Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2176-668120110003&lang=pt vol. 92 num. 232 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Por um olhar democrático às ações afirmativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Discute as ações afirmativas como um meio de que o Estado dispõe para atenuar as desigualdades e os privilégios de alguns indivíduos em relação a outros, como os afrodescendentes. As ações afirmativas se apresentam como instrumentos de estabilização, ainda que provisórios, garantindo a inclusão da parcela vulnerável. Analisa as estatísticas que atribuem ao cidadão negro os piores índices de salário, saúde, educação e saneamento básico, entre outros, quando comparado ao cidadão branco, e indica as medidas a serem tomadas pelo Estado para promover a cidadania dos que dela carecem. Conclui que não se trata de alocar, sem critérios e por um sentimento leigo de justiça, os negros em setores ocupados por brancos, mas de utilizar critérios legítimos de ingresso, com o fito de diminuir as desigualdades e promover uma concepção plural e radical de democracia.<hr/>The present article discusses the affirmative policies as a way to reduce the inequalities and the privileges of some individuals in relation to others, as for example the black citizens. The affirmative actions are shown as a stabilizing instrument by guaranteeing the inclusion of the vulnerable people even if it is temporary sometimes. The study analyzes the data that attributes the worst indexes of health, education, wealth and basic sanitation to the black citizens in comparison to the white ones. Moreover, the analysis indicates some possible ways to promote citizenship through State initiative. It concludes that it is not only a question of reallocate black people to places usually occupied by white people but also the necessity to create a legitimate access criterion in order to promote a plural and radical democracy concept. <![CDATA[Educação e imaginário intercultural: recomposição do papel da sociedade civil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa, com referência às sociedades europeias, a diversificação cultural dos cenários sociais pós-coloniais e a urgente necessidade de vincular a educação, nesses contextos, a um imaginário social mais conforme a lógica inclusiva da democracia. O imaginário intercultural é visto como o novo rosto daquele imaginário e pressupõe, como condição de materialização, ampla e profunda recomposição do papel educativo da sociedade civil, como concluímos no texto.<hr/>This work analyzes the cultural diversification of the social post-colonial scenarios and the urgency to link education to a social imaginary in accordance to the inclusive democratic logic. The intercultural imaginary is seen as a new face of the previous one and establishes as materialization condition the wide recomposition of the civil society educational role. <![CDATA[Políticas de ações afirmativas e pobreza no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Questiona as políticas de ações afirmativas por cotas para ingresso no ensino superior e debate a questão social, considerando nossa formação como povo e as condições de desenvolvimento do País. Aborda a origem do problema a partir da história da colonização brasileira e analisa a situação da pobreza e as condições de exclusão do pobre diante dos direitos sociais, especialmente o direito à educação de qualidade, independentemente de raça ou gênero. Por fim, analisa a escola básica e seus resultados, evidenciando a educação básica de qualidade como verdadeira ação afirmativa.<hr/>The present work analyzes the affirmative actions regarding quotas, which enable access to high education, as well as it discusses the social question considering the formation and development model of Brazil. Through the Brazilian colonization history the article identifies the origin of the question and analyzes the poverty and exclusion conditions concerning the social rights, especially the right to education to any children not considering racial and genre aspects. Finally, it analyzes the basic education school and its results highlighting the basic education quality as a truly affirmative action. <![CDATA[As propostas de políticas/ações afirmativas das universidades públicas e as políticas/ações de permanência nos ordenamentos legais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Aborda os aspectos legais do processo de implantação das políticas/ ações afirmativas nas universidades federais. Para tanto, revisita as discussões favoráveis às ações afirmativas em Carvalho (2003), Gomes (2005) e Munanga (2003) e as que as criticam, em Maggie e Fry (2002), Maio e Santos (2007), entre outros. Busca, mediante a análise documental, entender como as políticas/ações afirmativas funcionam e que trato é dado às políticas de assistência/permanência. As análises efetuadas evidenciaram a implantação de diferentes políticas/ações afirmativas no que diz respeito ao ingresso dos jovens pobres negros e brancos. Contudo, os dados mostraram que as políticas de assistência/permanência só figuram como prioridade em um conjunto restrito de ordenamentos, em função dos custos econômicos necessários para sua implantação.