Scielo RSS <![CDATA[Eccos Revista Científica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-927820210004&lang=pt vol. num. 59 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[IMPLICAÇÕES PESSOAIS APONTADAS POR DOCENTES OCUPANTES DE CARGOS NA GESTÃO INTERMEDIÁRIA EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000400100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os docentes universitários, geralmente, são os sujeitos que assumem papéis de gestores nas instituições de ensino superior, acumulando as funções já desempenhadas, como a de ensino, pesquisa e extensão, com a de gestor, aumentando assim sua carga de trabalho. Este estudo teve como objetivo geral identificar as implicações pessoais do trabalho de docentes que ocupam/ocuparam cargos de gestão, mais especificamente coordenações de curso e administrativas no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Para isso, fez-se a opção por uma pesquisa descritiva, do tipo levantamento ou survey, com abordagem quantitativa. A amostra final dessa pesquisa foi composta por trinta e seis coordenadores e ex-coordenadores, que responderam a um questionário estruturado, que teve as respostas apresentadas analisadas através da estatística descritiva. Entre os resultados encontrados, é possível perceber as implicações geradas pelo exercício da gestão na vida desses docentes.<hr/>Abstract The university professors are usually subjects who assume the roles of of managers in the institutions of higher education, accumulating the functions already performed of teaching, research and extension with a manager thus increasing your workload. This study had as general objective know the preparation of professors who occupy management positions, more specifically, course and administrative coordinations of the Center for Teacher Education (CFP) of the Federal University of Campina Grande (UFCG). In order to do this, a descriptive, survey-type survey was conducted, with a quantitative approach. The final sample of this research consisted of thirty-six coordinators and ex-coordinators, who answered a structured questionnaire who had the answers presented by the participants were analyzed through descriptive statistics. Among the results found, it is possible to perceive the implications generated by the management exercise in the life of these teachers. <![CDATA[POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL: DO TERCEIRO SETOR AO PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000400101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, objetivamos refletir sobre a influência de organismos internacionais, como o Banco Mundial (BM), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) nas políticas públicas para o Ensino Superior no Brasil. A adoção de políticas neoliberais teve início na década de 1990 e, desde então, estamos assistindo a uma série de mudanças que vão desde o incentivo e proliferação de Organizações não Governamentais (ONGs), enquanto terceiro setor, até aquelas que estão nos levando à privatização de todas as etapas da educação, de modo a chegar ao Ensino Superior. Por meio de uma abordagem bibliográfica e documental, o artigo realiza uma breve reflexão sobre o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (BRASIL, 1995) e as recomendações do BM, FMI e da Unesco para a Educação. Autores como Netto e Braz (2010), Mészáros (2008), dentre outros, clarificam a influência de uma política pública baseada no ideário neoliberal para a Educação. Como exemplos, ponderamos sobre a Lei nº 11.769 de agosto de 2008, que versa sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas brasileiras e quanto à oferta desse ensino realizado por diversas ONGs. Observamos que, da mesma maneira, são semelhantes os discursos em prol da privatização do Ensino Superior que utilizam, inclusive, a Educação a Distância (EaD). Concluímos que essas agências internacionais primam por manter vantagens ao mercado em detrimento de benefícios humanos, alterando, sobremaneira, as relações entre Estado, mercado e sociedade.<hr/>Abstract In this article, we aim to reflect on the influence of international bodies, such as the World Bank (WB), the International Monetary Fund (IMF) and the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) in public policies for Higher Education in Brazil. The adoption of neoliberal policies began in the 1990s and since then we are seeing a series of changes ranging from the encouragement and proliferation of non-governmental organizations (NGOs) as a third sector, to those that are leading us to the privatization of all stages of education, so as to reach higher education. Through a bibliographic and documentary approach, the article carries out a brief reflection on the Master Plan for the Reform of the State Apparatus (BRAZIL, 1995) and the recommendations of the World Bank, IMF and Unesco for Education. Authors such as Netto and Braz (2010), Mészáros (2008), among others, clarify the influence of a public policy based on neoliberal ideas for Education. As examples, we considered Law nº 11,769 of August 2008, which deals with the compulsory teaching of music in Brazilian schools and the offer of this teaching by several NGOs. We note that, in the same way, there are similar discourses in favor of the privatization of Higher Education that use, including, Distance Education (EaD). We conclude that these international agencies tend to maintain advantages to the market to the detriment of human benefits, altering relations between state, market and society. <![CDATA[ELEMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000400102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente texto tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a formação de professores a partir de uma perspectiva da educação popular. Como hipótese, acredita-se que a formação de professores em prol de uma transformação social deve estar atrelada aos interesses da classe subalterna. Para tanto, o processo educativo implica em uma atividade educacional sistematizada, cuja concepção de mundo se dá por meio de uma prática transformadora. Refere-se, portanto, a uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico, utilizando, principalmente, o aporte teórico-metodológico da pedagogia histórico-crítica, em especial, a produção de Dermeval Saviani. A hipótese é confirmada a partir do aporte teórico-metodológico, pois o desenvolvimento de uma consciência de classe ocorre por meio da apropriação, pelos membros da classe subalterna, do conhecimento historicamente sistematizado, partindo de uma compreensão política da situação atual, que é condição imprescindível para a transformação social.