Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420240001&lang=pt vol. 24 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A EDUCAÇÃO INFANTIL NA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI: RETRATOS E PERSPECTIVAS SOB A ÓTICA DE UMA REVISÃO DE LITERATURA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142024000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo busca compreender o retrato da Educação Infantil na fronteira entre Brasil e Paraguai por meio de uma revisão de literatura discutindo as perspectivas e a realidade da produção acadêmica acerca do tema. Incialmente será discutida a realidade geográfica e cultural da região, seguida do levantamento bibliográfico realizado no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, reunindo e discutindo as contribuições das principais produções para a compreensão da temática. O levantamento bibliográfico foi realizado no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e utilizou como descritores de forma cruzada, os termos “infância, fronteira e direitos”. Também foram utilizados como filtros de busca o recorte temporal (1996 a 2022) e a relação com Programas de Pós-graduação em Educação. Como resultados, são apontadas as carências com relação a estudos que discutam a temática da Educação Infantil na Fronteira, bem como a necessidade de amplas elucidações científicas acerca do assunto.<hr/>Abstract: This article seeks to understand the portrait of Early Childhood Education on the border between Brazil and Paraguay through a literature review discussing the perspectives and reality of academic production on the topic. Initially, the geographic and cultural reality of the region will be discussed, followed by a bibliographical survey carried out in the CAPES Theses and Dissertations Bank, bringing together and discussing the contributions of the main productions to understanding the topic. The bibliographic survey was carried out in the CAPES Theses and Dissertations Bank and used the terms “childhood, border and rights” as descriptors in a cross-sectional manner. The time frame (1996 to 2022) and the relationship with Postgraduate Programs in Education were also used as search filters. As results, the deficiencies in relation to studies that discuss the theme of Early Child hood Education on the Border are highlighted, as well as the need for further scientific clarification on the subject.<hr/>Resumen: Este artículo busca comprender el retrato de la Educación Infantil en la frontera entre Bra sil y Paraguay a través de una revisión de la literatura que discute las perspectivas y la realidad de la producción académica sobre el tema. Inicialmente se discutirá la realidad geográfica y cultural de la región, seguido de un levantamiento bibliográfico realizado en el Banco de Tesis y Disertaciones de la CAPES, reuniendo y discutiendo los aportes de las principales producciones a la comprensión del tema. El levantamiento bibliográfico se realizó en el Banco de Tesis y Tesis de la CAPES y utilizó como descriptores los términos “infancia, frontera y derechos” de manera transversal. También se utilizaron como filtros de búsqueda el horizonte temporal (1996 a 2022) y la relación con los Programas de Posgrado en Educación. Como resultados, se destacan las deficiencias en relación a los estudios que abordan el tema de Educación Infantil en la Frontera, así como la necesidad de mayor esclarecimien to científico sobre el tema. <![CDATA[ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DA PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS ICOENSES NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1990]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142024000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender os aspectos organizacionais da prática docente de Educação Física em escolas icoenses, no início da década de 1990. Para isso, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, com aproximação da perspectiva historiográfica da história de tempo presente, utilizando-se da história oral híbrida. As fontes documentais escritas utilizadas foram as diretrizes educacionais dos anos iniciais da década de 1990 e as fontes orais foram provindas dos relatos de um professor e três professoras que lecionaram a referida disciplina nessa época, no Colégio Senhor do Bonfim e na Escola Ana Vieira Pinheiro, em Icó (CE), Brasil. As principais constatações foram que havia oferta da prática da Educação Física tanto no turno em que o aluno estava regularmente matriculado, quanto no contraturno, sendo que as turmas eram formadas de maneira mista e por seriação, embora, no momento da prática ocorresse a separação da turma por sexo para realização das atividades.<hr/>Abstract: The objective of this study was to understand the organizational aspects of the teaching practice of Physical Education in icoenses schools, in the beginning of the 1990s. For this, a research with a qualitative approach was carried out, with an approximation of the historiographical perspective of the history of the present, using of hybrid oral history. The written documentary sources used were the educational guidelines from the early years of the 1990s and the oral sources came from the reports of one male teacher and three female teachers who taught the mentioned discipline at that time, at Colégio Senhor do Bonfim and Escola Ana Vieira Pinheiro in the municipality of Icó, state of Ceará, Brazil. The main findings were that there was an offer of Physical Education practice both in the shift in which the student was regularly matriculated, and in the after shift, and the classes were formed in a mixed way and by grade, although, at the time of practice, there was a separation of the class by sex to carry out the activities.<hr/>Resumen: Este estudio tuvo como objetivo comprender los aspectos organizativos de la práctica docente de la Educación Física en escuelas icoenses, a principios de la década de 1990. Para eso, se realizó una investigación con abordaje cualitativo, con una aproximación a la perspectiva historiográfica de la historia del tiempo presente, valiéndose de la historia oral híbrida. Las fuentes documentales escritas utilizadas fueron las orientaciones educativas de los primeros años de la década de 1990 y las fuentes orales provinieron de los relatos de un profesor y tres profesoras que enseñaban dicha disciplina en esa época, en el Colégio Senhor do Bonfim y en la Escola Ana Vieira Pinheiro, en el municipio de Icó, estado de Ceará, Brasil. Los principales hallazgos fueron que existía una oferta de práctica de Educación Física tanto en el turno en el que el alumno estaba regularmente matriculado, como en el turno posterior, y las clases se formaban de forma mixta y por grado, aunque, en el momento de la práctica, hubo una separación de la clase por sexo para la realización de las actividades. <![CDATA[O ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA ZOOCRÍTICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142024000100035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A ciência e a literatura não são antagônicas. Partindo dessa premissa, esta pesquisa tem como objetivo investigar, sob o método da Análise do Discurso de Linha Francesa e da perspectiva Zoocrítica, as relações entre o homem, o animal e o ambiente, mediadas pelas obras Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e O Quinze, de Rachel de Queiroz, com vistas a uma sinalização das imbricações entre o ensino de Ciências e a Literatura. Como principais resultados, aponta-se que os discursos dos personagens (humanos e não humanos) demonstram a animalidade do humano e a senciência do animal não humano (“cachorra Baleia”), que apresenta sentimentos e emoções, evocados literariamente, revelando uma significativa articulação entre Ciência e Literatura. Portanto, a Zoocrítica é uma área inter e transdisciplinar que se lança no universo de interpretações integradas da realidade, emergindo, assim, uma compreensão mais complexa e profunda das relações ser humano-animais ambiente.<hr/>Abstract: Science and literature are not antagonistic. Based on this premise, this research aims to investigate, under the French Discourse Analysis method and the Zoocritical perspective, the relationships between man, animal and environment, mediated by the works Vidas Secas, by Graciliano Ramos, and O Quinze, by Rachel de Queiroz, with a view to signaling the overlap between Science teaching and Literature. As main results, it is pointed out that the speeches of the characters (human and non-human) demonstrate the animality of the human and the sentience of the non-human animal (“whale dog”), which presents feelings and emotions, evoked in literature, revealing a significant articulation between Science and Literature. Therefore, Zoocriticism is an inter and transdisciplinary area that launches itself into the universe of integrated interpretations of reality, thus emerging a more complex and profound understanding of human-animal-environment relationships.<hr/>Resumen: La ciencia y la literatura no son antagónicas. Partiendo de esta premisa, esta investigación tiene como objetivo indagar, bajo el método del Análisis del Discurso Francés y la perspectiva Zoocrítica, las relaciones entre el hombre, el animal y el ambiente, mediadas por las obras Vidas Secas, de Graciliano Ramos, y O Quinze, de Rachel de Queiroz, con el fin de señalar la imbricación entre la enseñanza de las Ciencias y la Literatura. Como principales resultados, se señala que los discursos de los personajes (humanos y no humanos) demuestran la animalidad del humano y la sintiencia del animal no humano (“perro ballena”), que presenta sentimientos y emociones, evocados en la literatura, re velando una articulación significativa entre Ciencia y Literatura. Por tanto, la Zoocrítica es un área inter y transdisciplinar que se lanza al universo de las interpretaciones integradas de la realidad, surgiendo así una comprensión más compleja y profunda de las relaciones hombre-animal-ambiente. <![CDATA[EPISTEMOLOGIAS IMPLÍCITAS EM DOCUMENTÁRIOS E LIVROS DE DIVULGAÇÃO: PROPOSTA DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA A DISCIPLINA DE EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DE FÍSICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142024000100047&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Examinam-se os discursos que se encontram por detrás de meios de divulgação científica de um livro e um vídeo postado na internet. Os discursos são analisados a partir de uma leitura epistemológica, motivado pelo interesse de que esse conteúdo compõe as disciplinas de Evolução dos Conceitos de Física. Mostra-se que as narrativas construídas pelos diretores, escritores e protagonistas que elaboram esses materiais de divulgação veem carregados de concepções indiretas ou visões explícitas acerca da ciência. Além de apontar essas concepções mediante análises epistemológicas, também é proposto ao docente da disciplina de evolução o emprego de mídias que estão à sua disposição e tratá-las na forma como são aqui apresentadas e avaliadas. Assim, torna-se possível que os estudantes possam aplicar e, consequentemente, aprender com mais significado, os conhecimentos envolvidos com esse conteúdo.<hr/>Abstract: The discourses behind scientific dissemination media such as a book and a video posted on the internet are examined. The speeches are analised from an epistemological reading, motivated by the interest that this content makes up the Evolution of Physics Concepts disciplines. It is shown that the narratives constructed by the directors, writers and protagonists who prepare these promotional materials are loaded with indirect conceptions or explicit views about science. In addition to pointing out these conceptions through epistemological analyses, it is also proposed to teachers of the evolution discipline to use media that are at their disposal and treat them in the way they are presented and evaluated here. This provides opportunities for students to apply and, therefore, learn with more meaning, the knowledge involved with this content.<hr/>Resumen: Se examinan los discursos detrás de medios de divulgación científica como un libro y un vídeo publicados en Internet. Los discursos se formulan desde una lectura epistemológica, motivada por el interés que estos contenidos configuran en las disciplinas Evolución de los Conceptos de Física. Se muestra que las narrativas construidas por los directores, escritores y protagonistas que elaboran estos materiales promocionales están cargadas de concepciones indirectas o visiones ex plícitas sobre la ciencia. Además de señalar estas concepciones a través de análisis epistemológicos, también se propone a los profesores de la disciplina de la evolución utilizar los medios que están a su disposición y tratarlas en la forma en que aquí se presentan y evalúan. Esto brinda oportunidades para que los estudiantes apliquen y, por lo tanto, aprendan con más significado, los conocimientos involucrados con este contenido. <![CDATA[O QUE VOCÊ VÊ? O QUE PENSA? E O QUE FAZ? CONTRIBUIÇÕES DA ARTE CONTEMPORÂNEA PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142024000100061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo refletir como a arte contemporânea contribui para a educação estética. A partir da proposta de emancipação de Rancière (2015), cartografaram-se experiências com obras das artistas Lucia Koch, Propaganda, Eli Heil, Brincando de rodas e rodinhas, e Beatriz Milhazes, Moon. Utilizou-se o conto Os prédios também sonham, de Vinícius Batista, como fio que tece a conexão entre as produções artísticas. Como resultado, aponta-se que a arte provoca o sujeito a jogar e a fazer uma experiência, desempenhando um papel fundamental na educação estética ao reverberar na autonomia intelectual do conhecimento.