<hr/>The study focused on the legal aspects of the federal universities affirmative policies implementation. In this sense, it revises the work of Carvalho (2003), Gomes (2005) and Munanga (2003) as well as some critics in the work of Maggie and Fry (2002), Maio and Santos (2007) and others. It aims at the understanding of the permanence policies/actions process through documental analysis. The analysis pointed out some differences concerning poor black youths and whites’ access to higher education. However, the data analysis showed that these policies just appear as a priority in some legal systems as they suffer economical restraints to their implementation. <![CDATA[Políticas afirmativas para a inclusão do surdo no ensino superior: algumas reflexões sobre o acesso, a permanência e a cultura universitária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Discute as políticas e as ações afirmativas para a inclusão de pessoas surdas no ensino superior no Estado de Mato Grosso do Sul. Problematiza, no contexto da educação inclusiva, as condições de acesso e de permanência do acadêmico surdo nos níveis mais elevados de ensino. Fundamenta-se na análise de documentos normativos, em pesquisas realizadas no período de 2006 a 2010 e nas reflexões socioanalíticas sobre o registro de experiências para a implementação das propostas do Projeto Incluir na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Os resultados revelam melhorias nas condições de acesso e de permanência dos acadêmicos surdos no ensino superior e a transformação da cultura universitária mediante as ações afirmativas adotadas em todas as unidades de ensino da instituição.<hr/>The article discusses the affirmative policies to the inclusion of the deaf in the higher education in Mato Grosso do Sul state. It analyzes the higher education access and permanence conditions concerning the inclusion of the deaf. The study was based in documental analysis and researches that were carried out from 2006 to 2010 as well as in some socio-analytical reflections about the experiences for the implementation of the proposals of Incluir in the higher education in the Federal University of Dourados. The results not only showed a gain in the deaf students’ access and permanence conditions but also to a change in the university culture as a result of the affirmative actions adopted by the institution. <![CDATA[Universidade e movimentos sociais no Brasil: uma experiência de ação afirmativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta e discute a experiência de um curso de Agronomia voltado para assentados da reforma agrária no Estado de São Paulo, enquanto “ação afirmativa”, em desenvolvimento pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Sorocaba. Expõe os principais aspectos teórico- metodológicos que orientaram a elaboração da proposta do curso, focada na agricultura familiar, a partir de um paradigma de produção sustentável, que preserva o meio ambiente. Destaca a participação dos movimentos sociais do campo na discussão e implementação do curso e relata alguns impactos deste. Considera o curso um indicador de que a universidade pública gratuita e de qualidade pode atender às camadas mais baixas da população, em vez de se limitar às camadas média e alta, como vem ocorrendo historicamente no Brasil.<hr/>This article presents and discusses an agronomy course focused on agrarian reform developed by São Carlos Federal University (UFSCar) in São Paulo state. The paper shows the main theoretical and methodological aspects that guided the course focused on familiar agriculture from sustainable production paradigm that preserves the environment. It highlights the countryside social movements, the course implementation and some results. The analysis considers this experience as an indicator that the public university can serve the grassroots classes instead of upper-middleclass as it occurs in Brazil. <![CDATA[Ações afirmativas: o critério racial e a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa o Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e as mudanças efetivadas a partir da criação de programas de apoio a sua permanência. Utiliza observações e registros de campo. Justifica-se pela efervescência que as políticas afirmativas provocaram na Universidade e pelo envolvimento dos autores no planejamento e nas ações do Programa. Com base nos dados disponibilizados pela Universidade e nas interpretações realizadas, diagnostica-se o aumento do ingresso de estudantes negros de escola pública, a subutilização de cotas raciais, o aumento de ações que visam à permanência e a falta de diálogo interétnico.