Scielo RSS <![CDATA[Educação Matemática Debate]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2526-613620250002&lang=pt vol. 9 num. 17 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Estimulando a curiosidade epistemológica por meio de atividades investigativas em Geometria com robótica educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362025000200100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo objetivou discutir o estímulo à curiosidade epistemológica por meio de Atividades Investigativas em Geometria com Robótica Educacional nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O trabalho é teoricamente embasado nas Investigações Matemáticas e aborda a curiosidade dos alunos na relação entre a Geometria, as Tecnologias Digitais e a Robótica Educacional. No estudo realizado, optou-se pela metodologia de pesquisa qualitativa, pois ela prioriza a coleta de dados de forma pessoal e interpretativa. Os resultados da pesquisa revelaram que a Robótica Educacional, ao ser incorporada como ferramenta pedagógica, proporcionou aos alunos uma experiência rica e inovadora, distinta das abordagens tradicionais, desenvolvendo o conhecimento geométrico por meio de uma aprendizagem significativa e colaborando para o desenvolvimento da curiosidade epistemológica.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir la estimulación de la curiosidad epistemológica a través de Actividades de Investigación en Geometría con Robótica Educativa en la Educación Secundaría. El trabajo se fundamenta en Investigaciones Matemáticas y aborda la curiosidad de los estudiantes en la relación entre Geometría, Tecnologías Digitales y Robótica Educativa. Se optó por la metodología de investigación cualitativa, ya que prioriza la recogida de datos de forma personal e interpretativa. Los resultados de la investigación revelan que la Robótica Educativa, cuando se incorpora como herramienta pedagógica, brindó a los estudiantes una experiencia rica e innovadora, distinta de los tradicionales, desarrollando conocimientos geométricos a través del aprendizaje significativo y contribuyendo al desarrollo de la curiosidad epistemológica.<hr/>Abstract This article aims to discuss the stimulation of Epistemological Curiosity through Investigative Activities in Geometry with Educational Robotics in Middle School. The work is theoretically based on Mathematical Investigations and address students' curiosity in the relationship between Geometry, Digital Technologies and Educational Robotics. In the study carried out, we opted for qualitative research methodology, as it prioritizes data collection in a personal and interpretative way. The research results reveal that Educational Robotics, when incorporated as a pedagogical tool, provided students with a rich and innovative experience, distinct from traditional approaches, developing geometric knowledge through meaningful learning and contributing to the development of epistemological curiosity. <![CDATA[Criatividade de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental na elaboração e resolução de problemas: análise de duas atividades envolvendo operações elementares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362025000200101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo analisa a criatividade de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental na elaboração e resolução de problemas matemáticos envolvendo a temática Números. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e documental, baseada em duas atividades realizadas pelos estudantes em sala de aula, nas quais os estudantes foram incentivados a criar e solucionar problemas. A análise revela que a prática de proposição de problemas favorece o desenvolvimento de habilidades matemáticas e estimula o pensamento criativo e crítico. Os estudantes mostram originalidade e flexibilidade ao explorar diferentes estratégias de resolução e reformulação de problemas. Constatou-se que a integração da criatividade ao ensino da Matemática contribui significativamente para a compreensão dos conteúdos e para o engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem.<hr/>Resumen Este estudio analiza la creatividad de los alumnos de 5º año de Primaria para diseñar y resolver problemas matemáticos relacionados con el tema de los números. La investigación adopta un enfoque cualitativo y documental, a partir de dos actividades realizadas por los alumnos en el aula, en las que se les animó a crear y resolver problemas. El análisis revela que la práctica de proponer problemas favorece el desarrollo de habilidades matemáticas y estimula el pensamiento creativo y crítico. Los alumnos demostraron originalidad y flexibilidad al explorar diferentes estrategias de resolución y reformulación de problemas. Se constató que la integración de la creatividad en la enseñanza de las matemáticas contribuye significativamente a la comprensión de los contenidos y a implicar a los alumnos en el proceso de aprendizaje.