<hr/>Abstract: This research aims to reflect on how contemporary art contributes to aesthetic education. From Rancière’s (2015) emancipation proposal, experiences with works by the artists Lucia Koch, Propaganda, Eli Heil, Brincando de rodas e rodinhas [Playing with wheels and little wheels], and Be atriz Milhazes, Moon, were mapped out. The short story Os edifícios também sonham [Buildings also dream], by Vinícius Batista, was used as a thread that weaves the connection between the artistic productions. As a result, it is point out that art provokes the subject to play and make an experience, playing a fundamental role in aesthetic education by reverberating in the intellectual autonomy of knowledge.<hr/>Resumen: Esta investigación tiene como objetivo reflejar cómo el arte contemporáneo contribuye a la educación estética. A partir de la propuesta de emancipación de Rancière (2015), se mapearon experiencias con obras de las artistas Lucia Koch, Propaganda, Eli Heil, Jugando con ruedas y rue ditas y Beatriz Milhazes, Moon (Luna). Se utilizó el cuento Os prédios também sonham (Los edificios también sueñan), de Vinícius Batista como hilo que teje la conexión entre las producciones artísticas. Como resultado, se señala que el arte provoca que el sujeto juegue y haga una experiencia, desem peñando un papel fundamental en la educación estética al repercutir en la autonomía intelectual del conocimiento. <![CDATA[RELAÇÃO VERBO-VISUAL NA LEITURA DE <em>RINOCERONTES NÃO COMEM PANQUECAS</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142024000100075&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo analisa a relação entre o visual e o verbal no livro ilustrado Rinocerontes não comem panquecas, escrito por Anna Kemp e ilustrado por Sarah Ogilive, selecionado pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola, edição 2014. O estudo qualitativo contempla análise da composição verbo-visual do livro e do modo como crianças de dois a três anos interagem com o exemplar, com base em Lacerda (2014), Linden (2018), Fittipaldi (2008), Nikolajeva e Scott (2011), Ramos e Paiva (2014), Zilberman (2012), entre outros. Verifica-se que a linguagem verbal, além de trazer dados do enredo, orienta a dimensão visual. A imagem assume aspectos de colaboração com o discurso verbal, ampliando as possibilidades de leitura. O estudo sinaliza que a obra, ainda que apresente paratextos e trechos do enredo com viés diretivo, contempla a polissemia observada por aproximações e distanciamentos estabelecidos entre as dimensões verbal e visual, pelo emprego das cores, pela configuração do cenário e pelo uso da tipografia, entre outros. Além da análise da narrativa, o artigo contempla a interação de crianças com o objeto livro, ação que revelou o protagonismo infantil frente às linguagens verbal e visual e reforçou que a interação das crianças referenda a polissemia do título.<hr/>Abstract: This article analyzes the relationship between the visual and the verbal language in the Picture book Rinocerontes não comem panquecas, written by Anna Kemp and illustrated by Sarah Ogilive. The title was selected by Programa Nacional Biblioteca na Escola, in 2014 edition. The qualitative study includes an analysis of the verbal-visual composition of the book and the way young children interact with the narrative. The theoretical approach was based on Lacerda (2014), Linden (2018), Fittipaldi (2008), Nikolajeva and Scott (2011), Ramos and Paiva (2014), Zilberman (2012), and others authors. It is verified that the verbal language, in addition to providing plot data, guides the visual dimension. The image assumes aspects of collaboration with the verbal narrative, expanding the possibilities of reading. The study indicates that the book, even though it presents paratexts and excerpts from the plot with a pedagogical bias, contemplates the polysemy observed by approximations and distances between the verbal and visual dimensions, through the use of colors, the configuration of the scenario, the use of typography, and others elements. In addition to the analysis of the narrative, the article contemplates the interaction of children with the book object. This action revealed the role of little readers in the face of verbal and visual languages, and reinforced that the children's interaction confirms the polysemy of the narrative.<hr/>Resumen: El presente artículo analiza la relación verbal-visual en el libro Rinocerontes não comem panquecas, escrito por Anna Kemp e ilustrado por Sarah Ogilive, seleccionado por el Programa Nacional Biblioteca na Escola, edición 2014. El estudio cualitativo presenta el análisis de la composición del libro y del modo como los niños de dos a tres años interactúan con el ejemplar, basado en Lacerda (2014), Linden (2018), Fittipaldi (2008), Nikolajeva e Scott (2011), Ramos e Paiva (2014), Zilberman (2012), entre otros. Se verifica que el lenguaje verbal, además de traer datos de la historia, compone la visualidad de la obra asociada a las ilustraciones. La imagen adquiere aspectos de colaboración con el discurso verbal, ampliando las posibilidades de lectura. El estudio indica que la obra, aunque presenta paratextos y partes de la trama con enfoque dirigido, contempla la polisemia observada por las aproximaciones y distancias establecidas entre las dimensiones verbal y visual, por el uso de los colores, por la ambientación del escenario y por el uso de la tipografía, entre otros. Además del análisis de la narrativa, se discute la observación de la interacción de los niños con el objeto libro, lo que reveló el protagonismo de los niños frente a los lenguajes verbales y visuales, y la interacción de los niños referenciando la polisemia del título. <![CDATA[O PROCESSO DE INDUÇÃO DA PROFESSORA INICIANTE DE CRECHE: DIFICULDADES, OBSTÁCULOS E DESAFIOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142024000100092&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo se propôs a investigar os desafios, as expectativas e os obstáculos que as professoras iniciantes de creche enfrentam no processo de indução na profissão docente. Para a realização do estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa de cunho descritivo-analítico. Por meio da análise, constatou-se que a elaboração da documentação pedagógica (planejamentos, relatórios, etc.) tem sido um desafio para as professoras iniciantes. Como estratégias de enfrentamento, elas têm buscado o apoio da equipe gestora e de colegas mais experientes, com a intenção de ampliar a sua formação. Em relação às expectativas, as participantes destacaram a necessidade de ampliar o conhecimento profissional sobre Educação Infantil e de aprimorar o acolhimento tanto das crianças quanto das famílias. Não foram identificadas, nas falas das professoras, ações que pudessem se caracterizar como resultantes de alguma proposta de indução propiciada pelas instituições de ensino.