Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2176-668120240001&lang=pt vol. 105 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[RBEP: 80 anos de contribuição para a educação pública e democrática, a produção científica independente e o impacto social da pesquisa educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Base Nacional Comum Curricular: impacto sobre a cultura profissional e a forma escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação infantil e no ensino fundamental é certamente uma das mais importantes novidades da política educacional brasileira. A motivação da BNCC está associada ao enfrentamento de aspectos crônicos da desigualdade escolar, por meio da delimitação de um conjunto de competências e habilidades capazes de lastrear a organização de currículos e de políticas curriculares orientadas para a valorização da centralidade do estudante e de seu direito à aprendizagem. O artigo pretende analisar empiricamente a incidência da BNCC sobre a cultura profissional, em especial a dos professores, bem como sobre a forma escolar. Para tanto, parte de um diálogo entre a sociologia da educação e a literatura especializada em políticas públicas, explorando questões relacionadas às teorias da resistência à mudança. O estudo mobiliza inédita pesquisa, realizada em escala nacional, com 48 mil profissionais e cerca de 35 mil estudantes de 5º e 9º anos das redes públicas. Apesar de a análise dos dados apontar para uma recepção positiva da BNCC por parte dos profissionais da educação, o padrão de respostas dos estudantes sugere níveis mais profundos de resistência, o que remete ao caráter tendencialmente inercial da forma escolar.<hr/>Abstract: The National Common Curriculum Base (BNCC) in early childhood and primary education is certainly one of the most important innovations in Brazilian educational policy. Its motivation is associated with tackling chronic aspects of school inequality, through the delimitation of a set of skills and abilities capable of upholding the organization of curricula and curriculum policies aimed at valuing the centrality of students and their right to learning. This study intends to empirically analyze the impact of the BNCC on professional culture, in particular of teachers, as well as on school structuring. In this sense, it stems from a dialogue between the sociology of education and the literature specialized in public policy, exploring issues related to theories of resistance to change. The study mobilizes unprecedented research, carried out on a national scale, with 48,000 professionals and nearly 35,000 5th and 9th grade students from public schools. Despite data analysis pointing to a positive reception of the BNCC by education professionals, the students' response pattern suggests deeper levels of resistance, which refers to a trending inertial character of the school framework.<hr/>Resumen: La Base Nacional Curricular Común (BNCC) en la educación infantil y educación primaria es, sin duda, una de las innovaciones más importantes de la política educativa brasileña. La motivación está asociada al abordaje de aspectos crónicos de la desigualdad escolar, a través de la delimitación de un conjunto de competencias y habilidades capaces de ampliar la organización de currículos y políticas curriculares tendientes a valorar la centralidad del estudiante y su derecho a aprender. El artículo pretende analizar empíricamente el impacto de la BNCC en la cultura profesional, especialmente de los profesores, así como en la forma escolar. Para ello, parte de un diálogo entre la sociología de la educación y la literatura especializada en políticas públicas, explorando cuestiones relacionadas con las teorías de la resistencia al cambio. El estudio moviliza una investigación inédita, realizada a escala nacional, con 48.000 profesionales y cerca de 35.000 estudiantes de 5º y 9º grados de escuelas públicas. Aunque el análisis de los datos apunta a una recepción positiva de la BNCC por parte de los profesionales de la educación, el patrón de respuestas de los estudiantes sugiere niveles más profundos de resistencia, lo que se refiere al carácter tendencialmente inercial de la forma escolar. <![CDATA[Adaptação transcultural do <em>Learning Object Review Instrument</em> para o uso no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Objetos de aprendizagem são materiais destinados a facilitar a aprendizagem; sendo assim, avaliar sua eficácia é essencial para garantir a qualidade deles. Este artigo objetivou realizar a tradução e adaptação transcultural do Learning Object Review Instrument (Lori), para o uso no Brasil. Realizou-se estudo metodológico, transversal, de adaptação transcultural. A primeira etapa consistiu em tradução, retrotradução e submissão a Comitê de Especialistas bilíngue, sendo analisada a equivalência semântica, idiomática, cultural e conceitual. A segunda etapa abarcou um pré-teste com professores que utilizam objetos de aprendizagem. O perfil dos participantes foi resumido em frequência absoluta e relativa e medidas de tendência central e dispersão. A análise da clareza e da adequação cultural foi feita mediante frequência absoluta e relativa e teste U de Mann-Whitney para diferenças entre grupos. Participaram da investigação 34 professores, com média de idade de 41,9 (DP = 10,2) anos; 14 (41,2%) do sexo masculino e 20 (58,8%) do sexo feminino; com mediana de tempo de atuação de 9,0 (IIQ = 10,0) anos; 47,1% possuíam doutorado; 47,1% atuavam em Ciências da Saúde; e 61,7% trabalhavam na rede privada de ensino. Os elementos do Lori foram, em sua maioria, considerados claros. Dois itens não alcançaram 80% de clareza: “qualidade de conteúdo” e “feedback e adaptação”. Concluiu-se que o instrumento apresentou índice de validade de conteúdo para avaliar objetos de aprendizagem.<hr/>Abstract: Learning objects are materials intended to facilitate learning, therefore evaluating their effectiveness is crucial to ensure their quality. The main purpose of this study is to translate and cross-culturally adapt the Learning Object Review Instrument (LORI) for its use in Brazil. A methodological, cross-sectional study of cross-cultural adaptation was carried out. The first stage consisted of a translation, back translation and its submission to a bilingual committee of specialists, in which semantic, idiomatic, cultural and conceptual equivalence were analyzed. The second stage comprised of a pre-test with teachers who employ learning objects. Participant profiles were summarized in absolute and relative attendance and measures of central tendency and dispersion. Clarity and cultural adequacy were analyzed through absolute and relative attendance, while Mann-Whitney U tests were used in discrepancies between groups. Of the 34 participating teachers, 14 (41.2%) were male and 18 (58.8%) were female, averaging 41.9 years old (SD = 10.2). For those with an average working time of 9.0 years (IIQ = 10.0), 47.1% had a doctoral degree, 47.1% were employed in Health Sciences, and 61.7% worked in the private education sector. Most of the LORI aspects were considered clear. Only two items did not reach 80% clarity, namely “content quality” and “feedback and adaptation”. In conclusion, the instrument displayed a content validity index to assess learning objects.<hr/>Resumen: Los objetos de aprendizaje son materiales destinados a facilitar el aprendizaje, por lo tanto, evaluar su eficacia es fundamental para asegurar su calidad. El objetivo de este artículo fue traducir y adaptar transculturalmente el Learning Object Review Instrument (Lori) para su uso en Brasil. Se llevó a cabo un estudio metodológico, transversal, de adaptación transcultural. La primera etapa consistió en la traducción, retrotraducción y presentación a un Comité de Expertos bilingüe, analizándose la equivalencia semántica, idiomática, cultural y conceptual. La segunda etapa consistió en un pre-test con profesores que utilizan objetos de aprendizaje. El perfil de los participantes se resumió en frecuencias absoluta y relativa y medidas de tendencia central y dispersión. La claridad y la adecuación cultural fueron hechas mediante frecuencias absoluta y relativa y prueba U de Mann-Whitney para las diferencias entre grupos. Treinta y cuatro profesores participaran en la investigación, con una edad media de 41,9 (DE = 10,2) años, 14 (41,2 %) hombres y 18 (58,8 %) mujeres; con una mediana de tiempo de trabajo de 9,0 (IIQ = 10,0) años; el 47,1 % tenían un doctorado; el 47,1 % trabajaban en Ciencias de la Salud y el 61,7% en las escuelas privadas. La mayoría de los elementos de Lori se consideraron esclarecidos. Dos ítems no alcanzaron el 80 % de claridad, a saber: “calidad del contenido” y “feedback y adaptación”. Se concluyó que el instrumento presentaba un índice de validez de contenido para evaluar objetos de aprendizaje. <![CDATA[A invisibilidade de professores supervisores da educação básica: estudo sobre um subprojeto de Química do Pibid]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo decorre de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo avaliar de que modo a atuação de professores supervisores se caracteriza na coformação dos bolsistas de iniciação à docência. Para a consecução do objetivo, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário de caracterização e entrevista reflexiva com os participantes. Após a análise da transcrição de áudio, os dados foram agrupados em categorias propostas a posteriori: 1) Domínio do Modelo Topológico de Ensino (MTE); 2) O(A) professor(a) supervisor(a) como coformador(a); e 3) Condicionantes de apoio e suporte. Os resultados apontaram que, durante o desenvolvimento das atividades no subprojeto, a atuação dos professores supervisores de Química não foi efetivamente pautada na coformação dos bolsistas de iniciação à docência. Avaliou-se que o próprio desenho do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência não fornece elementos suficientes que possam contribuir para orientar as instituições de ensino superior participantes a constituírem o professor da educação básica em supervisor, na perspectiva da coformação dos licenciandos. Isso ocorre porque, no atual formato, o Programa não determina ou explicita, em seus documentos oficiais, as atribuições específicas dos professores que atuam como supervisores nem as responsabilidades das instituições de ensino superior para a preparação desses profissionais como coformadores.