years by teachers of the Comprehensive Metropolitan Program (PIM) and the Institute of Education of the Faculty of Humanities and Educational Sciences, both belonging to the Universidad de la República. It aims to create a space for training and intervention for students from different disciplines, from a comprehensive perspective. Thus, the students, together with teachers and social and institutional actors, generate socially relevant practices in the territories of approach, where the relationships and articulations that are established between the territories, the pedagogical processes that there unfold and the social actors that produce them. <![CDATA[Educação como formação crítica e cidadã: a experiência da Escola Zandoná, Barra Funda/RS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A experiência da Escola Zandoná, Barra Funda/RS, evidencia que é possível pensar a educação escolar como formação intelectual, ética, política e artística das novas gerações. Essas múltiplas dimensões foram sendo integradas num projeto político-pedagógico construído em diálogo com as organizações sociais existentes no município e região. Fazem parte dessa construção a definição dos temas geradores, a formação continuada de professores e o desenvolvimento de um espírito investigativo que permitiu à escola conquistar muitos prêmios em Feiras de Ciência. Quais os riscos dessa experiência sucumbir frente às imposições neoliberais que adentram a escola?<hr/>ABSTRACT The experience of Escola Zandoná, Barra Funda/RS, shows that it is possible to think of school education as the intellectual, ethical, political, and artistic formation of new generations. These multiple dimensions have been integrated into a politicalpedagogical project built in dialog with the social organizations in the town and region. Part of this construction is the definition of the generating themes, the continuing education of teachers, and the development of an investigative spirit that allowed the school to win many awards in science fairs. What are the risks of this experience succumbing to the neoliberal impositions that are entering the school?<hr/>RESUMEN La experiencia de la Escuela Zandoná, Barra Funda, RS, muestra que es posible pensar en la educación escolar como formación intelectual, ética, política y artística de las nuevas generaciones. Estas múltiples dimensiones se han integrado en un proyecto político-pedagógico construido en diálogo con las organizaciones sociales del municipio y la región. Parte de esta construcción es la definición de temas clave, la formación continua de los profesores y el desarrollo de un espíritu investigador que ha permitido a la escuela ganar muchos premios en ferias de ciencias. ¿Cuáles son los riesgos de esta experiencia sucumbir a las imposiciones neoliberales que entran en la escuela? <![CDATA[Internacionalização da educação superior inclusiva de/para América Latina: a hora dos que estão “abaixo”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300122&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Este trabajo, de cuño cualitativo y teórico, tiene por objetivo contribuir para la construcción de una internacionalización inclusiva de/para América Latina, a partir de diversos aportes teóricos interrelacionados y enraizados en las luchas y resistencias ‘desde abajo’. Asumimos que los esfuerzos por internacionalizar la educación superior que no visibilizan el legado y las tramas coloniales en el espacio de la educación superior, se convierten en catalizadores que excluyen, intensifican y reproducen las asimetrías de poder entre países, instituciones de educación superior y formas de conocer y de ser. Concluimos este trabajo destacando la importancia de los aportes de la ecología de saberes y lenguas, la descolonialidad y la interculturalidad crítica, para la edificación de una internacionalización inclusiva, con cimientos epistémicos plurales y críticos.<hr/>RESUMO Este trabalho, de natureza qualitativa e teórica, tem por objetivo contribuir para a construção de uma internacionalização inclusiva da / para a América Latina, a partir de vários aportes teóricos inter-relacionados e enraizados nas lutas e resistências ‘de baixo’. Partimos do pressuposto de que os esforços de internacionalização da educação superior que não tornam visíveis o legado e as tramas coloniais no espaço da educação superior, tornam-se catalisadores que excluem, intensificam e reproduzem as assimetrias de poder entre países, instituições de ensino superior e formas de conhecer e ser. Concluímos este trabalho destacando a importância das contribuições da ecologia dos saberes e das línguas, da descolonialidade e da interculturalidade crítica, para a construção de uma internacionalização inclusiva, com fundamentos epistêmicos plurais e críticos.