Scielo RSS <![CDATA[Educação & Formação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2448-358320240001&lang=pt vol. 9 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[As práticas pedagógicas para o ensino de ciências na educação do campo: uma revisão de literatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo aborda a concepção de práticas educativas para o Ensino de Ciências na Educação do Campo. O objetivo central foi realizar uma revisão de literatura em periódicos nacionais sobre a concepção de práticas pedagógicas voltadas para o ensino de Ciências na Educação do Campo. Fundamentado em autores como: Arroyo (2006), Caldart (2012), Freire (1997, 2011), Souza (2012), Augusto e Mendes (2022), a pesquisa qualitativa exploratória baseou-se na análise de seis artigos (2 na Scielo e 4 na Revista Brasileira de Educação do Campo) publicados entre 2018 e 2023. A Educação do Campo, com suas especificidades e desafios, destaca-se pela necessidade de contextualização e interdisciplinaridade no ensino de Ciências. A conclusão aponta para existência de desafios a serem superados e a importância incontestável da continuidade de pesquisas na área, ressaltando a complexidade da modalidade educacional e a necessidade de abordagens específicas para promover uma educação de qualidade no campo.<hr/>Resumen Este estudio aborda el diseño de prácticas educativas para la Enseñanza de las Ciencias en la Educación Rural. El objetivo central fue realizar una revisión bibliográfica en revistas nacionales sobre el diseño de prácticas pedagógicas orientadas a la enseñanza de las Ciencias en la Educación Rural. Con base en autores como: Arroyo (2006), Caldart (2012), Freire (1997, 2011), Souza (2012), Augusto y Mendes (2022), la investigación cualitativa exploratoria se basó en el análisis de seis artículos (2 en Scielo y 4 en la Revista Brasileira de Educação do Campo) publicados entre 2018 y 2023. La Educación Rural, con sus especificidades y desafíos, se destaca por la necesidad de contextualización e interdisciplinariedad en la enseñanza de las Ciencias. La conclusión apunta a la existencia de desafíos por superar y la innegable importancia de continuar la investigación en el área, destacando la complejidad de la modalidad educativa y la necesidad de enfoques específicos para promover una educación de calidad en el campo.<hr/>Abstract This study addresses the design of educational practices for Science Teaching in Rural Education. The central objective was to carry out a literature review in national journals on the design of pedagogical practices aimed at teaching Science in Rural Education. Based on authors such as: Arroyo (2006), Caldart (2012), Freire (1997, 2011), Souza (2012), Augusto and Mendes (2022), the exploratory qualitative research was based on the analysis of six articles (2 in Scielo and 4 in the Revista Brasileira de Educação do Campo) published between 2018 and 2023. Rural Education, with its specificities and challenges, stands out for the need for contextualization and interdisciplinarity in Science teaching. The conclusion points to the existence of challenges to be overcome and the undeniable importance of continuing research in the area, highlighting the complexity of the educational modality and the need for specific approaches to promote quality education in the field. <![CDATA[Estado do conhecimento sobre os desafios dos professores alfabetizadores na pandemia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem o objetivo de discutir sobre os desafios dos professores alfabetizadores durante o período de pandemia, quando da suspensão das aulas presenciais. Reconhecendo a alfabetização como uma importante etapa para a aprendizagem e com o intuito de buscar estudos na literatura, foram realizadas pesquisas em bases de dados científicas para compor o estado do conhecimento. A partir dos relatos encontrados na literatura, foram identificados os desafios, possibilitando categorizá-los por áreas para uma melhor compreensão, sendo essas: Tecnologia, Avaliação, Cultura, Social, Saúde, Econômica e Ambiente Educacional. Os resultados apresentados revelam uma notável falta de investimentos e ações oriundos do poder público, fazendo com que cada local se organizasse de maneira diferente. Constatou-se que os professores alfabetizadores não estavam preparados para dar continuidade às aulas de maneira remota, tendo que se adaptar sem prévia preparação e poucos recursos. Espera-se contribuir com estudos futuros, fornecendo uma base de conhecimento sobre os desafios enfrentados pelos professores de alfabetização durante a pandemia.