<hr/>Abstract: This article aimed to investigate, the challenges, expectations and obstacles that beginning nursery school teachers face in the induction process. To carry out the study, we opted for a qualitative research of a descriptive-analytical nature. Through the analysis, it was found that the elaboration of pedagogical documentation (planning, reports, etc.) has been a challenge for beginning teachers. As coping strategies, they have sought the support of the management team and more experienced colleagues, with the intention of expanding their training. Regarding expectations, the participants highlighted the need to expand professional knowledge about Early Childhood Education and to improve the reception of both children and families. In the teachers' statements, no actions were identified that could be characterized as resulting from any induction proposal provided by the educational institutions.<hr/>Resumen: Este artículo tuvo como objetivo investigar, los desafíos, expectativas y obstáculos que enfrentan los docentes principiantes de educación infantil en el proceso de inducción. Para llevar a cabo el estudio se optó por una investigación cualitativa de carácter descriptivo-analítico. A través del análisis, se encontró que la elaboración de documentación pedagógica (planificación, informes, etc.) ha sido un reto para los docentes principiantes. Como estrategias de afrontamiento, han buscado el apoyo del equipo directivo y de compañeros más experimentados, con la intención de ampliar su formación. En cuanto a las expectativas, los participantes destacaron la necesidad de ampliar los conocimientos profesionales sobre Educación Infantil y mejorar la acogida tanto de los niños como de las familias. En las declaraciones de los docentes no se identificaron acciones que pudieran caracterizarse como resultado de alguna propuesta de inducción proporcionada por las instituciones educativas. <![CDATA[FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DE VILHENA - RONDÔNIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142024000100111&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza das escolas que oferecem os anos finais do Ensino Fundamental, na rede pública estadual do município de Vilhena, estado de Rondônia. A pesquisa de cunho qualitativo, situa-se na área de ensino de Ciências da Natureza, tendo como contribuições teóricas, principalmente, o paradigma indiciário e a formação continuada de professores de Ciências da Natureza. No estudo, foram analisados oito Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), sendo quatro de 2019 e quatro de 2020; e as transcrições das entrevistas realizadas com onze professores que atuam com a disciplina Ciências da Natureza. Os resultados mostraram que o perfil dos professores de Ciências Naturais que fizeram parte da pesquisa, em sua maioria, é de profissionais formados em Ciências Biológicas, que não têm recebido formação continuada específica, mas reconhecem a sua importância.<hr/>Abstract: This article aims to analyze the initial and continuing training of teachers of Nature Sciences in schools that offer the final years of Elementary Education, in the state public network of the municipality of Vilhena, state of Rondônia. The qualitative research is in the area of teaching of Natural Sciences, having as theoretical contributions, mainly, the evidentiary paradigm and the continuing education of Natural Sciences teachers. In the study, eight (08) Pedagogical Political Projects (PPPs) were followed, four (4) from 2019 and four (04) from 2020; and the transcripts of the interviews carried out with eleven (11) teachers who participate in the Natural Sciences discipline. The results showed that the profile of the Natural Sciences teachers who took part in the research, for the most part, are professionals trained in Biological Sciences, who did not receive specific continuing education, but recognize its importance.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo analizar la formación inicial y continua de profesores de Ciencias de la Naturaleza en escuelas que ofrecen los últimos años de la Enseñanza Fundamental, en la red pública estadual del municipio de Vilhena, estado de Rondônia. La investigación cualitativa se ubica en el área de la enseñanza de las Ciencias Naturales, teniendo como aportes teóricos, principalmente, el paradigma probatorio y la formación permanente de los profesores de Ciencias Naturales. En el estudio se analizaron ocho (08) Proyectos Políticos Pedagógicos (PPP), cuatro (4) del 2019 y cuatro (04) del 2020; y las transcripciones de las entrevistas realizadas a once (11) docentes que actúan en la disciplina Ciencias Naturales. Los resultados mostraron que el perfil de los profesores de Ciencias Naturales que participaron de la investigación, en su mayoría, son profesionales formados en Ciencias Biológicas, que no han recibido formación continua específica, pero reconocen su importancia. <![CDATA[PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS E AUXILIARES EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO EM EQUIPE EM CONTEXTO DE CRECHE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142024000100128&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O trabalho em equipe pode proporcionar aprendizagens, espaços de trocas de experiências, e auxiliar na resolução de problemas e tomada de decisões; e é indispensável na prática com bebês. Sendo assim, o objetivo do estudo foi identificar a percepção de professoras e Auxiliares de Desenvolvimento Escolar (ADE) em relação à atuação em equipe, entre os profissionais da educação, família e saúde, no contexto de creche. Participaram da pesquisa sete professoras e seis ADE. Dois roteiros de entrevista semiestruturada foram utilizados para a coleta de dados e a análise foi realizada seguindo os pressupostos da Análise de Conteúdo. Os resultados sugerem que há trabalho em equipe entre os sujeitos do estudo, mas este não é suficientemente estruturado, devido à ausência de espaços formais para discussão e reflexões sobre a prática pedagógica. Destaca-se a necessidade de mais pesquisas que investiguem a atuação em equipe, dentro e fora das creches, e seus desdobramentos.<hr/>Abstract: Teamwork can provide learning, spaces for exchanging experiences and assist in problem solving and decision making. It is, therefore, indispensable for those working with babies in a daycare setting. The aim of this study was to identify the perception of teachers and School Development Assistants (SDA) in relation to teamwork among school, family and health professionals, in the context of daycare. Seven teachers and six SDAs took part in the research. Two semi-structured interview scripts were used for the data collection, and the analysis was performed based on the premises of Content Analysis. The results suggest that there is teamwork among the study subjects, but that it lacks structure, due to the absence of formal spaces for discussion and reflection on the pedagogical practice. The need for more research that investigates team work, whether in daycare centers or other settings, and its consequences, is highlighted.