Scielo RSS <![CDATA[Revista de Educação Pública]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2238-209720180002&lang=pt vol. 27 num. 65 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Entre culturas, sujeitos, saberes e suas práticas...]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000200305&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A formação de professores e laicidade no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000200311&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo refletir sobre a formação de professores em instituições de ensino superior à luz da laicidade. O ordenamento jurídico do Brasil, por meio de suas leis, normas, finalidades e objetivos da educação, sustenta a laicidade como componente da formação docente em toda e qualquer instituição de ensino superior. Isso não significa nem uma postura antirreligiosa e nem a proibição de que as instituições confessionais possam oferecer sua diferença sem imposição de valores.<hr/>Abstract This article has as aim to examine the teacher`s constitution in the higher educa tion according to the principle of the laity. The Brazilian juridical order of education by their laws, rules, finalities and objectives sustains the laity as a component of the teacher´s constitution in all the higher education institutions. This does not mean an anti-religious stance nor the prohibition that the confessional institutions can offer their difference without imposition of values. <![CDATA[University and society, challenges for Colombia in times of post agreement]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000200329&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La Universidad colombiana es un microcosmos de la sociedad, sus reformas y cambios se miran en el espejo del contexto sociopolítico y económico al que pertenece y a las exigencias que de él, hace. Este texto reflexiona sobre el papel que la sociedad ha exigido a ella desde su creación para asumir el desafío de transformación, los cambios y crisis suscitados durante los siglos XX y proponemos particularmente para la Colombia de hoy, una universidad fundamentada en la educación ciudadana con herramientas para fortalecer la democracia en la transición sócio-política del post acuerdo. <hr/>Abstract The Colombian University is a microcosm of society, its reforms and changes are seen in the mirror of the socio-political and economic context to which it belongs and the demands that it makes. This text reflects on the role that society has required from its creation to assume the challenge of transformation, the changes and crises that arose during the twentieth century, and we propose particu larly for Colombia today, a university based on citizen education with tools to strengthen democracy in the socio-political transition of the post-agreement. <![CDATA[Formação de professores como resgate social no contexto amazônico: uma proposta contra-hegemônica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000200343&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A partir proposta da educação contra-hegemônica inspirada em Antonio Gramsci, a formação de professores no contexto ama zônico brasileiro está carregada de desafios. Nessa perspectiva, educação é um canal para entender e formar o sentido de classe. Trata-se dos primeiros passos para a contra-hegemonia dos menos favorecidos diante da hegemonia dos dominantes na sociedade civil e política. O objetivo é um estudo sobre a qualificação formativa dos profissionais de educação para a atuação na base. Na metodologia procuramos combinar elementos da literatura dialética histórico-crítica e qualitativa a partir da realidade pesquisada: as realidades geográficas, sociais, econômicas e políticas do sul amazônico.<hr/>Abstract Based on the proposal of counter-hegemonic education inspired by Antonio Gramsci, teacher training in the brazilian amazon context is fraught with challenges. In this perspective, education is a channel for understanding and forming the sense of class. These are the first steps towards the counter-hegemony of the less favored before the hegemony of the dominant in civil and political society. The objective is a study on the formative qualification of the pro fessionals of education for the performance in the base. In the methodology we seek to combi ne elements of historical-critical and qualitative dialectical literature based on the researched reality: the geographic, social, economic and political realities of the amazonian south. <![CDATA[A autoeficácia no desenvolvimento de carreira e sua influência na diversidade de gênero na computação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000200365&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Entender como a autoeficácia na computação é percebida pelas adolescentes ajuda a compre ender as experiências que vivenciam em busca da diversidade de gênero na área. Objetiva-se discutir sobre como os gêneros influenciam na decisão profissional das adolescentes por segui rem carreiras e cursos de computação a partir da Psicologia do desenvolvimento da carreira e do papel da autoeficácia. Este artigo apresenta a construção da Escala de Autoeficácia em Tecno logias e Computação para estudantes de ensino médio e sua pilotagem com 14 alunas na qual observou-se uma baixa autoeficácia na tomada de decisão por cursos e nos conhecimentos de computação pelas alunas.