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir los desafíos que enfrentaron los educadores de alfabetización durante el período de pandemia, cuando se suspendieron las clases presenciales. Reconociendo la alfabetización como una etapa importante para el aprendizaje y con el fin de buscar estudios en la literatura, se realizaron búsquedas en bases de datos científicas para componer el estado del conocimiento. A partir de los relatos encontrados en la literatura, se identificaron los desafíos, permitiendo categorizarlos por áreas para una mejor comprensión, siendo estas: Tecnología, Evaluación, Cultura, Social, Salud, Económica y Ambiente Educacional. Los resultados presentados revelan una notable falta de inversiones y acciones por parte del poder público, haciendo que cada lugar se organizara de manera diferente. Se constató que los educadores de alfabetización no estaban preparados para dar continuidad a las clases de manera remota, teniendo que adaptarse sin preparación previa y con pocos recursos. Se espera contribuir con estudios futuros, proporcionando una base de conocimiento sobre los desafíos que enfrentaron los educadores de alfabetización durante la pandemia.<hr/>Abstract This article aims to discuss the challenges faced by literacy teachers during the pandemic period, specifically when in-person classes were suspended. Recognizing literacy as a crucial stage for learning and with the intention of seeking studies in the literature, research was conducted in scientific databases to compose the state of knowledge. From the accounts found in the literature, the challenges were identified, allowing for categorization by areas for better understanding: Technology, Assessment, Culture, Social, Health, Economic, and Educational Environment. The presented results reveal a notable lack of investment and actions from the public authorities, leading to different organizational approaches in each location. It was observed that literacy teachers were not prepared to continue their classes remotely, having to adapt without prior preparation and with limited resources. This research aims to contribute to future studies by providing a knowledge base on the challenges encountered by literacy teachers during the pandemic. <![CDATA[Avaliação da fluência em leitura: análise e discussão para a escola atual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo objetivou 1. refletir sobre a avaliação de fluência em leitura dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, 2. descrever como a Avaliação Diagnóstica da Fluência em Leitura é organizada e 3. analisar os resultados de participação e desempenho da avaliação na rede pública pertencente à Diretoria de ensino de Presidente Prudente, São Paulo, no ano de 2023. Ancorou-se o estudo na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (2001, 2007, 2017), por sua contribuição para o desenvolvimento humano. A pesquisa é de natureza quantiqualitativa, de técnicas bibliográfica e documental, e contou como categorias principais de análise: a) avaliação, b) processo de alfabetização e c) fluência leitora. Contemplou o período de 2008 a 2023. As conclusões apontaram que a avaliação da fluência pouco considera a relação das múltiplas competências que a tarefa de ler contempla, direcionando-se para a decodificação e compreensão linguística.<hr/>Resumen El presente estudio tuvo como objetivo 1. reflexionar sobre el interés educativo actual por la fluidez lectora de los estudiantes de los primeros años de Educación Primaria, 2. describir cómo se organiza la Evaluación Diagnóstica de la Fluidez Lectora y 3. analizar los resultados de la participación y realización de la evaluación en la red pública perteneciente al Consejo de Educación de Presidente Prudente, São Paulo, en el año 2023. Se ancló el estudio en la Teoría Histórico-Cultural de Vygotsky (2001, 2007, 2017), por su aporte al desarrollo humano. La investigación es de naturaleza cualitativa-cuantitativa, utilizó técnicas bibliográficas y documentales e incluyó las siguientes categorías principales de análisis: a) evaluación, b) proceso de alfabetización y c) fluidez lectora. Abarcó el período de 2008 a 2023. Las conclusiones mostraron que la evaluación de la fluidez poco considera la relación entre las múltiples habilidades que contempla la tarea de lectura, centrándose en la decodificación y la comprensión lingüística.<hr/>Abstract The present study aimed to 1. reflect on the current educational interest in reading fluency of students in the initial years of Elementary School, 2. describe how the Diagnostic Assessment of Reading Fluency is organized, and 3. analyze the results of participation and performance of the assessment in the public network belonging to the Education Board of Presidente Prudente, São Paulo, in the year 2023. The study was anchored in Vygotsky's Historical-Cultural Theory (2001, 2007, 2017), due to its contribution to human development. The research is qualitative-qualitative nature, using bibliographic and documentary techniques and included the following main categories of analysis: a) assessment, b) literacy process, and c) reading fluency. It covered the period from 2008 to 2023. The conclusions showed that the assessment of fluency little consider the relationship between the multiple skills that