Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2176-668120250001&lang=pt vol. 106 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Avaliação da eficácia de dois programas de leitura dialógica na compreensão de crianças com transtorno do espectro do autismo e desenvolvimento típico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812025000100200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Prejuízos na linguagem e na compreensão leitora de crianças com desenvolvimento típico (DT) e com transtorno do espectro do autismo (TEA) podem ser minimizados por práticas precoces de leitura. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a eficácia de dois programas de leitura, Reading to Engage Children with Autism in Language and Learning (Recall) e Leitura Dialógica Simples (LDS), implementados em dois pré-escolares com TEA e um com DT. Um delineamento experimental randomizado do tipo ABAB foi empregado para avaliar os efeitos dos dois programas na frequência de respostas corretas a perguntas factuais e inferenciais sobre as histórias narradas, assim como na aprendizagem de vocabulário das três crianças. Os resultados mostram que, por meio da autoscopia e de estratégias de modelação, os sete mediadores, pais das crianças e profissionais de saúde e educação, desenvolveram competências para implementar ambos os protocolos com adequado grau de fidedignidade. As três crianças aprenderam novos vocábulos quando expostas ao Recall e à LDS, sem apresentarem diferenças significativas entre os programas. Em contrapartida, ao avaliarmos a frequência de respostas corretas para o conjunto de tipo de pergunta, observou-se desempenho significativamente melhor para as três crianças com o Recall. Ao estendermos as análises considerando o valor das respostas segundo o nível de ajuda, verificou-se diferença significativa apenas para duas delas. Contribuições e limitações do estudo também são discutidas.<hr/>Abstract: Language and reading comprehension hurdles in children with typical development (TD), as well as those with autism spectrum disorder (ASD), can be minimized with early reading practices. Thus, the purpose of the present study was to analyze the effectiveness of two reading programs, the Reading to Engage Children with Autism in Language and Learning (RECALL) and Simple Dialogic Reading (SDR), implemented with 2 preschoolers with ASD and one with TD. A randomized experimental ABAB design was employed to assess the effects of the two programs on the frequency of correct responses to factual and inferential questions regarding the narrated stories, as well as on the vocabulary development of the three children. The results show that through autoscopic and modeling strategies, the 7 mediators, the children's parents and health and education professionals, developed competencies to implement both protocols with an adequate degree of reliability. The three children learned new vocabulary when exposed to RECALL and SDR, without showing significant differences between the programs. On the other hand, when assessing the frequency of correct answers to the set of type of questions, it was observed that performance has significantly improved for all the three children with RECALL. When extending the analyses considering the value of the answers given based on the level of support, considerable differences were found solely for two of them. Contributions and limitations of the study are also discussed.<hr/>Resumen: Las deficiencias en el lenguaje y la comprensión lectora de los niños con desarrollo típico (DT) y trastorno del espectro autista (TEA) pueden minimizarse mediante prácticas tempranas de lectura. Así, el objetivo de este estudio fue analizar la efectividad de dos programas de lectura - Reading to Engage Children with Autism in Language and Learning (Recall) y Lectura Dialogica Simple (LDS) - implementados en dos niños en edad preescolar con TEA y uno con DT. Se empleó un diseño experimental aleatorio ABAB para evaluar los efectos de los dos programas sobre la frecuencia de respuestas correctas a preguntas literales e inferenciales sobre las historias narradas, así como el aprendizaje de vocabulario de los tres niños. Los resultados muestran que, a través de la autoscopia y estrategias de modelado, los siete mediadores, padres de los niños y profesionales de la salud y de la educación desarrollaron competencias para implementar ambos protocolos con un grado adecuado de fidelidad. Los tres niños aprendieron nuevos vocablos con Recall y LDS, sin mostrar diferencias significativas entre los programas. Por otro lado, al evaluar la frecuencia de respuestas correctas para el conjunto de tipo de pregunta, se observó un desempeño significativamente mejor para los tres niños con Recall. Al extender los análisis considerando el valor de las respuestas según el nivel de ayuda, se encontró una diferencia significativa apenas para dos niños. También se discuten las contribuciones y limitaciones del estudio. <![CDATA[Práticas de ensino inovadoras (com tecnologias digitais) de professores do ensino superior público na Colômbia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812025000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: Este texto presenta los resultados de una investigación cuyo objetivo es comprender y analizar las prácticas de enseñanza innovadoras con tecnologías digitales (TD) de los profesores que imparten clases en programas de pregrado de universidades públicas de Colombia. La investigación es de naturaleza cualitativa y se basa en el enfoque metodológico de la grounded theory (GT). Los instrumentos de recolección de datos fueron un cuestionario, en la fase inicial, y una entrevista intensiva, en la segunda fase. La muestra estuvo formada por 21 profesores de diferentes programas de pregrado de instituciones de educación superior (IES) públicas de Colombia. El análisis de los datos siguió los presupuestos metodológicos de la perspectiva constructivista-interpretativa de la GT. De los análisis de los datos, se extrajeron cuatro categorías conceptuales: conceptualización de la innovación educativa, TD y prácticas pedagógicas innovadoras, TD al servicio de la enseñanza y alteración de las percepciones acerca de las TD en la enseñanza. Asociados a cada categoría, emergieron, en la codificación enfocada, tres conceptos teóricos: romper con el paradigma magistrocentrista, colaborar para enseñar y las expresiones creativas, a través de los cuales surge la teorización sustantiva de rejuvenecer lo pedagógico como forma de catalizar prácticas innovadoras con TD. La investigación evidenció que los profesores del estudio han avanzado en prácticas de enseñanza innovadoras mediante la utilización de metodologías “activas” y TD.