Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720220001&lang=pt vol. 31 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Percepções discentes sobre o uso do filme Extraordinário para desenvolvimento da habilidade de speaking]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir das percepções discentes, como o conjunto de atividades com o filme Extraordinário (2017) contribuiu para o desenvolvimento da habilidade de speaking em turmas de inglês de nível intermediário e avançado. Foram aplicados, em duas turmas de curso de idioma, dois questionários: um anterior à exibição do filme e desenvolvimento das atividades de conversação e outro após. Na percepção dos alunos, o filme, por tratar sobre bullying e por ser um material autêntico e interessante, contribuiu para a produção oral em língua inglesa em sala, aumentando a motivação dos alunos para se comunicarem.<hr/>Abstract This study aims at analyzing, from students’ perception, how a set of activities with the movie Wonder (2017) contributed to the development of learners’ speaking skills in intermediate and advanced English classes. In order to reach the objectives, two questionnaires were applied in two classes of a language course: one before the movie exhibition and the development of activities and the other right afterwards. In the students’ perception, the movie, for addressing the bullying theme and being an authentic and interesting material, contributed considerably to the oral production in the class, increasing students’ motivation to communicate. <![CDATA[Migração e Educação: a invisibilização do migrante nos documentos curriculares da Região Nordeste do Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A partir da díade migração e educação este artigo objetiva verificar os documentos curriculares da Educação Básica da Região Nordeste do Brasil a fim de compreender como tais documentos refletem o fenômeno migração. Com base na orientação pós-estruturalista investigou-se os documentos à busca de marcações e variações da presença do sujeito migrante, considerando diferentes tradições teóricas, exercendo a bricolagem de modo crítico. Como considerações têm-se que os documentos curriculares ainda não consideram o fenômeno migração internacional e sua complexidade de modo contundente por meio de dois movimentos, o primeiro da invisibilidade e o segundo da consideração fragmentada e não problematizadora.<hr/>Abstract Based on the relationship between migration and education, this article aims to verify the curriculum documents of Basic Education of the Northeast Region of Brazil to understand how such documents reflect the migration phenomenon. Based on the post-structuralist orientation, the documents were investigated in search of markings and variations of the presence of the migrant subject, considering different theoretical traditions, critically exercising the bricolage. As considerations, we have that the curriculum documents still do not consider the phenomenon of international migration and its complexity in a convincing way. There are two movements, the first of invisibility and the second of fragmented and non-problematizing consideration. <![CDATA[Pedagogia da alternância na educação do campo em uma escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto reflete sobre a construção da Educação do Campo com Pedagogia da alternância em uma escola pública municipal de Ji-Paraná/RO com o objetivo de evidenciar elementos do Processo da educação rural para a educação do campo. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, com observação participante. Conclui-se que um novo processo pedagógico surge com inseguranças e conflitos, e a pedagogia da alternância desloca os fazeres do individual ao coletivo, forçando os sujeitos a se integrarem. Outros aspectos importantes são: criticidade e protagonismo dos alunos/as; proximidade entre professores, gestores, alunos/as e suas famílias; acompanhamento por parte da Secretaria Municipal de Educação.<hr/>Abstract The text reflects on the construction of Field Education with Pedagogy of Alternation in a municipal public school in Ji-Paraná / RO in order to highlight elements of the rural education Process for a field education. The methodology used is action research, with participant observation. It is concluded that a new pedagogical process appears with insecurities and conflicts, and Pedagogy of Alternation shifts the actions of the individual to the collective, forcing the subjects to integrate. Other important aspects are: criticality and protagonism of the students; proximity between teachers, administrators, students and their families; monitoring by the Municipal Education Secretariat. <![CDATA[A entrada no curso de Educação Física: perspectivas sobre os motivos de escolha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente ensaio tem como objetivo contextualizar e discutir a partir da literatura revisada os fatores que influenciaram os ingressos a optarem pelo curso de Educação Física, sobretudo a Licenciatura, à luz do quadro teórico de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Metodologicamente, empregou-se uma revisão de literatura narrativa de natureza exploratória, descritiva e crítica de 24 artigos no indexador Google Scholar conjuntamente aos quadros teóricos previamente citados. Concluiu-se que esses fatores se referem ao gosto por esportes e/ou atividades físicas seguido da influência do professor de Educação Física da Educação Básica.<hr/>Abstract This essay aims to contextualize and discuss the factors that influenced students to opt for the Physical Education course, especially the Degree, from the theoretical framework of Pierre Bourdieu and Bernard Lahire. Methodologically, the study presents an exploratory and descriptive review of the literatue, of 24 articles in the Google Scholar indexer. The conclusion shows that these factors refer to the preference for sports and/or physical activities followed by the influence of the Physical Education teacher of Basic Education. <![CDATA[Lev Semionovitch Vigotski: a atualidade de seu pensamento impõe a recuperação de sua obra]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto apresenta informações sobre os esforços de recuperação da obra de Vigotski na Rússia, uma breve descrição e análise do conteúdo do primeiro volume das Obras Completas do autor. Apresenta a resenha sobre o teatro infantil, publicada por Vigotski em 1923, com comentários de Sobkin, o organizador do referido volume. Analisa-se a posição de Sobkin sobre as resenhas teatrais de Vigotski, nas quais há indícios da origem de algumas ideias do pensador a respeito do desenvolvimento infantil. Indica-se e discute-se o argumento a favor da recuperação de sua obra, examinando-se os principais aspectos que mantêm suas ideias atuais.<hr/>Abstract In this text we present informations about the efforts to recover Vygotsky’s works in Russia. Also an analysis and a brief description are made on the first volume of the author’s Complete Works. As an example, it is transcribed and translated a review on childrens’ theater, published by Vygotsky, in 1923, which is commented by the editor of the volume, Wladimir Sobkin. We point out some clues of the origins of some Vygotsky’s ideas about child development. Finally, we argued that a lot more efforts must be done to recover his wholly works and to examine the most fundamentals ideas that keep his ideas actualized. <![CDATA[Diálogos, tensões e desigualdades no processo de implementação do ensino remoto nas escolas indígenas Tremembé]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo discute as desigualdades no ensino remoto no contexto da COVID-19 a partir do caso das escolas indígenas Tremembé da zona rural do Ceará, que adotaram a estratégia de entrega de atividades impressas aos estudantes, considerando as limitações de acesso aos meios de conexão virtual dentro das aldeias. O estudo é resultado de pesquisa documental em Decretos, Pareceres e Diretrizes oficiais. Os relatórios de videoconferências analisados expressaram o tensionamento entre diretores indígenas e representantes do órgão estadual de educação, pois os Tremembé resistiam a essa estratégia porque temiam a proliferação do coronavírus durante a entrega das atividades aos estudantes.<hr/>Abstract The article discusses inequalities in remote education in the context of COVID-19, based on the case of Tremembé indigenous schools in rural Ceará, which adopted the strategy of delivering printed activies to students, considering the limitations of access to the means of virtual connection within of the villages. The study is the result of cocumentary reserarch in official Decress, Opinions and Guidelines. The videoconference reports analyzed expressed the tension between indigenous directors and representatives of the state education agency, as the Tremembé resisted this etrategy because they feared the proliferation of the coronavirus during the delivery of activities to studants. <![CDATA[Educação desenvolvimental: a apropriação do conhecimento matemático em relação à atividade de estudo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo aborda elementos constitutivos da apropriação de conhecimento matemático por meio da atividade de estudo. Vale-se de pesquisa bibliográfica e de análise documental sobre a forma como alguns conceitos aparecem nos programas de ensino de Matemática e como poderiam ser tratados na perspectiva da educação desenvolvimental. O referencial teórico envolve aportes da teoria histórico-cultural de Vigotsky, no sistema de ensino Elkonin-Davidov, além de pressupostos teóricos da renovação dos programas de ensino de Matemática no Brasil. Conclui-se que a apropriação dos conhecimentos matemáticos a partir da atividade de estudo contribui para uma educação que forma para a autonomia e autoformação.