<hr/>ABSTRACT This work, of a qualitative and theoretical nature, aims to contribute to the construction of an inclusive internationalization from/ for Latin America, based on various interrelated theoretical proposals rooted in the struggles and resistance ‘from below’. We assume that efforts to internationalize higher education that do not make visible the legacy and colonial plots in the higher education space, become catalysts that exclude, intensify and reproduce the asymmetries of power between countries, institutions of higher education and forms of knowing and being. We conclude this work by highlighting the importance of the contributions of the ecology of knowledge and languages, decoloniality and critical interculturality, for the construction of an inclusive internationalization, with plural and critical epistemic foundations. <![CDATA[Direito ao ensino superior em contextos migratórios: narrativa, diálogo e construção discursiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300138&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Este trabajo se inscribe en el marco de una línea de investigación de larga data referida al derecho a la educación, la política y la justicia escolar. Se trata de dar cuenta de las experiencias político-pedagógicas que emergen en la lucha de los derechos ciudadanos y su expresión en las acciones juveniles. Se recupera la narrativa como perspectiva teórica y metodológica para dar cuenta de las experiencias significativas para los sujetos, al igual que el despliegue de las acciones político-pedagógicas en la lucha por sus derechos. Consignas como I am a Dreamer (Soy un soñador), No human is ilegal (Ningún humano es ilegal) y Undocumented and Unafraid (Sin papeles y sin miedo) dan cuenta de la fuerza argumentativa en la configuración y constitución de estos jóvenes como sujetos de derecho.<hr/>RESUMO Este trabalho faz parte de uma longa linha de pesquisa relacionada ao direito à educação, política e justiça escolar. Trata-se de dar um relato das experiências político-pedagógicas que emergem na luta pelos direitos dos cidadãos e sua expressão nas ações juvenis. A narrativa se recupera como uma perspectiva teórica e metodológica para dar conta das experiências significativas para os sujeitos, bem como a implantação de ações político-pedagógicas na luta por seus direitos. Slogans como Eu sou um Sonhador, Nenhum humano é ilegal e não documentado e sem medo explicam a força argumentativa na configuração e constituição desses jovens como sujeitos do direito.<hr/>ABSTRACT This work is part of a long-standing line of research related to the right to education, politics and school justice. It is about giving an account of the political-pedagogical experiences that emerge in the struggle for citizen rights and their expression. in youth actions. The narrative is recovered as a theoretical and methodological perspective to account for the significant experiences for the subjects, as well as the deployment of political-pedagogical actions in the struggle for their rights. Slogans such as I am a Dreamer, No human is illegal and Undocumented and Unafraid account for the argumentative force in the configuration and constitution of these young people as subjects of law. <![CDATA[Política de ensino médio em tempo integral: um estudo de caso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300156&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo analisa a atuação da Política de Ensino Médio em Tempo Integral em uma escola estadual em uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul, considerando que existe o contexto em que a política é produzida e, um outro contexto no qual ela é traduzida e interpretada pelos atores da comunidade escolar. Foi realizada observação participante junto a escola e analisado os documentos que regulam e orientam a referida política. A partir disso, são feitas considerações a respeito do processo de atuação bem como sobre o distanciamento do que foi proposto para o que vem sendo construído.<hr/>ABSTRACT The article analyzes the performance of the Full-Time High School Policy in a state school in a countryside city of the state of Rio Grande do Sul, considering that there is a context in which the policy is produced and another context in which it is translated and interpreted by the actors of the school community. Participant observation was carried out at the school and the documents that regulate and guide the policy were analyzed. From this, considerations are made about the process of action as well as about the distance between what was proposed and what has been built.<hr/>RESUMEN El artículo analiza el desempeño de la Política de la Escuela Secundaria de Tiempo Completo en una escuela estatal de una ciudad del interior del Estado de Rio Grande do Sul, considerando que existe un contexto en el que se produce la política y otro en el que es traducida e interpretada por los actores de la comunidad escolar. Se realizó una observación participante con la escuela y se analizaron los documentos que regulan y orientan la política. A partir de ahí, se hacen consideraciones sobre el proceso de actuación, así como sobre la distancia entre lo que se propuso y lo que se está construyendo. <![CDATA[Implicações da exposição de alunos do ensino fundamental I às telas digitais na pandemia de covid-19 durante o ensino remoto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300171&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O ano de 2020 ficou marcado pela pandemia do COVID-19, uma emergência de saúde pública de nível internacional que atingiu o mundo todo de forma inesperada, o que exigiu várias medidas de combate ao vírus, entre elas o fechamento dos estabelecimentos, o que incluiu as instituições de ensino. Diante deste contexto, o ensino e a aprendizagem precisaram se reinventar, e as aulas passaram a ser remotas. Por meio de um estudo bibliográfico, este trabalho visa fazer uma reflexão sobre as implicações do tempo de exposição às telas digitais por parte de alunos do Ensino Fundamental I, destacando alguns malefícios apresentados pelas pesquisas, tais como: alterações no sono, estresse, alterações comportamentais, entre outros. Diante disso, consideramos uma necessidade de as instituições de ensino refletirem sobre como conduzir esse momento de ensino remoto.