<hr/>The study analyzes the Rio Grande do Sul Federal University Affirmative Actions Program and the changes since the creation of access and permanence programs. It utilizes observation and camp registers. This is justified by the impact of the affirmative policies in the University as well as the authors’ participation in the planning of the Program. Based on data analysis, it was diagnosed the rise of the public school black students access , the racial quotas subutilization, an increase of permanence actions and lack of interethnic dialogue. <![CDATA[O Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima: trajetória das políticas para a educação superior indígena]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta a trajetória das políticas para a educação superior em atenção aos povos e comunidades indígenas de Roraima no âmbito da Universidade Federal de Roraima (UFRR), mostrando de que forma se dá o acesso e como se realizam as atividades didático-pedagógicas dos cursos de Licenciatura Intercultural e Gestão Territorial Indígena. Destaca ainda as parcerias, a manutenção dos cursos específicos, o acompanhamento dos estudantes indígenas nos demais cursos de graduação da Universidade e, também, os novos desafios para a implementação de cursos de pós-graduação lato sensu e strictu sensu, visando atender às demandas de indígenas egressos das graduações que almejam a continuidade da formação e da capacitação em nível de pós-graduação.<hr/>This article presents the Roraima Federal University higher education indigenous policies focusing on access and didactics concerning the indigenous population. Moreover, it highlights the partnerships, the maintanance of the specific formation courses and the monitoring of the indigenous students in other higher education courses at this University. Other aspects considered are the challenges to the post-graduate course implementation in other to offer to former indigenous students the possibility to continue their studies in a post-graduate level. <![CDATA[Juventudes populares em um pré-vestibular: a construção coletiva de expectativas e campos de possibilidades educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta as narrativas de estudantes oriundos das camadas populares sobre suas expectativas de inclusão no ensino superior. A metodologia utilizada mescla observações etnográficas, entrevistas e aplicação de questionários. A pesquisa foi realizada durante o único pré-vestibular popular da cidade de Petrópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 46 estudantes da turma de ingressantes de 2008 responderam ao questionário, composto por questões abertas, sobre as justificativas deles para a opção por aquele pré-vestibular popular e as representações sobre as profissões escolhidas. São discutidos, então, a construção coletiva de expectativas, os campos de possibilidades educacionais mapeadas durante as observações realizadas e a análise das narrativas presentes nos questionários.<hr/>The article presents the narratives of students from the lower classes about their expectations of inclusion in higher education. The methodology used blends ethnographic observations, interviews and questionnaires. The investigation was conducted in the only popular “pré-vestibular” of the city of Petropolis, mountain region of the State of Rio de Janeiro. In all, 46 students from the beginner class of 2008 answered the questionnaire, consisting of open questions which sought to understand, among other topics, the justifications for the choice of that popular “pré-vestibular” and the representations of the chosen professions. Here, we discuss the collective construction of expectations and possibilities of educational fields mapped during the observations and analysis of the narratives presented in these questionnaires. <![CDATA[Gestão da educação escolar indígena diferenciada: contradições, limites e possibilidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Aborda o processo de implementação das políticas de educação indígena no Brasil nas últimas décadas e discute as contradições que emergem do encontro de duas lógicas sociais antagônicas: a que afirma a organização social das comunidades indígenas alicerçada sobre os princípios da reciprocidade e da solidariedade e a lógica burocrática que orienta as ações do Ministério da Educação (MEC) e das secretarias de Educação nos âmbitos estadual e municipal. Essas contradições colocam novos desafios para as comunidades indígenas em vários níveis e dimensões. Sendo pesquisa em andamento, limita-se a problematizar aspectos centrais a partir da literatura sobre a temática e de observações de pesquisa de campo realizada na aldeia Krucutu, em Parelheiros-SP, no primeiro semestre de 2009.