<hr/>Abstract The study analyzes the creativity of 5th grade Elementary School students in elaborating and solving mathematical problems involving numbers. The research adopts a qualitative and documentary approach, based on two activities carried out by students in the classroom, in which they were encouraged to create and solve problems. The analysis reveals that the practice of problem posing favors the development of mathematical abilities and stimulates creative and critical thinking. The students demonstrated originality and flexibility when exploring different problem-solving and reformulation strategies. It was found that integrating creativity into the teaching of mathematics makes a significant contribution to understanding the content and engaging students in the learning process. <![CDATA[O calculista divergente: o pensamento criativo de uma criança com transtorno do espectro autista na resolução de problemas matemáticos do campo multiplicativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362025000200102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Foram identificados aspectos do pensamento criativo de uma criança TEA, com dez anos de idade, ao solucionar problemas matemáticos do campo multiplicativo em grupos interativos realizados em uma classe de ensino regular, sob a perspectiva da Aprendizagem Dialógica. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório, no qual foram analisadas as estratégias utilizadas e as soluções produzidas em busca de responder a problemas matemáticos fechados e abertos. Concluiu-se que a criança TEA foi capaz de criar estratégias originais, flexíveis, plausíveis e ancoradas em argumentos matemáticos, o que foi possível devido a aspectos únicos internos e aspectos relacionados às interações sociais. O modo como se comportou nas interações, a mediação dos adultos e o estilo cognitivo diferenciado foram propulsores da criatividade.<hr/>Resumen Identificamos aspectos del pensamiento creativo de un niño con TEA de diez años al resolver problemas matemáticos en el campo multiplicativo en grupos interactivos desde la perspectiva del aprendizaje dialógico. Se trata de un estudio exploratorio cualitativo en el que se analizaron las estrategias utilizadas y las soluciones producidas para dar respuesta a problemas matemáticos cerrados y abiertos. Concluimos que el niño con TEA fue capaz de crear estrategias originales, flexibles, plausibles y ancladas en argumentos matemáticos, lo cual fue posible porque presentó aspectos internos únicos y aspectos relacionados con las interacciones sociales. Su forma de comportarse en las interacciones, la mediación de los adultos y su estilo cognitivo diferenciado fueron impulsores de la creatividad.<hr/>Abstract We identified aspects of the creative thinking of a ten-year-old ASD child when solving mathematical problems in the multiplicative field in interactive groups from the perspective of dialogic learning. This is a qualitative exploratory study in which the strategies used and solutions produced in order to respond to closed and open problems were analyzed. We concluded that the ASD child was able to create original, flexible, plausible strategies anchored in mathematical arguments, which was possible due to the presentation of unique internal aspects and aspects related to social interactions. The way in which he behaved in interactions, the mediation of adults and the differentiated cognitive style were drivers of creativity. <![CDATA[Produção de vídeos digitais: um convite à criatividade nas aulas de Matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362025000200103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A promoção da criatividade nas aulas de Matemática contribui para um ambiente propício para a formação de sujeitos ativos em seu processo de construção de conhecimento. A abordagem dos conteúdos matemáticos por meio da produção de vídeos oferece amplo potencial ao ensino e à aprendizagem. O estudo, de natureza qualitativa, buscou refletir como a produção de vídeos pode estimular a criatividade nas aulas de Matemática. A investigação foi realizada em uma escola técnica na cidade de São Paulo, com 29 estudantes do curso Médio Técnico Integrado. A análise revela que a ação de produzir vídeos favoreceu a construção do conhecimento em Geometria Analítica e que essa prática oportuniza uma abordagem criativa na comunicação das ideias matemáticas.<hr/>Resumen Promover la creatividad en las clases de Matemáticas favorece entorno propicio para la formación de sujetos activos en su proceso de construcción del conocimiento. Abordar los contenidos matemáticos a través de la producción de vídeos ofrece un gran potencial para la enseñanza y el aprendizaje. El estudio, de carácter cualitativo, buscó reflexionar sobre cómo la producción de vídeo puede estimular la creatividad en las clases de Matemáticas. La investigación fue realizada en una escuela localizada en la ciudad de São Paulo con 29 alumnos del curso de Secundaría Técnica Integrada. El análisis revela que producir videos favoreció la construcción de conocimiento en Geometría Analítica y que esta práctica proporciona oportunidad para un abordaje creativo de la comunicación de ideas matemáticas.<hr/>Abstract The promotion of creativity in Mathematics lessons fosters an environment conducive to the development of active participants in their knowledge construction process. The approach to mathematical content through video production offers significant potential for teaching and learning. The study, of a qualitative nature, sought to reflect on how video production can stimulate creativity in Mathematics classes. The investigation was conducted at a technical school in the city São Paulo with 29 students from the Integrated Technical High School program. The analysis reveals that the act of producing videos supported the construction of knowledge in Analytical Geometry and that this practice provides an opportunity for a creative approach to the communication of mathematical ideas. <![CDATA[Explorando relações entre a criatividade e o raciocínio criativo na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362025000200104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo investiga a relação entre criatividade e raciocínio criativo no contexto do trabalho com tarefas matemáticas, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. A pesquisa explora como esses conceitos se manifestam e influenciam a resolução de problemas matemáticos, com uma abordagem qualitativa e análise detalhada de uma tarefa. Destaca-se a criatividade como competência desenvolvível e o raciocínio criativo como um processo de novidade, flexibilidade e plausibilidade. Além disso, discute-se estratégias para estimular seu desenvolvimento no ensino. A análise sugere que incentivar o raciocínio criativo nos estudantes, motivando-os a explorar abordagens diversas e questionar restrições, promove uma compreensão mais profunda e inovadora dos conceitos matemáticos.