the task of reading contemplates, focusing on decoding and linguistic understanding. <![CDATA[Uma análise sobre a percepção de professoras iniciantes acerca da participação em um programa de indução]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetivou-se analisar a percepção de professoras iniciantes acerca da participação em um programa de mentoria buscando entender quais os desdobramentos para a atividade docente. Foram analisadas 18 respostas abertas de um questionário misto. Na organização e análise dos dados, elaboraram-se as seguintes categorias: expectativas iniciais sobre o programa de mentoria; percepções acerca do Programa Híbrido de Mentoria para a atuação docente; processos reflexivos. De modo geral, as análises revelaram que o programa se configurou como um cenário propício para a promoção do desenvolvimento profissional das professoras iniciantes. As percepções das iniciantes sugerem que a participação dialogada e formativa, construída de forma colaborativa com as mentoras, promoveu, aos poucos, autonomia para pensarem nas suas práticas pedagógicas, refletirem mais criticamente sobre sua atuação, construírem conhecimentos específicos sobre a profissão, além de exercitarem seu autoconhecimento, sugerindo seu reconhecimento e pertencimento na profissão.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue analizar la percepción de docentes principiantes sobre su participación en un programa de mentoría buscando comprender las consecuencias para la actividad docente. Se analizaron un total de 18 respuestas abiertas a un cuestionario mixto. En la organización y análisis de los datos, se elaboraron las siguientes categorías: expectativas iniciales sobre el programa de mentoría; percepciones sobre el Programa para la enseñanza; procesos reflexivos. En general, los análisis revelaron que el programa se configuró como un escenario propicio para la promoción del desarrollo profesional de los principiantes. Las percepciones de los principiantes sugieren que la participación dialogada y formativa, construida en colaboración con los mentores, promovió gradualmente la autonomía para pensar sobre sus prácticas pedagógicas, reflexionar más críticamente sobre su desempeño, construir conocimientos específicos sobre la profesión, además de ejercitar su autoconocimiento, sugiriendo su reconocimiento y pertenencia a la profesión.<hr/>Abstract The objective was to analyze the perception of beginning teachers about participation in a mentoring program, seeking to understand the consequences for teaching activity. Eighteen open-ended responses from a mixed questionnaire were analyzed. In the organization and analysis of the data, the following categories were elaborated: initial expectations about the mentoring program; perceptions about the Hybrid Mentoring Program for teaching performance; reflective processes. In general, the analyzes revealed that the program was configured as a favorable scenario for the promotion of the professional development of beginning teachers. The perceptions of the beginners suggest that the dialogued and formative participation, built collaboratively with the mentors, gradually promoted autonomy to think about their pedagogical practices, reflect more critically on their performance, build specific knowledge about the profession, in addition to exercising their self-knowledge, suggesting their recognition and belonging in the profession. <![CDATA[Professores readaptados em escolas públicas: adoecimento e perspectivas de retorno à sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo caracterizar os professores de educação básica pública de Recife e outros municípios da região metropolitana em readaptação funcional, indicando as patologias que mais os acometem, bem como suas perspectivas de retorno à sala de aula. A pesquisa se ampara em estudos sobre adoecimento e mal-estar docente. Realizou-se um levantamento junto a 31 profissionais, que responderam a um questionário misto. As respostas foram organizadas e analisadas com o suporte do software Atlas.ti. Os resultados revelaram que o adoecimento docente é uma realidade e implica readaptação funcional. As patologias que mais afastam os docentes da sala de aula são de ordem emocional. A maior parte desses profissionais não tem expectativa de retorno à sala de aula devido às suas condições limitadas de saúde articuladas ao processo de desvalorização profissional. Os achados sugerem que a qualidade do trabalho docente exige investimentos em condições laborais, reconhecimento e valorização.