Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-009420250001&lang=pt vol. 25 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Makarenko e a formação profissional dos educandos na Colônia Gorki: perspectiva <em>versus</em> fetichismo ético do trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942025000100200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é evidenciar como os conceitos de perspectiva e de dimensão pedagógica da economia apresentaram-se como diferenciais da concepção de educação integral de Anton S. Makarenko (1888-1939) na década de 1920 na Rússia, especificamente na Colônia Gorki. Através de uma revisão bibliográfica que situa o autor em seu tempo histórico, buscamos apresentar aqui novas interpretações sobre o tema. O pedagogo ucraniano é conhecido no meio acadêmico, principalmente, pelo desenvolvimento de uma educação pelo e para o coletivo. Porém, ainda se faz necessário analisar melhor as estratégias pedagógicas que deram suporte para essa construção coletiva, como os conceitos de perspectiva e dimensão pedagógica da economia, desenvolvidos pelo autor soviético.<hr/>Abstract The objective of this article is to highlight how the concepts of perspective and pedagogical dimension of the economy presented themselves as differentiators from the conception of integral education by Anton S. Makarenko (1888-1939) in the 1920s in Russia, specifically in the Gorki Colony. Through a bibliographical review that places the author in his historical time, we seek to present new interpretations on the topic. The Ukrainian pedagogue is known in academia, mainly for developing education by and for the collective. However, it is still necessary to better analyze the pedagogical strategies that supported this collective construction, such as the concepts of perspective and pedagogical dimension of the economy, developed by the Soviet author.<hr/>Resume El objetivo de este artículo es resaltar cómo los conceptos de perspectiva y dimensión pedagógica de la economía se presentaron como diferenciadores de la concepción de educación integral de Anton S. Makarenko (1888-1939) en la década de 1920 en Rusia, específicamente en la Colonia Gorki. A través de una revisión bibliográfica que ubica al autor en su tiempo histórico, buscamos presentar nuevas interpretaciones sobre el tema. El pedagogo ucraniano es conocido en el mundo académico, principalmente por desarrollar la educación por y para el colectivo. Sin embargo, aún es necesario analizar mejor las estrategias pedagógicas que sustentaron esta construcción colectiva, como los conceptos de perspectiva y dimensión pedagógica de la economía, desarrollados por el autor soviético. <![CDATA[Os clubes negros como espaços educadores: uma contribuição à História da Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942025000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo analisa a experiência histórica dos chamados clubes negros como espaços educadores. A partir do estudo da trajetória de uma escola isolada, mista, multisseriada e subvencionada pelo Estado de Minas Gerais, que funcionou entre os anos de 1935 e 1937, criada no interior do Clube 28 de Setembro, na cidade de Pouso Alegre, identifica-se a organização das suas estratégias de escolarização formal, as práticas escolares e a conformação de uma cultura escolar. Discute-se, ainda, os sentidos que a sua comunidade deu aos projetos de ampliação da ideia hegemônica de escola e da escolarização do social e aos processos de definição e extensão dos direitos de cidadania através do acesso à escolarização formal, estruturados pelo Estado. Recorrendo ao diálogo com o arcabouço teórico da história da educação da população negra e com um variado conjunto de fontes, como documentos do poder executivo e legislativo (leis, pareceres, atas), relatórios de inspeção escolar, imprensa e os registros produzidos pelo próprio Clube 28 de Setembro (atas, estatuto e regimento interno), foi possível reconhecer quais formas de contestação racial deram sentido e configuração à forma e cultura escolares dos projetos político-educativos elaborados no âmbito do associativismo negro, na primeira metade do século XX.