<hr/>The present study focused on the indigenous education policies implementation during the last decades in Brazil and it discusses the emerging contradictions from the meeting of two antagonistic social logics: the first presents the indigenous communities social organization based on the principles of solidarity and reciprocity; the second the bureaucratic logic that guides the actions of the Ministry of Education and the Education Secretaries in state and municipal levels. These contradictions imply some new challenges to the indigenous communities in several levels and dimensions. As it is an unfinished research, the article just presents central aspects according to the literature and some field observations in the Krucutu village in Parelheiros-SP during the first semester of 2009. <![CDATA[Cultura e resistência: a criação do popular e o popular como criação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Reflete sobre as inquietações do contexto contemporâneo, o esvaziamento das grandes narrativas e a fragilidade das utopias que ancoram as lutas e os movimentos sociais, para pensar o sentido da resistência. A análise é conduzida pela noção de cultura popular como campo que reflete as contradições do nosso tempo. Podemos ainda falar em cultura popular? Certamente, pois, diante da morte das utopias, mas também de sujeitos concretos e dos sonhos que são sua existência, é necessário pensar o popular como tradutor de um movimento criativo de resistência que ressignifica a vida.<hr/>This paper proposes a reflection about the contemporary context uneasiness, the undermining of the great narratives and the utopia fragility that maintain the social movements to think the meaning of the resistance. The analysis is conducted by the popular culture notion as place of nowadays contradictions. Is it still possible to consider a popular culture? Certainly, beyond the death of the utopias as well as concrete subjects and dreams that are their existence, it is necessary to think the popular culture as a translator of the creative resistance movement that ressignifies life. <![CDATA[A universidade na sua constituição: criação, reformas e implicações político-epistemológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Revisa e apresenta o resultado de estudo bibliográfico sobre os aspectos históricos, políticos e epistemológicos que motivaram a criação, as reformas e o modo de atuação das universidades brasileiras. Aponta aspectos históricos que ajudam a entender a atitude do Estado brasileiro em adotar uma posição de avaliador depois da LDB. Reflete sobre a trajetória da universidade brasileira e diz que houve ações que marcaram o atual ensino superior em nosso País. Conclui que a universidade é uma instituição social não acabada, que continua sendo ressignificada em cada tempo e contexto, tendo em vista os atores sociais, as bases epistemológicas e os condicionantes culturais, políticos e econômicos que a produzem.<hr/>This study reviews the results of a bibliographic study concerning the historical, political and epistemological aspects that motivated the creation, the reforms and the Brazilian universities actuation. It shows historical aspects that enable the understanding of the Brazilian state attitude towards the adoption of an evaluator position after the National Educational Bases and Guidelines Law. There is a reflection concerning the Brazilian university pathway and an indication that there were actions that affected the present higher education system in Brazil. It concludes that a university is a social institution that has not come to an end, it is being resignified according to times and contexts, taking into account social actors, epistemological bases and cultural, political and economical conditions. <![CDATA[Textbooks in the history of education: notas para pensar as narrativas de Paul Monroe, Stephen Duggan e Afranio Peixoto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa dois textbooks norte-americanos: A brief course in the history of education (1907), de Paul Monroe, e A student´s texbook in the history of education (1916), de Stephen Pierce Duggan, para realizar aproximações e distanciamentos entre a estrutura e os princípios orientadores desses livros (finalidades, utilidades, funções da História) e as características do livro Noções de História da Educação (1933), de Afranio Peixoto, que afirmara ter se “inspirado” em Monroe e Duggan para redigir o manual destinado à formação das professoras. O exame das homologias e das diferenças dessas três experiências de escrita contribui para pensar a constituição de uma determinada tradição historiográfica, interessada em realçar certo padrão narrativo a ser configurado como modelo de ensino e de História da Educação.<hr/>The article analyzes two american textbooks: A brief course in the history of education (1907) by Paul Monroe and A student’s textbook in the history of education (1916) by Stephen Pierce Duggan in order to identify similarities and differences among the structure and the guiding principles of the book Noções de História da Educação (1933) by Afranio Peixoto who claims that he was inspired by these previous works to produce the guide to teachers education. The analysis of the homology and the differences among the three experiences contribute to the constitution of a specific historiography tradition, interested in highlight a narrative pattern to be configured as a model to the history of education teaching. <![CDATA[O ensino de estatística na educação básica com foco na interdisciplinaridade: um estudo comparativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Compara e discute os ganhos de aprendizagem de três grupos de alunos da 1ª série do ensino médio que tiveram contato com conceitos elementares de estatística, a partir das aulas de Matemática (GM), Geografia (GG) e Matemática aplicada de forma interdisciplinar (GI). O estudo, realizado em uma escola pública de São Paulo, teve três etapas: duas diagnósticas (pré e pós-testes) e uma de intervenção de ensino (diferentes em cada grupo e realizadas por professores distintos). Os aportes teóricos foram o Registro de Representação (Duval, 1995) e a classificação da leitura de dados em tabelas (Wainer, 1992) e gráficos (Curcio, 1989). Os resultados mostraram que os três grupos tiveram ganhos, porém os alunos do GI apresentaram desempenho significativamente superior ao dos demais grupos, indicando que o ensino de estatística pautado na interdisciplinaridade foi o mais eficaz para a aquisição de conhecimento dos elementos estatísticos.