Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720230001&lang=pt vol. 32 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Paulo Freire em três exercícios do contar: elos do refletir, argumentar e reconstruir]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No contexto da emergência do “paradigma narrativo-autobiográfico em educação” (PASSEGGI, 2020), Paulo Freire é um autor incontornável, ocupando um lugar central na perspectiva epistemopolítica. Neste artigo são revisitadas as leituras do legado freireano e, inspirados nesse paradigma, se analisa a obra Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido, considerando três exercícios do contar: o exercício do refletir, do argumentar e do reconstruir. Na obra analisada, por meio da mediação biográfica, esses exercícios se encontram entrelaçados na defesa da obra, na transformação de si mesmo e do mundo.<hr/>Abstract In the context of the emergence of the “narrative-autobiographical paradigm in education” (PASSEGGI, 2020), Paulo Freire is an unavoidable author, occupying a central place in the epistemopolitical perspective. This article revisits the readings of Freire's legacy and inspired by this paradigm, analyzes the work Pedagogy of Hope: a reunion with the Pedagogy of the Oppressed, considering three exercises of telling: the exercise of reflecting, arguing and rebuilding. In the analyzed work, through biographical mediation, these exercises are intertwined in the defense of the work, in the transformation of oneself and the world. <![CDATA[O Personalismo Freireano: a influência da Filosofia de Emmanuel Mounier]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto analisa a influência de Emmanuel Mounier como uma das matrizes que estruturam a pedagogia de Paulo Freire. Tal perspectiva nos conduz a pessoa humana e ao engajamento político como categorias na compreensão do indivíduo, indicando uma metafísica transcendental como fundamento para a educação libertadora. O texto não tem o propósito de fazer um estudo das correntes que constituem o personalismo freireano, mas, estabelece uma reflexão “a partir da abordagem bibliográfica sob o viés da pesquisa qualitativa, tendo a hermenêutica de profundidade como caminho investigativo.” Tal movimento nos conduz às principais obras dos autores quanto a imbricação deste personalismo.<hr/>Abstract The text analyzes the influence of Emmanuel Mounier as one of the matrices that structure Paulo Freire's pedagogy. Such a perspective leads us to the human person and political engagement as categories in understanding the individual, indicating a transcendental metaphysics as the foundation for liberating education. The text does not have the purpose of making a study of the currents that constitute Freire's personalism, but it establishes a reflection "from the bibliographical approach under the bias of qualitative research, having depth hermeneutics as an investigative path." This movement leads us to the main works of the authors regarding the imbrication of this personalism. <![CDATA[Histórias Ameríndias: educação, religião e resistência entre os Pakaas-Novos de Rondônia de 1965 a 1984]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto analisou em perspectiva histórica a educação formal e sua relação com a religião de 1965-1979 no contexto Pakaas-Novos. A metodologia adotada foi a pesquisa documental digital interpretada através das Pedagogias Freireanas. Foi possível observar que a escola instalada para os Pakaas-Novos iniciou após o contato oficial, por meio da atuação da Missão Novas Tribos do Brasil com autorização estatal para fins de evangelização e de integração nacional. Apesar destas situações-limites, os Pakaas-Novos elaboraram resistências por meio da manutenção das práticas culturais e da apropriação do conhecimento escolar, a partir de seus interesses, aspectos importantes para as Histórias Ameríndias.<hr/>Abstract This text analyzed in historical perspective the formal education and its relation with the religion of 1965-1979 in the Pakaas-Novos context. The methodology adopted was the digital documental research interpreted through Pedagogy Freireanas. It was possible to observe that the school installed for the Pakaas-Novos began after the official contact through the operation of the New Tribes Mission of Brazil with state authorization for the purposes of evangelization and national integration. Despite these situations-limits, the Pakaas-Novos elaborated resistance through the maintenance of cultural practices and the appropriation of school knowledge from their interests, important aspects for the Amerindian Histories. <![CDATA[A interseccionalidade na educação escolar indígena e o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Arandu Renda de Itaipulândia-PR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo visa expor os condicionantes que auxiliam ou inibem a categoria interseccional estar presente no contexto educacional indígena. Para isso, a metodologia está pautada em uma pesquisa bibliográfica e documental, em que foram utilizados autores que tratam sobre a temática indígena e sobre o conceito de interseccionalidade e, também, se faz uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Arandu Renda, localizada no município de Itaipulândia, no estado do Paraná. A hipótese é de que alguns condicionantes dificultam e, ao mesmo tempo, facilitam que a escola indígena seja diferenciada, específica, intercultural, bilíngue/multilíngue.