Scielo RSS <![CDATA[Educação & Formação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2448-358320240001&lang=pt vol. 9 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[As práticas pedagógicas para o ensino de ciências na educação do campo: uma revisão de literatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo aborda a concepção de práticas educativas para o Ensino de Ciências na Educação do Campo. O objetivo central foi realizar uma revisão de literatura em periódicos nacionais sobre a concepção de práticas pedagógicas voltadas para o ensino de Ciências na Educação do Campo. Fundamentado em autores como: Arroyo (2006), Caldart (2012), Freire (1997, 2011), Souza (2012), Augusto e Mendes (2022), a pesquisa qualitativa exploratória baseou-se na análise de seis artigos (2 na Scielo e 4 na Revista Brasileira de Educação do Campo) publicados entre 2018 e 2023. A Educação do Campo, com suas especificidades e desafios, destaca-se pela necessidade de contextualização e interdisciplinaridade no ensino de Ciências. A conclusão aponta para existência de desafios a serem superados e a importância incontestável da continuidade de pesquisas na área, ressaltando a complexidade da modalidade educacional e a necessidade de abordagens específicas para promover uma educação de qualidade no campo.<hr/>Resumen Este estudio aborda el diseño de prácticas educativas para la Enseñanza de las Ciencias en la Educación Rural. El objetivo central fue realizar una revisión bibliográfica en revistas nacionales sobre el diseño de prácticas pedagógicas orientadas a la enseñanza de las Ciencias en la Educación Rural. Con base en autores como: Arroyo (2006), Caldart (2012), Freire (1997, 2011), Souza (2012), Augusto y Mendes (2022), la investigación cualitativa exploratoria se basó en el análisis de seis artículos (2 en Scielo y 4 en la Revista Brasileira de Educação do Campo) publicados entre 2018 y 2023. La Educación Rural, con sus especificidades y desafíos, se destaca por la necesidad de contextualización e interdisciplinariedad en la enseñanza de las Ciencias. La conclusión apunta a la existencia de desafíos por superar y la innegable importancia de continuar la investigación en el área, destacando la complejidad de la modalidad educativa y la necesidad de enfoques específicos para promover una educación de calidad en el campo.<hr/>Abstract This study addresses the design of educational practices for Science Teaching in Rural Education. The central objective was to carry out a literature review in national journals on the design of pedagogical practices aimed at teaching Science in Rural Education. Based on authors such as: Arroyo (2006), Caldart (2012), Freire (1997, 2011), Souza (2012), Augusto and Mendes (2022), the exploratory qualitative research was based on the analysis of six articles (2 in Scielo and 4 in the Revista Brasileira de Educação do Campo) published between 2018 and 2023. Rural Education, with its specificities and challenges, stands out for the need for contextualization and interdisciplinarity in Science teaching. The conclusion points to the existence of challenges to be overcome and the undeniable importance of continuing research in the area, highlighting the complexity of the educational modality and the need for specific approaches to promote quality education in the field. <![CDATA[Estado do conhecimento sobre os desafios dos professores alfabetizadores na pandemia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem o objetivo de discutir sobre os desafios dos professores alfabetizadores durante o período de pandemia, quando da suspensão das aulas presenciais. Reconhecendo a alfabetização como uma importante etapa para a aprendizagem e com o intuito de buscar estudos na literatura, foram realizadas pesquisas em bases de dados científicas para compor o estado do conhecimento. A partir dos relatos encontrados na literatura, foram identificados os desafios, possibilitando categorizá-los por áreas para uma melhor compreensão, sendo essas: Tecnologia, Avaliação, Cultura, Social, Saúde, Econômica e Ambiente Educacional. Os resultados apresentados revelam uma notável falta de investimentos e ações oriundos do poder público, fazendo com que cada local se organizasse de maneira diferente. Constatou-se que os professores alfabetizadores não estavam preparados para dar continuidade às aulas de maneira remota, tendo que se adaptar sem prévia preparação e poucos recursos. Espera-se contribuir com estudos futuros, fornecendo uma base de conhecimento sobre os desafios enfrentados pelos professores de alfabetização durante a pandemia.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir los desafíos que enfrentaron los educadores de alfabetización durante el período de pandemia, cuando se suspendieron las clases presenciales. Reconociendo la alfabetización como una etapa importante para el aprendizaje y con el fin de buscar estudios en la literatura, se realizaron búsquedas en bases de datos científicas para componer el estado del conocimiento. A partir de los relatos encontrados en la literatura, se identificaron los desafíos, permitiendo categorizarlos por áreas para una mejor comprensión, siendo estas: Tecnología, Evaluación, Cultura, Social, Salud, Económica y Ambiente Educacional. Los resultados presentados revelan una notable falta de inversiones y acciones por parte del poder público, haciendo que cada lugar se organizara de manera diferente. Se constató que los educadores de alfabetización no estaban preparados para dar continuidad a las clases de manera remota, teniendo que adaptarse sin preparación previa y con pocos recursos. Se espera contribuir con estudios futuros, proporcionando una base de conocimiento sobre los desafíos que enfrentaron los educadores de alfabetización durante la pandemia.<hr/>Abstract This article aims to discuss the challenges faced by literacy teachers during the pandemic period, specifically when in-person classes were suspended. Recognizing literacy as a crucial stage for learning and with the intention of seeking studies in the literature, research was conducted in scientific databases to compose the state of knowledge. From the accounts found in the literature, the challenges were identified, allowing for categorization by areas for better understanding: Technology, Assessment, Culture, Social, Health, Economic, and Educational Environment. The presented results reveal a notable lack of investment and actions from the public authorities, leading to different organizational approaches in each location. It was observed that literacy teachers were not prepared to continue their classes remotely, having to adapt without prior preparation and with limited resources. This research aims to contribute to future studies by providing a knowledge base on the challenges encountered by literacy teachers during the pandemic. <![CDATA[Movimento Profissão Docente (PD): concepções sobre a formação inicial de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo objetiva identificar as concepções do Movimento Profissão Docente acerca da formação inicial de professores/as. Quanto aos aspectos metodológicos, empregou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental, de caráter descritivo, analítico e interpretativo. A fim de caracterizar o Movimento, inicialmente se buscaram informações nos canais oficiais do Movimento Profissão Docente. Dessa forma, verificou-se como ele se configurou, as instituições “parceiras” e a sua vasta produção documental. Assim, elencou-se para análise o documento: O professor que queremos: fatores de qualidade na formação inicial docente. O referencial teórico é representado por Freitas (2024), Hobold (2023), Simionato e Hobold (2021), entre outros. Quanto aos resultados, identificaram-se o embasamento conceitual e ideológico atrelado à pedagogia das habilidades e competências e a intencionalidade de controle sobre a formação inicial docente por parte dos aparelhos privados de hegemonia burgueses.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo identificar las concepciones del Movimiento del Profesión Docente respecto a la formación inicial de los docentes. En cuanto a los aspectos metodológicos, se utilizó una metodología cualitativa, con procedimientos de investigación bibliográfica y documental, de carácter descriptivo, analítico e interpretativo. Para caracterizar el Movimiento, inicialmente se buscó información en los canales oficiales del Movimiento del Magisterio. De esta manera se constató cómo se configuró, las instituciones “socias” y su vasta producción documental. Por ello, quedó para su análisis el documento: El docente que queremos: factores de calidad en la formación inicial docente. El marco teórico está representado por Freitas (2024), Hobold (2023), Simionato y Hobold (2021), entre otros. En cuanto a los resultados, se identificaron las bases conceptuales e ideológicas vinculadas a la pedagogía de habilidades y competencias y la intencionalidad del control sobre la formación inicial docente por parte de aparatos privados de hegemonía burguesa.<hr/>Abstract This article aims to identify the conceptions of the Teaching Profession Movement regarding the initial training of teachers. Regarding methodological aspects, a qualitative methodology was used, with bibliographic and documentary research procedures, of a descriptive, analytical and interpretative nature. In order to characterize the Movement, information was initially sought from the official channels of the Teaching Profession Movement. In this way, it was verified how it was configured, the “partner” institutions and its vast documentary production. Therefore, the document was listed for analysis: The teacher we want: quality factors in initial teacher training. The theoretical framework is represented by Freitas (2024), Hobold (2023), Simionato and Hobold (2021), among others. As for the results, the conceptual and ideological basis linked to the pedagogy of skills and competencies and the intentionality of control over initial teacher training by private apparatuses of bourgeois hegemony were identified. <![CDATA[Análise da produção científica da região Norte e Nordeste acerca da Educação Integral e em Tempo Integral no Ensino Médio (2020-2022)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo de revisão sistemática objetiva compreender o que as revistas científicas do Norte e Nordeste do Brasil estão veiculando sobre a Educação Integral no Ensino Médio em Tempo Integral de 2020 a 2022. Para o procedimento de coleta de dados, utilizou-se como fonte documental a produção científica veiculada em periódicos vinculados ao Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação do Norte e Nordeste, indexadas no Educ@ e no Web of Science. Os resultados obtidos permitem identificar, a partir das contribuições científicas sobre a Reforma do Ensino Médio, o debate em torno da privatização e precarização da educação pública, representando parte da agenda neoliberal, a qual intensifica as disparidades sociais e educacionais no país. As questões discutidas formam análise crítica que descreve a tendência em direção a uma educação cada vez mais instrumental, utilitarista e mercadológica em detrimento da formação integral e omnilateral dos jovens para atender às demandas da economia capitalista.