<hr/>Resumen: El trabajo en equipo puede brindar aprendizaje, espacios de intercambio de experiencias y ayuda en la resolución de problemas y toma de decisiones; y es indispensable en la práctica con bebés. Por lo tanto, el objetivo del estudio fue identificar la percepción de profesores y Asistentes de Desarrollo Escolar (ADE) en relación al trabajo en equipo, entre profesionales de la educación, la familia y la salud, en el contexto de las guarderías. Siete docentes y seis ADE participaron de la investigación. Se utilizaron dos guiones de entrevista semiestructurada para la recolección de datos y el análisis se realizó siguiendo los supuestos del Análisis de Contenido. Los resultados sugieren que existe un trabajo en equipo entre los sujetos de estudio, pero este no está suficientemente estructurado, debido a la ausencia de espacios formales de discusión y reflexión sobre la práctica pedagógica. Existe la necesidad de más investigaciones que investiguen el trabajo en equipo, dentro y fuera de las guarderías, y sus consecuencias. <![CDATA[EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E HUMANIZAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A PRÁTICA DOCENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142024000100146&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este estudo, bibliográfico e documental, objetiva refletir a respeito da educação pré-escolar (quatro e cinco anos) a partir do conceito de humanização proposto pela Psicologia Histórico-Cultural (Vigostki, 1930, 2000, 2009, 2018, 2021; Leontiev, 2004, 2010, 2021; Elkonin, 1987). Contrapor as políticas educacionais recentes para a educação infantil, que corroboram com a formação de competências voltadas para a inserção no mercado de trabalho, é uma necessidade frente às contradições e desigualdades capitalistas. Para tanto, entende-se ser preciso: apresentar um breve histórico das políticas para a educação infantil a partir de 1980; compreender o postulado pela PHC em especial o conceito de humanização; finalmente, identificar alguns pressupostos para a humanização do pré-escolar. Constatou-se que o conceito de humanização proposto pela PHC possibilita mudanças na organização do ensino pré-escolar que passa a objetivar o desenvolvimento das capacidades psíquicas humanas. Para tanto, o brincar passa a ser o eixo da prática docente, pois é a atividade pela qual a criança se apropria dos bens culturais produzidos historicamente.<hr/>Abstract: This is a bibliographic and documentary study that aims to reflect on preschool education (four and five years) based on the concept of humanization proposed by Historical-Cultural Psychology (Vigostki, 1930; 2000; 2009; 2018; 2021; Leontiev, 2004; 2010; 2021; Elkonin, 1987). Contrasting recent educational policies for early childhood education that corroborate the formation of skills aimed at insertion in the job market is a necessity in the face of capitalist contradictions and inequalities. Therefore, it is understood to be necessary: ​​to present a brief history of policies for Early Childhood Education since 1980; to understand the postulate of the PHC, especially the concept of humanization; finally, to identify some assumptions for the humanization of preschool. It was found that the concept of humanization proposed by PHC enables changes in the organization of pre-school teaching, which now aims to develop human psychic capacities. To this end, play becomes the centerpiece of teaching practice, as it is the activity through which children appropriate historically produced cultural goods.<hr/>Resumen: És un estudio bibliográfico y documental que pretende reflexionar sobre la educación preescolar (cuatro y cinco años) a partir del concepto de humanización propuesto por la Psicología Histórico-Cultural (Vigostki, 1930; 2000; 2009; 2018; 2021; Leontiev, 2004). ; Contrastar las recientes políticas educativas para la educación infantil que corroboran la formación de habilidades orientadas a la inserción en el mercado laboral es una necesidad frente a las contradicciones y desigualdades capitalistas. por lo que es necesario: presentar una breve historia de las políticas de Educación Infantil desde 1980 en adelante; comprender los postulados de la APS, especialmente el concepto de humanización; finalmente, identificar algunos supuestos para la humanización de los preescolares. Se constató que el concepto de humanización propuesto por la APS posibilita cambios en la organización de la educación preescolar, que pasa a apuntar al desarrollo de las capacidades psíquicas humanas. Para ello, el juego se convierte en el eje de la práctica docente, ya que es la actividad a través de la cual el niño se apropia de los bienes culturales producidos históricamente. <![CDATA[O REFLEXO DO SISTEMA COLONIALISTA E DA IDEOLOGIA EUROCÊNTRICA NA IMPOSIÇÃO EDUCATIVA DA GUINÉ-BISSAU]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142024000100164&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho pretende compreender o reflexo do colonialismo e do eurocentrismo na educação da Guiné-Bissau até a atualidade. Para isso, fazemos um panorama na trajetória da educação desde o período pré-colonização europeia, o período de colonização e de independência e as possibilidades educativas possíveis e necessárias da atualidade. Portanto, nos debruçamos sobre o modelo educativo para compreender as perspetivas violentas da imposição dos modelos educativos coloniais e ainda uma análise do modelo de educação que foi implementado também na luta contra o colonialismo nas zonas libertadas pelo PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde) para, enfim, pensar as possibilidades atuais que a educação permite para o desenvolvimento local, regional e nacional da Guiné-Bissau desde os pressupostos decoloniais. Por fim, compreendeu-se que os modelos educativos colonial e pós-independência apesar de suas diferenças não representaram um processo de descolonização mental.A descolonização que aqui apontamos não se limita em não aceitar o pensamento do colonizador, mas antes, de assumir um novo rumo desde a realidade local para o global, invertendo a perspetiva eurocêntrica.