<hr/>Abstract: This study, stemming from a broader PhD research, seeks to assess how the performance of supervising teachers is characterized in the co-training of scholarship holders for teaching initiation. To achieve this purpose, a qualitative case study was carried out, while data were collected by the following instruments: a characterization questionnaire and reflective interviews with the participants. After analyzing the audio transcription, data were grouped into categories proposed a posteriori, namely: 1) Proficiency in the Topological Model of Teaching; 2) The supervising teachers as co-educators; and 3) Conditions of support and assistance. The results revealed that during the development of activities in the subproject, the performance of the chemistry supervising teachers was not effectively based on the co-training of the scholarship holders for teaching initiation. It was assessed that Pibid's own design does not provide sufficient elements that could contribute to guide higher education institutions to establish basic education teachers as supervisors, grounded on the perspective of co-training of graduates. This is due to, in the current format, Pibid not determining or explicitly stating in its official documents specific assignments for the teachers acting as supervisors, nor the responsibilities of higher education institutions in preparing these professionals as co-educators.<hr/>Resumen: Este artículo es resultado de una investigación doctoral, cuyo objetivo es evaluar cómo se caracteriza la actuación de los profesores supervisores en la co-formación de los becarios que inician a la docencia. Para lograr el objetivo, se decidió realizar una investigación cualitativa del tipo estudio de caso. Los instrumentos de recolección de datos fueron: cuestionario de caracterización y entrevista reflexiva a los participantes. Después del análisis de la transcripción del audio, los datos fueron agrupados en categorías propuestas: 1) Dominio del Modelo de Enseñanza Topológica; 2)El/La profesor/a supervisor/a como co-formador/a y; 3) Condicionantes de apoyo y soporte. Los resultados mostraron que, durante el desarrollo de las actividades del subproyecto, el desempeño de los profesores supervisores de Química no estuvo efectivamente guiado por la co-formación de los becarios para iniciar la docencia. Se evaluó que el diseño del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia en sí no ofrece elementos suficientes que puedan contribuir a orientar a las instituciones de educación superior participantes a constituir al profesor de educación básica como supervisor, desde la perspectiva de la co-formación de los licenciados. Esto se debe a que, en su formato actual, el Programa no determina ni esclarece en sus documentos oficiales las funciones específicas para los profesores que actúan como supervisores, ni las responsabilidades de las instituciones de educación superior en la preparación de estos profesionales como co-formadores. <![CDATA[Exercícios de leitura pessoal em livros escolares do Brasil e de Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo analisa a frequência e o modo como a leitura pessoal é trabalhada no eixo literário de livros escolares do Brasil e de Portugal. O corpus foi constituído por 73 exercícios de compreensão textual pertencentes a dois manuais de Português do 4º ano da escolaridade básica, sendo um exemplar de cada país. A análise, fundamentada na técnica de análise de conteúdo, foi composta pelas etapas de mapeamento e de categorização das amostras, e seus resultados foram discutidos quantitativa e qualitativamente. Os resultados apontam que são pouco frequentes exercícios que solicitam a expressão da subjetividade. Em ambos os casos, são preponderantes atividades de viés pessoal centradas no gosto, na concordância/discordância e na emissão de opinião, sendo raramente propostas questões sobre a identificação/não identificação com o texto. O maior ponto de divergência entre o manual brasileiro e o português diz respeito ao lugar ocupado pelas perguntas pessoais na sequência didática, o que suscitou reflexões sobre as implicações de se promover a expressão da subjetividade antes e/ou após a leitura.<hr/>Abstract: The study analyzes the incidence and the manner in which personal reading is covered by the literature sections of textbooks from Brazil and Portugal. The corpus consisted of 73 reading comprehension exercises belonging to two Portuguese language manuals, one from each country, of the 4th year of basic education. Grounded on content analysis, the study comprised mapping and categorization of the samples, while the results were organized and discussed quantitatively and qualitatively. The results indicate that exercises requiring subjectivity are lacking. In both cases, personal reading activities focused on taste, agreement/disagreement and expression of opinion are preponderant. On the other hand, questions regarding the identification/non-identification with the text are rarely proposed. The largest point of contention between the Brazilian and Portuguese textbooks concerns the role filled by personal questions in the didactic sequence, which raised reflections over the implications of promoting subjectivity before and/or after reading.<hr/>Resumen: El artículo analiza la frecuencia y la forma en que se trabaja la lectura personal en las secciones de literatura de libros de texto de Brasil y Portugal. El corpus se compuso de 73 ejercicios de comprensión textual pertenecientes a dos libros de texto de Lengua Portuguesa del 4º grado de enseñanza básica, uno de cada país. El análisis, basado en la técnica de análisis de contenido, consistió en las etapas de mapeo y categorización de las muestras, y sus resultados se discutieron cuantitativa y cualitativamente. Los resultados indican que los ejercicios que solicitan la expresión de la subjetividad son poco frecuentes. En ambos casos, son preponderantes las actividades de lectura personal centradas en el gusto, el acuerdo/desacuerdo y la emisión de opinión, y rara vez se proponen preguntas sobre la identificación/no identificación con el texto. El mayor punto de divergencia entre los manuales brasileño y portugués se refiere al lugar ocupado por las preguntas personales en la secuencia didáctica, lo que suscitó reflexiones sobre las implicaciones de promover la expresión de la subjetividad antes y/o después de la lectura. <![CDATA[Narrativas de estudantes da educação básica sobre o capacitismo e o anticapacitismo presentes nas práticas pedagógicas na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, nosso objetivo é identificar de que forma o capacitismo é (re)produzido nas práticas pedagógicas da educação básica, utilizando relatos de estudantes de uma turma do ensino fundamental (anos finais). Além disso, buscamos reconhecer os elementos que compõem práticas pedagógicas anticapacitistas no contexto escolar. Como método, utilizamos a pesquisa qualitativa de cunho exploratório: foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis estudantes de uma turma do 7º ano e analisados os dados por meio da técnica de análise temática. O referencial teórico empregado baseou-se nos estudos da deficiência na educação e nos estudos feministas da deficiência. Nos resultados, apresentamos cinco categorias temáticas que integram as análises, sendo elas sobre a estrutura física da escola, as práticas pedagógicas que reproduzem o capacitismo, as distintas concepções de deficiência, as práticas pedagógicas que contêm elementos anticapacitistas e a intersecção entre os marcadores sociais da diferença. Por fim, concluímos que os estudantes apontaram elementos importantes para (re)pensarmos os planejamentos e o currículo escolar, de modo que contemplem a integralidade dos sujeitos no espaço educacional.<hr/>Abstract: The objective of this study is to identify, through the reports of students of an elementary school (the final years), how ableism is (re)produced in the pedagogical practices of basic education. Furthermore, we seek to ascertain the elements that make up anti-ableist pedagogical practices within the school context. Methodologically, a qualitative research with an exploratory nature was applied. Semi-structured interviews were conducted with six students from the seventh grade, while the data was examined through thematic analysis. The theoretical framework employed was grounded on disability studies in education and feminist disability studies. In the results, we present five thematic categories that incorporate the analyses, concerning the school’s physical structure, the pedagogical practices that reproduce ableism, the distinct conceptions of disability, the strategies that contain anti-ableist elements and, the intersection between the social markers of difference. Ultimately, we conclude that the students brought up major aspects for us to (re)think both the school planning and its curriculum, in a way that integrally contemplates people in the educational space.<hr/>Resumen: En este artículo, nuestro objetivo es identificar cómo se (re)produce el capacitismo en las prácticas pedagógicas de la educación básica, a partir de informes de estudiantes de una clase de educación primaria (últimos años). Además, buscamos reconocer los elementos que configuran las prácticas pedagógicas anticapacistas en el contexto escolar. Como método se utilizó una investigación cualitativa de carácter exploratorio: se realizaron entrevistas semiestructuradas con seis estudiantes de una clase y los datos se analizaron mediante la técnica de análisis temático. El marco teórico empleado se basó en los estudios de discapacidad en educación y los estudios feministas de discapacidad. En los resultados, presentamos cinco categorías temáticas que integran los análisis, que versan sobre la estructura física de la escuela, las prácticas pedagógicas que reproducen el capacitismo, las diferentes concepciones de discapacidad, las prácticas pedagógicas que contienen elementos anticapacitistas y la intersección entre los marcadores sociales de la diferencia. Concluimos que los estudiantes señalaron elementos importantes para (re)pensarnos la planificación y el currículo escolar, de forma que abarquen la totalidad de los sujetos del espacio educativo. <![CDATA[A ideia de afetividade na filosofia e na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No contexto da educação, a afetividade é parte integrante no que se refere à formação humana. Considera-se como premissa a possibilidade de recuperação do significado de afetividade, que exerce um papel fundamental no desenvolvimento integral da pessoa. O objetivo deste artigo é estabelecer a compreensão da afetividade na perspectiva de Dietrich von Hildebrand no âmbito da filosofia da educação. A metodologia utilizada é a interpretação hermenêutica segundo Ricoeur. O texto está dividido em três seções principais, nas quais é analisada a ideia de afetividade na filosofia e suas implicações para a educação: 1) Ideias concernentes à afetividade no âmbito da filosofia da educação; 2) O papel da afetividade na educação integral; e 3) Natureza e conceito de afetividade: implicações éticas para a educação. Propõe-se a recuperação do conceito de afetividade na formação humana e sua função integradora em conexão com as dimensões da razão e da vontade. Argumenta-se que a afetividade se relaciona aos elementos básicos do ser humano. Conclui-se que a afetividade precisa ser compreendida e trabalhada no contexto da educação, na medida em que é uma dimensão fundamental na vida do ser humano, pois sem ela não seria possível a cognição, e a inteligência funcionaria de modo deficiente.