<hr/>Abstract This text has as aim at presenting a discussion on teacher training from a popular education perspective. As hypothesis, we believe that teacher training in favor of a social transformation should be coupled up with the subordinate class interests. Thereunto, educational process implies a systematized education activity, whose world’s conception occurs through a transformative practice. Therefore, it reflects theoretical-methodological research, especially using the production by Dermeval Saviani. The hypothesis is confirmed from the theoretical-methodological contributions because developing class consciousness happens through appropriation, by the subordinate class members, of the historically systematized knowledge from understanding the current politics which is a paramount condition for social transformation. <![CDATA[A POTÊNCIA E ATUALIDADE DA OBRA <em>PEDAGOGIA DO OPRIMIDO</em> FRENTE A ATUAL ONDA NEOCONSERVADORA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000400103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto tem como objetivo refletir sobre a potência da obra freireana em geral e, em particular, sobre a atualidade do Pedagogia do Oprimido como forma de enfrentar a onda Neoconservadora que se abate sobre o mundo e o Brasil. Essa Onda Neoconservadora tem raízes fortemente presas ao pensamento fascista. Certamente que nem todo pensamento nacionalista/ultranacionalista desemboca, em regimes fascistas. Contudo, há que se estar atento, pois, de uma política nacionalista para a construção de um estado fascista podemos estar apenas a um passo. Assim que todas as pessoas e instituições que têm apreço pela democracia precisam estar atentos aos sinais de exacerbação de ideologias e de práticas que incentivem ultranacionalismos. De outra forma, há que entendermos que o fascismo não tem apenas um único rosto. Ao contrário, ele pode se apresentar com várias peles diferentes. Essa constatação, contudo, não deve servir para nos desesperançar. Ao contrário, deve ser um estímulo no sentido de nos inquietar, de nos fazer refletir sobre a realidade brasileira e, assim, nos movimentar na direção de uma educação que seja mais parecida com a cara miscigenada das gentes de Pindorama. Aos que bradam a expulsão de Freire e de suas ideias, de nossas escolas e universidades, devemos responder com mais propostas freireanas e não com menos. Se tivéssemos conseguido fazer Freire e seu legado mais encarnados em nossa educação, com certeza, certos ressurgimentos obscurantistas teriam muito mais dificuldades de renascer das cinzas de um passado de autoritarismos de triste lembrança.<hr/>Abstract This text has as its goal to reflect on the power of Freire’s work in general and, in particular, on the currentness of the Pedagogy of the Opressed as a way to face the Neo Conservative Wave that has strong roots on the fascist thought. Certainly not all nationalist/ultranationalist thought ends up in fascist regimes. However, one has to be watchful, because a nationalistic policy and the construction of a fascist state could be just one step separated from each other. In that sense, all people and institutions that have an appreciation for democracy need to be alert to the signs of exacerbation of practices and ideologies that encourage ultra-nationalistic regimes. On the other hand, one has to understand that fascism does not have only one face. On the opposite, it can present itself in many different skins. This confirmation, however, must not lead us to despair. On the opposite, it should stimulate the discomfort, to make us reflect on the Brazilian reality, and, in that sense, move us towards the direction of an education more similar to the mixed faces of the people of Pindorama. To those who cheer on the expulsion of Freire and his ideas of our schools and universities, we should answer with more Freire-inspired proposals, and not less. If we had been able to make Freire and his legacy more present in our education, a certain obscure revival would most definitely have a bigger difficulty to be reborn from the ashes of a sad-memoir, authoritarian past. <![CDATA[O PERFIL DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA JURISDIÇÃO DO NÚCLEO REGIONAL DE LONDRINA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000400104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste estudo é mapear algumas características do atendimento da Educação Infantil (EI) na jurisdição do Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE) compreendendo seus 19 municípios circunvizinhos. O artigo resulta da compilação de dissertação de Mestrado em Educação, realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), finalizado em 2018. A questão norteadora foi saber se o atendimento deste recorte geográfico da EI tem se concentrado mais na esfera pública municipal ou nas Parcerias Público Privadas (PPPs) filantrópicas, entre outras questões relevantes. A fundamentação teórica teve aporte na Teoria do Materialismo Histórico Dialético, sendo que a abordagem metodológica utilizou pesquisa qualitativa e quantitativa, de teor bibliográfico, documental e de campo. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado formulário eletrônico para o mapeamento e em seguida o tratamento dos dados. O resultado indicou que as Parcerias Público Privadas - filantrópicas da EI, têm sido superadas, pois, dos 19 municípios investigados, 11 deles já não atendem por este recurso público/privado, e sim por via pública-municipal. Averiguamos ainda que a falta de vagas gera medidas que não cumprem o direito da criança em ter vaga tal qual a legislação prevê. A primeira luta ainda não foi vencida, as vagas continuam sendo disputadas pela sociedade, que não têm seus direitos garantidos na universalização da Educação Básica, principalmente para crianças de 0 a 3 anos.<hr/>Abstract The objective was to map some characteristics of the Infant Education (EI) in the jurisdiction of the Regional Nucleus of Education of Londrina (NRE) comprising its 19 surrounding municipalities. The article is the result of the compilation of the Master's dissertation in Education, held at the State University of Londrina (UEL), completed in 2018. The guiding question was whether the service of this geographic cut of the IE has been concentrated more in the municipal public sphere or in the Public Private Partnerships (PPPs), among other relevant issues. The theoretical basis was supported by the Theory of Dialectical Historical Materialism, and the methodological approach used qualitative and quantitative research, with a bibliographical, documentary and field content, whereby the electronic form was mapped and then processed. The result indicated that Public Private Partnerships - philanthropic of EI, has been overcome, because of the 19 municipalities investigated, 11 of them no longer care for this public / private resource, but municipal public road. We also find that the lack of vacancies creates measures that do not fulfill the right of the child to have a vacancy as the legislation provides. The first fight has not yet expired, the vacancies continue to be disputed by society, which does not have its rights guaranteed in the universalization of Basic Education, especially for children from 0 to 3 years. <![CDATA[O “LUGAR” EDUCAÇÃO INFANTIL: AS INFÂNCIAS E A CONTEMPORANEIDADE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000400105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo tem por objetivo refletir sobre como as concepções de infância e criança instituíram-se ao longo da história, entrelaçando-se com as transformações sociais e com a constituição das instituições educativas, tomando a infância como constructo social e buscando compreender seu lugar na contemporaneidade. Trata-se de uma discussão teórica, que conceitua lugar para além de mera localização geográfica e o define como espaço do vivido, da experiência e das interações sociais, amparando-se nos estudos de Tuan (2013) e Augé (2012). Partindo desse viés, emerge a possibilidade de pensar a Educação Infantil na contemporaneidade como “lugar” de experiência, fundamentando-se nos pressupostos de Larossa (2011, 2017) e Agamben (2005), como espaços educativos que oportunizem novos olhares e sentidos sobre as infâncias, de modo que a criança seja valorizada em sua singularidade, podendo expressar-se sobre si e ser reconhecida enquanto sujeito social.