Scielo RSS <![CDATA[Eccos Revista Científica]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1983-927820220004&lang=pt vol. num. 63 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS E VIOLÊNCIA ESCOLAR: (DES)ENCONTROS DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM MUNICÍPIOS DO PARANÁ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000400100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nesta pesquisa assumiu-se o objetivo de analisar os Projetos Político-Pedagógicos de escolas situadas no Vale do Ivaí, a fim de avaliar a articulação entre o componente curricular de Educação Física e os programas de combate às manifestações de violência da e na escola. Por meio da análise documental e com base nos pressupostos epistemológicos e ontológicos do materialismo histórico-dialético, analisaram-se os Projetos Político-Pedagógicos (PPP) de escolas estaduais que ofertavam o Ensino Fundamental II e/ou Médio vinculadas aos municípios de Arapuã, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lunardelli e São João do Ivaí, além dos programas/projetos assumidos pelas unidades escolares das respectivas cidades paranaenses. Explicitou-se por meio dos resultados que, por mais que os PPP das escolas revelem que foram construídos a partir dos princípios da gestão democrática, não foram identificados elementos que confirmem o envolvimento da comunidade escolar nas ações propostas. Apenas dois documentos trouxeram à tona, ainda que de forma incipiente, conexões do componente curricular de Educação Física com o enfrentamento da violência escolar. E, no que tange às distintas dimensões da violência, quando aludidas, são mencionadas estratégias generalistas, obliterando-se os fundamentos e desdobramentos para problematizá-las e combatê-las.<hr/>Abstract In this research, we assumed the objective of analyzing the Political-Pedagogical Projects of schools located in Vale do Ivaí, in order to evaluate the articulation between the Physical Education curricular component and the programs to combat manifestations of violence at school. Through document analysis and based on the epistemological and ontological assumptions of historical-dialectical materialism, were analyzed the Political-Pedagogical Projects (PPP) of state schools that offered Elementary School II and/or High School linked to the cities of Arapuã, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lunardelli and São João do Ivaí, in addition to the programs/projects undertaken by the school units in the respective cities of Paraná. It was made clear through the results that, despite the fact that the schools' PPPs reveal that they were built from the principles of democratic management, no elements were identified that confirm the involvement of the school community in the proposed actions. Only two documents brought to light, albeit incipiently, connections between the Physical Education curriculum component and the confrontation of school violence. And, with regard to the different dimensions of violence, when alluded to, generalist strategies are mentioned, obliterating the foundations and developments to problematize and combat them.<hr/>Resumen En esta investigación, asumimos el objetivo de analizar los Proyectos Político-Pedagógicos de las escuelas ubicadas en Vale do Ivaí, con el fin de evaluar la articulación entre el componente curricular de Educación Física y los programas de combate a las manifestaciones de violencia en la escuela. A través del análisis de documentos y con base en los presupuestos epistemológicos y ontológicos del materialismo histórico-dialéctico, se analizaron los Proyectos Político-Pedagógicos (PPP) de las escuelas estatales que ofrecieron la Enseñanza Básica II y/o la Enseñanza Media vinculadas a los municipios de Arapuã, Ivaiporã. Jardim Alegre, Lunardelli y São João do Ivaí, además de los programas/proyectos realizados por las unidades escolares en las respectivas ciudades de Paraná. Quedó claro a través de los resultados que, a pesar de que los PPP de las escuelas revelan que fueron construidos a partir de los principios de la gestión democrática, no se identificaron elementos que confirmen el involucramiento de la comunidad escolar en las acciones propuestas. Solo dos documentos sacaron a la luz, aunque de forma incipiente, conexiones del componente curricular de Educación Física con el enfrentamiento a la violencia escolar. Y, en cuanto a las diferentes dimensiones de la violencia, cuando se alude a ellas se mencionan estrategias generalistas, borrando los fundamentos y desarrollos para problematizarlas y combatirlas. <![CDATA[UMA REFLEXÃO SOBRE O CONHECIMENTO JÁ ELABORADO: METACOGNIÇÃO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000400101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo É fundamental mapear o conhecimento já produzido cientificamente para apresentar aspectos significativos à produção de novos trabalhos. Nesse sentido, para contribuir com o campo da educação e da informática educativa, objetiva-se apontar os enfoques científicos entre a união da metacognição e do pensamento computacional na utilização da robótica através de um mapeamento sistemático. À vista disso, procede-se a uma abordagem quali-quantitativa, exploratória, de caráter bibliográfico, que se inserem num âmbito de estado do conhecimento. Para a organização das informações, utilizou-se de uma string robusta que agrega: “pensamento computacional, metacognição”; e “robótica, metacognição”. Disso, buscou-se teses, dissertações e artigos em Programas de Educação e da Ciência da Computação e, como resultado da triagem, filtrou-se uma dissertação, para fazer a interlocução com as questões deste artigo, evidenciando-se enfoques norteadores para pesquisas futuras. Conclui-se que há carência de pesquisas nessa esfera e, o que se torna motivador para novas produções que envolvam, principalmente, os pensamentos metacognitivo e computacional, “na utilização da robótica”, e que podem estar voltados a um âmbito de “controle pleno da aprendizagem”. Além disso, o artigo possibilita uma visão direcionada ao conhecimento já elaborado sobre a string de busca e aponta diferentes enfoques para produções científicas futuras.