Scielo RSS <![CDATA[Roteiro]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-605920230001&lang=pt vol. 48 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A pedagogia da alternância frente às teorias do currículo: tradicional, crítica ou pós-crítica?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Gestada na França em 1935, a Pedagogia da Alternância tem o tempo-espaço escolar e o tempo-espaço familiar como orgânicos, indissociáveis, objetivando promover a formação integral das pessoas do campo, valorizando as práticas sociais que as constituem. Este trabalho de cunho bibliográfico, tem como objetivo compreender como essa modalidade educativa do campo, conforme Gimonet (2007), García-Marirrodriga e Puig-Calvó (2010), Nosella (2014, 2020) e Granereau (2020), está posicionada em relação às teorias do currículo: tradicional, crítica e pós-crítica. Recorremos para a problematização a estudiosos do currículo como Silva (2003, 2010), Berticelli (2001), Paraíso (2010), Lopes e Macedo (2011)que pensam a cultura como um campo de luta em torno da significação social e o currículo como prática produtiva que produz identidades sociais. Para a análise dos contornos que assume a Pedagogia da Alternância em relação às teorias do currículo, o conceito de política de identidade como instrumento de reivindicação dos grupos culturais que têm ocupado espaços à margem da sociedade como os agricultores familiares, será importante, visto que, as proposições curriculares e o próprio conhecimento estão implicados em relações de poder.<hr/>Abstract: Created in France in 1935, the Pedagogy of Alternation has the school space-time and the family space-time as organic, inseparable, aiming to promote the integral formation of rural people, valuing the social practices that constitute them. This bibliographic work aims to understand how this educational modality in the countryside, according toGimonet (2007),García-Marirrodriga and Puig-Calvó (2010),Nosella (2014,2020) andGranereau (2020), is positioned in relation to curriculum theories: traditional, critical and post-critical. We resort to the problematization of curriculum scholars such asSilva (2003,2010),Berticelli (2001),Paraíso (2010),Lopes and Macedo (2011)who think of culture as a field of struggle around social significance and curriculum as productive practice that produces social identities. For the analysis of the contours that the Pedagogy of Alternation assumes in relation to the theories of the curriculum, the concept of identity politics as an instrument for claiming cultural groups that have occupied spaces on the margins of society such as family farmers, will be important, since, curricular propositions and knowledge itself are implicated in power relations.<hr/>Resumen: Creada en Francia en 1935, la Pedagogía de la Alternancia tiene el tiempo-espacio escolar y el espacio-tiempo familiar como orgánicos, inseparables, con el objetivo de promover la formación integral de la población rural, valorizando las prácticas sociales que la constituyen. Este trabajo bibliográfico pretende comprender cómo esta modalidad educativa en el campo, segúnGimonet (2007),García-Marirrodriga y Puig-Calvó (2010),Nosella (2014,2020) yGranereau (2020), se posiciona en relación a teorías curriculares: tradicional, crítica y poscrítica. Recurrimos a la problematización de estudiosos del currículo comoSilva (2003,2010),Berticelli (2001),Paraíso (2010),Lopes y Macedo (2011)quienes piensan la cultura como un campo de lucha en torno a la significación social y el currículo como práctica productiva que produce identidades sociales. Para el análisis de los contornos que asume la Pedagogía de la Alternancia en relación con las teorías del currículo, se utilizará el concepto de política identitaria como instrumento de reivindicación de grupos culturales que han ocupado espacios al margen de la sociedad como la agricultura familiar. ser importante, ya que, las proposiciones curriculares y el propio conocimiento están implicados en las relaciones de poder. <![CDATA[A Campanha de Educação Popular (Ceplar): espaço de formação no cenário educacional paraibano (1961-1964)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem o objetivo de evidenciar o surgimento da Campanha de Educação Popular na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre 1961 e 1964, destacando a sua contribuição no cenário educacional da época. A pesquisa foi realizada com base nos jornais Diário Oficial e Diário da Borborema, localizados no Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba e em documentos como o Estatuto da Campanha de Educação Popular, os Inquéritos Policiais Militares e o Projeto Compartilhando Memórias. Após levantamento de fontes e análises, depreendeu-se que a referida Campanha utilizava o “Método Paulo Freire” e consistia na ideia de alfabetização de jovens e adultos em 40 horas, cujo objetivo era despertar nesses sujeitos o senso crítico acerca das desigualdades sociais existentes. Porém, com a instauração do golpe civil-militar em 1964, a Campanha foi extinta, tendo deixado um importante legado educacional na Paraíba.<hr/>Abstract: This work highlights the emergence of the Campanha de Educação Popular in the city of Campina Grande, Paraíba, between 1961 and 1964, highlighting its contribution to the educational scenario of the time. The research was based on the Diário Oficial and Diário da Borborema, located in the Instituto Histórico e Geográfico of Paraíba and on documents such as the Statue of the Campanha de Educação Popular, the Military Police Inquiries and the Projeto Compartilhando Memórias. After surveying sources and analyses, it was inferred that aforementioned campaign used the “Paulo Freire Method” and consisted of the idea of ​​teaching young people and adults to read and write in 40 hours, whose objective was to awaken a critical sense in these subjects about existing social inequalities. However, with the establishment of the civil-military coup in 1964, the campaign was extinguished, having left an important educational legacy in Paraíba.<hr/>Resumen: Este trabajo tiene como objetivo resaltar el surgimiento de la Campanha de Educação Popular en la ciudad de Campina Grande, Paraíba, entre 1961 y 1964, destacando su aporte al escenario educativo de la época. La investigación se basó en el Diário Oficial y Diário da Borborema, ubicados en el Instituto Histórico e Geográfico de Paraíba y en documentos como el Estatuto de la Campanha de Educação Popular, las Investigaciones de la Policía Militar y el Projeto Compartilhando Memórias. Luego de relevar fuentes y análisis, se infirió que la referida campaña utilizó el “Método Paulo Freire” y consistió en la idea de enseñar a leer y escribir a jóvenes y adultos en 40 horas, cuyo objetivo era despertar un sentido crítico en estos temas sobre las desigualdades sociales existentes. Sin embargo, con el establecimiento del golpe cívico-militar en 1964, la campaña se extinguió, dejando un importante legado educativo en Paraíba. <![CDATA[Finitude e angústia existencial entre estudantes de ensino médio de uma escola pública: agravantes da covid-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo abriga resultados de uma pesquisa que busca identificar nos depoimentos de professoras de ensino médio como os temas relacionados à finitude humana e angústia existencial estão presentes na vida de seus estudantes. São trazidos aqui dados oriundos da coleta em grupo focal sobre aspectos relacionados ao sofrimento psíquico de jovens e adolescentes que frequentam o ensino médio de uma escola pública da região Oeste de Santa Catarina. A metodologia de coleta dos dados envolveu atividades em 5 encontros com 10 professoras que atuam no ensino médio, com duração aproximada de 60 minutos cada encontro. A pesquisa possui enfoque qualitativo e a interpretação dos dados seguiu o enfoque teórico hermenêutico. É inevitável que o profissional educador, ao longo de sua carreira, em algum momento se defronte com situações cotidianas que envolvem a angústia existencial vividas por seus alunos, necessitando de preparação para lidar com elas. No entanto, nem sempre o educador a possui, o que revela lacunas no seu processo formativo. Em um cenário normal, já há barreiras a transpor, e com a Covid-19, muito mais caótico ficou o espaço escolar e a vida dos adolescentes. A pandemia demonstrou nossas fragilidades e expôs nossa vulnerabilidade humana e profissional para dar conta das questões existenciais e da finitude. Também revelou aspectos de nossa impotência para ouvir e auxiliar os adolescentes em suas crises existenciais e sofrimento psíquico.<hr/>Abstract: This paper holds the results of a research that intended to identify from high school teachers’ testimonies how themes related to human finitude and existential anguish are present in students’ daily life. Data presented here were collected in a focus group on aspects related to the psychological distress of young people and adolescents who attend a public high school in the western region of the state of Santa Catarina, Brazil. The methodology of the data collect took place in activities developed in five meetings with teachers of high school, with an approximate duration of 60 minutes each meeting. This research has a qualitative approach and the interpretation of data followed the theoretical approach of hermeneutics. It is undeniable that the teacher, along his/her career, may face situations that involve existential anguish experienced by his/her students, needing preparation to deal with them. However, the teacher not always have it, which reveals gaps in his training process. In a normal scenario, there are already barriers to overcome, and with Covid-19, the school space and the lives of teenagers became even more chaotic. The pandemic demonstrated our weaknesses and exposed our human and professional vulnerability to deal with existential issues and finitude. It also revealed aspects of the impotence to listen and help adolescents in their existential crises and psychic suffering.<hr/>Resumen: Este artículo contiene los resultados de una investigación que busca identificar en los testimonios de profesores de secundaria cómo temas relacionados con la finitud humana y la angustia existencial están presentes en la vida de sus alumnos. Se traen aquí datos de una recolección de grupos focales sobre aspectos relacionados con el malestar psicológico de jóvenes y adolescentes que asisten a la enseñanza media en una escuela pública en la región oeste de Santa Catarina. La metodología de recolección de datos implicó actividades en 5 encuentros con 10 profesoras que trabajan en la secundaria, con una duración aproximada de 60 minutos cada encuentro. La investigación tiene un enfoque cualitativo y la interpretación de los datos siguió el enfoque teórico hermenéutico. Es inevitable que el profesional de la educación, a lo largo de su carrera, en algún momento encontre situaciones cotidianas que envuelven la angustia existencial que viven sus alumnos, requiriendo preparación para enfrentarlas. Sin embargo, el educador no siempre cuenta con ella, lo que revela lagunas en su proceso de formación. En un escenario normal, ya hay barreras que superar, y con el Covid-19, el espacio escolar y la vida de los adolescentes se ha vuelto mucho más caótico. La pandemia demostró nuestras debilidades y expuso nuestra vulnerabilidad humana y profesional para hacer frente a cuestiones existenciales y de finitud. También reveló aspectos de nuestra impotencia para escuchar y ayudar a los adolescentes en sus crisis existenciales y sufrimiento psíquico. <![CDATA[Qual a origem do saber do auxiliar de classe? Estudo sobre o não lugar profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta pesquisa objetivou conhecer qual a origem dos saberes mobilizados pelas pessoas que exercem a função de auxiliar de classe 4 e a influência destes na construção do “não lugar” profissional. Trata-se de uma investigação qualitativa, exploratória realizada nos municípios de Itapetinga e Amargosa, na Bahia, com pessoas que atuam nas turmas de Educação Infantil como auxiliar de classe. Foram realizadas no ano de 2020 entrevistas via plataformas digitais com sete colaboradores. Constatou-se que várias são as fontes da origem dos saberes dos auxiliares, sendo as histórias de vida, as experiências pessoais e cotidianas, a formação acadêmico-profissional e a própria prática laboral. Também que o binômio cuidar-educar é de responsabilidade do professor, legitimado historicamente e legalmente e que há muitas diferenças na função de professor e auxiliar. Assim, tudo isso tem apontado para a construção de um “não lugar” profissional dos auxiliares de classe.