<hr/>ABSTRACT The year 2020 was marked by the COVID-19 pandemic, an international public health emergency that unexpectedly affected the whole world, requiring several measures to combat the virus, including the closing of establishments, which implied educational institutions. Taking this context in account, teaching and learning had to be reinvented, and the classes became remote. Through a bibliographic study, this paper aims to reflect on the implications of the exposure time to digital screens by students of Elementary School I, highlighting some harmful effects presented by research, such as: changes in sleep, stress, behavioral changes, among others. In view of this, we consider a need for educational institutions to reflect on how to conduct this remote teaching moment.<hr/>RESUMEN El año 2020 estuvo marcado por la pandemia de COVID-19, una emergencia de salud pública internacional que afectó inesperadamente a todo el mundo y que exigió varias medidas para combatir el virus, entre ellas el cierre de establecimientos, incluso los educativos. En este contexto, hubo que reinventar la enseñanza y el aprendizaje, y las clases se hicieron remotas. A través de un estudio bibliográfico, este trabajo pretende reflexionar sobre las implicaciones del tiempo de exposición a las pantallas digitales por parte de los estudiantes de la Escuela Primaria I, destacando algunos daños presentados por la investigación, como los cambios en el sueño, el estrés, los cambios de comportamiento, entre otros. En vista de eso, consideramos necesario que las instituciones educativas reflexionen sobre cómo llevar a cabo este momento de enseñanza remota. <![CDATA[Modernização neoliberal e ampliação da jornada escolar em Pernambuco]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300185&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O texto analisa as determinações da lei 13.415/2017 (Reforma do Ensino Médio), os fundamentos que embasam o novo Currículo de Pernambuco e as medidas voltadas à flexibilização curricular. O estudo se apoia na análise de documentos oficiais e na revisão bibliográfica da literatura especializada e de teses e dissertações desenvolvidas no âmbito de uma pesquisa matriz. Conclui-se que a reforma curricular expressa mais uma etapa da modernização conservadora neoliberal dando nova forma a um modelo de oferta que vem sendo construído desde os finais da década de 1990, baseado no paradigma das aprendizagens flexíveis.<hr/>ABSTRACT The text analyzes the determinations of law 13.415 / 2017 (High School Reform), the foundations that support the new Pernambuco Curriculum and the measures aimed at curricular flexibility. The study is supported by the analysis of official documents and the bibliographic review of the specialized literature and of theses and dissertations developed in the scope of a matrix research. It is concluded that the curricular reform express yet another stage of neoliberal conservative modernization, giving new shape to a supply model that has been built since the late 1990s, based on the flexible learning paradigm.<hr/>RESUMEN El texto analiza las determinaciones de la ley 13.415/2017, los fundamentos que sustentan el nuevo Currículo de Pernambuco y las medidas encaminadas a la flexibilidad curricular. El estudio se sustenta en el análisis de documentos oficiales y la revisión bibliográfica de la literatura especializada y de las tesis y disertaciones desarrolladas en el ámbito de una investigación matricial. Se concluye que la reforma curricular expresa una etapa más de la modernización conservadora neoliberal, dando nueva forma a un modelo de oferta que se construye desde finales de los noventa, basado en el paradigma de aprendizaje flexible. <![CDATA[Indisciplinas, conflitos e violências: uma compreensão do clima escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Esse texto é um convite à compreensão da instituição escolar a partir da desnaturalização de sua universalidade e eternidade. O objetivo central é problematizar os conceitos de indisciplina, conflito e violência no cotidiano escolar. Nesse sentido, o texto convida para um olhar problematizador acerca das relações intersubjetivas que se constroem na escola e adverte a importância de compreender o conflito como pedagogicamente positivo para construção de um clima escolar democrático. O texto está fundamentado em uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes do Ensino Médio, docentes e gestores de uma escola pública de São Gonçalo, (RJ).<hr/>ABSTRACT This text is an invitation to understand the school institution from the denaturalization of its universality and eternity. The central objective is to problematize the concepts of indiscipline, conflict and violence in the daily life of schoolchildren. In this sense, the text invites to a problematizing look about the intersubjective relationships that are built in the school and warns the importance of understanding the conflict as pedagogically positive for the construction of a democratic school climate. The text is based on a qualitative research carried out with high school students, teachers and managers of a public school in São Gonçalo, (RJ).