<hr/>Abstract It is essential to map the knowledge already produced scientifically to present significant aspects of new works' production. In this sense, to contribute to education and educational informatics, we aim to point out the scientific approaches between the union of metacognition and computational thinking in the use of robotics through a systematic mapping. Given this, a qualitative-quantitative, exploratory, bibliographic approach is applied, which falls within the scope of a state of knowledge. For the organization of information, we used a robust string that aggregates: “computational thinking, metacognition” and “robotics metacognition”. Theses, dissertations, and articles in Education and Computer Science Programs were searched. As a result of the screening, a dissertation was filtered to make the interlocution with the questions of this article, evidencing guiding approaches for guiding approaches future research. It is concluded that there is a lack of research in this sphere, and what becomes motivating for new productions that involve, mainly, the metacognitive and computational thoughts in “the use of robotics” can be directed to “complete control of learning”. In addition, the article enables a vision directed to the knowledge already elaborated on the search string and points out different approaches to future scientific productions.<hr/>Resumen Es fundamental mapear el conocimiento ya producido científicamente para presentar aspectos significativos a la producción de nuevos trabajos. En ese sentido, para contribuir con el campo de la educación y de la informática educativa, se objetiva apuntar los enfoques científicos entre la unión de la metacognición y del pensamiento computacional en la utilización de la robótica a través de un mapeo sistemático. A la vista de ello, se procede a un enfoque cualitativo, exploratorio, de carácter bibliográfico, que se inscribe en un ámbito de estado del conocimiento. Para la organización de las informaciones, se utilizó una cadena robusta que agrega: “pensamiento computacional, metacognición”; y “robótica, metacognición”. De eso, se buscaron tesis, disertaciones y artículos en Programas de Educación y de la Ciencia de la Computación y, como resultado de la selección, se filtró una disertación, para hacer la interlocución con las cuestiones de este artículo, evidenciando enfoques orientadores para investigaciones futuras. Se concluye que hay carencia de investigaciones en esa esfera y, lo que se torna motivador para nuevas producciones que involucren, principalmente, los pensamientos metacognitivo y computacional, en “la utilización de la robótica”, y que pueden estar volcados a un ámbito de “control pleno del aprendizaje”. Además, el artículo posibilita una visión dirigida al conocimiento ya elaborado sobre la cadena de búsqueda y apunta diferentes enfoques para producciones científicas futuras. <![CDATA[CONDIÇÕES EFETIVAS DE TRABALHO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE ALAGOAS E PERNAMBUCO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000400102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No presente artigo objetivou-se conhecer as condições efetivas de trabalho dos professores do Ensino Médio da rede pública estadual dos estados nordestinos de Pernambuco e Alagoas. Elencaram-se para essa discussão a carreira e remuneração dos professores, esforço docente e a infraestrutura das escolas de Ensino Médio. Para tanto, fez-se, metodologicamente, uso da abordagem dialética, pois se compreende que os aspectos quantitativos e a análise qualitativa devem caminhar conjuntamente. Para a coleta de dados, utilizou-se o software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) a fim de se fazer a extração dos microdados do Censo Escolar de 2019. Analisaram-se indicadores educacionais dos professores e das escolas estaduais de Ensino Médio. A pesquisa apontou que o estado de Alagoas, com quase 60% de professores com contratos temporários e Pernambuco, com quase 40%, simbolizam bem a situação dos docentes e suas condições de trabalho. A dedicação exclusiva a uma única escola, com único vínculo empregatício e infraestrutura adequada são questões ainda distantes da realidade dos professores desses estados, o que significa também um distanciamento do cumprimento das metas presentes no Plano Nacional de Educação. O que se vê, por conseguinte, é a potencialização desses limites a partir da Reforma do Ensino Médio, além de um silenciamento na Lei nº 13.415/2017 na perspectiva da melhoria dessas condições de trabalho.<hr/>Abstract In the present article we aim to understand the effective working conditions of high school teachers in the public high school system of the Northeastern states of Pernambuco and Alagoas. For this discussion, we included the teachers' career and remuneration, teaching effort, and the infrastructure of the high schools. To do so, we used a dialectical approach, because we understand that quantitative aspects and qualitative analysis must go hand in hand. For data collection, we used the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) statistical software in order to extract microdata from the 2019 School Census. We analyzed educational indicators of teachers and state high schools. The research pointed out that the state of Alagoas with almost 60% of teachers with temporary contracts, and Pernambuco with almost 40% symbolize well the situation of teachers and their working conditions. The exclusive dedication to a single school, with a single employment contract and adequate infrastructure are issues that are still far from the reality of teachers in these states, which also means a distance from the goals of the National Education Plan. What we see, therefore, is the potentialization of these limits from the High School Reform, in addition to a silencing in Law 13.415/2017 in the perspective of improving these working conditions.<hr/>Resumen En el presente artículo nos proponemos conocer las condiciones efectivas de trabajo de los profesores de secundaria de la red pública de enseñanza media de los estados nordestinos de Pernambuco y Alagoas. Para este debate, hemos enumerado la carrera y la remuneración de los profesores, el esfuerzo docente y la infraestructura de los institutos. Para ello, hicimos, metodológicamente, uso del enfoque dialéctico, porque entendemos que los aspectos cuantitativos y el análisis cualitativo deben ir juntos. Para la recolección de los datos se utilizó el software estadístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para realizar la extracción de los microdatos del Censo Escolar 2019. Analizamos los indicadores educativos del profesorado y de los institutos estatales. La investigación señaló que el estado de Alagoas, con casi el 60% de los profesores con contratos temporales, y Pernambuco, con casi el 40%, simbolizan bien la situación de los profesores y sus condiciones de trabajo. La dedicación exclusiva a una sola escuela, con un único contrato de trabajo y una infraestructura adecuada son cuestiones que aún están lejos de la realidad de los maestros en estos estados, lo que también significa una distancia del cumplimiento de las metas del Plan Nacional de Educación. Lo que vemos, por tanto, es la potencialización de estos límites a partir de la Reforma del