<hr/>Abstract: This paper aims to understand the impact of colonialism and Eurocentrism on education in Guinea-Bissau to the present day. To this end, we provide an overview of the trajectory of education from the pre-European colonization period, the colonization and independence period, and the possible and necessary educational possibilities of the present day. Therefore, we focus on the educational model to understand the violent perspectives of the imposition of colonial educational models and also an analysis of the educational model that was also implemented in the fight against colonialism in the areas liberated by the PAIGC (African Party for the Independence of Guinea and Cape Verde) in order to, finally, consider the current possibilities that education allows for the local, regional and national development of Guinea-Bissau from decolonial assumptions. Finally, it was understood that the colonial and post-independence educational models, despite their differences, did not represent a process of mental decolonization. The decolonization that we point out here is not limited to not accepting the colonizer's thinking, but rather, to taking a new direction from the local to the global reality, inverting the Eurocentric perspective.<hr/>Resumen: ste trabajo tiene como objetivo comprender el impacto del colonialismo y el eurocentrismo en la educación en Guinea-Bissau hasta el día de hoy. Para ello, ofrecemos una visión general de la trayectoria de la educación desde el período precolonialista europeo, el período de colonización e independencia y las posibles y necesarias posibilidades educativas de la actualidad. Por lo tanto, nos fijamos en el modelo educativo para comprender las perspectivas violentas de la imposición de los modelos educativos coloniales y también un análisis del modelo educativo que también se implementó en la lucha contra el colonialismo en las zonas liberadas por el PAIGC (Partido Africano para la Independencia). de Guinea y Cabo-Verde) para, finalmente, pensar en las posibilidades actuales que permite la educación para el desarrollo local, regional y nacional de Guinea-Bissau desde supuestos decoloniales. Finalmente, se entendió que los modelos educativos colonial y postindependentista, a pesar de sus diferencias, no representaron un proceso de descolonización mental. La descolonización que aquí señalamos no se limita a no aceptar el pensamiento del colonizador, sino más bien, asumir un modelo educativo. nuevo paso de la realidad local a la global, invirtiendo la perspectiva eurocéntrica. <![CDATA[TAREFAS ABORDANDO EVENTOS ALEATÓRIOS CERTOS OU SEGUROS EM UM JOGO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142024000100179&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: This study is a theoretical work, based on the principles of the Anthropological Theory of the Didactic - ATD, in its didactic and probabilistic praxeological organization. ATD is used to create statistical tasks that expose and explore, in detail, the practice and probabilistic theory involved in the question cards of the game “Playing with Probability” focused on certain or sure random events. It is presented as an option for working with the initial years of elementary school in Brazil (students aged 6 to 8), starting with problem situations that were elaborated from the skills proposed by the National Common Curricular Base - BNCC, i.e. with identification, in random everyday events, highlighting those considered certain or sure. Finally, the possibility is considered of carrying some experiments in the classroom that are proposed on the game cards, creating an opportunity for intervention in favor of the construction of the notions of probabilistic concepts.<hr/>Resumo: Esse estudo trata-se de um trabalho teórico, partindo dos princípios da Teoria Antropológica do Didático - TAD, na sua organização praxeológica didática e probabilística, utilizada para a criação de tarefas estatísticas que expõem e exploram, de forma detalhada, a prática e a teoria probabilística envolvida nas cartas pergunta do jogo “Brincando com a Probabilidade” focadas em eventos aleatórios certos ou seguros. Apresenta-se como uma possibilidade de trabalho para os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil (alunos de 6 a 8 anos), partindo de situações problemas que foram elaboradas a partir das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, qual seja, parte-se da identificação, em eventos cotidianos aleatórios, destacando os considerados certos ou seguros. Considera-se, por fim, a possibilidade em realizar em sala de aula alguns experimentos que são propostos nas cartas do jogo, promovendo oportunidade de intervenção em prol da construção das noções dos conceitos probabilísticos.<hr/>Resumen: Este estudio es un trabajo teórico, basado en los principios de la Teoría Antropológica de lo Didáctico - TAD, en su organización praxeológica didáctica y probabilística, utilizado para crear tareas estadísticas que exponen y exploran, en detalle, la práctica y la teoría involucradas en la pregunta. Cartas del juego “Jugando con Probabilidad” enfocadas en eventos aleatorios ciertos o seguros. Se presenta como una posibilidad de trabajo para los primeros años de la educación básica en Brasil (estudiantes de 6 a 8 años), a partir de situaciones problemáticas que fueron desarrolladas a partir de las competencias propuestas por la Base Curricular Común Nacional - BNCC, es decir, parte de ella. Implica identificar eventos cotidianos aleatorios, destacando aquellos que se consideran ciertos o seguros. Finalmente, se considera la posibilidad de realizar en el aula algunos experimentos que se proponen en las tarjetas del juego, promoviendo una oportunidad de intervención a favor de la construcción de nociones de conceptos probabilísticos. <![CDATA[INCLUSÃO DE ALUNOS COM DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: FALAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142024000100194&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo buscou perceber como a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) acontecia em duas escolas estaduais do extremo sul catarinense, tendo como base falas de profissionais da educação. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatorze profissionais da educação que atuavam com alunos com diagnósticos de TEA inclusos nessas instituições. A pesquisa teve cunho qualitativo, possibilitou pensar como a inclusão é entendida e quais são seus percalços atuais, além de compreender como a pessoa com TEA é visualizada e produzida na escola. Com esse estudo, percebeu-se que a patologização na educação circunda os corredores escolares. Dentre os profissionais pesquisados percebeu-se uma carência conceitual em relação ao que era autismo e inclusão. Foi percebido também que eles encontravam dificuldades para compreender e incluir os alunos com diagnósticos de TEA. A integração social, não a inclusão dos alunos vem sendo promovida, por esses alunos serem produzidos amparados em diagnósticos.