<hr/>Resumen El artículo analiza la experiencia histórica de los llamados clubes negros como espaços educadores (espacios educativos). A partir del estudio de la historia de una escuela aislada, mixta y multiserial subvencionada por el estado de Minas Gerais, que funcionó entre 1935 y 1937 y se instaló en el interior del Clube 28 de Setembro, en la ciudad de Pouso Alegre, identifica la organización de su proyecto de desarrollo de estrategias de escolarización formal, prácticas escolares y formación de una cultura escolar. También discute los significados que su comunidad dio a los proyectos de ampliación de la escuela y de la escuela social y a los procesos de definición y ampliación de los derechos de ciudadanía a través del acceso a la escolarización formal, estructurados por el Estado. A través del diálogo con el marco teórico de la llamada historia de la educación de la población negra y con un conjunto variado de fuentes, como documentos de los poderes ejecutivo y legislativo (leyes, dictámenes, actas), informes de inspección escolar, prensa y los registros producidos por el propio Clube 28 de Setembro (actas, estatutos y reglamentos), fue posible reconocer que las formas de contestación racial dieron sentido y configuración a la forma y a la cultura escolar de los proyectos político-educativos elaborados en el marco de las asociaciones negras en la primera mitad del siglo XX.<hr/>Abstract This article analyzes the historical experience of the so-called black clubs as educational spaces. Based on the study of the trajectory of an isolated, mixed, multi-grade school subsidized by the State of Minas Gerais, Brazil, which operated between 1935 and 1937, created within the Clube 28 de Setembro, in the city of Pouso Alegre, the organization of its formal schooling strategies, school practices and the formation of a school culture are identified. It also discusses the meanings that its community gave to projects to expand the hegemonic idea of school and the schooling of the social and to the processes of definition and extension of citizenship rights through access to formal schooling, structured by the State. Using dialogue with the theoretical framework of the history of education of the black population and with a varied set of sources, such as documents from the executive and legislative branches (laws, opinions, minutes), school inspection reports, the press and records produced by the Clube 28 de Setembro itself (minutes, statutes and internal regulations), it was possible to recognize which forms of racial contestation gave meaning and configuration to the school form and culture of the political-educational projects developed within the scope of black associations, in the first half of the 20th century. <![CDATA[Instruindo-se para e pelo divertimento: as corridas de cavalos em Curitiba (1873-1897)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942025000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem por objetivo analisar as experiências instrutivas formuladas por meio das corridas de cavalos em Curitiba entre os anos de 1873 (momento que um hipódromo é construído) e 1897 (ano em que um novo prado de corridas passa a ser arquitetado). O intuito em específico é investigar os discursos que se apresentaram ao redor dessa dinâmica - sobretudo aqueles relacionados aos posicionamentos que apresentaram indicações da necessidade de adoção de certos comportamentos. Como fontes, foram utilizados jornais publicados na cidade no período em tela. Em termos de conclusão, foi possível considerar que as corridas de cavalos apresentavam instruções de dupla ordem: a prescrição e aquisição de determinadas atitudes e a exigência e fiscalização do aprendizado desses gestos.<hr/>Abstract This article aims to analyze the instructive experiences formulated through horse racing in Curitiba between 1873 (the moment a racecourse was built) and 1897 (the year in which a new racing field started to be architected). Specifically, this study’s goal is to investigate discourses around this dynamic - especially those related to positions that indicate a need to adopt certain behaviors. Newspapers published in the city during the analyzed period were used as sources. To conclude, it was possible to consider that horse racing presented instructions of dual order: the prescription and acquisition of certain attitudes and the requirement and supervision of the learning of these gestures.