<hr/>Abstract This article aims to expose the conditions that help or inhibit the intersectional category to be present in the indigenous educational context. For this, our methodology is based on a bibliographical and documentary research, in which we will use authors that deal with an indigenous theme and the concept of intersectionality and, on the concept of intersectionality, we will also analyze the Political Pedagogical Project of the Arandu Indigenous State School Income located in the municipality of Itaipulândia in the state of Paraná. Our hypothesis is that some conditions make it difficult and at the same time facilitate the school to be differentiated, specific, intercultural, bilingual/multilingual. <![CDATA[O papel da vivência na pesquisa com formação de professores formadores de professores: reflexões iniciais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta reflexões preliminares sobre o papel da vivência na pesquisa com formação, desencadeadas por pesquisas de Doutorado em Educação cujo objeto de estudo foi a formação de professores formadores de professores para/da Educação Infantil. Tem suas bases nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, funde-se com as reflexões realizadas ao longo dos processos investigativos e das discussões no grupo de pesquisa, cujos materiais e dados foram selecionados, sistematizados e analisados. Acreditamos que as vivências podem assumir papel fundamental na constituição de pesquisas engendradas com o processo formativo e que com ele se estruturem, fortaleçam e se ampliem.<hr/>Abstract This article presents preliminary reflections on the role of experience in research with training, triggered by Doctoral research in Education whose object of study was the training of teachers who train teachers for/in Early Childhood Education. It is based on the assumptions of the Historical-Cultural Theory, it merges with the reflections carried out during the investigative processes and discussions in the research group, whose materials and data were selected, systematized and analyzed. We believe that experiences can play a fundamental role in the constitution of research created with the training process and that with it they are structured, strengthened and expanded. <![CDATA[A política municipal de accountability : o papel regulador sobre a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As implicações do gerenciamento das avaliações externas e seus indicadores em duas escolas, com maior e menor Ideb, por uma gestão da educação, a partir dos resultados de pesquisa em cidade do interior da Bahia. Realizou-se: revisão bibliográfica enfatizando o gerencialismo na gestão pública; análise documental sobre o campo investigado com foco no gerencialismo no contexto municipal; e entrevistas com gestores e docentes. As conclusões apontam que, embora se identifique alguns pontos positivos, como, a organização e funcionamento da prática escolar em rede, por exemplo, as possibilidades para a qualidade almejada ao setor público por ditames gerenciais são restritas, tendendo a efeito contrário.<hr/>Abstract The implications of management of external assessments and your indicators in two schools, with higher and lower EDI, for an education management, based on the results of research in a city in the interior of Bahia. Literature review was carried out emphasizing managerialism in public management; document analysis on the investigated field with hollow in managerialism in the municipal contexto; and interviews with managers and teachers. The conclusions point out that, although it is possible to identify some positive aspects of the process assumed by the management such as the organization and functioning of school practice in a network, for example, the possibilities of achieving of the quality educational desired by the public sector based on management dictates are restricted, and may even have a contrary effect. <![CDATA[Ensino médio em territórios rurais no Ceará: iniquidades no direito à educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo analisa como se desenvolve a oferta de ensino médio em territórios rurais, a partir do estudo sobre as extensões de matrícula na rede estadual de ensino do Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, com uso de entrevistas semiestruturadas e roteiro de observação das escolas. O objetivo é investigar as condições de acesso e tratamento desta oferta. Os resultados mostram que, embora o direito à educação seja assegurado, é viabilizado a partir de arranjos institucionais precários e pouco sustentáveis. As condições de tratamento são desiguais em comparação às outras ofertas da rede estadual.