Scielo RSS <![CDATA[Educação & Formação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2448-358320250001&lang=pt vol. 10 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Desafios da educação integral na Amazônia paraense: o papel da formação de gestores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo explora a educação em tempo integral, com foco nos aspectos imateriais e na atuação dos gestores na Região Metropolitana de Santarém, Pará. O objetivo central é analisar a educação em tempo integral, considerando aspectos relacionados ao trabalho dos gestores, a circulação de informações estratégicas e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizem o conhecimento e a comunicação como elementos essenciais para garantir essa modalidade de ensino. A partir de uma análise bibliográfica e documental, o estudo aborda a importância estratégica de elementos voltados às condições imateriais de trabalho da gestão da escola para consolidar um projeto de educação para a transformação estrutural da sociedade. Conclui-se que a educação em tempo integral evidencia a necessidade de uma gestão educacional que promova e desenvolva ações coletivas nas escolas, fundamentadas em políticas públicas e legislação específica.<hr/>Resumen Este artículo explora la educación a tiempo completo, centrándose en los aspectos inmateriales y en el trabajo de los gestores en la Región Metropolitana de Santarém, Pará. El objetivo central es analizar la educación a tiempo completo, considerando aspectos relacionados con el trabajo de los gestores, la circulación de información estratégica y el desarrollo de prácticas pedagógicas que valoren el conocimiento y la comunicación como elementos esenciales para garantizar este tipo de educación. A partir de un análisis bibliográfico y documental, el estudio aborda la importancia estratégica de los elementos centrados en las condiciones inmateriales de trabajo de los gestores escolares para consolidar un proyecto de educación para la transformación estructural de la sociedad. Concluye que la educación a tiempo completo pone en evidencia la necesidad de una gestión educativa que promueva y desarrolle acciones colectivas en las escuelas, con base en políticas públicas y legislación específica.<hr/>Abstract This article explores full-time education, focusing on immaterial aspects and the role of managers in the Metropolitan Region of Santarém, Pará. The main objective is to analyse full-time education, considering aspects related to the work of school managers, the circulation of strategic information, and the development of pedagogical practices that value knowledge and communication as essential elements to ensure this mode of education. Based on a bibliographical and documentary analysis, the study addresses the strategic importance of immaterial working conditions within school management to consolidate an education project aimed at the structural transformation of society. The conclusion is that full-time education highlights the need for educational management that promotes and develops collective actions in schools, grounded in public policies and specific legislation. <![CDATA[O esvaziamento do social nas finalidades da educação e a Pedagogia Social como alternativa de formação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo discute a importância da Pedagogia Social como alternativa crítica ao esvaziamento das finalidades sociais na educação brasileira, influenciada pelo avanço neoliberal nas últimas décadas. Assim, analisam-se as concepções acerca das finalidades educativas em nosso país, especialmente, entre os anos de 1990 e 2020. Para além disso, tem-se como objetivo apresentar a Pedagogia Social como campo que se contrapõe ao esvaziamento do sentido social e crítico da educação, promovendo uma visão de emancipação social. A metodologia deste artigo envolve revisão bibliográfica e análise teórica do cenário educacional brasileiro, com base em autores como Roberto Leher, Luiz Carlos de Freitas e José Carlos Libâneo, para tratar das mudanças nas finalidades da educação contemporânea, e Geraldo Caliman e Roberto da Silva, no campo da Pedagogia Social. Conclui destacando a disputa teórica entre visões neoliberais e sociocríticas, apresentando a Pedagogia Social como alternativa para promover uma educação crítica e emancipatória.<hr/>Resumen Este artículo discute la importancia de la Pedagogía Social como una alternativa crítica al vaciamiento de los fines sociales en la educación brasileña, influenciada por el avance neoliberal en las últimas décadas. Así, se analizan las concepciones acerca de los fines educativos en nuestro país, especialmente entre los años 1990 y 2020. Además, el objetivo es presentar la Pedagogía Social como un campo que se contrapone al vaciamiento del sentido social y crítico de la educación, promoviendo una visión de emancipación social. La metodología de este artículo involucra una revisión bibliográfica y un análisis teórico del escenario educativo brasileño, basado en autores como Roberto Leher, Luiz Carlos de Freitas y José Carlos Libâneo, para tratar los cambios en los fines de la educación contemporánea, y Geraldo Caliman y Roberto da Silva, en el campo de la Pedagogía Social. Concluye destacando la disputa teórica entre visiones neoliberales y socio-críticas, presentando la Pedagogía Social como una alternativa para promover una educación crítica y emancipatoria.<hr/>Abstract This article discusses the importance of Social Pedagogy as a critical alternative to the emptying of social purposes in Brazilian education, influenced by the neoliberal advance in recent decades. Thus, it analyzes the conceptions regarding educational purposes in our country, especially between the years 1990 and 2020. Moreover, the objective is to present Social Pedagogy as a field that opposes the emptying of the social and critical sense of education, promoting a vision of social emancipation. The methodology of this article involves a bibliographic review and theoretical analysis of the Brazilian educational scenario, based on authors such as Roberto Leher, Luiz Carlos de Freitas and José Carlos Libâneo, to treat about changes in the purposes of contemporary education, and Geraldo Caliman and Roberto da Silva, in the field of Social Pedagogy. It concludes by highlighting the theoretical dispute between neoliberal and socio-critical views, presenting Social Pedagogy as an alternative to promote a critical and emancipatory education. <![CDATA[Trilhas de uma pesquisa sobre formação docente e a escola campesina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo é uma revisão de literatura que intersecciona a formação docente à realidade das escolas campesinas, especificamente em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, com foco na Escola Municipal de Educação no Campo Antônio Camargo Correa. Assim, o objeto de estudo foi a formação de professores que atuam na Educação do Campo no município de Três Lagoas. A metodologia utilizada incluiu pesquisa bibliográfica, documental e realização de entrevistas semiestruturadas. Foram participantes da pesquisa uma professora especialista responsável pelo setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas e cinco professores que atuam na Escola Antônio Camargo Garcia, uma escola campesina do município. Amparando-se no paradigma teórico da Educação do Campo, marcado pela história de luta do movimento social de mesmo nome e nas experiências pedagógicas decorrentes, discutiram-se os processos da pesquisa na perspectiva materialista, analisando como o território de Três Lagoas foi forjado em relação à questão agrária. Abordou-se também a Educação do Campo na forma como ela se expressa em políticas públicas para as escolas campesinas, como o apoio dos docentes entrevistados, que evidenciam os processos de formação e formação continuada em suas realidades. Além disso, as obras selecionadas neste Estado do Conhecimento pela plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações proporcionaram um aprofundamento teórico e reflexivo acerca da importância da formação de qualidade de professores e profissionais da educação, interligada ao poder público. Diante da realidade das Escolas do Campo, as condições pedagógicas ainda se encontram em defasagem.<hr/>Resumen Este artículo es una revisión de la literatura que cruza la formación docente con la realidad de las escuelas rurales, específicamente en Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, centrándose en la Escuela Municipal de Educación de Campo Antônio Camargo Correa. Así, el objeto de estudio fue la formación de profesores que actúan en la Educación Rural en el municipio de Três Lagoas. La metodología utilizada incluyó investigación bibliográfica, documental y entrevistas semiestructuradas. Participaron de la investigación un docente especialista responsable del sector pedagógico de la Secretaría Municipal de Educación y Cultura de Três Lagoas y cinco docentes que actúan en la Escola Antônio Camargo García, escuela campesina del municipio. A partir del paradigma teórico de la Educación Rural, marcado por la historia de lucha del movimiento social del mismo nombre y las experiencias pedagógicas resultantes, los procesos de investigación fueron discutidos desde una perspectiva materialista, analizando cómo se forjó el territorio de Três Lagoas en relación a la cuestión agraria. También se abordó la Educación Rural en la forma en que se expresa en las políticas públicas para las escuelas rurales, como el apoyo de los docentes entrevistados, quienes resaltan los procesos de formación y educación continua en sus realidades. Además, los trabajos seleccionados en este Estado del Conocimiento por la plataforma Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones brindaron una profundización teórica y reflexiva sobre la importancia de la formación de calidad de profesores y profesionales de la educación, vinculados a las autoridades públicas. Dada la realidad de las Escuelas Rurales, las condiciones pedagógicas aún están desactualizadas.<hr/>Abstract This article is a literature review that intersects teacher training with the reality of rural schools, specifically in Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, focusing on the Municipal School of Rural Education Antônio Camargo Correa. Thus, the object of study was the training of teachers who work in Rural Education in the municipality of Três Lagoas. The methodology used included bibliographic and documentary research and semi-structured interviews. The participants in the research were a specialist teacher responsible for the pedagogical sector of the Municipal Department of Education and Culture of Três Lagoas and five teachers who work at the Antônio Camargo Garcia School, a rural school in the municipality. Based on the theoretical paradigm of Rural Education, marked by the history of struggle of the social movement of the same name and the resulting pedagogical experiences, the research processes were discussed from a materialist perspective, analyzing how the territory of Três Lagoas was forged in relation to the agrarian issue. Rural Education was also addressed as it is expressed in public policies for rural schools, such as the support of the teachers interviewed, who highlight the processes of training and continuing education in their realities. In addition, the works selected in this State of Knowledge by the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations platform provided a theoretical and reflective deepening on the importance of quality training for teachers and education professionals, interconnected with the public authorities. Given the reality of Rural Schools, pedagogical conditions are still lagging behind. <![CDATA[O conceito de espécie em debate: reflexões e percepções de estudantes da licenciatura em Ciências Biológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo principal foi discutir sobre a percepção que discentes do curso de formação inicial em licenciatura em Ciências Biológicas têm a respeito do conceito de espécie. A pesquisa é do tipo pesquisa-ação, com caráter qualitativo, e contou com a participação de 25 discentes do primeiro semestre do referido curso da Universidade Federal do Pará, campus Marajó-Soure, que cursavam a disciplina Ecologia no período de maio a junho de 2024. Verificou-se que, embora a maioria dos participantes tenha afirmado conhecer o conceito de espécie, apenas 12% conseguiram expressar respostas coerentes a respeito deste. Isso explicita o distanciamento existente entre o que os discentes entendem por “conhecer” e a capacidade de escrita e explicação do conceito. Além disso, os discentes percebem que o uso de recursos didáticos é lúdico e estimulador e reduz a distância entre a teoria e a prática. Acredita-se, portanto, que o contato com recursos didáticos diversificados pode contribuir para a diversificação da prática docente e para o processo de ensino e aprendizagem.<hr/>Resumen El objetivo principal fue discutir sobre la percepción que los alumnos del curso de formación inicial en licenciatura en Ciencias Biológicas tienen respecto al concepto de especie. La investigación es de tipo investigación-acción, con carácter cualitativo, y contó con la participación de 25 alumnos del primer semestre del mencionado curso de la Universidad Federal de Pará, campus Marajó-Soure, que cursaban la disciplina Ecología en el período de mayo a junio de 2024. Se comprobó que, aunque la mayoría de los participantes afirmaban conocer el concepto de especie, solo un 12% lograron expresar respuestas coherentes respecto a este. Esto explica la distancia existente entre lo que los estudiantes entienden por “conocer” y la capacidad de escribir y explicar el concepto. Además, los estudiantes se dan cuenta de que el uso de recursos didácticos es lúdico y estimulante y reduce la distancia entre la teoría y la práctica. Se cree, por tanto, que el contacto con recursos didácticos diversificados puede contribuir a la diversificación de la práctica docente y al proceso de enseñanza y aprendizaje.