<hr/>RESUMEN Este texto es una invitación a comprender la institución escolar desde la desnaturalización de su universalidad y eternidad. El objetivo central es problematizar los conceptos de indisciplina, conflicto y violencia en la vida cotidiana de los escolares. En este sentido, el texto invita a una mirada problematizadora de las relaciones intersubjetivas que se construyen en la escuela y advierte de la importancia de entender el conflicto como pedagógicamente positivo para la construcción de un clima escolar democrático. El texto se basa en una investigación cualitativa realizada con estudiantes de secundaria, profesores y directores de una escuela pública en São Gonçalo, (RJ). <![CDATA[O estado do conhecimento acerca das práticas pedagógicas que constituem a socioeducação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este estudo tem como objetivo verificar o que os Programas de Pós-Graduação brasileiros produziram acerca das práticas pedagógicas dos profissionais que atuam com a socioeducação entre os anos de 2015 e 2019. A partir da produção do estado do conhecimento, objetivou-se mapear e a analisar as teses de doutorado e dissertações de mestrado do Catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo como recorte os trabalhos produzidos na área da educação. A produção analisada é composta por uma tese de doutorado e seis dissertações de mestrado, totalizando sete documentos acadêmicos. Como resultado, verificou-se que os aspectos que constituem a socioeducação têm sido pouco explorados pela comunidade acadêmica. Os trabalhos sinalizam para a necessidade de formação prévia e continuada para os profissionais que atuam com a socioeducação, a fim de oportunizar um espaço de (re)construção de saberes e fazeres pedagógicos.<hr/>ABSTRACT This study aims to verify what the Brazilian Graduate Programs produced about the pedagogical practices of professionals working with socio-education between the years 2015 and 2019. From the production of the state of knowledge, the objective was to map and analyze the doctoral theses and master's dissertations of the Catalog of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), having as a cut out the works produced in the area of education. The analyzed production consists of a doctoral thesis and six master's dissertations, totaling seven academic documents. As a result, it was found that the aspects that constitute socio-education have been little explored by the academic community. The works signal the need for prior and continuous training for professionals working with socio-education, in order to opportunistize a space of (re)construction of knowledge and pedagogical activities.<hr/>RESUMEN Este estudio tiene como objetivo verificar lo que los Programas de Posgrado brasileños produjeron sobre las prácticas pedagógicas de los profesionales que trabajan con la educación social entre los años 2015 y 2019. A partir de la producción del estado del conocimiento, el objetivo fue mapear y analizar las tesis doctorales y tesis de maestría del Catálogo de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES), teniendo como recorte los trabajos producidos en el área de educación. La producción analizada consta de una tesis doctoral y seis tesis de maestría, totalización de siete documentos académicos. Como resultado, se encontró que los aspectos que constituyen la socioeducación han sido poco explorados por la comunidad académica. Los trabajos señalan la necesidad de una formación previa y continua de los profesionales que trabajan con la socioeducación, con el fin de oportunizar un espacio de (re)construcción del conocimiento y las actividades pedagógicas. <![CDATA[Memórias de velhos(as) chiquitanos(as): identidade de gênero e brincadeiras de infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300231&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo apresenta reflexões sobre a função social do brincar na construção da identidade de gênero a partir das memórias de velhos(as) Chiquitanos. Esses atores narram suas brincadeiras de infância, evidenciando como as relações de gênero se constituíam em um contexto histórico marcado pelos conhecimentos tradicionais desse grupo. Na cultura chiquitana as relações de gênero se processam conforme os códigos culturais e se constituem de maneira singular ao conceber o homem e a mulher em sua cosmologia. Assim, o brincar era organizado de forma espontânea, flexível e desprovido de estereótipos de gênero. Meninos e meninas brincavam juntos e faziam seus brinquedos com os materiais disponíveis na natureza.<hr/>ABSTRACT This article presents reflections on the social function of playing in the construction of gender identity based on the memories of old Chiquitanos. Those actors narrate their childhood games, showing how gender relations were constituted in a historical context marked by traditional knowledge of their group. In Chiquitana culture, gender relations are processed according to cultural codes and a cosmology equally applied to man and woman. Thus, children’s games were spontaneous, flexible and without gender stereotypes. Boys and girls played together and made their toys with materials found in nature.