<hr/>Abstract This article reflects about how the conceptions of childhood and child were instituted along the History, intertwined with social transformations and the constitution of the educational institutions. In this paper, the childhood is understood as a social construct and seeks out to investigate its place in the contemporaneity. It is a theoretical discussion that conceptualizes “place” besides the geographic location, defining it as a space of the lived, as experience, and social interaction, based on Tuan (2013) and Augé (2012). From this perspective, it is possible to reflect about early childhood education in contemporaneity as a “place” of experience, based on Larossa (2011, 2017) and Agamben (2005) thoughts. The “place” of experience is an educational space that accepts new meanings for the childhood. Thus, the child’s singularity is value, being able to express themselves and be recognized as a social subject. <![CDATA[O DIREITO DE BRINCAR NA INFÂNCIA: A ESCUTA ATENTA DAS CRIANÇAS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000400106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto faz parte da dissertação de mestrado de uma das autoras e aborda questões referentes ao brincar, partindo do princípio de que as crianças são sujeitos de direito. Neste sentido, a pesquisa apresenta o que as crianças têm a nos dizer sobre o brincar. Desenvolveu-se a partir da abordagem histórico-cultural, definindo-se a função da brincadeira no desenvolvimento infantil. O principal objetivo do trabalho foi proceder um levantamento sobre o que as crianças pensam sobre o brincar e quais são suas preferências. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a realização de 21 entrevistas individuais, cinco rodas de conversa, registros fotográficos e um diário de campo sobre os momentos do brincar no cotidiano de uma instituição pública de educação infantil. Como resultado, foi possível ampliar os conceitos sobre a participação da criança na educação infantil, analisados a partir da opinião da criança e não apenas do adulto, propiciando ainda às pesquisadoras uma reflexão sobre os espaços e tempos destinados ao brincar nesse período escolar. Para este artigo serão apresentados episódios de duas rodas de conversa e um desenho de um dos sujeitos da pesquisa, enfatizando-se justamente a importância da escuta atenta das crianças e a da produção de desenhos, como os que foram realizados após a roda de conversa.<hr/>Abstract This paper is part of one of the authors’ master’s dissertation and addresses issues related to playing, assuming that children are subjects of rights. In this sense, the research presents what children have to tell us about playing. The research was developed from the cultural-historical approach, defining the role of play in child development. The work’s main objective was to survey what children think about playing and what their preferences are. The methodology was that of qualitative research, with 21 individual interviews, five conversation circles, photographic records, and a field diary about the playing moments in the daily life of an elementary public school. As a result, it was possible to expand the concepts about the children’s participation in early childhood education, based on children’s opinion and not only the adult’s, allowing the researchers to reflect on the spaces and times destined to play in this school period. This paper brings two episodes of conversation circles and a drawing by one of the subjects, emphasizing precisely the importance of careful listening to children and the production of drawings, such as those made after the conversation. <![CDATA[AVALIAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM QUESTÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000400107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste estudo, realizamos uma avaliação dos Planos Municipais de Educação dos municípios do grande ABC, uma das regiões mais ricas do Brasil, para compreender como os municípios planejaram as melhorias para a Educação Infantil no contexto local. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na análise documental. Os documentos foram coletados nas secretarias de educação dos sete municípios, juntamente com as Leis que os aprovaram, e analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados mostraram similaridades e repetições nos textos, a partir do Plano Nacional de Educação, e superficialidade na maioria das estratégias inseridas nos planos dos municípios, carecendo de maiores especificidades, tal como prazo para a execução. As análises revelaram dois grupos de estratégias inseridas nos planos: no primeiro, aquelas alinhadas com as melhorias da Educação Infantil, como avanços na infraestrutura escolar, e, no segundo, outras voltadas para sua mercantilização, a promoção da regulação da oferta de ensino da educação básica pela iniciativa privada, a partir de parcerias público-privadas. Esses resultados poderão ser utilizados na formação de gestores e pelas Secretarias de Educação na implementação de políticas educacionais.<hr/>Abstract In this study we carried out an evaluation of the Municipal Education Plans of the Greater ABC municipalities, one of the richest regions in Brazil, to understand how the municipalities planned the improvements for Early Childhood Education in the local context. This is a qualitative research based on documentary analysis. The documents were collected in the departments of education of the seven municipalities, together with the laws that approved them, and analyzed using content analysis. The results showed similarities and repetitions in the texts, from the National Education Plan, and superficiality in most strategies inserted in the municipalities plans, lacking some specificities such as deadline for execution. The analyses revealed two groups of strategies included in the plans: in the first, those aligned with Early Childhood Education improvements, as advances in school infrastructure, and, in the second, others focused on its mercatilization, the promotion of the regulation of the offer of basic education by private initiative, from public-private partnerships. These results can be used in the principal’s education and by the Departments of Education in the implementation of educational policies. <![CDATA[PRODUÇÕES CURRICULARES E EDUCAÇÃO INFANTIL - APOSTAS OU GARANTIAS?