Scielo RSS <![CDATA[Educação & Formação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2448-358320250001&lang=pt vol. 10 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Desafios da educação integral na Amazônia paraense: o papel da formação de gestores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo explora a educação em tempo integral, com foco nos aspectos imateriais e na atuação dos gestores na Região Metropolitana de Santarém, Pará. O objetivo central é analisar a educação em tempo integral, considerando aspectos relacionados ao trabalho dos gestores, a circulação de informações estratégicas e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizem o conhecimento e a comunicação como elementos essenciais para garantir essa modalidade de ensino. A partir de uma análise bibliográfica e documental, o estudo aborda a importância estratégica de elementos voltados às condições imateriais de trabalho da gestão da escola para consolidar um projeto de educação para a transformação estrutural da sociedade. Conclui-se que a educação em tempo integral evidencia a necessidade de uma gestão educacional que promova e desenvolva ações coletivas nas escolas, fundamentadas em políticas públicas e legislação específica.<hr/>Resumen Este artículo explora la educación a tiempo completo, centrándose en los aspectos inmateriales y en el trabajo de los gestores en la Región Metropolitana de Santarém, Pará. El objetivo central es analizar la educación a tiempo completo, considerando aspectos relacionados con el trabajo de los gestores, la circulación de información estratégica y el desarrollo de prácticas pedagógicas que valoren el conocimiento y la comunicación como elementos esenciales para garantizar este tipo de educación. A partir de un análisis bibliográfico y documental, el estudio aborda la importancia estratégica de los elementos centrados en las condiciones inmateriales de trabajo de los gestores escolares para consolidar un proyecto de educación para la transformación estructural de la sociedad. Concluye que la educación a tiempo completo pone en evidencia la necesidad de una gestión educativa que promueva y desarrolle acciones colectivas en las escuelas, con base en políticas públicas y legislación específica.<hr/>Abstract This article explores full-time education, focusing on immaterial aspects and the role of managers in the Metropolitan Region of Santarém, Pará. The main objective is to analyse full-time education, considering aspects related to the work of school managers, the circulation of strategic information, and the development of pedagogical practices that value knowledge and communication as essential elements to ensure this mode of education. Based on a bibliographical and documentary analysis, the study addresses the strategic importance of immaterial working conditions within school management to consolidate an education project aimed at the structural transformation of society. The conclusion is that full-time education highlights the need for educational management that promotes and develops collective actions in schools, grounded in public policies and specific legislation. <![CDATA[O esvaziamento do social nas finalidades da educação e a Pedagogia Social como alternativa de formação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo discute a importância da Pedagogia Social como alternativa crítica ao esvaziamento das finalidades sociais na educação brasileira, influenciada pelo avanço neoliberal nas últimas décadas. Assim, analisam-se as concepções acerca das finalidades educativas em nosso país, especialmente, entre os anos de 1990 e 2020. Para além disso, tem-se como objetivo apresentar a Pedagogia Social como campo que se contrapõe ao esvaziamento do sentido social e crítico da educação, promovendo uma visão de emancipação social. A metodologia deste artigo envolve revisão bibliográfica e análise teórica do cenário educacional brasileiro, com base em autores como Roberto Leher, Luiz Carlos de Freitas e José Carlos Libâneo, para tratar das mudanças nas finalidades da educação contemporânea, e Geraldo Caliman e Roberto da Silva, no campo da Pedagogia Social. Conclui destacando a disputa teórica entre visões neoliberais e sociocríticas, apresentando a Pedagogia Social como alternativa para promover uma educação crítica e emancipatória.<hr/>Resumen Este artículo discute la importancia de la Pedagogía Social como una alternativa crítica al vaciamiento de los fines sociales en la educación brasileña, influenciada por el avance neoliberal en las últimas décadas. Así, se analizan las concepciones acerca de los fines educativos en nuestro país, especialmente entre los años 1990 y 2020. Además, el objetivo es presentar la Pedagogía Social como un campo que se contrapone al vaciamiento del sentido social y crítico de la educación, promoviendo una visión de emancipación social. La metodología de este artículo involucra una revisión bibliográfica y un análisis teórico del escenario educativo brasileño, basado en autores como Roberto Leher, Luiz Carlos de Freitas y José Carlos Libâneo, para tratar los cambios en los fines de la educación contemporánea, y Geraldo Caliman y Roberto da Silva, en el campo de la Pedagogía Social. Concluye destacando la disputa teórica entre visiones neoliberales y socio-críticas, presentando la Pedagogía Social como una alternativa para promover una educación crítica y emancipatoria.