<hr/>Abstract The article analyzes how the offer of secondary education in rural territories is developed, based on the study of enrollment extensions in the state education system of Ceará. This is qualitative research of the multiple case study type, using semi-structured interviews and a script for observing the schools. The objective is to investigate the conditions of access and treatment of this offer. The results show that, although the right to education is guaranteed, it is made possible through precarious and unsustainable institutional arrangements. Treatment conditions are unequal compared to other offers in the state system. <![CDATA[A professora Cecília Meireles: educação e civilidade em suas publicações de 1930 a 1940]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo traz as contribuições dos estudos interdisciplinares entre a literatura, a história da educação e a sociologia figuracional de Norbert Elias. Temos como objetivo apresentar Cecília Meireles como normalista que contribuiu na formação de comportamentos ditos civilizados para crianças. Nossas fontes são as publicações do jornal Diário de Notícias, seção Página de Educação, coluna Comentário, de 1930 a 1940. Nelas, Cecília aponta os embates, críticas e disputas com intelectuais, governantes e responsáveis pelas diretrizes educacionais. O resultado dessas contribuições são frutos das estratégias de resistência da professora, jornalista, educadora e mulher à frente de seu tempo.<hr/>Abstract This essay is about the contributions of interdisciplinary studies between the literature, the history of education and the figurational sociology of Norbert Elias. This point is present Cecília Meireles as a normalist who contributed to the formation called civilized behaviors for children. Our sources are the publications of the newspaper Diário de Notícias, section Página de Educação, column Comment, from 1930 to 1940. In these productions of Cecília we had the clashes, criticisms and disputes with intellectuals, government officials and those responsible for educational guidelines. The results of these contributions are the result of the resistance strategies of the teacher, journalist, educator and woman ahead of her time. <![CDATA[Os Clubes Agrícolas nas páginas do jornal O Estado de S. Paulo (1946-1971)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto objetiva reconstituir aspectos da história dos Clubes Agrícolas no estado de São Paulo a partir da identificação, caracterização e análise de matérias publicadas no jornal O Estado de S. Paulo, no período de 1946 a 1971. A trajetória dos Clubes Agrícolas no estado de São Paulo foi marcada pela atuação do poder público, especialmente pela Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação e pela Federação dos Clubes Agrícolas, que promoveram a criação dessas agremiações, objetivando difundir, nas crianças e nos jovens, a mentalidade ruralista e o apreço pelas atividades agrícolas, contribuindo, assim, para a fixação dos trabalhadores no campo.<hr/>Abstract This text aims to reconstruct aspects of the history of Agricultural Clubs in the state of São Paulo from the identification, characterization and analysis of articles published in the jornal O Estado de S. Paulo, from 1946 to 1971. The trajectory of the Agricultural Clubs in the state of São Paulo was marked by the action of the government, especially by the Department of Agriculture, Department of Education and the Federation of Agricultural Clubs, that promoted the creation of these associations aiming at spreading the ruralist mentality and appreciation for agricultural activities in children and young people, thus contributing to the fixation of workers in the countryside. <![CDATA[Um enfoque provincial: dados acerca da escolarização fluminense nas décadas finais do Império]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo se insere no âmbito da História da Educação e pretende investigar aspectos do passado atinentes ao processo de escolarização brasileira, reduzindo a escala de observação para refletir acerca das experiências da Província do Rio de Janeiro. Buscamos analisar e contextualizar dados acerca da província nas décadas finais do século XIX (1870-1889), a partir do censo realizado em 1872, sua estrutura de gestão e estatísticas concernentes à instrução pública. Como fontes, utilizamos o Censo 1872, os anais das Sessões da Assembleia (publicadas pelo Jornal do Commercio) e os relatórios dos Presidentes da Província do Rio de Janeiro.<hr/>Abstract The study falls within the scope of the History of Education and intends to investigate aspects of the past regarding the Brazilian schooling process, reducing the scale of observation to reflect about the experiences of the Province of Rio de Janeiro. We seek to analyze and contextualize data about the province in the final decades of the 19th century (1870-1889), starting with the census carried out in 1872, its management structure, and statistics concerning public instruction. As sources, we used the 1872 Census, the annals of the Assembly Sessions (published by Jornal do Commercio) and the reports of the Presidents of the Province of Rio de Janeiro. <![CDATA[A qualidade da Educação Infantil que emerge de práticas docentes: uma construção de diferentes atores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A discussão sobre a qualidade da Educação Infantil (EI) se torna imprescindível em sociedades em que a garantia do direito à educação e das condições de trabalho para as professoras não é assegurada. Analisa-se a qualidade da EI, que emerge de práticas docentes em contextos coletivo, considerando dados de uma pesquisa qualitativa com professoras. Os resultados apontam que a qualidade que emerge das práticas explicita diferentes dimensões. Conclui-se que o alcance da qualidade está ligado à participação e às decisões político-pedagógicas de sujeitos da escola e da sociedade, bem como a políticas públicas intersetoriais em diálogo com conhecimentos produzidos historicamente.