<hr/>Abstract This study aimed to explore the perceptions of undergraduate students in an initial teacher training program in Biological Sciences regarding the concept of species. It employed a qualitative action-research approach involving 25 first-semester students from the Federal University of Pará, Marajó-Soure campus, who were enrolled in an Ecology course from May to June 2024. Although most participants claimed to be familiar with the concept of species, only 12% were able to provide coherent explanations, revealing a gap between perceived knowledge and actual conceptual understanding. Students also recognized that using teaching resources makes learning more engaging and helps bridge the gap between theory and practice. It is therefore suggested that exposure to diverse instructional tools can enhance teaching practices and support the learning process. <![CDATA[A formação de educadores sociais fluminenses: entre as representações sociais e a Pedagogia Social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Esta investigação buscou averiguar a presença de representações sociais entre educadores sociais em um curso de extensão em uma universidade pública no Rio de Janeiro. A pesquisa de pós-doutorado em Ciências da Educação objetivou entender como essas representações sociais interferem nos processos formativos, articulando os resultados com o conceito de hospitalidade de Baptista (2005) na Pedagogia Social. Utilizando a abordagem psicossocial de Doise (2001) e Moscovici (2003), a pesquisa foi realizada no paradigma fenomenológico-interpretativo (Marques; Amendoeira, 2020) com 26 educadores sociais participantes do curso de formação continuada em Pedagogia Social. Seus portfólios e formulários foram analisados a partir da análise retórico-filosófica do discurso. Os resultados indicam a presença de representações sociais com núcleo figurativo sobre “Escola”, abrangendo temas como educação escolar, formação docente ampliada, práticas educativas não escolares, função do educador social e sujeitos empobrecidos de suas práticas.<hr/>Resumen Este trabajo buscó investigar la presencia de representaciones sociales entre educadores sociales en un curso de extensión en una universidad pública de Río de Janeiro. La investigación postdoctoral en Ciencias de la Educación tuvo como objetivo comprender cómo estas representaciones sociales interfieren en los procesos formativos, articulando los resultados con el concepto de hospitalidad en la Pedagogía Social de Baptista (2005). Utilizando el enfoque psicosocial de Doise (2001) y Moscovici (2003), la investigación se realizó en el paradigma fenomenológico-interpretativo (Marques; Amendoeira, 2020) con 26 educadores sociales participantes del curso de formación continua en Pedagogía Social. Se analizaron sus portafolios y formas mediante el análisis del discurso retórico-filosófico. Los resultados indican la presencia de representaciones sociales con un núcleo figurativo en “Escuela”, abarcando temas como la educación escolar, la formación ampliada de profesores, las prácticas educativas no escolares, el papel del educador social y los sujetos empobrecidos por sus prácticas.<hr/>Abstract This research investigates the presence of social representations among social educators in an extension course at a public university in Rio de Janeiro. The Postdoctoral research in Educational Sciences aimed to understand how these social representations interfere in the formative processes, articulating the results with Baptista's (2005) concept of hospitality in Social Pedagogy. Using the psychosocial approach of Doise (2001) and Moscovici (2003), the research was carried out in the phenomenological-interpretative paradigm (Marques; Amendoeira, 2020) with 26 social educators participating in the continuing education course in Social Pedagogy. Their portfolios and forms were analyzed based on rhetorical-philosophical discourse analysis. The results indicate the presence of social representations with a figurative core in "School", covering themes such as school education, expanded teacher training, non-school educational practices, the role of the social educator, and subjects impoverished by their practices. <![CDATA[A urgência de modernizar e inovar no ensino técnico profissional em Moçambique: contributos para a reflexão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Uma das grandes preocupações atuais do governo moçambicano está relacionada com a qualidade do ensino técnico profissional mensurável na qualidade dos seus graduados. Dentro desta perspectiva, foi elaborado este estudo de caso qualitativo que objetiva discutir a urgência de modernizar e inovar no ensino técnico profissional em Moçambique. Os dados foram obtidos através da entrevista estruturada e do inquérito por questionário aplicados a 32 sujeitos (gestores, professores e estudantes) e foram analisados com auxílio da técnica de análise categorial de conteúdo. Os resultados indicam a necessidade urgente de modernização e inovação no ensino técnico profissional em Moçambique, caraterizada por uso intensivo de recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem e formação permanente dos envolvidos, de modo a garantir o melhor uso e manutenção desses recursos. Assim, apesar de existirem algumas tecnologias nessas instituições, ainda vários aspectos se consubstanciam em desafios a ultrapassar para que a integração seja efetiva e relevante.<hr/>Resumen Una de las mayores preocupaciones actuales del gobierno mozambiqueño está relacionada con la calidad de la educación técnica profesional, medida en la calidad de sus graduados. Desde esta perspectiva, se diseñó este estudio de caso cualitativo para debatir la urgente necesidad de modernizar e innovar en la enseñanza técnica profesional en Mozambique. Los datos se obtuvieron mediante una entrevista estructurada y un cuestionario aplicado a 32 sujetos (gestores, profesores y estudiantes) y se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido categórico. Los resultados indican la necesidad urgente de modernización e innovación en la enseñanza técnica profesional en Mozambique, caracterizada por el uso intensivo de recursos digitales en el proceso de enseñanza-aprendizaje y la formación continua de los implicados, con el fin de garantizar el mejor uso y mantenimiento de estos recursos. Por lo tanto, aunque existen algunas tecnologías en estas instituciones, todavía hay una serie de retos que superar para que la integración sea efectiva y relevante.<hr/>Abstract One of the major current concerns of the Mozambican government is related to the quality of vocational technical education, measured in the quality of its graduates. With this in mind, this qualitative case study was designed to discuss the urgent need to modernize and innovate in technical vocational education in Mozambique. The data was obtained through a structured interview and questionnaire survey applied to 32 subjects (managers, teachers and students) and was analyzed using the categorical content analysis technique. The results indicate the urgent need for modernization and innovation in technical vocational education in Mozambique, characterized by the intensive use of digital resources in the teaching-learning process and ongoing training for those involved, in order to ensure the best use and maintenance of these resources. Thus, despite the existence of some technologies in these institutions, there are still a number of challenges to overcome if integration is to be effective and relevant <![CDATA[Entre uma educação libertadora e práticas neoliberais educativas: possibilidades a partir do Projeto de Vida]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo aborda o termo Projeto de Vida presente na Base Nacional Comum Curricular sob a perspectiva do avanço das práticas neoliberais na educação brasileira. Nesse sentido, por meio de uma concepção de educação libertadora, busca-se analisar o modo como o Projeto de Vida pode ser subversivo ao sistema, dentro de seus limites teóricos. A pesquisa utiliza análise bibliográfica e documental, centrando-se na Base Nacional Comum Curricular e na Lei nº 13.415/2017, ainda visa a compreender esse corpus em seus respectivos contextos sociopolíticos, tendo o Projeto de Vida seu principal objeto de estudo. Por fim, esta análise utiliza os conceitos de neoliberalismo e práticas neoliberais de Dardot e Laval (2016) e de educação libertadora de Freire (1996) como as principais bases analíticas. Procura-se ainda, ao longo do estudo, vislumbrar caminhos para a construção das aulas de Projeto de Vida como forma de enfrentamento da construção de uma realidade neoliberal.<hr/>Resumen Este artículo aborda el término Proyecto de Vida presente en la Base Curricular Nacional Común desde la perspectiva del avance de las prácticas neoliberales en la educación brasileña. En este sentido, a través de una concepción de educación liberadora, se buscó analizar el modo en que el Proyecto De vida puede ser subversivo al sistema, dentro de sus límites teóricos. La investigación utiliza el análisis bibliográfico y documental, con foco en la Base Curricular Nacional Común y la Ley nº 13.415/2017. Además, se pretende comprender este corpus en sus respectivos contextos sociopolíticos, teniendo el Proyecto de Vida como su principal objeto de estudio. Finalmente, este análisis utiliza los conceptos de neoliberalismo y prácticas neoliberales de Dardot y Laval (2016) y de educación liberadora de Freire (1996) como principales bases analíticas. A lo largo del estudio, también se buscó vislumbrar formas de construir clases de Proyecto de Vida como una forma de enfrentar la construcción de una realidad neoliberal.<hr/>Abstract This article looks at the term Life Project in the National Common Core Curriculum from the perspective of the advance of neoliberal practices in Brazilian education. In this sense, through a concept of liberating education, it seeks to analyze how the Life Project can be subversive to the system, within its theoretical limits. The research uses bibliographic and documentary analysis, focusing on the National Common Curriculum Base and Law No. 13,415/2017, and also aims to understand this corpus in their respective socio-political contexts, with the Life Project as its main object of study. Finally, this analysis uses the concepts of neoliberalism and neoliberal practices by Dardot and Laval (2016) and liberating education by Freire (1996) as the main analytical bases. Throughout the study, we also try to glimpse ways of building Life Project classes as a way of confronting the construction of a neoliberal reality <![CDATA[A temática História e Cultura Indígena em programas de ensino dos <em>campi</em> do IFTO, conforme a Lei nº 11.645/2008]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A História e Cultura Indígena, com seus aspectos caracterizantes de modos de vida e tradições culturais, constituem uma temática que precisa ser inclusa e estar em evidência nos estudos nos currículos escolares. Tem-se como objetivo analisar a inclusão e menção da temática História e Cultura Indígena em programas de ensino de unidades curriculares dos campi do Instituto Federal de Tocantins, conforme a Lei nº 11.645/2008. A pesquisa se caracterizou pela abordagem qualitativa, do tipo aplicada e natureza documental. Projetos pedagógicos de curso, planos de ensino e diários de classe do Instituto Federal de Tocantins foram analisados. Dentre alguns resultados, os dados revelaram que, nos Planos de Ensino, em menos da metade das unidades curriculares nas turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus Gurupi e na maioria das unidades curriculares nas turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus Avançado Formoso do Araguaia, não foram identificadas menções a essa temática em nenhum desses documentos; dentre os quais também não há evidências da realização de estudos acerca de conteúdos que abordassem a cultura de povos indígenas do Tocantins.<hr/>Resumen La Historia y la Cultura Indígenas, con sus aspectos característicos de formas de vida y tradiciones culturales, constituyen un tema que necesita ser incluido y resaltado en los estudios de los currículos escolares. El objetivo es analizar la inclusión y mención del tema Historia y Cultura Indígena en los programas de enseñanza de las unidades curriculares de los campi del Instituto Federal de Tocantins, de acuerdo con la Ley nº 11.645/2008. La investigación se caracterizó por su enfoque cualitativo, tipo aplicado y carácter documental. Se analizaron proyectos de cursos pedagógicos, planes de enseñanza y diarios de clase del Instituto Federal de Tocantins. Entre algunos resultados, los datos revelaron que, en los Planes de Enseñanza, en menos de la mitad de las Unidades Curriculares de las clases de los Cursos Técnicos Integrados a la Enseñanza Media del campus Gurupi y en la mayoría de las Unidades Curriculares de las clases de los Cursos Técnicos Integrados a la Enseñanza Media del campus Avançado Formoso do Araguaia, no fueron identificadas menciones a esa temática en ninguno de esos documentos; entre las cuales tampoco hay evidencia de que se estén realizando estudios sobre contenidos que aborden la cultura de los pueblos indígenas de Tocantins.