<hr/>Abstract This article discusses the importance of Social Pedagogy as a critical alternative to the emptying of social purposes in Brazilian education, influenced by the neoliberal advance in recent decades. Thus, it analyzes the conceptions regarding educational purposes in our country, especially between the years 1990 and 2020. Moreover, the objective is to present Social Pedagogy as a field that opposes the emptying of the social and critical sense of education, promoting a vision of social emancipation. The methodology of this article involves a bibliographic review and theoretical analysis of the Brazilian educational scenario, based on authors such as Roberto Leher, Luiz Carlos de Freitas and José Carlos Libâneo, to treat about changes in the purposes of contemporary education, and Geraldo Caliman and Roberto da Silva, in the field of Social Pedagogy. It concludes by highlighting the theoretical dispute between neoliberal and socio-critical views, presenting Social Pedagogy as an alternative to promote a critical and emancipatory education. <![CDATA[Trilhas de uma pesquisa sobre formação docente e a escola campesina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo é uma revisão de literatura que intersecciona a formação docente à realidade das escolas campesinas, especificamente em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, com foco na Escola Municipal de Educação no Campo Antônio Camargo Correa. Assim, o objeto de estudo foi a formação de professores que atuam na Educação do Campo no município de Três Lagoas. A metodologia utilizada incluiu pesquisa bibliográfica, documental e realização de entrevistas semiestruturadas. Foram participantes da pesquisa uma professora especialista responsável pelo setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas e cinco professores que atuam na Escola Antônio Camargo Garcia, uma escola campesina do município. Amparando-se no paradigma teórico da Educação do Campo, marcado pela história de luta do movimento social de mesmo nome e nas experiências pedagógicas decorrentes, discutiram-se os processos da pesquisa na perspectiva materialista, analisando como o território de Três Lagoas foi forjado em relação à questão agrária. Abordou-se também a Educação do Campo na forma como ela se expressa em políticas públicas para as escolas campesinas, como o apoio dos docentes entrevistados, que evidenciam os processos de formação e formação continuada em suas realidades. Além disso, as obras selecionadas neste Estado do Conhecimento pela plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações proporcionaram um aprofundamento teórico e reflexivo acerca da importância da formação de qualidade de professores e profissionais da educação, interligada ao poder público. Diante da realidade das Escolas do Campo, as condições pedagógicas ainda se encontram em defasagem.<hr/>Resumen Este artículo es una revisión de la literatura que cruza la formación docente con la realidad de las escuelas rurales, específicamente en Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, centrándose en la Escuela Municipal de Educación de Campo Antônio Camargo Correa. Así, el objeto de estudio fue la formación de profesores que actúan en la Educación Rural en el municipio de Três Lagoas. La metodología utilizada incluyó investigación bibliográfica, documental y entrevistas semiestructuradas. Participaron de la investigación un docente especialista responsable del sector pedagógico de la Secretaría Municipal de Educación y Cultura de Três Lagoas y cinco docentes que actúan en la Escola Antônio Camargo García, escuela campesina del municipio. A partir del paradigma teórico de la Educación Rural, marcado por la historia de lucha del movimiento social del mismo nombre y las experiencias pedagógicas resultantes, los procesos de investigación fueron discutidos desde una perspectiva materialista, analizando cómo se forjó el territorio de Três Lagoas en relación a la cuestión agraria. También se abordó la Educación Rural en la forma en que se expresa en las políticas públicas para las escuelas rurales, como el apoyo de los docentes entrevistados, quienes resaltan los procesos de formación y educación continua en sus realidades. Además, los trabajos seleccionados en este Estado del Conocimiento por la plataforma Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones brindaron una profundización teórica y reflexiva sobre la importancia de la formación de calidad de profesores y profesionales de la educación, vinculados a las autoridades públicas. Dada la realidad de las Escuelas Rurales, las condiciones pedagógicas aún están desactualizadas.<hr/>Abstract This article is a literature review that intersects teacher training with the reality of rural schools, specifically in Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, focusing on the Municipal School of Rural Education Antônio Camargo Correa. Thus, the object of study was the training of teachers who work in Rural Education in the municipality of Três Lagoas. The methodology used included bibliographic and documentary research and semi-structured interviews. The participants in the research were a specialist teacher responsible for the pedagogical sector of the Municipal Department of Education and Culture of Três Lagoas and five teachers who work at the Antônio Camargo Garcia School, a rural school in the municipality. Based on the theoretical paradigm of Rural Education, marked by the history of struggle of the social movement of the same name and the resulting pedagogical experiences, the research