<hr/>Abstract The study addresses elements that constitute the appropriation of mathematical knowledge through the study activity. It uses bibliographic research and documentar analysis on how some concepts appear in mathematics teaching programs and how they could be treated in the perspective of developmental education. The theoretical framework involves contributions from the historical-cultural theory of Vigotsky, in the Elkonin-Davidov education system, in addition to theoretical assumptions about the renewal of mathematics teaching programs in Brazil. It is concluded that the appropriation of mathematical knowledge from the study activity contributes to an education that forms for autonomy and self-training. <![CDATA[Corpos que resistem: algumas reflexões acerca da escola como lugar da disciplina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões acerca do espaço escolar como local de produção de saberes que, ao fazerem o uso de dispositivos disciplinares contribuem para a constituição de corpos docializados e úteis a um sistema de dominação hegemônico e que acabam por possibilitar a existência de corpos resistentes. Numa perspectiva teórico-metodológica que perpassa por alguns caminhos trilhados pelas teorias pós-críticas e teoria queer, empreenderemos algumas discussões tomando-se como referência pesquisas realizadas em escolas de Cuiabá. Análises acerca da relação entre Gênero, Sexualidades e Educação é nosso objeto, que visa desconstruir pensamentos conservadores que impossibilitam corpos resistentes.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo traer algunas reflexiones sobre el espacio escolar como lugar de producción de conocimientos que, haciendo uso de dispositivos disciplinares, contribuyen a la constitución de cuerpos docializados y útiles a un sistema de dominación hegemónica y que terminan posibilitando la existencia. de de cuerpos resistentes. En una perspectiva teórico-metodológica que impregna algunos caminos seguidos por las teorías poscríticas y la teoría queer, emprenderemos algunas discusiones tomando como referencia las investigaciones realizadas en las escuelas de Cuiabá. Analizar la relación entre Género, Sexualidades y Educación es nuestro objeto, que pretende deconstruir pensamientos conservadores que imposibilitan los cuerpos resistentes.<hr/>Abstract This article aims to bring some reflections on the school space as a place for the production of knowledge that, by making use of disciplinary devices, contribute to the constitution of docialized bodies that are useful to a system of hegemonic domination and that end up enabling the existence of of resistant bodies. In a theoretical-methodological perspective that permeates some paths followed by post-critical theories and queer theory, we will undertake some discussions taking as reference researches carried out in schools in Cuiabá. Analyzes about the relationship between Gender, Sexualities and Education is our object, which aims to deconstruct conservative thoughts that make resistant bodies impossible. <![CDATA[Escolha Profissional e Representações sociais: um estudo com estudantes de ensino médio de escolas públicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100108&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo teve por objetivo identificar as representações sociais da escolha profissional elaboradas por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo os dados coletados por meio de questionário e entrevista, em amostra composta por 471 estudantes do Ensino Médio. Os dados quantitativos foram tabulados pelo software Sphinx®. O conteúdo obtido pelas entrevistas, após transcrição, foi analisado com auxílio do software Alceste®. Os resultados revelam que os jovens pesquisados constroem representações relacionadas a profissões advindas de formação superior, o que permitiria ascensão econômica e social, além de poder atuar na melhoria da comunidade.<hr/>Abstract The present study aimed to identify the social representations of professional choice developed by middle school students from public schools. This research employs a qualitative and quantitative approach, with data collected through a questionnaire and interview, in a sample composed of 471 middle school students. Quantitative data were tabulated using the Sphinx© software. The content of interviews, after transcription, was analyzed with the Alceste© software. The results reveal that the young people surveyed build representations related to professions coming from higher education, which would allow social and economic ascension, besides being able to act in the improvement of the community. <![CDATA[A escola higiênica a partir de Foucault: reflexões para um Brasil desafiador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo nesse texto é refletir sobre a produção de anormalidades de um ponto de vista histórico-hermenêutico. Partindo do marco teórico proposto por Michel Foucault, veremos como o binômio normalidade-anormalidade, seja de modo disciplinar ou biopolítico, serve à produção de indivíduos mediante relações de saber-poder. Nestes termos, veremos como se dá a produção de anormalidades na obra de Foucault. Na segunda seção, veremos como a discussão sobre o biopoder pode ser utilizada no intuito de problematizar situações e casos ocorridos em nosso continente. Trata-se de relacionar a produção de anormalidades como o desenvolvimento do Higienismo na América Latina. Tendo a escola como ponto focal, será possível perceber algumas estratégias utilizadas na normalização e produção de corpos higiênicos.<hr/>Abstract The purpose of this text is to reflect on the production of abnormalities from a historical-hermeneutical point of view. Starting from the theoretical framework proposed by Michel Foucault, how the normality-abnormality binomial is seen, whether in a disciplinary or biopolitical way, it serves to produce individuals through knowledge-power relations. In these terms, how the production of abnormalities occurs in Foucault's work is demonstrated. In the second topic, how the discussion about biopower can be used in order to problematize situations and cases that occurred in our continent is shown. It is about relating the production of abnormalities to the development of Hygienism in Latin America. The school is the focal point, where some strategies used in the normalization and production of hygienic bodies are perceived. <![CDATA[Wahuiru Pakup: os sentidos da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100110&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os sentidos da escola para os Sateré Mawé. De caráter etnográfico, a pesquisa procurou empreender uma “descrição densa” das relações sociais e simbólicas observadas na Escola Municipal Indígena Wahuiru Pakup (Novo Sol), localizada na Terra Indígena Andirá-Marau, Comunidade Monte Salém, Maués/Amazonas. A observação participante no dia a dia das famílias – da farinhada às brincadeiras no rio com as crianças –, e a escuta ativa realizada com os interlocutores da pesquisa – o professor, os alunos e seus pais – possibilitou a compreensão dos sentidos da escola para a comunidade.<hr/>Abstract This article presents a excerpt from a research which objective was to analyze the meanings of school for the indigenous society Sateré Mawé. Ethnographic in character, the research sought to undertake a “thick description” of the social and symbolic relations observed at the Wahuiru Pakup Indigenous Municipal School (Novo Sol), located in the Andirá-Marau Indigenous Land, Monte Salém Community, Maués/Amazonas. Participant observation in the daily lives of families - from flour to playing in the river with children -, and active listening carried out with the research interlocutors - the teacher, students and their parents – enabled the understanding of the meanings of school for the community. <![CDATA[Notas sobre a educação no digital, a pandemia covid-19, democracias sufocadas e resistências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100111&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste texto apontamos reflexões sobre a educação no digital, a pandemia COVID-19, as democracias sufocadas e resistências. Tais reflexões catalisam algumas discussões realizadas no âmbito do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e do Seminário de Educação 2021. Trata-se de um escrito eminentemente teórico, de cunho bibliográfico. As práticas da cultura digital como maneiras de existência, como possibilidades de retomada e continuidade das atividades, como manutenção da presença social e de resistências. Faz-se urgente fortalecer as democracias contra qualquer tipo de discriminação e preconceito, em favor das minorias, na promoção de políticas de inclusão, na defesa e manutenção de uma educação pública, de qualidade e socialmente referenciada.