<hr/>Abstract The discussion about the quality of Early Childhood Education (ECE) becomes essential in societies where the guarantee of the right to education and adequate working conditions for teachers is not secured. The quality of ECE is analyzed, which emerges from teaching practices in contexts of collective, considering data from a qualitative research with teachers. The results indicate that the quality that emerges from the analyzed teaching practices explains dimensions. It is concluded that the achievement of quality is linked to the participation and political-pedagogical decisions of subjects in the school and society, as well intersectoral public policies formulated in dialogue with historically produced knowledge. <![CDATA[Que formação de professores de modo a assegurar que todos os alunos aprendem Matemática?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100212&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo pretende, partindo de uma experiência de formação com professores dos primeiros anos, focada no ensino exploratório e no desenvolvimento do raciocínio matemático, discutir o conhecimento dos professores para promover a aprendizagem dos alunos. Usa uma abordagem qualitativa-interpretativa e os dados recolhidos sujeitos a análise de conteúdo. A interligação entre a teoria e a prática presente nas tarefas de formação parece ter um forte contributo para que as professoras concretizem nas suas práticas letivas a resolução de uma tarefa exploratória, identifiquem os processos de raciocínio envolvidos e ações do professor presentes, alargando assim o seu conhecimento matemático e didático.<hr/>Abstract This article intends, from a teacher education experiment carried out with early years teachers, focused on exploratory teaching and the development of mathematical reasoning, to discuss teacher’s knowledge to promote students’ learning. It uses a qualitative-interpretative approach, with the collected data subject to content analysis. The interconnection between theory and practice present in training tasks seems to have a strong contribution for teachers to carry out in their teaching practices the resolution of an exploratory task, identify the reasoning processes involved and the teacher’s actions present, thus expanding their mathematical and didactic knowledge. <![CDATA[Estímulo do pensamento crítico e criativo em Matemática: uma proposta de oficinas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta um modelo teórico-prático de oficinas para estimular o pensamento crítico e criativo com vistas a subsidiar professores na promoção das aprendizagens em Matemática e no desenvolvimento integral dos estudantes. Trata-se de ensaio produzido a partir de evidências do potencial desse modelo, reportado em outros estudos, com um aprofundamento teórico que o sustenta. Aponta-se que o modelo contribui tanto para a emersão de pistas sobre como os alunos desenvolvem o seu pensamento como para potencializar as práticas pedagógicas em sala de aula para fortalecer o interesse em assuntos relacionados à Matemática.<hr/>Abstract This article presents a theoretical-practical model of workshops to stimulate critical and creative thinking to support teachers in promoting learning in Mathematics and the integral development of students. This is an essay produced from the evidence of the potential of this model, reported in other studies, with a theoretical deepening that supports it. It is pointed out that the model contributes both to the emergence of clues about how students develop their thinking and to enhance pedagogical practices in the classroom to strengthen interest in subjects related to Mathematics. <![CDATA[Os números fracionários nos anos iniciais de escolaridade: linguagens, representações e construção do conhecimento matemático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100214&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo apresenta a análise das construções de uma aluna do 4º ano do ensino fundamental, sobre a representação e a compreensão de número fracionário. A partir da negociação de significados, entre a aluna e a pesquisadora, em nove encontros online do trabalho de apoio pedagógico à aprendizagem da Matemática de uma escola pública, em Cuiabá, realizados individualmente pela ferramenta WhatsApp, conclui-se que os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática pressupõem a apresentação da linguagem formal da área, com o apoio da linguagem natural e outras estratégias de representação, para que os alunos atribuam sentido ao conhecimento matemático.