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar las experiencias instructivas formuladas a través de las carreras de caballos en Curitiba entre los años 1873 (cuando se construyó un hipódromo) y 1897 (año en que comenzó a diseñarse un nuevo campo de carreras). El objetivo específico es investigar los discursos que surgieron en torno a esta dinámica -especialmente aquellos relacionados con posiciones que presentaban indicios de la necesidad de adoptar ciertos comportamientos. Como fuentes se utilizaron periódicos publicados en la ciudad durante el período en cuestión. En términos de conclusión, se pudo considerar que las carreras de caballos presentaban instrucciones duales: la prescripción y adquisición de determinadas actitudes y la exigencia y supervisión del aprendizaje de estos gestos. <![CDATA[Clientelismo na instrução pública de Minas Gerais na segunda metade do século XIX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942025000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Inscrito no âmbito da História da Educação, neste artigo, discute-se o modo como a instrução pública se fez presente no contexto das redes clientelares ou de patronagem política do vice-presidente da província, Manuel Teixeira de Sousa, em Ouro Preto. Em diálogo com a História Política, e ancorado nos aportes da História Social das Elites, analisam-se as cartas enviadas ao político, no ano de 1860 e 1861, disponíveis no acervo da Casa do Pilar, em Ouro Preto. Os dados evidenciam que decisões do campo da instrução pública e da educação também sustentaram moralmente práticas clientelares que ligavam grupos políticos, amigos e correligionários que buscavam obter privilégios, considerações, benefícios pessoais para si ou para outrem.<hr/>Resumen Inscrito en el ámbito de la Historia de la Educación, este artículo discute la forma en que la instrucción pública estuvo presente en el contexto de las redes clientelares o de patronazgo político del vicepresidente de Ouro Preto, Manuel Teixeira de Sousa. En diálogo con la Historia Política y basándose en los aportes de la Historia Social de las Élites, se analizan las cartas enviadas al político en los años 1860 y 1861, disponibles en el acervo de la Casa do Pilar en Ouro Preto. Los datos evidencian que las decisiones en el ámbito de la instrucción pública y la educación también respaldaron moralmente prácticas clientelares que conectaban a grupos políticos, amigos y correligionarios que buscaban obtener privilegios, consideraciones y beneficios personales para sí mismos o para otros.<hr/>Abstract Within the scope of the History of Education, this article discusses how public instruction was present within the context of clientelistic networks or political patronage of the vice-president of the province, Manuel Teixeira de Sousa, in Ouro Preto. In dialogue with Political History and anchored in the contributions of the Social History of Elites, the letters sent to the politician in the years 1860 and 1861, available in Casa do Pilar's archive, in Ouro Preto, are analyzed. The data demonstrates that decisions in the field of public instruction and education also morally supported clientelistic practices that connected political groups, friends, and fellow party members seeking to obtain privileges, considerations, and personal benefits for themselves or others. <![CDATA[Colhendo frutos, consolidando o modelo: a primavera dos Aprendizados Agrícolas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942025000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Os Aprendizados Agrícolas foram criados a partir do Decreto nº 8.319, de 1910, com o objetivo de formação elementar agrícola. Tais instituições tiveram até o ano de 1934 a concorrência de um outro modelo de ensino agrícola elementar, os Patronatos Agrícolas. Neste artigo, utilizando-me de leis, decretos, regulamentos e relatórios ministeriais, apresento uma reflexão sobre a reforma do ensino agrícola ocorrida em 1934, a qual criou um órgão específico dentro do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (MAIC) para gerenciar o ensino agrícola, a Diretoria de Ensino Agrícola (DEA). Esta reforma demonstrou uma mudança no pensamento dos que confeccionavam as leis, havendo uma retomada do modelo de Aprendizados, consolidando-o.<hr/>Abstract The Aprendizados Agrícolas [Agricultural Learnings] were created based on Decree no. 8.319 of 1910, with the objective of elementary agricultural training. Until 1934, such institutions were in competition with another model of elementary agricultural education, the Patronatos Agrícolas. In this article, using laws, decrees, regulations and ministerial reports, I present a reflection on the reform of agricultural education that occurred in 1934, which created a specific body within the Ministry of Agriculture, Industry and Commerce (MAIC) to manage the agricultural education, the Agricultural Education Directorate (DEA). This reform demonstrated a change in the thinking of those who created the laws, with a resumption of the Learning model, consolidating it.