<hr/>Abstract Indigenous History and Culture, with its characteristic aspects of ways of life and cultural traditions, constitute a theme that needs to be included and highlighted in studies in school curricula. The objective of this study is to analyze the inclusion and mention of the theme Indigenous History and Culture in the teaching programs of curricular units of the campuses of the Federal Institute of Tocantins, in accordance with Law No. 11,645/2008. The research was characterized by a qualitative, applied approach and documentary nature. Pedagogical course projects, teaching plans, and class diaries of the Federal Institute of Tocantins were analyzed. Among some results, the data revealed that, in the Teaching Plans, in less than half of the Curricular Units in the classes of Technical Courses Integrated to High School of the Gurupi campus and in the majority of the Curricular Units in the classes of Technical Courses Integrated to High School of the Avançado Formoso do Araguaia campus, no mentions of this theme were identified in any of these documents; among which there is also no evidence of studies being carried out on content that addressed the culture of indigenous peoples of Tocantins. <![CDATA[Liderança pelo cuidado como geradora de confiança em professores chilenos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El liderazgo para el cuidado se refiere a un conjunto de prácticas que promueven el bienestar integral (emocional, social y académico) dentro de la comunidad escolar. En este contexto, este artículo busca reconocer en qué medida los docentes perciben y valoran prácticas (o acciones) de cuidado y confianza por parte de sus directores/as. Se utilizó un enfoque cuantitativo, mediante la aplicación de un cuestionario a 333 docentes de la Región Metropolitana de Chile. Los resultados indican que los docentes valoran positivamente la competencia e integridad de sus directores/as escolares, sin embargo, las dimensiones de estima y respeto, aunque valoradas positivamente, muestran espacios más descendidos.<hr/>Resumo Liderança atenciosa refere-se a um conjunto de práticas que promovem o bem-estar integral (emocional, social e acadêmico) na comunidade escolar. Nesse contexto, este artigo busca reconhecer até que ponto os professores percebem y valorizam práticas (ou ações) de cuidado e confiança por parte de seus dirigentes. Foi utilizada uma abordagem quantitativa, aplicando um questionário a 333 professores da Região Metropolitana do Chile. Os resultados indicam que os professores valorizam positivamente a competência e a integridade dos seus diretores escolares, no entanto as dimensões de estima e respeito, embora valorizadas positivamente, apresentam pontuações mais baixas.<hr/>Abstract Leadership for care refers to a set of practices that promote comprehensive well-being (emotional, social and academic) within the school community. In this context, this article seeks to recognize the extent to which teachers perceive and value practices (or actions) of care and trust on the part of their principals. A quantitative approach was used, by applying a questionnaire to 333 teachers from the Metropolitan Region of Chile. The results indicate that teachers positively value the competence and integrity of their school principals; however, the dimensions of esteem and respect, although positively valued, show lower scores. <![CDATA[Desenvolvimento profissional de professores da Educação Infantil: metapesquisa no campo da formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A pesquisa qualitativa apresentada, caracterizada como metapesquisa, analisou o desenvolvimento profissional dos professores da Educação Infantil no Brasil, com base em teses e dissertações disponíveis na plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Identificaram-se a predominância de estudos qualitativos, com variados métodos de coleta de dados, e uma subexploração da região Norte. A análise evidenciou a influência da formação inicial e continuada, os desafios do início da docência e as condições de trabalho, além de apontar uma lacuna na definição conceitual do desenvolvimento profissional docente, indicando a necessidade de maior aprofundamento teórico. Ressalta-se que metapesquisas como esta contribuem significativamente para o debate sobre o desenvolvimento profissional docente, ao destacar a relevância da reflexão teórica e da formulação de novos conceitos e categorias.<hr/>Resumen La investigación cualitativa presentada, caracterizada como meta-investigación, analizó el desarrollo profesional de los profesores de Educación Infantil en Brasil, a partir de tesis y disertaciones disponibles en la plataforma de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Enseñanza Superior y de la metodología de análisis de contenido de Laurence Bardin. Se identificó un predominio de estudios cualitativos, con variedad de métodos de recolección de datos, y una subexploración de la región norte. El análisis puso de relieve la influencia de la formación inicial y continua, los retos de empezar a enseñar y las condiciones de trabajo, además de señalar una laguna en la definición conceptual del desarrollo profesional docente, lo que indica la necesidad de realizar más estudios teóricos. Se subraya que una metainvestigación como ésta contribuye de manera significativa al debate sobre el desarrollo profesional docente, al poner de relieve la pertinencia de la reflexión teórica y la formulación de nuevos conceptos y categorías.<hr/>Abstract The qualitative research presented, characterized as meta-research, analyzed the professional development of Early Childhood Education teachers in Brazil, based on theses and dissertations available on the platform of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel and on Laurence Bardin's content analysis methodology. We identified a predominance of qualitative studies, with a variety of data collection methods, and an under-exploration of the Northern region. The analysis highlighted the influence of initial and continuing training, the challenges of starting teaching and working conditions, as well as pointing to a gap in the conceptual definition of teacher professional development, indicating the need for further theoretical study. We emphasize that meta-research such as this contributes significantly to the debate on teacher professional development by highlighting the relevance of theoretical reflection and the formulation of new concepts and categories. <![CDATA[Desvelando as relações raciais nas práticas pedagógicas: uma leitura decolonial do cotidiano escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo traz um recorte da dissertação de mestrado defendida em 2023 e buscou compreender o lugar da educação antirracista e da perspectiva decolonial nas práticas pedagógicas dos/as professores/as da área de Ciências Humanas (Geografia, História e Filosofia). A pesquisa, de natureza qualitativa, visou evidenciar a reflexão da diversidade étnico-racial em espaço público de educação, através de encontros com os/as professores/as e produção de cartas pedagógicas. Utilizou-se o “fazer decolonial” (Ocaña; López, 2019) como outra maneira para pensar a metodologia baseada em princípios decoloniais. A análise revelou que os espaços utilizados pelos/as professores/as para incluir as questões étnico-raciais nas práticas pedagógicas, na maioria das vezes, envolve situações espontâneas no relacionamento entre os estudantes no cotidiano das aulas, mas precisam ser incluídas intencionalmente no currículo conforme orienta a Lei nº 10.639/2003, o que faz questionar a urgência de formação docente crítica, antirracista e decolonial, promovendo a desnaturalização e o enfrentamento do racismo.<hr/>Resumen Este artículo presenta un extracto de la disertación de maestría defendida en 2023 y que buscó comprender el lugar de la educación antirracista y la perspectiva decolonial en las prácticas pedagógicas de los docentes del área de Ciencias Humanas (Geografía, Historia y Filosofía). La investigación, de carácter cualitativo, tuvo como objetivo evidenciar el reflejo de la diversidad étnico-racial en los espacios públicos de educación, a través de encuentros con profesores y la producción de cartas pedagógicas. Como otra forma de pensar la metodología basada en principios decoloniales, se utilizó el “hacer decolonial” (Ocaña; López, 2019). El análisis reveló que los espacios utilizados por los profesores para incluir cuestiones étnico-raciales en las prácticas pedagógicas involucran, en la mayoría de los casos, situaciones espontáneas en las relaciones entre los estudiantes en el cotidiano del aula, pero necesitan ser incluidas intencionalmente en el currículo conforme a lo orientado por la Ley nº 10.639/2003, lo que plantea interrogantes sobre la urgencia de una formación docente crítica, antirracista y decolonial, promoviendo la desnaturalización y el enfrentamiento del racismo.<hr/>Abstract This article brings an excerpt from the master's thesis defended in 2023 and sought to understand the place of anti-racist education and the decolonial perspective in the pedagogical practices of teachers in the area of Human Sciences (Geography, History and Philosophy). The research, of a qualitative nature, aimed to highlight the reflection of ethnic-racial diversity in a public space of education, through meetings with teachers and the production of pedagogical letters. The “decolonial doing” (Ocaña; López, 2019) was used as another way to think about the methodology based on decolonial principles. The analysis revealed that the spaces used by teachers to include ethnic-racial issues in pedagogical practices, in most cases, involve spontaneous situations in the relationship between students in the daily life of classes, but need to be intentionally included in the curriculum as guided by Law no. 10.639/2003, which calls into question the urgency of critical, anti-racist and decolonial teacher training, promoting denaturalization and confronting racism. <![CDATA[A história da coordenação escolar na rede pública estadual de ensino do Ceará (1984 - 2023)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo qualitativo, desenvolvido através de um estudo documental, objetiva apresentar uma síntese histórico-legal da função da coordenação escolar na rede pública estadual de ensino básico do Ceará a partir do Estatuto do Magistério Oficial do Estado (1984 - 2023). Estudar esta temática se faz importante em razão da possibilidade de compreender como a legislação educacional relacionada à função em questão evoluiu ao longo do tempo na rede da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. O texto encontra-se estruturado em cinco seções, sendo elas: “Introdução”, “Metodologia”, “Resultados e discussões”, “Considerações finais” e, por fim, “Referências”. Percebe-se que a história da função da coordenação escolar na rede estadual de ensino apresenta uma trajetória de transformação ao longo de quase quatro décadas. No decorrer desse período, a coordenação escolar foi se consolidando como uma função multitarefa dentro do núcleo gestor e na escola como um todo.<hr/>Resumen Este estudio cualitativo, desarrollado a través de un análisis documental, tiene como objetivo presentar una síntesis histórico-jurídica del papel de la coordinación escolar en la red pública estatal de educación básica en Ceará a partir del Estatuto Oficial de Enseñanza del Estado (1984 - 2023). Estudiar este tema es importante debido a la posibilidad de comprender cómo la legislación educativa relacionada con la función en cuestión ha evolucionado a lo largo del tiempo en la red de la Secretaría de Educación del Estado de Ceará. El texto se estructura en cinco secciones: “Introducción”, “Metodología”, “Resultados y discusiones”, “Consideraciones finales” y, finalmente, “Referencias”. Se puede observar que la historia del papel de la coordinación escolar en la red educativa estatal presenta una trayectoria de transformación a lo largo de casi cuatro décadas. Durante este período, la coordinación escolar se consolidó como una función multitarea dentro del núcleo directivo y en el conjunto de la escuela.<hr/>Abstract This qualitative study, developed through a documentary analysis, aims to present a historical-legal synthesis of the role of school coordination in the state public network of basic education in Ceará based on the Official Teaching Statute of the State (1984 - 2023). Studying this topic is important due to the possibility of understanding how the educational legislation related to the function in question has evolved over time within the network of the State Department of Education of Ceará. The text is structured into five sections: “Introduction”, “Methodology”, “Results and discussions”, “Final considerations, and, finally, “References”. It can be seen that the history of the role of school coordination in the state education network presents a trajectory of transformation over almost four decades. During this period, school coordination was consolidated as a multitasking function within the management nucleus and in the school as a whole. <![CDATA[A colaboração na perspectiva <em>freireana</em> nas tessituras do trabalho e grupo colaborativos na formação matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100212&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O mapeamento e a análise das produções científicas publicadas nos Anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, no período de 2000 a 2023, como parte de uma pesquisa de doutorado, buscam compreender, por meio da Revisão Sistemática de Literatura, os sentidos da colaboração na perspectiva freireana nas tessituras do trabalho e de grupo colaborativos em espaços de formação de professores/as que ensinam Matemática, compartilhados no Grupo de Trabalho 19: “Educação Matemática”. Essa ação no âmbito da investigação qualitativa proporcionou entender o objeto de estudo, a partir de um olhar interpretativo e crítico sobre o referencial teórico-metodológico freireano e a análise temática interpretativa dos dados. A Revisão Sistemática de Literatura possibilitou interpretar os dados através dos fundamentos da colaboração na perspectiva freireana, conceituada como uma ação dialógico-colaborativa, e também constatar a ausência de estudos sobre a colaboração nessa concepção na formação matemática que dialogam de forma explícita com Paulo Freire.<hr/>Resumen El mapeo y análisis de las producciones científicas publicadas en los Anales de la Asociación Nacional de Posgrado e Investigación en Educación, de 2000 a 2023, como parte de una investigación de doctorado, buscan comprender, por medio de la Revisión Sistemática de Literatura, los significados de la colaboración desde la perspectiva freireana en el tejido de trabajos y grupos colaborativos en espacios de formación de profesores que enseñan Matemáticas, compartidos en el Grupo de Trabajo 19: “Educación Matemática”. Esta acción en el ámbito de la investigación cualitativa proporcionó una comprensión del objeto de estudio, a partir de una mirada interpretativa y crítica del marco teórico-metodológico de Freire y del análisis temático interpretativo de los datos. La Revisión Sistemática de Literatura permitió interpretar los datos a través de los fundamentos de la colaboración desde la perspectiva freireana, conceptualizada como una acción dialógico-colaborativa, y también confirmó la ausencia de estudios sobre la colaboración en esta concepción en la educación matemática que dialogaran explícitamente con Paulo Freire.