<hr/>Resumen El estudio investiga la relación entre creatividad y razonamiento creativo en el contexto del trabajo con tareas matemáticas en la asignatura de Cálculo Diferencial e Integral. La investigación explora cómo estos conceptos se manifiestan e influyen en la resolución de problemas matemáticos, con un enfoque cualitativo y el análisis detallado de una tarea. Enfatiza la creatividad como una habilidad desarrollable y el razonamiento creativo como un proceso de novedad, flexibilidad y plausibilidad. También se discuten estrategias para fomentar su desarrollo en la enseñanza. El análisis sugiere que fomentar el pensamiento creativo en los alumnos, motivándoles a explorar distintos enfoques y cuestionar las limitaciones, favorece una comprensión más profunda e innovadora de los conceptos matemáticos.<hr/>Abstract The study investigates the relationship between creativity and creative reasoning in the context of working with mathematical tasks in the subject of Differential and Integral Calculus. The research explores how these concepts manifest themselves and influence mathematical problem solving, with a qualitative approach and detailed analysis of a task. It highlights creativity as a developable ability and creative reasoning as a process of novelty, flexibility and plausibility. Strategies to stimulate its development in teaching are also discussed. The analysis suggests that encouraging creative reasoning in students, motivating them to explore different approaches and question constraints, promotes a deeper and more innovative understanding of mathematical concepts. <![CDATA[Matemática Criativa: produção de vídeos com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362025000200105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo investigou a produção de vídeos digitais para o ensino de grandezas e medidas no 5º do Ensino Fundamental. Com abordagem qualitativa e pesquisa intervenção, analisou-se a participação ativa dos estudantes na criação de vídeos que relacionavam conceitos matemáticos ao cotidiano, como medições em supermercados. A experiência favoreceu a aprendizagem ativa, promovendo engajamento, criatividade e desenvolvimento de habilidades como comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico. Os vídeos facilitaram a compreensão dos conteúdos e tornaram a aprendizagem mais dinâmica. Apesar dos desafios na organização e edição, os alunos destacaram a importância da colaboração. Conclui-se que a produção audiovisual, em uma abordagem participativa, é um recurso eficaz para tornar o ensino de Matemática mais acessível e significativo.<hr/>Resumen El estudio investigó la producción de videos digitales para la enseñanza de magnitudes y medidas en el 5to grado de la Educación Primaria. Con un enfoque cualitativo y una investigación de intervención, se analizó la participación activa de los estudiantes en la creación de videos que relacionaban conceptos matemáticos con la vida cotidiana, como las medidas en los supermercados. La experiencia favoreció el aprendizaje activo, promoviendo el compromiso, la creatividad y el desarrollo de habilidades como la comunicación, el trabajo en equipo y el pensamiento crítico. Los vídeos facilitaron la comprensión del contenido y dinamizaron el aprendizaje. A pesar de los desafíos en la organización y edición, los estudiantes resaltaron la importancia de la colaboración. Se concluye que la producción audiovisual, desde un enfoque participativo, es un recurso eficaz para hacer más accesible y significativa la enseñanza de las Matemáticas.<hr/>Abstract The study investigated the production of digital videos for teaching quantities and measurements in the 5th grade of Elementary School. Using a qualitative approach and intervention research, the active participation of students in the creation of videos that related mathematical concepts to everyday life, such as measurements in supermarkets, was analyzed. The experience favored active learning, promoting engagement, creativity, and the development of abilities such as communication, teamwork, and critical thinking. The videos facilitated the understanding of the content and made learning more dynamic. Despite the challenges in organization and editing, students highlighted the importance of collaboration. It is concluded that audiovisual production, in a participatory approach, is an effective resource for making mathematics teaching more accessible and meaningful. <![CDATA[Investigação do conceito de área para o ensino e criatividade em Matemática: interações a partir de uma história]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362025000200106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo retrata um fórum virtual de formação docente, baseado na perspectiva da Matemática para o Ensino e da Matemática Problematizada. Os dados produzidos e apresentados decorreram da história Experiência imaginada: o conceito de área direto da sala de aula e contemplaram as múltiplas resoluções, os modos de escuta e os deslocamentos nos sentidos de erro e de não entendimento. Em termos metodológicos, considerando a Pesquisa de Desenvolvimento, verificaram-se indícios de potencialidades e fragilidades da Situação de Formação retratada. Como conclusão, constatou-se a relevância do alinhamento à Criatividade em Matemática, visto que este contribuiu para a mobilização de interações, favorecendo a reorganização da Matemática para o ensino do conceito de área a participantes.