Bachillerato, además de un silenciamiento en la Ley 13.415/2017 en la perspectiva de mejorar estas condiciones laborales. <![CDATA[AS MEIAS VERDADES DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000400103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As justificativas apresentadas para a reforma do Ensino Médio ancoram-se em meias verdades sobre a insatisfação dos jovens em relação à qualidade e ao sentido desse nível da educação básica para suas vidas. Este artigo, a partir de documentação referente à reforma e de literatura pertinente, analisa essas justificativas e demonstra que suas intencionalidades definem as respostas e as conclusões às quais a sociedade deve chegar. Tais justificativas são destituídas, de forma intencional, de análises científicas especializadas sobre a materialização efetiva dessa última etapa da educação básica. Para consolidar a retórica reformista, foi fundamental o silenciamento do pensamento divergente e o apoio da mídia. Os reformadores não quiseram ouvir os sujeitos que vivenciam a escola e nem escutar o que os jovens desejam de suas escolas ou os professores sobre as suas condições para efetivar um Ensino Médio de qualidade e atrativo aos jovens estudantes. Sua retórica, politicamente estruturada a partir de meias verdades e do desprezo da produção acadêmica, intenciona promover sua aceitação pública, efetivando retrocessos na oferta de Ensino Médio nas escolas públicas brasileiras. A dualidade reafirma-se sob o discurso de uma nova estrutura educacional, de um novo currículo, de um novo papel que a juventude passa a ter na definição de seus projetos de vida.<hr/>Abstract The justifications presented for the reform of Secondary Education are anchored in half-truths about young people's dissatisfaction with the quality and meaning of this level of basic education for their lives. This article, based on documentation referring to the reform and pertinent literature, analyzes these justifications and demonstrates that their intentions define the responses and conclusions that society must reach. Such justifications are intentionally deprived of specialized scientific analysis on the effective materialization of this last stage of basic education. To consolidate the reformist rhetoric, the silencing of divergent thinking and the support of the media were essential. The reformers did not want to listen to the subjects who experience the school, nor to listen to what young people want from their schools or teachers about their conditions to implement a high quality education that is attractive to young students. Its rhetoric, politically structured from half-truths and the contempt of academic production, intends to promote its public acceptance, effecting setbacks in the offer of Secondary Education in Brazilian public schools. The duality is reaffirmed under the discourse of a new educational structure, a new curriculum, a new role that youth starts to play in defining their life projects.<hr/>Resumen Las justificaciones presentadas para la reforma de la Educación Secundaria están ancladas en medias verdades sobre la insatisfacción de los jóvenes con la calidad y el significado de este nivel de educación básica para sus vidas. Este artículo, basado en documentación referente a la reforma y literatura pertinente, analiza estas justificaciones y demuestra que sus intenciones definen las respuestas y conclusiones a las que debe llegar la sociedad. Tales justificaciones son despojadas intencionalmente del análisis científico especializado sobre la materialización efectiva de esta última etapa de la educación básica. Para consolidar la retórica reformista fue fundamental el silenciamiento del pensamiento divergente y el apoyo de los medios de comunicación. Los reformadores no quisieron escuchar a los sujetos que viven la escuela, ni escuchar lo que los jóvenes quieren de sus escuelas o profesores sobre sus condiciones para implementar una educación de calidad que sea atractiva para los jóvenes estudiantes. Su retórica, políticamente estructurada a partir de medias verdades y el desprecio de la producción académica, pretende promover su aceptación pública, provocando retrocesos en la oferta de Enseñanza Media en las escuelas públicas brasileñas. La dualidad se reafirma bajo el discurso de una nueva estructura educativa, un nuevo currículo, un nuevo rol que los jóvenes pasan a jugar en la definición de sus proyectos de vida. <![CDATA[ECOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NA ÁREA DE ENSINO DE BIOLOGIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000400104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do presente trabalho é refletir sobre o cenário de pesquisas científicas na área de ensino de biologia e nos livros didáticos, com vistas a compreender que contribuições e desafios são anunciados em tais produções acadêmicas no que diz respeito à abordagem da ecologia. Partimos da consideração de que a ecologia é considerada uma ciência ainda recente, com seus conceitos em constante construção e reformulação, e que elementos básicos de seu campo sofrem influências da sociedade e, de forma similar, no que diz respeito ao seu ensino e presença nos livros didáticos. Assim, acreditamos que o presente trabalho possa contribuir com um quadro geral que permita reconhecer tendências, identificar e sistematizar a produção escrita sobre o tema, colaborando com possíveis desdobramentos e o desenvolvimento da área. Dessa forma, realizamos um levantamento bibliográfico em sete periódicos nacionais e dois internacionais, entre os anos de 2001 a 2021. Identificamos um total de doze trabalhos que tratam de ecologia e livros didáticos, nos quais foi possível observar uma diversidade de temas estudados, tais como: biodiversidade, meio ambiente, cadeia alimentar, ciclo do nitrogênio, fluxos populacionais, ecologia de populações e ecologia de ecossistemas. Além disso, um terço dos trabalhos apontam sobre a importância de considerar aspectos historiográficos e os contextos de produção do conhecimento nos conteúdos ecológicos, denunciando sua ausência e/ou escassez.