Scielo RSS <![CDATA[Contrapontos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1984-711420170004&lang=pt vol. 17 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[DIAGNÓSTICOS REGIONAIS SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO COMPROMISSO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000400654&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: En América Latina y el Caribe se cuenta con varias decenas de evaluaciones, informes, diagnósticos, reportes, inventarios, auditorías y otros trabajos similares sobre la ambientalización de las instituciones de educación superior (IES). Unos pocos de ellos son estudios de escala regional o subregional. En la primera parte de este artículo se reseñan los diagnósticos regionales realizados entre los años setenta y comienzos de este siglo, así como los más recientes desarrollados durante el decenio en curso. Solo los últimos estudios intentan articularse para facilitar el conocimiento de los avances de las universidades en dicho proceso. En el tercer apartado se presenta un trabajo que se adelanta desde 2014 para producir una serie de diagnósticos nacionales con indicadores comunes que permitirán tener a mediano plazo un gran diagnóstico regional. A continuación, se hace un balance general de los estudios adelantados durante cuatro décadas para conocer el proceso por el cual las IES de América Latina y el Caribe han venido asumiendo gradualmente su compromiso institucional con el ambiente y la sustentabilidad. Finalmente, se recuerda la Agenda para la Sostenibilidad en las Universidades con sus tres componentes y se propone, como un instrumento integrador, la construcción de un Observatorio de la Sustentabilidad en la Educación Superior (OSES) de la región.<hr/>Resumo: Na América Latina e no Caribe existem dezenas de avaliações, relatórios, diagnósticos, inventários, auditorias e outras obras semelhantes sobre a ambientalização das instituições de ensino superior (IES). Apenas alguns deles são estudos de âmbito regional ou sub-regional. Na primeira parte deste artigo são descritos os diagnósticos regionais realizados entre a década de 1970 e início deste século, bem como os mais recentes desenvolvidos durante o decênio atual. Só os estudos mais recentes estão tentando articular-se para facilitar o conhecimento dos progressos das universidades neste processo. A terceira seção apresenta um trabalho que se desenvolve desde 2014 para produzir uma série de diagnósticos nacionais com indicadores comuns que permitiram ter a médio prazo um grande diagnóstico regional. Segue uma avaliação geral dos estudos desenvolvidos ao longo de quatro décadas para conhecer o processo pelo qual as IES da América Latina e do Caribe têm assumido gradualmente seu compromisso institucional com o meio ambiente e a sustentabilidade. Finalmente, lembra-se da Agenda para a Sustentabilidade nas Universidades com seus três componentes e se propõe, como um instrumento integrador, a construção de um Observatório da Sustentabilidade no Ensino Superior (OSES) na região.<hr/>Abstract: In Latin America and the Caribbean, there are dozens of evaluations, reports, diagnoses, inventories, audits and other similar works on the “environmentalization” of higher education institutions (HEIs). Of these, only some are regional or subregional studies. The first part of this article brings the regional diagnoses carried out between the 1970s and the beginning of this century, as well as the most recent studies developed during the current decade. Only the most recent studies bring an attempt to facilitate knowledge of the evolution of universities in this process. The third section presents a study that has been developed since 2014 aiming to produce a series of national diagnoses using common indicators, which will allow a large medium-term regional diagnosis. Next, it presents the general evaluation of the studies developed over the four decades to unveil the process by which HEIs in Latin America and the Caribbean have gradually committed to the environment and sustainability guidelines. Finally, it brings a recall of the Agenda for Sustainability in universities, with its three components, to then propose, as an integrating tool, the construction of an Observatory of Sustainability of Higher Education (OSES) in the region. <![CDATA[LUKÁCS, POLÍTICA E TRABALHO ASSOCIADO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000400672&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente ensaio serve de instrumento através do qual abordamos os fundamentos ontológicos da práxis política e da categoria do trabalho tendo, primordialmente, as contribuições do filósofo húngaro Gyorgy Lukács em sua obra Para uma Ontologia do Ser Social. Entendemos que defender a práxis política como uma atividade humana ontológica ao ser social não quer dizer necessariamente uma adesão a posicionamentos de ordem reformistas com relação à presente ordem societária regida pelo sistema do capital. O desafio está em investigar as articulações da política, sendo uma práxis ideológica, junto ao trabalho associado - como abordado por Marx - entendido como a categoria fundante de uma forma de sociabilidade superior àquela regida pelo capital. Para isso é imprescindível a compreensão tanto do trabalho quanto da política numa abordagem ontológica histórica e social.