processes were discussed from a materialist perspective, analyzing how the territory of Três Lagoas was forged in relation to the agrarian issue. Rural Education was also addressed as it is expressed in public policies for rural schools, such as the support of the teachers interviewed, who highlight the processes of training and continuing education in their realities. In addition, the works selected in this State of Knowledge by the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations platform provided a theoretical and reflective deepening on the importance of quality training for teachers and education professionals, interconnected with the public authorities. Given the reality of Rural Schools, pedagogical conditions are still lagging behind. <![CDATA[O conceito de espécie em debate: reflexões e percepções de estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo principal foi discutir sobre a percepção que discentes do curso de formação inicial em licenciatura em Ciências Biológicas têm a respeito do conceito de espécie. A pesquisa é do tipo pesquisa-ação, com caráter qualitativo, e contou com a participação de 25 discentes do primeiro semestre do referido curso da Universidade Federal do Pará, campus Marajó-Soure, que cursavam a disciplina Ecologia no período de maio a junho de 2024. Verificou-se que, embora a maioria dos participantes tenha afirmado conhecer o conceito de espécie, apenas 12% conseguiram expressar respostas coerentes a respeito deste. Isso explicita o distanciamento existente entre o que os discentes entendem por “conhecer” e a capacidade de escrita e explicação do conceito. Além disso, os discentes percebem que o uso de recursos didáticos é lúdico e estimulador e reduz a distância entre a teoria e a prática. Acredita-se, portanto, que o contato com recursos didáticos diversificados pode contribuir para a diversificação da prática docente e para o processo de ensino e aprendizagem.<hr/>Resumen El objetivo principal fue discutir sobre la percepción que los alumnos del curso de formación inicial en licenciatura en Ciencias Biológicas tienen respecto al concepto de especie. La investigación es de tipo investigación-acción, con carácter cualitativo, y contó con la participación de 25 alumnos del primer semestre del mencionado curso de la Universidad Federal de Pará, campus Marajó-Soure, que cursaban la disciplina Ecología en el período de mayo a junio de 2024. Se comprobó que, aunque la mayoría de los participantes afirmaban conocer el concepto de especie, solo un 12% lograron expresar respuestas coherentes respecto a este. Esto explica la distancia existente entre lo que los estudiantes entienden por “conocer” y la capacidad de escribir y explicar el concepto. Además, los estudiantes se dan cuenta de que el uso de recursos didácticos es lúdico y estimulante y reduce la distancia entre la teoría y la práctica. Se cree, por tanto, que el contacto con recursos didácticos diversificados puede contribuir a la diversificación de la práctica docente y al proceso de enseñanza y aprendizaje.<hr/>Abstract This study aimed to explore the perceptions of undergraduate students in an initial teacher training program in Biological Sciences regarding the concept of species. It employed a qualitative action-research approach involving 25 first-semester students from the Federal University of Pará, Marajó-Soure campus, who were enrolled in an Ecology course from May to June 2024. Although most participants claimed to be familiar with the concept of species, only 12% were able to provide coherent explanations, revealing a gap between perceived knowledge and actual conceptual understanding. Students also recognized that using teaching resources makes learning more engaging and helps bridge the gap between theory and practice. It is therefore suggested that exposure to diverse instructional tools can enhance teaching practices and support the learning process. <![CDATA[A formação de educadores sociais fluminenses: entre as representações sociais e a Pedagogia Social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta investigação buscou averiguar a presença de representações sociais entre educadores sociais em um curso de extensão em uma universidade pública no Rio de Janeiro. A pesquisa de pós-doutorado em Ciências da Educação objetivou entender como essas representações sociais interferem nos processos formativos, articulando os resultados com o conceito de hospitalidade de Baptista (2005) na Pedagogia Social. Utilizando a abordagem psicossocial de Doise (2001) e Moscovici (2003), a pesquisa foi realizada no paradigma fenomenológico-interpretativo (Marques; Amendoeira, 2020) com 26 educadores sociais participantes do curso de formação continuada em Pedagogia Social. Seus portfólios e formulários foram analisados a partir da análise retórico-filosófica do discurso. Os resultados indicam a presença de representações sociais com núcleo figurativo sobre “Escola”, abrangendo temas como educação escolar, formação docente ampliada, práticas educativas não escolares, função do educador social e sujeitos empobrecidos de suas práticas.