<hr/>Abstract The mapping and analysis of scientific productions published in the Annals of the National Association of Graduate Studies and Research in Education, from 2000 to 2023, part of the Doctoral research, seek to understand, through the Systematic Literature Review, the meanings of collaboration from the Freirean perspective in the fabric of work and collaborative groups in spaces for training teachers who teach mathematics, shared in Working Group 19: “Mathematical Education”. This action within the scope of qualitative research provided an understanding of the object of study, based on an interpretative and critical view of Freire's theoretical-methodological framework and the interpretative thematic analysis of the data. The Systematic Literature Review made it possible to interpret the data through the foundations of collaboration from the Freirean perspective, conceptualized as a dialogic-collaborative action, and it also confirmed the absence of studies on collaboration in this conception in mathematical education which explicitly dialogue with Paulo Freire. <![CDATA[A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos de 1947: do entusiasmo à desidratação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo analisa a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos de 1947 como a primeira iniciativa oficial de educação popular para todo o país por meio do rádio para a ampliação de matrículas e o combate ao analfabetismo adulto. Elencam-se as características, pontos positivos e vícios que determinaram a extinção da campanha em 1963. A pesquisa revelou que a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos foi medida inovadora ao utilizar o rádio como veículo de longo alcance de analfabetos, porém desidratada em razão da falta de investimento, considerando a extensão territorial que demandava maiores investimentos em aparato técnico de radiodifusão. Quanto ao método, utilizou-se a noção de operação historiográfica de Certeau (2020), que consiste na rearticulação de vestígios do passado no tempo presente para a compreensão dos fatos. As fontes utilizadas neste estudo são bibliográficas e documentais, sendo primárias os anais e notas taquigráficas do colegiado Constituinte de São Paulo de 1947.<hr/>Resumen Este artículo analiza la Campaña para la Educación de Adolescentes y Adultos de 1947 como la primera iniciativa oficial de educación popular en todo el país a través de la radio para aumentar la matriculación y combatir el analfabetismo de los adultos. Se enumeraron las características, los puntos positivos y los defectos que condujeron a la desaparición de la campaña en 1963. La investigación reveló que la Campaña para la Educación de Adolescentes y Adultos fue una medida innovadora en el uso de la radio como vehículo para llegar a las personas analfabetas, pero se desecó por falta de inversión, teniendo en cuenta la extensión territorial que requería una mayor inversión en equipos técnicos de radiodifusión. En cuanto al método, se utilizó la noción de operación historiográfica de Certeau (2020), que consiste en rearticular las huellas del pasado en el tiempo presente para comprender los hechos. Las fuentes utilizadas en este estudio son bibliográficas y documentales, siendo las fuentes primarias las actas y notas taquigráficas de la Asamblea Constituyente de São Paulo de 1947.<hr/>Abstract This article analyzes the 1947 Adolescent and Adult Education Campaign as the first official popular education initiative for the entire the country using radio broadcasting for the expansion of enrollment and the fight against adult illiteracy. The characteristics, strengths and weaknesses that determined the extinction of the campaign in 1963 are listed. The research revealed that the Adolescent and Adult Education Campaign was an innovative measure by using radio as a long-range vehicle for illiterates, but weakened due to the lack of investment, considering the territorial extension that required greater investments in technical broadcasting apparatus. As for the method, the notion of historiographic operation of Certeau (2020) was used, which consists of the rearticulation of traces of the past in the present time to understand the facts. The sources used in this study are bibliographic and documentary, being primary the annals and shorthand notes of the Constituent Collegiate of São Paulo of 1947. <![CDATA[Educação Ambiental no contexto do Novo Ensino Médio: uma revisão integrativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100214&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O Novo Ensino Médio busca uma educação alinhada à sociedade contemporânea, mas requer planejamento adequado. Objetivou-se contextualizar a Educação Ambiental no âmbito do Novo Ensino Médio a partir da literatura científica por meio de uma revisão integrativa (2018 e 2023). Os artigos foram produzidos principalmente no estado de São Paulo (14,54%), seguido por Santa Catarina (12,72%), Pernambuco e Rio Grande do Sul (9,09%). Dentre as pesquisas, aproximadamente 60% tratam de formação contínua dos alunos do Novo Ensino Médio. No que se refere à integração com os currículos do Novo Ensino Médio, 85,45% dos temas estavam alinhados. No âmbito dos referenciais teóricos e metodológicos, a Educação Ambiental Crítica foi a mais explorada, representando 50,91% dos casos. Ao examinarmos as monografias (39,58%), dissertações (52,08%) e teses (6,25%), verificou-se que 33,33% provêm da região Nordeste, enquanto 22,92% do Sudeste. Além disso, 70,83% estão integradas ao currículo do Novo Ensino Médio, enquanto 29,16% não se alinham. O método investigativo foi amplamente adotado (31,25%), seguido pela análise documental/teórica (25%). Em relação aos marcos teóricos/metodológicos, a Educação Ambiental Crítica se destacou (47,91%).<hr/>Resumen El Nuevo Bachillerato busca una educación alineada con la sociedad contemporánea, pero requiere una planificación adecuada. Se objetivó contextualizar la Educación Ambiental en el ámbito del Nuevo Bachillerato a partir de la literatura científica mediante una revisión integradora (2018-2023). Los artículos se produjeron principalmente en el estado de São Paulo (14,54%), seguido de Santa Catarina (12,72%), Pernambuco y Rio Grande do Sul (9,09%). Aproximadamente el 60% de las investigaciones tratan sobre la formación continua de los estudiantes del Nuevo Bachillerato. En cuanto a la integración con los currículos del Nuevo Bachillerato, el 85,45% de los temas estaban alineados. En los referentes teóricos y metodológicos, la Educación Ambiental Crítica fue la más explorada, representando el 50,91% de los casos. Al examinar las monografías (39,58%), disertaciones (52,08%) y tesis (6,25%), se observó que el 33,33% provienen de la región Nordeste, mientras que el 22,92% provienen del Sudeste. Además, el 70,83% están integradas en el currículo del Nuevo Bachillerato, mientras que el 29,16% no están alineadas. El método investigativo fue ampliamente adoptado (31,25%), seguido del análisis documental/teórico (25%). En relación con los marcos teóricos/metodológicos, la Educación Ambiental Crítica se destacó (47,91%).<hr/>Abstract The New High School reform in Brazil aims to offer an education aligned with contemporary societal demands but requires careful planning and implementation. This study sought to contextualize Environmental Education within this framework through an integrative review of scientific literature published between 2018 and 2023. Most of the selected studies were produced in the state of São Paulo (14.54%), followed by Santa Catarina (12.72%), Pernambuco, and Rio Grande do Sul (9.09%). Approximately 60% of the studies focused on the continuing education of high school students. Regarding curriculum integration, 85.45% of the studies addressed themes aligned with the New High School guidelines. As for theoretical and methodological frameworks, Critical Environmental Education was the most prevalent, appearing in 50.91% of the cases. Among the academic works analyzed monographs (39.58%), dissertations (52.08%), and theses (6.25%) - 33.33% originated from the Northeast region and 22.92% from the Southeast. Furthermore, 70.83% were integrated into the New High School curriculum, while 29.16% were not. The investigative method was the most widely employed (31.25%), followed by documentary/theoretical analysis (25%). Overall, Critical Environmental Education remained the dominant framework, accounting for 47.91% of the research analyzed. <![CDATA[Os impactos do Pibid na formação de estudantes dos cursos de licenciatura: estado do conhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetiva-se neste artigo apresentar e discutir os principais resultados alcançados por relevantes pesquisas que analisam os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na formação dos licenciandos. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática do tipo estado do conhecimento, tendo como referencial teórico para a discussão dos dados importantes estudos nacionais e internacionais que abordam a formação de professores. Entre outros aspectos, os artigos analisados evidenciam que o Programa fortalece a práxis, enriquece a aprendizagem profissional da docência e contribui para o trabalho colaborativo entre os envolvidos nos subprojetos. Todavia, os trabalhos indicam também algumas limitações e desafios do Programa, especialmente no que diz respeito à relação universidade-escola, à identificação das condições de trabalho docente nas instituições públicas e à falta de formação dos supervisores para atuarem no Programa.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es presentar y discutir los principales resultados alcanzados por investigaciones relevantes que analizaron los impactos de Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente en la formación de estudiantes de licenciatura. Para ello, se realizó una revisión sistemática del estado del conocimiento, utilizando como marco teórico de discusión importantes estudios nacionales e internacionales que abordan la formación docente. Entre otros aspectos, los artículos analizados muestran que el Programa fortalece la praxis y contribuye al aprendizaje profesional de la enseñanza y al trabajo colaborativo entre los involucrados en los subproyectos. Sin embargo, el trabajo también señala algunas limitaciones y desafíos del Programa, especialmente en la relación universidad-escuela, la identificación de las condiciones de trabajo docente en instituciones públicas y la falta de capacitación de los supervisores para trabajar en el Programa.<hr/>Abstract The objective of this article is to present and discuss the main results achieved by relevant research that analyzes the impacts of the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program on the training of undergraduates. To this end, a systematic review of the state of knowledge type was carried out, with the theoretical framework for the discussion of important national and international studies that address teacher training. Among other aspects, the articles analyzed show that the Program strengthens praxis, enriches professional learning for teaching and contributes to collaborative work among those involved in subprojects. However, the work also indicates some limitations and challenges of the Program, especially with regard to the university-school relationship, the identification of teaching working conditions in public institutions and the lack of training of supervisors to work in the Program. <![CDATA[Políticas públicas e a formação continuada de professores/as da Educação Infantil no município de Santa Maria/RS: conquistas e impasses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo investiga como o município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, vem articulando as políticas públicas de formação continuada dos/as professores/as da Educação Infantil. Neste artigo, delimitou-se o recorte da pesquisa, o ano de 2019. Identificaram-se conquistas e impasses na implementação da política pública municipal Conexões de Saberes (2019), que surgiu a partir de altos índices de distorção idade-ano e evasão escolar no município. A partir dessa política, surgiu o Projeto Municipal de Letramento e Alfabetização para os/as professores/as da pré-escola e anos iniciais, para a qualificação dos/as professores/as em suas práticas alfabetizadoras, algo que despertou interesse pela inclusão da etapa da Educação Infantil no programa. O estudo teve como referencial teórico: Araújo (2011), Bardin (1977), Corsino e Nunes (2011) e Kramer (2006), realizado a partir de um estudo de caso com análise documental e questionário para docentes e entrevista com a secretária municipal de educação. Identificou-se a necessidade de formação continuada de professores/as da Educação Infantil a partir das especificidades das infâncias.<hr/>Resumen Este estudio investiga cómo el municipio de Santa María, Río Grande do Sul, ha estado articulando las políticas públicas de formación continua de los/as profesores/as de la Educación Infantil. En este artículo, se delimitó el recorte de la investigación, el año 2019. Se identificaron logros y obstáculos en la implementación de la política pública municipal Conexiones de Saberes (2019), que surgió a partir de altos índices de distorsión edad-año y deserción escolar en el municipio. A partir de dicha política, surgió el Proyecto Municipal de Alfabetización y Letramento para los/as profesores/as de preescolar y primeros años, para la cualificación de los/as profesores/as en sus prácticas alfabetizadoras, algo que despertó interés por la inclusión de la etapa de Educación Infantil en el programa. El estudio tuvo como referente teórico: Araújo (2011), Bardin (1977), Corsino y Nunes (2011) y Kramer (2006), realizado a partir de un estudio de caso con análisis documental y cuestionario para docentes y entrevista con la Red Municipal de Educación. Se identificó la necesidad de formación continua de los/as profesores/as de Educación Infantil a partir de las especificidades de las infancias.