<hr/>Resumen El presente estudio de revisión sistemática tiene como objetivo comprender lo que las revistas científicas del Norte y Noreste de Brasil están difundiendo sobre la Educación Integral en el Bachillerato a Tiempo Completo de 2020 a 2022. Para el procedimiento de recopilación de datos, se utilizó como fuente documental la producción científica publicada en periódicos vinculados al Foro de Editores de Revistas del Área Educativa del Norte y Nordeste, indexados en Educ@ y Web of Science. Los resultados obtenidos permiten identificar y evidenciar, a partir de las contribuciones científicas sobre la Reforma del Bachillerato, el debate crítico en torno a la privatización y precarización de la educación pública, representando parte de la agenda neoliberal, la cual intensifica las disparidades sociales y educativas en el país. En resumen, las cuestiones discutidas conforman un análisis crítico que describe la tendencia hacia una educación cada vez más instrumental, utilitarista y orientada al mercado en detrimento de la formación integral y omnilateral de los jóvenes para satisfacer las demandas de la economía capitalista.<hr/>Abstract The present systematic review aims to understand what scientific journals in the North and Northeast of Brazil are disseminating regarding Comprehensive Full-time Education in High School from 2020 to 2022. For the data collection procedure, the scientific production published in journals affiliated with Forum of Journal Editors in the Education Area of ​​the North and Northeast, indexed in Educ@ and Web of Science, was used as a documentary source. The obtained results allow for the identification and highlighting, based on scientific contributions on the High School Reform, of the critical debate surrounding the privatization and precariousness of public education, representing part of the neoliberal agenda, which intensifies social and educational disparities in the country. In summary, the discussed issues form a critical analysis describing the trend towards an increasingly instrumental, utilitarian, and market-oriented education at the expense of the comprehensive and omnilateral development of young people to meet the demands of the capitalist economy. <![CDATA[Avaliação da fluência em leitura: análise e discussão para a escola atual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo objetivou 1. refletir sobre a avaliação de fluência em leitura dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, 2. descrever como a Avaliação Diagnóstica da Fluência em Leitura é organizada e 3. analisar os resultados de participação e desempenho da avaliação na rede pública pertencente à Diretoria de ensino de Presidente Prudente, São Paulo, no ano de 2023. Ancorou-se o estudo na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (2001, 2007, 2017), por sua contribuição para o desenvolvimento humano. A pesquisa é de natureza quantiqualitativa, de técnicas bibliográfica e documental, e contou como categorias principais de análise: a) avaliação, b) processo de alfabetização e c) fluência leitora. Contemplou o período de 2008 a 2023. As conclusões apontaram que a avaliação da fluência pouco considera a relação das múltiplas competências que a tarefa de ler contempla, direcionando-se para a decodificação e compreensão linguística.<hr/>Resumen El presente estudio tuvo como objetivo 1. reflexionar sobre el interés educativo actual por la fluidez lectora de los estudiantes de los primeros años de Educación Primaria, 2. describir cómo se organiza la Evaluación Diagnóstica de la Fluidez Lectora y 3. analizar los resultados de la participación y realización de la evaluación en la red pública perteneciente al Consejo de Educación de Presidente Prudente, São Paulo, en el año 2023. Se ancló el estudio en la Teoría Histórico-Cultural de Vygotsky (2001, 2007, 2017), por su aporte al desarrollo humano. La investigación es de naturaleza cualitativa-cuantitativa, utilizó técnicas bibliográficas y documentales e incluyó las siguientes categorías principales de análisis: a) evaluación, b) proceso de alfabetización y c) fluidez lectora. Abarcó el período de 2008 a 2023. Las conclusiones mostraron que la evaluación de la fluidez poco considera la relación entre las múltiples habilidades que contempla la tarea de lectura, centrándose en la decodificación y la comprensión lingüística.<hr/>Abstract The present study aimed to 1. reflect on the current educational interest in reading fluency of students in the initial years of Elementary School, 2. describe how the Diagnostic Assessment of Reading Fluency is organized, and 3. analyze the results of participation and performance of the assessment in the public network belonging to the Education Board of Presidente Prudente, São Paulo, in the year 2023. The study was anchored in Vygotsky's Historical-Cultural Theory (2001, 2007, 2017), due to its contribution to human development. The research is qualitative-qualitative nature, using bibliographic and documentary techniques and included the following main categories of analysis: a) assessment, b) literacy process, and c) reading fluency. It covered the period from 2008 to 2023. The conclusions showed that the assessment of fluency little consider the relationship between the multiple skills that the task of reading contemplates, focusing on decoding and linguistic understanding. <![CDATA[Uma análise sobre a percepção de professoras iniciantes acerca da participação em um programa de indução]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetivou-se analisar a percepção de professoras iniciantes acerca da participação em um programa de mentoria buscando entender quais os desdobramentos para a atividade docente. Foram analisadas 18 respostas abertas de um questionário misto. Na organização e análise dos dados, elaboraram-se as seguintes categorias: expectativas iniciais sobre o programa de mentoria; percepções acerca do Programa Híbrido de Mentoria para a atuação docente; processos reflexivos. De modo geral, as análises revelaram que o programa se configurou como um cenário propício para a promoção do desenvolvimento profissional das professoras iniciantes. As percepções das iniciantes sugerem que a participação dialogada e formativa, construída de forma colaborativa com as mentoras, promoveu, aos poucos, autonomia para pensarem nas suas práticas pedagógicas, refletirem mais criticamente sobre sua atuação, construírem conhecimentos específicos sobre a profissão, além de exercitarem seu autoconhecimento, sugerindo seu reconhecimento e pertencimento na profissão.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue analizar la percepción de docentes principiantes sobre su participación en un programa de mentoría buscando comprender las consecuencias para la actividad docente. Se analizaron un total de 18 respuestas abiertas a un cuestionario mixto. En la organización y análisis de los datos, se elaboraron las siguientes categorías: expectativas iniciales sobre el programa de mentoría; percepciones sobre el Programa para la enseñanza; procesos reflexivos. En general, los análisis revelaron que el programa se configuró como un escenario propicio para la promoción del desarrollo profesional de los principiantes. Las percepciones de los principiantes sugieren que la participación dialogada y formativa, construida en colaboración con los mentores, promovió gradualmente la autonomía para pensar sobre sus prácticas pedagógicas, reflexionar más críticamente sobre su desempeño, construir conocimientos específicos sobre la profesión, además de ejercitar su autoconocimiento, sugiriendo su reconocimiento y pertenencia a la profesión.<hr/>Abstract The objective was to analyze the perception of beginning teachers about participation in a mentoring program, seeking to understand the consequences for teaching activity. Eighteen open-ended responses from a mixed questionnaire were analyzed. In the organization and analysis of the data, the following categories were elaborated: initial expectations about the mentoring program; perceptions about the Hybrid Mentoring Program for teaching performance; reflective processes. In general, the analyzes revealed that the program was configured as a favorable scenario for the promotion of the professional development of beginning teachers. The perceptions of the beginners suggest that the dialogued and formative participation, built collaboratively with the mentors, gradually promoted autonomy to think about their pedagogical practices, reflect more critically on their performance, build specific knowledge about the profession, in addition to exercising their self-knowledge, suggesting their recognition and belonging in the profession. <![CDATA[Professores readaptados em escolas públicas: adoecimento e perspectivas de retorno à sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo caracterizar os professores de educação básica pública de Recife e outros municípios da região metropolitana em readaptação funcional, indicando as patologias que mais os acometem, bem como suas perspectivas de retorno à sala de aula. A pesquisa se ampara em estudos sobre adoecimento e mal-estar docente. Realizou-se um levantamento junto a 31 profissionais, que responderam a um questionário misto. As respostas foram organizadas e analisadas com o suporte do software Atlas.ti. Os resultados revelaram que o adoecimento docente é uma realidade e implica readaptação funcional. As patologias que mais afastam os docentes da sala de aula são de ordem emocional. A maior parte desses profissionais não tem expectativa de retorno à sala de aula devido às suas condições limitadas de saúde articuladas ao processo de desvalorização profissional. Os achados sugerem que a qualidade do trabalho docente exige investimentos em condições laborais, reconhecimento e valorização.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo caracterizar a los docentes de educación básica pública de Recife y otros municipios de la región metropolitana en proceso de readaptación funcional, indicando las patologías que más los afectan, así como sus perspectivas de regreso a las aulas. La investigación se basa en estudios sobre la enfermedad y el malestar docente. Se realizó una encuesta a 31 profesionales, que respondieron a un cuestionario mixto. Las respuestas fueron organizadas y analizadas con el apoyo del software Atlas.ti. Los resultados revelaron que la enfermedad docente es una realidad e implica una readaptación funcional. Las patologías que más alejan a los docentes de las aulas son las emocionales. La mayoría de estos profesionales no esperan regresar a las aulas debido a sus limitadas condiciones de salud vinculadas al proceso de devaluación profesional. Los hallazgos sugieren que la calidad del trabajo docente requiere inversiones en condiciones de trabajo, reconocimiento y apreciación.<hr/>Abstract This article aims to characterize public basic education teachers in Recife and other municipalities in the metropolitan region undergoing functional readaptation, indicating the pathologies that most affect them, as well as their prospects for returning to the classroom. The research is based on studies on illness and teacher malaise. We carried out a survey of 31 professionals, who responded to a mixed questionnaire. The responses were organized and analyzed with the support of Atlas.ti software. The results revealed that teacher illness is a reality and implies functional readaptation. The pathologies that keep teachers away from the classroom the most are emotional. Most of these professionals do not expect to return to the classroom due to their limited health conditions linked to the process of professional devaluation. The findings suggest that the quality of teaching work requires investments in working conditions, recognition and appreciation. <![CDATA[Metodologia da pesquisa científica no curso de Pedagogia: reflexões sobre a formação de professores/as pesquisadores/as]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo trata do processo de formação do estudante do curso de Pedagogia em metodologia da pesquisa científica, refletindo sobre o ser professor pesquisador. Por meio da abordagem qualitativa e da pesquisa de campo exploratória e descritiva, o estudo tratou de dados referentes a 13 semestres do curso no período de 2015 a 2022. Os resultados evidenciaram a necessidade de engajamento do coletivo docente na articulação de conteúdos entre as disciplinas do currículo de Pedagogia, no sentido de formar o professor pesquisador para além da articulação entre teoria e prática, abrangendo níveis de maior criticidade e de relevância social pela experiência de uma cultura acadêmica emancipatória.