<hr/>Resumen Este trabajo buscó investigar la presencia de representaciones sociales entre educadores sociales en un curso de extensión en una universidad pública de Río de Janeiro. La investigación postdoctoral en Ciencias de la Educación tuvo como objetivo comprender cómo estas representaciones sociales interfieren en los procesos formativos, articulando los resultados con el concepto de hospitalidad en la Pedagogía Social de Baptista (2005). Utilizando el enfoque psicosocial de Doise (2001) y Moscovici (2003), la investigación se realizó en el paradigma fenomenológico-interpretativo (Marques; Amendoeira, 2020) con 26 educadores sociales participantes del curso de formación continua en Pedagogía Social. Se analizaron sus portafolios y formas mediante el análisis del discurso retórico-filosófico. Los resultados indican la presencia de representaciones sociales con un núcleo figurativo en “Escuela”, abarcando temas como la educación escolar, la formación ampliada de profesores, las prácticas educativas no escolares, el papel del educador social y los sujetos empobrecidos por sus prácticas.<hr/>Abstract This research investigates the presence of social representations among social educators in an extension course at a public university in Rio de Janeiro. The Postdoctoral research in Educational Sciences aimed to understand how these social representations interfere in the formative processes, articulating the results with Baptista's (2005) concept of hospitality in Social Pedagogy. Using the psychosocial approach of Doise (2001) and Moscovici (2003), the research was carried out in the phenomenological-interpretative paradigm (Marques; Amendoeira, 2020) with 26 social educators participating in the continuing education course in Social Pedagogy. Their portfolios and forms were analyzed based on rhetorical-philosophical discourse analysis. The results indicate the presence of social representations with a figurative core in "School", covering themes such as school education, expanded teacher training, non-school educational practices, the role of the social educator, and subjects impoverished by their practices. <![CDATA[A urgência de modernizar e inovar no ensino técnico profissional em Moçambique: contributos para a reflexão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Uma das grandes preocupações atuais do governo moçambicano está relacionada com a qualidade do ensino técnico profissional mensurável na qualidade dos seus graduados. Dentro desta perspectiva, foi elaborado este estudo de caso qualitativo que objetiva discutir a urgência de modernizar e inovar no ensino técnico profissional em Moçambique. Os dados foram obtidos através da entrevista estruturada e do inquérito por questionário aplicados a 32 sujeitos (gestores, professores e estudantes) e foram analisados com auxílio da técnica de análise categorial de conteúdo. Os resultados indicam a necessidade urgente de modernização e inovação no ensino técnico profissional em Moçambique, caraterizada por uso intensivo de recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem e formação permanente dos envolvidos, de modo a garantir o melhor uso e manutenção desses recursos. Assim, apesar de existirem algumas tecnologias nessas instituições, ainda vários aspectos se consubstanciam em desafios a ultrapassar para que a integração seja efetiva e relevante.<hr/>Resumen Una de las mayores preocupaciones actuales del gobierno mozambiqueño está relacionada con la calidad de la educación técnica profesional, medida en la calidad de sus graduados. Desde esta perspectiva, se diseñó este estudio de caso cualitativo para debatir la urgente necesidad de modernizar e innovar en la enseñanza técnica profesional en Mozambique. Los datos se obtuvieron mediante una entrevista estructurada y un cuestionario aplicado a 32 sujetos (gestores, profesores y estudiantes) y se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido categórico. Los resultados indican la necesidad urgente de modernización e innovación en la enseñanza técnica profesional en Mozambique, caracterizada por el uso intensivo de recursos digitales en el proceso de enseñanza-aprendizaje y la formación continua de los implicados, con el fin de garantizar el mejor uso y mantenimiento de estos recursos. Por lo tanto, aunque existen algunas tecnologías en estas instituciones, todavía hay una serie de retos que superar para que la integración sea efectiva y relevante.<hr/>Abstract One of the major current concerns of the Mozambican government is related to the quality of vocational technical education, measured in the quality of its graduates. With this in mind, this qualitative case study was designed to discuss the urgent need to modernize and innovate in technical vocational education in Mozambique. The data was obtained through a structured interview and questionnaire survey applied to 32 subjects (managers, teachers and students) and was analyzed using the categorical content analysis technique. The results indicate the urgent need for modernization and innovation in technical vocational education in Mozambique, characterized by the intensive use of digital resources in the teaching-learning process and ongoing training for those involved, in order to ensure the best use and maintenance of these resources. Thus, despite the existence of some technologies in these institutions, there are still a number of challenges to overcome if integration is to be effective and relevant <![CDATA[Entre uma educação libertadora e práticas neoliberais educativas: possibilidades a partir do Projeto de Vida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo aborda o termo Projeto de Vida presente na Base Nacional Comum Curricular sob a perspectiva do avanço das práticas neoliberais na educação brasileira. Nesse sentido, por meio de uma concepção de educação libertadora, busca-se analisar o modo como o Projeto de Vida pode ser subversivo ao sistema, dentro de seus limites teóricos. A pesquisa utiliza análise bibliográfica e documental, centrando-se na Base Nacional Comum Curricular e na Lei nº 13.415/2017, ainda visa a compreender esse corpus em seus respectivos contextos sociopolíticos, tendo o Projeto de Vida seu principal objeto de estudo. Por fim, esta análise utiliza os conceitos de neoliberalismo e práticas neoliberais de Dardot e Laval (2016) e de educação libertadora de Freire (1996) como as principais bases analíticas. Procura-se ainda, ao longo do estudo, vislumbrar caminhos para a construção das aulas de Projeto de Vida como forma de enfrentamento da construção de uma realidade neoliberal.