Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2176-668120110001&lang=pt vol. 92 num. 230 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Ensino médio no Brasil: uma análise de melhores práticas e de políticas públicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa os dados coletados na pesquisa “Melhores práticas em escolas de ensino médio no Brasil”, desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas e pelo Instituto Protagonistés, com duplo objetivo: 1) identificar os fatores responsáveis pela efetividade de 35 unidades escolares de ensino médio localizadas nos Estados do Acre, do Ceará, do Paraná e de São Paulo, notadamente os relacionados às práticas que mais se associam ao sucesso escolar de seus alunos; 2) analisar alguns aspectos das atuais políticas públicas para o ensino médio e a percepção dos atores com elas envolidos, com vista a fomentar uma análise crítica que permita discutir alguns aspectos nodais dessas políticas. O estudo quali-quantitativo revelou experiências distintas e interessantes nos diversos Estados, no entanto optou-se por apresentar neste texto as melhores práticas recorrentes e os pontos mais críticos das políticas observadas.<hr/>This article analyses the data collected through the “Best practices in high schools”, a research developed by Carlos Chagas Foundation and Protagonistes Institute. The research aimed at the identification of the factors that boosted the efectiveness of 35 high schools located in the states of Acre, Ceará, Paraná and São Paulo, in special those practices more closely related to successful performances; it also aimed at the investigation of some aspects of present public policies focused on high school education, as well as the perception of some leading actors, in order to provide a critical analysis and discuss the nodal aspects of these policies. The qualitative and quantitative study identified distinct and varied experiences in the states taken into account. However, there was an option for presenting here the best practices and the critical points of the policies observed. <![CDATA[O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ovo ou a galinha é uma referência a um dilema de causalidade que surge da conhecida expressão “O que veio antes, o ovo ou a galinha?” Temos a sensação de que estamos diante de um dilema semelhante quando discutimos a crise da profissão docente em nosso País: seria a crise das licenciaturas, em função da sua baixa procura e o número supostamente insuficiente de diplomados, que levaria a uma crise do magistério ou esta que explicaria os problemas enfrentados pelos cursos de formação docente? Neste artigo, apresentarei argumentos demonstrando que a crise da profissão docente apresenta múltiplos fatores e que existem formas de se sair desse suposto dilema.<hr/>The egg or the hen is a reference to the causality dilemma that emerges from the expression: “what comes first, the egg or the hen?” One comes across a similar dilemma concerning the crisis of the teaching profession in the country: would it be a consequence of the crisis in teacher education courses, considering the lack of demand for these courses together with the insufficient number of professionals holding a diploma, or would this be the real cause of the problems in the teacher education courses? This article presents different points of view in order to highlight the multiple factors related to the teaching profession crisis as well as some ways to avoid this dilemma. <![CDATA[Formação continuada para professores da educação básica: metodologia do currículo integrado e laboratório de vivências pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Discute a constituição dos saberes da docência, com base na realização, pela Universidade do Vale do Itajaí, localizada no Estado de Santa Catarina - Brasil, do Programa de Formação Continuada para docentes e gestores da rede municipal de Balneário Piçarras, situado no mesmo Estado, o qual teve como proposta a implementação do currículo integrado nas escolas da rede. As oficinas de Metodologia do Currículo Integrado e o Laboratório de Vivências Pedagógicas são duas das atividades focalizadas: com relação às oficinas, a partir da concepção de currículo integrado e da metodologia aplicada, são discutidos alguns dos projetos integrados desenvolvidos na rede; quanto ao Laboratório de Vivências Pedagógicas, a análise se detém em depoimentos dos professores sobre a contribuição das atividades para a sua formação.