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo caracterizar a los docentes de educación básica pública de Recife y otros municipios de la región metropolitana en proceso de readaptación funcional, indicando las patologías que más los afectan, así como sus perspectivas de regreso a las aulas. La investigación se basa en estudios sobre la enfermedad y el malestar docente. Se realizó una encuesta a 31 profesionales, que respondieron a un cuestionario mixto. Las respuestas fueron organizadas y analizadas con el apoyo del software Atlas.ti. Los resultados revelaron que la enfermedad docente es una realidad e implica una readaptación funcional. Las patologías que más alejan a los docentes de las aulas son las emocionales. La mayoría de estos profesionales no esperan regresar a las aulas debido a sus limitadas condiciones de salud vinculadas al proceso de devaluación profesional. Los hallazgos sugieren que la calidad del trabajo docente requiere inversiones en condiciones de trabajo, reconocimiento y apreciación.<hr/>Abstract This article aims to characterize public basic education teachers in Recife and other municipalities in the metropolitan region undergoing functional readaptation, indicating the pathologies that most affect them, as well as their prospects for returning to the classroom. The research is based on studies on illness and teacher malaise. We carried out a survey of 31 professionals, who responded to a mixed questionnaire. The responses were organized and analyzed with the support of Atlas.ti software. The results revealed that teacher illness is a reality and implies functional readaptation. The pathologies that keep teachers away from the classroom the most are emotional. Most of these professionals do not expect to return to the classroom due to their limited health conditions linked to the process of professional devaluation. The findings suggest that the quality of teaching work requires investments in working conditions, recognition and appreciation. <![CDATA[Metodologia da pesquisa científica no curso de Pedagogia: reflexões sobre a formação de professores/as pesquisadores/as]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo trata do processo de formação do estudante do curso de Pedagogia em metodologia da pesquisa científica, refletindo sobre o ser professor pesquisador. Por meio da abordagem qualitativa e da pesquisa de campo exploratória e descritiva, o estudo tratou de dados referentes a 13 semestres do curso no período de 2015 a 2022. Os resultados evidenciaram a necessidade de engajamento do coletivo docente na articulação de conteúdos entre as disciplinas do currículo de Pedagogia, no sentido de formar o professor pesquisador para além da articulação entre teoria e prática, abrangendo níveis de maior criticidade e de relevância social pela experiência de uma cultura acadêmica emancipatória.<hr/>Resumen Este artículo aborda el proceso de formación de los estudiantes del curso de Pedagogía en metodología de la investigación científica, reflexionando sobre el ser docente investigador. Utilizando un enfoque cualitativo e investigación de campo exploratoria y descriptiva, el estudio analizó datos de 13 semestres del curso entre 2015 y 2022. Los resultados destacaron la necesidad de que el equipo docente se comprometa en la articulación de contenidos entre las asignaturas del currículo de Pedagogía para formar al profesor investigador más allá de la articulación entre teoría y práctica, abarcando niveles de mayor criticidad y relevancia social a través de la vivencia de una cultura académica emancipadora.<hr/>Abstract This article deals with the process of training the Pedagogy course student in scientific research methodology, reflecting on being a research professor. Through the qualitative approach and exploratory and descriptive field research, the study dealt with data referring to 13 semesters of the course from 2015 to 2022. The results showed the need for the engagement of the teaching collective in the articulation of contents between the disciplines of the Pedagogy curriculum, in order to train the researcher teacher beyond the articulation between theory and practice, covering levels of greater criticality and social relevance through the experience of an emancipatory academic culture. <![CDATA[Ser menino e ser menina em uma turma de crianças de multi-idade no contexto da Educação Infantil: diálogos sobre identidade de gênero]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado defendida em 2023 que teve o objetivo de compreender as significações construídas pelas crianças acerca dos modos de ser menino e ser menina existentes entre personagens em algumas histórias de literatura infantil que adotam uma perspectiva contra-hegemônica acerca de gênero. O estudo teve como metodologia a pesquisa qualitativo-etnográfica com crianças e construcionista social. Para a fundamentação teórica, foram utilizados autores como Candido (2011); Corsaro (2005); Fernandes (2016); Machado (2018, 2021, 2023); Vianna e Finco (2009). Foi possível identificar através deste estudo que as identidades de gênero ainda estão presentes em nossa sociedade como forma de diferenciar e controlar os corpos de meninos e meninas nas escolas de Educação Infantil.