<hr/>Resumen Este artículo aborda el proceso de formación de los estudiantes del curso de Pedagogía en metodología de la investigación científica, reflexionando sobre el ser docente investigador. Utilizando un enfoque cualitativo e investigación de campo exploratoria y descriptiva, el estudio analizó datos de 13 semestres del curso entre 2015 y 2022. Los resultados destacaron la necesidad de que el equipo docente se comprometa en la articulación de contenidos entre las asignaturas del currículo de Pedagogía para formar al profesor investigador más allá de la articulación entre teoría y práctica, abarcando niveles de mayor criticidad y relevancia social a través de la vivencia de una cultura académica emancipadora.<hr/>Abstract This article deals with the process of training the Pedagogy course student in scientific research methodology, reflecting on being a research professor. Through the qualitative approach and exploratory and descriptive field research, the study dealt with data referring to 13 semesters of the course from 2015 to 2022. The results showed the need for the engagement of the teaching collective in the articulation of contents between the disciplines of the Pedagogy curriculum, in order to train the researcher teacher beyond the articulation between theory and practice, covering levels of greater criticality and social relevance through the experience of an emancipatory academic culture. <![CDATA[Ser menino e ser menina em uma turma de crianças de multi-idade no contexto da Educação Infantil: diálogos sobre identidade de gênero]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado defendida em 2023 que teve o objetivo de compreender as significações construídas pelas crianças acerca dos modos de ser menino e ser menina existentes entre personagens em algumas histórias de literatura infantil que adotam uma perspectiva contra-hegemônica acerca de gênero. O estudo teve como metodologia a pesquisa qualitativo-etnográfica com crianças e construcionista social. Para a fundamentação teórica, foram utilizados autores como Candido (2011); Corsaro (2005); Fernandes (2016); Machado (2018, 2021, 2023); Vianna e Finco (2009). Foi possível identificar através deste estudo que as identidades de gênero ainda estão presentes em nossa sociedade como forma de diferenciar e controlar os corpos de meninos e meninas nas escolas de Educação Infantil.<hr/>Resumen Este artículo es parte de una disertación de maestría defendida en 2023 con el objetivo de comprender las significaciones construidas per los niños hasta las formas de ser niño y ser niña existentes entre personajes en historias de literatura infantil que usan una perspectiva contrahegemónica sobre género. El estudio usó como metodología la investigación etnográfica con niños y el construccionismo social. Para la fundamentación teórica, se recurrió a Candido (2011); Corsaro (2005); Fernandes (2016); Machado (2018, 2021, 2023); Vianna y Finco (2009). A través de esta investigación, se identificó que las identidades de género aún están presentes en la sociedad como manera de diferenciar y controlar los cuerpos de los niños en las escuelas de Educación Infantil.<hr/>Abstract This paper is a part of a 2023 master’s dissertation aiming to understand children’s constructed meanings about the ways to be a boy or a girl among personages in children’s literature under counter-hegemonic perspective for gender. The methodology used ethnographic research with children and social constructionism. For the theoretical basis we have drawn to authors like Candido (2011); Corsaro (2005); Fernandes (2016); Machado (2018, 2021, 2023); Vianna and Finco (2009). Through this study we have found that gender identities are still present in our society as a way of differing and governing boys’ and girls’ bodies early childhood education schools. <![CDATA[Demandas e principais desafios da Educação Especial e Inclusiva em face dos compromissos da Agenda 2030 em Angola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A garantia do direito à educação de qualidade a todos, incluindo o público-alvo da Educação Especial, é um dos compromissos presentes na Agenda 2030 sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Daí que este estudo objetiva analisar os desafios atuais da Política Nacional de Educação Especial Orientada para a Inclusão Escolar em face dos compromissos da Agenda 2030. Foi realizado um estudo qualitativo do tipo documental que enfatizou as legislações sobre o Sistema Educativo, Planos Nacionais de Desenvolvimento e relatórios do Ministério da Educação, ao passo que, para os internacionais, junto da Agenda 2030, foram consideradas declarações e relatórios das agências especializadas da Organização das Nações Unidas, através da análise temática latente. Os resultados indicam que Angola tem avançado bem no quesito dos marcos normativos sob influência das organizações multilaterais, porém os avanços registrados pouco se refletem nos resultados esperados no contexto da prática.<hr/>Resumen Garantizar el derecho a una educación de calidad para todos, incluido el público objetivo de la educación especial, es uno de los compromisos presentes en la Agenda 2030 sobre los Objetivos de Desarrollo Sostenible. Por lo tanto, este estudio tiene como objetivo analizar los desafíos actuales de la Política Nacional de Educación Especial Orientada a la Inclusión Escolar a la luz de los compromisos de la Agenda 2030. Se realizó un estudio cualitativo de tipo documental que puso énfasis en la legislación en el Sistema de Educación, Planes Nacionales de Desarrollo e informes del Ministerio de Educación, mientras que, para los estudios internacionales, junto con la Agenda 2030, se consideraron pronunciamientos e informes de organismos especializados de la Organización de las Naciones Unidas, a través de análisis temáticos latentes. Los resultados indican que Angola ha logrado buenos avances en términos de marcos regulatorios bajo la influencia de organizaciones multilaterales, sin embargo, los avances registrados poco se reflejan en los resultados esperados en el contexto de la práctica.<hr/>Abstract Guaranteeing the right to quality education for everyone, including the target audience for special education, is one of the commitments present in the 2030 Agenda on the Sustainable Development Goals. Therefore, this study aims to analyze the current challenges of the National Special Education Policy Oriented toward School Inclusion in light of the commitments of the 2030 Agenda. A qualitative study of the documentary type was carried out that emphasized the legislation on the Educational System, National Plans for Development, and reports from the Ministry of Education, while, for international studies, along with the 2030 Agenda, statements and reports from specialized agencies of the United Nations were considered, through latent thematic analysis. The results indicate that Angola has made good progress in terms of regulatory frameworks under the influence of multilateral organizations, however, the advances recorded are little reflected in the expected results in the context of practice. <![CDATA[Relação pedagógica no ambiente universitário: representações sociais captadas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo faz parte de uma pesquisa maior e objetiva captar representações sociais da relação pedagógica emergidas do convívio universitário de alunos concluintes e de seus professores em um curso de licenciatura em Pedagogia de uma instituição pública federal do Nordeste brasileiro. Apresenta como objeto a relação pedagógica e problematiza até que ponto essa relação repercute na formação discente/docente. O aporte teórico assenta-se nos estudos clássicos sobre relação pedagógica (Postic, 1990), no convívio universitário (Freire, 2019a) e nas ideias moscovicianas sobre a Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1976). Possui caráter qualitativo. Apresenta informações coletadas utilizando: questionário de perfil, técnicas de complementação de frases (Ferreira; Rese; Nogueira, 2014) e análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados apontam que o convívio no âmbito universitário e representações sociais emanadas desse meio geram crescimento acadêmico, atitudes democráticas na relação pedagógica, estando as representações ancoradas em ideias que encaminham para a gênese de situações vividas que podem explicar posições e comportamentos atuais.<hr/>Resumen El estudio forma parte de una investigación más amplia y tiene como objetivo capturar representaciones sociales de la relación pedagógica que emergen de la interacción universitaria de estudiantes graduados y sus profesores en una licenciatura em Pedagogía en una institución pública federal en el Noreste de Brasil. Presenta la relación pedagógica como su objeto y problematiza en qué medida esa relación impacta la formación de estudiantes/docentes. El aporte teórico se sustenta en estudios clásicos sobre las relaciones pedagógicas (Postic, 1990), la vida universitaria (Freire, 2019a) y las ideas moscovícicas sobre la Teoría de las Representaciones Sociales (Moscovici, 1976). Tiene un carácter cualitativo. Presenta información recopilada mediante: cuestionario de perfil, técnicas de finalización de oraciones (Ferreira; Rese; Nogueira, 2014) y análisis de contenido (Bardin, 2011). Los resultados indican que la convivencia en el nivel universitario y las representaciones sociales que emanan de este entorno generan crecimiento académico, actitudes democráticas en la relación pedagógica, estando las representaciones ancladas en ideas que conducen a la génesis de situaciones vividas que pueden explicar posiciones y comportamientos actuales.<hr/>Abstract The study is part of a larger research and aims to capture social representations of the pedagogical relationship emerging from the university interaction of graduating students and their teachers in a Degree Course - Pedagogy at a federal public institution in Northeastern Brazil. It presents the pedagogical relationship as its object and problematizes the extent to which this relationship impacts student/teacher training. The theoretical contribution is based on classic studies on pedagogical relationships (Postic, 1990), university life (Freire, 2019a) and Moscovician ideas on the Theory of Social Representations (Moscovici, 1976). It has a qualitative character. It presents information collected using: Profile Questionnaire, Sentence Completion techniques (Ferreira; Rese; Nogueira, 2014) and Content Analysis (Bardin, 2011). The results indicate that coexistence at the university level and social representations emanating from this environment generate academic growth, democratic attitudes in the pedagogical relationship, with the representations being anchored in ideas that lead to the genesis of experienced situations which can explain current positions and behaviors. <![CDATA[O tema de pesquisa como elemento de análise sobre pesquisa em Educação na região Nordeste]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Tomando a pesquisa em Educação como objeto de análise, tem-se debruçado sobre a preocupação com os elementos da pesquisa científica, dentre eles, o tema de pesquisa. Nesse sentido, elencam-se como problemática as temáticas referentes à pesquisa em Educação apresentadas aos Programas de Pós-Graduação em Educação, na região Nordeste. A partir do problema proposto, o objetivo é verificar os temas abordados em teses defendidas na área da Educação, no intuito de identificar a produção de conhecimento na área nos últimos anos. Metodologicamente, a empiria nesta pesquisa consiste nos resumos das teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação nas universidades públicas da região Nordeste em 2020, 2021 e 2022. Trata-se de uma pesquisa exploratório-bibliográfica e descritivo-sistemática em sua análise, que apresenta resultados que destacam a existência de um conjunto consistente de temas abordados e, ao mesmo tempo, a presença de tantos outros temas externos à área da Educação.