<hr/>Abstract: This text serves as an instrument through which we can approach the ontological foundations of political praxis and the category of labor, based primarily on the contributions of the Hungarian philosopher Gyorgy Lukács in his work The Ontology of Social Being. We understand that to defend political praxis as an ontological human activity of the social being does not necessarily mean adhering to the positions of the reformist order in relation to the present corporate order, governed by the system of capital. The challenge lies in investigating the articulations of politics, as an ideological praxis, along with the associated labor - as expounded by Marx - understood as the founding category of a higher form of sociability than that ruled by capital. For this, it is essential to understand both work and politics in a historical and social ontological approach.<hr/>Resumen: Este texto sirve como un instrumento a través del cual nos acercamos a los fundamentos ontológicos de la praxis política y de la categoría del trabajo, sobre todo las contribuciones del filósofo húngaro Gyorgy Lukács en su libro Ontología del Ser Social. Entendemos que la defensa de la praxis política como una actividad humana ontológica del ser social no significa necesariamente una adhesión a posiciones de orden reformista con respecto a este orden social que se rige por el sistema de capital. El reto es investigar las articulaciones de la política como una práctica ideológica, con el trabajo asociado - como es comentado por Marx - entendido como la categoría básica de una forma más elevada de la sociabilidad en relación a la que rige el capital. Para ello es imprescindible la comprensión tanto del trabajo como de la política en un enfoque ontológico histórico y social. <![CDATA[JUVENTUDE(S) E ENSINO MÉDIO: DA INCLUSÃO ESCOLAR EXCLUDENTE AOS JOVENS CONSIDERADOS NEM-NEM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000400688&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste estudo discorremos sobre as tensões que marcam a(s) juventude(s) no século 21 e suas inter-relações com o processo educativo escolar. Retomamos as principais correntes teóricas que versam sobre o conceito de juventude, analisando as limitações das abordagens que a consideram como um sujeito idealizado e destituído de materialidade histórica. Ao demonstrar a amplitude e demarcar a compreensão da categoria juventude, discutimos as condições e as expectativas acerca do Ensino Médio a partir dos dados primários coligidos, concluindo com a análise das relações entre escola e trabalho e das dificuldades enfrentadas pelos jovens diante do universo escolar. Tanto a pluralidade que caracteriza a condição juvenil quanto as formas de manifestação da subjetividade dimensionam o desafio que é compreender hoje a(s) juventude(s) em sua dinâmica relação com a escola.<hr/>Abstract: This study discusses the tensions that mark young people of the 21st century, and their interrelations with the school education process. The main theoretical trends that focus on the concept of youth are summarized, analyzing the limitations of the approaches that consider it an idealized subject devoid of historic materiality. In demonstrating the breadth and delimiting the understanding of the category “young people,” the conditions and expectations concerning Secondary School are discussed based on the the primary data collected, concluding with an analysis of the relations between school and work and the difficulties faced by young people faced with the school universe. Both the plurality that characterizes the condition of being a young person, and the forms of manifestation of subjectivity, project the dimensions of the challenges of understanding young people today, in their dynamic relationship with the school.