Scielo RSS <![CDATA[Conjectura: Filosofia e Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-461220190001&lang=pt vol. 24 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[As relações interpessoais como promoção de ética segundo Maurice Nédoncelle]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En la reflexión filosófica contemporánea, la relación se ha convertido en una categoría interpretativa de la realidad humana y de sus articulaciones. Entre los filósofos que han estado interesados a la persona y sus relaciones intersubjetivas un lugar particular merece Maurice Nédoncelle, original personalista francés de ‘900, que ha reflexionado sobre la reciprocidad de las conciencias con el fin de captar la estructura relacional y intersubjetiva de lo humano. El presente estudio explica las coordenadas fundamentales del pensamiento de Nédoncelle, con el fin de configurar una perspectiva ética que también es relacional.<hr/>Abstract In contemporary philosophical reflection, the relationship constitutes a significant interpretative category of human reality and its articulations. Among the philosophers who have been interested in the person and his intersubjective relations, a significative place belongs to Maurice Nédoncelle, the original French personalist of the 20th century, who reflected on the reciprocity of consciences, with the aim of understanding the relational structure of the human being. The present study explicates the fundamental coordinates of Nédoncelle’s thought with the aim of configuring an ethical perspective that is also relational.<hr/>Sommario Nella riflessione filosofica contemporanea, la relazione costituisca una significativa categoria interpretativa della realtà umana e delle sue articolazioni. Tra i filosofi che si sono interessati alla persona e alle sue relazioni intersoggettive, un posto particolare spetta a Maurice Nédoncelle, originale personalista francese del ‘900, che ha riflettuto sulla reciprocità delle coscienze con l’obiettivo di cogliere la struttura relazionale dell’essere umano. Il presente studio esplicita le fondamentali coordinate del pensiero di Nédoncelle con lo scopo di configurare una prospettiva etica anch’essa relazionale. <![CDATA[A influência da religião na legitimação do Estado através da obra de Maquiavel]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo pretende demonstrar como a obra de Maquiavel elenca aspectos pertinentes sobre a relação entre religião e Estado, e como esses podem ser analisados através do ponto de vista da teoria política moderna. Suas contribuições relacionadas ao estudo da função política da religião, entendida como item essencial na manutenção, no reconhecimento e na solidez do Estado, levantam indagações indispensáveis para pensar a influência de determinados preceitos confessionais, relacionados ao poder eclesiástico, na formulação de uma moral política voltada à obediência dos ditames de natureza religiosa, e que auxiliam no desenvolvimento de uma virtù coletiva, elemento, segundo o autor, indispensável para o Estado. O artigo ainda procura explorar questões relacionadas ao método empregado por Maquiavel e à sua busca pela “verdade efetiva das coisas”. Através dessa preocupação, o autor elucida questões religiosas pela capacidade que as mesmas têm de influenciar na vida coletiva, influência que abrange decisões dos cidadãos no que concerne a temas políticos, garantindo a disciplina e, consequentemente, o fortalecimento do Estado. Assim, o autor de Florença reconhece a incumbência da doutrina religiosa e sua eficiência ao motivar o vivere civile.<hr/>Abstract The present article intends to demonstrate how Machiavelli ‘s work brings pertinent aspects about the relation between religion and State, and how these can be analyzed from the point of view of modern political theory. His contributions related to the study of the political function of religion, understood as an essential item in the maintenance, recognition and solidity of the State, raise questions indispensable to think the influence of certain confessional precepts, related to the ecclesiastical power, in the formulation of a political morality directed to the Obedience of the dictates of a religious nature, and which help in the development of a collective vírtu, an element, according to the author, indispensable for the State. The article also seeks to explore questions related to the method employed by Machiavelli, and his quest for the “effective truth of things”. Through this concern, the author elucidates religious issues because of their ability to influence collective life, an influence that encompasses citizens’ decisions regarding political issues, ensuring discipline and, consequently, strengthening the State. Thus the author of Florence recognizes the charge of religious doctrine and its efficiency in motivating the vivere civile. <![CDATA[Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo examina as perspectivas de formação pedagógica de professores, no âmbito da Educação Profissional no Brasil, olhando- as a partir de resultados de estudos. A investigação consiste em uma análise qualitativo-interpretativa, baseada em uma análise de conteúdo sobre dissertações e teses voltadas à temática formação pedagógica de pr ofessores de Educação Profissional, produzidas no período compreendido entre 2005-2015. Esse recorte temporal foi estabelecido tendo em vista a expansão dos estudos sobre essa tônica concomitantemente à expansão da própria Educação Profissional em nosso país. Os dados foram analisados sob a luz das perspectivas teóricas relacionadas à profissionalidade e à constituição docente, esboçadas por Maurice Tardif, José Contreras e José Gimeno Sacristán. Os resultados evidenciaram perspectivas distintas de formação pedagógica docente, das quais duas são discutidas neste artigo: formação profissional docente que prioriza a articulação entre teoria e prática e a complementaridade entre disciplinas e dimensões formativas, na medida em que os docentes reconhecem a importância e valorizam a dimensão pedagógica da formação para a concretização da prática profissional; e formação profissional docente que se concretiza mediante a constituição profissional do professor e a prática pedagógica, visto que para um grupo de professores dessa modalidade de educação o conhecimento prático assume centralidade na constituição docente.<hr/>Abstract The paper analyses the perspectives about teacher’s pedagogical education of the professional education in the Brazil from the research results. The investigation consist in a qualitative and interpretative analyses based in a content analyse of dissertation and thesis dedicated to theme teacher pedagogical education in the professional education, which were developed in the period between 2005 and 2015. This temporal cut was established because in this period there was been a studies’ expansion about this theme in our country. Dates were analysed under the theoretical perspectives related to professionalism and teacher constitution outlined by Maurice Tardif, José Contreras and José Gimeno Sacristán. Outcomes revealed different perspectives about teachers’ pedagogical education, two of them are discussed in this paper: teacher professional education that focus about the combination of theory and practice and a complementarity between curricular disciplines and teachers’ education dimensions; and teachers’ professional education which is realized through the teacher professional constitution and the pedagogical practice. <![CDATA[O ensino de Filosofia como potencializador da experiência interdisciplinar na Educação Básica: interfaces entre Hannah Arendt e Matthew Lipman]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (9.394/1996) inseriu a Filosofia nos currículos do Ensino Médio com o indicativo de interdisciplinaridade, permanecendo em aberto questões acerca de como fazer com que a Filosofia potencialize a experiência interdisciplinar. Com o objetiv o de correlacionar interdisciplinaridade e Filosofia, o artigo resulta de uma análise hermenêutica que confronta reflexões de Hannah Arendt sobre a crise na educação e a proposta da comunidade de investigação de Lipman. Parte da noção de que, em meados do século XX, a educação tradicional foi substituída pela pedagogia progressista, e a educação passou a ser pensada como ciência do ensino em geral, a fim de atender à dinâmica dos avanços científico e tecnológico. A visão analítica e linear das especialidades não responde, satisfatoriamente, às demandas atuais de uma ciência complexa, articulada e em rápida transformação. Diante do requisito interdisciplinar da ciência, o específico da Filosofia é a problematização e a sistematização do filosofar; de mediação entre as disciplinas, em virtude da dimensão holística de seus conteúdos e de vigilância epistemológica como recurso de revisão e atualização dos saberes.<hr/>Abstract The Law of Guidelines and Bases (9.394/1996) inserted the philosophy in the curriculums of the high school with the indicative of interdisciplinary, remaining open questions about how to make the philosophy potentialize the interdisciplinary experience. With the objective of correlating interdisciplinary and philosophy, the article results from a hermeneutics analysis that confronts Hannah Arendt’s reflections on the crisis in education and the proposal of the research community of Lipman. Part of the notion that, in the mid-twentieth century, traditional education was replaced by progressive pedagogy and education began to be thought of as a science of teaching in general, in order to meet the dynamics of scientific and technological advancement. The analytical and linear vision of specialties does not respond satisfactorily to the current demands of a complex, articulate and rapidly changing science. Given the interdisciplinary requirement of science, the specific philosophy is the questioning and the systematization of the philosopher; of mediation between disciplines, due to the holistic dimension of its contents, and epistemological surveillance as a feature of revision and updating of the know-how. <![CDATA[A governamentalidade como ferramenta analítica em Michel Foucault]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem como objetivo abordar a governamentalidade proposta por Michel Foucault como ferramenta de análise a ser utilizada em investigações no campo da educação. Considerando sua tradição arqueogenealógica, ao romper com a perspectiva de um continuum historiográfico em favor de uma descontinuidade histórica, trata-se de uma mirada sobre os acontecimentos para além da tradicional narrativa encadeada dos fatos, convertendo-se em uma analítica das condições de possibilidade para a emergência de outras formas de se (re)pensar e agir sobre a história. Em assim sendo, a governamentalidade permite examinar, no interior de organizações discursivas, novas formas de racionalidade política e suas respectivas tecnologias para o governamento a partir dos modos de produção de saber em sua articulação com as relações de poder que, em um sentido prático, atuam sobre processos de subjetivação.<hr/>Abstract The present article aims to discuss the governamentality proposed by Michel Foucault as an analytical tool to be used in researches of the educational field. Considering its archaeological and genealogical tradition by breaking with a historiographical continuum perspective on behalf of a historical discontinuity, it provides another look about events beyond the traditional linear narratives of the facts, becoming an analytical of the conditions of possibilities to the emergence of other ways to (re)think and act on history. Therefore, the governamentality allow us to examine, within discursive organizations, new forms of political rationality and their respective technologies of government from knowledge production in its articulation with power relations that, in a practical sense, act on subjectivation processes. <![CDATA[Ecos de uma futura professora: memórias da formação em páginas de cadernos do Curso Complementar (1934-1936)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo toma como objeto de análise cadernos produzidos por Romana Bragatti, entre os anos de 1934 e 1936, estudante do Curso Complementar do Colégio São José, localizado em Caxias do Sul - RS. O estudo investiga esses suportes de escrita, suas materialidades e enunciados, na tentativa de compreender o uso dos artefatos e os discursos constitutivos da formação docente. Como respaldo teórico, são referenciados António Viñao-Frago (2008), Castillo Gómez (2012) e Jean Hébrard (2001), autores que trabalham com a história da cultura escrita, exploram aspectos gráficos, apontam para caminhos metodológicos e sinalizam na direção de possibilidades de produção historiográfica em torno desses dispositivos. Por meio desses aportes, a pesquisa busca contribuir com a análise desses artefatos da cultura escolar e expressar caminhos de investigação para quem se arrisca a desenvolver pesquisas inscritas nessas perspectivas. Como escrituras disciplinadas, cadernos escolares, em tese, não permitem a expressão da espontaneidade dos escreventes, entretanto, alguns registros produzidos pela aluna, aparentemente sutis, realçam transgressões sobre esse material e sobre o processo de escolarização que vivenciava, possibilitando perceber marcas da autora. Os assuntos que comparecem nesses cadernos versam sobre temas de História Universal e de Pedagogia, saberes considerados importantes à formação das estudantes, apresentados descritivamente. Especialmente o Caderno de Pedagogia, para além da descrição, manifesta também um caráter explicativo-prescritivo, constituindo-se, supostamente, em referência de leitura, notadamente de orientação teórico-metodológica. Ao examiná-los, observa-se uma espécie de mimetização dos manuais escolares vigentes. Infere-se que as alunas copiavam textos desses manuais, que eram ditados ou exibidos no quadro-negro pelo professor, considerando o pouco acesso aos livros naquela temporalidade. Em relação ao Caderno de Pedagogia, o que mais se destaca são, por um lado, indicativos de códigos de conduta moral considerados adequados à professora, em conformidade com o processo de feminilização da docência naquele contexto. Por outro, percebem-se indícios de que a futura professora esteve em contato com o escolanovismo, que instituía a Pedagogia em bases científicas, enfatizando a importância da Psicologia Experimental.