<hr/>Abstract This study presents the analysis of the constructions of a 4th year elementary school student on the representation and understanding of fractional numbers. From the negotiation of meanings, between the student and the researcher, in nine online meetings of the pedagogical support work for the learning of Mathematics in a public school, in Cuiabá, carried out individually by the WhatsApp tool, it is concluded that the teaching and Mathematics learning processes presuppose the presentation of the formal language of the area, with the support of natural language and other representation strategies, so that students attribute meaning to mathematical knowledge. <![CDATA[Pão, poesia e leitura na infância: o poder dos livros na humanização das crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Trata-se de texto base de uma apresentação oral em mesa redonda intitulada “Um olhar estético e poético para as produções de leitura (literária) e escrita na/para Infância”, durante o Congresso SemiEdu - 2022: (Trans)Ver a vida pelas lentes de uma educação científica, sensível, ética, estética e artística, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá-MT. Nele são discutidas questões relacionadas à leitura literária e escrita na infância e humanização das crianças. Dessa forma, discute-se linguagem, leitura, escrita, literatura infantil e os contextos dos atos humanos a tais concepções relacionados. O debate tematiza a conjugação entre as palavras eleitas para expressar o título: pão como nutrição real e simbólica, leitura, infâncias, livros, crianças e humanização.<hr/>Abstract This is the base text of an oral presentation at a round table entitled “An aesthetic and poetic look at reading (literary) and writing productions in/for Childhood”, during the SemiEdu Congress - 2022: (Trans)See life through lenses of a scientific, sensitive, ethical, aesthetic and artistic education, from the Federal University of Mato Grosso, (UFMT), Campus Cuiabá-MT. It discusses issues related to literary reading and writing in childhood and the humanization of children. Thus, language, reading, writing, children's literature and the contexts of human acts related to such related concepts are discussed. The debate focuses on the conjugation between the words chosen to express the title: bread as real and symbolic nutrition, reading, childhood, books, children and humanization. <![CDATA[Creches públicas e a educação da criança: o que querem as famílias?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo discute relações entre famílias e duas creches públicas, com uma metodologia que englobou entrevistas com mães usuárias das duas creches. Os resultados mostram que as mães das camadas médias concebiam a creche como um local de preparação (instrucional e pedagógica) para a carreira escolar. E, na ótica das mães das camadas populares, as creches eram espaços de brincadeira e de um “continuar a ser criança” em locais que garantisse o seu cuidado e proteção. Constatou-se a existência de uma acentuada divisão social e cultural que modulou as percepções das mães sobre a instituição pública e a educação infantil.<hr/>Abstract The article discusses relationships between families and two public daycare centers, using a methodology that included interviews with mothers who use the two daycare centers. The results show that middle-class mothers conceived the day care center as a place of preparation (instructional and pedagogical) for a school career. And, from the perspective of mothers from the lower classes, day care centers were spaces for playing and for “continuing to be a child” in places that guaranteed their care and protection. It was verified the existence of a marked social and cultural division that modulated the mothers' perceptions about the public institution and early childhood education. <![CDATA[Práticas cotidianas na educação infantil: o Proinfância no contexto da pandemia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo consiste em parte da pesquisa “Implementação do Proinfância”, realizada a partir de abordagem qualitativa de três estudos de caso de municípios, com o objetivo de aprofundar os aspectos relativos à qualidade da oferta de educação infantil, através de visitas, observação-participante na escola, entrevistas com responsável pela secretaria de educação e gestão escolar. Devido à Pandemia da Covid-19, a metodologia foi redimensionada, sendo realizada análise dos perfis das redes sociais das escolas, com objetivo de conhecer as propostas educativas naquele novo contexto. Evidencia-se um esforço coletivo para que ocorra oferta de qualidade para as crianças pequenas.<hr/>Abstract The article consists of part of the research “Implementation of Proinfância”, carried out from a qualitative approach of three case studies of municipalities, with the objective of deepening the aspects related to the quality of the provision of early childhood education, through visits, participant observation at school, interviews with the person responsible for the secretary of education and school management. Due to the Covid-19 Pandemic, the methodology was re-dimensioned, with an analysis of the schools' social media profiles being carried out, with the aim of knowing the educational proposals in that new context. There is evidence of a collective effort to provide quality care for young children. <![CDATA[A Importância do ProAfri para qualificação docente em Moçambique e a necessidade valorização salarial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100218&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste estudo é refletir sobre o ProAfri (Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos) para a valorização profissional. Iniciativa do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique, visando melhorar a qualidade do ensino superior. A metodologia para este estudo foi a partir de entrevistas de forma online, com perguntas abertas e fechadas. Os docentes qualificados, com a titulação de mestre, ao regressarem ainda não contam com incorporação salarial em seus rendimentos, havendo necessidade de revisão na legislação vigente.