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000400108&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tematiza a relação entre currículo e Educação Infantil, a partir da retomada de políticas curriculares desenvolvidas nas últimas décadas, problematizando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Educação Infantil, promulgada em 2017 e que, tal como versa o documento, insere a Educação Infantil no contexto da Educação Básica e sendo assim, como se propõe para as outras etapas, ainda que atentando para as suas especificidades, também traz a indicação de aprendizagens consideradas essenciais, numa lógica que reduz educação ao ensino. Tomamos como mote de problematização a questão do direito à aprendizagem e desenvolvimento, questão que é apresentada como justificativa mesmo da BNCC, inquirindo sobre as articulações discursivas que vão alinhando direito à aprendizagem à igualdade e que, como discutimos, desliza para um entendimento do comum como único, num caráter homogeneizante que impele ao silenciamento da diferença. Desenvolvemos a argumentação a partir de aportes pós-estruturais que se assentam na compreensão da política como produção discursiva, luta pela significação em jogos de linguagem sempre instáveis e inconclusos, em que os fechamentos são provisórios pois o trabalho da significação é fluxo ininterrupto. Discutimos a concepção de currículo que norteia as pesquisas que temos desenvolvido, tomando-o como uma enunciação cultural, que se constitui em meio a negociações com e na diferença. Assim, pomos em debate os sentidos postos quanto ao direito à aprendizagem e a definição prévia das experiências, advogando em favor de outros sentidos, na defesa da experiência como acontecimento alteritário.<hr/>Abstract The paper analyzes the relationship between curriculum and early childhood education, based on the resumption of curricular policies developed in the last decades, problematizing the National Curricular Common Base (BNCC) for Early Childhood Education, enacted in 2017 and which, as the document covers, Early Childhood Education in the context of Basic Education and thus, as it is proposed for the other stages, although attending to their specifics, also brings the indication of learning considered essential, in a logic that reduces education to teaching. The issue of the right to learning and development is taken as a motto of problematization, an issue that is presented as justification even for the BNCC, inquiring about the discursive articulations that are aligning the right to learning with equality that as we have discussed, slips into an understanding of the common as unique, in a homogenizing character that impels the silencing of difference. We develop the argument from post-structural contributions that are based on the understanding of politics as discursive production, struggle for meaning in ever unstable and inconclusive language games, in which closures are provisional because the work of signification is uninterrupted flow. We discuss the conception of curriculum that drives the research we have developed, taking it as a cultural enunciation, which is in the midst of negotiations with and in difference. Thus, we put in debate the meanings placed on the right to learning and the prior definition of experiences, advocating in favor of other senses, in the defense of experience as an alteritary event. <![CDATA[PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DIÁLOGO INTERTEXTUAL ENTRE LINGUAGENS CULTURAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000400109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo De acordo com Rüsen (2010), sentidos novos podem levar a novas representações no contexto histórico da experiência do passado, que requer novas técnicas. Esta pesquisa qualitativa foi realizada na cidade de Araçatuba/SP, com 49 acadêmicos dos cursos superiores em tecnologia. A escolha do campo de investigação e da população foi feita em razão da disciplina de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, inserida pelas leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08. O instrumento aplicado pela professora baseia-se na perspectiva argumentativa da pesquisa-ação, envolvendo pesquisadora-professora e participantes-acadêmicos. Foram propostas duas indagações-argumentativas aos discentes: “Como observam a participação dos indígenas/negros na história do Brasil? Qual o significado das palavras índio/negro na história do Brasil”. Analisaram-se, sob a óptica da competência narrativa da consciência histórica, a consciência transitiva ingênua freireana e a consciência prévia rüseniana, as possíveis alterações a partir do saber histórico, intermediado por linguagens culturais (livros literários, músicas, filmes e documentários brasileiros) do século XVIII ao XXI. Os resultados demonstram que o alunado correspondeu às propostas, frisando a continuidade desse processo nesta e em outras instituições de nível superior.<hr/>Abstract According to Rüsen (2010), new senses can lead to new representations in the historical context of past experience, which requires new techniques. This qualitative research was carried out in the city of Araçatuba, SP, Brazil, with 49 university students from technology courses. The choice of the field of research and research population were made in connection with the subject “Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture, introduced by laws 10.639/03 and 11.645/08. The instrument applied by the teacher is based on the argumentative perspective of action research, involving researcher-teacher and academic-participants. Two argumentative questions were proposed to the students: -" How do you see the participation of indigenous / black people in the history of Brazil? - What is the meaning of the words Indian / Negro in the history of Brazil?” We analyzed, from the perspective of the narrative competence of historical consciousness, the Freirean naive transitive consciousness and the previous Rüsenian consciousness, the possible alterations based on historical knowledge, which are intermediated by culture languages (literary books, music, films and Brazilian documentaries) from the 18th to the 21st century. The results show that the students complied with the proposals, stressing the continuity of this process in this and other higher education institutions. <![CDATA[A FORMAÇÃO DE PROFESSORES - EPISTEMOLOGIA E PRÁXIS CRIADORA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000400110&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A formação de professores é uma área de pesquisa que necessita de uma corrente filosófica orientadora. O objetivo do texto é discutir a formação de professores como epistemologia da práxis criadora, cujas reflexões e diálogo são orientados pelo materialismo histórico dialético. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica recorrendo a alguns autores da matriz filosófica como Marx (1982), Vázquez (1977), Vygotsky (2003,2005) e Kosik (2010), bem como ao tema formação de professores com base em autores como Schön (1997), Tardif (2002) e Pimenta (2005), entre outros. Os resultados evidenciaram que nossa compreensão segue na contramão dos racionalistas práticos que concebem a Formação de Professores limitada ao mundo da consciência comum, sem garantir o desenvolvimento do pensamento científico sobre a docência, o qual a subsidia à apropriação e objetivação de uma práxis criadora. Teoria e prática são fundamentais na formação docente, sendo a primeira orientada por uma matriz epistêmica.