<hr/>Abstract: This research aimed to know the origin of the knowledge mobilized by people who perform the function of class assistant and their influence in the construction of the professional "non-place". This is a qualitative, exploratory investigation carried out in the municipalities of Itapetinga and Amargosa, in Bahia, with people who work in Early Childhood Education classrooms as class assistants. In 2020, interviews were carried out via digital platforms with seven employees. It was found that there are several sources for the origin of the assistants' knowledge, including life stories, personal and daily experiences, academic-professional training and work practice itself. Also that the care-education binomial is the responsibility of the teacher, historically and legally legitimized and that there are many differences in the role of teacher and assistant. Thus, all this has pointed to the construction of a professional “non-place” for class assistants.<hr/>Resumen: Esta investigación tuvo como objetivo conocer el origen del conocimiento movilizado por las personas que desempeñan la función de asistente de clase y su influencia en la construcción del “no lugar” profesional. Se trata de una investigación cualitativa, exploratoria, realizada en los municipios de Itapetinga y Amargosa, en Bahia, con personas que actúan en aulas de Educación Infantil como asistentes de clase. En 2020 se realizaron entrevistas a través de plataformas digitales con siete empleados. Se constató que existen diversas fuentes para el origen del conocimiento de los asistentes, entre ellas relatos de vida, experiencias personales y cotidianas, formación académico-profesional y la propia práctica laboral. También que el binomio cuidado-educación es responsabilidad del docente, histórica y legalmente legitimado y que existen muchas diferencias en el rol de docente y auxiliar. Así, todo ello ha apuntado a la construcción de un “no lugar” profesional para los auxiliares de clase. <![CDATA[Relações entre a ocupação de escolas, a reforma do ensino médio e a BNCC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Sob a luz dos ensinamentos gramscianos e a partir de pesquisa bibliográfica e documental, o presente texto discute sobre a relação entre as ocupações secundaristas ocorridas no ano de 2016, a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto procura desvelar os interesses presentes em documentos legais e normativos para o Ensino Médio, de forma a demonstrar como tais documentos interferem na oferta educacional e na formação de jovens brasileiros. Nessa perspectiva, o presente texto tece considerações acerca da relação entre os argumentos que fundamentaram as Ocupações Secundaristas, a aprovação da Reforma do Ensino Médio e a Construção da BNCC para essa etapa da Educação Básica, e, apresenta os interesses que estiveram em disputa na elaboração de documentos legais e normativos e os limites deles decorrentes para a formação dos jovens brasileiros. As análises indicam que a oferta do Ensino Médio no Brasil está vinculada aos interesses capitalistas, os quais interferem na formação dos jovens para torná-los subservientes à lógica do mercado e impedem uma formação emancipatória integral.<hr/>Abstract: In the light of Gramsci's teachings and from bibliographic and documentary research, this text discusses the relationship between the secondary occupations that took place in 2016, the High School Reform and the National Curricular Common Base (BNCC). For that, it seeks to unveil the interests present in legal and normative documents for High School, in order to demonstrate how such documents interfere in the educational offer and training of young Brazilians students. I n this perspective, the present text makes considerations about the relationship between the arguments that founded the Secondary Occupations, the approval of the High School Reform and the Construction of the BNCC for this stage of Basic Education, and presents the interests that were in dispute in the elaboration of legal and normative documents and the resulting limits for the education of young Brazilians. The analyzes indicate that the offer of Secondary Education in Brazil is linked to capitalist interests, which interfere in the training of young people to make them subservient to the logic of the market and prevent an integral emancipatory training.<hr/>Resumen: A la luz de las enseñanzas gramscianas y con base en investigaciones bibliográficas y documentales, este texto discute la relación entre las ocupaciones secundarias ocurridas en 2016, la Reforma de la Enseñanza Media y la Base Común Curricular Nacional (BNCC). Para ello, busca desvelar los intereses presentes en los documentos legales y normativos para la Enseñanza Media, con el fin de demostrar cómo tales documentos interfieren en la oferta educativa y de formación de los jóvenes brasileños. En esa perspectiva, el presente texto hace consideraciones sobre la relación entre los argumentos que fundamentaron las Ocupaciones Secundarias, la aprobación de la Reforma de la Enseñanza Media y la Construcción de la BNCC para esta etapa de la Educación Básica, y presenta los intereses que estuvieron en disputa en la elaboración de documentos legales y normativos y los límites resultantes para la educación de los jóvenes brasileños. Los análisis indican que la oferta de Educación Secundaria en Brasil está ligada a los intereses capitalistas, que interfieren en la formación de los jóvenes para someterlos a la lógica del mercado e impedir una formación emancipadora integral. <![CDATA[Estudos sobre a história da prática docente em educação física: O estado da questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este estudo objetiva analisar as produções acadêmico-científicas relacionadas à história da prática docente de Educação Física, mapeadas e recrutadas por meio da construção do Estado da Questão (EQ), procurando conhecer de que maneira os pesquisadores têm desenvolvido seus estudos, evidenciando, principalmente, os objetivos e os resultados das pesquisas definidas como achados, em busca de apontar algumas lacunas de conhecimentos em relação à temática de investigação. Para esta investigação, as bases de dados consultadas foram o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a BDTD e a SciELO. Os achados foram encontrados com combinações de descritores que envolveram "história”, “Educação Física”, “prática docente”, “prática pedagógica” e “práticas”. A partir da análise dos dados podemos constatar a existência de uma pluralidade de olhares em relação aos objetivos das pesquisas, assim como uma diversidade de práticas dos professores de Educação Física ao longo do tempo nas escolas brasileiras. Além disso, identificamos, como principal lacuna, a falta de estudos que abordem a prática docente desse componente curricular numa perspectiva histórica que contemplem escolas de municípios do interior cearense como lócus e, ainda, que tenham como recorte temporal o final do século XX.<hr/>Abstract: This study aims to analyze the academic-scientific productions related to the theme of the history of the teaching practice of Physical Education, mapped and recruited through the construction of the State of the Question (SQ), seeking to know how researchers have developed their studies, evidencing, mainly, the objectives and results of the research defined as findings, seeking to point out some knowledge gaps in relation to the investigation theme. For this investigation, the databases consulted were the Catalog of Theses and Dissertations from CAPES, BDTD and SciELO. The results were found with combinations of descriptors that involved "history", "Physical Education", "teaching practice", "pedagogical practice" and “practices”. From the data analysis, we can verify the existence of a plurality of perspectives in relation to the research objectives, as well as a diversity of practices of Physical Education teachers over time in Brazilian schools. In addition, we identified as the main lacuna, the lack of studies that address the teaching practice of this curricular component in a historical perspective that consider schools in Ceará as a locus and also, which have the end of the 20th century as a time frame.<hr/>Resumen: Este estudio tiene como objetivo analizar las producciones académico-científicas relacionadas con el tema de la historia de la práctica docente de Educación Física, mapeadas y reclutadas a través de la construcción del Estado de la Cuestión (EQ), buscando saber cómo los investigadores han desarrollado sus estudios, destacando principalmente los objetivos y resultados de la investigación definidos como hallazgos, con la finalidad de señalar algunos vacíos de conocimiento en relación con el tema de investigación. Para esta investigación, las bases de datos consultadas fueron el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la CAPES, BDTD y SciELO. Los hallazgos fueron encontrados con combinaciones de descriptores que involucraban "historia", "Educación Física", "práctica docente", "práctica pedagógica" y "prácticas". A partir del análisis de datos, podemos verificar la existencia de una pluralidad de perspectivas en relación a los objetivos de la investigación, así como una diversidad de prácticas de los profesores de Educación Física a lo largo del tiempo en las escuelas brasileñas. Además, identificamos como principal brecha, la falta de estudios que aborden la práctica docente de este componente curricular en una perspectiva histórica que considere como locus las escuelas de los municipios del interior de Ceará y también, que tengan fines del siglo XX como marco de tiempo. <![CDATA[Trajetórias, Memórias e Narrativas em pesquisas na área de Educação do Campo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo. Partindo de indícios e pistas presentes em dissertações e teses que exploram a área da educação do campo enquanto lócus de pesquisa, este artigo busca compreenderas trajetórias, experiências e memórias narradas por pesquisadores deste âmbito do saber, buscando identificar nexos entre a produção do conhecimento no campo da educação e a elaboração de narrativas autobiográficas nesse processo (JOSSO, 2004). Neste caminho, dialoga com os conceitos de narrativa e experiência em Walter Benjamin (1987, 2016), de memória e história (BOSI, 2012; HALBWACHS, 1990); parte da operação historiográfica proposta por Ginzburg (2007a, 2007b, 2014) no método indiciário, referenciado na micro-história italiana. Entre as linhas e as margens, entre tantas narrativas e várias confidências presentes nestas produções acadêmicas defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo entre 2006 e 2019, emergiram memórias de infância, de suas trajetórias de vida, atuação e formação, das experiências de desumanização-resistência-humanização (ARROYO, 2019) e de estranhamento e reencontro com os contextos do campo e da cidade. Por fim, evidenciaram-se processos existenciais que implicam uma relação singular entre as trajetórias desses sujeitos e sua opção político-existencial pela educação do campo enquanto lócus de pesquisa e de trabalho, constituindo-se, portanto, como um retorno à própria terra, à sua história e sua existência em seu sentido mais amplo, num movimento que envolve fazeres, saberes, afetos e ideais construídos no processo de luta e trabalho.