<hr/>Abstract This study investigates how the municipality of Santa Maria, Rio Grande do Sul, has been articulating public policies for the continuing education of Early Childhood Education teachers. This article focuses on a 2019 case study. Achievements and impasses were identified in the implementation of the municipal public policy Conexões de Saberes (2019), which arose from high rates of age-year distortion and school dropout in the municipality. From this policy, the Municipal Literacy and Literacy Project emerged for teachers of preschool and early years, for the qualification of teachers in their literacy practices, which sparked interest in including of the Early Childhood Education stage in the program. The study had as theoretical reference: Araújo (2011), Bardin (1977), Corsino and Nunes (2011) and Kramer (2006), carried out from a case study with documentary analysis and questionnaire for teachers and interview with the municipal secretary of education. The need for continuing education of Early Childhood Education teachers was identified based on the specificities of childhoods. <![CDATA[Formação de professores: as concepções epistemológicas e a influência internacional no Plano Estadual de Educação de Santa Catarina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo desta pesquisa foi compreender as concepções epistemológicas de formação de professores expressas no Plano Estadual de Educação de Santa Catarina e refletir sobre as respectivas metas e estratégias no contexto de sua implementação e sob a perspectiva das organizações internacionais. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizaram-se a abordagem qualitativa e as técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2016) para categorizar as concepções epistemológicas de formação docente adotadas no referido plano. Quanto aos resultados, identificou-se que: a) o Plano Estadual de Educação de Santa Catarina adota a epistemologia da prática como concepção teórica que fundamenta a formação de professores; b) a formação de professores é influenciada pela política nacional e pelas recomendações internacionais, em especial a Agenda 2030; c) não foram identificadas estratégias significativas para o financiamento da formação docente e o alcance das metas mostra-se distante dos objetivos inicialmente estabelecidos para o decênio 2015-2024.<hr/>Resumen El objetivo de la investigación fue comprender las concepciones epistemológicas de la formación docente expresadas en el Plan Estatal de Educación de Santa Catarina y reflexionar sobre las respectivas metas y estrategias en el contexto de su implementación y desde la perspectiva de organismos internacionales. En cuanto a los aspectos metodológicos, se utilizaron el enfoque cualitativo y las técnicas de análisis de contenido de Bardin (2016) para categorizar las concepciones epistemológicas de la formación docente adoptadas en el mencionado plan. Respecto a los resultados, se identificó que: a) el Plan Estatal de Educación de Santa Catarina adopta la epistemología de la práctica como concepción teórica que fundamenta la formación docente; b) la formación docente está influenciada por las políticas nacionales y las recomendaciones internacionales, especialmente la Agenda 2030; c) no se identificaron estrategias significativas para el financiamiento de la formación docente y el logro de las metas parece estar lejos de los objetivos inicialmente establecidos para el decenio 2015-2024.<hr/>Abstract The objective of the research was to understand the epistemological conceptions of teacher training expressed in the Santa Catarina State Education Plan and to reflect on the respective goals and strategies in the context of its implementation and from the perspective of international organizations. Regarding the methodological aspects, the qualitative approach and content analysis techniques of Bardin (2016) were used to categorize the epistemological conceptions of teacher training adopted in the aforementioned plan. Regarding the results, it was identified that: a) the Santa Catarina State Education Plan adopts the epistemology of practice as a theoretical conception that underpins teacher training; b) teacher training is influenced by national policy and international recommendations, especially the 2030 Agenda; c) no significant strategies for financing teacher training were identified and the achievement of the goals appears to be far from the objectives initially established for the decade 2015-2024. <![CDATA[Tecnologias Digitais e Educação: desafios no processo de ensino e aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100218&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Objetiva-se compreender os desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem e sua relação com o acesso e utilização das tecnologias digitais. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, do tipo exploratória na forma de pesquisa de campo, realizada com 142 professores que atuam na educação básica. As informações foram coletadas com um questionário e analisadas pela Análise Textual Discursiva, emergindo três categorias finais. Neste estudo, discutiu-se a categoria: acesso às tecnologias digitais, sustentada pelas seguintes categorias intermediárias: acesso à internet e aos recursos tecnológicos físicos; acesso às tecnologias devido a condições sociais; e espaço físico apropriado para o uso das tecnologias. A análise evidenciou a essencialidade de investimentos em recursos tecnológicos e na formação continuada dos professores, já que, a partir da disponibilidade de tais recursos e do conhecimento dos professores, tem-se um ambiente que contribuirá para qualificar as ações educativas e para facilitar a aprendizagem dos estudantes.<hr/>Resumen Se objetiva comprender los retos encontrados en el proceso de enseñanza y aprendizaje y su relación con el acceso y uso de las tecnologías digitales. Se trata de una investigación cualitativa, exploratoria, de tipo investigación de campo, realizada con 142 docentes que trabajan en educación básica. La información fue recolectada mediante un cuestionario y analizada mediante Análisis Textual Discursivo, dando como resultado tres categorías finales. En este estudio, se abordó la categoría: acceso a tecnologías digitales, apoyado en las siguientes categorías intermedias: acceso a internet y recursos tecnológicos físicos; acceso a las tecnologías debido a las condiciones sociales; y espacio físico apropiado para el uso de tecnologías. El análisis destacó la importancia esencial de las inversiones en recursos tecnológicos y en la formación permanente de los docentes, ya que, a partir de la disponibilidad de dichos recursos y del conocimiento de los docentes, se crea un ambiente que contribuirá a cualificar las acciones educativas y facilitar el aprendizaje de los estudiantes.<hr/>Abstract The aim is to understand the challenges encountered in the teaching and learning process and their relationship with access to and use of digital technologies. This is a qualitative, exploratory investigation in the form of field research, conducted with 142 teachers who work in basic education. The information was collected with a questionnaire and analyzed by Discursive Textual Analysis, resulting in three final categories. In this study, the category was discussed: Access to digital technologies, supported by the following intermediate categories: Access to the Internet and physical technological resources; Access to technologies due to social conditions; and, Appropriate physical space for the use of technologies. The analysis highlighted the essential importance of investments in technological resources and in the continuing education of teachers, since, based on the availability of such resources and the knowledge of teachers, there is an environment that that will enhance educational practices and to facilitate student learning. <![CDATA[Formação continuada de professores e Educação Especial: a elaboração do Estado da Questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100219&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta a construção do Estado da Questão sobre a temática formação continuada de professores para a Educação Especial Inclusiva à luz da teoria histórico-cultural. O objetivo é compreender como essa temática está sendo tratada na produção científica brasileira atual, explorando suas principais abordagens e contribuições. Para isso, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e tipo bibliográfica, a partir do mapeamento de artigos científicos, teses e dissertações brasileiras no Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, com recorte temporal de 2014 a 2024. Os resultados apontam que, apesar de haver um consenso geral entre os trabalhos sobre a importância de uma formação reflexiva e colaborativa, permanecem evidentes lacunas na implementação efetiva dessas práticas, bem como na avaliação de seus impactos reais.<hr/>Resumen Este artículo presenta la construcción del Estado de la Cuestión sobre el tema de la educación continua de los maestros para la Educación Especial Inclusiva a la luz de la teoría histórico-cultural. El objetivo es comprender cómo se aborda este tema en la producción científica brasileña actual, explorando sus principales enfoques y contribuciones. Con este fin, se eligió una investigación cualitativa y bibliográfica, basada en el mapeo de artículos científicos brasileños, tesis y disertaciones en el Portal Brasileño de Publicaciones y Datos Científicos en Acceso Abierto, en el Portal de Periódicos de la Coordinación para la Mejora del Personal de Educación Superior y en la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones, de 2014 a 2024. Los resultados indican que, a pesar de existir un consenso general entre los trabajos sobre la importancia de la formación reflexiva y colaborativa, persisten brechas evidentes en la implementación efectiva de estas prácticas, así como en la evaluación de sus impactos reales.<hr/>Abstract This article presents the construction of the State of the Question on the subject of continuing teacher training for inclusive special education in the light of cultural-historical theory. The aim is to understand how this topic is being dealt with in current Brazilian scientific production, exploring its main approaches and contributions. To this end, we opted for a qualitative approach and bibliographic research, based on the mapping of Brazilian scientific articles, theses and dissertations on the Brazilian Portal of Publications and Scientific Data in Open Access, on the Journals Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel and the Digital Library of Theses and Dissertations, with a time frame from 2014 to 2024. The results show that, although there is a general consensus among the works on the importance of reflective and collaborative training, there are still clear gaps in the effective implementation of these practices, as well as in the evaluation of their real impacts. <![CDATA[A formação política do professor da Educação Básica mobilizada pela formação dialética: aspectos da Alfabetização Didático-Científica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100220&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Ataques à democracia, contexto antidialógico e desvalorização do professor marcam o cenário brasileiro nos últimos anos. Em vista disso, enxerga-se na expressão Alfabetização Didático-Científica uma possibilidade para mobilizar a formação política do professor da Educação Básica. Ante o exposto, trazem-se neste trabalho reflexões sobre a Alfabetização Didático-Científica de professores a partir da pesquisa realizada em municípios baianos, estando instigados pelo questionamento: de que forma o professor desenvolve a consciência política do estudante se ele próprio não tiver a sua formação política desenvolvida? Objetiva-se ampliar as discussões sobre a formação política do professor, tendo como base epistemológica o desenvolvimento da Alfabetização Didático-Científica no contexto da formação dialética. O corpus da pesquisa foi constituído com o questionário e analisado sob a Análise do Discurso freireano, que apontou a ausência do saber político no fazer pedagógico dos professores, evidenciando a necessidade de formações permanentes que instiguem a formação política articulada à Alfabetização Didático-Científica.<hr/>Resumen Los ataques a la democracia, el contexto antidialógico y la desvalorización del profesor marcan el escenario brasileño en los últimos años. Ante esto, se ve en la expresión Alfabetización Didáctico-Científica una posibilidad para movilizar la formación política del profesor de la Educación Básica. Ante lo expuesto, se traen en este trabajo reflexiones sobre la Alfabetización Didáctico-Científica de los profesores a partir de la investigación realizada en municipios bahianos, motivados por la pregunta: ¿de qué manera el profesor desarrolla la conciencia política del estudiante si él mismo no tiene su formación política desarrollada? Se pretende ampliar las discusiones sobre la formación política del profesor, teniendo como base epistémica el desarrollo de la Alfabetización Didáctico-Científica en el contexto de la formación dialéctica. El corpus de la investigación se constituyó con el cuestionario y se analizó bajo el Análisis del Discurso freireano, que apuntó la ausencia del saber político en la práctica pedagógica de los profesores, evidenciando la necesidad de formaciones permanentes que estimulen la formación política articulada a la Alfabetización Didáctico-Científica.