Scielo RSS <![CDATA[Leitura: Teoria e Prática ]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2317-097220180003&lang=pt vol. 36 num. 74 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Leitura, escrita, imagens e sensibilidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste texto, define-se o conceito de poesia e propõem-se reflexões didáticas sobre sua presença no ambiente escolar. Essas reflexões se fundamentam em abordagens teóricas de autores que buscam evidenciar que a linguagem poética assegura a formação do leitor por meio da atividade de fruição do texto poético. Os resultados corroboram a vertente de ensino pautada no processo de criação e experiência da poesia como arte da memória e da partilha no âmbito das culturas orais. A expectativa é contribuir para a implementação de situações de aprendizagem que levem em conta a leitura em voz alta, lida expressivamente e/ou escutada atentamente, de modo a que o estudante se possa deixar seduzir pelos usos expressivos da língua e, simultaneamente, se aproprie do saber subversivo e inventivo da palavra poética mediante interlocução intensa e mediada entre leitor iniciante, texto poético e leitor experiente.<hr/>Abstract This paper defines the concept of poetry and proposes didactic reflections for its presence in the classroom. These reflections are based on theoretical approaches from authors who demonstrate the evidence that the poetic language are able to assure the formation of the critical reader by means of an effective fruition activity of the poetry. The results corroborate the teaching aspect based on the process of creation and experience of poetry as an art of memory and sharing in the context of oral cultures. In view of the above, it contributes to the implementation of learning situations that take into account reading out loud, so that the student can be seduced by the expressive uses of the language and seize the inventive knowledge of the poetic word, through a work of fruition led by the intense conversation, mediated between beginner reader, poetic text and experienced reader. <![CDATA[Práticas de leitura e escrita na educação infantil: o texto como unidade de sentido]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000300031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente texto é resultado de pesquisa narrativa, de abordagem qualitativa, intitulada “Os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil”, realizada em dois Centros Municipais de Educação Infantil do município de Teresina-PI, envolvendo oito interlocutoras que, a partir da escrita de diários de aula, refletiram sobre suas práticas de leitura e de escrita com crianças, na faixa etária de 3 a 6 anos de idade. O estudo buscou responder: Quais os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil? Constatou-se, entre outras questões, que o texto não vem sendo trabalhado como prática social de usos da leitura e da escrita, aparecendo, na maioria das vezes, como pano de fundo para trabalhar mecanicamente essas habilidades linguísticas.<hr/>Abstract The present text is a result of narrative research, qualitative approach, entitled “the uses of reading and writing in child education”, held in two Municipal Centers of early childhood education of the city of Teresina-PI, involving eight speakers, from daily writing class, reflected on his reading and writing practices with children, from 3 to 6 years old. The study sought to answer: what are the uses of reading and writing in early childhood education? Among other things, it was found that the text not being worked as social practice of uses of reading and writing, appearing mostly as a backdrop to work mechanically these language skills. <![CDATA[O Cupido e o leitor: afetividade na mediação da leitura literária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000300047&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo, resultante de uma investigação bibliográfica, tenta contribuir com reflexões sobre um componente que está presente em muitas das bem sucedidas experiências que promovem o encontro transformador com a leitura literária: a afetividade, algo que ao nosso entender passa muitas vezes despercebido como elemento partícipe do processo de constituição do leitor. Situando essa discussão no contexto educacional escolar, temos como inspiração teórica o fundador da psicologia histórico-cultural, Lev Semyonovich Vigotski (1896 - 1934). Para contribuir com tal argumentação, convidamos para esta “roda de leitura” Paulo Freire (1921 - 1997), grande representante brasileiro da teoria crítica da educação. Juntos a estes importantes teóricos, propomos pensar sobre o lugar das emoções na formação de leitores literários.<hr/>Abstract The present article, resulting from a bibliographic investigation, tries to contribute with reflections on a component that is present in many of the successful experiences that promote the transformative encounter with the literary reading: the affectivity, something that in our understanding often happens unnoticed like element participant of the process of constitution of the reader. Placing this discussion in the school educational context, we have as theoretical inspiration the founder of historical-cultural psychology, Lev Semyonovich Vigotski (1896 - 1934). To contribute to this argument, we invited Paulo Freire (1921 - 1997), the great Brazilian representative of the critical theory of education, to this “reading wheel”. Together with these important theorists, we propose to think about the place of the emotions in the formation of literary readers. <![CDATA[Leitura e interlocução na sala de aula: um olhar para a produção e circulação de sentidos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000300059&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente trabalho traz um recorte de uma pesquisa de Mestrado que focaliza as interlocuções entre os sujeitos (professora e alunos) no cotidiano de uma sala de aula, a fim de encontrar indícios dos sentidos elaborados pelas crianças em meio às atividades escolares. A proposta metodológica assume a perspectiva de atuação participante no campo. Entre os acontecimentos diários registrados pela professora em um caderno, destacamos neste artigo a leitura oral de um conto, A pequena vendedora de fósforos, do autor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805 - 1875). Os enunciados dos alunos indiciam uma multiplicidade de sentidos posta em circulação, em uma dinâmica interativa vivida em aula. Seus dizeres e os da professora marcam diversas elaborações produzidas por eles durante a leitura. A pesquisa, fundamentando-se nos estudos histórico-culturais, procurou ressaltar os processos de atribuição de sentidos em que os sujeitos estão imersos na escola, que se constituem como um dos modos de apropriação da cultura humana.<hr/>Abstract The present work brings a piece from a Master’s research, which focuses on the dialogue between subjects (teachers and students) in the daily life of a classroom, in order to find evidence of the senses developed by children in school activities. The methodological proposal takes the participant perspective in the action field. Among the daily events noted by the teacher in a notebook, we highlight in this article the oral reading of a short story,A pequena vendedora de fósforos, from the Danish author Hans Christian Andersen (1805 - 1875). The students’ statements suggest a multiplicity of senses being discussed, through an interactive dynamic lived in class. Their remarks, and the teacher’s, can spot several elaborations produced by them during the reading. The research, based on historical and cultural studies, attempted to emphasize the processes of assigning senses in which the subjects are immersed in school, being stablished as one of the manners of human culture appropriation. <![CDATA[(Re)construindo aulas de Língua Portuguesa no diálogo entre universidade e escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000300077&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Apresentamos o relato de parte da experiência vivenciada durante o projeto de extensão “Leitura e escrita: possibilidades para a Educação Básica”, desenvolvido no âmbito das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Faculdade de Artes, Comunicação e Letras (FACALE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O objetivo era oportunizar diálogos teóricos e práticos/metodológicos e a experimentação entre professores da educação básica, professores universitários e alunos do curso de Letras, sobre a leitura e a escrita de gêneros que fazem parte do cotidiano de ensino das escolas. Formação que possibilita a partilha e a ampliação dos conhecimentos dos envolvidos, ou seja, a formação inicial e continuada dos docentes. Relatamos como foi organizado o projeto, com destaque para as escolhas teóricas e metodológicas e abordamos o primeiro conteúdo desenvolvido no projeto, que envolveu o trabalho com a leitura de textos sincréticos.<hr/>Abstract The report presented in this study is part of the experience lived during the extension project “Reading and writing: possibilities for Basic Education”, developed within the framework of the activities from the Institutional Scholarship Program (PIBID), located at the Faculty of Arts, Communication and Languages (FACALE) of Federal University of Grande Dourados (UFGD). The aim was to provide both theoretical and practical/methodological dialogues and experimentation among teachers from Basic Education, university professors and students from the Languages and Literature course, concerning the reading and writing of genres that compose the daily teaching of schools. A training that make possible both the sharing and expansion of the knowledge of those involved, that is, the initial and continuing training of teachers. Herewith, we report how the project was organized, with emphasis on the theoretical and methodological choices and we approached the first subject developed in the project, which involved the work with the reading of syncretic texts. <![CDATA[Alice no País da LIBRAS: uma experiência/reflexão pedagógica de letramento para educandos surdos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000300091&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Ler e escrever pode ser fascinante quando a aprendizagem é ambientada por temáticas que despertam o interesse e estimulam o imaginário infantil. E para os alunos surdos, que aprendem a ler pela via lexical, a prática de letramento precisa ser instigante, conduzindo e desafiando o educando ao uso funcional da leitura e da escrita e à descoberta de um mundo de conhecimentos, tal como a menina Alice, de Alice no País das Maravilhas, da obra de Lewis Carroll. Ou seja: o processo de letramento precisa ser significativo, com temas que despertem o interesse das crianças para uma efetiva construção de sua aprendizagem. Assim, este projeto de letramento pela via direta - realizado entre agosto e setembro 2016 com uma turma do 3° ano do ensino fundamental de uma escola de educação bilíngue para surdos - foi contextualizado na obra Alice no País das Maravilhas, tendo por objetivo estimular a leitura e desenvolver a escrita. Tal projeto mostrou-se efetivo, oportunizando aos alunos surdos a construção e assimilação de significados para palavras, frases e textos lidos, e desenvolvendo o uso funcional da leitura e da escrita em português brasileiro - na perspectiva de uma segunda língua, já que a língua natural dos educandos surdos é a LIBRAS. Então, utilizando a LIBRAS como ferramenta de mediação e pautando-se na interdisciplinaridade, este projeto de letramento foi estruturado em etapas de leitura, interpretação, produção e narrativa, promovendo atividades de análise linguística, leitura ideovisual de variados gêneros textuais e produção escrita de textos coletivos e individuais - contextualizadas no enredo da obra de Lewis Carroll.<hr/>Abstract Reading and writing can be fascinating when learning is acclimated by themes that arouse interest and stimulate children’s imagination. And for deaf students who learn to read through the lexical way, literacy practice must be thought provoking, challenging to learners. and must lead them to the functional use of reading and writing, and to the discovery of a world of knowledge, such as little girl Alice in Alice in Wonderland, written by Lewis Carroll. The literacy process must be meaningful, with themes that arouse children’s interest for an effective construction of their learning. Thus, this literacy project - that took place between August and September of 2016 in a third-year group of elementary bilingual school for deaf students - had as context the literary work of Alice in Wonderland to stimulate reading and to develop writing. This project proved to be effective, allowing the deaf students to construct and assimilate meanings for words, phrases and texts that had been read, and to develop the functional use of reading and writing in Brazilian Portuguese - in the bilingual perspective of a second language, since the natural language of the deaf students is LIBRAS. Then, using LIBRAS as a tool of mediation and based on interdisciplinarity, this literacy project was structured in stages of reading, interpretation, production and narrative, promoting activities of linguistic analysis, ideovisual reading of various textual genres and written production of collective and individual texts - contextualized in the plot of the literary work written by Lewis Carroll. <![CDATA[O desafio da interculturalidade frente ao desafio do letramento literário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000300111&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ResumO Neste artigo, defende-se a escolarização da literatura sob os paradigmas do letramento literário (COSSON, 2016[2006]) e da compreensão intercultural da realidade (SILVA, 2000; CUCHE, 2002; BUCHOLTZ; HALL, 2004; MAHER, 2007; DANTAS, 2012; MONTIEL, 2013; dentre outros), como resposta à desarmonia definidora da sociedade brasileira pós-moderna, traduzida pelo paradoxo do máximo da racionalidade técnica e do máximo da irracionalidade comportamental (CANDIDO, 2011[1988]). Para tanto, reconhece-se, no caso do primeiro paradigma, e propõe-se, no do segundo, alguns de seus princípios socioeducativos; problematizando, ainda, as funções sociais creditadas à literatura e à sua escolarização diante das ideologias linguísticas às quais naturalmente se filiam (MAKONI; PENNYCOOK, 2012), de sua difusão no âmbito das principais agências de letramento institucionais (a exemplo da escola e da igreja) e de seu emprego potencial na formação discursiva da nação (EAGLETON, 2006[1983]; CANDIDO, 2011[1988]).<hr/>Abstract This article advocates for literary education based on the paradigms of literary literacy (COSSON, 2016[2006]) and of the intercultural understanding of reality (SILVA, 2000; CUCHE, 2002; BUCHOLTZ; HALL, 2004; MAHER, 2007; DANTAS, 2012; MONTIEL, 2013, among others), as a response to defining unbalances in the post-modern Brazilian society. These translate into a paradox between the highest technical rationality and the highest behavioral irrationality (CANDIDO, 2011[1988]). To that end, we recognize in the first paradigm and want to implement in the second some of its socio-educational principles. We also want to question the social roles assigned to literature and literature education by analyzing: the linguistic ideologies to which they are naturally connected (MAKONI; PENNYCOOK, 2012); their dissemination in major institutional literacy agencies (for example, schools and the church); and their potential use in structuring the Nation´s discourse (EAGLETON, 2006[1983]; CANDIDO, 2011[1988]). <![CDATA[Bergson e a subjetividade: memórias da terra natal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000300125&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Como nuance de subjetividade, inspirada pela filosofia bergsoniana, o presente texto busca narrar/mostrar imagens do passado - imagens essas que se configuram como um convite ao leitor para que, ao entrar nesse mundo subjetivo apresentado pela autora, venha trilhar seu próprio mundo, evocando sua própria duração e suas lembranças.<hr/>Abstract As a nuance of subjectivity, inspired by Bergsonian philosophy, the text seeks to narrate/show images of the past - images that are configured as an invitation to the reader so that entering this subjective world, presented by the author, comes to tread its own world, evoking its own duration and its memories. <![CDATA[Quebrando paradigmas do trabalho com leitura e escrita na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-09722018000300139&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Como nuance de subjetividade, inspirada pela filosofia bergsoniana, o presente texto busca narrar/mostrar imagens do passado - imagens essas que se configuram como um convite ao leitor para que, ao entrar nesse mundo subjetivo apresentado pela autora, venha trilhar seu próprio mundo, evocando sua própria duração e suas lembranças.<hr/>Abstract As a nuance of subjectivity, inspired by Bergsonian philosophy, the text seeks to narrate/show images of the past - images that are configured as an invitation to the reader so that entering this subjective world, presented by the author, comes to tread its own world, evoking its own duration and its memories.