<hr/>Abstract The present article takes as object of analysis the notebooks produced by Romana Bragatti, between the years of 1934 and 1936, student of the Complementary Course of the São José College, located in Caxias do Sul - RS. The study investigates these writing supports, their materialities and statements, in an attempt to understand the use of artifacts and the constitutive discourses of teacher education. As a theoretical support, António Viñao Frago (2008), Castillo Gómez (2012) and Jean Hébrard (2001) are authors, who work with the history of written culture, explore graphic aspects, point to methodological paths and indicate possibilities of historiographic production in around these devices. Through these contributions, the research seeks to contribute to the analysis of these artifacts of the school culture and to express ways of research for those who risk to develop research inscribed in these perspectives. As disciplined writings, schoolbooks in theory do not allow expression of the spontaneity of the scribes, however, some records produced by the student, apparently subtle, highlight transgressions about this material and the schooling process that lived, making it possible to perceive the author’s marks. The subjects that appear in these notebooks deal with themes of Universal History and Pedagogy, knowledge considered important for the formation of students, presented descriptively. Especially the Pedagogical notebook, in addition to the description, also shows an explanatory-prescriptive character, supposedly being a reference for reading, especially of theoretical and methodological orientation. In examining them, there is a kind of mimicry of the current school textbooks. It is inferred that the students copied texts from these manuals, which were dictated or displayed on the chalkboard by the teacher, considering the little access to the books in that temporality. Regarding the Pedagogical notebook, what stands out most are, on the one hand, indicative codes of moral conduct considered appropriate to the teacher, in accordance with the process of feminization of teaching in that context. On the other hand, there are indications that the future teacher was in contact with Escolanovismo, who instituted Pedagogy on scientific bases, emphasizing the importance of Experimental Psychology. <![CDATA[Prescrições para normalistas contidas no livro didático Fundamentos de educação, de Amaral Fontoura (1949 a 1957)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto tem como objetivo analisar o livro didático Fundamentos de educação, de Amaral Fontoura, buscando compreender a produção do autor e as prescrições destinadas às normalistas, no recorte temporal de 1949 a 1957. O período em tela corresponde, respectivamente, a 1ª e a 4ª edições do livro. A obra tem, na sua 4ª edição, 342 páginas e se analisaram os elementos dos textos e paratextos. (GENETTE, 2009). Quanto aos textos, observou-se o índice, composto por 19 capítulos e dois anexos. No que se refere aos paratextos, foi possível verificar elementos tais como: capa, relação de obras produzidas por Amaral Fontoura para a coleção “Biblioteca Didática Brasileira”, dedicatória, parecer do secretário de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro, apresentação da coleção, e sua organização em quatro séries, além de uma nota prévia. Teve-se como fonte primária dessa investigação, um exemplar da 4ª edição (1957) do livro didático Fundamentos de educação, de Amaral Fontoura. Buscando melhor compreender o compêndio em questão, analisou-se o Decreto-Lei 8.530, de 2 de janeiro de 1946, Lei Orgânica do Ensino Normal. O estudo foi feito com base nos seguintes autores: Chartier (1990), Julia (2001), Choppin (2004), dentre outros. A análise do livro didático Fundamentos de educação, de Amaral Fontoura, permitiu compreender, em parte, o currículo das Escolas Normais nas décadas de 1940 e 1950 no Brasil, por intermédio do cruzamento dos dados apresentados nesse livro didático e no Decreto-Lei 8.530, de 2 de janeiro de 1946, Lei Orgânica do Ensino Normal. Fundamentos de educação é um livro integrado que apresenta conteúdos de três disciplinas: Fundamentos de Educação; Metodologia; e Administração Escolar, sempre com ênfase ao Estado do Rio de Janeiro.<hr/>Abstract This text has as goal to analyze the textbook Fundamentos de Educação of Amaral Fontoura seeking to understand the production of the author and the prescriptions intended for normalists, in the time between 1949 and 1957. The period on screen corresponds, respectively, to the 1st and 4th edition of the book. The textbook has in its 4th edition 342 pages and analyzed the elements of texts and paratexts. (GENETTE,, 2009). As for the texts, the index was composed of 19 chapters and 2 annexes. With regard to the paratexts, it was possible to verify elements such as: cover, list of works produced by Amaral Fontoura, for the collection “Biblioteca Didática Brasileira”, dedication, opinion of the secretary of education and culture of the state of Rio de Janeiro, presentation of the collection, and its organization in four series, in addition to a prior notice. A copy of the 4th edition (1957) of Amaral Fontoura’s textbook Fundamentos de Educação was the primary source of this research. In order to better understand the compendium in question, Decree-Law 8,530, of January 2, 1946, Organic Law of Normal Teaching. The study was based on the following authors: Chartier (1990), Julia (2001), Choppin (2004), among others. The analysis of Amaral Fontoura’s textbook Fundamentos de educação allowed us to understand, in part, the curriculum of the Normal Schools in the 1940s and 1950s in Brazil, through the cross-referencing of the data presented in the textbook and in Decree-Law 8,530, of January 2, 1946, Organic Law of Normal Teaching. Fundamentos de educação is an integrated book that presents content from three disciplines: Fundamentos de Educação; Metodologia; and Administração Escolar, always with emphasis for the state of Rio de Janeiro. <![CDATA[A experiência estética e a formação humana numa perspectiva monista em Dewey]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo trata da relação entre experiência estética e formação humana a partir da abordagem de John Dewey e tem como objetivo demonstrar as contribuições da experiência estética à formação humana, a partir da perspectiva monista desse autor. Para dar conta desse propósito, tomamos como referência principal a sua obra Arte como experiência e, como complementares, Democracia e Educação, experiência; Educação e Vida e educação. O artigo aborda, inicialmente, a relação entre a experiência estética e o papel da imaginação para, em um segundo passo, tematizar a contribuição da experiência estética à educação compreendida como formação em uma perspectiva monista.<hr/>Abstract This paper addresses the relation between aesthetic experience and human development from John Dewey’s approach and is aimed at showing the contributions of the aesthetic experience to human development from a monistic perspective by that author. In order to meet such aim, Dewey’s Art as experience was taken as the main reference, and Democracy and education; Experience and education, and Life and education were studied as complementary references. The paper initially addresses the relation between the aesthetic experience and the role of imagination and, next, questions the contribution of the aesthetic experience to education conceived as development from a monistic perspective. <![CDATA[A voz-práxis dos marginalizados entre estética e política: autoafirmação, resistência e luta em tempos de institucionalismo forte, cientificismo e lógica sistêmica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Criticamos, no artigo, duas exigências fundamentais postas pelo paradigma normativo da modernidade como condição da crítica, da reflexividade e da emancipação, a saber, a racionalização epistemológica dos sujeitos, das práticas e dos valores como critério de justificação e de validade, e o procedimentalismo imparcial, neutro, formal e impessoal como práxis da fundamentação ético-política. Argumentamos que essas duas exigências teórico-práticas levam a dois graves problemas para uma teoria social-crítica e para uma práxis político-emancipatória relativamente à modernidade: primeiro, sujeitos epistemológico-políticos marginalizados pela modernidade (por exemplo, indígenas e negros) teriam de abandonar a carnalidade e a vinculação ao seu contexto e sua situação de vítimas da modernidade como condição de uma perspectiva crítica ante à própria modernidade como universalismo epistemológico-moral autêntico; segundo, uma perspectiva político-metodológica imparcial, neutral, formal e impessoal conduz tanto à apoliticidade e à despolitização dos sujeitos da fundamentação quanto à correlação de institucionalismo forte, cientificismo e lógica sistêmica, já que, nesse segundo caso, apenas as instituições (desde uma dinâmica lógico-técnica) têm condições de assumir uma atuação e um enquadramento sociais nesses requisitos de imparcialidade, impessoalidade, neutralidade e formalismo. Como alternativa, apontamos à necessidade, por parte das vítimas da modernização, de uma voz-práxis político-politizante, carnal e vinculada, que tem como ponto de partida sua condição de marginalização e sua pertença social e antropológica como base da autoafirmação, da resistência e da luta e que se processa sob a forma de um anarquismo estético-político antissistêmico, anti-institucionalista e anticientificista, aberto, inclusivo e participativo.<hr/>Abstract In the paper, we criticize the two requirements of the normative paradigm of modernity as condition of criticism, reflexivity and emancipation, that is, the epistemological rationalization of the subjects, practices and values as criterion for justification and validity, and the impartial, neutral, formal and impersonal proceduralism as praxis of the ethical-political foundation. We will argue that these two theoretical-practical requirements lead to two serious problems for a critical social theory and an emancipatory political praxis regarding modernization: first, the marginalized epistemological-political subjects by modernity (for example, Indians and Blacks) would have to abandon the carnality and linking to their context and their condition as victims of modernity as fundamental step to a critical perspective in relation to the modernity itself as authentic epistemological-moral universalism; second, an impartial, neutral, formal and impersonal political-methodological perspective conducts both to the apoliticity and depoliticization of the subjects of the foundation, and to the correlation of strong institutionalism, scientism and systemic logic, because, in this second case, only institutions and from a logical- technical dynamics have conditions to assume a social performance and framing from these requirements of impartiality, impersonality, neutrality and formalism. As alternative, we will point to the necessity of a political-politicizing, carnal and linked voice-praxis streamlined as aesthetic-political anarchism by the victims of modernization, which has as its starting point their condition of marginalization as their social and anthropological belonging as basis of self-affirmation, resistance and struggle, a kind of aesthetic-political anarchism which is defined for an anti-systemic, anti-institutionalism and anti-scientist, open, inclusive and participative democratic práxis. <![CDATA[O conceito de trabalho em Lukács: implicações no campo da política educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo é um ensaio teórico com o propósito de discutir as implicações do conceito de trabalho, na perspectiva do filósofo húngaro György Lukács, no campo da política educacional. Em tempos em que a educação brasileira se distancia de um projeto de emancipação do indivíduo, dadas as configurações que vêm assumindo as políticas educacionais nos últimos anos, particularmente as políticas curriculares para o Ensino Médio, parece apropriada a análise do trabalho em sua matriz ontológica, estabelecendo uma estreita correlação entre subjetividade e objetividade. São tratados no decorrer do texto: o conceito de trabalho na ontologia lukacsiana e sua diferenciação do trabalho abstrato - como mantenedor do Capital - e trabalho fundante - como definidor da natureza ontológica do ser social - em correlação com o campo da política educacional, em especial, com alguns princípios que regem a atual reforma do Ensino Médio, elencados para tratar de aspectos da política educacional brasileira que estão a serviço do trabalho abstrato.