<hr/>Resumen Los Aprendizados Agrícolas [Aprendizajes Agrícolas] fueron creados con base en lo Decreto No. 8.319 de 1910, con el objetivo de la formación agrícola elemental. Hasta 1934, tales instituciones competían con otro modelo de educación agrícola elemental, los Patronatos Agrícolas. En este artículo, a partir de leyes, decretos, reglamentos e informes ministeriales, presento una reflexión sobre la reforma de la educación agrícola ocurrida en 1934, que creó un organismo específico dentro del Ministerio de Agricultura, Industria y Comercio (MAIC) para gestionar la educación agrícola, la Dirección de Educación Agropecuaria (DEA). Esta reforma demostró un cambio en el pensamiento de quienes crearon las leyes, con una retomada del modelo de Aprendizados, consolidándolo. <![CDATA[“O começo, o meio e o começo”: trajetórias do Dicionário de autoras(es) de cartilhas e livros de leitura no Brasil (século XIX)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942025000100205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo propõe debater aspectos de uma pesquisa interinstitucional, que resultou na produção do Dicionário de autoras(es) de cartilhas e livros de leitura no Brasil (século XIX), publicado em 2023 pela Editora Cegraf UFG. Objetivamos problematizar o uso da biografia na História da Educação, debatendo os caminhos metodológicos percorridos na constituição dos verbetes biográficos registrados nessa obra. Ao socializar os percursos para o desenvolvimento do Dicionário, apresentamos dados que explicitam os resultados e as lacunas da pesquisa, pretendendo garantir a divulgação das trajetórias de um projeto extenso, com as dificuldades próprias de uma produção que envolveu oitenta pesquisadoras(es) de várias regiões do Brasil e de Portugal.<hr/>Resumen Este artículo propone discutir aspectos de una investigación interinstitucional, que resultó en la producción del Diccionario de autor(es) de cartillas y libros de lectura en Brasil (siglo XIX), publicado en 2023 por la Editora Cegraf de la UFG. Nuestro objetivo es problematizar el uso de la biografía en la Historia de la Educación, debatiendo los caminos metodológicos seguidos en la creación de los registros biográficos registrados en este trabajo. Al socializar los caminos para la elaboración del Diccionario, presentamos datos que explican los resultados y vacíos de la investigación, pretendiendo garantizar la difusión de las trayectorias de un proyecto extenso, con las dificultades inherentes a una producción que involucró a ochenta investigadores de diversas regiones de Brasil y Portugal.<hr/>Abstract This article proposes to discuss aspects of an inter-institutional research project, which resulted in the production of the Dictionary of authoress (authors) of primers and reading books in Brazil (19th century), published in 2023 by Editora Cegraf UFG. We aim to problematize the use of biography in the history of education, debating the methodological paths taken in the constitution of the biographical entries recorded in this work. In socializing the paths taken to develop the Dictionary, we present data that explains the results and gaps in the research, with the aim of ensuring the dissemination of the trajectories of an extensive project, with the difficulties inherent in a production that involved eighty researchers from various regions of Brazil and Portugal. <![CDATA[A revista <em>Infância Excepcional</em> (1933-1979): mudanças e permanências no discurso sobre a Educação Especial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942025000100206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo analisa os discursos produzidos pela Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais sobre o financiamento do ensino especial, os estudantes ‘excepcionais’ e as suas famílias. Tais discursos foram publicados entre os anos de 1933 e 1979 por meio da revista Infância Excepcional: Estudo, Educação e Assistência ao Excepcional. Para tanto, foi realizada análise qualitativa das doze revistas da coleção, bem como dos outros documentos primários, como cartas e cadernos de anotação de Helena Antipoff. A análise foi desenvolvida a partir da categorização dos documentos e de sua contextualização ao período pesquisado, com uma abordagem teórico-metodológica do relativismo histórico que considera a influência do ambiente histórico e social na seleção e interpretação dos fatos.