<hr/>Abstract. Starting from clues and indications present in dissertations and theses that explore the countryside education area as a research locus, this paper seeks to understand the trajectories, experiences and memories narrated by researchers in this field of knowledge, seeking to identify links between the production of knowledge in the educational field and the elaboration of autobiographical narratives in this process (JOSSO, 2004). In this way, this study dialogues with the concepts of narrative and experience inWalter Benjamin (1987,2016), memory and history (BOSI, 2012;HALBWACHS, 1990); it departs from the historiographical operation proposed byGinzburg (2007a,2007b,2014) in the indiciary method, referenced in the Italian micro-history. Between the lines and the margins, among the many narratives and various confidences present in these academic productions defended in the Graduate Program in Education of the Federal University of Espírito Santo between 2006 and 2019, memories emerged from childhood, their life paths, performance and formation, experiences of dehumanization-resistance-humanization (ARROYO, 2019), and of strangeness and reunion with the contexts of the country and the city. Finally, existential processes were evidenced that imply a singular relationship between the trajectories of these subjects and their political-existential option for the education of the field as a research and work locus, constituting, therefore, as a return to the land itself, to its history and its existence in a broader sense, in a movement that involves doing, knowing, affecting, and ideals constructed in the process of struggle and work.<hr/>Resumen. Analiza las trayectorias, experiencias y memorias narradas por investigadores del área de Educación del Campo, buscando identificar nexos entre la producción del conocimiento en el campo de la educación y la elaboración de narrativas autobiográficas (JOSSO, 2004). Entre las líneas y las márgenes, narrativas y confidencias presentes en las producciones académicas defendidas en el Programa de Post-Graduación en Educación de la Universidad Federal del Espíritu Santo entre 2006 y 2019, se evidenciaron procesos existenciales que implican una relación singular entre las trayectorias de esos sujetos y su opción político-existencial por la educación del campo como locus de investigación y de trabajo, constituyéndose, por consiguiente, como un retorno a la propia tierra, a su historia y su existencia en su sentido más amplio, en un movimiento que envuelve haceres, saberes, afectos e ideales construidos en el proceso de lucha y trabajo. <![CDATA[Interações com famílias via <em>whatsapp</em> e as práticas de numeramento/letramento matemático evidenciadas no ensino remoto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Analisamos dados produzidos no contexto de uma pesquisa que buscou compreender práticas de numeramento/letramento matemático mobilizadas por famílias, durante o ensino remoto, no auxílio em tarefas escolares propostas pelas professoras na pandemia. Para este fim, apoiamo-nos em pressupostos da abordagem netnográfica, de natureza qualitativa, em um movimento de interação com um grupo de mães pelo WhatsApp. O referencial teórico apoia-se na discussão sobre letramento, letramento matemático e da relação família-escola, a partir da contribuição de estudos anteriores. Em termos de resultados, diante do contato interativo virtual com mulheres-mães de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, autodeclaradas como responsáveis no apoio ao ensino em casa, é possível concluir que estas utilizam diferentes estratégias na intenção de auxiliar seus filhos, a saber: recorrem ao cálculo mental; incentivam a adoção de esquemas de ação para as operações matemáticas (como contar nos dedos); e à tecnologia, ao reconhecerem a relevância da calculadora em situações cujo o cálculo busca o pensamento inferencial (conclusão esta possível ao dialogar com os pesquisadores). A experiência possibilitou ainda reconhecer a necessidade de compreensão dos contextos culturais familiares de aprendizagem matemática das crianças, no sentido de partir da realidade delas para a produção de sentidos e significados matemáticos nas práticas de letramento escolar.<hr/>Abstract: We analyzed data produced in the context of a research that sought to understand numeracy/mathematical literacy practices mobilized by families, during remote teaching, in helping with school tasks proposed by teachers in the pandemic. To this end, we rely on assumptions of the netnographic approach, of a qualitative nature, in a movement of interaction with a group of mothers through WhatsApp. The theoretical framework is based on the discussion about literacy, mathematical literacy and the family-school relationship, based on the contribution of previous studies. In terms of results, given the virtual interactive contact with women-mothers of children in the early years of Elementary School, self-declared as responsible for supporting homeschooling, it is possible to conclude that they use different strategies in order to help their children, namely : resort to mental calculation; encourage the adoption of action schemes for mathematical operations (such as counting on fingers); and to technology, by recognizing the relevance of the calculator in situations where the calculation seeks inferential thinking (this conclusion is possible when dialoguing with the researchers). The experience also made it possible to recognize the need to understand the familiar cultural contexts of children's mathematical learning, in the sense of starting from their reality for the production of mathematical senses and meanings in school literacy practices.<hr/>Resumen: Analizamos datos producidos en el contexto de una investigación que buscó analizar las prácticas de alfabetización numérica/matemática movilizadas por las familias, en un contexto de enseñanza a distancia, mientras ayudaban con las tareas escolares propuestas por los maestros durante la pandemia. Para ello, nos apoyamos en los supuestos del enfoque netnográfico, de carácter cualitativo, en un movimiento de interacción con un grupo de madres a través de WhatsApp. El marco teórico se basó en la discusión sobre la lectoescritura, la competencia matemática y la relación familia-escuela, a partir de la contribución de estudios anteriores. En cuanto a los resultados, dado el contacto interactivo virtual con mujeres-madres de niños en los primeros años de la Enseñanza Básica, autodeclaradas como responsables de apoyar la educación en el hogar, es posible concluir que utilizan diferentes estrategias para ayudar a sus hijos, a saber: recurrir al cálculo mental; fomentar la adopción de esquemas de acción para operaciones matemáticas (como contar con los dedos); y tecnología, al reconocer la relevancia de la calculadora en situaciones donde el cálculo busca el pensamiento inferencial (esta conclusión es posible al dialogar con los investigadores). La experiencia en jaque también permitió reconocer la necesidad de comprender los contextos culturales familiares del aprendizaje matemático de los niños, en el sentido de partir de su realidad para la producción de sentidos y significados matemáticos en las prácticas de alfabetización escolar. <![CDATA[Fundamentos teórico-metodológicos das diretrizes curriculares do ensino fundamental de Criciúma/SC (2020): continuidade e ruptura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo tem como enfoque os fundamentos teórico-metodológicos que norteiam as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental de Criciúma/SC (2020), sendo este um apanhado das reflexões presentes numa pesquisa documental para dissertação de mestrado. A elaboração das novas Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental de Criciúma (2020) se deu na tentativa de continuidade do documento anterior, do ano de 2008, bem como para atender a necessidade de conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Temos como hipótese que as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental de Criciúma (2020)caracterizam uma relação paradoxal no que se refere a sua condição ontológica das ideias pedagógicas predominantes no documento, visto que as diretrizes apresentam tanto a psicologia histórico-cultural (presente em seus documentos curriculares anteriores) quanto a pedagogia das competências (presente na BNCC). Serão feitos apontamentos sobre o processo de continuidade, tratando-se da teoria histórico-cultural, como também sobre a ruptura, dada no momento em que há a tentativa de articulação entre pedagogia das competências e psicologia histórico-cultural, sabendo-se que a psicologia histórico-cultural requer uma pedagogia contra-hegemônica, advinda dos preceitos marxistas, tal qual a pedagogia histórico-crítica.<hr/>Abstract: This article aims to discuss the theoretical-methodological fundamentals which guide the curriculum documents of Criciúma/SC (2020), being an overview of the reflections present in documental research for a master's thesis. The elaboration of the new Curriculum Guidelines for Elementary Education in Criciúma (2020) occured to continue the previous document, from 2008, as well as to meet the need for compliance with the National Curricular Common Base (BNCC).Our hypothesis is that theCriciúma Elementary School Curriculum Guidelines (2020)present a paradox regarding their ontological condition of the predominant pedagogical ideas in the document since the guidelines present both historical-cultural psychology (present in their previous curriculum documents ) and the pedagogy of competences (present in the BNCC). Observations will be made on the process of continuity of the historical-cultural theory, as well as on the rupture that exists in the attempt to articulate pedagogy of competences and historical-cultural psychology, knowing that historical-cultural psychology requires a counter-hegemonic pedagogy, arising from Marxist precepts, such as historical-critical pedagogy.<hr/>Resumen: Este artículo se centra en los fundamentos teórico-metodológicos que orientan las Directrices Curriculares para la Educación Básica en Criciúma/SC (2020), siendo este un panorama de las reflexiones presentes en una investigación documental para una disertación de maestría. La elaboración de las nuevasDirectrices Curriculares para la Educación Básica en Criciúma (2020)fue un intento de dar continuidad al documento anterior, de 2008, así como de atender la necesidad de cumplimiento de la Base Común Curricular Nacional (BNCC). Tenemos como hipótesis que las Directrices Curriculares de la Escuela Básica de Criciúma (2020) caracterizan una relación paradójica en cuanto a su condición ontológica de las ideas pedagógicas predominantes en el documento, una vez que las directrices presentan tanto la psicología histórico-cultural (presente en sus documentos curriculares anteriores) como la pedagogía de las competencias (presente en el BNCC). Se harán inferencias sobre el proceso de continuidad, tratándose de la teoría histórico-cultural, así como sobre la ruptura, dada en el momento en que se intenta articular entre la pedagogía de las competencias y la psicología histórico-cultural, sabiendo que la psicología cultural-histórica exige una pedagogía contrahegemónica, surgida de los preceptos marxistas, al igual que la pedagogía histórico-crítica. <![CDATA[Os sentidos políticos atribuídos à função social da escola pelos professores iniciantes na carreira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Apresentamos uma investigação sobre o professor iniciante na carreira, objetivando entender os sentidos políticos atribuídos à função da escola por estes docentes. A ideia dessa investigação surge com indagações postas sobre o início da docência, pautando as dificuldades e descobertas da fase enquanto iniciante, são referências para o estudo os trabalhos de Hubermam (2000). Articulando as abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas, esta pesquisa é de caráter amostral, utilizando de entrevistas realizadas com professores, visando trabalhar com sujeitos recém ingressos em sala de aula como docentes, realizando entrevistas com 10 professores da educação básica. Embasadas em um estudo referenciado na metodologia do núcleo de significação (Aguiar e Ozella, 2013), sintetizamos os sentidos dos docentes sobre o papel da escola a partir de três categorias: a) Escola para a adaptação social; b) Escola para reforma social; e c) Escola para a mudança social, o que nos permite contribuir com o campo da formação de professores, especificamente sobre a entrada na carreira docentes, seus desafios e realizações, fortalecendo a função de uma escola vinculada a um compromisso social da emancipação humana.