<hr/>Resumen El artículo es un ensayo teórico con el propósito de discutir las implicaciones del concepto de trabajo, en la perspectiva del filósofo húngaro György Lukács, en el campo de la política educativa. En tiempos en que la educación brasileña se aleja de un proyecto de emancipación del individuo, dadas las configuraciones que vienen asumiendo las políticas educativas en los últimos años, particularmente las políticas curriculares para la Escuela Secundaria, parece apropiado el análisis del trabajo en su matriz ontológica, estableciendo una estrecha correlación entre subjetividad y objetividad. Se tratan en el transcurso del texto: el concepto de trabajo en la ontología lukacsiana y su diferenciación del trabajo abstracto - como mantenedor del Capital - y trabajo fundante - como definidor de la naturaleza ontológica del ser social - en correlación con el campo de la política educativa, en especial, con algunos principios que rigen la actual reforma de la Escuela Secundaria enumerados para tratar aspectos de la política educativa brasileña que están al servicio del trabajo abstracto. <![CDATA[A educação como produto e o trabalho docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo discute o trabalho docente em instituições de educação superior, a partir das mudanças na conjuntura desse nível de ensino, marcado pelo processo de mundialização do capital, pela ofensiva neoliberal pós-crise de 2008 e reestruturação produtiva, levando à ruína direitos sociais conquistados, além do processo de mercantilização e do produtivismo nesse espaço, que tem levado ao trabalho docente elementos estranhos à educação, como: meritocracia, o cumprimento de metas, avaliação quantitativa da ciência e que parece ter estimulado a concorrência intra e extrainstitucional.<hr/>Abstract The paper discusses the teaching work in higher education institutions, from the changes in the higher education conjuncture marked by the process of capital globalization, the neoliberal offensive after the crisis of 2008 and the productive restructuring, leading to the ruin of social rights conquered, besides of the process of commercialization and productivism in this space that has led to teaching work foreign elements to education, such as meritocracy, the fulfillment of goals, the quantitative evaluation of science and that seems to have stimulated intra and extra-institutional competition. <![CDATA[Filosofia, tragédia e ensino do homem grego]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O intuito do presente artigo é problematizar o ensino do homem, na perspectiva da Grécia antiga. Pretendemos, assim, trazer questões que possam auxiliar a investigação para uma solução coerente e satisfatória do ensino do homem grego. Para tal, retomaremos alguns conceitos gregos de educação, dos modelos clássicos da tragédia e da sofística, a fim de demonstrar a influência naquilo que chamamos de educação. Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto desse ensino, devemos ter em mente que a arte de ensinar é conveniente ao discípulo e não ao mestre. O mestre, portanto, é instrumento para que se possa ensinar tal arte ao discípulo. O objetivo do trabalho é refletir sobre o ensino, seu instrumento e seu objeto, com o intuito de repensar o caminho do ensino na educação. Para isso, buscaremos apoio nos conceitos paidéuticos na formação do homem grego da Grécia clássica.<hr/>Abstract The aim of the present paper is to question the teaching of Greek man from the Ancient Greek experience perspective. Thus, we intend bringing matters which may help the investigation for a coherent and satisfactory solution, resuming some Greek concepts on education from the classic models of tragedy and sophistic, therefore pointing to their influence over what it is concerned as education itself. If one takes the master as the artist and the disciple as an object of the action of teaching, one shall have in mind that the art of teaching is convenient to the latter and not the first. The master is, then, an instrument of the teaching of a disciple. The work aims at reflecting upon teaching itself, and its instrument and object as a means of rethinking its path within education. For that we will base our arguments on the paideutic concepts of the Greek man’s enhancement in the classic period. <![CDATA[O mito de Sísifo de Albert Camus, e sua relevância no processo de ensino e aprendizagem de Filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo preconiza a relevância pedagógica da filosofia da não significação de Albert Camus, especialmente em O mito de Sísifo. O eixo argumentativo segue a última frase do referido livro: “É preciso imaginar Sísifo feliz”. A certeza da existência e a estranheza de se inserir num cenário de catástrofe, sem esperança, suscita em estudantes, especialmente da rede pública, um “sentimento de absurdidade”, mas esse estado não há de ser visto como maldição. A liberdade paradoxalmente advém quando se assume o absurdo como meio de se afirmar a vida, contra os suicídios físico e filosófico, tornando Sísifo o “herói absurdo”. Camus atribui ao pensamento de Søren Kierkegaard a proposta do suicídio filosófico, como sacrifício do intelecto pelo salto kiekegaardiano da fé, porque ele entende a felicidade encontrada na vida eterna como uma superação e cura da doença mortal do desespero. O esforço dialético de autorreflexão da consciência entre o finito e o infinito faz da resignação infinita uma preparação para o salto da fé. Para nosso autor, porém, o pior mal é não ter sofrido desespero, pois é a partir dele que imaginativamente o absurdo, como potência existencial, transfigura-se numa “revolta metafísica” - uma posição a ser desenvolvida no processo de ensino e aprendizagem de Filosofia.<hr/>Abstract The article praises the pedagogical relevance of Albert Camus’ philosophy of meaninglessness, especially on The Myth of Sisyphus. The argumentative axis follows the last sentence of this book: “One has to imagine Sisyphus happy.” The certainty of existence and the strangeness of being inside in a catastrophic scenario, without hope, arouses in students, chiefly of the public school system, a “feeling of absurdity”, but this state of affairs is not to be seen as a curse. Freedom paradoxically comes when one assumes the absurd as a means of affirm life, against physical and philosophical suicides, making Sisyphus the “absurd hero.” Camus attributes to Søren Kierkegaard’s thought the proposal of philosophical suicide, which would be an intellectual sacrifice through the leap of faith because he understands the happiness only can be found in eternal life as an overcoming and cure of the deadly disease of despair. The dialectical effort of self-reflection of the consciousness between the finite and the infinite makes infinite resignation a preparation for the leap of faith. For our author, however, the worst evil is not to have suffered despair, because it is departing from him that the absurd, as an existential power, is imaginatively transformed into a “metaphysical revolt” - a position to be developed in the teaching-learning process on Philosophy. <![CDATA[Ética do decrescimento e a complexidade do homem-sociedade no combate à fome e ao desperdício de alimentos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem por objetivo investir em uma abordagem crítica e reflexiva, acerca da parcela de contribuição deixada por alguns filósofos contemporâneos, sobre a valorização do aproveitamento e uso racional dos alimentos de forma integral, evitando o desperdício. Trata-se de uma reflexão descritiva estruturada em quatro seções. Aproveitar cascas, sementes e talos de frutas, para produção de alimentos alternativos e seguros é uma boa alternativa para minimizar os impactos ambientais e a fome, já que o Brasil é um dos grandes produtores mundiais de frutas tropicais.<hr/>Abstract Objective: The objective of this article is to invest in a critical and reflexive approach about the contribution of some contemporary philosophers, regarding the valorization of the rational use and use of food, avoiding waste. Method: This is a descriptive reflection structured in four sections. Conclusion: Since decades, there have already been warnings about the rational use of natural resources and food wastage, and Brazil being a major producer of tropical fruits worldwide, using peels, seeds and fruit stalks for the production of alternative foods and is a good alternative to minimize environmental impacts and hunger. <![CDATA[Diálogo, dialogismo e dialogicidade em Buber, Bakhtin e Freire: algumas observações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O diálogo, o dialogismo, a dialogicidade são termos recorrentes em inúmeras teorias. São orientadores de práticas pedagógicas que buscam uma educação transformadora. Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre esses termos, a partir de três teóricos: Martin Buber, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire. A tarefa principal é analisar, em obras destes filósofos, as semelhanças e diferenças. A questão que nos interessa focalizar refere-se à suposição de que há uma convergência entre esses autores. Nessa direção, o investimento na pesquisa desses autores tem uma dimensão, a um só tempo, introspectiva, já que permite detectar, nas obras dos três filósofos, semelhanças e diferenças a respeito das concepções sobre o diálogo, quanto prospectiva, uma vez que abre espaço para a sugestão de indicativos para uma prática que atenda aos desejos de uma educação de qualidade, transformadora de realidades opressivas.<hr/>Abstract Dialogue, dialogism and dialogicity are recurrent terms in innumerous theories. They orientate pedagogical practices, which seek a transformative education. In this article, one reflects on these terms considering the three theorists: Martin Buber, Mikhail Bakhtin and Paulo Freire. The main task is to analyze in the works of these philosophers the similarities and the differences. The point of interest concerns the assumption that there is a convergence between these authors. In this direction, the investment in researching about theses authors has, at the same time, two dimensions. The introspective, since it allows detecting, in their works, similarities and differences regarding the conception about the dialogue, and the prospective, once it makes room for the suggestion of indicatives related to a practice that meets the desires of a quality education, which can transform oppressive realities. <![CDATA[Sócrates e a parrhesía<sup>-</sup> democrática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo procuro mostrar que, embora Sócrates tenha sido um crítico da democracia ateniense, seu pensamento, como conhecido a partir dos primeiros diálogos de Platão, coaduna-se com os valores fundamentais da cultura democrática de Atenas. Para defender essa interpretação, focalizo um dos princípios mais importantes da democracia grega: a liberdade de expressão. Primeiro, examino o conceito de liberdade de expressão. Esclareço que, no contexto político-democrático, dois termos gregos comunicam dois sentidos conexos mas distintos da liberdade de expressão: isegoría - , que significa a igual oportunidade de todos os cidadãos falarem nas assembleias políticas; e parrhesía - , franqueza, a liberdade para criticar e para uma pessoa dizer a verdade como a vê. Em seguida, trato de três aspectos interligados do pensamento socrático: o método da refutação (elenchos), a noção de “cuidado de si” e o ideal da vida examinada, para evidenciar como eles pressupõem ou se assentam no valor da liberdade de expressão. Destaco que é preciso que a pessoa esteja seriamente comprometida a perseguir e exprimir a verdade, para que seja capaz de avaliar suas crenças e livrar-se daquelas que são falsas. Consequentemente, esta pessoa pode prestar conta da própria vida expondo se seu pensamento, discurso e seus atos estão em acordo, assim como ela é capaz de levar a vida, examinada, pondose sob escrutínio e os outros, praticando o pensamento crítico que é essencial para o aperfeiçoamento moral e a formação de um bom cidadão para uma sociedade democrática. Concluo que, na medida em que promove o dizer a verdade, a atitude crítica socrática não é somente coerente com os preceitos básicos do regime democrático, mas também útil à democracia.