<hr/>Resumen: En este estudio discurrimos sobre las tensiones que marcan a la(s) juventud(es) en el siglo XXI y sus interrelaciones con el proceso educativo escolar. Retomamos las principales corrientes teóricas que versan sobre el concepto de juventud, analizando las limitaciones de los abordajes que conciben al joven como un sujeto idealizado y destituido de materialidad histórica. Al demostrar la amplitud y demarcar la comprensión de la categoría “juventud”, discutimos las condiciones y expectativas acerca de la Enseñanza Secundaria a partir de los datos primarios reunidos y concluimos con el análisis de las relaciones entre escuela y trabajo y de las dificultades enfrentadas por los jóvenes ante el universo escolar. Tanto la pluralidad que caracteriza la condición juvenil como las formas de manifestación de la subjetividad dimensionan el reto que implica comprender hoy a la(s) juventud(es) en su dinámica relación con la escuela. <![CDATA[É BEM RARO ENCONTRAR ALUNOS VIOLENTOS ENTRE AQUELES QUE ACHAM SENTIDO E PRAZER NA ESCOLA”: A VIOLÊNCIA ESCOLAR ENTRE DISCURSOS E CONCEITOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000400705&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Ante a abrangência semântica que o termo violência escolar tem alcançado na atualidade, significá-lo rigorosamente torna-se imperioso se se pretende enfrentar o problema à margem da “histeria midiática” (DEBARBIEUX, 2002) ou da negação deste fenômeno que tem desestabilizado as múltiplas concepções de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este artigo se propõe a apreender como têm sido travadas as disputas que se pretendem significadoras das concepções e das práticas de enfrentamento das diversas facetas da violência que atravessam hoje o cotidiano das instituições de ensino. Trata-se de um estudo de natureza descritiva bibliográfica cujos principais aportes teóricos residem em Alice Itani, Miguel Arroyo, Bernard Charlot, Julio Aquino, Mirian Leite e Eric Debarbieux. Algumas considerações foram levantadas: (1) a indistinção conceitual dos termos utilizados para significar as muitas facetas da violência escolar pode torná-la categoria segregadora de um grupo rotulado como violento-infrator; (2) a falta de rigor apresentada por alguns autores ao discutir a temática retratam a fragilidade das categorias de público a qual a escola hoje busca representar, e de infância como algo universalmente reconhecível; e (3) a violência pode decorrer do hiato existente entre o aluno real que hoje se insere na escola e o ainda vigente modelo pedagógico moderno hegemonicamente determinado que desconsidera as diferenças identitárias. Ficou clara, por fim, a importância de se enfrentar a desestabilização provocada pela questão da violência, e que a prática de refletir semanticamente o termo constitui-se um primeiro passo à formulação de estratégias para o seu enfrentamento. <hr/>Abstract: Given the semantic comprehensiveness that the term school violence has today, defining it clearly becomes imperative if we want to deal with this problem that is now bordering on "media hysteria" (Debarbieux, 2002), or the denial of this phenomenon that has destabilized the multiple concepts of teaching and learning. This article seeks to understand how the disputes that are meant to signify the concepts and practices of dealing with the various facets of violence that today are part of the daily lives of educational institutions have been dealt with. This is a descriptive, bibliographic study, for the main theoretical contributions were from Alice Itani, Miguel Arroyo, Bernard Charlot, Julio Aquino, Mirian Leite and Eric Debarbieux. Some considerations have been raised: (1) the conceptual lack of distinction of the terms used to define the many facets of violence in school settings can turn it into a category that segregates a group labeled as violent-offender; (2) the lack of rigor presented by some authors when discussing the theme demonstrates the fragility of the categories of public that the school today seeks to represent, and of childhood as something universally recognizable; and (3) violence may the result of the gap between the real child that arrives in school and the modern hegemonic pedagogical model that is practiced today, that fails to consider identify differences. Finally, the importance of facing the destabilization caused by the issue of violence was clear, and the practice of reflecting it semantically constitutes a first step in the formulation of strategies for dealing with it.