<hr/>Resumen Este artículo retrata un foro virtual de formación docente, a partir de la perspectiva de la Matemática para la Enseñanza y la Matemática Problematizada. Los datos producidos, presentados aquí, se basaron en el cuento Experiencia Imaginada: El concepto de área directamente desde el aula y contemplaron las múltiples resoluciones, los modos de escucha y los desplazamientos en los sentidos de error y no comprensión. En términos metodológicos, considerando la Investigación para el Desarrollo, verificamos las potencialidades y debilidades de la Situación de Formación retratada. Como conclusión, se brinda la relevancia del alineamiento con la Creatividad en Matemáticas, ya que contribuyó a la movilización de interacciones, favoreciendo la reorganización de la Matemática para la enseñanza del concepto de área a participantes.<hr/>Abstract This paper describes a virtual teacher education forum based on the perspective of Mathematics for Teaching and Problematized Mathematics. The data produced and presented derives from the story Imagined experience: the concept of area straight from the classroom and included multiple resolutions, ways of listening and shifts in the meanings of error and non-understanding. In methodological terms, considering the Development Research, there were indications of the potential and weaknesses of the Training Situation portrayed. In conclusion, the alignment with Creativity in Mathematics was found to be relevant, since it contributed to the mobilization of interactions, favoring the reorganization of Mathematics for teaching the concept of area to participants. <![CDATA[Dos padrões à generalização: como a criatividade é expressa por futuros professores do Brasil e de Portugal?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362025000200107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo investigou como futuros professores, brasileiros e portugueses, em formação inicial, resolviam problemas de generalização de padrões matemáticos, com ênfase nas múltiplas resoluções e na criatividade. A pesquisa adotou um paradigma qualitativo, exploratório, com foco na caracterização do desempenho dos participantes na resolução de tarefas envolvendo padrões figurativos, assim como nas dimensões da criatividade que emergiram nessas resoluções e nas variações entre os dois contextos. O estudo destaca a importância de integrar a visualização e a exploração de múltiplas representações na formação de futuros professores. Foi possível identificar que o foco na visualização em Portugal promove uma compreensão mais robusta das regularidades e generalizações algébricas e, no Brasil, o uso da notação simbólica favorece o desenvolvimento de habilidades formais.<hr/>Abstract The study investigated how Brazilian and Portuguese prospective teachers in initial training solved problems of generalization of mathematical patterns, with emphasis on multiple resolutions and creativity. The research adopted a qualitative and exploratory paradigm, focusing on characterizing the participants' performance in solving tasks involving figurative patterns, as well as the dimensions of creativity that emerged in these resolutions and the variations between the two contexts. The study highlights the importance of integrating visualization and the exploration of multiple representations in the training of future teachers. It is possible to identify that the focus on visualization in Portugal promotes a more robust understanding of algebraic regularities and generalizations, and in Brazil, the use of symbolic notation favors the development of formal skills.<hr/>Resumen El estudio investigó cómo futuros profesores, brasileños y portugueses, en formación inicial, resolvían problemas de generalización de patrones matemáticos, con énfasis en las múltiples resoluciones y en la creatividad. La investigación adoptó un paradigma cualitativo, exploratorio, con enfoque en la caracterización del desempeño de los participantes en la resolución de tareas que involucraban patrones figurativos, así como en las dimensiones de la creatividad que emergieron en esas resoluciones y en las variaciones entre los dos contextos. El estudio destaca la importancia de integrar la visualización y la exploración de múltiples representaciones en la formación de futuros profesores. Es posible identificar que el enfoque en la visualización en Portugal promueve una comprensión más robusta de las regularidades y generalizaciones algebraicas, y en Brasil, el uso de la notación simbólica favorece el desarrollo de habilidades formales. <![CDATA[A Resolução de Problemas como meio criativo: um estudo sobre o cálculo da medida da área do lago do Parque Ramiro Ruediger em Blumenau/SC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362025000200108&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo analisar