<hr/>Abstract In this paper, I seek to show that, although Socrates was a critic of Athenian democracy, his thought, as we know it from Plato’s early dialogues, is in line with the fundamental values of the democratic culture of Athens. To defend this interpretation, I focus on one of the most important principle of democracy: free speech. Firstly, I go over the concept of freedom of speech. I make it clear that, in the democratic political context, two Greek words convey two connected but distinct meanings of free speech: isegoría, - which means the equal opportunity of all citizens to speak in the political assemblies; and parrhesía - , frank speaking, the freedom to criticize and “telling the truth as one sees it”. Thereafter, I deal with three interconnected aspects of the Socratic thought: the method of refutation (elenchos), the notion of “care of the self”, and the ideal of the examined life in order to display how these three things presuppose or are based on the value of free speech. I highlight that it is necessary that a person is seriously committed to pursuing and expressing the truth so that she is able to evaluate her beliefs and get rid of the false ones. Accordingly, this person can give an account of her own life by exposing if her thought, speech and acts are in agreement, as well as she is able to lead an examined life, putting herself and the others under scrutiny, practicing critical thinking which is essential for the moral improvement and formation of a good citizen for a democratic society. I conclude that to the extent that it fosters truth-telling, Socratic critical attitude is not only consistent with the basic precepts of the democratic regime, but also capable of enhancing democracy. <![CDATA[Trajetória histórica de um periódico científico: percursos, percalços e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem como foco temático um dos instrumentos mais utilizados na contemporaneidade para disseminação de conhecimentos produzidos pela ciência: o periódico científico. O estudo segue os pressupostos da pesquisa exploratória e tem por objetivo descrever o percurso histórico do Roteiro, periódico científico da área da educação filiado à Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). O caminho metodológico percorrido leva em consideração o papel do periódico, como mecanismo estruturado e formal de comunicação e disseminação do conhecimento científico, evidenciando percursos, percalços e resistências ao longo de sua trajetória evolutiva. Em termos empíricos, destaca resultados de um estudo de campo, efetuado entre os anos de 2017 e 2018, cuja finalidade era levantar dados e informações sobre o Roteiro, um periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNOESC, criado no ano de 1978 e que, em 2017, completou 40 anos de existência. Destaca um conjunto de dificuldades enfrentadas no percurso histórico do Roteiro e demandas contemporâneas tendo em conta, especialmente, o avanço das tecnologias da informação, a competitividade internacional e as novas funções atribuídas aos periódicos como ferramentas de disseminação do conhecimento acadêmico-científico. Em termos conclusivos, aponta à necessidade de aperfeiçoamento constante dos periódicos da área da educação especialmente no tocante à implementação de ferramentas de controle e incremento dos fluxos de publicação, o que inclui formas de recepção, avaliação, revisão, publicização e acesso aos conhecimentos científicos gerados. Realça, por fim, a necessidade de superação da soberba e prepotência por parte de algumas nações, especialmente de países centrais, e a consequente compreensão de que o conhecimento deve ser um meio para a humanidade viver em harmonia com o Planeta e não razão de sofrimento ou causa de mazelas das populações mais vulneráveis.<hr/>Abstract The present article focuses on one of the instruments most used in contemporary times for the dissemination of knowledge produced by science, the scientific journal. The study follows the preconditions of the exploratory research and aims to describe the historical course of the Roteiro, scientific journal of the area of education affiliated to the University of the West of Santa Catarina (UNOESC). The methodological path covered, takes into account the role of the journal, as a structured and formal mechanism of communication and dissemination of scientific knowledge, evidencing pathways, mishaps and resistances throughout its evolutionary trajectory. In empirical terms, it highlights the results of a field study carried out between 2017 and 2018, whose purpose was to gather data and information about the Roteiro, a periodical of the Postgraduate Program in Education of UNOESC, created in 1978 and, in 2017, completed forty years of existence. It highlights a set of difficulties faced in the historical course of the Roadmap and contemporary demands, especially taking into account the advances in information technology, international competitiveness and the new functions attributed to journals as tools for the dissemination of academic-scientific knowledge. In conclusive terms, it points out the need for constant improvement in the periodicals of the education area, especially regarding the implementation of tools to control and increase publication flows, which includes forms of reception, evaluation, revision, publicity and access to scientific knowledge generated. Emphasizes, finally, the need to overcome pride and arrogance on the part of some nations, especially central countries, and the consequent understanding that knowledge must be a means for humanity to live in harmony with the planet and not reason of suffering or grief for most of the vulnerable populations. <![CDATA[Kafka na problematização da docência: o devir-animal como linha de fuga]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste texto, pretende-se explorar a ideia de devir a partir da novela “A metamorfose” de Franz Kafka. Pela leitura, evidencia-se a presença da animalidade na sua escrita, de maneira que chama a atenção a insistência em dar voz às questões emergentes da sociedade e do modo de vida, não somente animal, mas humano: a metamorfose de Gregor Samsa, que acorda numa manhã transformado em um inseto. Parte-se, também, da concepção de devir para os filósofos Deleuze e Guattari como estado de sensação que é capaz de multiplicar as intensidades afetivas, de pensamento e expressão em um corpo. Relaciona-se a docência à problemática da existência por meio da literatura e da filosofia. Tal investigação é impulsionada por experimentações realizadas com professores, atuantes e em formação, na oficina de escrileituras denominada “Conatus”, utilizando-se, dentre outras matérias, da literatura kafkiana para questionar o fazer docente e aquilo que adoece em meio ao cotidiano escolar. Diante das pequenas novelas de rádio escritas e gravadas pelos participantes, os autores se deparam com a interrogação: Quais são as condições para que algo seja criado na prática pedagógica? As novelas deram visibilidade, entre outras questões, aos conflitos enfrentados na profissão. Destaca-se a criação intitulada “A vaca”, na qual os professores acenaram suas inquietações e a desfiguração da sua imagem como uma linha de fuga da identidade depreciativa e sagrada tomada por diferentes circunstâncias e local em que se vive. Como resultado, entende-se que a literatura e a filosofia mostram-se intercessoras potentes ao favorecer a desconstrução de significações e a abertura para pensar sobre as condições de possibilidades de outros modos de existir.<hr/>Abstract In this text we intent to explore the idea of becoming from the novella “The Metamorphoses” by Franz Kafka. By the reading, evidencing the presence of animalism in his writing, in a way that catches our attention the insistence in giving voice to emergent questions from society and way of life, not only animal, but human. The metamorphoses of Gregor Samsa, that wakes up in one morning transformed into an insect. We departure, also, from the conception of becoming from philosophers Deleuze and Guattari,while sensation state is capable of multiplying the affective intensities, of thinking and expression in a body. We relate teaching and the problematic of existence through literature and philosophy. Such investigation is driven by the experimentations done with teachers, acting and in training, in writing - reading workshop called Conatus, using, among other subjects, Kafka’s literature to question teaching and what sickens among school life. Ahead of small radio soap operas written and recorded by the participants, we come across with the question: what are the conditions to something to be created in the pedagogical practice? The soap operas gave visibility, among other issues, to the conflicts faced in the profession. We highlight the creation entitled “The Cow”, where the teachers acted their restlessness and their images disfiguration as an escaping line from secret deprecating identities by different circumstances and local where we live. As a result we understand that literature and philosophy show themselves as potent intercessors, by favoring the deconstruction of meanings and the opening to think about possibilities’ conditions and other ways of existing. <![CDATA[A ética do gênio: aproximações entre Otto Weininger e Ludwig Wittgenstein]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em Modern moral philosophy (1958), Elisabeth Anscombe aponta para uma atitude tipicamente wittgensteiniana que corresponde a uma crítica e, ao mesmo tempo, a uma rejeição às formas tradicionais de pensar a ética. A consequência mais radical dessa crítica rompe, de maneira original, a exigência de “tornar-se um ser humano melhor”, realizando uma atividade sobre si mesmo, com a finalidade de se constituir como sujeito ético. Tendo essa perspectiva como fundamento, esta pesquisa defende a existência de um itinerário - indicativo, não prescritivo - que conduz à constituição do sujeito ético na filosofia de Wittgenstein, do qual o gênio resulta como figura central. Para tornar plausível e sustentar essa afirmação, propõe-se uma aproximação entre o pensamento de Wittgenstein e o pensamento moral de Otto Weininger, registrado nas linhas de Sexo e caráter.<hr/>Abstract In Modern moral philosophy (1958), Elisabeth Anscombe points to a typically Wittgensteinian attitude that corresponds to a criticism and, at the same time, a rejection of traditional ways of thinking ethics. The most radical consequence of this criticism is an original break in the requirement to “become a better human being” by performing an activity on oneself in order to constitute itself as an ethical subject. With this perspective as its foundation, this research defends the existence of an itinerary - indicative, not prescriptive - that leads to the constitution of the ethical subject in Wittgenstein’s philosophy, from which genius is the central figure. In order to render plausible and to support this statement, we propose an approximation between Wittgenstein’s thinking and Otto Weininger’s moral thinking, recorded in the lines of Sexo e caráter. <![CDATA[Voluntariado e humanização com palhaços: Por quê? Para quê? Intervenções em crianças hospitalizadas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo origina-se de investigação sobre uma prática social vivenciada por adultos voluntários que atuaram como palhaços e personagens em intervenções realizadas em um hospital no Município de São Carlos - SP. O objetivo é identificar e refletir a partir de recursos circenses e da atividade voluntária, indicadores para uma relação dialógica entre os participantes: crianças, funcionários, acompanhantes e voluntários. Dessa forma, analisar a finalidade com que ocorrem as intervenções durante a internação de crianças para tratamento de saúde. As atividades, a estrutura e a forma de organização do Grupo Amor em Gotas (GAG) 1 (São Carlos - SP) constituíram o contexto de estudo para uma análise e reflexão sobre a função do voluntariado e das intervenções com palhaço, visando ao processo de humanização no ambiente hospitalar, destacando que há diversos grupos que atuam nessa atividade com práticas semelhantes. O estudo apresenta a inter-relação entre a cultura circense, as condições de internação hospitalar e as possibilidades de ressignificação do adoecimento. O estudo de caso foi realizado como metodologia científica da pesquisa qualitativa com registro em diários de campo. A análise apresenta aporte teórico da educação, com destaque para o pensamento de Paulo Freire. Dentre os resultados, a presença de grupos de palhaços e personagens em ambiente hospitalar expressa o voluntariado como forma de educação permanente, além de representar uma estratégia de enfrentamento da dor e do sofrimento causados pelo adoecimento. Principalmente, nessa interação, as crianças assumem a condição de sujeitos e autores no seu modo próprio de agir no mundo, que tem, no brincar, não a forma alegre e divertida para suportar o tratamento, mas a ressignificação de possibilidades de enfrentamento e superação.