<hr/>Resumen Este artículo es parte de una disertación de maestría defendida en 2023 con el objetivo de comprender las significaciones construidas per los niños hasta las formas de ser niño y ser niña existentes entre personajes en historias de literatura infantil que usan una perspectiva contrahegemónica sobre género. El estudio usó como metodología la investigación etnográfica con niños y el construccionismo social. Para la fundamentación teórica, se recurrió a Candido (2011); Corsaro (2005); Fernandes (2016); Machado (2018, 2021, 2023); Vianna y Finco (2009). A través de esta investigación, se identificó que las identidades de género aún están presentes en la sociedad como manera de diferenciar y controlar los cuerpos de los niños en las escuelas de Educación Infantil.<hr/>Abstract This paper is a part of a 2023 master’s dissertation aiming to understand children’s constructed meanings about the ways to be a boy or a girl among personages in children’s literature under counter-hegemonic perspective for gender. The methodology used ethnographic research with children and social constructionism. For the theoretical basis we have drawn to authors like Candido (2011); Corsaro (2005); Fernandes (2016); Machado (2018, 2021, 2023); Vianna and Finco (2009). Through this study we have found that gender identities are still present in our society as a way of differing and governing boys’ and girls’ bodies early childhood education schools. <![CDATA[Demandas e principais desafios da Educação Especial e Inclusiva em face dos compromissos da Agenda 2030 em Angola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A garantia do direito à educação de qualidade a todos, incluindo o público-alvo da Educação Especial, é um dos compromissos presentes na Agenda 2030 sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Daí que este estudo objetiva analisar os desafios atuais da Política Nacional de Educação Especial Orientada para a Inclusão Escolar em face dos compromissos da Agenda 2030. Foi realizado um estudo qualitativo do tipo documental que enfatizou as legislações sobre o Sistema Educativo, Planos Nacionais de Desenvolvimento e relatórios do Ministério da Educação, ao passo que, para os internacionais, junto da Agenda 2030, foram consideradas declarações e relatórios das agências especializadas da Organização das Nações Unidas, através da análise temática latente. Os resultados indicam que Angola tem avançado bem no quesito dos marcos normativos sob influência das organizações multilaterais, porém os avanços registrados pouco se refletem nos resultados esperados no contexto da prática.<hr/>Resumen Garantizar el derecho a una educación de calidad para todos, incluido el público objetivo de la educación especial, es uno de los compromisos presentes en la Agenda 2030 sobre los Objetivos de Desarrollo Sostenible. Por lo tanto, este estudio tiene como objetivo analizar los desafíos actuales de la Política Nacional de Educación Especial Orientada a la Inclusión Escolar a la luz de los compromisos de la Agenda 2030. Se realizó un estudio cualitativo de tipo documental que puso énfasis en la legislación en el Sistema de Educación, Planes Nacionales de Desarrollo e informes del Ministerio de Educación, mientras que, para los estudios internacionales, junto con la Agenda 2030, se consideraron pronunciamientos e informes de organismos especializados de la Organización de las Naciones Unidas, a través de análisis temáticos latentes. Los resultados indican que Angola ha logrado buenos avances en términos de marcos regulatorios bajo la influencia de organizaciones multilaterales, sin embargo, los avances registrados poco se reflejan en los resultados esperados en el contexto de la práctica.<hr/>Abstract Guaranteeing the right to quality education for everyone, including the target audience for special education, is one of the commitments present in the 2030 Agenda on the Sustainable Development Goals. Therefore, this study aims to analyze the current challenges of the National Special Education Policy Oriented toward School Inclusion in light of the commitments of the 2030 Agenda. A qualitative study of the documentary type was carried out that emphasized the legislation on the Educational System, National Plans for Development, and reports from the Ministry of Education, while, for international studies, along with the 2030 Agenda, statements and reports from specialized agencies of the United Nations were considered, through latent thematic analysis. The results indicate that Angola has made good progress in terms of regulatory frameworks under the influence of multilateral organizations, however, the advances recorded are little reflected in the expected results in the context of practice. <![CDATA[Relação pedagógica no ambiente universitário: representações sociais captadas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo faz parte de uma pesquisa maior e objetiva captar representações sociais da relação pedagógica emergidas do convívio universitário de alunos concluintes e de seus professores em um curso de licenciatura