<hr/>Abstract Attacks on democracy, anti-dialogical context and devaluation of the teacher have marked the Brazilian educational-political context. In view of this, the expression Didactic-Scientific Literacy is seen as a possibility to mobilize the political formation of the Basic Education teacher. In view of the above, this work brings reflections on the Didactic-Scientific Literacy of teachers from the research conducted in several municipalities in Bahia, being instigated by the question: how does the teacher develop the student's political consciousness if he himself does not have his political training developed? The objective is to broaden the discussions on the political formation of the teacher, having as epistemological basis the development of Didactic-Scientific Literacy in the context of dialectical formation. The corpus of the research was constituted with the questionnaire and analyzed under Freire 's Discourse Analysis, which pointed out the absence of political awareness and engagement in teachers' pedagogical practice, highlighting the need for permanent training that instigates political training articulated with Didactic-Scientific Literacy. <![CDATA[Uma vivência pedagógica com diário de leituras (DL) na formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental a partir de gêneros textuais/literários étnico-raciais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100221&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A prática da leitura é essencial para formar leitores críticos e reflexivos, além da decodificação. Este artigo investiga a influência do diário de leituras na formação de leitores seletivos e críticos, explorando sua capacidade de ampliar o repertório cultural e fomentar o pensamento reflexivo. A pesquisa destaca o diário de leituras como ferramenta pedagógica relevante no ensino fundamental, incentivando os alunos a registrarem reflexões e textos lidos. Adotando uma abordagem exploratória, o estudo identifica o diário de leituras como gênero discursivo dialógico (Machado, 2005) que favorece experiências interpretativas e engajamento simbólico com os textos (Marcuschi, 2008). Os resultados demonstram que o diário de leituras promove uma leitura significativa, conectada às vivências dos estudantes, contribuindo para a formação de leitores críticos e reflexivos, capazes de criar interpretações próprias e aprofundar sua relação com o texto.<hr/>Resumen La práctica de la lectura es esencial para formar lectores críticos y reflexivos, además de la decodificación. Este artículo investiga la influencia del diario de lecturas en la formación de lectores selectivos y críticos, explorando su capacidad para ampliar el repertorio cultural y fomentar el pensamiento reflexivo. La investigación destaca el diario de lecturas como una herramienta pedagógica relevante en la educación primaria, incentivando a los alumnos a registrar reflexiones y textos leídos. Adoptando un enfoque exploratorio, el estudio identifica el diario de lecturas como un género discursivo dialógico (Machado, 2005) que favorece experiencias interpretativas y un compromiso simbólico con los textos (Marcuschi, 2008). Los resultados demuestran que el diario de lecturas promueve una lectura significativa, conectada a las vivencias de los estudiantes, contribuyendo a la formación de lectores críticos y reflexivos, capaces de crear sus propias interpretaciones y profundizar su relación con el texto.<hr/>Abstract The practice of reading is essential to form critical and reflective readers, beyond mere decoding. This article investigates the influence of the reading diary on the formation of selective and critical readers, exploring its capacity to expand cultural repertoire and foster reflective thinking. The research highlights the reading diary as a relevant pedagogical tool in elementary education, encouraging students to record their reflections and the texts they have read. Adopting an exploratory approach, the study identifies the reading diary as a dialogic discursive genre (Machado, 2005) that enhances interpretative experiences and symbolic engagement with texts (Marcuschi, 2008). The results demonstrate that the reading diary promotes meaningful reading, connected to the students' experiences, contributing to the formation of critical and reflective readers who are capable of creating their own interpretations and deepening their relationship with the text. <![CDATA[O percurso formativo e as práticas educativas nas (auto)biografias de professores que ensinam Matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100222&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo investiga o percurso formativo e as práticas pedagógicas de professores que ensinam Matemática na Educação Básica, considerando suas experiências e reflexões a partir de (auto)biografias. Fundamentado em uma abordagem qualitativa, o estudo adota a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise, apoiando-se em referenciais como Freire (2021), Nacarato (2010) e Skovsmose (2022), que destacam a importância da formação reflexiva, crítica e contextualizada. A partir das narrativas de 12 professores, foi possível evidenciar as lacunas na formação inicial, a relevância de práticas pedagógicas contextualizadas e a necessidade de uma formação continuada que dialogue com os desafios contemporâneos do ensino da Matemática. O estudo ressalta a relevância da formação continuada como elemento fundamental para a promoção de práticas pedagógicas eficazes e transformadoras, contribuindo para uma educação mais crítica e significativa.<hr/>Resumen Este artículo investiga la trayectoria formativa y las prácticas pedagógicas de los profesores que enseñan Matemáticas en la educación básica, teniendo en cuenta sus experiencias y reflexiones a partir de (auto)biografías. Basado en un enfoque cualitativo, el estudio adopta el Análisis Textual Discursivo como metodología de análisis, apoyándose en referencias como Freire (2021), Nacarato (2010) y Skovsmose (2022), que destacan la importancia de una formación reflexiva, crítica y contextualizada. A partir de las narrativas de 12 profesores, fue posible evidenciar las lagunas en la formación inicial, la relevancia de las prácticas pedagógicas contextualizadas y la necesidad de una formación continua que dialogue con los retos contemporáneos de la enseñanza de las matemáticas. El estudio destaca la relevancia de la formación continua como elemento fundamental para la promoción de prácticas pedagógicas eficaces y transformadoras, contribuyendo a una educación más crítica y significativa.<hr/>Abstract This article examines the educational trajectories and pedagogical practices of Mathematics teachers in Basic Education, drawing on their experiences and reflections through (auto)biographical narratives. Grounded in a qualitative approach, the study employs Discursive Textual Analysis and is informed by authors such as Freire (2021), Nacarato (2010), and Skovsmose (2022), who emphasize the importance of reflective, critical, and contextually oriented teacher education. The narratives of 12 teachers reveal gaps in initial teacher education, underscore the relevance of context-based pedagogical practices, and point to the need for ongoing professional development that addresses contemporary challenges in Mathematics teaching. The study reinforces the role of continuing education as a fundamental component in promoting effective and transformative pedagogical practices, thereby contributing to a more critical and meaningful educational process. <![CDATA[A Lei de Cotas aplicada a concursos docentes em instituições do Rio Grande do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100223&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Lei de Cotas para o ingresso no serviço público federal é um importante instrumento legal que viabiliza a representatividade negra. No entanto, cabe problematizar os concursos para docentes no que diz respeito à aplicação e resultados obtidos através da lei. Com a finalidade de verificar esses resultados, através da realização de uma pesquisa bibliográfica e documental, analisaram-se os editais publicados entre 2020 e 2024 e as nomeações em três universidades do Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal do Rio Grande, buscando traçar um panorama da implementação da lei e dos resultados obtidos. Como resultado das análises, pôde-se verificar que apenas uma das Instituições Federais de Ensino Superior analisadas tem obtido resultados próximos ao esperado, o que torna necessário que se repensem os moldes dos editais dos concursos para que se alcancem melhores resultados.<hr/>Resumen La Ley de Cuotas para el ingreso en el servicio público federal es un instrumento legal importante que permite la representación negra. Sin embargo, vale la pena problematizar los concursos para profesores con respecto a la aplicación y los resultados obtenidos a través de la ley. Para verificar estos resultados, a través de una investigación bibliográfica y documental, se analizaron las convocatorias públicas publicadas entre 2020 y 2024 y las nominaciones en tres universidades de Rio Grande do Sul: Universidad Federal de Rio Grande do Sul, Universidad Federal de Pelotas y Universidad Federal de Rio Grande, buscando una visión general de la implementación de la ley y los resultados obtenidos. Como resultado de los análisis, se comprobó que solo uno de las Instituciones Federales de Enseñanza Superior analizadas ha obtenido resultados cercanos a lo esperado, lo que hace necesario repensar los moldes de las convocatorias públicas de los concursos para conseguir mejores resultados.<hr/>Abstract The Quota Law for admission to federal public service is an important legal instrument that enables black representation. It is worth problematizing the teaching competitions with regard to the application and outcomes of the law. In order to verify these results, through bibliographic and documentary research, we analyzed the public notices published between 2020 and 2024 and the appointments at three universities in Rio Grande do Sul: Federal University of Rio Grande do Sul, Federal University of Pelotas, and Federal University of Rio Grande, seeking to outline the implementation of the law and the results obtained. As a result of the analyses, it was found that only one of the Federal Higher Education Institutions analyzed has achieved results close to those expected, which highlights the need to rethink the structure of the calls for applications in order to achieve better results. <![CDATA[A importância dos seminários interdisciplinares de psicologia e pedagogia na formação de professores do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100224&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The relevance of the study is determined by the need to enhance the professional competence of future primary school teachers using an interdisciplinary approach. The aim was to develop and implement an interdisciplinary seminar on psychology and pedagogy and assess its effectiveness. The research employed the following methods: pedagogical experiment, questionnaires, observation, and statistical data processing. In the experimental group, an increase in the high level of competence to 50% and a decrease in the low level to 6% were recorded. The obtained results indicate a positive impact of the proposed seminar format on the future teachers’ training. The academic novelty is the first-time implementation of the methodology of interdisciplinary training in the context of primary school teacher training. A quantitative comparative analysis of the levels of professional competence before and after participation in interdisciplinary seminars was applied, supported by statistical methods and empirical tools. The discussion of the results includes a comparative synthesis with the conclusions of Domina, Gutareva and Sedova (2020), Debre et al. (2022), Wang et al. (2020), and other reseachers to ensure contextual relevance and theoretical justification. Research prospects include adapting the seminar to other levels of education and studying its long-term impact on the teachers’ professional development.<hr/>Resumen La relevancia del estudio radica en la necesidad de fortalecer la competencia profesional de los futuros docentes de primaria mediante un enfoque interdisciplinario. El objetivo fue desarrollar e implementar un seminario interdisciplinario sobre psicología y pedagogía, y evaluar su efectividad. La investigación empleó los siguientes métodos: experimento pedagógico, cuestionarios, observación y procesamiento estadístico de datos. En el grupo experimental, se registró un aumento del 50% en el nivel alto de competencia y una disminución del 6% en el nivel bajo. Los resultados obtenidos indican un impacto positivo del formato de seminario propuesto en la formación de los futuros docentes. La novedad académica radica en la implementación por primera vez de la metodología de formación interdisciplinaria en el contexto de la formación de docentes de primaria. Se aplicó un análisis comparativo cuantitativo de los niveles de competencia profesional antes y después de la participación en seminarios interdisciplinarios, con el apoyo de métodos estadísticos y herramientas empíricas. La discusión de los resultados incluye una síntesis comparativa con las conclusiones de Domina, Gutareva y Sedova (2020), Debre et al. (2022), Wang et al. (2020) y otros investigadores, para garantizar la relevancia contextual y la justificación teórica. Las perspectivas de investigación incluyen adaptar el seminario a otros niveles educativos y estudiar su impacto a largo plazo en el desarrollo profesional de los docentes.