<hr/>Abstract The article originates from research on a social practice experienced by adult volunteers who acted as clowns and characters in interventions performed in a hospital in the city of São Carlos / SP. The objective is to identify and reflect from circus resources and voluntary activity, indicators for a dialogical relationship between the participants: children, employees, companions and volunteers. Thus, to analyze the purpose of interventions during the hospitalization of children for health treatment. The activities, structure and organization of the Amor em Gotas Group (GAG) (São Carlos SP) constituted the study context for the analysis and reflection on the role of volunteering and the interventions with clown, aiming at the process of humanization in the hospital environment, emphasizing that there are several groups that work in this activity with similar practices. The study presents the interrelation between the circus culture, the conditions of hospitalization and the possibilities of resignification of the disease. The case study was carried out as a scientific methodology of qualitative research with registration in field journals. The analysis presents the theoretical contribution of education, with emphasis on Paulo Freire’s thought. Among the results, the presence of groups of clowns and characters in a hospital environment expresses volunteerism as a form of permanent education, besides representing a strategy of coping with pain and suffering caused by illness. But mainly, in this interaction, children take on the condition of subjects and authors in their own way of acting in the world, which has in play not the joyful and fun way to endure the treatment, but the re-signification of possibilities of coping and overcoming. <![CDATA[Fundamentos filosóficos e epistemológicos da Educação Ambiental: discurso, poder e resistência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo trata dos aspectos filosóficos e epistemológicos das perspectivas pós-críticas no campo de saber da Educação Ambiental. Objetivase compreender as possibilidades que essas perspectivas podem trazer os interior do grupo de trabalho - GT 22 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Analisam-se 13 trabalhos aprovados pelo Comitê Científico da 26ª a 37ª reuniões científicas, que se utilizam de concepções de Educação Ambiental, pautadas pelas bases das perspectivas póscríticas. Para a realização desta pesquisa, os conceitos foucaultianos de formação discursiva e diferença são norteadores para a compreensão de que, em uma mesma formação discursiva, tem-se presente a heterogeneidade conceitual, filosófica e epistemológica de diferentes perspectivas teóricas, que se debruçam sobre um mesmo objeto de estudo. Nesse cerne, a diferença é entendida pela potencialidade do encontro, do pensamento múltiplo, que fomenta a criação de outros olhares para o campo de saber da Educação Ambiental. A recorrência dos Ao caráter eminentemente político da Educação Ambiental, por meio de discussões que focalizam as formas de conduzir a população para a adoção de atitudes sustentáveis, atravessadas, principalmente, pelo discurso de medo da perda do Planeta e por uma visão socioambiental antropocêntrica. Diante disso, conclui-se que essas perspectivas almejam a criação de fissuras nos discursos que esvaziam as questões socioambientais com o objetivo único de mudança de comportamento. A diferença conceitual, filosófica e epistemológica entre as perspectivas teóricas que se debruçam sobre a Educação Ambiental não produz um consenso; é justamente na multiplicidade do pensamento que é verossímil experimentar a Educação Ambiental como instrumento de criação, resistência e problematização.<hr/>Abstract This article deals with the philosophical and epistemological aspects of the post-critical perspectives in the field of environmental education. The objective is to understand the possibilities that these perspectives can bring within the Working Group - WG 22 of the National Association of Postgraduate and Research in Education (ANPEd). It has been analyzed 13 papers, approved by the Scientific Committee from the 26th to the 37th scientific meetings, which use concepts of Environmental Education based on the bases of the post-critical perspectives. For the realization of this research, the Foucaultian concepts of discursive formation and difference are working as guidance for the understanding that, in the same discursive formation, the conceptual, philosophical and epistemological heterogeneity of different theoretical perspectives are based on the same object of study. At this juncture, the difference is understood by the potentiality of the encounter, of the multiple thought that foments the creation of other perspectives for the field of Environmental Education. The recurrence of the concepts of discourse, power, and resistance in the empirical material shows that, from other analytical strategies, the postcritical perspectives emphasize the eminently political character of Environmental Education through discussions that focus on ways to guide the population towards the adoption of sustainable attitudes, mainly due to the discourse of fear for the loss of the Planet and an anthropocentric socioenvironmental vision. In light of this, it is concluded that these perspectives aim at creating fissures in discourses that make empty socio-environmental issues in the single objective of change of behavior. The conceptual, philosophical and epistemological difference among the theoretical perspectives that are focused on Environmental Education does not produce a consensus, it is precisely in the multiplicity of thought in which it is probable to experience Environmental Education as an instrument of creation, resistance andquestioning. <![CDATA[A formação do si mesmo e a mestria socrática em Pierre Hadot]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste ensaio é retomar a importância vital que a formação ética do sujeito tem ante a condição frágil e vulnerável do ser humano. Essa finalidade é, aqui, pensada a partir da leitura que Pierre Hadot faz da filosofia antiga e, especialmente, da figura de Sócrates. Nos propomos a investigar a noção de “diálogo socrático” como um exercício espiritual que o faz ser autor de sua própria formação. Assim, o diálogo pode ser entendido como um princípio pedagógico-formativo suficientemente eficiente para deslocar a preocupação com o conhecimento para a preocupação com o sujeito do conhecimento. Sem esse deslocamento, a formação ética do sujeito mantém-se fragilizada.<hr/>Abstract The goal of this essay is to retake the vital importance that the ethical formation of the subject has when facing the fragile and vulnerable condition of the human being. This purpose is here thought from Pierre Hadot’s reading of Ancient Philosophy and, mainly, in the figure of Socrates. We propose to investigate the notion of “Socratic dialogue” as a spiritual exercise that makes oneself the creator of his own formation. Thus, dialogue can be understood as a pedagocial-formative principle sufficiently efficient to shift concern with knowledge to the concern with the subject of knowledge. Without this displacement, the ethical formation of the subject becomes fragile. <![CDATA[Interdisciplinaridade e ética: uma abordagem para além da perspectiva epistemológica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo ocupa-se, em sentido amplo, de um tema já consagrado por pesquisas acadêmicas oriundas de diferentes áreas do conhecimento: a interdisciplinaridade. Já não é mais necessário justificar a relevância sobre tais estudos, uma vez que são preponderantes os discursos que apontam à emergência da superação do isolamento entre disciplinas. Em sentido estrito, este artigo posiciona o tema da interdisciplinaridade numa perspectiva que não é comum entre os debates mais recorrentes sobre o tema: assume-se a primazia da ética sobre a epistemologia na justificação da interdisciplinaridade. Após uma exploração preliminar sobre o que é característico nas definições de disciplina e interdisciplinaridade, o texto segue explorando, sob dois aspectos, a primazia ética: primeiramente, busca evidenciar uma dimensão ética constituinte da interdisciplinaridade; na sequência toma da hermenêutica filosófica a relação entre compreensão e deliberação para posicionar a primazia da ética sobre a epistemologia na justificação da interdisciplinaridade. Trata-se, aqui, de um estudo teórico que, de modo analítico e interpretativo, volta-se a definições preliminares e alcança uma construção conceitual sustentada pelas perspectivas teóricas estudadas. A fim de apoiar as definições preliminares sobre disciplina e interdisciplinaridade, analisa textos de Pombo (2008) e Paviani (2008). A partir de Bombassaro (2014), é indicado o acento ético do debate sobre interdisciplinaridade e, com Rorty (1997), é demarcada a solidariedade como processo de construção dos saberes. O argumento sobre a primazia da ética é especialmente construído com apoio em Gadamer (2004). O percurso conceitual aqui apresentado visa a oferecer subsídios para que os debates sobre interdisciplinaridade em distintos setores da sociedade - desde aqueles em que se desenvolvem os saberes, até aqueles que os divulgam e aplicam - tenham especial atenção às implicações éticas aí presentes.<hr/>Abstract This article occupies, in a broad sense, a theme already established by academic research from different areas of knowledge: an interdisciplinarity. It is no longer necessary to justify the relevance of such studies, because thediscourses that point to an emergence of overcoming isolation between disciplines are predominant. Strictly speaking, this article places the theme ofinterdisciplinarity in a perspective that is not common among the most recurrent debates on the subject: it assumes the primacy of ethics over epistemology in the justification of interdisciplinarity. After a preliminary exploration of what is characteristic in the definitions of discipline and interdisciplinarity, the text continues to explore the ethical primacy under two aspects: first, it seeks to highlight an ethical dimension that constitutes interdisciplinarity; Then the philosophical hermeneutics takes the relationship between understanding and deliberation to position the primacy of ethics over epistemology in the justification of interdisciplinarity. This is a theoretical study that, in an analytical and interpretative way, returns to preliminary definitions and reaches a conceptual construction supported by the studied theoretical perspectives. In order to support the preliminary definitions of discipline and interdisciplinarity, the texts analyzed are from Pombo (2008) and Paviani (2008). From Bombassaro (2014) is indicated the ethical content in the debate on interdisciplinarity and, with Rorty (1997), solidarity is demarcated as a process of knowledge construction. The argument about the primacy of ethics is especially built with support in Gadamer (2004). The conceptual path presented here aims to offer subsidies so that the debates on interdisciplinarity in different sectors of society pay special attention to the ethical implications present - from those in which knowledge is developed, to those that disseminate and apply it. <![CDATA[A “ação educativa” em Hannah Arendt]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No presente artigo apresento uma reflexão acerca do conceito de ação e sua repercussão para a educação escolar, a partir de Hannah Arendt. Considerando a distinção arendtiana entre fabricação, labor e ação, argumento que uma das atividades específicas da escola é a ação educacional, no sentido de que alunos e professores atuam quando aparecem e se relacionam mediados pelos conteúdos e respondendo aos desafios que representam o mundo. Ademais, se a tarefa da educação é, em Arendt, introduzir as novas gerações no mundo, essa introdução se dá, preferencialmente, pela ação. Mas, no que tange aos alunos, a ação não é no sentido político, visto que eles estão em processo de formação e não são responsáveis pelas consequências de seus atos e pelo mundo. Por isso, o cuidado, a proteção, a responsabilidade e a autoridade do adulto são fundamentais para compreender a escola e a educação, bem como a especificidade da ação na escola.<hr/>Resumen En el presente texto hago una reflexión sobre el concepto de acción y su repercusión para la educación escolar a partir de Hannah Arendt. Considerando la distinción arendtiana entre fabricación, labor y acción, argumento que una de las actividades específicas de la escuela es la acción educacional, en el sentido de que los alumnos y profesores actúan cuando aparecen y se relacionan mediados por los contenidos y contestando a los desafíos que presenta el mundo. Además, se la tarea de la educación es, en Arendt, introducir las nuevas generaciones en el mundo, esa introducción ocurre preferencialmente por la acción. Pero, en relación a los alumnos, la acción no lo es en el sentido político, pues ellos están en proceso de formación y no son responsables por las consecuencias de sus actos y por el mundo. Por eso, el cuidado, la protección, la responsabilidad y la autoridad del adulto son fundamentales para comprender la escuela y la educación, así como la especificidad de la acción en la escuela.<hr/>Abstract In the present article I introduce a reflection about the concept of action and its repercussion towards scholar education, based on Hannah Arendt. Considering the distinction, for Arendt, between fabrication, labor and action, I defend that one of the specific activities of the school is the educational action, in the sense that the students and teachers take action when they appear and relate among themselves mediated by the subjects and thus answering the challenges that represent the world. Furthermore, if the task of education is, regarding Arendt, to introduce new generations in the world, this introduction is done preferably by the action. However, in reference to the students, the action is not in the political sense, since that they are in formation process and, thus, are not responsible for the consequences of their acts, neither for the world. Therefore, the care, the protection, the responsibility and the authority of the adult are fundamental towards understanding the school and the education, as well as the specificity of action in the school. <![CDATA[Ensaio sobre a dialética do esclarecimento: reflexões e provocações educativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Na obra Educação e emancipação, ao propor um novo imperativo categórico, “que Auschwitz não se repita”, Theodor W. Adorno (1995, p. 119), incita à reflexão sobre a cumplicidade entre Auschwitz e os processos históricos que o tornaram possível, e revela as contradições contidas nas promessas da modernidade. Adorno apresenta a vinculação do esclarecimento com o princípio de dominação, expondo o quanto está entrelaçado com progresso e regressão, o que resulta na constituição patológica da sociedade e dos indivíduos que acolhem as condições para que barbáries e catástrofes continuem sendo reproduzidas. Permite que sociedades, com desenvolvimento tecnológico em níveis avançados, permaneçam tuteladas em termos culturais. No presente artigo, temos como objetivo refletir sobre os processos formativos premidos por uma racionalidade instrumental e apresentar quais são as possibilidades de crítica educativa a partir da tese da dialética do esclarecimento de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Para isso, propomos realizar uma crítica aos limites da razão e a reflexão sobre as implicações filosófico-educacionais, proposta por esses autores, a fim de refletir sobre a problemática educativa. A crítica da razão realizada pelos autores críticos incide diretamente sobre o tema da formação e sobre as possíveis implicações nas relações pedagógicas atuais. O horizonte que pretendemos apontar, por fim, é que a tarefa vital que se coloca para a educação é dotar os indivíduos da capacidade crítica para enfrentar a aparência do mundo administrado, que permita uma reflexão crítica sobre as condições objetivas, a consciência de que as condições que tornaram Auschwitz possível ainda permanecem. Trata-se de um estudo bibliográfico.