<hr/>Resumen: Presentamos una investigación sobre el profesor principiante en la carrera, con el objetivo de comprender los significados políticos atribuidos a la función de la escuela por estos profesores. La idea de esta investigación surge de interrogantes planteados sobre el inicio de la docencia, orientando las dificultades y descubrimientos de la etapa como principiante, los trabajos deHuberman (2000)son referentes para el estudio. Articulando enfoques metodológicos cuantitativos y cualitativos, esta investigación es de carácter muestral, utilizando entrevistas con docentes, con el objetivo de trabajar con sujetos que recientemente ingresaron al aula como docentes, realizando entrevistas con 10 docentes de educación básica. A partir de un estudio basado en la metodología del núcleo de sentido (Aguiar y Ozella, 2013), sintetizamos los sentidos de los docentes sobre el papel de la escuela a partir de tres categorías: a) Escuela para la adaptación social; b) Escuela para la reforma social; y c) Escuela para el cambio social, que nos permite contribuir al campo de la formación docente, específicamente al ingreso a la carrera docente, sus desafíos y logros, fortaleciendo la función de una escuela vinculada a un compromiso social con la emancipación humana.<hr/>Abstract: We present an investigation about the beginning teacher in the career, with the objective of understanding the political meanings attributed to the role of the school by these teachers. The idea of ​​this investigation arises from questions raised about the beginning of teaching, guiding the difficulties and discoveries of the stage as a beginner, the works ofHuberman (2000)refer to the studio. Articulating quantitative and qualitative methodological approaches, this investigation is of a sample nature, using interviews with teachers, with the aim of working with subjects who have recently joined the classroom as teachers, conducting interviews with 10 teachers of basic education. Based on a study based on the methodology of the nucleus of meaning (Aguiar and Ozella, 2013), we summarize the meanings of teachers about the role of the school based on three categories: a) School for social adaptation; b) School for social reform; and c) Escuela para el cambio social, which allows us to contribute to the field of teacher training, specifically the entry into a teaching career, its challenges and achievements, strengthening the function of a school linked to a social commitment to human emancipation. <![CDATA[Gestão escolar nas escolas do campo de Manaus/AM: investigações preliminares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo objetivou investigar os processos da gestão escolar das escolas do campo do Município de Manaus/AM, a partir da estrutura organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED/MAO) deste município. O processo metodológico envolveu uma revisão bibliográfica a partir de estudos de teóricos que focalizam a Educação do Campo, gestão escolar democrática na escola pública, e envolveu análise documental das legislações específicas do tema abordado no âmbito federal; bem como documentação institucional da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Os resultados evidenciam que as estruturas administrativas e pedagógicas de gestão escolar pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus para as escolas do campo são trabalhadas numa perspectiva tecnicista e neoliberal, com espaço reduzido para a participação coletiva da comunidade escolar e os movimentos sociais do campo amazônico. De modo que, além de ser controladora, não atenta para as particularidades das escolas do campo e para a diversidade que ela atende.<hr/>Abstract: This article aimed to investigate the processes of school management in rural schools in the municipality of Manaus/AM, based on the structure organized by the Municipal Department of Education (SEMED/MAO) of this city. The methodological process involved a bibliographic review based on studies by theorists who focus on Rural Education, democratic school management in public schools, and involved documentary analysis of specific legislation on the topic addressed at the federal level, as well as institutional documentation from the Municipal Department of Education in Manaus. The results show that the administrative and pedagogical structures of school management by the Municipal Department of Education in Manaus for rural schools are worked on in a technicism and neoliberal perspective, with reduced space for the collective participation of the school community and social movements of the Amazonian field. Therefore, in addition to being controlling, it does not pay attention to the particularities of rural schools and the diversity they serve.<hr/>Resumen: Este artículo tuvo como objetivo investigar los procesos de gestión escolar de las escuelas rurales del Municipio de Manaus/AM, a partir de la estructura organizada por la Secretaría Municipal de Educación (SEMED/MAO) de esta ciudad. El proceso metodológico implicó una revisión bibliográfica a partir de estudios de teóricos que se enfocan en la Educación Rural, la gestión escolar democrática en la escuela pública, e involucró análisis documental de las legislaciones específicas del tema abordada a nivel federal; así como documentación institucional de la Secretaría Municipal de Educación de Manaus. Los resultados muestran que las estructuras administrativas y pedagógicas de gestión escolar por la Secretaría Municipal de Educación de Manaus para las escuelas rurales se trabajan en una perspectiva tecnicista y neoliberal, con espacio reducido para la participación colectiva de la comunidad escolar y los movimientos sociales del campo amazónico. De modo que, además de ser controladora, no atenta a las particularidades de las escuelas rurales y a la diversidad que atienden. <![CDATA[Política afirmativa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul: as ações de permanência estudantil na concepção das gestoras e dos gestores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo analisa o processo de institucionalização da política afirmativa para a educação superior na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), dando foco à permanência das/dos acadêmicas/os cotistas a partir dos significados estabelecidos pelos atores que atuam na macrogestão da academia. Para tal, utiliza-se, como referencial teórico, uma noção de justiça social que incorpora a necessidade de reparação/transformação em três dimensões: socioeconômica (classe social), cultural (identidades e status) e política (participação política). A base epistemológica-metodológica centra-se nas premissas da análise crítica do discurso, a entender que o discurso não só está determinado pelas instituições e estruturas sociais, mas que é parte constitutiva delas, isto é, que o discurso constrói o social como prática, atuando tanto como reprodutor das estruturas sociais quanto seu transformador. Em termos de resultados, a pesquisa revela que a UFRGS carece de enfrentar desafios substanciais referentes à implementação de ações de permanência estudantil que considerem a diversidade social, econômica e cultural das/dos estudantes cotistas oriundas/os dos meios populares. Ademais, o estudo demonstra que a universidade ainda possui uma organização acadêmica bastante condicionada por bases institucionais voltadas para o ensino das elites brasileiras.<hr/>Resumen: El artículo analiza el proceso de institucionalización de la política afirmativa para la educación universitaria en la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), centrándose en la permanencia de las/los estudiantes ingresantes por cuotas a partir de los significados establecidos por los actores que actúan en la macro gestión de Academia. Para ello, se utiliza como marco teórico una noción de justicia social que incorpora la necesidad de reparación/transformación en tres dimensiones: socioeconómica (clase social), cultural (identidades y estatus) y política (participación política). La base epistemológica-metodológica se centra en las premisas del análisis crítico del discurso, entendiendo que el discurso no sólo está determinado por las instituciones y estructuras sociales, sino que es parte constitutiva de ellas, es decir, que el discurso construye lo social como práctica, actuando tanto como reproductor de estructuras sociales cuanto transformador de estas. En términos de resultados, la investigación revela que la UFRGS necesita enfrentar desafíos sustanciales en cuanto a la implementación de acciones de permanencia estudiantil que consideren la diversidad social, económica y cultural de las/los estudiantes de cuota provenientes de ambientes populares. Además, el estudio demuestra que la universidad todavía tiene una organización académica muy condicionada por las bases institucionales destinadas a la enseñanza de las élites brasileñas.<hr/>Abstract: The article analyzes the institutionalization process of the affirmative policy for higher education at Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), focusing on the permanence of the student’s quota based on the meanings established by the actors who have worked in the academy’s macro-management. For this purpose, a notion of social justice is used as a theoretical reference which incorporates the need for reparation/transformation in three dimensions: socioeconomic (social class), cultural (identities and status) and political (political participation). The epistemological-methodological basis focuses on the premises of critical discourse analysis, understanding that discourse is not only determined by social institutions and structures, but that it is a constitutive part of them, that is, discourse constructs social as a practice, acting both as a reproducer of social structures and as its transformer. Taking the results into account, the research reveals that UFRGS needs to face substantial challenges regarding the implementation of student permanence actions that take into account the social, economic and cultural diversity of students from popular backgrounds. Furthermore, the study shows that the university still has an academic organization highly conditioned by institutional bases aimed at teaching Brazilian elites. <![CDATA[Políticas públicas de acesso e assistência na educação superior: uma pesquisa do estado do conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101028&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa sobre as políticas públicas de acesso e permanência na educação superior do Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM).O objetivo foi delimitar o campo da produção científica de artigos sobre as políticas públicas de acesso e permanência na educação superior de dois acervos: Scielo e Portal de Periódicos da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES), publicados no período de 2015 a 2020. Abordagem qualitativa, a metodologia utilizada foi bibliográfica e qualitativa. A análise dos dados deu-se a partir da análise de conteúdo, com base em Bardin (2011). Ressalta-se que esta pesquisa contribui para que os interessados no tema tenham acesso ao que já foi produzido a respeito das políticas públicas de acesso e permanência na educação superior para que não se reproduza aquilo já pesquisado, além de garantir a originalidade da pesquisa. Os resultados apontaram que a maioria dos artigos encontrados tratou sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil e uma minoria versou sobre o acesso ao ensino superior por cotas de estudantes advindos de escolas públicas, aqueles em vulnerabilidade socioeconômica. Assim, podemos inferir que existem ainda várias arestas a serem produzidas, principalmente no que diz respeito à relação entre as políticas de acesso e as políticas de permanência e como estas políticas são implementadas em diferentes instituições federais de ensino.