<hr/>Abstract In this text we point out reflections on education in the digital, the COVID-19 pandemic, stifled democracies and resistances. Such reflections catalyze some discussions held within the research group Laboratory of Studies on Information and Communication Technologies in Education and the Education 2021 Seminar. This is an eminently theoretical, bibliographical paper. The practices of digital culture as ways of existence, as possibilities of resuming and continuing activities, as maintenance of social presence and resistance. It is urgent to strengthen democracies against any kind of discrimination and prejudice, in favor of minorities, in the promotion of inclusion policies, in the defense and maintenance of a public, quality, and socially referenced education. <![CDATA[Acompanhamento e Avaliação da Aprendizagem na Educação Híbrida e Educação OnLIFE: Perspectiva Cartográfica e Gamificada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100112&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo discute e problematiza o acompanhamento e a avaliação da aprendizagem no âmbito da Educação Híbrida e Educação OnLIFE, evidenciando a construção destes conceitos. O objetivo da pesquisa é apresentar e discutir uma proposta de acompanhamento e avaliação da aprendizagem, desenvolvida a partir de elementos presentes no método cartográfico de pesquisa intervenção e elementos presentes na gamificação. Os resultados apontam o potencial do desenho para provocar deslocamentos na forma como os professores compreendem a avaliação e, para instigar processos metacognitivos e tomada de consciência sobre o processo de aprendizagem.<hr/>Abstract The paper discusses the monitoring and the assessment of learning in the context of Hybrid Education and OnLIFE Education, highlighting the construction of these concepts. The main goal of this work is to present and discuss a proposal for monitoring and evaluating learning, developed from elements present in the cartographic research method and elements present in gamification. The results point to the potential of design to provoke shifts in the way teachers understand and develop assessment and, to instigate metacognitive processes and awareness of the learning process. <![CDATA[A Imagem do Professor nos Tempos da Relação Computacional Ubíqua]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100113&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O autor do artigo tem como objetivo refletir sobre as características da imagem do professor nos tempos da chamada relação computacional ubíqua. Historicamente, observa-se que o professor, de forma geral, foi identificado como figura de autoridade decisiva para o aluno. Mas, será que tal identificação desta imagem do professor prevalece no contexto da cultura digital? Por meio da análise de produções clássicas e contemporâneas sobre esta questão, foi possível concluir que o professor e os alunos precisam ressignificar conjuntamente suas identidades, principalmente na sociedade cujo acesso a todas as informações podem ser feito em quaisquer espaços e tempos.<hr/>Abstract The aim of the article’s author is to reflect on the characteristics of the teacher’s image in times of the so-called ubiquitous computational relationship. Historically, it is observed that the teacher, in general, was identified as a figure of decisive authority for the student. But, does such identification of this image of the teacher prevail in the context of digital culture? Through the analysis of classic and con- temporary productions on this issue, it was possible to conclude that the teacher and students need to jointly re-signify their identities, especially in society whose access to all information can be done in any space and time. <![CDATA[Blended Learning em Educação Básica e Superior: Revisão de Literatura das Temáticas Focadas nos Alunos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100114&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Apresentam-se os resultados da revisão sistemática de literatura (RSL) sobre o blended learning ou ensino híbrido ou educação híbrida em educação básica e superior. Para examinar as perspectivas sobre os alunos em estudos de RSL no período de 2015 a 2021, foram consultadas as bases EBSCO, ERIC, SciELO Brasil, SciELO, SCOPUS e WOS. O escopo dos 25 artigos selecionados abrange mais de mil trabalhos dos últimos 29 anos. As principais temáticas focam nas metodologias de ensino, na satisfação e engajamento, e aprendizagem das perspectivas da eficácia, vantagens e desvantagens e personalização. Falta desenvolver mais pesquisas empíricas baseadas em evidências.<hr/>Abstract The results of the systematic literature review (RSL) on blended learning or hybrid learning or hybrid education in K-12 and higher education are presented. To examine the perspectives on students in RSL studies from 2015 to 2021, the databases were consulted EBSCO, ERIC, SciELO Brazil, SciELO, SCOPUS and WOS. The scope of the 25 selected articles covers more than a thousand works from the last 29 years. The main themes focus on teaching methodologies, satisfaction and engagement, and learning from the perspectives of effectiveness, advantages and disadvantages and personalization. More empirical evidence-based research remains to be developed. <![CDATA[Contribuições à Crítica ao Tecnocentrismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100115&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A crítica ao tecnocentrismo está presente na produção acadêmica no que diz respeito às relações entre tecnologias e educação, especialmente com base no argumento de que as tecnologias não desempenham papel preponderante na transformação das práticas pedagógicas. Por outro lado, tal produção insere-se na perspectiva tecnocêntrica do determinismo tecnológico, preconizando a imperiosa inserção dessas tecnologias nas práticas pedagógicas, as quais devem incluir os avanços tecnológicos. Este artigo defende que - para superar o tecnocentrismo - é necessária uma crítica dialética, a partir do exercício de um pensamento que parte e volta ao concreto, passando pelo abstrato.<hr/>Abstract The technocentrism critique has been present in academic production with regard to the relationship between technologies and education, especially based on the argument that technologies do not play a preponderant role in the transformation of pedagogical practices. On the other hand, such production is inserted in the technocentric determinist perspective, advocating the imperative insertion of technologies in pedagogical practices, as these must include technological advances. This article argues that – to overcome technocentrism – a dialectical critique is necessary, based on the exercise of thought that starts from and returns to the concrete, passing through the abstract. <![CDATA[Formação de Professores para Docência na Sala de Aula Híbrida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100116&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo chama atenção da formação de professores para a necessidade de superação da mediação docente baseada na lógica unidirecional da cultura audiovisual (impresso, rádio e tv) na sala de aula híbrida. Distingue a lógica unidirecional, própria da cultura audiovisual, da dinâmica comunicacional que emerge com o cenário social e técnico da cibercultura, da cultura digital, e aí situa a docência e a aprendizagem. Chama atenção para a teoria e a prática da interatividade, entendida como dinâmica comunicacional que expressa a coautoria da emissão e recepção na construção da mensagem ou do conhecimento. E aborda a dinâmica comunicacional da cibercultura (autoria, compartilhamento, conectividade, colaboração, cocriação) favorável ao legado pedagógico baseado nos princípios autonomia, diversidade, interação, dialogia e democracia.<hr/>Abstract The paper calls the attention of teacher training to the need of overcoming teaching mediation based on the one-way logic of audiovisual culture (print, radio and TV) in the hybrid classroom. It distinguishes the one-way logic of the audiovisual culture and the communicational dynamics that emerge with the social and technical scenario of cyberculture, of digital culture, and places teaching and learning there. It calls attention to the theory and practice of interactivity, understood as a communicational dynamic that expresses co-authorship of the emission and reception in the construction of the message or knowledge. And it pays attention to the communicational dynamics of cyberculture (authorship, sharing, connectivity, collaboration, co-creation) favorable to the pedagogical legacy based on the principles of autonomy, diversity, interaction, dialogy and democracy. <![CDATA[Plataformas Digitais, Crianças e Adolescentes – Construindo Interações com Segurança e Proteção de Dados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este ensaio tem por objetivo discutir as tensões que emergem na interação de crianças e adolescentes em plataformas digitais, destacando o processo de dataficação, bem como os cuidados com a proteção dos dados. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, considerando as produções dos últimos cinco anos, analisando os dados de fontes secundárias que tratam das questões acima citadas no âmbito da educação escolar. Os resultados das análises apontam a necessidade da criação de espaços formativos para os professores e estudantes, subsidiando a construção de um olhar mais crítico frente ao processo de dataficação, bem como o delineamento de estratégias de proteção de dados.<hr/>Abstract This essay examines the interaction of children and adolescents on digital platforms, focusing on the datafication process and data protection strategies. The discussion relies on the literature review of articles published since 2016 and the analyses of data from secondary sources referring to similar issues in school education. The results indicate the need to create teacher and student training spaces to ensure a critical look at the datafication process and the proposition of data protection strategies. <![CDATA[Cibertecnicismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100118&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste texto, definimos, caracterizamos, fundamentamos, historicizamos e problematizamos o cibertecnicismo, uma abordagem didático-pedagógica instrucionista e massiva baseada nas tecnologias digitais em rede em que os processos educacionais são semi ou totalmente automatizados por meio de técnicas e tecnologias como instrução programada, plataformização, youtuberização, gamificação, algoritmização, dataficação, entre outras. O cibertecnicismo visa a efetivar uma arte de ensinar sem professores, com pouca ou nenhuma mediação humana, mantendo os princípios básicos da racionalidade técnica e científica que caracterizaram o tecnicismo, agora reconfigurado pelas tecnologias digitais em rede.