<hr/>Abstract In proposing a Education and emancipation, “Auschwitz does not repeat itself”, Theodor W. Adorno (1995, p. 119), began a reflection on the complicity between Auschiwitz and the historical processes that made it possible, and reveals the contradictions contained in the promises of modernity. Adorno presents a linkage of enlightenment with the principle of domination, exposing how much is intertwined with progress and regression, which gives rise to the pathological constitution of society and individuals who welcome the conditions for barbarities and catastrophes to continue to be reproduced, and which the societies with the technological development in the last permanent layers protected in cultural terms. In this article, we aim to reflect on the formative processes of an instrumental rationality, and to present the possibilities of educational criticism from the dialectic of enlightenment by Theodor Adorno and Max Horkheimer. For this, we propose an evaluation of the arguments of reason and a reflection on the educational philosophical questions, proposed by these authors, a process of reflection on an educational problem. The critical of language held by authors care focuses straight on the theme of the formation and on the political implications in the present pedagogical relations. The horizon that aims to finally point out is a vital task that poses for education is the resource of critical ability to face a look of the administered world, which can be a critical critique on how the objective conditions, an awareness of what conditions which made possible the permanence. This is a bibliographic study. <![CDATA[Uma breve análise arqueológica foucaultiana da escola integral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo analisa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Plano Nacional de Educação e o Programa “Mais Educação São Paulo”, especificamente as partes que tratam da política curricular da ampliação da jornada de aulas na rede pública de ensino de São Paulo, conhecida como escola integral. Metodologia: A análise se dá a partir da perspectiva arqueológica de Michel Foucault, sua terminologia e análise discursiva. Objetivo: O objetivo da pesquisa é valer-se da contribuição do filósofo e de sua analítica para a leitura crítica e ponderada de documentos educacionais oficiais. Os documentos foram analisados à luz dos pressupostos que alicerçam seus objetivos e concepções, mas principalmente sob a perspectiva da analítica arqueológica. A metodologia contemplou, portanto, a análise das regularidades (homogeneidades, continuidades e identidades), contradições (intrínsecas, extrínsecas e derivadas), comparações (isomorfismos, modelos, isótopos e correlações) e transformações (permanências, repetições e descontinuidades) dos três documentos fundantes da escola integral. Resultados: A leitura arqueológica de três documentos da escola integral revelou que a proposta é, de certa forma, totalizante, no sentido de que apresenta a escola integral como supostamente detentora de enorme poder de transformação social, política e educacional. Revelou, além disso, que a proposta tem características paliativas, no sentido de que a escola integral é apresentada como panaceia, quando, de fato, não parece funcionar efetivamente em todos os casos, circunstâncias e objetos, como os documentos presumem. Mostrou, ainda, que a proposta padece, entre outras coisas, de contradições intrínsecas, extrínsecas e derivadas. Finalmente, revelou que a proposta hierarquiza saberes e nem sempre tem aplicação prática e assume, às vezes, contornos demagógicos. O discurso da escola de tempo integral parece trair a ideia de que o tempo proporciona uma espécie de controle regimental sobre os outros. Fala-se de mais tempo na escola como se issto significasse, automaticamente, mais qualidade no ensino. Conclusão: Concluímos, portanto, que a proposta de escola em tempo integralesvazia a discussão de uma consideração mais atenta acerca da qualidade das políticas educacionais como um todo, especialmente as curriculares.-<hr/>Resúmen El presente estudio analiza la Ley de Directrices y Bases, el Plan Nacional de Educación y el Programa “Más Educación São Paulo”, específicamente las partes que tratan de la política curricular de la ampliación de la jornada de clases en la red pública de enseñanza de São Paulo, conocida como escola integral (escuela de tiempo completo). Metodología: El análisis se da a partir de la perspectiva arqueológica de Michel Foucault, su terminología y análisis discursivo. Objetivo: El objetivo de la investigación é valerse de la contribución del filósofo y de su analítica a la lectura crítica y ponderada de documentos educativos oficiales. Los documentos fueron analizados bajo la luz de los presupuestos que fundamentan sus objetivos y concepciones, peroprincipalmente bajo la perspectiva de la analítica arqueológica. La metodología contempló, por lo tanto, el análisis de las regularidades (homogeneidades, continuidades e identidades), contradicciones (intrínsecas, extrínsecas y derivadas), comparaciones (isomorfismos, modelos, isótopos y correlaciones) y transformaciones (permanencias, repeticiones y discontinuidades) de los tres documentos que fundamentan la escola integral. Resultados: La lectura arqueológica de tres documentos de la escola integral reveló que la propuesta es, en cierta forma, totalitaria, en el sentido de que presenta la escola integral como supuestamente detentora de enorme poder de transformación social, política y educativa. Se ha revelado, además, que la propuesta tiene características paliativas, en el sentido de que la escola integral es presentada como panacea, cuando, de hecho, no parece funcionar efectivamente en todos los casos, circunstancias y objetos, como los documentos presumen. También mostró que la propuesta padece, entre otras cosas, de contradicciones intrínsecas, extrínsecas y derivadas. Finalmente, reveló que la propuesta jerarquiza saberes, no siempre tiene aplicación práctica y asume, a veces, contornos demagógicos. El discurso de la escuela de tiempo completo parece traicionar la idea de que el tiempo proporciona una especie de control regimental sobre los demás. Se habla de más tiempo en la escuela como si esto significara automáticamente más calidad en la enseñanza. Conclusión: Concluimos, por lo tanto, que la propuesta de la escuela de tiempo completo desvía la discusión de una consideración más atenta a la calidad de las políticas educativas como un todo, especialmente las curriculares. <![CDATA[As canções populares e o sentimento de missão educadora dos intelectuais românticos: o exemplo do poeta Juvenal Galeno no contexto do Romantismo brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A partir do século XVIII, na Europa, muitos intelectuais europeus passaram a alimentar o gosto e o interesse pelas questões populares. O filósofo alemão Johann Gottfried Herder (1744-1803) é considerado um dos expontes que influenciaram muitos intelectuais, cujas ideias alimentaram o movimento romântico. Contrariando a mentalidade racionalizante iluminista, tais ideias conduziram os adeptos dessa tendência a voltarem-se aos estudos da tradição campesina, buscando, no povo e no seu passado glorioso, o elemento constituidor da nacionalidade, particularmente na canção e na poesia populares. Aos intelectuais românticos estava essa questão posta como missão educadora. Em terras brasileiras, tal interesse se fortaleceu ainda no período Regencial, alimentado pela lógica do contexto que foi se constituindo logo após a nossa independência política. Deveu-se, sobretudo, à iniciativa dos intelectuais românticos brasileiros, nutridos pelos referidos ideais do Romantismo europeu, notadamente francês, moldado pelo Espiritualismo Eclético, e firmes na convicção da missão restauradora de educação da pátria através da instituição de sua história e sua literatura. Em um percurso histórico e compreensivo, intentamos mostrar que as ações do poeta cearense Juvenal Galeno, expressas em suas obras, estavam sintonizadas com a referida causa romântica e, assim, definir o mesmo como intelectual com propósito de missão educadora.<hr/>Résumé À partir du XVIIIème siècle, en Europe, de nombreux intellectuels européens ont commencé à nourrir le goût et l’intérêt pour les questions populaires. Le philosophe allemand Johann Gottfried Herder (1744-1803) est considéré comme l’un des expontes influenceurs beaucoup d’intellectuels dont les idées alimenté le mouvement romantique. Contrairement à la mentalité des Lumières rationaliser ces idées a conduit les partisans de cette tendance à se tourner vers l’étude de la tradition paysanne, cherchant des gens et de leur passé glorieux constitutor l’élément de nationalité, en particulier dans la chanson et la poésie populaire. Pour les intellectuels romantiques, cette question était posée comme une mission éducative. Dans les pays brésiliens, cet intérêt s’est renforcé même dans la période Regencial, alimentée par la logique du contexte qui allait bientôt devenir notre indépendance politique. Était due principalement à l’initiative des intellectuels romantiques brésiliens, nourri les idéaux visés au romantisme européen, notamment française, façonnée par spiritisme éclectique et ferme dans la conviction de la mission réparatrice de l’éducation intérieure par l’établissement de son histoire et de la littérature. Dans un parcours historique et la compréhension, intentamos montrent que les actions du poète Juvénal Galen, Ceara exprimées par ses œuvres étaient en phase avec cette cause romantique et ainsi définir les mêmes que dans le but de la mission éducative intellectuelle. <![CDATA[Interculturalidade e Educação Infantil: reflexões sobre diferenças culturais na infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100028&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Nosso objetivo com este artigo é apresentar a interculturalidade crítica como ferramenta pedagógica que deve ser central na constituição dos cenários e contextos em Educação Infantil. Utilizamos referenciais teóricos de estudiosos da interculturalidade e da Educação Infantil, como Candau (2016, 2008), Sarmento (2005), Walsh (2009, 2007), Tomazzeti (2004), Santiago, Akkeri e Marques (2013), entre outros. Situamos a Educação Infantil como etapa fundamental na formação ética e intercultural de crianças, pensando a função social da educação como formação para a democracia. O trabalho pedagógico com as diferenças culturais na Educação Infantil é amparado legalmente pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e por outras políticas de identidade, como a Lei n. 11.645 de 2008, que instituiu a obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígenas e afro-brasileiras desde a Educação Infantil. No entanto, essa legislação também é confrontada por interesses neoliberais que invadem as políticas educacionais. Diante disso, apresentamos algumas possibilidades e desafios para a construção de práticas interculturais nessa etapa da escolarização; questionamos: Como as práticas pedagógicas vêm sendo desenvolvidas na Educação Infantil, no sentido da monocultura ou da interculturalidade? O trabalho pedagógico na Educação Infantil tem se orientado pela diversidade e diferença na estruturação de currículos e práticas? Como esse trabalho vem ocorrendo? No sentido de homogeneização, de monoculturalidade, ou no sentido crítico de considerar as diferenças como vantagem pedagógica? Como conclusão, referimos que um dos principais desafios da educação, na atualidade, é construir práticas e contextos que tratem as diferenças desde um viés político, visando à construção de uma sociedade mais democrática, considerando o direito à diferença. Construir práticas interculturais na Educação Infantil, significa abrir mão da monocultura do saber, da homogeneização em favor da heterogeneidade, do epistemicídio da construção de outras alternativas de pensamento. (SANTOS, 2010).