<hr/>Resumen: Ante el alcance semántico a que el término violencia escolar ha llegado hoy en día, se hace imperioso darle un significado riguroso si se quiere abordar el problema al margen de la "histeria de los medios" (Debarbieux, 2002) o de la negación de este fenómeno que ha desestabilizado las múltiples concepciones de enseñanza y aprendizaje. En este sentido, este artículo tiene como objetivo comprender cómo han sido realizadas las disputas que pretenden ser significadoras de las concepciones y de las prácticas de enfrentamiento de las diversas facetas de la violencia que actualmente impregnan la vida cotidiana de las instituciones educativas. Se trata de un estudio descriptivo bibliográfico cuyas principales contribuciones teóricas residen en Alice Itani, Miguel Arroyo, Bernard Charlot, Julio Aquino, Mirian Leite y Eric Debarbieux. Se han planteado algunas consideraciones: (1) la indistinción conceptual de los términos utilizados para significar las múltiples facetas de la violencia escolar pueden convertirla en una categoría segregadora de un grupo denominado como grupo violento infractor; (2) la falta de rigor presentada por algunos autores al discutir el tema retratan la fragilidad de las categorías de públicos a los que la escuela busca representar hoy en día, y la infancia como algo universalmente reconocible; y (3) la violencia puede provenir de la brecha entre el alumno real que llega a la escuela hoy y el modelo pedagógico moderno hegemónicamente determinado, aún vigente, que no tiene en cuenta las diferencias identitarias. Se hace evidente, por último, la importancia de abordar la desestabilización causada por el tema de la violencia, y que la práctica de reflejar semánticamente el término constituye un primer paso en la formulación de estrategias para resolverlo. <![CDATA[DESENVOLVIMENTO HUMANO - REPENSANDO CONCEITOS NO ÂMBITO INTERDISCIPLINAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000400717&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O estudo do desenvolvimento humano, diante da constante e complexa transformação nos domínios teórico-práticos interdisciplinares, vem sendo pensado de maneiras diversas. Apesar dos recursos financeiros continuarem sendo relevantes, o crescimento econômico deixa de ser primordial na composição deste conceito, sendo complementado pelo fator humano. O objetivo é apresentar um breve resgate compreensivo sobre desenvolvimento humano. Utiliza-se o método bibliográfico, com a busca por meio do descritor desenvolvimento humano, sendo direcionada para livros e periódicos científicos, publicados a partir de 1980, partindo do IDH/PNUD, para outras abordagens interdisciplinares. Percebe-se a importância de compreender o desenvolvimento humano para além dos aspectos econômicos, sem desconsiderar o IDH que contempla renda, saúde e educação. Conclui-se que a noção ampliada do termo destaca, além destes indicadores, os aspectos físico, cognitivo, psicossocial, histórico, cultural e principalmente subjetivo para a compreensão de desenvolvimento humano.<hr/>Abstract: The study of human development, faced with the constant and complex transformations in the interdisciplinary theoretical-practical domains, has been thought of in different ways. Although financial resources continue to be relevant, economic growth ceases to be paramount in the composition of this concept, and is complemented by the human factor. The objective of this study is to present a brief comprehensive history of human development. The bibliographical method is used, searching on the term human development, and focusing on books and scientific journals published from 1980, starting from the HDI/PNUD, for other interdisciplinary approaches. The importance is perceived of understanding human development beyond economic aspects, without disregarding the HDI, which includes income, health and education. It is concluded that the expanded notion of the term highlights, beyond these indicators, the physical, cognitive, psychosocial, historical, cultural and especially subjective aspects for the understanding of human development.<hr/>Resumen: El estudio del desarrollo humano, ante la constante y compleja transformación en los dominios teórico-prácticos interdisciplinarios, viene siendo pensado de maneras diversas. A pesar de que los recursos financieros siguen siendo relevantes, el crecimiento económico deja de ser primordial en la composición de este concepto, siendo complementado por el factor humano. El objetivo es presentar un breve rescate comprensivo sobre el desarrollo humano. Se utiliza el método bibliográfico, con la búsqueda a través del descriptor desarrollo humano, y está dirigido a libros y periódicos científicos publicados a partir de 1980, partiendo del IDH / PNUD, para otros abordajes interdisciplinarios. Se percibe la importancia de comprender el desarrollo humano más allá de los aspectos económicos, sin desconsiderar el IDH que contempla renta, salud y educación. Se concluye que la noción ampliada del término destaca además de estos indicadores los aspectos físico, cognitivo, psicosocial, histórico, cultural y principalmente subjetivo para la comprensión del desarrollo humano. <![CDATA[POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO CONCEITO GRAMSCIANO DE INTELECTUAL ORGÂNICO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000400729&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo sobre as políticas de formação e a profissão docente traz uma revisão da literatura a respeito do tema, com destaque para as exigências que se impõem a estes profissionais na prática pedagógica escolar contemporânea. De cunho teórico, o objetivo é levantar um debate sobre as exigências que a contemporaneidade demanda do docente e sobre a necessidade de formação e de profissionalização da sua prática. A tarefa de formar professores para atuar na escola da sociedade do século XXI tem se mostrado complexa, mas o legado da teoria gramsciana contribui para que se coloquem estes valores em xeque, especialmente quando se estudam os conceitos de intelectual orgânico. Com este debate espera-se que as políticas de formação sejam analisadas, não somente visando à teoria que o Estado dissemina sobre, mas sim em uma perspectiva histórico-crítica, mostrando as contradições vigentes em uma tentativa de resgatar a identidade do professorado e sua profissionalidade, melhorando assim a qualidade da educação, para além do mercado. <hr/>Abstract: This article on teacher training policies and the teaching profession brings a review of the literature on the subject, highlighting the requirements that are imposed on these professionals in the contemporary pedagogical practice in schools. Theoretical in nature, the objective of this study is to promote debate on the demands that contemporaneity places on the teacher, and the need for training and professionalization of their practice. The task of educating teachers to work in the school of 21st century society is complex, but the legacy of Gramscian theory has contributed to putting these values in check, especially when we study the concepts of organic intellect. With this debate, it is hoped that education policies will be analyzed, not only in terms of the theory that the State disseminates, but rather, from a historical-critical perspective, showing the contradictions at work, in an attempt to promote the identity of the professorship and its professionalism, and thereby improve the quality of education, beyond the market.<hr/>Resumen: Este artículo sobre las políticas de formación y la profesión docente trae una revisión de la literatura respecto al tema, con destaque para las exigencias que se imponen a estos profesionales en la práctica pedagógica escolar contemporánea. De cuño teórico, el objetivo es levantar un debate sobre las exigencias que la demanda la contemporaneidad del docente y sobre la necesidad de formación y de profesionalización de su práctica. La tarea de formar profesores para actuar en la escuela de la sociedad del siglo XXI se ha mostrado compleja, pero el legado de la teoría gramsciana contribuye para que coloquemos estos valores en jaque, especialmente cuando estudiamos los conceptos de intelectual orgánico. Con este debate se espera que las políticas de formación sean analizadas, no sólo visando la teoría que el Estado disemina sobre, sino en una perspectiva histórico-crítica, mostrando las contradicciones vigentes en un intento de rescatar la identidad del profesorado y su profesionalidad, mejorando así la calidad de la educación, hacia más allá del mercado. <![CDATA[FORMAÇÃO CONTINUADA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: NOTAS SOBRE UM ESTUDO DE CASO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000400744&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo oportuniza refletir sobre a formação dos professores que atuam em uma escola, que atende aos cinco primeiros anos do ensino fundamental em tempo integral, e se essa formação é suficiente para proporcionar aos docentes uma formação mais completa com a participação desses profissionais em cursos, palestras e encontros formativos e formações continuadas em serviço, assim, traremos alguns apontamentos de como esses profissionais percebem mudanças em sua prática pedagógica. Como questão problema, destacamos: como a formação continuada oferecida pela rede municipal de educação altera (ou não) a prática do professor? Participaram do estudo qualitativo, em 2015/2016, dezenove professores de uma escola municipal, localizada no município de Niterói, Rio de Janeiro. Com relação aos instrumentos de pesquisa para o apanhado das informações, utilizamos questionários com questões fechadas e abertas e entrevistas semiestruturadas, além da observação dos espaços (escola e Fundação Municipal de Educação) para tentar fazer links entre a política e a prática de formação para os professores, propondo uma reflexão teórica e priorizando uma análise qualitativa. Em quase sua totalidade, os participantes relataram considerar sua formação inicial insuficiente para exercerem sua função. Percebemos aqui a necessidade de trocas e espaços formativos que fortaleçam os professores no sentido de valorizarem seus saberes desenvolvidos por meio de suas práticas diárias.