<hr/>Resumen Este artículo aborda el término Proyecto de Vida presente en la Base Curricular Nacional Común desde la perspectiva del avance de las prácticas neoliberales en la educación brasileña. En este sentido, a través de una concepción de educación liberadora, se buscó analizar el modo en que el Proyecto De vida puede ser subversivo al sistema, dentro de sus límites teóricos. La investigación utiliza el análisis bibliográfico y documental, con foco en la Base Curricular Nacional Común y la Ley nº 13.415/2017. Además, se pretende comprender este corpus en sus respectivos contextos sociopolíticos, teniendo el Proyecto de Vida como su principal objeto de estudio. Finalmente, este análisis utiliza los conceptos de neoliberalismo y prácticas neoliberales de Dardot y Laval (2016) y de educación liberadora de Freire (1996) como principales bases analíticas. A lo largo del estudio, también se buscó vislumbrar formas de construir clases de Proyecto de Vida como una forma de enfrentar la construcción de una realidad neoliberal.<hr/>Abstract This article looks at the term Life Project in the National Common Core Curriculum from the perspective of the advance of neoliberal practices in Brazilian education. In this sense, through a concept of liberating education, it seeks to analyze how the Life Project can be subversive to the system, within its theoretical limits. The research uses bibliographic and documentary analysis, focusing on the National Common Curriculum Base and Law No. 13,415/2017, and also aims to understand this corpus in their respective socio-political contexts, with the Life Project as its main object of study. Finally, this analysis uses the concepts of neoliberalism and neoliberal practices by Dardot and Laval (2016) and liberating education by Freire (1996) as the main analytical bases. Throughout the study, we also try to glimpse ways of building Life Project classes as a way of confronting the construction of a neoliberal reality <![CDATA[A temática História e Cultura Indígena em programas de ensino dos <em>campi</em> do IFTO, conforme a Lei nº 11.645/2008]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A História e Cultura Indígena, com seus aspectos caracterizantes de modos de vida e tradições culturais, constituem uma temática que precisa ser inclusa e estar em evidência nos estudos nos currículos escolares. Tem-se como objetivo analisar a inclusão e menção da temática História e Cultura Indígena em programas de ensino de unidades curriculares dos campi do Instituto Federal de Tocantins, conforme a Lei nº 11.645/2008. A pesquisa se caracterizou pela abordagem qualitativa, do tipo aplicada e natureza documental. Projetos pedagógicos de curso, planos de ensino e diários de classe do Instituto Federal de Tocantins foram analisados. Dentre alguns resultados, os dados revelaram que, nos Planos de Ensino, em menos da metade das unidades curriculares nas turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus Gurupi e na maioria das unidades curriculares nas turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus Avançado Formoso do Araguaia, não foram identificadas menções a essa temática em nenhum desses documentos; dentre os quais também não há evidências da realização de estudos acerca de conteúdos que abordassem a cultura de povos indígenas do Tocantins.<hr/>Resumen La Historia y la Cultura Indígenas, con sus aspectos característicos de formas de vida y tradiciones culturales, constituyen un tema que necesita ser incluido y resaltado en los estudios de los currículos escolares. El objetivo es analizar la inclusión y mención del tema Historia y Cultura Indígena en los programas de enseñanza de las unidades curriculares de los campi del Instituto Federal de Tocantins, de acuerdo con la Ley nº 11.645/2008. La investigación se caracterizó por su enfoque cualitativo, tipo aplicado y carácter documental. Se analizaron proyectos de cursos pedagógicos, planes de enseñanza y diarios de clase del Instituto Federal de Tocantins. Entre algunos resultados, los datos revelaron que, en los Planes de Enseñanza, en menos de la mitad de las Unidades Curriculares de las clases de los Cursos Técnicos Integrados a la Enseñanza Media del campus Gurupi y en la mayoría de las Unidades Curriculares de las clases de los Cursos Técnicos Integrados a la Enseñanza Media del campus Avançado Formoso do Araguaia, no fueron identificadas menciones a esa temática en ninguno de esos documentos; entre las cuales tampoco hay evidencia de que se estén realizando estudios sobre contenidos que aborden la cultura de los pueblos indígenas de Tocantins.