<hr/>Abstract In this text, we define, characterize, substantiate, historicize and problematize cybertechnicism, a massive instructional didactic-pedagogical approach based on networked digital technologies in which educational processes are semi or fully automated through techniques and technologies such as programmed instruction, platformization, youtuberization, gamification, algorithmization, datafication, among others. Cybertechnicism aims to implement an art of teaching without teachers, with little or no human mediation, maintaining the basic principles of technical and scientific rationality that characterized technicism, now reconfigured by networked digital technologies. <![CDATA[Dez Pontos que precisamos Discutir e Repensar na Pós-Graduação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100119&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Pós-Graduação pública no Brasil enfrenta o que talvez seja o momento mais crítico de toda a sua história. Mais do que o crescente sucateamento e corte de recursos, temos sido sistematicamente atacados, descredibilizados e perseguidos em diferentes espaços sociais. Neste artigo, apresento o meu entendimento sobre o cenário em que estamos e indico dez pontos críticos que precisam ser discutidos, mudados, ou superados na nossa pós-graduação pública. Dentre estes pontos, está a necessidade de revermos entendimentos sobre avaliação e produção, de revisitarmos nossas normas e regimentos, reconhecermos as diferentes identidades dos programas, e investirmos na ciência aberta. O principal alerta que faço neste artigo é que, se ignorarmos esses pontos, continuaremos com uma estrutura distorcida e limitante que não nos permitirá avançar efetivamente mesmo com melhoras nos quadros político e econômico.<hr/>Abstract Public Graduate Programs in Brazil face the most critical moment in their entire history. More than the lack of funding, we have been systematically attacked, discredited, and persecuted in different social spaces. In this article, I present the scenario we face and indicate ten critical points to be discussed, changed, or overcome in our public graduate programs. Among these points is the need to review understandings about evaluation and production, revisit our norms and regulations, recognize the different identities of the programs, and invest in open science. If we ignore these points, we will continue with a distorted and limiting structure that will not allow us to advance effectively even with improvements in the political and economic scenarios. <![CDATA[Formação Humana e Democracia: relações entre tecnologias digitais e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100120&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo foi realizado no âmbito do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/CNPq) e tem por objetivo refletir acerca do papel das tecnologias digitais na atual situação educacional brasileira e suas relações com a democracia, para resistir à interpretação puramente opressora desse papel e conscientizar de sua relevância política fundamental. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Conclui-se que, no Brasil, os pesquisadores educacionais precisam ocupar espaço na atual agenda de políticas e ações, pois ainda temos muita a avançar na visão acerca do papel das tecnologias na educação, avançando para a de cidadania digital democrática.<hr/>Abstract This study was carried out within the scope of the Research Group on Technologies and Distance Education (GEaD/UFG/CNPq) and aims to reflect on the role of digital technologies in the current Brazilian educational situation and its relations with democracy, to resist the purely oppressive interpretation of this role and awareness of its fundamental political relevance. For this purpose, a qualitative approach was used, based on a bibliographic survey and documental research. The study concluded that, in Brazil, educational researchers need to occupy a space in the current agenda of policies and actions, as we still have a lot to advance in the view about the role of technologies in education, to advance in the democratic digital citizenship. <![CDATA[Pandemia, Travessias e Mídias em Diálogo com Paulo Freire e a Pedagogia da Esperança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100121&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo desponta a partir de um cenário pandêmico, em tempos de isolamento social no contexto da cultura da conectividade. Nesse sentido, problematizamos acerca da prática democrática por uma educação pública e remota, na capacidade de diálogo atravessado pelas mídias sociais, portanto, buscando maneiras de (re)existir. Objetivou-se compreender os novos caminhos diante da crise epidemiológica. Como método, apoiamo-nos nas obras Freireanas quanto à urgência da esperança, do desenvolvimento de uma rede linkada à coletividade por intermédio das mídias e da boniteza da experiência de quem faz a travessia. Assim, seguimos inspirados pelo legado de Paulo Freire inclinados para educação popular.<hr/>Abstract This article emerges from a pandemic scenario, in times of social isolation in the context of the culture of connectivity. In this sense, we problematize about the democratic practice for a public and remote education, in the capacity of dialogue crossed by social media, therefore, looking for ways to (re)exist. The objective was to understand the new paths in the face of the epidemiological crisis. As a method, we rely on Freirean works, with regard to the urgency of hope, the development of a network linked to the collectivity through the media and the beauty of the experience of those who make the crossing. Thus, we continue inspired by the legacy of Paulo Freire, leaning towards popular education. <![CDATA[VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO – o olhar do discente de graduação sobre o seu aprendizado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100122&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Apresenta pesquisa com foco no olhar do discente de graduação sobre sua vivência aprendente no ensino remoto, tendo como método a aplicação de questionários online após a realização dos primeiros períodos de oferta de disciplinas. Teoriza sobre aprendizagem, ensino remoto e docência online, organizando a análise dos dados partindo dos recortes: aprendizagem e desenvolvimento, suporte institucional, prática docente e perspectivas para o ensino remoto. Conclui pela queda no nível de satisfação dos estudantes entre as ofertas, notadamente quanto à interatividade e aos processos avaliativos, revelando, entretanto, que sua percepção aponta um campo promissor para ofertas hibridas, alternando presencial e online.<hr/>Abstract It presents research focused on the undergraduate student's perspective on their learning experience in remote teaching. As a method, this research use the application of online questionnaires, after the first periods of remote teaching. It theorizes about learning, remote teaching and online teaching, organizing the data analysis based on the following sections: learning and development, institutional support, teaching practice and perspectives for remote teaching. The research concludes that there is a drop in the level of student satisfaction between the offers, notably in terms of interactivity and evaluation processes, revealing however that their perception points to a promising field for hybrid offers, alternating face-to-face and the online teaching. <![CDATA[Paulo Freire: contribuições para insurgências e resistências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100123&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta as vivências de duas professoras na gestão de Paulo Freire como secretário municipal de educação de São Paulo, mostrando o papel capital das premissas freirianas nos processos formativos das pesquisadoras. A pesquisa formação busca apresentar, por meio das aludidas vivências, conceitos freirianos basilares em suas práticas profissionais e nos estudos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa por elas liderados. Conclui que ações educacionais (re)fundamentadas sob o prisma freiriano situam-se como importantes instâncias de insurgências e resistências à perspectiva instrumental, na luta por uma educação emancipadora e solidária, tornando o inédito viável uma utopia possível.<hr/>Abstract This paper presents the experiences of two teachers during Paulo Freire as a municipal secretary of education in São Paulo, showing Freirean premises in the training processes of the researchers. The formation research presents, through those experiences, considerations about Freirean concepts in their professional practices and in the studies developed by the research groups they lead. It concludes that educational actions (re)founded under the Freirean prism are important instances of insurgencies and resistance to the instrumental perspective, in the struggle for an emancipatory and solidary education, making the viable unprecedented a possible utopia. <![CDATA[Mulheres Digitais: Desafios (a serem) vencidos na Academia para Equidade de Fato]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100124&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é discutir amplamente o ser mulher na Academia Científica e a busca por equidade de gênero, em especial nas áreas de Computação e de Tecnologia da Informação e Comunicação - a mulher digital. Para isso, o artigo refuta o estereótipo da mulher multitarefa como a profissional ideal, o que tem provocado doenças mentais e físicas. O método utilizado é pesquisa bibliográfica e qualitativa. O artigo também inclui chamadas para ação e conclusões provocadoras, para que a equidade de gênero nas carreiras acadêmicas possa ser atingida de fato.