em Pedagogia de uma instituição pública federal do Nordeste brasileiro. Apresenta como objeto a relação pedagógica e problematiza até que ponto essa relação repercute na formação discente/docente. O aporte teórico assenta-se nos estudos clássicos sobre relação pedagógica (Postic, 1990), no convívio universitário (Freire, 2019a) e nas ideias moscovicianas sobre a Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1976). Possui caráter qualitativo. Apresenta informações coletadas utilizando: questionário de perfil, técnicas de complementação de frases (Ferreira; Rese; Nogueira, 2014) e análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados apontam que o convívio no âmbito universitário e representações sociais emanadas desse meio geram crescimento acadêmico, atitudes democráticas na relação pedagógica, estando as representações ancoradas em ideias que encaminham para a gênese de situações vividas que podem explicar posições e comportamentos atuais.<hr/>Resumen El estudio forma parte de una investigación más amplia y tiene como objetivo capturar representaciones sociales de la relación pedagógica que emergen de la interacción universitaria de estudiantes graduados y sus profesores en una licenciatura em Pedagogía en una institución pública federal en el Noreste de Brasil. Presenta la relación pedagógica como su objeto y problematiza en qué medida esa relación impacta la formación de estudiantes/docentes. El aporte teórico se sustenta en estudios clásicos sobre las relaciones pedagógicas (Postic, 1990), la vida universitaria (Freire, 2019a) y las ideas moscovícicas sobre la Teoría de las Representaciones Sociales (Moscovici, 1976). Tiene un carácter cualitativo. Presenta información recopilada mediante: cuestionario de perfil, técnicas de finalización de oraciones (Ferreira; Rese; Nogueira, 2014) y análisis de contenido (Bardin, 2011). Los resultados indican que la convivencia en el nivel universitario y las representaciones sociales que emanan de este entorno generan crecimiento académico, actitudes democráticas en la relación pedagógica, estando las representaciones ancladas en ideas que conducen a la génesis de situaciones vividas que pueden explicar posiciones y comportamientos actuales.<hr/>Abstract The study is part of a larger research and aims to capture social representations of the pedagogical relationship emerging from the university interaction of graduating students and their teachers in a Degree Course - Pedagogy at a federal public institution in Northeastern Brazil. It presents the pedagogical relationship as its object and problematizes the extent to which this relationship impacts student/teacher training. The theoretical contribution is based on classic studies on pedagogical relationships (Postic, 1990), university life (Freire, 2019a) and Moscovician ideas on the Theory of Social Representations (Moscovici, 1976). It has a qualitative character. It presents information collected using: Profile Questionnaire, Sentence Completion techniques (Ferreira; Rese; Nogueira, 2014) and Content Analysis (Bardin, 2011). The results indicate that coexistence at the university level and social representations emanating from this environment generate academic growth, democratic attitudes in the pedagogical relationship, with the representations being anchored in ideas that lead to the genesis of experienced situations which can explain current positions and behaviors. <![CDATA[Percepções dos estudantes da Universidade da Extremadura sobre as mudanças nos sistemas de avaliação durante o confinamento da Covid-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100212&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Los sistemas de evaluación aplicados en la universidad son algunos de los temas que más discusiones, alteraciones y controversias supusieron en el confinamiento. La pandemia provocada por la Covid-19 supuso un reto para la docencia universitaria, teniendo que adaptar los docentes la forma de evaluar con las herramientas tecnológicas disponibles para realizar las pruebas de evaluación y vigilancia de estas. A través de un análisis de metodología mixta de las respuestas dadas por 456 alumnos de diversos grados de la Universidad de Extremadura a un cuestionario validado por este equipo de investigación, se pretende estudiar la percepción que los alumnos tienen sobre los cambios en los sistemas de evaluación durante el confinamiento debido a la Covid-19. Los resultados no permiten afirmar que haya habido cambios en los sistemas de evaluación y que estos hayan provocado una mejora en el rendimiento académico de los alumnos.