<hr/>Abstract: The current study presents the results of a research whose objective is to understand and analyze the innovative teaching practices with Digital Technologies (DT) employed by professors who teach in undergraduate programs of public universities in Colombia. The research is qualitative in nature and is based on the Grounded Theory (GT) methodological design. Data collection instruments were a questionnaire, carried out in the initial phase, and an intensive interview during the second phase. The sample consisted of 21 professors from different undergraduate programs stemming from public higher education institutions in Colombia. Data analysis followed the methodological assumptions of the constructivist-interpretative perspective of GT. Three conceptual categories were then extracted from the data analysis: conceptualization of educational innovation, DT and innovative teaching practices, DT in the service of teaching and alteration of perceptions regarding DT in teaching. Associated with each category, four theoretical concepts surfaced in the focused coding, in order to: sever the magistrocentric paradigm, collaborate with teaching and foster creative expressions through which the substantive theorization of a rejuvenated pedagogy emerges as a way to catalyze innovative practices with DT. The research evidenced that the professors in the study have advanced in innovative teaching practices with the use of "active" methodologies and DT.<hr/>Resumo: Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é compreender e analisar as práticas inovadoras de ensino com tecnologias digitais (TD) de professores que lecionam em cursos de graduação em universidades públicas da Colômbia. A pesquisa é de natureza qualitativa e se fundamenta na abordagem metodológica da grounded theory (GT). Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário, na fase inicial, e uma entrevista intensiva, na segunda fase. A amostra foi composta por 21 professores de diferentes cursos de graduação de instituições de ensino superior (IES) públicas da Colômbia. A análise dos dados seguiu os pressupostos metodológicos da perspectiva construtivista-interpretativa da GT. A partir da análise dos dados, foram extraídas quatro categorias conceituais: conceitualização da inovação educacional; TD e práticas pedagógicas inovadoras; TD a serviço do ensino; e alteração das percepções sobre TD no ensino. Associados a cada categoria, tres conceitos teóricos surgiram na codificação focalizada: romper com o paradigma magistrocêntrico; colaborar para ensinar; e expressões criativas por meio das quais surge a teorização substantiva do rejuvenescimento da pedagogia como forma de catalisar práticas inovadoras com TD. A pesquisa evidenciou que os professores do estudo têm avançado em práticas de ensino inovadoras por meio do uso de metodologias "ativas" e TD. <![CDATA[Relação entre autoeficácia docente para apoiar o bem-estar do aluno, autoeficácia para regular as emoções e comportamento pró-social em professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812025000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A Organização Mundial da Saúde e a Base Nacional Comum Curricular defendem a implementação de uma saúde integral no contexto escolar, o que pressupõe o bem-estar socioemocional do aluno. Nessa implementação, a atuação do professor é fundamental. Estudos apontam que entre os determinantes da conduta docente estão as características socioemocionais e a autoeficácia. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre a autoeficácia docente para apoiar o bem-estar do educando, a autoeficácia para regular as emoções e a prática de ações pró-sociais em professores. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um estudo quantitativo com alcance descritivo e correlacional, do qual participaram 229 professores da educação básica. Os resultados revelaram, por meio de análise de caminhos, que o modelo que apresenta o melhor ajuste é aquele no qual a autoeficácia para regular as emoções tem um efeito direto na autoeficácia para apoiar o bem-estar do aluno, o que, por sua vez, tem um efeito direto na prática de ações associadas ao bem-estar do estudante, e este, finalmente, tem um efeito direto na realização de condutas pró-sociais.<hr/>Abstract: The World Health Organization and the Brazilian National Common Curricular Base defend the implementation of comprehensive health in the school context, which assumes the socio-emotional well-being of the student. The role of the teacher is fundamental to this implementation. Studies indicate that among the determinants of teaching behavior are their socio-emotional characteristics and self-efficacy. This current study seeks to analyze the relationship between teacher self-efficacy to support the student's well-being, self-efficacy to regulate emotions and the practice of prosocial actions with teachers. In order to achieve this objective, a quantitative study of a descriptive and correlational scope was carried out. A total of 229 basic education teachers participated in this study. Results employing path analysis revealed that the model that presents the best fit is the one in which self-efficacy to regulate emotions has a direct effect in the self-efficacy to support student well-being, which, in turn, has a clear outcome on the practice of actions associated with the student's well-being, and this, ultimately, has a true impact on the development of pro-social behaviors.