implicações da metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação em Matemática através da Resolução de Problemas para aplicar o método dos trapézios, desenvolvido pelos estudantes a partir de seus conhecimentos prévios, em um contexto que envolve o cálculo da medida da área do lago do Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau/SC. Para tanto, discute-se a abordagem da Resolução de Problemas e sua conexão com a criatividade. Este artigo apresenta uma pesquisa aplicada, qualitativa e de investigação-ação, detalhando o contexto, a estrutura da prática, e a análise do problema investigado. Os resultados indicam que essa abordagem contribuiu para o desenvolvimento da autonomia, do raciocínio, da argumentação e da criatividade dos estudantes durante a prática educativa, avançando na compreensão de conceitos matemáticos sendo a resolução de problemas constituída como um caminho e orientação para a aprendizagem.<hr/>Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar las implicaciones de la metodología de Enseñanza-Aprendizaje-Evaluación en Matemáticas a través de la Resolución de Problemas para aplicar el método de los trapecios, desarrollado por los estudiantes a partir de sus conocimientos previos, en un contexto que involucra el cálculo del área del lago del Parque Ramiro Ruediger, en Blumenau/SC. Para ello, se discute el enfoque de la Resolución de Problemas y su conexión con la creatividad. Este artículo presenta una investigación aplicada, cualitativa y de investigación-acción, detallando el contexto, la estructura de la práctica y el análisis del problema investigado. Los resultados indican que este enfoque contribuyó al desarrollo de la autonomía, el razonamiento, la argumentación y la creatividad de los estudiantes durante la práctica educativa, avanzando en la comprensión de conceptos matemáticos, con la resolución de problemas constituida como un camino y orientación para el aprendizaje.<hr/>Abstract This article aims to analyze the implications of the Teaching-Learning-Assessment methodology in Mathematics through Problem Solving to apply the trapezoidal method, developed by students based on their prior knowledge, in a context involving the calculation of the area of the lake in Ramiro Ruediger Park, in Blumenau/SC. To this end, the Problem Solving approach and its connection to creativity are discussed. This article presents an applied, qualitative, and action-research study, detailing the context, the structure of the practice, and the analysis of the investigated problem. The results indicate that this approach contributed to the development of students' autonomy, reasoning, argumentation, and creativity during the educational practice, advancing the understanding of mathematical concepts, with problem solving established as a pathway and guidance for learning. <![CDATA[Práticas Criativas no ensino de Matemática: resultados do planejamento por meio do Desenho Universal para Aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362025000200109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Analisamos o recorte de uma prática pedagógica criativa baseada no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) em aulas de matemática para uma turma de 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado da Universidade Federal do Paraná. O objetivo é apresentar como a integração da criatividade e os princípios do DUA transformam o ensino, com foco na flexibilidade do professor e no engajamento dos estudantes. O estudo destaca a inclusão na educação como compromisso ético, enfatizando práticas que respeitam as singularidades dos estudantes. A prática pedagógica na perspectiva do DUA estimulou a criatividade e ampliou o acesso ao conhecimento, conectando a matemática ao cotidiano.<hr/>Resumen Analizamos el recorte de una práctica pedagógica creativa basada en el Diseño Universal para el Aprendizaje (DUA) en clases de Matemáticas para un grupo de 5º año de la Educación Primaria, que forma parte de una disertación de maestría de la Universidad Federal de Paraná. El objetivo es presentar cómo la integración de la creatividad y los principios del DUA transforman la enseñanza, con énfasis en la flexibilidad docente y el compromiso de los estudiantes. El estudio resalta la inclusión en la educación como un compromiso ético, enfatizando prácticas que respetan las singularidades de los estudiantes. La práctica pedagógica desde la perspectiva del DUA estimuló la creatividad y amplió el acceso al conocimiento, conectando las Matemáticas con la vida cotidiana.<hr/>Abstract We analyze the excerpt of a creative pedagogical practice based on Universal Design for Learning (UDL) in Mathematics lessons for a 5th grade of Elementary School. It is part of a master's thesis at the Federal University of Paraná. The aim is to present how the integration of creativity and the principles of UDL transforms teaching, with a focus on teaching flexibility and student engagement. The study highlights inclusion in education as an ethical commitment, emphasizing practices that respect students' individualities. The pedagogical practice from the UDL perspective stimulated creativity and expanded access to knowledge, connecting Mathematics to everyday life. <![CDATA[Histórias Infantis e Resolução de Problemas Matemáticos: um caminho para o desenvolvimento do pensamento criativo das crianças na Pré-escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362025000200110&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A pesquisa analisou o desenvolvimento do pensamento criativo e a compreensão de noções matemáticas por meio de práticas que exploram a resolução de problemas matemáticos relacionados a uma história infantil. O estudo é parte de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação; apresenta discussões sobre a criatividade, o uso de histórias infantis e a resolução de problemas para seu desenvolvimento, além de descrever e analisar uma prática realizada com crianças de uma pré-escola. Para a coleta de dados, utilizaram-se os registros da professora-pesquisadora, das crianças e imagens. As análises apontaram que esse tipo de atividade estimula as crianças a desenvolver estratégias e resoluções diferenciadas, características do pensamento criativo, além de possibilitar a apropriação das noções matemáticas exploradas.