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta reflexiones sobre la funciónsocial del juego en la construcción da identidad de género a partir de las memorias de viejos(as) Chiquitanos. Esos actores relatan sus juegosde infancia, que ponen en evidencia como se configuraban las relaciones de género en un contexto histórico marcado por los conocimientos tradicionales de ese grupo. En la cultura chiquitanalas relaciones de género se procesan de acuerdo con los códigos culturales yse constituyen de manera singular alconcebiral hombre y ala mujer en su cosmología, considerando que, según sus concepciones, el juego se organizaba de forma espontánea, flexibley desprovista de estereotiposen lo que se refierea ladiferencia de sexos, ya que niños y niñas jugaban juntos y producían sus juguetes con los materiales disponibles en la naturaleza. <![CDATA[Entrevista com Adriana Puiggrós: alternativas pedagógicas - entre a história e a prospectiva da educação latino-americana (parte I)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300247&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo apresenta reflexões sobre a função social do brincar na construção da identidade de gênero a partir das memórias de velhos(as) Chiquitanos. Esses atores narram suas brincadeiras de infância, evidenciando como as relações de gênero se constituíam em um contexto histórico marcado pelos conhecimentos tradicionais desse grupo. Na cultura chiquitana as relações de gênero se processam conforme os códigos culturais e se constituem de maneira singular ao conceber o homem e a mulher em sua cosmologia. Assim, o brincar era organizado de forma espontânea, flexível e desprovido de estereótipos de gênero. Meninos e meninas brincavam juntos e faziam seus brinquedos com os materiais disponíveis na natureza.<hr/>ABSTRACT This article presents reflections on the social function of playing in the construction of gender identity based on the memories of old Chiquitanos. Those actors narrate their childhood games, showing how gender relations were constituted in a historical context marked by traditional knowledge of their group. In Chiquitana culture, gender relations are processed according to cultural codes and a cosmology equally applied to man and woman. Thus, children’s games were spontaneous, flexible and without gender stereotypes. Boys and girls played together and made their toys with materials found in nature.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta reflexiones sobre la funciónsocial del juego en la construcción da identidad de género a partir de las memorias de viejos(as) Chiquitanos. Esos actores relatan sus juegosde infancia, que ponen en evidencia como se configuraban las relaciones de género en un contexto histórico marcado por los conocimientos tradicionales de ese grupo. En la cultura chiquitanalas relaciones de género se procesan de acuerdo con los códigos culturales yse constituyen de manera singular alconcebiral hombre y ala mujer en su cosmología, considerando que, según sus concepciones, el juego se organizaba de forma espontánea, flexibley desprovista de estereotiposen lo que se refierea ladiferencia de sexos, ya que niños y niñas jugaban juntos y producían sus juguetes con los materiales disponibles en la naturaleza. <![CDATA[Resenha Da Obra: Fuentes Sobre Alternativas Pedagógicas Populares En América Latina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-99492022000300260&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo apresenta reflexões sobre a função social do brincar na construção da identidade de gênero a partir das memórias de velhos(as) Chiquitanos. Esses atores narram suas brincadeiras de infância, evidenciando como as relações de gênero se constituíam em um contexto histórico marcado pelos conhecimentos tradicionais desse grupo. Na cultura chiquitana as relações de gênero se processam conforme os códigos culturais e se constituem de maneira singular ao conceber o homem e a mulher em sua cosmologia. Assim, o brincar era organizado de forma espontânea, flexível e desprovido de estereótipos de gênero. Meninos e meninas brincavam juntos e faziam seus brinquedos com os materiais disponíveis na natureza.<hr/>ABSTRACT This article presents reflections on the social function of playing in the construction of gender identity based on the memories of old Chiquitanos. Those actors narrate their childhood games, showing how gender relations were constituted in a historical context marked by traditional knowledge of their group. In Chiquitana culture, gender relations are processed according to cultural codes and a cosmology equally applied to man and woman. Thus, children’s games were spontaneous, flexible and without gender stereotypes. Boys and girls played together and made their toys with materials found in nature.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta reflexiones sobre la funciónsocial del juego en la construcción da identidad de género a partir de las memorias de viejos(as) Chiquitanos. Esos actores relatan sus juegosde infancia, que ponen en evidencia como se configuraban las relaciones de género en un contexto histórico marcado por los conocimientos tradicionales de ese grupo. En la cultura chiquitanalas relaciones de género se procesan de acuerdo con los códigos culturales yse constituyen de manera singular alconcebiral hombre y ala mujer en su cosmología, considerando que, según sus concepciones, el juego se organizaba de forma espontánea, flexibley desprovista de estereotiposen lo que se refierea ladiferencia de sexos, ya que niños y niñas jugaban juntos y producían sus juguetes con los materiales disponibles en la naturaleza.