<hr/>Abstract: In the educational context, affection is an essential part of human development. We consider the possibility of recovering the connotation of affection as a premise, which plays a fundamental role in the integral development of the person. The focus of this study is to establish an understanding of affection from Dietrich von Hildebrand's perspective in the context of the philosophy of education. Using Ricoeur's hermeneutic theory of interpretation as methodology, the text is divided into three main sections which analyze the idea of affection in philosophy and its educational implications: 1. Ideas regarding affection in the field of philosophy of education; 2. The role of affection in integral education; and 3. The nature and concept of affection: ethical implications for education. We propose a recovery of the concept of affection in human upbringing and its inclusive part in connecting with the dimensions of reason and will. It is argued that affection is related to the basic elements of a human being. The conclusion is that affection must be assimilated and worked within the context of education, insofar as it is an elementary dimension in the life of a human being, since cognition would not be possible, and intelligence would operate poorly without it.<hr/>Resumen: En el contexto de la educación, la afectividad es parte integrante del desarrollo humano. Se considera premisa la posibilidad de recuperar el significado de la afectividad, que desempeña un papel fundamental en el desarrollo integral de la persona. El objetivo de este artículo es establecer una comprensión de la afectividad desde la perspectiva de Dietrich von Hildebrand en el contexto de la Filosofía de la Educación. La metodología utilizada es la interpretación hermenéutica según Ricoeur. El texto se divide en tres principales apartados en los que se analiza la idea de afectividad en filosofía y sus implicaciones para la educación: 1. Las ideas relativas a la afectividad en el contexto de la Filosofía de la Educación; 2. El papel de la afectividad en la educación integral; y 3. La naturaleza y el concepto de afectividad: implicaciones éticas para la educación. Se propone recuperar el concepto de afectividad en la formación humana y su función integradora en conexión con las dimensiones de razón y voluntad. Sostiene que la afectividad está relacionada con los elementos básicos del ser humano. Concluye que la afectividad necesita ser comprendida y trabajada en el contexto de la educación, ya que es una dimensión fundamental en la vida del ser humano, pues sin ella no sería posible la cognición, por lo que la inteligencia funcionaría deficientemente. <![CDATA[Análise de sequências didáticas investigativas produzidas por docentes de Ciências da educação do campo em um contexto de formação continuada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo, discutem-se as contribuições de sequências didáticas investigativas (SDIs) desenvolvidas em curso de formação continuada. Propõe-se analisar os materiais produzidos e desenvolvidos no grupo de estudos composto por docentes de Ciências da educação do campo do ensino fundamental, anos finais, do município de Imperatriz, Maranhão. A metodologia abarcou procedimentos técnicos da pesquisa-ação; as SDIs planejadas e desenvolvidas pelos participantes no ambiente colaborativo se tornaram o material empírico do estudo. A análise dos dados coletados se deu de forma sistematizada e qualitativa. Como resultado, observou-se que o planejamento de SDIs em ambiente de formação continuada contribuiu para a construção do conhecimento dos docentes, proporcionando-lhes novos espaços de aprendizagem, em que foram contemplados momentos de diálogos, discussões e trocas de saberes práticos.<hr/>Abstract: This study discusses the contributions of investigative didactic sequences developed through a continuing education course. It is proposed the analysis of the materials produced and developed in this study group, consisting of science teachers of rural education, in the final years of basic education of the municipality of Imperatriz-MA. The methodology encompassed the technical procedures of action research; investigative didactic sequences planned and developed by the participants in the collaborative environment became the empirical material of the analysis. The analysis of the collected data took place in a systematic and qualitative manner. As a result, the planning of investigative didactic sequences in an environment of continuous education contributed to the development of teacher's knowledge, providing them with new learning spaces, in which moments of dialogue, discussion and exchange of practical knowledge were contemplated.<hr/>Resumen: Este artículo discute los aportes de la Secuencia Didáctica de Investigación (SDI) desarrollada en un curso de formación continua. Se propone analizar los materiales producidos y desarrollados en el grupo de estudios compuesto por profesores de Ciencias de la Educación del Campo, de la enseñanza básica, del municipio de Imperatriz (Maranhão). La metodología abarcó los procedimientos técnicos de la investigación-acción; las SDI planificadas y desarrolladas por los participantes en el ambiente colaborativo se convirtieron en el material empírico del estudio. El análisis de los datos recogidos se realizó de forma sistemática y cualitativa. Como resultado, se observó que la planificación de las SDI en un ambiente de formación continua contribuyó para el conocimiento de los profesores, brindándoles nuevos espacios de aprendizaje, en los que se contemplaron momentos de diálogo, discusión e intercambio de saberes prácticos. <![CDATA[Práticas de letramento no processo de aquisição de língua portuguesa escrita por surdos nas séries iniciais do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo resulta de uma pesquisa de pós-doutorado que teve como objetivo analisar as práticas de letramento usadas por professores de salas regulares bilíngues para surdos que se encontram no processo de aquisição da língua portuguesa escrita. No Brasil, ainda são escassas pesquisas que mostram práticas de letramento com estudantes surdos, fato que justifica a importância deste estudo. A investigação foi realizada em três escolas da rede municipal de ensino da cidade de Recife, Pernambuco, nos anos iniciais do ensino fundamental, as quais oferecem essas salas. Participaram deste estudo cinco professores bilíngues. O aporte teórico constou de autores que trabalham com o tema de alfabetização e letramento de surdos na perspectiva bilíngue, destacando-se: Fernandes, Quadros, Schmiedt e Sousa. A pesquisa qualitativa ocorreu em duas etapas: entrevista semiestruturada com os voluntários e observações em sala de aula. Todo o contato com os participantes foi feito de forma remota, em virtude da pandemia do coronavírus, mediante uso de recursos de mídia digital, como Whatsapp, e-mail e Google Meet. Além do perfil dos professores participantes, os dados mostraram o que eles pensam a respeito do processo de aquisição da língua portuguesa escrita por surdos, assim como práticas de letramento utilizadas por eles nesse processo. Entre essas práticas, evidenciamos o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como instrução para trabalhar a leitura de mundo e o alfabeto manual como facilitador da apropriação da língua portuguesa escrita.<hr/>Abstract: This article is the result of a postdoctoral research that aimed to analyze the literacy practices used by teachers of regular bilingual classrooms for deaf people who are in the process of acquiring the written Portuguese language. In Brazil, there are still few studies that show literacy practices with deaf students, which justifies the importance of carrying out this study. The research was carried out in three municipal schools in the city of Recife, Pernambuco, in early elementary school years, which offer these classes. Five bilingual teachers participated in this study. The theoretical contribution consisted of authors who work with the theme of literacy of deaf people from a bilingual perspective, highlighting: Fernandes, Quadros, Schmiedt, and Sousa. The qualitative research happened in two stages: semi-structured interviews with the volunteers and classroom observations. All contact with the participants was made remotely due to the coronavirus pandemic, using digital media resources, such as Whatsapp, email, and Google Meet. In addition to the profile of the participating teachers, the data showed what they think about the acquisition process of the written Portuguese language by deaf people, as well as the literacy practices used by them in this process. Among these practices, we highlight the use of Brazilian Sign Language (Libras) as an instruction to work on the reading of the world and the manual alphabet as an appropriation facilitator of the written Portuguese language.<hr/>Resumen: Este artículo es el resultado de una investigación posdoctoral que tuvo como objetivo analizar las prácticas de aprendizaje utilizadas por profesores de salas regulares bilingües para sordos en proceso de adquisición de la lengua portuguesa escrita. En Brasil, todavía hay pocas averiguaciones que muestren las prácticas de aprendizaje con estudiantes sordos, hecho que justifica la importancia de este estudio. La investigación se realizó en tres escuelas de la red educativa municipal de la ciudad de Recife (Pernambuco), en los años iniciales de la enseñanza básica, que ofrecen esas salas. En este estudio participaron cinco profesores bilingües. El aporte teórico estuvo compuesto por autores que trabajan el tema de la alfabetización y aprendizaje de sordos desde una perspectiva bilingüe, destacando: Fernandes, Quadros, Schmiedt y Sousa. La investigación cualitativa se realizó en dos etapas: entrevista semiestructurada a voluntarios y observaciones en el aula. Todo el contacto con los participantes se efectuó de manera remota, debido a la pandemia de “coronavirus”, empleando recursos de medios digitales, como: WhatsApp, correo electrónico y Google Meet. Además del perfil de los profesores participantes, los datos mostraron lo que piensan sobre el proceso de adquisición de la lengua portuguesa escrita por sordos, así como las prácticas de aprendizaje utilizadas por ellos en este proceso. Entre esas prácticas, certificamos el uso de la Lengua Brasileña de Signos (Libras) como instrucción para trabajar la lectura de mundo y el alfabeto manual como facilitador de la apropiación de la lengua portuguesa escrita. <![CDATA[Práticas discursivas de objetivação e subjetivação no dispositivo da educação integral: identidades e resistências docentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste trabalho, tenho como objetivo discutir o processo de des/re/construção de identidades de sete professores(as) da área de Linguagens de um Centro de Ensino de Período Integral de Goiás, partindo de seus dizeres-vivências e de suas estratégias de resistência no dispositivo da educação integral (DEI), por meio das práticas discursivas de objetivação e subjetivação. Fundamentada na perspectiva de análise do discurso foucaultiana, com base nos conceitos de discurso e dispositivo, bem como nos estudos culturais de identidade, a pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativista, sendo delineada como um estudo de caso centrado em uma instituição de ensino médio de período integral de Goiânia, Goiás. As técnicas de geração de dados utilizadas na investigação foram: a) questionário socioeconômico e de perfil profissional; b) narrativas sobre os dizeres-vivências dos(as) professores(as) na educação integral de período integral; e c) entrevista semiestruturada com sete perguntas relacionadas ao contexto de atuação e de vida, bem como aos sentimentos experimentados nessa modalidade educacional. Por meio das análises, percebi que os(as) professores(as) ocupam diversas posições-sujeito no interior do DEI, principalmente por estarem mais tempo na escola e com os(as) estudantes. Por isso, acabam ocupando funções que não fazem parte de suas atribuições (pai, mãe, responsável, psicólogo). Desse modo, objetivados(as) e subjetivados(as) pelos discursos que permeiam o DEI, subjetivam-se como são e constroem práticas de resistência em um constante movimento de construção, desconstrução e reconstrução de suas identidades.