<hr/>Abstract: The article reflects on the training of teachers working in a school that provides full-time education for the first five years of primary school, and on whether such training is sufficient to provide teachers with a more complete training with their participation in courses, lectures and training meetings, and continuing training in service. Thus, we offer some reflections on how these professionals perceive changes in their pedagogical practice. The main issue highlighted is: how does the continuing education offered by the municipal education system change (or not) the teacher's practice? Nineteen teachers at a municipal school, located in the city of Niterói, Rio de Janeiro, participated in this qualitative study. With regard to the research tools for gathering information, we used questionnaires with closed and open questions and semi-structured interviews, as well as observation of spaces (school and Municipal Education Foundation), in an attempt to make links between the policy and the practice of teaching training, proposing a theoretical reflection and prioritizing a qualitative analysis. Almost all the participants reported that their initial training was insufficient to perform their function. Here we notice the need for exchanges and formative spaces that will strengthen teachers, valuing their knowledge developed through their daily practices.<hr/>Resumen: El artículo ofrece la oportunidad de reflexionar sobre la formación de los docentes que trabajan en una escuela que imparte educación a tiempo completo durante los primeros cinco años de primaria y sobre si esa formación es suficiente para proporcionar a los profesores una formación más completa con su asistencia a cursos, conferencias y reuniones de formación y formación continua ofrecida durante su trabajo. Así, traeremos algunas notas sobre cómo estos profesionales perciben los cambios en su práctica pedagógica. Como tema principal, destacamos: ¿cómo la formación continua ofrecida por el sistema educativo municipal altera (o no) la práctica de los maestros? Diecinueve maestros de una escuela municipal, ubicada en la ciudad de Niterói, Río de Janeiro, han participado en el estudio cualitativo. En cuanto a las herramientas de investigación para la recopilación de información, se utilizaron cuestionarios con preguntas abiertas y cerradas y entrevistas semiestructuradas, así como la observación de espacios (escuela y Fundación de Educación Municipal) para tratar de vincular la política y la práctica docente, proponiendo una reflexión teórica y la priorización de un análisis cualitativo. En su casi totalidad los participantes informaron que su entrenamiento inicial era insuficiente para desempeñar su función. Aquí notamos la necesidad de intercambios y espacios formativos que fortalezcan a los docentes para valorar sus conocimientos desarrollados a través de sus prácticas cotidianas. <![CDATA[JOGOS DIGITAIS E SUPERDOTAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000400761&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Os jogos digitais são considerados a atividade preferida de crianças e jovens, uma vez que estes possibilitam a interação com realidades virtuais e podem ser jogados por meio de qualquer dispositivo conectado na internet. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi verificar a maneira como estudantes com e sem comportamento superdotado interagem com jogos on-line. Trata-se de uma pesquisa comparativa que contou com a participação de 18 estudantes, do Ensino Fundamental, que foram divididos em dois grupos, sendo o G1 composto com estudantes superdotados e o G2 por estudantes sem essa característica. Todos os participantes realizaram uma atividade sobre jogos on-line, as ações dos estudantes foram analisadas com base na literatura da área e classificadas em três categorias: Desconhecimento, Tentativa e Erro e Consciente. Verificamos que tanto estudantes com e sem superdotação utilizaram os jogos digitais e softwares de uma maneira intuitiva, explorando-os pela “tentativa e erro” e sem intencionalidade. A utilização de jogos digitais no contexto educativo promove maior motivação e interesse na realização das atividades. Compreendemos que a adoção de jogos digitais no contexto educativo beneficiará a educação, uma vez que esses jogos se aproximam das preferências e das características dos nativos digitais e podem ter impactos positivos na aprendizagem de todos os estudantes, independentemente de suas especificidades. <hr/>Abstract: Digital games are considered the preferred activity of children and young people, as they enable interaction with virtual realities and can be played through any device connected to the