<hr/>Abstract Our objective with this article is to present the critical interculturality as a pedagogical tool that should be central in the constitution of the scenarios and contexts in Early Childhood Education. We use theoretical references from other scholars of interculturality and early childhood education, such as Candau (2016, 2008), Sarmento (2005), Walsh (2009, 2007), Tomazzeti (2004), Santiago, Akkeri and Marques (2013), among others. We situate Infant Education as a fundamental step in the ethical and intercultural formation of children, thinking about the social function of education as a training for democracy. The pedagogical work with cultural differences in Early Childhood Education is legally supported by the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education and other identity policies, such as Law n. 11.645 of 2008, which establishes the obligation to teach indigenous and Afro-Brazilian culture and history since Early Childhood Education. However, these laws are also confronted by neoliberal interests that invade educational policies. Given this, we present some possibilities and challenges for the construction of intercultural practices in this stage of schooling, we ask how pedagogical practices have been developed in Infant Education, in the sense of monoculture or interculturality? Has the pedagogical work in Infant Education been oriented by the diversity and difference in the structuring of curricula and practices? How has this work been going on? In the sense of homogenization, of monoculturality, or in the critical sense of considering differences as pedagogical advantage? As a conclusion, we point out that one of the main challenges of education today is to construct practices and contexts that treat the differences from a political, aiming at building a more democratic society, considering the right to difference. Building intercultural practices in early childhood education means giving up the monoculture of knowledge, of homogenization in favor of heterogeneity, of epistemicide by the construction of other alternatives of thought. (SANTOS, 2010). <![CDATA[A ideia de divindade e as paixões no système de la nature de Holbach]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em seu Système de la nature, Holbach afirma que algumas ideias que o homem engendra dentro de si são derivadas de uma oscilação dos humores que o impede de entrever quais são as razões de atribuir um caráter sacro a certas palavras ou opiniões. Nesse sentido, as paixões, longe de serem romantizadas e levarem vantagem em relação à reta razão justamente por serem menos frias e mais lúdicas, sob a pena do barão, ganham uma imagem negativa, definidas como verdadeiros obstáculos ao homem que pretende entender os princípios, o curso e as leis da natureza, dispensando o recurso a instâncias ou entidades sobrenaturais criadas pela imaginação, pela inconstância dos humores ou pela linguagem.<hr/>Abstract In his Système de la nature, Holbach says some ideas that man engenders within them are derived from an oscillation of moods that prevents him from glimpsing the reasons to attribute a sacred character to certain words or opinions. In this sense, the passions, far from being romanticized and take advantage over the right reason just because they are less cold and more playful, under the penalty of Baron earn a negative image, defined as real obstacles to the man you want to understand the principles, the course and the laws of nature dismissing the appeal to supernatural bodies or entities created by the imagination, by the inconstancy of moods or by language.<hr/>Resumen En su Système de la nature, Holbach dice algunas ideas que el hombre engendra dentro de ellos se derivan de una oscilación de los estados de ánimo que le impide vislumbrar las razones para atribuir un carácter sagrado a ciertas palabras u opiniones. En este sentido, las pasiones, lejos de ser romántica y tomar ventaja sobre la razón correcta simplemente porque son menos frío y más lúdica, bajo pena de Baron ganan una imagen negativa, definida como verdaderos obstáculos para el hombre que quiere entender los principios, la golf y las leyes de la naturaleza no dependen cuerpos sobrenaturales o entidades creadas por la imaginación, por la inconstancia de los estados de ánimo o por el lenguaje. <![CDATA[Gaudêncio Frigotto: um diálogo sobre o contexto político e educacional brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100030&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em seu Système de la nature, Holbach afirma que algumas ideias que o homem engendra dentro de si são derivadas de uma oscilação dos humores que o impede de entrever quais são as razões de atribuir um caráter sacro a certas palavras ou opiniões. Nesse sentido, as paixões, longe de serem romantizadas e levarem vantagem em relação à reta razão justamente por serem menos frias e mais lúdicas, sob a pena do barão, ganham uma imagem negativa, definidas como verdadeiros obstáculos ao homem que pretende entender os princípios, o curso e as leis da natureza, dispensando o recurso a instâncias ou entidades sobrenaturais criadas pela imaginação, pela inconstância dos humores ou pela linguagem.<hr/>Abstract In his Système de la nature, Holbach says some ideas that man engenders within them are derived from an oscillation of moods that prevents him from glimpsing the reasons to attribute a sacred character to certain words or opinions. In this sense, the passions, far from being romanticized and take advantage over the right reason just because they are less cold and more playful, under the penalty of Baron earn a negative image, defined as real obstacles to the man you want to understand the principles, the course and the laws of nature dismissing the appeal to supernatural bodies or entities created by the imagination, by the inconstancy of moods or by language.<hr/>Resumen En su Système de la nature, Holbach dice algunas ideas que el hombre engendra dentro de ellos se derivan de una oscilación de los estados de ánimo que le impide vislumbrar las razones para atribuir un carácter sagrado a ciertas palabras u opiniones. En este sentido, las pasiones, lejos de ser romántica y tomar ventaja sobre la razón correcta simplemente porque son menos frío y más lúdica, bajo pena de Baron ganan una imagen negativa, definida como verdaderos obstáculos para el hombre que quiere entender los principios, la golf y las leyes de la naturaleza no dependen cuerpos sobrenaturales o entidades creadas por la imaginación, por la inconstancia de los estados de ánimo o por el lenguaje. <![CDATA[Dicionário Paulo Freire: ressignificando palavras, reinventando sentidos STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. (Org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em seu Système de la nature, Holbach afirma que algumas ideias que o homem engendra dentro de si são derivadas de uma oscilação dos humores que o impede de entrever quais são as razões de atribuir um caráter sacro a certas palavras ou opiniões. Nesse sentido, as paixões, longe de serem romantizadas e levarem vantagem em relação à reta razão justamente por serem menos frias e mais lúdicas, sob a pena do barão, ganham uma imagem negativa, definidas como verdadeiros obstáculos ao homem que pretende entender os princípios, o curso e as leis da natureza, dispensando o recurso a instâncias ou entidades sobrenaturais criadas pela imaginação, pela inconstância dos humores ou pela linguagem.<hr/>Abstract In his Système de la nature, Holbach says some ideas that man engenders within them are derived from an oscillation of moods that prevents him from glimpsing the reasons to attribute a sacred character to certain words or opinions. In this sense, the passions, far from being romanticized and take advantage over the right reason just because they are less cold and more playful, under the penalty of Baron earn a negative image, defined as real obstacles to the man you want to understand the principles, the course and the laws of nature dismissing the appeal to supernatural bodies or entities created by the imagination, by the inconstancy of moods or by language.<hr/>Resumen En su Système de la nature, Holbach dice algunas ideas que el hombre engendra dentro de ellos se derivan de una oscilación de los estados de ánimo que le impide vislumbrar las razones para atribuir un carácter sagrado a ciertas palabras u opiniones. En este sentido, las pasiones, lejos de ser romántica y tomar ventaja sobre la razón correcta simplemente porque son menos frío y más lúdica, bajo pena de Baron ganan una imagen negativa, definida como verdaderos obstáculos para el hombre que quiere entender los principios, la golf y las leyes de la naturaleza no dependen cuerpos sobrenaturales o entidades creadas por la imaginación, por la inconstancia de los estados de ánimo o por el lenguaje. <![CDATA[MORTARI, Luigina. Filosofia do cuidado. Tradução de Dilson Daldoce Junior. São Paulo: Paulus, 2018. 269p.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100032&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em seu Système de la nature, Holbach afirma que algumas ideias que o homem engendra dentro de si são derivadas de uma oscilação dos humores que o impede de entrever quais são as razões de atribuir um caráter sacro a certas palavras ou opiniões. Nesse sentido, as paixões, longe de serem romantizadas e levarem vantagem em relação à reta razão justamente por serem menos frias e mais lúdicas, sob a pena do barão, ganham uma imagem negativa, definidas como verdadeiros obstáculos ao homem que pretende entender os princípios, o curso e as leis da natureza, dispensando o recurso a instâncias ou entidades sobrenaturais criadas pela imaginação, pela inconstância dos humores ou pela linguagem.<hr/>Abstract In his Système de la nature, Holbach says some ideas that man engenders within them are derived from an oscillation of moods that prevents him from glimpsing the reasons to attribute a sacred character to certain words or opinions. In this sense, the passions, far from being romanticized and take advantage over the right reason just because they are less cold and more playful, under the penalty of Baron earn a negative image, defined as real obstacles to the man you want to understand the principles, the course and the laws of nature dismissing the appeal to supernatural bodies or entities created by the imagination, by the inconstancy of moods or by language.<hr/>Resumen En su Système de la nature, Holbach dice algunas ideas que el hombre engendra dentro de ellos se derivan de una oscilación de los estados de ánimo que le impide vislumbrar las razones para atribuir un carácter sagrado a ciertas palabras u opiniones. En este sentido, las pasiones, lejos de ser romántica y tomar ventaja sobre la razón correcta simplemente porque son menos frío y más lúdica, bajo pena de Baron ganan una imagen negativa, definida como verdaderos obstáculos para el hombre que quiere entender los principios, la golf y las leyes de la naturaleza no dependen cuerpos sobrenaturales o entidades creadas por la imaginación, por la inconstancia de los estados de ánimo o por el lenguaje. <![CDATA[RAMEY, J. Deleuze hermético: filosofía y prueba espiritual. Buenos Aires: Las Cuarenta, 2016.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em seu Système de la nature, Holbach afirma que algumas ideias que o homem engendra dentro de si são derivadas de uma oscilação dos humores que o impede de entrever quais são as razões de atribuir um caráter sacro a certas palavras ou opiniões. Nesse sentido, as paixões, longe de serem romantizadas e levarem vantagem em relação à reta razão justamente por serem menos frias e mais lúdicas, sob a pena do barão, ganham uma imagem negativa, definidas como verdadeiros obstáculos ao homem que pretende entender os princípios, o curso e as leis da natureza, dispensando o recurso a instâncias ou entidades sobrenaturais criadas pela imaginação, pela inconstância dos humores ou pela linguagem.<hr/>Abstract In his Système de la nature, Holbach says some ideas that man engenders within them are derived from an oscillation of moods that prevents him from glimpsing the reasons to attribute a sacred character to certain words or opinions. In this sense, the passions, far from being romanticized and take advantage over the right reason just because they are less cold and more playful, under the penalty of Baron earn a negative image, defined as real obstacles to the man you want to understand the principles, the course and the laws of nature dismissing the appeal to supernatural bodies or entities created by the imagination, by the inconstancy of moods or by language.<hr/>Resumen En su Système de la nature, Holbach dice algunas ideas que el hombre engendra dentro de ellos se derivan de una oscilación de los estados de ánimo que le impide vislumbrar las razones para atribuir un carácter sagrado a ciertas palabras u opiniones. En este sentido, las pasiones, lejos de ser romántica y tomar ventaja sobre la razón correcta simplemente porque son menos frío y más lúdica, bajo pena de Baron ganan una imagen negativa, definida como verdaderos obstáculos para el hombre que quiere entender los principios, la golf y las leyes de la naturaleza no dependen cuerpos sobrenaturales o entidades creadas por la imaginación, por la inconstancia de los estados de ánimo o por el lenguaje. <![CDATA[FEENBERG, Andrew. Entre a razão e a experiência: ensaios sobre tecnologia e modernidade Tradução de Eduardo Beira; Cristiano Cruz e Ricardo Neder. Portugal: MIT Press, 2017.