<hr/>Abstract This paper aims to reflect on the research scenario in the field of biology teaching and textbooks, in order to understand what contributions and challenges are announced by academic productions in the area, regarding to ecology. We start from the consideration that ecology is still considered a recent science, with its concepts in constant construction and reformulation, and that basic elements of its field are influenced by society and, similarly, with regard to its teaching and presence in textbooks. Thus, we believe that the present work can contribute with a general framework that allows recognizing trends, identifying and systematizing the written production on the subject, collaborating with possible ramifications and the development of the area. Thus, we carried out a bibliographic survey in seven brazilian and two international journals, from 2001 to 2021. As a result, we identified twelve papers dealing with ecology and textbooks, from which it was possible to observe a variety of topics studied, such as: biodiversity, environment, food chain, nitrogen cycle, population flows, population ecology and ecosystem ecology. Furthermore, a third of the works point to the importance of considering historiographical aspects and the contexts of knowledge production in ecological contents, denouncing their absence and/or scarcity.<hr/>Resumen El presente trabajo tiene como objetivo comprender el escenario de la investigación científica en el área de la enseñanza de la biología y en los libros de texto, con el fin de comprender qué aportes y desafíos se anuncian en tales producciones académicas en torno al abordaje de la ecología. Partimos de la consideración de que la ecología aún se considera una ciencia reciente, con sus conceptos en constante construcción y reformulación, por lo tanto, elementos básicos de su campo están influidos por la sociedad, y lo mismo ocurre en cuanto a su enseñanza y presencia en los libros de texto. Así, creemos que el presente trabajo puede contribuir con un marco general que permita reconocer tendencias, identificar y sistematizar la producción escrita sobre el tema, colaborando con posibles desarrollos del área. De esta manera, realizamos un levantamiento bibliográfico en siete revistas brasileñas y dos internacionales, entre los años 2001 a 2021. Identificamos un total de doce trabajos que tratan sobre ecología y libros de texto, en los que fue posible observar una diversidad de temas estudiados, tales como: biodiversidad, medio ambiente, cadena alimentaria, ciclo del nitrógeno, flujos de población, ecología de poblaciones y ecología de ecosistemas. Además, un tercio de los estudios apuntan a la importancia de considerar los aspectos historiográficos y los contextos de producción de conocimiento en los contenidos ecológicos, denunciando su ausencia y/o escasez. <![CDATA[AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: ORIGENS, CONCEITOS, NOMENCLATURAS E PERSPECTIVAS TEÓRICAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000400105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Ao longo da história, os conceitos de competência e habilidade têm sido construídos sob diferentes perspectivas teóricas. Embora esses conceitos muitas vezes venham sendo utilizados de forma errônea como sinônimos, conhecendo os diferentes vieses dos campos da psicologia, da administração e economia e da educação, buscamos compreender os constructos teóricos que os sustentam e que deram origem ao uso dos termos competências e habilidades como prefixos acrescidos dos sufixos “não cognitivas”, “socioemocionais”, “para a vida” e “para o século XXI”. Nesse contexto, assumindo o enfoque teórico, o presente artigo tem como objetivo elucidar os pontos de vista teóricos e apresentar as perspectivas envolvidas no emprego destas nomenclaturas. Para isso, parte da conceituação dos termos competência e habilidade e seus desdobramentos, passando pela psicologia da personalidade e pela crítica ao uso do modelo Big Five (ALMUND et al. 2011) como constructo teórico para definir esses termos, finalizando com a apresentação dos conceitos e a busca de convergências nas definições e perspectivas dos diferentes agentes envolvidos: UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO, 2000), CASEL - Collaborative to Advance Social and Emotional Learning (PAYTON et al. 2008) e P21 - Partnership for 21st Century Learning (P21, 2009).<hr/>Abstract Throughout history, the concepts of competence and ability have been consolidated under different theoretical perspectives. Although these concepts are often used wrongly, different skills will emerge for the construction, studies in the fields of psychology, the search and search for studies that understand and that gave rise to the use of terms and skills as prefixes added of the suffixes “non-cognitive”, “socio-emotional”, “for life” and “for the 21st century”. In this theoretical context, assuming the theoretical approach, it presents the article as an objective as an objective point of view and presents as proposed nomenclatures. For this, it starts from the conceptualization of the terms competence and ability and their consequences, passing through the psychology of personality and criticism of the use of the Big Five model (ALMUND) as a theoretical construction to define these terms, ending with the presentation of the concepts and the search for convergence. in the definitions and perspectives of the different agents involved: UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO, 2000), CASEL - Collaboration to Advance Social and Emotional Learning (PAYTON et al. 2008) and P21 - Partnership for Learning of the 21st Century (P21, 2009).<hr/>Resumen A lo largo de la historia, los conceptos de competencia y habilidad se han construido bajo diferentes perspectivas teóricas. Si bien estos conceptos muchas veces han sido utilizados erróneamente como sinónimos, conociendo los diferentes sesgos de los campos de la psicología, la administración y la economía y la educación, buscamos comprender los constructos teóricos que los sustentan y que dieron origen al uso de los términos competencias y habilidades. como prefijos más los sufijos “no cognitivo”, “socioemocional”, “para la vida” y “para el siglo XXI”. En este contexto, con un enfoque teórico, este artículo tiene como objetivo dilucidar los puntos de vista teóricos y presentar las perspectivas involucradas en el uso de estas nomenclaturas. Para ello, parte de la conceptualización de los términos competencia y habilidad y sus consecuencias, pasando por la psicología de la personalidad y la crítica al uso del modelo Big Five (ALMUND et al. 2011) como constructo teórico para definir estos términos. , finalizando con la presentación de los conceptos y la búsqueda de convergencias en las definiciones y perspectivas de los diferentes agentes involucrados: UNESCO - Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO, 2000), CASEL - Collaborative to Advance Social and Emotional Learning ( PAYTON et al. 2008) y P21 - Asociación para el aprendizaje del siglo XXI (P21, 2009). <![CDATA[PAULO FREIRE E A PESQUISA STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000400106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste trabalho foi compreender a apropriação do referencial teórico de Paulo Freire em dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre Educação física escolar e quais as possíveis