internet. From this perspective, the objective of this study was to verify the way students with and without giftedness interact with online games. This is a comparative research involving the participation of 18 students from an elementary school, who were divided into two groups, G1 was composed of gifted students and G2 was composed of students without this characteristic. All the participants performed an online gaming activity. The students’ actions were analyzed, based on the literature in the area and classified into three categories: Lack of Knowledge, Trial and Error, and Awareness. We found that both gifted and non-gifted students used digital games and software in an intuitive way, exploiting them by “trial and error”, unintentionally. The use of digital games in the educational context promotes greater motivation and interest in carrying out the activities. We understand that the adoption of digital games in the educational context will benefit education, since these games are in line with the preferences and characteristics of digital natives, and can have positive impacts on the learning of all students, regardless of their special characteristics.<hr/>Resumen: Los juegos digitales se consideran la actividad preferida de niños y jóvenes, ya que posibilitan la interacción con realidades virtuales y pueden ser jugados a través de cualquier dispositivo conectado a Internet. En esta perspectiva, el objetivo de este estudio fue verificar la manera en la que los estudiantes con y sin comportamiento superdotado interactúan con juegos digitales. Se trata de una investigación comparativa que contó con la participación de 18 estudiantes de la enseñanza primaria que se dividieron en dos grupos, siendo el G1 compuesto por estudiantes superdotados y el G2 por estudiantes sin esa característica. Todos los participantes realizaron una actividad sobre juegos en línea, las acciones de los estudiantes fueron analizadas con base en la literatura del área y clasificadas en tres categorías: Desconocimiento, Ensayo y error y Consciente. Hemos comprobado que tanto los estudiantes con y sin superdotación utilizaron los juegos digitales y software de una manera intuitiva, explorándolos por el “ensayo y error” y sin intencionalidad. La utilización de juegos digitales en el contexto educativo promueve mayor motivación e interés en la realización de las actividades. Comprendemos que la adopción de juegos digitales en el contexto educativo beneficiará la educación, ya que estos juegos se aproximan a las preferencias y características de los nativos digitales y pueden tener impactos positivos en el aprendizaje de todos los estudiantes, independientemente de sus especificidades. <![CDATA[ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E RANKING]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000400774&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A necessidade de avaliação institucional para garantir a qualidade do ensino é algo que, no Brasil, se discute de forma mais intensa a partir da implantação da LDB e a possibilidade da formação em nível superior não somente por instituições públicas, mas também privadas. Proporcionar uma avaliação que seja voltada para o conhecimento dos desafios e superação das dificuldades das IES visando proporcionar educação de qualidade é fundamental, mas a maneira como tais avaliações são feitas e seus resultados são disseminados é objeto de debate neste artigo. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e com procedimento bibliográfico. Foram utilizados, para embasamento teórico, autores como Alemán, Barsky, Bernasconi, Martinez e Vroeijenstijn. Conclui-se que, apesar de necessária, a maneira como as avaliações institucionais estão sendo desenvolvidas e seus resultados amplamente difundidos pode prejudicar IES em desenvolvimento, além de não demonstrar a veracidade da qualidade que se propuseram a analisar. <hr/>Abstract: The need for institutional assessment to ensure the quality of teaching is something that, in Brazil, has been discussed more intensely since the implementation of LDB (Brazilian Educational Law) and the possibility of higher level training not only for public, but also for private institutions. Providing an assessment that is dedicated to investigating the challenges and overcoming difficulties of IES, in order to provide quality education, is fundamental, but the way in which these assessments are carried out, and their results disseminated, is the object of debate in this article. In terms of methodology, a qualitative approach is adopted, with exploratory objectives, and in terms of procedure, a literature review was used. Theoretical background was drawn from authors such as Alemán, Barsky, Bernasconi, Martinez and Vroeijenstijn. We conclude that although necessary, the way in which institutional assessments are being carried out, and their results widely disseminated, may be harmful for developing IES, and do not accurately demonstrate the true quality of teaching that they claim to analyze.