<hr/>This article discusses how teaching knowledge is developed, based on the Vale do Itajaí University (SC - Brazil) Continuing Education Program for teachers and local administrators of the Balneario Piçarras municipal education system, which focused on the integrated curriculum implementation in local schools. The Integrated Curriculum Methodology seminars and the Pedagogical Experience Laboratory are two of the focused activities: concerning the seminars, there is a discussion of the projects developed in the school system through the integrated curriculum conception and the applied methodology; while in the Pedagogical Experiences Laboratory, the analysis is based on teachers’ reports about the activities contributions to their education. <![CDATA[A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resulta de uma parceria entre pesquisadores argentinos e brasileiros, por meio da qual vem se realizando uma pesquisa conjunta focalizada na análise da produção de conhecimentos em temas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos dois países. Neste trabalho, apresentamos resultados com foco em estudos e pesquisas sobre formação de professores para a EJA na Argentina e no Brasil. Para sua realização, partimos de um estudo realizado na Argentina sobre a história da pesquisa nos temas da EJA nesse país e de estados do conhecimento publicados no Brasil. Como primeiro resultado, foi possível identificar um panorama paradoxal: por um lado, uma relativa escassez de trabalhos oriundos de pesquisas diretamente relacionadas com a formação de professores para a EJA, numa área de estudos com agendas fortemente atravessadas por essa modalidade como objeto do discurso da política educacional dos organismos nacionais e internacionais; por outro, uma história bastante longa de estudos e pesquisas sobre a formação de professores no campo da educação. A partir dessa análise, propomos uma linha de reflexão que permita pensar outros pontos de vista nas pesquisas associadas à formação de professores para a EJA.<hr/>The present work resulted from a partnership of researchers from Brazil and Argentina focused on the analysis of knowledge production concerning Youth and Adult Education in these countries. This work presents the results of studies and research about teacher education for Youth and Adult Education in Argentina and Brazil. The starting point was an Argentinean study aimed at the history of the research in this field and works published in Brazil. As a first result it identified a paradoxal overview: on one hand a relative scarcity of academic works focused on teacher education for Youth and Adult Education, in an area of study with a strong concern about Youth and Adult Education as an object present in the national and international educational policy discourse; on the other hand a large number of works focused on teacher education as a whole. This work proposes a reflection that enables other points of view associated to teacher education for Youth and Adult Education. <![CDATA[Autobiografias e formação: aproximações problemáticas no movimento pesquisa/formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Discute a apropriação das autobiografias para a formação no domínio do Movimento Pesquisa/Formação. De início, é apresentado o argumento de que o Movimento tem evidenciado a perspectiva de aproximar a pesquisa do processo de formação mediante abordagens autobiográficas, acreditando que a experiência em contar sua história a si pode conduzir os sujeitos por processos parciais de afirmação considerados formativos. Em seguida, são discutidos os problemas de apropriação relacionados à aproximação entre as autobiografias e a formação - tais como a apropriação de um tipo específico de memória, denominado aqui de memória afirmativa, a ausência de uma reflexão sobre a problemática da sinceridade no relato, ao tomar a relação pesquisador/pesquisado como uma relação escritor/leitor, a atualização do valor da experiência como fonte e possibilidade da narrativa -, assim como aqueles relacionados à consideração de apresentar a experiência existencial-formativa dessa abordagem como uma “estética da existência” foucaultiana.<hr/>This work discusses the appropriation of autobiographies to formation on the Research/ Formation Movement domain. First, we introduce the argument that this process tends to approximate the research and the formation process by means of autobiographical approaches, taking for granted that the experience of telling your story to yourself may lead to a partial affirmation process that may be considered formative. Later, we discuss the problems of appropriation that relate to the approximation between autobiographies and formation, such as: the appropriation of a specific kind of memory, called here affirmative memory; the lack of a reflection about the sincerity in reports taking the researcher/ researched relation as a writer/ reader relation; the experience value upgraded as a narrative source and possibility; as well as issues related to the fact that authors present the existential-formative experience of this approach as a foucaldian “aesthetics of existence”. <![CDATA[Pedagogia do ressentimento: o otimismo nas concepções e nas práticas de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa os conceitos “otimismo” e “pessimismo” na história do pensamento ocidental, pela perspectiva da filosofia nietzschiana. Aprofunda e descreve o “jeito trágico de ser”, associado ao “pessimismo”, e o “jeito racional de ser”, com traços otimistas. Nietzsche e Marx são apontados como ilustrações de, respectivamente, o jeito pessimista e o jeito otimista. Em seguida, analisa o processo cultural de transição de um “jeito” para outro. Entre outros conceitos nietzschianos, o autor se utiliza, sobretudo, do conceito de “ressentimento” para caracterizar a inversão de valores, mais especificamente dos valores educativos, responsável pelo surgimento e pela hegemonia do “otimismo pedagógico”, indutor de concepções e práticas de ensino complacentes, permissivas e superficiais. Sugere que esse “otimismo pedagógico” forjou o que o autor chama de “Pedagogia do Ressentimento” e, finalmente, aponta o “pessimismo pedagógico” como antídoto e estratégia de superação dessa “Pedagogia”.