<hr/>Abstract: In this study, I discuss the processes of construction, deconstruction and reconstruction of the identities of seven teachers in the field of languages at an Integral Education Center in the state of Goiás, drawing from their narrated experiences and resistance strategies within the apparatus of integral education (AIE), through the discursive practices of objectification and subjectification. The study is grounded in a Foucauldian perspective of discourse analysis, using the concepts of discourse and apparatus, as well as cultural identity studies. The research is interpretive-qualitative, delineated as a case study centered on a full-time high school institution in Goiânia. Data generation techniques employed in the research were: a) a socioeconomic and professional profile questionnaire; b) accounts regarding the experiences of integral education teachers; and c) semi-structured interviews containing seven questions related to their professional and personal contexts, as well as the impressions experienced in this educational modality. From this analysis, I realized that the teachers occupy various subject-positions within the apparatus of integral education, mainly because they spend more time at school and with the students. Therefore, they end up assuming roles that are not their responsibilities (father, mother, caregiver, psychologist). Thus, objectified and subjectified by the discourses that permeate the AIE, they subjectify themselves, devising resistance practices in a constant motion of construction, deconstruction, and reconstruction of their identities.<hr/>Resumen: En este trabajo pretendo discutir el proceso de construcción, deconstrucción y reconstrucción de identidades de siete profesores del área de Lenguaje de un Centro de Enseñanza de Tiempo Integral en Goiás, a partir de sus experiencias vivenciales y sus estrategias de resistencia en el Dispositivo de Educación Integral (DEI), a través de las prácticas discursivas de objetivación y subjetivación. Partiendo de la perspectiva del análisis del discurso foucaultiano, a partir de los conceptos de discurso y dispositivo, así como de los estudios culturales de la identidad, la investigación es de carácter cualitativo-interpretativo, esbozada como un estudio de caso centrado en una institución de educación secundaria de tiempo integral en Goiânia (Goiás). Las técnicas de generación de datos utilizadas en la investigación fueron: a) cuestionario de perfil socioeconómico y profesional; b) narrativas sobre las experiencias de los profesores en la educación integral de tiempo integral; y c) entrevista semiestructurada con siete preguntas relacionadas con el contexto de vida y trabajo, así como los sentimientos vividos en esta modalidad educativa. De acuerdo con los análisis, observé que los profesores ocupan diferentes posiciones de sujeto dentro de lo DEI, principalmente porque pasan más tiempo en la escuela y con los alumnos. Como resultado, acaban ocupando cargos que no son de sus responsabilidades (padre, madre, tutor, psicólogo). De esta manera, objetivados y subjetivados por los discursos que permean el DEI, se subjetivan como son y construyen prácticas de resistencia en un constante movimiento de construcción, deconstrucción y reconstrucción de sus identidades. <![CDATA[Cidadania nos cursos de Pedagogia: uma análise de projetos político-pedagógicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo expõe os resultados de uma pesquisa de tipo documental, realizada em cursos de Pedagogia no Brasil, que toma como tema a questão da cidadania. O objeto da investigação são os projetos político-pedagógicos (PPPs) de uma amostra de dez cursos selecionados em dez unidades da Federação, com base no critério de maior nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. O problema de pesquisa consiste em saber como a cidadania é apresentada nos PPPs dos referidos cursos, considerando que a Constituição Federal reza que ela deve ser assumida como finalidade da educação, o que ressoa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996. Dentre os resultados alcançados, destaca-se que a palavra cidadania só não se apresentou textualmente em um dos PPPs, mas, sob o ponto de vista do conteúdo do conceito, ela esteve em todos eles. Na conclusão, há a indicação de dificuldades que a pesquisa ofereceu e de três proposições, inclusive, a de um Fórum Nacional de Cursos de Pedagogia.<hr/>Abstract: This study unveils the results of a documentary type of research carried out in Brazilian pedagogy courses, having the issue of citizenship as its main theme. The object of our investigation revolves around PPPs (Political Pedagogical Projects) stemming from a sample of ten courses selected among ten Brazilian states and based on the highest score criteria in the 2019 ENADE (National Student Performance Examination). The research problem lies on the perception of how citizenship is presented in the PPPs of the aforementioned courses, considering that the Federal Constitution requires that citizenship should be taken as a purpose of national education, resonating with the National Education Guidelines and Framework (LDB), Law No. 9394/1996. Among the achieved results, we highlight that the word citizenship was textually addressed in only one of the PPPs, though, from a standpoint of content and concept, the term was detected in all of them. Lastly, there is an indication of the difficulties that the research offered, as well as three propositions, including the creation of a national forum of pedagogy courses.<hr/>Resumen: Este artículo presenta los resultados de una investigación documental, realizada en cursos de Pedagogía en Brasil y que tiene como tema la cuestión de la ciudadanía. El objeto de la investigación son los Proyectos Político-Pedagógicos (PPP) de una muestra de diez cursos seleccionados en diez unidades federativas brasileñas, con base en el criterio de calificación máxima en el Examen Nacional de Desempeño de Estudiantes (Enade) 2019. El problema de investigación consiste en conocer cómo se presenta la ciudadanía en los proyectos político-pedagógicos de los cursos mencionados, considerando que la Constitución Federal establece que esta debe ser asumida como finalidad de la educación, lo que resuena en la Ley de Directrices y Bases (LDB) - Ley 9394/96. Entre los resultados alcanzados, se destaca que la palabra “ciudadanía” no fue presentada textualmente en uno de los proyectos político-pedagógicos, pero, desde el punto de vista del contenido del concepto, sí lo fue en todos. En la conclusión, hay un indicio de las dificultades que ofreció la investigación y tres propuestas, entre ellas, la de un Foro Nacional de Cursos de Pedagogía. <![CDATA[A tecnificação das Ciências Humanas nas políticas curriculares para o ensino médio: pedagogização do conhecimento escolar e instituição de uma nova economia moral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: As reformas educacionais têm atribuído centralidade ao currículo, afirmando-o como lugar que tem a função de diminuir os problemas e eliminar as desigualdades educacionais e disseminando um discurso que opõe a organização disciplinar ao ensino renovado. Com apoio na noção de governamentalidade, temos abordado esses documentos como dispositivos que projetam condutas desejadas e tencionam produzir subjetividades neoliberais por meio da propagação de valores que promovem a esfera privada e as noções do campo econômico ao status de fonte dos princípios que devem não mais só regular a ação do Estado, mas modificar sua função. O excerto de análise apresentado neste texto, que recai sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular voltados ao ensino médio, provém de pesquisa qualitativa e documental e fundamenta-se na perspectiva pós-fundacional, objetivando discorrer sobre os sentidos que se tenta fixar para a área de Ciências Humanas mediante o apagamento das disciplinas escolares e a pedagogização do currículo. Ressaltamos que esse processo, caracterizado pela tentativa de fixação de um sentido de conhecimento escolar como sinônimo de competências, fundamenta-se na lógica de uma economia moral, que exacerba interesses pessoais e desejos individuais, depreciando o igualitarismo e o ponto de vista impessoal, contexto no qual as Ciências Humanas, ressignificadas nessas bases, assumem um papel-chave.<hr/>Abstract: Educational reforms have been ascribing centrality to the curricula, further affirming them as a place capable of reducing issues and stamping out educational inequality, as well as propagating a viewpoint that opposes pedagogical discipline in regard to educational renewal. Supported by the notion of governmentality, we have been addressing these documents as devices that project the desirable conduct and tensely produce neoliberal subjectivities through the propagation of values that endorse the private sphere and economical concepts related to the status of the source of tenets that must not only regulate the State, but also modify its purpose. The excerpt analysis covered in this study, concerning the National Curriculum Guidelines and the Common National Curriculum Base oriented towards secondary education, stems from a documental and qualitative research, substantiated by a post-foundational perspective, and it seeks to ponder over the paths taken that, ultimately, limit Human Sciences, due to the deterioration of school subjects and the pedagogizing of the curriculum. We emphasize that such process, depicted as an attempt to give meaning akin to synonyms of competencies for educational knowledge, is grounded in a moral economy logic that exacerbates personal interests and individual desires, thus depreciating egalitarianism and impersonal standpoints, a context in which Human Sciences, if resignified, assume a pivotal role.