<hr/>Abstract Indigenous History and Culture, with its characteristic aspects of ways of life and cultural traditions, constitute a theme that needs to be included and highlighted in studies in school curricula. The objective of this study is to analyze the inclusion and mention of the theme Indigenous History and Culture in the teaching programs of curricular units of the campuses of the Federal Institute of Tocantins, in accordance with Law No. 11,645/2008. The research was characterized by a qualitative, applied approach and documentary nature. Pedagogical course projects, teaching plans, and class diaries of the Federal Institute of Tocantins were analyzed. Among some results, the data revealed that, in the Teaching Plans, in less than half of the Curricular Units in the classes of Technical Courses Integrated to High School of the Gurupi campus and in the majority of the Curricular Units in the classes of Technical Courses Integrated to High School of the Avançado Formoso do Araguaia campus, no mentions of this theme were identified in any of these documents; among which there is also no evidence of studies being carried out on content that addressed the culture of indigenous peoples of Tocantins. <![CDATA[Liderança pelo cuidado como geradora de confiança em professores chilenos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El liderazgo para el cuidado se refiere a un conjunto de prácticas que promueven el bienestar integral (emocional, social y académico) dentro de la comunidad escolar. En este contexto, este artículo busca reconocer en qué medida los docentes perciben y valoran prácticas (o acciones) de cuidado y confianza por parte de sus directores/as. Se utilizó un enfoque cuantitativo, mediante la aplicación de un cuestionario a 333 docentes de la Región Metropolitana de Chile. Los resultados indican que los docentes valoran positivamente la competencia e integridad de sus directores/as escolares, sin embargo, las dimensiones de estima y respeto, aunque valoradas positivamente, muestran espacios más descendidos.<hr/>Resumo Liderança atenciosa refere-se a um conjunto de práticas que promovem o bem-estar integral (emocional, social e acadêmico) na comunidade escolar. Nesse contexto, este artigo busca reconhecer até que ponto os professores percebem y valorizam práticas (ou ações) de cuidado e confiança por parte de seus dirigentes. Foi utilizada uma abordagem quantitativa, aplicando um questionário a 333 professores da Região Metropolitana do Chile. Os resultados indicam que os professores valorizam positivamente a competência e a integridade dos seus diretores escolares, no entanto as dimensões de estima e respeito, embora valorizadas positivamente, apresentam pontuações mais baixas.<hr/>Abstract Leadership for care refers to a set of practices that promote comprehensive well-being (emotional, social and academic) within the school community. In this context, this article seeks to recognize the extent to which teachers perceive and value practices (or actions) of care and trust on the part of their principals. A quantitative approach was used, by applying a questionnaire to 333 teachers from the Metropolitan Region of Chile. The results indicate that teachers positively value the competence and integrity of their school principals; however, the dimensions of esteem and respect, although positively valued, show lower scores. <![CDATA[Desenvolvimento profissional de professores da Educação Infantil: metapesquisa no campo da formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A pesquisa qualitativa apresentada, caracterizada como metapesquisa, analisou o desenvolvimento profissional dos professores da Educação Infantil no Brasil, com base em teses e dissertações disponíveis na plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Identificaram-se a predominância de estudos qualitativos, com variados métodos de coleta de dados, e uma subexploração da região Norte. A análise evidenciou a influência da formação inicial e continuada, os desafios do início da docência e as condições de trabalho, além de apontar uma lacuna na definição conceitual do desenvolvimento profissional docente, indicando a necessidade de maior aprofundamento teórico. Ressalta-se que metapesquisas como esta contribuem significativamente para o debate sobre o desenvolvimento profissional docente, ao destacar a relevância da reflexão teórica e da formulação de novos conceitos e categorias.<hr/>Resumen La investigación cualitativa presentada, caracterizada como meta-investigación, analizó el desarrollo profesional de los profesores de Educación Infantil en Brasil, a partir de tesis y disertaciones disponibles en la plataforma de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Enseñanza Superior y de la metodología de análisis de contenido de Laurence Bardin. Se identificó un predominio de estudios cualitativos, con variedad de métodos de recolección de datos, y una subexploración de la región norte. El análisis puso de relieve la influencia de la formación inicial y continua, los retos de empezar a enseñar y las condiciones de trabajo, además de señalar una laguna en la definición conceptual del desarrollo profesional docente, lo que indica la necesidad de realizar más estudios teóricos. Se subraya que una metainvestigación como ésta contribuye de manera significativa al debate sobre el desarrollo profesional docente, al poner de relieve la pertinencia de la reflexión teórica y la formulación de nuevos conceptos y categorías.