<hr/>The article analyses the concepts of “optimism” and “pessimism” in the occidental thinking history from a Nietzschian perspective. It describes the “tragic way of being”, associated to “pessimism”, and the “rational way of being”, with optimistic traits. Nietzsche and Marx are respectively considered examples of the “pessimistic way” and the “optimistic way”. Moreover, the article analyses the cultural process of transition from one to another way of being. The author mainly used the concept of resentment in order to characterize the inversion of values, especially the educational values, responsible for the emergence of the pedagogical optimism, which leads to conceptions and teaching practices that are compliant, permissive and superficial. In addition the article suggests that this pedagogical optimism forged what is called “Pedagogy of Resentment” and, finally, points out the pedagogical pessimism as an antidote and a strategy to overcome this “pedagogy”. <![CDATA[Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetiva verificar a apropriação da escrita por alunos do 1º ciclo tanto no que se refere ao domínio do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) quanto à capacidade de produzir textos. Participaram da pesquisa 60 alunos de uma escola. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas duas atividades diagnósticas: um ditado mudo e uma atividade de reescrita de texto. A análise dos dados revelou que a maioria dos alunos das três turmas concluiu o ano na fase alfabética de escrita, apresentando razoável domínio das correspondências grafofônicas diretas. Quanto à produção textual, as crianças do 1o ano foram as que apresentaram melhor desempenho. Esses resultados apontam para a possibilidade de os alunos se apropriarem do SEA ao mesmo tempo em que ampliam suas experiências de letramento.<hr/>This work aimed at verifying the acquisition of writing skills by first cycle students, not only concerning knowledge of the Alphabetic Writing System but also the ability to produce texts. Sixty students of the same school took part in this research. The methodological procedures included two diagnostic activities: a dictation and an activity of rewriting a text. The analysis pointed out that most of the students of the three classes considered have finished the school year in the alphabetic stage of writing with reasonable domain of the graphophonic correspondences. In relation to text production, children of the first grade had a better result. These results indicate the possibility of a simultaneous appropriation of the Alphabetic Writing System and increase of literacy experiences. <![CDATA[Recursos educacionais apropriados para recuperação lúdica do processo de letramento emergente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Trata-se de investigação para discutir os recursos educacionais necessários para o desenvolvimento do letramento emergente e do processo de alfabetização de crianças de 6 anos no ensino fundamental de 9 anos. A pesquisa, realizada na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, teve foco direcionado a atividades de oralidade e leitura, pois considera-se que o ponto-chave da alfabetização é o aprender a ler. Conta com o aporte das neurociências para discutir a aprendizagem e, como resultados dessa investigação, são apresentados recursos apropriados que podem viabilizar um percurso lúdico e eficaz na aprendizagem de leitura e escrita por crianças.<hr/>The main purpose of the present article is to highlight the importance of the educational resources to optimize the emerging literacy and the alphabetization process, the relevance to focus on orality and on reading in the beginning of elementary school, as well as the necessity to overcome obstacles that interfere with teachers’ motivation and performance. This study results both from an ethnographic research, which became an action- research, developed at the Teacher Practice School of the Education Faculty of São Paulo University (USP) and from some visits to schools in Portugal and France. It also takes into account some investigation based on the teacher training supervision in public schools in São Paulo. As a result of these investigations, the study presents appropriate resources in order to enable a ludic and effective way to develop children`s reading and writing skills. <![CDATA[Delimitação de atribuições educacionais: sistemas de ensino e competência constitucional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 desejou o estabelecimento de um pacto federativo cooperativo e integrador, para conceder autonomia às entidades federadas, acercando a administração pública dos cidadãos em suas regiões e localidades. No âmbito educacional brasileiro, a repartição de competências materiais demonstra atribuições concorrentes e descentralizadoras, objetivando uma cooperação recíproca entre os entes federados, cada qual em sua área específica de execução. Este artigo é teórico-documental, mais precisamente jurídico-propositivo. Pode-se concluir que a realidade demonstra, sem sombra de dúvida, as melhores condições dos órgãos do sistema federal de ensino em avaliar as instituições de ensino superior, privadas e públicas, federais, estaduais ou municipais, o que enseja alteração legislativa.