<hr/>Resumen La investigación analiza el desarrollo del pensamiento creativo y la comprensión de nociones matemáticas en prácticas que exploran la resolución de problemas matemáticos relacionados con una historia infantil. El estudio forma parte de una investigación cualitativa de tipo investigación-acción; presenta discusiones sobre la creatividad y el uso de historias infantiles y resolución de problemas para su desarrollo. También se describe y analiza una práctica realizada con niños y niñas de Educación Infantil. Como instrumentos de elaboración de datos se utilizaron: los registros de la profesora-investigadora, de los niños y las imágenes. Los análisis señalaron que actividades de este tipo estimulan a los niños a buscar estrategias y resoluciones diferenciadas, características del pensamiento creativo, y les permiten apropiarse de las nociones matemáticas exploradas.<hr/>Abstract The research analyzed the development of creative thinking and the understanding of mathematical notions through practices that explore solving mathematical problems related to a children's story. The study is part of a qualitative research of the action-research type; presents discussions on creativity and the use of children's stories and problem-solving for its development. It also describes and analyzes a practice carried out with children in Prescchool. The data collection instruments used were: the records of the teacher-researcher and the children, as well as images. The analyses indicated that activities of this type stimulate children to seek out different strategies and resolutions, characteristics of creative thinking, and allow them to internalize the mathematical notions explored. <![CDATA[Do macro ao micro: como os documentos normativos educacionais brasileiros direcionam a criatividade?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362025000200111&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Quais os direcionamentos normativos para a criatividade na Educação Básica? A partir de uma análise realizada em seis documentos normativos educacionais brasileiros (LDB, DCN, BNCC, BNCC Computação, BNC-Formação e BNC-Formação Continuada), buscou-se compreender como a criatividade é abordada em níveis macro (instituições) e micro (práticas pedagógicas). Metodologicamente, a investigação teve início com a leitura dos títulos de capítulos e seções dos documentos, seguida pela busca de palavras-chave, como criar e criatividade, e, posteriormente, pela análise dos trechos correspondentes. Os resultados indicam que, embora a criatividade seja mencionada, sua presença na prática docente permanece limitada. Conclui-se que é necessário um esforço contínuo e estratégico para ampliar e tornar mais eficaz sua incorporação, tanto por meio de políticas públicas quanto de práticas pedagógicas.<hr/>Resumen ¿Cuáles son las directrices normativas para la creatividad en la Educación Básica? A partir del análisis de seis documentos normativos educativos brasileños (LDB, DCN, BNCC, BNCC Computação, BNC-Formação y BNC-Formação Continuada), buscamos comprender cómo se aborda la creatividad a nivel macro (institucional) y micro (prácticas pedagógicas). Metodológicamente, la investigación comenzó con la lectura de los títulos de los capítulos y secciones de los documentos, seguida de la búsqueda de palabras clave, como crear y creatividad, y el análisis de los fragmentos correspondientes. Los resultados muestran que, si bien se menciona la creatividad, su presencia en la práctica docente es limitada. Se concluye que se requiere un esfuerzo continuo y estratégico para ampliar y hacer más efectiva su inclusión mediante políticas públicas y prácticas pedagógicas.<hr/>Abstract What are the normative guidelines for creativity in Basic Education? Based on an analysis of six Brazilian normative educational documents (LDB, DCN, BNCC, BNCC Computing, BNC-Formação and BNC-Formação Continuada), we sought to understand how creativity is addressed at the macro (institutional) and micro (pedagogical practices) levels. Methodologically, the investigation began by reading the titles of chapters and sections of the documents, followed by searching for keywords, such as create and creativity, and then analyzing the corresponding excerpts. The results show that although creativity is mentioned, its presence in teaching practice is limited. It is concluded that a continuous and strategic effort is needed to expand and make its inclusion more effective through both public policies and pedagogical practices. <![CDATA[O papel da experimentação matemática no desenvolvimento da criatividade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362025000200112&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O ensino da Matemática no Brasil ainda está sob a perspectiva da transmissão de conhecimento. Em contraposição, a experimentação coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem, permitindo-lhe criar hipóteses, elaborar estratégias próprias e desenvolver sua argumentação e criatividade. Os materiais manipuláveis favorecem esse processo, possibilitando a exploração de estratégias diversas e soluções inovadoras. Nessa perspectiva, o estudo buscou compreender como a BNCC e documentos orientadores internacionais tratam a relação entre atividades experimentais e o desenvolvimento da criatividade nos estudantes. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa documental para a análise de fontes primárias selecionadas. Os resultados indicam que a criatividade matemática é promovida quando as práticas pedagógicas valorizam o raciocínio, a reflexão e a experimentação.<hr/>Resumen La enseñanza de la Matemática en Brasil todavía se encuentra predominantemente bajo la perspectiva de la transmisión de conocimiento, y las prácticas diferenciadas son, en gran medida, escasas en las aulas. En contraposición a esa concepción, la experimentación se presenta como una metodología innovadora, que pone al estudiante en el centro del proceso de aprendizaje, permitiéndole crear hipótesis, elaborar estrategias propias y desarrollar su argumentación y creatividad. Los materiales manipulables favorecen este proceso, permitiendo la exploración de diversas estrategias y soluciones innovadoras. En esa perspectiva, el estudio buscó comprender cómo la BNCC y los documentos orientadores internacionales tratan la relación entre actividades experimentales y el desarrollo de la creatividad en los estudiantes. Para eso, se adoptó un abordaje cualitativo, utilizando la investigación documental para el análisis de fuentes primarias seleccionadas. Los resultados indican que cuando las prácticas pedagógicas valorizan el raciocinio, la reflexión y la experimentación, se promueve la creatividad matemática.<hr/>Abstract Mathematics in Brazil is still predominantly taught from the perspective of transmission of knowledge, and differentiated practices are largely scarce in the classroom. In contrast to this concept, experimentation presents itself as an innovative methodology which puts students in the center of the learning process, allowing them to create hypotheses, devise their own strategies, and develop their argumentation and creativity. Manipulatives support this process, enabling the exploration of diverse strategies and innovative solutions. From this perspective, the study sought to understand how the basic curriculum of Brazil (BNCC) and international guidance documents treat the relation between experimental activities and the development of creativity in students. To this end, a qualitative approach was adopted using documentary research to analyze the selected primary sources. The results indicate that mathematical creativity is promoted when pedagogical practices value reasoning, reflection and experimentation. <![CDATA[Testes de Criatividade em Matemática para a Educação Básica: análise de itens no campo aritmético e suas potencialidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362025000200113&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A criatividade é apontada como habilidade importante para a formação integral do indivíduo; é valorizada no mercado de trabalho e impulsiona o avanço tecnocientífico. No contexto matemático, é definida como a capacidade de gerar múltiplas soluções para problemas. Assim, o objetivo do estudo foi refletir acerca das potencialidades de itens de testes de criatividade em Matemática para a estruturação de trabalho pedagógico na educação básica. Para tanto, analisaram-se pesquisas que realizaram aplicações de testes, considerando a estrutura dos itens e os conteúdos envolvidos, para visualizar possibilidades de desenvolver a criatividade matemática. Nos resultados, discutiram-se as potencialidades dos itens analisados, sobretudo como instrumentos para organizar o trabalho pedagógico dedicado a estimular o potencial crítico e criativo em matemática na Educação Básica.<hr/>Resumen La creatividad es considerada una habilidad importante que contribuye al desarrollo integral del individuo, es valorada en el mercado laboral e induce al avance tecnológico/ científico. En el contexto matemático, se define como la capacidad de generar múltiples soluciones a los problemas. Este estudio buscó reflexionar sobre el potencial de los ítems de pruebas de creatividad en Matemáticas para el trabajo pedagógico en la Educación Básica. Así, se analizaron investigaciones que realizó aplicaciones de pruebas, considerando la estructura de los ítems y contenidos involucrados, para visualizar potenciales para el desarrollo de la creatividad matemática. Como resultado, se discutieron potencialidades de los ítems, especialmente, como instrumentos organizativos del trabajo pedagógico para estimular el potencial crítico y creativo en Matemáticas de estudiantes.