<hr/>Resumo Os sistemas de avaliação aplicados na universidade são um dos temas que mais discussões, alterações e polêmicas causaram durante o confinamento. A pandemia provocada pela Covid-19 constituiu um desafio para o ensino universitário, tendo os docentes de adaptar a forma de avaliar com as ferramentas tecnológicas disponíveis para a realização dos testes de avaliação e monitorização. Através de uma análise de metodologia mista das respostas dadas por 456 estudantes de diferentes graus da Universidade da Extremadura a um questionário validado por esta equipe de investigação, o objetivo é estudar a percepção dos estudantes sobre as mudanças nos sistemas de avaliação durante o confinamento devido à Covid-19. Os resultados não permitem afirmar que tenha havido mudanças nos sistemas de avaliação e que estas tenham conduzido a uma melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes.<hr/>Abstract The evaluation systems applied at the university are one of the topics that caused the most discussions, alterations and controversies during confinement. The pandemic caused by Covid-19 posed a challenge for university teaching, with teachers having to adapt the way they assess with the technological tools available to carry out the assessment and monitoring tests. Through a mixed methodology analysis of the answers given by 456 students from different degrees at the University of Extremadura to a questionnaire validated by this research team, the aim is to study the students' perception of the changes in the assessment systems during the confinement due to Covid-19. The results do not allow us to affirm that there have been changes in the assessment systems and that these have led to an improvement in the students' academic performance. <![CDATA[Influência de métodos de ensino individualizados na melhoria da flexibilidade profissional dos futuros professores do ensino primário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832024000100213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The study aims to determine the effectiveness of individualised teaching methods for developing future primary school teachers' professional flexibility. The authors have developed individualised learning mechanisms that provide for the development of language competence, as well as mathematical, interdisciplinary and innovative competence. It has been determined that the most significant impact on the development of professional flexibility, in the opinion of teachers and students, was made by language and interdisciplinary competence, which contributed to the clarity of their thoughts. The study results showed the achievement of a high level of information assimilation by future teachers after training (0.74). It was found that individualised learning mechanisms contributed to the formation of developmental individualisation (23%) and creative thinking (22%) in the first place. The work's practical significance is finding effective mechanisms for forming professional flexibility for future primary school teachers.<hr/>Resumen El estudio tiene como objetivo determinar la eficacia de los métodos de enseñanza individualizados para desarrollar la flexibilidad profesional en los futuros profesores de primaria. Los autores han desarrollado mecanismos de aprendizaje individualizados que proporcionan el desarrollo de la competencia lingüística, así como de la competencia matemática, interdisciplinar e innovadora. Se determinó que el impacto más significativo en el desarrollo de la flexibilidad profesional, en opinión de profesores y estudiantes, lo tuvo la competencia lingüística e interdisciplinaria, que contribuyó a la claridad de sus pensamientos. Los resultados del estudio mostraron la consecución de un alto nivel de asimilación de información por parte de los futuros docentes tras su formación (0,74). Se encontró que los mecanismos de aprendizaje individualizados contribuyeron en primer lugar a la formación de la individualización del desarrollo (23%) y el pensamiento creativo (22%). La importancia práctica del trabajo es encontrar mecanismos eficaces para formar flexibilidad profesional en los futuros profesores de escuela primaria.<hr/>Resumo O estudo tem como objetivo determinar a eficácia de métodos de ensino individualizados para o desenvolvimento da flexibilidade profissional de futuros professores do ensino primário. Os autores desenvolveram mecanismos de aprendizagem individualizados que proporcionam o desenvolvimento da competência linguística, bem como da competência matemática, interdisciplinar e inovadora. Determinou-se que o impacto mais significativo no desenvolvimento da flexibilidade profissional, na opinião de professores e alunos, foi feito pela competência linguística e interdisciplinar, o que contribuiu para a clareza de seus pensamentos. Os resultados do estudo mostraram o alcance de um alto nível de assimilação de informações por futuros professores após a formação (0,74). Verificou-se que os mecanismos de aprendizagem individualizados contribuíram para a formação da individualização do desenvolvimento (23%) e do pensamento criativo (22%) em primeiro lugar. O significado prático do trabalho é encontrar mecanismos eficazes para formar flexibilidade profissional para futuros professores do ensino fundamental.