<hr/>Resumen Este artículo analiza los discursos producidos por la Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais sobre el financiamiento de la educación especial, los estudiantes excepcionales y sus familias. Dichos discursos fueron publicados entre 1933 y 1979 a través de la revista Infância Excepcional: Estudos, Educação e Assistência ao Excepcional. Para ello se realizó un análisis cualitativo de las doce revistas de la colección, así como de otros documentos primarios, como las cartas y cuadernos de notas de Helena Antipoff. El análisis se desarrolló a partir de la categorización de los documentos y su contextualización al período investigado, con enfoque teórico-metodológico del relativismo histórico que considera la influencia del entorno histórico y social en la selección e interpretación de los hechos.<hr/>Abstract This article analyzes the speeches produced by the Sociedade Pestalozzi de Minas Gerais about the financing of Special Education, exceptional students and their families. Such speeches were published between 1933 and 1979 through the magazine Infância Excepcional: Estudo, Educação e Assistência ao Excepcional. To this end, a qualitative analysis was carried out on the twelve magazines in the collection, as well as other primary documents, such as Helena Antipoff's letters and notebooks. The analysis was conducted based on the categorization of documents and their contextualization to the period researched, with a theoretical-methodological approach to historical relativism which considers the influence of the historical and social environment on the selection and interpretation of facts. <![CDATA[As preceptoras na educação oitocentista: a passagem de Ina von Binzer pelo Brasil (1881-1883)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-00942025000100207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo objetiva compreender a educação brasileira oitocentista nas trinta e sete cartas escritas pela preceptora da educação Ina von Binzer durante sua estada no Brasil, entre os anos 1881 e 1883. Atentos à metodologia da história cultural, destacamos, com base em Chartier (1994), que o historiador tem por tarefa oferecer um conhecimento apropriado, controlado sobre personagens, mentalidades e preços, sempre vigilante com seu objeto, uma vez que sua pesquisa poderá possibilitar respostas às inquisições futuras. As cartas de Ina von Binzer nos permitem concluir que, no período em questão, houve pouco investimento na construção e expansão de escolas públicas aos brasileiros. Em vez disso, houve a propagação de uma instrução particular especifica para meninos e outra para meninas, além de um não reconhecimento do direito à educação para pessoas não brancas. Assim, emerge a dualidade educacional que marca a história da educação brasileira.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo investigar la educación brasileña del siglo XIX a partir de las treinta y siete cartas escritas por la preceptora de educación Ina von Binzer durante su estancia en Brasil entre 1881 y 1883. Atentos a la metodología de la historia cultural, destacamos, con base en Chartier (1994), que la tarea del historiador es ofrecer conocimientos adecuados y controlados sobre personajes, mentalidades y precios, siempre vigilante de su objeto, ya que sus investigaciones pueden posibilitar respuestas a futuras inquisiciones. Las cartas de Ina von Binzer permiten concluir que, durante el período en cuestión, hubo poca inversión en la construcción y ampliación de escuelas públicas para brasileños. Así, las cartas de Ina von Binzer permiten concluir que, durante el período en cuestión, hubo poca inversión en la construcción y ampliación de escuelas públicas para brasileños. Sin embargo, se extendió una instrucción privada específica para niños y otra para niñas, también un no reconocimiento del derecho a la educación para las personas no blancas. Surge así la dualidad educativa que marca la historia de la educación brasileña.<hr/>Abstract The article aims to investigate Brazilian education in the 19th century, based on the thirty-seven letters written by the education preceptor Ina von Binzer during her stay in Brazil between 1881 and 1883. Taking the methodology of cultural history, we highlight from Chartier (1994) that the historian's task is to offer adequate and controlled knowledge about personage, mentalities and prices, always vigilant of his object, since this can enable answers to future inquisitions. Ina von Binzer's letters allow us to conclude that, in the period under discussion, there was little investment in the construction and expansion of public schools for Brazilians. Instead, there was the spread of specific private education for boys and another for girls, in addition to a lack of recognition of the right to education for non-white people. So, the educational duality that marks the history of Brazilian education emerges.