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100034&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em seu Système de la nature, Holbach afirma que algumas ideias que o homem engendra dentro de si são derivadas de uma oscilação dos humores que o impede de entrever quais são as razões de atribuir um caráter sacro a certas palavras ou opiniões. Nesse sentido, as paixões, longe de serem romantizadas e levarem vantagem em relação à reta razão justamente por serem menos frias e mais lúdicas, sob a pena do barão, ganham uma imagem negativa, definidas como verdadeiros obstáculos ao homem que pretende entender os princípios, o curso e as leis da natureza, dispensando o recurso a instâncias ou entidades sobrenaturais criadas pela imaginação, pela inconstância dos humores ou pela linguagem.<hr/>Abstract In his Système de la nature, Holbach says some ideas that man engenders within them are derived from an oscillation of moods that prevents him from glimpsing the reasons to attribute a sacred character to certain words or opinions. In this sense, the passions, far from being romanticized and take advantage over the right reason just because they are less cold and more playful, under the penalty of Baron earn a negative image, defined as real obstacles to the man you want to understand the principles, the course and the laws of nature dismissing the appeal to supernatural bodies or entities created by the imagination, by the inconstancy of moods or by language.<hr/>Resumen En su Système de la nature, Holbach dice algunas ideas que el hombre engendra dentro de ellos se derivan de una oscilación de los estados de ánimo que le impide vislumbrar las razones para atribuir un carácter sagrado a ciertas palabras u opiniones. En este sentido, las pasiones, lejos de ser romántica y tomar ventaja sobre la razón correcta simplemente porque son menos frío y más lúdica, bajo pena de Baron ganan una imagen negativa, definida como verdaderos obstáculos para el hombre que quiere entender los principios, la golf y las leyes de la naturaleza no dependen cuerpos sobrenaturales o entidades creadas por la imaginación, por la inconstancia de los estados de ánimo o por el lenguaje. <![CDATA[ATKINSON, Dennis. Art, disobedience, and ethics: the adventure of pedagogy Cham, Switzerland: Springer/Palgrave Macmillan, 2018.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em seu Système de la nature, Holbach afirma que algumas ideias que o homem engendra dentro de si são derivadas de uma oscilação dos humores que o impede de entrever quais são as razões de atribuir um caráter sacro a certas palavras ou opiniões. Nesse sentido, as paixões, longe de serem romantizadas e levarem vantagem em relação à reta razão justamente por serem menos frias e mais lúdicas, sob a pena do barão, ganham uma imagem negativa, definidas como verdadeiros obstáculos ao homem que pretende entender os princípios, o curso e as leis da natureza, dispensando o recurso a instâncias ou entidades sobrenaturais criadas pela imaginação, pela inconstância dos humores ou pela linguagem.<hr/>Abstract In his Système de la nature, Holbach says some ideas that man engenders within them are derived from an oscillation of moods that prevents him from glimpsing the reasons to attribute a sacred character to certain words or opinions. In this sense, the passions, far from being romanticized and take advantage over the right reason just because they are less cold and more playful, under the penalty of Baron earn a negative image, defined as real obstacles to the man you want to understand the principles, the course and the laws of nature dismissing the appeal to supernatural bodies or entities created by the imagination, by the inconstancy of moods or by language.<hr/>Resumen En su Système de la nature, Holbach dice algunas ideas que el hombre engendra dentro de ellos se derivan de una oscilación de los estados de ánimo que le impide vislumbrar las razones para atribuir un carácter sagrado a ciertas palabras u opiniones. En este sentido, las pasiones, lejos de ser romántica y tomar ventaja sobre la razón correcta simplemente porque son menos frío y más lúdica, bajo pena de Baron ganan una imagen negativa, definida como verdaderos obstáculos para el hombre que quiere entender los principios, la golf y las leyes de la naturaleza no dependen cuerpos sobrenaturales o entidades creadas por la imaginación, por la inconstancia de los estados de ánimo o por el lenguaje. <![CDATA[GONZÁLEZ ALONSO, F. (ed.). El derecho educativo: miradas convergentes Caligrama: Espanha, 2018. 239p. ISBN: 9788417587581. ISBN eBook: 9788417637422.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100036&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em seu Système de la nature, Holbach afirma que algumas ideias que o homem engendra dentro de si são derivadas de uma oscilação dos humores que o impede de entrever quais são as razões de atribuir um caráter sacro a certas palavras ou opiniões. Nesse sentido, as paixões, longe de serem romantizadas e levarem vantagem em relação à reta razão justamente por serem menos frias e mais lúdicas, sob a pena do barão, ganham uma imagem negativa, definidas como verdadeiros obstáculos ao homem que pretende entender os princípios, o curso e as leis da natureza, dispensando o recurso a instâncias ou entidades sobrenaturais criadas pela imaginação, pela inconstância dos humores ou pela linguagem.<hr/>Abstract In his Système de la nature, Holbach says some ideas that man engenders within them are derived from an oscillation of moods that prevents him from glimpsing the reasons to attribute a sacred character to certain words or opinions. In this sense, the passions, far from being romanticized and take advantage over the right reason just because they are less cold and more playful, under the penalty of Baron earn a negative image, defined as real obstacles to the man you want to understand the principles, the course and the laws of nature dismissing the appeal to supernatural bodies or entities created by the imagination, by the inconstancy of moods or by language.<hr/>Resumen En su Système de la nature, Holbach dice algunas ideas que el hombre engendra dentro de ellos se derivan de una oscilación de los estados de ánimo que le impide vislumbrar las razones para atribuir un carácter sagrado a ciertas palabras u opiniones. En este sentido, las pasiones, lejos de ser romántica y tomar ventaja sobre la razón correcta simplemente porque son menos frío y más lúdica, bajo pena de Baron ganan una imagen negativa, definida como verdaderos obstáculos para el hombre que quiere entender los principios, la golf y las leyes de la naturaleza no dependen cuerpos sobrenaturales o entidades creadas por la imaginación, por la inconstancia de los estados de ánimo o por el lenguaje. <![CDATA[L’ECUYER, C. Educar na curiosidade: a criança como protagonista da sua educação São Paulo: Fons Sapientiae, 2015.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em seu Système de la nature, Holbach afirma que algumas ideias que o homem engendra dentro de si são derivadas de uma oscilação dos humores que o impede de entrever quais são as razões de atribuir um caráter sacro a certas palavras ou opiniões. Nesse sentido, as paixões, longe de serem romantizadas e levarem vantagem em relação à reta razão justamente por serem menos frias e mais lúdicas, sob a pena do barão, ganham uma imagem negativa, definidas como verdadeiros obstáculos ao homem que pretende entender os princípios, o curso e as leis da natureza, dispensando o recurso a instâncias ou entidades sobrenaturais criadas pela imaginação, pela inconstância dos humores ou pela linguagem.<hr/>Abstract In his Système de la nature, Holbach says some ideas that man engenders within them are derived from an oscillation of moods that prevents him from glimpsing the reasons to attribute a sacred character to certain words or opinions. In this sense, the passions, far from being romanticized and take advantage over the right reason just because they are less cold and more playful, under the penalty of Baron earn a negative image, defined as real obstacles to the man you want to understand the principles, the course and the laws of nature dismissing the appeal to supernatural bodies or entities created by the imagination, by the inconstancy of moods or by language.<hr/>Resumen En su Système de la nature, Holbach dice algunas ideas que el hombre engendra dentro de ellos se derivan de una oscilación de los estados de ánimo que le impide vislumbrar las razones para atribuir un carácter sagrado a ciertas palabras u opiniones. En este sentido, las pasiones, lejos de ser romántica y tomar ventaja sobre la razón correcta simplemente porque son menos frío y más lúdica, bajo pena de Baron ganan una imagen negativa, definida como verdaderos obstáculos para el hombre que quiere entender los principios, la golf y las leyes de la naturaleza no dependen cuerpos sobrenaturales o entidades creadas por la imaginación, por la inconstancia de los estados de ánimo o por el lenguaje. <![CDATA[MARX, Karl. Diferença entre a filosofia da natureza de Demócrito e a de Epicuro. Tradução de Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2018. p. 150.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100038&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em seu Système de la nature, Holbach afirma que algumas ideias que o homem engendra dentro de si são derivadas de uma oscilação dos humores que o impede de entrever quais são as razões de atribuir um caráter sacro a certas palavras ou opiniões. Nesse sentido, as paixões, longe de serem romantizadas e levarem vantagem em relação à reta razão justamente por serem menos frias e mais lúdicas, sob a pena do barão, ganham uma imagem negativa, definidas como verdadeiros obstáculos ao homem que pretende entender os princípios, o curso e as leis da natureza, dispensando o recurso a instâncias ou entidades sobrenaturais criadas pela imaginação, pela inconstância dos humores ou pela linguagem.<hr/>Abstract In his Système de la nature, Holbach says some ideas that man engenders within them are derived from an oscillation of moods that prevents him from glimpsing the reasons to attribute a sacred character to certain words or opinions. In this sense, the passions, far from being romanticized and take advantage over the right reason just because they are less cold and more playful, under the penalty of Baron earn a negative image, defined as real obstacles to the man you want to understand the principles, the course and the laws of nature dismissing the appeal to supernatural bodies or entities created by the imagination, by the inconstancy of moods or by language.<hr/>Resumen En su Système de la nature, Holbach dice algunas ideas que el hombre engendra dentro de ellos se derivan de una oscilación de los estados de ánimo que le impide vislumbrar las razones para atribuir un carácter sagrado a ciertas palabras u opiniones. En este sentido, las pasiones, lejos de ser romántica y tomar ventaja sobre la razón correcta simplemente porque son menos frío y más lúdica, bajo pena de Baron ganan una imagen negativa, definida como verdaderos obstáculos para el hombre que quiere entender los principios, la golf y las leyes de la naturaleza no dependen cuerpos sobrenaturales o entidades creadas por la imaginación, por la inconstancia de los estados de ánimo o por el lenguaje. <![CDATA[SANTOS, Rodrigo Barboza dos. Filosofia do ensino de Filosofia: propostas metodológicas para o ensino de Filosofia. Porto Alegre - RS: Editora Fi, 2017.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122019000100039&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em seu Système de la nature, Holbach afirma que algumas ideias que o homem engendra dentro de si são derivadas de uma oscilação dos humores que o impede de entrever quais são as razões de atribuir um caráter sacro a certas palavras ou opiniões. Nesse sentido, as paixões, longe de serem romantizadas e levarem vantagem em relação à reta razão justamente por serem menos frias e mais lúdicas, sob a pena do barão, ganham uma imagem negativa, definidas como verdadeiros obstáculos ao homem que pretende entender os princípios, o curso e as leis da natureza, dispensando o recurso a instâncias ou entidades sobrenaturais criadas pela imaginação, pela inconstância dos humores ou pela linguagem.<hr/>Abstract In his Système de la nature, Holbach says some ideas that man engenders within them are derived from an oscillation of moods that prevents him from glimpsing the reasons to attribute a sacred character to certain words or opinions. In this sense, the passions, far from being romanticized and take advantage over the right reason just because they are less cold and more playful, under the penalty of Baron earn a negative image, defined as real obstacles to the man you want to understand the principles, the course and the laws of nature dismissing the appeal to supernatural bodies or entities created by the imagination, by the inconstancy of moods or by language.<hr/>Resumen En su Système de la nature, Holbach dice algunas ideas que el hombre engendra dentro de ellos se derivan de una oscilación de los estados de ánimo que le impide vislumbrar las razones para atribuir un carácter sagrado a ciertas palabras u opiniones. En este sentido, las pasiones, lejos de ser romántica y tomar ventaja sobre la razón correcta simplemente porque son menos frío y más lúdica, bajo pena de Baron ganan una imagen negativa, definida como verdaderos obstáculos para el hombre que quiere entender los principios, la golf y las leyes de la naturaleza no dependen cuerpos sobrenaturales o entidades creadas por la imaginación, por la inconstancia de los estados de ánimo o por el lenguaje.