<hr/>Abstract: This work is the result of research on public policies for access and permanence in higher education of the Doctoral Course in Education of the Graduate Program in Education at the Federal University of Santa Maria (PPGE/UFSM). The objective was to delimit the scientific production of articles on public policies for access and permanence in higher education from two collections: Scielo and Portal of Periodicals of the Coordination of Higher Education Personnel (CAPES), published from 2015 to 2020. Qualitative approach, the methodology used was bibliographic and qualitative. Data analysis was based on content analysis, based onBardin (2011). It is noteworthy that this research contributes so that those interested in the subject have access to what has already been produced regarding public policies for access and permanence in higher education so that what has already been researched is not reproduced, in addition to guaranteeing the originality of the research. The results showed that most of the articles found dealt with the National Student Assistance Plan and a minority dealt with access to higher education by quotas for students from public schools, those in socioeconomic vulnerability. Thus, we can infer that there are still several edges to be produced, especially with regard to the relationship between access policies and permanence policies and how these policies are implemented in different federal educational institutions.<hr/>Resumen: Este trabajo es el resultado de una investigación sobre políticas públicas para el acceso y la permanencia en la educación superior del Curso de Doctorado en Educación del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Santa María (PPGE/UFSM). El objetivo fue delimitar la producción científica de artículos sobre políticas públicas de acceso y permanencia en la educación superior de dos colecciones: Scielo y Portal de Revistas de la Coordinación de Personal de Educación Superior (CAPES), publicados de 2015 a 2020. A metodologia utilizada fue bibliográfica y cualitativa. El análisis de datos se basó en el análisis de contenido, basado enBardin (2011). Es de destacar que esta investigación contribuye a que los interesados ​​en el tema tengan acceso a lo ya producido en torno a las políticas públicas de acceso y permanencia en la educación superior para que no se reproduzca lo ya investigado, además de garantizar la originalidad de la investigación. Los resultados mostraron que la mayoría de los artículos encontrados trataban sobre el Plan Nacional de Atención al Estudiante y una minoría trataba sobre el acceso a la educación superior por cuotas para estudiantes de escuelas públicas, en situación de vulnerabilidad socioeconómica. Así, podemos inferir que aún quedan varias aristas por producir, especialmente en lo que se refiere a la relación entre las políticas de acceso y las políticas de permanencia y cómo se implementan estas políticas en las diferentes instituciones educativas federales. <![CDATA[Recomendações dos organismos internacionais para a América Latina: inclusão escolar, sustentabilidade e desigualdade estrutural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Objetiva-se discutir as recomendações de organismos internacionais para a Educação Especial e Inclusão na América Latina (AL) no século XXI, como resultado de pesquisa interinstitucional, de natureza bibliográfico-documental, sobre as políticas públicas para a Educação Especial e a inclusão educacional em países latino-americanos. À luz do materialismo histórico e da Teoria Histórico-cultural, as condições objetivas de desenvolvimento dos países são levantadas, pois a educação que ofertam depende da riqueza material e simbólica/cultural acumulada e da sua distribuição/fruição - em acordo com a classe social. A metodologia contou com a análise de documentos norteadores de organismos internacionais para a AL subsidiada por produções teóricas que possibilitam a compreensão da temática. Os resultados apontaram que a partir dos anos 2000 esses organismos orientam os governos a se atentarem à inclusão e à preservação/educação ambiental, entendendo que, pelo percentual de pessoas que abarca, o grupo da Educação Especial não pode ser ignorado, sobretudo num momento de notório crescimento da desigualdade econômico-social na América Latina. Nesta terceira década o discurso da inclusão escolar/educacional se dá em meio à desigualdade social que alcança índices estarrecedores, o que obstaculiza ainda mais o desenvolvimento do psiquismo do referido grupo. Conclui-se, ante esse quadro, pela necessidade de acompanhar como a desigualdade provocada pela deficiência e as NEE são enfrentadas pelos países com suas políticas educacionais ordinária e extraordinariamente. Esse acompanhamento deve implicar na participação efetiva desse grupo, considerando-o capaz de pensar sobre si e o mundo, e ser instrumentalizado/formado para tanto.<hr/>Resumen: Se objetiva discutir las recomendaciones de organismos internacionales para la Educación Especial e Inclusión en Latinoamérica LA en el siglo XXI, como resultado de la investigación interinstitucional, de naturaleza bibliográfico-documental, sobre las políticas públicas para la Educación Especial y la inclusión educacional en países latinoamericanos. A la luz del materialismo histórico y de la Teoría Histórico-cultural, las condiciones objetivas de desarrollo de los países son levantadas, pues la educación que ofrecen depende de la riqueza material y simbólica/cultural acumulada y de su distribución/fruición - consonante con la clase social. La metodología contó con el análisis de documentos norteadores de organismos internacionales para LA subsidiada por producciones teóricas que posibilitan la comprensión de la temática. Los resultados apuntaron que, a partir de los años 2000, eses organismos orientan los gobiernos a interesarse para la inclusión y a la preservación/educación ambiental, entendiendo que, por el porcentaje de personas que abarca, el grupo de la Educación Especial no puede ser ignorado, sobre todo en un momento de notorio crecimiento de la desigualdad económico-social en Latinoamérica. En esta tercera década, el discurso de la inclusión escolar/educacional se da en medio a la desigualdad social que alcanza índices espantosos, lo que obstaculiza más aún el desarrollo del psiquismo del grupo mencionado. Se concluye, ante ese cuadro, por la necesidad de acompañar cómo la desigualdad provocada por la deficiencia y las NEE son enfrentadas por países con sus políticas educacionales ordinaria y extraordinariamente. Ese acompañamiento debe implicar en la participación efectiva de ese grupo, considerándolo capaz de pensar sobre sí y el mundo, y ser instrumentalizado/formado para tanto.<hr/>Abstract: Recommendations of international organisms for Special Education and Inclusion in Latin America in the 21 st century are discussed. Current paper is the product of an inter-institution, bibliographical and documental research on public policies for Special Education and Educational Inclusion in Latin America. The countries´ objective development conditions are surveyed through Historical and Cultural Theory and Historical Materialism since education depends on accumulated material, symbolical and cultural richness and of its distribution and benefits according to social classes. Methodology comprised analysis of streamline documents by international organisms for Latin America and supplemented by theoretical productions for debating the theme. Results show that since the year 2000 such organisms recommend that governments should promote inclusion and environmental preservation and education. Due to the great number of people involved, Special Education should not be discarded, particularly within the context of high growth in social and economic inequality in Latin America. In the third decade of the century, school and educational inclusion occurs in the midst of social inequality with high percentages, impairing more and more the development of psychism of the group concerned. Within such a context, there is a dire need in making a follow-up as to the manner deficiency-caused inequality and SEGs are dealt with by countries within their ordinary and extraordinary educational policies. The group´s effective participation is mandatory due to its ability to reflect on itself and world conditions and as a tool for the task. <![CDATA[A gestão democrática na prática de Conselho Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101030&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A Constituição Federal de 1988 define a Gestão democrática do ensino público como um princípio básico da educação nacional. Também, estabelece as responsabilidades normativas para com a educação escolar básica que cabe a cada ente federado. Nesse contexto, o presente artigo analisa a atuação do Conselho Estadual de Educação do Espírito Santo para a implementação da gestão democrática na educação básica a partir dos Planos Nacional e Estadual de Educação. Toma as reflexões de Freire (2000), Santos (2003), Gadotti (2014)e Lima (2014) como fundamentação teórica para discutir informações obtidas a partir de pesquisa documental. Conclui-se que o Conselho Estadual de Educação prevê a gestão democrática em seus atos normativos, porém com aderência a concepções que não enfrentam a centralização do poder de decisões afetas à gestão da educação.<hr/>Abstract: The Brazil’s Federal Constitution of 1988 defines the democratic management of public education as a basic principle of national education. It also establishes the normative responsibilities for basic school education that belongs to each federated entity. In this context, this article analyzes the performance of the Espírito Santo State Council of Education for the implementation of democratic management in basic education from the National and State Education Plans. It takes the reflections of Freire (2000), Santos (2003), Gadotti (2014)and Lima (2014)as a theoretical foundation to discuss information obtained from documentary research. It is concluded that the State Council of education foresees democratic management in its normative acts, but with adherence to conceptions that do not address the issue of centralization of decision-making power related to education management.<hr/>Resumen: La Constitución Federal de 1988 define la gestión democrática de la educación pública como un principio básico de la educación nacional. También establece las responsabilidades normativas para la educación escolar básica que corresponde a cada entidad federada. En este contexto, este artículo analiza el desempeño del Consejo de Educación del Estado de Espírito Santo para la implementación de la gestión democrática en la educación básica partir de los Planes Nacional y Estadual de Educación. Toma las reflexiones de Freire (2000), Santos (2003), Gadotti (2014) y Lima (2014) como fundamento teórico para discutir informaciones obtenidas de la investigación documental. Se concluye que el Consejo Estadual de Educación prevé la gestión democrática en sus actos normativos, pero con apego a concepciones que no abordan el tema de la centralización del poder de decisión relacionado con la gestión educativa. <![CDATA[Aprendizagem significativa em física: estudo envolvendo experimentos e pensamento históricos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente estudo se dedica a discutir a potencialidade dos Experimentos de Pensamento (EPs) para a aprendizagem significativa em Física, tomando como referência a Teoria da Aprendizagem Significativa. Como questão de investigação formulou-se a seguinte pergunta: que indícios de aprendizagem significativa são evidenciados a partir da utilização de EPs como recurso didático para apropriação de conceitos e fenômenos físicos? O objetivo está em identificar indícios dessa aprendizagem frente à utilização didática de episódios históricos envolvendo EPs. Para tanto, o estudo realizou uma intervenção didática junto a quatro estudantes de um curso de licenciatura em Física para abordar dois episódios de EPs históricos. Tais episódios foram antecedidos por um questionário para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes em conformidade com o referencial teórico adotado no estudo. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa toma como referencial a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos para produção dos dados, o uso dos registros na forma de áudio e vídeo referente as discussões entre os participantes e deles com o pesquisador, bem como os materiais escritos pelos acadêmicos durante os episódios de ensino. Os resultados apontaram que os EPs se revelam uma tarefa potencialmente significativa, possibilitando averiguar indícios de aprendizagem significativa, todavia, ainda carece de mais estudos empíricos que mostrem a melhor forma de utilizá-los em sala de aula.<hr/>Abstract: This study is dedicated to discussing the potential of Thought Experiments (TEs) for learning in Physics from the Theory of Meaningful Learning (TML). As a research question, the following question was formulated: what evidence of significant learning is evidenced from the use of TEs as a didactic resource for the appropriation of concepts and physical phenomena? The objective is to identify evidence of this learning in the face of the didactic use of historical episodes involving TEs. To this end, the study carried out a didactic intervention with four students of a degree course in Physics to address two episodes of historical TEs. Such episodes were preceded by a questionnaire to identify the students' previous knowledge in accordance with the theoretical framework adopted in the study. From a methodological point of view, the research takes a qualitative approach as a reference, having as instruments for data production, the use of audio and video records referring to the discussions between the participants and between them and the researcher, as well as the written materials by academics during teaching episodes. The results showed that the TEs are a potentially meaningful task, making it possible to investigate evidence of meaningful learning, however, it still lacks more empirical studies that show the best way to use them in the classroom.<hr/>Resumen: El presente estudio está dedicado a discutir la potencialidad de los Experimentos del Pensamiento (EPs) para el aprendizaje significativo en Física, tomando como referencia la Teoría del Aprendizaje Significativo. Como pregunta de investigación se formuló la siguiente interrogante: ¿Qué evidencias de aprendizaje significativo se evidencian a partir del uso de los EPs como recurso didáctico para la apropiación de conceptos y fenómenos físicos? El objetivo es identificar evidencias de ese aprendizaje frente al uso didáctico de episodios históricos que involucran um EP. Para ello, el estudio llevó a cabo una intervención didáctica con cuatro estudiantes de la carrera de Física para abordar dos episodios de EP históricos. Dichos episodios fueron precedidos por un cuestionario para identificar los conocimientos previos de los estudiantes de acuerdo con el marco teórico adoptado en el estudio. Desde el punto de vista metodológico, la investigación toma como referencia un enfoque cualitativo, teniendo como instrumentos para la producción de datos, el uso de registros de audio y video referentes a las discusiones entre los participantes y entre estos y el investigador, así como el escrito. materiales por académicos durante los episodios de enseñanza. Los resultados mostraron que los EPs resultan ser una tarea potencialmente significativa, posibilitando investigar evidencias de aprendizaje significativo, sin embargo, aún faltan más estudios empíricos que muestren la mejor manera de utilizarlos en el aula. <![CDATA[“Do sacrifício ao futuro promissor”: aluno de ensino médio nas representações sociais de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101032&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar a estrutura das representações sociais de “aluno de escola pública de ensino médio,” elaboradas por seus professores. Adotamos a Teoria das Representações Sociais (TRS), particularmente, abordagem estrutural dessas representações. Desenvolvemos um estudo de campo online com 71 professores da Rede Estadual de Pernambuco, os quais responderam a um questionário do tipo Google Doc e um Teste de Associação Livre de Palavras. As evocações, analisadas com auxílio do software Iramuteq, revelaram representações sociais de “aluno de escola pública de ensino médio” pautadas em dificuldades, decorrentes da situação de desigualdade social desses estudantes. Apesar disso, nessas evocações e justificativas dos professores, ganham relevância a capacidade de superação e a determinação dos alunos para enfrentar os obstáculos que lhes são impostos. Isto significa que, a despeito do sacrificio, nas representações sociais dos docentes, esses estudantes são desafiados, mas alcançam um futuro promissor. Os achados sugerem a necessidade de medidas capazes de equalizar as oportunidades e minimizar as desigualdades a fim de se construir as bases necessárias ao desenvolvimento social das juventudes que ingressam na escola de ensino médio.<hr/>Abstract: This article aims to identify the structure of the social representations of “public high school students,” developed by their teachers. We adopted the Theory of Social Representations (SRT), particularly, a structural approach to these representations. We developed an online field study with 71 teachers from the State Network of Pernambuco, who answered a Google Doc questionnaire and a Free Word Association Test. The evocations, analyzed with the help of the Iramuteq software, revealed social representations of “public high school students” based on difficulties, resulting from the social inequality situation of these students. Despite this, in these evocations and justifications of the teachers, the students' ability to overcome and the determination to face the obstacles imposed on them gain relevance. This means that, despite the sacrifice, in the social representations of teachers, these students are challenged, but reach a promising future. The findings suggest the need for measures capable of equalizing opportunities and minimizing inequalities in order to build the necessary foundations for the social development of young people who enter high school.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo identificar la estructura de las representaciones sociales de los “estudiantes de la enseñanza media pública”, desarrollada por sus profesores. Adoptamos la Teoría de las Representaciones Sociales (TSR), en particular, un enfoque estructural de estas representaciones. Desarrollamos un estudio de campo en línea con 71 profesores de la Red Estatal de Pernambuco, que respondieron un cuestionario de Google Doc y una Prueba de Asociación de Palabras Libres. Las evocaciones, analizadas con la ayuda del software Iramuteq, revelaron representaciones sociales de “estudiantes de secundaria pública” a partir de las dificultades, resultantes de la situación de desigualdad social de estos estudiantes. A pesar de ello, en estas evocaciones y justificaciones de los docentes cobra relevancia la capacidad de superación de los alumnos y la determinación para enfrentar los obstáculos que se les imponen. Esto significa que, a pesar del sacrificio, en las representaciones sociales de los docentes, estos estudiantes son interpelados, pero alcanzan un futuro promisorio. Los hallazgos sugieren la necesidad de medidas capaces de igualar oportunidades y minimizar las desigualdades para construir las bases necesarias para el desarrollo social de los jóvenes que ingresan a la escuela secundaria. <![CDATA[Empreendedor em festa: uma análise discursiva de coleções didáticas de Projeto de Vida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O texto analisa discursos presentes em três coleções didáticas de Projeto de Vida, com vistas a compreender o funcionamento de relações de saber-poder de natureza neoliberal que corporificam a figura do empreendedor na construção desses materiais, cotejando com as condições sociopolíticas e históricas que possibilitaram mudanças recentes nas políticas curriculares do ensino médio. Para isso, sustenta-se teoricamente nos postulados de Foucault (2010) Dardot e Laval (2016), Laval (2004), Macedo (2019)e Lopes (2019). Quanto à metodologia, trata-se de um trabalho documental de natureza qualitativa. As análises possibilitam constatar o funcionamento de relações de saber-poder que constroem de maneira positiva o sujeito empreendedor, como sendo atuante, inovador e ousado e, com isso, busca convencer os jovens a aderirem a esse perfil, operando, assim, um currículo em conformidade com o modus operandi do neoliberalismo.<hr/>Abstract: The text analyzes discourses present in three didactic collections which books are named Life Project, with a view to understanding the operation of knowledge-power relations of neoliberal nature that embody the figure of the entrepreneur in the construction of these materials, collating with the socio-political and historical conditions that have enabled recent changes in curriculum policies of high school. To achieve that, our work is theoretically supported byFoucault’s postulates (2010) Dardot and Laval (2016),Laval (2004),Macedo (2019)andLopes (2019). As for the methodology, this is a documentary work of a qualitative nature. The analyses make it possible to verify the operation of knowledge-power relations that positively construct the entrepreneurial subject as being active, innovative, and daring, and thus seek to convince young people to adhere to this profile, thus operating a curriculum in accordance with the modus operandi of neoliberalism.<hr/>Resumen: El texto analiza discursos presentes en tres colecciones didácticas de Proyecto de Vida, a fin de comprender el funcionamiento de relaciones de saber-poder de naturaleza neoliberal, las cuales corporifican la figura del emprendedor en la construcción de esos materiales, confrontando con las condiciones sociopolíticas e históricas que posibilitaron cambios recientes en las políticas curriculares de la educación secundaria. Para ello, se sustenta teóricamente en los postulados deFoucault (2010) Dardot y Laval (2016),Laval (2004),Macedo (2019)yLopes (2019). Con respecto a la metodología, se trata de un trabajo documental de naturaleza cualitativa. Los análisis posibilitan constatar el funcionamiento de relaciones de saber-poder que construyen de manera positiva el sujeto emprendedor, como siendo actuante, innovador y audaz y, con eso, busca convencer a los jóvenes a que se adhirieran a ese perfil, manejando así un plan de estudios de acuerdo con el modus operandi del neoliberalismo. <![CDATA[Formação continuada docente como lugar de experiências: comunidade de aprendizagem e as lições da pandemia da Covid-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101034&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem por objetivo evidenciar a formação continuada como lugar que movimenta experiências e possibilidades, no entrelaçamento entre universidade e escola. Intenciona colaborar na premissa da possibilidade de organizar um processo formativo através de comunidade de aprendizagem, por meio de aportes digitais. Argumenta-se que é necessário pensar a formação continuada enquanto um “lugar” mobilizador da docência, de compartilhar experiências, produzir saberes e de profissionalização contínua, com o propósito de fomentar novas práticas, vivências e aprendizagens. Ainda, reflete e indica que esse movimento é possível de ser realizado por meio de aportes tecnológicos, considerando que, se a pandemia nos trouxe lições de isolamento e solidão, as respostas a ela nos ensinaram novas formas e aparatos de comunicação, evidenciando o diálogo e o aprender em comunidade. Este estudo é de cunho bibliográfico, tendo âncora em autores como Candau (1999), Fiorentini (2009, 2010), Imbernón (2009, 2010), Lévy (1999, 2007), Nóvoa (1997, 2009, 2017, 2020, 2022), Sacristán (1999), Tardif (2002) e Veiga (2008). Pode-se afirmar que a formação continuada, a partir de comunidade de aprendizagem, contribui na apropriação e reelaboração de saberes pensados e refletidos no coletivo.