<hr/>Abstract The qualitative research presented, characterized as meta-research, analyzed the professional development of Early Childhood Education teachers in Brazil, based on theses and dissertations available on the platform of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel and on Laurence Bardin's content analysis methodology. We identified a predominance of qualitative studies, with a variety of data collection methods, and an under-exploration of the Northern region. The analysis highlighted the influence of initial and continuing training, the challenges of starting teaching and working conditions, as well as pointing to a gap in the conceptual definition of teacher professional development, indicating the need for further theoretical study. We emphasize that meta-research such as this contributes significantly to the debate on teacher professional development by highlighting the relevance of theoretical reflection and the formulation of new concepts and categories. <![CDATA[Desvelando as relações raciais nas práticas pedagógicas: uma leitura decolonial do cotidiano escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo traz um recorte da dissertação de mestrado defendida em 2023 e buscou compreender o lugar da educação antirracista e da perspectiva decolonial nas práticas pedagógicas dos/as professores/as da área de Ciências Humanas (Geografia, História e Filosofia). A pesquisa, de natureza qualitativa, visou evidenciar a reflexão da diversidade étnico-racial em espaço público de educação, através de encontros com os/as professores/as e produção de cartas pedagógicas. Utilizou-se o “fazer decolonial” (Ocaña; López, 2019) como outra maneira para pensar a metodologia baseada em princípios decoloniais. A análise revelou que os espaços utilizados pelos/as professores/as para incluir as questões étnico-raciais nas práticas pedagógicas, na maioria das vezes, envolve situações espontâneas no relacionamento entre os estudantes no cotidiano das aulas, mas precisam ser incluídas intencionalmente no currículo conforme orienta a Lei nº 10.639/2003, o que faz questionar a urgência de formação docente crítica, antirracista e decolonial, promovendo a desnaturalização e o enfrentamento do racismo.<hr/>Resumen Este artículo presenta un extracto de la disertación de maestría defendida en 2023 y que buscó comprender el lugar de la educación antirracista y la perspectiva decolonial en las prácticas pedagógicas de los docentes del área de Ciencias Humanas (Geografía, Historia y Filosofía). La investigación, de carácter cualitativo, tuvo como objetivo evidenciar el reflejo de la diversidad étnico-racial en los espacios públicos de educación, a través de encuentros con profesores y la producción de cartas pedagógicas. Como otra forma de pensar la metodología basada en principios decoloniales, se utilizó el “hacer decolonial” (Ocaña; López, 2019). El análisis reveló que los espacios utilizados por los profesores para incluir cuestiones étnico-raciales en las prácticas pedagógicas involucran, en la mayoría de los casos, situaciones espontáneas en las relaciones entre los estudiantes en el cotidiano del aula, pero necesitan ser incluidas intencionalmente en el currículo conforme a lo orientado por la Ley nº 10.639/2003, lo que plantea interrogantes sobre la urgencia de una formación docente crítica, antirracista y decolonial, promoviendo la desnaturalización y el enfrentamiento del racismo.<hr/>Abstract This article brings an excerpt from the master's thesis defended in 2023 and sought to understand the place of anti-racist education and the decolonial perspective in the pedagogical practices of teachers in the area of Human Sciences (Geography, History and Philosophy). The research, of a qualitative nature, aimed to highlight the reflection of ethnic-racial diversity in a public space of education, through meetings with teachers and the production of pedagogical letters. The “decolonial doing” (Ocaña; López, 2019) was used as another way to think about the methodology based on decolonial principles. The analysis revealed that the spaces used by teachers to include ethnic-racial issues in pedagogical practices, in most cases, involve spontaneous situations in the relationship between students in the daily life of classes, but need to be intentionally included in the curriculum as guided by Law no. 10.639/2003, which calls into question the urgency of critical, anti-racist and decolonial teacher training, promoting denaturalization and confronting racism. <![CDATA[A história da coordenação escolar na rede pública estadual de ensino do Ceará (1984 - 2023)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo qualitativo, desenvolvido através de um estudo documental, objetiva apresentar uma síntese histórico-legal da função da coordenação escolar na rede pública estadual de ensino básico do Ceará a partir do Estatuto do Magistério Oficial do Estado (1984 - 2023). Estudar esta temática se faz importante em razão da possibilidade de compreender como a legislação educacional relacionada à função em questão evoluiu ao longo do tempo na rede da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. O texto encontra-se estruturado em cinco seções, sendo elas: “Introdução”, “Metodologia”, “Resultados e discussões”, “Considerações finais” e, por fim, “Referências”. Percebe-se que a história da função da coordenação escolar na rede estadual de ensino apresenta uma trajetória de transformação ao longo de quase quatro décadas. No decorrer desse período, a coordenação escolar foi se consolidando como uma função multitarefa dentro do núcleo gestor e na escola como um todo.