<hr/>Abstract: this article searched understand Autism Spectrum Disorder students’ inclusion that happened in two state schools from extremely catarinense south, based in speech of education professionals. It was made interviews semi-structed with fourteen education professionals who dealt with ASD diagnostic students in these institutions. The searched had qualitative imprint, enable to think how the inclusion is understood and what it current mishaps, above understanding how ASD person is visualized and produced at school. With this study realized the pathologizing in the education is surround the school halls. Among the professionals studied noticed a conceptual lack in relation what was the autism and inclusion. It was also understood that they found difficulties to understand and include ASD diagnostic students. The social integration not the students inclusion, has been promoted by these students are promoted supported by diagnoses.<hr/>Resumen: Este artículo buscó compreender cómo pasó la inclusión de estudiantes con Transtorno del Espectro Autista (TEA) en dos escuelas públicas del extremo sur de Santa Catarina, a partir de los discursos de profesionales de la educación. Se realizaron entrevistas semiestructuradas a catorce profesionales de la educación que trabajaron con estudiantes diagnosticados con TEA incluidos en estas instituciones. La investigación tuvo un carácter cualitativo, permitiendo pensar cómo se entende la inclusión y cuáles son sus obstáculos actuales, además de comprender cómo son vistas y producidas las personas con TEA en la escuela. Con este estúdio, se ha encontrado que la patologización en la educación rodea los pasillos escolares. Entre los profesionales encuestados se notó una carência conceptual en relación a lo que era autismo e inclusión. También se ha notado que les resultaba dificil comprender e incluir a los estudiantes con diagnóstico de TEA. Se ha promovido la integración social, no la inclusión de los estudiantes, ya que estos estudiantes se producen sustentados en diagnósticos. <![CDATA[A RÁDIO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO UM ECOSSISTEMA EDUCOMUNICATIVO: UM MAPEAMENTO TEÓRICO BASEADO NA REVISÃO INTEGRATIVA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142024000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Com a abordagem qualitativa de pesquisa voltada à Educação, apresenta-se ao longo deste artigo uma revisão integrativa com o objetivo de se apresentar o acervo de publicações sobre práticas pedagógicas desenvolvidas em atividades de rádio escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pautando-se em Botelho, Cunha e Macedo (2011) desenvolveu-se a pesquisa nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Gloogle Acadêmico e Educational Resources Information Centre. A pesquisa resultou na análise de publicações compreendidas no recorte cronológico de 2019 a 2023, ao que se evidenciou que as práticas pedagógicas em rádio escolar contribuem para o protagonismo dos estudantes em sua trajetória de aprendizagem, ampliam o desenvolvimento da oralidade e possibilitam o envolvimento da comunidade escolar, sendo um caminho possível para se instaurar um ecossistema educomunicativo.<hr/>Abstract: With the qualitative approach of research focused on education, the integrative review with the objective of presenting the collection of publications on pedagogical practices developed in school radio activities in the Years Initials of the Elementary School. Based on Botelho, Cunha and Macedo (2011) the research was developed in the following databases: Digital Library of Theses and Dissertations, Coordination of Higher Education Personnel, Academic Gloogle and Educational Resources Information Centre. The research resulted in the analysis of publications included in the chronological cut from 2019 to 2023, that the pedagogical practices in school radio contribute to the protagonism of students in their learning path, and the development of orality and enable the involvement of the school community, being a possible way to establish an educomunicative ecosystem.<hr/>Resumen: Con el enfoque de investigación cualitativa orientada a la educación, En este artículo se presenta una revisión integrativa con el objetivo de presentar el acervo de publicaciones sobre prácticas pedagógicas desarrolladas en actividades de radio escolar en los años Iniciales de la escuela primaria. Basándose en Botelho, Cunha y Macedo (2011) se desarrolló la investigación en las siguientes bases de datos: Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Nivel Superior, Gloogle Académico y Centro de Información de Recursos Educativos. La investigación dio como resultado el análisis de las publicaciones comprendidas en el recorte cronológico de 2019 a 2023, a lo cual se evidenció que las prácticas pedagógicas en radio escolar contribuyen al protagonismo de los estudiantes en su trayectoria de aprendizaje, El desarrollo de la oralidad y la participación de la comunidad escolar, es una forma posible para establecer un ecosistema de educación y comunicación. <![CDATA[SURGIMENTO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL - RAÍZES DE UMA DICOTOMIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142024000100225&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste texto, derivado de pesquisa bibliográfica e documental, inserido no campo da História da Educação, apresenta-se a trajetória de criação de instituições de ensino superior no Brasil, desde o início do século XIX até a década de 1960. Objetiva-se retratar a separação entre ensino técnico-profissional e filosófico-científico presente no surgimento da universidade brasileira, em consonância com as necessidades sociais e econômicas da época. Também é demonstrado que a cisão entre pesquisa básica e aplicada é derivada do modelo exportador primário do período, no qual a formação superior demandada pelo país era majoritariamente bacharelesca e ainda desvinculada da prática de pesquisa.<hr/>Abstract: In this text, resulting from bibliographic and documentary research, in a History of Education approach, the foundation of higher education institutions in Brazil is presented according to its trajetory, from the beginning of the 19th century until the 1960s. It is aimed to portray the separation between technical-professional and philosophical-scientific education present in the emergence of Brazilian universities, as a result of the period´s social and economic needs. It is also demonstrated that the split between basic and applied research is derived from the primary exports model of those times, due to which the higher education demanded by the country was focused mostly on bachelor degrees, unrelated to scientific research practice.