<hr/>Abstract The objective of this study is to reflect on ProAfri (Program for the Training of Higher Education Teachers in African Countries) for professional development. Initiative of the Coimbra Group of Brazilian Universities (GCUB) in partnership with the Ministry of Science and Technology, Higher Education and Technical Professional of Mozambique (MCTESTP), aimed at improving the quality of higher education. The methodology for this study was based on online interviews, with open and closed questions. Qualified teachers, with a master's degree, upon their return still do not have salary incorporation in their income, with the need for revision of the current legislation. <![CDATA[Universidade e o desenvolvimento local/regional: análise da influência da UFPR no município de Curitiba]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100219&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo do estudo foi verificar a importância da Universidade Federal do Paraná para o desenvolvimento local/regional do município de Curitiba. Para tanto, foi realizada uma análise histórica e econométrica, por dados em painel do período de 2010 a 2018. Os resultados demonstram que a UFPR tem uma representatividade significativa no número de concluintes da graduação, de mestrado e de doutorado para Curitiba e região. Há ainda uma forte evidência empírica de que a despesa com investimentos realizados pela UFPR contribuiu para o crescimento econômico de Curitiba.<hr/>Abstract The objective of the study was to verify the importance of the Federal University of Paraná for the local/regional development of the city of Curitiba. To this end, a historical and econometric analysis was carried out using panel data from 2010 to 2018. The results show that UFPR has a significant representation in the number of undergraduate, master's and doctoral graduates for Curitiba and region. There is also strong empirical evidence that the expenditure on investments made by UFPR contributed to the economic growth of the city of Curitiba. <![CDATA[Fraudando Cotas nas universidades: estratégias discursivas de não-negros reivindicando vagas reservadas para pessoas negras na UFMT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100220&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Analisamos discursos de candidatos não-negros, considerados inelegidos às vagas reservadas para pessoas negras na UFMT, processo seletivo Sisu 2019. Problematizamos as estratégias discursivas utilizadas com objetivo de compreender os sentidos produzidos. Elegemos por fonte o formulário “Identificação Padrão”, contido nos processos recursivos. Adotamos como fundamentação metodológica a Análise do Discurso (Gill 2002; Orlandi, 2001, 2005) e como principais referenciais teóricos Carvalho (2004, 2007, 2008, 2020, 2022), Carvalho, Seidl e Assis (2018), Woodward (2000), Vaz (2018) e Wedderburn (2015). A ideia de Brasil como um país mestiço serve como justificativa à fraude com objetivo de ocupar as vagas reservadas para pessoas negras.<hr/>Abstract We analyzed the speeches of non-black candidates, considered ineligible for vacancies reserved for black people at UFMT, Sisu 2019 selection process. We problematized the discursive strategies used in order to understand the meanings produced. We chose the “Standard Identification” form as source, contained in the recursive processes. We adopted Discourse Analysis (Gill 2002; Orlandi, 2001, 2005) as a methodological foundation and Carvalho (2004, 2007, 2008, 2020, 2022), Carvalho, Seidl and Assis (2018), Woodward (2000), Vaz (2018) and Wedderburn (2015). The idea of Brazil as a mestizo country serves as a justification for fraud with the aim of occupying vacancies reserved for black people. <![CDATA[Dos bastidores às intenções de Residência Pedagógica: fragilidades e consequências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100221&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo problematiza Projetos de Lei do Senado Federal (PLS) sobre Residência Pedagógica que antecederam o Programa Residência Pedagógica (Portaria Capes nº 38/2018) para os cursos de Licenciatura no Brasil e objetiva explicitar potencialidades e fragilidades dessas iniciativas legais. Observa-se como potencialidades o estreitamento da unidade teoria e prática pela imersão do estudante em escolas públicas e a parceria entre escola básica e instituições formadoras de professores. Como fragilidades, a demora para aprovação dos PLS e a não integração de políticas públicas (e entre os poderes) dificultam a superação de entraves ainda existentes na formação de professores no país.