contribuições para a formação docente. O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de revisão da literatura educacional, sendo considerada do tipo integrativa. Para alcançarmos o objetivo desta pesquisa, classificamos a apropriação que os pesquisadores/as dos 30 trabalhos analisados realizaram em relação ao referencial teórico de Paulo Freire nas referidas teses e dissertações. Concluímos que o legado de Paulo Freire é utilizado em diferentes programas de pós-graduação stricto sensu, seja na Educação ou Educação Física, recebendo diferentes formas de apropriação. Por conta disto, seu referencial se mostrou relevante e atual na efetivação e conclusão dos 30 trabalhos, porém ainda pouco utilizado até 2018 nas pesquisas da área de Educação Física. Encaminhamos, assim, a necessidade de novas pesquisas integrativas ou sistemáticas a partir do ano de 2019, com a intenção de descobrir se houve aumento de trabalhos acadêmicos stricto sensu no campo da Educação Física, utilizando o referencial teórico de Paulo Freire.<hr/>Abstract The objective of this work was to understand the appropriation of Paulo Freire's theoretical framework in master's dissertations and doctoral theses on school physical education and what are the possible contributions to teacher training. The present study is characterized as a qualitative research of educational literature review, being considered of the integrative type. In order to reach the objective of this research, we classified the appropriation that the researchers of the 30 analyzed works carried out in relation to Paulo Freire's theoretical framework in the aforementioned theses and dissertations. We conclude that Paulo Freire's legacy is used in different stricto sensu graduate programs, whether in Education or Physical Education, receiving different forms of appropriation. Because of this, its reference proved to be relevant and current in the execution and completion of the 30 works, but still little used until 2018 in research in the area of Physical Education. We therefore address the need for new integrative or systematic research from the year 2019 onwards, with the intention of finding out if there was an increase in stricto sensu academic works in the field of Physical Education, using Paulo Freire's theoretical framework.<hr/>Resumen El objetivo de este trabajo fue comprender la apropiación del marco teórico de Paulo Freire en disertaciones de maestría y tesis doctorales sobre educación física escolar y cuáles son las posibles contribuciones a la formación de profesores. El presente estudio se caracteriza por ser una investigación cualitativa de revisión de la literatura educativa, siendo considerada de tipo integradora. Para alcanzar el objetivo de esta investigación, clasificamos la apropiación que los investigadores de las 30 obras analizadas realizaron en relación al marco teórico de Paulo Freire en las tesis y disertaciones mencionadas. Concluimos que el legado de Paulo Freire es utilizado en diferentes programas de posgrado en sentido estricto, ya sea en Educación o en Educación Física, recibiendo diferentes formas de apropiación. Por eso, su referencia demostró ser relevante y actual en la ejecución y finalización de los 30 trabajos, pero aún poco utilizada hasta 2018 en investigaciones en el área de Educación Física. Por lo tanto, abordamos la necesidad de nuevas investigaciones integradoras o sistemáticas a partir del año 2019, con la intención de averiguar si hubo un aumento de los trabajos académicos stricto sensu en el campo de la Educación Física, utilizando el marco teórico de Paulo Freire. <![CDATA[ORIGENS, CONCEITOS E PROPÓSITOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000400107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo foi construído por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental com o propósito de apresentar a origem do conceito de metodologias ativas de aprendizagem. Para essa investigação foram selecionados artigos, livros e documentos de regulamentações educacionais nos quais foram citadas as expressões “metodologias de ensino”, “metodologias ativas” e/ou “metodologias ativas de aprendizagem”, acompanhadas de “origem”, “conceitos” e “propósitos”. Objetivando construir uma linha de tempo sobre conceito de metodologias ativas de aprendizagem (MAA), foram selecionadas as apreciações de teóricos que se envolveram com os princípios da MAA antes de receberem essa nomenclatura (Decroly apud Dubreucq, 2010); (Dewey, 1973); (Teixeira, 2000); (Freire, 1996, 2002). Ao se correlacionar à linha histórica dos preceitos da MAA com os seus princípios pedagógicos e didáticos definidos pelos teóricos modernos e contemporâneos, entendeu-se que as MAA já existem há séculos dentro do processo educacional; e que são consideradas como metodologias essenciais para estimular o aprendizado - ou não -, de acordo com as necessidades sociais, econômicas, políticas, históricas, culturais de cada época, uma vez que a educação sempre é considerada a ferramenta de mudança e que molda a sociedade. E, por isso, encontramos na contemporaneidade uma discussão ampliada, regulamentada por documentos orientadores educacionais, sobre o emprego de MAA nas escolas, bem como na formação inicial e continuada de docentes.<hr/>Abstract This article was built through a bibliographical and documentary research with the purpose of presenting the origin of the concept of active learning methodologies. For this investigation, articles, books and documents of educational regulations were selected in which the expressions "teaching methodologies", "active methodologies" and/or "active learning methodologies", accompanied by "origin", "concepts" and " purposes”. Aiming to build a timeline on the concept of active learning methodologies (ALM), the assessments of theorists who were involved with the principles of ALM before receiving this nomenclature were selected (Decroly apud Dubreucq, 2010); (Dewey, 1973); (Teixeira, 2000); (Freire, 1996, 2002). By correlating the historical line of the precepts of the ALM with its pedagogical and didactic principles defined by modern and contemporary theorists, it was understood that the ALM have existed for centuries within the educational process; and that are considered as essential methodologies to stimulate learning - or not -, according to the social, economic, political, historical, cultural needs of each time, since education is always considered the tool of change and that shapes the society. And, therefore, we find in contemporary times an expanded discussion, regulated by educational guiding documents, on the use of ALM in schools, as well as in the initial and continued training of teachers.