<hr/>Resumen: Las reformas educativas han dado centralidad al currículo, afirmándolo como un lugar que tiene la función de reducir los problemas y eliminar las desigualdades educativas y difundir un discurso que opone la organización disciplinaria a la renovación de la enseñanza. Apoyados en la noción de gubernamentalidad, hemos abordado estos documentos como dispositivos que proyectan conductas deseadas y pretenden producir subjetividades neoliberales a través de la propagación de valores que promueven la esfera privada y nociones del campo económico al estatus de fuente de principios que ya no solo debe regular la acción del Estado, sino modificar su función. El fragmento de análisis presentado en este texto, que se centra en los Parámetros Curriculares Nacionales y la Base Nacional Curricular Común dirigidos a la educación secundaria, proviene de una investigación cualitativa y documental y se fundamenta en la perspectiva posfundacional, con el objetivo de discutir los significados que se intentó fijar para el área de Ciencias Humanas mediante la supresión de materias escolares y la pedagogización del currículo. Destacamos que este proceso, caracterizado por el intento de establecer un sentido del conocimiento escolar como sinónimo de habilidades, se basa en la lógica de una economía moral, que exacerba los intereses personales y los deseos individuales, despreciando el igualitarismo y el punto de vista impersonal, contexto en que las Ciencias Humanas, redefinidas sobre estas bases, asumen un papel clave. <![CDATA[Didática na educação infantil: mediação para humanização de crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo trata de pesquisa realizada com o objetivo de analisar significações produzidas por discentes acerca do ensino na educação infantil com vistas à humanização das crianças. A investigação envolveu 21 discentes do quinto período de um curso de Pedagogia. Os dados foram produzidos em roda de conversa, diário formativo, construção de brinquedos e memoriais formativos durante a disciplina Didática da Educação Infantil. Os resultados evidenciam que os estudos pautados na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica colaboram para que as discentes em formação avancem na compreensão do desenvolvimento da criança atrelado à maturação biológica para o desenvolvimento do psiquismo envolvendo a produção de funções psicológicas superiores, mediado pelo brincar como atividade guia do desenvolvimento infantil. Conclui-se que os fundamentos das teorias histórico-culturais medeiam a expansão de significações sobre a atividade pedagógica com vistas à humanização das crianças.<hr/>Abstract: This study tackles the research conducted with the purpose of analyzing the contexts produced by students regarding teaching in childhood education within a perspective on the humanization of children. The investigation involved 21 students from the fifth period of a pedagogy course. The data derived from a conversation circle, formative diary and production of toys and formative memorials during the course Didactics of Childhood Education. The results demonstrate that studies based on Cultural-Historical Psychology and Historical-Critical Pedagogy aid students in the understanding of child development tied to the biological maturation in order to develop psychism involving the production of higher psychological functions, interceded by playtime as a guiding activity of child development. Thus, it was concluded that the foundations of the historical-cultural theories mediate the expansion of contexts regarding the pedagogical activity with a focus on the humanization of children.<hr/>Resumen: El artículo aborda una investigación realizada con el objetivo de analizar los significados producidos por los estudiantes sobre la enseñanza en educación infantil con miras a humanizar a los niños. La investigación involucró a 21 estudiantes del quinto semestre de la carrera de Pedagogía. Los datos se produjeron en círculo de conversación, diario de formación, producción de juguetes y memoriales de formación durante la asignatura Didáctica de la Educación Infantil. Los resultados muestran que los estudios basados en la Psicología Histórico-Cultural y la Pedagogía Histórico-Crítica ayudan a los estudiantes en formación a avanzar en la comprensión del desarrollo infantil vinculado a la maduración biológica para el desarrollo del psiquismo, involucrando la producción de funciones psicológicas superiores, mediadas por el juego, como actividad orientadora del desarrollo infantil. Se concluye que los fundamentos de las teorías histórico-culturales median en la ampliación de significados sobre la actividad pedagógica con miras a la humanización de los niños. <![CDATA[A História Natural/Biologia no ensino secundário de Pernambuco: traços morfológicos e estilísticos dos livros didáticos de Valdemar de Oliveira (1939-1965)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100212&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender como se ensinava a disciplina escolar História Natural/Biologia em Pernambuco entre as décadas de 1930 e 1960. Foi conduzida uma pesquisa documental para examinar traços morfológicos e estilísticos em livros didáticos escritos por Valdemar de Oliveira, médico e professor pernambucano, com base nas seguintes categorias de análise: a) marcas textuais; b) técnicas de organização e condensação do texto; c) concretização dos conteúdos; e d) exercícios. Os livros didáticos apresentaram marcas textuais, como número elevado de nomes científicos e expressões em língua estrangeira, indicando uma perspectiva acadêmica no processo de ensino. A instrução por repetição, utilizando analogias ou técnicas mnemônicas, sugere que havia um procedimento de ensino que selecionava e estabelecia os conteúdos escolares. As imagens foram usadas frequentemente como mecanismos mediadores para favorecer a apresentação e a clarificação dos conteúdos. Os exercícios eram empregados como um elemento facilitador no processo de ensino, principalmente os questionários. As atividades experimentais sugeridas partiam de uma perspectiva indutivista e constituíam uma estratégia didática para comprovar o fenômeno científico.<hr/>Abstract: This study aimed to understand how the fields of study of natural history and biology were taught in Pernambuco between the 1930s and 1960s. A documentary research was carried out in order to examine the morphological and stylistic features found in the textbooks written by Valdemar de Oliveira, a physician and teacher from Pernambuco, taking as starting points the following categories of analysis: a) textual marks; b) techniques for organizing and condensing the text; c) implementation of content and; d) exercises. The textbooks displayed textual marks such as a significant number of scientific names and expressions in foreign languages, indicating an academic perspective of the teaching process. Instruction through repetition, using analogies or mnemonic devices, suggests that a teaching procedure was employed in order to select and establish the school content. Images were frequently used as mediating mechanisms to favor the presentation and clarification of the content. Exercises were applied as a facilitating element in the teaching process, notably the questionnaires. The suggested experimental activities were based on an inductivist perspective and constituted a didactic strategy to prove the scientific phenomenon.<hr/>Resumen: El objetivo de este estudio fue comprender cómo se impartía la asignatura escolar Historia Natural/Biología en Pernambuco entre las décadas de 1930 y 1960. Se realizó investigación documental para examinar los rasgos morfológicos y estilísticos en libros de texto escritos por Valdemar de Oliveira, médico y profesor, a partir de las siguientes categorías de análisis: a) citas textuales; b) técnicas de organización y condensación del texto; c) materialización de contenidos; y d) ejercicios. Los libros de texto presentaron citas textuales, como un elevado número de nombres y expresiones científicas en lengua extranjera, indicando una perspectiva académica en el proceso de enseñanza. La instrucción por repetición, utilizando analogías o técnicas mnemónicas, sugiere que existía un procedimiento de enseñanza que seleccionaba y establecía los contenidos escolares. Las imágenes fueron frecuentemente utilizadas como mecanismos mediadores para favorecer la presentación y aclaración de contenidos. Se utilizaron ejercicios como elemento facilitador en el proceso de enseñanza, especialmente cuestionarios. Las actividades experimentales sugeridas resultaran desde una perspectiva inductiva y constituyeron una estrategia didáctica para comprobar el fenómeno científico. <![CDATA[Professor Paulo Freire na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: “Escola Primária para o Brasil”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: “Escola primária para o Brasil”foi o único artigo que Paulo Freire publicou na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), em 1961, fruto da conferência que proferiu no Simpósio Educação para o Brasil, promovido pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais (CRPE) de Pernambuco. Nessa época, Freire era um professor que, como muitos de nós, tentava sobreviver ministrando aulas, inscrevendo-se em concursos, proferindo conferências, publicando artigos etc. Ainda não tinha fama e notoriedade, não era um autor instituído (Foucault, 2009c) com ideias consolidadas na Educação. Mesmo assim, conseguiu o feito de ter seu artigo veiculado num periódico em que publicavam os principais expoentes da Educação brasileira: Carneiro Leão, Lourenço Filho, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, entre outros. Dessa forma, nosso objetivo neste texto é saber: o que disse o professor Paulo Freire sobre a escola primária, para que suas ideias circulassem entre os mais destacados pensadores da Educação, que escreviam na RBEP? Para isso, analisamos o discurso enquanto ação, entendendo não com o que pode haver por trás dele nem por meio do que está dito no seu conteúdo, mas como séries regulares e distintas de acontecimentos (Foucault, 2009a; Albuquerque Júnior, 2009). Concluímos que Paulo Freire, em 1961, ainda não tinha suas ideias consolidadas na Educação, mas, no seu percurso discursivo, havia autores já instituídos nos quais ele assentou suas ideias, fato que, a nosso ver, facilitou essa publicação.