<hr/>Abstract Creativity is considered an important ability that contribute to the individual’s integral formation, is valued in the job market and induces scientific/technological progress. In the mathematical context, it is defined as the ability to generate multiple solutions to problems. The objective of the study was to reflect on the potential of creativity in Mathematics test items for structuring pedagogical work in Basic Education. For this, research that applied specific tests were analyzed, considering the structure of the items and its content, to order to verify its potential for developing mathematical creativity. By results, the potencial of the items analysed were discussed, above all, as instruments for pedagogical work organization for stimulating the critical and creative potential in Mathematics of students. <![CDATA[Uma investigação geométrica criativa nos Anos Finais do Ensino Fundamental: o caso dos quadriláteros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362025000200114&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A pesquisa objetivou analisar a Criatividade Matemática de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental na produção de diferentes quadriláteros em malhas 3×3, considerando a fluência, a flexibilidade e a originalidade das respostas. Caracterizada como uma pesquisa de abordagem qualitativa, observou-se que, nas respostas de 12 estudantes, embora alguns mostrem capacidade de gerar soluções variadas, há dificuldades em reconhecer e empregar transformações geométricas, como rotações, reflexões e translações. Esses resultados revelam a necessidade de metodologias que incentivem a criatividade e o pensamento geométrico, para um aprendizado mais profundo e versátil. A pesquisa contribui para o debate sobre criatividade na Matemática escolar, fomentando práticas pedagógicas que promovam autonomia e pensamento crítico no desenvolvimento de habilidades geométricas e resolução de problemas.<hr/>Resumen La investigación tuvo como objetivo analizar la Creatividad Matemática de estudiantes de los últimos años de la Educación Secundaría en la producción de diferentes cuadriláteros en cuadrículas de 3×3, considerando la fluidez, flexibilidad y originalidad de las respuestas. Caracterizada como una investigación de enfoque cualitativo, se observó que, en las respuestas de 12 estudiantes, si bien algunos muestran capacidad para generar soluciones variadas, existen dificultades para reconocer y emplear transformaciones geométricas, como rotaciones, reflexiones y traslaciones. Estos resultados revelan la necesidad de metodologías que fomenten la creatividad y el pensamiento geométrico, para un aprendizaje más profundo y versátil. La investigación contribuye al debate sobre la creatividad en la Matemática escolar, fomentando prácticas pedagógicas que promuevan la autonomía y el pensamiento crítico en el desarrollo de habilidades geométricas y la resolución de problemas.<hr/>Abstract The research aimed to analyze the mathematical creativity of students in Middle School in the production of different quadrilaterals in 3×3 grids, considering the fluency, flexibility and originality of the answers. Characterized as a qualitative approach research, it was observed that, in the answers of 12 students, although some showed the ability to generate varied solutions, there were difficulties in recognizing and using geometric transformations, such as rotations, reflections and translations. These results reveal the need for methodologies that encourage creativity and geometric thinking, for a deeper and more versatile learning. The research contributes to the debate on creativity in school Mathematics, fostering pedagogical practices that promote autonomy and critical thinking in the development of geometric skills and problem solving. <![CDATA[Criatividade nas aulas de Matemática: insurreição via arte e Inteligência Artificial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-61362025000200115&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O estudo, na forma de um ensaio teórico, discute o exercício da criatividade nas aulas de Matemática por meio da arte, dando vazão à criatividade como potência criadora e como forma de estar no mundo. Para tornar as discussões mais palpáveis, utilizam-se imagens geradas por Inteligência Artificial (IA) e propõe-se uma atividade, inspirada nas pinturas do artista russo Georgy Kurasov, que aborda elementos matemáticos e potencializa o pensamento criativo. A proposta defende a arte como insurreição contra a cafetinagem/banalidade da vida, convidando o estudante a um exercício estético na aula de Matemática, a se expressar criativamente no mundo e a romper com o ritmo acelerado de produtividade.<hr/>Resumen El estudio, en forma de ensayo teórico, aborda el ejercicio de la creatividad en las clases de Matemáticas a través del arte, dando lugar a la creatividad como poder creador y como forma de estar en el mundo. Para hacer más tangibles las discusiones, se utilizan imágenes generadas por Inteligencia Artificial (IA) y se propone una actividad, inspirada en las pinturas del artista ruso Georgy Kurasov, que aborda elementos matemáticos y potencia el pensamiento creativo. La propuesta defiende el arte como insurrección contra la alcahuetería/banalidad de la vida, invitando a los alumnos a un ejercicio estético en clase de Matemáticas, a expresarse creativamente en el mundo y a romper con el ritmo acelerado de la productividad.<hr/>Abstract The study, in the form of a theoretical essay, discusses the exercise of creativity in math classes through art, giving rise to creativity as a creative power and as a way of being in the world. To make the discussions more tangible, images generated by Artificial Intelligence (AI) are used and an activity is proposed, inspired by the paintings of Russian artist Georgy Kurasov, which addresses mathematical elements and enhances creative thinking. The proposal defends art as an insurrection against the pimping/banality of life, inviting students to an aesthetic exercise in math class, to express themselves creatively in the world and to break away from the fast pace of productivity.