<hr/>Resumen Este artículo fue construido a través de una investigación bibliográfica y documental con el propósito de presentar el origen del concepto de metodologías activas de aprendizaje. Para esta investigación se seleccionaron artículos, libros y documentos de normativas educativas en los que las expresiones “metodologías de enseñanza”, “metodologías activas” y/o “metodologías activas de aprendizaje”, acompañadas de “origen”, “conceptos” y “fines”. Con el objetivo de construir una línea de tiempo sobre el concepto de metodologías activas de aprendizaje (MAA), se seleccionaron las valoraciones de teóricos que estuvieron involucrados con los principios de MAA antes de recibir esta nomenclatura (Decroly apud Dubreucq, 2010); (Dewey, 1973); (Teixeira, 2000); (Freire, 1996, 2002). Al correlacionar la línea histórica de los preceptos del MAA con sus principios pedagógicos y didácticos definidos por teóricos modernos y contemporáneos, se entendió que los MAA existen desde hace siglos dentro del proceso educativo; y que son consideradas como metodologías esenciales para estimular -o no- el aprendizaje, según las necesidades sociales, económicas, políticas, históricas, culturales de cada época, ya que la educación siempre es considerada la herramienta de cambio y que moldea la sociedad. Y, por tanto, encontramos en la contemporaneidad una discusión ampliada, regulada por documentos orientadores educativos, sobre el uso de las MAA en las escuelas, así como en la formación inicial y continua de los docentes. <![CDATA[EFEITOS DE SENTIDO DE SILÊNCIOS CONSTITUTIVOS DO RACISMO: O CASO DOS 80 TIROS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000400108&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto propõe-se a discutir os efeitos de sentido do silêncio constitutivo do racismo em títulos de notícias de jornais e de revistas. Essa discussão atravessa as palavras e, para além de seus aspectos físicos, considera o silêncio em seu processo de significação, tendo como base a história e a ideologia. Ao adentrar as aulas de Língua Portuguesa, essa proposta tende a redirecionar situações de ensino, muitas vezes, centradas em abordagens descritivistas, mecanicistas e normativistas, sustentadas em uma visão da língua que se restringe ao sistema linguístico, para movimentar sentidos e desestabilizá-los. Considerando esse processo, o texto objetiva: (a) apresentar resultados de uma análise que investiga os efeitos de sentido dos silêncios constitutivos do racismo a partir de títulos de notícias que, no dia 8 de abril de 2019, informaram o assassinato de Evaldo Rosa, um músico negro, em Guadalupe, no Rio de Janeiro; (b) propor uma abordagem de ensino de Língua Portuguesa como prática social e antirracista. Para subsidiar teórica e metodologicamente a análise, o estudo se ancora nas investigações sobre as formas do silêncio, no âmbito da Análise de Discurso (ORLANDI, 2011), e nas discussões sobre racismo estrutural (ALMEIDA, 2019), dentro de uma perspectiva decolonial.<hr/>Abstract This paper aims to discuss the effects of meaning of racism's constitutive silence in newspaper and magazine headlines. This discussion crosses words and, beyond its physical aspects, considers silence in its process of signification, based on history and ideology. When entering Portuguese Language classes, this proposal tends to redirect teaching situations, often centered on descriptive, mechanistic and normative approaches, sustained by a view of language that is restricted to the linguistic system, in order to move senses and destabilize them. Considering this process, the text aims: (a) to present results of an analysis that investigates the effects of meaning of silences constitutive of racism from news headlines that, on April 8, 2019, reported the murder of Evaldo Rosa, a black musician, in Guadalupe, in Rio de Janeiro; (b) to propose an approach to teaching Portuguese Language as a social and antiracist practice. To theoretically and methodologically support the analysis, the study is anchored in investigations on the forms of silence, within the scope of Discourse Analysis (ORLANDI, 2011), and in discussions on structural racism (ALMEIDA, 2019), within a decolonial perspective.<hr/>Resumen Este artículo pretende debatir los efectos del significado del silencio constitutivo del racismo en los titulos de periódicos y revistas. Esta discusión atraviesa las palabras y, más allá de sus aspectos físicos, considera el silencio en su proceso de significación, con base en la historia y la ideología. Al entrar en las clases de lengua portuguesa, esta propuesta tiende a reorientar las situaciones de enseñanza, a menudo centradas en enfoques descriptivos, mecanicistas y normativos, sustentados en una visión del lenguaje restringida al sistema lingüístico, para mover los sentidos y desestabilizarlos. Considerando este proceso, el texto tiene como objetivo: (a) presentar los resultados de un análisis que investiga los efectos de significado de los silencios constitutivos del racismo a partir de los titulos de las noticias que, en 8 de abril de 2019, informaron el asesinato de Evaldo Rosa, un músico negro, en Guadalupe, ciudad de Río de Janeiro; (b) proponer un enfoque para la enseñanza de la Lengua Portuguesa como una práctica social y antirracista. Para sustentar teórica y metodológicamente el análisis, el estudio se ancla en investigaciones sobre las formas del silencio, en el ámbito del Análisis del Discurso (ORLANDI, 2011), y en discusiones sobre el racismo estructural (ALMEIDA, 2019), dentro de una perspectiva decolonial. <![CDATA[AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS AFETOS DE SPINOZA À PSICOLOGIA DA DIFERENÇA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000400109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Psicologia da Diferença consiste na criação de um campo conceitual cuja principal característica é a de fornecer instrumentos para que exerça a função crítica às teorias psicológicas afinadas com os sistemas hegemônicos de construção de sentidos, principalmente aqueles que afirmam hierarquias, oposições disjuntivas e normas e trabalham pela homogeneização das diferenças. Por causa disso, objetiva a valorização das singularidades. Articula-se com a Filosofia da Diferença, com a Psicologia Política e com a Clínica Política. Nesse sentido, exporemos nesse artigo as teorias básicas que permitirão o direcionamento temático aqui proposto à Psicologia da Diferença, enquanto escuta experimental, que põe em prática uma ética das singularidades. Este estudo se caracteriza como uma produção epistemológica de caráter conceitual acerca das contribuições da teoria dos afetos de Spinoza com a Psicologia da Diferença.