<hr/>Abstract: This academic paper aims to highlight continuing education as a place that moves experiences and possibilities, in the intertwining between university and school. It intends to collaborate on the premise of the possibility of organizing a training process through a learning community, through digital contributions. It is argued that it is necessary to think of continuing education as a “place” that mobilizes teaching, to share experiences, produce knowledge and continuous professionalization, with the purpose of fostering new practices, experiences and learning. Still, it indicates that this movement is possible to be carried out through technological contributions, considering that, if the pandemic brought us lessons of isolation and loneliness, the responses to it taught us new forms and devices of communication, evidencing dialogue and learning in community. This study is bibliographic in nature, anchored in authors such asCandau (1999),Fiorentini (2009,2010),Imbernón (2009,2010),Lévy (1999,2007),Nóvoa (1997,2009,2017,2020,2022),Sacristán (1999),Tardif (2002)andVeiga (2008). It can be said that continuing education, based on a learning community, contributes to the appropriation and re-elaboration of knowledge thought and reflected in the collective.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo destacar la educación permanente como un lugar que mueve experiencias y posibilidades, en el entrelazamiento entre universidad y escuela. Se pretende colaborar bajo la premisa de la posibilidad de organizar un proceso de formación a través de una comunidad de aprendizaje, a través de aportes digitales. Se sostiene que es necesario pensar la educación continua como un “lugar” que movilice la enseñanza, para compartir experiencias, producir conocimiento y profesionalización continua, con el propósito de fomentar nuevas prácticas, experiencias y aprendizajes. Aún así, indica que es posible realizar este movimiento a través de aportes tecnológicos, considerando que, si la pandemia nos trajo lecciones de aislamiento y soledad, las respuestas a ella nos enseñaron nuevas formas y dispositivos de comunicación, evidenciando el diálogo y el aprendizaje en comunidad. Este estudio es de carácter bibliográfico, anclado en autores comoCandau (1999),Fiorentini (2009,2010),Imbernón (2009,2010),Lévy (1999,2007),Nóvoa (1997,2009,2017,2020,2022),Sacristán (1999),Tardif (2002)yVeiga (2008). Se puede decir que la educación permanente, basada en una comunidad de aprendizaje, contribuye a la apropiación y reelaboración de saberes pensados y reflejados en el colectivo. <![CDATA[Universalização do ensino médio com qualidade social: desafios dos estados de Alagoas e Goiás]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo buscou responder à pergunta diretriz: quais os limites e possibilidades à universalização do Ensino Médio com qualidade social nos estados de Alagoas e Goiás? No âmbito dos aspectos teórico-metodológicos, optou-se pela abordagem dialética. Foram utilizados dados estatísticos relacionados, obtidos por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua e do Censo Escolar, nos anos de 2016 e 2019. O estudo aponta as desigualdades educacionais entre dois estados de uma mesma nação e a distância que ambos estão da materialização do proposto nas metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024). Ao Ensino Médio é relevante e urgente ter todos os jovens de 15 a 17 regularmente matriculados, professores com formação e condições de trabalho adequadas e, por fim, mas não menos importantes, escolas com infraestrutura ampla. Materializar as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação é um caminho profícuo à universalização do Ensino Médio com qualidade social.<hr/>Abstract: This article sought to answer the guiding question: which are the limits and possibilities for the universalization of secondary school with social quality in the states of Alagoas and Goiás? In terms of theoretical-methodological aspects, it was chosen the dialectical approach. Statistical data related to the theme were used, obtained through the Continuous National Household Sample Survey and the School Census, in the years 2016 and 2019. The study points out educational inequalities between two states of the same nation and the distance that both are from the materialization of what is proposed in the goals of National Education Plan (2014-2024. In secondary school, it is relevant and urgent that all young people between 15 and 17 are regularly enrolled, teachers have adequate training and working conditions and schools have an ample infrastructure. Materializing the goals established in National Education Plan is a fruitful path to the universalization of secondary school with social quality.<hr/>Resumen: Este artículo Busca responder a la pregunta guía: ¿cuáles son los límites y las posibilidades para la universalización de la Enseñanza Media con calidad social en los estados de Alagoas y Goiás? En el ámbito de los aspectos teóricos y metodológicos, se optó por el enfoque dialéctico. Se utilizaron datos estadísticos relacionados con el tema, obtenidos a través de la Encuesta Nacional Continua de Hogares y el Censo Escolar, en los años 2016 y 2019. El estudio señalalas desigualdades educativas entre dos estados de la misma nación y la distancia que ambos están de la materialización de lo propuesto en las metas del Plan Nacional de Educación (2014-2024). El bachillerato es relevante y urgente para tener a todos los jóvenes de 15 a 17 años matriculados regularmente, profesores con una formación y condiciones de trabajo adecuadas y, por último, escuelas con una amplia infraestructura. Materializar las metas establecidas en el Plan Nacional de Educación es un camino fructífero para universalizar el Bachillerato con calidad social. <![CDATA[Análise do ensino médio brasileiro com base em indicadores educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101036&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem como objetivo desvelar o ensino médio a partir da observação, descrição e interpretação da realidade educacional do ensino médio brasileiro, tendo como base os indicadores do desempenho escolar dos alunos (avaliações realizadas pelo SAEB) e do processo educacional (aprovação, reprovação, abandono, repetência, defasagem idade-série e proporção dos alunos matriculados de acordo com a idade escolar). A pesquisa caracteriza-se como de abordagem quantitativa e utilizou a análise estatística como método de investigação. Concluiu-se que o baixo nível de desempenho escolar apontado pelo SAEB é consequência direta e/ou indireta da desigualdade econômica social e educacional que afeta, principalmente, os estudantes das escolas públicas e alunos oriundos de famílias mais vulneráveis, em condição de pobreza, desigualdade e marginalizados. Além disso, inviabiliza a promoção da justiça educacional, visto que afeta o desempenho, o êxito e a trajetória escolar dos concluintes da educação básica.<hr/>Abstract: This article aims to unveil secondary education from the observation, description and interpretation perspective of the educational reality of Brazilian secondary education based on indicators of students’ school performance (assessments carried out by SAEB); the educational process (passing, failing, dropping out, going back to school, age-grade gap, and proportion of enrolled students according to school age).The research has a quantitative approach and used statistical analysis as a research method. It was concluded that the low level of school performance, pointed out by the SAEB, is a direct and/or indirect consequence of the social and educational economic inequality that mostly affects students from public schools and the ones from more vulnerable families, in a condition of poverty, inequality, and who are marginalized. In addition, it makes the promotion of educational justice unfeasible, as it affects the performance, success and school trajectory of those who graduate from basic education.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo develar la educación secundaria a partir de la observación, descripción e interpretación de la realidad educativa de la educación secundaria brasileña, a partir de indicadores de desempeño escolar de los estudiantes (evaluaciones realizadas por el SAEB) y del proceso educativo (aprobación, reprobación, deserción, repitencia, brecha edad-grado y proporción de alumnos matriculados según edad escolar). La investigación se caracteriza por ser de enfoque cuantitativo y se utilizó el análisis estadístico como método de investigación. Se concluyó que el bajo nivel de rendimiento escolar señalado por el SAEB es consecuencia directa y/o indirecta de la desigualdad económica social y educativa que afecta, principalmente, a los estudiantes de escuelas públicas y estudiantes de familias más vulnerables, en condiciones de pobreza, desigualdad y marginación. Además, inviabiliza la promoción de la justicia educativa, ya que afecta el desempeño, el éxito y la trayectoria escolar de quienes finalizan la educación básica. <![CDATA[A docência EBTT nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de formação em serviço]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo buscou analisar os discursos de docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Colégio Pedro II que atuam no Departamento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação aos desafios de sua carreira. A partir das discussões sobre profissionalização docente, formação em serviço e trabalho como princípio educativo, discutimos a docência em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e buscamos compreender as possibilidades de atuação para esses profissionais. Enquanto pesquisa qualitativa e intervencionista, foi nossa intenção contribuir para a modificação da realidade do espaço de atuação por meio da oferta de um curso de formação continuada na modalidade EAD. Para interpretação dos dados gerados, utilizamos a Análise Dialógica do Discurso (ADD). Ao analisarmos os resultados, foi perceptível que o curso permitiu que os docentes conhecessem ou aprofundassem conceitos da área de EPT, contribuindo para a construção de uma postura reflexiva desses participantes da pesquisa frente a sua própria prática profissional.<hr/>Abstract: This paper seeks to analyse the discourse of teachers in the career of Basic, Technical and Technological Education (EBTT) from Pedro II School, who work at the Department for Early Years of Elementary School in relation to the challenges of a new career. Based on discussions on teacher professionalization, in-service training and work as an educational principle, we sought to understand the career, and the new opportunities it brings for teachers. As the research is qualitative and interventionist, it was expected that a teacher’s training course contributed for the change of the reality of the teachers’ professional performance. The analysis of the generated data was conducted under the principles of the Dialogical Analysis of Discourse (DAA). In the analysis of the results, it was possible to verify that the course allowed the teachers to get to know or to better understand concepts from the ​​Professional and Technological Education field, contributing to the construction of a reflective posture of these participants in relation to their own professional practice.