<hr/>Resumo A relevância do estudo é determinada pela necessidade de aprimorar a competência profissional dos futuros professores do ensino fundamental utilizando uma abordagem interdisciplinar. O objetivo foi desenvolver e implementar um seminário interdisciplinar sobre psicologia e pedagogia e avaliar sua eficácia. A pesquisa empregou os seguintes métodos: experimento pedagógico, questionários, observação e processamento estatístico de dados. No grupo experimental, foi registrado um aumento do alto nível de competência para 50% e uma diminuição do baixo nível para 6%. Os resultados obtidos indicam um impacto positivo do formato de seminário proposto na formação dos futuros professores. A novidade acadêmica é a implementação pela primeira vez da metodologia de formação interdisciplinar no contexto da formação de professores do ensino fundamental. Foi aplicada uma análise quantitativa comparativa dos níveis de competência profissional antes e depois da participação em seminários interdisciplinares, apoiada em métodos estatísticos e ferramentas empíricas. A discussão dos resultados inclui uma síntese comparativa com as conclusões de Debre et al. (2022), Domina, Gutareva e Sedova (2020), Wang et al. (2020) e outros pesquisadores para garantir relevância contextual e justificativa teórica. As perspectivas de pesquisa incluem adaptar o seminário a outros níveis de educação e estudar seu impacto a longo prazo no desenvolvimento profissional dos professores. <![CDATA[Satisfação acadêmica de estudantes de graduação da Universidade Save, em Inhambane, Moçambique]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100225&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste estudo, avaliou-se a satisfação acadêmica de estudantes de graduação da Universidade Save, localizada na região sul de Moçambique, através da Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica, questionário sociodemográfico e uma pergunta de livre expressão. Os 285 participantes frequentavam oito cursos e tinham idades entre 19 e 43 anos. As análises descritivas e análise de variância foram realizadas com auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes estava satisfeita com os elementos da dimensão do curso. Os discentes mais satisfeitos foram do sexo masculino, com companheiros, dos cursos de Gestão de Recursos Humanos, Psicologia Educacional, História, Agropecuária, Química e Psicologia, do turno pós-laboral e com idades superiores a 35 anos. Os participantes sugerem a melhoria das condições de ensino existentes, gestão do curso, relacionamento interpessoal entre professores/estudantes, atendimento público institucional, qualidade de professores, políticas de assistência estudantil e taxas de mensalidades.<hr/>Resumen Este estudio evaluó la satisfacción académica de estudiantes universitarios de Universidad Save, ubicada en la región sur de Mozambique, utilizando la Escala de Satisfacción de Experiencia Académica, un cuestionario sociodemográfico y una pregunta de libre expresión. Los 285 participantes asistieron a ocho cursos y tenían entre 19 y 43 años. Se realizaron análisis descriptivos y análisis de varianza utilizando el software utilizando el software Statistical Package for the Social Sciences. Los resultados indican que la mayoría de los estudiantes estaban satisfechos con los elementos de la dimensión del curso. Los discentes más satisfechos fueron los varones, con parejas, de las carreras de Gestión de Recursos Humanos, Psicología Educativa, Historia, Agronomía, Química y Psicología, por la noche y mayores de 35 años. Los participantes sugieren mejoras en las condiciones actuales de enseñanza, la gestión de los cursos, las relaciones interpersonales entre profesores y estudiantes, los servicios públicos institucionales, la calidad docente, las políticas de asistencia a los estudiantes y los costos de matrícula.<hr/>Abstract This study assessed the academic satisfaction of undergraduate students at Save University, located in the southern region of Mozambique, using the Academic Experience Satisfaction Scale, a sociodemographic questionnaire, and an open-ended question. The 285 participants attended eight courses and were between 19 and 43 years old. Descriptive analyses and analysis of variance were performed using the software Statistical Package for the Social Sciences software. The results indicate that most students were satisfied with the elements of the course dimension. The most satisfied students were male, with partners, in the courses of Human Resource Management, Educational Psychology, History, Agriculture, Chemistry, and Psychology, in the after-work shift, and over 35 years old. The participants suggested improvements in the existing teaching conditions, course management, interpersonal relationships between teachers/students, institutional public services, quality of teachers, student assistance policies, and monthly tuition fees. <![CDATA[Impactos da <em>plataformização</em> na Educação Básica: desafios e implicações no contexto educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100226&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste estudo é analisar como plataformas digitais são inseridas e integradas ao cotidiano da Educação Básica, a partir da perspectiva de docentes de três escolas do sul de Minas Gerais. Fundamentado nos conceitos de plataformização, datificação e performatividade algorítmica, o estudo qualitativo utilizou grupos focais com docentes e identificou quatro categorias principais: plataformas digitais, práticas cotidianas, conectividade e precarização do trabalho docente. Os resultados mostram predominância de tecnologias das “Big Techs”, uso majoritariamente instrumental das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, desigualdade de conectividade, sobretudo em escolas públicas, e intensificação da precarização do trabalho docente. Ao problematizar a crescente dependência de plataformas privadas, o artigo contribui para o debate sobre os impactos estruturais da digitalização na educação e destaca a necessidade de políticas e práticas que ampliem a autonomia pedagógica e a crítica frente às lógicas corporativas.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio es analizar cómo las plataformas digitales se insertan e integran en el día a día de la Educación Básica, desde la perspectiva de los docentes de tres escuelas del sur de Minas Gerais, Brasil. Basado en los conceptos de plataforma, datificación y performatividad algorítmica, el estudio cualitativo utilizó grupos focales con docentes e identificó cuatro categorías principales: plataformas digitales, prácticas cotidianas, conectividad y precarización del trabajo docente. Los resultados muestran el predominio de las tecnologías de las “Big Techs”, el uso mayoritariamente instrumental de las Tecnologías Digitales de la información y la Comunicación, la desigualdad en la conectividad, sobre todo en las escuelas públicas, y la intensificación de la precariedad del trabajo docente. Al problematizar la creciente dependencia de las plataformas privadas, el artículo contribuye al debate sobre los impactos estructurales de la digitalización en la educación y destaca la necesidad de políticas y prácticas que amplíen la autonomía pedagógica y la crítica frente a las lógicas corporativas.<hr/>Resumo The objective of this study is to analyse how digital platforms are inserted and integrated into the daily routine of Basic Education, from the perspective of teachers from three schools in southern Minas Gerais. Based on the concepts of platformisation, datafication, and algorithmic performativity, the qualitative study used focus groups with teachers and identified four main categories: digital platforms, daily practices, connectivity, and the precariousness of teaching work. The results show a predominance of Big Tech technologies, a mostly instrumental use of TDICs, inequality in connectivity, especially in public schools, and an intensification of the precariousness of teaching work. By problematizing the growing dependence on private platforms, the article contributes to the debate on the structural impacts of digitisation on education and highlights the need for policies and practices that expand pedagogical autonomy and criticism in the face of corporate logic. <![CDATA[O segundo professor e a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100227&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo parte da premissa de que o segundo professor contribui significativamente para a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. O presente artigo procura responder: como é a atuação do segundo professor na promoção da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista? Tem como objetivo compreender essa atuação a partir de uma revisão sistemática de literatura fundamentada em estudos que investigam as práticas pedagógicas e a contribuição desse profissional no ensino regular. Foram analisados dissertações e artigos publicados entre 2016 e 2023 nas bases Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados apontam que o segundo professor desempenha papel relevante na mediação da aprendizagem, mas enfrenta desafios como formação inadequada e infraestrutura precária. Conclui-se que é necessário fortalecer a formação docente e as estratégias pedagógicas. As reflexões apoiam-se em Mantoan, Prieto e Arantes (2006), que destacam o apoio pedagógico como essencial à superação de barreiras à participação.<hr/>Resumen Este estudio parte de la premisa de que el segundo profesor contribuye significativamente a la inclusión de estudiantes con Trastorno del Espectro Autista. El presente artículo busca responder: ¿cómo es la actuación del segundo profesor en la promoción del aprendizaje de estudiantes con Trastorno del Espectro Autista? Su objetivo es comprender esta actuación a partir de una revisión sistemática de la literatura fundamentada en estudios que investigan las prácticas pedagógicas y la contribución de este profesional en la enseñanza regular. Se analizaron disertaciones y artículos publicados entre 2016 y 2023 en las bases de datos de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior, Scientific Electronic Library Online y Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones. Los resultados indican que el segundo maestro desempeña un papel relevante en la mediación del aprendizaje, pero enfrenta desafíos como formación inadecuada e infraestructura deficiente. Se concluye que es necesario fortalecer la formación docente y las estrategias pedagógicas. Las reflexiones se basan en Mantoan, Prieto y Arantes (2006), quienes destacan el apoyo pedagógico como esencial para superar las barreras a la participación.<hr/>Abstract This study is based on the premise that the second teacher significantly contributes to the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder. This article seeks to answer: what is the role of the second teacher in promoting the learning of students with Autism Spectrum Disorder? The aim is to understand this role through a systematic literature review grounded in studies that investigate pedagogical practices and the contribution of this professional in regular education. Dissertations and articles published between 2016 and 2023 were analyzed from the databases Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, Scientific Electronic Library Online, and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. The results indicate that the second teacher plays a relevant role in mediating learning, but faces challenges such as inadequate training and poor infrastructure. It is concluded that it is necessary to strengthen teacher training and pedagogical strategies. The reflections are based on Mantoan, Prieto and Arantes (2006), who emphasize that pedagogical support is essential to overcoming barriers to participation. <![CDATA[“Resistir para existir”: conservadorismo, gênero e sexualidade no contexto educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100300&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em um contexto de recrudescimento dos discursos conservadores e de significativos retrocessos nas políticas públicas educacionais, a discussão sobre a educação sexual no espaço escolar precisa ser ampliada. Isso é fundamental para que a temática assuma centralidade no currículo, afastando os esvaziamentos induzidos pela expansão das forças conservadoras. Este artigo assume a educação sexual como um eixo estruturante de uma pedagogia comprometida com o reconhecimento das identidades de gênero e a valorização das orientações sexuais em sua diversidade. Ancorado nas contribuições teóricas de Heilborn (2006), Santos (2018), Silva (2014) e Vitiello (1995), o estudo analisa o papel da escola como espaço de disputa e transformação social, destacando seu potencial de resistência frente à perpetuação de preconceitos e estigmas. Com base em análise bibliográfica, o estudo aponta para a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas, sustentadas por políticas públicas que promovam a equidade, o reconhecimento das diferenças e a consolidação de uma cultura escolar democrática.<hr/>Resumen En un contexto de recrudecimiento de los discursos conservadores y de significativos retrocesos en las políticas públicas educativas, resulta necesario ampliar el debate sobre la educación sexual en el ámbito escolar, con el objetivo de que esta temática ocupe un lugar central en el currículo y se eviten vaciamientos inducidos por el avance de fuerzas conservadoras. Este artículo concibe la educación sexual como un eje estructurante de una pedagogía comprometida con el reconocimiento de las identidades de género y la valorización de las orientaciones sexuales en su diversidad. Basado en las aportaciones teóricas de Heilborn (2006), Santos (2018), Silva (2014) y Vitiello (1995), el estudio analiza el papel de la escuela como espacio de disputa y transformación social, destacando su potencial como ámbito de resistencia frente a la perpetuación de prejuicios y estigmas. A partir de un análisis bibliográfico, el trabajo señala la necesidad de prácticas pedagógicas inclusivas, sustentadas en políticas públicas que promuevan la equidad, el reconocimiento de las diferencias y la consolidación de una cultura escolar democrática.