<hr/>Abstract The Psychology of Difference consists in the creation of a conceptual field whose main characteristic is to provide instruments to exercise the critical function of psychological theories in tune with hegemonic systems of meaning construction, especially those that assert hierarchies, disjunctive oppositions and norms and work by the homogenization of differences. Because of this, it aims at valuing singularities. It articulates with the Philosophy of Difference, with Political Psychology and with Political Clinic. In this sense, we will expose in this article the basic theories that will allow the thematic direction proposed here to the Psychology of Difference, as an experimental listening, which puts into practice an ethics of singularities. This study is characterized as an epistemological production of a conceptual nature about the contributions of Spinoza's theory of affects with the Psychology of Difference.<hr/>Resumen La Psicología de la Diferencia consiste en la creación de un campo conceptual cuya característica principal es proporcionar instrumentos para el ejercicio de la función crítica de las teorías psicológicas en sintonía con los sistemas hegemónicos de construcción de sentido, especialmente aquellos que afirman jerarquías, oposiciones disyuntivas y normas y el trabajo de la homogeneización de diferencias. Por ello, pretende valorar las singularidades. Se articula con la Filosofía de la Diferencia, con la Psicología Política y con la Política Clínica. En este sentido, expondremos en este artículo las teorías básicas que permitirán la orientación temática aquí propuesta a la Psicología de la Diferencia, como una escucha experimental, que pone en práctica una ética de las singularidades. Este estudio se caracteriza por ser una producción epistemológica de carácter conceptual sobre los aportes de la teoría de los afectos de Spinoza con la Psicología de la Diferencia. <![CDATA[DARCY RIBEIRO: UM INTELECTUAL/MILITANTE LATINO-AMERICANO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000400200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No ano do centenário de seu nascimento (1922-1997), o presente artigo tem por objeto reconstituir cientificamente - sob a perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético - a contribuição de Darcy Ribeiro para a explicação da evolução das formações sociais, mormente a brasileira. Sob a “pele” - como ele gostava de exprimir sua polivalência teórica e prática - de etnólogo-antropólogo-historiador, Ribeiro constrói, em seis de suas obras mais importantes [O processo civilizatório (19681-1998), As Américas e a Civilização (1970-2021), Os índios e a Civilização (1970-2017), Os brasileiros: 1. Teoria do Brasil - Estudos de Antropologia da Civilização (1972-1978), O dilema da América Latina (1978-1983) e O povo brasileiro (1995-2004)], uma verdadeira Antropologia Histórica Dialética, apontando rumos para uma possível “Civilização Brasileira” como alternativa para a humanidade.<hr/>Abstract In the centenary year of his birth (1922-1997), the purpose of this article is to scientifically reconstitute - from the perspective of Historical-Dialectic Materialism - Darcy Ribeiro's contribution to explaining the evolution of social formations, especially the Brazilian one. Under the “skin” - as he liked to express his theoretical and practical polyvalence - of an ethnologist-anthropologist-historian, Ribeiro constructs, in six of his most important works [The civilizing process (1968-1998), Americas and Civilization (1970-2021) , The Indians and Civilization (1970-2017), The Brazilians: 1. Theory of Brazil - Studies in Anthropology of Civilization (1972-1978), The Dilemma of Latin America (1978-1983) and The Brazilian People (1995-2004)], a true Dialectical Historical Anthropology, pointing out directions for a possible “Brazilian Civilization” as an alternative for humanity.<hr/>Resumen En el año del centenario de su nacimiento (1922-1997), el objetivo de este artículo es reconstituir científicamente, desde la perspectiva del Materialismo Histórico-Dialéctico, la contribución de Darcy Ribeiro para explicar la evolución de las formaciones sociales, especialmente la brasileña. Bajo la “piel” -como le gustaba expresar su polivalencia teórica y práctica- de etnólogo-antropólogo-historiador, Ribeiro construye, en seis de sus obras más importantes [El proceso civilizatorio (1968-1998), Las Américas y la Civilización (1970-2021), Los Indios y la Civilización (1970-2017), Los brasileños: 1. Teoría del Brasil - Estudios de Antropología de la Civilización (1972-1978), El Dilema de América Latina (1978-1983) y El Pueblo Brasileño (1995-2004)], una verdadera Antropología Histórica Dialéctica, apuntando rumbos para una posible “Civilización Brasileña” como alternativa para la humanidad. <![CDATA[<em>VESTÍGIOS: Diário Filosófico</em>, de MARCO LUCCHESI. São Paulo: Tesseract Editorial, 2020. 84 p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000400600&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No ano do centenário de seu nascimento (1922-1997), o presente artigo tem por objeto reconstituir cientificamente - sob a perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético - a contribuição de Darcy Ribeiro para a explicação da evolução das formações sociais, mormente a brasileira. Sob a “pele” - como ele gostava de exprimir sua polivalência teórica e prática - de etnólogo-antropólogo-historiador, Ribeiro constrói, em seis de suas obras mais importantes [O processo civilizatório (19681-1998), As Américas e a Civilização (1970-2021), Os índios e a Civilização (1970-2017), Os brasileiros: 1. Teoria do Brasil - Estudos de Antropologia da Civilização (1972-1978), O dilema da América Latina (1978-1983) e O povo brasileiro (1995-2004)], uma verdadeira Antropologia Histórica Dialética, apontando rumos para uma possível “Civilização Brasileira” como alternativa para a humanidade.<hr/>Abstract In the centenary year of his birth (1922-1997), the purpose of this article is to scientifically reconstitute - from the perspective of Historical-Dialectic Materialism - Darcy Ribeiro's contribution to explaining the evolution of social formations, especially the Brazilian one. Under the “skin” - as he liked to express his theoretical and practical polyvalence - of an ethnologist-anthropologist-historian, Ribeiro constructs, in six of his most important works [The civilizing process (1968-1998), Americas and Civilization (1970-2021) , The Indians and Civilization (1970-2017), The Brazilians: 1. Theory of Brazil - Studies in Anthropology of Civilization (1972-1978), The Dilemma of Latin America (1978-1983) and The Brazilian People (1995-2004)], a true Dialectical Historical Anthropology, pointing out directions for a possible “Brazilian Civilization” as an alternative for humanity.