<hr/>Abstract The goal of this article is to broadly discuss being a woman in Sciences and the search for gender equity, especially in the areas of Computing, and Information and Communication Technology - digital woman. In such a context, this article refutes the stereotype of the multitasking woman as the ideal professional, which has caused mental and physical illness. The method used is bibliographic and qualitative research. The article also includes provocative calls to action and conclusions, so that gender equity in academic careers can be truly achieved. <![CDATA[Educação com Tecnologias Digitais na Educação Básica: reflexões, anseios e distâncias pela formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100125&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Muito se tem falado sobre o uso de tecnologias digitais na Educação Básica, tanto em documentos oficiais quanto em pesquisas e relatos de experiências, contudo, as ações vistas na prática são incipientes, não abarcando o cenário nacional, que possui realidades escolares sem infraestrutura e com professores sem formação adequadas. Este artigo é fruto de uma palestra proferida em uma das Mesas Redondas do Seminário de Educação (SemiEdu) 2021, e traz uma discussão acerca desta temática, apontando caminhos e limitantes para que efetivamente se consiga fazer educação com tecnologias digitais em sala de aula.<hr/>Abstract A lot has been said about the use of digital technologies in Basic Education, both in official documents and in research and experience reports, however, the actions seen in practice are incipient, not covering the national scenario, which has school realities without infrastructure and with teachers without adequate training. This article is the result of a lecture given at one of the roundtables of the Education Seminar (SemiEdu) 2021, and brings a discussion about this theme, pointing out ways and limitations to effectively be able to do education with digital technologies in the classroom. <![CDATA[Análise da Coesão em uma Rede Social Acadêmica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100126&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta as interações sociais em rede e na rede de um grupo de estudos no Facebook. O objetivo é analisar a coesão entre os membros desse grupo. Trabalhamos com a análise de redes sociais onde os membros do grupo são atores e as interações são conexões. O grupo não é coeso. É um grupo centralizado em poucos atores que restringem a circulação das novidades na rede. A rede centralizada mostra que poucos atores concentram o poder sobre as informações. Para a educação online interessa construir redes sociais que fomentem o engajamento do maior número de atores.<hr/>Abstract This article presents the network and network social interactions of a study group on Facebook. The objective is to analyze the cohesion between the members of this group. We work with the analysis of social networks where group members are actors and interactions are connections. The group is not cohesive. It is a group centered on a few actors that restrict the circulation of news on the network. The centralized network shows that few actors concentrate power over information. For online education, it is important to build social networks that encourage the engagement of the greatest number of actors. <![CDATA[Educação Física a Distância: Propostas de Mediação Pedagógica em contextos de Aquisição de Habilidades Sensório-Motoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100127&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com o objetivo de compreender propostas de mediação pedagógica utilizadas em contextos de aquisição de Habilidades Sensório-Motoras (HSM) em cursos Educação Física a distância, este estudo foi realizado. Utilizou-se de pesquisa qualitativa e estudos exploratórios em uma abordagem interpretativa. O percurso metodológico contou com revisão bibliográfica, pesquisa documental, Revisão Sistemática e coleta de dados com a participação de coordenadores de curso, docentes, tutores e discentes. Os resultados identificam e caracterizam propostas e relações de mediação pedagógica e tecnológica, bem como potenciais métodos de aquisição de HSM em cursos de Educação Física a distância.<hr/>Abstract With the objective of understanding pedagogical mediation proposals used in contexts of acquisition of Sensory Motor Skills (HSM) in Physical Education courses at a distance, this study was carried out. Qualitative research and exploratory studies were used in an interpretive approach. The methodological course included a bibliographic review, documental research, Systematic Review and data collection with the participation of course coordinators, professors, tutors and students. The results identify and characterize proposals and relationships of pedagogical and technological mediation, as well as potential methods of acquiring HSM in distance physical education courses. <![CDATA[Morte, Educação e Tecnologias: uma experiência formativa com estudantes de Computação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100128&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo temos o objetivo de refletir sobre o percurso formativo de estudantes da disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia de Software de uma universidade pública, a partir de uma proposta pedagógica que contemplou estudos acerca da engenharia de software para web a partir de temas do domínio de legado digital pós-morte. Para tanto, foram coletados dados, por meio de observação participante, análise documental e questionário virtual. No estudo, identificamos que a experiência foi positiva tanto para aquisição de conhecimento sobre engenharia de software quanto para reflexões sobre a importância dos sistemas computacionais para gerenciamento de legado digital.<hr/>Abstract In this article we aim to reflect on the formative path of students in the discipline of Special Topics in Software Engineering at a public university, based on a pedagogical proposal that included studies on software engineering for the web based on themes in the domain of postmortem digital legacy. To this end, data were collected through participant observation, document analysis and a virtual questionnaire. In the study, we identified that the experience was positive both for the acquisition of knowledge about software engineering and for reflections on the importance of computer systems for digital legacy management. <![CDATA[Múltiplas interferências nos produtos educacionais tecnológicos: uma análise no contexto do PROFQUI das regiões Nordeste e Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100129&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A partir do conjunto de normas, resoluções e regimentos de programas de pós-graduação nas regiões Nordeste e Sul, os autores buscam identificar perfis didático-tecnológicos dos egressos, particularidades dos polos e o impacto das políticas educacionais na diversidade de produtos educacionais tecnológicos. Neste artigo são consideradas as turmas de 2017 e 2018 do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). As dissertações coletadas na página oficial de cada programa foram analisadas usando Processamento de Linguagem Natural. Estrutura física nas escolas, investimento nos recursos tecnológicos e na formação docente (teórica e prática) voltada para o mundo digital são demandas importantes.<hr/>Abstract Based on the set of resolutions and regulations of graduate programs in the Northeast and South regions, the authors seek to identify didactic-technological profiles of graduates, particularities of the centers and the impact of educational policies on the diversity of technological educational products. In this article, the 2017 and 2018 students of the Professional Master's in Chemistry in National Network (PROFQUI) are considered. The dissertations collected on the official page of each program were analyzed using Natural Language Processing. Physical structure in schools, investment in technological resources and teacher training (theoretical and practical) focused on the digital world are important demands. <![CDATA[A escuta discente: desafios e perspectivas para a gestão de uma escola técnica (ETEC)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100130&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo foca no diálogo entre dados avaliativos de macro e microssistemas no âmbito da gestão educacional. Analisa dados do Sistema de Avaliação Institucional (SAI) explorando respostas de 174 discentes – Curso Técnico Nutrição Dietética (microssistema) – comparando-os com as manifestações de 150.004 estudantes dos diferentes cursos (macrossistema), visando o estudo de processos formativos e a identificação de interdependência entre as Etecs do Centro Paula Souza (CEETEPS), influenciadas por uma organização que deixa “marcas” de eficiência da gestão. São trazidas reflexões evidenciando avaliação positiva sobre condições de ensino/aprendizagem, ao lado de pouco diálogo no uso dos resultados do SAI para aperfeiçoar o processo avaliativo/decisional das Etecs.