<hr/>Resumen Este estudio cualitativo, desarrollado a través de un análisis documental, tiene como objetivo presentar una síntesis histórico-jurídica del papel de la coordinación escolar en la red pública estatal de educación básica en Ceará a partir del Estatuto Oficial de Enseñanza del Estado (1984 - 2023). Estudiar este tema es importante debido a la posibilidad de comprender cómo la legislación educativa relacionada con la función en cuestión ha evolucionado a lo largo del tiempo en la red de la Secretaría de Educación del Estado de Ceará. El texto se estructura en cinco secciones: “Introducción”, “Metodología”, “Resultados y discusiones”, “Consideraciones finales” y, finalmente, “Referencias”. Se puede observar que la historia del papel de la coordinación escolar en la red educativa estatal presenta una trayectoria de transformación a lo largo de casi cuatro décadas. Durante este período, la coordinación escolar se consolidó como una función multitarea dentro del núcleo directivo y en el conjunto de la escuela.<hr/>Abstract This qualitative study, developed through a documentary analysis, aims to present a historical-legal synthesis of the role of school coordination in the state public network of basic education in Ceará based on the Official Teaching Statute of the State (1984 - 2023). Studying this topic is important due to the possibility of understanding how the educational legislation related to the function in question has evolved over time within the network of the State Department of Education of Ceará. The text is structured into five sections: “Introduction”, “Methodology”, “Results and discussions”, “Final considerations, and, finally, “References”. It can be seen that the history of the role of school coordination in the state education network presents a trajectory of transformation over almost four decades. During this period, school coordination was consolidated as a multitasking function within the management nucleus and in the school as a whole. <![CDATA[“Resistir para existir”: conservadorismo, gênero e sexualidade no contexto educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100300&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em um contexto de recrudescimento dos discursos conservadores e de significativos retrocessos nas políticas públicas educacionais, a discussão sobre a educação sexual no espaço escolar precisa ser ampliada. Isso é fundamental para que a temática assuma centralidade no currículo, afastando os esvaziamentos induzidos pela expansão das forças conservadoras. Este artigo assume a educação sexual como um eixo estruturante de uma pedagogia comprometida com o reconhecimento das identidades de gênero e a valorização das orientações sexuais em sua diversidade. Ancorado nas contribuições teóricas de Heilborn (2006), Santos (2018), Silva (2014) e Vitiello (1995), o estudo analisa o papel da escola como espaço de disputa e transformação social, destacando seu potencial de resistência frente à perpetuação de preconceitos e estigmas. Com base em análise bibliográfica, o estudo aponta para a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas, sustentadas por políticas públicas que promovam a equidade, o reconhecimento das diferenças e a consolidação de uma cultura escolar democrática.<hr/>Resumen En un contexto de recrudecimiento de los discursos conservadores y de significativos retrocesos en las políticas públicas educativas, resulta necesario ampliar el debate sobre la educación sexual en el ámbito escolar, con el objetivo de que esta temática ocupe un lugar central en el currículo y se eviten vaciamientos inducidos por el avance de fuerzas conservadoras. Este artículo concibe la educación sexual como un eje estructurante de una pedagogía comprometida con el reconocimiento de las identidades de género y la valorización de las orientaciones sexuales en su diversidad. Basado en las aportaciones teóricas de Heilborn (2006), Santos (2018), Silva (2014) y Vitiello (1995), el estudio analiza el papel de la escuela como espacio de disputa y transformación social, destacando su potencial como ámbito de resistencia frente a la perpetuación de prejuicios y estigmas. A partir de un análisis bibliográfico, el trabajo señala la necesidad de prácticas pedagógicas inclusivas, sustentadas en políticas públicas que promuevan la equidad, el reconocimiento de las diferencias y la consolidación de una cultura escolar democrática.<hr/>Abstract In a context of a resurgence of conservative discourses and significant setbacks in public educational policies, the discussion on sex education in the school space needs to be expanded. This is essential for the topic to occupy a central role in the curriculum, removing the emptying induced by the expansion of conservative forces. This article assumes sex education as a structuring axis of a pedagogy committed to the recognition of gender identities and the appreciation of sexual orientations in their diversity. Anchored in the theoretical contributions of Heilborn (2006), Santos (2018), Silva (2014) and Vitiello (1995), the study analyzes the role of the school as a space for dispute and social transformation, highlighting its potential for resistance against the perpetuation of prejudices and stigmas. Based on bibliographic analysis, the study points to the need for inclusive pedagogical practices, supported by public policies that promote equity, recognition of differences and the consolidation of a democratic school culture.