<hr/>Abstract: ”Primary School for Brazil” was the single study published by Paulo Freire in the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) in 1961, and stemmed from a conference given at the Symposium Educação para o Brasil, promoted by the Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Pernambuco (CRPE). During this period, Paulo Freire was still a teacher that, like many of us, tried to survive through teaching, applying for Public Service exams, giving lectures, publishing studies etc. He was not yet famous and notorious, nor an established author (Foucault, 2009c) with cemented ideas for education. Notwithstanding, he managed to publish his study in a journal where the main proponents of Brazilian education were issued, such as: Carneiro Leão, Lourenço Filho, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo etc. Therefore, our focus in this paper is to comprehend: what did the teacher Paulo Freire say about primary school to the point of his ideas begin to circulate among the most prominent intellectuals of education writing for RBEP? In this sense, we analyzed speech as an action, perceiving it not as what may be behind it, nor through what is being said in its content, but “as regular and distinct series of events” (Foucault, 2009a; Albuquerque Júnior, 2009). We then conclude that, in 1961, Paulo Freire’s ideas had not yet been cemented in education, however, in his discursive path, there were already established authors on whom he based his views, a fact that, in our opinion, facilitated this publication.<hr/>Resumen: “Escuela Primaria para Brasil”fue el único artículo que Paulo Freire publicó en la Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos (RBEP), en 1961, fruto de la conferencia que brindó en el Simposio Educación para Brasil, promovido por el Centro Regional de Investigación Educacional de Pernambuco. En esa época, Paulo Freire era un profesor que, como muchos de nosotros, intentaba sobrevivir impartiendo clases, inscribiéndose a concursos, profiriendo conferencias, publicando artículos, etc. Aún no tenía fama ni notoriedad, no era un autor consagrado (Foucault, 2009c) con ideas consolidadas en educación. Aun así, logró que su artículo fuera publicado en un periódico que se publicaban los principales exponentes de la educación brasileña: Carneiro Leão, Lourenço Filho, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, etc. Por tanto, nuestro objetivo en este texto es conocer: ¿Qué dijo el profesor Paulo Freire sobre la escuela primaria, para que sus ideas circulasen entre los más destacados pensadores de la educación, que escribieron en la RBEP? Para ello, analizamos el discurso como una acción, entendiéndolo no con lo que puede haber detrás ni a través de lo que se dice en su contenido, sino como una serie regular y distinta de acontecimientos (Foucault, 2009a; Albuquerque Júnior, 2009). Concluimos que Paulo Freire, en 1961, aún no tenía sus ideas consolidadas en educación, pero, en su recorrido discursivo, ya existían autores consagrados en quienes basó sus ideas, hecho que, a nuestro juicio, facilitó esta publicación. <![CDATA[Professores(as) marcantes em pauta: um olhar à luz das perspectivas dos estudantes da educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100214&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo é parte de uma investigação desenvolvida durante o curso de Mestrado em Educação realizado em uma universidade pública da região Sudeste do Brasil. A pesquisa que o originou teve como objetivo identificar e analisar os conhecimentos e os saberes mobilizados por professores da educação básica considerados marcantes por seus alunos. Neste texto, apresentamos as justificativas mencionadas por estudantes do Curso Normal na indicação dos professores que consideraram positivamente marcantes em suas trajetórias escolares. Advinda das Ciências Humanas, a pesquisa, de cunho qualitativo, foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética e contou, como metodologia, com o preenchimento de um questionário composto por questões fechadas e abertas respondidas por estudantes da 1ª série do Curso Normal Médio de uma escola pública estadual. Mediante o preenchimento do questionário, os estudantes indicaram professores e/ou ex-professores que qualificavam como marcantes, bem como explicitaram as razões pelas quais assim os compreendiam. Os dados apontam a dimensão humana como importante viés na condução da prática docente, com atenção especial para a indissociabilidade entre ensinar bem, valorizar o diálogo e estabelecer relações de afeto. Acreditamos que as análises apresentadas podem contribuir com a ampliação do debate relacionado à prática docente, fornecendo informações que poderão inspirar novos estudos sobre o tema.<hr/>Resumen: Este artículo es parte de una investigación desarrollada durante la Maestría en Educación realizada en una universidad pública de la región Sudeste de Brasil. La averiguación que lo originó tuvo como objetivo identificar y analizar los conocimientos y saberes movilizados por los profesores de educación básica considerados destacados por sus estudiantes. En este texto presentamos las justificaciones mencionadas por los estudiantes del curso de formación docente al recomendar profesores que consideraban positivamente destacados en sus trayectorias educativas. Proveniente de las Ciencias Humanas, la investigación, de carácter cualitativo, fue sometida y aprobada por el Comité de Ética e incluyó, como metodología, la cumplimentación de un cuestionario compuesto por preguntas cerradas y abiertas respondidas por estudiantes del 1º año del curso de formación de una escuela secundaria estatal. Al completar el cuestionario, los estudiantes nominaron a profesores y/o exprofesores que consideraban destacados, además de explicar las razones por las que entendían que lo eran. Los datos señalan la dimensión humana como un sesgo importante en la realización de la práctica docente, con especial atención a la inseparabilidad entre enseñar bien, valorar el diálogo y establecer relaciones de afecto. Creemos que los análisis presentados pueden contribuir y ampliar el debate relacionado con la práctica de los profesores, proporcionando informaciones que pueden inspirar nuevos estudios sobre el tema.<hr/>Abstract: The present study is part of a research developed during the course of a master's degree in education at a public university in the Southeast Region of Brazil. It derives from a research focused on identifying and analyzing the knowledge and know- how mobilized by basic education teachers considered remarkable by their students. In this paper, we present justifications mentioned by the students in indicating the teachers they considered positively remarkable in their school trajectories. Stemming from human sciences and having a qualitative nature, our research was submitted and approved by the Ethics Committee and relied on a questionnaire composed of open and closed questions filled by students of the 1st year of the Teacher Training Course of a public state school. Upon completion, the students indicated teachers and/or former teachers they labelled remarkable and clarified their reasons. Data points out to the human aspect as an important bias in the conduction of the practice, in particular, the inseparability between teaching well, valuing dialogue, and establishing affectionate relationships in everyday school life. We believe that the analyses presented can contribute to the broadening of the debate regarding teaching practice, providing information that may inspire further studies on the subject. <![CDATA[<em>Exergames</em> como recursos de tecnologia assistiva a estudantes com paralisia cerebral: análise do desempenho e das adaptações de estratégias de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Os exergames fazem parte de uma categoria de jogos digitais que utiliza o movimento como forma de interação entre o usuário e o jogo. Os usuários, em especial quando acometidos por paralisia cerebral (PC), apresentam dificuldades na interação com esses jogos, em virtude das alterações motoras. O objetivo deste estudo foi analisar o desempenho de estudantes com PC e as adaptações de estratégias de ensino em intervenções com exergames. Participaram do estudo seis estudantes diagnosticados com PC. As sessões de intervenções totalizaram 75 registros. O desempenho foi analisado mediante um roteiro de observação com cinco itens de análise: independência, atenção/concentração, amplitude de movimento, tempo de reação e frequência de apoio, associados a uma correlação entre as variáveis “número de sessões” e “pontuação”. As adaptações foram analisadas por meio de notas de campo, filmagem e por triangulação de dados. Concluiu-se que os exergames esqui, tênis de quadra e boxe podem ser considerados como recursos de tecnologia assistiva, uma vez que os estudantes conseguiram participar das atividades de forma funcional e executaram as tarefas/ações com maior independência e menor apoio. As adaptações possibilitaram o acesso às diferentes modalidades esportivas. Com essas adaptações, o Kinect pode captar movimentos, realizar/selecionar as configurações iniciais e viabilizar o jogo na posição sentada, como na cadeira de rodas, consequentemente, promover autonomia no jogo como um todo.<hr/>Abstract: Exergames are part of a category of digital games that use movement as a form of interaction between the user and the game. Due to motor alterations, users affected by cerebral palsy (CP), in particular, have difficulties in interacting with these games. The objective of this study was to analyze the performance of students with CP and the teaching strategy adaptations in interventions with exergames. Six students diagnosed with CP participated in the study. Intervention sessions totaled 75 records. Performance was analyzed using an observation script with five analysis items: independence, attention/concentration, range of motion, reaction time, and frequency of support, associated with a correlation between the variables ‘number of sessions’ versus ‘the score’. Adaptations were analyzed using field notes, filming, and data triangulation. It was concluded that the exergames skiing, tennis, and boxing can be considered as assistive technology resources, since the students were able to participate in the activities in a functional way and performed the tasks/actions with greater independence and less support. The adaptations enabled access to different sports modalities. With these adaptations, Kinect can capture movements, carry out/select the initial settings, and make the game viable in a sitting position, such as in a wheelchair, consequently, facilitating autonomy in the game as a whole.