<hr/>Resumen: Este artículo buscó estudiar los discursos de profesores de Educación Básica, Técnica y Tecnológica (EBTT) del Colégio Pedro II que actúan en el Departamento de los Años Iniciales de la Educación Básica en relación a los desafíos de su carrera. A partir de las discusiones sobre la profesionalización docente, la formación en servicio y el trabajo como principio educativo, discutimos la enseñanza en la Educación Profesional y Tecnológica (EPT) y buscamos comprender las posibilidades de acción de estos profesionales. Como investigación cualitativa e intervencionista, nuestra intención fue contribuir a la modificación de la realidad del espacio de actuación ofreciendo un curso de educación continua en la modalidad EAD. Para interpretar los datos generados, utilizamos el Análisis Dialógico del Discurso (ADD). Al analizarmos los resultados, notamos que el curso permitió a los profesores conocer o profundizar conceptos en el área de EPT, contribuyendo a la construcción de una postura reflexiva de estos participantes en relación a su propia práctica profesional. <![CDATA[Análise dos pressupostos educacionais da <em>homeschooling</em> no Brasil a partir de Paulo Freire e Matthew Lipman]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000101038&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo analisou os conceitos de integração de Freire e de pensar reflexivo de Lipman para embasar uma educação libertadora, contrapondo-se à fundamentação da educação domiciliar (homeschooling) no Brasil. Para isso, levantamos a seguinte questão: que educação pressupõe a homeschooling diante das contribuições de Freire e Lipman? Num primeiro momento, buscaremos compreender o conceito de integração em Freire para analisar os pressupostos da homeschooling. Em seguida, abordaremos a noção de pensamento reflexivo em comunidade de investigação de Lipman para analisar os referidos pressupostos, e refletiremos acerca das contradições presentes na homeschooling. É um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, fundamentada nas obras dos dois referidos autores para compreender seus conceitos de integração e de pensar reflexivo. Este esboço conceitual crítico explora a fundamentação teórica do homeschooling no Brasil, sob a perspectiva do pensamento crítico e uma educação que fomenta democracia, igualdade e reconhecimento da diferença. As propostas de Lipman e Freire enfatizam uma educação centrada na experiência de pensamento, valorizando o contraditório em um contexto dialógico, problematizador, crítico e criativo. Essa abordagem busca integração sociocultural, dando voz aos oprimidos e promovendo uma prática democrática que compreende o contexto político-econômico da opressão. A educação proposta por esses pensadores é uma práxis que articula a construção do conhecimento e a transformação das desigualdades sociais e culturais. Essa perspectiva educacional se contrapõe aos modelos conservadores, autoritários e arbitrários, como a homeschooling, que prejudicam o ensino público, a justiça social, o desenvolvimento integral da pessoa e a democracia.<hr/>Abstract: This paper aimed at analyzing Freire's concepts of integration and Lipman's concepts of reflective thinking as a basis for liberating education, as opposed to the foundations of homeschooling in Brazil. For this, we raise the following question: what kind of education does homeschooling presuppose in the light of Freire's and Lipman's contributions? Firstly, we will try to understand Freire's concept of integration to analyze the presuppositions of homeschooling. We will then look at Lipman's notion of reflective thinking in a community of enquiry to analyze these assumptions and reflect on the contradictions present in homeschooling. This is a qualitative bibliographical study, based on the works of the two authors to understand their concepts of integration and reflective thinking. This conceptual outline makes it possible to critically reflect on the theoretical foundation of homeschooling in Brazil, under the scrutiny of critical thinking with others through an education that provides democracy, equality, and the legitimate recognition of difference. Lipman and Freire's critical thinking proposals conceive of education centered on the experience of thinking that values the contradictory and differences in a dialogical, problematizing, critical and creative context. This approach seeks socio-cultural integration, giving a voice to the oppressed and promoting a democratic practice that understands the political-economic context of oppression. The education proposed by these thinkers is a praxis that articulates the construction of knowledge and the transformation of social and cultural inequalities. This educational perspective opposes conservative, authoritarian and arbitrary models, such as homeschooling, which jeopardize public education, social justice, the integral development of the person and democracy.<hr/>Résumé: Cet article vise à analyser les concepts d'intégration de Freire et de réflexion de Lipman comme base d'une éducation libératrice, par opposition aux fondements de l'homeschooling au Brésil. Pour ce faire, nous posons la question suivante : quel type d'éducation l'homeschooling présuppose-t-il à la lumière des contributions de Freire et de Lipman ? Tout d'abord, nous essaierons de comprendre le concept d'intégration de Freire pour analyser les présupposés de l'homeschooling. Nous examinerons ensuite la notion de réflexion de Lipman dans une communauté d'enquête pour analyser ces présupposés et réfléchir aux contradictions présentes dans l'homeschooling. Il s'agit d'une étude bibliographique qualitative, basée sur les travaux des deux auteurs pour comprendre leurs concepts d'intégration et de réflexion. Ce schéma conceptuel permet de mener une réflexion critique sur les fondements théoriques de l'homeschooling au Brésil, sous l'angle de la pensée critique avec d'autres, par le biais d'une éducation qui assure la démocratie, l'égalité et la reconnaissance légitime de la différence. Les propositions de pensée critique de Lipman et Freire conçoivent une éducation centrée sur l'expérience de la pensée qui valorise le contradictoire et les différences dans un contexte dialogique, problématisant, critique et créatif. Cette approche vise l'intégration socioculturelle, en donnant une voix aux opprimés et en promouvant une pratique démocratique qui comprend le contexte politico-économique de l'oppression. L'éducation proposée par ces penseurs est une praxis qui articule la construction de la connaissance et la transformation des inégalités sociales et culturelles. Cette perspective éducative s'oppose aux modèles conservateurs, autoritaires et arbitraires, tels que le homeschooling, qui mettent en péril l'éducation publique, la justice sociale, le développement intégral de la personne et la démocratie. <![CDATA[Resenha: Educação Bilíngue no Brasil: reflexões a partir da práxis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592023000102001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo analisou os conceitos de integração de Freire e de pensar reflexivo de Lipman para embasar uma educação libertadora, contrapondo-se à fundamentação da educação domiciliar (homeschooling) no Brasil. Para isso, levantamos a seguinte questão: que educação pressupõe a homeschooling diante das contribuições de Freire e Lipman? Num primeiro momento, buscaremos compreender o conceito de integração em Freire para analisar os pressupostos da homeschooling. Em seguida, abordaremos a noção de pensamento reflexivo em comunidade de investigação de Lipman para analisar os referidos pressupostos, e refletiremos acerca das contradições presentes na homeschooling. É um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, fundamentada nas obras dos dois referidos autores para compreender seus conceitos de integração e de pensar reflexivo. Este esboço conceitual crítico explora a fundamentação teórica do homeschooling no Brasil, sob a perspectiva do pensamento crítico e uma educação que fomenta democracia, igualdade e reconhecimento da diferença. As propostas de Lipman e Freire enfatizam uma educação centrada na experiência de pensamento, valorizando o contraditório em um contexto dialógico, problematizador, crítico e criativo. Essa abordagem busca integração sociocultural, dando voz aos oprimidos e promovendo uma prática democrática que compreende o contexto político-econômico da opressão. A educação proposta por esses pensadores é uma práxis que articula a construção do conhecimento e a transformação das desigualdades sociais e culturais. Essa perspectiva educacional se contrapõe aos modelos conservadores, autoritários e arbitrários, como a homeschooling, que prejudicam o ensino público, a justiça social, o desenvolvimento integral da pessoa e a democracia.<hr/>Abstract: This paper aimed at analyzing Freire's concepts of integration and Lipman's concepts of reflective thinking as a basis for liberating education, as opposed to the foundations of homeschooling in Brazil. For this, we raise the following question: what kind of education does homeschooling presuppose in the light of Freire's and Lipman's contributions? Firstly, we will try to understand Freire's concept of integration to analyze the presuppositions of homeschooling. We will then look at Lipman's notion of reflective thinking in a community of enquiry to analyze these assumptions and reflect on the contradictions present in homeschooling. This is a qualitative bibliographical study, based on the works of the two authors to understand their concepts of integration and reflective thinking. This conceptual outline makes it possible to critically reflect on the theoretical foundation of homeschooling in Brazil, under the scrutiny of critical thinking with others through an education that provides democracy, equality, and the legitimate recognition of difference. Lipman and Freire's critical thinking proposals conceive of education centered on the experience of thinking that values the contradictory and differences in a dialogical, problematizing, critical and creative context. This approach seeks socio-cultural integration, giving a voice to the oppressed and promoting a democratic practice that understands the political-economic context of oppression. The education proposed by these thinkers is a praxis that articulates the construction of knowledge and the transformation of social and cultural inequalities. This educational perspective opposes conservative, authoritarian and arbitrary models, such as homeschooling, which jeopardize public education, social justice, the integral development of the person and democracy.<hr/>Résumé: Cet article vise à analyser les concepts d'intégration de Freire et de réflexion de Lipman comme base d'une éducation libératrice, par opposition aux fondements de l'homeschooling au Brésil. Pour ce faire, nous posons la question suivante : quel type d'éducation l'homeschooling présuppose-t-il à la lumière des contributions de Freire et de Lipman ? Tout d'abord, nous essaierons de comprendre le concept d'intégration de Freire pour analyser les présupposés de l'homeschooling. Nous examinerons ensuite la notion de réflexion de Lipman dans une communauté d'enquête pour analyser ces présupposés et réfléchir aux contradictions présentes dans l'homeschooling. Il s'agit d'une étude bibliographique qualitative, basée sur les travaux des deux auteurs pour comprendre leurs concepts d'intégration et de réflexion. Ce schéma conceptuel permet de mener une réflexion critique sur les fondements théoriques de l'homeschooling au Brésil, sous l'angle de la pensée critique avec d'autres, par le biais d'une éducation qui assure la démocratie, l'égalité et la reconnaissance légitime de la différence. Les propositions de pensée critique de Lipman et Freire conçoivent une éducation centrée sur l'expérience de la pensée qui valorise le contradictoire et les différences dans un contexte dialogique, problématisant, critique et créatif. Cette approche vise l'intégration socioculturelle, en donnant une voix aux opprimés et en promouvant une pratique démocratique qui comprend le contexte politico-économique de l'oppression. L'éducation proposée par ces penseurs est une praxis qui articule la construction de la connaissance et la transformation des inégalités sociales et culturelles. Cette perspective éducative s'oppose aux modèles conservateurs, autoritaires et arbitraires, tels que le homeschooling, qui mettent en péril l'éducation publique, la justice sociale, le développement intégral de la personne et la démocratie.