<hr/>Abstract The article discusses Federal Senate Law Projects (PLS) on Pedagogical Residency that preceded the Pedagogical Residency Program (Portaria Capes nº 38/2018) for Teaching Degree courses in Brazil and aims to explain the strengths and weaknesses of these legal initiatives. It is observed as potentialities the narrowing of the theory and practice unit by immersion of the student in public schools and the partnership between basic school and teacher training institutions. As weaknesses, the delay in approving the PLS and the non-integration of public policies (and between powers) make it difficult to overcome obstacles that still exist in teacher training in the country. <![CDATA[O pensamento complexo de autores indígenas em textos acadêmicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100222&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo trata da complexidade do pensamento de autores indígenas em trabalhos de dois eventos da Educação. Referenciamo-nos na perspectiva do pensamento complexo, utilizando uma abordagem qualitativa, com procedimentos da pesquisa bibliográfica e da técnica de análise de conteúdo, combinados com uma análise construtivo-interpretativa. Foram analisadas vinte e duas publicações no Seminário de Educação da UFMT e no Seminário de Educação da UNIR, na década de 2012 a 2021. Identificamos nos trabalhos um pensamento multi-referenciado, no qual se articulam reflexões micro situadas, macro situadas e elaborações transdisciplinares auto-organizadas e mobilizadoras de novos pressupostos para as escolas nas aldeias.<hr/>Abstract This article deals with the complexity of thought of indigenous authors in works from two Education events. We refer to the perspective of complex thinking, using a qualitative approach, with procedures of bibliographic research and the technique of content analysis, combined with a constructive-interpretative analysis. Twenty-two publications were analyzed at the UFMT Education Seminar and at the UNIR Education Seminar, in the decade from 2012 to 2021. We identified in the works a multi-referenced thinking, in which micro-situated, macro-situated reflections and self-organized and mobilizing transdisciplinary elaborations of new assumptions for schools in villages are articulated. <![CDATA[Violência e cultura digital: o cyberbullying de alunos do Ensino Médio contra professores no YouTube]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100223&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Investigou-se, neste artigo, os motivos que conduziram os alunos do Ensino Médio a praticarem cyberbullying contra seus professores. Para tanto, realizou-se um levantamento de vídeos de imagens aviltantes de professores postados no YouTube. A análise se fundamentou nos pressupostos conceituais da Teoria Crítica da Sociedade. Após a seleção de três vídeos registrados em escolas brasileiras, conclui-se que os alunos se sentiram motivados a postar tais vídeos para que pudessem sadicamente humilhar seus professores e ser narcisicamente reconhecidos como produtores de vídeos “virais”, que são constante e maciçamente vistos, comentados e repostados nas redes sociais.<hr/>Abstract This article investigates the reasons that led high school students to practice cyberbullying against their teachers. For that, a survey of videos of demeaning images of teachers posted on YouTube was carried out. The analysis was based on the conceptual assumptions of the Critical Theory of Society. After selecting three videos recorded in Brazilian schools, it is concluded that the students felt motivated to post such videos so that they could sadistically humiliate their teachers and be narcisstically recognized as producers of "viral" videos, which are constantly and massively seen, commented and answered on the social networks. <![CDATA[Reflexões acerca da Alfabetização Científica sobre a área da saúde para estudantes do Ensino Médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972023000100224&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste ensaio é refletir sobre a Alfabetização Científica em saúde ao aluno do Ensino Médio. O estudo utiliza a revisão bibliográfica narrativa e a análise descritiva para aprofundamento teórico das discussões. Os resultados traduzem a relevância da Alfabetização Científica em saúde, especificamente a Educação em Saúde como forma de instrumentalizar e criar cultura de saúde para escolhas e decisões pautadas pela ciência, com reflexo na qualidade de vida desse aluno. Outro aspecto é a formação inicial e continuada dos professores, levando em consideração a necessidade de mudança de currículo e inovação no ensino de Ciência, inclusivo e acessível.<hr/>Abstract The purpose of this essay is to reflect on Scientific Literacy in health for high school students. The study uses the narrative bibliographical review and the descriptive analysis for theoretical deepening of the discussions. The results reflect the relevance of Scientific Literacy in health, specifically, Health Education as a way of instrumentalizing and creating a health culture for choices and decisions guided by science, with an impact on the quality of life of this student. Another aspect is the initial and continuing training of teachers, taking into account the need for curriculum change and innovation in Science teaching, which is inclusive and accessible.