<hr/>Abstract In a context of a resurgence of conservative discourses and significant setbacks in public educational policies, the discussion on sex education in the school space needs to be expanded. This is essential for the topic to occupy a central role in the curriculum, removing the emptying induced by the expansion of conservative forces. This article assumes sex education as a structuring axis of a pedagogy committed to the recognition of gender identities and the appreciation of sexual orientations in their diversity. Anchored in the theoretical contributions of Heilborn (2006), Santos (2018), Silva (2014) and Vitiello (1995), the study analyzes the role of the school as a space for dispute and social transformation, highlighting its potential for resistance against the perpetuation of prejudices and stigmas. Based on bibliographic analysis, the study points to the need for inclusive pedagogical practices, supported by public policies that promote equity, recognition of differences and the consolidation of a democratic school culture. <![CDATA[A arte <em>performática Drag Queen</em> como uma abordagem alternativa para o ensino de Química]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo evidenciar e discutir as potencialidades da utilização da arte performática Drag Queen em uma prática experimental demonstrativa na disciplina de Química. Com tal propósito, a pesquisa utilizou essa abordagem em um curso preparatório para vestibulares no ensino do conceito de densidade. A prática didática objeto desta pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira dedicada a uma experimentação demonstrativa sobre o conceito abordado por meio da arte performática Drag Queen e a segunda dedicada à sistematização do conhecimento. Os dados foram coletados junto aos estudantes por meio de questionários e analisados através da análise categorial de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os aspectos metodológicos utilizados auxiliaram no interesse dos estudantes devido ao dinamismo da aula e no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem, mediando as relações entre professor e aluno de forma não hierárquica e promovendo a cultura Drag Queen.<hr/>Resumen Este artículo busca destacar y discutir el potencial del uso del arte escénico Drag Queen en una práctica experimental demostrativa en Química. Para ello, la investigación empleó este enfoque en un curso preparatorio para el examen de admisión universitaria para enseñar el concepto de densidad. La práctica docente objeto de esta investigación se desarrolló en dos etapas: la primera, dedicada a un experimento demostrativo sobre el concepto abordado a través del arte escénico Drag Queen y la segunda a la sistematización de conocimientos. Los datos se recopilaron de los estudiantes mediante cuestionarios y se analizaron mediante análisis de contenido categórico. Los resultados mostraron que los aspectos metodológicos utilizados fomentaron la participación estudiantil gracias al dinamismo de la clase y al desarrollo de los procesos de enseñanza y aprendizaje, facilitando las relaciones no jerárquicas entre profesor y estudiante y promoviendo la cultura Drag Queen.<hr/>Abstract This article aims to highlight and discuss the potential of using Drag Queen performance art in an experimental demonstration in chemistry classes. To this end, the research used this approach in a college entrance exam prep course to teach the concept of density. The teaching practice that was the subject of this research was carried out in two stages, the first dedicated to a demonstrative experiment on the concept addressed through Drag Queen performance art and the second dedicated to the systematization of knowledge. Data were collected from students through questionnaires and analyzed using categorical content analysis. The results showed that the methodological aspects used helped to stimulate student interest due to the dynamism of the class and the development of teaching and learning processes, mediating teacher-student relationships in a non-hierarchical manner and promoting Drag Queen culture. <![CDATA[As contribuições da prática <em>crossdressing</em> para a reflexão da formação de professoras/es de Ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100302&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo demonstrar e analisar como a prática crossdressing pode contribuir para reflexões a respeito do ensino de Ciências, na perspectiva de corpo, gênero e sexualidade, do curso de Pedagogia e da/o Pedagoga/o, bem como da formação desta/e para o ensino de Ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental. Este estudo utilizou o método (auto)biográfico para, por meio das narrativas de experiências, realizar reflexões ancoradas nos estudos queer e pautadas em analogias, tendo em vista o ensino de Ciências. Com base nas análises, verificou-se que a prática crossdressing pode contribuir para repensar o ensino de Ciências, na perspectiva de um movimento de (re)criação, (re)constituição, inovação e renovação, na direção de uma constante mudança, (re)inventando-se e transgredindo padrões, por meio da superação do binarismo anatômico dos corpos, das identidades sexuais e de gênero.<hr/>Resumen El objetivo de este trabajo es mostrar y analizar cómo la práctica de travestismo puede contribuir a la reflexión sobre la enseñanza de las Ciencias, desde la perspectiva del cuerpo, el género y la sexualidad, del curso de Pedagogía y del pedagogo, y también de la formación del pedagogo en la enseñanza de las Ciencias naturales en los primeros años de la escuela primaria. Este estudio utilizó el método (auto)biográfico para analizar narrativas de experiencias con el fin de producir reflexiones ancladas en los estudios queer y basadas en analogías con vistas a la enseñanza de las Ciencias. A partir de los análisis, se constató que el travestismo puede contribuir a repensar la enseñanza de las Ciencias desde la perspectiva de un movimiento de (re)creación, (re)constitución, innovación y renovación en la dirección del cambio constante, (re)inventándose y transgrediendo normas, superando el binarismo anatómico de los cuerpos, de las identidades sexuales y de género.<hr/>Abstract This work is an excerpt from a master's research project and aims to demonstrate how the crossdressing can contribute to reflections on the teaching of Sciences, from the perspective of body, gender and sexuality, the Pedagogy course and the Pedagogue, as well as training and the teaching of Natural Sciences in the early years of elementary school. This study used the (auto)biographical method to, through the narratives of experiences, carry out reflections anchored in queer studies and based on analogies, with a view to the teaching of Sciences. Based on the analyzes, it was found that the crossdressing practice can contribute to rethinking Science teaching, from the perspective of a movement of (re)creation, (re)constitution, innovation and renewal, in the direction of constant change, (re)inventing and transgressing standards, through overcoming the anatomical binarism of bodies, sexual and gender identities. <![CDATA[Transgeneridade e intersexualidade no Ensino de Genética: limites e possibilidades para uma Biologia pós-crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100303&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho objetiva analisar limites e possibilidades para uma Biologia pós-crítica por meio de uma Educação Sexual Queer, visando a problematizar discursos essencialistas no Ensino de Genética para o (re)conhecimento de múltiplas identidades/diferenças, como (trans)gêneros e (inter)sexuais. Embora distintas, ambas são, socioculturalmente, deslegitimadas e/ou patologizadas por destoarem da cisheteronormatividade. Para tanto, desenvolveu-se um plano de aula referente ao Ensino de Genética em uma abordagem Queer, possibilitando extrapolar os limites biológicos e assumir questões socioculturais sobre corpos, gêneros e sexualidades. Enquanto biólogos/as-educadores/as, problematizaram-se discursos essencialistas, buscando (des)construir saberes e práticas sobre tais temáticas, por meio de artefatos culturais, como filmes e músicas. Assim, apontaram-se problematizações para questionar discursos essencialistas e fundamentalistas alicerçados no determinismo biológico, buscando (re)conhecimentos sobre a diversidade de corpos a partir da subversão das abordagens Queer, ao encorajar a (des)construção de um Biologia pós-crítica, plural e transitória.<hr/>Resumen Este trabajo se propone analizar los límites y posibilidades de una Biología postcrítica a través de la Educación Sexual Queer, buscando problematizar los discursos esencialistas en la Enseñanza de la Genética para el (re)conocimiento de múltiples identidades/ diferencias, como (trans)géneros e (inter)sexuales. Si bien distintas, ambas son socioculturalmente deslegitimadas y/o patologizadas por desviarse de la cisheteronormatividad. Para ello, se desarrolló un plan de clase relacionado con la Enseñanza de la Genética en un enfoque Queer, posibilitando extrapolar los límites biológicos y asumir cuestiones socioculturales sobre cuerpos, géneros y sexualidades. Como biólogos-educadores, se problematizaron los discursos esencialistas, buscando (de)construir conocimientos y prácticas sobre dichos temas, a través de artefactos culturales, como películas y música. Así, se señalaron problematizaciones para cuestionar los discursos esencialistas y fundamentalistas basados en el determinismo biológico, buscando (re)conocimiento de la diversidad de cuerpos desde la subversión de los enfoques Queer, fomentando la (de)construcción de una Biología postcrítica, plural y transitoria.<hr/>Abstract This work aims to analyze the limits and possibilities for a post-critical Biology through Queer Sexual Education, aiming to problematize essentialist discourses in the Teaching of Genetics for the (re)cognition of multiple identities/differences, such as (trans)genders and (inter)sexuals. Although distinct, both are socioculturally delegitimized and/or pathologized for deviating from cisheteronormativity. To this end, we developed a lesson plan related to the Teaching of Genetics in a Queer approach, making it possible to extrapolate biological limits and assume sociocultural issues about bodies, genders and sexualities. As biologist-educators, we problematize essentialist discourses, seeking to (de)construct knowledge and practices on such themes, through cultural artifacts, such as films and music. Thus, we point out problematizations to question essentialist and fundamentalist discourses based on biological determinism, seeking (re)knowledge about the diversity of bodies from the subversion of queer approaches, by encouraging the (de)construction of a post-critical, plural and transitory Biology. <![CDATA[Olhares para a formação e escolarização de mulheres travestis e transexuais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832025000100304&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Apresenta-se um estudo sobre gênero e sexualidade, sob a luz das experiências vividas por estudantes travestis e transexuais inseridas no contexto da Educação de Jovens e Adultos registradas nas chamadas cartas-corpo. Tem como objetivo compreender os significados da escolarização para essas estudantes, percebendo os desafios, a evasão escolar e a discriminação que enfrentam, considerando as seguintes bases teóricas: Ballestrin (2020), Benevides (2020), Butler (2021), Collins (2021), Evaristo (2020) e hooks (2019). Nas informações dessas cartas, as estudantes evidenciam estratégias de “sobre-viver” para se perceberem inseridas socialmente frente ao poder normativo de gênero. As experiências vividas das autoras-participantes permitem enunciar que cada história traz saberes e perspectivas singulares de mundo e a possibilidade de reconhecer a educação como prática social, cultural e política, que possibilita às travestis e transexuais ressignificarem suas trajetórias de vivências, corporeidades, existências e resistências. Destaca-se a importância de os/as docentes reconhecerem e valorizarem tais experiências para um processo educativo emancipador.<hr/>Resumen Se presenta un estudio sobre género y sexualidad, a la luz de las experiencias vividas por estudiantes travestis y transexuales insertas en el contexto de la Educación de Personas Jóvenes y Adultas registradas en las llamadas cartas del cuerpo. El objetivo es comprender los significados de la escolarización para esas estudiantes, observando los desafíos, el abandono escolar y la discriminación que enfrentan, considerando las siguientes bases teóricas: Ballestrin (2020), Benevides (2020), Butler (2021), Collins (2021), Evaristo (2020) y hooks (2019). En las informaciones de esas cartas, las alumnas muestran estrategias de “sobrevida” para percibirse socialmente insertadas frente al poder normativo de género. Las experiencias vividas por las autoras-participantes permiten afirmar que cada relato aporta conocimientos y perspectivas únicas sobre el mundo y la posibilidad de reconocer la educación como una práctica social, cultural y política que posibilita a travestis y transexuales resignificar sus trayectorias de experiencias, corporalidades, existencias y resistencias. Se destaca la importancia de que los profesores reconozcan y valoren esas experiencias para un proceso educativo emancipador.<hr/>Abstract This study examines gender and sexuality in light of the experiences lived by transvestite and transsexual students inserted in the context of Youth and Adult Education recorded in the so-called body letters. It aims to understand the meanings of schooling for these students, looking at the challenges, school dropouts, and discrimination they face, considering the following theoretical bases: Ballestrin (2020), Benevides (2020), Butler (2021), Collins (2021), Evaristo (2020) and hooks (2019). In the information in these letters, the students show strategies of survival to perceive themselves as socially inserted in the face of gender normative power. The lived experiences of the participant-authors make it possible to state that each story brings unique knowledge and perspectives on the world and the possibility of recognizing education as a social, cultural and political practice that enables transvestites and transgender woman to re-signify their trajectories of experiences, corporealities, existences and resistances. The importance of teachers recognizing and valuing these experiences for an emancipatory process of education is highlighted.