<hr/>Resumen Tomando como objeto de análisis la investigación en Educación, se centra en la preocupación por los elementos de la investigación científica, entre ellos, el tema de investigación. En este sentido, los temas relacionados con la investigación en Educación presentados en los Programas de Postgrado en Educación de la región Nordeste son considerados problemáticos. A partir del problema propuesto, el objetivo es verificar los temas tratados en las tesis defendidas en el área de Educación, con el fin de identificar la producción de conocimiento en el área en los últimos años. Metodológicamente, el trabajo empírico de esta investigación consta de resúmenes de las tesis defendidas en los Programas de Posgrado en Educación de las universidades públicas de la región Nordeste en 2020, 2021 y 2022. Se trata de una investigación exploratoria-bibliográfica y descriptivo-sistemática en su análisis, que presenta resultados que resaltan la existencia de un conjunto consistente de temas tratados y, al mismo tiempo, la presencia de muchos otros temas fuera del área de Educación.<hr/>Abstract Taking research in Education as an object of analysis, we have focused on the concern with the elements of scientific research, among them, the research topic. In this sense, the themes relating to research in Education presented to Postgraduate Programs in Education in the Northeast region are considered problematic. Based on the proposed problem, the objective is to verify the topics covered in theses defended in the area of Education, in order to identify the production of knowledge in the area in recent years. Methodologically, the empirical work in this research consists of summaries of the theses defended in the Postgraduate Programs in Education at public universities in the Northeast region in 2020, 2021 and 2022. This is an exploratory-bibliographical and descriptive-systematic research in its analysis, which presents results that highlight the existence of a consistent set of topics covered and, at the same time, the presence of many other topics outside the area of ​​Education. <![CDATA[Percepções dos estudantes da Universidade da Extremadura sobre as mudanças nos sistemas de avaliação durante o confinamento da Covid-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100212&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Los sistemas de evaluación aplicados en la universidad son algunos de los temas que más discusiones, alteraciones y controversias supusieron en el confinamiento. La pandemia provocada por la Covid-19 supuso un reto para la docencia universitaria, teniendo que adaptar los docentes la forma de evaluar con las herramientas tecnológicas disponibles para realizar las pruebas de evaluación y vigilancia de estas. A través de un análisis de metodología mixta de las respuestas dadas por 456 alumnos de diversos grados de la Universidad de Extremadura a un cuestionario validado por este equipo de investigación, se pretende estudiar la percepción que los alumnos tienen sobre los cambios en los sistemas de evaluación durante el confinamiento debido a la Covid-19. Los resultados no permiten afirmar que haya habido cambios en los sistemas de evaluación y que estos hayan provocado una mejora en el rendimiento académico de los alumnos.<hr/>Resumo Os sistemas de avaliação aplicados na universidade são um dos temas que mais discussões, alterações e polêmicas causaram durante o confinamento. A pandemia provocada pela Covid-19 constituiu um desafio para o ensino universitário, tendo os docentes de adaptar a forma de avaliar com as ferramentas tecnológicas disponíveis para a realização dos testes de avaliação e monitorização. Através de uma análise de metodologia mista das respostas dadas por 456 estudantes de diferentes graus da Universidade da Extremadura a um questionário validado por esta equipe de investigação, o objetivo é estudar a percepção dos estudantes sobre as mudanças nos sistemas de avaliação durante o confinamento devido à Covid-19. Os resultados não permitem afirmar que tenha havido mudanças nos sistemas de avaliação e que estas tenham conduzido a uma melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes.<hr/>Abstract The evaluation systems applied at the university are one of the topics that caused the most discussions, alterations and controversies during confinement. The pandemic caused by Covid-19 posed a challenge for university teaching, with teachers having to adapt the way they assess with the technological tools available to carry out the assessment and monitoring tests. Through a mixed methodology analysis of the answers given by 456 students from different degrees at the University of Extremadura to a questionnaire validated by this research team, the aim is to study the students' perception of the changes in the assessment systems during the confinement due to Covid-19. The results do not allow us to affirm that there have been changes in the assessment systems and that these have led to an improvement in the students' academic performance. <![CDATA[Influência de métodos de ensino individualizados na melhoria da flexibilidade profissional dos futuros professores do ensino primário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The study aims to determine the effectiveness of individualised teaching methods for developing future primary school teachers' professional flexibility. The authors have developed individualised learning mechanisms that provide for the development of language competence, as well as mathematical, interdisciplinary and innovative competence. It has been determined that the most significant impact on the development of professional flexibility, in the opinion of teachers and students, was made by language and interdisciplinary competence, which contributed to the clarity of their thoughts. The study results showed the achievement of a high level of information assimilation by future teachers after training (0.74). It was found that individualised learning mechanisms contributed to the formation of developmental individualisation (23%) and creative thinking (22%) in the first place. The work's practical significance is finding effective mechanisms for forming professional flexibility for future primary school teachers.<hr/>Resumen El estudio tiene como objetivo determinar la eficacia de los métodos de enseñanza individualizados para desarrollar la flexibilidad profesional en los futuros profesores de primaria. Los autores han desarrollado mecanismos de aprendizaje individualizados que proporcionan el desarrollo de la competencia lingüística, así como de la competencia matemática, interdisciplinar e innovadora. Se determinó que el impacto más significativo en el desarrollo de la flexibilidad profesional, en opinión de profesores y estudiantes, lo tuvo la competencia lingüística e interdisciplinaria, que contribuyó a la claridad de sus pensamientos. Los resultados del estudio mostraron la consecución de un alto nivel de asimilación de información por parte de los futuros docentes tras su formación (0,74). Se encontró que los mecanismos de aprendizaje individualizados contribuyeron en primer lugar a la formación de la individualización del desarrollo (23%) y el pensamiento creativo (22%). La importancia práctica del trabajo es encontrar mecanismos eficaces para formar flexibilidad profesional en los futuros profesores de escuela primaria.<hr/>Resumo O estudo tem como objetivo determinar a eficácia de métodos de ensino individualizados para o desenvolvimento da flexibilidade profissional de futuros professores do ensino primário. Os autores desenvolveram mecanismos de aprendizagem individualizados que proporcionam o desenvolvimento da competência linguística, bem como da competência matemática, interdisciplinar e inovadora. Determinou-se que o impacto mais significativo no desenvolvimento da flexibilidade profissional, na opinião de professores e alunos, foi feito pela competência linguística e interdisciplinar, o que contribuiu para a clareza de seus pensamentos. Os resultados do estudo mostraram o alcance de um alto nível de assimilação de informações por futuros professores após a formação (0,74). Verificou-se que os mecanismos de aprendizagem individualizados contribuíram para a formação da individualização do desenvolvimento (23%) e do pensamento criativo (22%) em primeiro lugar. O significado prático do trabalho é encontrar mecanismos eficazes para formar flexibilidade profissional para futuros professores do ensino fundamental. <![CDATA[Professores e cultura digital: expectativas e vivências em formações continuadas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100214&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo analisa as expectativas e vivências de professores em relação à formação continuada com enfoque na promoção da cultura digital. Seu objetivo é analisar as percepções e expectativas de um grupo de professores em relação a uma formação continuada com foco na promoção de competências digitais e na integração de tecnologias em suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, que utilizou questionários on-line para a coleta de dados. A formação contou com 65 professores da Educação Básica, atuantes em diferentes regiões do Brasil, predominantemente nos Anos Finais do Ensino Fundamental. As respostas foram analisadas pela metodologia de Tematização e categorizadas em quatro temas principais: aprimoramento de conhecimentos e habilidades; integração de tecnologia nas práticas pedagógicas; troca de experiências e colaboração; e inovação e melhoria das metodologias. Os resultados indicam que os professores buscam desenvolver competências tecnológicas, adaptar práticas pedagógicas, colaborar com colegas e inovar em suas metodologias. Conclui-se que a formação continuada deve ser abrangente e dinâmica, contemplando a reflexão crítica, a integração teoria-prática, a colaboração e a inovação, qualificando os professores para promover a cultura digital em sua prática.