<hr/>Resumen: La necesidad de evaluación institucional para garantizar la calidad de la enseñanza es algo que en Brasil se discute de forma más intensa a partir de la implantación de la LDB y la posibilidad de la formación a nivel superior no solo por instituciones públicas, sino también privadas. Es fundamental que se produzca una evaluación de la superación de los desafíos y de las dificultades de las IES para proporcionar educación de calidad, pero la forma en la que se realizan tales evaluaciones y cómo sus resultados son divulgados es objeto de debate en este artículo. La metodología adoptada es de abordaje cualitativo, con objetivo exploratorio y con procedimiento bibliográfico. Se utilizaron, para las bases teóricas, autores como Alemán, Barsky, Bernasconi, Martínez y Vroeijenstijn. Concluimos que, a pesar de ser necesaria, la manera como las evaluaciones institucionales están siendo desarrolladas y sus resultados ampliamente difundidos pueden perjudicar IES en desarrollo, además de no demostrar la veracidad de la calidad que se propusieron a analizar. <![CDATA[O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E SEUS REFLEXOS PRÁTICOS E TEÓRICOS SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-71142017000400785&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A necessidade de avaliação institucional para garantir a qualidade do ensino é algo que, no Brasil, se discute de forma mais intensa a partir da implantação da LDB e a possibilidade da formação em nível superior não somente por instituições públicas, mas também privadas. Proporcionar uma avaliação que seja voltada para o conhecimento dos desafios e superação das dificuldades das IES visando proporcionar educação de qualidade é fundamental, mas a maneira como tais avaliações são feitas e seus resultados são disseminados é objeto de debate neste artigo. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e com procedimento bibliográfico. Foram utilizados, para embasamento teórico, autores como Alemán, Barsky, Bernasconi, Martinez e Vroeijenstijn. Conclui-se que, apesar de necessária, a maneira como as avaliações institucionais estão sendo desenvolvidas e seus resultados amplamente difundidos pode prejudicar IES em desenvolvimento, além de não demonstrar a veracidade da qualidade que se propuseram a analisar. <hr/>Abstract: The need for institutional assessment to ensure the quality of teaching is something that, in Brazil, has been discussed more intensely since the implementation of LDB (Brazilian Educational Law) and the possibility of higher level training not only for public, but also for private institutions. Providing an assessment that is dedicated to investigating the challenges and overcoming difficulties of IES, in order to provide quality education, is fundamental, but the way in which these assessments are carried out, and their results disseminated, is the object of debate in this article. In terms of methodology, a qualitative approach is adopted, with exploratory objectives, and in terms of procedure, a literature review was used. Theoretical background was drawn from authors such as Alemán, Barsky, Bernasconi, Martinez and Vroeijenstijn. We conclude that although necessary, the way in which institutional assessments are being carried out, and their results widely disseminated, may be harmful for developing IES, and do not accurately demonstrate the true quality of teaching that they claim to analyze.<hr/>Resumen: La necesidad de evaluación institucional para garantizar la calidad de la enseñanza es algo que en Brasil se discute de forma más intensa a partir de la implantación de la LDB y la posibilidad de la formación a nivel superior no solo por instituciones públicas, sino también privadas. Es fundamental que se produzca una evaluación de la superación de los desafíos y de las dificultades de las IES para proporcionar educación de calidad, pero la forma en la que se realizan tales evaluaciones y cómo sus resultados son divulgados es objeto de debate en este artículo. La metodología adoptada es de abordaje cualitativo, con objetivo exploratorio y con procedimiento bibliográfico. Se utilizaron, para las bases teóricas, autores como Alemán, Barsky, Bernasconi, Martínez y Vroeijenstijn. Concluimos que, a pesar de ser necesaria, la manera como las evaluaciones institucionales están siendo desarrolladas y sus resultados ampliamente difundidos pueden perjudicar IES en desarrollo, además de no demostrar la veracidad de la calidad que se propusieron a analizar.