<hr/>Abstract The article focuses on the dialogue between macro and microsystems evaluative data in the educational management field. Analyzes data from the Institutional Evaluation System (SAI) exploring responses from 174 students –Technical Course Dietetic Nutrition (microsystem)– comparing them with the manifestations of 150,004 students from different courses (macrosystem), aiming at the study of formative processes and the identification of interdependence between the Etecs of the Centro Paula Souza (CEETEPS), influenced by an organization that leaves "marks" of management efficiency. Reflections are brought evidencing positive evaluation on teaching/learning conditions, alongside little dialogue in the use of SAI results to improve the evaluation/decisional process of the Etecs. <![CDATA[A BNCC do Ensino Médio: das controvérsias no processo de elaboração ao texto aprovado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100131&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Foram objetivos da pesquisa ora relatada: identificar os sujeitos envolvidos na formulação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio e, também, problematizar o texto aprovado relacionando-o aos interlocutores e argumentos encontrados na primeira audiência pública acerca do tema, tomada aqui como campo relevante para a análise pretendida. A partir da transcrição integral das falas nessa Audiência, foram categorizados grupos de interesse e problematizadas as argumentações. Identificou-se uma polarização marcada pela arguição favorável à Reforma do Ensino Médio e à BNCC, concentrada em representantes ligados a fundações e associações do terceiro setor. A argumentação contrária foi protagonizada, majoritariamente, por entidades do campo acadêmico-científico e político-organizativo como sindicatos docentes e movimento estudantil.<hr/>Abstract The objectives of the research here reported were: to identify the subjects involved in the formulation of the Brazilian High School Common Curriculum Base and also to problematize the approved text relating it to the interlocutors and arguments found in the first public hearing about the theme. From the full transcription interest groups were categorized and the arguments were analyzed. A polarization was identified, marked by the argument in favor of the reform of high school and the BNCC, concentrated in representatives linked to private foundations and institutes. The contrary argument was mainly carried out by entities from the academic and political-organizational fields, such as teaching unions and the student movement. <![CDATA[Decreto nº 10.502/2020: a “nova” política de Educação Especial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100132&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta resultados de uma análise da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, e do Decreto nº 10.502/2020 (PNEE-2020), objetivando identificar continuidades e rupturas no que se refere ao lócus educativo da educação especial. Verificou-se que a PNEE-2020 expressou a tentativa de reforçar antigos paradigmas de educação especial (integração, segregação, modelo biomédico de deficiência e o caráter substitutivo), privilegiando o atendimento educacional via iniciativa privada, constituindo-se em empecilho na luta por direitos das pessoas com deficiência, especialmente no que se refere à educação pública.<hr/>Abstract This article presents the results of an analysis of the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education, of 2008, and of Decree No. 10.502/2020 (PNEE-2020), aiming to identify continuities and ruptures regarding to the educational locus of special education. It was found that the PNEE-2020 expressed an attempt to reinforce old paradigms of special education (integration, segregation, biomedical model of disability and the substitutive character), privileging educational assistance via private initiative, constituting an obstacle in the fight for rights of people with disabilities, especially regarding to public education. <![CDATA[Geografia da infância, justiça existencial e amorosidade espacial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esse artigo tem por objetivo abordar o espaço geográfico como um elemento essencial da vivência humana. Reconhece que, se não há vidas fora do tempo, não há vidas fora do espaço e os bebês e as crianças não são externas a esse processo, o que nos permite falar em geografias que envolvem a infância em sua pluralidade. Aporta-se na vivência espacial de bebês e crianças como uma de suas singulares formas de existir e, com isso, assinala por uma relação de amorosidade e de justiça, onde o espaço e suas diferenças sejam considerados.<hr/>Abstract This paper aims to approach geographic space as an essential element of human experience. It recognizes that if there are no lives outside of time, there are no lives outside of space and babies and children are not external to this condition, which allows us to speak in geographies that involve childhood in its plurality. It is based on the spatial experience of babies and children as one of their unique ways of existing and, with this, points to a loving and justice relationship, where space and its differences are considered. <![CDATA[História da Educação em imagens: Representações de infâncias em São Leopoldo/RS no início do Séc. XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100134&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto tem como objetivo refletir sobre as representações de infância no início do Século XX, em São Leopoldo/RS, a partir de imagens salvaguardadas no acervo do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. As fotografias foram organizadas e analisadas à luz de referenciais teóricos da História Cultural. Foram selecionadas duas categorias para analisar as imagens: representações de infância na escola e representações de infância na sociedade. Identificou-se representações coletivas e individuais, diferenciações por sexo, elementos da cultura material da escola e da cultura regional, bem como a ausência de outras infâncias que não fossem representadas por crianças de origem germânica.<hr/>Abstract This text aiming to reflect on the representations of childhood at the beginning of the 20th century, in the São Leopoldo/RS, from safeguarded in the collection of the Visconde de São Leopoldo Historical Museum. The photographs were organized and analyzed from theoretical references in Cultural History. We observed images of children in different spaces, and two categories were selected to present them: representations of childhood at school and representations of childhood in society. We identified collective and individual representations, differentiation by sex, as well as elements of the school's material culture absence of other childhoods that were not represented by children of Germanic origin. <![CDATA[Sujeitos, subjetividades, formas de vida: problemas em devir]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo investiga os modos como as questões do sujeito, da subjetividade e temáticas afins são discutidas nas pesquisas educacionais que acionam os campos das artes e o pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Metodologicamente, volta-se a um conjunto de pesquisas produzidas por um extrato dos programas de pós-graduação em educação no Brasil nos últimos dez anos. Apresenta cinco modulações no tratamento da discussão e conclui apontando as mutações nas maneiras de formular problemas investigativos bem como os deslocamentos das discussões de sujeito e subjetividade para uma dimensão mais ampliada que remete à própria condição de multiplicidade da existência.<hr/>Abstract The study investigates the ways in which the issues of the subject, subjectivity and related themes are discussed in educational research based on the fields of the arts and the thought of Gilles Deleuze and Félix Guattari. Methodologically, it turns to a set of researches produced by an extract of postgraduate programs in education in Brazil in the last ten years. It presents five modulations in the treatment of the discussion and concludes by pointing out the mutations in the ways of formulating investigative problems, as well as the displacements of the subject and subjectivity discussions towards a broader dimension that refers to the condition of multiplicity of existence. <![CDATA[Arte e fotografia no contexto escolar indígena a partir da Pedagogia Histórico-Crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100136&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo discute sobre arte e fotografia no contexto da escola indígena, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), reconhecendo a fotografia como uma forma de expressão artística capaz de despertar a criatividade, a criticidade e o desejo de ação sobre o mundo. As imagens fotográficas também são utilizadas pelos indígenas como estratégia na luta por direitos. O artigo apresenta um breve relato de uma experiência desenvolvida na Escola Itaty, localizada na Terra Indígena Guarani Morro dos Cavalos, na cidade de Palhoça - Santa Catarina, que teve como foco a construção de um acervo visual indígena.<hr/>Abstract This essay is about art and photography in the context of the indigenous school, from the perspective of Historical-Critical Pedagogy. Photography is recognized as a form of artistic expression that involves creativity, criticism and transformation of the world. Photographic images are also used by many indigenous people as a strategy in the fight for rights. The article presents a brief report of an experience developed at the Itaty School, located in Morro dos Cavalos, Palhoça - Santa Catarina, focused on the construction of an indigenous visual collection. <![CDATA[Que pensam os/as estudantes da área de Saúde de uma universidade pública sobre diferentes propostas de práticas de ensino na comunidade?