<hr/>Resumen En el año del centenario de su nacimiento (1922-1997), el objetivo de este artículo es reconstituir científicamente, desde la perspectiva del Materialismo Histórico-Dialéctico, la contribución de Darcy Ribeiro para explicar la evolución de las formaciones sociales, especialmente la brasileña. Bajo la “piel” -como le gustaba expresar su polivalencia teórica y práctica- de etnólogo-antropólogo-historiador, Ribeiro construye, en seis de sus obras más importantes [El proceso civilizatorio (1968-1998), Las Américas y la Civilización (1970-2021), Los Indios y la Civilización (1970-2017), Los brasileños: 1. Teoría del Brasil - Estudios de Antropología de la Civilización (1972-1978), El Dilema de América Latina (1978-1983) y El Pueblo Brasileño (1995-2004)], una verdadera Antropología Histórica Dialéctica, apuntando rumbos para una posible “Civilización Brasileña” como alternativa para la humanidad. <![CDATA[EDUCAÇÃO POPULAR E FEMINISMO NEGRO: DIÁLOGOS E INTERLOCUÇÕES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000400601&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No ano do centenário de seu nascimento (1922-1997), o presente artigo tem por objeto reconstituir cientificamente - sob a perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético - a contribuição de Darcy Ribeiro para a explicação da evolução das formações sociais, mormente a brasileira. Sob a “pele” - como ele gostava de exprimir sua polivalência teórica e prática - de etnólogo-antropólogo-historiador, Ribeiro constrói, em seis de suas obras mais importantes [O processo civilizatório (19681-1998), As Américas e a Civilização (1970-2021), Os índios e a Civilização (1970-2017), Os brasileiros: 1. Teoria do Brasil - Estudos de Antropologia da Civilização (1972-1978), O dilema da América Latina (1978-1983) e O povo brasileiro (1995-2004)], uma verdadeira Antropologia Histórica Dialética, apontando rumos para uma possível “Civilização Brasileira” como alternativa para a humanidade.<hr/>Abstract In the centenary year of his birth (1922-1997), the purpose of this article is to scientifically reconstitute - from the perspective of Historical-Dialectic Materialism - Darcy Ribeiro's contribution to explaining the evolution of social formations, especially the Brazilian one. Under the “skin” - as he liked to express his theoretical and practical polyvalence - of an ethnologist-anthropologist-historian, Ribeiro constructs, in six of his most important works [The civilizing process (1968-1998), Americas and Civilization (1970-2021) , The Indians and Civilization (1970-2017), The Brazilians: 1. Theory of Brazil - Studies in Anthropology of Civilization (1972-1978), The Dilemma of Latin America (1978-1983) and The Brazilian People (1995-2004)], a true Dialectical Historical Anthropology, pointing out directions for a possible “Brazilian Civilization” as an alternative for humanity.<hr/>Resumen En el año del centenario de su nacimiento (1922-1997), el objetivo de este artículo es reconstituir científicamente, desde la perspectiva del Materialismo Histórico-Dialéctico, la contribución de Darcy Ribeiro para explicar la evolución de las formaciones sociales, especialmente la brasileña. Bajo la “piel” -como le gustaba expresar su polivalencia teórica y práctica- de etnólogo-antropólogo-historiador, Ribeiro construye, en seis de sus obras más importantes [El proceso civilizatorio (1968-1998), Las Américas y la Civilización (1970-2021), Los Indios y la Civilización (1970-2017), Los brasileños: 1. Teoría del Brasil - Estudios de Antropología de la Civilización (1972-1978), El Dilema de América Latina (1978-1983) y El Pueblo Brasileño (1995-2004)], una verdadera Antropología Histórica Dialéctica, apuntando rumbos para una posible “Civilización Brasileña” como alternativa para la humanidad. <![CDATA[SANCHES, Emília Cipriano. <em>Lembra de mim?</em>:desafios e caminhos para profissionais da educação infantil. São Paulo: Cortez, 2021]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-92782022000400602&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No ano do centenário de seu nascimento (1922-1997), o presente artigo tem por objeto reconstituir cientificamente - sob a perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético - a contribuição de Darcy Ribeiro para a explicação da evolução das formações sociais, mormente a brasileira. Sob a “pele” - como ele gostava de exprimir sua polivalência teórica e prática - de etnólogo-antropólogo-historiador, Ribeiro constrói, em seis de suas obras mais importantes [O processo civilizatório (19681-1998), As Américas e a Civilização (1970-2021), Os índios e a Civilização (1970-2017), Os brasileiros: 1. Teoria do Brasil - Estudos de Antropologia da Civilização (1972-1978), O dilema da América Latina (1978-1983) e O povo brasileiro (1995-2004)], uma verdadeira Antropologia Histórica Dialética, apontando rumos para uma possível “Civilização Brasileira” como alternativa para a humanidade.<hr/>Abstract In the centenary year of his birth (1922-1997), the purpose of this article is to scientifically reconstitute - from the perspective of Historical-Dialectic Materialism - Darcy Ribeiro's contribution to explaining the evolution of social formations, especially the Brazilian one. Under the “skin” - as he liked to express his theoretical and practical polyvalence - of an ethnologist-anthropologist-historian, Ribeiro constructs, in six of his most important works [The civilizing process (1968-1998), Americas and Civilization (1970-2021) , The Indians and Civilization (1970-2017), The Brazilians: 1. Theory of Brazil - Studies in Anthropology of Civilization (1972-1978), The Dilemma of Latin America (1978-1983) and The Brazilian People (1995-2004)], a true Dialectical Historical Anthropology, pointing out directions for a possible “Brazilian Civilization” as an alternative for humanity.<hr/>Resumen En el año del centenario de su nacimiento (1922-1997), el objetivo de este artículo es reconstituir científicamente, desde la perspectiva del Materialismo Histórico-Dialéctico, la contribución de Darcy Ribeiro para explicar la evolución de las formaciones sociales, especialmente la brasileña. Bajo la “piel” -como le gustaba expresar su polivalencia teórica y práctica- de etnólogo-antropólogo-historiador, Ribeiro construye, en seis de sus obras más importantes [El proceso civilizatorio (1968-1998), Las Américas y la Civilización (1970-2021), Los Indios y la Civilización (1970-2017), Los brasileños: 1. Teoría del Brasil - Estudios de Antropología de la Civilización (1972-1978), El Dilema de América Latina (1978-1983) y El Pueblo Brasileño (1995-2004)], una verdadera Antropología Histórica Dialéctica, apuntando rumbos para una posible “Civilización Brasileña” como alternativa para la humanidad.