<hr/>Resumen: Los exergames hacen parte de una categoría de juegos digitales que utilizan el movimiento como forma de interacción entre el usuario y el juego. Los usuarios, especialmente los afectados por parálisis cerebral, tienen dificultades para interactuar con estos juegos, debido a alteraciones motoras. El objetivo de este estudio fue analizar el desempeño de estudiantes con parálisis cerebral y las adaptaciones de estrategias de enseñanza en intervenciones con exergames. En el estudio participaron seis estudiantes diagnosticados con parálisis cerebral. Las sesiones de intervención totalizaron 75 registros. El desempeño se analizó mediante un guion de observación con cinco ítems de análisis: independencia, atención/concentración, amplitud de movimiento, tiempo de reacción y frecuencia de apoyo, asociado a una correlación entre las variables “número de sesiones” y “puntajes”. Las adaptaciones fueron averiguadas mediante notas de campo, filmaciones y triangulación de datos. Se concluyó que los exergames de esquí, cancha de tenis y boxeo pueden ser considerados como recursos de tecnología de asistencia, ya que los estudiantes pudieran participar en las actividades de manera funcional y realizaron las tareas/acciones con mayor independencia y menor apoyo. Las adaptaciones permitieron el acceso a diferentes deportes. Con estas adaptaciones, Kinect puede capturar movimientos, realizar/seleccionar configuraciones iniciales y permitir el juego en una posición sentada, como en una silla de ruedas, promoviendo, consecuentemente, autonomía en el juego en su conjunto. <![CDATA[A constituição do <em>escolar</em> e sua desterritorialização: uma cartografia de escolas públicas do estado de Mato Grosso em tempos de pandemia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo traz resultado de pesquisa realizada em 2021 com professoras da educação básica das redes estadual e municipais de ensino de Mato Grosso, cujo objetivo foi cartografar “o escolar”, seus movimentos em tempos de pandemia e como veio a ser constituído fora do espaço-tempo da escola, ao utilizar tecnologias digitais para criar condições de encontro, aprendizagem, afetos e devires. Um questionário com perguntas abertas e fechadas, encaminhado via Google Forms, foi respondido por 407 professoras de escolas urbanas, do campo, indígenas e quilombolas de todas as regiões de Mato Grosso. Apresentam-se cartografias de escolas com base na narrativa de professoras sobre o escolar, sua materialidade e sua desterritorialização. Foram produzidas nuvens de palavras para criar círculos de convergência entre as narrativas e realizar as análises, tendo como intercessores principais Deleuze e Guattari, Larrosa, Masschelein e Simons, Vasconcellos-Silva e Araujo-Jorge. Concluiu-se pela necessidade de tecer “elogios à escola”.<hr/>Abstract: This study presents the results of the research carried out in 2021 with basic education teachers from the state of Mato Grosso and its municipal education networks, intending to map the school, its movements in times of pandemic and how it came to be constituted beyond the school space, when digital technologies were used to create conditions for learning, meetings, affections and duties. A total of 407 teachers from urban, rural, indigenous and quilombola schools from all regions of Mato Grosso answered a questionnaire containing open and closed questions and sent via Google Forms. Cartographies of schools, based on the narrative of teachers regarding the school, its materiality and its deterritorialization, are displayed. Word clouds were produced to create circles of convergence among the narratives and to conduct the analyses, with major contributions from Deleuze and Guattari, Larrosa, Masschelein and Simons, and Vasconcellos-Silva and Araujo-Jorge. Lastly, we conclude that “the school ought to be praised”.<hr/>Resumen: Este artículo presenta el resultado de una investigación realizada en 2021 con docentes de educación básica de las redes educativas estatales y municipales de Mato Grosso, cuyo objetivo fue cartografiar “la escuela”, sus movimientos en tiempos de pandemia y cómo llegó a constituirse fuera del espacio y tiempo escolar, utilizando las tecnologías digitales para crear condiciones de encuentro, aprendizaje, afectos y devenires. Un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas, enviado a través de Google Forms, fue respondido por 407 docentes de escuelas urbanas, rurales, indígenas y quilombolas de todas las regiones de Mato Grosso. Se presentan cartografías de escuelas a partir de la narrativa de los docentes sobre la escuela, su materialidad y su desterritorialización. Se produjeron nubes de palabras para crear círculos de convergencia entre las narrativas y realizar los análisis, teniendo como principales intercesores Deleuze y Guattari, Larrosa, Masschelein y Simons, Vasconcellos-Silva y Araujo-Jorge. Se concluyó que era necesario “elogiar la escuela”. <![CDATA[Endogenia no sistema de ensino superior brasileiro: uma análise descritiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: This study analyzes how academic endogamy is characterized in the Brazilian higher education system. Employing a descriptive methodology, based on data collected by Capes, we define that a researcher is inbred if he works at the same institution where he obtained his doctorate degree. This article is the first to measure endogamy by higher education institution in Brazil, which makes its results relevant for policy makers and universities. Endogamy occurs on average in 23% of academic hiring positions across the country, however, the results show that the rate of endogamy differs significantly between different types of institutions, areas of knowledge, states and university classification levels. This analysis provides further evidence that endogamy is more likely to occur in established elite research institutions and geographically concentrated in the most populous and developed regions.<hr/>Resumo: Este estudo analisa como a endogenia acadêmica é caracterizada no sistema de ensino superior brasileiro. Utilizando-se de uma metodologia descritiva, e com base em dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, definimos que um pesquisador é endógeno se ele atua na mesma instituição pela qual obteve seu título de doutorado. Este artigo é o primeiro a medir a endogenia por instituição de ensino superior no Brasil, o que torna seus resultados relevantes para gestores de políticas e universidades. Esse fenômeno ocorre, em média, em 23% das contratações acadêmicas pelo País, contudo, os resultados mostram que a taxa de endogenia difere significativamente entre os distintos tipos de instituições, áreas do conhecimento, estados e níveis de classificação das universidades. Esta análise fornece mais evidências de que a endogenia é mais provável de ser encontrada em instituições de pesquisa de elite, estabelecidas e geograficamente concentradas nas regiões mais populosas e desenvolvidas.<hr/>Resumen: Este estudio analiza cómo se caracteriza la endogeneidad académica en el sistema de educación superior brasileño. Utilizando una metodología descriptiva, y con base en datos de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior, definimos que un investigador es endógeno si trabaja en la misma institución en la que obtuvo su doctorado. Este artículo es el primero en medir la endogeneidad por institución de educación superior en Brasil, lo que hace que sus resultados sean relevantes para los gestores de políticas y las universidades. Este fenómeno ocurre, en promedio, en el 23% de las contrataciones académicas en todo el país, sin embargo, los resultados muestran que la tasa de endogamia difiere significativamente entre diferentes tipos de instituciones, áreas de conocimiento, entidades federativas y niveles de clasificación universitaria. Este análisis proporciona evidencia adicional de que es más probable que la endogeneidad se encuentre en instituciones de investigación establecidas y de élite que están geográficamente en las regiones más pobladas y desarrolladas. <![CDATA[Formação docente e busca por sentido na rede pública educacional brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100218&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo propõe reflexões sobre a formação docente com base em resultados de uma pesquisa, na área de Psicologia da Educação, que desenvolveu formação continuada junto a 13 educadores da rede pública do município de São Paulo-SP. A pesquisa investigou as representações desses professores sobre a profissão docente e possíveis mudanças e conservações nessas representações após a formação. Neste estudo, apresentamos os resultados da análise das narrativas de uma das participantes. As análises foram realizadas qualitativamente, com base na Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, tendo como suporte o conceito de projetos de vida. Os resultados mostraram que a formação mobilizou (des)(re)construções a respeito do que é ser professor e do lugar que a docência ocupa em seus projetos de vida, apontando ainda para a indissociação entre essas representações. Por fim, defende-se um processo formativo para os educadores que inclua, também, seus projetos de vida e considere seu florescimento enquanto seres humanos completos.<hr/>Abstract: This study invites reflection on teacher training based on the results obtained through research in educational psychology that developed a program with 13 educators from the public school system in the city of São Paulo (SP). Our study investigated these teachers' representations regarding the teaching profession and the possible adjustments and conservations made in these representations after the program. We also present the results of the analysis of the narratives of one of the participants. The analyses were carried out qualitatively, and were based on the Theory of Organizing Models of Thinking, supported by the concept of life project. The results revealed that the program mobilized (de)(re)constructions on what it means to be a teacher and the place that teaching profession occupies in their life projects, while also pointing out to the inseparability between these representations. Ultimately, we advocate for a professional training for educators that includes their life projects and considers their flourishing as complete human beings.