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100137&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O entendimento do conceito de saúde deve subsidiar a formação dos profissionais, somado à integração com as comunidades. O presente estudo objetivou a análise das representações, apreendidas por estudantes da saúde, de uma universidade pública, sobre Práticas de Ensino na Comunidade, desenvolvidas com metodologias ativas. Para tanto, foram aplicados questionários e analisados seus enunciados por meio do software IRAMUTEQ, baseando-se na Teoria das Representações Sociais. Os dados revelaram que os estudantes materializaram seus discursos nas categorias: humanização, realidade e formação em saúde. De forma similar, apontaram que as Práticas de Ensino na Comunidade passam por descontinuidades, podendo comprometer o contato com a coletividade.<hr/>Abstract Understanding the concept of health should support the training of professionals, in addition to integration with communities. The present study aimed to analyze the representations, apprehended by health students, from a public university, on Teaching Practices in the Community, developed with active methodologies. For that, questionnaires were applied and their statements were analyzed using the IRAMUTEQ software, based on the Theory of Social Representations. The data revealed that the students materialized their speeches in the following categories: humanization, reality and health education. Similarly, they pointed out that Teaching Practices in the Community go through discontinuities, which may compromise contact with the community. <![CDATA[Do processo formativo-educacional enquanto afirmação das forças da vida segundo Nietzsche e a correlação envolvendo arte e filosofia no filme “Sociedade dos Poetas Mortos”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100138&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Baseado no filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, o artigo assinala o impacto na escola Welton dos novos métodos de ensino e aprendizagem do professor John Keating, que sublinha o sentido e o valor da vida, defendendo o cultivo de si e o conhecimento enquanto afirmação das forças da vida. Dessa forma, fundado na crítica de Nietzsche à “cultura histórica” e à questão envolvendo os professores de filosofia - filósofos ou servidores da “história”? -, o artigo propõe a superação da redução do ser, da vida e da visão à cultura da “moda” e à alienação dos instintos e perda da liberdade.<hr/>Abstract Based on the film “Dead Poets Society”, the article highlights the impact on the Welton school of Professor John Keating’s new teaching and learning methods, which emphasizes the meaning and value of life, defending the cultivation of the self and knowledge as an affirmation. of life forces. Thus, based on Nietzsche's critique of “historical culture” and the question involving philosophy professors - philosophers or servants of “history”? -, the article proposes to overcome the reduction of being, life and vision to the culture of “fashion” and the alienation of instincts and loss of freedom. <![CDATA[Formação de leitores: proposta pedagógica a partir da análise dos determinantes presentes no conto “O poço” de Mário de Andrade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100139&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho objetiva analisar os determinantes constituintes na obra "O poço" e demonstrar que o trabalho pedagógico com a Leitura Literária desenvolve o pensamento e o senso crítico. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica com abordagem crítico-dialética, qualitativa, com aproximações ao Materialismo Histórico e dialético, destacando os determinantes psicológico, econômico, trabalho e educacional. Como resultado, verificou-se que o trabalho com os determinantes oferece uma imersão ao texto, gerando novas possibilidades de interpretação e compreensão da obra. Além disso, o ato de ler desenvolve o pensamento, dá condições para o leitor entender a realidade, perceber e refletir sobre as injustiças sociais.<hr/>Abstract This academical work aims at analyzing the constituent determinants of "The Well" and demonstrating that the Literary Reading develops thinking as well as the critical sense. The methodology used was bibliographic research with a critical-dialectical, qualitative approach, with approaches to Historical and Dialectical Materialism, emphasizing psychological, economic, work, and educational determinants. As a result, it was found, that the work with those determinants provides an immersion in the text, creating new possibilities of interpretation and understanding of the work "The Well". Furthermore, the reading develops thinking provides conditions for the readers to understand their reality, perceive and reflect on social injustices. <![CDATA[Educação financeira aplicada a servidores da educação em uma escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100140&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Brasil vive um momento de instabilidade econômica. Diante disso, o objetivo deste estudo foi, através da educação financeira, apresentar estratégias para que as pessoas eliminassem suas dívidas, poupassem e investissem seus excedentes financeiros. Para isso, foi ofertado um curso de educação financeira para um grupo de servidores de uma escola municipal de Goiânia, Goiás. Finalizada a formação, observou-se que os participantes passaram a controlar melhor suas finanças, diminuíram suas dívidas e passaram a guardar suas economias. Verificou-se que a educação financeira apresenta ferramentas e estratégias que permitem às pessoas fazer uma gestão saudável e responsável das suas finanças.<hr/>Abstract Brazil is experiencing a time of economic instability. Therefore, the aim of this study was, through financial education, to present strategies to eliminate people’s debts, save and invest their financial surpluses. So, a financial education course was offered to a group of employees of a municipal school in Goiânia, Goiás. After the training, it was observed that the participants began to control their finances better, decreased their debts, and began to constitute and invest their savings. It was found that financial education presents tools and strategies that allows public to make a healthy and responsible finance control. <![CDATA[Sistema de Representações Sociais sobre o futuro de jovens]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100141&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A juventude, a partir da categoria futuro orientou a investigação. Com o objetivo de analisar as representações sociais sobre o futuro e juventude, buscou-se identificar a estrutura das representações; levantar elementos centrais e periféricos relacionados às práticas sociais. Foi realizada a aplicação de questionários com 129 estudantes do Senac-GO, processados pelos softwares SPSS e Iramuteq e submetidos à análise de estatística descritiva e de similitude. Conclui-se que o sistema de representações sociais dos jovens sobre o futuro é constituído a partir de condições históricas que perpetuam uma realidade desigual.<hr/>Abstract From the future category, youth oriented the research. In order to analyze the social representations about the future and youth, we sought to identify the structure of the representations; central and peripheral elements related to social practices. Questionnaires were applied with 129 Senac-GO students, processed by SPSS and Iramuteq software and submitted to descriptive and similitude statistics analysis. It can be concluded that the system of social representations of young people about the future is constituted based on historical conditions that perpetuate an unequal reality. <![CDATA[DILEMAS DE DOCENTES SOBRE O ENSINO REMOTO DURANTE A EMERGÊNCIA SANITÁRIA INTERNACIONAL (COVID-19) E NO SISTEMA ESCOLAR (BRASIL E MÉXICO) 2020-2021]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100142&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El artículo tiene como objetivo discutir percepciones de docentes sobre la enseñanza remota de emergencia en un contexto de pandemia en el sistema escolar de Brasil y México en los años 2020-2021. En Brasil, y particularmente en la realidad amazónica, se percibió que la pandemia, además de afectar el sistema de salud pública, también afectó el sistema educativo, situación que de manera similar también enfrentó México. La metodología utilizada es la meta-epistemología de contextos, desde la revisión de literatura respectiva y pertinente. Los resultados indican que esta modalidad de enseñanza en Brasil y México implicó dilemas que son extensivos a la educación en América Latina.<hr/>Resumo O artigo tem como objetivo discorrer sobre percepcoes dos professores sobre o ensino remoto de emergencia em um contexto de pandemia e no sistema escolar entre o Brasil e México nos anos de 2020-2021. No Brasil e na realidade Amazônia, percebeu-se que a pandemia além de afetar o sistema público de saúde, também afetou o sistema educacional. Dilemas esses semelhantes enfrentados pelo México. A metodologia utilizada é o meta-epistemologia de contextos, considerando a revisão de literatura. Os resultados indicam que esse tipo de ensino no Brasil e México trouxeram dilemas para a educação na América Latina. <![CDATA[Jogos de linguagem expressos por alunos ribeirinhos na pesca artesanal do rio Xingu]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100143&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem como objetivo analisar os jogos de linguagem atinentes à atividade da pesca artesanal expressos por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola ribeirinha na Amazônia Paraense. A metodologia tem inspirações etnográficas, incluiu vivências na comunidade e uma cartografia social produzida pelos discentes. A análise dos dados evidenciou que os alunos expressam jogos de linguagem desenvolvidos na atividade da pesca, transmitindo-os a gerações e, assim, garantir a permanência dos moradores no local como forma de ocupação do espaço, mesmo que, por vezes, isso não seja reconhecido pelo Estado, que, historicamente, tem lhes negado direitos fundamentais, como a educação.