<hr/>Resumen: La Organización Mundial de la Salud y la Base Nacional Curricular Común abogan por la implementación de la salud integral en el contexto escolar, que presupone el bienestar socioemocional del estudiante. En esta implementación, el papel del docente es fundamental. Los estudios muestran que entre los determinantes de la conducta docente se encuentran las características socioemocionales y la autoeficacia. Esta investigación tiene como objetivo analizar la relación entre la autoeficacia docente para apoyar el bienestar estudiantil, la autoeficacia para regular las emociones y la práctica de acciones prosociales en los docentes. Para lograr este objetivo, se realizó un estudio cuantitativo con alcance descriptivo y correlacional, en el que participaron 229 docentes de educación básica. Los resultados revelaron, a través del análisis de rutas, que el modelo que presenta mejor ajuste es aquel en el que la autoeficacia para regular las emociones tiene un efecto directo sobre la autoeficacia para apoyar el bienestar estudiantil, lo cual, a su vez, tiene un efecto directo sobre la práctica de acciones asociadas al bienestar estudiantil, y este, finalmente, tiene un efecto directo sobre el desempeño de conductas prosociales. <![CDATA[Performance Matemática <em>Story</em> e participação computacional: análise de narrativa digital produzida por uma estudante no “MatLet”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812025000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre o processo de ensino e aprendizagem permeado pelo uso das tecnologias digitais, das artes e da construção de narrativas digitais multimodais, tendo como enfoque didático-pedagógico a Performance Matemática Digital e a ampliação dessa perspectiva por meio da proposição da Performance Matemática Stories. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que traz o recorte de um trabalho desenvolvido no âmbito da educação básica, com estudantes do 9º ano de uma escola da Rede de Ensino Municipal da cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. A partir de uma prática pedagógica que consistiu na produção de narrativas digitais, em que os estudantes comunicaram seus sentimentos e suas atitudes diante da experiência matemática em sala de aula, foi selecionada uma story digital intitulada O Mundo MatLet, investigada por meio da análise da narrativa performática e das perspectivas de aprendizagem em participação computacional. Concluiu-se que essas duas abordagens se complementam e, embora a story não explore “grandes ideias matemáticas”, outros aspectos merecem destaque do ponto de vista pedagógico-matemático, como o compartilhamento da identidade matemática do estudante, a comunicação de suas experiências matemáticas estéticas, as relações da Matemática com o cotidiano, a dimensão interdisciplinar, a criatividade, a representatividade feminina nessa área e o empoderamento da mulher negra.<hr/>Abstract: The current study presents a theoretical reflection on the teaching and learning process permeated by the use of digital technologies, art and the development of multimodal digital storytelling, with a didactic-pedagogical emphasis on Digital Mathematical Performance (DMP) and the expansion of this perspective through the proposition of the Stories Mathematics Performance (SMP). This research is qualitative in nature and brings an excerpt from a work developed within the scope of basic education alongside ninth grade students from a school in the municipal education system in the city of Rio Grande, in the state of Rio Grande do Sul. Stemming from a pedagogical practice that consisted in the creation of digital narratives, in which the students communicated their feelings and attitudes towards the mathematical experience in the classroom, a digital story entitled “The MatLet World” was selected, being analyzed through the performative narrative analysis and the learning perspectives in computational participation. We are able to conclude that these two approaches complement each other and, although storytelling does not explore “big mathematical ideas”, other aspects deserve a greater emphasis from a pedagogical-mathematical standpoint, such as sharing the student's mathematical identity, the communication of their aesthetic mathematical experiences, the relationships between mathematics and everyday life, the interdisciplinary dimension, creativity, female representation in the area and the empowerment of black women.<hr/>Resumen: Este artículo presenta una reflexión teórica sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje permeado por el uso de las tecnologías digitales, las artes y la construcción de narrativas digitales multimodales, con un enfoque didáctico-pedagógico en la Performance Matemática Digital y la ampliación de esta perspectiva a través de la Performance Matemática Stories. Se trata de una investigación cualitativa, que presenta un extracto de un trabajo desarrollado en el ámbito de la educación básica, con estudiantes de 9º año de una escuela de la Red Municipal de Educación de la ciudad de Rio Grande, en el estado de Rio Grande do Sul. A partir de una práctica pedagógica que consistió en la producción de narrativas digitales, en las que los estudiantes comunicaban sus sentimientos y actitudes frente a la experiencia matemática en el aula, se seleccionó una historia digital titulada “El Mundo MatLet”, investigada a través del análisis de la narrativa performática y las perspectivas del aprendizaje en la participación computacional. Se concluyó que estos dos enfoques se complementan y, aunque la historia no aborda “grandes ideas matemáticas”, otros aspectos merecen ser destacados desde el punto de vista pedagógico-matemático, como compartir la identidad matemática del estudiante, la comunicación de sus experiencias matemáticas estéticas, las relaciones entre las matemáticas y la vida cotidiana, la dimensión interdisciplinaria, la creatividad, la representación femenina en esta área y el empoderamiento de la mujer negra.