<hr/>Resumen Este artículo analiza las expectativas y experiencias de los profesores con respecto al desarrollo profesional continuo con un enfoque en la promoción de la cultura digital. Su objetivo es examinar las percepciones y expectativas de un grupo de docentes respecto a una formación continua centrada en el fomento de competencias digitales y la integración de tecnologías en sus prácticas pedagógicas. Esta es una investigación cualitativa y descriptiva que utilizó cuestionarios en línea para la recopilación de datos. La formación incluyó a 65 profesores de Educación Básica de diferentes regiones de Brasil, que actuaban predominantemente en los Años Finales de la Educación Primaria. Las respuestas fueron analizadas utilizando la metodología de tematización y categorizadas en cuatro temas principales: mejora del conocimiento y habilidades; integración de la tecnología en las prácticas pedagógicas; intercambio de experiencias y colaboración; e innovación y mejora de las metodologías. Los resultados indican que los profesores buscan desarrollar competencias tecnológicas, adaptar prácticas pedagógicas, colaborar con colegas e innovar en sus metodologías. Se concluye que el desarrollo profesional continuo debe ser integral y dinámico, abarcando la reflexión crítica, la integración teoría-práctica, la colaboración y la innovación, equipando a los profesores para promover la cultura digital en su práctica.<hr/>Abstract This article analyzes the expectations and experiences of teachers regarding continuous professional development with a focus on promoting digital culture. Its objective is to examine the perceptions and expectations of a group of teachers concerning continuous professional development aimed at fostering digital competencies and integrating technologies into their pedagogical practices. This is a qualitative and descriptive research that used online questionnaires for data collection. The training included 65 Basic Education teachers from different regions of Brazil, working in the Final Years of Elementary Education. The responses were analyzed using the Thematization methodology and categorized into four main themes: enhancement of knowledge and skills; integration of technology into pedagogical practices; exchange of experiences and collaboration; and innovation and improvement of methodologies. The results indicate that teachers seek to develop technological competencies, adapt pedagogical practices, collaborate with colleagues, and innovate in their methodologies. It is concluded that continuous professional development should be comprehensive and dynamic, encompassing critical reflection, theory-practice integration, collaboration, and innovation, equipping teachers to promote digital culture in their practice. <![CDATA[Do ensino remoto ao presencial: entre travessias e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetivou-se discutir os desafios da formação de professores na educação superior, na travessia entre o ensino remoto e o retorno ao presencial, por meio das respostas de docentes e acadêmicos das licenciaturas de um Instituto Federal. A produção de dados ocorreu em dois momentos, o primeiro durante o ensino remoto e o segundo após o retorno às atividades presenciais, utilizando questionário semiestruturado on-line, na plataforma Google Forms, com questões dirigidas aos docentes e estudantes dos cursos de licenciatura. As análises seguiram a perspectiva descritiva e interpretativa. Constatou-se que os estudantes viveram processo de adoecimento não apenas individual, mas também coletivo, com dificuldades nos processos de (re)adaptação, prejuízos na aprendizagem e cansaço físico e mental. Com relação aos docentes, houve aumento da burocratização das atividades, adoecimento mental e psíquico, decorrente do processo de intensificação e extensificação do trabalho, iniciado ainda no contexto da pandemia, aproximando-os da lógica da gestão empresarial.<hr/>Resumen Se objetivó discutir los desafíos de la formación de profesores, en la enseñanza superior en la transición entre la enseñanza a distancia y el retorno a la enseñanza presencial, a través de las respuestas de profesores y estudiantes de licenciatura en un Instituto Federal. Los datos fueron recolectados en dos etapas, la primera durante la enseñanza a distancia y la segunda después del retorno a las actividades presenciales, utilizando un cuestionario semiestructurado en línea en la plataforma Google Forms, con preguntas dirigidas a profesores y estudiantes de licenciatura. Los análisis fueron descriptivos e interpretativos. Se constató que los alumnos vivieron un proceso de enfermedad no sólo individual, sino también colectivo, con dificultades en los procesos de (re)adaptación, pérdidas en el aprendizaje y cansancio físico y mental. En cuanto a los profesores, hubo un aumento de la burocratización de las actividades, enfermedad mental y psicológica, debido al proceso de intensificación y extensificación del trabajo, que se inició en el contexto de la pandemia, acercándolos a la lógica de la gestión empresarial.<hr/>Abstract The objective was to discuss the challenges of teacher training in higher education, in the transition between remote teaching and the return to face-to-face teaching, through the responses of teachers and undergraduate students at a Federal Institute. Data was collected in two stages, the first during remote teaching and the second after returning to face-to-face activities, using a semi-structured online questionnaire on the Google Forms platform, with questions addressed to teachers and students on the degree courses. The analysis followed a descriptive and interpretative approach. It was found that the students experienced a process of becoming ill, not only individually, but also collectively, with difficulties in the processes of (re)adaptation, losses in learning and physical and mental fatigue. With regard to teachers, there was an increase in the bureaucratization of activities, mental and psychological illness, due to the process of intensification and extensification of work, which began in the context of the pandemic, bringing them closer to the logic of business management. <![CDATA[Coordenadoras pedagógicas iniciantes: a formação e os desafios da função no Maranhão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo busca analisar a formação e os desafios existentes na mudança da função de professora para a de coordenadora pedagógica no Maranhão. Tomaram-se como referências algumas constatações extraídas de uma pesquisa de mestrado1 1 Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (PPGE-UFMA)., de natureza qualitativa e exploratória, pautada no método histórico-dialético, concluída no ano de 2018. O aporte teórico teve a contribuição de: Lima (2017), Melo (2015), entre outros. Os achados deste estudo, que recorreu a entrevistas semiestruturadas realizadas com três coordenadoras pedagógicas, de Rosário e Santa Inês, no Maranhão, apontam que, quando iniciantes, além de questões burocráticas e emergenciais, essas coordenadoras enfrentaram outros desafios, como: ausência de formação específica, falta de autonomia e relacionamento interpessoal. Concluiu-se que mais políticas de apoio e de valorização devem ser construídas para que a identidade e a prática desses profissionais sejam consolidadas nas escolas.<hr/>Resumen Este artículo busca analizar la formación y los desafíos que implica el cambio del rol de profesora al de coordinadora pedagógica en Maranhão. Se tomaron como referencias algunos de los hallazgos de un estudio de investigación de maestría, de carácter cualitativo y exploratorio, basado en el método histórico-dialéctico, finalizado en 2018. El aporte teórico provino de: Lima (2017), Melo (2015), entre otros. Los hallazgos de este estudio, que utilizó entrevistas semiestructuradas con tres coordinadoras pedagógicas de Rosário y Santa Inês, en el estado de Maranhão, indican que, cuando comenzaron, además de las cuestiones burocráticas y de emergencia, estas coordinadoras enfrentaron otros desafíos, tales como: falta de formación específica, falta de autonomía y relaciones interpersonales. Se concluye que es necesario establecer más políticas de apoyo y de valorización para que la identidad y la práctica de estos profesionales se consoliden en las escuelas.<hr/>Abstract This article aims to analyze the challenges of the transition from the role of teacher to a pedagogical coordinator in the context of Maranhão. We used reference some findings extracted from a Master’s research, of a qualitative and exploratory nature, based on the historical-dialectical method, completed in 2018. The theoretical contribution was supported by the contributions of authors such as Lima (2017), Melo (2015), and others. The findings of this study which made use of semi-structured interviews conducted with three pedagogical coordinators from Rosário and Santa Inês, in Maranhão, indicate that when they are beginners, in addition to bureaucratic and emergency issues, these coordinators face other challenges, such as: lack of specific training, autonomy and interpersonal relationships. It is concluded that more support and appreciation policies are necessary to be built in favor of these professionals so that their identity and practice are consolidated in schools. <![CDATA[Relações conceituais em Freire, Piaget e Vygotsky utilizadas no ensino e aprendizagem da Matemática e na formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo busca identificar e descrever quais principais conceitos e perspectivas em Freire, Piaget e Vygotsky são utilizados no processo de ensino e aprendizagem da Matemática e na formação de professores. Para isso fez-se uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, do tipo estado da arte. Os dados obtidos advieram da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e tiveram sua busca pautada em descritores previamente definidos. Da análise destes, constatou-se que os conceitos de Freire são bastante utilizados na educação de jovens e adultos; os de Piaget, na Educação Infantil e anos iniciais; os de Vygotsky abarcam, predominantemente, da Educação Infantil ao Ensino Superior; e que todos os conceitos são largamente adotados na formação de professores. Dentre as contribuições destes autores, os pressupostos vinculados à problematização, mediação, contextualização, jogos e fazeres ativos são comuns quando se buscam caminhos para o ensino de Matemática. Por fim, constatou-se que, para além das divergências no pensamento, os autores se complementam na construção de uma visão interacionista da aprendizagem.<hr/>Resumen Este estudio busca identificar y describir qué principales conceptos y perspectivas de Freire, Piaget y Vygotsky se utilizan en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas y en la formación docente. Para ello se realizó una investigación cualitativa, bibliográfica, de Estado del Arte. Los datos obtenidos fueron comunicados por la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones y la búsqueda se basó en descriptores previamente definidos. De su análisis se encontró que los conceptos de Freire son ampliamente utilizados en la educación de jóvenes y adultos; los de Piaget, en Educación Infantil y Primera Edad; la portada de Vygotsky, predominantemente, desde la Educación Infantil hasta la Educación Superior; y que todos los conceptos son ampliamente adoptados en la formación docente. Entre los aportes de los autores, son comunes los supuestos garantizados de problematización, mediación, contextualización, juegos y acciones activas a la hora de buscar formas de enseñar Matemáticas. Finalmente, se encontró que, más allá de las divergencias de pensamiento, los autores se complementan en la construcción de una visión interaccionista del aprendizaje.