<hr/>The present study compares and discusses the learning gains among three groups of students from the 9th grade who had contact with some statistics elementary concepts through Math, Geography and applied Math classes. It was carried out in a public school in São Paulo and had three phases: two diagnostic phases (pre and post tests) and a learning intervention (different in each group and with distinct teachers). The theoretical approach was the registrations representation (Duval,1995), the data reading (Wainer,1992) and graphics (Curcio,1989). The results showed gains in the three groups, however, the applied math students had a superior gain in comparison to the other groups what is an indicator that statistics education based on interdisciplinarity is more effective to the acquisition of statistical elements. <![CDATA[Ruptura e efeitos do contrato didático numa aula de resolução de problemas algébricos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Investiga as relações entre contrato didático e metacognição na resolução de problemas algébricos, numa classe de 8º ano do ensino fundamental. Evidencia e reflete sobre as rupturas e os efeitos produzidos na negociação do contrato, conforme Guy Brousseau, no âmbito da didática da matemática, analisando sua natureza, as implicações no processo de ensino-aprendizagem, como eles interferem na resolução de problemas algébricos pelos alunos e como influenciam a negociação do contrato e da gestão da relação didática pelo professor.<hr/>The study investigates the relations between didactic contract and metacognition in the algebra problem solving in an 8th grade class of an elementary school. It shows and reflects about the ruptures and the produced effects in the contract negotiation according to Guy Brouseeau, concerning didactics and Math, analyzing its nature, the learning process implications and their interference in the students algebra problem solving as well as in the management of the didactic relation by the teacher. <![CDATA[A condição de estudante: a entrada na vida universitária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Investiga as relações entre contrato didático e metacognição na resolução de problemas algébricos, numa classe de 8º ano do ensino fundamental. Evidencia e reflete sobre as rupturas e os efeitos produzidos na negociação do contrato, conforme Guy Brousseau, no âmbito da didática da matemática, analisando sua natureza, as implicações no processo de ensino-aprendizagem, como eles interferem na resolução de problemas algébricos pelos alunos e como influenciam a negociação do contrato e da gestão da relação didática pelo professor.<hr/>The study investigates the relations between didactic contract and metacognition in the algebra problem solving in an 8th grade class of an elementary school. It shows and reflects about the ruptures and the produced effects in the contract negotiation according to Guy Brouseeau, concerning didactics and Math, analyzing its nature, the learning process implications and their interference in the students algebra problem solving as well as in the management of the didactic relation by the teacher. <![CDATA[Mitos, projetos e práticas políticas: memória e historiografia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812011000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Investiga as relações entre contrato didático e metacognição na resolução de problemas algébricos, numa classe de 8º ano do ensino fundamental. Evidencia e reflete sobre as rupturas e os efeitos produzidos na negociação do contrato, conforme Guy Brousseau, no âmbito da didática da matemática, analisando sua natureza, as implicações no processo de ensino-aprendizagem, como eles interferem na resolução de problemas algébricos pelos alunos e como influenciam a negociação do contrato e da gestão da relação didática pelo professor.<hr/>The study investigates the relations between didactic contract and metacognition in the algebra problem solving in an 8th grade class of an elementary school. It shows and reflects about the ruptures and the produced effects in the contract negotiation according to Guy Brouseeau, concerning didactics and Math, analyzing its nature, the learning process implications and their interference in the students algebra problem solving as well as in the management of the didactic relation by the teacher.