<hr/>Abstract Research on teacher training demands a current philosophical guiding. We aim to discuss the training of teachers having as epistemology the creative praxis, with reflections and dialogue guided by historical-dialectical materialism. The methodology used was the bibliographical research based on some authors from the philosophical matrix, such as Marx (1982), Vázquez (1977), Vygotsky (2003, 2005) and Kosik (2010) and, on the theme teacher training, Schön (1997) ), Tardif (2002), Pimenta (2005), among others. The results showed that our understanding goes the opposite direction of what practical rationalists announce as they conceive Teacher Training limited to the world of common consciousness, without the guarantee of the development of scientific thinking about teaching, which subsidizes it towards the appropriation and objectification of a creative praxis. Theory and practice are fundamental in teacher training once the first one is guided by an epistemic matrix. <![CDATA[O PAPEL SANITÁRIO DAS REZADEIRAS BRASILEIRAS OUTRORA E AGORA: RESSIGNIFICAÇÕES E CONTINUIDADES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000400111&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esse levantamento bibliográfico nasceu de nossa inquietação no pós-doutorado quanto ao estudo da importância das rezadeiras brasileiras no passado e no presente. Sua gênese em terras brasileiras deu-se no início da colonização do Brasil, quando para cá rumaram suas antecessoras juntamente com bandeirantes, degredados, físicos, barbeiros e parteiras. Mesclando seus saberes ao dos autóctones e, posteriormente, ao dos escravos africanos que para aqui foram traficados, essas provedoras populares de cura têm-se mantido operantes até os dias correntes, driblando as várias perseguições que vêm sofrendo ao longo desses cinco séculos, ressignificando seu papel e adaptando-se à realidade de seus contextos. Para embasar nossas colocações nesse artigo, fundamentamo-nos em teóricos basilares da área como Câmara, Sanz-Mingo e Câmara (2016), Conceição (2008), Rosario et al. (2014), Stancik (2009) e Theotonio (2011) - para citar alguns. Concluímos que mais de quinhentos anos após sua chegada em terras brasileiras, as rezadeiras têm se mantido como uma referência de provisão de saúde em níveis físico, mental, espiritual e social; foram e são imprescindíveis no passado e no presente; serão necessárias, seguramente, no futuro e por isso sua repaginação constante tem sido de fundamental importância para a sua continuidade.<hr/>Abstract This bibliographic survey comes from our postdoctoral concern about the importance of Brazilian folk healers in the past and in the present time. Their genesis in Brazilian lands occurred at the beginning of the colonization of the country, when their ancestors came here along with bandeirantes, outlaws, physicists, barbers and midwives. Mixing their knowledge with that of the indigenous, and later with that of the African slaves, those popular healers have remained operative up to the present day, overcoming the various persecutions they have been suffering throughout those five centuries, reframing their role and adapting themselves to the reality of their contexts. In order to base our positions on this article, we base ourselves on theorists of the area such as: Câmara, Sanz-Mingo and Câmara (2016), Conceição (2008), Rosario et al. (2014), Stancik (2009) and Theotonio (2011) - to cite some. We conclude that more than five hundred years after their arrival in Brazilian lands, female folk healers have maintained themselves as a reference of health provision in physical, mental, spiritual and social levels; they have been indispensable so far and will surely be necessary in the future.<hr/>Resumen Esta revisión bibliográfica nació de nuestra preocupación postdoctoral por el estudio de la importancia de las curanderas brasileñas en el pasado y en el presente. Su génesis en tierras brasileñas tuvo lugar al inicio de la colonización de Brasil, cuando sus antecesoras se trasladaron aquí junto con bandeirantes, exiliados, físicos, barberos y parteras. Fusionando su conocimiento con el de los nativos y, posteriormente, con el de los esclavos africanos que aquí fueron traficados, estas proveedoras populares de curaciones han permanecido en funcionamiento hasta la actualidad, esquivando las diversas persecuciones que han sufrido a lo largo de estos cinco siglos, redefiniendo su papel y adaptándose a la realidad de sus contextos. Para respaldar nuestras afirmaciones en este artículo, nos basamos en teóricos fundamentales en el campo como Câmara, Sanz-Mingo y Câmara (2016), Conceição (2008), Rosario et al. (2014), Stancik (2009) y Theotonio (2011), por nombrar algunos. Concluimos que más de quinientos años después de su llegada a tierras brasileñas, las curanderas se han mantenido como un referente para la provisión de salud a nivel físico, mental, espiritual y social; fueron y son esenciales en el pasado y en el presente; Ciertamente serán necesarias en el futuro y por eso su constante repaginación ha sido de fundamental importancia para su continuidad. <![CDATA[PAULO FREIRE: CONTRAPONTOS AO DISCURSO NEOCONSERVADOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000400112&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo se constrói no entrelaçamento dos contrapontos entre o discurso neoconservador e os princípios defendidos por Freire (2018) sobre liberdade e de formação humana. Os resultados mostram que ambos os discursos possuem finalidades distintas, principalmente na concepção de liberdade, uma vez que a liberdade de concorrência econômica e para consumo foi preponderante na teoria e nos governos declaradamente neoliberais, enquanto a liberdade na educação freiriana defende a consciência de si no mundo para permitir uma constante busca por ser mais. Nesses termos, é necessária a consciência dos entraves do capitalismo e suas ações neoliberais que, contraditoriamente, impedem as ações do sujeito como agente livre.