<hr/>Abstract This study seeks to identify and describe which main concepts and perspectives in Freire, Piaget and Vygotsky are used in the process of teaching and learning Mathematics and in teacher training. To this end, qualitative, bibliographical, State of the Art research was carried out. The data obtained was communicated by the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and the search was based on previously defined descriptors. From their analysis, it was found that Freire's concepts are widely used in the education of young people and adults; those of Piaget, in Early Childhood Education and early years; Vygotsky's cover, predominantly, from Early Childhood Education to Higher Education; and that all concepts are widely adopted in teacher training. Among the authors' contributions, the guaranteed assumptions of problematization, mediation, contextualization, games and active actions are common when looking for ways to teach Mathematics. Finally, it was found that, beyond the divergences in thought, the authors complement each other in constructing an interactionist view of learning. <![CDATA[Migração estudantil e preconceito de origem geográfica: um estudo com estudantes do Norte e Nordeste brasileiro na Universidade Federal de Goiás]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100218&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Compreende-se que a migração estudantil interestadual tem se estruturado enquanto política educacional devido ao conjunto de ações empreendidas pelo Estado brasileiro, que intencionam para essa finalidade. Nesse sentido, objetiva-se com este texto conhecer as vivências dos estudantes brasileiros nortistas e nordestinos que migram para acessar à educação superior e a sua percepção do preconceito de origem geográfica. Após realizar entrevistas com estudantes provenientes dessas regiões, constatou-se que, além das dificuldades encontradas para se afiliarem institucional e intelectualmente à universidade, os que são provenientes dos estados do Norte e Nordeste do país lidam com o preconceito de origem geográfica. Para tanto, a análise dos dados foi fundamentada nos estudos de Albuquerque Júnior (2011, 2012, 2016), Goffman (2008) e Santos (2012). Concluiu-se que a permanência do estudante está vinculada às suas condições objetivas, mas não se pode diminuir o impacto de questões que afetam a subjetividade desses sujeitos, como é o caso do preconceito de origem geográfica.<hr/>Resumen Se entiende que la migración interestatal de estudiantes se ha estructurado como una política educativa debido al conjunto de acciones emprendidas por el Estado brasileño destinadas a ese fin. En este sentido, el objetivo de este texto es comprender las experiencias de estudiantes brasileños del Norte y Noreste que migran para acceder a la educación superior y su percepción del prejuicio de origen geográfico. Luego de realizar entrevistas con estudiantes de estas regiones, se constató que, además de las dificultades encontradas para afiliarse institucional e intelectualmente a la universidad, quienes provienen de los estados del Norte y Nordeste del país enfrentan prejuicios de origen geográfico. Por lo tanto, el análisis de los datos se basó en los estudios de Albuquerque Júnior (2011, 2012, 2016), Goffman (2008) y Santos (2012). Se concluyó que la permanencia del estudiante está ligada a sus condiciones objetivas, pero no se puede reducir el impacto de cuestiones que afectan la subjetividad de estas personas, como ocurre con el prejuicio de origen geográfico.<hr/>Abstract It is understood that interstate student migration has been structured as an educational policy due to the set of actions undertaken by the Brazilian State, which intend for this purpose. In this sense, the objective of this text is to know the experiences of northeastern and northeastern Brazilian students who migrate to access higher education and their perception of prejudice of geographical origin. After conducting interviews with students from these regions, it was found that, in addition to the difficulties encountered in affiliating themselves institutionally and intellectually with the university, those from the northern and northeastern states of the country deal with prejudice of geographical origin. Therefore, the data analysis was based on the studies of Albuquerque Júnior (2011, 2012, 2016), Goffman (2008) and Santos (2012). It was concluded that the student's permanence is linked to their objective conditions, but the impact of issues that affect the subjectivity of these subjects cannot be reduced, as is the case of prejudice of geographical origin. <![CDATA[Movimento de incompletude/insurgência nas práticas curriculares dos professores do agreste pernambucano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100219&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo faz parte de uma pesquisa maior vinculada ao grupo de estudo “Discursos e Práticas Educacionais”. O objetivo geral é compreender a relação entre o movimento de incompletude das políticas curriculares e a insurgência das práticas curriculares dos professores do agreste pernambucano. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e de campo, tendo como participantes professores do ensino fundamental de escolas públicas do município de Caruaru e cidades circunvizinhas. Como procedimentos metodológicos, recorreu-se à observação e entrevistas semiestruturadas, bem como utilizou-se a Teoria do Discurso (Laclau; Mouffe, 2015) como instrumental teórico- -metodológico, por ser mediador indispensável para entender os discursos como parciais e contingentes. Os resultados apontam que há um movimento de diversas leituras e interpretações nas produções das políticas curriculares a partir das experiências vivenciadas pelos docentes no cotidiano da sala de aula.<hr/>Resumen Este artículo forma parte de un proyecto de investigación más amplio vinculado al grupo de estudio “Discursos y Prácticas Educativas”. El objetivo general es comprender la relación entre el carácter incompleto de las políticas curriculares y la emergencia de las prácticas curriculares de los profesores en la región agreste de Pernambuco. Esta investigación es cualitativa y de campo y los participantes son profesores de enseñanza primaria de escuelas públicas del municipio de Caruaru y de las ciudades vecinas. Los procedimientos metodológicos fueron la observación y las entrevistas semiestructuradas y se utilizó la Teoría del Discurso (Laclau; Mouffe, 2015) como herramienta teórico-metodológica por ser un mediador indispensable para comprender los discursos como parciales y contingentes. Los resultados muestran que existe un movimiento de diferentes lecturas e interpretaciones en la producción de políticas curriculares a partir de las experiencias de los docentes en el aula.<hr/>Abstract This article is part of a larger research project associated with the study group “Discourses and Educational Practices”. Its main goal is to understand the relationship between the movement of incompleteness in curriculum policies and the insurgency of curriculum practices among teachers in the wilderness region of Pernambuco. This qualitative and field-based research involved elementary school teachers from public schools in the municipality of Caruaru and neighboring cities. The methodological procedures include observation and semi-structured interviews, as well as the use of Discourse Theory (Laclau; Mouffe, 2015) as a theoretical and methodological framework, as it is an essential mediator for understanding discourses as partial and contingent. The results indicate that there is a movement of diverse readings and interpretations in the production of curricular policies based on the experiences lived by teachers in the daily classroom environment. <![CDATA[A formação docente como estratégia para prevenir o <em>tecnoestresse</em> e a violação de limites trabalho-família em professores da educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100220&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O uso crescente de tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional tem gerado o tecnoestresse (também conhecido como estresse tecnológico - um estado psicológico negativo causado pelo uso excessivo ou inadequado de tecnologias de informação e comunicação), que afeta a saúde mental dos professores. Este estudo examinou a relação entre tecnoestresse e conflito trabalho-família em 455 professores da educação básica, levando em consideração as características dos setores público e privado. Os resultados indicam que os professores de escolas públicas apresentaram níveis mais elevados de tecnoestresse, enquanto os professores de escolas privadas apresentaram níveis mais altos de inibição a esse estresse tecnológico. As descobertas deste estudo podem ser úteis para os gestores escolares na implementação de estratégias como políticas de flexibilidade, suporte de automonitoramento digital e treinamento sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação, a fim de mitigar os efeitos do tecnoestresse. No entanto, pesquisas futuras com delineamentos longitudinais são necessárias para aprofundar a compreensão dessa relação.<hr/>Resumen El creciente uso de las tecnologías de la información y la comunicación en el contexto educativo ha provocado tecnoestrés (también conocido como estrés tecnológico, un estado psicológico negativo causado por el uso excesivo o inadecuado de las tecnologías de la información y la comunicación), que afecta a la salud mental de los profesores. Esta investigación analizó el tecnoestrés y el conflicto trabajo-familia entre 455 profesores de primaria y secundaria, comparando las experiencias de los educadores del sector público y privado. Los resultados indican que los profesores de la escuela pública mostraron mayores niveles de tecnoestrés, mientras que los de la privada mostraron mayores niveles de inhibición ante este estrés tecnológico. Los resultados de este estudio pueden ser útiles para que los líderes escolares implementen estrategias como políticas de flexibilidad, apoyo al autocontrol digital y formación en el uso de las tecnologías de la información y la comunicación para mitigar los efectos del tecnoestrés. Sin embargo, son necesarias futuras investigaciones con diseños longitudinales para profundizar en el conocimiento de esta relación.<hr/>Abstract The growing use of information and communication technologies in the educational context has led to technostress (also known as technological stress - a negative psychological state caused by excessive or inappropriate use of information and communication technologies), which affects the mental health of teachers. This study examined the relationship between technostress and work-family conflict in 455 teachers of K-12, considering the characteristics of both the public and private sectors. The results indicate that teachers in public schools experienced higher levels of technostress, while teachers in private schools showed higher levels of inhibition to this technological stress. The findings of this study may be useful for school managers in implementing strategies such as flexibility policies, digital self-monitoring support, and training on the use of information and communication technologies, in order to mitigate the effects of technostress. However, future research with longitudinal designs is needed to deepen the understanding of this relationship. <![CDATA[O papel da realidade virtual na melhoria da qualidade da formação profissional dos professores de ciências naturais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100221&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The use of information technologies, in particular virtual reality, is becoming a topical issue in the professional training of natural science teachers. The study aims to assess the effectiveness of a professional development program that utilizes virtual reality as an educational tool to enhance the quality of training for natural science teachers. The obtained results testify to the positive impact of the virtual reality use on various aspects of teachers’ professional training. The study found that the attitude towards technology improved significantly after the virtual reality introduction (from 65% to 72%). The percentage of positive responses regarding the feasibility of using STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) technologies in education increased by 25%. Student feedback emphasizes the importance of integrating new technologies into STEM education. Further research should examine the training needs of STEM teachers in different educational contexts, explore effective technology integration strategies, and assess their impact on student outcomes.