<hr/>The Brazilian Federal Constitution (1988) introduced an integrative and cooperative federative pact to give more autonomy to the federated entities and to approximate citizens and the local public administration. In Brazilian education, the division of material competencies shows that there are decentralized and parallel attributions that aim at the cooperation of the entities of federation, each one in a specific area of execution. This article is a theoretical-documentary work, more precisely a juridical-propositive work. One can conclude that reality provides the best conditions for the federal education system to assess higher education institutions, private and public, federal, state or municipal, what urges legal changes. <![CDATA[Psicanálise aplicada ao estudo do cotidiano escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetiva realizar uma reflexão crítica acerca das possíveis contribuições que o conceito de psicanálise aplicada pode oferecer para descrição e exame do cotidiano escolar. Apresenta algumas de suas definições e empregos ao longo da história do movimento psicanalítico, além de nossa própria compreensão do termo, evidenciando a viabilidade de um método psicanalítico de investigação das formas de enlaçamento social no contexto educacional. Procura articular os aspectos metodológicos e operatórios do conceito, principalmente a partir de escritos de Freud, a textos que refletem sobre a produção científica no âmbito da educação, especialmente os publicados por José Mário Pires Azanha. Conclui que a partir do conceito de psicanálise aplicada é possível compreender os elementos que tornam particulares as interações entre os agentes escolares, em suas atividades cotidianas, em relação aos seus funcionamentos psíquicos.<hr/>The present work aims at a critical reflection about the contributions that the applied psychoanalysis concept can bring to describe and assess the everyday school life. The text introduces some definitions and usages in the history of the psychoanalytic movement, as well as the authors’ own comprehension, highlighting that it is viable to apply a psychoanalytical method of investigation to the educational context. The article seeks to link the methodological and the operational aspects of the concept, especially concerning Freud studies, to texts that aimed at the scientific production in the educational area, especially the ones published by Azanha. It concludes that the applied psychoanalysis concept can make it possible to understand which elements lead to particular interactions of the school agents in their daily activities, according to how their minds work. <![CDATA[Cartas a professor@s: escrita epistolar e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetiva realizar uma reflexão crítica acerca das possíveis contribuições que o conceito de psicanálise aplicada pode oferecer para descrição e exame do cotidiano escolar. Apresenta algumas de suas definições e empregos ao longo da história do movimento psicanalítico, além de nossa própria compreensão do termo, evidenciando a viabilidade de um método psicanalítico de investigação das formas de enlaçamento social no contexto educacional. Procura articular os aspectos metodológicos e operatórios do conceito, principalmente a partir de escritos de Freud, a textos que refletem sobre a produção científica no âmbito da educação, especialmente os publicados por José Mário Pires Azanha. Conclui que a partir do conceito de psicanálise aplicada é possível compreender os elementos que tornam particulares as interações entre os agentes escolares, em suas atividades cotidianas, em relação aos seus funcionamentos psíquicos.<hr/>The present work aims at a critical reflection about the contributions that the applied psychoanalysis concept can bring to describe and assess the everyday school life. The text introduces some definitions and usages in the history of the psychoanalytic movement, as well as the authors’ own comprehension, highlighting that it is viable to apply a psychoanalytical method of investigation to the educational context. The article seeks to link the methodological and the operational aspects of the concept, especially concerning Freud studies, to texts that aimed at the scientific production in the educational area, especially the ones published by Azanha. It concludes that the applied psychoanalysis concept can make it possible to understand which elements lead to particular interactions of the school agents in their daily activities, according to how their minds work.