<hr/>Abstract This paper is built on the intertwining of the counterpoints between the neoconservative discourse and the freedom and human formation principles defended by Freire (2018). The results show us that both discourses have different purposes, especially when we are talking about the conception of freedom, since the freedom of economic competition and its consumption was predominant in the neoliberal theory and in self-proclaimed neoliberal governments, and, on the other hand, the freedom in the Freirean education defends the self-consciousness in the world to allow a constant quest to be more. In these terms, it is necessary to be aware of the obstacles of capitalism and its neoliberal attitudes that, contradictorily, prevent the actions of the subject as a free agent. <![CDATA[A CONCILIAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO ESPORTIVA E A ESCOLAR: UMA JOGADA PERFEITA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000400113&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No Brasil e no mundo, muitos meninos e meninas desejam tornar-se jogadores de futebol profissional. Todavia, o percurso para a realização deste intento é permeado por renúncias e sacrifícios. Em muitos casos, esses jovens se dedicam quase que exclusivamente à formação esportiva e, nesse processo, boa parte acaba descuidando da formação escolar. Entretanto, é de conhecimento público que poucos jogadores chegarão à categoria profissional e menos ainda os que conseguirão independência financeira e ascensão social. O objeto deste estudo caracterizou-se por entender como, atualmente, os jovens jogadores de futebol da categoria de base Sub 17 do Futebol Clube do Porto e os pais desses esportistas operam com a situação de gerir a conciliação da formação esportiva com a escolar, sem que haja prejuízo ao desenvolvimento de alguma delas. Desenvolveu-se uma linha metodológica que se enquadrou em uma pesquisa de base qualitativa. Em relação ao instrumento de pesquisa, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e para análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Considerou-se que as hipóteses deste estudo não se confirmaram, pois os jogadores expuseram que, apesar das dificuldades encontradas, é muito importante conciliar a formação esportiva com a escolar, demonstrando bom discernimento sobre a possibilidade de ocorrer fracasso ou sucesso na trajetória futebolística e na perspectiva de realização de outras carreiras. Já os pais valorizam a formação escolar e se mostram presentes e participativos, apoiando, acompanhando e cobrando o desempenho dos filhos na escola, com vistas à continuidade dos estudos no ensino superior.<hr/>Abstract In Brazil and in the world, many boys and girls wish to become professional soccer players, but the path to this attempt is permeated by renunciations and sacrifices. In many cases, such young people engage almost exclusively in sports training, and in this process much of them end up neglecting school education. However it is public knowledge that few players will reach the professional category and even fewer those who will achieve financial independence and social ascension. The purpose of this study was to understand how, currently, the young football players of the base category Sub-17 of the Futebol Clube of Porto, and the parents of these athletes operate with the situation in managing the conciliation of the sports and school formation, without prejudice to the development of any of them. A methodological line was developed that was framed in a qualitative research. Regarding the research instrument, semi-structured interviews were used and the Collective Subject Discourse (DSC) technique was used to analyze the data. It was considered that the hypotheses of this study were not confirmed, since the players stated that despite the difficulties they found, it is very important to reconcile the sporting formation and schooling, and they demonstrated good discernment about the possibility of failure or success in the soccer trajectory and the perspective of achievement in other careers. Parents value school education and are present and participative in supporting, monitoring and charging the children's performance in school, with a view to continuing their studies in higher education. <![CDATA[PEDAGOGIAS DOS TERREIROS: AÇÕES DE ENSINO EDUCATIVO-SOCIAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000400114&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Pedagogia Social, possibilita pensarmos os ensinos ocorridos em diferentes espaços. Ao recorrer a este argumento adenso as discussões que propõem a ideia de que todo e qualquer lugar é educativo, logo, que educar é sempre um jogo de relações, que para este artigo são da ordem do poder. As pedagogias sociais descritas neste texto foram observadas e debatidas, a partir das narrativas de quatro dirigentes de terreiros de Quimbanda. O objetivo deste foi investigar de que maneira as relações entre pedagogias e ensino do universo religioso afro-brasileiro são desenvolvidas em terreiros de Quimbanda da cidade do Rio Grande/RS, na contemporaneidade. Para produção deste artefato pedagógico recorri ao campo dos Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, enquanto base teórica tendo por estratégia metodológica a Investigação Narrativa, com uso de entrevistas individuais como ferramenta para produção dos dados e os olhares analíticos foram desenvolvidos a partir da Análise Cultural, possibilitada pela ação de categorização dos dados. Os atos educativos ou pedagógicos, são inerentes à existência dos sujeitos. Somos educados(as) tanto pelas ações dos(as) outros(as), quanto pelos reflexos das que promovemos, geradas em nossos espaços de convivência, decorrendo delas as nossas aprendizagens sociais. As relações de poder podem gerar inúmeros conflitos culturais, porém, é a partir deles que percebo possibilidades de produção de outros saberes, outras pedagogias que culminam na proliferação de múltiplas aprendizagens. Operacionalizar os conflitos produz tecnologias educativo-sociais que indicou pistas acerca dos modos de organização das instituições sociais que no educam, no caso os terreiros e suas pedagogias sociais.<hr/>Abstract Social Pedagogy, makes you think about the teachings that have occurred in different spaces. To resort to this argument i condense discussions which propose the idea that every place is educational, soon, that raise is always a set of relations, which for this article are on the order of power. The social pedagogy described in this text have been observed and discussed, from the stories of four leaders of the terraces of Quimbanda. The aim of this was to investigate how the relationships between the religious universe education pedagogies and afrobrasileiro are developed in the terraces Quimbanda da cidade do Rio Grande/RS, in contemporary times. For production of this pedagogical artifact resorted to the field of Cultural Studies, poststructuralist aspects, while theoretical basis resulting in methodological research Narrative strategy, with use of personal interviews as a tool for the production of data and analytical looks were developed from the Cultural Analysis, made possible by the action of categorisation of data. Educational or pedagogical acts, are inherent in the existence of the subject. We are educated both by the actions of others, and the reflections of that we generated in our living spaces, running them our social learning. Power relations can generate numerous cultural conflicts, however, it is from them that i see possibilities for production of other knowledge, other pedagogies that culminate in the proliferation of multiple learnings. Operationalize conflict produces educational and social technologies which indicated any clues about the ways of organization of social institutions in the school, in case the terraces and their social pedagogy. <![CDATA[COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000400200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Pedagogia Social, possibilita pensarmos os ensinos ocorridos em diferentes espaços. Ao recorrer a este argumento adenso as discussões que propõem a ideia de que todo e qualquer