<hr/>Resumen El uso de las tecnologías de la información, en particular la realidad virtual, se está convirtiendo en un tema de actualidad en la formación profesional de los profesores de ciencias naturales. El estudio tiene como objetivo evaluar la eficacia de un programa de desarrollo profesional que utiliza la realidad virtual como herramienta educativa para mejorar la calidad de la formación de los profesores de ciencias naturales. Los resultados obtenidos dan testimonio del impacto positivo del uso de la realidad virtual en varios aspectos de la formación profesional de los profesores. El estudio encontró que la actitud hacia la tecnología mejoró significativamente después de la introducción de la realidad virtual (del 65% al 72%). El porcentaje de respuestas positivas con respecto a la viabilidad del uso de tecnologías STEM (ciencia, tecnología, ingeniería y matemáticas) en la educación aumentó un 25%. La retroalimentación de los estudiantes enfatiza la importancia de integrar nuevas tecnologías en la educación STEM. La investigación futura debe examinar las necesidades de capacitación de los profesores STEM en diferentes contextos educativos, explorar estrategias efectivas de integración de tecnología y evaluar su impacto en los resultados de los estudiantes.<hr/>Resumo O uso de tecnologias da informação, em particular a realidade virtual (RV), está se tornando uma questão atual no treinamento profissional de professores de ciências naturais. O estudo visa a avaliar a eficácia de um programa de desenvolvimento profissional que utiliza a realidade virtual como uma ferramenta educacional para melhorar a qualidade do treinamento para professores de ciências naturais. Os resultados obtidos atestam o impacto positivo do uso da realidade virtual em vários aspectos do treinamento profissional de professores. O estudo descobriu que a atitude em relação à tecnologia melhorou significativamente após a introdução da realidade virtual (de 65% para 72%). A porcentagem de respostas positivas sobre a viabilidade do uso de tecnologias STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na educação aumentou em 25%. O feedback dos alunos enfatiza a importância de integrar novas tecnologias na educação STEM. Pesquisas futuras devem examinar as necessidades de treinamento de professores STEM em diferentes contextos educacionais, explorar estratégias eficazes de integração de tecnologia e avaliar seu impacto nos resultados dos alunos. <![CDATA[A eficácia dos mapas mentais colaborativos na aprendizagem e ensino de tecnologias aplicadas à Matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100223&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo investiga a eficácia dos mapas mentais colaborativos como ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina de Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Matemática II. A pesquisa, realizada com estudantes de licenciatura em Matemática, utiliza uma metodologia mista, combinando análises qualitativas e quantitativas. A geração de dados foi realizada por meio de um questionário e observações do professor. Os resultados encontrados destacam que os mapas mentais colaborativos melhoram a organização, a retenção de informações e a motivação dos estudantes. Além disso, promovem a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de habilidades críticas, como criatividade e pensamento crítico. Apesar dos desafios relacionados à clareza e à organização, a ferramenta se mostra eficaz no ensino e na aprendizagem, oferecendo uma abordagem inovadora para o ensino superior. Conclui-se que os mapas mentais colaborativos não só tornaram eficazes o ensino e a aprendizagem, mas também promoveram um ambiente de ensino mais interativo e colaborativo.<hr/>Resumen Este artículo investiga la eficacia de los mapas mentales colaborativos como herramienta de enseñanza y aprendizaje en la asignatura de Tecnologías Aplicadas a la Enseñanza de las Matemáticas II. La investigación, realizada con estudiantes de licenciatura en Matemáticas, utiliza una metodología mixta, combinando análisis cualitativos y cuantitativos. Los datos se generaron mediante un cuestionario y observaciones de los profesores. Los resultados encontrados destacan que los mapas mentales colaborativos mejoran la organización, la retención de información y la motivación de los estudiantes. Además, promueven el aprendizaje colaborativo y el desarrollo de habilidades críticas, como la creatividad y el pensamiento crítico. A pesar de los desafíos relacionados con la claridad y la organización, la herramienta resulta eficaz en la enseñanza y el aprendizaje, ofreciendo un enfoque innovador para la educación superior. Se concluye que los mapas mentales colaborativos no solo hicieron que la enseñanza y el aprendizaje fueran eficaces, sino que también fomentaron un entorno de enseñanza más interactivo y colaborativo.<hr/>Abstract This article investigates the effectiveness of collaborative mind maps as a teaching and learning tool in the subject of Applied Technologies for Teaching Mathematics II. The research, conducted with Mathematics Education students, uses a mixed methodology, combining qualitative and quantitative analyses. Data was generated through a questionnaire and observations by the teacher. The results highlight that collaborative mind maps improve students' organization, information retention, and motivation. Additionally, they promote collaborative learning and the development of critical skills, such as creativity and critical thinking. Despite challenges related to clarity and organization, the tool proves effective in teaching and learning, offering an innovative approach to higher education. It is concluded that collaborative mind maps not only made teaching and learning effective but also fostered a more interactive and collaborative teaching environment. <![CDATA[Garantia do acesso à educação às crianças camponesas: o Ensino Infantil multisseriado em Altamira, Pará]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100224&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A legislação brasileira, representada pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/1996), assegura o direito das crianças à educação. No entanto, na região amazônica do Pará, devido à vasta extensão territorial, é comum a prática de ensino em classes multisseriadas, unindo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, o que contraria a Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008. Por isso, este estudo tem como objetivo principal destacar como a Educação Infantil é organizada em salas multisseriadas na cidade de Altamira, Pará. Esta pesquisa qualitativa e descritiva analisou dados obtidos na Secretaria Municipal de Educação de Altamira, revelando que a maioria das escolas na região oferece Educação Infantil de forma multisseriada, com 17 instituições que combinam essa etapa com o Ensino Fundamental I.<hr/>Resumen La legislación brasileña, representada por la Constitución Federal de 1988 y la Ley de Directrices y Bases (Ley nº 9.394/1996), garantiza el derecho de los niños a la educación. Sin embargo, en la región amazónica de Pará, debido a la vasta extensión territorial, es común impartir clases en clases multigrado, combinando Educación Infantil y Educación Primaria, lo que contradice la Resolución nº 2, de 28 de abril de 2008. Por lo tanto, el principal objetivo del estudio es resaltar cómo se organiza la Educación Infantil en las aulas multigrado de la ciudad de Altamira, Pará. Esta investigación cualitativa y descriptiva analizó datos obtenidos de la Secretaría Municipal de Educación de Altamira, revelando que la mayoría de las escuelas de la región ofrecen Educación Infantil en formato multigrado, con 17 instituciones que combinan esta etapa con Educación Primaria I.<hr/>Abstract Brazilian legislation, represented by the Federal Constitution of 1988 and the Law of Guidelines and Bases (Law no. 9.394/1996), ensures the right of children to education. However, in the Amazon region of Pará, due to the vast territorial extension, the practice of teaching in multigrade classes is common, uniting Early Childhood Education and Elementary School, which is contrary to Resolution No. 2, of April 28, 2008. Therefore, this study aims to highlight how Early Childhood Education is organized in multigrade classrooms in the city of Altamira, Pará. This qualitative and descriptive research analyzed data obtained from the Municipal Department of Education of Altamira, revealing that most schools in the region offer Early Childhood Education in a multigrade manner, with 17 institutions that combine this stage with Elementary School I. <![CDATA[Trajetória formativa para a docência e inserção política de Francisca Miguel em Anápolis/GO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100225&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A presente pesquisa trata da biografia da professora goiana Francisca Miguel, com ênfase em sua trajetória formativa, bem como sua inserção na política como a primeira vereadora de Anápolis, Goiás. A pesquisa está inserida no campo da História da Educação e ancora--se nos pressupostos teóricos da História Cultural. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, baseada em autores como Abreu (1997), Ferreira (2011), Santos (2023) e Santos, Abreu e Costa (2022), além da bibliográfica, recorrendo-se também a uma análise documental a partir de livros de atas, livros de matrículas da Escola Normal de Annapolis, leis, projetos de leis, decretos, fontes jornalísticas, dentre outras. Como resultados, pode-se vislumbrar que a biografada teve seu processo formativo nos ensinos primário e normal na cidade de Anápolis, cujo diploma de normalista lhe foi conferido em 1933 pela Escola Normal de Annapolis, período esse em que as políticas estaduais educacionais buscavam formar um grande contingente de professores para atuarem na efetivação da Pedagogia Nova nas escolas goianas.<hr/>Resumen Esta investigación aborda la biografía de la maestra goiana Francisca Miguel, con énfasis en su trayectoria educativa, así como su participación en política como primera concejala de Anápolis, Goiás. La investigación se inscribe en el campo de la Historia de la Educación y se ancla en los presupuestos teóricos de la Historia Cultural. Metodológicamente, se utilizó la investigación bibliográfica, basada en autores como Abreu (1997), Ferreira (2011), Santos (2023) y Santos, Abreu y Costa (2022). Además de la investigación bibliográfica, también se utilizó el análisis documental basado en libros de actas, libros de matrícula de la Escuela Normal de Annapolis, leyes, proyectos de ley, decretos, fuentes periodísticas, entre otros. Los resultados muestran que la biografiada se formó en la enseñanza primaria y normal en la ciudad de Anápolis, donde se diplomó en 1933 en la Escuela Normal de Annapolis, período en el que las políticas educativas estatales buscaban formar un gran contingente de profesores para implantar la Nueva Pedagogía en las escuelas de Goiás.