<hr/>Abstract Understanding how self-efficacy in computer science is perceived by adolescents helps to un derstand the experiences they live, in pursuit of gender diversity in computing. This paper aims to discuss about how the genders could influen ce in the career choice of the adolescents from the view of the career development Psychology and the self-efficacy’s role. This article presents the construction of the self-efficacy scale in computer science and technologies for high school students and its validation through a pilot application with 14 female students. Pre liminary results show low self-efficacy in their higher education decision-making process and in their computer science knowledge. <![CDATA[Infâncias e a escola rural: traçados e bordados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000200385&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Na presente pesquisa objetivamos analisar processos de instrução pública rural para crianças no início do século XX em Minas Gerais e suas representações. As fontes são documentos his tóricos, tais como relatórios de inspeção, legis lação, Mensagens de Presidentes, dados estatísticos demográficos e escolares. Compreende-se a partir da Sociologia da Infância uma institu cionalização de processos de instrução rural em que a proposta de educação estava vinculada à ideia de disciplinar os sujeitos, seja pelo traba lho, seja para o trabalho. Segundo Sarmento (2008) a sociologia da infância contribui para a reflexividade contemporânea nas realidades sociais em que as crianças estão imersas.<hr/>Abstract In this study we aim at analyzing the processes of rural public education for children in the early 20th century in Minas Gerais as well as their representations. The sources are historical documents, such as inspection reports, legislation, Presidents Messages, demographic and school statistics. It is understood from the sociology of childhood the institutionalization of rural education processes in which the proposal of education was linked to the idea of disciplining the subjects, either by work either for work. According to Sarmento (2008) the study of childhood sociology contributes to contempo rary reflexivity in the social realities in which children are immersed. <![CDATA[Eu aprendi e ensinei também ao mesmo tempo: professores leigos na história da escola rural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000200405&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A discussão incidiu sobre alguns problemas que perpassam o espaço rural e suas escolas, e sobre as táticas empreendidas por seus professores para se apropriarem do espaço e transformarem-no em lugar pleno de significações. Os resultados obtidos com a pesquisa empírica e bibliográfica demonstram que, no âmbito da investigação científica, a superação de uma análise natura lizada do rural e de suas escolas, bem como a edificação de outros caminhos para a escola em meio rural, demandam apreender historicamen te os problemas daquele meio, e tomar a cultura empírica de seus professores como dimensão formativa e elemento da cultura escolar.<hr/>Abstract The discussion has focused both on pro blems that have permeated the rural area with its schools, and teachers’ strategies to transform space into a place full of meanings. The results show that in the scientific research context, overcoming a naturalized analysis of the rural place and its schools as well as building other paths to the school in rural areas, requires both a historical ap prehension of the environmental problems, and taking the teacher empirical culture as a formative dimension and element of the school culture. <![CDATA[Avaliação emancipadora: educação de jovens e adultos e educação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000200425&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo avalia o Programa de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (PROEJA) no Instituto Federal do Maranhão - Campus Açailândia. Fez-se uso da metodologia da avaliação emancipadora: descrição da realidade, crítica da realidade e criação coletiva (SAUL, 2006). O levantamento de dados foi por meio de grupos focais com discentes, docentes e técnico-administrativos e discussão por Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A descrição da realidade compreendeu dados da localidade, planos de curso e Programa. Na crítica da realidade prevaleceu a percepção dos sujeitos e na criação coletiva enfatizaram-se as contradições e as proposições.<hr/>Abstract This current paper assesses the PROEJA - Bra zilian Program of Young and Adult Education integrated to the Vocational Education - in the Federal Institute of Maranhao - Campus Acai landia. The emancipatory evaluation methodo logy was applied: reality description, reality cri ticism and collective creation (Saul, 2006). The survey of data was carried out by means of focus groups with students, teachers and technicians through Content Analysis (Bardin, 2011). The reality description involved locality data, course plans and Program. The individuals’ perception predominated in the reality criticism and the contradictions and proposals were emphasized in the collective creation. <![CDATA[Transfobia e cotidiano escolar: impactos na relação docente/discente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000200469&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo contextualiza sobre manifestações de preconceito e discriminação nas relações estabe lecidas entre professoras travestis, transexuais e transgêneros e corpo discente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foram analisadas fontes bibliográficas, documentais e empíricas. Destacam-se as teorias pós-críticas como campo teórico, em especial, a teoria queer. Concluiu-se que a transfobia é um fenômeno que habita o contexto escolar, exigindo medidas pontuais para que esse processo de segregação do humano seja amenizado. Nesse trajeto, a presen ça de professoras trans na escola pode desenca dear novas perspectivas de pertencimento para o segmento LGBT no âmbito escolar. <hr/>Abstract This study contextualizes on manifestations of prejudice and discrimination in the relations established between transvestite, transsexual and transgender teachers and the student body. It is a qualitative research in which bibliogra phical, documentary and empirical sources were analyzed. It highlights the post-critical theories as a theoretical field, especially the queer theory. It was concluded that transphobia is a phenomenon that inhabits the school con text demanding punctual measures so that this process of human segregation is minimized. In this way, the presence of trans teachers in school can trigger new perspectives of belonging to the LGBT segment in the school context. <![CDATA[Origin of the normal schools: a brief view to brazilian and colombian normal schools]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000200487&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Establecemos un diálogo sobre la creación de las escuelas normales brasileñas y las colombianas. El texto prioriza la escritura de la historia de los sujetos comunes, el análisis de los datos históricos de instituciones escolares y de la historia de las escuelas normales brasileñas mato-grossenses y colombianas. Identificamos que las escuelas normales surgen de la búsqueda por la formación de profesores para actuar en los espacios escolares. Los profesores, considerados históricamente educadores de la patria, debian cumplir la normatividad de los Gobiernos; sin embargo, los fines educativos variaban con los cambios políticos y económicos de cada país. <hr/>Abstract This article focused on the creation of brazilian and colombian normal schools. It prioritized the writing of the history of the common subjects, the analysis of schools’ historical data, and the history of Brazilian mato-grossenses and Colombian Normal schools. Also, we cited authors who refer to the history of education, history of schools and teacher training. We identified that Normal schools emerge from the search of teacher training, which empowers educators to work in learning spaces. Teachers, who are historically considered homeland’s educators, should comply with their governments’ regulations. However, we found out that teaching purposes varied depending on the political and economic changes of each country. <![CDATA[Cultura escolar e disciplina na formação de professores: a Escola Normal de Montes Claros (1888-1903)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-20972018000200507&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Escola Normal de Montes Claros foi criada em 1879, funcionando regularmente até 1905, quando sofre sua primeira interrupção. A do cumentação permite perceber diversos ângulos da cultura da escola: configuração das relações institucionais, com reformas no regulamento, currículo, delimitação e vigilância do espaço, do uniforme escolar; manifestações indisci plinares: aluno-professor, aluno-aluno(a) e aluno-funcionário; esforço pela preservação da autoridade de professores, diretor e funcioná rios; diferentes manifestações de inaceitação da disciplina por parte dos alunos; tipos e formas de punições. Percebe-se um movimento na moldagem de uma cultura que envolve cur rículo, disciplina, preservação da autoridade e controle das relações entre os educandos.<hr/>Abstract The Normal School of Montes Claros was created in 1879, functioning regularly until 1905, when it undergoes its first interruption. The documentation allows to perceive several angles of the school culture: configuration of the institutional relations, with reforms in the regulation, curriculum, delimitation and sur veillance of the space, of the school uniform; indisciplinary manifestations: student-teacher, student-student and student-employee; effort to preserve the authority of teachers, principals and staff; different manifestations of students’ inacceptance of discipline; types and forms of punishment. It is perceived a movement in the molding of a culture that involves curriculum, discipline, preservation of authority and con trol of the relations among students.