<hr/>Resumen: Este artículo propone reflexiones sobre la formación de maestros a partir de los resultados de una investigación en el área de Psicología de la Educación que desarrolló una formación continua con 13 maestros del sistema escolar público brasileño de São Paulo (SP). La investigación enfoca las representaciones de estos maestros sobre la profesión docente, así como posibles cambios y conservaciones en estas representaciones después de la formación. En este trabajo presentamos los resultados del análisis de las narrativas de uno de los participantes. Desde la perspectiva de la Teoría de Modelos Organizadores del Pensamiento, y sustentadas en el concepto de proyectos de vida. Las autoras han estudiado como la formación movilizó (des)(re)construcciones sobre lo que es ser docente y el lugar que ocupa la enseñanza en sus proyectos de vida, apuntando también a la inseparabilidad entre estas representaciones. Finalmente, abogamos por un proceso de formación de maestros que incluya también sus proyectos de vida y considere su florecimiento como seres humanos completos. <![CDATA[Da periferia ao <em>campus</em>: o Colun/UFMA entre a Vila Palmeira e a Cidade Universitária (1995-2006)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100219&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo trata da crise vivenciada pelo Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (Colun/UFMA), nas décadas de 1990 e 2000, e da sua transferência da periferia de São Luís (Vila Palmeira) para o campus central da UFMA, na Vila Bacanga. Problematiza-se a mudança, situando-a num contexto mais amplo de transformações sofridas pelo Colun, cuja permanência naquele bairro popular nunca deixou de ser objeto de tensões e controvérsias relacionadas à sua finalidade e ao público-alvo. Discute-se a singularidade dessa instituição escolar e a sua especificidade enquanto modalidade de escola que se distingue e se torna única no cenário educacional, usando-se como fontes históricas os jornais, os documentos do arquivo escolar, as entrevistas e a legislação pertinente; vestígios mobilizados, cruzados e analisados segundo os pressupostos teórico-metodológicos da história cultural. Conclui-se que a sua reinstalação em novo local ocorreu paralelamente a outras alterações que reconfiguraram a sua identidade: embora tenha se mantido no papel de Colégio de Aplicação, perdeu em parte o caráter comunitário que o diferenciava, passando a funcionar, também, como Colégio Técnico, o qual fortaleceu a escolarização secundária dicotomizada entre o ensino regular e o profissionalizante, em detrimento da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental<hr/>Abstract: This study covers the crisis experienced by the University College of the Federal University of Maranhão (COLUN/UFMA) in the 1990s and 2000s, and its transfer from the outskirts of São Luís (Vila Palmeira) to the UFMA’s central campus in Vila Bacanga. This change is then problematized, placing it in a broader context of transformations occurring in the COLUN, which the continuity in that popular neighborhood never ceased to be the subject of tensions and controversies regarding its purpose and target audience. The particularity of this school institution, as well as the aspects making this learning modality stand out for its uniqueness in the educational landscape, are thoroughly discussed, employing newspapers, school archival documents, interviews and relevant legislation, as historical sources. These fragments gathered, crossed and analyzed according to the theoretical-methodological assumptions of cultural history. It is concluded that its reinstallation in a new location occurred in parallel with other changes that reconfigured its identity. Although it maintained its role as a laboratory college, it partially lost its sense of community that distinguished it from other regions, also beginning to work as a technical college, thus bolstering a secondary schooling dichotomized between regular and vocational education to the detriment of early childhood education and the initial years of primary education.<hr/>Resumen: Este artículo trata de la crisis vivenciada por el "Colegio Universitario" de la "Universidad Federal de Maranhão" (COLUN/UFMA), en las décadas de 1990 y 2000, y de su transferencia del entorno de São Luís (Vila Palmeira) para el campus central de la UFMA, en la Vila Bacanga. Se problematiza la permuta, situándola en un contexto más amplio de transformaciones sufridas por el COLUN, cuya permanencia en aquel barrio popular nunca dejó de ser objeto de tensiones y controversias relacionadas a su finalidad y al público al que va dirigido / público objetivo. Se discute la singularidad de esta institución escolar y su especificidad en cuanto modalidad de escuela que se distingue y se torna única en el escenario educacional, usándose como fuentes los periódicos, los documentos del archivo escolar, las entrevistas y la legislación brasileña pertinente; vestigios movilizados, cruzados y analizados según los fundamentos teórico-metodológicos de la historia cultural. Se concluye que su reinstalación en un nuevo local ocurrió paralelamente a otras alteraciones que reconfiguraron su identidad: si se mantuvo el rol de "Colegio de Aplicación"; el carácter comunitario que lo diferenciara se pierde, funcionando también como "Colégio Técnico", que fortalecería la escolarización secundaria dicotomizada entre la enseñanza regular y la formación profesional en perjuicio de la educación infantil y los años iniciales de enseñanza fundamental. <![CDATA[Contribuição do planejamento dialógico na construção de escolas democráticas rumo à cidadania planetária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100500&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo objetiva apresentar a análise crítica e reflexiva do processo de construção do Planejamento Dialógico Ecopedagógico (PDE) junto com a Escola Municipal Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, para a implantação coletiva de uma horta pedagógica agroecológica. O trabalho foi desenvolvido entre maio de 2021 e dezembro de 2022, no contexto pandêmico do retorno às aulas presenciais, após o período de isolamento decorrente da covid-19. O conjunto metodológico foi centralizado na pesquisa-ação e complementado com observação participante, com rodas de conversa e com construção de mapas mentais colaborativos. Para a coleta de dados, foram utilizadas sistematização de experiências e percepções da pesquisadora como observadora participante, entrevistas semiestruturadas e rodas de conversa direcionadas à avaliação. Os resultados foram apresentados e discutidos em quatro ciclos do planejamento dialógico, todos desenvolvidos de forma presencial na unidade escolar. Percebeu-se o potencial de alcance do PDE quanto às competências, às habilidades e aos objetivos pedagógicos específicos do currículo escolar e às competências transversais de estudantes e docentes; aos aportes para o estímulo dos domínios cognitivos, afetivos e psicomotores nos discentes; e ao engajamento e à mobilização comunitária em diferentes escalas. Como conclusão, o trabalho evidenciou a potencialidade do PDE na construção de escolas públicas democráticas rumo à cidadania planetária.<hr/>Abstract: This article seeks to present a critical and reflective analysis of the construction process of Dialogic Ecopedagogical Planning (DEP), in tandem with the Pedro Ernesto Municipal School, in Rio de Janeiro, for the collective implementation of an agroecological and pedagogical garden, developed from May 2021 to December 2022, in the pandemic context of returning to in-person classes after the isolation due to Covid-19. The methodology was centered on action research and complemented by participant observation, conversation circles, and collaborative mind mapping. As for data collection, the systematization of the researcher's experiences and perceptions were recorded, while semi-structured interviews and conversation circles focused on evaluation. The results were presented and discussed in four dialogic planning cycles, all developed in-person at the school. The potential scope of the DEP was observed in terms of competence, abilities and specific pedagogical objectives of the school curriculum, as well as the transversal aptitude of learners and educators; contributions to stimulate cognitive, affective and psychomotor domains in students; and community engagement and mobilization at different scales. In conclusion, the research revealed the potential of the DEP in building democratic public schools towards planetary citizenship.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar un análisis crítico y reflexivo del proceso de elaboración de la Planificación Dialógica Ecopedagógica con la Escuela Municipal Pedro Ernesto, en Rio de Janeiro, para la implementación colectiva de un huerto escolar agroecológico. El trabajo se desarrolló entre mayo de 2021 y diciembre de 2022, en el contexto pandémico de regreso a las clases presenciales, tras el periodo de aislamiento debido a la COVID-19. El abordaje metodológico se centró en la investigación-acción y se complementó con observación participante, ruedas de conversación y confección de mapas mentales colaborativos. Para la recolección de datos, se utilizó la sistematización de experiencias y percepciones de la investigadora como observadora participante, entrevistas semiestructuradas y ruedas de conversación orientadas para la evaluación. Los resultados fueron presentados y discutidos en cuatro ciclos de planificación dialógica, de manera presencial, en la escuela. Se percibió el potencial de la Planificación Dialógica Ecopedagógica para alcanzar las competencias, habilidades y objetivos pedagógicos específicos del currículo escolar y las competencias transversales de estudiantes y profesores; los aportes para estimular los dominios cognitivos, afectivos y psicomotores en los estudiantes; y la participación y movilización de la comunidad a diferentes escalas. En conclusión, el trabajo mostró el potencial de la Planificación Dialógica Ecopedagógica para la construcción de escuelas públicas democráticas hacia la ciudadanía planetaria. <![CDATA[Estágio de aperfeiçoamento docente no ensino superior: um relato de experiência na licenciatura em Pedagogia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812024000100501&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este é um relato de experiência de estágio para aperfeiçoamento docente em uma universidade federal. Utiliza-se a abordagem autobiográfica-narrativa e a análise de avaliação feita pelos estudantes acerca do processo de ensino-aprendizagem. As discussões são sustentadas por contribuições de pesquisadores da docência no ensino superior e pela abordagem sócio-histórica. Os resultados obtidos evidenciam que o estágio foi uma experiência significativa e de grande relevância para a formação de docentes universitários. Quanto à análise descritiva dos dados de avaliação dos estudantes, observa-se um valor significativo para a atuação do docente com ações reflexivas.<hr/>Abstract: This is a report on an internship experience for teaching improvement at a federal university. An autobiographical narrative approach and the analysis of the assessment produced by students regarding the teaching-learning process are employed. The discussions are supported by contributions from teaching researchers in higher education and by a socio-historical perspective. The results obtained attest that internship was a significant experience and of great relevance for the training of university teachers. As for the descriptive analysis of student evaluation data, we observe a significant value for the teacher's performance with reflective practices.<hr/>Resumen: Este es un informe referente a una experiencia de pasantía para el perfeccionamiento docente en una universidad federal. Se utiliza el enfoque autobiográfico-narrativo y el análisis de una evaluación que realizan los estudiantes sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje. Las discusiones se sustentan en aportes de investigadores docentes en educación superior y en el enfoque sociohistórico. Los resultados obtenidos muestran que la pasantía fue una experiencia significativa y de gran relevancia para la formación del profesorado universitario. En cuanto al análisis descriptivo de los datos de evaluación de los estudiantes, se encuentra un valor significativo para el desempeño del docente con acciones reflexivas.