<hr/>Resumen: En este texto, resultado de una investigación bibliográfica y documental, en un enfoque de Historia de la Educación, se presenta la fundación de las instituciones de educación superior en Brasil según su trayectoria, desde principios del siglo XIX hasta la década de 1960. Su objetivo es retratar la separación entre educación técnico-profesional y filosófico-científica presente en el surgimiento de las universidades brasileñas, como resultado de las necesidades sociales y económicas del período. También se demuestra que la división entre investigación básica y aplicada se deriva del modelo primario exportador de la época, por el cual la educación superior demandada por el país se centraba mayoritariamente en licenciaturas, ajenas a la práctica de la investigación científica. <![CDATA[O ESPAÇO COMO AMBIENTE NA PERSPECTIVA DE MALAGUZZI E AS AFFORDANCES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142024000100242&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Malaguzzi é um autor conhecido na Educação Infantil por ter suas ideias pedagógicas aplicadas nas escolas infantis de Reggio Emilia, principalmente no tocante à aprendizagem por experiências, por meio de projetos. Em seu modelo pedagógico, o espaço atua como um terceiro educador. Assim, o objetivo deste estudo é oferecer um olhar diferenciado sobre o espaço na perspectiva de Malaguzzi e o conceito de affordances na educação infantil, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Percebemos que os espaços que compõem os ambientes de aprendizagem precisam ser projetados de forma a promover o máximo de interação e autonomia às crianças. Uma interação que se faz pelo corpo criança em movimento. Dentro desses espaços, as materialidades e affordances que os compõem são mobilizadoras para a vivência de experiências que modificarão objetos, equipamentos e, principalmente, os sujeitos, em relações de constantes ressignificações.<hr/>Abstract: Malaguzzi is a well-known author in Early Childhood Education for having his pedagogical ideas applied in children's schools in Reggio Emilia, mainly regarding learning through experiences, through projects. In its pedagogical model, the space acts as a third educator. Thus, the objective of this study is to offer a different look at space from Malaguzzi's perspective and the concept of affordances in early childhood education, through bibliographical research. We realize that the spaces that make up learning environments need to be designed in a way that promotes maximum interaction and autonomy for children. An interaction that takes place through the child body in movement. Within these spaces, the materialities and affordances that compose them are mobilizing for the experience that will modify objects, equipment and, mainly, the subjects, in relationships of constant resignification.<hr/>Resumen: Malaguzzi es un autor conocido en Educación Infantil por haber aplicado sus ideas pedagógicas en las escuelas infantiles de Reggio Emilia, principalmente en lo que respecta al aprendizaje a través de experiencias, a través de proyectos. En su modelo pedagógico, el espacio actúa como un tercer educador. Así, el objetivo de este estudio es ofrecer una mirada diferente al espacio desde la perspectiva de Malaguzzi y el concepto de posibilidades en la educación infantil, a través de una investigación bibliográfica. Nos damos cuenta de que los espacios que conforman los entornos de aprendizaje deben diseñarse de manera que promuevan la máxima interacción y autonomía de los niños. Una interacción que se produce a través del cuerpo niño en movimiento. Dentro de estos espacios, las materialidades y posibilidades que los componen se movilizan para la experiencia que modificará los objetos, los equipos y, principalmente, los sujetos, en relaciones de constante resignificación. <![CDATA[ESCAVAR E REMONTAR O ARQUIVO DE DEZ ANOS DE UM GRUPO DE PESQUISA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142024000100253&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente texto tem por propósito dar a ver a trajetória de dez anos de um Grupo de Pesquisa cujo aporte teórico-metodológico são as aproximações com o pensamento da Filosofia da Diferença, a partir de autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari, entre outros. Por outra via, as discussões curriculares pós-estruturalistas também são centrais no plano conceitual da pesquisa. Desde a sua criação, o Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates) desenvolve suas investigações arqueogenealógicas (Foucault, 2005; 2008) e seus procedimentos exploratório-experimentais (Corazza, 2012) tomando como mote as noções de currículo, aprendizagem, ensino, aula e criação. Neste texto, partimos da noção de arquivo de Michel Foucault (2008) para operar com o que foi produzido pelo Grupo CEM no período de 2013 a 2023. Sob tal perspectiva, operar procedimentalmente com o arquivo do Grupo CEM implica ler o material produzido, revisitá-lo, reescrevê-lo, remontá-lo e reinventá-lo.<hr/>Abstract: In this text, we aim to show the ten-year trajectory of a Research Group whose theoretical-methodological basis approaches the thought of the Philosophy of Difference, based on authors such as Michel Foucault, Gilles Deleuze and Félix Guattari, among others. On the other hand, post-structuralist curricular discussions are also central to the conceptual plan of the research. Since its creation, the Curriculum, Space, Movement Research Group (CEM/CNPq/Univates) has carried out archeogenealogical investigations (Foucault, 2005; 2008) and exploratory-experimental procedures (Corazza, 2012) by taking the notions of curriculum, learning, teaching, class and creation as its motto. In this text, based on Michel Foucault's (2008) notion of archive, we address what Group CEM produced from 2013 to 2023. From that perspective, operating procedurally with the archive of Group CEM implies reading, revisiting, rewriting, reassembling and reinventing the material produced it.<hr/>Résumé: L'objectif de ce texte est de montrer la trajectoire de dix ans d'un groupe de recherche dont l'apport théorico-méthodologique est le rapprochement avec la pensée de la philosophie de la différence, basée sur des auteurs tels que Michel Foucault, Gilles Deleuze et Félix Guattari, et d’autres. D'autre part, les discussions poststructuralistes sur les programmes d'études sont également centrales au niveau conceptuel de la recherche. Depuis sa création, le Groupe de Recherche Curriculo, Espace, Mouvement (CEM/CNPq/Univates) a développé des investigations archéologiques-généalogiques (Foucault, 2005; 2008) et des procédures exploratoires-expérimentales (Corazza, 2012) sur la base des notions de curriculum, apprentissage, enseignement, classe et création. Dans ce travail, nous partons de la notion d'archive de Michel Foucault (2008) pour opérer avec ce qui a été produit par le Groupe CEM entre 2013 et 2023. Dans cette perspective, opérer de manière procédurale avec les archives du Groupe CEM implique de lire le matériel produit, de le revisiter, de le réécrire, de le réassembler et de le réinventer.