lugar é educativo, logo, que educar é sempre um jogo de relações, que para este artigo são da ordem do poder. As pedagogias sociais descritas neste texto foram observadas e debatidas, a partir das narrativas de quatro dirigentes de terreiros de Quimbanda. O objetivo deste foi investigar de que maneira as relações entre pedagogias e ensino do universo religioso afro-brasileiro são desenvolvidas em terreiros de Quimbanda da cidade do Rio Grande/RS, na contemporaneidade. Para produção deste artefato pedagógico recorri ao campo dos Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, enquanto base teórica tendo por estratégia metodológica a Investigação Narrativa, com uso de entrevistas individuais como ferramenta para produção dos dados e os olhares analíticos foram desenvolvidos a partir da Análise Cultural, possibilitada pela ação de categorização dos dados. Os atos educativos ou pedagógicos, são inerentes à existência dos sujeitos. Somos educados(as) tanto pelas ações dos(as) outros(as), quanto pelos reflexos das que promovemos, geradas em nossos espaços de convivência, decorrendo delas as nossas aprendizagens sociais. As relações de poder podem gerar inúmeros conflitos culturais, porém, é a partir deles que percebo possibilidades de produção de outros saberes, outras pedagogias que culminam na proliferação de múltiplas aprendizagens. Operacionalizar os conflitos produz tecnologias educativo-sociais que indicou pistas acerca dos modos de organização das instituições sociais que no educam, no caso os terreiros e suas pedagogias sociais.<hr/>Abstract Social Pedagogy, makes you think about the teachings that have occurred in different spaces. To resort to this argument i condense discussions which propose the idea that every place is educational, soon, that raise is always a set of relations, which for this article are on the order of power. The social pedagogy described in this text have been observed and discussed, from the stories of four leaders of the terraces of Quimbanda. The aim of this was to investigate how the relationships between the religious universe education pedagogies and afrobrasileiro are developed in the terraces Quimbanda da cidade do Rio Grande/RS, in contemporary times. For production of this pedagogical artifact resorted to the field of Cultural Studies, poststructuralist aspects, while theoretical basis resulting in methodological research Narrative strategy, with use of personal interviews as a tool for the production of data and analytical looks were developed from the Cultural Analysis, made possible by the action of categorisation of data. Educational or pedagogical acts, are inherent in the existence of the subject. We are educated both by the actions of others, and the reflections of that we generated in our living spaces, running them our social learning. Power relations can generate numerous cultural conflicts, however, it is from them that i see possibilities for production of other knowledge, other pedagogies that culminate in the proliferation of multiple learnings. Operationalize conflict produces educational and social technologies which indicated any clues about the ways of organization of social institutions in the school, in case the terraces and their social pedagogy. <![CDATA[Gestão na Educação Infantil: cenários do cotidiano, de Maria Aparecida Guedes Monção São Paulo: Loyola, 2021, 278 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000400201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Pedagogia Social, possibilita pensarmos os ensinos ocorridos em diferentes espaços. Ao recorrer a este argumento adenso as discussões que propõem a ideia de que todo e qualquer lugar é educativo, logo, que educar é sempre um jogo de relações, que para este artigo são da ordem do poder. As pedagogias sociais descritas neste texto foram observadas e debatidas, a partir das narrativas de quatro dirigentes de terreiros de Quimbanda. O objetivo deste foi investigar de que maneira as relações entre pedagogias e ensino do universo religioso afro-brasileiro são desenvolvidas em terreiros de Quimbanda da cidade do Rio Grande/RS, na contemporaneidade. Para produção deste artefato pedagógico recorri ao campo dos Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, enquanto base teórica tendo por estratégia metodológica a Investigação Narrativa, com uso de entrevistas individuais como ferramenta para produção dos dados e os olhares analíticos foram desenvolvidos a partir da Análise Cultural, possibilitada pela ação de categorização dos dados. Os atos educativos ou pedagógicos, são inerentes à existência dos sujeitos. Somos educados(as) tanto pelas ações dos(as) outros(as), quanto pelos reflexos das que promovemos, geradas em nossos espaços de convivência, decorrendo delas as nossas aprendizagens sociais. As relações de poder podem gerar inúmeros conflitos culturais, porém, é a partir deles que percebo possibilidades de produção de outros saberes, outras pedagogias que culminam na proliferação de múltiplas aprendizagens. Operacionalizar os conflitos produz tecnologias educativo-sociais que indicou pistas acerca dos modos de organização das instituições sociais que no educam, no caso os terreiros e suas pedagogias sociais.<hr/>Abstract Social Pedagogy, makes you think about the teachings that have occurred in different spaces. To resort to this argument i condense discussions which propose the idea that every place is educational, soon, that raise is always a set of relations, which for this article are on the order of power. The social pedagogy described in this text have been observed and discussed, from the stories of four leaders of the terraces of Quimbanda. The aim of this was to investigate how the relationships between the religious universe education pedagogies and afrobrasileiro are developed in the terraces Quimbanda da cidade do Rio Grande/RS, in contemporary times. For production of this pedagogical artifact resorted to the field of Cultural Studies, poststructuralist aspects, while theoretical basis resulting in methodological research Narrative strategy, with use of personal interviews as a tool for the production of data and analytical looks were developed from the Cultural Analysis, made possible by the action of categorisation of data. Educational or pedagogical acts, are inherent in the existence of the subject. We are educated both by the actions of others, and the reflections of that we generated in our living spaces, running them our social learning. Power relations can generate numerous cultural conflicts, however, it is from them that i see possibilities for production of other knowledge, other pedagogies that culminate in the proliferation of multiple learnings. Operationalize conflict produces educational and social technologies which indicated any clues about the ways of organization of social institutions in the school, in case the terraces and their social pedagogy. <![CDATA[DONOSO ROMO, Andres. <em>A Educação Emancipatória:</em> Iván Illich, Paulo Freire, Ernesto Guevara e o Pensamento Latino-Americano. Tradução de Daniel Garroux e Mariana Moreno Castilho. São Paulo: EDUSP, 2020, 142 