<hr/>Abstract This article aims to analyze the language games related to the activity of subsistence fishing and expressed by students of the 4th grade of Primary School of a riparian school in the Pará Amazon. The methodology is ethnographically inspired and includes activities in the community and a social cartography produced by the students. Data analysis has shown that the students express the language games developed within fishing that are transmitted generationally; this ensures the permanence of the residents in that place, by occupying their space, even though it quite often is not recognized by the State, which has historically deprived them from fundamental rights, such as education. <![CDATA[IOLANDA DE OLIVEIRA: TRAJETÓRIA, CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA SOCIEDADE BRASILEIRA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100144&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo busca discutir o legado de Iolanda de Oliveira, em especial, sua trajetória e as suas concepções e contribuições sobre a educação antirracista na sociedade brasileira. O método utilizado na pesquisa foi a história de vida com uso de documentos. A professora e pesquisadora negra apresenta uma luta incansável contra o racismo em diversos espaços e níveis de formação de professores; criou e participou de diversas ações que se configuram em estratégias de promoção da educação da população negra – o concurso negro, as comissões de avaliação de bolsistas da Fundação Ford e o GT Relações étnico-raciais da ANPED.<hr/>Abstract The objective is to discuss about Iolanda de Oliveira her trajectory of contributions and her conceptions and contributions about anti-racist education in Brazilian society. The method used in this research was life history using documents to support. Iolanda de Oliveira, a black professor, presents a tireless struggle against racism in different spaces and levels of teacher training; created and participated in several movements that are configured in strategies to promote the education of the black population, such as the black contest and education, also on evaluation committee for Ford Foundation scholarship holders and GTT - Ethnic-Racial Relations of ANPED. <![CDATA[POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E ENSINO SUPERIOR: NUANCES SOBRE A INSTITUIÇÃO DAS BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA E UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100145&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho versa sobre a construção de bancas de heteroidentificação na Universidade Federal de Rondônia (Unir) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Na metodologia, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e da documental. Os resultados indicam que no âmbito da Universidade Federal do Amazonas, houve iniciativas que garantiram a efetividade das políticas de ação afirmativa para negros, indígenas, a partir de ações criadas por um Grupo de Trabalho, e na UNIR instituiu um GT para estudos e viabilidade para a implantação de bancas de heteroidentificação para ingresso nos cursos de graduação/pós-graduação, bem como ofereceu um curso para formação de técnicos e professores com vistas a aturem em bancas de heteroidentificação.<hr/>Abstract Abstract: This work deals with the construction of heteroidentification boards at the Federal University of Rondônia (Unir) and Federal University of Amazonas (UFAM). The methodology used bibliographic and documental research. The results indicate that within the scope of the Federal University of Amazonas, there were initiatives that ensured the effectiveness of affirmative action policies, for blacks, indigenous people, based on actions created by a Working Group, and at UNIR it instituted a GT for studies and feasibility for the implementation of hetero-identification boards for admission to undergraduate/postgraduate courses, as well as offering a course for the training of technicians and professors with a view to working on hetero-identification boards. <![CDATA[CULTURAS SILENCIADAS NA AMAZÔNIA: A LEI N° 11.645/2008 E A TEMÁTICA INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100146&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Analisa-se o livro de História do 5° ano do Ensino Fundamental à luz Lei nº 11.645/2008, que determina a obrigatoriedade da inclusão do estudo da cultura e da História afro-brasileira e indígena nos currículos das escolas no Brasil. Investigou-se como é aplicada a Lei nº 11.645/2008 referente à questão indígena no livro didático de História “Ápis” da editora Ática, presente nas escolas da cidade e do campo no município de Altamira-PA, na Amazônia Paraense. Por meio da abordagem qualitativa mediada pela pesquisa bibliográfica e documental, as análises indicam um tratamento homogêneo, estereotipado e de silenciamento das sociedades indígenas no território brasileiro.<hr/>Abstract The history book of the 5th year of Elementary School is analyzed in light of Law nº 11.645/2008, which determines the mandatory inclusion of the study of Afro-Brazilian and indigenous culture and history in the curricula of schools in Brazil. It was investigated how Law nº 11.645/2008 is applied regarding the indigenous issue in the history textbook “Apis” from Ática publisher, present in city and countryside schools in the municipality of Altamira-PA, in the Amazon region of Pará. Through a qualitative approach mediated by bibliographic and documentary research, the analyzes indicate a homogeneous, stereotyped and silencing treatment of indigenous societies in Brazilian territory. <![CDATA[ACESSIBILIDADE NO BRASIL E NO MÉXICO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS, BARREIRAS E AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100147&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El artículo analiza la accesibilidad a partir de investigaciones en la UFPA y la UNAM. Sin ser un estudio comparativo, aborda una amplia narrativa sobre la accesibilidad en instituciones educativas. En la ufpa los resultados revelan que tener acceso a la universidad no implica necesariamente tener condiciones de accesibilidad, de aprendizaje y de permanencia. En la UNAM los resultados revelan que las personas con discapacidad enfrentan diferentes barreras sociales, psicológicas y estructurales. Ambos estudios hacen evidente que se necesita acciones efectivas administrativas, legales y sociales; que posibiliten la accesibilidad e integración efectiva de personas con y sin discapacidades.<hr/>Resumo O artigo analisa a acessibilidade a partir de pesquisas da UFPA e UNAM. Sem ser um estudo comparativo, aborda uma narrativa ampla sobre acessibilidade nas instituições de ensino. Na UFPA os resultados revelam que ter acesso a universidade não implica necessariamente ter condições de acessibilidade, aprendizagem e permanência. Na UNAM os resultados revelam que as pessoas com deficiência enfrentam diferentes barreiras sociais, psicológicas e estruturais. Ambos os estudos deixam claro que são necessárias ações administrativas, jurídicas e sociais efetivas; que possibilitem a acessibilidade e integração efetiva de pessoas com e sem deficiência. <![CDATA[Reflexões filosóficas sobre a infância do movente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100148&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O texto apresenta a filosofia de Henri Bergson (1859-1941), com o intento de refletir sobre a infância do movente, realidade qualitativa, heterogênea da duração interior, perspectiva ontológica não alinhada aos trilhos epistêmicos tradicionais. Trata-se de conceber o mundo das crianças, a partir de um reposicionamento da inteligência, denunciando desta o logocentrismo, cientificismo, dentre outros estratagemas, que orientam rotinas escolares. A metodologia se inspira no intuicionismo bergsoniano, que busca apreender os movimentos do vivido entre matéria e memória, permitindo não somente investigar a infância, à luz desta filosofia, como resgatar passagens da docência na Educação Infantil, atuando-se com a linguagem musical.<hr/>Abstract The text presents the philosophy of Henri Bergson (1859-1941), with the intention of reflecting on the childhood of the moving, qualitative reality, heterogeneous of the interior duration, ontological perspective not aligned with the traditional epistemic tracks. It is about conceiving the world of children, from a repositioning of intelligence, denouncing logocentrism, scientism, among other stratagems, that guide school routines. The methodology is inspired by Bergsonian intuitionism, which seeks to apprehend the movements of the experience between matter and memory, allowing not only to investigate childhood, in the light of this philosophy, but also to rescue teaching passages in Kindergarten, acting with musical language. <![CDATA[Repensar a educação em sociedades pré-figurativas: uma leitura provocativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972022000100200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo