Scielo RSS <![CDATA[Série-Estudos]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2318-198220240003&lang=pt vol. 29 num. 67 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A educação das relações étnico-raciais e a sociologia escolar: perspectivas de uma pesquisa ação na periferia de Belo Horizonte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que se debruça sobre a temática da educação das relações étnico-raciais e o ensino de Sociologia na Educação Básica. Buscamos ressaltar o potencial da Sociologia escolar no que se refere à abordagem de conceitos e teorias que dialogam diretamente com a temática da educação das relações étnico-raciais, alinhada à uma educação problematizadora e ao cumprimento da Lei n. 10.639/03. Estabelecemos um diálogo com Nilma Gomes (2017), que reconhece a Lei n. 10.639/03 como uma conquista importante, mas que traz a necessidade de uma ponderação no que diz respeito à sua efetivação; Petronilha Silva (2007), que chama atenção para um descomprometimento com uma visão plural de sociedade, a partir de uma leitura sobre políticas curriculares; e bell hooks (2013), que tece importantes contribuições sobre a humanização do espaço escolar. A metodologia da pesquisa constituiu-se numa pesquisa-ação crítico colaborativa, realizada em uma escola pública periférica na cidade de Belo Horizonte. Os resultados apontam para a potencialidade da Sociologia escolar no trato da educação das relações étnico-raciais enquanto disciplina que conta com amplas possibilidades de elaboração de propostas pedagógicas, a partir de estratégias que deem espaço para a mobilização dos saberes construídos pela população negra.<hr/>Abstract The article presents the results of a master’s degree research that focuses on the theme of the education of ethnic-racial relations and the teaching of Sociology in Basic Education. We seek to highlight the potential of school Sociology in terms of approaching concepts and theories that directly dialogue with the theme of the education of ethnic-racial relations, aligned with a problematizing education and in compliance with Law n. 10.639/03. We established a dialogue with Nilma Gomes (2017), who recognizes Law n. 10.639/03 as an important achievement, but which brings with it the need for consideration regarding its implementation; Petronilha Silva (2007), who draws attention to a lack of commitment to a plural vision of society based on a reading of curricular policies; and bell hooks (2013), who draws important contributions on the humanization of the school space. The research methodology consisted of collaborative critical action research, carried out in a peripheral public school in the city of Belo Horizonte. The results point to the potential of school Sociology in dealing with the education of ethnic-racial relations as a discipline that has broad possibilities for developing pedagogical proposals, based on strategies that provide space for the mobilization of knowledge constructed by the black population.<hr/>Resumen El artículo presenta los resultados de una investigación de maestría que enfoca el tema de la educación de las relaciones étnico-raciales y la enseñanza de la Sociología en la Educación Básica. Buscamos resaltar el potencial de la Sociología escolar en términos de abordar conceptos y teorías que dialogan directamente con el tema de la educación de las relaciones étnico-raciales, alineados con una educación problematizadora y el cumplimiento de la Ley n. 10.639/03. Establecimos un diálogo con Nilma Gomes (2017), quien reconoce la Ley n. 10.639/03 como un logro importante pero que trae consigo la necesidad de consideración sobre su implementación; Petronilha Silva (2007), quien llama la atención sobre una falta de compromiso con una visión plural de la sociedad basada en una lectura de las políticas curriculares; y bell hooks (2013), con importantes aportes sobre la humanización del espacio escolar. La metodología de la investigación consistió en una investigación de acción crítica colaborativa, realizada en una escuela pública periférica de la ciudad de Belo Horizonte. Los resultados apuntan al potencial de la Sociología escolar para abordar la educación de las relaciones étnico-raciales como una disciplina que tiene amplias posibilidades para desarrollar propuestas pedagógicas, basadas en estrategias que brinden espacio para la movilización de conocimientos construidos por la población negra. <![CDATA[Marcos históricos da Educação Escolar na Comunidade Remanescente de Quilombo Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, Poconé, MT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000300027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente texto tem como objetivo descortinar a luta, pela educação escolar, de moradores da Comunidade Remanescente de Quilombo Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, localizada na região do município de Poconé, MT, entre os anos de 1960 e 1980. Metodologicamente, a pesquisa insere-se na abordagem qualitativa, utilizando o método etnográfico e história oral, em diálogo com Denzin e Lincon (2006), Geertz (2008) e Alberti (2013). Os principais instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, entrevistas semiestruturadas, caderno de campo e entrevista a partir de três moradores da comunidade quilombola. Neste período, apesar de a maioria da população do Brasil residir no meio rural, não existiam políticas públicas suficientes que contemplassem suas necessidades globais e, especialmente, suas necessidades formativas. Diante disso, embora não haja registro oficial, havia pessoas que lutavam, isoladamente, pelo acesso à escolarização na Comunidade do Chumbo. Os relatos revelaram que o protagonismo destas pessoas foi fundamental para a implantação da primeira escola da comunidade, pois percebiam a educação como possibilidade de se conquistar a promoção pessoal, social e econômica.<hr/>Abstract The present text aims to uncover the struggle for school education among residents of the Remnant Community of Quilombo Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, located in the region of the municipality of Poconé, MT, between the years 1960 and 1980. Methodologically, the research is embedded in a qualitative approach, using ethnographic method and oral history, in dialogue with Denzin and Lincoln (2006), Geertz (2008), and Alberti (2013). The main data collection instruments were participant observation, semi-structured interviews, field notes, and interviews with three members of the quilombola community. During this period, despite the majority of Brazil’s population residing in rural areas, there were not enough public policies to address their overall needs, especially their educational needs. Despite the lack of official records, there were individuals who fought, individually, for access to education in the Chumbo Community. The accounts revealed that the protagonism of these individuals was crucial for the establishment of the community’s first school, as they perceived education as a means to achieve personal, social, and economic advancement.<hr/>Resumen El presente texto tiene como objetivo desentrañar la lucha por la educación escolar de los habitantes de la Comunidad Remanente de Quilombo Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, ubicada en la región del municipio de Poconé, MT, entre los años 1960 y 1980. Metodológicamente, la investigación se inserta en un enfoque cualitativo, utilizando el método etnográfico e historia oral, en diálogo con Denzin y Lincon (2006), Geertz (2008) y Alberti (2013). Los principales instrumentos de recolección de datos fueron: observación participante, entrevistas semiestructuradas, cuaderno de campo y entrevistas a partir de tres residentes de la comunidad quilombola. En este período, a pesar de que la mayoría de la población de Brasil residía en zonas rurales, no existían políticas públicas suficientes que contemplaran sus necesidades globales y, especialmente, sus necesidades formativas. Ante esto, aunque no haya un registro oficial, había personas que luchaban, de manera aislada, por el acceso a la escolarización en la Comunidad del Chumbo. Los relatos revelaron que el protagonismo de estas personas fue fundamental para la implantación de la primera escuela de la comunidad, ya que percibían la educación como una posibilidad de lograr la promoción personal, social y económica. <![CDATA[<em>Escrevivências</em> de uma professora negra: saberes ancestrais no município de João Neiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000300049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é apresentar as escrevivências de uma mulher negra, professora aposentada, com base nos saberes ancestrais, especialmente acerca do Congo, que é uma expressão cultural secular do Estado do Espírito Santo (ES). Para alcançar o objetivo proposto, foi usada a metodologia da pesquisa documental e bibliográfica e a pesquisa narrativa, a partir das conversas realizadas com moradoras antigas do município de João Neiva, ES. Nesse sentido, foi possível conhecer as histórias da população negra que habita o município e que está invisibilizada nos livros oficiais. Com as narrativas produzidas, fortalecemos o sentimento de pertencimento, de saber de onde viemos e o reconhecimento de uma sabedoria ancestral que tem nos movido até aqui. Desse modo, reescrevemos as nossas histórias e valorizamos as memórias do povo negro. Assim, reafirmamos a importância de cumprir as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 com a realização de uma educação antirracista, com foco no tema da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Indígena nos cotidianos escolares.<hr/>Abstract The aim of this article is to present the escrevivências of a retired black woman teacher based on ancestral knowledge, especially about the Congo, which is a secular cultural expression of the State of Espírito Santo (ES). To achieve the proposed aim, the methodology of documentary and bibliographic research was used, and the narrative research based on conversations with old residents of the municipality of João Neiva, ES. In this sense, it was possible to know the stories of the black population that inhabits the municipality and that is invisible in the official books. With the narratives produced, we strengthen the sense of belonging, of knowing where we come from, and the recognition of an ancestral wisdom that has moved us here. In this way, we rewrite our histories and value the memories of black people. Thus, we reaffirm the importance of complying with the Laws 10.639/2003 and 11.645/2008, with the application of an anti-racist education focused on the theme of Afro-Brazilian and African and Indigenous History and Culture in school daily life.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es presentar las escrevivencias de una maestra negra jubilada, a partir de conocimientos ancestrales, especialmente sobre el Congo, que es una expresión cultural secular del Estado de Espírito Santo (ES). Para alcanzar el objetivo propuesto, se utilizó la metodología de investigación documental y bibliográfica, y la investigación narrativa basada en conversaciones con antiguos pobladores del municipio de João Neiva, ES. En este sentido, se pudieron conocer las historias de la población negra que habita el municipio y que se encuentra invisibilizada en los libros oficiales. Con las narrativas producidas, fortalecemos el sentido de pertenencia, de saber de dónde venimos y el reconocimiento de una sabiduría ancestral que nos ha movido hasta aquí. De esta manera, reescribimos nuestras historias y valoramos la memoria de las personas negras. Por lo tanto, reafirmamos la importancia de cumplir con las Leyes 10.639/2003 y 11.645/2008 con la realización de una educación antirracista centrada en el tema de la Historia y la Cultura Afrobrasileña y Africana e Indígena en la vida cotidiana escolar. <![CDATA[Círculos Epistemológicos como dispositivo de formação para Educação das Relações Étnico-Raciais na EJA Campo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000300075&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo tem como objetivo refletir acerca dos Círculos Epistemológicos enquanto dispositivo de formação de Educadores para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) na EJA Campo. A metodologia adotada neste estudo foi a abordagem qualitativa, ancorada nos princípios da pesquisa participante, utilizando como dispositivo de pesquisa os círculos epistemológicos, que possuem caráter investigativo e formativo. Os educadores sinalizaram a violência nos territórios pela divisão de terras de forma equitativa, que o currículo da escola não atende aos sujeitos do campo e que, quando a escola utiliza currículo urbano e conduz suas práticas na perspectiva urbanocêntrica, ela interfere diretamente na construção das identidades dos estudantes. Reconhecem também que a desigualdade étnico-racial é histórica e precisamos mudar este quadro. Concluímos que os Círculos Epistemológicos podem se constituir um dispositivo de formação e autoformação, contribuindo significativamente para a formação continuada de professores na perspectiva da ERER na EJA Campo, pois, enquanto dialogaram sobre os eixos propostos, os professores discutiram conceitos fundantes para a Educação das Relações Étnico-Raciais e a EJA Campo, problematizando suas práticas.<hr/>Abstract This study aims to reflect on Epistemological Circles as a tool for training teachers to Ethnic-Racial Relations Education (ERER) in Rural Youth and Adult Education. The methodology employed is qualitative, grounded in the principles of participatory research, using Epistemological Circles as a research tool with both investigative and formative characteristics. The teachers highlighted violence in territories due to the equitable distribution of land. They also pointed out that the school curriculum does not cater to rural individuals, and, when the school employs an urban curriculum with urban practices, it directly interferes with the construction of students’ identities. The teachers recognize that ethnic-racial inequality is historical and needs to be addressed. In conclusion, Epistemological Circles can serve as a tool for training and self-training, significantly contributing to the ongoing education of teachers in the context of ERER in Rural Youth and Adult Education. As teachers engaged in dialogue on the proposed themes, they discussed important concepts central to Ethnic-Racial Relations Education and Rural Youth and Adult Education, to problematize their practices in the process.<hr/>Resumen El presente estudio tiene como objetivo reflexionar sobre los Círculos Epistemológicos como dispositivo de formación de educadores para la Educación de las Relaciones Étnico-Raciales (ERER) en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en el ámbito rural. La metodología adoptada en este estudio fue el enfoque cualitativo, fundamentado en los principios de la investigación participativa, utilizando como dispositivo de investigación los círculos epistemológicos, que tienen un carácter investigativo y formativo. Los educadores señalaron la violencia en los territorios debido a la distribución equitativa de tierras, que el currículo escolar no atiende a los sujetos del campo y que, cuando la escuela utiliza un currículo urbano y lleva a cabo sus prácticas desde una perspectiva urbanocéntrica, afecta directamente la construcción de las identidades de los estudiantes. También reconocen que la desigualdad étnico-racial es histórica y que es necesario cambiar esta situación. Concluimos que los Círculos Epistemológicos pueden constituir un dispositivo de formación y autoformación, contribuyendo significativamente a la formación continua de profesores en la perspectiva de la ERER en la EJA Campo, ya que, al dialogar sobre los ejes propuestos, los profesores discuten conceptos importantes y centrales para la Educación de las Relaciones Étnico-Raciales y la EJA Campo, y analizar críticamente sus prácticas. <![CDATA[Teoria da Afrocentricidade: elementos epistemológicos para um currículo afrocentrado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000300099&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este texto é um fragmento teórico de uma pesquisa de mestrado em Educação e está baseado pelos estudos da Teoria da Afrocentricidade de Asante (2014) e Mazama (2012). Em síntese, essa teoria contribui para interpretarmos a realidade atual, que se organiza a partir de uma visão eurocêntrica, e reformulá-la, pondo a História negra no centro do debate. Com base nisso e nesses autores, temos como objetivo geral apresentar os elementos centralidade/marginalidade, localização e agência da Teoria da Afrocentricidade como constructos de um currículo afrocentrado, bem como, especificamente, detalhar esses três aspectos epistêmicos e entender alguns apontamentos sobre as condições pedagógicas e científicas para uma educação afrocentrada e antirracista. Para tanto, apresentamos um recorte do método bibliográfico utilizado na pesquisa principal, apresentando um diálogo entre diferentes autores que contribuem com a teoria em evidência. Argumenta-se, enquanto resultado da incursão bibliográfica, que há predominância da hegemonia europeia na forma das pessoas, principalmente as negras, compreenderem o mundo; além de haver influência eurocêntrica na educação, dificultando que esta se torne afrocentrada e antirracista. Por fim, consideramos que a Teoria da Afrocentricidade permite a proposição de outra opção à epistemologia europeia.<hr/>Abstract This text is a theoretical fragment of a master’s research in Education and is based on the studies of the Afrocentric Theory by Asante (2014) and Mazama (2012). In summary, this theory contributes to interpreting the current reality, which is organized from a Eurocentric perspective, and reformulating it by placing black history at the center of the debate. Based on this and these authors, our general aim is to present the elements of centrality/marginality, location, and agency of the Afrocentric Theory as constructs of an Afrocentric curriculum. Specifically, we aim to detail these three epistemic aspects and understand some insights into the pedagogical and scientific conditions for an Afrocentric and anti-racist education. To do so, we present a section of the bibliographic method used in the main research, providing a dialogue among different authors who contribute to the theory in question. It is argued, as a result of the bibliographic exploration, that there is a predominance of European hegemony in the way people, especially black individuals, understand the world. There is also a Eurocentric influence in education, making it difficult for it to become Afrocentric and anti-racist. Finally, we consider that the Afrocentric Theory allows the proposal of another option to European epistemology.<hr/>Resumen Este texto es un fragmento teórico de una investigación de maestría en educación y se basa en los estudios de la Teoría Afrocentrista de Asante (2014) y Mazama (2012). En resumen, esta teoría contribuye a interpretar la realidad actual, que se organiza desde una perspectiva eurocéntrica, y reformularla al colocar la historia negra en el centro del debate. Basándonos en esto y en estos autores, nuestro objetivo general es presentar los elementos de centralidad/marginalidad, ubicación y agencia de la Teoría Afrocentrista como constructos de un currículo afrocentrista. Específicamente, buscamos detallar estos tres aspectos epistémicos y comprender algunas reflexiones sobre las condiciones pedagógicas y científicas para una educación afrocentrista y antirracista. Para ello, presentamos un recorte del método bibliográfico utilizado en la investigación principal, estableciendo un diálogo entre diferentes autores que contribuyen a la teoría en cuestión. Se argumenta, como resultado de la incursión bibliográfica, que existe un predominio de la hegemonía europea en la forma en que las personas, especialmente las negras, entienden el mundo. También hay una influencia eurocéntrica en la educación, lo que dificulta que esta se vuelva afrocentrista y antirracista. Finalmente, consideramos que la Teoría Afrocentrista permite proponer otra opción a la epistemología europea. <![CDATA[Autoetnografia negra feminista: epistemologias e subjetividades para um currículo antirracista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000300121&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Dialogar sobre as relações étnico-raciais ainda não é um debate que possamos situar como encerrado, haja vista a continuidade de práticas racistas e discriminatórias presentes na sociedade. Inúmeros são os casos de racismos individuais e institucionais que acometem grande parte da população brasileira. É fato que temos avançado, desde a intensiva atuação dos movimentos negros, bem como do ativismo e agência de negros e negras a favor de uma sociedade livre do racismo, da discriminação e do preconceito racial. Sem pretender desconsiderar as ações já emergentes no campo da luta contra o racismo na esfera da educação formal, este artigo busca trazer contribuições e reflexões no âmbito do potencial das autoetnografias negras como um caminho epistemológico, teórico e metodológico em prol de um currículo escolar enegrecido e enegrecedor. Assim, o presente texto visa trazer apontamentos sobre como podemos utilizar as autoetnografias negras como referencial na e para uma educação antirracista, colocando ao centro vozes discentes e docentes na construção de outros caminhos possíveis, que lhes caibam, conheçam e reconheçam.<hr/>Abstract Dialogue about ethnic-racial relations is not yet a debate that we can consider closed, given the continuity of racist and discriminatory practices present in society. There are countless cases of individual and institutional racism that affect a large part of the Brazilian population. It is a fact that we have advanced, through the intensive action of black movements as well as the activism and agency of black men and women in favor of a society free from racism, discrimination and racial prejudice. Without intending to disregard the actions already emerging in the field of the fight against racism in the sphere of formal education, this article seeks to bring contributions and reflections within the scope of the potential of black autoethnographies, as an epistemological, theoretical and methodological path in favor of a blackened school curriculum and blackening. Thus, this text aims to bring notes on how we can use black autoethnographies as a reference in and for anti-racist education, placing student and teacher voices at the center in the construction of other possible paths that suit them, know them and recognize them.<hr/>Resumen El diálogo sobre las relaciones étnico-raciales aún no es un debate que podamos considerar cerrado, dada la continuidad de prácticas racistas y discriminatorias presentes en la sociedad. Son innumerables los casos de racismo individual e institucional que afectan a gran parte de la población brasileña. Es un hecho que hemos avanzado, a través de la acción intensiva de los movimientos negros, así como del activismo y la agencia de hombres y mujeres negros a favor de una sociedad libre de racismo, discriminación y prejuicios raciales. Sin pretender desconocer las acciones ya emergentes en el campo de la lucha contra el racismo en el ámbito de la educación formal, este artículo busca traer aportes y reflexiones en el ámbito de las potencialidades de las autoetnografías negras, como camino epistemológico, teórico y metodológico en favor de un currículum escolar ennegrecido y ennegrecidor. Así, este texto pretende traer notas sobre cómo podemos utilizar las autoetnografías negras como referente en y para la educación antirracista, colocando las voces de estudiantes y docentes en el centro en la construcción de otros caminos posibles que les convengan, los conozcan y los reconozcan. <![CDATA[Cultura visual antirracista: alteridade e diferença nas políticas curriculares, artísticas e pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000300137&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Tendo em vista episódios de racismo e machismo cometidos em espaços escolares, que, inclusive, vitimizam professoras e demais trabalhadoras, levantamos uma série de questionamentos: como os currículos escolares se envolvem na produção de alteridade e diferença? Quais noções de normalidade esses documentos engendram? A quem elas interessam? Para responder essas perguntas, este artigo tem como objetivo apresentar o currículo como um artefato cultural em disputa e responsável pela produção de identidades e diferenças afetas às questões étnico-raciais. As pesquisas desenvolvidas no bojo dos Estudos Culturais e dos Estudos Étnico-Raciais nos auxiliaram no desenvolvimento desse objetivo. No que diz respeito à estrutura, a pesquisa, de cunho bibliográfico, teve o desenvolvimento dividido em duas seções. Na primeira, debatemos sobre as questões políticas que atravessam o currículo escolar, caracterizando-o como um artefato cultural em disputa. Na segunda, investigamos as violências combinadas e concomitantes, decorrentes do machismo e do racismo, aproximando-nos de um episódio de preconceito manifestado em um espaço escolar.<hr/>Abstract Considering episodes of racism and male chauvinism committed in school spaces and even victimizing teachers and other workers, we raise a series of questions. How are school curricula involved in the production of alterity and differences? What notions of normality do these documents engender? Who are they interested in? To answer these questions, this article aims to present the curriculum as a cultural artifact in dispute and responsible for the production of identities and differences related to ethnic-racial issues. The research, evolved within Cultural Studies and Ethnic and Racial Studies, helped us in developing this objective. Regarding the structure, the research, of a bibliographic nature, was divided into two sections. In the first, we debated the political issues that permeate the school curriculum, characterizing it as a cultural artifact in dispute. In the second, we investigated the combined and concomitant violence resulting from male chauvinism and racism, bringing us closer to an episode of prejudice manifested in a school space.<hr/>Resumen Considerando episodios de racismo y machismo cometidos en espacios escolares e incluso victimizando a docentes y otros trabajadores, planteamos una serie de preguntas. ¿Cómo intervienen los currículos escolares en la producción de alteridad y diferencia? ¿Qué nociones de normalidad engendran estos documentos? ¿En quién están interesados? Para responder a estas preguntas, este artículo tiene como objetivo presentar el currículo como un artefacto cultural en disputa y responsable de la producción de identidades y diferencias relacionadas con cuestiones étnico-raciales. Las investigaciones desarrolladas dentro de los Estudios Culturales y los Estudios Étnicos y Raciales nos ayudaron a desarrollar este objetivo. En cuanto a la estructura, la investigación, de carácter bibliográfico, se dividió en dos secciones. En la primera, debatimos las cuestiones políticas que permean el currículo escolar, caracterizándolo como un artefacto cultural en disputa. En la segunda, investigamos la violencia combinada y concomitante resultante del machismo y el racismo, acercándonos a un episodio de prejuicio manifestado en un espacio escolar. <![CDATA[Confluências quilombolas no curso de Pedagogia por meio do filme Aruanda]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000300159&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta as experiências vivenciadas em uma pesquisa de produtividade por meio do filme Aruanda (1960), de Linduarte Noronha, em um curso de Pedagogia, no início do contexto pandêmico de 2020. A partir de uma perspectiva decolonial quilombola e do conceito de confluências, recorremos à metodologia da Análise Criativa como possibilidade de desenvolver, por meios das estéticas audiovisuais, outras epistemologias corpóreas, territoriais e históricas em conexão com os elementos naturais evidenciado na obra fílmica. Para além da ressignificação desses conceitos, compreendemos a necessidade de constituir a formação em Pedagogia a partir dos conhecimentos suscitados por intelectuais negras, em nosso caso, as mulheres quilombolas, bem como a constante necessidade de produzir currículos afrorreferenciados na formação docente e no cotidiano da sala de aula de futuras professoras, para o trabalho pedagógico com as diversidades.<hr/>Abstract This article presents the experiences lived in a productivity research through the film Aruanda (1960), by Linduarte Noronha, in a course of Pedagogy, at the beginning of the pandemic context of 2020. From a quilombola decolonial perspective and the concept of confluences, we resorted to Creative Analysis methodology as a possibility to develop, by means of audiovisual aesthetics, other corporeal, territorial and historical epistemologies, in connection with the natural elements evidenced in the filmic work. In addition to the resignification of these concepts, we understand the necessity of building the training in Pedagogy from the knowledge raised by black intellectuals, in our case the quilombola women, as well as the constant need to produce aforereferenced curricula in teachers training and in the daily classroom of future teachers for pedagogical work with diversity.<hr/>Resumen Este artículo presenta las experiencias vividas en una investigación de productividad por medio de la película Aruanda (1960), de Linduarte Noronha, en un curso de Pedagogía, al inicio del contexto pandémico de 2020. A partir de una perspectiva decolonial quilombola y del concepto de confluencias, recurrimos a la metodología del Análisis Creativo como posibilidad de desarrollar, por medios de las estéticas audiovisuales, otras epistemologías corpóreas, territoriales e históricas en relación con los elementos naturales evidenciado en la obra fílmica. Además de la resignificación de esos conceptos, comprendemos la necesidad de constituir la formación en Pedagogía a partir de los conocimientos suscitados por intelectuales negros, en nuestro caso las mujeres quilombolas, así como la constante necesidad de producir currículos afrorreferenciados en la formación docente y en el cotidiano del aula de futuras profesoras para el trabajo pedagógico con las diversidades. <![CDATA[A <em>escrevivência</em> de professoras negras: Educação Infantil e relações étnico-raciais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000300181&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo traz à tona, por meio da ferramenta metodológica da escrevivência (Machado; Soares, 2017), os relatos de experiência de duas professoras negras das classes populares que atuam em espaços públicos de Educação Infantil. São espaços situados em municípios distintos, tais como Niterói e Nilópolis, que, embora com cenários diferenciados, apresentam-nos desafios cotidianos, sobretudo no que diz respeito às práticas racistas na escola. A partir disso, o objetivo é ampliar as discussões sobre as microações afirmativas (Jesus, 2004) que emergem nesses espaços, diante da prática pedagógica de mulheres negras, professoras e pesquisadoras comprometidas com uma pedagogia engajada (hooks, 2017), como um movimento de ativismo político nos espaços escolares. Atuamos, respectivamente, como professora e orientadora pedagógica, tendo como similaridade formas de atuar críticas aos padrões racistas existentes na sociedade. Nosso trabalho consiste em gerar resistências nos espaços escolares e contornar o absenteísmo ainda presente nos fazeres docentes. Buscamos criar oportunidades no cotidiano escolar e implementar diferentes estratégias para nos contrapor às práticas racistas, em busca de uma educação que favoreça uma identidade positiva para as crianças negras, propondo outros modos de ser e estar no mundo para crianças negras e não negras. Como apontamentos finais, trazemos a necessidade de continuarmos o debate antirracista nas escolas referenciadas, ampliando as microações afirmativas nos seus cotidianos.<hr/>Abstract This article brings to light, through the methodological tool of the escrevivência (Machado; Soares, 2017), the experience of two black teachers from the working classes who work in public Early Childhood Education spaces. They are spaces located in different municipalities, in the city of Niterói and Nilópolis; however, they have presented us with daily challenges, especially with regard to racist practices at school. From this, we aim to expand discussions about affirmative micro-actions (Jesus, 2004) that emerge in these spaces, in the face of the pedagogical practice of black women, teachers and researchers committed to an engaged pedagogy (hooks, 2017), as a movement of political activism in school spaces. We act respectively as a teacher and pedagogical advisor, with the similarity being the forms of resistance to existing standards in society, producing resistance in school spaces and trying to overcome absenteeism from teaching duties, gaps in the school routine and different ways of opposing racism, in search for an education that addresses a positive identity for black children, proposing other ways of being in the world for black and non-black children. As final notes, we bring the need to continue the anti-racist debate in schools, expanding affirmative micro-actions at school.<hr/>Resumen Este artículo saca a la luz, a través de la herramienta metodológica de la escrevivencia (Machado; Soares, 2017), la experiencia de dos docentes negras de clase trabajadora que trabajan en espacios públicos de Educación Infantil. Son espacios ubicados en diferentes municipios, en la ciudad de Niterói y Nilópolis, sin embargo nos han presentado desafíos diarios, especialmente en lo que respecta a prácticas racistas en la escuela. A partir de esto, pretendemos ampliar las discusiones sobre las microacciones afirmativas (Jesus, 2004) que emergen en estos espacios, frente a la práctica pedagógica de mujeres negras, docentes e investigadoras empeñadas con una pedagogía comprometida (hooks, 2017), como un movimiento de activismo político en los espacios escolares. Actuamos respectivamente como docente y asesora pedagógica, siendo la similitud las formas de resistencia a los estándares existentes en la sociedad, produciendo resistencias en los espacios escolares y tratando de superar el ausentismo en las tareas docentes, los vacíos en la rutina escolar y las diferentes formas de enfrentar el racismo, en busca de una educación que aborde una identidad positiva para los niños negros, proponiendo otras formas de estar en el mundo para los niños negros y no negros. Como notas finales, traemos la necesidad de continuar el debate antirracista en las escuelas, ampliando las microacciones afirmativas en la escuela. <![CDATA[Partilhas negras: por um exercício antirracista e pluriversal na formação em Psicologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000300201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A partir de nossas experiências como duas mulheres negras no campo da Psicologia - uma como graduanda e outra como docente -, buscamos tecer, neste artigo, diálogos sobre a formação em nosso campo, interrogando os efeitos da sustentação das lógicas e heranças coloniais no cotidiano acadêmico que atravessam corpos como os nossos. Ao considerarmos a inteireza de nosso ser (Lorde, 2020) como ética de nossa política de escrita, produzimos esse texto encharcado de nossos corpos, com suas experiências, seus pensares e sentires; um corpo-experiência. Para tanto, lançamos mão de um correio de cartas entre nós (e com vocês), inspiradas na cartagrafia (Battistelli, 2022) pela qual afirmamos uma política de escrita que se compõe com cartas-ensaios-textos. Nesse caminho, destacamos a necessidade de enegrecer a universidade para que possamos sustentá-la na e como pluriversidade.<hr/>Abstract From our experiences as two black women in the field of Psychology - one as an undergraduate, the other as a professor - we seek to produce, in this article, dialogues about training in our field, interrogating the effects of sustaining colonial logics and legacies in everyday academic life that cross bodies like ours. When we consider the entirety of our being (Lorde, 2020) as the ethics of our writing policy, we produce this text soaked of our bodies, with their experiences, thoughts and feelings; an experience-body. To this end, we made use of a mail of letters between us (and with you), inspired by cartography (Battistelli, 2022), through which we affirm a writing policy that is composed of letters-essays-texts. Along this path, we highlight the need to blacken the university so that we can sustain it in and as a pluriversity.<hr/>Resumen A partir de nuestras experiencias, como dos mujeres negras en Psicología - una como estudiante de pregrado, la otra como docente- buscamos tejer, en este artículo, diálogos sobre la formación en nuestro campo, cuestionando los efectos de sostener lógicas y legados coloniales en la vida cotidiana. vida académica que atraviesa cuerpos como el nuestro. Cuando consideramos la totalidad de nuestro ser (Lorde, 2020) como ética de nuestra política de escritura, producimos este texto empapado de nuestros cuerpos con sus vivencias, pensamientos y sentimientos; un cuerpo de experiencia. Para ello, hicimos uso de un correo de cartas entre nosotros (y con ustedes), inspirado en la cartografía (Battistelli, 2022) a través del cual afirmamos una política de escritura que se compone de cartas-ensayos-textos. En este camino, destacamos la necesidad de ennegrecer la universidad para que podamos sostenerla en y como pluriversidad. <![CDATA[O papel do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) na construção de uma educação antirracista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000300223&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) é um acervo público e gratuito, que tem como missão valorizar a história, a memória e as culturas negras africanas e afro-brasileira. Neste sentido, objetiva-se refletir sobre a educação antirracista promovida pelo IPEAFRO, dando visibilidade ao acervo do instituto. O objetivo associa-se à pergunta: como o IPEAFRO promove uma educação antirracista? Pelas análises do IPEAFRO, estima-se uma nova história do negro no ensino brasileiro, em especial, pelo realce da trajetória e do legado de Abdias Nascimento nas lutas contra o racismo ao longo do século XX, expresso nos variados documentos do acervo. Por fim, espera-se contribuir para a divulgação do acervo e servir como aliado para o ensino das histórias e culturas africanas e afro-brasileiras.<hr/>Abstract The Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) is a free public collection whose mission is to value African and Afro-Brazilian history, memory and cultures. In this sense, the aim is to reflect on the anti-racist education promoted by IPEAFRO, giving visibility to the institute’s collection. This aim is linked to the question: how does IPEAFRO promote anti-racist education? IPEAFRO’s analysis is expected to create a new history of black people in Brazilian education, especially by highlighting Abdias Nascimento’s trajectory and legacy in the struggles against racism throughout the 20th century, expressed in the various documents in the collection. Finally, we hope to contribute to the dissemination of the collection and serve as an ally for the teaching of African and Afro-Brazilian histories and cultures.<hr/>Resumen El Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) es una colección pública y gratuita cuya misión es valorizar la historia, la memoria y las culturas africanas y afrobrasileñas. En este sentido, el objetivo es reflexionar sobre la educación antirracista promovida por el IPEAFRO, dando visibilidad a la colección del instituto. El objetivo está vinculado a la pregunta: ¿cómo promueve el IPEAFRO la educación antirracista? Se espera que los análisis del IPEAFRO creen una nueva historia de los negros en la educación brasileña, especialmente destacando la trayectoria y el legado de Abdias Nascimento en las luchas contra el racismo a lo largo del siglo XX, expresados en los diversos documentos del acervo. Por último, esperamos contribuir a la divulgación de la colección y servir de aliado para la enseñanza de la historia y la cultura africanas y afrobrasileñas. <![CDATA[O Cursinho Pré-Vestibular Zumbi dos Palmares e a construção da identidade de mulheres negras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000300237&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo tem como objetivo mostrar a importância que o Cursinho Pré-Vestibular Zumbi dos Palmares tem para a construção da identidade de mulheres negras. Para darmos conta do objetivo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco mulheres negras que frequentaram o Cursinho e se formaram na educação superior. A análise deu-se de forma qualitativa, com base nos autores do campo dos estudos étnico-raciais. No primeiro momento, situa-se a análise, considerando-se a luta histórica do movimento negro e, em especial, das mulheres negras contra o racismo e em defesa da construção positiva da identidade negra. Em seguida, apresentam-se os resultados da pesquisa de campo. Pela análise efetuada, observa-se que o Cursinho Pré-Vestibular Zumbi dos Palmares contribuiu positivamente para a construção da identidade das mulheres negras entrevistadas: algumas apontaram que houve contribuição para a construção da identidade positiva como mulher negra em sua família, e outras deram grande destaque ao Cursinho nessa construção.<hr/>Abstract This article aims to show the importance of the Zumbi dos Palmares Preparatory Course for constructing the identity of black women. In order to achieve this aim, semi-structured interviews were carried out with five black women who attended the Course and graduated from higher education. A qualitative analysis was carried out based on authors from the field of Ethnic and Racial Studies. Firstly, the analysis is performed by considering the historical struggle of the black movement and, particularly, of black women against racism and in defense of the positive construction of black identity. Next, the results of the field research are presented. The analysis has shown that the Zumbi dos Palmares Preparatory Course contributed positively to the construction of the identity of the black women interviewed: some pointed out the contribution to the construction of a positive identity as a black woman in their family, and others strongly emphasized this construction enabled by the Course.<hr/>Resumen El artículo tiene como objetivo mostrar la importancia que el Curso Preuniversitario Zumbi dos Palmares tiene para la construcción de la identidad de las mujeres negras. Para lograr este objetivo, se realizaron entrevistas semiestructuradas con cinco mujeres negras que asistieron al Curso y se graduaron en educación superior. El análisis se llevó a cabo de forma cualitativa con base en los autores del campo de los estudios étnico-raciales. En el primer momento, se sitúa el análisis, considerando la lucha histórica del movimiento negro y, en especial, de las mujeres negras contra el racismo y en defensa de la construcción positiva de la identidad negra. Luego, se presentan los resultados de la investigación de campo. Mediante el análisis efectuado, se observa que el Curso Preuniversitario Zumbi dos Palmares contribuyó positivamente a la construcción de la identidad de las mujeres negras entrevistadas: algunas señalaron que hubo una contribución para la construcción de una identidad positiva como mujer negra en su familia, y otras destacaron en gran medida al Curso en esta construcción. <![CDATA[O cânone literário e (não)decolonial na formação docente: a interculturalidade crítica do currículo de mulheres negras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000300257&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste estudo, pretendemos refletir sobre as causas que levam à ausência das mulheres negras no cânone literário desde o evento de (des)escravização do negro, de tal modo, nos projetos políticos educacionais voltados ao currículo no ensino fundamental até a segunda década do século XXI. Para tal, detemo-nos nas tendências da interculturalidade do currículo, além dos debates em torno da (não)decolonialidade em alinhamento com as teorias do sul. A Pesquisa Qualitativa faz um levantamento de obras literárias de autoria de mulheres negras, com as quais marcam o movimento de luta antirracista, por meio do reconhecimento da História da Arte e Literatura Brasileira. Percebemos que a ausência das mulheres negras no cânone literário está diretamente ligada a sistemas simbólicos e a colonialidade do poder do saber. Todavia, essa temática tem sido posta em debates, o que passou a dar voz às mulheres negras, destacando-se quatro nomes, neste nosso estudo, e suas respectivas obras para representar a importância da literatura feminina afrodescendente e decolonial. Em ênfase, destacamos as obras de Esperança Garcia, Maria Carolina de Jesus, Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo, cuja relevância pode ser considerada como o resgate da cultura das identidades negras no Brasil.<hr/>Abstract In this study we intend to reflect on the causes that lead to the absence of black women in the literary canon since the event of (de)enslavement of black people, in such a way, in educational political projects focused on the curriculum in elementary school until the second decade of the 21st century. To this end, we focus on the trends of interculturality in the curriculum, in addition to the debates around (non)decoloniality in alignment with southern theories. Qualitative Research surveys literary works authored by black women, with which they mark the anti-racist struggle movement, through the recognition of the History of Art and Brazilian Literature. We realize that the absence of black women in the literary canon is directly linked to symbolic systems and the coloniality of the power of knowledge. However, this theme has been discussed, which has given black women a voice, highlighting four names in our study and their respective works to represent the importance of Afro-descendant and decolonial female literature. In emphasis, we highlight the works of Esperança Garcia, Maria Carolina de Jesus, Maria Firmina dos Reis, and Conceição Evaristo, whose relevance can be considered as the rescue of the culture of black identities in Brazil.<hr/>Resumen En este estudio, pretendemos reflexionar sobre las causas que conducen a la ausencia de las mujeres negras en el canon literario desde el acontecimiento de la (des)esclavitud de las personas negras, de tal manera, en proyectos políticos educativos centrados en el currículum de la escuela primaria hasta la segunda década del siglo XXI. Para ello, nos centramos en las tendencias de la interculturalidad en el currículo, además de los debates en torno a la (no)decolonialidad en alineación con las teorías del sur. La Investigación Cualitativa analiza obras literarias de mujeres negras, con las que marcan el movimiento de lucha antirracista, a través del reconocimiento de la Historia del Arte y de la Literatura Brasileña. Nos damos cuenta de que la ausencia de las mujeres negras en el canon literario está directamente vinculada a los sistemas simbólicos y a la colonialidad del poder del conocimiento. Sin embargo, se ha discutido este tema que ha dado voz a las mujeres negras, destacando cuatro nombres en nuestro estudio y sus respectivas obras para representar la importancia de la literatura femenina afrodescendiente y decolonial. En énfasis, destacamos las obras de Esperança García, Maria Carolina de Jesus, Maria Firmina dos Reis y Conceição Evaristo, cuya relevancia puede ser considerada como el rescate de la cultura de las identidades negras en Brasil. <![CDATA[Percepções de crianças e pré-adolescentes sobre o Transtorno do Espectro Autista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000300277&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo objetivou analisar a percepção de crianças e pré-adolescentes sobre o Transtorno do Espectro Autista. Participaram 31 alunos da região Nordeste do país, matriculados no Ensino Fundamental nos anos iniciais, sendo do gênero masculino e feminino, com idade entre 6 e 11 anos. O estudo foi baseado em um questionário elaborado por Souza (2010), composto por 24 questões. Os resultados mostraram que, apesar de altas taxas de desconhecimento encontradas, há um entendimento da maioria dos alunos sobre a necessidade de inserir as pessoas com Transtorno do Espectro Autista no convívio social e nos ambientes comuns. Entretanto, foi encontrada uma taxa considerável de pessoas que são desfavoráveis ao convívio com esse público, mostrando o quanto é urgente a conscientização dentro dos ambientes escolares a respeito do tema abordado neste artigo. Ao longo do estudo, foi encontrada dificuldade na tratativa do tema autismo, mesmo dentro dos ambientes escolares, onde o convívio é diário. Tendo em vista que o desconhecimento a respeito do autismo é alto, sem as concepções adequadas sendo passadas aos estudantes, estes podem desenvolver concepções equivocadas e até preconceituosas a respeito do transtorno. Por isso, é necessário que um trabalho de conscientização seja feito, tendo como objetivo desenvolver as concepções adequadas e difundir o conhecimento a respeito do tema autismo.<hr/>Abstract This article aimed to analyze the perception of children and pre-adolescents about Autism Spectrum Disorder. 31 students enrolled in elementary school, from the Northeast region of the country, participated, being male and female and aged between 6 and 11 years old. The study was based on a questionnaire prepared by Souza (2010), consisting of 24 questions. The study showed that, despite the high rates of lack of knowledge found, there is an understanding among the majority of students about the need to include people with Autism Spectrum Disorder in social life and in common environments. However, a considerable rate of people were found to be unfavorable to interacting with this public, showing how urgent it is to raise awareness within school environments regarding the topic addressed. Throughout the study, a difficulty was found in dealing with the topic of autism, even within school environments, where there is daily interaction, since the lack of knowledge about it is high, and without adequate conceptions given to students, they can develop mistaken conceptions. about autism, and even prejudice. Therefore, it is necessary that awareness work is carried out, with the aim of developing proper conceptions and spreading knowledge about the topic of autism.<hr/>Resumen Este artículo tuvo como objetivo analizar la percepción de niños y preadolescentes sobre el Trastorno del Espectro Autista. Participaron 31 estudiantes de la región Nordeste del país matriculados en la Enseñanza Primaria en los años iniciales, siendo hombres y mujeres y con edades entre 6 y 11 años. El estudio se basó en un cuestionario elaborado por Souza (2010) que consta de 24 preguntas. El estudio demostró que, a pesar de los altos índices de desconocimiento encontrados, la mayoría de los estudiantes comprenden la necesidad de incluir a las personas con Trastorno del Espectro Autista en la vida social y en los entornos comunes. Sin embargo, se encontró que un índice considerable de personas se muestra desfavorable a la interacción con este público, lo que muestra cuán urgente es generar conciencia en los ambientes escolares sobre el tema tratado en este artículo. A lo largo del estudio, se encontraron dificultades en el tratamiento del tema del autismo, incluso en ambientes escolares donde la interacción es cotidiana. Considerando que el desconocimiento sobre el autismo es alto, sin que se brinden conceptos adecuados a los estudiantes, estos pueden desarrollar concepciones erróneas e incluso prejuiciosas sobre el trastorno. Por ello, es necesario que se realice un trabajo de sensibilización, con el objetivo de desarrollar concepciones adecuadas y difundir conocimientos sobre el tema del autismo. <![CDATA[Panorama da educação ambiental não formal em unidades de conservação em Mato Grosso do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-19822024000300297&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo As unidades de conservação constituem espaços imprescindíveis para a conservação da biodiversidade e para a realização de pesquisas científicas e de saberes tradicionais. Além disso, são espaços em que a educação ambiental pode ser desenvolvida como um mecanismo de transformação individual e coletivo, estimulando o vínculo e a conexão afetiva com o lugar. A presente pesquisa teve como objetivo investigar as práticas de educação ambiental não formal em unidades de conservação em Mato Grosso do Sul. Para tal, foi realizada uma pesquisa empírica através da técnica de entrevista semiestruturada, analisando-se qualitativamente o contexto em que está inserida a educação ambiental não formal nos espaços identificados. Do levantamento realizado, foram selecionadas sete unidades de conservação e construídos seis eixos temáticos, com base no roteiro guia, para orientar as análises e os resultados da pesquisa. São eles: práticas de educação ambiental não formal; envolvimento com a comunidade diante da promoção da educação ambiental; envolvimento coletivo por meio de parcerias e redes integradas; desafios na promoção da educação ambiental; impacto da pandemia, em decorrência da disseminação do coronavírus, nas atividades e no conhecimento da educação ambiental crítica.<hr/>Abstract Conservation areas constitute essential spaces for the conservation of biodiversity and for carrying out scientific research and traditional knowledge. In addition, they are spaces in which environmental education can be developed as a mechanism for individual and collective transformation, stimulating bonding and affective connection with the place. This research aimed to investigate non-formal environmental education practices in conservation areas in Mato Grosso do Sul. To this end, an empirical research was carried out, using the semi-structured interview technique, qualitatively analyzing the context in which non-formal environmental education is inserted in the identified spaces. From the survey carried out, seven conservation areas were selected and six thematic axes were built based on the guide script to guide the analyzes and research results. They are: non-formal environmental education practices; involvement with the community in promoting environmental education; collective involvement through partnerships and integrated networks; challenges in promoting environmental education; impact of the pandemic, due to the spread of the coronavirus, on the activities and knowledge of critical environmental education.<hr/>Resumen Las unidades de conservación constituyen espacios esenciales para la conservación de la biodiversidad y para la realización de investigaciones científicas y conocimientos tradicionales. Además, son espacios en los que se puede desarrollar la educación ambiental como mecanismo de transformación individual y colectiva, estimulando la vinculación y conexión afectiva con el lugar. Esta investigación tuvo como objetivo investigar las prácticas de educación ambiental no formal en unidades de conservación en Mato Grosso do Sul. Para ello, se realizó una investigación empírica mediante la técnica de la entrevista semiestructurada, analizando cualitativamente el contexto en el que se inserta la educación ambiental no formal en los espacios identificados. Del relevamiento realizado se seleccionaron siete unidades de conservación y se construyeron seis ejes temáticos a partir del guión guía para orientar los análisis y resultados de la investigación. Ellos son: prácticas de educación ambiental no formal; involucramiento con la comunidad en la promoción de la educación ambiental; participación colectiva, a través de asociaciones y redes integradas; desafíos en la promoción de la educación ambiental; impacto de la pandemia, por la propagación del coronavirus, en las actividades y conocimientos de la educación ambiental crítica.