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000400202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Pedagogia Social, possibilita pensarmos os ensinos ocorridos em diferentes espaços. Ao recorrer a este argumento adenso as discussões que propõem a ideia de que todo e qualquer lugar é educativo, logo, que educar é sempre um jogo de relações, que para este artigo são da ordem do poder. As pedagogias sociais descritas neste texto foram observadas e debatidas, a partir das narrativas de quatro dirigentes de terreiros de Quimbanda. O objetivo deste foi investigar de que maneira as relações entre pedagogias e ensino do universo religioso afro-brasileiro são desenvolvidas em terreiros de Quimbanda da cidade do Rio Grande/RS, na contemporaneidade. Para produção deste artefato pedagógico recorri ao campo dos Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, enquanto base teórica tendo por estratégia metodológica a Investigação Narrativa, com uso de entrevistas individuais como ferramenta para produção dos dados e os olhares analíticos foram desenvolvidos a partir da Análise Cultural, possibilitada pela ação de categorização dos dados. Os atos educativos ou pedagógicos, são inerentes à existência dos sujeitos. Somos educados(as) tanto pelas ações dos(as) outros(as), quanto pelos reflexos das que promovemos, geradas em nossos espaços de convivência, decorrendo delas as nossas aprendizagens sociais. As relações de poder podem gerar inúmeros conflitos culturais, porém, é a partir deles que percebo possibilidades de produção de outros saberes, outras pedagogias que culminam na proliferação de múltiplas aprendizagens. Operacionalizar os conflitos produz tecnologias educativo-sociais que indicou pistas acerca dos modos de organização das instituições sociais que no educam, no caso os terreiros e suas pedagogias sociais.<hr/>Abstract Social Pedagogy, makes you think about the teachings that have occurred in different spaces. To resort to this argument i condense discussions which propose the idea that every place is educational, soon, that raise is always a set of relations, which for this article are on the order of power. The social pedagogy described in this text have been observed and discussed, from the stories of four leaders of the terraces of Quimbanda. The aim of this was to investigate how the relationships between the religious universe education pedagogies and afrobrasileiro are developed in the terraces Quimbanda da cidade do Rio Grande/RS, in contemporary times. For production of this pedagogical artifact resorted to the field of Cultural Studies, poststructuralist aspects, while theoretical basis resulting in methodological research Narrative strategy, with use of personal interviews as a tool for the production of data and analytical looks were developed from the Cultural Analysis, made possible by the action of categorisation of data. Educational or pedagogical acts, are inherent in the existence of the subject. We are educated both by the actions of others, and the reflections of that we generated in our living spaces, running them our social learning. Power relations can generate numerous cultural conflicts, however, it is from them that i see possibilities for production of other knowledge, other pedagogies that culminate in the proliferation of multiple learnings. Operationalize conflict produces educational and social technologies which indicated any clues about the ways of organization of social institutions in the school, in case the terraces and their social pedagogy. <![CDATA[GUTIERREZ, <em>Francisco. Linguagem total</em>: uma pedagogia dos meios de comunicação. Tradução Wladimir Soares. São Paulo: <em>Summus</em> Editorial, 1997.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782021000400203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Pedagogia Social, possibilita pensarmos os ensinos ocorridos em diferentes espaços. Ao recorrer a este argumento adenso as discussões que propõem a ideia de que todo e qualquer lugar é educativo, logo, que educar é sempre um jogo de relações, que para este artigo são da ordem do poder. As pedagogias sociais descritas neste texto foram observadas e debatidas, a partir das narrativas de quatro dirigentes de terreiros de Quimbanda. O objetivo deste foi investigar de que maneira as relações entre pedagogias e ensino do universo religioso afro-brasileiro são desenvolvidas em terreiros de Quimbanda da cidade do Rio Grande/RS, na contemporaneidade. Para produção deste artefato pedagógico recorri ao campo dos Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, enquanto base teórica tendo por estratégia metodológica a Investigação Narrativa, com uso de entrevistas individuais como ferramenta para produção dos dados e os olhares analíticos foram desenvolvidos a partir da Análise Cultural, possibilitada pela ação de categorização dos dados. Os atos educativos ou pedagógicos, são inerentes à existência dos sujeitos. Somos educados(as) tanto pelas ações dos(as) outros(as), quanto pelos reflexos das que promovemos, geradas em nossos espaços de convivência, decorrendo delas as nossas aprendizagens sociais. As relações de poder podem gerar inúmeros conflitos culturais, porém, é a partir deles que percebo possibilidades de produção de outros saberes, outras pedagogias que culminam na proliferação de múltiplas aprendizagens. Operacionalizar os conflitos produz tecnologias educativo-sociais que indicou pistas acerca dos modos de organização das instituições sociais que no educam, no caso os terreiros e suas pedagogias sociais.<hr/>Abstract Social Pedagogy, makes you think about the teachings that have occurred in different spaces. To resort to this argument i condense discussions which propose the idea that every place is educational, soon, that raise is always a set of relations, which for this article are on the order of power. The social pedagogy described in this text have been observed and discussed, from the stories of four leaders of the terraces of Quimbanda. The aim of this was to investigate how the relationships between the religious universe education pedagogies and afrobrasileiro are developed in the terraces Quimbanda da cidade do Rio Grande/RS, in contemporary times. For production of this pedagogical artifact resorted to the field of Cultural Studies, poststructuralist aspects, while theoretical basis resulting in methodological research Narrative strategy, with use of personal interviews as a tool for the production of data and analytical looks were developed from the Cultural Analysis, made possible by the action of categorisation of data. Educational or pedagogical acts, are inherent in the existence of the subject. We are educated both by the actions of others, and the reflections of that we generated in our living spaces, running them our social learning. Power relations can generate numerous cultural conflicts, however, it is from them that i see possibilities for production of other knowledge, other pedagogies that culminate in the proliferation of multiple learnings. Operationalize conflict produces educational and social technologies which indicated any clues about the ways of organization of social institutions in the school, in case the terraces and their social pedagogy.