<hr/>Abstract This research deals with the biography of Goiás teacher Francisca Miguel, with emphasis on her formative trajectory, as well as her insertion in politics as the first city councilor of Anápolis, Goiás. The research is inserted in the field of History of Education and is anchored in the theoretical assumptions of Cultural History. Methodologically, bibliographic research was used, based on authors such as Abreu (1997), Ferreira (2011), Santos (2023) and Santos, Abreu and Costa (2022), in addition to bibliographic research, also using a documentary analysis based on minute books, Annapolis Normal School enrollment books, laws, bills, decrees, journalistic sources, among others. As a result, it can be seen that the biographer had her formative process in primary and normal education in the city of Anápolis, whose normalist diploma was awarded in 1933 by the Normal School of Annapolis, a period in which state educational policies sought to form a large contingent of teachers to act in the realization of the New Pedagogy in schools in Goiás. <![CDATA[Estratégias de autorregulação social: relatos de uso em uma intervenção com professores do Ensino Médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100226&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo analisar os efeitos de uma intervenção realizada on-line no relato de uso de estratégias de autorregulação social por professores do Ensino Médio em um curso de formação continuada. A pesquisa foi conduzida por meio de um delineamento quase experimental com 14 docentes, utilizando uma abordagem mista para analisar dados coletados antes e após a intervenção. Para tanto, foi utilizado um questionário estruturado contendo 15 questões elaborado para esta pesquisa. A intervenção, baseada em sobreposição curricular, abordou estratégias de autorregulação social, cognitiva e metacognitiva. Os resultados não demonstraram diferenças estatisticamente significativas para as estratégias de autorregulação social utilizadas, no entanto, evidenciaram o aumento do uso de tecnologias digitais, como o WhatsApp, para suporte social. De forma geral, a intervenção mostrou-se eficaz em promover ajustes comportamentais e fortalecer a comunicação entre os professores, evidenciando a importância de estratégias de autorregulação social no ambiente educacional.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar los efectos de una intervención en línea en el informe de uso de estrategias de autorregulación social por parte de los profesores de Enseñanza Media en un curso de formación continua. La investigación se llevó a cabo mediante un diseño cuasi experimental con 14 docentes, utilizando un enfoque mixto para analizar los datos recogidos antes y después de la intervención. Para ello, se utilizó un cuestionario estructurado con 15 preguntas, elaborado específicamente para esta investigación. La intervención, basada en la superposición curricular, abordó estrategias de autorregulación social, cognitiva y metacognitiva. Los resultados no mostraron diferencias estadísticamente significativas en el uso de las estrategias de autorregulación social, sin embargo, evidenciaron un aumento en el uso de tecnologías digitales, como WhatsApp, para el apoyo social. En general, la intervención resultó eficaz en promover ajustes conductuales y fortalecer la comunicación entre los profesores, destacando la importancia de las estrategias de autorregulación social en el entorno educativo.<hr/>Abstract This article aims to analyze the effects of an online intervention on the report of the use of social self-regulation strategies by high school teachers in a continuing education course. The research was conducted through a quasi-experimental design with 14 teachers, using a mixed approach to analyze data collected before and after the intervention. To this end, a structured questionnaire containing 15 questions prepared for this research was used. The intervention, based on curricular overlap, addressed social, cognitive and metacognitive self-regulation strategies. The results did not demonstrate statistically significant differences for the social self-regulation strategies used, however, they showed the increased use of digital technologies, such as WhatsApp, for social support. In general, the intervention proved to be effective in promoting behavioral adjustments and strengthening communication among teachers, highlighting the importance of social self-regulation strategies in the educational environment. <![CDATA[Necessidades de formação dos professores da Pré-Escola: evidências das pesquisas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100227&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O levantamento de necessidades formativas é essencial para que as formações propostas sejam significativas e estejam alinhadas com a realidade docente. Dessa forma, esta Revisão Sistemática da Literatura, a qual seguiu o protocolo estabelecido por Kitchenham e Charters (2007) e teve como fonte de informação a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, o Education Resources Information Center e o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, objetivou investigar as necessidades formativas dos professores da Educação Infantil/Pré-Escola. Como resultado, obtiveram-se 942 estudos. Desses, apenas quatro trabalhos estavam diretamente relacionados ao objeto de estudo. Os dados possibilitaram categorizar as necessidades formativas nas temáticas: “Criança/infância”, “Organização do Trabalho Pedagógico”, “Eixos/Conteúdos” e “Brinquedos, brincadeiras e o lúdico”. A investigação possibilitou delinear as necessidades formativas dos professores da Educação Infantil da fase pré-escolar, conforme as pesquisas empíricas disponíveis na literatura.<hr/>Resumen La evaluación de las necesidades formativas es fundamental para que la formación propuesta sea significativa y alineada con la realidad docente. Así, esta Revisión Sistemática de la Literatura, que siguió el protocolo establecido por Kitchenham y Charters (2007) y tuvo como fuente de información la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones, el Centro de Información de Recursos Educativos y el Portal de Revistas Periódicos de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior, objetivó investigar las necesidades de formación de docentes de Educación Infantil/Preescolar. Como resultado, se obtuvieron 942 estudios. De ellos, solo cuatro investigaciones estaban directamente relacionadas con el objeto de estudio. Los datos permitieron categorizar las necesidades de formación en temas: “Niño/infancia”, “Organización del Trabajo Pedagógico”, “Ejes/Contenidos” y “Juguetes, juegos y juego”. La investigación permitió perfilar las necesidades de formación de los docentes de Educación Infantil en la fase preescolar, según investigaciones empíricas disponibles en la literatura.<hr/>Abstract Identifying training needs is essential to ensure that proposed professional development programs are meaningful and aligned with teachers' real-world experiences. Thus, this Systematic Literature Review, which followed the protocol established by Kitchenham and Charters (2007) and used the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, the Education Resources Information Center, and the Portal of Journals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel as sources, aimed to investigate the training needs of Early Childhood/Preschool teachers. As a result, 942 studies were obtained. Of these, only four studies were directly related to the research topic. The data made it possible to categorize the training needs into the following themes: "Child/Childhood," "Organization of Pedagogical Work," "Axes/Content," and "Toys, Play, and the Ludic." The research made it possible to outline the training needs of Preschool Education teachers, based on the empirical studies available in the literature. <![CDATA[Saber de experiência feito de estudantes da Educação de Jovens e Adultos: conhecer para valorizar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100228&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de doutoramento realizada no âmbito de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire. Nos diálogos trilhados com as professoras dessa escola andarilha, objetivou-se investigar se a formação continuada contribuiu para a reflexão da prática dessas educadoras. O levantamento dos dados deu-se por meio de perguntas fechadas a partir de um questionário. Partindo das respostas, empregou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo para a análise dos dados, gerando um Discurso Coletivizado denominado “Conhecimentos e experiências dos sujeitos: ensino e aprendizagens”. A partir das análises, observou-se que as professoras possuem uma compreensão sobre a importância da valorização dos saberes socialmente construídos pelos estudantes; que os saberes prévios precisam estar incorporados ao fazer pedagógico, na condição de uma educação libertadora, e não bancária; e ainda que é possível compreender que o olhar atento e cuidadoso também dialoga com a formação continuada, respeitando as especificidades da Educação de Jovens e Adultos.<hr/>Resumen El artículo presenta los resultados de una investigación doctoral realizada en el ámbito de la Escuela Primaria Municipal de Educación de Jóvenes y Adultos Paulo Freire. En los diálogos con los profesores de esta escuela errante, el objetivo fue investigar si la formación continua contribuyó a la reflexión sobre la práctica de estos educadores. La recolección de datos se realizó a través de preguntas cerradas de un cuestionario. A partir de las respuestas se utilizó la metodología del Discurso Colectivo del Sujeto para analizar los datos, generándose un Discurso Colectivizado denominado “Conocimientos y experiencias de los sujetos: enseñanza y aprendizaje”. De los análisis, se observó que los docentes comprenden la importancia de valorar los conocimientos socialmente construidos por los estudiantes; que los conocimientos previos deben incorporarse a la práctica pedagógica, como una educación liberadora, no bancaria; y si bien es posible comprender que una mirada atenta y atenta dialoga también con la formación continua, respetando las especificidades de la Educación de Jóvenes y Adultos.<hr/>Abstract The article presents the results of a doctoral research carried out within the scope of a Paulo Freire Municipal Elementary School for Youth and Adult Education. In the dialogues with the teachers of this school, the objective was to investigate whether continuing education contributed to the reflection of the practice of these educators. The data collection took place through closed questions based on a questionnaire. Based on the answers, the methodology of the Collective Subject Discourse was used for data analysis, generating a Collectivized Discourse called "Knowledge and experiences of the subjects: teaching and learning". From the analyzes, it was observed that the teachers have an understanding of the importance of valuing the knowledge socially constructed by the students; that previous knowledge needs to be incorporated into the pedagogical practice, as a liberating education, and not banking; and also that it is possible to understand that the attentive and careful look also dialogues with continuing education, respecting the specificities of Youth and Adult Education.